2002-05) Manutenção

Volta ao índice de Dúvidas

1) Drive de CD-ROM não funciona depois da instalação do Windows 98SE
2) Problema de desligamento
3) Computador reinicia quando coloco CD no drive!
4) Barulho na hora de formatar
5) Problemas no vídeo
6) Mouse problemático
7) Desligamento do Windows
8) Placa 3D precisa de configuração
9) CDs de áudio sem som
10) Maus contatos
11) PC trava com o Windows 2000
12) PC com funcionamento errático
13) Problema no Windows XP
14) Pentium 4 esquentando muito
15) Gravação de CDs de áudio
16) Ícone do alto-falante e bateria
17) HD com defeito
18) Computador instável
19) É preciso teclar ENTER durante o boot
20) Boot só funciona depois de várias tentativas
21) Problema com a placa mãe
22) Bateria fraca e erro no vídeo
23) Placa PC Chips trava com Windows XP
24) O velho conflito entre mouse e modem
25) Problemas com placa Soyo
26) Computador instável
27) Temperatura interna do computador
28) Conflito entre modem e placa de vídeo
29) Teclado rebelde
30) HD não é reconhecido
31) Novo HD esquenta muito
32) Computador com Athlon XP esquenta muito
33) Placa Geforce causa travamento
34) TNT2 travando o micro
35) Erros na finalização do Windows
36) Travamento
37) Impressora trava Internet
38) Gravador trava o micro
39) Erro na gravação de disquetes
40) Cache defeituosa
41) Micro instável
42) Problemas depois de upgrade
43) CD trava
44) Scanner problemático
45) Os travamentos de sempre
46) Drivers para o chipset
47) Mouse trava
48) Problemas de desligamento
49) PCI Multimedia Audio Device
50) Travamento na finalização do Windows
51) Driver de som para Windows XP
52) Tarefas básicas inativas
53) Athlon XP com problemas a "1900"
54) Computador não reconhece ZIP Drive
55) Travamentos
56) Adaptador para slot ISA?
57) Instalação de drivers
58) Reconhecimento do modem
59) Micro reinicia ao invés de desligar
60) Trocando o cooler
61) Problema de temperatura
62) Cooler barulhento
63) Computador instável
64) Formatação é fácil, mas o resto...
65) PC novo desajustado
66) Placa de som é rejeitada
67) Micro instável
68) Cooler barulhanto
69) HD antigo
70) Pasta térmica
71) Problemas depois que o micro aquece
72) Setores danificados
73) Perda de disquetes
74) PC não desliga sozinho
75) Gravador não é reconhecido
76) Placas instáveis
77) Drive de DVD defeituoso
78) Problemas com um K6-2
79) Drive de CD-ROM sumiu
 

1) Drive de CD-ROM não funciona depois da instalação do Windows 98SE
Tenho um computador Pentium 100 Mhz, Placa de Som Creative SB 16 PnP (acho), Vídeo Trident 9338, HD Quantum 4.3 GB, e Placa Mãe Opit Viper, não me recordando o modelo exato no momento, com DC-ROM Creative 52x. O problema é o seguinte: esse computador funcionava com o Win95 e Office 97. Formatei o HD e instalei o Win98SE, só que a partir daí o sistema não reconheceu mais o drive de CD-ROM. Dando uma olhada no gerenciador de sistemas, pude constatar que a controladora de IDE (salvo nme engano Opti Opti 826612A or Viper M/N + Dual PCI IDE Controler estava marcada com "!" (pontos de esclamação), tanto na parte referente ao controlador primário, como na do secundário e o Creative IDE Controler. Nos primários e secundários dizia "Controlador IDE Primário (fifo único) e no  Creative nada dizia. Acessei o site da Opti e consegui encontrar alguma coisa sobre a controladora de IDE da empresa, mas o que me decepcionou foi que a empresa não disponibiliza drivers para a instalação do dispositivo, dando apenas instruções de como resolver o problema do FIFO ÚNICO. Obs.: O CD-ROM funciona no modo DOS, quando utilizo o disco de inicialização do sistema; Não consigo identificar nenhuma referência ao CD-ROM no P.O.S.T. do sistema (Primary slave, Secundary master...); Às vezes o sistema para na tela de inicialização do Windows (com o logotipo da MS), na  carregamento dos drivers inicialização do sistema, e demora muito para sair dessa etapa.

Resposta:
A OPTI não produz mais chipsets para placas de CPU, desde os tempos do Pentium não MMX (1996). Por isso não encontramos mais drivers atualizados, o que é uma pena. É triste mas é verdade. Toda vez que um fabricante sai do mercado, os seus usuários ficam sem suporte, ou com suporte bastante deficitário, que piora com o passar do tempo. Até mesmo fabricantes ativos e de primeira linha finalizam o suporte a seus produtos depois de alguns anos. Você está com problemas na interface IDE do chipset OPTI. Sugiro que você ligue seu drive de CD-ROM na interface IDE existente na placa de som Creative Labs, pois provavelmente esta possui uma interface IDE terciária. Como você não vai mais usar a interface IDE secundária da sua placa de CPU, pode desabilitá-la no CMOS Setup. Você encontrará em www.laercio.com.br um artigo sobre instalação de drives de CD-ROM sob o Windows e sob o DOS, incluindo não apenas a conexão na IDE secundária, mas também na IDE terciária da placa de som. Além disso o suporte da Creative Labs é melhor, eles têm liberado drivers mesmo para seus produtos mais antigos, como a Sound Blaster 16.

Volta ao topo da página

2) Problema de desligamento
Estou com um problema com 01 maquina, tem Placa Mãe Soyo 5EH5V1.3, Processador AMD K6 II 500Mhz, 64MB de Ram (DIMM), Placa de Video SYS 6326 (PCI), Placa de Rede Genius 10/100 RTL8139c (PCI) e um HD Seagate 540Mb. Essa maquina trabalha normalmente em rede, somente é utilizada no balcão de Vendas estam instalados somente os softwares Windows98 Segunda Edição e o outro software que utilizamos para vendas e consultas, essa maquina não esta desligando corretamente toda vez que vou desliga-la ela reinicia e não desliga, as vezes ela para na tela do Windows98 de aguarde... e fica travada e toda vez tenho que desliga-la no Botão. Por favor se puder me ajudar estou iniciando no campo de Manutenção mas ainda estou apredendo.

Resposta:
Este é um problema bastante comum e incômodo. Recomendo que você instale, antes de mais nada, o suplemento de desligamento do Windows 98, obtido através do Windows Update. Faça também a instalação dos drivers mais recentes para a sua placa de vídeo, de preferência obtidos no site do fabricante. Na maioria dos casos este problema ocorre devido a bugs do próprio Windows. A Microsoft recomenda a desativação das funções de gerenciamento de energia no CMOS Setup para “contornar” o problema. Se isso não resolver, deixe o gerenciamento de energia ativado, mas instale a versão mais nova dos drivers do chipset da sua placa de CPU. Esses drivers podem ser obtidos no site do fabricante da placa de CPU ou do próprio chipset, mas para isso é preciso identificá-lo. No manual da placa de CPU, nas primeiras páginas, normalmente existe indicado o chipset que é utilizado. O CD-ROM que acompanha a placa de CPU vem com esses drivers, mas sempre é melhor usar as versões mais novas disponíveis na Internet.

Volta ao topo da página

3) Computador reinicia qndo coloco o cd no drive!!!
Tenho um PC Pentium III 800, 128 MB de RAM, 20 GB de disco, Modem ADSL, Rede, CD-Rom Creative 52x e Gravadora Creative 4 x 8 x 12. Quando comprei o computador este computador apresentou o mesmo problema, só que uns 5 dias depois parou de acontecer. Já fazia 6 meses que isso não ocorria e voltou justamente quando formatei o PC. Coincidência ou não qndo parou de acontecer da 1ª vez eu tinha instalado o Service PACK do Windows 2000 Professional. Agora estou baixando novamente para ver se vai resolver o problema. Mas mesmo assim gostaria de uma explicação de porque que isto acontece???

Resposta:
Os Service Packs do Windows têm como uma das funções mais importantes, corrigira problemas e anomalias encontrados pelos usuários. A dificuldade para o bom funcionamento do Windows é que ele precisa funcionar com milhares de hardwares diferentes, com as mais variadas placas de CPU, placas de vídeo, placas de som, softwares, drivers, etc. Por isso sempre ocorrerão problemas em certas máquinas. O Service Pack que você instalou possui drivers de acesso às interfaces IDE que corrigem o problema existente nos drivers originais, que resultam no RESET do PC quando um CD é colocado no drive. Além de instalar novos Service Packs, também é importante instalar os drivers mais recentes oferecidos pelo fabricante da placa de CPU. São muitos comuns os problemas relacionados ao chipset, que resultam no mau funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP, do gerenciamento de energia e do gerenciamento de recursos PnP. Instale os drivers mais novos, obtidos no site do fabricante da sua placa de CPU.

Volta ao topo da página

4) Barulho na hora de formatar
Olá professor,tenho um pc AMD ATHLON 1,0ghz, pl.ASUS A7VL-VM, gab.ATX ,HD 10g,c/ cooler só no processador e claro na fonte. Toda vez que inicio o processo de FORMATAÇÃO do hd (unidade C ) durante a formatação e instalação do windows faz uns barulhos tipo pi!pi!pi! no autofalante da cpu,o monitor se apaga,o led verde fica piscando e quando eu aperto qualquer tecla no teclado,ele volta a funcionar no mesmo ponto de interrupção,que vai se repetindo a cada 30 seg. até a instalação completa.

Resposta:
Provavelmente está ocorrendo devido ao gerenciamento de energia. Para comprovar isso, experimente mover o mouse continuamente, sem clicar, ou pressionar a tecla Shift. Essas ações não afetam o funcionamento dos programas, porém evitam que o computador detecte inatividade e entre em estado de espera. Se desta forma o computador não entrar em estado de espera, fica confirmado que este é mesmo o problema. Entre então no CMOS Setup, no item Power Management e desative o gerenciamento de energia. Já observei este problema em algumas placas de CPU. O ideal é deixar o gerenciamento de energia desabilitado no CMOS Setup. Desta forma a energia será gerenciada pelo Windows, e não pelo BIOS.

Volta ao topo da página

5) Problemas no vídeo
tenho um k6-2 on-board, e3 quando ligo ele ele começa a ligar, liga o cpu normalmente mais o munitor fica piscando a luiz acima do botao de ligar ja tirei o cabo de video e colocoei  novamente, ja abri o pc mais como a placa de video é on board não sei se o problema é no video o que vc acha que é????

Resposta:
Provavelmente o problema é no monitor ou no vídeo onboard. O conector de vídeo interno pode estar mal conectado. Existem entretanto outros motivos que levam ao não funcionamento do vídeo onboard. Se a fonte de alimentação, ou as memórias, ou o processador, ou a placa de CPU estiverem defeituosos ou com alguma conexão errada, o monitor também não funcionará. Por isso acho melhor que seu computador seja analisado por um técnico.

Volta ao topo da página

6) Mouse problemático
Nosso Centro Acadêmico possui um P-III 450, 128MB de RAM e uma placa PCChips M748Lmrt. Instalei um mouse PS/2 na máquina, só que constantemente o equipamento, após desligado e ligado o micro, não é reconhecido pelo Windows. Isto me obriga a instalá-lo novamente quase todas as vezes que uso o computador. Qual seria o problema?

Resposta:
Pode existir um defeito na placa mãe ou no mouse. Pode também existir problema nos drivers do chipset da placa mãe. Comece pela parte mais fácil, instalando um outro mouse padrão PS/2. Existem modelos muito baratos de mouse atualmente, muitos chegando a custar menos de 1 dólar, portanto a qualidade nem sempre é satisfatória. Se depois disso o mouse funcionar, fica resolvido o seu problema. Se ocorrer com outro tipo de mouse, instale os drivers do chipset da placa de CPU. Esses drivers são encontrados no site do fabricante da placa, que no caso é a PC Chips (www.pcchips.com). Se desta forma o problema não for resolvido, é possível que a interface de mouse PS/2 da sua placa de CPU esteja defeituosa. A solução será usar um mouse com conector serial DB-9, ligado na COM1 ou COM2. Lembro ainda que existem adaptadores de mouse PS/2 para DB-9 e vice-versa, porém esses adaptadores nem sempre funcionam, depende do mouse. Existem modelos de mouse que são apenas PS/2, outros que são apenas seriais (modo Microsoft), e outros que são universais. Apenas os universais podem ser ligados em qualquer das interfaces, através desses adaptadores.

Volta ao topo da página

7) Desligamento do Windows
Gostaria de saber do Laércio Vasconcelos, o que está ocorrendo com meu computador, no que segue: Queimou o HD do computador, comprei um novo e instalei com o sistema operacional Windows 98SE, está tudo normal, mas quando vou desligar o computador com o comando de praxe, Iniciar/Desligar, então vai até a tela do Windows 98 e reinicializa o computador, não encerra o windows e nem dá a mensagem, Já pode desligar o windows com segurança. Gostaria de saber o que pode está ocorrendo de errado e qual a solução.

Resposta:
Use o comando Windows Update e instale o suplemento de desligamento do Windows 98. Esta função sempre apresentou problemas, principalmente na primeira versão do Windows 98, e neste caso o erro foi tão critico que a Microsoft disponiblizou uma correção específica. Recomendo que você instale também drivers atualizados para a placa de vídeo e para o chipset da placa de CPU. Esses drivers podem ser encontrados no site do fabricante da sua placa de CPU.

Volta ao topo da página

8) Placa 3D precisa de configuração
Possuo um PC com as seguintes configuracões: Pentium 3 com processador de 1 GHz, 128 Ram Monitor de 15 pol. e uma placa de vídeo de 32 Mb NVIDEA TNT2 Model 64 e mesmo assim não consigo rodar jogos como Empire Earth e Medal of Honor. Gostaría de saber se esta placa de vídeo e uma placa 3D e qual a qualidade desta placa em relação as outras placas de vídeo? E por que não consigo rodar alguns jogos como este que nessecitam de no minimo uma placa de vídeo de 16 ou 8 Mb de vídeo? Quando ativo o acelerador 3D do directX nenhum jogo funciona e se funciona logo da erro no vídeo, o que está acontecendo? Será problema no DirectX? Como resolvo isso se for problema no DirectX?

Resposta:
Já usei o jogo Medal of Honor em PCs equipados com placas TNT2 sem problemas. Aliás, essas placas rodaram bem todos os jogos que testei. É verdade que problemas podem ser causados por defeito (já recebi uma placa Jaton TNT2 Ultra que fazia uma pausa de 10 segundos quando o modo gráfico era alterado, e uma Digitron TNT2 que pifou depois de 3 meses), mas na maioria das vezes é só uma questão de configuração correta. Use o comando Iniciar / Executar / DXDIAG. Selecione a guia Exibir e teste os modos 3D. Deverá aparecer um cubo girando, como na figura anexa. Se não aparecer, a instalação dos novos drivers resolverá o problema. Se na exibição de imagens 3D, como é o caso desse teste, ocorrerem anomalias na imagem, como troca de cores, tela escura, cores variando aleatoriamente, será preciso instalar o AGP Miniport driver. Este driver é encontrado no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Caso este driver esteja desatualizado, será preciso obter a versão mais nova no site do fabricante da placa de CPU. A próxima providência é instalar o driver da placa de vídeo. No seu caso, use o driver “Detonator”, encontrado em www.nvidia.com. Teste novamente a placa usando o DXDIAG. Isto será suficiente para a maioria dos jogos funcionarem. Finalmente, instale a versão mais nova do DirectX, obtida em www.microsoft.com/directx/.


Testando a placa 3D com o DXDIAG

Volta ao topo da página

9) CDs de áudio sem som
Surpresa, quando fui tocar um cd (não pirata) de audio o som não sai. O media player mostra que o cd está sendo reproduzido mas som que que é bom nada. O computador (um pentium III 600, 256 ram, video tnt 2 riva m64 com 32 mega, hd 20 giga) tem todas as funções normais, toca jogos, videos, mp3, navega normalmente, tudo perfeito. A propósito aproveitando o e-mail tenho mais duas perguntas. Recentemente coloquei mais 128 mega de ram. Na inicialização do sistema há o registro da memoria disponivel...mas como saber se a memoria disponivel está sendo mesmo utilizada? (ah...uso win 98 se). E a ultima pergunta: qual melhor gravador de cd: samsumg ou lg? Eles são plug and play ou plug and pray?

Resposta:
Este problema é relativamente comum e são duas as principais causas. Primeiro, clique no alto-falante existente na barra de tarefas e ative os sons de CDs de áudio. Os sons não serão ouvidos se estiver marcada a opção “Sem áudio” (desmarque-a) ou se o potenciômetro deslizante estiver no mínimo (regule-o). O outro motivo é o cabo de áudio que liga o drive de CD-ROM até a placa de som (ou a placa de CPU, no caso do som onboard). No drive de CD-ROM, existe um conector de 4 vias, na sua parte traseira, que é ligado por este cabo até a entrada CD-IN da placa de som ou da placa de CPU com som onboard. Muitos produtores de PCs esquecem de fazer esta ligação, resultando em ausência de som nos CDs de áudio. Deveriam testar mais o PC antes de entregá-lo ao cliente...

Volta ao topo da página

10) Maus contatos
Meus problemas são os seguintes: primeiro toda vez que vou realizar uma conexão na Internet mesmo estando ligado na linha telefônica recebo uma mensagem de linha não encontrada, então é só eu tirar e colocar novamente o plug na tomada que consigo fazer a conexão normalmente. Mas toda vez tenho que fazer a mesma coisa. O outro problema é que às vezes quando inicializo minha máquina meu drive de CD-ROM não é inicializado, então abro o gabinete tiro e coloco o flat cable novamente e inicializo a máquina normalmente e o CD-ROM é inicializado normalmente. O que pode ser?

