2000-02) Modems, Internet, redes e comunicação

  
 
    

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1) Ligação cai
2) Explorer abre automaticamente
3) Comunicação entre dois PCs por cabo serial
4) Um modem para dois PCs
5) Linha analógica
6) Windows faz pequenas paradas
7) Linha problemática
8) Macete para funcionar a discagem por pulsos em modem onboard
9) Monitorador de comunicação serial
10) Modem não reconhece tom de discagem
11) Ligação entre dois PCs por linha telefônica
12) Modem onboard x Windows 2000
13) Soft modem lento
14) Lentidão na Internet
15) Problemas com modem HSP
16) PC travando
17) Drivers para modem e vídeo
18) Conexão com paradas
19) Winfax e o bug do ano 2000
20) Problemas com modem Conexant
21) Modem ESS não é detectado
22) Linhas telefônicas analógicas e digitais
23) Modem com DSP
24) Upgrade de modem
25) Modem não consegue conectar
26) Modem piora ao trocar Windows 95 por Windows 98
27) Modem com DSP
28) Modem de 56k não passa de 28.800
29) Erro na transmissão de fax
30) Computador desativa o telefone
31) Modem lento
32) MaxMTU
33) Modem não reconhece sinal de ocupado
34) Ligação cai
35) Outlook desconecta sozinho
36) Rede com PABX
37) Problemas com modem Motorola
38) Driver para um modem Creative
39) Modem ESS lento
40) Conexão Dial-up que inicia automaticamente
41) Enviando fax pelo PC
42) Conexão cai
43) Conexão lenta com modem HSP
44) Problemas com modem onboard
45) Dificuldades na instalação do modem
46) Conexão direta via cabo
47) Instalação de modem USR
48) Reconhecendo um modem V.90
49) Modem na porta paralela
50) Rede dial-up
51) Modem USR lento
52) Apagando o rastro
53) Descobrindo o IP de um computador
54) Enviando mensagens em uma rede com o WinPopup
55) Modem trava
56) Ícone da conexão
 

1) Ligação cai
Possuo um Pentium II com fax modem HSP-33.600 Deluxe e Windows 98. Depois que me conecto na Internet, após algum tempo, ou até mesmo depois de alguns segundos, a minha ligação cai. Torno a me conectar e a mesma volta a cair. Eu imaginava que um dos motivos para tal situação era a linha que eu utilizava. Mas como mudei a linha de minha casa e a conexão continuava caindo. Podia ser o provedor, já comuniquei a eles meu problema e disseram-me que isto só ocorre comigo. Não sei se o problema é no modem.

Resposta:
Fico impressionado pelo problema só ocorrer com você, já que é grande a quantidade de cartas que recebo relatando o mesmo problema. O que faz a ligação cair é em geral a baixa qualidade da linha telefônica, mas o culpado também pode ser o modem, e até mesmo o provedor. Se afirmam que o problema só ocorre com você, provavelmente o problema não está nos modems e linhas do provedor. O que normalmente ocorre é que o provedor, a companhia telefônica e o fabricante/revendedor do modem colocarão a culpa uns nos outros. Você precisa tirar a dúvida por conta própria:

a) Para checar se a culpa é do seu provedor, experimente ligar para o provedor de um colega (peça emprestada a conta para fazer o teste), ou então experimente um dos provedores que oferecem ligação gratuita para inscrição (ex: O Site, em 0800-16-2634, www.osite.com.br – se gostar pode aproveitar para fazer a sua inscrição, caso tenha acesso local em sua cidade).

b) Para saber se a culpa é da sua linha, leve seu computador à casa de um colega que tenha uma boa conexão com a Internet. Ligue para o seu provedor, e se a conexão for perfeita, provavelmente o problema está mesmo na sua linha.

c) Para saber se a culpa é do seu modem, você terá que substituí-lo, o que não é uma boa opção devido ao custo. Antes de fazer a troca, experimente repetir a sua instalação e instalar novos drivers, obtidos no site do fabricante.

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2) Explorer abre automaticamente
Tenho um computador Pentium 166 com Windows 95, Internet Explorer 5.0. O que acontece é o seguinte: ao iniciar o micro, quando chega na tela principal do Win95, o win explorer abre automaticamente. Olhei no iniciar mas o atalho para ele não está lá. O que pode estar acontecendo? Instalei a partir do Cd Net@fácil fabricado pela microservice.

Resposta:
Use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar e digite MSCONFIG). Neste programa existem várias guias que dão acesso a configurações de inicialização. Na guia Iniciar você tem acesso a programas que são ativados pelo grupo Iniciar e também outros que são executados por chamadas no Registro. Procure a chamada relativa ao programa que está incomodando e desmarque-a.

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3) Comunicação entre dois PCs por cabo serial
Gostaria de saber como fazer para trocar informações entre dois micros através de um cabo serial.

Resposta:
A melhor coisa a fazer é usar o programa de comunicação direta via cabo, recurso disponível desde o Windows 95. Esta conexão pode ser feita pela interface paralela (mais rápida) ou pela serial. Você encontrará no comércio com facilidade os cabos necessários para essa conexão (cabo laplink serial ou cabo laplink paralelo). O programa Conexão Direta via Cabo é encontrado no menu de programas de comunicação, e caso não esteja presente, faça a sua instalação através do comando Adicionar / Remover programas do Painel de Controle. Se quiser instruções passo a passo sobre como configurar e usar este programa, consulte artigo a respeito, encontrado em www.laercio.com.br.

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4) Um modem para dois PCs
Preciso conseguir um programa que me permita acessar o modem de um dos computadores ligados em rede. Tenho dois micros ligados em rede e somente um tem modem e, a partir do computador que não tem modem eu consiga usá-lo para me conectar à Internet. O que tenho que fazer?

Resposta:
Sim, isto é possível se você tiver instalado no PC que tem modem, o Windows 98 segunda edição. Esta versão do Windows introduziu um recurso muito interessante, o compartilhamento de conexão com a Internet (ICS, ou Internet Connection Sharing). Com ele, um único PC é ligado à Internet, usando uma só linha e uma só conta. Todos os outros PCs da rede (que não precisam necessariamente usar o Windows 98 SE, podem usar a versão original do Windows 98 ou o Windows 95) terão acesso à Internet através da rede, exatamente como ocorre em redes corporativas. Você encontrará instruções passo a passo para fazer esta conexão no meu artigo sobre o Windows 98 segunda edição, em www.laercio.com.br.

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5) Linha analógica
Estou enfrentando um problema com relação aos novos sistemas de modem ON Board independente da marca da placa mãe, exceto nas placas de soquete 7 onde o chip de vídeo é o SIS 530. O problema é o seguinte: o modem é instalado e configurado corretamente com o CD e manual que acompanham a placa mãe. Mas quando tento fazer qualquer tipo de ligação, no final da discagem entra uma mensagem da Telemar indicando que não foi possível completar a chamada. Conversando com colegas, disseram-me que essas placas não funcionam onde a central telefônica usa o sistema analógico. Como moro no interior achei que isso poderia fazer algum sentido. Gostaria de saber se existe algum outro driver atualizado para corrigir este problema ou se existe algum tipo de configuração adicional para que esse tipo de modem possa funcionar corretamente.

Resposta:
Está errado, isto pode ter ocorrido com algumas placas de CPU à venda na região, mas não é uma regra geral. Os circuitos do modem não têm relação alguma com o chipset, já que o chip responsável pelas funções de modem é separado. Tenho em meu laboratório, por exemplo, uma placa com o chipset MVP4, com modem onboard que funciona bem em uma linha analógica. Por outro lado, linhas analógicas podem ser problemáticas e apresentar erros nas conexões, não importa qual seja o tipo de modem. Sugiro que você tente configurar seu modem para discagem por pulsos, já vi casos de ligações em linhas antigas que, mesmo aceitando a discagem por tons através de telefone, rejeitavam a discagem por tons proveniente de modems. Eventuais problemas das linhas de sua cidade já devem ser conhecidas dos provedores de acesso. Consulte o seu provedor e provavelmente ele conhecerá uma solução. Também é válido procurar um driver mais atualizado para o modem, no site do fabricante da sua placa de CPU. Use o programa CTBIOS disponível em www.laercio.com.br para identificar este fabricante e conhecer seu endereço na Internet.

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6) Windows faz pequenas paradas
Possuo um Pentium III 450 Mhz, 128 MB de RAM e 8,1 Ghz de HD equipado com Windows 98. Meu computador está reiniciando a aproximadamente cada 10 minutos. Nada de diferente aparece na tela, apenas fica travado por aproximadamente 5 segundos, inclusive o mouse. Quando estou conectado à Internet, perco a comunicação, tendo que conectar novamente. Quando executo o Defrag, após algum tempo, vem a mensagem que o computador foi reiniciado 10 vezes. O que posso fazer?

Resposta:
Seu computador pode estar sofrendo do “problema da parada”, já divulgado há bastante tempo na área de dúvidas do meu site. Entre no Painel de Controle e clique em Rede. Lá você encontrará os protocolos disponíveis e sobre quais adaptadores de rede estão aplicados. Se você não tem placa de rede, remova todos os protocolos e deixe apenas o “TCP/IP ==> Adaptador Dial-Up”. Se você tem ainda o PC ligado em uma rede Microsoft, deixe também ativada a opção “NetBEUI ==> Adaptador de rede”. Se está em uma rede Novell, deixe ativado “IPX/SPX ==> Adaptador de rede”. Além disso, programas residentes podem estar causando este efeito. Tecle Control-Alt-Del e veja a lista dos programas ativos. Finalize um programa suspeito e veja se as paradas terminaram. Se não terminarem, reinicie o computador e repita o processo, finalizando outro programa, até descobrir o causador do problema. De posse desta informação, desative a execução deste programa, o que pode ser feito pelo SysEdit ou pelo MSCONFIG.

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7) Linha problemática
Estou com o seguinte problema: tenho um K6 II 400 MHz, 64 MB Ram, placa de FAX/MODEM HSP56 AUDIOMODEM RISER (on board). Quando tento conectar até mais ou menos as 20:00 hs, ocorrem uma série de ruídos que não permitem a conexão. Após as 20:00 hs, consigo conectar normalmente. Já chamei os técnicos da TELEMAR aqui em casa, mas não detectaram NENHUM problema na linha. Já removi e readicionei o modem uma centena de vezes. O que posso fazer?

Resposta:
Seu modem está corretamente instalado. O problema é que durante o horário comercial (muitos continuam trabalhando depois das 18:00) ocorrem ruídos e interferências que impedem o correto funcionamento do seu modem. Este tipo de problema não deve ocorrer com as linhas de central digital. A maioria dessas centrais novas utiliza cabos de fibra ótica, isentos de interferências. Apenas ao chegar próximo ao local de instalação (no poste ou subterrâneo) existe uma caixa conversora que traduz os sinais óticos para elétricos, através de fios de cobre. Sendo assim a chance de ocorrerem interferências é mínima, e apenas no trajeto entre o conversor e a sua residência. Por outro lado, se a ligação entre sua casa e a central é feita através de fios de cobre, as chances de problemas são realmente muito grandes. Uma forma de tentar conviver com o problema é reduzir a taxa de transferência. Use 28.800 ou 33.600 ao invés de 56k.

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8) Macete para funcionar a discagem por pulsos em modem onboard
Tenho um PC com modem onboard e minha linha telefônica é analógica.  O modem não está discando direito. Fui informado que esses modems onboard só funcionam com discagem por tons e não por pulsos, isso é verdade?

