Home » Artigos arquivados » 2003 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

2003 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

1) Tamanho das fontes na tela
Gostaria de saber como posso mudar a configuração do pc se quando mudo para 800X600 fica tudo pequenininho. Tem algum outro lugar para configurar sem ser no monitor e painel de controles? Como faço essa mudança?
Resposta:
Sim, isto pode ser alterado. No quadro de propriedades de vídeo (obtido por exemplo com o comando Painel de controle / vídeo), selecione a guia Aparência. Você encontrará um comando para selecionar o tamanho da fonte. O funcionamento exato do programa dependerá da versão do Windows. Por exemplo, no Windows XP existem as opções Normal, Grande e Extra grande. Com o comando Avançada podemos escolher o tipo e o tamanho da fonte de forma ainda mais flexível. No Windows 9x/ME existem comandos semelhantes, e ainda um controle que pode ser regulado com uma porcentagem (100% é o tamanho normal, use valores maiores ou menores para controlar o tamanho).

2) Problema de visualização de telas do DOS sob o Windows XP
Tenho um sistema desenvolvido em gas pro 40 que rodava em uma maquina com win98 e comprei uma outra com windows xp e quando passei o sistema para o xp nao consigo visualizar em tela cheia o meu programa, ou as linhas ficam duplicadas ou as fontes ficam pequenas com as janelas reduzidas na parte superior da tela quando cheia, gostaria de uma solucao para as janelas dos softwares em gas abertos em ambiente windows xp. O sistema em tela cheia mas a janela a completa totalmente e a segunda opção é com as linhas duplicadas em tela cheia.
Resposta:
O Windows XP não dá suporte a aplicativos que operam sob o DOS. Recomendo a aqueles que utilizam softwares antigos para DOS, que os mantenham em uso em computadores com Windows 98SE, preferencialmente. Até mesmo o Windows ME também abandonou este suporte, devido à eliminação dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT, apesar de alguns dos comandos desses arquivos poderem ser ativados através de configurações do Windows. Ainda assim o seu problema não é muito sério. É possível ajustar uma janela do MS-DOS sob o Windows XP para que opere corretamente em modo texto. Faça uma cópia do ícone “Prompt de comando”. Clique-o com o botão direito do mouse e no menu escolha a opção Propriedades. Você poderá ajustar a exibição para tela inteira e dimensionar o formato para 80 colunas, 25 linhas. Desta forma a tela em modo texto passará a ter o mesmo aspecto das correspondentes no DOS.

3) AGP 4x, 8x e AGP Pro
Tenho uma placa mãe ASUS A7V333, Processador A XP2100+, Memória PC2100 256, HD Seagate Barracuda IV 60G, placa de vídeo MSI GF4 TI4200 VTD 8X 128DDR. Tenho dúvidas sobre sua compatibilidade com Slot AGP da placa Mãe no sentido desempenho, pois não conheço a conexão AGP PRO da placa mãe, ela é compatível com AGP8X da placa de vídeo. Como faço para aproveitar o máximo da placa mãe, CPU, e da placa vídeo, pois não fiquei muito satisfeito com seu desempenho. Existe alguma forma de saber exatamente qual é a memória da placa de vídeo, pois acho que ao invés de 128DDR, possa ter sido instalado uma placa com memória 64DDR, já verifiquei painel de controle/vídeo, direx de video, mais nenhum deles me fala sobre memória, só dados e modelo da placa como GF4 4200 8X, mas não menciona sua memória.
Resposta:
A sua placa de vídeo é AGP 8x, porém a placa de CPU opera no máximo em AGP 4x. A diferença entre AGP e AGP Pro não está na velocidade, e sim no tamanho do slot. Um conector AGP Pro pode fornecer maior quantidade de corrente para placas de alto desempenho. São necessários apenas nos casos em que a própria placa de vídeo também é AGP Pro. Quando os conectores AGP da placa de CPU e da placa de vídeo têm velocidades diferentes, prevalece a velocidade do menor. No seu caso, o sistema irá operar no modo AGP 8x, que transfere dados na taxa máxima de 1066 MB/s. Entretanto tome cuidado, pois em alguns casos, o CMOS Setup possui um comando para escolher o limite da velocidade do barramento AGP (1x, 2x, 4x ou 8x, por exemplo). No seu caso, programe com 4x, o máximo suportado pela sua placa mãe. A quantidade de memória da placa de vídeo é apresentada quando ligamos o computador, na mensagem do BIOS da placa, que aparece antes do teste de memória. O desempenho pode ser aumentado quando instalamos os drivers fornecidos pelo fabricante. No seu caso, obtenha os drivers mais novos em www.nvidia.com.

4) Memória de vídeo onboard
Tenho um Compaq Pressario, com k6-2 de 533 MHz e com uma placa de 64 MB de Ram, 8 MB compartilhados com o video. Acresentei mais uma placa de 32 MB, mas alguns jogos ainda precisam de mais memória para o video. Gostaria de saber se existe alguma maneira para eu aumentar o compartilhamento da memória de 8 MB para 16 MB, ou preciso compra uma nova placa.
Resposta:
Normalmente a memória de vídeo compartilhada tem um limite máximo, e não muito elevado, como 8 MB ou 16 MB. No CMOS Setup podemos ajustar o tamanho desta memória. Como as placas com video onboard são destinadas a aplicações simples, seu desempenho e capacidade gráfica são limitados. Se no CMOS Setup, no comando que regula o tamanho da memória de vídeo compartilhada, não existe uma opção acima de 8 MB, então esta área de memória não pode ser aumentada, mesmo que você instale mais módulos de memória. Instalando uma placa de vídeo você terá mais memória e maior desempenho. É possível encontrar placas equipadas com o chip TNT2 com 32 MB de memória, com barramentos PCI ou AGP, na faixa de 150 reais. Placas equipadas com os chips GeForce são mais avançadas e mais caras, mas não considero que seja vantajoso o seu uso. O preço é bem mais alto e a limitada velocidade do K6-2 para os padrões atuais colocará a perder boa parte do desempenho oferecido pelos chips GeForce.