Resposta:
Existe um problema com a sua placa de modem, já que não está detectando corretamente o estado da linha telefônica. Como essas placas em geral “não têm conserto” (não vale a pena consertar, devido ao seu baixo custo e dificuldade de peças e esquemas), sugiro que você instale um modem novo, como o da Lucent, um dos menos problemáticos do mercado. O problema do drive de CD-ROM não é normal, e está diretamente relacionado com hardware, me parece ser um mau contato. É preciso fazer uma limpeza nos conectores, usando um spray limpador de contatos eletrônicos. Em caso de dificuldades, sugiro que você peça ajuda a um técnico. É possível ainda que o seu drive de CD-ROM esteja defeituoso, porém o mau contato é mais provável.

Volta ao topo da página

11) PC trava com Windows 2000
Caro Laércio, tenho um computador ( Servidor ) e instalei o Windows 2000 Server, Sql 7.0 e o Sistema ( Visual Basic ). Bom .. coloquei na rede e funcionando 24 horas,realizei alguns testes utilizando o sistema e no outro dia fui trabalhar no computador, ele estava " TRAVADO ! ". obs.: O travamento é a segunda vez que acontece em "time" distintos. Gostaria de saber de vc qual seria a causa dessa situação intermitente ??

Resposta:
Não existe regra geral para identificar travamentos. São inúmeras as causas possíveis. Travamentos são mais comuns em sistemas Windows 9x/ME que em sistemas Windows 2000/XP. Também são menos comuns no caso de servidores, já que são menores as chances de serem executados softwares problemáticos. Um motivo de travamento muito comum é o Gerenciamento de energia. Você deve ir ao site do fabricante da sua placa mãe e instalar a versão mais recente dos drivers do chipset para esta placa. Sem esses drivers o sistema pode travar no modo de espera ou mesmo em situações normais de acesso a disco – é claro, isso depende muito do chipset existente na placa de CPU. Também é necessário instalar o mais novo Service Pack do Windows 2000, encontrado no site da Microsoft.

Volta ao topo da página

12) PC com funcionamento errático
Tenho uma computador que deixei parado mais ou menos 1 ano. Recentemente quando fui reativá-lo, seu BIOS apresentavao seguite erro "Checksum Bad", eu sei que esse erro é causado por bateria fraca, por isso troquei-a. A princípio deu certo, mas depois de 2 dias, essa mensagem alternava, ora aparecia, ora não. A bateria é nova do tipo CR2032. Já revisei praticamente todo o hardware. A memória ram também ora conta toda, ora conta menos. Ex: tenho 64Mb, ora conta 64, ora conta 32. Quando conta 64, seguindo o bios apresenta a mensagem de erro. Ajude-me por favor. A configuração é a seguinte: Pentium Celeron 266Mhz, 32Mb de ram (Dimm), HD de 6.4GB, Placa de video Trident 9780, a placa mãe eu tenho certeza que é PC-Chips, mas não sei o modelo.

Resposta:
Quando um PC ficar parado durante muito tempo, é comum encontrarmos surpresas, como a bateria descarregada e maus contatos diversos. A bateria fica em funcionamento constante mesmo com o computador desligado. Baterias de níquel-cádmio, em forma de moeda, têm duração em geral maior que dois anos, e dependendo do chip RTC (onde estão o relógio e a memória RAM que armazena o Setup) pode durar mais de cinco anos. A bateria, mesmo nova, pode estar ainda com problemas, vale a pena tentar mais uma troca, mas compre a bateria em outra loja, e de preferência de outra marca. A chance de existirem maus contatos nas diversas conexões internas do computador é muito grande. Pode existir maus contatos nas memórias, no processador e em todos os conectores existentes. Os maus contatos são gerados principalmente pelo acúmulo de poeira e ação da umidade. Placas PC Chips tradicionalmente usam conectores baratos, e nem sempre oferecem uma boa qualidade e imunidade a maus contatos. Sugiro que você peça a um técnico de sua confiança para fazer uma limpeza geral de contatos.

Volta ao topo da página

13) Problema no Windows XP
Tenho uma máquina K7 900, 256 ram, monitor 15 placa de vídeo 8 mb e uso o sistema da Microsoft Windows Xp e Windows 98. Trabalhei com essa configuração uns quatro meses sem nenhum problema, só que agora minha máquina está reiniciando sozinha quando estou trabalhando no Xp. Se inicio o computador no Win 98, ele fica o dia se preciso e não desliga, mas no win xp ele reinicia sozinho. gostaria de saber o porquê disso e o que preciso fazer para solucionar o problema. muito obrigado Wagner André

Resposta:
Quando o computador reinicia sozinho, o problema pode ser de software ou hardware. Como o seu computador tem dois sistemas e no Windows 98 não ocorre problema algum, é provável que a culpa seja de algum software que opera apenas no Windows XP. Quando este tipo de problema começa a ocorrer de uma hora para outra, devemos usar o programa Restauração do sistema e usar o comando de restauração para um dia anterior ao da ocorrência do problema. É possível que problemas como este ocorram depois da atualização de drivers e instalação de softwares. Por isso é sempre bom criar um ponto de restauração (Windows ME/XP) antes desses eventos. Se você não tem como restaurar, use no Gerenciador de Dispositivos, o comando Reverter Driver, encontrado na guia Driver do quadro de propriedades de cada dispositivo instalado.

Volta ao topo da página

14) Pentium 4 esquentando muito
Estou enfrentando um problema com minha máquina e ninguém conseguiu explicar satisfatoriamente, por isso gostaria de sua ajuda. Tenho um Pentium 4 Intel 1.70GHz. Toda a configuração do meu computador está funcionando perfeitamente e não há nenhum conflito detectado pelo windows. Instalei um programa que veio junto com a placa (ASUSPROBE) e ele detecta, entre outras coisas, a temperatura da CPU. Ocorre que desde o início do funcionamento do meu computador o programa tem avisado que as vezes a temperatura fica acima do limite máximo. Não sei se o limite máximo está correto mas é o limite estabelecido pelo próprio programa ASUSPROBE, ou seja, 80°C. Sempre que algum programa executa um processamento com sons e animação gráfica, a temperatura sobe e fica acima do limite máximo. Por exemplo, o programa Nossa Língua Portuguesa (que foi feito para Win95) e requer baixo desempenho do computador aumenta a temperatura da CPU acima de 80°C. Da mesma forma, o jogo Myst, as gravações (burn) de CDs, entre outros. Já a exibição de DVDs não aumenta a temperatura da CPU. Não sei o que está ocorrendo. Será que ocorreu uma má instalação? Ou o cooler é insuficiente? Ou o programa ASUSPROBE não está configurado corretamente? Por fim, se ainda houver paciência de sua parte, pergunto quais as causas do drive de disquete as vezes acender a luz e funcionar, mesmo sem disquete nele, como que pesquisando alguma cois? Isto acontece algumas vezes todas as vezes que eu uso o computador. Isto é normal?

Resposta:
Seu processador está esquentando muito. A temperatura máxima para esses processadores é de 75 graus, para a maioria dos modelos. Configure o limite no AsusProbe com um valor menor, 70 graus por exemplo. Existe algum problema sério no sistema de dissipação de calor do seu Pentium 4. O cooler pode não estar corretamente dimensionado, pode estar mal acoplado ao processador, ou pode não ter pasta térmica. Também é possível que o sistema de ventilação do seu gabinete não seja bom. A facilidade na montagem dos PCs tem um lado bom, que é a redução de preço. O lado ruim entretanto é que qualquer um instala qualquer placa em qualquer gabiente (desde que encaixe), e coloca qualquer cooler em qualquer processador, instala o Windows e vende. Não estou afirmando que este é o caso do seu revendedor, mas o caso é realmente bem comum, e é fato que o seu processador está esquentando demais. Existe um outro problema sério: muitos vendedores insistem em colar etiquetas na face superior do processador (etiqueta de garantia). Essa etiqueta prejudica a transferência do calor do processador para o cooler. O aumento de temperatura não chega a ser tão grande, porém é importante checar este ponto. Como seu computador é novo, recomendo que o problema seja resolvido junto ao seu revendedor.

Volta ao topo da página

15) Gravação de CDs de áudio
Antes de mais nada gostaria de lhe parabenizar por sua esclarecedora e indispensável coluna "Microsoluções" e por sua obra "Como fazer expansões de hardware em seu PC", a qual me esclareceu diversas dúvidas a respeito de questões referentes à utilização do "FDISK" e a muitas outras operações as quais um usuário inexperiente como eu seria incapaz de realizar sem um auxílio técnico competente. Entretanto as principais motivações do envio deste e-mail são algumas dúvidas que tenho a respeito de gravações de CDs de áudio. Recentemente gravei alguns CDs dos quais pelo menos 60% apresentaram defeitos como pulos e falhas esporádicas quase sempre nas primeiras faixas dos mesmos. Seguindo o conselho de alguns amigos mais experientes desabilitei o gerenciamento de energia, o Norton, desfragmentei o disco rígido no qual estava arquivada a imagem do CD a ser gravado e o gravei a uma velocidade inferior a da minha gravadora, 4X para ser mais específico. Como já disse, apesar de todas essas precauções não obtive um bom resultado. Gostaria de saber o que poderia estar ocorrendo já que usei uma mídia de boa qualidade e um bom programa para este fim (Easy CD Creator 5). É mesmo necessário desabilitar o Norton Anti-Vírus? E, abusando um pouco de sua boa vontade, gostaria que me esclarecesse outra dúvida: tenho instalado em meu PC dois HDs de 40GB sendo que um está particionado em duas unidades, uma de aproximadamente 10GB na qual está instalado o Windows 2000pro e outra de aproximadamente 30GB. Logo, eu tenho, fisicamente, dois HDs e "deveria"  ter, logicamente,  três HDs de diferentes capacidades de armazenamento. No entanto, para minha surpresa de neófito, consta em meu sistema um quarto HD que não faço idéia de onde surgiu. Quando tento assessá-lo deparo-me com a seguinte caixa de diálogo:

H:\ não está acessível. Parâmetro incorreto

Gostaria de saber como faço para remover esta unidade que, ao que me parece, não tem nenhuma função. Se estas informações ajudarem: meu processador é um Athlon 1.3GHz com 512MB de memória RAM e uso uma gravadora LG.

Resposta:
Na gravação de CDs, é realmente importante usar mídias de boa qualidade, de marcas tradicionais, como Sony, Kodak, Basf, Imation (antiga 3M) e Mitsui (os inventores do CD-R). Antes de mais nada você deve experimentar essas mídias e verificar se o problema persiste ou melhora. Teste gravações em 1x para verificar se o problema está relacionado com baixo desempenho do sistema. Se os problemas reduzirem ou cessarem ao operar com 1x, fica comprovado que o problema é relacionado a desempenho. O sistema não está conseguindo fornecer dados na velocidade que o gravador exige. É mesmo bom desabilitar o anti-vírus, já que o mesmo aumenta a atividade do disco rígido, podendo atrapalhar as gravações. Recomendo ainda que você instale os dois discos rígidos na interface IDE primária (Master e Slave) e ligue o gravador na interface IDE secundária. No caso de CDs de áudio, experimente extrair as faixas usando um programa como o WINDAC (existe vários em www.mp3.com) e verifique se os arquivos WAV resultantes estão em boas condições (escute todos eles). Depois use seu programa de gravação para criar CDs de áudio a partir das faixas extraídas. É possível que seu gravador esteja operando bem mas que estejam ocorrendo problemas no processo de extração de faixas de áudio.

Na instalação do Windows 2000, às vezes sobram pequenos fragmentos de disco com baixas capacidades. No meu computado sobrou um fragmento de 8 MB e está indicado como “espaço não particionado”. Ao ser indicado desta forma, não aparece como um disco no ambiente Windows. Use o FDISK e verifique se existem unidades lógicas com baixa capacidade e que não deveriam existir. Use o comando 3 para deletar a unidade lógica correspondente. Se não conseguir fazê-lo, é possível usar o Gerenciamento de disco. Use Painel de controle / Ferramentas administrativas / Gerenciamento do computador / Gerenciamento de disco. Será apresentado um mapa de todas as unidades. Você poderá então remover o drive lógico H.

Volta ao topo da página

16) Ícone do alto falante e bateria
Estou com um probleminha... Ele não afeta o funcionamento, mas me irrita. O controle de volume que fica no Task Bar, ali coladinho com o relógio desapareceu. Como eu faço para fazer ele voltar pra la. Outra coisa. A bateria do meu PC acabou. O relogio vive atrasando e toda vez que ligo o PC acusa "battery failed. Setup configuration loaded". Minha bateria nao e aquela pastilha, e uma que parece uma caixinha de fosforo. Acho que a BIOS vem junto com ela. Onde e por quanto posso comprar uma bateria nova e trocar? E facil troca-la? Eu tenho conhecimentos em manutençào, mas já retirá-la e nao dei conta....

Resposta:
Tenho duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa é que é muito fácil ativar o ícone do alto falante, como vou explicar. A ruim é que este tipo de bateria é o pior de todos, pois não pode ser trocada. As melhores baterias são aquelas em forma de moeda (lítio), que podem ser trocadas facilmente. Depois temos as de níquel-cádmio, recarregáveis, que já caíram em desuso. Ainda assim é relativamente fácil fazer a troca (apesar de ser uma operação demorada, pois é preciso retirar a placa de CPU). O terceiro, mais raro e pior tipo de bateria é aquele que combina o RTC (Real Time Clock) CMOS e a bateria em um único encapsulamento. Esta bateria interna dura vários anos, mas uma vez terminada a carga, não pode ser feita a substituição. Teoricamente seria possível fazê-lo, encontrando um chip novo e compatível com o seu. Seria preciso usar uma estação de solda própria para circuitos integrados. O ferro de soldar comum é inadequado para esta operação. O ferro de soldar especial esquenta simultaneamente a solda de todas as “perninhas do chip”, permitindo a sua remoção mais fácil. Sei que nos Estados Unidos existem inúmeras lojas especializadas em peças de reposição. No Brasil é muito difícil. Até mesmo a rua Santa Ifigênia, em São Paulo, que tradicionalmente vendia todo tipo de componente eletrônico, hoje está voltada quase totalmente para a informática. E nada de peças de reposição. Muitos recorrem às sucatas eletrônicas, mas no seu caso, a bateria de uma placa encontrada na sucata também estará fraca. Existe uma “gambiarra eletrônica” que pode ser tentada, que é descobrir o fabricante do seu RTC, obter seu manual e identificar os pinos para ligação de bateria externa, mas a operação é bastante trabalhosa e envolve conhecimentos sólidos de eletrônica. O ícone do relógio é ativado pelo comando Sons e multimídia, no Painel de controle. Você encontrará a opção “Mostrar ícone do controle de volume na barra de tarefas”, que deve ser marcada.

Volta ao topo da página

17) HD com defeito
Eu tenho um HD Quantum de 20 GB (com uns 6 mêses de uso) instalado em um micro AMD K6-2 500Mhz com 128 Mb de RAM. Um certo dia fui ligar este micro e simplesmente apareceu a mensagem de que o HD não estava reconhecendo, desliguei o micro e refiz toda a conexão com os "flat cable" para ver se era mal encaixe, não era. Troquei os dois cabos por outros novinhos, tambem não adiantaram. Levei até um amigo e também não reconheceu na casa dele, nem com disco de boot. Queria saber o que houve com ele e se tem conserto que possa valer a pena...

Resposta:
Qualquer disco rígido está sujeito a estragar de uma hora para outra, apesar do problema ser bastante raro aos seis meses de uso. Sugiro que você use a garantia, caso ainda esteja em vigor. Fabricantes de discos rígidos dão dois ou três anos de garantia. No Brasil esta garantia dificilmente passa de um ano, e nas milhares de lojinhas de informática existentes no Brasil, a garantia é ainda menor, chagando a apenas 6 meses. Ou seja, se este disco chegasse ao fabricante, ele faria a troca, mas o canal de venda do fabricante até o consumidor brasileiro é quase sempre de mão única. Espero que o seu revendedor trabalhe com uma garantia mais séria e ofereça um ano, nesse caso você poderá fazer a troca.

Você checou todos os cabos e testou ou disco rígido em outro computador, o procedimento está correto. Se foram feitos esses testes e o HD não funcionou, então está provavelmente danificado. Não se faz este tipo de conserto no Brasil, e mesmo nos locais onde isso é feito, o objetivo é sempre salvar os dados, e não o disco, já que perde totalmente a sua confiabilidade.

Volta ao topo da página

18) Computador instável
Possuo um computador Pentium III, 600, 20GB, 64 memoria RAM, Placa ASUS, tudo OFF Board. Recentemente comprei uma placa de video TNT2 de 32MB em substituição ao que tinha de 8MB, porem após a instalação de tal placa, o equipamento vem apresentando erros constantes de Kernell e informa insuficiencia de memoria Ram. Uso o Windows ME e me aconselharam para instalar o Windows 2000. Qual é a melhor opção neste caso caro amigo???

Resposta:
É possível que você esteja usando um driver inadequado para a sua placa de vídeo. Use os drivers mais novos, obtidos em www.nvidia.com. Os drivers da série Detonator que eles criaram funcionam com a maioria dos seus chips gráficos. Também é recomendável instalar os drivers do chipset, encontrados no site do fabricante da placa mãe (www.asus.com). O driver mais importante deste conjunto é o AGP Miniport Driver, sem o qual a placa de vídeo AGP pode realmente apresentar problemas diversos na imagem e até mesmo na estabilidade do computador. O uso do Windows 2000 pode não ser a melhor solução. Inúmeros programas de multimídia e jogos não funcionam corretamente no Windows 2000, já que este sistema não foi criado para entretenimento e uso doméstico. Também vale a pena instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx.