Resposta:
Já fui informado sobre este problema, e está relacionado com a simulação de discagem por pulsos. Isto é um erro de projeto. Qualquer modem deve ser capaz de fazer corretamente, tanto a discagem por tons como a discagem por pulsos, em qualquer linha telefônica. Seja como for, a discagem por pulsos realizada por esses modems não é compatível com o padrão brasileiro. Existe entretanto uma solução para o problema, que é alterar as configurações regionais de Brasil para México. Segundo os inventores do “macete”, quando configurados para México a discagem por pulsos fica mais próxima do padrão brasileiro. Isso me deixa um pouco triste, primeiro por razões patrióticas, segundo porque os importadores estão trazendo produtos que não são compatíveis com o Brasil, terceiro que soluções como esta transformam o hardware em uma ciência inexata. Lembra um pouco aquela propaganda do fogão que para acender precisa lavar três batidas na lateral...

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9) Monitorador de comunicação serial
Existe algum produto que analise a comunicação serial entre dois equipamentos baseados em PCs?

Resposta:
Sim, existem vários. O tipo de que recomendo é o chamado “breakout box”. Trata-se de uma caixa com duas conexões seriais (entrada e saída) e diversos LEDs que monitoram os sinais da porta serial. Os mais sofisticados são microprocessados e podem realizar vários testes e transmitir dados. Por exemplo, transmitem repetidamente os caracteres da frase “The quick brown fox jumps over the lazy dogs”. Esta frase tem todas as letras do alfabeto e é muito usada em testes de comunicação, bem conhecida dos técnicos da área. Existem aparelhos mais sofisticados que levam em conta ainda o protocolo de comunicação utilizado na linha. Você poderá encontrar algumas centenas de produtos de comunicação em www.blackbox.com.br. Pode visualizar os produtos on-line ou encomendar um catálogo.

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10) Modem não reconhece tom de discagem
No dia 20/03 eu li uma nota falando sobre conexões de Fax em modo pulso. Gostaria de um esclarecimento. Tenho um computador AMD K6II 450 MHZ 32 Mb RAM, Placa Fax Modem 56k HSP56 Micromodem on board que está ligado em um terminal PABX e que o mesmo é em tom de pulso. Tenho um computador mais antigo que disca normalmente, mas este que comprei recentemente não disca, pois ele da a mensagem que não detectou o tom de discagem. Mudei a configuração regional para México como você falou e não consegui sucesso. O que devo fazer? Mais uma questão: Gostaria de saber de alguns sites que oferecem apostilas de ACESS e de DELPHI.

Resposta:
O problema de não reconhecer o tom de discagem não está relacionado com o “macete” de configurar o país como México. O que ocorre com o seu modem é que a freqüência do tom de discagem gerada pela sua central PABX não é exatamente igual à freqüência do som de discagem que o modem espera. Para resolver este problema é preciso dizer ao modem para ignorar o tom de discagem, ou seja, ele começará a discar independentemente de existir ou não este tom (a solução é deselegante mas funciona bem). Abra a janela de Acesso à Rede Dial-Up, clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Selecione a guia Geral e clique no botão Configurar. No quadro que é apresentado, selecione a guia Conexão e clique no botão Avançadas. No campo “Configurações Adicionais”, preencha X3. Clique OK, e ao voltar ao quadro de propriedades da conexão, no campo onde está preenchido o número do telefone, coloque uma vírgula antes do número. Cada vírgula representa uma pausa de 2 segundos, isto será necessário porque agora o modem começará a discar imediatamente sem esperar pelo tom. Se demorar a “dar linha”, acrescente mais uma ou duas vírgulas antes do número do telefone. Quanto ao Access e Delphi, existem realmente alguns sites que oferecem apostilas gratuitas para download. Estão na área de LINKS do meu site (www.laercio.com.br), na seção de Informações Técnicas.

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11) Ligação entre dois PCs por linha telefônica
Tenho dois micros (um MMX 233 e um MMX 200) equipados com placas fax-modem 56k, em dois prédios diferentes, mas ligados no mesmo PABX. Cada micro está ligado a um ramal do PABX. O MMX233 roda Windows98. O MMX200 roda Windows95 Plus. Não é possível fazer uma rede por absoluta impossibilidade física de passagem de cabos, já que os dutos estão "lotados". É possível conseguir que os micros falem entre si, através dos ramais do PABX, de forma a que eu consiga fazer um download do primeiro para o segundo micro? Se for possível, como fazê-lo evitando que eu perca as configurações do acesso à Internet que ambos me permitem hoje?

Resposta:
Você poderá fazer a ligação dos dois PCs em rede, utilizando os seus modems e as linhas dos ramais de PABX. Veja na área de ARTIGOS de www.laercio.com.br, na seção de Instalações, o artigo de título “Instalando uma rede Dial-Up”. Este tipo de rede é usado para a ligação do seu PC com o provedor de acesso à Internet, mas também pode ser usado para ligar um PC com outro. Sugiro que o PC com Windows 98 seja configurado como servidor, e o com Windows 95 configurado como cliente. O artigo mostra passo a passo como fazer as configurações. O número a ser discado pelo PC cliente será simplesmente o número do ramal no qual está ligado o PC servidor. Note que nesta ligação, a taxa de transmissão e recepção de arquivos será de apenas 33.600 bps, mesmo que os modems sejam de 56k. A transmissão de dados a velocidades próximas de 56k só ocorre nos modems especiais existentes nos provedores de acesso. Um modem 56k comum só recebe a 56k, e transmite a apenas 36.600 bps. Como cada modem só transmite a 33.600 bps, o outro só poderá receber a 33.600 bps. Nesta taxa um arquivo de 1 MB irá demorar aproximadamente 5 minutos para ser transmitido. Pelo menos a transmissão será contínua, sem parar, ao contrário com o que ocorre nas operações de download pela Internet.

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12) Modem onboard x Windows 2000
Eu tenho um PC K6-II 450Mhz com modem, video e som onbord, 64MB de memória DIMM, HD de 10G e meu sistema operacional é o Windows 2000 Professional. Meu problema é o modem onboard, eu instalo o drive ele instala o modem na porta com 3 e quando eu mando testar o modem vem uma mensagem assim: "verifique a instalação de sua placa ou verifique a interrupção da placa". Como posso resolver meu problema ?

Resposta:
Este tipo de problema é raro mas pode ocorrer quando é lançada uma nova versão do Windows. A Microsoft pode não ter homologado um driver para este modem sob o Windows 2000, assim como o fabricante da placa de CPU não garante a compatibilidade com o Windows 2000. A solução do problema pode não estar ao seu alcance, pode necessitar da disponibilização de um novo driver para esta placa, compatível com o Windows 2000. O caminho da solução é consultar o site do fabricante da placa para verificar se existem novos drivers de modem para o Windows 2000. Também consulte a área de FAQs do fabricante, pois em muitos casos a solução é feita por ajustes na configuração, mesmo usando o driver antigo. Note que até mesmo a mensagem de erro apresentada pelo Windows é genérica demais: “verificar a instalação da placa ou a interrupção da placa”. Fica difícil descobrir a origem do problema com uma pista tão genérica. Se você não pode esperar por uma solução através do fabricante, a melhor coisa a fazer é comprar uma boa placa de modem, compatível com o Windows 2000.

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13) Soft modem lento
Tenho um Celeron 366 com uma placa onboard M748LMR com fax modem compartilhada. A minha duvida é quando conecto à Internet não consigo conectar a mais de 24000bps, o que torna muito lenta a abertura da página. Este problema pode estar relacionado com a placa ou não? Minha linha é digital e gostaria de saber qual o tipo de placa devo usar para melhor desempenho, porque tenho também uma placa standard modem de 33600kbps. Será melhor usá-la para um melhor desempenho, já que não consigo conectar a mais de 24000bps?

Resposta:
Este é um soft modem, e como tal pode sofrer este tipo de problema. Muitos conseguem conectar bem a altas velocidades, apesar de ocorrer uma queda (em média de 20%) no desempenho do processador. O soft modem não possui DSP (processador de sinais digitais), portanto o processador da placa de CPU fica encarregado de realizar este trabalho, o que provoca lentidão na execução de outros programas. Muitos soft modems possuem um comando de configuração que permite dedicar mais tempo ou menos tempo do processador para este trabalho. Com mais tempo dedicado, a conexão se dá a taxas mais elevadas, mas ocorre queda de desempenho na execução de programas comuns. Com menos tempo dedicado, a conexão é mais lenta, mas o processador fica mais rápido para executar outros programas. Aí pode estar a razão do seu problema. Se você tem um modem de 33.600, instale-o. Não poderá operar a 56k bps, como dizem poder os modems modernos, mesmo os soft modems, mas pelo menos não prejudicará o desempenho do processador.

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14) Lentidão na Internet
Fala-se muito mal de nossas linhas telefônicas, que seriam responsáveis por grande parte da lentidão da Internet em nosso país. Quando se usa um modem de 56k, adequadamente configurado, o que é, em kbps, uma linha rápida, uma média e uma lenta?

Resposta:
Um modem de 56k nunca realiza conexões a 56k, e sim em velocidades um pouco mais baixas, em geral entre 50k e 53k bits por segundo. Dividindo este valor por 10 teremos o número de bytes, em torno de 5 kB/s. Esta é na prática a velocidade de download conseguida em uma boa conexão, em um horário no qual a Internet esteja com tráfego tranqüilo. Utilizando boas linhas (de central digital), a taxa de erros será nenhuma ou então muito pequena, e esta velocidade média será mantida por bastante tempo, até mesmo horas seguidas. Na prática isto nem sempre ocorre. Linhas antigas que utilizam centrais não digitais apresentarão taxas de erro muito elevadas. Durante o estabelecimento da conexão, velocidades muito elevadas não serão atingidas, e os modems (transmissor e receptor) negociarão velocidades sucessivamente mais baixas (aqueles barulhos que ouvimos no modem logo depois da discagem). São assim estabelecidas velocidades abaixo de 50k, depois abaixo de 40k e assim por diante. Não são raros os casos em que as velocidades obtidas são de 33.600 ou 28.800 bps. Em linhas ruins, mesmo que seja feita a conexão em velocidades mais próximas de 50k, os erros excessivos fazem com que a velocidade seja dinamicamente reduzida através da diminuição do tamanho de bloco, até um limite confiável. Podemos assim começar um download a 5k bytes/s e terminar a 3.7, 2.5 ou 1.8 kB/s, mesmo que o Windows continue indicando que a conexão ocorre a 50k ou mais (o que corresponde a cerca de 5 kbytes/s).

Apesar de existirem muitas linhas telefônicas ruins, existem também muitas linhas boas, tipicamente aquelas mais novas, que utilizam centrais digitais. Nesses casos, apesar da taxa de transferência ser elevada e da taxa de erros ser muito pequena ou nula, os acessos podem ser lentos. Vemos isso quando o ícone da conexão na barra de tarefas pisca muito, ficando a maior parte do tempo apagado (sem recepção de dados). Isto indica que a conexão na linha telefônica pode estar boa, mas o provedor está fornecendo dados de forma muito lenta. O provedor pode estar sobrecarregado (acessos de muitos usuários, acima da capacidade dos seus equipamentos), ou então a própria Internet pode estar com tráfego muito elevado. De nada adianta ter uma excelente conexão, com um bom modem e uma boa linha de central digital e tentar acessar a Internet entre 21:00 e 24:00 (horário de maior tráfego na Internet), ou então ter um provedor com número de usuários acima da sua capacidade.

