2001-08) Problemas no Windows

Volta ao índice de Dúvidas

1) Desligamento do Windows
2) Protetor de tela assassino
3) Não mexam no meu desktop!
4) Erro na inicialização do Windows
5) Trocando o Windows ME pelo Windows 98
6) Teclado não acentua
7) Erro no Registro
8) FAT32
9) Windows ME e o boot no modo MS-DOS
10) MS-DOS x Windows 95
11) Travamento no KERNEL.DLL
12) Configuração do teclado
13) Retirar a senha da inicialização do Windows
14) Menus do Windows ME
15) Eliminando uma partição do Linux
16) Travamentos no Windows
17) Mensagem de erro ao iniciar o Windows
18) Problemas ao reiniciar o Windows
19) Problema na instalação do Windows 95b
20) Como desinstalar o Windows ME
21) Evitando alterações na área de trabalho
22) Usando o MSCONFIG
23) Windows não entra mais
24) Telas de desligamento do Windows
25) Erro no Registro repetidas vezes
26) Travamento na finalização do Windows
27) Driver não certificado
28) Windows faz pausa no boot
29) Senha na entrada do Windows
30) Arquivo de troca
31) Nomes de arquivos truncados
32) Configurando o sistema de arquivos
33) Adotando o Linux
34) Travamento na finalização do Windows
35) Restauração do Registro no Windows ME
36) Tamanho do arquivo de permuta
37) Esquemas de energia
38) Menu de inicialização do Windows
39) Hibernação
40) Modo de espera com problemas no monitor
41) Reduzindo a pasta _Restore
42) Somente leitura
43) Teclas de energia
44) Travamento
45) Arquivo em falta
46) É preciso usar a FAT32
47) Arquivos CAB corrompidos
 

1) Desligamento do Windows
Freqüentemente ao desligar meu PC ele trava na tela "Seu computador esta sendo desligado". Acontece o mesmo quando tento sai do Windows e ir para o DOS. Será que isso é alguma falha do Windows 98 SE ou falha de hardware? Outro "proble-ma" que eu percebi foi com o monitor da Samsung 550V. Ele funciona normal-mente, mas notei na parte horizontal superior, uma leve inclinação para o meio na imagem. Por exemplo, quando abro o Explorer do Windows ou qualquer outro programa a barra superior parece que está meio torta!!!!!! Já tentei ajustar de todas as maneiras possíveis de acordo com o manual e não consigo mudar esta caracte-rística. Eu estava usando um monitor LG 520i com quase as mesmas qualidades, mas como já sou fiel a algum tempo, e conheço a marca SAMSUNG resolvi trocá-lo. O monitor LG não apresentava este “problema”. Eu também possuo um compu-tador mais antigo e uso um monitor SAMSUNG SyncMaster 3Ne e não noto esta adversidade. Gostaria de saber se esta característica é própria do monitor ou ele pode estar com algum problema de fábrica

Resposta:
Use o comando Iniciar / Windows Update. Será feita a conexão com o site da Microsoft e a seguir uma busca de atualizações. Serão indicadas diversas atualizações disponíveis. Você pode instalar todas elas ou apenas o Suple-mento de desligamento, uma pequena alteração que pretende corrigir muitos problemas de travamento na tela de desligamento do Windows 98. Isto deverá resolver o seu problema. Caso não resolva, instale a versão mais nova do driver da sua placa de vídeo, obtida no site do fabricante, pois em alguns casos este problema pode ser causado por este driver. A questão da parte “torta” no canto superior da tela pode ser resolvida através de um ajuste na imagem. Os monitores possuem um botão para realizar este ajuste (o proble-ma é conhecido como “efeito almofada”), fazendo com que as linhas laterais, superior e inferior da imagem fiquem retas. Se mesmo com esta regulagem a imagem continua torta, pode se tratar de um defeito de fabricação. Aproveite então que o monitor está novo e acione a sua garantia.

Volta ao topo da página

2) Protetor de tela assassino
Bom, olá. Há um tempo atrás tentei instalar um protetor de tela e durante a instalação ocorreram diversas falhas de sistema. O que acarretou na desconfiguração do vídeo, do mouse e da placa de som. Reinstalei os drives do vídeo e do mouse, o som continua inativo. Quanto tento executar algum arquivo de som aparece a seguinte mensagem : "MMSYSTEM002 A identificação de dispositivo utilizada está fora do alcance do sistema." Em "Propriedades de Multimídia do Painel de Controle, na guia Dispositivos/propriedades, afirma que o driver está habilitado mas inativo devido a um problema desconhecido. Em Propriedades de Sistema/Gerenciador de dispositivos/Controladores de som, vídeo e jogo o drive é CMI8338/C3DX PCI Audio Device, e em propriedades diz que o dispositivo está funcionando corretamente. Espero obter resposta porque não parece ser algo tão complicado que eu precise pagar pra arrumar. Desde já agradeço, Obrigado.

Resposta:
Usuários do Windows ME têm um “seguro” contra este tipo de problema. Antes de fazer instalações de softwares pesados e principalmente de hardware, use o comando Restauração do Sistema para criar um ponto de restauração. Desta forma se ocorrerem problemas bastará usar o programa de restauração e escolher a opção “Restaurar”. Como a operação é um pouco demorada, não é justificável usá-la toda vez que for instalar softwares pequenos, como um simples protetor de tela. Eu mesmo não tomaria esta precaução. Este é um típico “protetor de tela assassino”. Espero que você não o tenha recebido com o anexo em um e-mail de remetente desconhecido. Muitos vírus são transmitidos desta forma. Acho que por mais bugs que possam existir em um protetor de tela normal, é difícil que desconfigure o vídeo, ou mouse e a placa de som. Me parece um estrago proposital. Se foi proposital (grande chance de ser se este protetor veio de fonte desconhecida, por e-mail) outros problemas poderão existir e não terem ainda se manifestado. Neste caso eu salvaria os arquivos importantes, formataria o disco rígido e reinstalaria o Windows. Por outro lado, se foi só um bug resultante de um protetor de tela mal feito, a reinstalação dos drivers resolverá os problemas. É preciso habilitar o som (que provavelmente é onboard) no CMOS Setup e repetir sua instalação no Windows. No Gerenciador de Dispositivos, selecione cada um dos elementos da placa de som (Controladores de Som, vídeo e jogo) e use o botão Remover. Terminada a remoção, use o botão Atualizar. Os dispositivos de som serão detectados e serão pedidos os drivers. Use então o CD-ROM que acompanha a sua placa de som (ou a placa de CPU, no caso de som onboard).

Se mesmo com a reinstalação ainda existirem problemas, experimente mudar os recursos de hardware (E/S, IRQ e DMA) usados pelos circuitos de som, através do Gerenciador de Dispositivos. E cuidado com os protetores de tela assassinos!

Volta ao topo da página

3) Não mexam no meu desktop
Há muito tempo eu tinha numa agenda minha, daquelas de rascunho um comando a ser adicionado no arquivo MSDOS.SYS do win95 ou 98, onde com este parâmetro ninguém sequer poderia mudar a cor do desktop será que vocês sabem como se faz isso, sem a necessidade de software?

Resposta:
Não conheço este comando, mas utilizo um semelhante localizado no Registro, muito mais difícil de ser mudado (é fácil um usuário mal intencionado alterar o seu MSDOS.SYS, mas é difícil conhecer este macete do Registro). Execute o Regedit e procure pela chave:

Hkey_current_user\software\microsoft\windows\currentversion\policies\explorer

Dentro desta chave, procure o item NoSaveSettings e faça:

NoSaveSettings=1

Se este item não existir, crie-o como valor DWORD e atribua a ele o valor 1. A partir daí o Desktop terá sempre o mesmo aspecto, mesmo que outros façam alterações. Se você precisar fazer alterações terá que colocar novamente NoSaveSettings=0.

Volta ao topo da página

4) Erro na inicialização do Windows
Meu PC esta com um problema que nao sei o que veio a esse mesmo, o problema é o seguinte: ao ligar meu computador já na tela do Windows (98) aparece uma mensagem de erro quase igual a esta: "access violation mxpro.exe (sendo um arquivo de sistema, nao so este mais outros tambem), varias pessoas me falaram para mim apagar estes arquivos que estao danificados, mais se apaga-los, no futuro posso precisar deles. Por favor me de uma resposta clara imediatamente.

Resposta:
Se o problema acontece com vários arquivos e existem travamentos freqüentes no uso normal do Windows, pode existir um problema sério de hardware, por exemplo, na memória. Se o PC funciona normalmente apesar dos erros na inicialização, é bem possível que o hardware esteja em boas condições. Este arquivo MXPRO.EXE que você citou não faz parte da configuração básica do Windows. Provavelmente ele pertence a algum software que você instalou no seu PC. Procure em qual diretório este arquivo está localizado e você descobrirá a qual software ele pertence. Se for um software que você não usa mais, pode fazer a desinstalação. Note que o seu PC já está funcionando sem este arquivo, pois como ocorre violação de acesso, sua execução é terminada. Se você quiser remover um arquivo de forma que possa reverter, não use a lixeira. Crie um diretório e mova para ele os arquivos que você quer eliminar. Não esqueça de anotar qual era o diretório original, para que possa colocá-lo novamente na sua origem, se precisar.

Volta ao topo da página

5) Trocando o Windows ME pelo Windows 98
Tenho um equipamento Celeron 500 Mhz que veio com o Windows ME instalado. Devido algumas falhas do mesmo, pretendo retirar o Windows ME e instalar o Windows 98. Qual a melhor maneira?