Volta ao topo da página

19) É preciso teclar ENTER durante o boot
Apos montar 3 micros - k6II500=SIS 530 e PIII500=Xcell2000 tenho que pressionar o ENTER para o micro sair da tela Wait ... nao entendo o que esta acontecendo, pois antes de troca-lo de gabinete o mesmo funcionava normalmente.

Resposta:
O problema é estranho. Já vi um problema similar que ocorria apenas quando um determinado teclado estava conectado ao computador. Era preciso pressionar qualquer tecla depois da contagem de memória, senão o boot não prosseguia. Como era um teclado Microsoft, de boa qualidade, não era uma boa solução simplesmente trocar o teclado. Fiz a troca do cabo, e o problema deixou de acontecer. Eu recomendaria que você experimentasse utilizar outros teclados, aí pode estar a causa do problema.

Volta ao topo da página

20) Boot só funciona depois de várias tentativas
Tenho um pc Amd k-7 athon 128 mb nec,20gb,modem 56k pctel,placa de video 16 mb 305/Sis/AGP,e toda as vezes que tento ligar meu micro ele começa a carregar o Windows e ele trava. Tento ligar de novo e acontece este mesmo problema e somente depois de varias tentativas ele funciona normalmente. Estava usando o Windows 98 mas por achar que o problema era no Windows instalei o Windows 2000 e o problema continua. O que devo fazer?

Resposta:
Problemas intermitentes raramente são causados por software. Quando o hardware está em perfeitas condições, um software é sempre executado da mesma forma, já que é formado por uma seqüência fixa de instruções. Problemas em que o usuário tem que “tentar várias vezes até dar certo” são quase sempre causados por hardware. A chance de resolver esses problemas reinstalando o Windows ou instalando uma nova versão é mínima. Em relação ao hardware, os componentes digitais (processadores, memórias, chips em geral) normalmente não tem seu funcionamento afetado pela temperatura, a menos que estejam com defeito. Já uma fonte de alimentação, formada por componentes analógicos, pode apresentar problemas de sensibilidade à temperatura. Você pode fazer um teste. Faça um boot com um disquete e deixe o computador ligado durante 10 minutos. Depois retire o disquete e faça um boot pelo Windows. Se funcionar de primeira, então existe um problema relacionado com a temperatura. O micro só funciona depois que “esquenta”. Nesse caso será preciso investigar a causa do problema. A fonte de alimentação é suspeita, mas placas de CPU da PC Chips também podem ser a causa do problema, já que essas placas usam componentes de qualidade inferior.

Volta ao topo da página

21) Problema com a placa mãe...
Gostaria de saber se minha placa mãe, ainda tem solução. Qualquer hd que coloco nela,  ao iniciar dá command.com inválido
BIOS SIS 530 AMBIOS 586 1985 - 1995 1024 K CACHE
DUAS SERIAIS
PROCESSADOR K6-II-400

Resposta:
Ao instalar um HD, é preciso usar o comando Detect IDE no CMOS Setup para que seja reconhecido com os parâmetros corretos. Depois usamos os programas FDISK e FORMAT para inicializar o disco. Se mesmo assim existem problemas, então provavelmente a sua placa mãe pode estar defeituosa. Ainda assim é conveniente trocar os cabos e testar o conjunto em outro gabinete / fonte de alimentação. Experimente ligar o disco rígido na interface IDE secundária, é possível que a primária esteja defeituosa mas a secundária esteja boa. Lembro que em www.laercio.com.br existem vários artigos sobre instalações de hardware, inclusive abordando o uso dos programas FDISK e FORMAT.

Volta ao topo da página

22) Bateria fraca e erro no vídeo
Tenho um AMD K6-II 500MHz, 128MB RAM, 20GB HD, CD-ROM 48X, Placa-Mãe PC-CHIPS PC100 c/ vídeo, rede, modem e som on-board. Até o ano passado ele funcionava perfeitamente, mas de um tempo pra cá quando ligo minha máquina, o micro liga e a tela do monitor fica esbranquiçada. Quando eu teclo reset, ele faz o boot normalmente e funciona como tal. Ele está assim há um bom tempo. Agora, toda vez que ele fica muito tempo parado e volto a ligá-lo, depois da tela em branco, ele faz o boot e me mostra uma mensagem dizendo que as configurações da BIOS CMOS se perderam e exibe a mensagem LOAD CMOS BIOS DEFAULT. Aí tenho que configurar a bios manualmente, reinicio a máquina e volto a trabalhar normalmente. O que será que pode estar acontecendo? Será que a bateria que alimenta a bios pode estar fraca e será necessário a
troca? 

Resposta:
A adulteração nas cores do vídeo podem ser causadas por defeito no próprio monitor ou na placa de vídeo. Se você resetar o computador e as cores voltarem ao normal, então o problema é provavelmente na placa de vídeo, e não no monitor. No seu caso, a placa de CPU tem vídeo onboard, então o defeito está na própria placa mãe, não há como consertar. Ainda assim vale a pena pedir ajuda a um técnico, pois ele pode descobrir algo mais, por exemplo um problema na fonte ou outra anomalia que só pode ser detectada com um exame “ao vivo”. Já o problema da perda de Setup é clássico. Ocorre quando a bateria da placa de CPU está fraca. A maioria das placas de CPU usa baterias de lítio, em forma de moeda, modelo CR2032 ou similar. É fácil encontrar essas baterias nas lojas de hardware, e mesmo em lojas de relógios. Basta fazer a sua troca e o problema ficará resolvido.

Volta ao topo da página

23) Placa PC Chips trava com Windows XP
Tenho um micro Duron de 1.0 Mhz, Placa mãe Pcchips(M812 on-board),de 246Mb de Ram,Hd de 20 Gb,Windows/98 e XP instalados.Após instalação do Windows XP o micro começou a travar,o mesmo não ocorre com o Windows/98.Como devo proceder diante desse problema?

Resposta:
É preciso antes de mais nada ter certeza de que a sua placa está em boas condições. O Windows XP tende a utilizar muito mais os recursos de hardware que o Windows 98, portanto o fato do Windows 98 funcionar bem não garante com total certeza que a placa está boa. Use um programa de diagnóstico de hardware, como o PC Certify, encontrado em www.eurosoft-usa.com. Faça testes repetitivos na memória, processador, placa mãe e disco rígido. Se passar nos testes, procure os drivers da sua placa de CPU para o Windows XP. Os drivers nativos (que acompanham o Windows) e os drivers mais antigos que estão no CD-ROM da sua placa de CPU não necessariamente funcionarão bem (esta placa foi lançada antes do Windows XP). Drivers poderão ser encontrados em www.pcchips.com e www.amptron.com. Note entretanto não tem boa reputação no que diz respeito ao suporte. Muitos produtos simplesmente são retirados do seu site, mesmo quando relativamente recentes. Não deixe também de instalar o Service Pack 1 do Windows XP, encontrado no site da Microsoft, pois vários problemas no Windows XP foram encontrados e são solucionados com esta atualização.

Volta ao topo da página

24) O velho conflito entre mouse e modem
Oi Laércio, tenho um K-6 2 400. Ele está com um problema de conflito. Quando eu ligo o mouse não se mexe ai eu tenho que ir no painel de controle, Sistema e desativar o modem, e depois remover o mouse pra depois instalalo de novo, ai ele volta ao normal, mas quando eu desligo o computador o problema volta. E meu mouse não tem Disquete, nada o que eu faço.

Resposta:
Este problema era muito comum há uns anos atrás, quando os computadores não usavam o padrão PnP (Plug and Play). O mouse e o modem estão usando a mesma interrupção. Se o seu modem possui jumpers, configure-o como COM3 e IRQ9. Uma outra solução é desativar a COM2 no CMOS Setup, ligar o mouse na COM1 e configurar o modem como COM2 / IRQ3. Outra solução é usar um mouse padrão PS/2, que não gera conflitos com o modem. Se tiver dúvida, leia meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br.

Volta ao topo da página

25) Problemas com placa Soyo
Tenho um pc com a soyo dragon plus processador amd atlon 1.2, memória ddr 512 Placa de som audigy platinum,placa de vídeo gforce 2 mx 400 64mg. O problema e o seguinte, ela estar travando no win.xp Eu instalei win.xp e comecei a instalar os drivers só que quando instalo a placa de som audigy começa apitar e trava. O problema começou apos ter colocado a placa mãe soyo dragon plus. Já fiz atualização dos drivers para xp e não resolveu o problema. 

Resposta:
O Windows XP possui muitos drivers para placas de som e vídeo, e muitos produtos recentes também oferecem esses drivers, mas ao mesmo tempo, muitos bugs também precisam ser corrigidos. Recentemente foram disponibilizados novos drivers para a Sound Blaster Audigy para o Windows XP, recomendo que você os instale. Teste o seu computador inicialmente sem a placa de som, para ter certeza de que o sistema CPU/Vídeo está funcionando corretamente. Desabilite o som onboard e instale a placa Sound Blaster Audigy, juntamente com os drivers mais recentes. Não esqueça também de instalar os drivers do chipset da sua placa mãe, disponíveis no site da Soyo. Este driver deve ser específico para o sistema operacional que você utiliza. Uma forma de avaliar se o problema está relacionado com os drivers é fazer um teste, instalando uma versão mais antigas do Windows. Normalmente os drivers fornecidos com os produtos lançados nos últimos dois anos funcionam bem com o Windows 98 e com o Windows ME, mas alguns podem apresentar problemas no XP. Recomendo também que você faça mais uma checagem na montagem do computador, se a placa está bem ajustada ao gabinete, sem ser flexionada, verifique se os módulos de memória estão bem encaixados. Não tenho recebido reclamações a respeito da Soyo Dragon Plus. Não esqueça de tomar cuidado para não danificar as placas com eletricidade estática.

Volta ao topo da página

26) Computador instável
Estou com um "problemão" com o meu Athlon 1,2 Ghtz, 128MB RAM, PL. Mãe Soyo SY - K7VTA-PRO, Pl. Vídeo Riva TNT2 32MB, DVD-ROM LG, CDRW LG. Eu estava usando o Windows 98 e de repente a minha máquina começou a reiniciar sozinha. O PC reiniciava frequentemente, tornando impossível o seu uso. Eu abri o gabinete, limpei o cooler do processador, que por sinal, estava muito sujo, assim como todo o gabinete. O problema se resolveu. Aproveitei para formatar a máquina e instalar o Windows XP. Depois de mais ou menos um mês da "limpeza", o problema voltou a acontecer, agora no Windows XP. Mas desta vez o computador trava ao invés de reiniciar, e as vezes antes mesmo da inicializaçao do sistema operacional, tornando muito difícil o acesso ao computador. Algumas vezes ao ligar o PC, uma voz aparece do auto-falante da CPU, mas eu não consegui identificar o que tal voz diz. 

Obs.: Algumas vezes eu consigo ligar o computador normalmente e utilizar todos os softwares que sempre usei, como estou fazendo agora.

Obs2.: O problema começou a acontecer depois que eu deixei a máquina ligada por um período de mais ou menos 24hrs, mas com o gabinete aberto, para melhor ventilação.

- Ao tentar ligar a máquina, a mensagem de erro abaixo apareceu.

Foi detectado um problema e o Windows foi desligado para evitar danos ao computador

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Certifique - se de que qualquer novo item de hardware ou software está corretamente instalado
Se os problemas persistirem, desative ou remova qualquer item de hardware ou software recentemente instalado.
Desative as opções de memória BIOS, como Sombreamento ou Cache.
Informações Técnicas: 
*** STOP: 0x0000000A (0xFF9771B4, 0x0000001C, 0x00000000, 0x8050F09D)

Depois disso, eu desinstalei alguns programas que eu havia instalado recentemente. O problema persistiu. Desativei a Opção Vídeo Shaddow no Setup da BIOS. Consegui utilizar o computador, mas no dia seguinte os frequentes travamentos voltaram. Desativei então as duas opções de CACHE da BIOS. Internal CPU Cache e External Cache. O computador ficou tão lento que nem chegou a entrtar no Windows XP. Voltei ao Setup da BIOS e reativei o Internal CPU Cache, mas deixei o External Cache desativado. Novamente pensei que o problema havia sido resolvido, mas após algum tempo, voltaram os travamentos. Obs.: As opções Vídeo Shadow e External Cache continuam desativadas. Obs2.: Já passei um antivírus atualizado e nada foi detectado. Uso um poderoso Firewall, portanto descarto a possibilidade de invasão. Obs3.: Tenho um HD Samsung SV2001H com três partições. Em uma deixo apenas o sistema operacional e nas outras duas, meus arquivos pessoais.  Meu computador está parecendo carro a álcool que tem que esquentar para "pegar". Somente funciona após alguns travamentos no Windows XP. Com esses travamentos já perdi alguns arquivos, mas nada importante.

Resposta:
Essa é complicada, e o ideal é que fosse investigada em laboratório, por um bom técnico. Problemas como este podem ser causados simplesmente por uma placa de vídeo mal encaixada, ou um módulo de memória nas mesmas condições, ou por um defeito físico em qualquer das placas do computador, ou por um problema intermitente na fonte de alimentação. Realmente as origens são inúmeras, e é preciso fazer uma investigação mais profunda. Eu começaria montando novamente o computador em um gabinete/fonte de alimentação confiáveis. Não necessariamente novos, mas que tivessem funcionado corretamente em outro computador, sem apresentar problemas. Montaria o computador usando apenas a placa de CPU, placa de vídeo, drive de disquetes, disco rígido e drive de CD-ROM, além de teclado e mouse, é claro. Deixando as caches desabilitadas, faria um teste de memória usando um programa de diagnóstico, como o NDIAGS, que faz parte do Norton Utilities. Depois repetiria o mesmo teste com as caches habilitadas. Note que o teste de memória demora várias horas. Um problema muito sério é a qualidade do gabinete. Praticamente todos os gabinetes modernos têm rigidez mecânica sofrível. Um pequeno movimento relativo entre a parte lateral e a parte traseira pode provocar um desencaixa da placa de vídeo por uma fração de milímetro, resultando em diversas anomalias. Depois instalaria o sistema operacional e verificaria o funcionamento. Em caso de sucesso, poderia voltar ao gabinete e à fonte de alimentação anterior. Quando um computador apresenta comportamento anormal, normalmente o defeito está em uma única peça. É bem mais raro que duas ou mais peças estejam estragadas, simultaneamente. A única forma segura de detectar a peça defeituosa é através de substituições. Laboratórios bem equipados utilizam placas de diagnóstico que facilitam a identificação do problema. Para o usuário sem recursos materiais, limpar tudo, reinstalar o sistema operacional e fazer modificações no CMOS Setup pode resolver, mas nunca ajudará a identificar uma peça defeituosa. Somente a troca seletiva poderá ajudar.

Volta ao topo da página

27) Temperatura interna do computador
Olá, tenho um micro AMD Athlon 900mhz com 256mb de ram, placa de video nvidia geforce2 mx400 e hd seagate de 20gb, placa mae é uma soyo k7via, tipo.. estou em duvida, pois estou achando o meu computador com temperatura muito elevada, em torno de 51°, gostaria de saber se esta mesmo alta, se estiver o que devo fazer?

Resposta:
As placas de CPU modernas medem tanto a temperatura do processador como a do interior do gabinete (normalmente chamada de motherboard temperature). Se o interior do gabinete está com 51 graus centígrados, então está muito quente. O normal é no máximo entre 40 e 45 graus. A temperatura do interior do gabinete pode ser reduzida de várias formas, não necessariamente simultâneas. Organize os cabos no interior do gabinete para facilitar o fluxo de ar. Instale um cooler adicional, acoplado na parte frontal interna do gabinete. Deixe um espaço de no mínimo 15 cm livre entre a parte traseira do gabinete e a parede para que o ar quente saia com mais facilidade, ou seja, não deixe a parte traseira do gabinete encostada na parede. Use ar condicionado, se necessário. Os processadores modernos são muito quentes, e o ideal é que sejam usados gabinetes espaçosos. Quanto mais compacto é um gabinete, mais sérios são os problemas de aquecimento. Por outro lado, se a temperatura à qual você se refere é do processador, então não se preocupe, está bem baixa. Processadores modernos suportam facilmente temperaturas entre 80 e 90 graus. Essa temperatura é reduzida com o uso de coolers grandes e pasta térmica.

Volta ao topo da página

28) Conflito entre modem e placa de vídeo
Meu modem não disca devido à placa de vídeo. Constatei o problema trocando a placa atual por outra. Será que tenho que trocar este hardware ou devo  atualizar o driver da placa de vídeo? Meu modem é um US Robotics Mdm1807W, version 4.11.005.2Win Modem e a placa de vídeo é uma SiS 6326. Obrigado pela força!

Resposta:
Há alguns anos atrás este problema era relativamente comum. Certas placas de vídeo podiam entrar em conflito com o modem, pois seus chips gráficos usam indevidamente faixas de endereço destinadas à COM3. Verifique no Gerenciador de dispositivos se o seu modem está usando endereços entre 3E8 e 3EF. Se estiver, fica caracterizado o conflito. Para resolver o problema será preciso alterar o endereço do modem, para COM4, por exemplo. Isso pode ser feito pelo Gerenciador de Dispositivos. Consulte meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware” para aprender a técnica. Um processo mais simples pode ser usado. Retire o modem e desative a COM2 no CMOS Setup. Instale novamente o modem, e ele agora deverá funcionar como COM2, fugindo assim do conflito. Além dessas providências, outras medidas habituais devem ser tomadas, como a atualização dos drivers de ambas as placas.


