Home » Artigos arquivados » 2003 – Windows (Perguntas e Respostas)

2003 – Windows (Perguntas e Respostas)

1) Instalação do Windows XP
stou tentando instalar o windows xp no meu computador um athlon 1.0 ghz, placa mãe asus k7v, 512 mb ram 01 pente 133 mhz, placa de vídeo ati rage fury maxx 64, controladora promise fast trak 100, hard disk ibm 75 gxp 40 gb, placa de som creative live 5.1, placa de rede 10/100 encore, placa decodificadora dvd creative drx3, gravador hp 9100, dvd piooner 106, zip drive 100 mb interno, fonte 450 watts troni, sistema operacional windows me português, bios 1.08 e drivers via ultima versão. Formatei o hd e comecei a instalação do zero dou f6 e quando pedido coloco os drivers da placa fast trak 100 para windows xp,ultima versão da internet no site da promise e a instalação começa normal quando o micro esta para finalizar a instalação aparece uma mensagem de driver não certificado pela microsoft eu ignoro e o windows continua a instalação dali a pouco vem uma tela azul dizendo que a instalação não pode continuar pois pode danificar o micro e o micro da boot e não passa disso não sei o que posso fazer.
Resposta:
Infelizmente nem todas as combinações de hardware são compatíveis com todas as versões do Windows. Existem realmente casos em que ocorrem incompatibilidades, como por exemplo, travamentos na instalação e outras anomalias pós-instalação. No seu caso, você fez tudo certo. Providenciou os drivers obtidos no site da Promise e os colocou quando o programa de instalação do Windows pediu. O travamento que ocorreu pouco depois pode estar ou não relacionado com esta placa e seus drivers. É possível que seja devido a outras placas, como som, vídeo, rede, modem, etc. Recomendo então que você retire todas essas placas e deixe somente a placa de vídeo e a controladora de discos. Instale o Windows XP normalmente. Se o travamento ocorrer também nesse caso, a culpa pode ser da controladora de discos, da placa de vídeo ou da placa mãe. Experimente instalar o Windows usando uma outra placa de vídeo, e se tudo correr bem, faça a troca depois. Depois que o Windows estiver instalado, adicione as demais placas, uma a uma. A única forma de descobrir de “quem” é a culpa do travamento é fazendo a instalação por partes.

2) Arquivos que não podem ser apagados
Recentemente fui limpar o lixo de meu HD, e reparei que na pasta temp, existem 2 arquivos aparentemente impossíveis de exclusão, são eles: ~dfd087.tmp e Jet4fb8.tmp. Quando é dado o comando excluir, é exibida mensagem: “Não é possível excluir o arquivo acesso negado, certifique-se de que o disco não esteja cheio ou protegido contra gravação e que o arquivo não esteja sendo usado.” Ocorre que tenho um bom antivirus e acho difícil a possibilidade de estar contaminado. O que fazer para deletar os arquivos??
Resposta:
Arquivos não podem ser apagados quando estão em uso pelo Windows. Você pode eliminar arquivos usando o utilitário de limpeza de disco (está no menu de Ferramentas do sistema, junto com o Scandisk, desfragmentador e outros). Se preferir pode iniciar o computador no modo MS-DOS e entrar no diretório C:\Windows\Temp para apagar os arquivos inúteis. Uma vez neste diretório, use o comando ATTRIB *.* -R -S -H. Isso irá “desproteger” os arquivos. A seguir pode usar DEL *.*. Tome cuidado, certifique-se de que está realmente no diretório \Windows\Temp, não vá apagar arquivos de um diretório errado!!!

3) Alunos pestinhas
Como posso proteger o win98 de modificações a cada entrada no pc. Eh para um laboratorio de informatica para os alunos nao modificarem o desktop, descanso de tela, icones, menu programas, etc.
Resposta:
Em situações como esta, o ideal é não usar o Windows 98, e sim o Windows 2000 Server, que possui recursos de segurança. Você poderia dar aos alunos, contas de usuários limitados, controlando totalmente a utilização dos computadores. Os alunos poderiam apenas executar os programas que você instalasse, e armazenar dados apenas nos seus próprios diretórios. Entretanto é possível bloquear as alterações na área de trabalho através de uma modificação no Registro. Se os alunos não conhecerem o truque para desativá-lo, isto poderá resolver o seu problema. Arrume a área de trabalho ao seu gosto e reinicialize o Windows. Execute o programa Regedit e procure a chave:
hkey_current_user\software\microsoft\windows\currentversion\policies\explorer
Uma vez aberta esta chave, procure na janela direita pelo item NoSaveSettings. Altere-o para NoSaveSetings=1. Se este item não existir, crie-o. Feita a alteração, feche o Regedit e reinicialize o Windows. O aspecto da sua área de trabalho será sempre o mesmo na inicialização do Windows. Você poderá alterá-lo sempre, mas as mudanças não serão efetivadas. Se quiser agora fazer mudanças a serem efetivadas, use novamente o Regedit e altere o valor de NoSaveSettings para 0.

4) Devo fazer upgrade no Windows?
Tenho um P4 1.7GH placa mãe intel d850gb. 256MB rambus placa de video GF4 MX440. 64MB DDR. Meu sistema operacional win 98SE funciona normal. Este esta bom ou devo trocar? Tudo funciona, gostaria de saber se eu trocar vou ter alguma melhora na velocidade do meu PC. Qual sistema devo usar?
Resposta:
Se você está satisfeito com o sistema operacional que utiliza, não recomendo que o troque. Ao invés disso, procure conhecer o que existe de bom no Windows XP e decida você mesmo se vale a pena trocar. Não acho aconselhável instalar um sistema operacional somente porque é mais novo. Existem pessoas que fazem o upgrade e passam a ter problemas, como desempenho mais baixo (o Windows XP é um sistema mais “pesado”) e falta de drivers para muitos dispositivos. Por outro lado, o Windows XP tem diversas virtudes, como a proteção de dados, suporte a múltiplos usuários, recursos para manipulação de imagens, assistentes de configuração, visual melhorado. Converse com um colega que use o Windows XP e tome a sua decisão.

5) Papel de parede JPG
Gostaria de saber se é possível colocar uma figura .jpg como papel de parede no win98, uma vez que só tem aceitado imagem .bmp.
Resposta:
No Windows 95, somente arquivos BMP podiam ser usados como papel de parede. No Windows 98 podem ser usados arquivos JPG, mas para isso será preciso ativar o Active Desktop. Esta ativação é muito fácil. Use normalmente o comando de configuração de Desktop e selecione o arquivo JPG a ser usado. O programa dirá que é preciso usar o Active Desktop e perguntará se deseja ativá-lo. Basta confirmar e a figura JPG será aplicada à área de trabalho.

6) Troca de Windows XP por Windows ME
Recentemente, comprei um notebook da Metron, modelo SmartNote L901, de uma loja comercial daqui da minha cidade, com nota fiscal, garantia, com seus softwares de “brinde”, etc. O processador é Intel Celeron. O referido equipamento já veio com o sistema operacional Windows XP instalado. Como não me agradei desta versão do Windows gostaria de saber se eu posso “formatar” o disco rígido e “instalar” o Windows ME, sem causar danos no “desempenho” do equipamento.”
Resposta:
É perfeitamente possível trocar o sistema operacional de um notebook e de qualquer computador, mas um pequeno cuidado deve ser tomado. É preciso que você tenha em mãos os drivers de todos os dispositivos de hardware: chipset, som, vídeo, modem, rede, USB, etc. Se você não tiver esses drivers, poderá correr o risco de passar por um dos problemas mais comuns de quem troca de sistema operacional por conta própria. Instalar o Windows é muito fácil, foi feito para ser fácil e para deixar os usuários incentivados a fazerem isso. Mas sem ter os drivers apropriados, o que nem sempre é fácil de conseguir, você poderá ficar com alguns dispositivos de hardware inoperantes. Como seu computador ainda está na garantia, sugiro que esta troca seja feita na própria loja (usando a sua assistência técnica) onde o computador foi comprado.

