Home » Livro “Matemática para vencer”

Livro “Matemática para vencer”

Veja também: livro “O ALGEBRISTA” –  PREPARO PARA O COLÉGIO NAVAL

Veja também: livro “O ALGEBRISTA” –  PREPARO PARA A EPCAr

Veja também: livro “O ALGEBRISTA” –  PREPARO PARA COLÉGIO MILITAR ENSINO MÉDIO

A maioria dos livros de matemática atuais são fáceis, finos e cheios de figuras, trazendo pouco conteúdo. Os problemas apresentados são muito inocentes, normalmente de cálculo direto. Por outro lado, as questões de provas dos concursos para escolas disputadas são cada vez mais difíceis. A maioria delas cobra questões que já caíram na Olimpíada Brasileira de Matemática. Este é o livro que torna o leitor “fera” em matemática.

MATEMÁTICA PARA VENCER
620 páginas – 2500 exercícios – Série MATEMÁTICA
Download do Índice
Autor: Laércio Vasconcelos
Lançado em: 2011

Matematica1ed1) SÓ A INTERNET NÃO RESOLVE O PROBLEMA
A Internet está cheia de informações gratuitas, inclusive de matemática. Se isso fosse a solução dos problemas, teríamos milhares de pessoas especializadas em informática, inglês, português, ciências, matemática e todos os demais assuntos. A disponibilidade de informações gratuitas na Internet não é suficiente para melhorar a qualidade dos estudos, muito pelo contrário, muitas vezes atrapalha, pois os trabalhos são feitos na base do copia-e-cola. Basta observar que os estudantes brasileiros atuais têm tantas ou mais deficiências que os estudantes da época em que não existia a Internet. Somente um curso, completo e coerente, coordenado pelo autor/professor, juntamente com o compromisso do aluno com o seu estudo, resulta no aprendizado.

2) COMPARAÇÃO COM AULAS PARTICULARES E CURSOS PRESENCIAIS

Aprender matemática em cursos presenciais ou aulas particulares pode custar de 10 a 20 vezes mais caro que um curso com o nosso material. No curso presencial o aluno nem sempre pode pedir ao professor para repetir a explicação (a aula não avançaria se cada aluno pedisse para repetir). No nosso curso, basta voltar o filme para ter a explicação novamente, sem custo. O aluno também pode assistir às aulas quantas vezes quiser. Na aula particular o aluno pode pedir ao professor para repetir uma explicação, mas isso conta tempo e é pago. Todos os vídeos referentes ao livro matemática para vencer estão disponíveis gratuitamente no nosso canal do Youtube “Matemética Para Vencer“.

3) CONCURSOS

Este curso é 100% adequado para jovens que realizam concursos em nível de 6º ano, como COLÉGIO MILITAR, COLÉGIOS DE APLICAÇÃO, COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR e similares (nível de 6º ano). Também dá ao aluno uma grande vantagem na realização de concursos de bolsas para escolas particulares. Os adultos também são beneficiados, pois esses assuntos são também cobrados em concursos públicos, e servem como base para estudos mais avançados na matemática (ex: matemática financeira). Inclui também as questões de “raciocínio lógico”, tão temidas na maioria dos concursos. Até mesmo parte da matemática exigida pelo ENEM está contida neste curso.

4) ACABE DE UMA VEZ POR TODAS COM A DIFICULDADE EM MATEMÁTICA

A maioria das crianças consegue notas altas em matemática no início do ensino fundamental, e a partir de um certo ponto tem notas menores, e nunca mais consegue boas notas. Apenas “passam de ano” com grande dificuldade. Passam a odiar a matemática, e são prejudicados em todas as demais matérias que exigem raciocínio. Para um aluno em dificuldades, não adianta repetir e repetir os estudos das aulas que não entende, seu problema é a falta de base, pois não aprendeu direito números inteiros, frações, números decimais, conjuntos, porcentagens, medidas geométricas. Fazem contas com os dedos, muitas vezes. Este curso é equivalente ao antigo CURSO DE ADMISSÃO, que foi eliminado pelo MEC nos anos 70 e resultou nas imensas dificuldades posteriores para os alunos, e deu início à queda de qualidade no ensino de matemática no Brasil. Ao aprender esses assuntos, o aluno terá a base que faltava para vencer as dificuldades em matemática nas séries posteriores.