Placa de vídeo com chip SiS6326

Volta ao topo da página

29) Teclado rebelde
Sou técnico em informática e recebi três chamadas para solucionar um problema comum em três micros diferentes: -Quando digito o acento ~ ou '(til ou acento agudo) em qualquer área do windows, seja no editor de texto, ou em qualquer outro programa, o acento aparece antes da letra e ainda por cima duplicado. Ex: (maç~~a ou caf''e ao invés de maçã e café); troquei os teclados e nada foi resolvido, porquê está acontecendo isso? Como devo proceder para solucionar o problema? gostaria de contar com a colaboração de alguém que já tenha visto esse problema antes, pois realmente não consegui solucionar!

Resposta:
Já vi erros parecidos com este, que ocorrem quando o teclado está configurado com um layout errado, mas não a ponto de repetir o acento. De qualquer forma publico o seu e-mail para que alguém possa ajudar se tiver passado por um problema igual. Os caracteres aparecerão corretamente se o teclado estiver configurado com o layout correto. No Brasil são comuns os teclados “com Ç” e “sem Ç”. O teclado “com Ç” deve ser configurado através do comando “Opções regionais e de idioma”, no Painel de controle, como Português ABNT2. O teclado “sem Ç” deve ser configurado como Estados Unidos Internacional. Quando essas configurações estão erradas, realmente ocorrem problemas de acentuação. Experimente fazer a correção e envie novamente sua dúvida se ainda continuar com problemas.

Volta ao topo da página

30) HD não é reconhecido
Caro companheiro Laércio, sou leitor de sua coluna a varios anos, estou tendo um problema com o meu HD, tenho um computador Pentium-MMX 233, com HD Quantum AT Fireball Lct 15 de 20.0 GB,p/n SG-012345-12547-0AL-33M1, utilizei o disco de Incialização da Recuperação Basica do Norton Antivirus 2000 "desatualizado", aconteu que quando reinicie o meu computador ele não mais reconheceu a unidade C:, verifiquei também utilizando um disquete de sistema que a unidade C: somente era reconhecida com 17 GB, e os dados que havia nele tinham sumido. Como tenho outro HD que não estava instalado, ligei os dois, verificando na propriedade de disco o HD defeituoso tem espaço de aproximadamente de 5 GB de dados, Gostaria muito que você me ajudasse a recuperar os dados dessa unidade, pois tenho muitos arquivos e programas de extrema necessidada dos quais não fiz backup.

Resposta:
É difícil dizer à distância, com absoluta certeza, o que aconteceu com o seu computador. O ideal seria um exame ao vivo, feito por um bom técnico. Eu desconfio que o problema ocorreu devido ao apagamento do driver LBA que possivelmente estava instalado na trilha zero do seu disco rígido. Placas de CPU antigas tinham certos limites na capacidade máxima do disco rígido. As placas atuais também têm este limite, porém é bem mais elevado. No tempo em que o Pentium MMX era comum (1996-1998), muitos BIOS davam suporte a discos de no máximo 2 GB, 4 GB ou 8 GB. Apenas depois do final de 1998 os BIOS passaram a dar suporte a discos com mais de 8 GB. Uma solução para o problema era a atualização do BIOS, coisa que muitas vezes não pode ser feita, pela falta de suporte e versões novas de BIOS para placa antigas. A outra solução é instalar um driver LBA na trilha zero do disco rígido. Quando o PC é inicializado, este driver é lido e passa a fazer o controle do acesso ao disco rígido, dando suporte a discos com maiores capacidades. Este driver é fornecido através de programas que acompanham os discos rígidos, ou que são obtidos nos sites dos seus fabricantes (Disk Manager ou EZ-Drive, por exemplo). Se disco provavelmente usava este programa, que deve ter sido apagado pelo Norton Utilities. Recomendo que agora o seu disco rígido seja conectado em um computador mais moderno para que possa ser acessado. A seguir seus dados devem ser copiados para o disco rígido deste outro computador. Terminada a cópia, o seu disco rígido deve ser reinstalado no seu computador, usando o driver LBA oferecido pela Quantum. O sistema deverá ser instalado, e finalmente seus dados originais devem ser restaurados, através de uma rede ou CD-R. Também é possível conectar o seu disco rígido neste segundo computador mais moderno e copiar os dados de volta. Recomendo que esta operação seja feita por um técnico experiente, pois não é nada automática, e é muito perigosas para quem tem pouca experiência.

Volta ao topo da página

31) Novo HD esquenta muito
Olá. Tenho um AMD K-6 II  500 Mhz 3D Now com placa mãe soyo 5EHM V 1.3 placa de vídeo 8,0 Mb Diamond, Placa de Som Creative Sound Blaster, 320 Mb de memória Ram, e três HD's sendo 1 HD de 10 Gb, 1 HD de 40 GB e um HD de 2 GB e uma gravadora LG de 40X10X40X. Logo após que comprei o HD de 40 GB e instalei notei que a minha CPU está esquentando exageradamente e não sei como faço para medir a temperatura (minha placa mãe parece não ter sensor de temperatura), caso a temperatura esteja muito elevada o que devo fazer? A pouca distância entre os HD's influem muito na temperatura? Pode ocorrer algum defeito? Tem como eu substituir o gabinete de Mini ATX para ATX sem substituir nenhum componente?

Resposta:
Realmente as placas de CPU mais antigas não possuem sensores de temperatura. Muitas placas para processadores K6-2 possuem, muitas não. O interior do gabinete pode mesmo ficar muito quente quando são instalados três discos rígidos, principalmente em gabinetes muito compactos. A coisa fica inda pior devido ao gravador de CDs, que esquenta mesmo durante as gravações, e ao K6-2, que também é um processador bastante quente. O calor ainda não está causando problemas, mas poderá causar inúmeros, com o passar do tempo. Os discos rígidos, o processador e todos os chips do computador sofrerão maior desgaste térmico e podem queimar sem aviso. Como você tem muitos dispositivos instalados, recomendo que desmonte o computador e o monte novamente em outro gabinete. A fonte de alimentação provavelmente não precisará ser substituída, já que tudo ainda está funcionando. Compre portanto um gabinete maior, sem fonte, e use-o para montar novamente seu computador. Se você não tem experiência em montagem, pode pedir ajuda a um técnico ou colega, ou então usar meus artigos sobre montagem de micros, em www.laercio.com.br.

Volta ao topo da página

32) Computador com Athlon XP esquenta muito
Tenho um computador com a seguinte configuração: Processador AMD Athlon XP 1700+, Placa Mãe Soyo K7V Dragon Plus, Memória  256 MB DDR,  HD 40 GB Maxtor-Quantum ATA 133 7200 RPM, CD-ROM LG 52x, Gravadrora LG 24x10x40, Fax-Modem Lucent 56K V90, Placa de Vídeo Sparkle Gforce2 MX400 64MB, Windows 98 e Windows XP. Ultimamente, no entanto, começou a apresentar problemas: primeiramente o mouse (PS/2) apresentou pequenas "travadinhas" no Windows XP (principalmente com o Corel Draw) e os jogos simplesmente travavam no Windows 98. Após algum tempo o computador passou a reiniciar sozinho. Troquei o mouse por um serial e desinstalei o Windows XP. O computador parou de reiniciar sozinho e os problemas com o mouse acabaram, mas passou a travar como também a esquentar mais (o programa Smart Guardian que veio com a placa mãe Dragon chegou a acusar 60 oC várias vezes, coisa que nunca havia acontecido antes). Me foi dito que talvez o problema fosse com a placa de vídeo, que estava esquentando muito, o que me levou a testar outra placa, mas os problemas continuaram. Minha placa também foi testada em outro computador e não apresentou problemas. Agora, depois de vários testes, a única coisa que descobri foi que se o processador for colocado para trabalhar a 100 MHz (CPU FREQUENCY SELECT no menu inicial de configuração), o computador funciona perfeitamente. O problema é que a placa mãe Dragon foi feita para trabalhar a 133 MHz e, a 100 MHz, ela não reconhece o processador como um Athlon XP 1700+ e sim como um Athlon 1.1 GB, o que faz com que a performance do computador diminua bastante.  O que pode estar acontecendo???

Resposta:
Trabalhando com 100 MHz o computador passa a funcionar bem. Isso me leva a duas suspeitas: a memória pode não ser compatível com a sua placa mãe, ou o processador pode estar com excesso de aquecimento. Quando o clock externo do processador é reduzido, memórias que não funcionam bem a 133 MHz podem passar a funcionar bem a 100 MHz. Um teste que poderia portanto ser feito é checar o funcionamento com outras memórias. Se isto não for possível, entre no CMOS Setup e no item SDRAM Timing, desmarque a opção “SPD” e deixe em manual. Escolha então o valor de CAS Latency como 3, ao invés de 2. Este ajuste muitas vezes resolve o problema, apesar de deixar o acesso à memória um pouco mais demorado, mas ainda assim a 133 MHz (os acessos à memórias serão feitos com a temporização 3-1-1-1, ao invés de 2-1-1-1). Em geral as placas de CPU aceitam qualquer memória compatível, mas existem casos em que apenas determinados módulos funcionam. A outra questão é que quando a velocidade é reduzida de 133 para 100 MHz, o mesmo ocorre com o clock interno e com o aquecimento. Com menor aquecimento, o computador passa a trabalhar melhor, então é muito provável que o seu sistema de ventilação e resfriamento não esteja adequado ao atual processador. Sugiro que seja usado um cooler maior, acoplado ao processador através de pasta térmica (sem pasta térmica, o Athlon pode até mesmo fritar). Melhore o sistema de ventilação do seu gabinete, organizando os cabos flat no seu interior. A instalação de um ventilador frontal na parte interna do gabinete, direcionando o ar de fora para dentro, também ajuda bastante.

Volta ao topo da página

33) Placa Geforce causa travamento
Após a instalação de uma placa MSI GeForce 4 MX440-t, o Windows 98SE começou a travar. Migrei para o XP, os travamentos pararam, mas quando executo o jogo Counter-Strike, o travamento acontece e o mouse para. Quando eu tinha ainda a RivaTNT, os travamentos não aconteciam. Para a GeForce já usei o driver da MSI, o Detonator da nVidia e o driver padrão do XP. Mas em todos os casos houve o travamento do jogo. O travamento só acaba quando eu abaixo o clock tanto da memória quanto da core, pelo driver padrão da MSI, mas após algum tempo jogando o travamento volta a acontecer. O hardware é o seguinte: Pentium III 600, 256 MB de SDRAM, placa-mãe Soyo SY-6VCA, GeForce 4 MX440-t, placa de som Creative Ensoniq, modem US Robotics 2977 e HD Quantum 15Gb. Também já instalei os drivers atualizados da placa-mãe (VIA 1.43) e de nada adiantou, o travamento continuou a acontecer. O jogo Warcraft 3 também trava quando não se abaixa os clocks. Peço ajuda. Muito obrigado.

Resposta:
É muito difícil acetar à distância, o problema que está ocorrendo com o seu computador. Por exemplo, é possível a fonte de alimentação não esteja sendo capaz de fornecer a corrente adequada ao computador, resultando em instabilidade no funcionamento – possibilidade que não descarto. Mas acho que o problema mais provável é a temperatura. A redução do clock reduz o aquecimento, e se isso fez o problema melhorar, então é possível que o problema seja mesmo a temperatura. Se o problema se manifesta sempre depois que o computador está ligado há um certo tempo e não ocorre quando o computador está frio, podemos afirmar com quase certeza que este é mesmo o problema. Recomendo que você organize os cabos flat no interior do gabinete para que não atrapalhem o fluxo de ar que irá refrigerar o processador e o chip gráfico. Instale um cooler frontal no gabinete (a maioria dos gabinetes modernos possui um local para a instalação deste cooler). O procedimento de instalar os drivers atualizados da placa mãe e da placa de vídeo é correto. Recomendo ainda que você faça testes com outros jogos. É possível que existam problemas específicos apenas com esses jogos. Muitos fabricantes de jogos oferecem atualizações (patches) visando solucionar problemas encontrados pelos usuários.

Volta ao topo da página

34) TNT2 travando o micro
Possuo um computador Pentium III, 600, placa-mãe Asus, 192 MB Ram, com a placa de video TNT2 M64 32MB (tudo off-board), e estou tendo muitas dificuldades (travamento do computador) ao executar alguns jogos que exigem a aceleração grafica 3D! Possuo uma certa gama de jogos 3D e possuia uma placa 3D com 8MB, e por isso, resolvi adquirir a placa acima referida com a esperança de executar esses jogos (um exemplo é o jogo Warcraft III). Entendo que o jogo que referi à pouco exige muito dos efeitos graficos da placa, porem nao entendo o porquê do travamento em um jogo como o MIG-29 que é de baixo nivel de efeito grafico e outros onde a configuração maxima exigida no game está no padrão do meu computador. Baixei os drivers da serie Detonador do site www.nVidia.com e infelizmente ocorre o travamento do equipamento após a reinicialização. Executei também a atualização dos drivers atuais no mesmo site e o resultado foi o mesmo. Antes de baixar estes drivers, havia efetuado uma copia de segurança dos drivers anteriores! Espero que possa me ajudar/aconselhar em uma solução para este dilema.

Resposta:
Recomendo que você faça o seguinte: 1) Vá ao site da Asus (www.asus.com) e obtenha a versão mais recente dos drivers do chipset da sua placa de CPU. Entre esses drivers está o “AGP Miniport Driver”, necessário ao correto funcionamento das placas AGP. Sem este driver, realmente podem ocorrer travamentos e outras anomalias. O driver depende do sistema operacional e do chipset existente na sua placa mãe. 2) Instale a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. Use então o comando Iniciar / Executar / DXDIAG.EXE. Selecione a guia Exibir e clique no botão para testar modo 3D. Se estiver tudo bem com a sua placa, você verá um cubo girando. 3) Instale os drivers encontrados em www.nvidia.com. Normalmente os drivers mais recentes funcionam bem, mas você pode experimentar outros mais antigos (os existentes no CD-ROM que acompanha a sua placa de vídeo). Note que podem ocorrer problemas não necessariamente relacionados com a placa de vídeo, mas por bugs em jogos. Não estou encontrando meu CD do MIG-29, mas pelo que me lembro, este jogo não opera com Direct3D, e sim, usa renderização 3D por software. Portanto as eventuais anomalias não dependem da placa. Tenho um outro jogo, o Heavy Gear, que também não funciona com Direct3D. Opera com Glide (das antigas placas Voodoo) ou com renderização 3D por software. Recomendo ainda que você vá aos sites dos fabricantes dos jogos e verifique se existe algum patch (atualização) que corrige eventuais bugs.

Volta ao topo da página

35) Erros na finalização do Windows
Gostaria que, se possivel, me orientasse sobre o seguinte problema que tenho verificado em minha máquina:
- sempre que vou desligá-la aparece as seguintes mensagens de erro:
-"Unhandled exception: c0000005 at.adrdres: 100037c6"
ao abrir dw causou um erro e DW.exe.
e em seguida:
"Pgmonitr causou um erro em(desconhecido) em PSDK.DLL...e será fechado...
Se o problema persistir, tente reiniceiar o computador..."

O outro problema é quando vou abrir um arquivo ou a impressora,por exemplo. Tem horas que demor demais pra abrir! Será que não é por conta da mensagem (que aparece na parte inferior da tela) "solicitando verificação de vírus..." ou outro?

Resposta:
Este tipo de erro normalmente não é causado por hardware, mas por aplicativos. O arquivo DM.EXE faz parte do Office, e o PSDK.DLL faz parte de um pacote de desenvolvimento da Microsoft, com o qual são criados inúmeros softwares. Não posso dizer à distância qual é a causa do problema. Eu começaria tentando reinstalar o Windows, mas sem formatar o disco rígido. Faça a instalação “por cima”, ou seja, usando o mesmo diretório C:\Windows já existente, para que seus arquivos de dados não sejam apagados. Depois reinstale o Office e verifique como o problema ficou. Quanto ao erro em PSDK.DLL você precisará descobrir qual é o aplicativo de origem. Pode ser um programa que você executou, ou um módulo que é carregado automaticamente na inicialização do Windows. Se você souber qual é o módulo, poderá desinstalar o programa. Se não souber, use Control-Alt-Del para ativer o Gerenciador de Tarefas e desative cada um dos processos seletivamente, até descobrir qual deles é o causador do problema. Lembro ainda que no caso do Windows 98, existe uma atualização no site da Microsoft, chamada “Suplemento de desligamento”. Você poderá instalar esta atualização através do comando Windows Update.

Volta ao topo da página

36) Travamento 
Caro Láercio. Tenho um Athlon 800Mhz, placa mãe ASUS K7V via kx133 com 384 de ram e placa de vídeo Gforce 4 mx440 TV da pixelview, usando Windows XP SP1. Meu problema é o seguinte: quando estou jogando jogos que exigem mais da placa de vídeo como o GTA3, Unreal Tournament 2003, Hitman 2 entre outros a maquina simplesmente reinicia o PC. Os drivers estão todos atualizados inclusive o do slot AGP. Queria saber de você se o problema está relacionado com o Windows XP - na caixa da placa de vídeo fala que ela é compatível com o XP - ou se o problema é a fonte do computador que não esta conseguindo alimentar toda a maquina, fonte de 300W. O que está acontecendo afinal?