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15) Problemas com modem HSP
Tenho um modem HSP56 AUDIOMODEM RISER onboard, como faço com que os softwares que foram desenvolvidos para MS-DOS reconheçam esse modem? Já que estou tendo muitos problemas com isso. Toda vez que seleciono a opção Diagnósticos e depois Mais informações dentro do item Modems, no Painel de Controle ele me da a seguinte mensagem: "A porta com já está aberta". Porque isso acontece? E como solucionar?

Resposta:
Modems HSP são incompletos. Eles deveriam ter um chip DSP (Digital Signal Processor),  mas como não o possuem, este trabalho é feito pelo processador da placa de CPU (Host), por isso chama-se HSP (Host Signal Processor). O “host” executa então um software no ambiente Windows. No ambiente DOS este software não pode ser acessado (tampouco os fabricantes desenvolvem atualmente softwares para DOS, por isso esses modems são vendidos como sendo “para Windows”). Dependendo do software de comunicação, você pode ter acesso a este modem se usar o programa para DOS a partir do Prompt do MS-DOS sob o Windows. Se você realmente precisa utilizar o modem em aplicativos para DOS no modo MS-DOS, a solução é procurar um modem “antigo”. Ainda é possível encontrar no mercado modelos ISA da US Robotics, dotados de jumpers para configuração de COM e IRQ. Esses modems funcionam perfeitamente no modo de legado (não Plug and Play). O problema da porta estar aberta normalmente ocorre quando outro programa a está usando, ou então quando um programa a abriu e não terminou normalmente (travou). Use Control-Alt-Del e verifique a lista de programas ativos, um deles poderá ser o que está usando a porta. Verifique ainda se o problema ocorre logo após o boot, antes de utilizar programas que usem o modem. Procure finalmente utilizar drivers novos para o seu modem, isto pode ser um bug dos seus drivers atuais.

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16) PC travando
Tenho um computador AMD K6 (MMX), modelo 8, Velocidade 350 MHz e toda vez que reinicio o computador ocorre a seguinte mensagem: Uma exceção 0E ocorreu em 0028:C0077862 em VxD VREDIR(01) + 000054C2 ela foi chamada de 0028:C0079660 em VxD VREDIR(01) + 000072C0, pode ser possível continuar normalmente. Quando eu teclo ENTER vem a seguinte mensagem: Uma exceção 0E ocorreu em 0028:C14E7AA0 em VxD VNBT(01) + 0000E8D0. Dou ENTER novamente, ai costuma travar ou entrar no Windows. Qual a melhor solução para este tipo de problema ?

Resposta:
Não é possível identificar a causa do problema sem uma inspeção ao vivo. Podem existir arquivos corrompidos no Windows, problema que é resolvido com uma reinstalação. Pode estar ocorrendo aquecimento excessivo do processador, problema cuja solução é usar um cooler grande acoplado ao processador através de pasta térmica. Outros problemas relacionados com hardware podem estar ocorrendo: maus contatos, overclock, programações erradas no CMOS Setup. Os circuitos do seu computador podem ter sido danificados por eletricidade estática durante o processo de montagem (o técnico não toma os devidos cuidados) ou mesmo durante a venda (o vendedor não toma os devidos cuidados). Os cuidados com a eletricidade estática são explicados em artigo encontrado em www.laercio.com.br

Um dos piores malefícios da eletricidade estática é a chamada falha latente. Neste tipo de defeito, o componente eletrônico a princípio funciona bem mas manifesta o defeito depois de alguns dias, semanas ou meses. Pode ocorrer com processadores, memórias e placas em geral, quando são tocadas diretamente com as mãos. Todos os fabricantes alertam nos seus manuais sobre os cuidados a serem tomados com a eletricidade estática, mas 90% dos técnicos e 99,9% dos vendedores de hardware não tomam esses cuidados, para eles os fabricantes estão falando besteira. O seu computador pode agora estar manifestando uma falha latente, problema muito comum nos PCs montados no Brasil. Muitos PCs como o seu sofrem de outro problema: foram construídos com peças de qualidade ruim. Uma pista: são aqueles PCs com preços incrivelmente baixos. Se o seu problema for este, os defeitos voltarão a ocorrer. Se for falha latente, será preciso descobrir e substituir o componente danificado. Procure um bom técnico, mas um que tome cuidado com a eletricidade estática.

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17) Drivers para modem e vídeo
Tenho um modem 56k US Robotics com jumper. Gostaria de saber se devo colocar velocidade máxima de 115200 bps ou não. Onde copiar um drive mais recente? Pois na página www.3com.com é complicado de achar. Posso usar o drive que vem no Windows 98? Tenho também uma placa de video ATI de 32 MB, mas achei engraçado não vir com nenhum programa instalado da placa, apenas os drives. Quais são os drives dessa placa? O drive está com o nome s3. Se não for esse, qual devo usar e qual o nome do drive?

Resposta:
Sim, você pode ativar a velocidade de 115.200 bps. Esta velocidade não ocorrerá para qualquer tipo de arquivo. Ela apenas indica que velocidades mais elevadas podem ser obtidas com compressão de dados. Arquivos HTM, por exemplo, serão recebidos mais rapidamente graças a esta compressão. Para este modelo de placa, você pode utilizar os drivers que acompanham o Windows 98. Eu utilizo uma placa igual à sua com esses drivers, e ela funciona muito bem. Quanto à placa de vídeo, normalmente é acompanhada não só dos drivers, mas também de alguns utilitários (note que algumas placas são realmente acompanhadas só dos drivers). Não posso indicar qual é o driver correto para a sua placa, você indicou só a marca, mas não o modelo. Sugiro que você procure por drivers mais novos, e mesmo pelos seus utilitários, no próprio site da ATI (www.atitech.ca).

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18) Conexão com paradas
Tenho um micro com motherBoard M585LMR com processador k6-2, 450mhz, 32mb Ram e modem onBoard, mas desativado. Uso um modem Zoltrix WinHSP 56K PCI, e frequentemente há paradas na conexão com a Internet. Liguei para o provedor e eles me disseram que o problema não é deles e sim meu. Isso pode acontecer? As minhas configurações da rede são: Login Produtos Microsoft, Adaptador Dial-up, TCP/IP. O sistema é Win98se. O drive do modem foi atualizado também.

Resposta:
Antonio, desculpe dizer, mas os modems Zoltrix são ruins mesmo, pior que eles só os da PCTel e os embutidos nas placas de CPU (onboard). Há alguns anos atrás esses modems foram banidos do mercado brasileiro pelos próprios lojistas, de tão grande era o número de problemas. Agora o mercado está cheio de usuários novos que não conheceram essa história, e esses modems voltaram a ser vendidos, juntamente com outros produtos nada recomendáveis. Se você instalou o modem corretamente e utilizou os drivers mais novos, então o modem deveria funcionar, a menos que a sua linha telefônica seja ruidosa. Nesse caso até os modems de melhor qualidade podem sofrer esses problemas. Se você utiliza uma linha de central digital e os problemas continuam, o problema provavelmente é mesmo do modem.

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19) WinFax e o bug do ano 2000
Tenho o WinFax 7.0, programa para envio e recebimento de Fax, instalado em minha máquina. Desde que passou o dia 29 de fevereiro de 2000 ele ficou com seu calendário descontrolado (sempre um dia adiantado). Quando mando imprimir um documento no WinFax, ele vai para o programa com a data correta do dia e faz a primeira tentativa de passar o fax, mas, quando não dá certo na primeira, ele muda a data no Outlook para a data do dia seguinte e não tenta passar novamente, a não ser que clique com o botão direito do mouse e clique em Send Now. Ele deveria tentar tantas vezes quanto o especificado ( três, por exemplo) mas não o faz justamente por causa do problema da data. Gostaria de saber como resolver sem ter de reinstalar o programa?

Resposta:
O problema faz parte do bug do ano 2000. Apesar de registrar a data corretamente, com 4 dígitos, não leva em conta o fato do ano 2000 ser bissexto, por isso está agora um dia adiantado. A solução do problema é simples, basta fazer a atualização para o ano 2000, disponível no site do fabricante do programa. Este problema é relativamente comum em muitos softwares, mesmo que tenham registrado corretamente a passagem para o ano 2000.

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20) Problemas com modem Conexant
Trabalho com 4 máquinas IBM Aptiva, modelo 2177-30P, com 32 de RAM, HD 8,4 GB, processador AMD K62 500 MHZ, kit multimídia, win98 pré-instalado licenciado, fax modem = HCF V90 56 K FAX PCI MODE. Acontece que 2 máquinas estão ligadas à Internet e, quando acessadas à Internet, travam constantemente.

Resposta:
Este modem utiliza um chip produzido pela Conexant (antiga Rockwell). Se ambas as máquinas apresentam travamentos durante a conexão com a Internet, o problema está relacionado aos seus modems. É muito pouco provável que ambos estejam com defeito de hardware. Por outro lado, ambos estão utilizando o mesmo driver e dão problemas. É bem provável que a instalação de um novo driver resolva os problemas. A Conexant não vende modems e nem fornece os seus drivers, apenas fabrica os chipsets. Entretanto na página

http://www.conexant.com/techinfo/modems.asp

você encontra os endereços dos fabricantes desses modems. Não deve ser muito difícil descobrir através da IBM o nome do fabricante deste modem. Se você abrir o computador, talvez encontre o nome do fabricante escrito na placa do modem (a menos que seja onboard). De posse do nome do fabricante, faça o download do novo driver e instale-o. Não custa nada também instalar uma versão mais nova do seu navegador. Freqüentemente as atualizações aproveitam para, além de introduzir novos recursos, atualizar bugs de versões anteriores.

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21) Modem ESS não é detectado
Tenho um micro Pentium 233 MMX, 48 MB RAM, HD 3,2 GB, Windows 98 SE. Comprei uma placa de modem interno 33.6 Kbps da ESS Technology, instalei-a na placa mãe normalmente, porém quando entro no painel de controle, clico em Modems e coloco para detectá-la aparece a mensagem de que não foi encontrado nenhum modem conectado ao computador. Quando ligo o PC aparece a seguinte mensagem:

Initializing Plug and Play Cards...
Card-01 ESS ES336V Plug n Play Fax Modem
Card-02 PnP Sound Chip

Suponho que o card-01 seja o modem. O Windows tenta detectar o modem na porta COM 2, criamos (eu e um técnico) uma porta COM 3 e nada, olhamos se havia conflito de IRQ e não havia nenhum conflito. O técnico disse que é problema na placa-mãe mas duvido porque as outras placas do computador funcionam normalmente. Pode ser algum problema de Jumper na placa-mãe? Minha placa-mãe é uma Soyo - 512 Kb Cachê

Resposta:
Outros componentes de hardware existentes na sua placa podem precisar ser detectados antes da sua seção “modem”. Por isso, ao invés de comandar a detecção pelo comando Modem no Painel de Controle, use o comando Adicionar novo hardware, também no Painel de Controle. Deixe que o Windows detecte automaticamente a placa. Se não ocorrer a detecção, ative no CMOS Setup a opção Boot with PnP Operating System. Se mesmo assim tiver problemas, verifique se existem patches (remendos) a serem instalados, disponíveis no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU. Realmente em algumas placas, se todos os patches não forem instalados, é possível que certas placas de expansão não possam ser detectadas. O site do fabricante da sua placa de CPU (www.soyo.com) e do modem (www.esstech.com) também podem trazer informações úteis para o seu caso. 

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22) Linhas telefônicas analógicas e digitais
Tenho um modem US Robotic 56Kb X2 com voice. Fiquei sabendo que este modem é para linha analógica e minha linha é digital. Por causa disso, me disseram que ele nunca passaria de 33,6Kb (e nunca passou mesmo). Com essa informação resolvi comprar o seguinte modem: US Robotic 56Kb com voice, modelo Controller. Me falaram que é um modem profissional e por isso mais caro. Gostaria de saber se este modem tem a tecnologia V.90 e se fiz um bom negócio.

