Home » Artigos arquivados » 2003 – Upgrades (Perguntas e Respostas)

2003 – Upgrades (Perguntas e Respostas)

1) PC para edição de vídeos caseiros
Estou fazendo um upgrade em meu PC para edição de vídeos caseiros, usando a placa de captura e software da Pinnacle, modelo Studio 7, versão 8, tenho hoje:
– Dell Dimension 4300
– Processador Pentium 4 1,50 GHz versão x86 Family model 1 Stepping 2
– HD Maxtor 40 GB 5400 rpm
– Memória 256 MB DIMM 133 MHz
– Placa de vídeo ATI Rage 128 Ultra de 16 MB
– Sistema operacional XP Home Edition
Estou acrescentando:
– HD Western Digital 80 GB 7200 rpm modelo WD 800 JB com buffer de 8 MB
– Memória de 256 MB DIMM 133 MHz da Itaucom
Estou trocando :
– Placa de vídeo para G Force 4 MX 440 64 MB
Solicito a gentileza de me orientarem se estou no caminho certo. Especialmente gostaria de uma avaliação quanto ao HD Western Digital, pois técnicos amigos que consultei informaram que este HD dá muitos problemas e, mais dias ou menos dias, me deixará na mão.
Resposta:
Seu computador é bem avançado, mas a expansão da memória para 512 MB e a instalação do disco de 80 GB são oportunas. O uso de uma placa de vídeo melhor não irá afetar o funcionamento para digitalização e edição de vídeo, já que essas operações dependem muito mais do processador e da placa digitalizadora. Os discos Western Digital sempre foram bons, mas durante uma certa fase (2 GB a 10 GB), muitos modelos apresentaram problemas. Eu mesmo tenho dois modelos de 2 GB pifados e três funcionando, três modelos de 4 GB perfeitos, um de 6 GB defeituoso, um de 8 GB e um de 20 GB funcionando. Depois dessa fase, muitos usuários abandonaram a Western Digital. O prejuízo de ter um disco rígido estragando é maior no Brasil, onde normalmente os importadores e distribuidores não repassam a garantia oferecida pelos fabricantes. Eu recomendo que você use um disco da Seagate, o fabricante que tem apresentado a melhor reputação ao longo dos últimos 15 anos.

2) Troca de processador
Meu micro veio de fábrica com processaor intel 200mhz (normal), e com a Configuração descrita logo a abaixo… -há 1 mês, meu amigo e eu, resolvemos trocar o processador intel 200mhz (normal) por um intel 233mmx (não é in-a-box), e seguindo as Especificações da placa mãe, mudamos os jumpers de acordo com os requisitos para o “novo Processador (intel 233mmx)”. Além disso, subtituimos o cooler de fábrica por um maior fisicamente e de maior potencia em relação a sua rotação. Por à caso baixamos o “rain”. Agora a configuração da máquina ficou assim: (pentium intel 233mmx, placa mãe 586mmx vx pró, hd. De 8,08gb, placa de Vídeo trident 9680, 32ram (2 pentes de 16mb cada), e sist. Op. Winn98). Com base na configuração descrita acima, gostaria de obter algumas respostas e que me pudessem ser esclarecidas algumas dúvidas:
1) por que a velocidade mostrada na tela inicial em mhz é de 266-mmx, sendo que a velocidade do processador é (233mmx)? E o interessante é que configuramos o jumpers de acordo com os processaor em questão (233mmx):
*jp.3 cpu clock –> 75mhz
*jp.5 cpu internal clock speed –> 3.0x
*jp.6 cpu core voltage –> 2.8v (requerida p/ este processador 233mmx)
*jp.9 cpu type jumper –> de p54 p/ p55c (referente ao modelo do
Processador -> mmx)
Isso resulta em 75×3=225mhz,
Agora eu pergunto: não era para a descrição da tela inicial apontar para Mmx–>233mhz, ao invés de mmx–>266mhz? Será que sem intenção alguma fizemos um over-clock 233mmx para 266mmx? E se fizemos será que o mesmo foi bem sucedido?
2) Qual é o over-clock mais adequado para essa configuração?
3) Por que é mais aconselhável fazer over-clock aumentando a velocidade do barramento do que fazê-lo aumentando o multiplicador?
4) Erros inesperados de programa, é possível acabar com eles através da memória virtual.
5) Quanto o arquivo de permuta, como obter o valor ideal para minha configuração, (depois de ter feito over-clock)?
Resposta:
Os jumpers estão configurados de forma errada. O correto é usar o clock externo de 66 MHz e o multiplicador 3,5x, resultando no clock interno de 233 MHz. O que você fez foi um overclock, prática perigosa, por isso a desaconselho totalmente. Nenhum overclock é adequado, o computador pode aparentemente funcionar, mas pode também travar causando perda de dados importantes. Também pode queimar o processador, no caso o prejuízo seria menor. Imagine perder um cadastro de 10.000 clientes do qual não existe backup – muitas vezes o responsável perde o emprego por problemas como este. Os erros inesperados em programas podem estar ocorrendo devido ao overclock, mas também existem inúmeros outros motivos que produzem o mesmo resultado. O uso da memória virtual não serve para resolver este tipo de problema. O tamanho ideal do arquivo de permuta é o padrão recomendado pela Microsoft (configurações automáticas), ou seja, 1,5 vezes o tamanho da memória física.