Resposta:
Esta placa tem um Athlon que usa o encapsulamento em forma de cartucho (Slot A). Essas versões do Athlon, assim como ocorre com as atuais, é bastante quente. Quando entra em ação um jogo 3D pesado, o aquecimento do processador, ou até mesmo da placa de vídeo, pode resultar na reinicialização. Para tirar a dúvida, configure o jogo para resolução de 640x480 com 16 bits de cor. Isto fará com que a placa de vídeo trabalhe menos, mas não aliviará o trabalho do processador. Se desta forma o reset ocorrer, significa que provavelmente a causa está no processador. Se o reset não ocorrer, pode existir problema de aquecimento na placa de vídeo. Logo após o travamento, entre no CMOS Setup e use o monitor de temperatura. A temperatura normal do interior do gabinete (motherboard) não deve ser muito superior a 45 graus. Se estiver mais alta que isso, então a refrigeração do seu gabinete está ruim. A temperatura poderá ser reduzida com a organização dos cabos no interior  do gabinete, e em último caso, com a instalação de um ventilador frontal interno. Se a temperatura do processador estiver muito elevada (70 ou 75 graus), então é preciso melhorar o cooler do processador (instalar um maior) e aplicar pasta térmica. Lembro ainda que é necessário instalar os drivers do chipset da placa de CPU e que é sempre recomendável usar a versão mais nova do DirectX, encontrado em www.microsoft.com/directx/.

Volta ao topo da página

37) Impressora trava Internet
Instalei uma impressora e depois disso não consigo navegar pela internet, pois o computador trava. Ele só destrava se eu resetar a máquina e só consigo navegar após desinstalar a impressora. Não sei se os problemas são com as portas ou com os drives da impressora. O que devo fazer?

Resposta:
Em casos como este é bom dar mais informações, como marca e modelo da impressora e do modem, bem como a interface na qual a impressora está ligada (paralela ou USB). Você deve concordar que é difícil encontrar casos estranhos como este, e é também difícil resolver o problema à distância, portanto informações mais detalhadas seriam úteis. A causa mais provável para este problema é um conflito de hardware. Verifique se a interface de impressora e o modem estão utilizando a mesma IRQ. Isto pode ser verificado através do Gerenciador de Dispositivos. Se estiverem em conflito, você pode alterar a IRQ em uso pelo modem ou pela interface de impressora para desfazer o conflito. Se você não tem experiência com o uso do Gerenciador de Dispositivos, consulte meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br. Também vale a pena você experimentar atualizar os drivers da impressora e do modem, pois o conflito pode estar aí.

Volta ao topo da página

38) Gravador trava o micro
Instalei em meu computador (Pentium III, 128MB Ram, E-IDE-CD Rom 50X) um gravador de CD Sony 8x4x32, modelo CRX 140E. Após a instalação o gravador funcionou normalmente durante algum tempo, inclusive gravei três CDs perfeitamente. Depois disso ele passou a travar toda vez que eu tentava gravar alguma coisa. O programa usado é o Extreme CD. Ele abre normalmente, mas depois que eu coloco um CD virgem e um outro de música, o computador trava. Tentei gravar dados direto do computador, mas também não foi possível. Depois que o computador trava e é reiniciado, não consigo mais entrar no Windows. Reinstalei os programas do gravador e ele voltou a funcionar por mais algum tempo. Voltou a apresentar os mesmos problemas. Reinstalei mais uma vez, mas continua travando. O que posso fazer para resolver o problema?

Resposta:
Poderíamos suspeitar que o gravador está com defeito, mas ele voltou a funcionar depois que você reinstalou o software, portanto fica a dúvida. Você poderia tentar instalar este gravador em outro computador. Se neste outro PC o problema persistir, é possível que ele esteja defeituoso, voltando a funcionar aleatoriamente. Muitos equipamentos de informática no Brasil sofrem muito durante o transporte, pois para reduzir o espaço, importadores descuidados retiram as proteções de isopor das caixas dos aparelhos. Uma outra providência é desconfiar do software de gravação que você utiliza. Já ouviu falar em bug de software? São comuns e podem acontecer com qualquer programa, mas não deveriam. Procure instalar um outro programa de gravação (veja com algum colega que também tenha um gravador) e veja se o problema também ocorre. Lembro ainda que os programas gravadores de CDs precisam de espaço livre no diretório temporário (normalmente C:\Windows\TEMP) para criarem as imagens dos CDs que serão gravados. O ideal é ter alguns gigabytes livres para operar confortavelmente o gravador.

Volta ao topo da página

39) Erro na gravação de disquetes
Possuo um AMD K-6 233mhz, placa PC Chips, chipset M-571, CD Rom 32x, 32mb de Ram e drive de disquete 1.44. Meu computador deu um problema de falta de arquivos. Numa autorizada, o Windows 95 foi reinstalado. Depois disso, estava demorando muito para copiar um arquivo para qualquer disquete. A tela ficava azul com a mensagem: "erro na gravação do disco.
Não é possível gravar no disco que está na unidade A:. Dados ou arquivos podem ser perdidos. Pressione uma tecla para continuar". Por menor que fosse o arquivo, quando copiava, funcionava só no meu computador; em outros não. Um técnico reinstalou o Windows 95 de novo, mas o problema continuou. Hoje estou com o Windows 98 e o problema continua. Já testei
outro drive funcionando corretamente, outro cabo flat e o problema persiste. O que pode ser?

Resposta:
Pode existir defeito na interface de disquetes, e neste caso a solução mais confiável é a substituição da placa de CPU, mantendo o mesmo processador e as mesmas memórias. Se for o caso, não compre da marca PC Chips, pois é a pior placa. Por outro lado, é possível que sua placa esteja funcionando e o problema esteja na má instalação do Windows. Depois de instalado o sistema operacional é preciso instalar os drivers do chipset da placa de CPU, coisa que muitos produtores de PCs e técnicos esquecem. Esses drivers permitem que as funções do chipset operem corretamente. Seu PC podia originalmente ter esses drivers instalados, já que a gravação de disquetes funcionava bem. Quando o Windows foi reinstalado, podem ter esquecido. Existe uma forma simples de tirar a dúvida. Execute um boot no modo MS-DOS e tente formatar, gravar e ler disquetes. Se tudo funcionar bem e o problema ocorrer só no Windows, significa que o problema está nos drivers. É claro, estou supondo que os seus disquetes estão em boas condições. Disquetes antigos podem apresentar erros diversos, como os que você cita. Também é possível que a sua fonte de alimentação esteja com problemas. A placa de CPU possui reguladores de voltagem que corrigem tensões instáveis até certo ponto, mas os drives de disquetes “confiam” integralmente nas alimentações de +5 volts e +12 volts. Se essas tensões não estiverem em boas condições, o drive não funcionará corretamente.

Volta ao topo da página

40) Cache defeituosa
Formatei meu computador. Após dar o boot pelo disco do Windows 98 e tentar instalar o mesmo novamente recebi a seguinte mensagem: "não foi possível instalar o Windows, favor verificar o cache de seu computador". Como resolvo este problema?

Resposta:
Existe um problema de hardware na cache da sua placa de CPU. Provavelmente é a cache L2, já que a cache L1 está sempre embutida no processador. É preciso que o computador seja analisado por um técnico. Eu poderia dar alguma ajuda extra, mas você não deu informação alguma sobre o seu PC. Por exemplo, se for um modelo que usa cache externa (Pentium e K6, por exemplo), é possível que o problema possa ser resolvido pelo Advanced Chipset Setup, fazendo ajustes apropriados. Em www.laercio.com.br existe um artigo sobre o CMOS Setup, no qual existem informações sobre a configuração dos acessos à cache externa. Se o seu processador for um modelo que usa cache L2 interna (Pentium II, Celeron, Pentium III, Athlon, Duron, por exemplo), ou existe defeito no processador ou sua placa de CPU está usando overclock. Enfim, as possibilidades são muitas, e fica difícil dar uma solução direta sem saber mais dados sobre o seu computador.

Volta ao topo da página

41) Micro instável
Tenho um computador Semp Toshiba Lince 64mb, 800mhz com 10gb e Windows Me instalado. O mesmo não está inicializando. Quando reseto a máquina, ele entra no modo de segurança. Então, utilizo a restauração do sistema. Só que, após a restauração, ele ainda não fica bom. Às vezes, ele inicializa normalmente e às vezes entra no modo de segurança. O que pode estar acontecendo? Qual a solução?

Resposta:
O Windows carrega em modo de segurança quando ocorre algum travamento durante o processo de boot. Se trava na inicialização e você reseta, o Windows automaticamente fará o próximo boot em modo de segurança. Normalmente quando o Windows entra em modo de segurança, simplesmente reiniciamos o computador e o próximo boot será normal. Se ainda assim ocorrem travamentos no boot, seu computador está com um problema sério. As razões que levam um PC a travar no boot são inúmeras, desde defeito de hadware e erros na configuração do CMOS Setup até drivers com bugs e programas com arquivos corrompidos. É preciso fazer uma investigação do problema “ao vivo”, coisa que deve ser feita por um bom técnico. Desconfio que o problema seja de hardware, pois depois da restauração os problemas continuam.

Volta ao topo da página

42) Problemas depois de upgrade
Fiz um upgrade de alguns itens do meu computador, que era um K6-2 400mhz, 128mb de Ram e 10gb de HD Quantum Fireball LCT (tudo numa motherboard PCchips com vídeo, fax e som onboard). Adquiri um Pentium 3 de 866mhz, motherboard Asus CUV4x-C, 256mb de Ram, fax-modem USR 56k, placa de som Genius Sound Maker Live e placa de vídeo Voodoo 3000 AGP de
16mb. Mantive apenas o HD. Nem pude usar minha nova máquina direito. Quando ligo o computador, aparece a frase "Secondary Slave Drive Fails" após a contagem da memória; antes de aparecer "Iniciando o Windows 98" aparece "Error - Can´t write ESCD"; não consegui instalar o Office em nenhuma das minhas três tentativas - foi indicado até, memória insuficiente; tive que formatar o HD quatro vezes, algumas devido à instalação do Office e outra devido a problemas no registro do Windows (98Se) - foram acusados problemas no arquivo winaspi.dll; o Windows está muito instável, janelas do IE fecham sozinhas. O computador não apresenta conflitos de hardware na tela do gerenciador de dispositivos.

Resposta:
Antes de mais nada, as memórias originais do K6-2 não (PC100) não podem ser usadas com o Pentium III/866, que requer memórias PC133. Basta checar o tempo de acesso das memórais, que deve ser 7,5 ns ou menos. A mensagem da falha no Secondary Slave pode ocorrer caso os jumpers do drive de CD-ROM estejam configurados de forma errada. Instale o disco rígido ocmo Master na interface IDE primária (é também preciso desabilitar o jumper “Slave Present”), e instale o drive de CD-ROM como Master na interface IDE secundária. A mensagem “Cant’t write ESCD” será eliminada quando você habilitar no CMOS Setup, o item BIOS UPDATE. As anomalias que ocorrem no Windows têm jeito de falhas na memória, que podem estar ocorrendo pelo fato das memórias não serem PC133, como já citamos.

Volta ao topo da página

43) CD trava
Tenho dúvidas sobre um CD de game que tenho. É um jogo 3D (Star Craft) que geralmente trava meu PC e nem com ctrl+alt+del eu consigo sair. Pensei que fosse pelo poder de processamento da máquina, mas acho que minha configuração é adequada: Atlhon 850mhz, 128mb, 20gb Quantum, modem 56k USRobotics Winmodem (acho que este modem não é muito bom, né?), placa de vídeo Nvidia TNT2 32mb, placa-mãe Asus A7V-133mhz, drive de CD Liteon de 52x (que não rodava um CD copiado do próprio Star Craft) e Windows Me. Geralmente uso esta máquina para textos, MP3 e jogos. Gostaria que desse uma opinião sobre qual a melhor configuração posso ter com minha máquina e o que pode ser o problema do CD (gravável Nipponic).

Resposta:
Travamento em jogos é um problema muito comum em qualquer computador. É mais crítico no caso de PCs de baixa qualidade. Tenho aqui um PC com configuração muito parecida com o seu, com a mesma placa de CPU e mesma placa de vídeo, e já testei dezenas de jogos e programas, sem observar problemas. A configuração do seu PC também é adequada para todos os jogos modernos. Recomendo apenas que você instale o driver “Detonator” para sua placa de vídeo, encontrado em www.nvidia.com e que instale a versão mais nova do DirectX, obtida em www.directx.com. Travamentos em CDs podem ocorrer, no caso das mídias graváveis. Recomendo que você use mídias douradas, de boa qualidade, e que em caso de problemas, as gravações sejam feitas em 1x. Nipponic não é uma marca de boa reputação, nem para disquetes, nem para CD-Rs.

Volta ao topo da página

44) Scanner problemático
Tenho um Pentium de 100mhz com 32mb de memória. Ainda não consegui identificar o modelo de minha placa-mãe, mas ela é uma Pchips. Tenho um scanner Genius Color Page Vivid e, sempre que tento scannear alguma coisa, recebo esta mensagem: "Scanner não encontrado. Verifique se a porta LPT (SSP/EPP) está ativada, se o adaptador de corrente está ligado ao conector do scanner e se o cabo da porta paralela está ligado à porta LPT". Verifiquei todos os itens acima, mas continua não funcionando. Já me disseram que era o IRQ, que era a placa-mãe e etc. Gostaria de saber sua opinião.

Resposta:
Através do CMOS Setup, você configure a sua porta paralela como ECP. Verifique no Gerenciador de dispositivos se a porta paralela também está declarada como ECP. Se não estiver, clique em Atualizar no Gerenciador de Dispositivos. Pode ser necessário instalar um novo driver para o seu scanner. Muitas vezes o driver de um sistema operacional pode funcionar com versões mais novas, mas o ideal é obter o driver mais novo. Você também pode utilizar o Gerenciador de Dispositivos para verificar se existe conflito de IRQ na porta paralela. Se existir, será preciso remanejas as IRQs (alterar configuração, na guia Recursos) para desfazer o conflito. Se isto for necessário, consulte meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br.

Volta ao topo da página

45) Os travamentos de sempre
Adquiri um PC na Multimídia com a seguinte configuração: Pentium III 750mhz, placa-mãe Soyo SY-7BBA 133, 128mb de Ram, placa de vídeo TNT Riva 32mb, modem de 56kb, monitor LG de 15", HD de 20mb Seagate, CD-Rom de 56x e Windows 98. Este equipamento tem apresentado erros, quando ligo, desligo o micro ou acesso a internet. A mensagem é: "Este programa executou uma operação ilegal e será fechado. FSG causou uma falha de página inválida no módulo FSG.EXE em 017F.00400037". Este erro não causa nenhum problema, mas incomoda. Tenho outro problema. Meu filho ganhou um jogo antigo que se chama Chogo. Não conseguimos instalá-lo, sempre dá erro ou trava. Diante disso, gostaria de sua opinião sobre o que devo fazer.

Resposta:
Se o computador ainda estiver na garantia, peça que resolvam o problema. A qualidade do equipamento é boa, tem uma boa placa de CPU e uma boa placa de vídeo, mas pode existir algum problema. As mensagens de erro sempre ocorreram, mesmo com o computador novo, ou surgiram de uma hora para outra? Se sempre ocorreram, trata-se de um problema com origem na fabricação. O PC pode estar com erros de configuração no Windows ou no Setup, ou então sua memória pode estar danificada. É muito difícil dar uma solução à distância, o melhor mesmo seria a visita de um técnico. Se os problemas surgiram de uma hora para outra, é possível que existam arquivos corrompidos. A primeira coisa a ser tentada neste caso é a reinstalação do Windows sob o mesmo diretório. Se isso não resolver, partimos para a instalação do Windows a partir do zero, ou seja, com a formatação do disco rígido. O ideal é que isso seja feito por alguém que tenha experiência. Depois de instalar o Windows é preciso instalar os drivers do chipset da placa de CPU, detalhe que muitos não conhecem. Quanto ao jogo, é possível que não seja compatível com o Windows 98, já que muitos jogos antigos já não têm suporte do sistema. Tente executá-lo, não sob o Windows, mas no modo MS-DOS. Para isso clique no ícone “Prompt do MS-DOS com suporte a memórias XMS e EMS”, encontrado em C:\Windows.

Volta ao topo da página

46) Drivers para o chipset
No gerenciador de arquivos, item Dispositivos do Sistema, no lugar de estar mencionado o chipset da placa-mãe, está definido "Ponte de CPU padrão PCI e Ponte PCI-PCI padrão PCI". Li sobre o assunto. Disseram que era só instalar um tal Windows Path que vem junto com o CD da placa-mãe. O problema é que não tenho este CD. Já procurei no site da Sis, mas não encontro referência nenhuma sobre o assunto.

Resposta:
Se este item não tiver uma indicação de problemas, como um ponto de exclamação ou interrogação, não precisa se preocupar. Se tiver a indicação, será mesmo preciso instalar os drivers do chipset, não é “Windows Path”. Esses drivers podem ser encontrados no site do fabricante da sua placa de CPU ou do chipset. Você precisa descobrir a marca e o modelo da placa ou do chipset para poder obter o driver correto. Quando o driver do chipset não é instalado ou quando está desatualizado, podem ocorrer problemas no gerenciamento de energia (ex: o PC não desliga corretamente, não retorna do estado de espera e outras anomalias), no gerenciamento de recursos de hardware (ex: conflitos de IRQs), no funcionamento do barramento AGP e ainda lentidão nas interfaces IDE. Os drivers são encontrados no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, mas depois de alguns meses, é melhor obter drivers atualizados. Para isso é preciso que você descubra o chipset utilizado na placa, informação encontrada nas primeiras páginas do seu manual.