Resposta:
Este é um erro muito comum. O que 99% das pessoas chamam de “linhas digitais” são na verdade linhas analógicas de “central digital”. Em outras palavras, as antigas linhas telefônicas tinham suas centrais antiquadas, utilizando circuitos analógicos e as mais antigas funcionando até com relés. As centras telefônicas mais recentes utilizam a tecnologia digital, freqüentemente usam fibras óticas para ligação até as proximidades da residência do usuário, onde existem caixas conversoras que traduzem os sinais para o formato analógicos. Fios de cobre comum fazem os últimos metros da conexão, das caixas conversoras até o telefone do usuário. Essas linhas possuem vários recursos e uma excelente qualidade sonora, isenta de ruídos. Todos as chamam de “digitais”, mas a parte digital está apenas na central e nos cabos de fibra ótica. A conexão com o telefone é analógica, tanto é assim que você pode ligar nela um telefone comum. Portanto sua linha é analógica, e o modem a ser usado é também analógico. Seu modem original estava correto. Seu modem original nunca passou de 33.600 porque utilizava o protocolo X2, e os provedores de acesso usam o protocolo V.90, assim como todos os modems modernos. A solução seria tentar fazer um upgrade do “BIOS” do modem, disponível na página da US Robotics (www.usr.com). A instalação do protocolo V.90 no seu antigo modem o deixaria apto a operar em velocidades próximas a 56k bps. Os modems US Robotics adequados à sua linha são encontrados no mercado por preços entre 150 e 250 reais, dependendo do modelo. Modelos do tipo “Winmodem” são mais baratos, mas tendem a deixar o computador mais lento. Modelos melhores são os que usam processador de sinais digitais (DSP). As linhas digitais mais comuns no Brasil são as do tipo ISDN, são bastante caras, bem como seus modems. Suportam taxas de 128k bps, e são utilizadas apenas em aplicações profissionais.

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23) Modem com DSP
Recentemente li um artigo seu dizendo que uma maneira de descobrir se o modem instalado em um PC é Soft (HSP) ou tem processador próprio (DSP) é conferir se constam dados como: clock, memória RAM e ROM. Se esses dados estiverem presentes trata-se de um modem DSP. Tenho um modem Blaster DI5602 da Creative Labs e pedi o dignóstico/mais informações e esses dados não constavam levando-me a crer que eu possuo um Soft Modem (HSP). Resolvi mandar um e-mail para o suporte da Creative Labs (suporte@creativelabs.com) questinando-os e recebi a seguinte resposta:
"Both th 5600 and 5602 are hardware modems according to the information that I have.
Dave (DLG) - Creative Labs" 

Gostaria de saber se afinal tenho um Soft Modem ou um Modem com DSP? Segue alguns dados que contam na placa:

FCC Reg. No. FELTAI - 31280 - PT - E
FCC ID: FELMR56PVS
MODEL No. FB MR56PVS
Os dados do maior chip da placa são:
RCVDL56ACF/ SP
R6761 - 21
(c) ROCKWELL 97
9821 B62480 - 3
MEXICO

Resposta:
O fato de encontrarmos informações sobre o DSP com o comando Diagnóstico / Mais informações no item Modem do Painel de Controle indica que trata-se de um modem com DSP. Por outro lado, soft modems não possuem informações sobre DSP, mas a recíproca não é verdadeira. O fato de um modem não exibir informações sobre o DSP não significa necessariamente que se trate de um soft modem (apesar de ser um forte indício). A informação que você recebeu da Creative Labs está correta, este é mesmo um modem de hardware, com DSP, como pude comprovar nas especificações para este modelo, encontradas no site da Creative Labs. Existe uma outra forma segura de descobrir se um modem tem DSP. Quando é dito que se aplica a PCs 486, trata-se com certeza de um modem com DSP, já que aqueles antigos processadores não são suficientemente velozes para executar o software de emulação dos soft modems. Quando um modem tem nas suas especificações que requer no mínimo um Pentium-100 ou Pentium-133, ou outro processador mais veloz, pode ter certeza de que se trata de um soft modem.

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24) Upgrade de modem
Tenho um AMD K6 500 MHZ, 128 MB de RAM, HD 10.2 GB, fax-modem 56 K e 8MB de vídeo, tudo onboard. Uso o meu micro exclusivamente para acessar a internet e gostaria de saber se eu trocasse o meu modem por um US Robotic v.90 eu conseguiria um acesso mais rápido á internet. Se conseguisse, qual seria a porcentagem de desempenho?

Resposta:
Você não irá conseguir necessariamente um acesso mais rápido. A substituição do seu atual modem por um modelo da US Robotics, com DSP, resolverá problemas de lentidão do processador durante acessos à Internet (dificuldades para descomprimir em tempo real áudio e vídeo, lentidão quando usamos outros programas durante um download, por exemplo). Poderão também ser resolvidos problemas como quedas de conexão e travamentos durante o acesso à Internet, dificuldades que normalmente são enfrentadas por usuários de soft modems e modems onboard. Não serão resolvidos problemas de lentidão na taxa de comunicação, causados por congestionamento na Internet e falta de recursos do seu provedor. As vantagens em usar um modem melhor são evitar a queda de desempenho do processador e as quedas de conexão.

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25) Modem não consegue conectar
Gostaria de esclarecer uma coisa. Tenho um PC AMD K6- 2 350 Mhz, e ultimamente tenho tido alguns problemas com o modem, um HSP Micromodem 56 K da PCtel. Não estou conseguindo finalizar conexões á internet, mesmo usando vários provedores. Quanto tento acessar a rede, meu modem repete aquele ruído de conexão umas 2 ou 3 vezes mas não se conecta. O que pode estar acontecendo? Até pouco tempo atrás ele estava funcionando normalmente.

Resposta:
Tenho alertado aos leitores em todas as oportunidades sobre a baixa qualidade de alguns modems do mercado. Pesquisa feita em meu site entre milhares de leitores revela que o modem PCTel é o considerado pior. Outro dia falei isso em uma entrevista e um leitor disse que não concorda, que esses modems funcionam bem e na maioria das vezes em que dá problemas a culpa é da linha ou do provedor. Talvez esta seja a opinião de quem lhe vendeu este modem, eu continuo achando que ele é ruim. Quando uma placa para de funcionar de uma hora para outra, vários problemas podem ter ocorrido. Ou você instalou algum dispositivo que está entrando em conflito e impedindo o correto funcionamento do modem, ou algum componente do modem estragou-se, ou sua linha tornou-se muito ruidosa (por exemplo, depois de instalação de um aparelho ou uma alteração na instalação elétrica que passa a causar interferência na linha). Um bom modem tem que funcionar com sua configuração default, mas muitos técnicos utilizam strings de configuração que podem em muitos casos resolver problemas. Aproveito então para sugerir uma página onde são explicadas soluções de problemas com modems: http://www.tdkom.com.br/fausto/. Neste página são mostradas várias strings de configuração para modems que alteram o seu funcionamento, podendo melhorar a conexão. Para alterar uma string de configuração usamos Painel de Controle / Modems / Propriedades / Conexão / Avançadas, e preenchemos o campo “Configurações adicionais”. Experimente então as strings recomendadas para o seu modem, é possível que isso resolva seus problemas.

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26) Modem piora ao trocar Windows 95 por Windows 98
Tenho uma estação Pentium MMX 166 Mhz, com modem US Robotics Sportster Voice 33.6 PnP Fax Internal que funcionava corretamente com o Windows 95 e memória RAM de 16 Mb. Recentemente, atualizei a RAM para 48 Mb e o Windows para a versão 98. Depois disto, comecei a ter problemas de conexão com o modem: a linha fica caindo com freqüência, o tempo para completar a conexão está muito maior (o som característico de estabelecimento de conexão agora se repete até quatro vezes), e após a conexão, ocorrem paradas de transmissão e recebimento de dados - normalmente, logo após ela ser completada, com poucos bytes enviados e recebidos. Nestas situações, é preciso desconectar e realizar nova conexão. Imaginei a princípio que o drive do modem não estava correto. Como ainda possuía o CD original, fornecido na compra do aparelho, reinstalei-o novamente, mas mesmo assim os problemas acima continuam. Até mesmo já desativei a caixa de Efetuar Logon na Rede, conforme dica que li no seu site. Os problemas poderiam estar relacionados à configuração do hardware, do software do modem ou do Windows 98?

Resposta:
A existência de problemas com modems US Robotics, considerados de boa qualidade, nos faz refletir sobre o seguinte: se modems bons e ruins apresentam problemas, será que a culpa não é dos modems? Será que o problema está no servidor, no Windows ou em outra parte? Pode ser, mas são bastante raros os casos de problemas com modems US Robotics, apesar deles estarem há tanto tempo no mercado. Por outro lado, outros modems baratos chegaram há tão pouco tempo e já têm tantas reclamações... No seu caso, como o modem funcionava perfeitamente e passou a apresentar problemas depois da instalação do Windows 98, somos levados a desconfiar que o problema não está no modem. Pode estar no Windows 98, ou ainda, na forma de instalação. Tenho aqui um modem igual ao seu, funcionando em um PC com Pentium-166 e 32 MB de RAM, sem apresentar problema algum. Apenas acho errado o fato de você ter usado o CD que acompanhava este modem. Como é relativamente antigo, seu driver está bastante desatualizado. Sugiro que você experimente o driver mais novo para este modem, obtido na página www.3com.com (veja também em www.usr.com). Dê uma olhada no artigo sobre instalação de modems no meu site. Lá existem exemplos de instalação e configuração de alguns modems da US Robotics, entre os quais o seu. Alguns ajustes no Painel de Controle e Gerenciador de Dispositivos são recomendados quando um modem é recém-instalado, a configuração default nem sempre funciona bem.

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27) Modem com DSP
Gostaria de saber qual  o modelo da placa de Fax US Robotics que usa DSP (Processador de Sinais Digitais). A maioria dos vendedores de microcomputadores não sabem o que DSP e muito menos o modelo de placa que o utiliza.

Resposta:
Os modelos da US Robotics/3COM que usam DSP, encontrados com maior facilidade, são o 5610 (Performance Pro), o 2976 e o 2977. Evite os modelos “Winmodem”, pois são quase tão problemáticos quanto os soft modems de outros fabricantes. Particularmente o 5610 pode ser comprado online no meu fornecedor oficial, em www.cdr.com.br. Para os que não estão familiarizados, o DSP (processador de sinais digitais) é um chip existente nos modems, encarregados de realizar todo o trabalho de modulação, demodulação, conversão A/D e D/A, controle de erros, compressão de dados, implementação dos protocolos de comunicação, etc. Os chamados Winmodems, soft modems e HSP modems, não possuem DSP. Sendo assim, a maior parte deste trabalho é feito pelo processador da placa de CPU, o que tende a sobrecarregá-lo, tornando o computador mais lento.

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28) Modem de 56k não passa de 28.800
Troquei meu velho modem de 14.400 por um novo de 56K (Motorola SM56 Voice Modem) e observei que não conseguia nunca conectar a mais de 28.800. Telefonei ao meu provedor perguntando a razão pela qual não conseguia fazê-lo e a funcionária do suporte da provedora me disse que eu precisaria baixar um arquivo de atualização do modem para o padrão V90. Fui ao site da Motorola e baixei o arquivo :us_V90.exe. Instalei-o no meu micro e quando fui executá-lo me disse: ”An upgradable 56K modem was not located in your system!”. Depois de conversar com várias pessoas, algumas me mandaram arquivos de atualização V90... sempre o mesmo!!!Não consegui descobrir porque o programa não acha meu modem, nem descobri se estou tentando usar o arquivo errado....o fato é que conecto sempre a 28.800 no máximo. A propósito meu modem está instalado na COM4.