3) Upgrade em Pentium II
Gostaria de saber qual seria a melhor placa de video para um pentium II-266. Estou em duvida se compro uma voodoo 4 ou uma tnt? o meu slot é pci. E outra pergunta se para transformar o meu computador para um athlon de 2 Ghz…eu teria que mudar só a placa mãe e o processador certo?Então pesquise e achei a placa mãe 810xp…essa placa aguenta um processador de 2 Ghz?
Resposta:
O Pentium II/266 é um processador ultrapassado, lançado em 1997. Tem condições de rodar programas simples para os padrões atuais, mas rodará com dificuldades os programas mais pesados. Por isso não vale a pena investir em uma placa 3D cara. Placas Voodoo não são mais fabricadas há 2 anos, o seu fabricante (3DFx) não existe mais. Existem alguns modelos ainda à venda, são sobras. As placas Voodoo 4 eram avançadas há 3 anos atrás, mas as poucas ainda à venda são muito caras. Já as placas equipadas com chips TNT2 têm preços mais razoáveis e são mais adequadas a um Pentium II/266. Se você quiser instalar um Athlon XP 2000+ (que não é de 2 GHz, mas de 1,667 GHz. O modelo de 2 GHz é o Athlon XP 2400+. Para usar este processador será preciso instalar uma nova placa de CPU e memórias DDR SDRAM (266 MHz), pois as memórias SDRAM usadas com o Pentium II são de apenas 66 MHz, quatro vezes mais lentas, e incompatíveis com as placas de CPU modernas. Não faça a besteira de comprar placas de CPU extremamente baratas, como as da PC Chips. Sua qualidade é muito inferior. Basta ler esta coluna e ver as inúmeras dúvidas de leitores que têm PCs com essas placas que travam e apresentam outras anomalias. Compre uma placa de CPU MSI, Asus, Soyo, FIC, Abit, Gigabyte. Você encontrará modelos com preços acessíveis e qualidade superior à das placas PC Chips.

4) Upgrade de memória em Compaq
Olá tenho um Compaq presário 4504 233 mmx e 48 mb de ram sendo 16 mb onboard e 32 mb em um único slot dimm na placa …Gostaria de saber se posso substituir esse módulo de 32mb por um de 64 mb pc 66 ???
Resposta:
Provavelmente pode, mas é preciso ter certeza de que realmente trata-se de um módulo SDRAM. Muitos Compaqs e outros computadores de grife usavam memórias EDO e FPM com encapsulamento DIMM. Esses módulos são fisicamente parecidos. Seja qual for o caso, recomendo que você instale um módulo da Kingston (www.kingston.com.br), que ainda oferece módulos novos PC66, EDO e de todos os demais tipos. É possível através do site da Kingston, indicar a marca e modelo do computador e saber quais são os módulos compatíveis. Memórias Kingston são mais caras que as genéricas, portanto será mais barato se você levar o seu PC à loja e testar o módulo antes de comprar (se realmente for compatível). Menos trabalhoso será retirar o módulo atual e levar à loja para comprar um similar mas de maior capacidade, mas as chances de ocorrerem problemas são maiores. Existem muitos casos de incompatibilidade nos módulos de memória daquela época (1996-1998).

5) Substituição de processador em Socket 7
Tenho um computador AMD-K6II-300MHZ e parou de funcionar. Então eu substitui o processador dele por um processador PENTIUM 166MHZ, então ele funcionou, fez a leitura da memória, identificou os dispositivos e depois travou. Daí eu o desliguei e liguei novamente aí não apareceu mais nada na tela, desliguei de novo e liguei novamente ai ele funcionou de novo, mas travou novamente, depois não funcionou mais. Até pensei que tinha queimado o outro processador, mas tirei o processador e coloquei no computador em que estava e ele funcionou perfeitamente. O que está acontecendo? Gostaria de saber se há alguma configuração de devo fazer na placa mãe, entr outras coisas.
Resposta:
A substituição do processador requer alterações de jumpers na placa de CPU. Os processadores mais novos quase não precisam dessas configurações, pois são normalmente automáticas. Mas no caso do K6-2, é preciso reconfigurar as voltagens e os clocks. Os valores usados pelo Pentium e pelo K6-2 são incompatíveis, por isso a troca não funcionou. Por sorte, o K6-2 opera com voltagens menores que as do Pentium, portanto este processador não queimou, mesmo com a ligação com configuração errada. Consulte o manual da sua placa de CPU para verificar quais jumpers devem ser alterados em função do processador que você utilizar.