Resposta:
A melhor forma de fazer isso é formatar o disco rígido e instalar o Windows 98 Segunda edição. Não recomendo que você faça isso se não tiver experiência prévia. Para fazer a formatação use um disquete de inicialização do Windows 98SE. Este disquete é fornecido juntamente com o CD-ROM que acompanha o Windows 98, mas também pode ser gerado em um computador que já tenha o Windows 98 instalado, usando o comando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Use o programa FORMAT.COM para formatar o disco rígido. Execute novamente um boot com este disquete usando a opção “Boot com suporte a CD-ROM”. Coloque então o CD-ROM do Windows 98. É recomendável criar no disco rígido um diretório C:\WIN98 e copiar para ele o conteúdo do diretório \WIN98 do CD de instalação. Depois disso você pode retirar o CD-ROM, entrar no diretório C:\WIN98 e usar o comando:

INSTALAR

Em caso de dificuldades, você encontrará na área de artigos de www.laercio.com.br, um artigo que ensina a formatar o disco rígido.

Volta ao topo da página

6) Teclado não acentua
Oi Meu nome e Anderson e gostaria muito que me respondesse a minha pergunta, ou entao que publicasse, nas dicas do dia que eu recebo diariamente, e aproveitando para parabenliza-los pelo trabalho que e ecelente. O meu problema e o seguinte eu tenho um computador, e esses dias atras ocorreu um erro com o Windows, tive que reistala-lo, fiz o processo perfeito, mas quando fui editar um texto percebi que o meu teclado estava desconfigurado, como pode perceber nao esta sendo acentuado nada, as teclas estao desconfiguradas, nao ha c cedilha e o acentos e muito dificil encontrar. O meu teclado e metrom ABNT DIN 111 teclas.

Resposta:
Use o comando Teclado no Painel de Controle. Selecione a guia Idioma. Clique no tipo de teclado apresentado e use Remover. Use a seguir Adicionar e selecione o idioma português. Clique em Propriedades e use como layout de teclado, o ABNT2. Clique em Aplicar e o teclado estará configurado. No seu caso a configuração não estava correta porque não foi declarada corretamente durante a instalação do Windows. O programa de instalação usa como padrão o teclado “não ABNT”, que é o “Estados Unidos Internacional”. Para quem usa teclado ABNT (aquele que tem uma tecla “Ç” ao lado do ENTER) tem que alterar a configuração durante a instalação do Windows (use a instalação personalizada) ou então alterar posteriormente a configuração através do Painel de Controle como explicamos aqui.

Volta ao topo da página

7) Erro no Registro
Sempre que ligo o meu micro ele aparece a seguinte mensagem em forma de janela que o "REGISTRO DO WINDOWS" está com defeito, e manda eu reinicializar, mas guando aperto o botao da janela meu computador trava e para ele funcionar so desligando da tomada. Ele é um Pentium 2 PRO com 56 MB de Mémoria e HD 8GB e uso o Sistema Windows 95 e Office 2000 premium. Por favor me ajude a arrumar um jeito de solucionar este problema.

Resposta:
O próprio Windows tenta consertar erros existentes no Registro. Quando isto ocorre, é apresentada uma mensagem de erro na sua inicialização, pedindo ao usuário para reiniciar o computador. Existem casos em que o reparo não pode ser feito, e a solução é utilizar um backup do registro. Para isso inicie o computador e modo MS-DOS e use o programa SCANREG. Use o comando Exibir Backups, selecione uma versão do Registro anterior à data do problema (quanto mais recente, melhor) e use o comando Restaurar. O programa é comandado pelas teclas TAB e ENTER. Depois de restaurado o backup, o PC deve ser reiniciado. Com uma versão do Registro sem problemas, o computador voltará a funcionar normalmente.

Volta ao topo da página

8) FAT32
Possuo um Pentium MMX 166 hz, 62 Mb de Ram, Windows 98. O HD, Western, 7,5 Gb está particionado em 4 drives. Ao usar o recurso conversor de unidade FAT 32 tive dois problemas: antes, ao acioná-lo, apareciam algumas janelas informando e conferindo se não haviam programas incompatíveis com a conversão, sendo que logo depois o computador era reiniciado em Dos, a tela ficava escura com um ponto branco piscando no canto superior esquerdo; deixei neste processo 28 horas consecutivas e nada mais aconteceu, então desativei o processo. Recentemente fui tentar acionar o conversor novamente e agora aparece uma janela perguntando em qual (is) drive (s) eu gostaria de fazer uma limpeza de arquivos não necessários! Se eu efetuo ou não a limpeza, e clico na janela para "mais opções" e converter em FAT 32, nada acontece.  O que eu faço? Por experiência anterior, se eu formatar novamente meu HD, consigo salvar tudo, menos os meus e-mails arquivados. (já conversei com o provedor e não há solução aparente).

Resposta:
São realmente bastante comuns os problemas de conversão para a FAT32. Travamentos e outras anomalias são relativamente comuns. A solução dos problemas parece que vem mais com o passar do tempo (cada vez temos menos pessoas com FAT16 para converter em FAT32) que com a eliminação dos erros. Inclusive existe sempre a recomendação “... faça backup dos seus dados antes de usar o conversor...”. Acho que a melhor forma de fazer a conversão é realmente formatando o disco rígido já com FAT32 (na verdade a FAT32 não é ativada pelo FORMAT, e sim pelo FDISK, durante o processo de particionamento do HD). O problema é que quando fazemos isso, perdemos os dados e programas instalados. Recomendo uma solução eficaz para o seu problema, apesar de também ser trabalhosa. Elimine todos os arquivos desnecessários do seu computador, esvazie a lixeira, desinstale programas que não usa mais. A seguir instale seu disco rígido em outro computador e faça um backup de todo o conteúdo do seu disco rígido. É bom criar neste outro computador, diretórios \1, \2, \3 e \4 para copiar os dados dos seus 4 drives lógicos. Não esqueça de antes de fazer a cópia habilitar a opção “Mostrar todos os arquivos”. A seguir volte com o seu disco rígido para o seu computador, use o FDISK para eliminar as partições existentes e faça uma partição nova, usando a FAT32. Grave neste HD o boot do sistema operacional no modo MS-DOS (FORMAT C: /S). Volte com o seu HD para o computador auxiliar e copie de volta os seus dados. Estará feita a conversão, sem perda de arquivos e sem os problemas do conversor.

Volta ao topo da página

9) Windows ME e o boot no modo MS-DOS
Tenho um micro Pentium III 650 Mhz, placa mãe Asus P3BF. O Windows ME trouxe melhorias para o meu tipo de serviço, optei por ele, mas o próprio não dá suporte a jogos em base MS DOS e instalei os jogos em outro HD, esse com o Windows 98 SE. O que quero saber é como dar o Boot pelo D: sem passar pelo C:, onde está o Windows ME. No setup desabilito o IDE Primaria, configuro o Boot pelo IDE Primaria Slave, mas dá a seguinte mensagem: "Disk Boot Failure, Insert System Disk and Press Enter". Mas quando não altero o setup, e apenas retiro o cabo de alimentação do HD C:, dá-se o Boot  normalmente pelo D: entrando no Windows 98 SE. Tem algum jeito de não precisar ficar removendo o cabo toda vez que quero jogar meus games?

Resposta:
Muitos BIOS permitem escolher o disco rígido a ser usado no boot, verifique se é o seu caso. A questão da desabilitação da interface primária funciona se você colocar o segundo disco como Master, instalado na interface IDE secundária. Existe ainda uma solução simples para executar os games, que é realizar o boot através de um disquete. Coloque neste disquete o boot do Windows 98SE, junto com os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT apropriados, além de drivers como o MSCDEX.SYS, driver para mouse e programa para ativação da placa de som. Realmente as restrições impostas ao modo MS-DOS no Windows ME causaram muitos problemas para os usuários que ainda dependem do MS-DOS. Creio que a solução definitiva será mesmo usar um disquete de boot gerado pelo próprio Windows ME, através do qual o modo MS-DOS estará disponível. Mas as pessoas terão que aprender a configurar o computador para funcionar no modo MS-DOS, com som, CD-ROM, mouse, gerenciadores de memória e tudo mais. A maioria das pessoas não faz isso, e sim usa o Prompt do MS-DOS sob o Windows.

Volta ao topo da página

10) MS-DOS x Windows 95
Tenho um micro em casa que passou a ser utilizado como vídeo game. Eu utilizava o Ms-Dos e tenho um BAT que funciona como menu de jogos. Eis o problema: fiz a atualização e entrei na era Windows, como o micro é um 486, instalei o Windows 95. Gostaria de saber em qual arquivo de sistema posso alterar a instrução para que o sistema inicie automaticamente o Windows e pare no DOS (seria como pressionar a tecla F8 e utilizar a opção "Somente Prompt do DOS".

