Home » Artigos arquivados » 2003 – Utilitários, backup, scandisk, vírus… (Perguntas e Respostas)

2003 – Utilitários, backup, scandisk, vírus… (Perguntas e Respostas)

1) Checagem de vírus
Gostaria de saber se há algum problema scanear o Computador à procura de Virus (60.000 arquivos) enquanto se navega normalmente, inclusive ouvindo rádio, depois de ter baixado atualização (McAfee).
Resposta:
Não há problema algum em fazer isso. Os anti-vírus, assim como a maior parte dos programas que operam sob o Windows, podem operar em ambiente multitarefa. Você pode continuar navegando enquanto vírus são checados. Entretanto é bom programar o seu programa anti-vírus para checar automaticamente o conteúdo que chega pela Internet (e-mails, scripts, etc.).

2) Vírus OPASERV
Trabalho em uma empresa de informática e chegou até a loja um micro que depois do POST, antes mesmo que aparecesse a tela do win 98 dá a seguinte mensagem:
NOTICE: ILLEGAL MICROSOFT WINDOWS LICENSE DETECTED.YOU ARE IN VIOLATION OF THE DIGITAL MILLENIUM COPYRIGHT ACT! YOUR UNAUTHORIZED LICENSE HAS BEEN REVOKED. FOR MORE INFORMATION, PLEASE CALL US AT: 1-888-NOPIRACY

IF YOU ARE OUTSIDE THE USA, PLEASE LOOK UP THE CORRECT CONTACT INFORMATION ON OUR WEBSITE, AT: WWW.BSA.ORG

BUSINESS SOFTWARE ALLIANCE.
PROMOTING A SAFE A LEGAL OUTLINE WORLD.
Acontece que peguei este HD e levei até o nosso micro para verificar se os arquivos ainda estavam existentes. O nosso micro estava com w98, e não consegui verificar os arquivos. Daí pensei que podia ser por causa de um outro windows instalado no primeiro micro. Levei então este HD até um outro micro e também não consegui ver nada. Minha surpresa é que agora todos os outros dois micros nos quais levei o HD com a mensagem estão também com o mesmo problema.Já tentei verificar o conteúdo através do disco de BOOT e ele somente mostra o conteúdo do disco virtual, aquele que fica entitulado com o ramdrive e mostra os arquivos tipo attrib.exe, etc.. O que eu faço, já que não posso passar um antivírus por causa que no windows não aparecerá o HD e “infectará” esta máquina também???
Resposta:
Este é um virus chamado OPASERV. Existem instruções para remoção nos sites dos dois principais fabricantes de programas anti-vírus:
Symantec (produtora do Norton Anti-vírus):
http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.opaserv.k.worm.html
Network Associates (produtora do McAfee Vírus Scan)
http://vil.nai.com/vil/content/v_99924.htm
Vá ao site da Microsoft e procure pela string “MS00-072”, onde existem instruções para a instalação de um patch que corrige o problema no Windows que permite este tipo de infecção. O vírus pode ser evitado com o uso de versões atualizadas dos programas anti-vírus. Infelizmente este vírus pode danificar o conteúdo do disco rígido, causando perda de arquivos.

3) Repetição de acentos
Eu to com um pequeno grande problema no meu teclado tipo assim eu clico 1x nas teclas de acento o ~~ ´´ ^^ ´´ o acento repete, eu peguei o teclado do meu irmao e continua a fazer isso, vc tem uma ideia do q possa ser?: Eu ja fiquei sabendo de outras pessoas q estao com este mesmo problema
Resposta:
Um leitor já teve este problema e enviou a dica da solução. Peço que você faça o teste e nos informe sobre o resultado. O problema foi causado por um arquivo executável que é adicionado ao menu Iniciar, instalado por um vírus que chegou por e-mail. O arquivo pode ser removido manualmente, mas volta quando o Windows é reiniciado. O problema pode resolvido com um bom programa ant-vírus. Este vírus é chamado W32Bugbear, e pode ser eliminado com o software Panda anti-vírus, que pode ser encontrado em (www.pandasoftware.com). As versões atuais do Norton Antivírus e do VirusScan também são capazes de removê-lo.

4) Anti-vírus atualizado
No campo da informática sou leiga e gostaria de uma ajuda. Tenho instalado no meu computador o NORTON 2000 que mantenho sempre atualizado. Eu gostaria de saber se esse anti-vírus verifica todos os locais possíveis de serem contaminados? Ele verifica meus e-mail? E os downloads que faço? Onde verifico a configuração geral do computador? (placas, se Pentium, memória, qual o monitor, etc.)
Resposta:
Se você mantiver o seu anti-vírus sempre atualizado, seu computador estará protegido. Na sua configuração padrão, ele checa arquivos, e-mails e até sites com programas hostis. Para facilitar a atualização, habilite o Live Update deste programa, e ele fará a atualização sozinho quando você conectar seu PC à Internet. A configuração geral do computador pode ser visualizada de várias formas. Quase todas as informações podem ser obtidas pelo Gerenciador de dispositivos (Painel de controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos). Existem entretanto programas que dão informações ainda mais completas e detalhadas, mas são bons para técnicos. Cito por exemplo o HWINFO, obtido em www.hwinfo.com.