Resposta:
Não é bom instalar modems na COM4. Algumas placas de vídeo, bem como interfaces IDE, podem utilizar endereços que pertencem à COM4 (2E8-2EF). Para ter menos problemas, desabilite a COM2 no CMOS Setup e reinstale o modem como COM2. É preciso ainda, é claro, que o seu provedor de acesso tenha linhas de 56k disponíveis, também no padrão V90. A sua linha telefônica ser “digital”, ou explicando melhor, a central deve ser digital. Se a sua linha for do tipo convencional, você poderá não conseguir conectar a velocidades superiores, ou até poderá conectar, mas a taxa de erros será muito elevada, resultando em lentidão. Não use também programas de atualização para 56k fornecidos por terceiros. Deve ser usado um programa fornecido pelo fabricante do seu próprio modem. Já soube de casos de usuários que estragaram seus modems instalando programas de atualização de fabricantes errados.

Para atualizar o seu modem, acesse a página:

http://www.mot.com/networking/products/sm56_isa_software_modem_v2/faqs2.html

Lá você encontrará instruções para a atualização de software. Será preciso usar um programa SM56 ISA Cleaner para remover drivers antigos. Faça também o download da nova versão dos drivers para este modem. 

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29) Erro na transmissão de fax
Utilizo uma placa de fax US Robotics 33600 e com muita freqüência a conexão não é completada ao tentar enviar faxes, sendo interrompida e aparecendo a indicação "phase B error". Isto acontece predominantemente em faxes para o exterior. O que isto significa? Há algo que devo fazer?

Resposta:
Isto pode realmente ocorrer devido às próprias características do canal de transmissão por satélite. Note que em muitas ligações para o exterior ocorrem efeitos estranhos, como o eco daquilo que você fala, ou então um retardo entre a voz de cada uma das pessoas que conversam, ou mesmo o chaveamento da voz em uma única direção. Se você tentar transmitir um fax em uma ligação com essas características, ocorrerão erros e a transmissão será abortada. Uma forma de reduzir a taxa de erros que muitas vezes funciona é configurar o seu programa de fax para operar em CLASSE 1. Será usada a taxa de 9600 bps, ao invés de 14.400 bps. Com uma velocidade menor, a chance de ocorrerem erros será reduzida.

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30) Computador desativa o telefone
Estou com problemas no meu modem (se é que seja no modem). Quando ligo o computador, o telefone que fica ligado no computador para de funcionar. Já mexi em tudo e não consigo arrumar. É só desligar o computador e o telefone volta a funcionar. Uma observação: o computador conecta na Internet normalmente. É só o telefone que não funciona. 

Resposta:
Isto pode ser um defeito do seu modem, ou então um problema causado por algum programa. Um bom teste a ser feito é tentar instalar este modem em outro computador, verificando se o problema se repete. Se não ocorrer, indica que algum programa no seu computador está comandando o modem e desligando o relé que controla o acesso ao telefone. Se o problema ocorrer exatamente da mesma forma, indica que é um defeito no seu modem. Felizmente é um defeito de simples solução. Ao invés de ligar o telefone diretamente no modem, utilize um adaptador de extensão para ligar simultaneamente o modem e o telefone. Como o telefone ficará ligado diretamente na linha, e não mais passando pelo modem, não sofrerá mais o efeito do problema. Note que desta forma você deve evitar tirar o telefone do gancho enquanto estiver usando o modem, pois poderá causar erros de comunicação.

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31) Modem lento
Tenho um IBM Aptiva K40 que tem como configuração original Pentium 75 MHz, HD 850 MB da Western Digital e modem MWave de 28.8bps. Adicionei um novo HD de 1.2 Gb também da Western. Troquei também o processador para um Pentium 166 MHz. Devido a um problema de incompatibilidade entre minha placa e o HD,  tive que configurar a placa para 150 MHz.  Um dia desses, esqueci a tomada do modem ligada e uma chuva de raios aparentemente queimou meu modem. Comprei, então, um Motorola SM56. Depois de instalado, o modem não atingiu sua velocidade máxima, apesar da minha linha telefônica ser digital. E, ainda, deixou meu computador muito lento. Depois, observei um ícone de propriedades no painel de controle e percebi que possui uma opção CPU Usage com opções Low, Medium e High. Se escolhido o Low, o computador fica rápido, porém, a conexão fica extremamente ruim em 2400 bps. Se coloco medium ou high, a conexão fica em 31200, mas o computador fica muito lento. No arquivo do driver diz que esse modem requer Pentium 150 MHz, memória cache L2. Meu computador não tem memória cache. Essa cache L2 é a memória cache normal do Pentium? Me dê informações para que consiga fazer o modem funcionar perfeitamente sem que o computador fique lento.

Resposta:
Os software modems (como é o caso do SM56, da Motorola), têm como vantagem o custo baixo e como desvantagem a ocupação de tempo do processador para fazer o trabalho que em outros casos é feito por hardware. Este é o caso também do Winmodem, da U.S. Robotics. A ocupação do tempo do processador pode não ser muito prejudicial se o processador for muito veloz, mas acaba atrapalhando nos casos de chips mais lentos, como o Pentium-150. Esses modems também foram criados para serem usados em modelos MMX, já que essas instruções especiais podem fazer processamento de sinais de áudio em maior velocidade. Em modelos não MMX, a lentidão pode ser muito acentuada. Note que não necessariamente será possível instalar um Pentium MMX na sua placa mãe, pois as placas antigas não oferecem a opção de dupla voltagem (3.3V / 2.8V) exigida pelo Pentium MMX.

De um modo geral, é recomendável fugir dos soft modems, já que produzem queda de desempenho muito acentuada no caso dos processadores mais lentos, ou então não conseguem chegar à taxa de transferência máxima. No seu caso o problema é ainda mais sério, pois seu computador não possui memória cache L2. Operando apenas com a cache L1, com 16 kB, o Pentium perde boa parte do desempenho. Mesmo a 150 MHz, acaba ficando com desempenho comparável ao de um Pentium-100 com cache L2. Muitas placas de CPU de baixo custo não possuem memória cache L2, resultando em uma indesejável queda no desempenho.

As opções que você tem à frente são as seguintes: a) Utilizar uma outra placa de modem que não seja “soft modem”; b) Verificar se sua placa de CPU possui local para instalação de cache L2, através de um módulo COAST de 256 kB ou 512 kB; c) Verificar se a sua placa suporta o Pentium MMX, o que tornará o processamento do soft modem mais rápido; d) Tentar fazer sua placa operar pelo menos a 33.600 bps, sem que ocorra queda acentuada no desempenho.

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32) MaxMTU
Como faço para configurar o buffer de recebimento e o buffer de transmissão para ganhar melhor performance possível? Possuo Windows 98, Netscape 4.5 (Inglês), modem 56 kbps e linha central digital.

Resposta:
Trata-se da regulagem de MTU (Maximum Transmition Unit), utilizada para casar o tamanho do pacote de dados utilizada pela conexão Dial-up com a utilizada pelo seu provedor de acesso. No Windows 98, o ajuste é feito pelo Painel de Controle. Use o comando Rede e aplique um clique duplo sobre o Adaptador Dial-Up. Selecione a guia Avançada abra a opção Tamanho do pacote IP. As três primeiras opções são Grande (1500 bytes), Médio (1000 bytes) e pequeno (576 bytes). A opção Automático determina o tamanho ideal dependendo da conexão utilizada, e esta é a opção recomendada. Mesmo assim você pode alterar manualmente o tamanho (é preciso reiniciar o computador após a alteração) e verificar a alteração no desempenho. Você encontrará maiores informações sobre o assunto em:

http://www.windows-help.net/maxmtu.html

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33) Modem não reconhece sinal de ocupado
Porque algumas vezes o modem não reconhece o sinal de ocupado de uma linha telefônica e, ao invés de rediscar ele emite sinal de ocupado? O que leva o modem ficar travado durante uma conexão, como se o servidor tivesse parado? Aparecem janelas informando que não foi possível contactar a URL. O que ocorre de verdade? O meu modem é um UsRobotics 33600 com voice e a máquina é um pentium 233 com 64 Mb de RAM e a linha é analógica.

Resposta:
O não reconhecimento do sinal de ocupado, bem como o do tom de discagem, ocorre devido a pequenas diferenças entre a freqüência emitida pela central telefônica e a freqüência esperada pelo modem. O problema é mais comum em centrais PABX, que não necessariamente utilizam os mesmos tons que a companhia telefônica. O reconhecimento do sinal de ocupado também precisa ser habilitado por uma string de configuração do modem. Na configuração default, o reconhecimento deste tom (BUSY) é habilitado, porém em alguns casos o usuário emprega configurações adicionais (comandos AT) que podem desabilitar este reconhecimento (ATX2). O modem pode ficar “travado” sobretudo em casos de lentidão na Internet ou no próprio provedor. Por exemplo, ao fazer o download de uma imagem, a recepção pode ficar estacionada. O uso do botão Atualizar reinicia o carregamento interrompido. Erros na linha telefônica também podem causar paralisação da recepção. Janelas informando que não foi possível conectar a uma determinada URL podem aparecer devido a essas paralisações, porém também podem ocorrer quando o site que você tentou acessar está com problemas. O site pode estar sendo atualizado, ou então o hospedeiro pode estar sobrecarregado. Quando isto ocorre é melhor tentar acessar o mesmo endereço mais tarde.

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34) Ligação cai
Possuo um Pentium II com fax modem HSP-33.600 Deluxe e Windows 98. Depois que me conecto na Internet, após algum tempo, ou até mesmo depois de alguns segundos, a minha ligação cai. Torno a me conectar e a mesma volta a cair. Eu imaginava que um dos motivos para tal situação era a linha que eu utilizava. Mas como mudei a linha de minha casa e a conexão continuava caindo. Podia ser o provedor, já comuniquei a eles meu problema e disseram-me que isto só ocorre comigo. Não sei se o problema é no modem.

Resposta:
O que faz a ligação cair é em geral a baixa qualidade da linha telefônica, mas o culpado também pode ser o modem, e até mesmo o provedor. Se afirmam que o problema só ocorre com você, provavelmente o problema não está nos modems e linhas do provedor. O que normalmente ocorre é que o provedor, a companhia telefônica e o fabricante/revendedor do modem colocarão a culpa uns nos outros. Você precisa tirar a dúvida por conta própria:

a) Para checar se a culpa é do seu provedor, experimente ligar para o provedor de um colega (peça emprestada a conta para fazer o teste), ou então experimente um dos provedores que oferecem ligação gratuita para inscrição.

b) Para saber se a culpa é da sua linha, leve seu computador à casa de um colega que tenha uma boa conexão com a Internet. Ligue para o seu provedor, e se a conexão for perfeita, provavelmente o problema está mesmo na sua linha. 

c) Para saber se a culpa é do seu modem, você terá que substituí-lo, o que não é uma boa opção devido ao custo. Antes de fazer a troca, experimente repetir a sua instalação e instalar novos drivers, obtidos no site do fabricante.

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35) Outlook desconecta sozinho
Toda vez que estou conectado na Internet, de vez em quando recebou um e-mail, na hora que estou recebendo o e-mail pelo Outlook Express na hora que recebo as mensagens o meu computador desconecta automáticamente da internet? Isso é próprio do computador? Tem algum jeito de arrumar?

