Home » Matemática » Livro O ALGEBRISTA: 674 pgs 5400 exercícios 1300 questões

Livro O ALGEBRISTA: 674 pgs 5400 exercícios 1300 questões

Livro + apostilas + preparatório: Colégio Naval, EPCAr, Colégio Militar (Ensino Médio).  O ALGEBRISTA, 674 páginas, 1300 questões, 5400 exercícios.

 

O ALGEBRISTA – DISPONÍVEL NA NOSSA LOJA VIRTUAL

Livro + apostilas + preparatório: Colégio Naval, EPCAr, CM

674 páginas = O maior conteúdo, desde o início da álgebra

21 capítulos = Toda a álgebra desvendada

5400 exercícios = Fixação total da matéria

1300 questões = Enfrente os problemas difíceis

 

 

LINK DIRETO PARA A PÁGINA DE COMPRA DO LIVRO

(Abrirá em uma nova janela)

Conheça O ALGEBRISTA 

AULAS DE EXERCÍCIOS GRATUITAS NO YOUTUBE:

CANAL MATEMATICAPARAVENCER 


CAPÍTULOS:

1) Números inteiros
2) Números racionais
3) Expressões algébricas
4) Produtos notáveis
5) Fatoração
6) MMC e MDC de expressões algébricas
7) Frações algébricas
8) Equações do primeiro grau
9) Sistemas de equações do primeiro grau
10) Problemas do primeiro grau
11) Tópicos sobre ANÁLISE
12) Inequações do primeiro grau
13) Equações do segundo grau
14) Cálculo de radicais
15) Equações redutíveis ao segundo grau
16) Sistemas do segundo grau
17) Inequações do segundo grau
18) Problemas do segundo grau
19) Funções
20) Trinômio do segundo grau
21) Polinômios

Vídeo de apresentação do livro O ALGEBRISTA VOL 1

OBS: Na presente página você encontra os três primeiros capítulos do livro para download gratuito, na forma de apostilas, veja mais adiante nesta página.

Veja o índice do livro: indice_algebrista_v1

Os 5400 exercícios – Exercícios são cálculos visando a fixação da matéria. Depois da apresentação da teoria e dos respectivos exemplos, que são inteiramente resolvidos, vêm os exercícios, iniciando aqueles com nível mais fácil, para que o aluno compreenda da utilização dos conceitos ensinados. Normalmente são séries de 10, 15 ou 20 em cada lote, voltados para o mesmo assunto. O volume 1 tem um total de 5400 exercícios, que começam com os fáceis e continuam com os médios.

EXEMPLOS DE LOTES DE EXERCÍCIOS

exec01

clique para ampliar

 

No exemplo acima temos dois lotes de 15 exercícios. No volume 1 inteiro são 5400 exercícios, todos com as respostas. Aqueles indicados com (*) têm sua resolução detalhada no final do capítulo.

As 1300 questões – Também distribuídas por todos os capítulos do volume 1, existem ao todo 1300 questões. Uma questão pode ser um exercício, em geral mais elaborado, ou um problema que tenha caído em  um concurso, ou um problema que não seja de concurso, em geral com nível de dificuldade médio ou difícil. Acreditamos que a sequência TEORIA + FÁCIL + MÉDIO + DIFÍCIL é muito melhor que a opção TEORIA + DIFÍCIL + DIFÍCIL + DIFÍCIL.

EXEMPLOS DE QUESTÔES

exec03

clique para ampliar

exec02

clique para ampliar

Os exercícios e questões com a indicação (*) possuem a resolução detalhada no final do capítulo, mas todos eles possuem as respostas.

 

 

CONTEÚDOS DOS VOLUMES

VOLUME 1674 páginas, toda a teoria ÁLGEBRA (Estilo CN), 1300 questões e 5400 exercícios.

VOLUME 2600 páginas, 2000 questões de provas (CN, EPCAr, CM, OBM, etc) para revisão e aprofundamento.