Resposta:
Várias alterações no funcionamento do sistema de boot do Windows 95 e Windows 98 podem ser feitas através do arquivo MSDOS.SYS. Muitas delas estão na área de Dúvidas de www.laercio.com.br. No seu caso, é preciso editar/adicionar neste arquivo, a linha BOOTGUI=0. Isto fará com que logo após o boot, você tenha o Prompt do MS-DOS, e não o ambiente gráfico do Windows. Se quiser entrar no Windows terá que teclar WIN, exatamente como era nos tempos do MS-DOS 6.x / Windows 3.x. O arquivo MSDOS.SYS é oculto e protegido contra leitura, portanto para altera-lo será preciso usar antes o comando:

ATTRIB –R –S –H MSDOS.SYS

Quando terminar as alterações, use o comando:

ATTRIB +R +S +H MSDOS.SYS


Volta ao topo da página

11) Travamento no KERNEL.DLL
Tenho um Compaq Presario da linha 4550,  Pentium 233 Mhz com 32MB de RAM. O equipamento vive dando problemas de travamento com a seguinte mensagem : "Seu computador efetuou uma operação ilegal e será fechado. Se o problema persistir, contate o revendedor" . Acontece que eu já mandei a máquina para a autorizada da fábrica e eles não souberam consertar. O que devo fazer,  já que está se tornando impossível fazer qualquer tipo de trabalho neste computador? Todas as vezes que vou checar os detalhes na caixa de advertência, lá aparece que o problema é sempre na Kernel .DLL. O que devo fazer para resolver  o problema?

Resposta:
Eu já ia dizer que é preciso levar o seu PC para um bom técnico, mas você já levou para a Compaq e não resolveu o problema, lamentável. Faria em primeiro lugar um check-up de hardware; em segundo lugar a reinstalação do Windows; em terceiro lugar, buscar ajuda no site da Microsoft. O check-up de hardware é necessário, pois se existir um pequeno problema, como mau contato nas memórias, não adianta perder tempo tentando reinstalar softwares. Existem programas de diagnóstico como o Norton Diagnostics e o PC-Check que são utilizados pelos técnicos para este fim. Nesta etapa pode ser necessário realizar alguns testes à base de troca, como trocar as memórias, por exemplo. Se o hardware for considerado confiável, podemos experimentar a reinstalação do sistema operacional. Arquivos corrompidos com o passar do tempo, devido a desligamentos anormais ou mesmo problemas na rede elétrica podem causar esses problemas. Neste ponto é preciso também instalar os drivers mais atuais para a placa de vídeo, som, modem, etc. Se os erros continuarem, acessamos o site da Microsoft (www.microsoft.com) e usamos o comando SEARCH para encontrar ocorrências de ERROR KERNEL.DLL. Aparecerão algumas dezenas de casos de erros. São diversas situações diferentes que podem levar ao erro. Com um pouco de sorte, o Microsoft terá encontrado uma situação semelhante à sua e trará a solução.

Volta ao topo da página

12) Configuração de teclado
Gostaria de saber o que tenho que fazer para configurar meu teclado de maneira correta. Ele não está obedecendo as teclas. Por exemplo: quando quero um acento agudo,  ele me manda aspas, e quando quero aspas ele manda acento circunflexo e assim por diante. Somente os números e as letras ele está lendo normalmente. O que pode ter causado isso? O que tenho que fazer para resolver o problema? Para dar este ponto ,por exemplo, tive que apertar a tecla de dois pontos.

Resposta:
Existem dois modelos de teclados mais usados no Brasil, no que diz respeito ao layout: o Brasileiro ABNT2 e o U.S. Internacional. O teclado ABNT2 é fácil de reconhecer, ele tem uma tecla exclusiva para o “Ç”, à esquerda da tecla ENTER. O teclado US Internacional não tem. Quando o Windows é instalado, são feitas várias perguntas ao usuário, uma delas é exatamente esta. Se não forem respondidas corretamente ocorrerão problemas como os que você relata. Agora será preciso corrigir a configuração, o que é feito através do comando Teclado no Painel de Controle. Selecione a guia Idioma, clique no idioma selecionado (deve estar indicado como Português/Brasileiro) e clique no botão Propriedades. Aparecerá um pequeno quadro para indicar o layout do teclado. Indique o layout correto para o seu teclado (ABNT2 com tecla “Ç” ou Estados Unidos Internacional, se não tem a tecla “Ç”). Feche os quadros e a acentuação passará a funcionar corretamente.

Volta ao topo da página

13) Retirar senha da inicialização do Windows
Como devo proceder para retirar a senha quando ligo meu computador? Quero ir direto para a área de trabalho, mas fiquei sabendo que é complicado retirar essa senha e também que isso pode atrapalhar as configurações da máquina. Por isso, gostaria de uma explicação passo-a-passo, tipo receita de bolo.  Também tenho outra dúvida: por que o computador acessa o drive A a todo  momento, principalmente quando vou fechar algum arquivo?

Resposta:
Não é complicado retirar aquele pedido de senha, e não ocorrerão problemas maiores se o seu computador não estiver ligado em uma rede. Para eliminar o pedido de senha, use Painel de Controle / Rede. Selecione a guia Configuração, clique no item “Cliente para redes Microsoft” e use o botão Remover. Depois que o computador for reiniciado, a senha não será mais pedida. Também é fácil colocar de volta este item. Usamos Painel de Controle / Rede, selecionamos a guia Configuração e clicamos em Adicionar. Selecionamos então o item Cliente, depois Microsoft e Cliente para redes Microsoft. O problema dos acessos ao disquete é comum quando instalamos programas anti-vírus. Por uma questão de segurança, esta checagem é feita para evitar que um vírus entre no computador através de um disquete.

Volta ao topo da página

14) Menus do Windows ME
Fiz o upgrade do meu sistema operacional para o Windows Me e, depois disso, passaram a ocorrer dois problemas para os quais eu gostaria de contar com a sua ajuda para resolver. O primeiro é relativo à conexão com o meu provedor: sempre que eu inicio o Windows, a caixa de diálogo que me permite a conexão surge do nada e eu sempre tenho que cancelar. O que eu posso fazer para que isso não aconteça? O outro tem a ver com a estatística que o Windows faz para mostrar ou não as opções do Menu Iniciar; eu gostaria que aparecessem todas as opções sempre e não só as mais freqüentes. Como fazer?

Resposta:
Para descobrir o problema da conexão, é preciso inicialmente que você deixe a discagem ser realizada. A seguir verifique qual é o endereço que está sendo acessado. Desconecte e use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG) para checar em qual ponto está sendo feita a chamada, provavelmente a um endereço da Internet. Essas chamadas podem ficar no menu Iniciar e em outros pontos acessados pelas guias do MSCONFIG. Para fazer com que os menus do Windows ME sejam exibidos da forma clássica (completa), clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha no menu a opção Propriedades. Desmarque então a opção “Usar menus personalizados”. Já que você acaba de instalar o Windows ME, aproveite para fazer um backup da configuração, através do programa Restauração do sistema. É encontrado em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas do sistema. Escolha a opção “Criar ponto de restauração”. Desta forma você poderá voltar à configuração anterior caso alguma configuração errada que vier a ser feita prejudique o funcionamento do computador.

Volta ao topo da página

15) Eliminando uma partição do Linux
Sou professor universitário e engenheiro e também faço serviços de montagem e manutenção de computadores (muito aprendi com seus livros) Na busca de saber instalei uma versão do Linux num disco rigido. tudo ok. mas agora preciso retirar o bicho e não sei como. como retirar aquela partição e voltar par o DOS-Windows?

Resposta:
O Linux cria no disco rígido uma partição não-DOS, que pode ser removida com o programa FDISK, opção 3: Remover partição não-DOS. Existe um outro processo mais eficiente, que apaga qualquer tipo de partição. Use o programa Norton Diskedit, que faz parte do Norton Utilities (atualmente existe uma versão à venda nas bancas de revistas, se não me engano por 12 reais). O Diskedit é um utilitário do Norton para ser usado no modo MS-DOS. Crie um disquete com o boot e os programas FDISK e FORMAT, e grave nele o DISKEDIT.EXE. Execute um boot com este disquete e use o comando Objeto drive C (físico), depois Objeto / Setor físico. Use Editar Marcar, e marque os primeiros setores do disco (até chegar a uma parte onde só existem zeros). Depois use o comando Editar / Preencher e escolha o valor 00. Você estará preenchendo a tabela de partições com zeros, e o disco rígido ficará totalmente apagado, como se tivesse chegado da fábrica. Note que não estamos preenchendo o disco inteiro com zeros, mas apenas as tabelas existentes na trilha zero. Assim podemos “matar” vírus, boots do Linux e do Windows 2000, e quaisquer configurações existentes na tabela de partições e setor de boot do disco rígido. Ainda em relação ao Linux, lembro que podem ser obtidas inúmeras informações nos sites dos seus distribuidores, como por exemplo, o da Conectiva (www.conectiva.com.br).

Volta ao topo da página

16) Travamentos no Windows
Possuo um Compaq Presario 7463, AMD K6-2 500MHz, 64MB de RAM, fax-modem 56K e Windows ME. Desde que instalei o novo sistema operacional, quando vou conectar à internet, no momento de verificação de nome de usuário e senha, aparece a mensagem: "Rnaapp causou um erro em (desconhecido). Rnaapp será fechado. Se o problema persistir, tente reiniciar o computador". Cancelando a conexão, aparece a mensagem: "Iexplore causou um erro em KERNEL32.DLL. Iexplore será fechado". Com isso, só consigo a conexão reiniciando o  computador. Às vezes, a mensagem se repete e não consigo conectar. Como proceder para evitar o problema? Seria uma incompatibilidade do Windows ME?