7) Atualização de Windows 98 para Windows 98SE
Como atualizar o windows 98 para a segunda edição?
Resposta:
A atualização do Windows 98 para Windows 98SE pode ser feita com a instalação do Service Pack 1 do Windows 98, encontrado em www.microsoft.com.br, ou através do comando Windows Update. Naquela ocasião (meados de 1999) era também oferecida a atualização em um CD-ROM, e o usuário pagaria somente o custo da mídia e do frete, evitando o download de centenas de MB. É possível que algum colega que tenha feito esta atualização e tenha este CD-ROM. Recomendo que você realmente faça esta atualização. O Windows 98SE foi uma das melhores e mais estáveis versões do Windows 9x, apesar do Windows ME ter novos recursos de multimídia e facilidade de utilização. O Windows 98SE foi a última versão que permitia fazer o boot pelo disco rígido no modo MS-DOS, com o processamento dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT. Muitos usuários do Windows XP mantém o Windows 98SE com dual boot para permitir o funcionamento de dispositivos de hardware que não têm drivers para o Windows XP.

8) Cuidado com a lixeira
Deletei sem querer um arquivo do Excel e depois esvaziei a lixeira. Existe algum modo de recuperar meu arquivo?
Resposta:
Deletar arquivos sem querer é um hábito perigoso, mas perdoável para usuários que não são profissionais da informática. Por isso foi criada a Lixeira e outros mecanismos semelhantes. Ela é uma segunda chance para usuários que deletam arquivos acidentalmente. Para que a lixeira possa ter a sua utilidade, não devemos esvaziá-la. Os arquivos deletados no Windows não são na verdade deletados, e sim movidos para a lixeira. Por isso podemos recuperá-los caso notemos a tempo a exclusão acidental. Depois que a lixeira é esvaziada, seus dados estarão definitivamente perdidos. As áreas antes ocupadas no disco já terão sido provavelmente preenchidas por outros arquivos. É preciso que você procure se foi feito algum backup deste arquivo. Use o comando Exibir / Opções de pasta e marque a opção “Mostrar todos os arquivos”. Na pasta onde estava o arquivo removido você encontrará alguns arquivos temporários. Um deles pode ser uma versão anterior da planilha que você apagou, e poderá assim recuperá-la.

9) Disquetes de boot para instalar o Windows XP
Como criar um disco de inicialização para instalar o windows xp? o programa de instalação não roda em modo DOS.
Resposta:
Vá ao site da Microsoft (www.microsoft.com) e procure pela string “310994”. Você encontrará um artigo que fala sobre os discos de boot para a instalação do Windows XP. O boot será em inglês, mas você poderá usar a seguir o CD-ROM de instalação em português. A Microsoft não fornece mais junto com seus produtos, disquetes de boot. É preciso ter um sistema capaz de realizar boot por CD-ROM. Como todos os PCs produzidos nos últimos anos têm esta capacidade (basta programar a seqüência de boot no CMOS Setup), a ausência desses disquetes não chega a ser um problema. Exceto se o seu PC for muito antigo (e em conseqüência, incapaz de rodar o Windows XP), você poderá fazer o boot por CD-ROM, bastando indicar a seqüência de boot correta no CMOS Setup, e não será preciso usar disquetes.

10) Acentuação no DOS do Windows ME
– Gostaria de saber como configurar meu computar para acentuar usando o DOS, pois tenho em minha máquina rodando o Windows ME.
– Já andei pesquisando e o pessoal fala para configurar através do MSCONFIG, porém toda vez que configuro e reinicio a máquina os parâmetros(configurações) votam como estão antes(defaut) acho eu. Existe outro método para configurar o teclado para acentuar corretamente em DOS usando o Windows ME?
Resposta:
Realmente o teclado pode ser declarado no MSCONFIG, na guia Internacional, para que opere com o idioma Português/Brasil. Existe entretanto um outro método que é recomendado pelo Microsoft. Aplica-se ao Prompt do MS-DOS sob o Windows. Consiste em criar um arquivo C:\WINDOWS\TECLADO.BAT com o seguinte conteúdo:
a) Para teclados com layout Estados Unidos – Internacional:
mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi)
mode con codepage select=850
c:\windows\command\keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\keyboard.sys > NULL
b) Para teclados com layout ABNT
mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi)
mode con codepage select=850
c:\windows\command\keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\KRYBRD2.SYS /ID:275 > NULL
Altere as propriedades do Prompt do MS-DOS para que o arquivo TECLADO.BAT seja executado no início do Prompt. Para isso, clique no ícone do MS-DOS com o botão direito do mouse e no menu escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Programa e no campo Arquivo de lote use C:\WINDOWS\TECLADO.BAT. A partir daí o teclado funcionará corretamente no Prompt do MS-DOS sob o Windows. Observe que o programa KEYB não está no disco rígido, mas pode ser encontrado no disquete de inicialização que acompanha o Windows ME.

11) Windows e Linux
Já tenho instalado em meu micro o windows 98, gostaria de instalar também o linux conectiva 8. O que preciso fazer?
Resposta:
Você pode instalar o Linux “por cima” do Windows 98. O seu programa de instalação fará o remanejamento necessário no espaço em disco. O ideal entretanto é formatar o HD e criar uma partição para o Windows, usando uma parte do disco, deixando uma parte sem uso (espaço não particionado). Esta parte será usada pelo Linux. Um gerenciador de boot será adicionado, permitindo que você escolha o sistema a ser usado.

12) Programas não executam
Estou com um sério problema ao abrir alguns programas do computador (o Painel de Controle, por exemplo). A seguinte mensagem aparece na minha cara:
Explorer – Este programa executou uma operação ilegal e será fechado. Se o problema persistir, contacte o revendedor.
Por favor, me socorram. O que devo fazer, quais as soluções que devo tomar?.
Resposta:
Recomendo que você tente reinstalar o Windows “por cima”, ou seja, sem formatar o disco rígido. Para isso basta usar o CD-ROM de instalação e indicar o diretório de instalação como o próprio C:\Windows. Isto resolve vários problemas, como arquivos corrompidos ou em falta. Se isso não resolver, então a origem do problema é outra. Existem por exemplo vírus que “atrapalham” o funcionamento de arquivos executáveis. Usar um anti-vírus pode resolver o problema, mas se não resolver, a solução mesmo será formatar o disco rígido e reinstalar todos os softwares. Recomendo que nesse caso você instale um anti-vírus atualizado depois que instalar o Windows, e só então reinstale os demais softwares.

13) Dois sistemas operacionais
Tenho uma máquina com 2 sistemas instalados(winXP e winME). No winXP tenho instalado o Norton Internet Security. Preciso usar o winME pois não consigo usar o netmeeting no winXP… Minha dúvida é se a unidade C que está instalado o winME está protegido pelo Norton que está instaldo na D com o winXP,ou preciso instalar o Norton ou outro antivírus na unidade C.
Resposta:
Os sistemas operacionais instalados em um computador são independentes. Cada um deles possui os seus próprios programas. No caso de anti-vírus, isso também se aplica. Quando você usa o sistema operacional onde está instalado o anti-vírus, acessos à unidade de disco onde está o outro sistema também são monitorados. Entretanto quando é realizado o boot com o outro sistema onde não existe anti-vírus instalado, nenhum acesso será monitorado, e os vírus entrarão no sistema sem dificuldade. Recomendo portanto que você instale o anti-vírus em ambos os sistemas (cada um usando seu próprio diretório de instalação). Somente assim a proteção será garantida. Da mesma forma, atualizações feitas em um anti-vírus deverão ser feitas também no outro.