Volta ao topo da página

47) Mouse trava
Tenho um Athlon 1.0gb, placa-mãe Asus A7V-E KT133 chipset, nada onboard, um pente de 128mb de Ram, placa de rede Encore ENL832-TX 10/100 M, mouse PS/2, zip drive externo 100mb, Windows 98, Office 2000. O computador funciona perfeitamente, não existe nenhuma item em conflito no gerenciador de dispositivos. O problema surge quando deixo o computador ligado por alguns minutos sem uso. O ponteiro do mouse aparece no canto superior esquerdo do vídeo e não funciona, não obedece aos movimentos do mouse. Quando clico no mouse, é como se estivesse clicando no botão direito do mouse, aparecendo a janela de propriedades. O mouse só funciona quando reinicio o computador. Já tentei usar o mouse com saída serial na COM1 e COM2 e o problema persiste. O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Este problema está relacionado com o gerenciamento de energia. Sugiro que você instale os drivers mais recentes da VIA (www.via.com.tw), o que poderá resolver os problemas. É perigoso instalar drivers para chipsets muito antigos que não são mais suportados pelos fabricantes. Tive notícias recentes de um leitor que teve problemas ao instalar drivers de um chipset SiS. Aliás, de todos os fabricantes de chipsets, a SiS é o que oferece o pior suporte. Quando um chipset é mais recente e seu fabricante está sempre lançando versões atuais, dificilmente podem ocorrer problemas. No caso particular da VIA, seus drivers aplicam-se a todos os seus chipsets e operam com todas as versões do Windows. São portanto drivers universais, e normalmente resolvem muitos problemas estranhos como o que você citou.

Volta ao topo da página

48) Problemas de desligamento
Estou com problemas com minha fonte ATX. Meu micro é um Pentium 3 750mhz, placa Soyo 7vba. Ele não entra em estado de espera quando pressiono o botão por menos de cinco segundos. Simplesmente desliga. E quando desligo o micro tenho que desligar o estabilizador e depois desligar no botão do gabinete (se ligo o estabilizador, ele liga o micro direto). Gostaria que me indicasse os nomes dos drivers a serem instalados para um bom funcionamento. E, quanto à qualidade da placa, qual a sua opinião? Outra coisa: o fato de o estabilizador ligar direto o micro pode trazer algum problema?

Resposta:
É preciso instalar os drivers do chipset da placa de CPU. São encontrados no CD-ROM que acompanha a placa, mas normalmente estão desatualizados. Você pode obter a versão mais nova no site do fabricante da placa. Outra questão é que muitas das configurações de energia do Windows (Painel de Controle / Energia) têm prioridade sobre as que são configuradas no CMOS Setup, portanto esta pode ser a causa do seu problema. Considero as placas Soyo de boa qualidade, bem acima da média do que encontramos no mercado. O problema do micro ligar sozinho quando atuamos sobre o estabilizador pode ser resolvido no CMOS Setup. Procure os itens Wake Up on LAN e Wake Up on Modem e deixe ambos desabilitados. Isso funciona com várias placas de CPU. Já avaliei uma placa similar à sua mas tive que devolvê-la ao revendedor (muitas placas eu compro, algumas são emprestadas por distribuidores e revendedores para avaliação) e não cheguei a testar esta questão do ligamento indevido junto com o estabilizador, para este modelo.

 

Volta ao topo da página

49) PCI Multimedia Audio Device
Tenho instalado o Windows 98 SE e não consigo instalar o driver PCI Multimedia Audio Device. Parece-me que é um problema do Windows.

Resposta:
Todos os dispositivos de áudio das placas de som modernas são indicados como “PCI Multimedia Audio Device” quando não possuem drivers instalados. Provavelmente o problema é a sua placa de som, que não teve os drivers instalados. Isto ocorre com muita freqüência quando o usuário formata o disco rígido e reinstala o Windows mas não conhece as marcas e modelos das placas e dispositivos do computador, e por isso não sabe quais são os drivers. Note que reinstalar o Windows e os drivers dos dispositivos de hardware é tarefa para técnicos ou usuários mais experientes. A tarefa fica ao alcance dos usuários menos experientes quando o Windows tem drivers nativos para todos os dispositivos de hardware presentes no PC. Desta forma o usuário não precisa conhecer a fundo o hardware que está instalando. Infelizmente as versões mais antigas do Windows não têm drivers para os dispositivos de hardware mais novos, por isso é muito comum a indicação deles com um ponto de interrogação amarelo no Gerenciador de dispositivos (caracteriza ausência de drivers). Você precisa descobrir qual é a marca e o modelo desta placa de som, acessar o site do seu fabricante e obter os drivers corretos. Se seus circuitos de som forem “onboard” (embutidos na placa de CPU), você irá encontrá-los no site do fabricante da sua placa de CPU.

Volta ao topo da página

50) Travamento na finalização do Windows
Tenho um K6 2 500mmhz, Windows 98SE e, ultimamente, estou esse sistema está travando na mensagem "aguarde, enquanto o Windows está sendo desligado". Às vezes, ainda cai numa tela de erro fatal. O que devo fazer?

Resposta:
Se o problema passou a ocorrer ultimamente, é muito provável que seja causado por alguma alteração que você fez recentemente. Pode ter sido uma instalação de software ou atualização de driver. Tente se lembrar o que ocorreu antes do problema começar e experimente reverter (por exemplo, reinstalar a versão anterior de um driver ou desinstalar um software suspeito). Programas em execução em segundo plano também podem causar este problema. Use Control-Alt-Del e finalize o máximo número de programas ativos e verifique se desta forma o Windows finaliza corretamente. Se funcionar, fica comprovado que um dos programas ativos é o responsável pelo problema. Você terá então que descobrir qual deles é o responsável pelo problema. Use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG) para para desativar seletivamente os programas que executam em segundo plano. Muitos problemas de desligamento são resolvidos com a atualização do driver da placa de vídeo e com o driver do chipset. Se não conseguir, será preciso usar a solução dada pela maioria das assistências técnicas: reinstalar o Windows.

Volta ao topo da página

51) Driver de som para Windows XP
Formatei meu HD e instalei o Windows XP e fiquei sem som. Tenho o CD da placa-mãe PC 100 M747, mas quando tento instalar os drivers de som, o Windows se nega a instalar. O chipset da minha placa de áudio é Soundpro, mas não consigo atualização.

Resposta:
Talvez os fabricantes do chip Sound Pro não tenham disponibilizado drivers para Windows XP. Este chip é fabricado com os nomes de HT1869V+ e CMI8330. O site da C-Media, um dos fabricantes, é www.cmedia.com.tw. Lá você encontrará drivers do CMI8330, mas não para Windows XP. No site da PC Chips (www.pcchips.com) existem drivers de som para chip C-Media, para Windows XP, é possível que funcione com a sua placa. Como não tenho placa similar em meu laboratório, não pude fazer o teste. Fabricantes de chips que já saíram de linha e de chips voltados ao mercado de PCs de baixo custo (o Sound Pro enquadra-se em ambas as categorias) têm grandes chances de não produzir drivers atualizados para seus chips no Windows XP. Se você não conseguir drivers apropriados, terá que instalar uma placa de som nova. Note que o funcionamento de uma placa antiga com um sistema operacional novo era possível nas transições do Windows 95 para 98, e de 98 para ME, pois esses sistemas utilizam o mesmo núcleo, sendo grande a chance de compatibilidade de drivers. O Windows XP utiliza o mesmo núcleo do Windows 2000, que é completamente diferente, e os drivers específicos para Windows 9x/ME não funcionam. Durante algum tempo os usuários de hardwares anteriores a 2002 vão passar por problemas como este: a falta de drivers para o Windows XP.

Volta ao topo da página

52) Tarefas básicas inativas
Tenho um PC K6-2, 500 mhz, 128 mb de ram, tudo onboard, Windows 98 e tenho vários softwares e jogos instalados. De vez em quando, após ligá-lo, não consigo executar nenhum programa e nem mesmo iniciar as tarefas básicas como o Explorer e as pastas do Meu Computador. Quando tento acessá-las, aparece uma mensagem dizendo que o aplicativo não pode ser executado e, após isso, todos os programas, que estão ativos na barra de ferramentas, fecham e eu não consigo mais usar o PC. Já tentei instalar o Scandisk e o Desfragmentador, mas o problema persiste. Fico algum tempo sem usar o PC e, dias depois, volta ao normal. O que pode estar acontecendo?

Resposta:
O Defragmentador não tem efeito algum na solução de problemas. Apenas reorganiza os arquivos para que seu acesso seja mais rápido. O Scandisk também é bastante limitado na solução de problemas, ele apenas é capaz de identificar alguns tipos de arquivos corrompidos. A primeira providência de software que você deve tomar é reinstalar o Windows “por cima”, ou seja, sem formatar o disco e mantendo o mesmo diretório de instalação (normalmente C:\Windows). Arquivos corrompidos e arquivos em falta podem gerar problemas deste tipo, e a reinstalação muitas vezes resolve. Parece que não existe nada de errado com o hardware do seu computador, já que ele não trava, apenas se recusa a executar certos programas. Se a reinstalação do Windows “por cima” não funcionar, recomendo que seja feita a formatação do disco rígido (ou então o apagamento dos diretórios com o programa DELTREE, como explico na “dica da semana”), seguida de uma nova instalação do Windows.

Volta ao topo da página

53) Athlon XP com problemas a “1900”
Minha placa-mãe é Abit KG7 (e dizem que bem conceituada para edição de vídeo; foi comprada em Washington), processador AMD Athlon 1900+XP, placa de vídeo Asus V7100 ProGeforce, placa de som Creative Live. Meu computador, no entanto, não funciona a 1900. Configuro na Bios para 1900, mas depois de um tempo o Windows XP trava mesmo. Congela sem tela azul nem nada. Quando configuro para 1500 ou 1600, fica tudo bem. Não é o sistema operacional, por que já tentei também o Windows 98 e o ME. Interessante é que na configuração da Bios para 1500 e 1600 só funciona com 100 mhz. Com 133 mhz já não dá certo e trava lá na frente. Que problema é esse?

Resposta:
Recomendo que seja checado se a memória é adequada para este processador. Sua placa operando com este processador exige memórias DDR266 (o mesmo que PC2100). O Atlon XP 1900 opera com clock de 1600 MHz em condições normais, e com apenas 1200 MHz quando seu clock externo é configurado de forma errada, com 200 MHz ao invés de 266 MHz. O processador pode se tornar instável caso esteja aquecendo muito. É necessário usar um cooler de bom tamanho, como os da Thermaltake, AVC e Cooler Master, que sejam próprios para o Athlon XP 1900. Também é necessária a aplicação de pasta térmica entre o processador e o cooler. Muitos coolers já são acompanhados de um pequeno saquinho com pasta térmica. A fita térmica branca que vem aplicada em muitos coolers atuais não dá uma boa condução térmica. É melhor remover esta fita e aplica a pasta.

Volta ao topo da página

54) Computador não reconhece ZIP Drive
Tenho um computador Athlon 1.3 ghz, placa Soyo com 384 mb de Ram e uma placa de vídeo Geforce2 mx400 de 64 mb e uso atualmente o Windows Millenium. Ao instalar o Zip drive, meu computador não reconhece. Como faço?

Resposta:
Não era importante informar o seu processador, a quantidade de RAM e o modelo da sua placa de vídeo (mesmo assim prefiro que os leitores informem o máximo), mas seria importantíssimo informar o tipo de ZIP Drive, já que existem modelos paralelos, USB e IDE. O não reconhecimento dependerá do funcionamento da respectiva interface. Se estiver usando a interface paralela, verifique no Gerenciador de Dispositivos se a mesma está ativada e sem problemas. Se está ligado junto com a impressora, experimente ligá-lo sozinho. Use o CD de instalação, ou obtenha o software Iomega Guest, na sua versão mais recente, em www.iomega.com. Se está ligado na interface IDE, faça a sua ligação juntamente com o drive de CD-ROM, na interface IDE secundária. Use o drive de CD-ROM como slave e o ZIP Drive como master. Se está ligado na interface USB, verifique no Gerenciador de dispositivos se essas interfaces estão funcionando normalmente. Se estiverem com problemas de drivers, instale seus drivers, encontrados no CD-ROM que acompanha a placa mãe. Instale também os drivers do chipset, encontrados neste CD-ROM, ou no site do fabricante da placa mãe. Em todos os casos, instale o software Iomega Guest para fazer o reconhecimento do ZIP Drive.

Volta ao topo da página

55) Travamentos
Tenho um K6 II de 500 mhz com 128 memória e HD de 20 gb, que apresenta frequentes travamentos, estouro de pilha, tela azul com erro fatal, sugerindo desinstalação Vxd. O que fazer?

Resposta:
Muitos computadores equipados com o K6-2 apresentam problemas deste tipo pelo fato de usarem placas de CPU da PC Chips, que são muito problemáticas. Se for este o caso, dificilmente terá solução. É possível entretanto que existam outros problemas, de software ou hardware. O processador pode estar sobreaquecido, problema que é resolvido com a instalação de um cooler maior, acoplado ao processador por pasta térmica. Podem existir maus contatos nas memórias, ou então a placa de CPU ou as próprias memórias podem estar danificadas por eletricidade estática. Se o problema for relacionado a software, pode ser solucionado com a instalação de novos drivers, e em último caso, com a reinstalação do Windows. Para reinstalar o Windows é preciso entretanto providenciar antecipadamente os drivers do chipset, dos circuitos de vídeo e som, do modem e da placa de rede. Esses drivers podem ser obtidos no site do fabricante da placa de CPU e das demais placas. Como são muitas as possibilidades, sugiro que o computador seja analisado por um técnico de sua confiança.

Volta ao topo da página

56) Adaptador para Slot ISA?
Quero fazer um upgrade no meu micro P 2 de 400 mhz, mas deparei com algo que não achava que ia acontecer: a maioria das placas-mãe que gostaria de adquirir, pensando num sistema Athlon XP, não vem com slot ISA. A única razão pela qual gostaria de uma placa com um slot desses é o meu modem Blaster DI 5602 ISA. Por ele ser processado, consigo excelente velocidade de conexão a 53,7 kbps. Você sabe onde poderia adquirir um adaptador ISA P/ PCI com o qual poderia conectar o meu modem nas placas-mãe mais recentes? Outra possibilidade que estou considerando é comprar uma placa-mãe que venha com o slot ISA, mas gostaria de saber se você poderia me indicar uma que pudesse ser usada com Athlon XP, aceitasse memórias DDR e possuísse o padrão ATA100/133 para HDs.

Resposta:
Passei recentemente por este problema, pois tenho uma placa digitalizadora de vídeo Orchid Vidiola Premium que usa um slot ISA, e era difícil usá-la com processadores mais velozes, pois as placas de CPU mais novas não usam mais slots ISA, com raríssimas exceções. Acabei encontrando uma placa produzida pela BIOSTAR, modelo M7MIA, com 1 slot ISA, 5 slots PCI e um slot AGP. Suporta memórias DDR266 e processadores Athlon XP, além de discos rígidos ATA-100. Instalei um processador Athlon XP 1900+, mas a placa está preparada para operar com versões mais novas do Athlon. Infelizmente esta placa já saiu de linha, e pode ser difícil encontrá-la perdida em alguma loja. Note que no meu caso era fundamental obter uma placa com essas características. Não considero entretanto válido procurar uma placa de CPU específica somente para aproveitar um modem ISA. Existem bons modems PCI, como o da Lucent, e existem muitas placas de CPU avançadas, mas praticamente todas sem slot ISA. Quanto ao adaptador PCI/ISA, não creio que exista, mas é possível que alguma empresa de pequeno porte especializadas em produtos incomuns produza um adaptador como este, o que pelo menos tecnicamente é possível. Note entretanto que uma placa adaptadora como esta certamente custará muito mais caro que o melhor modem que o dinheiro pode comprar. Recomendo portanto que você escolha uma boa placa de CPU e um bom modem, e esqueça o seu modem ISA, que afinal poderá ser vendido juntamente com seu antigo computador.

Volta ao topo da página

57) Instalação de drivers
Como saber qual o chipset do micro? Tenho um CD com drivers de chipset da Intel, da AMD, da SiS e da Via. Dentre os da Intel tem Intel® 810E chipset e outros. A instalação dos drivers do chipset deve ser feita em todos os micros sem exceção? O Windows não detecta e avisa (tipo plug and play) a falta desses drivers? Tive um problema com um micro: formatei, dei boot com disco do Windows 98 com opção para CD-Rom. Copiei os arquivos do CD (pasta Win95) para o HD. Começava a instalação, a tela ficava preta e travava. Tentei outros CDs e um jogo de disquetes. Deu a mesma coisa. Isso pode estar relacionado com o chipset?

Resposta:
Os CDs que acompanham as placas de CPU normalmente possuem drivers para os chipsets de diversas placas. O programa de instalação deste CD detecta o modelo da placa e instala os drivers apropriados. Você também pode observar as mensagens apresentadas na tela quando o computador é ligado, entre as quais normalmente está indicado o modelo da placa de CPU, bem como o seu fabricante. Podemos assim ir ao site do fabricante para obter os drivers mais novos, específicos para o chipset utilizado. O Windows tem drivers para praticamente todos os chipsets, mas em muitos casos o funcionamento fica longe do ideal. Podem ocorrer travamentos e problemas de desempenho. Infelizmente o Windows não avisa quando seus drivers não são adequados. A melhor coisa a fazer é usar sempre os drivers mais novos para o chipset da sua placa de CPU, obtidos no site do seu fabricante.

Volta ao topo da página

58) Reconhecimento do modem
Tenho um computador AMD Athlon 1,3ghz montado em uma placa mãe Soyo modelo SY-K7VTA Pro com um slot ISA. Essa placa não identifica o modem ISA U.S.Robotics Sportster 56kbps Voice interno, modelo 0484. Tenho todos os seus drivers. Esse mesmo modem funciona corretamente em outro computador, um Pentium II 300mhz com placa-mãe tipo PC Chip. Como isso pode ser corrigido? As placas Soyo são de qualidade?