 

APLICAÇÕES

PREPARATÓRIO PARA O COLÉGIO MILITAR

LIVRO TOTALMENTE VOLTADO PARA O CONCURSO DO COLÉGIO MILITAR, 6º ano.
Cobre TODO O PROGRAMA DE MATEMÁTICA do Colégio Militar, com mais de 900 questões das provas dos últimos 10 anos, sendo 500 com solução detalhada, além de mais de 1500 exercícios. Tem ainda mais 200 questões da Olimpíada Brasileira de Matemática, Colégio Naval e EPCAr, no estilo das questões mais difíceis cobradas pelo CM!

A maioria dos livros atuais, infelizmente, nem de longe preparam o aluno para as questões difíceis que têm sido cobradas nas provas do Colégio Militar. Este livro foi criado com foco na resolução dessas questões aplicadas nos últimos anos, inclusive as que foram basedas na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Compare o programa do CMRJ, por exemplo, com o conteúdo dos capítulos deste livro. O conteúdo é integralmente coberto! Além de toda a teoria, exercícios e questões de provas, o livro tem ainda 15 provas simuladas, com gabarito e soluções, no estilo do Colégio Militar, para você testar seus conhecimentos!

Programa de matemática do CMRJ, 6º ano.
a) Conjunto dos números naturais: número, numeral e algarismo; sistema de numeração decimal; operação com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão); propriedades das operações; números primos e divisibilidade; múltiplos e divisores (máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum); problemas.
b) Conjunto dos números racionais positivos: conceito e propriedades; classes de equivalência; operações com números racionais aritméticos (adição, subtração, multiplicação e divisão); cálculo de porcentagem; representação decimal dos números racionais aritméticos, propriedades e operações; cálculo de números decimais; problemas.
c) Sistema legal de medidas: medida de comprimento (múltiplos e submúltiplos); medida de superfície (múltiplos e submúltiplos); áreas do quadrado e do retângulo; medida de volume (múltiplos e submúltiplos); volumes do cubo e do paralelepípedo; medida de capacidade (múltiplos e submúltiplos); medida de massa (múltiplos e submúltiplos); relação entre medidas; unidades de tempo e suas operações no conjunto dos números naturais e racionais positivos; sistema monetário brasileiro; problemas.

UM LIVRO DE PREPARO PARA AS ESCOLAS FORTES DO 6º AO 9º ANO

O livro foi escrito mirando na prova do Colégio Militar, mas como esta é uma das provas mais difíceis neste nível, acaba servindo para vários outros concursos que sejam tão difíceis, ou obrivamente, também para os menos difíceis que os do Colégio Militar.

Apenas para citar algumas escolas que aplicam esses concursos, no Rio de Janeiro:

Colégio de Aplicação da UERJ
Colégio de Aplicação da UFRJ
Fundação Osório
Colégio Pedro II

Existem vários outros colégios, em todo o Brasil, cujos concursos de matemática podem ser facilmente cobertos por este livro. Consulte o programa do Colégio desejado e compare com o conteúdo do livro.

PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS DE BOLSAS PARA O 6º ano

Muitas escolas particulares aplicam concursos de bolsas como forma básica de ingresso de novos alunos. Um aluno que realizou um 5º ano que não seja forte tem poucas chances de conseguir um bom desconto em um concurso de bolsas. Para conseguir as maiores porcentagens de desconto em concursos de bolsas, o aluno deve começar uma preparação no meio do 5º ano, já que essas provas são normalmente aplicadas entre outubro e novembro. Algumas escolas chegam a aplicar concursos no início do ano seguinte, portanto mesmo um aluno que comece a estudar para o concurso no final do ano tem chances de conseguir uma boa bolsa, no início do ano posterior.