Resposta:
Os problemas do tipo “xxx causou um erro em yyy.DLL, xxx será fechado” são os mais comuns. As causas são diversas, e a solução pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Cabe à Microsoft a identificação e a solução de tais problemas, afinal são produtos criados por eles. No seu site (www.microsoft.com) existem inúmeras referências a erros identificados e suas soluções, e lá é o primeiro lugar onde deve ser buscada a solução. Usando o comando de busca e especificando as palavras envolvidas no erro (como “RNAPP” e “KERNEL32.DLL”), serão apresentados diversos links de suporte técnico indicando problemas e soluções. Procure identificar uma situação que seja similar à sua, e então aplique a solução. Muitas vezes a solução consiste em utilizar um novo driver, uma atualização do Windows, ou mesmo fazer algum ajuste de configuração. A instalação de uma nova versão do Windows normalmente funciona, mas eventualmente ocorrem incompatibilidades. Os drivers, o BIOS e mesmo algumas configurações podem se mostrar incompatíveis com o novo sistema. É errado pensar que qualquer conjunto de placas é 100% compatível com qualquer versão de sistema operacional. Quando o computador é de marca conhecida, devemos consultar o fabricante e verificar se novas versões do Windows são suportadas, e se é necessário algum ajuste adicional. Infelizmente alguns fabricantes dão avisos como “este computador foi criado para o Windows 98 e não suporta o Windows ME”. O usuário acaba tendo que resolver sozinho, problemas que poderiam ser resolvidos pelo fabricante e cuja solução poderia beneficiar milhares de usuários de seus PCs.

Volta ao topo da página

17) Mensagem de erro ao iniciar o Windows
Tenho um Pentium 300, com Windows 98, versão em inglês. Toda vez que inicio o Windows aparece uma caixa de diálogo do prompt DOS com a seguinte mensagem: cabeçalho "Finished-wininit" e dentro da caixa "wininit.exe cannot be run from within windows". No começo era só uma; agora já são três janelas. Já olhei o manual do Windows e não consegui achar nada sobre o assunto. Me dê uma luz.

Resposta:
O programa está sendo chamado indevidamente, e você poderá retirar esta “chamada”, pois não fará falta ao sistema. Existem vários pontos onde este programa pode estar sendo chamado: no Registro, no grupo Iniciar (Iniciar / Programas / Iniciar), nos arquivos WIN.INI e SYSTEM.INI. Uma forma simples de procurar este programa e remover a sua chamada é com ajuda do programa MSCONFIG. Use Iniciar / Executar / MSCONFIG e será apresentado um quadro com várias guias relativas à inicialização do sistema. Procure em qual delas está sendo feita a chamada a este programa e desmarque-a. Desta forma sua execução será cancelada.

Volta ao topo da página

18) Problemas ao reiniciar o Windows
Estou tendo problemas para reiniciar o Windows. Sempre que clico na opção de reiniciar, a máquina pára e eu sou obrigada a desligar e ligar novamente. Outras vezes, quando clico na opção de desligar, ela não desliga sozinha. Qual seria a solução?

Resposta:
Este problema é bastante comum, praticamente todas as semanas recebo uma carta parecida. As causas são as mais diversas, mas é importante que sejam dadas informações adicionais, como a marca e modelo da placa de CPU e da placa de vídeo e a versão do Windows. Algumas providências devem ser tomadas: Instalar os drivers do chipset da placa de CPU (encontrados no site do fabricante do chipset), instalar as atualizações do sistema operacional, instalar novos drivers da placa de vídeo. Também é possível que algum programa ativo esteja impedindo o desligamento correto. É preciso teclar Control-Alt-Del e verificar os programas ativos, e desativar um deles. Tentamos reiniciar o computador. Se o problema persistir, repetimos o processo, desativando outro programa, até descobrir o culpado. A partir daí devemos identificar a origem deste programa problemático e desabilitá-lo caso seja desnecessário, ou fazer uma atualização. Lembro ainda que no site da Microsoft existem várias informações sobre problemas de desligamento, em situações diversas.

Volta ao topo da página

19) Problema na instalação do Windows 95b
Preciso trocar meu Windows 95 para Windows 95b, mas o disco de atualização que possuo não é aceito pelo meu computador, um Compaq Presario 1425. O programa de instalação dá uma mensagem dizendo que já existe um sistema operacional instalado e não pode ser instalado outro por cima. Como posso instalá-lo sem que seja preciso formatar meu HD?

Resposta:
O Windows 95B, também chamado de OSR2, foi lançado para ser instalado apenas em PCs novos, e apenas em versão OEM. Era disponível apenas para fabricantes de computadores, e não era vendido no varejo. Também não era destinado a ser instalado “por cima” de uma versão anterior, e apenas em PCs novos. As cópias existentes em poder dos usuários não foram portanto adquiridas no comércio, mas obtidas junto a colegas que compraram computadores e receberam o disco de instalação desta versão do Windows. Por isso seu programa de instalação se recusa a instala-lo em um PC que já tem uma versão mais antiga do Windows instalada. Como o Windows 98 tem menos bugs que o Windows 95, sugiro que você abandone também o uso do Windows 95B e parta direto para o Windows 98 SE ou Windows ME, caso o seu computador tenha requisitos de hardware aceitáveis.

Volta ao topo da página

20) Como desinstalar o Windows ME
Tenho um K6 II, 450 MHz, HD de 3.1 GB. Instalei o Windows Millenium e deu erro. Tentei desinstalar para começar tudo de novo, mas não consegui zerar o HD. Tentei com o FDISK e com o DELPART, mas não teve jeito. Como posso apagar todo o sistema para reinstalá-lo de novo?

Resposta:
Suponho então que provavelmente você não conseguiu deletar as partições do disco rígido criadas durante a instalação do Windows ME. Um método para fazer isso é usar um disquete com o boot do Windows ME, os programas FDISK.EXE e FORMAT.COM, todos do Windows ME. Use inicialmente o comando FDISK/MBR. Depois use o FDISK e o comando 3 do seu menu, para deletar as partições existentes. Se o HD fora dividido em vários drives lógicos, é preciso usar 3 vezes este comando: 1) deletar os drives lógicos da partição estendida; 2) deletar a partição estendida; 3) deletar a partição primária. Depois disso crie uma partição primária ocupando o disco inteiro (opção 1 do FDISK). Ao sair do FDISK, reinicie o computador com o disquete e use o comando FORMAT C:. Agora você pode fazer a instalação do Windows.

Volta ao topo da página

21) Evitando as alterações na área de trabalho
Sou professor de informática e tenho sérios problemas nos nomes dos ícones dos computadores. Os alunos, vivem renomeando os ícones. Gostaria de saber se tem como retirar o submenu renomear deum ícone. Se tiver por favor me deêm essa dica.

Resposta:
Esta é a reclamação de muitos usuários quando seus computadores são utilizados por outras pessoas. Depois de deixar a área de trabalho organizada ao seu gosto, algum colega usa o computador e muda tudo. Muda a posição da barra de tarefas, cria novas pastas na área de trabalho, fecha janelas que deviam ficar abertas, e coisas piores. No seu caso, são ícones renomeados por palavrões. Podemos entretanto fazer com que as alterações feitas em uma seção do Windows não sejam efetivadas. Assim na próxima seção do Windows, a área de trabalho voltará a ter a sua arrumação original. Esta alteração é feita através do editor do Registro (se você não está familiarizado com o Regedit, é preciso antes aprender a usá-lo).

Antes de mais nada, arrume a área de trabalho ao seu gosto e reinicialize o Windows. Execute o programa Regedit e procure a chave:

hkey_current_user\software\microsoft\windows\currentversion\policies\explorer

Uma vez aberta esta chave, procure na janela direita pelo item NoSaveSettings. Altere-o para NoSaveSetings=1. Se este item não existir, crie-o. Feita a alteração, feche o Regedit e reinicialize o Windows. O aspecto da sua área de trabalho será sempre o mesmo na inicialização do Windows. Você poderá alterá-lo sempre, mas as mudanças não serão efetivadas (não era isto o que você queria?). Se quiser agora fazer mudanças a serem efetivadas, use novamente o Regedit e altere o valor de NoSaveSettings para 0.

Volta ao topo da página

22) Usando o MSCONFIG
Ao abrir o utilitário de configuração do sistema do Windows ME, através do "Iniciar-Executar-MSConfig-aba-Iniciar", abre-se uma lista de diversos programas que são iniciados junto com o Windows, desde que marcados. Quais são os programas essenciais que devem estar sempre
marcados para o funcionamento perfeito do Windows? Como posso remover nomes de programas que já foram desinstalados e insistem em aparecer no quadro? Como fazer uma faxina neste utilitário de configuração?

Resposta:
São muitos os programas que devem estar ativados para o correto funcionamento do Windows, e eles dependem da sua configuração de hardware, por isso seria difícil apresentar uma lista. Todos os itens do MSCONFIG ficam em áreas do sistema, como arquivos CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, WIN.INI e SYSTEM.INI. Podem ainda estar no grupo INICIAR (Iniciar / Programas / Iniciar) ou ainda no Registro. Edite diretamente esses arquivos e apague as linhas que não quer mais usar, mas antes teste se o Windows continua funcionando quando são desativadas pelo MSCONFIG. Para apagar elementos do grupo Iniciar, basta percorrer os menus com o mouse, clicar o item indesejado com o botão direito e usar a opção Excluir. Itens que estão na aba Iniciar o MSCONFIG mas não estão no grupo Iniciar ficam localizados no Registro do Windows. Para apagá-los é preciso usar o programa REGEDIT (Iniciar / Executar / Regedit). Cuidado com este programa, pois o uso indevido deixará o Windows com problemas. Em www.laercio.com.br você encontrará um artigo que ensina a usar o Regedit. Entretanto tome cuidado também com o uso do MSCONFIG. Não desmarque seus itens de forma indiscriminada, pois a maioria deles são realmente necessários para o funcionamento do Windows e dos programas instalados.

