Home » Artigos arquivados » Eliminando maus contatos

Eliminando maus contatos

Autor: Laércio Vasconcelos
Data: 25/mar/2007

hard-013

Extraído do capítulo 20 do livro

MANUTENÇÃO DE MICROS NA PRÁTICA

Um micro pode apresentar maus contatos com o passar do tempo devido principalmente à ação da poeira e da umidade. A primeira providência é fazer uma limpeza geral de poeira, como já ensinamos em um artigo anterior. A seguir eliminamos os maus contatos, como ensinamos nesse artigo.

Limpeza de contatos

A poeira é impregnada de poluentes químicos, Entre os diversos existentes, podemos citar o óxido de enxôfre (SO2) e o monóxido de carbodo (CO). A mistura dessas substâncias com a água (umidade) resulta em ácidos:

H2O + SO2 ==> H2SO3 (ácido sulfuroso)

H2O + CO ==> H2CO2 (ácido carbonoso)

Não significa que a poeira e a umidade juntas irão gerar quantidades incríveis de ácidos que irão derreter o computador. Significa apenas que a umidade sozinha já é capaz de atacar os contatos, e a umidade com teor ligeiramente ácido atacará ainda mais. Os maus contatos irão se manifestar em menos tempo.

Outro tipo de umidade perigosa é a névoa salina, popularmente chamada de “maresia”. São minúsculas gotas de água salgada que trafegam pelo ar com a arrebentação das ondas. A água salgada também tem efeito devastador sobre os metais. Além de fazer limpezas mais freqüentes, um computador próximo à praia deve ser protegido por capas plásticas quando estiver desligado, e usar sílica gel (veja o capítulo 19).

Eliminar mais contatos significa remover a camada de óxido que se forma em torno dos metais dos conectores, impedindo a passagem da corrente elétrica. Os dois métodos mais usados nessa limpeza são o uso da borracha e o spray limpador de contatos.

hard-01

Figura 42
Borracha ideal para limpar conectrores de borda.

A borracha ideal para limpeza de contatos é aquela azul e vermelha (figura 42), usada para apagar escrita de caneta. Entretanto, somente conectores de borda podem ser limpos com borracha. Isso inclui os módulos de memória e os conectores de placas de expansão (PCI, AGP, PCI Express, ISA, etc.).

hard-02

Figura 43 – Limpe os contatos do módulo de memória com borracha.

hard-03

Figura 44 – Use o pincel para remover os resíduos de borracha.

As figuras 43 e 44 mostram a limpeza de contatos em um módulo de memória, e as figuras 45 e 46 mostram a limpeza de contatos em uma placa PCI. Os processos são semelhantes. Seguramos a placa ou o módulo de memória pelas bordas laterais, para não danificá-los com eletricidade estática. Passamos a borracha no conector de borda e usamos o pincel para remover os resíduos de borracha que ficam no conector. A limpeza deve ser feita dos dois lados do conector de borda. Cuidado para não deixar cair resíduos de borracha sobre outras partes do computador.

hard-04

Figura 45 – Limpe o conector com a borracha.

hard-05

Figura 46 – Use o pincel para remover os resíduos.

Infelizmente a maioria dos conectores não se enquadram na limpeza por borracha. Os slots e soquetes de todos os tipos, conectores das extremidades de cabos e demais conectores das diversas placas não podem ser limpos com borracha. A solução é usar o spray limpador de contatos eletrônicos (figura 47). É encontrado com facilidade em lojas de material eletrônico e em algumas lojas de suprimentos para informática.

hard-06hard-07

Figura 47
Spray limpador de contatos eletrônicos “ecológico”.

Nunca use sprays limpadores de contatos baseados no gás FREON. Esse gás destrói a camada de ozônio. Use produtos que tenham indicações como “não contém CFC ou HCFC”. Não custam mais caro que o baseado em FREON, que infelizmente é vendido livremente no Brasil.

Para usar o spray limpador de contatos eletrônicos, faça primeiro uma limpeza de toda a poeira, como já foi ensinado nesse capítulo. A seguir basta aplicar o spray sobre os conectores. Normalmente esses produtos são acompanhados de um pequeno tubo aplicador que facilita o direcionamento do jato sobre o conector desejado.

hard-08hard-09

Figura 48
Aplicando spray limpa-contatos em um slot PCI.

Use o spray limpador de contatos em todos os conectores que não podem ser limpos por borracha:

Soquetes de memórias

Slots PCI, AGP, PCI Express, ISA

Slots de outros tipos (AMR, CNR, ACR)

Conectores SATA

Conectores de interfaces IDE

Conector da interface para drive de disquetes

Pinos de jumpers

Soquete da bateria

Soquete do processador

Conectores na parte traseira da placa mãe

Conectores da fonte de alimentação na placa mãe

Conectores da própria fonte de alimentação

Conectores de cabos flat

Conectores de cabos SATA

Conectores na parte traseira de discos rígidos

Conectores na parte traseira do drive de disquetes

Conectores na parte traseira de unidades de CD e DVD

Conectores na parte traseira da placa mãe e de placas de expansão

Se quiser, depois de limpar com borracha e pincel, você também pode usar spray nos conectores de borda dos módulos de memória e de placas de expansão.

IMPORTANTE: Espere 15 minutos antes de ligar o computador novamente, para dar tempo à secagem do spray.

IMPORTANTE: Não use o spray conhecido como WD-40. Esse não é um limpa contatos eletrônicos, é um removedor de ferrugem e lubrificante. Não foi feito para ser usado em circuitos eletrônicos.