 

O ALGEBRISTA é focado na ÁLGEBRA exigida no Colégio Naval, que é uma das mais fortes no nível do final do ensino fundamental. O volume 1 já deixa o aluno totalmente preparado para detonar no concurso, e o volume 2 funciona como uma revisão, a “reta final”, com 2000 questões, com prioridade na resolução das questões dos concursos dos anos mais recentes, não só do Colégio Naval, EPCAr e Colégio Militar, mas também questões selecionadas e compatíveis, caídas em provas do IME, ITA, EFOMM, Escola Naval, EsPCEx, Olimpíadas de Matemática e HSC – High School Competitions, que são competições similares às Olimpíadas de Matemática porém mais focadas em Álgebra, e promovidas por universidades americanas, em nível de Ensino Médio (High School). Obviamente foram selecionadas das HSC, apenas questões em nível compatível.

O VOLUME 1 serve para o aluno aprender a matéria, sem mistérios, abrindo o jogo para todos os “macetes” usados nas questões de Álgebra. Por exemplo, muitos resolvem equações de 2o grau “de cabeça” apenas quando o coeficiente a vale 1, aqui o macete é ensinado para qualquer valor de a. É dada prioridade no VOLUME 1 ao aprendizado da matéria com o uso de questões clássicas (até 2000), que exercitam toda a matéria de álgebra. Questões clássicas podem ser fáceis, médias ou difíceis, assim como ocorre com as questões modernas. As questões mais novas, que não necessariamente são as melhores para o ensino da matéria, muitas têm macetes interessantes, mas todas devem ser conhecidas. Um especialista em questões clássicas tem muito maior chance de “matar” uma questão nova e desconhecida que um outro que resolveu uma série de questões mais novas.

O VOLUME 2 está com lançamento previsto para maio/2016, a tempo da revisão final para aqueles que prestarão concursos em 2016.

 

O ALGEBRISTA é indicado para vários concursos:

A) Concursos para nível de Ensino Fundamental para Médio

COLÉGIO NAVAL – (VOL 1 e VOL 2) _ Originalmente o ALGEBRISTA iria ser feito como um “tijolão”, com mais de 1200 páginas, mas fizermos uma divisão em dois volumes para possibilitar o atendimento a um maior número de concursos. Mas no concurso do Colégio Naval, por exemplo, é recomendado o uso dos dois volumes.

EPCAr – (VOL 1 e VOL 2) – A prova da EPCAr recai no mesmo caso. A exigência de álgebra á grande neste concurso, e é preciso realizar o curso completo, com ambos os volumes.

COLÉGIO MILITAR (Ensino Médio) – (VOL 1 e VOL 2) – Também requer o uso dos dois volumes, porque o concurso do Colégio Militar, Ensino Médio, abre um número muito pequeno de vagas. Enquanto o Colégio Naval e a EPCAr tipicamente abrem mais de 200 vagas, uma unidade do Colégio Militar pode oferecer apenas 10 ou 20 vagas para o Ensino Médio, então é fundamental tirar uma nota bem alta no concurso. Outra característica é que o Colégio Naval e a EPCAr abrem concursos todos os a nos, isto é obrigatório por uma lei federal que trata da manutenção dos quadros militares. Já os alunos do Colégio Militar são civis, e a abertura anual de vagas não é determinada pela mesma lei federal. Tipicamente, em alguns anos determinadas unidades do Colégio Militar não abrem concurso para o Ensino Médio, e existem em alguns casos até boatos sobre a eliminação deste concurso. A cada ano, muitos esperam a publicação do edital de abertura do concurso para começar o estudo, mas o tempo de estudo acaba ficando reduzido.

CEFET – (VOL 1) – Apenas o volume 1 já tem a álgebra suficiente para a realização das provas do CEFET e outras escolas técnicas. Apenas é preciso adicionar materiais de estudo de aritmética e geometria.

Pedro II – (VOL 1) – Em nível do final do ensino fundamental para início do Médio, as questões de álgebra do volume 1 são suficientes para a álgebra cobrada pelo concurso do Colégio Pedro II, mas é preciso estudar também aritmética e geometria.