14) Compatibilidade com o Windows XP
Estou pretendendo colocar o Windows Xp em minha máquina, já fiz o teste de Habilitação, deu tudo certo exceto a Bios, pois minha bios é de 1995 e pelo que pude entender a Bios pra poder instalar o Win Xp tem quer ser do ano 2000 digo isto porque o teste de habilitação é em inglês, gostaria de saber quais danos poderia ser causado no meu pc se eu Instalar o Windows XP com a Bios desatualizada.
Resposta:
Nem sempre a data do BIOS corresponde à realidade. Um PC pode ter um BIOS original de 1995 mas ter sofrido revisões em anos posteriores. Você pode instalar o Windows XP no seu computador e verificar se funciona corretamente. Os problemas mais comuns são o não reconhecimento de discos de alta capacidade e falhas no gerenciamento de energia. Se esses problemas não ocorreram no seu computador com as antigas versões do Windows, provavelmente não vão também acontecer com o Windows XP. Não existe risco de dano caso o BIOS seja realmente incompatível. Simplesmente você encontrará problemas de mau funcionamento, mas sem danificar o computador. Sugiro que você tente instalar o sistema e verifique a compatibilidade.

15) Personalizando o menu “Enviar para”
Como faço para acrescentar mais opções de enviar para quando clicamos com o botão esquerdo do mouse?
Resposta:
No Windows 95, 98 e ME, abra a pasta C:\Windows\Sendto. Crie nesta pasta atalhos para os locais que você quer adicionar no menu “Enviar para”. Para isso clique o interior da pasta com o botão direito do mouse e no menu escolha Novo / Atalho. Use o botão Procurar para indicar o local a ser incluído. No Windows XP o procedimento é similar, mas a pasta a ser usada é C:\Documents and settings\usuário\Sendto. Note que tratam-se de pastas de sistema. Se não estiverem sendo exibidas, habilite a sua exibição com o comando Opções de pasta, no Painel de controle. Clique em “Modo de exibição” e marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”.

16) Troca do Windows Me pelo 2000 Profissional
Laércio, tenho um micro Pentium lll 866, memória de 256 mb, HD 20G, com o Windows Me, gostaria de mudar para o 2000 profissional, com partição FAT32, o que você me diz? O micro vai ficar lento?
Resposta:
O Windows NT, o Windows 2000 Professional e o Windows XP são sistemas de mesma família (“núcleo NT”), mais exigentes em termos de velocidade do processador, quantidade de memória e utilização do disco. Por isso exigem máquinas mais avançadas. A família “9x” (Windows 95, Windows 98, Windows ME) utilizam um outro núcleo mais simples. Por isso, apesar de mais estável, o Windows 2000 Professional tende a operar de forma mais lenta que o seu atual Windows ME, e isto vale para qualquer computador. Como o Pentium III/866 é um processador razoavelmente rápido e a memória do seu PC é bem generosa, creio que os problemas de lentidão não serão notados. Eu faria a atualização, mas note que podem ocorrer alguns problemas como falta de drivers, pois muitos fabricantes de placas não fazem drivers para a família NT.

17) Memória Virtual
Olá Laércio. Meu computador é um pentium 3 – 900 mhz com 512 mb de RAM (SDRAM). Com esta configuração poderia zerar a memória virtual do windows ? Isso me acarretaria algum problema ?
Resposta:
Realmente com 512 MB dificilmente a memória virtual será usada, a menos que você use um grande número de programas pesados de forma simultânea. O problema é que certos programas “reclamam” quando não existe memória virtual disponível. Recomendo que você ajuste o tamanho da memória virtual para um valor pequeno, como 64 MB ou 128 MB. O tamanho padrão é 1,5 vezes a memória RAM, portanto no seu caso seriam 768 MB, o que é um certo desperdício.

18) Mover programa já instalado
Qual o método ou programa indicado para transportar um programa já instalado de um micro para outro? É possivel movê-lo através de um CDR ou CDRW ?
Resposta:
Isso podia ser feito nos tempos do MS-DOS. Nos programas para Windows, este tipo de “transplante” de programa já instalado normalmente não funciona, pois durante a instalação, várias configurações podem ser feitas no Registro do Windows, configurações essas que estariam em falta se o programa for simplesmente copiado. Entretanto em alguns casos, esta cópia pode funcionar, como no caso dos jogos, que normalmente não produzem alterações no Registro. Você pode tentar copiar os programas usando um CD-R ou CD-RW, não custa nada fazer a tentativa. Se não conseguir, deverá partir para a reinstalação.

19) Alteração de letras das unidades de disco
Eu tenho o Windows ME – que acho muito bom, apesar das críticas – e um HD de 40GB particionado em três volumes. O Windows automaticamente atribui as letras C, D e E para os volumes, mas eu gostaria de mudá-los. Tentei em Propriedades de Sistema-Gerenciador de Dispositivos, no Meu Computador, mas as três letras do HD estão acinzentadas, sem permitir a mudança, o que eu faço para resolver este problema?
Resposta:
Infelizmente o Windows 95, 98 e ME não permitem alterar as letras usadas pelas unidades de disco que fazem parte de discos rígidos. Podemos usar o quadro de configurações da unidade obtido através do Gerenciador de dispositivos para alterar as letras de drives de CD-ROM, drives de DVD, gravadores, discos óticos e discos removíveis em geral, mas essas alterações não se aplicam a discos rígidos. As letras usadas são atribuídas em ordem fixa: o drive C é a partição primária do primeiro disco rígido, o drive D é a partição primária do segundo disco rígido, e assim por diante. Depois que todas as partições primárias receberam suas letras, são dadas as letras seguintes a todas as unidades da partição estendida do primeiro disco, depois do segundo, e assim por diante. No Windows XP essas letras podem ser alteradas livremente através do utilitário de gerenciamento de disco. Podemos inclusive não usar letra alguma, e ao invés disso, atribuir um nome a cada unidade de disco.

20) Atualização de sistema em notebook
Eu atualizei meu notebook e agora eu estou sem rede e modem a marca do note é nec versa lete fx, e do pc card é elfa 10/100 vc conhece algum driver ?
Resposta:
Muito cuidado ao fazer atualizações de sistemas operacionais, principalmente em notebooks. Muitos fabricantes não oferecem drivers atualizados para novos sistemas. Como resultado, podemos ficar com certos componentes de hardware inoperantes, como modem e rede. Devido a grande esforço da Microsoft para o funcionamento dos recursos de multimídia, drivers de placas de vídeo e de som são normalmente encontrados com as versões novas do Windows, mas o mesmo não ocorre para outros dispositivos, como modems, placas de redes, scanners, impressoras, câmeras e outros dispositivos menos comuns. As atualizações para o seu notebook estão em:
http://support.neccomp.com/Notebook/Versa.asp