Volta ao topo da página

23) Windows não entra mais
Possuo um Pentium 233MMX de 4.2 GB, multimídia Creative Labs 32MB, modem 33.600 Yanco, Windows 98. Após instalar o antivírus McAfee 4.0, foi-me solicitado que retirasse o CD. Apertei o botão para abrir o compartimento, mas esqueci de retirar o CD e mandei reiniciar para completar a instalação. O micro começou a reiniciar e parou na tela do Windows. Notei que a faixa azul, embaixo na tela, ficou muito lenta e a luz vermelha da CPU ficou apagada. Descobri que clicando na tecla F12 ou enter a faixa azul andava mais depressa. Quando abriu, fui ao painel de controle e desinstalei o antivírus. Mandei reiniciar. A tela abriu normalmente, mas o CD-Rom não tocou CD de música. Está funcionando para instalar CD de IPRF e antivírus. Tentei reinstalar o antivírus retirando o CD. Mas o micro não reiniciou. Parou na tela do Windows. O que devo fazer para conseguir instalar o antivírus e ter de volta o CD-Rom funcionando?

Resposta:
Faça um boot no modo MS-DOS e use o programa SCANREG. Use o comando Exibir Backups, selecione o backup de um dia anterior ao do problema e use o comando Restaurar. Este procedimento pode ser realizado sempre que ocorrerem situações em que o Windows fica “maluco” depois da instalação de um software problemático ou de alguma situação que resulte em travamentos. Quando isso não resolve o problema, recomendo que o Windows seja reinstalado “por cima”, ou seja, sem formatar o disco rígido. Isso fará com que arquivos em falta sejam repostos, o que muitas vezes resolve os problemas.

Volta ao topo da página

24) Telas de desligamento do Windows
Como faço para modificar aquela horrível e fria mensagem que aparece no vídeo avisando que o computador já pode ser desligado?

Resposta:
A tela de abertura do Windows (na qual existem nuvens e o seu logotipo), e as duas telas de desligamento (Aguarde enquanto o seu computador está sendo desli­gado / Seu computador já pode ser desligado com segurança) podem ser per­sonali­zadas. A tela de abertura fica embutida dentro dos arquivos de inicialização, mas você pode colocar em seu lugar um arquivo bitmap (formato BMP) de 256 cores, cujo nome deve ser obrigatoriamente LOGO.SYS. Após criar o arquivo LOGO.BMP usando editores gráficos de sua escolha (por exemplo, o Paint que acompanha o Windows), deve ser armazenado no diretório raiz do drive C, e seu nome deve ser alterado para LOGO.SYS. As duas telas apresentadas na finali­zação do Windows são LOGOW.SYS e LOGOS.SYS, localizadas no diretó­rio C:\WINDOWS. Você pode alterá-los pelo mesmo processo. Inicial­mente, altere seus nomes para LOGOW.BAK e LOGOS.BAK. Assim você poderá rever­ter a mudança, caso se arrependa. Copie agora esses dois arquivos com os nomes de LOGOW.BMP e LOGOW.BMP. Pode agora editá-los, apagando o seu conte­údo a adicionando suas alterações. Terminada a edição, mude a sua extensão para SYS.

Se quiser criar esses arquivos diretamente, sem trabalhar com a cópia, deverá utili­zar o formato apropriado. Esses três arquivos possuem características semelhantes. Todos precisam ser arquivos BMP (com a extensão alterada para SYS depois de prontos), com 320x400, e 256 cores. A melhor forma de criar esses arquivos é usar um editor gráfico de sua preferência, usando uma resolução padrão (como 640x480), e depois de terminada a edição, usar um comando para alterar a resolu­ção para 320x400.

Volta ao topo da página

25) Erro no registro repetidas vezes
Quando meu computador abre e já está na tela principal, aparece uma observação dizendo "o Windows encontrou um erro no acesso ao registro do sistema". Diz que o Windows reinicializará e irá repará-lo. Dou ok, mas volta tudo de novo. O que devo fazer?

Resposta:
O Windows mantém vários backups do Registro. A versão mais recente do Regitro está com problemas. Ele tenta corrigir o problema mas acaba se perdendo nesta tarefa. Quando isso ocorre é preciso substituir a versão atual pelo último backup. Faça um boot no modo MS-DOS (pressione F8 e use a opção “Somente prompt de comando”; no Windows ME é preciso fazer o boot com um disquete) e use o programa SCANREG. Use o comando Exibir Backups, selecione o backup mais recente e use o comando Restaurar (é preciso comandar o programa usando as teclas TAB e ENTER). Ao ser restaurada a última versão do Registro, o problema deverá terminar, mas se foi feito backup do Registro problemático, o problema poderá continuar. Use então o SCANREG para restaurar o penúltimo backup e repita o processo até ter o problema resolvido.

Volta ao topo da página

26) Travamento na finalização
Tenho um Pentium III 700 MHz, placa-mãe Asaki P3-141 e 128 MB de RAM. Ele parou de mostrar a tela "Seu computador pode ser desligado". Ela surge e em seguida desaparece. O monitor desliga, mas a CPU continua ligada. O computador é um AT e não um ATX. O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Você deve estar trocando os nomes “AT e ATX”. Não tenho notícias de placas de CPU recente para Pentium III no formato AT, somente no ATX. Além disso o comutador com gabinete e fonte ATX desliga com o uso do comando de desligamento do Windows, enquanto o AT é o que requer o desligamento no botão, quando aparece a mensagem “Seu computador já pode ser desligado com segurança”. Corrijo portanto sua descrição. O computador é um ATX, já que ele desligava corretamente sem o uso do botão. Problemas nesta área são normalmente causados pelos drivers gerenciadores de energia. Sugiro que você obtenha no site do fabricante da placa de CPU, a versão mais nova dos drivers do chipset e instale-os. Se quiser instale apenas os drivers do gerenciamento de energia. Este problema também pode ser causado por programas em execução em segundo plano. Use Control-Alt-Del e finalize todas as tarefas em andamento, deixe Explorer por último. Se desta forma o computador finalizar corretamente, significa que um dos programas é o causador do problema. Continue a investigação para identificar o programa. Se encontrá-lo você poderá usar o MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG) para desativar o programa que causa o problema. Boa parte dos programas em execução em segundo plano são desnecessários.

Volta ao topo da página

27) Driver não certificado
Meu computador tem instalada uma placa de vídeo da marca Trident Blade 3d/mvp4 não-certificada pela Microsoft (alguns jogos requerem esta certificação). No site da Trident não existe atualização do drive. O que posso fazer?

Resposta:
O fato de um programa exigir drivers certificados pela Microsoft não significa necessariamente que não funcionará quando um driver não possuir tal certificação. Esta exigência é uma forma de reduzir as incompatibilidades. Experimente utilizar esses jogos mesmo sem o driver certificado, pois muitos deles poderão funcionar bem. O chip Trident Blade 3D é obsoleto, e provavelmente a Trident não criará drivers novos. Além disso parece que a Trident e a Microsoft não têm uma boa relação, pois os drivers para chips Trident que acompanham as diversas versões do Windows são sempre inferiores aos fornecidos pela própria Trident. Se você tiver problemas na utilização de seus jogos prediletos, a solução será a instalação de uma placa de vídeo melhor, de preferência certificada pela Microsoft, ou seja, que tenha drivers nativos no Windows, que normalmente são certificados.

Volta ao topo da página

28) Windows faz pausa no boot
Instalei uma placa ASUS A7V no meu computador, com processador Duron 700 Mhz, 128 Mb RAM (100 Mhz), Voodoo3 16mb AGP, CD-RW Creative, DVD-ROM Creative 12X, placa decodificadora Real Hollywood Plus. Quando ligo o computador, na inicialização do DOS, após aparecer aquela primeira tela do Windows ME, a máquina parece que dá uma travada, e demora cerca de uns quatro minutos para carregar o Windows, o que está acontecendo? O HD, de 8 Gb, é o mesmo que eu usava na placa antiga, com os mesmos programas, obviamente com os drives atualizados.

Resposta:
Quando trocamos uma placa, drivers antigos continuam instalados no sistema, desnecessariamente. A princípio eles não causam problema, mas o ideal depois de um grande número de upgrades é formatar o disco rígido e reinstalar o Windows. Particularmente no caso da troca da placa de CPU, os problemas podem ser maiores. Alguns drivers da placa mãe antiga podem continuar ativos mesmo com a placa de CPU nova, e serem incompatíveis.

Um travamento de 4 minutos durante o boot é um problema muito sério. Já vi pausas não tão longas como esta ocorrendo com um DVD 6x, também da Creative. Sugiro que você desconecte o drive de DVD e verifique se o boot ficou mais rápido, sem esta pausa de 4 segundos. Experimente fazer o mesmo com outras placas instaladas no seu computador. Este tipo de transtorno faz parte da vida de quem faz upgrades no seu PC. Às vezes ocorrem problemas, é preciso remanejar placas, alterar drivers, pode ser um quebra-cabeça. Enfim, algum componente é o culpado pela pausa de 4 minutos, e esta é a única forma de investigar. O meu drive de DVD parou de dar o problema quando fiz sua instalação na interface IDE secundária. Ele antes estava na primária, junto com o disco rígido, uma configuração que em muitos casos pode causar problemas de lentidão.