PREPARAÇÃO PARA O COLÉGIO NAVAL E EPCAR

As provas dos concursos de admissão para o colégio naval e para a epcar (escola preparatória de cadetes do ar) estão entre as mais difíceis das escolas do ensino médio. tanto é assim que essas escolas estão muito bem classificadas no ranking do enem, feito com todas as escolas de ensino médio do brasil. a matemática é a prova mais difícil no concurso do cn e da epcar. são provas divididas em aritmética, álgebra, geometria e análise. este livro cobre a maior parte do conteúdo de aritmëtica desses concursos, cujas questões ocupam cerca de 20% a 25% do total das provas. além disso, a aritmética é base para o entendimento das outras partes da matemática: álgebra, geometria e análise. essas provas são aplicadas no meio do ano, portanto é muito difícil passar começando a estudar apenas no 9o ano. o ideal é que o aluno comece a se preparar para essas provas em meados do 8o ano. uma boa idéia é reservar esse período para estudar aritmética, o que dará base para que no ano seguinte, o aluno tenha um excelente rendimento nas matérias restantes.
matéria de matemática do colégio naval e epcar: aritmética, álgebra e geometria.
este livro cobre a matéria de aritmética, suficiente para acertar cerca de 25% da prova, é preciso estudar também livros próprios de álgebra e geometria.
para quem vai fazer prova no ano seguinte (alunos do sétimo ou oitavo ano), o ideal é estudar todo o conteúdo deste livro (aritmética), para ter uma boa base, permitindo o estudo mais eficiente da álgebra e geometria, na turma preparatória para o cn e epcar, durante o nono ano, já que o nono ano dá pouco tempo para estudar (as provas são no meio do ano).
este livro permite que você comece a se preparar para o colégio naval e epcar com antecedência, um ano antes do ano de realização das provas, aumentando sua chance de sucesso.

PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PARA ESCOLAS TÉCNICAS

As melhores escolas são sempre as mais disputadas. É claro que existem boas escolas particulares, mas nem todos podem pagar. Entre as escolas gratuitas e de boa qualidade, podemos citar o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), com várias unidades em vários estados. Existem várias outras escolas semelhantes, em âmbito federal e estadual. Essas provas não são tão difíceis quanto as do Colégio Naval e EPCAr, mas em geral são mais exigentes que o oferecido pela maioria das escolas de ensino fundamental. Com este livro, o aluno estará preparado para realizar com sucesso a parte de ARITMÉTICA, que em geral corresponde a cerca de 1/3 da prova de matemática. É claro, a base de aritmética deste livro é necessária para o bom entendimento das demais partes da matemática, como Álgebra, Geometria e Análise.

MATEMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Existem bons livros de matemática para concursos públicos, como por exemplo, os livro de matemática financeira. Ainda assim, esses livros não começam a ensinar a matemática desde o início. Partem do princípio que o leitor já sabe lidar com porcentagens, frações, números decimais, expressões matemáticas, etc. Apesar de ensinar até as questões mais difíceis nessas áreas da matemática básica, este livro começa dede a tabuada, passando para as quatro operações, expressões, múltiplos e divisores, frações, números decimais, potências, conjuntos, porcentagens e sistema de medidas. Esta base dará ao interessado em matemática para concursos, plenas condições de obter o melhor aproveitamento nos seus estudos.

Os concursos públicos estão ficando cada vez mais difíceis. É comum encontrar hoje, em provas para nível médio em nível municipal, questões de matemática que já caíram na Olimpíada Brasileira de Matemática. Quanto maior é a disputa, mas elevado é o nível das provas, e mais preparo exige dos candidatos. E não adianta estudar em uma apostila de 100 páginas com a revisão de toda a matemática do ensino fundamental com alguns exercícios fáceis, é preciso ir mais a fundo nos estudos.