21) Arquivos em falta no Windows
Solicito uma orientação com a máxima urgência. Tinha em minha máquina o Windows Millenium. Ontem fui baixar a versão atualizada do Internet Explorer e me foi pedido para reiniciar o comutador. Porém, não pude fazê-lo na hora, e depois desliguei a máquina sem ter reiniciado. Hoje quando liguei o micro, ele não carrega mais o windows e dá uma mensagem de dois arquivos que ele não encontrou: windows/system/vmm32/vpowerd.vxd
e windows/system/vmm32/vxdmon.vxd. Tentei reisntalar o windows mas não é possível. O que fazer pois trabalho com o micro e estou desesperada!!!!! Por favor, aguardo ansiosamente uma resposta – solução.
Resposta:
O procedimento geral para resolver este tipo de problema é o seguinte: Inicie o computador com o disquete de inicialização do Windows e escolha a opção “Prompt de comando com suporte a CD-ROM”. Faça a cópia do conteúdo do diretório \WIN9X para um diretório do disco rígido. Reinicie o WIndows em modo de segurança e use o comando Pesquisar (ou localizar). Especifique o nome do arquivo que você precisa e indique como local de busca, o diretório onde você copiou os arquivos de instalação. O comando de localização encontrará os arquivos que você especificou (será preciso realizar o processo várias vezes, um para cada arquivo que você está procurando) dentro dos arquivos CAB que você copiou do CD-ROM de instalação. Depois de localizados, bastará arrastá-los para a sua pasta definitiva.

22) Travamento no Front Page 2000
Meu Front Page 2000, trava direto depois que eu instalei o Windows XP, com o Windows 98 funcionava legal, será que terei que mudar para o office XP? Não consigo configurar meu teclado para abnt no xp, so aceita abnt2 e meu teclado não tem cedilha e não acho os acentos.
Resposta:
Eu também tive problemas no uso do Front Page 2000 sob o Windows XP. Não consegui solução com o suporte da Microsoft. Os travamentos só terminaram quando desativei no Front Page 2000, a opção Auto correção ao digitar. No meu caso, desativei correção ortográfica no Office 2000 e os travamentos acabaram definitivamente. Mas atenção, o Front Page 2000 não fica sem corretor ortográfico. Podemos a qualquer instante teclar F7 ou usar o comando Ferramentas / Ortografia. Basta desativar este recurso para que o Front Page 2000 funcione, e quando quisermos fazer a correção, devemos fazê-lo separadamente, teclado F7. Para isso use o comando Ferramentas / Opções de página. Selecione a guia Geral e desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar.

23) Boot com Windows 98 e Windows XP
Estou com uma dúvida em relação ao sistema de boot na minha maquina. Tenho um Athlon XP2000+ com sistema operacional winxp (D:) e win98 (C:) em partições diferentes, porem mesmo HD, que quando inicializado oferecia a forma de boot dos dois sistemas. Ao reinstalar o win98 não foi mais me dado essa opção de boot. Gostaria de saber como faço pra voltar a opção de boot dos dois sistemas, sem usar um software especifico, tal como bootmagic, deixando como antes. Desde já agradeço su ajuda !! PS. parabéns pela sua coluna, é um serviço muito útil e completo para nós usuários.
Resposta:
Você instalou os dois sistemas corretamente: primeiro o Windows 98, depois o Windows XP, em unidades lógicas diferentes. O dual boot é ativado quando instalamos o Windows XP. Para instalar mais de um sistema, é preciso fazer primeiro a instalação do Windows da série “9x”, ou seja, 95, 98 ou Millennium. Depois instalamos o Windows da série “NT”, ou seja, o Windows 2000 ou o Windows XP (que são na verdade o Windows NT5 e o Windows NT6, apesar de não usarem esses nomes comerciais). Se você estiver usando o Linux, deve ser instalado por último. Depois que você instalou o Windows 98 novamente, o dual boot foi apagado. Ele será novamente gravado se você reinstalar o Windows XP “por cima”, sem formatar o disco.

24) Windows XP e pirataria
Por ocasião do lançamento do Windows XP, eu li em uma revista especializada que o SO ao ser instalado, fazia um reconhecimento completo do hardware e, assim que o usuário acessasse a Internet esses dados seriam enviados para a Microsoft. Caso o SO fosse pirata, a empresa enviaria uma espécie de sinal, que, tempos após, provocaria o travamento do computador, só resolvendo o problema com outra instalação. No entanto, tenho visto diversas instalações piratas do Windows XP, principalmente o Professional e nada disso tem acontecido. Qual o fundo de verdade existente nessa afirmação e quais os requisitos de segurança anti-pirataria do Windows XP?
Resposta:
Para funcionar plenamente, o Windows XP precisa ser ativado. Uma vez ativado, funcionará normalmente, porém será necessária uma nova ativação caso sejam feitas muitas mudanças de hardware (por exemplo, a troca da placa mãe). O sistema de proteção do Windows XP não é muito rigoroso, e muitos crackers conseguiram com facilidade quebrar a proteção. Acredito que o objetivo da Microsoft tenha sido o de inicialmente acostumar as pessoas com a idéia de uma futura proteção, que poderá ser mais forte nas novas versões do Windows XP. O que ocorre por enquanto é a venda de versões piratas que não exigem ativação, ou o uso de códigos que a desbloqueiam. Como profissional de informática e professor, assumo a postura de não ensinar macetes de pirataria, entretanto as pessoas interessadas não têm encontrado dificuldades em piratear o Windows XP, tanto é assim que não costumo receber perguntas a este respeito.

25) Verificando o registro do sistema…
Esse problema que vou lhe relatar já aconteceu com alguns amigos e vou me atrever a te pedir uma dica. Os micros deles, com o Windows Me instalado, simplesmente não conseguem fazer a inicialização do Windows, ficando naquela famosa tela preta. Como tentativa de solucionar, pedi para eles darem boot pelo A: e reintalar o Windows pelo CD, mas após o sistema passar o Scandisk, ele dá uma reiniciada e com outra tela preta novamente, só me aparece a seguinte mensagem que não sai mais de lá: Aguarde, Verificando o registro de sistema… Será que você não teria mais facilidades em encontrar a solução da M$ naquelas páginas do suporte? Será que existe solução para este problema ou a Formatação do HD é a única saída? Se ao menos puder me dar um caminho a percorrer eu ficaria muito agradecido.
Resposta:
Este problema é muito incômodo. Na sua inicialização, o Windows avisa que está verificando o Registro e não conclui, ficando indefinidamente neste loop. Para solucionar o problema, execute um boot com disquete. Passe para o drive C e digite SCANREG/RESTORE. Será apresentada uma lista de backups do Registro. Escolha um backup de data recente, porém anterior à data do problema. Selecione-o e use Restaurar (será preciso usar as setas, as teclas TAB e ENTER). Reinicie o computador, e com a velha versão do Registro, o problema deixará de ocorrer.

26) Formatar disco com Windows XP
Se for possivel gostaria de saber como faço para formatar o HD com o win XP instalado.
Resposta:
Use o mesmo disquete de boot com FDISK e FORMAT que você utiliza para formatar discos com Windows 9x/ME. Use o comando 3 (Excluir partição), e depois 4 ( Excluir partição Não-DOS). Em alguns casos pode não ser possível apagar a partição desta forma. Recomendo então que você use o programa Norton Diskedit para DOS, encontrado no Norton Utilities. Neste programa, use a opção de selecionar disco físico, e selecione o HD. Selecione o setor 1 da trilha zero e preencha-o com zeros. Isso irá “matar” a tabela de partições, e depois disso você poderá criar suas partições FAT32 e formatar o disco para instalar o Windows 9x ou ME.

