Home » Uncategorized » Preparação para o Colégio Militar: Orientação para os PAIS

Preparação para o Colégio Militar: Orientação para os PAIS

Orientações para os pais – Colégio Militar

Seu filho vai prestar concurso para o Colégio Militar, então precisa muito que seu responsável leia o conteúdo desta página. Os pais têm um papel importantíssimo na orientação dos filhos para seus estudos e a realização do concurso. Existem casos de alunos que perdem o concurso, por exemplo, por chegarem atrasados no dia da prova, e a pontualidade é responsabilidade dos pais !

Outra questão importante é a ANTECEDÊNCIA. O aluno típico está acostumado a fazer provas na escola, estudando na véspera, ou na melhor das hipóteses, na semana da prova. Isto funciona na escola, porque as provas lá aplicadas são normalmente sobre o assunto ensinado no mês. Um mês do ano, e um ano entre vários. A prova do Colégio Militar cobra uma grande variedade de assuntos, relativos aos 5 primeiros anos do ensino fundamental. Por isso, um mês é um tempo curtíssimo para estudar para uma prova do Colégio Militar. Os cursos preparatórios tipicamente realizam a preparação em 6 meses, e muitos alunos começam a estudar um ano antes!

CURSO GRATUITO: Nossa empresa comercializa apenas o livro MATEMÁTICA PARA VENCER, escrito especialmente para preparação para as provas do Colégio Militar, 6o ano, mas oferece também embasamento na preparação em ARITMÉTICA BÁSICA nos concursos para Colégio Naval e EPCAr, e até mesmo para o ENEM. Nos últimos anos têm caído nas provas do Colégio Militar, questões similares, ou até idênticas, a questões publicadas no livro MATEMÁTICA PARA VENCER, apresentando apenas alterações nos valores numéricos.

 

Originalmente nossa empresa comercializava, além do livro MATEMÁTICA PARA VENCER, um conjunto de DVDs com cerca de 20 horas de aula relativos aos capítulos do livro. Posteriormente o conteúdo desses DVDs foi disponibilizado gratuitamente no Youtube, e seu conteúdo foi aumentado, passando a incluir resoluções de questões de provas do Colégio Militar. Os DVDs originais não são mais vendidos, e os seus vídeos estão todos disponíveis gratuitamente em nosso canal no Youtube. Portanto o único produto vendido pela nossa empresa, relativo à preparação para o Colégio Militar, é o livro MATEMÁTICA PARA VENCER. Os demais conteúdos, como vídeos com aulas preparatórias, questões resolvidas (Youtube) e apostilas complementares em PDF, são todos gratuitos.

Todos os conteúdos gratuitos são disponíveis para estudo, mesmo para os alunos que não possuem o livro MATEMÁTICA PARA VENCER.

Os conteúdos de estudo gratuitos são encontrados na seguinte página:

MATEMÁTICA PARA VENCER: O LIVRO QUE ACERTA QUESTÕES DO COLÉGIO MILITAR

 

 

 

1) A DECISÃO de passar no Concurso para o Colégio Militar

Para passar no concurso para o Colégio Militar, você precisará, antes de mais nada, estudar muito. É fundamental fazer um bom curso preparatório e procurar obter o máximo aproveitamento, estudando todo o seu material didático, sejam livros, apostilas, ou ambos.

Nosso principal produto é o livro “Matemática para Vencer”, escrito especialmente para jovens que se preparam para a prova do Colégio Militar, e usado também para aqueles que estão precisando formar uma base matemática para iniciar o preparo para outros concursos mais elaborados, como Colégio Naval e EPCAr.

Mas o que você precisa para aumentar suas chances de aprovação no Colégio Militar não são os livros, nem as apostilas, nem as aulas. A primeira coisa que você precisa ter para um sucesso no concurso é:

A DECISÃO DE PASSAR.