6) Upgrade de 300 para 600 MHz
Tenho um Pentium II – 300 MHz, minha placa-mãe (M726MRT) suporta até Pentium III – 600 MHz, esta troca teria um bom custo/benefício?
Resposta:
Vale muito a pena trocar o seu processador Pentium II/300 por um Pentium III/600, caso a sua placa de CPU realmente o suporte. Não deixe de ler no seu manual, as instruções para o upgrade, pois não consiste em simplesmente substituir o processador. É possível que seja necessário alterar jumpers. A velocidade de processamento ficará mais que duas vezes maior. Note entretanto que o custo deste processador não é tão baixo quanto você possa esperar. Já não é mais fabricado há algum tempo, e as unidades ainda encontradas no comércio custam o mesmo que custavam quando este processador era dos mais velozes. Consulte os preços e tome sua decisão.

7) Upgrade em um PC Compaq
Tenho um Micro COMPAQ 5520 – AMDK6 233 MMX – 48 MB RAM – 4.0 GB HD e gostaria de fazer uma upgrade no mesmo, haja vista ser uma excelente máquina, porém alguns técnicos de informática me recomendaram não fazê-lo, pois os riscos de defeitos de hardware seriam muito grandes. Isto é verdade? Caso a resposta seja não, o que/quem você recomendaria?
Resposta:
Não pelo fato de ser um Compaq, mas principalmente pelo fato de ser um computador bem diferente dos atuais, este upgrade pode não ser recomendável. Por exemplo, o seu PC deve usar uma placa de CPU padrão AT ou LPX. As placas de CPU atuais são do padrão ATX, e não podem ser instaladas no seu gabinete. Pode ser possível adicionar memória, um disco rígido de maior capacidade, talvez uma placa de vídeo PCI, se existir slot disponível para tal expansão, um CD-ROM e possivelmente um gravador de CDs. Já a troca do processador provavelmente não será possível. Talvez a sua placa de CPU suporte um K6-2/550, talvez não. A maioria das placas de CPU originalmente projetadas para o Pentium MMX não podiam operar com as tensões compatíveis com as de outros processadores. A troca da placa de CPU esbarra em problemas de dimensões das placas de CPU atuais em comparação com as antigas. Se a sua atual placa de CPU for padrão AT, você pode instalar por exemplo uma placa de CPU Asus P5AB com processador K6-2/550 e memória SDRAM. Entretanto esta placa saiu de linha há 2 anos, as restantes são poucas ou são de segunda mão. Você corre ainda o risco de acabar comprando uma placa PC Chips, e nesse caso diga adeus à confiabilidade do seu computador. Eu recomendo que este computador seja vendido para um usuário que possa operar com um PC de 233 MHz, como usar Word, e-mail e acesso à Internet. Junte mais dinheiro para comprar um PC novo. Fazer um upgrade no seu PC pode ser realmente uma dor de cabeça e ter uma relação custo/benefício que não compensa.

8) Upgrade em um K6-2
Estou querendo dar um upgrade em meu PC (Placa-mãe Pcchips LM598r, AMD k6-2 550mhz, 64mb Ram, placa de video Diamond stealth 3 PCI) para um PC de bom desempenho, porém que não de problemas de configuraçao. Estou comprando (Placa-mãe Asus A7v266-C, AMD xp 1700, 128 ddr Ram, e placa de video Geforce 2 MX 400). Será que essa placa mãe é confiavel? Estou muito desapontado com a Pcchips atual. Você acha que sentirei muita diferença no desempenho do PC?
Resposta:
A Asus é um fabricante de primeira linha. A PC Chips é um fabricante de terceira linha. Por isso você está desapontado com a placa atual. Asseguro que você ficará satisfeito com a qualidade da placa Asus, e também com o bom desempenho do processador Athlon XP 1700+. Apenas recomendo que use 256 MB, ao invés de 128 MB. A memória deverá ser do tipo DDR266 (o mesmo que PC2700). As placas da família Geforce são as melhores atualmente, você ficará com um computador muito bom. Mais uma vez aproveito para lembrar os leitores de que a PC Chips é uma placa barata e de qualidade baixa. Não vale a pena pagar 100 reais a menos no preço final do PC e optar por uma PC Chips. Mesmo considerando as placas com vídeo onboard, existem modelos com recursos semelhantes e qualidade muito superior, produzidos pela Asus, Gigabyte, Abit e outros fabricantes melhores.