Resposta:
Sim, as placas Soyo são de qualidade, consideradas do time de primeira linha, assim como MSI, Intel, Supermicro, Asus e FIC. Eu mesmo tenho no meu computador principal, uma placa idêntica à sua. Para que esta placa seja reconhecida corretamente, é preciso configurá-la no modo Plug and Play. Para isso basta remover os jumpers que definem a IRQ e o endereço de E/S. Quando esses jumpers são configurados, a placa deve ser instalada manualmente, o que dá mais trabalho. Deixe-a como Plug and Play, eu também tenho esse modem em meu laboratório, e o mesmo funciona perfeitamente, sendo reconhecido por diversas placas nas quais já o testei.

Volta ao topo da página

59) Micro reinicia ao invés de desligar 
Sem causa aparente, notei que ao desligar meu micro incorretamente ele está reiniciando normalmente, sem aparecer como antes aquela tela azul avisando que o computador será desligado incorretamente e que está verificando erros na unidade C, indo de 0 a 100%. Isso pode continuar assim? Há algo que posso fazer? Em tempo, tenho a versão 2002 do Norton Antivírus e atualizo semanalmente, seguindo uma orientação de carta que vi nesta coluna.

Resposta:
O que significa desligar o micro incorretamente? No caso de PCs com placas e fontes padrão AT, o desligamento incorreto consiste em atuar direto sobre o botão Power. Nos PCs com placas e fontes de alimentação ATX, o Windows configura este botão para fazer o desligamento da forma correta. Este botão não corta simplesmente a energia. Ele envia um comando para que o Windows salve os arquivos, feche os programas, descarregue a cache de disco e faça o desligamento correto do computador. Por isso não está sendo apresentada a mensagem de erro na inicialização do Windows, este desligamento está correto, portanto você não deve se preocupar.

Volta ao topo da página

60) Trocando o cooler
Amigo Laercio, tudo bem? Eu tenho um micro de 1997, muito bom, mas de dentro do gabinete , está vindo um barulho estranho como um ronco de motor, poderá ser do eixo do HD que precisa lubrificar? Como posso eu mesmo fazê-lo?  Meu micro é Pentium 200 Mhz, 32 Mb, HD de 3,2 Ghz da Quantum Fireball , e o Floppy disk da Nec.

Resposta:
Não é possível abrir o disco rígido para lubrificar o seu eixo. O disco rígido não pode ser aberto, exceto em salas especiais isentas de partículas em suspensão no ar, já que qualquer poeira irá arranhar a mídia do disco. É fácil descobrir se o barulho vem do disco rígido. Use o comando Energia no Painel de controle e programe o desligamento do disco rígido após 1 minuto de inatividade. Deixe o computador parado, e se o barulho parar depois de 1 minuto, então ele realmente vem do disco rígido. Acredito que o barulho não vai parar, pois este tipo de problema é mais comum no cooler do processador. Depois de alguns anos de uso, acumulando poeira, o cooler passa a funcionar mal e pode gerar barulhos como o que você cita. Você precisará comprar um cooler novo para instalar no seu computador. Os coolers que eram vendidos em 1997 já não são mais encontrados, entretanto você poderá usar um cooler para Celeron ou Pentium III. Eles são maiores que o atual usado no seu processador mas funcionam bem. Aliás, quanto maior é o cooler, maior é a sua eficiência na refrigeração do processador. Um problema que você poderá ter é a incompatibilidade do conector de alimentação do cooler. Os modelos antigos usavam um conector idêntico ao usado pelo disco rígido e drives de CD-ROM, e eram ligado diretamente na fonte de alimentação. Os modelos novos usam um conector menor, de 3 vias, e são ligados na placa de CPU. Se a sua placa de CPU tiver um conector de 3 vias para ligar o cooler do processador (consulte o manual), então não haverá problema. Se não tiver, ou você procura um cooler que tenha conector igual ao do seu atual, ou usa um adaptador que pode ser encontrado em algumas lojas. Se você tem habilidade com eletrônica, poderá ainda cortar o conector de 3 vias do novo cooler e ligar diretamente nos fios de um conector da fonte de alimentação. O fio preto do cooler deve ser ligado a um dos fios pretos de um conector da fonte (terra), e o fio vermelho do cooler deve ser ligado a um dos fios amarelos do conector da fonte (+12 volts). Se você não tem habilidade com eletrônica, é melhor procurar um cooler com o conector correto.

Volta ao topo da página

61) Problema de temperatura
Meu computador é um Athlon 750 MHZ, placa Asus K7V-RM, Hd 20 GB, rodando Windows 98SE. O fato é que ao ligar o micro, o mesmo só se abre completamente após 4 ou 5 boots ( como se necessitasse esquentar , antes desta inicialização é mostrada somente a primeira linha depois da contagem de memória. Depois de inicializado, frequentemente após a abertura do Windows, ele trava e é necessário um novo boot, isso sem falar que ele vive travando quando na execução de alguns programas ( conversão de áudio, páginas da Internet, etc.) . Já verifiquei todas as possibilidades de alteração no SETUP e mudanças no drive de vídeo ( estou usando SIS 300/305 ) e nada adiantou. Espero que você saiba qual o problema e possa me ajudar com a solução. Desde já agradeço a atenção. Abraços.

Resposta:
É difícil identificar à distância qual é o problema no seu computador. O ideal é que fosse analisado por um bom técnico de sua confiança. São inúmeras as possibilidades, e somente com testes “ao vivo” é possível caminhar para a solução. Para começar, a sua placa de CPU pode estar danificada, com problema de sensibilidade à temperatura. Se for isso mesmo, não há nada que possa ser feito além da sua troca. O processador deve utilizar um bom cooler, com pasta térmica. Seria preciso trocar componentes experimentalmente em laboratório até identificar qual é o culpado. Pode ser a fonte, a placa de CPU, as memórias, a placa de video. Este é o tipo de problema que o usuário sozinho dificilmente tem condições de resolver. É preciso que seja resolvido em laboratório, onde existem peças sobressalentes para testes por substituição.

Volta ao topo da página

62) Cooler barulhento
Existe um macête p/ eu mesmo limpar o cooler e lubrificá-lo? Ele, ao ligar o micro, faz um barulho estranho e depois pára. Obrigado,

Resposta:
Quando um cooler está fazendo muito barulho, podemos tentar remover a sua poeira usando um pequeno pincel, mas quando está muito sujo, o barulho pode continuar por mais que tentemos limpar. Você pode fazer isso, e provavelmente o barulho vai parar, já que surge só quando o PC é ligado. A tendência é que com o passar do tempo, com o desgaste mecânico do cooler, seja necessário trocá-lo. Os coolers de melhor qualidade tendem a apresentar mais raramente este problema.

Volta ao topo da página

63) Computador instável
Possuo um microcomputador Metron com processador Intel Celeron 566, 24 MB RAM, sistema operacional Microsoft Windows Me versão 4.90.3000. Freqüentemente tenho dificuldade de coloca-lo em funcionamento pois ao liga-lo ele fica com a luz do drive de Cd acesa apagando-a após uns 30 segundos, a luz do monitor piscando sem parar, com o barulho normal do ventilador em funcionamento, e não entra em operação. Depois de varias tentativas ligando e desligando ele passa a funcionar. Acontece que em alguns dias nada disto ocorre e ele funciona normalmente. Peço-lhe orientação para resolver este problema. Atenciosamente,

Resposta:
O funcionamento errático normalmente caracteriza um defeito de hardware. Pode ser mau contato, ou uma placa, memória ou fonte de alimentação danificada. Seu computador precisa ser examinado por um bom técnico. Em casos como este normalmente é recomendada uma limpeza, seguida de uma checagem feita por um software de diagnóstico de hardware. Às vezes o problema é simples, como uma placa de expansão mal encaixada. Às vezes o problema é mais sério, tornando necessária até mesmo a substituição da placa de CPU.

Volta ao topo da página

64) Formatação é fácil, mas o resto...
Tenho um AMD Athlon XP 1700, placa mãe ASUS A4S333, placa de video, geforce 4 MX440 e HD de 40Gb. Sistema Operacional Windows XP. Gostaria de formatar meu micro, mais não sei como fazer e se depois da formatação fica dificil de instalar os componentes? Como formatar?

Resposta:
Formatar o disco rígido é fácil. O problema é que depois de formatado, é preciso instalar o sistema operacional e os drivers para todas as placas, além de fazer algumas configurações adicionais para que o computador funcione bem. Isso envolve muitos conhecimentos sobre o Windows e até sobre hardware, e não recomendo que você faça isso se não tiver tais conhecimentos. Pelo tempo que você vai perder aprendendo como fazer tudo isso, é mais vantajoso pedir a um técnico experiente ou a um colega que já tenha feito montagem de computadores. Note que muita gente sabe formatar o disco rígido, uma operação fácil, mas a instalação correta do Windows e de todos os drivers necessários é muito mais difícil. Tudo corre bem quando o Windows possui drivers nativos para todas as placas e interfaces, mas isso raramente acontece. É preciso instalar os drivers do chipset, da placa de vídeo, som, modem, etc. Não dá para explicar tudo nesta coluna. A formatação em si pode ser feita durante a instalação do Windows XP. Devemos executar um boot com o CD-ROM de instalação, e quando for perguntado, escolher a formatação do disco antes da instalação.

Volta ao topo da página

65) PC novo desajustado
Tenho um Pentium 4 de 1.4 ghz, HD 40 gb, 128 mb de memória, gravador de CD, placa-mãe Asus, placa de vídeo GeForce com saída para TV, fax-modem. Tenho muitos problemas:
Sempre que desligo o monitor, o computador desliga e fica apenas a luz verde piscando. Nem com reset, resolvo. Só desligando o no-break para a luz verde apagar e eu ligar de novo. Já desabilitei as opções de entrar em estado de espera, desligar disco rígido etc.
Quando estou conectado à internet, às vezes, aparece a mensagem "ocorreu um erro em tempo de execução. Deseja depurá-lo?". Quando vou gravar músicas, usando o Easy Creator, ocorre um chiado entre as músicas. Quando usava outro gravador e outro software isso não ocorria. Como faço para desinstalar o Real Player definitivamente? Já usei a sua desinstalação e o Adicionar/Remover programas, mas sempre que ligo o computador seu icone acusa sua presença.

Resposta:
Realmente é muito chato ter um PC novo e já cheio de problemas. Certa vez vi um anúncio da Intel em uma revista de grande circulação nacional dizendo alguma coisa como “Seu PC pode ser novo, mas se não tiver um processador Pentium 4, então já está com defeito”. Quem entende o mínimo sobre hardware sabe que defeitos não estão relacionados com o processador, e sim com o uso de peças de má qualidade, principalmente a placa mãe, e também como resultado de uma montagem mal feita. Montagem não é apenas conectar e aparafusar placas. É preciso saber configurar corretamente o sistema operacional, instalar os drivers corretos, e outros pequenos ajustes que os bons montadores de PCs conhecem. Sua placa de CPU é de boa reputação, então é pouco provável que esteja defeituosa. Mas pode existir problema na fonte de alimentação, ou os drivers da placa de CPU podem não estar instalados, ou pior de tudo, as placas, memórias e processador podem ter sido danificados com eletricidade estática durante a montagem, caso o técnico que montou o PC não tenha tomado os devidos cuidados. Note que todas as anomalias do seu computador devem ser solucionadas pelo seu produtor, caso ainda esteja na garantia.

Quanto ao problema do desligamento, recomendo que sejam instalados os drivers mais atualizados do chipset da placa de CPU. Recomendo ainda que seja instalada a versão mais nova do Internet Explorer e do driver do modem. Na gravação de músicas, experimente fazê-las com a velocidade 1x, e tente usar mídias de outras marcas, preferencialmente de melhor qualidade. Quanto ao problema do RealPlayer, uso a versão 8.0 e fiz a sua desinstalação através do comando existente no menu do programa, e funcionou perfeitamente. Experimente instalar a versão mais nova do programa, e depois desinstalá-lo. O ícone deverá sumir da barra de tarefas.

Volta ao topo da página

66) Placa de som é rejeitada
Meu K6-2 de 500 mhz não está aceitando uma placa de som ISA não jumpeada. Quando inicializo, aparece a seguinte mensagem: "plug and play usa devices" e não passa disso. Já desabilitei todas as IRQs possíveis (por jumpers e no setup) e não adiantou. Isso pode ser algum problema em algumas das placas? Os dispositivos da placa-mãe precisam de algum tipo de configuração?

Resposta:
Verifique inicialmente se a placa funciona. Para isso é preciso instalar a placa em outro computador que esteja reconhecendo corretamente placas PnP. Instale os drivers mais recentes para o chipset da sua placa de CPU. Isto deve ser feito antes de conectar a placa de som. Esses drivers são encontrados no site do fabricante da sua placa de CPU. Existe uma versão no CD-ROM que acompanha a sua placa, porém está desatualizada. Finalmente, procure no CMOS Setup o item “Boot with PNP OS” e deixe-o em ENABLED. Isto fará com que o Windows, e não o BIOS, faça a detecção dos dispositivos PnP.

Volta ao topo da página

67) Micro instável
Tenho um Athlon 1.3, 128 MG, 20GB com placa on-board. Desde que o comprei, tenho tido alguns dissabores com esta maquina, pois, os travamentos são constantes e em menos de 1ano de uso, já precisei formatá-la duas vezes. Tenho percebido que a máquina esquenta muito, com registros de 65°C do processador. A empresa que me forneceu a máquina e que dá manutenção (pois está na garantia) diz que esta temperatura é normal. Então, vão as minhas perguntas: é normal esta temperatura do processador? Há algum conselho para manter a saúde do meu micro em bom estado? programas como o Norton Utilities, ou até mesmo, Scandisk, realmente funcionam para manter a integridade do windows ou são apenas paleativos?

Resposta:
A temperatura do processador está dentro de limites normais. O Athlon pode chegar até 90 graus, porém em uso normal esta temperatura fica em torno de 70 graus. Aquecimento excessivo resulta em travamentos, mas não é o seu caso. Existem inúmeros outros motivos de travamento. Placa de CPU de má qualidade ou danificada por eletricidade estática, defeito nas memorais, falta de drivers adequados, problema na fonte de alimentação. Na maioria dos casos, os travamentos estão relacionados com o hardware, e programas como o Norton Utilities e Scandisk não conseguem resolver. O Scandisk é usado para corrigir erros na estrutura lógica do disco. Esses erros aparecem normalmente quando um programa trava antes de efetivar suas gravações no disco, resultando em inconsistências no sistema de arquivos. Não é um defeito de hardware, e normalmente não resulta em travamento. O Norton Utilities tem o programa Norton Disk Doctor, que faz um trabalho semelhante ao do Scandisk, além de um desfragmentador e vários outros utilitários. Podem previnir e resolver alguns problemas, mas não aqueles que são causados por instabilidades ou mau funcionamento de hardware. Sugiro que você insista na garantia do seu fornecedor.

Volta ao topo da página

68) Cooler barulhento
Agum tempo atrás lhe escrevi pedindo orientações sobre a compra de um computador. Acabei adquirindo um Atlhon XP 2000, Placa-mãe Soyo  Dragon Plus, Hd seagate de 80, Placa de video Gforce 64MB 2 MX 400 128 bits, Placa de som creative 128 v 16b. Fax Modem Us Robotics 56 K PCI, memória DDR 128 mb (2) perfazendo 252MB. Impressora Hp deskejet 656C, porta USB/DESKEJET 656C/BR25P1SOJN. Peço sua orientação agora para dois problemas que vem ocorrendo. Primeiramente com a impressora. Tem hora que ela imprime e na maioria das vezes não imprime. Se um documento é mandado para impressora, na configuração da mesma está escrito imprimindo, mas nada é imprimido. Se se manda excluir o documento, fica escrito excluindo e não exclui. Estou com esse problema há mais de dois meses e a INFO2, onde adquiri o micro já viu e reviu a máquina sem dar a devida solução. Outro problema que estamos enfrentando com o micro diz respeito ao Cooler que é por demais barulhento. Parece um secador de cabelo. Será que não existe um cooler silencioso para que a gente possa trabalhar sem stress. Em tempo, o programa que foi instalado é um Windows 98 ainda que será futuramente trocado um Windowa XP. Aguardando ansiosamente sua resposta, desde já agradeço.

Resposta:
Eu também não posso dar uma solução para o problema da impressora, principalmente à distância. Tenho uma impressora igual à sua, e funciona muito bem. Sugiro que você a teste em outros computadores, e se o problema ocorrer também nos outros, use a garantia da HP. Você tem um micro com uma excelente configuração e alta qualidade, apenas precisa de um cooler melhor. Realmente o elevado aquecimento dos processadores modernos requer coolers muito potentes, e por isso muitas vezes são barulhentos. Sugiro que você procure uma loja especializada em coolers, ou em hardware em geral, e peça um cooler silencioso, próprio para o seu processador. Existem muitos coolers de boa qualidade, como os da Thermaltake, Just Cooler e AVC. Os modelos mais baratos normalmente são muito barulhentos. Quanto ao Windows XP, o seu PC tem uma configuração moderna, e poderá ser perfeitamente instalado.

Volta ao topo da página

69) HD antigo
Tenho um computador pentium 166, 32 mb, hd de 3.5 gb todo ofboard. Gostaria de saber porque as vezes quando ligo o computador ele não reconhece o hd. E para que possa reconhece-lo tenho que desconectar e reconectar os cabos do hd.

Resposta:
Em computadores antigos, inúmeros problemas podem resultar em funcionamento instável, desde maus contatos até envelhecimento de componentes eletrônicos ou mecânicos. Apenas um exame “ao vivo” poderia dar uma solução precisa, por isso recomendo que seja checado por um técnico. Entre as várias providências que podem ser tomadas estão a limpeza geral de contatos e a troca seletiva de módulos para identificar o problema. É possível que a solução seja mais simples, baseada na substituição da bateria. Quando o CMOS Setup é perdido, é possível que o HD não seja reconhecido. Entretanto como você precisa desconectar e reconectar cabos para que o disco volte a ser reconhecido, acho mais provável que o problema seja um mau contato.