Colégios de Aplicação – (VOL 1) – Mesmo caso do CEFET e Pedro II, os colégios de Aplicação exigirão o estudo completo das três partes da matemática, assim como também exigem o Colégio Naval, EPCAr e Colégio Militar, completando a álgebra com a aritmética e a geometria.

Eu já sei álgebra – (VOL 2) – Existem muitos bons livros de álgebra, e muitos bons cursos baseados em apostilas, que oferecem excelentes cursos de álgebra. Nesse caso, como o aluno já tem um bom conhecimento da matéria, pode utilizar apenas o volume 2 para realizar a revisão final anterior às provas, na reta final, recordando a matéria através dos exercícios mais recentes.

B) Concursos para nível de Ensino Médio / Superior

IME / ITA – (VOL 1 e VOL 2) – Uma boa base de álgebra é necessária para fazer os concursos entre o final do ensino médio para o ensino superior. O aluno deve de preferência já chegar nesse ponto com essa base, pois terá dificuldades para aprender PA, PG,. logaritmos, determinantes, análise combinatória, equações trigonométricas, sistemas lineares, se não tiver boa habilidade algébrica. Se você vai realizar uma turma IME/ITA, já deverá começar o curso com uma boa base de álgebra. No caso, o ideal é que você faça os dois volumes do ALGEBRISTA um ano antes de iniciar sua turma IME/ITA.

EsPCEx – (VOL 1) – A prova da EsPCEx dá ingresso ao 3o ano da escola, seguida da entrada na AMAN. Recomendamos um bom embasamento em álgebra que facilitará o aprendizado de toda a matemática necessária ao concurso. Note que somente esta álgebra não é suficiente para este concurso, pois requer também as matérias do 1o e 2o ano do Ensino Médio.

EEAR – (VOL 1) – O concurso da EEAR, apesar de exigir o ensino médio completo, não é tão difícil como o da EsPCEx e outros, pois destina-se à formação se sargentos especialistas da Aeronáutica, portanto são evitadas as questões mais complexas, como ocorre nos outros concursos. Recomendamos para um bom resultado na prova de matemática, o estudo completo do volume 1, em paralelo com o seu curso preparatório.

AFA – (VOL 1 e VOL 2) – AFA, EFOMM e Escola Naval são concursos que exigem um conteúdo programático de final de ensino médio. Além do curso preparatório normal, recomendamos o estudo dos dois volumes do ALGEBRISTA, com eles você terá um excelente “traquejo algébrico” para realizar as questões de matemática, e um maior rendimento no seu curso. Outra coisa importantíssima na prova da AFA é que todas as provas são feitas em um só dia, então existe o problema do cansaço físico. É importantíssimo nesse caso, aprender a resolver questões rapidamente.

Escola Naval – (VOL 1 e VOL 2) – A prova da EN é tão difícil quanto a da AFA, mas o tempo para realização é maior, as provas dos concursos da Marinha aqui citados são feitas em 2 dias, então a “corrida contra o relógio” é mais moderada. Recomendamos que sejam estudados os volumes 1 e 2, em paralelo com o seu curso preparatório. Não vão “cair questões” como as do algebrista, mas você vai desenvolver a habilidade matemática, ajudando bastante a ter sucesso na prova.

EFOMM – (VOL 1 e VOL 2) – No passado a prova da EFOMM já foi menos difícil, hoje caem questões similares às exigidas pela Escola Naval, apesar da EN ainda ser a prova mais difícil entre essas duas. Quem não tiver uma boa base matemática tem dificuldade para passar no concurso da EFOMM. Recomendamos o estudo dos dois volumes.