9) Upgrade de processador e vídeo
Olá Laércio! Pretendo dar uma atualizada no meu PC, e estou com algumas dúvidas! Bom, eu possuo um Pentium III, 733Mhz, 256Mb de Ram, Placa de Video SiS 8Mb, sistema operacional Windows XP! Gostaria de mudar minha placa de vídeo por uma G Force de 64Mb, essa placa é boa mesmo? Com ela eu posso adquirir um DVD room? Se eu quiser mudar meu processador, tem como? Gostaria de trocar por um Pentium 4 com mais de 1Ghz! Vale a pena fazer isso, ou é melhor vender este e comprar um da maneira que eu quero?
Resposta:
Para instalar um Pentium 4 você precisará trocar também a placa de CPU. A sua atual placa de CPU suporta no máximo um Pentium III de 1 GHz. Como esta versão do Pentium III saiu de linha e era cara na época, provavelmente será mais cara que o Pentium 4, apesar de não exigir a troca da placa mãe. O ganho de desempenho não será tão elevado se você passar de Pentium III/733 para Pentium III/1000, portanto não recomendo este upgrade. Já a placa de vídeo será um excelente upgrade, desde que a sua placa mãe possua um slot AGP. Se não possuir, será preciso usar uma placa de vídeo PCI, existem alguns modelos no mercado equipados com chips Geforce, com 64 MB de memória de vídeo. Em qualquer caso, a instalação da nova placa 3D (PCI ou AGP) trará um grande desempenho gráfico, inclusive para jogos 3D. Você também poderá assistir filmes em DVD com esta placa instalada. Talvez até mesmo a modesta placa SiS permita visualizar filmes em DVDs, já que esta operação depende muito mais da velocidade do processador que da placa de vídeo. Seja como for, os upgrades servem para dar uma sobrevida ao computador, melhorando o seu desempenho sem gastar muito. Melhores resultados são obtidos quando o computador antigo é trocado por um novo, desde que seja bem configurado.

10) Upgrade de vídeo e memória em PC antigo
Tenho um micro com as seguintes configurações: – Placa mãe Asus tek TX97-XV com video on-board. – 128 MB de RAM, Processador 233MMX. Gostaria de saber se meu micro suporta uma placa de video PCI com 32 MB ou 64MB. Já que existe um novo padrão de barramento PCI no mercado. Outra dúvida: Se eu colocar mais outro módulo de memória de 128 MB de RAm, para que meu micro totalize 256MB de Ram, será que minha placa mãe suporta ou eu vou gastar dinheiro?
Resposta:
As placas de vídeo PCI existentes no comércio são poucas, mas elas podem ser instaladas nos slots PCI dos PCs antigos. São inteiramente compatíveis, porém os resultados podem não ser tão bons em termos de desempenho. Uma imagem 3D é gerada em conjunto pelo processador e pela placa de vídeo. O processador é encarregado de criar o wire frame, uma espécie de “armação de arame” com as linhas que formam a figura tridimensional. A seguir a placa de vídeo faz a renderização, que é a aplicação de texturas sobre o wire frame. A placa 3D pode ser bem rápida para fazer a renderização, mas não adiantará muito se o processador for lento para gerar o wire frame. De qualquer forma o desempenho final será melhor que aquele que você tem com a sua placa de vídeo atual, mas não será tão bom quanto o obtido com o uso da nova placa de vídeo e uma placa de CPU/processador novos. Quanto à expansão de memória, a sua placa de CPU certamente suportará, mas será preciso adquirir memórias do mesmo tipo (2 módulos EDO SIMM/72 ou um módulo DIMM/168 PC66, será preciso checar o tipo de memória que a sua placa usa). Não é permitido misturar memórias SIMM e DIMM na mesma placa. Você pode ainda consultar o artigo sobre instalação de memórias em www.laercio.com.br.

11) Upgrade em placa PC Chips
Gostaria de saber informações sobre uma placa mãe: é uma PC CHIPS, para Pentium MMX, com dois tipos de slot para memória (simm e dimm). Ela é toda onboard e gostaria de instalar modem e som offboard. Preciso do manual para saber como jumpeá-la corretamente. Não precisa mandar o manual ou indicar quem o possui, passe só as configurações necessárias.
Resposta:
Não é possível passar as configurações necessárias porque não sei o modelo da placa de CPU. Para obter o manual é preciso primeiro descobrir o modelo. Muitas vezes esta informação aparece na tela assim que ligamos no computador. As placas da PC Chips têm nomes como M810, M585, M755, M598, etc. Se não conseguir descobrir, anote os números que aparecem na parte inferior da tela quando o PC é ligado. Entre eles encontramos o código do BIOS. A partir deste código identificamos a marca e o modelo da placa. Acesse o site www.wimsbios.com, no qual você encontrará tabelas que identificam a marca e o modelo a partir do código de BIOS. De posse esta informação, vá ao site do fabricante (www.pcchips.com ou www.amptron.com) para fazer o download do manual.