Resposta:
O Outlook deve estar configurado para desconectar após o término do recebimento de mensagens. Este recurso é útil para usuários que querem apenas receber as mensagens, sem usar o navegador. Configure o Outlook para usar a conexão já existente, sem interferir no processo de conexão e desconexão. Para isso use o comando Ferramentas / Contas. Selecione a conta desejada e clique em Propriedades. Selecione a guia Conexão e marque a opção “Conectar usando rede local”. Não significa que será usada uma rede local, mas que o Outlook utilizará a conexão Dial-Up ativa no momento. Você deverá fazer a discagem manualmente ou pelo navegador, e usar a seguir o Outlook. Quando terminar o recebimento de mensagens, a conexão não será mais desfeita.

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36) Rede com PABX
Leio sempre sua coluna e gostaria de saber se posso conectar dois computadores, via modem , usando os ramais de um PABX ao invés de uma linha telefônica , assim poderia ser feita uma rede com baixo custo , uma vez que não será necessário acrescentar nenhuma placa ao computador.. Se for possível, onde encontro software free para esta funcão. O meu computador é um K6-II 333 MHz 64M modem US-ROBOTICS 56KBPS. O meu objetivo é conectar os computadores de meus amigos vizinhos para troca de arquivos, neste caso, quanto tempo seria necessário para transferir um arquivo MP3 de 5M ?

Resposta:
Isto pode ser feito, eu mesmo já fiz. Você terá que construir uma rede dial-up. Ela serve para conectar dois computador (cliente e servidor) através de uma linha telefônica. Funciona tanto com linhas comuns como com linhas de PABX. Na hora de configurar o número do telefone a ser discado (cliente), basta indicar o número do ramal. O PC que irá operar como servidor atenderá a ligação, será estabelecida a comunicação entre os modems, e a conexão estará feita. Esta aplicação só não é muito comum porque normalmente os PCs da empresa onde estão esses ramais PABX, também estão interligados através de uma rede local, um tipo de conexão muito mais rápida.

Se o computador servidor estiver em uma rede, os demais recursos desta rede também poderão ser acessados pelo cliente. A taxa de transferência nesta conexão é de cerca de 3,3 kB/s. São 200 kB por minuto, portanto um arquivo de 5 MB precisará de 25 minutos para ser transmitido. Se o objetivo é apenas transferir os arquivos, existem soluções mais rápidas, como gravar o arquivo em vários disquetes, através do programa WinZIP. As instruções para a configuração da rede dial-up estão em um artigo do meu site, www.laercio.com.br.

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37) Problemas com modem Motorola
Lendo a edição do dia 18 de outubro, vi que os Modens da Motorola são os que mais problemas apresentam, e o meu problema é bem mais complicado e gostaria de ter a sua ajuda. Tenho um K6 II 366 com 64 de RAM, HD 4 Gb, e uma placa de Fax modem Motorola SM56 PCI Voice, tudo no mês de junho de 1999. Uso ainda o Windows 98 SE e IE 5 fornecido pelo portal Terra. No mês de setembro próximo passado o sistema todo ficou instável e fui obrigado a formatar o HD e reinstalar todo os meus programas, então neste ato perdi os Drivers do monitor e da placa de FaxModem. Baixei os drivers da Motorola no http://www.motorola.com a versão Build 83.8. Antes disso eu navegava a 57600 bps sem problemas e agora a conexão varia de 38Kbps a 45Kbps. É possível uma versão nova de driver diminuir o desempenho da placa tanto assim? Ou se as conexões realmente variam e meu computador só agora apresenta a verdadeira velocidade de conexão com este novo driver?
PS: não tenho mais o CD da placa que um amigo levou.......... 

Resposta:
Navegação a 57600 bps, impossível. Esta é a máxima taxa teórica de transferência. Na prática, mesmo com boas linhas de central digital, são obtidas taxas em torno de 52.000 bps. Se o seu modem antes indicava que a conexão ocorria a 57600, então o valor não estava correto, este valor nunca ocorre. Tenho aqui dois modems Motorola similares ao seu, e assim como ocorre com a maioria dos modems, são obtidas velocidades entre 50.000 e 52.000 bps em linhas de “central digital”, e velocidades menores, em geral entre 37.000 e 50.000 bps em linhas comuns. Creio que agora o driver do seu modem está realmente informando a velocidade de conexão correta. Se você quiser pode experimentar usar os drivers antigos. O CD que acompanhava a placa foi levado por um amigo, mas você sabe, amigo é pra essas coisas. Se você tiver um outro amigo que possua um modem similar ao seu, pode pedir o CD emprestado e substituir o driver novo pelo antigo, e checar os resultados. Utilize aquele que resultar em navegação mais ágil, independentemente da velocidade de conexão informada.

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38) Driver para um modem Creative
Meu micro é um Pentium/233 MMX, com 32 Mb de memória, no qual eu usava – por sinal, perfeitamente -- um fax-modem US Robotics 33,6K (ISA). Só que resolvi trocá-lo por um modelo Creative Labs Flash 56K v.90 (PCI). Depois da instalação, o Windows 95 acha um novo hardware - PCI Serial Controller -, ao iniciar, e pede o software necessário. Só que não existe esse controlador no meu CD do Windows 95, ou em outro lugar.
Onde posso obter esse driver?

Resposta:
Placas que usam chips criados recentemente não são reconhecidas pelo Windows 95, ou então são reconhecidas como modelos antigos. Este problema ocorre em menor escala no Windows 98, e menor ainda no Windows 98 SE. Quanto mais nova é a versão do Windows, maior é o número de dispositivos de hardware novos suportados. Para que dispositivos novos possam ser usados em PCs que usam versões mais antigas do Windows, os seus fabricantes fornecem CDs ou disquetes com os drivers apropriados. A sua placa de modem deve ser acompanhada deste disquete ou CD. Se não é acompanhada, o vendedor perdeu ou esqueceu de entregar a você. Não tenho visto nos últimos anos placas que não sejam acompanhadas dos drivers apropriados, portanto exija este software do seu revendedor. Se este vendedor não puder mais ser encontrado você pode obter os drivers pela Internet, no site da Creative Labs (www.soundblaster.com) ou no Drivers Headquarters (www.drivershq.com).

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39) Modem ESS lento
Tenho um PC Pentium II, 300, 64 de memória, com dois discos de 3.2 G cada um, totalmente compatíveis, com um modem de 56k (ESS ES56V-X Data Fax Voice Modem), cd 36 x max, câmera creative. (proc. intel inside).:

1 - Pq o sinal do modem (aquelas duas tvs abaixo, adireita), só fica ativo (piscando) de vez em quando, e, só aí funciona com rapidez regular? É o modem ou a linha?

2 - Pq sempre dá "conectado a 33.600 bps? Se o modem é de 56 ñ deveria conectado a 56....? 

3 - Pq meus dowloads são efetuados, na média com no máximo 1,70 KB/seg? Começam com 15,0 e vai caindo, na média dá, no máximo, qdo está bom, 1,70 KB/seg. Me foi informado para trocar o modem para um Us Robotics, da mesma velocidade. Isso q eu achei estranho. O problema é em meu modem? A marca altera tanto assim?

Resposta:
Para quem não tem modem algum, eu recomendaria o uso de um 3COM/US Robotics. Se o seu modem fosse PCTel ou Zoltrix, eu recomendaria a troca, mas os modems ESS, são não são dos melhores, também não são dos piores. O problema que você descreveu não caracteriza ineficiência do modem nem da linha telefônica, e sim, lentidão no provedor. Isto pode ocorrer quando o provedor está sobrecarregado com um número de usuários acima da sua capacidade, ou nos horários nos quais a Internet está congestionada. Para tirar a dúvida, tente fazer o download bem cedo, às 6 da manhã, por exemplo, quando o tráfego de dados é bem baixo. Você deverá conseguir a taxa máxima (cerca de 5k bytes/s em uma conexão de 56k bps ou pouco mais de 3k bytes/s em uma conexão de 33.600 bps). Se conseguir, fica caracterizado que o problema é congestionamento do provedor ou da Internet. Procure então recomendações de colegas sobre provedores menos congestionados.

Agora vejamos a questão da não conexão a 56k. Para garantir conexões em velocidades próximas a 56k bps (na maioria dos casos a conexão ocorre em velocidades próximas a 50k bps, o modem deve obedecer ao padrão V90, criado em fevereiro de 1998. Antes da existência do padrão V90, dois padrões competiam: o K56Flex e o X2, ambos extintos. O seu modem é do tipo X2, apesar de muitos modems da ESS serem do tipo V90. Se é difícil fazer com que todos os usuários saibam que um modem de 56k deve ser do tipo V90, pelo menos os importadores de produtos de informática (que supomos ser mais especializados em informática) deveriam evitar a entrada de modems K56Flex e X2, já que já mais de 2 anos o padrão usado mundialmente é o V90. Muitos modems X2 e K56Flex antigos permitem a atualização para o V90, através de um novo “firmware” obtido no site de cada fabricante, mas não é o caso do ES56V-X (www.esstech.com). Sendo assim a velocidade máxima conseguida será mesmo de 33.600 bps. Já que os distribuidores não toma este cuidado, aviso mais uma vez aos usuários: Só compre modems de 56k padrão V90!!!

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40) Conexão Dial-up que inicia automaticamente
Estou com um probleminha em meu computador. De um dia para cá, toda vez que eu o ligo ou reinicializo-o, após o carregamento do CleanSweep (monitorador de instalação de programas), aparece a janela da Conexão Dial-up, pedindo a senha do meu provedor, sem que qualquer outro programa seja iniciado após (não há nenhum outro programa habilitado para carregar automaticamente senão o CleanSweep). Já verifiquei a existência de virus ou trojans, mas não achei nada. Qual pode ser o causador disso, sendo certo que não instalei nada de novo rescentemente?

Resposta:
Você pode procurar outros programas que estejam programados para iniciar automaticamente através do utilitário MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG). Não é só no grupo Iniciar / Programas / Iniciar onde encontramos programas que são executados automaticamente quando o Windows é iniciado. Existem também chamadas no Registro e no arquivo WIN.INI. Através do MSCONFIG podemos ter acesso a todas essas chamadas. Assim podemos desativá-las. Assim que aparecer o quadro para a conexão Dial-UP, pressione Control-Alt-Del para verificar a lista de programas ativos. Um desses programas está abrindo uma conexão com a Internet. Descubra então qual é este programa e desabilite-o. Alguns softwares utilizam este recurso para obrigar o usuário a fazer atualizações via Internet.

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41) Enviando fax pelo PC
No Windows 95 eu tinha como enviar Fax normalmente como se estivesse imprimindo um documento, após instalar o Windows 98, não consigo fazer a mesma coisa. Como fazer para  enviar fax ou isso não é mais possível no Windows 98?

Resposta:
A forma mais tranqüila de enviar fax pelo computador é instalando o software que acompanha o modem. Todos os modems são acompanhados de um software para este fim, como o RapidComm, Quick Link e outros. Esses programas gerenciam a transmissão e recepção de fax, muitos possuem ainda recursos de secretária eletrônica e viva voz (quando o modem suporta esses recursos, nem todos o permitem), além de instalarem um driver de impressora virtual. Este driver faz com que os documentos “impressos” através dele sejam enviados através de fax. Você pode considerar que a “impressora” a ser usada é o aparelho de fax que fará a recepção. Ao imprimir um documento desta forma, usando qualquer aplicativo do Windows, será apresentado um quadro para preenchimento dos dados do fax: número do fax, destinatário, etc. O aplicativo enviará o documento para a impressão, e o driver da placa fax/modem converterá o documento para o formato de fax, fará a discagem e o enviará.