Volta ao topo da página

70) Pasta térmica
Onde eu posso encontrar a pasta termica, ou outros meios de melhorar o funcionamento do coller, e qual o preco?

Resposta:
Um pote de pasta térmica com 15 gramas custa menos de 5 reais, e pode ser usado em inúmeros computadores. Muitos coolers modernos são vendidos junto com a pasta térmica. Esta é a medida mais importante para reduzir a temperatura do processador, o que é indispensável principalmente para os modelos mais velozes. Também importantíssimo é usar um cooler de bom tamanho, apropriado para o processador que você vai usar. Finalmente existem ainda alguns gabinetes com ventilação especial, com entradas de ar ventiladas nas laterais e saída de ar na parte superior, também com ventilação forçada. Processadores muito velozes e placas 3D de alto desempenho em geral dissipam muito calor, e soluções térmicas como essas são necessárias.

Volta ao topo da página

71) Problemas depois que o micro aquece
Estou com um dilema no meu micro AMD-K6II 550Mhz. Ao ligar o micro tudo funciona as mil maravilhas. Depois de 1 hora começa a travar todo o sistema: mouse/som cortando/cds rom/dvd nao habilitando/texto word com a digitaçao saltando e outros mais. O micro tem instalado uma placa aceleradora 3D/32mb, placa som Genius, win ME, Impressora HP 930C, Scanner Genius. Agradeço muito se me derem uma dica que tire este problema.

Resposta:
Os problemas podem ser causados por algum programa “mal comportado”, ou seja, com bugs, mas como ocorrem em vários pontos e sempre depois de algum tempo de uso, suspeito de aquecimento. Seja como for, use Control-Alt-Del e desative seletivamente os programas em andamento. Se isto fizer os problemas sumirem, pesquise a origem do programa responsável (isto deve ser feito por eliminação) e desative a sua execução, usando o programa MSCONFIG. O processador K6-2/550 não é tão quente, mas pode estar com o cooler mal dimensionado (deve ter no mínimo 3 cm na parte de alumínio e estar acoplado ao processador através de pasta térmica). Placas aceleradoras 3D também esquentam um pouco, e todo o calor gerado pelo computador pode resultar em aumento de temperatura. Abra o gabinete e reorganize os cabos flat para que não atrapalhem o fluxo de ar. Tampe as fendas do gabinete que estiverem sem uso. Isto fará com que o ar frio entre pela frente do gabinete, resfrie os componentes e saia pela fonte de alimentação. Dependendo da versão do K6-2, pode suportar temperaturas máximas de 60, 65 ou 70 graus. Não é bom deixar o limite máximo ser atingido. O ideal é trabalhar com o processador no máximo na faixa de 50 a 55 graus. Você pode confirmar se a temperatura está elevada usando o CMOS Setup (a maioria deles possui comandos para verificação de temperatura) ou um utilitário de monitoração que acompanha a sua placa de CPU.

Volta ao topo da página

72) Setores danificados
Gostaria de saber o que causa os chamado BAD Blocks, nos discos rígidos, apesar de trabalhar já algum tempo montando computadores até hoje não descobri o que causa os chamados blocos ruins. Por enquanto só tive suposiçoes a respeito. Vcs por acaso tem uma resposta verdadeira. Ah! A propósito dizem a formatação fisica "format C:", qdo praticadas varias vezes no mesmo hd pode aparecer os tais blocos danificados, isso é verdade?

Resposta:
Os blocos ruins podem surgir devido a interferências na rede elétrica, ou quando o usuário reseta o computador durante operações de gravação, ou quando o disco sofreu algum choque mecânico. Neste último caso, as cabeças de leitura e gravação tocam a superfície do disco, provocando pequenos arranhões. Esses arranhões soltam partículas que tendem a causar mais arranhões, gerando mais bad blocks. Quando o número de bad blocks aumenta com o passar do tempo, é melhor trocar o disco. O programa FORMAT não faz formatação física no disco rígido. Não existe mais formatação físicas de discos rígidos, ela é feita apenas na fábrica. O FORMAT só formata fisicamente disquetes, quando usamos a opção /U. Nos discos rígidos, é feita apenas a formatação lógica, que consiste em gravar os dados da trilha zero, como setor de boot, FAT e diretório raiz. A seguir é feita uma leitura em toda a superfície do disco, à procura de setores defeituosos. Esta operação não causa estrago no disco, já que é apenas uma leitura. Mesmo as gravações na trilha zero não são motivo para problemas. Durante o uso normal, a FAT sofre milhares de gravações em um único dia, portanto uma única gravação feita na ocasião da formatação lógica não fará diferença alguma.

Volta ao topo da página

73) Perda de disquetes
Tenho computador desde 1996. Nunca, absolutamente nunca, tive sorte com os benditos disquetes, tanto que assim que surgiram os gravadores de CD acessíveis (1999), comprei. Bem, o problema é esse: sempre que eu compro os meus disquetes, eles não duram nem 6 meses. Já perdi uns 200 (sem exagero) disquetes durante os anos e sempre perdia meus dados (alguns deles me custaram MUITO). Das pessoas que conheci na minha vida, nenhuma tem esses problemas. Cansei disso, o que eu faço?

Resposta:
Você não mencionou uma eventual troca de drive de disquetes. Seu drive pode ter algum defeito nas cabeças que provocam o desgaste dos disquetes conforme o uso. Como o drive é um dispositivo muito barato, é recomendável fazer a sua troca. Outra questão é o manuseio dos disquetes. Devem ser guardados em locais isentos de poeira, calor e umidade, e devem ser guardados preferencialmente em caixas que os protejam da poeira. Devem ainda ser mantidos em locais onde não existam campos magnéticos. Ao serem colocados muito próximos do monitor, da impressora ou do estabilizador de voltagem, podem ser desmagnetizados. Experimente usar o comando FORMAT A: /U. Se voltarem a funcionar, significa que não estão estragados, mas apenas desmagnetizados. A formatação pelo programa FORMAT, com a opção /U, cria uma nova magnetização. É também importante fazer limpezas periódicas nas cabeças de leitura e gravação dos drives, usando um kit de limpeza. A periodicidade das limpezas dependerá da freqüência de uso dos disquetes, e também do estado geral de suas mídias. Disquetes antigos e de má qualidade tendem a sujar mais as cabeças.

Volta ao topo da página

74) PC não desliga sozinho
Tenho um k6-2 450 mhz com 64 memoria, tinha o windows me instalado e resolvi atualiza-lo com windows xp, ficou tudo otimo e funcionando até mais rápido que antes, só tenho um problema ele parou de desligar automáticamente, ou seja peço para desligar e ele processa tudo informando que o computador esta pronto para desligar, só que não desliga. o que faço?

Resposta:
Você precisa descobrir a marca e o modelo do fabricante da sua placa de CPU, entrar no site deste fabricante e obter os drivers do chipset para o Windows XP. Esses drivers são responsáveis por, entre outras coisas, o correto funcionamento do gerenciamento de energia, o que inclui as funções de desligamento. Todas as versões do Windows vêm acompanhadas de drivers que controlam o chipset e suas funções, mas são bem freqüentes os problemas, tornando necessária a instalação de drivers fornecidos pelos fabricantes. Outros problemas que são resolvidos com esta instalação são relativos ao funcionamento das interfaces IDE e da interface AGP.

Volta ao topo da página

75) Gravador não é reconhecido
Tenho uma unidade de cd rw/dvd da marca LG, modelo GCC-4120B 12x8x32x8x, acontece que o drive D: simplesmente sumiu do "Meu Computador", quando entro no Gerenciador de Dispositivos, eu o encontro, mas com erro e a seguinte mensagem:
"O windows não pode carregar o driver de dispositivo para este hardware. O driver pode estar corrompido ou ausente. (código 39)".
Já tente desinstalar e reinstalar o hardware, mas não resolveu, aliás, já tentei uma infinidades de possibilidades e não consigo resolver. Vocês podem me ajudar?
OBS: Meu sistema operacional é o WINDOWS XP HOME EDITION.
Se vocês puderem me ajudar eu agradeço, pois em minha cidade já procurei duas lojas em manutenção de computadores e nenhuma delas resolveu meu problema.

Resposta:
É preciso verificar se esta unidade está funcionando corretamente. Deve ser conectada em outro computador. Se não funcionar, então provavelmente a unidade está defeituosa. Você deverá usar a garantia do revendedor, se ainda estiver no prazo. Se a unidade funcionar, o problema poderá ser de software ou de hardware. Inicialmente reinstale o Windows. Se o driver estiver corrompido ou em falta, será corrigido. Não precisa formatar o disco rígido para fazer isso. Basta instalar o Windows “por cima”. É possível entretanto que exista um problema de hardware. Acho que não deve ser cabo de dados ou conexão na fonte de alimentação, já que os técnicos tentaram resolver o problema e devem ter checado os cabos. Talvez a sua interface IDE secundária esteja defeituosa. Experimente configurar a unidade como SLAVE e ligá-la na interface IDE primária. Finalmente, instale a versão mais recente dos drivers do chipset da sua placa de CPU. Este driver é obtido no site do fabricante da placa. Vários problemas de mau funcionamento nas unidades de disco podem ser solucionados com esta instalação.

Volta ao topo da página

76) Placas instáveis
Sou técnico em informática com 08 anos de experiência e estou com um grave problema que nunca vi semelhante : Estou com 03 placa SOYO K7VLM-B montada com Duron 800 Mhz, 128 Mb RAM NEC, HD 20GB Quantum, Cd Rom LG 52X. Montei estas 03 máquinas para uma firma que roda apenas Windows 98 SE,Office 2000 PRO e Internet ( Todos originais). Após 05 meses de uso sem nenhum problema, tudo começou : Ao ligar as máquinas pela manhã, ou após esfriarem totalmente, elas dão três apitos e desligam, se insitirmos duas ou três vezes, elas ligam normalmente sem nenhuma mensagem de erro e trabalham normalmente o dia inteiro, podendo ser desligadas a qualquer momento e voltando a trabalhar direto. Ao desligar, deixava a tela listrada e travava, após um alteração da bios, não travou mais, mas a tela ainda listra antes de desligar. Já troquei memória, fonte, processador, coloquei uma placa de vídeo PCI e nada. Cheguei a conclusão (por eliminação) que o problema é no vídeo on-board, já que dá estes apitos característicos e ao desligar ela deixa a tela listrada. O problema é que não há Junpers na placa, e o setup não possui opção para desabilitar o vídeo on-board. Quando se liga o micro com a placa vídeo PCI ele detecta tambem o vídeo on-board. Instalando ou não o drive original do vídeo, tudo funciona perfeitamente no Windows, mas o problema persiste ao ligar o computador frio.

Resposta:
Atenção: existem inúmeros distribuidores de hardware no Brasil que dão 1 ano de garantia para as placas de CPU de primeira linha. Outros menos interessados na questão da garantia dão apenas 6 meses, você poderia ter trocado as placas, ainda dentro da garantia. Produzir computadores sem uma fonte de material com garantia pode ser um grande risco, que na minha opinião não vale a pena correr. Consulte o distribuidor que vendeu essas placas. Quem sabe elas ainda estão na garantia? Se não estiverem, você terá mesmo que arcar com a garantia que prometeu ao seu cliente. Os testes que você fez estão corretos, ou seja, fazer trocas. Recomendo que você use apenas uma dessas placas de CPU, troque o processador e as memórias e monte um novo computador, utilizando peças previamente testadas e em bom funcionamento. Você poderá então confirmar se o problema está realmente na placa de CPU. Acho muito estranho que as três placas apresentem o mesmo problema, que é claramente de hardware. Isso só acontece quando a placa usa componentes de má qualidade (como uma certa placa da Tomato, que estragava depois de um ano de uso, devido ao uso de um capacitor de baixa qualidade) ou por manuseio sem cuidados com a eletricidade estática. Quando tocamos as placas e os chips com as mãos, podemos causar falhas latentes, que são defeitos que ocorrem nos chips depois de alguns meses de uso. Isso pode estar acontecendo nas suas placas.

Volta ao topo da página

77) Drive de DVD defeituoso
Eu tenho ha bastante tempo um Dvd-rom (Dr2) da Creative e este não consegue ler as mídias, apesar de constar presente no Gerenciador de Dispositivos. Gostaria de Saber se posso comprar outro drive de dvd-rom de outra marca e que vou fazer com a decodificadora?

Resposta:
Inicialmente tente fazer uma limpeza, usando um kit de limpeza para CD players, encontrado à vendas nas lojas de CDs musicais. Se o problema persistir, é possível que a unidade esteja defeituosa. O ideal seria testá-la em outro computador para tirar a dúvida. Se realmente estiver defeituosa, você poderá comprar uma nova. Modelos da LG podem ser encontrados no comércio por cerca de 150 reais. A nova unidade pode ser ligada no lugar da antiga. A placa DXR3 funcionará perfeitamente em conjunto com esta nova unidade, mas você também terá a opção de assistir os DVDs usando o programa Soft DVD player que acompanha o modelo da LG. Normalmente é fornecido o programa PowerDVD, da Cyberlink. A visualização de DVDs desta forma só funciona com computadores e placas de vídeo razoavelmente velozes. Se não for o caso, será mesmo necessário usar a placa decodificadora que você possui.

Volta ao topo da página

78) Problemas em um PC com K6-2
Tenho um computador com processador AMD K6 3D, memoria Ram de 64 MB e disco Rigido de 14 GB. No momento que eu o ligo pela manhã ele começa os procedimentos e para na mensagem: PCI device listing... e mais algumas informações logo abaixo; Depois de alguns reset e liga-desliga o computador finalmente completa a ligação.  Consultei um técnico e ele me informou que o problema era numas pastilhas na placa mãe, que elas tinham "inchado" e provavelmente por uma descarga elétrica, que o drive A deveria ser desinstalado (o que foi feito) e também que este broblemas só seria resolvido com a troca da placa mãe num valor de 600,00 a 900,00. Disse também que o computador poderia "pifar" de vez amanhã, daqui uma semana ou 6 meses. Será que não há solução mesmo?

Resposta:
Quando um chip sofre uma descarga elétrica a ponto de ficar “inchado”, simplesmente deixa de funcionar. É muito difícil que ainda continue funcionando, mesmo de forma precária. Por outro lado, é verdade que chips podem ficar danificados por descargas eletrostáticas e podem estragar definitivamente de uma hora para outra, mas não conseguimos identificar o dano fisicamente, ou sejam os chips ficam com um aspecto externo normal. A troca da placa mãe não será tão cara. Se você usar uma placa de CPU similar a esta (Socket 7 com vídeo e som onboard), o preço não chegará a 300 reais. O problema é que essas placas não são mais fabricadas há 2 anos, e as unidades ainda à venda são “ponta de estoque”. Seu computador ficará idêntico ao que é hoje, mas deverá funcionar bem (se o problema for realmente a placa mãe). Computadores com o K6-2 são adequados para muitas aplicações, mas têm a desvantagem de não suportarem upgrades de processador, pois esses chips saíram de linha. Se for trocar por uma nova placa de CPU com novo processador e novas memórias de tecnologia mais recente e maiores possibilidades de upgrade, o custo realmente será na faixa que o técnico citou. É grande a chance da sua placa de CPU estar mesmo defeituosa, mas o problema também pode ser na fonte de alimentação, nas memórias e até no disco rígido. O ideal seria fazer um exame mais avançado em laboratório.

Volta ao topo da página

79) Drive de CD-ROM sumiu
Fui instalar o CD do Quake 2 (original) e a minha surpresa: "Não há um CD-ROM conectado a este computador, erro". No painel de controle, o ícone do CD-ROM sumiu e o ícone do Generic IDE Disk Type 46 do Gerenciador de Dispositivos também. Agora tenho problemas de conflito no
Controlador de Disco Rígido. Já tentei fazer uma atualização até pelo Windows update e nada. Tentei remover o Controlador de Disco Rígido para o próprio Windows e reinstalá-lo. Tentei instalar o CD-ROM pelo Adicionar Novo Hardware e nada! Possuo um Celeron 300 MHz, 32 MB de RAM, Windows 98 Second Edition e CD-ROM de 32x (parece que é Lemon Lite On).

Resposta:
Quando ocorre algum sumiço estranho, quando um dispositivo deixa de funcionar de uma hora para outra, o problema pode ser de hardware, mas na maioria das vezes é de software. A instalação de programas pode interferir com DLLs que afetam o funcionamento de outros dispositivos. A primeira coisa a tentar é restaurar o Registro. Faça o boot no modo MS-DOS e use o programa SCANREG.EXE. Use a opção Exibir Backups, selecione o backup mais recente e use o comando Restaurar. Reinicie o Windows e veja se o problema foi resolvido. Se persistir, tente novamente com uma versão anterior do Registro. Se desta forma o problema não for resolvido, é correto tentar detectar novamente e reinstalar as interfaces da placa de CPU, mas o método menos trabalhoso e mais confiável, apesar de ser mais demorado, é reinstalar o Windows. NÃO É PARA FORMATAR O DISCO RÍGIDO! A maioria dos usuários formata o disco rígido para reinstalar o Windows, o que é desnecessário. O Windows pode ser reinstalado “por cima”, e desta forma você não perderá seus dados nem precisará reinstalar dispositivos de hardware. Se isto não resolver o problema, devemos checar o hardware. O problema pode ser simples a ponto de ser resolvido pelo próprio usuário, como por exemplo, um aperto de cabos. O problema pode ser complexo a ponto de exigir a intervenção de um técnico.

Volta ao topo da página

       

Copyright (C) Laércio Vasconcelos Computação
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem o consentimento do autor. Apenas
usuários individuais estão autorizados a fazer download ou listar as páginas e figuras para
estudo e uso próprio e individual, sem fins comerciais.