12) Upgrade de processador Athlon XP
Possuo um pc com Athlon 1.2GHz, placa-mãe ASUS A7A266 (não é A7A226-E) e memória 256MB DDR PC2100. No site da ASUS diz que se fazendo upgrade da BIOS, esta placa pode receber um Athlon XP de até 2600+ (266 MHz FSB – Model 8). Lá não informa mais nada. Estou pensando em fazer um upgrade de processador e queria que você me ajudasse esclarecendo algumas dúvidas:
1 – Esta placa-mãe (A7A266) recebe até que processador ?
2 – Qual FSB que esta placa suporta ? 266 MHz de fato ?
3 – Como posso identificar os chamados “Model x” dos processadores ?
4 – Quais são as diferênças entre os “Models” ?
5 – Você poderia me enviar uma tabela com a frequência real do clocks externos dos modelos disponíveis ?
Resposta:
Os números 266, 333, 400, 533 e 800 encontrados nos nomes das placas de CPU (ex: A7N266, A7S333, K7T333, etc) podem causar confusão, pois às vezes se referem ao FSB do processador, às vezes à memória máxima suportada. Por exemplo, a placa Asus A7S333 suporta memórias DDR333, mas seu FSB é de 266 MHz. Neste caso, a memória irá operar com 266 MHz (sincronizada com o FSB do processador), mas utilizará latências menores, por isso apresentará um desempenho sensivelmente melhor. A sua placa tem FSB de 266 MHz. Suporta qualquer Athlon comum ou XP com FSB de 200 ou 266 MHz, e qualquer Duron (200 MHz). O Athlon XP mais veloz que tem FSB de 266 MHz é o 2600. Ocorre que existem dois modelos de Athlon XP 2600, sendo um com FSB de 266 MHz e outro com FSB de 333 MHz (este último não é suportado pela sua placa). Para saber o FSB de um Athlon, basta checar o seu código, indicado na sua face superior. Por exemplo, AXDA2700DKV3D. A última letra indica o FSB. Temos B=200 MHz, C=266 MHz, D=333 MHz e E=400 MHz. Todos os modelos de 2400+ para baixo, inclusive este, têm FSB de 266 MHz e podem ser usados em sua placa, e na maioria das placas para Athlon XP. O modelo 2600+ com final “C” também é suportado pela sua placa. De um modo geral, pode ser preciso fazer uma atualização de BIOS para suportar o processador novo. As instruções e a lista de processadores suportados são encontradas na área de suporte do site do fabricante da placa. A lista dos Athlon mod 8 e mod 10 é a seguinte:
Modelo 8
1600 opera a 1400 MHz,
1700 a 1467 MHz,
1800 a 1533 MHz,
1900 a 1600 MHz,
2000 a 1667 MHz,
2100 a 1733 MHz,
2200 a 1800 MHz,
2400 a 2000 MHz,
2600 a 2083 MHz ou 2133 MHz,
2700 a 2167 MHz
Modelo 10
2500 opera a 1833 MHz,
2800 a 2083 MHz,
3000 a at 2167 MHz
As diferenças entre os vários modelos dizem respeito ao tamanho da cache, FSB e tecnologia de fabricação.

13) Upgrade em um K6-2/500 bem equipado
Tenho um PC com processador K6II 500, placa OFF Board Asus P5A, placa de som Creative Sound Blaster PCI128, placa de vídeo Nvida Riva TNT 2 Model 64/Model 64 pro de 32 mb, Windows 98, 128 mb de RAM, HD de 9,2 Gb… Gostaria de saber como melhorar seu desempenho, como por exemplo: vale a pena (suporta?) colocar + 128 de RAM? Tem como atualizar os drives de vídeo? a necessidade de mudar para uma placa de vídeo de 64 mb? Colocar + um HD ou trocá-lo por um maior? Outra dúvida: a minha unidade de CD (única peça genérica da configuração) estragou, se eu tiver que trocá-la o que é melhor: por um gravador de CD ou o processador suportaria um gravador + DVD?
Resposta:
Seu computador é bem configurado para um K6-2. Na época em que este processador era comum, a maioria dos PCs que o usavam tinham “tudo onboard”, e desempenho bem baixo. Como o K6-2 saiu de linha, você não poderá instalar versões mais velozes. Para instalar um Pentium 4 ou um Athlon XP, será preciso substituir a placa de CPU. O custo poderá ser elevado. É razoável instalar um disco rígido mais veloz no seu PC, com 40 GB, por exemplo. Também será notado melhoramento se você aumentar a memória para 256 MB. Recomendo entretanto que você procure um módulo de memória PC100. Uma placa de vídeo mais veloz pode ser instalada, entretanto isso não necessariamente irá melhorar o desempenho dos gráficos 3D, pois sua geração é feita em conjunto pelo processador e pela placa de vídeo. Já a atualização dos drivers de vídeo pode ser feita sem a compra de novo hardware. Use o driver Detonator, encontrado no site da Nvidia (www.nvidia.com). Você pode instalar um gravador de CDs, mas não recomendo que instale um drive de DVD, pois o K6-2/500 não é tão veloz assim para fazer o trabalho de descompressão de vídeo MPEG-2.