5) Vírus falso JDBGMGR
Recebi o seguinte e-mail e gostaria de saber se a informação é verdadeira, pois procurei o “vírus” e ele se encontra na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM, porém datado de 05/05/99 e de 11/01/99.
EXTREMA URGÊNCIA
Minha lista de contatos foi infectada por um vírus, e com o resultado, a sua também foi infectada porque o seu e-mail estava na minha lista de contatos. O vírus se chama jdbgmgr.exe. Ele não é detectado pelo norton e nem pelo McAfee. Pelo que me disseram esse vírus só começa a dar prejuízo ao computador depois de 14 dias que ele esteja instalado em tal. Ele é mandado automaticamente para toda a sua lista de contatos, mesmo que vc não mandou nenhum e-mail para as pessoas da sua lista.
Para vc tirá-lo do seu computador, faça isso:
Vá em iniciar, depois em localizar, depois arquivo ou pasta…
Em arquivo ou pasta escreva o nome jdbgmgr.exe
Tenha certeza que você está procurando no seu drive C
Clique em pesquisar.
O vírus tem o ícone de um ursinho cinza…NÃO ABRA DE JEITO NENHUM!
delete-o
Vá até a sua lixeira procure o mesmo vírus e delete-o lá também
SE VC ACHAR ESSE VIRUS NO SEU COMPUTADOR, MANDE ESSE E-MAIL PARA TODOS DA SUA LISTA DE CONTATO, POIS ELES ESTÃO PROVAVELMENTE INFECTADOS TAMBÉM!!!
Resposta:
Este tipo de aviso é o que chamamos de “HOAX”, ou seja, um “alarme falso” na Internet. Começam com algum engraçadinho enviando SPAMs sobre o assunto e pedindo que seja retransmitido para todos os contatos do usuário. São inofensivos ao computador, mas o usuário crédulo poderá ser prejudicado com a remoção de arquivos do sistema. Para solucionar o problema, basta obter o arquivo original e guardar na pasta apropriada. No caso do Windows 98, este arquivo está embutido em WIN98_44.CAB, no seu CD-ROM de instalação. Copie para a pasta C:\Windows\System e o problema estará resolvido. Não acredite em tudo o que você lê na Internet, principalmente aquilo que chega por e-mail, existem muitos boatos como este. Quando você receber um “alerta” como este, procure antes na Internet, você encontrará muitos avisos de veículos respeitáveis explicando que se trata de alarme falso. Experimente por exemplo procurar no Altavista pela expressão “jdbgmgr” e você encontrará mais de 100 referências.

6) Vírus MSVXD
Gostaria de saber uma informação a respeito de um virus que estou tendo problemas com ele na rede da minha empresa! O virus é: MSVXD, eu ja usei um antivirus mais nao funcionou,então vi na pagina da Symatec e da Mcafee que esse virus nao pode ser retirado por ambos! Entao segui as instruções de como tirar, que em ambos tem e consegui retira-lo! Mais + ou – um mes depois verifiquei que apareceu um outros arquivos meio estranhos e que funcionavam quase da mesma maneira que o MSVXD. Mais eu nao consegui achar nenhuma informação sobre eles em nenhum lugar,ja tentei retirar do mesmo jeito que eu consegui no MSVXD (ficou um dia sem aparecer nada), o antivirus tambem nao reconheceu e ele apaga o arquivo win.ini sempre que uso a impressora da rede. Será que voces podem me ajudar?
(Nome dos arquivos que ficam na pasta windows: SCRSVR.EXE,
Resposta:
As informações disponibilizadas sobre o comportamento e a remoção de vírus nem sempre são totalmente precisas, e a remoção de vírus em um computador não é 100% confiável. Na maioria das vezes, os programas removem os vírus e tudo volta ao normal. Os estragos causados pelos vírus não podem ser recuperados, exceto a partir de backups previamente realizados. Existem casos em que um vírus podem voltar a aparecer. Em um ambiente corporativo, onde a segurança é mais importante que no ambiente doméstico, se um vírus ataca computadores, o administrador do sistema vai ser pressionado para explicar porque o anti-vírus não detectou o problema. Segundo, os computadores infectados devem ter preferencialmente o disco rígido formatado, os softwares reinstalados e os dados restaurados a partir de backup. Já no ambiente doméstico, ficamos simplesmente com a remoção do vírus, que normalmente funciona, mas no seu caso, não funcionou. Eu recomendo que você use a solução corporativa, que é mais segura. Salve seus dados, formate o disco rígido e reinstale os softwares. Note que programas com extensão SCR e PIF podem ser vírus, e os arquivos que você cita com certeza não vieram com o Windows, e sim, foram instalados a partir de e-mail ou sites perigosos. Depois disso, instale um anti-vírus que monitore os acessos à Internet. Use por exemplo o Norton Internet Security. Se a remoção de vírus já ativos no computador não é uma operação infalível, a proteção por programas como o que cito é quase infalível – só apresentará problemas em casos de vírus muito novos que ainda não são detectados pelo programa.