27) Ícones e botões que somem
Caro Laércio, meu nome é Enrico, tenho 14 anos, e tenho um computador Semp Toshiba, Windows Xp, processador Intel Celeron 900 Mhz, 128 Mb de memória Ram, com placa de video 3D (que não me lembro a marca) que de uns tempos pra cá vem apresentando alguns problemas. Ás vezes quando eu ligo ele, os ícones da área de trabalho não aparecem, e só voltam quando eu início um programa pesado, como por exemplo o Word e o Counter-Strike, e quando voltam ficam com uma pequena mancha branca em torno deles, e também quando eles não aparecem os ícones do Meu Computador e do Painel de controle no menu iniciar não funcionam, isso acontece em uma freqüência de a cada 10 vezes que eu ligo ele, 2 vezes ele apresenta esse problema. Outro problema é que quando eu inicio o Norton Antivirus 2002, as palavras no menu Status ficam todas uma em cima das outras, e ele já não apresenta aquele fundo enfeitado, agora é branco. No Windows Media Player, os botões Play, Pause, o do volume, e os menus como o Guia de Mídia e Em Execução são todos de fundo branco envolto por uma borda preta.
Resposta:
Seu micro está com problema de drivers, provavelmente. É claro que é difícil dizer à distância, sem um exame ao vivo, mas este é meu palpite. Instale os drivers do chipset da placa de CPU. Esses drivers estão no site do fabricante da sua placa. Para isso será preciso descobrir a marca e o modelo da placa. Você encontrará as informações que levarão à sua identificação em www.wimsbios.com. Além de instalar os drivers do chipset, instale também os drivers atualizados para a placa de vídeo. Se o vídeo for onboard, seus drivers estarão juntamente com os drivers do chipset, no site do fabricante da placa mãe. Se o vídeo não for onboard, verifique o seu nome, pois aparece na tela assim que o PC é ligado, antes da contagem de memória.

28) Arquivo corrompido
De uma hora pra outra, um documento Word importantíssimo (quase 600 folhas) em que eu estava trabalhando “travou”, isto é, não abre mais. Tenho backup em disquete, mas alterações e correções importantíssimas de 10 dias de trabalho foram perdidas (e elas estão espalhadas ao longo de todo o documento). No início ele acusava uma mensagem mais ou menos assim “documento causou um erro em Winword.exe e o Word será fechado”. Algumas vezes (muito raras), alegava que o “arquivo está sendo acessado por ‘outro usuário'”. Já tentei de tudo, desinstalei e reinstalei o Office 2000 (a versão que eu uso) mesmo sabendo que não era isso, pois os outros documentos abrem normalmente (até documentos maiores que esse), já tentei importá-lo como objeto ou como arquivo a partir de outro documento, abri-lo com o Word Pad (um rapaz que teve esse mesmo problema conseguiu dessa forma, mas não tive a mesma sorte). Ainda vou tentar intalar o Windows e o Office XP (estou com o ME atualmente) pra ver se consigo alguma coisa. Por favor, se você tiver alguma outra sugestão ou conheça alguém que possa me ajudar me dê alguma luz, pois não tenho mais para onde correr e estou num beco sem saídas.
Resposta:
Não sei mesmo o que poderia ser feito para ter seu documento recuperado e 100% igual ao original. Entre as tentativas de correção, seria recomendável copiar o arquivo original para outro computador e tentar abri-lo em outro Word. Se o seu PC tiver problemas de hardware ele realmente poderá apresentar anomalias, mesmo que o arquivo esteja bom. Recomendo que seja sempre feito backup dos arquivos mais preciosos, de preferência diários. Um gravador de CDs já custa menos de 200 reais, e o backup torna-se uma operação mais fácil e viável. Recomendo ainda que você evite trabalhar com arquivos muito grandes no Word, ele pode mesmo ficar “maluco” com muitas páginas, principalmente quando existem gráficos. O ideal é dividir em capítulos menores. Às vezes o Word não consegue abrir um documento, mas o WordPad consegue. Ele abre o texto e mantém as imagens, mas a formatação realmente é perdida. Uma solução de recuperação é realmente difícil, somente o Backup dá uma solução definitiva.

29) VBRUN300.DLL
Que arquivo é esse: VBRUN300.DLL? Parece-me que é um arquivo do Win requerido para os.EXE. Onde posso encontrar esse arquivo e obter uma cópia?
Resposta:
Este arquivo era necessário para o funcionamento de alguns programas antigos para Windows. Muitos desses programas eram acompanhados deste arquivo, que deveria ser copiado para C:\Windows\System. Você pode obter este arquivo em vários locais na Internet, mas recomendo que este tipo de operação seja sempre feito a partir da fonte. No caso, trata-se de uma biblioteca de funções usadas por programas executáveis criados com o Visual Basic, da Microsoft. Você pode então obter o arquivo no site da Microsoft. Entre em http://www.microsoft.com/downloads/ e no campo Keywords, digite VBRUN300.DLL. Depois do download, copie o arquivo para C:\Windows\System. A partir daí os programas que o exigem poderão funcionar.

30) Atualização do Windows XP
Tenho o Windows XP Professional e tudo funcionava normalmente até eu atender uma mensagem constante no canto inferior direito da barra de tarefas, que me orientava a fazer um update automático do Windows. Fiz o download e instalei as atualizações. Depois disso, a barra de status do Internet Explorer ficou em inglês. Já desinstalei as atualizações e não resolveu. Apelei para a restauração do sistema e a resposta foi que o sitema não podia ser restaurado. O que fazer? Li no Informátic@ que quem tem Windows XP deveria utilizar o sistema de arquivos NTFS ao invés de FAT 32. Existe alguma maneira de modificar este sistema de arquivos já que o meu foi instalado o FAT 32?
Resposta:
Algo saiu errado durante a atualização, pois o Windows Update não conseguiu detectar corretamente o idioma usado no seu computador. Sugiro que você faça a reinstalação manual do Service Pack 1 em português. Vá ao site http://windowsupdate.microsoft.com, clique em “Windows update internacional” e “Português-Brasil”. Será iniciada a instalação do Windows Update V4 Control, deixe que termine. A seguir faça as atualizações disponíveis. Outro caminho que pode ser tentado é desinstalar as instalações em inglês que você fez, usando o comando Adicionar/Remover programas no Painel de controle.

31) Proteção de dados no Windows XP
Estou com problema de proteção de pastas e arquivos. Tenho instalado no meu microcomputador o Windows XP num HD de 40 gb particionado em quatro drives. Como faço para proteger um dos drives que não seja o drive C, as pastas ou arquivos?
Resposta:
Para que a proteção funcione, é preciso que a unidade de disco esteja formatada com NTFS. Entre no sistema como Administrador, crie a pasta a ser protegida. Depois clique a pasta com o botão direito e escolha no menu a opção Segurança. Será mostrada uma lista de usuários. Você poderá então usar os botões Adicionar e Remover para indicar quais usuários terão acesso à pasta. Se quiser que apenas um usuário tenha acesso à pasta, configure apenas este usuário.

32) Problema de desligamento
Tenho um AMD K6-II, placa PC100 M571lmr, 128Mb Ram, Windows 98 e uso a rede doméstica Microsoft. Quando dou o comando Iniciar\Desligar\Desligar o computador, ele trava na tela “O Windows está sendo desligado”. A luz do HD – vermelha – fica acesa e não pode ser feito mais nada. Há algum perigo? O que se pode fazer a respeito?
Resposta:
Use o comando Windows Update e faça a atualização com o Service Pack 1. O Windows 98 será atualizado para Windows 98SE. Isto fará com que seja instalado o Suplemento de desligamento do Windows 98, que resolve problemas desse tipo. Em casos como este recomendo também que sejam instalados os drivers do chipset, pois uma das suas funções é o gerenciamento de energia, o que inclui o desligamento. Os drivers do chipset desta placa podem ser encontrados em www.pcchips.com e www.amptron.com. Recomendo ainda que seja instalado o driver de vídeo, também encontrados nos sites que citei.