14) Upgrade em Athlon/750
Estou com uma dúvida sobre upgrade. O meu micro é um Atlon 750Mhz de slot, placa Asus K7M, placa de Video Diamond Viper 32mb Riva tnt2, Placa de som Creative Live, Placa de Fax USR não Winmodem, Cd creative 32X. 256mb pc133, Hd Quantum de 15Gb. Eu uso eventualmente (já não tenho tanto tempo livre assim para jogar…) jogos 3d, na sua maioria simuladores. É um micro que custei para montar, pois só usei componentes de qualidade e caros como vc percebe. Então não estou pensando em uma troca de placa mãe e processador (para XP) no momento. Eu estou é querendo colocar o meu hardware trabalhando na sua máxima capacidade e eficiência. Então penso em colocar 512mb de ram Pc133, e instalar um Atlhon 1000Mhz (o máximo que a placa suporta), mas como é de Slot, não o acho na praça. Você sabe onde posso encontrar este processador? Eu ouvi falar que existe um adaptador (semelhante ao que existe para o Pentium III) de Slot p/ Socket para os processadores da AMD, isto é verdade? Se sim, onde posso encontra-lo em Belo Horizonte? Esta adaptação funciona bem? Se eu fizer isto, vc acha que o meu micro será rápido ou bem mais rápido do que o 750Mhz? Se sim, quanto mais rápido? 50%? Esta nova configuração rodaria bem os jogos existentes hoje? Se sim, até quanto tempo vc acha que ele “aguentaria o tranco”? Uns 2anos? Ou o que vc sugere que eu faça com o meu micro?
Resposta:
Realmente você montou um micro com peças de boa qualidade. Acredito que tenha ficado satisfeito com os resultados, muito melhores que os obtidos com a maioria dos PCs ruins produzidos no Brasil nos últimos anos. Seu único problema é que o Slot A foi descontinuado pela AMD, e agora os novos processadores usam o Socket A. Os Athlons novos são portanto incompatíveis com a sua placa de CPU. Não me consta que exista o tal adaptador. Um engenheiro da AMD me explicou na época do lançamento que não era prevista a criação de tais adaptadores, pois com a alta velocidade do barramento (200 MHz), o funcionamento seria errático. No Celeron e no Pentium III tais adaptadores funcionavam porque seus barramentos operavam com clocks mais baixos (66, 100 e 133 MHz). Isso não significa que tal adaptador não exista, eu apenas não o conheço, mas acho pouco provável que exista. Você pode instalar uma placa com chip Geforce2 e 64 MB. Uso uma placa com o GeForce2 MX com 32 MB no Athlon/650 com placa K7V no PC que tenho em casa e obtenho excelentes resultados com jogos modernos. Você pode ainda instalar um gravador de CDs ou drive de DVD, ou ambos, terá bons resultados.

15) Upgrade de Pentium III
Possuo um Pentium III 450Mhz Slot 1(Em pé) com 128RAM, placa mãe 748LMRT com tudo on-board que tem suporte para o outro Slot de processador também (Deitado.Acho que é o 370). Gostaria de trocar o processador por um 750MHz ou superior. Isso é possível apenas fazendo o Upgrade de software da BIOS?
Resposta:
O manual que tenho desta placa é antigo, e indica que opera no máximo com um Pentium III/550, com barramento externo de 100 MHz (não aceita 133 MHz). Encontrei um manual mais recente em www.amptron.com que indica que aceita até 800 MHz. Normalmente as placas de CPU aceitam processadores mais velozes, mas nem sempre são compatíveis. Você precisa instalar um Pentium III da série Coppermine (a maioria dos modelos acima de 600 MHz e inferiores a 1000 MHz), porém com barramento externo de 100 MHz, como o de 750 MHz, por exemplo. O problema é que esses processadores são atualmente muito caros. Será mais barato comprar uma nova placa de CPU para Pentium III mais recente, com suporte ao Pentium III e Celeron Tualatin. O Celeron Tualatin, por exemplo, atinge clocks de até 1,3 GHz, tem cache L2 de 256 kB e barramento externo de 100 MHz – você poderá então aproveitar as suas atuais memórias PC100. Apesar de mais rápido e mais barato, o Tualatin não pode ser instalado nas placas mais antigas, que eram para processadores PIII Coppermine, como é o caso da sua.