Volta ao topo da página

29) Senha na entrada do Windows
Possuo um computador montado com o maior carinho por mim, a configuração dele é:

Placa Mae: FIC AZ-11 com o AMD Duron 700 Mhz, 128Mb de Ram, HD 20. Gb, Placa de video 32 MB Nvidia TnT, Drive Cd-Rom de 56x e monitor de 17 Pol., porem estou esbarrando num pequeno problema do windows, ele insiste em abrir uma caixa para colocar o nome do usuario e senha, para entrar na area de trabalho, vocês poderiam me dizer como faco para resolver isto.

Resposta:
Muitos usuários reclamam sobre o pedido de senha na inicialização do Windows, mesmo quando o computador não está ligado em rede. Este pedido de senha aparece como padrão quando alguns componentes de rede são instalados. Para retirá-lo, clique em Ambiente de Rede (Win 95/98) ou Meus locais de rede (Win ME) com o botão direito do mouse e será apresentado o quadro de propriedades de rede. Selecione a guia Geral e na opção “Logon primário da rede”, selecione a opção “Logon do Windows”. Reinicie o computador. Provavelmente neste ponto a senha não será mais pedida, mas se for, será preciso fazer mais um ajuste. Vá ao Painel de Controle e use a opção Senhas. Selecione a guia Alterar senhas e clique no botão Alterar senha do Windows. Digite a senha anterior e deixe os campos “nova senha” e “confirmar nova senha” em branco. Selecione a guia “Perfis de usuário” e marque a opção “Todos os usuários deste computador usam as mesmas preferências e configurações na deste computador usam as memas preferências e configurações na área de trabalho”. Reinicie o computador e pronto. Você está livre daquele pedido de senha.

Volta ao topo da página

30) Arquivo de troca
Meu computador é um K6 II 400, com 192 MB de RAM e tenho acompanhado com os sensores do Norton Utilities o uso da memória e do arquivo de troca no HD, gostaria de saber porque o arquivo de troca continua sendo usado em +- 50 MB, e a memória física livre está normalmente na casa de 80 a 100 MB. Também percebo que depois de algum tempo (horas) o Windows faz algum tipo de reorganização na memória virtual, deixando a máquina lenta, para não dizer parada, durante este tempo. Pergunto faz sentido um uso tão ativo da memória virtual tendo memória RAM disponível? Há alguma maneira de contornar esta situação?

Resposta:
Com esta quantidade elevada de RAM, é possível desativar a memória virtual. A desvantagem é que se eventualmente você executar muitos programas a ponto de serem ocupados todos os 192 MB, não haverá chance de usar a memória virtual, os programas simplesmente reclamarão de memória insuficiente. Se você tiver problemas poderá desfazer a configuração que mostramos aqui, usando o processo inverso. Clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Desempenho e clique no botão Memória Virtual. Marque as opções “Especificar minhas próprias configurações” e “Desativara a memória virtual”. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Volta ao topo da página

31) Nomes de arquivos truncados
Gostaria de saber porque o meu computador mostra arquivos com 8 caracteres no windows explorer. Ex.: Gerald~1.doc / Gerald~2.doc. Como resolver isto? Outra dúvida: Porque o computador não mostra a tela de desligamento final. "O seu computador já pode ser desligado com segurança"

Resposta:
Esses nomes incompletos surgem quando os arquivos são copiados ou descompactados com utilitários que não são compatíveis com o Windows. Por exemplo, se as operações forem feitas no modo MS-DOS, que não dá suporte a nomes longos. Você poderá observar que a maioria dos arquivos estão com os nomes corretos (veja por exemplo o conteúdo de C:\Windows), e os com nomes truncados são arquivos de dados que foram passados de um computador para outro através de um método errado. Será preciso repetir a cópia ou renomear manualmente cada um dos arquivos. O problema do desligamento é muito comum. Duas providências normalmente o resolvem: instalar o suplemento de desligamento do Windows (use o Windows Updade) e instalar um novo driver para a placa de vídeo.

Volta ao topo da página

32) Configurando o sistema de arquivos
Meu nome e Marcelo Diniz resido em Belo Horizonte, lendo um artigo na Internet sobre configurações do windows 98  foi dito no artigo que se mudar a configuração de computador pessoal para servidor de rede eu ganharia em desempenho no meu computador. Clicar com o botão direito do mouse no ícone meu computador/ Propriedades/ desempenho/ sistema de arquivos/ função deste computador/ servidor de rede , fazendo esta configuração eu não estaria abrindo uma porta para a invasão que Harker através  da Internet? Essa configuração realmente melhora o desempenho do meu computador? e com referência ao modem, qual a velocidade pode ser considerada normal para download? Qual a melhor configuração para o modem 56k?

Resposta:
A configuração de “Servidor” que você cita não faz com que o PC passe a ter características de servidor. Ela serve para indicar a quantidade de memória utilizada como cache de disco. A Microsoft recomenda que em PCs com mais de 16 MB seja usada esta configuração, o que abrange todos os PCs modernos. Com mais memória sendo usada como cache de disco, maior tende a ser o desempenho do acesso a disco. Eu mesmo recomendo que esta configuração seja feita em todos os PCs modernos. Quanto aos modems de 56k, as conexões são feitas normalmente com taxas entre 45000 e 52000 bps, dependendo das condições da linha. A taxa de download gira em torno de 5000 bytes por segundo, com pequenas variações. Os modems usam compressão de dados, portanto em arquivos altamente comprimíveis (HTML, por exemplo), a taxa pode ser mais elevada, chegando a quase 20000 bytes/segundo. Já os arquivos ZIP, JPG e GIF, por exemplo, não admitem compressão, e a taxa fica mesmo em torno de 5 kB/s.

Volta ao topo da página

33) Adotando o Linux
Gostaria de saber se vale a pena trocar o Windows pelo Linux, quais aplicativos do Windows não funcionariam bem no Linux e se ele funcionaria bem num Pentium 100? Meu uso restringe-se apenas à multimídea, Internet e Office. E não uso muitos jogos.

Resposta:
O Linux é um bom sistema operacional, funciona melhor que as versões recentes do Windows em PCs que não são muito rápidos (ex: Pentium-100). Por outro lado, outros pontos devem ser pesados para decidir sobre a troca. Se você comprar uma nova versão do Windows, vai gastar muito mais que se comprasse a versão mais recente do Linux, que é praticamente gratuito. O custo pago pelo Linux é referente à mídia, manuais e suporte. Além disso, as versões mais novas do Windows (ME e XP) não rodam bem em  um Pentium-100, exigem computadores mais velozes. Já o Linux funciona bem em PCs como o seu. Uma restrição séria do Linux é a menor quantidade de programas disponíveis. Se sua intenção é usar aplicativos de multimídia, Internet e Office, poderá utilizar o Linux sem problemas. Além dos recursos de multimídia embutidos no sistema e dos aplicativos de multimídia que podem ser obtidos pela Internet, o Linux pode ser encontrado em versões acompanhadas do Netscape Navigator para acesso à Internet e o Staroffice, um substituto do Microsoft Office. A única restrição é que os softwares em português para Linux são normalmente feitos em português lusitano (... a descarregar ficheiros....). É difícil vencer a inércia de abandonar o tão conhecido Windows e usar um novo sistema. Mas as pessoas que fizeram isso não se arrependeram. O Linux normalmente deixa os seus usuários satisfeitos. Para facilitar a transição, o Lunix é acompanhado do ambiente KDE, que é uma interface gráfica com comandos parecidíssimos com os do Windows 9x. Maiores informações podem ser encontradas em www.conectiva.com.br.


Ambiente KDE no Linux

Volta ao topo da página

34) Travamento na finalização do Windows
Tenho um PentiumII 350 com 64mb e HD de 4 GB com Windows 98 SE. Anteriormente, estava usando o Windows 98 1ª edição e ao atualizar p/ o SE meu PC apresentou a seguinte situação:

Ao tentar desligá-lo, ele dá a mesagem de "aguarde enquanto o seu computador está sendo desligado" e logo em seguida a tela do monitor fica preta e não aparece a outra mensagem "seu computador já pode ser desligado com segurança".

Resposta:
Antes de mais nada, atualize o driver de vídeo. Existem casos de problemas como este causados por incompatibilidades no driver de vídeo. Acesse o site do fabricante da sua placa de vídeo, ou do chip gráfico nela existente, e faça o download dos drivers mais atuais para instalar no seu PC. Em segundo lugar, use o Windows Update (Iniciar / Windows Update) para instalar o “suplemento de desligamento do Windows 98”, oferecido pela Microsoft. Este suplemento é uma atualização que visa corrigir problemas como este que sejam “culpa do Windows”. Existem muitos casos em que o desligamento funciona corretamente, usando o driver de vídeo fornecido pelo fabricante da placa, e quando é feita a instalação de uma nova versão do Windows (98 para 98SE ou ME, por exemplo), entra em ação o driver que acompanha do Windows, podendo fazer o problema voltar a ocorrer. A Microsoft avisa ainda que o Gerenciamento de energia, quando ativado, pode causar problemas no desligamento, e recomenda que seja tentada a sua desabilitação, através do Gerenciador de Dispositivos. Também é possível que algum programa que esteja sendo executado em segundo plano esteja impedindo o desligamento correto. Use Control-Alt-Del e a seguir desative todas as tarefas apresentadas na lista. Se feito isto o Windows finalizar corretamente, significa que alguma delas está interferindo. Será preciso repetir o processo várias vezes, uma para cada tarefa, até descobrir qual delas está interferindo com o desligamento. Uma vez sabendo a tarefa problemática, vem uma parte mais difícil, que é descobrir qual foi o software que a ativou. Finalmente, usamos o programa MSCONFIG para encontrar onde a tarefa está sendo ativada, e marcá-la para que não seja mais ativada.