33) MS-DOS e Windows ME
Laércio, como faço para executar um programa em DOS no Windows ME, sendo que o ME não me dá opção de acessar pelo PROMPT DOS, no menu de inicialização contido no WIN98 (através F8).
Resposta:
É preciso realizar o boot através de um disquete gerado com o comando FORMAT A: /S, ou então pelo comando de formatação do Windows, ou então com o comando Painel de controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Neste disquete você precisará ajustar os arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT como fazia no Windows 98, ou seja, adicionar o HIMEM.SYS e o EMM386.EXE no CONFIG.SYS para gerenciar a memória, chamar o driver do mouse, etc. Use este processo somente se for estritamente necessário. Muitos programa para DOS rodam sob o Windows ME, com Iniciar / Programas / Acessórios / Prompt do MS-DOS.

34) WinTOP e WinIPCFG
Qual é o comando que escrevemos no EXECUTAR p/ fazer aparecer a lista de programas que estão rodando naquele momento? Não me refiro ao ctrl+alt+del, mas, sim, àquele outro que escrevemos no EXECUTAR. Por exemplo: escrevemos “winipcfg” p/ ver o IP, dentre outras coisas. É um conjunto de letras assim. Eu tinha escrito este e-mail quando eu ainda tinha o Win98, mas, agora c/ o XP, nem o winipcfg funciona mais. A propósito, depois que meu PC voltou da formatação, apareceu de novo, o ícone de um tal C-Media Mixer. Do que se trata? Desconfio que não me seja útil. Faço-o desaparecer apenas “finalizando processo” no ctrl+alt+del?
Resposta:
O programa para ver os processos ativos é o WINTOP, que pode ser obtido em www.microsoft.com e na área de downloads de www.laercio.com.br. Ele mostra entre outras coisas, os processos livres, a utilização do processador e a quantidade de memória utilizada. No Windows XP este programa corresponde ao Gerenciador de tarefas, que pode ser obtido com a seqüência Control-Alt-Del. Coloquei um artigo que explica o uso desses programas em www.laercio.com.br/a03007.htm. Quanto ao programa WINIPCFG, ele realmente não está disponível no Windows 2000 e no Windows XP. Para chegar às informações equivalentes, clique no ícone da conexão com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Status. Clique em Suporte e Detalhes. Serão então apresentadas as mesmas informações que você obtém com o WINIPCFG. Existe ainda uma outra forma de conseguir essas informações a partir do Prompt de comando. Use o comando IPCONFIG /ALL. O ícone do C-Media Mixer é relativo a um programa de controle para os recursos do seu som onboard. Você pode desativá-lo ou desinstala-lo caso não sinta falta, através de Painel de controle / Adicionar e remover programas. O Controle de volume do Windows faz o mesmo trabalho.

35) Atalhos perdidos
Após aplicar norton windoctor, eu pedi para corrigir todos…referiam-se a atahos…reiniciei e o windows da acesso negado ao arquivo cmmpu.exe…com isso perdi atalhos como adicionar ou remover programas no painél de controle, desconfigurou alguns na área de trabalho, os ícones na barra do iniciar, etc…afora uma mensagem para alterar o arquivo win.ini…podes me ajudar? Se quiseres mais detalhes até forneço, mas basicamente é isso, o q faço…Antes de mais nada, muito obrigado.
Resposta:
Alguma coisa saiu errada na limpeza de atalhos desnecessários feita pelo Norton. Felizmente isto não causa problemas sérios na configuração do computador. Você pode simplesmente reinstalar o Windows – por cima do diretório C:\Windows, sem formatar o disco rígido. Todos os seus dados e aplicativos serão preservados, e os atalhos desaparecidos voltarão ao lugar. É errado formatar o disco rígido indiscriminadamente e reinstalar o Windows para resolver problemas que têm outras soluções, devido à perda de dados e à necessidade de reinstalar programas. Entretanto a instalação do Windows “por cima” não causará esses problemas.

36) Problema na instalação de programa
Minha máquina tinha o Norton 2003 instalado. Desinstalei o referido programa e baixei o AVG e tentei instalá-lo, sem êxito. Aparece sempre a seguinte mensagem de erro “you don´t have sufficient user rights to install this software. Setup wil now terminate.” Gostaria, por gentileza, me orientar no que fazer. Utilizo o windows XP professional. O PC é pentium III, 650 mhz, HD 12 gigas e memória ram de 320 megas.
Resposta:
Esta mensagem pode ocorrer se você tentar instalar o programa usando uma conta de usuário comum no Windows XP. Faça o logon como Administrador e tente novamente instalar o software. Note ainda que a versão gratuita do AVG deve ser usada em PCs que operam como estação de trabalho, e não como servidor.

37) Particionamento no Windows XP
Minha dúvida é: foi criada uma nova partição no Windows XP. Gostaria de eliminar uma delas e saber como fazer para não ficar com a partição estendida. Existe possibilidade de remanejar o espaço para o drive principal? Acho q no XP não existe o utilitário FDISK. Poderia esclarecer esta duvida?
Resposta:
No Windows XP existe o comando Painel de Controle / Ferramentas administrativas / Gerenciamento do computador / Gerenciamento de disco. Este gerenciamento de disco substitui o FDISK e o FORMAT, com a vantagem de funcionar tanto com FAT32 como com NTFS. Você poderá remover as partições existentes e criar novas partições, ou até mesmo juntar o espaço disponivel em uma só partição, mas lembre-se que os dados são perdidos quando uma partição é removida. Seria portanto preciso fazer antes um backup dos dados que você deseja preservar, de uma partição a ser eliminada. Você só não pode eliminar a partição do sistema.

38) Windows 98 e Windows XP no mesmo disco
Tinha um HD particionado que estava instalado o XP Professional e o 98. Fiz uma imagem da partição que estava instalado o XP para outro HD. Nesse novo HD não há nada do 98, mas o menu de boot ( pedindo para que eu selecione o XP ou o 98 ) continua aparecendo. Como fazer com que ele não apareça mais ?
Resposta:
Use o comando Sistema no Painel de controle. Selecione a guia Avançado e clique em Inicialização e recuperação, depois em Configurações. Neste quadro é apresentada a lista dos sistemas operacionais para efeito do dual boot. Selecione o Windows XP. Existe também um ajuste para o número de segundos que serão aguardados para iniciar o boot pelo sistema default, que passa a ser o Windows XP. Preencha com 1 segundo. A partir daí o quadro do gerenciador de boot mostrará a lista de sistemas durante apenas 1 segundo, e passará imediatamente ao Windows XP.