Em um concurso como o do Colégio Militar, não é suficiente apenas estudar e se dedicar. Passar nas provas não é suficiente. Um candidato pode estudar bastante, conseguir uma nota 7,0 no concurso, e não ser classificado dentro das vagas. Alguém que conseguiu uma média 7,0 certamente fez um bom curso preparatório e está apto a acompanhar os estudos em qualquer bom colégio. Existe uma grande diferença entre aquele que está decidido a fazer o preparatório com dedicação, e aquele que está decidido que vai passar. Aquele que está decidido a passar não mede esforços durante seus estudos. Está pronto a abrir mão de outras atividades recreativas para usar seu tempo com os estudos. Nunca reclamará de fazer uma série de 50 questões de matemática, mas sim, ficará satisfeito porque sabe que aquelas 50 questões resolvidas provavelmente melhorarão seus resultados. Sabe que se quebrar a cabeça com uma questão que não vai cair na prova, estará mais apto a resolver outros tipos de questão. Sabe que é prioritário tentar resolver as questões difíceis, e não somente ler as soluções dessas questões. Nunca ficará cansado com meia hora de estudo, mas sim, procurará estudar no mínimo etapas de duas horas, com uma pausa para descanso, e possivelmente passando para uma outra etapa. Um bom conselho nesse caso, para não sair “fumaça da cabeça” é alternar as matérias: estuda-se uma etapa de matemática, depois uma etapa de português.

A grande dificuldade é compreender que as vagas são poucas, e um caso de insucesso para quem realmente se esforçou não é um fracasso, mas uma etapa cumprida dentro de uma escalada. Deve-se ter orgulho mesmo quando não se passa, mas quando realmente se tentou a sério, pois existem sempre novos degraus à frente, e um esforço sincero na tentativa de uma aprovação serve como preparo já iniciado para as etapas seguintes.

O trabalho de nós professores é proporcionar as melhores aulas, oferecer o melhor material didático, mas o aluno precisa antes de mais nada, “traçar uma reta” rumo ao seu objetivo. Nem todos que fazem isso conseguem chegar ao objetivo de imediato, mas todos aqueles que conseguem, certamente colocaram este objetivo como uma prioridade de vida. E se esses esforços não forem suficientes para atingir a esse objetivo, permitirão atingir o objetivo seguinte.

Aproveite as suas férias, mas em paralelo, inicie seus estudos com nosso material, e comece seu curso preparatório já com vantagem. Use uma parte do seu tempo para isso, descanse uma parte, divirta-se outra parte, e estude em outra parte.

GABRIEL – DECIDIU

LUCAS – DECIDIU

EDUARDA – DECIDIU

RENATA – DECIDIU

OBS: Os alunos citados não foram nossos alunos, mas sim, exemplos de alunos aprovados no Colégio Militar que podem ser encontrados em matérias na Internet, ilustrando a DECISÃO DE PASSAR, como tantos outros, apesar do Gabriel e Lucas terem estudado no livro MATEMATICA PARA VENCER.

Jovens, parabéns pelas suas decisões ! Estudar nunca é demais ! A decisão de atingir um objetivo é apenas o primeiro passo para uma vida escolar e acadêmica brilhante!

(Início da prova – Colégio Militar do Recife, 2016)

 2) Antecedência

As provas do Colégio Militar são muito mais difíceis que as provas que você realiza na escola. É cobrada a matéria que vai até o 5o ano, o que torna essas provas muito mais difíceis. É preciso desenvolver uma habilidade de resolver problemas que um aluno típico nem sabe como começar, além de conhecer diversos problemas típicos que costumam cair nas provas do Colégio Militar. É muito difícil a aprovação de um aluno que comece a estudar 1 mês, 2 meses antes da prova. O típico aprovado começa a realizar um curso preparatório específico, no início do ano, geralmente logo depois do carnaval. Uma grande parte dos candidatos estão tentando pela segunda vez, e nesse caso acabam levando vantagem sobre os alunos que estão tentando pela primeira vez. A melhor forma de conseguir uma vantagem adicional é iniciar os estudos antes do início do ano do concurso, ou seja, começar a estudar o quanto antes, por exemplo, em meados do ano anterior. Desta forma, além do aluno levar vantagem, terá ainda um bom desempenho no seu colégio, pois as matérias para o concurso do Colégio Militar são também ensinadas no 4o ano. Assim, estudando antecipadamente para o Colégio Militar, o aluno estará também estudando para a escola.