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42) Conexão cai
O meu computador é um Pentium II 350, com 56 MB de RAM, Windows 98 e modem tipo HSP com 56 Kbps. Além do vídeo e do som, o modem também é on board. O problema é que constantemente a minha conexão cai logo após navegar alguns segundos e sou obrigado a reconectar. Gostaria de saber se a troca do modem atual por um outro do tipo DSP, não on board, poderia resolver meu problema. Que especificações teriam um bom modem? Existe algum tipo de ajuste de configuração do modem que poderia ajudar?

Resposta:
Os modems onboard, além de reduzirem o desempenho do computador, muitas vezes são problemáticos. Um bom modem com DSP custa entre 150 e 200 reais. O modem onboard existente nessas placas de CPU é grátis. Se fossem bons, não seriam grátis. Um bom modem com DSP (processador de sinais digitais), além de não prejudicar o desempenho do computador, permite boas conexões. Tome cuidado, pois existem muitas placas de modem que são do tipo HSP (Host Signal Processor), muitas vezes chamados de Soft Modems ou Winmodems. Quando na caixa do produto está indicado que é necessário ter no mínimo um processador Pentium, trata-se de um soft modem, e provavelmente terá problemas de queda de desempenho. Quando um modem é indicado como sendo adequado a PCs 486, então trata-se de um modem completo, com DSP. Para um modem já instalado, é fácil identificar se é do tipo com DSP. Use Painel de Controle / Modems / Diagnóstico, clique no modem e a seguir em “Mais informações”. No relatório apresentado existirão informações sobre o DSP, como o seu clock (em torno de 100 MHz, dependendo do modelo), quantidades de memória RAM e ROM. Se não existirem essas referências, trata-se de um modem HSP. Você pode desabilitar o seu modem onboard através do CMOS Setup e instalar um modem com DSP. Isto provavelmente vai resolver os seus problemas de conexão.


Este é um modem com DSP

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43) Conexão lenta com modem HSP
Meu computador é um pentium II 350 , c/ 64MB Ram equipado com HSP micro modem , consigo boas velocidades de conexão mais depois de algum tempo para de receber informaçoes mas nao cai a conexao , a mensagem que recebo e que nao foi possivel localizar o servidor , isto acontece sempre mesmo em horários de pouco transito , levei o pc em uma oficina e testaram c/ outro modem c/ outra HD e o problema continuou , segundo o tecnico pode ser o processador ou a placa mae , mas nao permiti o teste , gostaria de saber sua opniao Obs: quando o mesmo pára de receber, a unica forma de voltar a fazer uma conexao é reiniciando o computador , como disse já fizemos todos estes testes além de reinstalar o windows 98 , e nada , meu problema tem soluçao ?

Resposta:
Algum programa está causando lentidão no seu computador, ou então a taxa de erros está se tornando grande, fazendo com que o tamanho do block de dados seja reduzido, o que contribui para a redução da taxa efetiva de transmissão e recepção. Seu modem pode estar conectado a quase 56k bps (cerca de 5 kB/s), mas a taxa pode ser reduzida para 3.7 kb/s, 2.5 kb/s, 1.8 kB/s ou outro valor inferior para compensar a elevada taxa de erros. Use o programa Monitor do Sistema (instale-o através do Painel de Controle) para gerar um gráfico do número de bytes recebidos por segundo pela rede Dial-Up. Se a taxa for caindo ao longo do tempo, fica comprovado que o problema é devido ao excesso de erros de comunicação. O problema é sanado através do uso de uma linha de melhor qualidade (normalmente isto ocorre em linhas antigas, ligadas a centrais não digitais). Por outro lado, se você notar lentidão geral no computador, o problema pode estar sendo causado por algum programa com bug. Você pode verificar isto com o programa WinTop, que faz parte do pacote Kernel Toys, da Microsoft. Faça o download deste pacote em www.microsoft.com


Gráfico apresentado pelo programa Monitor do Sistema – bytes recebidos

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44) Problemas com modem onboard
Possuo um microcomputador Pentium II 350 - Placa mãe PC100, com 32 MB RAM, HD 4,3, Fax 56 K onboard e Multimedia 24 X, mas não consigo conectar-me à Internet, pois a linha telefônica de minha cidade é padrão PULSO, fui informado que este tipo de MODEM não funciona neste padrão de discagem, gostaria de confirmar esta informação ou como devo configurar meu MODEM para que tal funcione corretamente. O modem reconhece o sinal de discagem, disca mas na maioria das vezes cai em outro número e não no número informado, chama e ninguém atende ou só da sinal de ocupado.

Resposta:
Realmente este tipo de problema ocorre com alguns soft modems e principalmente com modems onboard. Tratam-se de produtos que não são totalmente compatíveis com os equipamentos de telefonia existentes no Brasil. É justo que sejam vendidos? Alguns pequenos fabricantes de PCs já quebraram a cabeça para resolver este e outros problemas com esses modems. Vai aqui um macete que você pode utilizar, já tive informações de técnicos que o utilizaram com sucesso. Use o Painel de Controle / Modems / Configurações de discagem. Mude o país de Brasil para México (muitos desses modems passam a funcionar se configurados desta forma). Os modems onboard, além de causarem lentidão no computador, possuem essas e outras desvantagens. 

Pesquisa das piores marcas de modem feita em www.laercio.com.br

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45) Dificuldades na instalação de modem
Tenho um Pentium 133MHz com uma placa mãe Soyo e Windows 98 com Internet Explorer 5.0 instalados. Instalei um fax modem de 33,6 Kbps USRobotics ISA. Já tentei colocá-lo em todas as portas de comunicação (com1 a com4, modificando o mouse para outras portas, evitando conflito) com os irqs corretos, porém o sistema não reconhece. Tentei colocá-lo em modo plug and play, e também não obtive sucesso. Quando troquei o mouse da com1 para a com2 imediatamente começou a funcionar, porém no meio de uma conexão ele voltou a desaparecer. Percebi que toda vez que eu desconectava e reconectava o cabo serial do mouse da placa mãe, o modem tornava a ser reconhecido, mas logo voltava a dar problema. Será que cada vez que eu desconecto o serial, descarrego algum tipo de carga acumulada, que impede a detecção do modem? O tipo de problema indica que sim, pois após algum tempo eu preciso desconectar e reconectar o serial do mouse para que o modem volte a funcionar. Isso é possível? O que devo fazer para solucionar o problema?

Resposta:
Não conecte nem desconecte o mouse, nem outros dispositivos, com o PC ligado. Isto pode danifica o dispositivo, e pior ainda, a sua interface. No caso de interfaces localizadas na placa de CPU, a perda poderá ser grande. O seu modem possui jumpers para selecionamento de endereço de E/S e IRQ. Para fazer a instalação de forma menos traumática, comece desabilitando a COM2 no CMOS Setup. Programe então os jumpers do modem para COM2 e IRQ3. Verifique então se o mouse está funcionando e se não existem conflitos reportados no Gerenciador de Dispositivos, que agora deverá estar indicando apenas as portas COM1 (da placa de CPU, onde está ligado o mouse) e LPT1, a porta de impressora. A seguir faça a instalação da nova COM2 (localizada no modem), através do comando Adicionar Novo Hardware, no Painel de Controle. Não deixe o Windows detectar automaticamente a porta serial do modem, ao invés disso selecione da lista (Portas COM/LPT, a seguir Porta de comunicação). A porta passará a constar no Gerenciador de Dispositivos. Use a guia Recursos para indicar suas configurações como COM2 e IRQ3. Reinicie o computador e verifique mais uma vez se o gerenciador de dispositivos reporta conflitos, e se o mouse está funcionando corretamente. Verifique se a COM2 continua presente no Gerenciador de Dispositivos. A seguir use o comando Adicionar Novo Hardware, e deixe que o modem seja detectado. Se for indicado apenas como “modem padrão”, use o disquete ou CD de driver que acompanha o seu modem e instale o driver adequado. Não deixe também de consultar meu artigo sobre instalação de modems, em www.laercio.com.br.


Recursos usados pela porta serial do modem

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46) Conexão direta via cabo
Tenho dois computadores. Um AMD K6 II de 500 Mhz com 64 de RAM e outro Pentium 133 com 16 de RAM, ambos com Windows 98. Conectei os dois pelas portas seriais com um cabo que veio com um aparelho de fax que tenho. Fui fazer uma transferência de um arquivo de 13 MB do K6 II 500 para o Pentium 133, e o status da transferência indicava mais de uma hora para finalização. Gostaria de saber se essa é realmente a velocidade normal de transferência e como fazer para aumentar a taxa de transferência de um computador para outro.

Resposta:
A transmissão pela porta serial é mesmo muito lenta, algo em torno de 11 kB/s (115.200 bits por segundo, divididos pelos 10 bits que são usados por cada byte – 8 de dados e 2 de controle). Seu arquivo de 13 MB deve demorar em torno de 20 minutos para a transmissão. O tempo estimado de uma hora é aproximado, em função do número de bytes já transmitidos e da quantidade restante. À medida em que a transmissão avança, o tempo restante é recalculado com mais precisão. O tempo de transmissão seria realmente de uma hora se você ligasse os dois PCs através dos seus modems, usando um cabo telefônico (RJ-11). Mesmo usando modems de 56k, a ligação direta modem a modem só permite chegar a 33.600 bits por segundo, quecorresponde a 3,3 kB/s, portanto um arquivo de 13 MB demoraria cerca de 4.000 segundos, pouco mais de uma hora. Para ter maior velocidade, utilize as portas paralelas dos PCs. Use o programa conexão direta via cabo, que vem com o Windows. As lojas de informática vendem o cabo para este tipo de conexão, chamado “cabo de laplink paralelo”. Você encontrará na área de artigos do meu site, um artigo que explica como fazer este tipo de conexão.


Configurando a conexão direta via cabo

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47) Instalação de modem USR
Tenho um micro AMD K6 II 450MZ com 92 de memória ram e placa de vídeo, placa de som onboard. Meu problema é com a Internet. Ganhei uma placa da US ROBOTICS 56K com voice mais não consigo instalar. Tenho instalada uma placa PCTEL, só queria trocar a placa pela ROBOTICS mas não consigo. Liguei para o rapaz que eu comprei e ele me disse que eu teria que mexer na placa mãe. Existe outra forma?

Resposta:
Opção A: chame um técnico para fazer a instalação. Para fazer qualquer tipo de instalação de hardware, existem técnicas que devem ser conhecidas. Para consertar um encanamento existe técnica, para instalar uma fiação elétrica existe uma técnica, para construir uma parede existe uma técnica. Porque não com computadores, algo bem mais complexo que um encanamento, uma fiação elétrica ou uma parede, não deveria também existir uma técnica. Encaixar a placa, deixar o Windows detectar e colocar o CD, é pura ilusão. Se fosse assim tão fácil e não precisasse de conhecimentos apropriados, não existiriam usuários com dúvidas sobre instalações. Opção B: estude a técnica que é preciso ser conhecida para instalar modems. Você precisará saber abrir o computador, conhecer os slots, verificar se existem IRQs livres, saber que em alguns casos é preciso desabilitar a COM2 no CMOS Setup, saber que pode ser preciso fazer antes o download do driver mais recente no site do fabricante, e assim por diante. Todas essas informações estão na área de artigos de www.laercio.com.br. Fique à vontade, coloquei as informações lá para ajudar os usuários. Eu gostaria que fosse algo bem simples para poder ser explicado em poucas linhas, mas infelizmente não é. Existe uma técnica, não é só uma questão de “mexer na placa mãe”.