ESPECIALIZAÇÃO DE PROFESSORES

O ensino público tem muitos problemas que comprometem a sua qualidade. O conjunto todo é tão complexo que o próprio governo tem dificuldade ou incapacidade para resolver. O aluno vem de séries inferiores com aprendizado deficitário, os salários dos professores são baixos, a escola não tem recursos, os alunos não têm interesse, existe violência, etc.

Este livro é nossa pequena contribuição para uma parte do problema: o fato do professor eventualmente ter recebido um preparo inferior ao que desejaria ter recebido. Por exemplo, muitos professores até o 5o ano têm uma formação genérica que os permite dar aulas de matérias diversas, portanto podem não ser especializados em matemática. Este livro funciona para o professor como um curso de especialização na matemática que é ensinada do 1o ao 5o ano do ensino fundamental. Para que os alunos avancem, é preciso que o professor caminhe à sua frente.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

As questões que caem nas provas da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) são hoje uma referência na matemática, tendo sido repetidas em inúmeros concursos, em todo o Brasil. Essas provas também são uma forma para atestar a qualidade dos colégios, já que muitos chegam a oferecer aulas especiais para a realização dessas provas. Este livro tem mais de 100 questões selecionadas das provas da OBM nos últimos anos, e pode ser usado como livro texto para escolas que querem preparar seus alunos para essas provas.

5º e 6º ANO FORTES

Este livro pode ser usado nas turmas regulares de 5o e 6o ano como livro de exercícios, já que sua teoria foi escrita para alunos que já tiveram algum contato com a mesma. Então o livro texto habitual, acompanhado dos exercícios fortes deste livro, resultará em alunos extremamente bem preparados em matemática, o que muitas escolas chamam de “turma forte”.

REFORÇO ESCOLAR PARA 7º ao 9º ano

Quem aprende mais ou menos a matéria, pode passar de ano, mas no ano seguinte vai ter dificuldades. Um aluno que passa com nota 7 em matemática, se não estudar bastante no ano seguinte, vai passar com 6, e depois com 5, ou mesmo poderá ficar reprovado. Até o 5o ano, as escolas repetem toda a matéria, a cada ano, porém vai ficando mais difícil. A partir do 6o ano não existe mais repetição. A cada ano é dada a continuação da matéria do ano anterior. O resultado é o crítico 8o ano, quando muitos alunos têm extremas dificuldades. Quando isso ocorre, o motivo é a falta de base em matemática. Não adianta ensinar divisão de polinômios se o aluno tem dúvidas em frações, MMC, números decimais, etc. Mesmo que o aluno estude novamente todo o conteúdo do seu livro, a dificuldade será grande. Nada subtitui a falta de base, somente o estudo do conteúdo que deveria ter sido aprendido. Nossa recomendação para o aluno que está com dificuldades em matemática é aprender corretamente e com profundidade, a matéria dos anos anteriores que não foi aprendida. Feito isto, o aluno poderá passar a estudar, com muito mais segurança, a matéria do seu próprio ano. Se não for feito assim, o aluno passará anos seguidos com dificuldades na matéria.

EMERGÊNCIA: PARA QUEM PRECISA PASSAR DE ANO: 5º e 6º

Depois de quase um ano de estudos, o alunos do 5o ou 6o ano pode estar com notas baixas, precisam no final do ano, estudar mais para conseguir a nota para passar de ano e muitas vezes para realizar uma prova de recuperação. AINDA HÁ TEMPO !!! Este livro tem a matéria cobrada no 5o e 6o ano. Estudar no próprio livro do aluno nem sempre é suficiente. Para esses alunos recomendamos o livro MATEMÁTICA PARA VENCER e os 10 DVDs MATEMÁTICA PARA VENCER, e que iniciem imediatamente o estudo. Em casos como este, muitos pais contratam aulas particulares. Recomendamos que sejam contratadas as aulas particulares, e que o livro e DVDs matemática para vencer sejam usados em conjunto com essas aulas.