39) Vários Windows
Possuo um Pentium 3 de 600 mhz com a seguinte configuração: placa Asus, modelo P3V133; 320 mb de memória; placa de ISDN Teles; fax-modem Intel 56 kbps; HD Maxtor de 20 gb; HD Western de 20 gb; CD-Rom ATAPI 52X; drive 1.44 padrão; impressora HP 610; Windows XP, Me e 98SE; Office XP, 2000 e 97. A minha dificuldade está em como optar pelo sistema operacional, pois nas opções de abertura somente aparecem o Windows XP e Microsoft Windows, sem aparecer a versão, sendo que ao escolher a segunda, somente inicia o Windows ME, não tendo como ativar o 98SE. Pergunto: tem como ativar o Windows 98SE no lugar do ME, quando necessário? Esclareço que todos os sistemas operacionais estão instalados em partições distintas (C:, E: e F:, respectivamente) Aproveito para perguntar se há condições de também optar pela execução do Office, ou seja, escolher um entre os três instalados. (Também instalados em partições distintas).
Resposta:
A questão do Office é mais fácil: cada Office só poderá ser usado pelo Windows sob o qual foi instalado. Se quiser usar os três Offices sob os três Windows, terá que fazer ao todo 9 instalações. O desperdício de espaço no disco será grande, portanto recomendo que use um Office para cada Windows (Windows XP com Office XP, Windows ME com Office 2000 e Windows 98SE com Office 97). O Windows XP tem um gerenciador de boot, permitindo iniciar tanto o Windows XP como o Windows padrão do computador antes da instalação do XP, que no caso é o Millennium. Não existe gerenciador de boot no Windows ME, nem no Windows 98SE, portanto o boot dual não podia ser feito, mesmo antes da instalação do Windows XP. Para permitir o boot múltiplo você deve instalar um gerenciador de boot (ex: Boot Magic) ou usar o CMOS Setup para selecionar um HD (IDE0 ou IDE1 – mas seria preciso ter dois discos físicos) a ser usado no boot. O primeiro HD ficaria com o Windows XP e o Windows ME, o segundo ficaria com o Windows 98SE).

40) BOOTLOG.TXT
Tenho um micro amd duron 1.2 ghz hd 40 256 mb ddr e placa mãe asus on-board, e estou com o seguinte problema. Algumas vezes em que ligo o micro, já quase na tela para iniciar o windows 98se ele aparece o erro com a tela azul me informando o seguinte:
Ocorreu um erro fatal oem em 017f:bff8ab97 – o aplicativo em uso será encerrado.
Qual a solução para este problema?
Resposta:
É difícil encontrar a causa de problemas como este, mas uma boa pista pode ser obtida com o uso do arquivo C:\BOOTLOG.TXT. Para usá-lo, ligue o computador e antes do Windows iniciar, pressione F8. Será apresentado o menu de inicialização do Windows 98. Escolha a opção BOOTLOG.TXT. A inicialização prosseguirá normalmente, até que ocorrerá o travamento. Pressione Reset e novamente F8 antes da entrada do Windows. Escolha o modo de segurança. Você poderá agora abrir o arquivo BOOTLOG.TXT. Note que este é um arquivo oculto, portanto para visualizá-lo será preciso usar no Painel de controle, o comando Opções de Pasta / Modo de exibição e marcar a opção “Mostrar arquivos ocultos e de sistema”. A última linha do arquivo BOOTLOG.TXT indica a última ação tomada na inicialização do Windows. a partir do nome do arquivo ou comando indicado, você terá uma boa pista para identificar a causa do problema. Não é um trabalho fácil.

41) Pastas particulares
Instalei recentemente o Windows XP e estou com um dúvida. No Windows tenho várias contas de usuários. Gostaria de tornar o conteúdo de uma pasta particular (oculto ou protegido de outros usuários) e quando clico com o botão direito e seleciono proteção ou segurança (não me lembro bem), a opção (checkbox) que faria isso está visível, mas desabilitada. Por que isso acontece? Como faço para proteger esta pasta? Só para esclarecer, a minha conta de usuário é de administrador do sistema e o Windows XP é da versão Home Edition.
Resposta:
Um dos recursos interessantes do Windows XP, seja ele Home ou Professional, são as pastas particulares. Se um usuário quer que uma determinada pasta seja acessada somente por ele, basta clicar com o botão direito, escolher “Compartilhamento e segurança”, e marcar no quadro apresentado, “Tornar esta pasta particular”. Apenas este usuário poderá agora acessar o conteúdo da pasta. Mas isso só funciona se o disco rígido estiver formatado com NTFS. O método de formatação é escolhido na ocasião da instalação do Windows XP. O sistema FAT, que era usado no Windows 9x/ME, pode ser usado perfeitamente no Windows XP, entretanto perdemos o recurso de criação de pastas particulares. Os controles para sua habilitação ficam desabilitados, como ocorre com você. É possível converter um disco em FAT para NTFS, através do programa CONVERT. Use a ajuda do Windows XP e digite “convert”. Será explicado o uso do programa.

42) Dual boot no Windows XP
Recentemente, para corrigir um problema em meu computador iniciei uma reinstalação do windowsxp que não se concretizou. O problema original foi solucionado por outors meios, mas agora, ao dar o boot no computador surge a opção de carregar o windowsxp ou inicializar a instalação incompleta, o que me incomoda sobremaneira. Já tentei iniciar a instalação e desistir pressionando F3 quando solicitado, mas a despeito disso permanece a opção de “dual boot”. Já entrei no console de recuperação e dei o comando “Fixboot” e “Fixmbr”, tudo sem solução. O que devo fazer para excluir o “dual boot”?
Resposta:
Parece que por algum motivo anormal o seu sistema ficou configurado para dual boot. A forma mais simples e segura de resolver o problema é reduzir o tempo de apresentação do menu de boot para 1 segundo, e colocar o boot normal do Windows XP como opção padrão. Para isso use o comando Painel de controle / Sistema. Selecione a guia “Avançado” e no campo “Inicialização e recuperação”, clique em Configurações. Marque o tempo para exibição da lista com o tempo de 1 segundo. No quadro você também pode selecionar a opção de boot padrão. Selecione “Microsoft Windows XP”. O menu de boot continuará existindo, mas demorará apenas 1 seguindo, e a seguir passará automaticamente para o Windows XP.

43) Troca de sistema operacional
Tenho um notebook Toshiba Sattelite 1650 CDT, HD 3.1GB, Memória RAM 64MB e Gostaria de trocar o Windows 98 pelo Windows ME. Quais os cuidados que devo tomar? A atualização é possível?
Resposta:
A primeira coisa é obter os drivers necessários ao funcionamento do Windows no seu notebook. É preciso instalar o driver do chipset, do vídeo, do som e demais dispositivos existentes no seu PC. Você pode encontrar os drivers necessários em www.toshiba.com. Normalmente os drivers para Windows 98 funcionam bem no Windows ME, mas em alguns casos estão disponíveis drivers atualizados. Mesmo assim a instalação de um novo Windows nem sempre é uma operação segura. Mesmo quando temos os drivers disponíveis, existe a pequena possibilidade do Windows simplesmente travar durante a instalação e ficarmos com o computador inoperante. Não recomendo que você faça a atualização se não tiver experiência com a instalação do Windows. Se quiser correr o risco (que afinal não é tão grande), você encontrará informações no meu artigo “Configuração de sistemas operacionais”, em www.laercio.com.br.

44) Driver sem assinatura também funciona
Tenho um Pentium III de 1 Ghz, estou fazendo um upgrade do ME para o XP. Depois do XP instalado tudo funciona bem, menos o modem, um PCtel HSP56 Micro modem 8.00-PCC on board O windows XP avisa que falta a assinatura da Microsoft no mesmo drive que funcionava bem no ME. Fui até o site do fabricante da Motherboard que é uma ECS P6STP-FL e peguei o drive HSP8000031XP conforme a ECS indica. Voltei a instalar o XP já com o drive novo, e acontece a mesma coisa, isto é, falta a assinatura da Microsoft. O que estou fazendo de errado?
Resposta:
Não precisava reinstalar o Windows. Como já estava funcionando, bastava instalar o driver do modem. Um driver com assinatura da Microsoft é aquele que é enviado do fabricante para testes nos laboratórios da Microsoft, verificando sua compatibilidade com o Windows. Todos os drivers nativos (aqueles que acompanham o Windows) são testados, porém as versões que são liberadas posteriormente pelos fabricantes raramente são enviadas para testes na Microsoft, e por isso ficam sem a referida assinatura que atesta a compatibilidade. Nesse caso a compatibilidade não é assegurada pela Microsoft, e sim pelo fabricante do hardware. Não se preocupe, pois até mesmo os grandes fabricantes de hardware, como Nvidia e Creative normalmente não enviam seus drivers à Microsoft para certificação. A falta da assinatura da Microsoft não impedirá o funcionamento do driver. Quando for apresentada a mensagem sobre a falta da assinatura durante a instalação, clique em “Instalar assim mesmo”. Seu modem funcionará perfeitamente.