ENEM – (VOL 1) ou (VOL 1 e VOL 2) – A prova do ENEM tem um estilo bem diferente. O peso da matemática é menor que os dos concursos militares, portanto o estudo apenas do volume 1 é suficiente, com uma exceção: para as carreiras da área de exatas (Ex: Engenharia), o peso da nota de matemática é maior, então quanto maior for a sua nota de matemática, maior será a probabilidade de você ser classificado nas vagas. Recomendamos que você comece a estudar no ano anterior ao da realização do curso preparatório. ou se já for tarde demais, estude ambos os volumes no mesmo ano do preparatório.

Concursos Públicos – (VOL 1) – Concursos públicos pedem toda a matemática, mas a álgebra aqui ensinada desenvolverá seu raciocínio matemático para a realização das demais questões de matemática que você estudará na sua preparação para o concurso. O volume 1 deve ser o companheiro da sua preparação de matemática normal.

 

Parte da resolução de uma prova do Colégio Naval, Youtube, canal MATEMATICA PARA VENCER

APOSTILAS COMPLEMENTARES

A exemplo do que ocorre com o livro MATEMÁTICA PARA VENCER, vamos disponibilizar também para o livro O ALGEBRISTA, apostilas complementares gratuitas. As primeiras três apostilas são na verdade os três primeiros capítulos do livro, que estão disponíveis para todos aqueles que quiserem iniciar o estudo de álgebra, mesmo que não possuam o livro.

 

APOSTILA 1 – CAPÍTULO 1 DO LIVRO O ALGEBRISTA

apostila-01-capa

Clique na capa para baixar a APOSTILA 01.

APOSTILA 01 – Capítulo 01 do livro O ALGEBRISTA, volume 1. Para você iniciar logo os estudos de álgebra, mesmo antes de iniciar seu curso preparatório. Este capítulo é completo, e oferecido gratuitamente na forma de uma apostila, com 60 páginas, idêntica ao capítulo 1 do livro original.

Você pode até mesmo usar esses ensinamentos a partir do sétimo ano do ensino fundamental, e mesmo que não possua o livro O ALGEBRISTA.

Esta apostila tem 60 páginas e 1100 exercícios com resposta.

 

APOSTILA 2 – CAPÍTULO 2 DO LIVRO O ALGEBRISTA

capa_apostila_algebra

Clique na capa para baixar a APOSTILA 02.

 

APOSTILA 02 – Apostila sobre operações com números racionais, juntamente com o conteúdo da APOSTILA 01 você terá as ferramentas para ficar craque em manipulação numérica, tornando-se apto a resolver expressões algébricas literais.

Esta apostila tem 82 páginas e 1100 exercícios com resposta, além de 50 questões em ritmo de prova.

Comece já a estudar álgebra, mesmo antes de chegar ao 9o ano, e mesmo se ainda ter o livro O ALGEBRISTA.

 

APOSTILA 3 – CAPÍTULO 3 DO LIVRO O ALGEBRISTA

capa_apostila_algebra

Clique na capa para baixar a APOSTILA 03.

 

APOSTILA 03 – Capítulo 3 do livro O ALGEBRISTA, volume 1. Já com os conhecimentos sobre cálculos numéricos adquiridos nos capítulos 1 e 2, você agora irá se especializar em manipulação de expressões algébricas, tornando-se apto a seguir com habilidade no restante do curso de álgebra. 

Esta apostila tem 45 páginas e 600 exercícios com resposta, além de 90 questões em ritmo de prova.

É altamente recomendável que você estude os conteúdos das apostilas 1, 2 e 3, antes de iniciar seu curso preparatório. Na verdade trata-se de matéria do 7º e 8º anos do ensino fundamental, mas muitas vezes a escola comum deixa a desejar nesses ensinamentos, passando poucos exercícios. O ideal é que o aluno se prepare antes, tornando-se capaz de resolver rapidamente qualquer cálculo numérico complicado. Claro, quem não se preparou deverá fazê-lo no início do seu curso preparatório.

 

AULAS DE ÁLGEBRA EM VÍDEO (Youtube)

Aula 01 – Resolução da prova do Colégio Naval, 2015/2016. LINK.

 

 

 

 

 

 

///