16) Drive Combo
A placa 810 da pc chips suporta cdrw combo? Muito obrigado e parabens pela coluna.
Resposta:
Não testei se funciona, na verdade nem tenho esta placa. Mas não existe razão alguma para não funcionar. Todas as placas de CPU modernas suportam os dispositivos IDE existentes no mercado, o que inclui gravadores, drives de DVD, drives de CD-ROM e drives “combo” (DVD + gravador). Entre as inúmeras dúvidas que recebo, não lembro de nenhuma reclamando sobre o não funcionamento de um drive combo, nem nesta placa PC Chips, nem em qualquer outra placa. Acho que você deve fazer a instalação, as chances de que funcione bem são quase de 100%.

17) Upgrade em placa PC Chips M755
Olá, possuo a placa pcchips m755, processador intel celeron 700mhz, 64 mb de ram (sendo que 16 é compartilhada com a memória de vídeo), SO windows ME. Gostaria que me falasse os prós e os contras dessa placa, e se é possível aumentar o desempenho dela, seja com overclock ou com upgrades. Obrigado!
Resposta:
Já testei esta placa em meu laboratório, exatamente para um capítulo sobre melhoramento de PCs com “tudo onboard”. Obtive bons resultados com a troca do processador por um Pentium III/800 (foi o que utilizei na ocasião dos testes) e do uso de placas 3D PCI (TNT2 e GeForce). Os resultados obtidos foram muito bons e o desempenho 3D foi bastante melhorado. Curiosamente, por razão que desconheço, o Celeron (usei um de 600 MHz) apresentou nesta placa um desempenho muito baixo, em comparação com o mesmo Celeron se instalado em outras placas. Não tentei, e não recomendo o uso de overclock, pois o funcionamento é instável.

18) Desabilitando o som e o vídeo onboard
Olá, como q eu desabilito a placa som e a placa de video on-board????na minha placa mae (M748LMRT)
Resposta:
Em muitas placas de CPU, o vídeo onboard não pode ser desabilitado. Pode apenas ser declarado como vídeo secundário, através do CMOS Setup. Procure um comando, normalmente localizado nas seções Peripheral Configuration ou Advanced Chipset Setup, que indica qual vídeo será usado primeiro: AGP (onboard) ou PCI (offboard) – no caso da sua placa. Você poderá agora instalar uma placa de vídeo em um slot PCI livre. Já o som onboard é mais fácil de desabilitar, através da seção Peripheral Configuration no CMOS Setup. Tome cuidado entretanto com os circuitos do modem. Existem certas placas de CPU (não sei se é o caso da sua) que têm os circuitos de modem ligados aos circuitos de som. Ao desabilitarmos o som onboard, estamos desabilitando também o modem onboard. Você pode fazer o teste, e se o seu modem deixar de funcionar, será preciso instalar uma placa de modem ou deixar o som onboard ativado.

19) Substituição de Pentium III
Gostaria de saber se vale a pena adquirir o Pentium III Tualatin, para ser instalado na minha placa mãe: ASUS P3B-F, chipset intel 440 BX, usando um adaptador PowerLeap modelo:PL-iP3/T, visto que minha placa é SLOT 1 e o processador Socket PGA 370?
Resposta:
Este produto é bastante interessante. É um adaptador de SLOT 1 para Socket 370 que além de compatibilizar o formato do processador, leva em conta também as novas voltagens requeridas pelo Pentium III Tualatin, coisa que não é feita pela maioria dos adaptadores similares. No site do fabricante (www.powerleap.com) existe uma lista de compatibilidade, na qual os usuários indicam as placas de CPU nas quais usaram o adaptador. Dois usuários reportam o funcionamento correto em placas Asus P3B-F. É portanto uma boa solução para descartar boas placas de CPU que não têm mais opções de upgrade de processador, como é o caso da sua. O problema é que este adaptador deve ser caro, e talvez acabe custando o mesmo que uma placa de CPU nova com suporte a processadores mais novos.

20) Upgrade aproveitando placas de expansão
Sempre gostei de sua coluna no jornal Estado de Minas e agora estou adorando o site também. Tenho uma dúvida e tenho certeza que você pode me ajudar. Tenho um K6-2/500, 98Mb de RAM, placa de vídeo Monster Fusion 16Mb AGP. Já passa da hora de fazer um Upgrade e, no meu caso, sei que vou ter que trocar quase tudo, processador, placa mãe, gabinete, provavelmente a memória… Sei também que isso não vai ficar barato. Então quero aproveitar a placa de FAX, som e Vídeo. Então me surgiu uma dúvida: a minha placa de vídeo serve nos slots AGP mais novos?
Resposta:
Já instalei a Monster Fusion em placas de CPU mais novas que a sua. A mais recente foi uma Soyo K7VTA Pro com processador Athlon de 1,2 GHz, funcionou bem. Infelizmente não estou mais com esta placa, foi cedida ao meu Web Designer para fazer alguns trabalhos em casa, e sendo assim não posso mais testá-la em placas ainda mais novas, como as baseadas em processadores Athlon e Pentium 4 acima de 2 GHz. Entretanto acho bem provável que também funcione nesses casos. A Monster Fusion era uma boa placa na época do seu lançamento. É uma espécie de Voodoo 2 simplificada, e reunindo circuitos 2D e 3D (a Voodoo 2 original era apenas 3D, e necessitava do uso de uma segunda placa para operações 2D). Provavelmente você poderá continuar usando esta placa, mas considere prioritária a sua substituição assim que puder. As atuais placas GeForce são muito mais avançadas.