Não deixe para estudar para o Colégio Militar 1 ou 2 meses antes da prova. Não se trata de fazer uma simples revisão de matérias anteriores. É preciso realmente aprender tudo aquilo que não é ensinado a fundo nos primeiros anos do ensino fundamental. O ideal é que o aluno tenha UM ANO INTEIRO DE PREPARAÇÃO. 

 

3) Curso preparatório

Muitas vezes a matrícula em um bom curso preparatório é a providência mais importante para a maioria das pessoas. Para passar no Colégio Militar, de fato é preciso fazer um bom curso preparatório, mas isto apenas não é suficiente. O curso por si só não é a condição que garante a aprovação, tanto é que observando os alunos aprovados no concurso, encontramos alunos do curso A, B, C, D, ou seja, de vários cursos, ou seja, não existe um curso que prevaleça sobre todos os demais, pois sempre passam os alunos com melhor preparo desses diversos cursos. Aqueles que passam não o fizeram apenas por serem alunos do curso X, mas por terem experimentado algo mais que simplesmente frequentar o curso. Por exemplo, aqueles que tomaram a DECISÃO DE PASSAR levarão vantagem sobre os demais. Não fazer um curso preparatório pode ser uma desvantagem, pois os dessa forma não se fica no “clima” do concurso. O aluno que não faz o curso acaba atuando como um ponto isolado, no meio de todos os seus colegas da escola normal que muitas vezes nem mesmo sabem o que é o Colégio Militar. Aquele que está em uma localidade mais distante, e que não tem cursos preparatórios próximos, ou que não pode fazer um curso preparatório, deverá suprir sua deficiência com força de vontade, afinco nos estudos e decisão de passar.

4) Material didático

Por melhor que seja uma aula, deficitária se torna quando não existe material didático de referência para reler a teoria e praticar com exercícios. Um preparo de 6 meses de curso, com 3 aulas por semana, equivale a 72 aulas, e para cada aula, estima-se pelo menos 5 páginas para o resumo da teoria e mais os exercícios de fixação e questões de provas. Sendo assim, os livros adotados na escola comum são deficitários, pois seus conteúdos são entremeados com inúmeras figuras coloridas. Mas o maior problema em usar o livro adotado na escola, para estudar para o concurso, é a grande diferença entre o objetivo da escola e o objetivo do concurso. Na escola, o objetivo é que o aluno aprenda a matéria, e claro, porém a professora ficará mais feliz se o aluno obtiver uma nota alta, sem entretanto usar questões difíceis. No concurso, o objetivo é apresentar ao candidato, as questões mais difíceis e maliciosas, visando eliminar aqueles que não conseguem resolvê-las. O material didático para preparação para um concurso deve ser baseado em conteúdo, e não em figuras. Por exemplo, em um certo livro, para explicar que 12 – 1 é igual a 11, coloca-se o desenho de um garoto segurando uma caixa com 1 dúzia de ovos, deixando cair 1, restando 11. Gasta-se uma página inteira para ilustrar este conceito, resultando em menos conteúdo em relação ao número total de páginas.

Em relação à quantidade de páginas em materiais de concurso disponíveis, também é preciso tomar cuidado. Um material com 100 páginas para o curso inteiro é muito pequeno para suprir as necessidades da preparação. Com 300 páginas para matemática, e 300 para português, já temos um volume aceitável. Obviamente não se deve iniciar os estudos nas vésperas do concurso, o que prejudicaria toda a preparação.

Prof Laércio Vasconcelos – Preparação para a prova do Colégio Militar

MATEMÁTICA PARA VENCER

Matemática para vencer é um conjunto de materiais didáticos para suprir os items 2 e 3 da lista acima. O item 1, que é a DECISÃO DE PASSAR, é de responsabilidade do aluno. São ferramentas de estudo que ajudam o aluno a conquistar seu objetivo, servindo como apoio ao seu CURSO PREPARATÓRIO através de aulas, livro e apostilas complementares.

2.1 AULAS COM AO AUTOR, prof Laércio Vasconcelos

As aulas com o autor têm como objetivo apoiar as aulas do CURSO PREPARATÓRIO. Consistem em um curso preparatório com 30 horas de aulas de matemática, bastante objetivas, focadas no concurso do Colégio Militar. As aulas são oferecidas de duas formas equivalentes:

dvds

1) DVDs MATEMÁTICA PARA VENCER – à venda na nossa LOJA VIRTUAL.