7) Dividindo arquivos grandes em vários disquetes
Tenho alguns arquivos “zipados”, com alguns megabytes de tamanho, e gostaria de saber como faço para grava-los em alguns disquetes em seqüência.
Resposta:
O programa Winzip, obtido gratuitamente em www.download.com, www.shareware.com e em várias bibliotecas de programas, é capaz de dividir um arquivo grande em vários disquetes. Execute o Winzip e abra a pasta na qual está o arquivo que você quer transportar. Com as janelas lado a lado, arraste os arquivos desejados para a janela do Winzip. Se for arrastar vários arquivos, marque-os simultaneamente, usando a tecla CONTROL. Quando os arquivos forem arrastados, aparecerá automaticamente a janela DRAG AND DROP. Preencha o nome do arquivo ZIP desejado. O que garante a divisão em vários disquetes é a opção Multiple disk spanning, que deve ser configurada como automática. O Winzip pedirá que sejam colocados discos à medida em que forem necessários. Esses discos devem estar previamente vazios. Numere os discos, pois ao serem descompactados, será preciso colocá-los na ordem pedida pelo programa.

8) Outro ataque do vírus OPASERV
Minha máquina foi infectada por um tipo de vírus que não consigo retirar em hipótese alguma. Tenho Norton Anti Vírus e o AVG (que é grátis), todos os dois anti vírus estão devidamente atualizados. O Nome da praga virtual é Worm´s Opaserv (Um tipo de trojan), os arquivos que estão na minha máquina são: brasil.pif, alevir.exe, instit.bat, marco!.scr e scrsvr.exe. Ja passei os antivírus várias vezes, formatei a máquina e aantes de restaurar os arquivos pssei o anti vírus. O anti virus encontra o tal virus diz que removeu é so entrar na internet que ele é ativado novamente. Por favor me ajude não encontrei solução até o momento e na minha cidade tem muitas máquinas com esse tipo de problema.
Resposta:
Este vírus é recente e está infectando realmente muitos computadores. Ele coloca durante o boot, uma mensagem informando que foi detectada uma versão não oficial do Windows e não deixa a máquina inicializar. Eu não tenho este vírus aqui para “testar no meu computador”, portanto indico a solução apresentada pela Symantec, que faz o software Norton Antivírus. Este fabricante recomenda que antes de mais nada você instale um patch de segurança sobre o Windows, encontrado em
http://www.microsoft.com/technet/security/bulletin/MS00-072.asp. Pelo que parece, o funcionamento do vírus é baseado em uma vulnerabilidade existente no Windows que permite o acesso a pastas compartilhadas em redes ponto-a-ponto, com senha para acesso ao recurso compartilhado, sem precisar fornecer a senha completa. O patch corrige este problema. A seguir utilize seus programas anti-vírus para a remoção. Existe um roteiro passo a passo para a remoção em:
http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.opaserv.k.worm.html

9) Vírus falso
Sou assinante do EM a 10 anos e queria parabenizá-los pelo excelente jornal e especialmente ao caderno de Informática. Solicito orientação a respeito de uma mensagem recebida em meu email informando que o meu computador foi contaminado por um vírus denominado jdbgmgr.exe e que era para eu localizá-lo no drive c: e deletá-lo. Ele estaria representado por um ursinho cinza. Gostaria que me orientassem a respeito pois estou preocupado com o procedimento.
Resposta:
Este é um falso alerta de vírus, assim como muitos que ocorrem na Internet. Ao receber este tipo de mensagem, use um site de busca para procurar pelo nome do vírus informado. No caso desse falso vírus, você encontrará centenas de links alertando sobre a falsidade deste aviso. Pode então ignorá-lo, sem problemas.

10) Atualização de anti-vírus
Meu nome é Andresa, RS, gostaria de saber como pegar os arquivos de atualização do antivirus norton, tentei procurar na página e não achei, vocês poderiam me ajudar? preciso muito saber disso para atualizar meu antivírus.
Resposta:
Vá ao site da Symantec, www.symantec.com.br. Clique em Downloads e em Atualize seu antivírus, depois em Download virus definitions. Indique a linguagem, o produto que quer atualizar (Norton Antivírus para Windows 9x/ME/2000/NT/XP) e em download updates. Será apresentada uma lista de atualizações, sendo que a primeira delas engloba as demais. Por exemplo,
20030506-009-i32.exe.
Note que o nome do arquivo inclui a data da atualização (no caso, 06/mai/2003). Execute então o arquivo depois do download para que a atualização seja feita. Este arquivo tem alguns MB, portanto você pode fazer o download em unidades menores, obtidas na mesma página. Esta atualização tem o mesmo efeito do Live Update existente no Norton Antivírus.