21) Substituindo o vídeo onboard
Oi tenho um AMD DURON 1.3MHZ com 256 de ram e 40 de HD uma placa com tudo onboard… Comprei uma Geforce 2 mx200 de 64megas e quando eu coloquei ela no slot agp simplesmente o pc não liga. o que devo fazer ? Acho que é preciso desativar a SIS onboard…. Dei uma olhada no CMOS SETUP e lá tem a opção como Opçao Primaria de Graficos (ou coisa parecida) tem as opções PCI e AGP Onboard. Não tem a opção somente AGP que é o meu caso. Como faço para desativar a SIS onboard entao ?
Resposta:
Recomendo aos leitores que sempre indiquem a marca e o modelo da sua placa de CPU para que eu possa dar uma resposta mais específica. Seja como for, é preciso consultar o manual da placa mãe. Placas de CPU com vídeo onboard normalmente não permitem desativá-lo, e sim programá-lo como secundário no CMOS Setup. Quando uma placa possui vídeo onboard e não tem slot AGP, o CMOS Setup apresenta um comando para escolher qual dos vídeos é o primário (AGP e PCI). Nesse caso é escolhido AGP para o onboard e PCI para uma placa avulsa. Algumas placas com vídeo onboard possuem slot AGP. O vídeo onboard é automaticamente desativado ou configurado como secundário quando existe uma placa AGP presente neste slot. Não existe padronização neste método de selecionamento de vídeo. Você deverá testar todas as combinações (escolher PCI e AGP) no seu Setup, até conseguir imagem na placa de vídeo que está tentando instalar. Se tiver um segundo monitor, mantenha-o conectado também e verifique se aparece imagem. Se aparecer, você poderá configurá-lo como secundário no próprio Windows, através do quadro de propriedades de vídeo.

22) Upgrade em Pentium II
Tenho um PC BLASTER Pró, da falecida TROPCOM, Pentium II 400, placa-mãe ATC 6220 da A-Trend, com 360 MB de RAM, mas a placa de vídeo TRVGA – AGP (3D), de 4 MB SGRAM on board, leitor de CD LG 52x, monitor PHILIPS 105B e impressora EPSON C42UX (não sei se todas essas informações são relevantes). Meu drama é o seguinte: a cada um que peço informação sobre um upgrade aparece uma história, desde é possível até “não vale a pena”. Queria compra um gravador de CD Combo LG, uma outra placa de vídeo, uma GForce 4 MX 440 DDR TV OUT SP7100, uma placa com saída USB de 2.0 e uma nova placa de áudio. Uns dizem que não vale a pena, que não vou aproveitar nada do que quero comprar, vendedores dizem que “tudo serve perfeitamente”, o que é possível?
Resposta:
O Pentium II era um processador no formato de cartucho e barramento de 100 MHz. Pode ser trocado por, no máximo, um Pentium III de 600 MHz. Dependendo do modelo da placa, talvez seja possível instalar processadores mais novos, como o Pentium III/1000 com encapsulamento de cartucho, mas este processador é muito raro. Você pode comprar um gravador combo da LG e fazer a sua instalação na interface IDE secundária, juntamente com o drive de CD-ROM, ou simplesmente substituir o drive de CD-ROM pelo combo, caso não tenha espaço no seu gabinete. Você também pode usar uma placa de vídeo, desde que exista slot AGP compatível. Os slots AGP podem operar com 1,5 volts ou 3,3 volts. Existem chanfros, tanto no slot quanto cortes na placa de vídeo para impedir o encaixe de placas com voltagem errada. Placas de CPU mais antigas possuem slot AGP com chanfro mais próximo da parte traseira do gabinete (3,3 volts), as mais novas possuem este chanfro mais próximos da parte dianteira (1,5 volts). Existem os slots universais, que aceitam ambas as voltagens e não têm chanfro. Veja a posição do chanfro existente no seu slot AGP e compre uma placa de vídeo de acordo. Não existem mais placas AGP de 3,3 volts, mas existem as universais, com dois cortes, que servem em qualquer slot. Faça um desenho do seu slot e leve-o quando for comprar a sua placa. A GeForce irá funcionar bem no seu computador, mas o desempenho será um pouco menor que o obtido se o seu processador fosse mais veloz. Mesmo assim vale a pena a sua utilização. Quanto à placa USB 2.0 e a placa de áudio, ambas podem ser instaladas sem problemas no seu PC.