Pode ser comprado apenas o livro, ou apenas os DVDs, ou ambos, com um desconto especial. Os DVDs podem ser assistidos em qualquer DVD Player. A vantagem é que seu uso fica independente da Internet. Cada um dos DVDs corresponde a um capítulo do livro. Os vídeos são equivalentes a uma aula presencial, ministrada pelo autor do livro.

Estude os DVDs à medida em que avança nos capítulos do livro.

Os vídeos existentes nos DVDs também estão disponíveis gratuitamente no Youtube, no canal MATEMATICAPARAVENCER.

 

youtube

2) CANAL MATEMÁTICA PARA VENCER – as mesmas aulas dos DVDs, gratuitas, no Youtube.

Acesse já e gratuitamente essas aulas. Não é preciso se cadastrar, nem comprar, é só acessar e estudar na ordem dos capítulos.

 

thumb-youtubeNo canal MATEMATICAPARAVENCER você encontrará as aulas relativas ao livro, mas várias outras aulas de matemática, para quem se prepara para o Colégio Militar e outros concursos.

Link direto aos VÍDEOS dos capítulos do livro:

https://www.youtube.com/watch?v=bSYV7XitbFM

 

 

Exemplo das aulas dos DVDs/Youtube

Não fique só com as apostilas do seu curso preparatório. Incremente seu conhecimento e eficiência estudando em MATEMÁTICA PARA VENCER e suas aulas no Youtube!

3.1 LIVRO MATEMÁTICA PARA VENCER

 Livro e apostilas Colégio Militar Livro 622 páginas e apostilas adicionais - veja as apostilas abaixo na página - APOSTILA 01, APOSTILA 02, APOSTILA 03, APOSTILA 04 etc.

Matemática para vencer – Livro e apostilas Colégio Militar

  • 622 páginas
  • 1500 questões, todas com as respostas
  • Questões resolvidas de provas do Colégio Militar
  • 30 horas de aula com o autor no Youtube (gratuitas)
  • Prova simulada ao final de cada capítulo (Colégio Militar) com gabarito e correção
  • Total de 15 provas simuladas de 20 questões cada: 300 questões

Todos os capítulos com aulas ministradas pelo autor, gratuitamente no Youtube.

Baixe o índice completo

Baixe um capítulo para conhecer o conteúdo.

Assista as aulas no Youtube, correspondentes aos capítulos do livro, leia também toda a parte teórica detalhadamente descrita e faça os seus exercícios. Você obterá um nível de qualificação acima da média dos alunos que realizam apenas um curso preparatório presencial baseado em apostilas. Faça também um curso presencial, mas além de fazer os exercícios das suas apostilas, estude em paralelo todo o livro MATEMÁTICA PARA VENCER, seus exercícios e suas aulas no Youtube.

O livro Matemática para vencer está disponível em livrarias e na nossa Loja virtual:

Site: www.laercio.com.br, clique em Loja Virtual.

Ou vá direto ao link livro

Não deixe para estudar próximo da prova! Comece bem antes e aumente suas chances de aprovação!

Matemática para Vencer – Livro e apostilas de Matemática para Colégio Militar

MATEMÁTICA PARA VENCER
Um livro escrito especialmente para aqueles que vão prestar concurso para o COLÉGIO MILITAR 6º ano, que serve automaticamente para os demais concursos de conteúdo forte!

Autor: Engº e professor Laércio Vasconcelos

Assista a uma aula rápida com o prof. Laércio.

 

 

 

APOSTILA PDF 00 – MATEMÁTICA PARA VENCER, VERSÃO DE 132 PÁGINAS

apostila-00-capa

Clique na capa para baixar APOSTILA PDF 00

APOSTILA PDF 00 – Acelere – Versão gratuita do livro MATEMÁTICA PARA VENCER, nesta apostila PDF gratuita com 132 páginas. Aborda os capítulos do livro original (lembrando, o original tem 622 pgs) e deve ser complementada com o acompanhamento das aulas no Youtube.

Permitida apenas para uso pessoal, não pode ser usada para fins comerciais nem como material didático de cursos ou editoras (Direitos autorais, lei 9.610/98).