Lista de tarefas ativas

Volta ao topo da página

35) Restauração do Registro no Windows ME
A restauração de registro quando usada no Windows 98 é igual a do Windows Me (que não é restauração por registro). Se não for igual. Quais as vantagens de uma em relação a outra? A restauração do registro pode causar problemas? Gostaria de seber mais detalhes.

Resposta:
Não, o comando de restauração do Windows ME é bem diferente. No Windows 98, usamos o programa SCANREG para fazer uma cópia do registro. Existem duas versões deste programa, sendo uma para o ambiente Windows e a outra para o modo MS-DOS. A restauração do registro é feita exclusivamente pela versão para MS-DOS. No Windows ME é utilizado um processo mais forte, que é o programa “Restauração do sistema”. Ele não apenas faz backup do registro, mas de todos os arquivos do sistema, inclusive de aplicativos instalados. A vantagem deste método é que a restauração é mais eficiente, pois não copia apenas o registro, mas os drivers, arquivos de sistema e aplicativos. A desvantagem é que o conjunto de dados a serem salvos é muito maior, e uma vez ultrapassado o espaço reservado para a cópia, backups mais antigos são eliminados. Você pode continuar, mesmo no Windows ME, usando o SCANREG. Pode fazer o backup no modo Windows (Iniciar / Executar / SCANREGW.EXE). Para restaurar o registro, deverá executar um boot com um disquete no modo MS-DOS e utilizar o SCANREG.EXE para exibir os backups e restaurar o desejado.


Restauração do sistema no Windows ME

Volta ao topo da página

36) Tamanho do arquivo de permuta
Estou com um problema de espaço em disco após a desinstalação de um programa cujo respectivo desinstalador não foi utilizado devido a um defeito do mesmo. O programa foi desinstalado (ou melhor dizendo, retirado do HD) através de um programa chamado BCWipe que manipula o arquivo de permuta (ou swap file como é chamado pelo próprio programa).Este mesmo arquivo de permuta ou de troca ficou configurado (sem razão aparente) após o apagamento das pastas e referências de registro do programa apagado para ter um tamanho não inferior a 115272 KB, apesar do mesmo apenas utilizar por volta de 8% à 9%.Com isso, o espaço disponível em meu HD está bem menor do que deveria.Gostaria de saber se há um modo de reconfigurar "manualmente" o tamanho mínimo do arquivo de permuta para algo mais próximo do normal dele e recuperar o espaço em disco que está reservado para o arquivo de permuta e que deveria estar livre. Meu computador é um Pentium antigo de 133 MHz com 16MB de RAM, Windows 95 (versão a) e com Internet Explorer 5.5. 

Resposta:
Para ajustar o tamanho do arquivo de permuta (WIN386.SWP), clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Clique na guia Desempenho e no botão Memória Virtual. Será apresentado um quadro como vemos na figura anexa. Marque a opção “Permitir ao Windows gerenciar a configuração de memória virtual”, que é a opção default. Se quiser especificar o tamanho desejado, use a segunda opção. Você poderá então especificar o disco rígido a ser usado, e também o tamanho máximo e mínimo para este arquivo. É possível até mesmo desabilita a memória virtual, o que não é recomendável, a menos que o computador tenha uma exagerada quantidade de memória RAM, como 256 MB. As alterações terão efeito depois que o computador for reiniciado.


Controlando o tamanho do arquivo de permuta

Volta ao topo da página

37) Esquemas de energia
Tenho um K6 II 500MHz com placa-mãe VIA HT8501. Eu configuro para que meu micro entre no protetor de tela após 3 minutos e para que desligue o monitor após 5 minutos. Feito isso, após os tempos decorridos, o monitor realmente desliga. No entanto, após eu reiniciar o computador, o micro não desliga mais o monitor, ele só entra no protetor de tela. Isto é, para que o monitor desligue eu tenho que configurar o gerenciador de energia DE NOVO. O que pode estar acontecendo? Eu já reinstalei o driver do vídeo várias vezes e o problema continua ocorrendo. Em propriedades de gerenciamento de energia, o esquema configurado é “sempre ligado”; sistema em espera está configurado como “nunca”, desligar o monitor está como “após 5 min.” e desligar os discos rígidos está configurado com a opção “nunca”.

Resposta:
Um esquema de energia é um conjunto de 3 valores de tempo nos quais serão iniciadas ações que resultam em economia: Tempo para desligar o monitor, tempo para desligar os discos rígidos, e tempo para colocar o computador em estado de espera. No seu caso o esquema não está funcionando corretamente, ele não desliga mais o monitor a menos que você o reconfigure manualmente. Note que para o gerenciamento de energia funcionar corretamente, é preciso que o seu computador o suporte. O Windows ME dá um bom suporte, o Windows 95 e o Windows 98 apresentam várias deficiências neste sentido. Placas de CPU e placas de expansão antigas, assim como BIOS antigos, podem não ser totalmente compatíveis com o gerenciamento de energia. Pode ser possível resolver problemas mediante a atualização do BIOS, mas lembro que trata-se de uma operação que tem um certo risco. A atualização de drivers também pode resolver os problemas. Muitas placas de CPU têm drivers novos nos sites dos seus fabricantes, que visam corrigir certos problemas, como o correto funcionamento do gerenciamento de energia. Procure esses drivers no site do seu fabricante. Finalmente, lembre-se que ao escolher um esquema de energia (como no quadro da figura anexa), é preciso usar o botão Aplicar.


Esquemas de energia

Volta ao topo da página

38) Menu de inicialização do Windows
Eu formatei meu computador e instalei o windows, mas ocorreu um problema, toda vez que ligo o computador, ele inicia como se estivesse com um disquete de inicialização dentro aparecendo as opções 1.iniciar com suporte a cd-rom, 2.iniciar sem suporte a cd-rom 3.exibir arquivo de ajuda, então eu coloco iniciar com suporte a cd-rom mas,o computador carrega por um temppo depois aparece a unidade de disquete avisando: erro lendo unidade a:, dai tem as opcões anular, repetir e falhar então eu coloco falhar , dai sim entra no windows mas com uma unidade a mais chamada ms-ramdrive como d: e cd-rom como e:. Oque eu faço? Por favor me ajudem.

Resposta:
Parece que durante o processo de formatação do seu disco rígido, você deve ter copiado seu querer, os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT que estavam no disquete de inicialização do Windows. Faça agora o seguinte: mude os nomes desses arquivos para CONFIG.XXX e AUTOEXEC.XXX. O Windows pode funcionar perfeitamente sem esses arquivos, exceto se você tiver dispositivos de hardware muito antigos (por exemplo, de 1996, já que alguns deles necessitam de drivers no CONFIG.SYS para poderem funcionar) ou se precisar usar programas para o modo MS-DOS (são necessários comandos nesses arquivos para liberar memória convencional e para funcionar a acentuação no modo MS-DOS). Fora essas situações, o Windows funcionará perfeitamente sem a necessidade desses arquivos. Se fizerem falta, você pode copiar os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT padrões de um outro PC no qual o Windows tenha sido recentemente instalado.

Volta ao topo da página

39) Hibernação
Tenho um notebook Compaq Armada 1592 DMT, com 96 MB de Ram, 3 G de hardisk, com Windows 2000 e HD formato em NTFS. Sempre tive a opção "hibernar". Até que um dia veio uma mensagem de erro e, desde então, esta opção não existe mais. Já entrei na configuração do Bios, onde ocnsta a opção hibernar, já tentei detectar algum drive que pudesse ter sido perdido, mas sem nenhum sucesso. Descobro a existência de um file chamado hiberfil.sys, com os 96 MB de Ram, só que não quero mexer nele pois temo criar algum problema. Como posso fazer para que volta a constar, e eu possa usar, a opção "hibernar" quando eu faço o shutdown?

Resposta:
A mensagem de erro que ocorreu pode ter sido “Na última vez em que foi usada a hibernação, o computador não conseguiu retornar. Deseja continuar usando o suporte à hibernação?”. Se respondermos “Não”, a hibernação será desativada. Para ativá-la novamente, use Painel de Controle / Energia. No quadro apresentado selecione a guia Hibernar. Marque a opção “Ativar o suporte à hibernação”. Na guia Avançado, você poderá configurar o botão de desligamento do gabinete para desligar, hibernar ou entrar em estado de espera. Uma vez que o suporte à hibernação esteja ativado, a opção Hibernar voltará a aparecer no quadro obtido com o comando Desligar do Windows. Note que muitos computadores não apresentam a guia Hibernar pelo fato de não serem 100% compatíveis com a hibernação. Algumas placas de expansão realmente não suportam este recurso, mas outras podem passar a suportá-lo mediante a instalação de drivers mais recentes.


Ativando o suporte à hibernação

Volta ao topo da página

40) Modo de espera com problemas no monitor
Desde que efetuei a troca da minha placa de vídeo, tenho tido problemas com o Power Saving, ou seja meu monitor de 15” desliga após 5 minutos de inatividade, o problema é que ela não desperta novamente. E tenho que desligá-lo na tomada pra voltar a utiliza-lo novamente. Seria um problema no driver da nova placa. Minha placa antiga : Diamond Stealth 2500 PCI com 2MB. Minha placa atual : SIS 6326 com 8MB. Estou usando o Windows Millenium.