Um modem US Robotics

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48) Reconhecendo um modem V.90
Possuo um computador americano Hewlett Packard, Pentium II, 266, HD de 6 GB, modem K56 flex dsvd fax, 2mb de vídeo, mouse sem fio, 48 MB memória EDO, 512 k de memória cache nível 2. Este micro está com o Windows 95, que veio originalmente instalado. Pergunto: 1. Como confiro se o modem está regulado para padrão 56 k V.90? Senão, onde posso fazer o download para atualizar? 2. É conveniente trocar o sistema operacional, ou posso manter este até quando eu quiser?

Resposta:
Clique em Modems no Painel de Controle e selecione a guia Diagnóstico. Clique sobre o modem desejado e a seguir no botão Mais informações. Depois de alguns segundos as informações serão mostradas. Naquelas indicadas como ATI7 estão especificados os protocolos suportados pelo modem. Lá você já deverá encontrar o k56 Flex. Caso tenha também o protocolo V.90, isto será indicado em uma das linhas ATI7. A maioria dos modems k56Flex suportam upgrade para o padrão V.90. Para confirmar será preciso acessar o site do fabricante do modem. O nome do fabricante e o modelo do modem também são mostrados no quadro de informações do modem (linha ATI4). Procure então o site do fabricante e verifique as atualizações para o seu modelo. Quanto ao Windows 95, a princípio você poderá mantê-lo. Os softwares para Windows 98 também funcionam no Windows 95, com raríssimas exceções. Se você tiver problemas (bugs, por exemplo), faça a atualização para o Windows 98. Observe que esta atualização não é gratuita: será preciso adquirir o Windows 98.

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49) Modem na porta paralela
É possivel instalar um modem USRobotics 56k na porta paralela? ja tentei e configuro para que ele utilize a porta paralela, mas quando vou em painel de controle - modems - Diagnostico - mais informaçoes, recebo uma mensagem de erro dizendo que o windows nao conseguiu entrar em contato com o modem. Estou usando os driver originais fornecidos pela 3Com. Modem USRobotics externo 56k windows 98 porta paralela livre usando ECP.

Resposta:
Só é possível instalar um modem na porta paralela se ele for realmente um modem externo próprio para a porta paralela. O fato dos conectores serem iguais (DB25) não significa que a conexão pode ser feita na porta paralela. Seu modem provavelmente é um modelo serial, e poderá ser ligado apenas em uma das portas seriais, COM1 ou COM2. Se você não tem portas serias livres, tente fazer o mouse funcionar na porta para mouse PS/2. A maioria dos PCs modernos possui este conector para a ligação do mouse, deixando assim uma porta serial livre. Lembre-se que é preciso habilitar a interface de mouse através do CMOS Setup. O Windows reconhecerá automaticamente o mouse ligado na porta PS/2, e assim você ficará com uma porta serial livre para conectar seu modem externo.

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50) Rede Dial-Up
Estou tendo um pequeno problema ao tentar acessar meu computador em minha residência pois eu vi uma matéria sobre esse assunto e segui todos os passos, eu consigo ate discar e me conectar mais não estou conseguindo ver no ambiente de rede as pasta e impressoras só esta lá o icone "toda rede" e mais nada sera que e problema de configuração me ajudem pois gostaria muito de copiar arquivos da minha loja onde esta o computador remoto ao da minha cara o Base sem mais agradeco o pronto atendimento fico no aguardo de uma resposta Obrigado

Resposta:
Você provavelmente está cometendo um erro muito comum para quem configura uma rede pela primeira vez, que é a definição do Grupo de Trabalho. No quadro de propriedades de rede (Painel de Controle / Redes), selecione a guia Identificação e preencha o grupo de trabalho de ambos os computadores com nomes iguais. O nome default é WORKGROUP, ou então o nome da empresa, fornecido quando é feita a instalação do Windows, mas você pode preencher outro nome qualquer. Experimente agora fazer a conexão e o computador cliente já poderá visualizar os itens compartilhados no computador servidor. Se continuar sem mostrar os itens, talvez você tenha esquecido de criar compartilhamentos no micro servidor. Também é preciso instalar no servidor, através do comando Rede do Painel de Controle, o serviço “Compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft”. Se você ainda tiver dúvidas, consulte meu artigo sobre a configuração de redes Dial-Up em www.laercio.com.br.

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51) Modem USR lento
Tenho um 586 - 133 mhz - AMD - com 16 mb RAM - HD de 1.2 G. - Kit multímidia 24 X com placa de som 16 bits. Recentemente comprei uma placa de fax-modem US Robotics 56K voice INT PNP. Quando faço o acesso a internet, só estou conseguindo conectar a 16.800 bps. O funcionário do meu provedor me disse que é por causa da configuração do meu micro ser baixa, gostaria que me informasse se realmente a máquina pode influir tanto na comunicação ou se posso fazer alguma coisa para melhorar esse desempenho. Outra dúvida, como posso configurar minha placa para usar o sistema de voz, já que tenho uma placa de som instalada.

Resposta:
Em muitas lojas de informática, quando vamos comprar um modem, o vendedor pergunta: “Para qual computador é este modem?”. Quando a resposta for Pentium ou superior, oferecem os soft modems, que são os mais comuns. Quando a resposta é “486” ou “586”, oferecem os chamados “controller modems”, ou “modems com DSP”, mas que muitos vendedores chamam de apenas “modem para 486”. Já vi chamarem de “modem jampiado” (que horror!). A questão é que a maioria dos modems modernos são piores que os modems de dois ou três anos atrás. Eles não possuem DSP (processador de sinais digitais). O trabalho que seria deste processador especializado nas funções do modem, é feito pelo processador da placa mãe. Isto deixa este processador sobrecarregado, mas quanto mais veloz é o processador, menos perceptível será esta perda de desempenho. É como se um Pentium III/733 ficasse com o desempenho de um Pentium III/650. Ter o mesmo desempenho de um Pentium III/650, pagando o preço de um Pentium III/733 pode ser uma opção interessante se a diferença entre os preços desses chips for pequena, muito menor que aquilo que seria pago por um bom modem. Esses modems não são uma boa idéia para os processadores muito velozes, nem para os muito lentos. No caso dos muito velozes, a diferença de preços é muito elevada. Pagamos uma grande diferença para ter um processador de 1000 MHz, ao invés de 933 MHz, e colocamos a perder este desempenho pelo uso de um soft modem. Também no caso dos processadores lentos, o problema é muito sério. Um Pentium/133 pode ficar com desempenho igual ao de um Pentium/75, ou inferior. Um 486 ou 586 pode simplesmente não conseguir trabalhar satisfatoriamente com este tipo de modem, e é o que provavelmente está ocorrendo com o seu computador.

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52) Apagando o rastro
Gostaria de saber como faço para apagar os endereços de URL do browser e desmarcar os links visitados.

Resposta:
O que deve ser feito é zerar o número de dias para manutenção dos itens do histórico do seu navegador. No Internet Explorer use o comando Exibir / Opções da Internet e selecione a guia Geral. Marque com 0 o número de dias do histórico. Use também o botão Limpar Histórico para remover itens antigos. A partir daí o histórico só manterá os endereços visitados no próprio dia, todos os anteriores serão descartados. No Navigator use o comando Edit / Preferences (Editar / Preferências) e selecione a categoria Navigator. No campo History (Histórico), programe o valor zero.

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53) Descobrindo o IP de um computador
Como se descobre o IP de um computador?

Resposta:
Depois de fazer a conexão com a Internet, use o programa WINIPCFG. Para isto use Iniciar / Executar e digite WINIPCFG. Ao ser executado o programa, clique sobre o botão Detalhes, e mais informações sobre a conexão serão obtidas, além do endereço IP.

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54) Enviando mensagens em uma rede com o WinPopup
Possuo dois micros conectados diretamente em uma rede doméstica e gostaria de saber qual a maneira de enviar pequenas mensagens de um ao outro. Pesquisei o Win98 e não encontrei esta informação. Existe algum programa freeware para esta finalidade?

Resposta:
Isto pode ser feito com o programa WinPopUp. Para instalá-lo no Windows 98, selecione Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Instalação do Windows / Ferramentas de Sistema / Gerenciador de Mensagens. Depois de instalado este programa não aparece nos menus, portanto crie um atalho para ele. Abra a pasta C:\Windows, procure WinPopUp, arraste-o para a área de trabalho usando o botão direito do mouse e use a opção Criar atalho aqui. O programa deve ser executado em todos os computadores que trocarão mensagens. Para enviar uma mensagem será preciso indicar o destinatário, que é o nome do computador, informação que pode ser obtida em Ambiente de Rede. Quando uma mensagem é exibida, a janela do WinPopUp é ativada e um alarme sonoro avisa a chegada da mensagem. O menu de Ajuda deste programa fornece todos os detalhes sobre sua utilização.

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55) Modem trava
Tenho um Pentium MMX 166 Mhz, HD 2.1 MB, 64 Ram, 648 MB de memória livre no HD e uso o Windows 98. Comprei uma placa de modem PCTel HSP56 Micro Modem Data/Fax/Voice Modem. O computador começou a travar usando a Internet e principalmente quando usava o ICQ. Desinstalei o mesmo, mas foi em vão. Depois disso, notei que mesmo off-line, ele travava quando eu abria alguma imagem que havia copiado on-line. O modem tem vários países como opção de uso, mas não tem o Brasil. O fabricante recomenda que se use os Estados Unidos e, neste caso, se torna mais lento. Por fim, o modem é instalado na porta COM4 automaticamente. Você recomenda usar a COM2? No meu caso, como devo proceder?

Resposta:
O modem que você utiliza é do tipo HSP (Host Signal Processor), ou seja, não possui um processador de sinais próprio. O trabalho que seria do modem está sendo realizado pelo processador. Como resultado, ocorrerá queda no desempenho do processador. Como você utiliza um Pentium MMX-166 (muitos desses modems recomendam no mínimo um Pentium MMX/150, portanto você está apenas um pouco acima do mínimo) a elevada carga de trabalho pode ser a responsável pelos travamentos. Para tirar a dúvida, configure o seu modem para conectar no máximo a 14.400 bps. Para isto, abra a pasta de acesso à rede Dial-up, clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Na guia Geral, abaixo do nome do modem, clique no botão Configurar. No quadro apresentado você poderá selecionar a velocidade a ser utilizada. Com uma velocidade menor, o processador terá menos trabalho. Se com esta alteração os travamentos cessarem, fica caracterizado que o seu processador é muito lento para utilizar o sistema HSP. Diga-se de passagem que os chamados “soft modems” são bastante baratos, mas devem ser evitados porque “roubam” uma parcela considerável do desempenho do processador. Para que você não fique limitado a utilizar a Internet com conexões de baixa velocidade, sugiro a instalação de um modem de melhor qualidade, que não seja “soft modem”. Se quiser manter este modem e sua placa de CPU permitir, você poderá instalar um processador mais veloz, como o AMD K6-2/450. Verifique no manual da sua placa de CPU quais são os processadores suportados.

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56) Ícone da conexão
Experimentei instalar aqueles discadores automáticos, mas decidi voltar para as conexões simples, feitas através do próprio Windows 98. Nesse instala/desinstala/reinstala, notei que aquele ícone que fica na bandeja representando a conexão dial-up que estiver ativa, simplesmente não aparece mais. O que posso fazer para recuperá-lo?

Resposta:
Abra a janela de Acesso à Rede Dial-Up e clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse. Escolha no menu a opção Propriedades. Clique então no botão Configurar e selecione a guia Opções. Marque agora a opção Exibir Status do Modem, e pronto!

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