A estudantes individuais é permitida sua utilização para estudo próprio, mediante visualização na tela ou impressão.

OBS: Para os concursos mais disputados, continuamos recomendando o uso do livro na versão de 622 páginas.

Possui ainda um generoso grupo de exercícios, questões e problemas, totalizando 430. São 284 exercícios, todos com respostas, 146 questões e problemas, sendo 59 com a resolução detalhada, os demais com as respostas, sendo a maioria de provas do Colégio Militar.

A união faz a força! Dedique-se com seriedade às aulas do seu curso preparatório e seu material didático, bem como aos cadernos das aulas dos seus professores!

UMA PALAVRA SOBRE CONTEÚDOS GRATUITOS DA INTERNET – Antes de mais nada, qualquer conteúdo voltado para estudo pode ser fornecido em arquivos PDF, este é o método geral para qualquer publicação. Não há motivo algum para fornecer arquivos em formato DOC, ou executável, ou ZIP, ou que seja necessário instalar programas para baixar os arquivos. Fora as tradicionais armadilhas de hackers, existe a questão da propaganda posterior. Em alguns locais, o motivo do arquivo grátis é um cadastramento obrigatório que o usuário precisa fazer, o leitor deve estar atento para as consequências de um cadastramento obrigatório, normalmente o envio posterior de propagandas não solicitadas. Entretanto o ponto mais importante aqui é a entrega de materiais de estudo para crianças. Ao matricular seu filho em um curso, você sempre levará em conta a reputação do curso, e a qualidade dos seus professores. Infelizmente existem materiais de estudo disponíveis na Internet que são de “autor desconhecido”, ou mesmo que foram “catados” e reunidos para download, e os “fornecedores” apenas reúnem o material e o disponibilizam, muitas vezes com a retirada do nome do autor. Dê preferência aos materiais que possuem o autor e a instituição associada identificados, porque mesmo para um aluno autodidata, é preciso ter uma referência da fonte, como em qualquer nível de estudo. Melhor ainda, obtenha materiais identificados e disponibilizados pelo próprio site do Autor ou a ele associado (editora, curso, etc.). 

No caso do Colégio Militar, é preciso usar um material específico para o Colégio Militar, mesmo que esteja misturado com outros materiais genéricos. Um material indicado simplesmente como “matemática” poderá não ter as questões apropriadas para a série relativa ao concurso, por exemplo, questões de matemática financeira, que são para concursos prestados por adultos, ou questões de álgebra do 90 ano, para crianças que vão prestar concurso para o 6o ano. Em uma preparação para a prova do Colégio Militar, 6o ano, devem ser apresentadas questões de concursos para o Colégio Militar, 6o ano. Complemente os materiais com provas reais de concursos anteriores, encontrados nos respectivos sites, como os sites do Colégio Militar e sites com coletâneas de provas. É sempre bom obter provas de concursos anteriores, de qualquer tipo, mas leve em conta também o conteúdo teórico apresentado, que são a base para realização das questões. Existem na Internet mais apostilas de exercícios que de teoria. Muitas vezes a parte teórica é uma lista de tópicos, mais para facilitar ao professor ministrar a aula, e não textos com explicações da matéria. O aluno deve nesse caso usar como referência, as aulas dos professores de seu curso preparatório, ou seus livros escolares. De fato, a Internet é deficitária na disponibilização de bons conteúdos teóricos para estudo, são muito mais comuns as coletâneas de questões e exercícios, que são úteis, mas o aluno precisa antes um bom aprendizado, antes de exercitar o que é aprendido.

Quando o conteúdo não é gratuito, mas sim, um produto pago, é importante que sejam fornecidas informações adicionais que ajudem o cliente a decidir sobre a compra, tais como: Número de páginas, índice, trecho de amostra. Lembrando ainda que a lei brasileira de direitos autorais obriga a identificação do nome do autor no material, assim como encontramos em livros. Eventualmente podemos encontrar, e isto está de acordo com a lei, a apresentação do nome da instituição de ensino fornecedora do material. Obviamente são apenas orientações nossas, fique o leitor à vontade para buscar e classificar os materiais de seu uso segundo seus próprios critérios.