Resposta:
Parece que a nova placa de vídeo não está comandando corretamente a ativação do monitor quando o computador sai do estado de espera. A primeira coisa a fazer é instalar o driver mais novo para a sua placa de vídeo, encontrado em www.sis.com.tw. A seguir abra o quadro de propriedades de vídeo e na guia Configurações clique em Avançadas. Selecione então a guia Monitor e marque a opção “Redefinir exibição ao suspender/iniciar”. Este comando pode ser necessário com certas placas de vídeo e monitores para que o retorno dos modos de economia de energia seja feito de forma correta.


Configurando o monitor


Volta ao topo da página

41) Reduzindo a pasta _restore
Instalei o WINDOWS ME sobre o WINDOWS 98, intalação OK tudo funcionou,so tem um porém na instalação do windows-me foi criada uma pasta oculta que ocupa 356 mb, a pasta de nome (_restore) queria deletar esta pasta, mas não teve jeito até o momento já usei todos os meus conhecimentos "que são poucos" e nada, vc pode tambem me ensinar como entrar em modo ms-dos no windows-me. 

Resposta:
Esta pasta é usada pela Restauração do Sistema do Windows ME. Podemos desativa-la totalmente, ou então controlar o espaço utilizado pela restauração. Para isso, clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Clique em Desempenho e Sistema de arquivos. No quadro apresentado, selecione a guia Disco rígido, onde você encontrará o controle “Espaço em disco usado pela restauração do sistema”. Pode então fazer o ajuste. Se não quiser usar a restauração, liberando totalmente o espaço, selecione a guia “Solução de problemas” e marque a opção “Desativar a restauração do sistema”. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. Depois que o Windows for reiniciado, a pasta _Restore continuará existindo, mas ocupará apenas 2 MB.

Quanto ao modo MS-DOS no Windows ME, existe uma alteração feita por terceiros, mas ela é extra-oficial e sem suporte, portanto não posso divulgar aqui para milhares de leitores, mas é possível encontra-la na Internet. Sugiro que você use o modo MS-DOS através de um boot por disquete.


Reduzindo o espaço usado na restauração do sistema

Volta ao topo da página

42) Somente leitura
Ao copiar arquivos de música *.mp3 "arrastando" os mesmos de um CD-R gravado por um colega para o meu computador percebi que nas propriedades destes arquivos a caixa "Somente leitura" estava marcada, enquanto que em arquivos *.mp3 que peguei pela internet a caixa "Arquivo" é que estava marcada. Qual a diferença entre os dois se ambos são lidos normalmente pelo winamp? Posso ter problemas se tentar gravar os arquivos "Somente leitura" em um CD-R para ouvir no carro? Faz alguma diferença desmarcar a caixa "Somente leitura" e marcar a caixa "Arquivo" neste caso?

Resposta:
Quando um arquivo não vai ser alterado durante o seu uso (como é o caso dos arquivos MP3, que vão ser lidos e reproduzidos, sem ser alterados), não faz diferença alguma se o atributo “Somente leitura” está ligado ou desligado. Os arquivos MP3 que você recebeu em CDs estão como “Somente leitura” porque os programas para gerenciamento de gravação de CDs sempre ligam este atributo em todos os arquivos que são gravados em mídias “Read-only”, como é o caso dos CD-Rs. Não precisa portanto ficar preocupado com isso, use os arquivos normalmente.

Volta ao topo da página

43) Teclas de energia
Quero saber qual a função das teclas Power, Sleep e Wake que vêm na maioria dos novos teclados.

Resposta:
Essas teclas foram incluídas para permitir usar os principais comandos de energia (desligar, ligar e modo de espera) sem utilizar o botão Power do gabinete, nem o comando de desligamento do Windows. Esses comandos podem ser feitos diretamente pelo teclado, utilizando essas teclas. A tecla Power provocará o desligamento do computador, o que equivale a usar Iniciar / Desligar / Desligar o computador. A tecla Sleep coloca o computador em modo de espera, o que equivale a usar Iniciar / Desligar / Colocar o computador em estado de espera. A tecla Wake pode ser usada para tirar o computador do modo de espera, mas seu uso é desnecessário. Basta mover o mouse ou pressionar uma tecla qualquer e o computador sairá do modo de espera, da mesma forma. O ideal é que essas teclas fiquem à parte, em baixo relevo, e que seu pressionamento seja feito de forma mais “dura” que das teclas comuns. Alguns teclados usam para essas três teclas, o mesmo tipo de tecla usado no restante do teclado. Desta forma o usuário poderá desligar o computador se esbarrar acidentalmente na tecla Power. 


Teclas de energia não recomendadas


Teclas de energia recomendadas, em baixo relevo

Volta ao topo da página

44) Travamento
Tenho um Pentium III 500 Mhz e 32 MB de RAM. Às vezes, quando ligo o computador, ele trava depois de um apito sonoro, antes de carregar o Windows, com a seguinte frase:

C:\>keyb.br,C:\Windows\Comand\Keyboard.sys  

Mesmo se apertar o reset não resolve, tenho de desligar e ligar novamente. Então, ele entra sem nenhum problema. Qual o porquê do travamento, se existem dias ou semanas que ele carrega normal?

Resposta:
O Reset tem que fazer o mesmo efeito que desligar e ligar o computador. Se você pressiona o Reset e nada ocorre, então existe problema na fonte de alimentação. Note que o fato do carregamento parar após o comando Keyb não significa que ele foi a causa do problema. Este comando  faz parte do AUTOEXEC.BAT. Depois do seu processamento, o Windows continua a fazer o carregamento, e mais adiante ocorre o travamento, justamente no instante em que temos uma tela de texto, na qual vemos os últimos comandos usados, entre os quais o Keyb. Sua fonte de alimentação está sob suspeita. Se o problema ficar limitado a um travamento eventual na inicialização, pode deixar como está, mas se ocorrerem travamentos durante o uso normal do computador, recomendo que seja feita a troca da fonte.

Volta ao topo da página

45) Arquivo em falta
Todas as vezes que inicio o computador, o Windows é carregado normalmente e ao fim apresenta um quadro com a mensagem de erro: um arquivo .dll requerido. PNCRT.dll não encontrado. Ao clicar em ok, o quadro se fecha e a operação do computador fica normal. A que se refere esta mensagem e o que fazer para desativá-la de forma definitiva?

Resposta:
Este arquivo faz parte do Real Player 6.0. Se você desinstalar este software, através do comando Adicionar e Remover programas, no Painel de Controle, sua chamada será desativada e a mensagem de erro não aparecerá mais. Se você desinstalar o software, não poderá mais ver os arquivos de vídeo na Internet que utilizarem o padrão Real Player. Se deseja assistir a esses vídeos, a melhor coisa a fazer é reinstalar o Real Player, encontrado em www.real.com. Você também tem como opção válida, copiar este arquivo de outro computador que tenha a mesma versão do Windows que você está usando. Ele fica localizado na pasta \Windows\System.

Volta ao topo da página

46) É preciso usar a FAT32
Tenho tido problemas na formatação de alguns micros (Pentium 100 a 233 Mhz, Windows 95 e 98). Inicio pelo comando FDISK e na primeira mensagem que aparece digito [N]. Em seguida, excluo a partição existente para depois criar nova partição. Digito [S] para utilização máxima do HD. Porém, um computador AMD K6 com HD de 8 gb só reconheceu 1,99 gb. Este problema já aconteceu com outros micros.

Resposta:
Na primeira mensagem do FDISK, à qual você sempre responde com “N”, está escrito no meio do texto, algo como “... e permite que discos com mais de 2 GB sejam formatados como uma única unidade...”. Quando respondemos “S”, o FDISK inicializará o disco com FAT32, dando suporte a discos com mais de 2 GB. Quando respondemos “N”, o FDISK usará a FAT16, na qual cada drive lógico deve ter no máximo 2 GB. Se você responder “N” e usar a FAT16 (o que não é recomendável), terá que criar uma partição primária, uma partição estendida e drives lógicos na partição estendida, de modo que nenhum deles tenha mais de 2 GB. Sugiro que você leia em www.laercio.com.br, meu artigo sobre formatação de discos rígidos com FAT32.

Volta ao topo da página

47) Arquivos CAB corrompidos
Gostaria que me fosse esclarecido uma pequena dúvida. Uma máquina pentiumIII 750, 128Mb,20Gb,placa-mãe Sys com som e vídeo onboard e Fax-modem offboard,ao tentar instalar o windows Me a máquina para na metade apresentando erros diversos ,como falha geral Cab file corrompido e até travamento da mesma.Pensando em se tratar dos discos tentei instalar em outra máquina com sucesso garantido,o que poderia estar causando este erro?

Resposta:
Arquivo CAB corrompido significa que ocorreu erro na leitura de um ou mais arquivos CAB, que são os arquivos de instalação do Windows. O erro pode ter ocorrido pelo fato dos próprios arquivos estarem corrompidos, ou por existir defeito no disco rígido (ou drive de CD-ROM, se a instalação estiver sendo feita a partir do CD), ou então na memória. Desconfio que o problema esteja na memória, porque a verificação da integridade dos arquivos CAB é uma segunda checagem. Possivelmente os arquivos foram lidos corretamente, mas ao chegarem na memória, os dados foram corrompidos. Como ocorreram outras anomalias além dos arquivos CAB corrompidos, é muito provável que existam realmente problemas na memória ou  na placa de CPU.

Volta ao topo da página

       

Copyright (C) Laércio Vasconcelos Computação
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem o consentimento do autor. Apenas
usuários individuais estão autorizados a fazer download ou listar as páginas e figuras para
estudo e uso próprio e individual, sem fins comerciais.