45) Abertura de arquivos
Ao tentar abrir a declaração de renda, abriu a tela “Qual programa deseja usar ?”. Como eu não sabia qual usar para abrir arquivo com a extensão “dbk”, cliquei no word. Entretanto, ao visualizar o arquivo, aparecem muitos números entre os dados. O que fiz de errado? Como faço para reverter o que fiz?
Resposta:
Vejo que a mensagem foi enviada no penúltimo dia para a entrega da declaração do imposto de renda. Infelizmente a resposta chegará bem depois disso, mas a informação é útil para muitos leitores. Antigamente para abrirmos um arquivo, era preciso iniciar o aplicativo correspondente e depois abrir o arquivo desejado. No Windows e em outros sistemas operacionais modernos isso ficou diferente. Os tipos de arquivo são “registrados” no sistema operacional. Ao clicar em um arquivo DOC, por exemplo, o Windows sabe que precisa executar o Word, ao clicar em um arquivo HTM, sabe que precisa executar o Internet Explorer, e assim por diante. Nem todos os programas registram os tipos de arquivo que utilizam, e trabalham à moda antiga. Este é o caso do programa da Receita Federal. É preciso executar o programa, para depois abrir o arquivo desejado. Existe ainda o problema contrário. Certas extensões de arquivos podem ser reconhecidas por inúmeros programas. Podemos nesse caso clicar o arquivo com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolher a opção Abrir com. Finalmente podemos sempre usar o método antigo, que é executar o aplicativo, e a partir deste abrir (Arquivo/Abrir ou File/Open) o arquivo desejado.

46) Desfragmentador travou o micro
Ao iniciar o desfragmentador do meu pc um pobre 486, ele travou, fui obrigada a dar um boot, o que ocorre que agora quando ele inicia, pede para que eu coloque o disquete de boot no drive a que pe o de 5 1/4 e eu não tenho. O meu Windows é 95, o que eu gostaria tb de saber se posso colocar o 98 o meu pc é um AM 486DX4-SE com 640 kb de memória e 15360 kb de ext,memory size, ele também possui o drive B que o d 3 1/2. O que faço? Posso retirar o drive A que é o do disque 5 1/4? No aguardo de uma colaboração por parte dos srs.
Resposta:
Você pode desativar o drive A de 5 1/4”, pois este tipo de drive não é mais usado. Nem mesmo encontramos no comércio, disquetes desse tamanho (ou é preciso procurar muito, pois caíram em desuso há quase 10 anos). Quando conectamos a extremidade do cabo flat dos drives (que atualmente está ligada no drive de 5 ¼”) no drive de 3 ½”, este passará a ser o drive A. Você poderá agora usar um disquete de boot de 3 ½”, obtido em qualquer computador que também tenha o Windows 95. O problema é que este sistema é hoje muito raro. O desfragmentador, ao travar, deve ter deixado vários arquivos de sistema corrompidos. Será preciso reinstalar o Windows 95. Se preferir pode usar o Windows 98SE, pois funcionará bem no 486.

47) Arquivos compactados
Sou um micreiro velho com pouca experiência, por isso pergunto a quem entende. Estou apanhando com os arquivos .zip. Onde aprendo a lidar com eles? Baixá-los para a máquina tudo bem, mas depois… é um parto para o veio aqui. Podem me ajudar? Se sim, mandem dicas. Antecipadamente agradeço.
Resposta:
Se você usa o Windows ME ou o Windows XP, instale o recurso Pastas Compactadas, através do Painel de controle / Adicionar e remover programas / Instalação do Windows / Ferramentas do sistema. Com este recurso instalado, todos os arquivos ZIP serão vistos pelo sistema como pastas. Você poderá copiar arquivos de e para essas pastas. Apenas tome cuidado quando as pastas forem muito grandes. Uma pasta compactada de 20 MB, por exemplo, pode ter um acesso muito lento quando fazemos alterações no seu conteúdo. Um outro método para manipular esses arquivos é usando o programa WinZIP, que pode ser encontrado com facilidade em sites de programas de shareware e freeware, como www.download.com e www.shareware.com. Clique no arquivo ZIP com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção “Abrir com o WinZIP”. Será apresentada uma janela com o conteúdo do arquivo compactado. Marque então os arquivos desejados, indique o diretório destino e clique em Extract.

48) Transportando ícones
O que devo fazer para que um programa já instalado, com ícone na Àrea de Trabalho seja incorporado ao menu Iniciar para iniciar rapidamente ?
Resposta:
Se quiser que um ícone fique na área de inicialização rápida, basta arrastá-lo. Se quiser que fique em algum dos menus obtidos a partir do botão Iniciar, o procedimento é diferente. Clique em Iniciar com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Abrir. Você terá acesso a uma estrutura de pastas, a partir da qual são gerados os menus. Bastará então copiar o seu ícone para a pasta desejada, e ele aparecerá no menu correspondente.

49) Controlando o tamanho das janelas.
Toda vez que clico com o botão esquerdo do mouse e a tecla shift acionada (para abrir o link em uma nova janela), a janela que se abre, o faz de forma reduzida. Como fazer para abrir esta nova janela no tamanho normal? Já procurei em todos os sites de dicas e não encontrei nada. Obrigado.
Resposta:
Abra apenas uma janela, redimensione-a para o tamanho desejado e depois feche-a. Da próxima vez em que você abrir o navegador, a janela será exibida do tamanho escolhido. Outro recurso é clicar no ícone do navegador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolher Propriedades. No campo “Executar”, escolha a forma de apresentação da janela, que poderá ser normal, minimizada e maximizada. Escolha maximizada para que a janela seja sempre aberta com o tamanho máximo.

50) Instalar o Windows 98 com cópia em HD
Estou com dúvidas ao instalar o Windows 98, como devo fazer para copia -lo para a HD antes de instala -lo
Resposta:
É vantajoso copiar os arquivos de instalação do Windows 98 para o disco rígido e fazer a instalação a partir daí, ao invés de usar apenas o CD-ROM. A primeira vantagem é que a instalação será mais rápida. A segunda é que evitamos o transtorno de ter que cancelar a instalação caso um eventual problema de hardware impeça o funcionamento do drive de CD-ROM nas etapas finais da instalação. A terceira vantagem também é importante. O Windows não pedirá mais a colocação do CD-ROM quando fizermos alterações de configuração ou a instalação de novos componentes. Para fazer a cópia, veja primeiro qual é a letra do seu drive de CD-ROM. Suponhamos que é a letra E. Temos que criar um diretório no drive C e copia o conteúdo do diretório \WIN98 do CD-ROM. Os comandos a serem usados são os seguintes:
C:
MD \WIN98
CD \WIN98
COPY E:\WIN98
INSTALAR
Pode então retirar o CD, pois a instalação será feita diretamente pela cópia no disco rígido.