5) Programa para exibir filmes em placa Trident
Meu nome é Carlos Franco sem querer foi excluido do meu presario o programa Trident blade 3d/mvp4, onde posso baixa-lo novamente pois não consigo visualizar com perfeição nem filmes nem mesmo os textos. Devo formatar meu micro novamente?
Resposta:
É muito ruim quando temos que usar um programa específico para uma determinada placa. Quando perdemos o programa, muitas vezes não conseguimos localizar o fabricante para fazer o download do software, ou mesmo de uma nova versão. Por exemplo, não encontrei no site da Trident (www.tridentmicro.com) o software que você cita. Este programa provavelmente está disponível no site do fabricante da sua placa de CPU. Normalmente na área de download ou support desses sites, encontramos arquivos com drivers, novas versões de BIOS, manuais e utilitários. Entre esses utilitários deve estar o programa que você cita. O problema é descobrir a marca e o modelo do fabricante da sua placa mãe. Se não souber (veja por exemplo nos manuais que a acompanham), use o programa CTBIOS, encontrado em www.wimsbios.com, que fornecerá esta informação. É claro, existe outra solução, já ia esquecendo. Será que algum leitor da revista tem este programa e pode enviar por e-mail para nosso amigo Carlos Franco?

6) Monitor sem driver
Eu possuo um monitor TCE 14″, não tenho o driver específico para o mesmo, devido a esse problema, sempre que estou no meio de um jogo, ele sai desse jogo e trava meu computador, fazendo com que eu reset meu PC… Gostaria de saber tb, c esse problema pode ser por causa da placa de vídeo onboard….? O Adaptador que estamos usando é o SIS 530, gostaria de saber se há um melhor?
Resposta:
Muitos monitores de 14”, principalmente os mais antigos, não possuem drivers. São reconhecidos pelo Windows como “monitor desconhecido” ou “monitor padrão”. Você pode alterar o tipo de monitor, configurando-o como “Super VGA de 800×600”, opção que funciona com a maioria dos modelos de 14”. Ou pode declará-lo como Samsung SyncMaster 3 ou SyncMaster 3NE. Mesmo assim, a falta de driver do monitor não é causa para travamentos, ou para abortar um jogo. Algum outro problema deve estar causando o travamento. Por exemplo, o jogo pode não ser totalmente compatível com o vídeo onboard da sua placa mãe. Usando o vídeo onboard do chipset SiS530, você poderá ter inúmeros problemas com diversos jogos – lembre-se que o vídeo onboard não foi feito para jogar, e sim para usar o Word, Power Point, acessar a Internet, transmitir e receber e-mails e aplicações simples como esta. Pode funcionar bem com jogos 2D, mas com jogos 3D o desempenho é baixo e muitas vezes ocorrem incompatibilidades. Se quiser melhorar o desempenho em 3D, instale uma placa gráfica com o chip Nvidia TNT2, funcionará bem com o seu sistema.

7) Perdi o manual da placa de vídeo
Comprei há algum tempo a placa de vídeo GForce 2 MX400 tv e gostaria de saber como assistir tv, conectar a filmadora e etc, pois perdi o manual.
Resposta:
Descubra o nome do fabricante da placa. O chip é um Nvidia Geforce2 MX400, mas o fabricante pode ser um dos vários que produzem placas com este chip (Asus, MSI, Jaton, Hercules, etc.). Normalmente está escrito na própria placa, ou na sua caixa, o nome do fabricante da placa. Obtenha então os utilitários que acompanham a placa e permitem utilizar todos os seus recursos. No site da Nvidia (www.nvidia.com) existe uma lista de links para todos os fabricantes de placas que usam seus chips. No próprio site da Nvidia, na área de suporte, você encontra na seção Multimedia Software, o programa Personal Cinema with Geforce2/Geforce3, talvez seja este o software que você precisa. O manual que você perdeu pode ser encontrado no site do fabricante da placa.

8) Monitor sem a cor verde
Ola, meu monitor não consegue identificar a cor verde, fica com a tela meio rosada, queria saber se é um problema físico de placa de vídeo ou alguma coisa desconfigurada, se terei que procurar um técnico especializado ou posso eu mesmo arrumar o problema.
Resposta:
Configurações erradas não causam perda de componentes de cor. O defeito pode estar na placa de vídeo, no cabo ou no próprio monitor. A única forma de descobrir o culpado é fazendo trocas. Instale este monitor em outro computador. Mexa no cabo para ver se as cores corretas aparecem. Troque o cabo do monitor, se possível. Muitos monitores usam cabos padronizados, mesmo em se tratando de modelos diferentes. Os da Samsung, por exemplo, possuem um cabo com conectores DB15 e DB9. Normalmente este problema acontece quando existe um transistor ou circuito integrado queimado em um dos amplificadores de vídeo do monitor. Seria preciso enviá-lo a uma assistência técnica especializada. O ideal é contactar o fabricante ou o revendedor/distribuidor para conhecer as oficinas autorizadas.

9) Monitor defeituoso
Tenho um monitor LG studioworks 55i, e nestes ultimos dias começou a apresentar os seguintes problemas:
– de vez em quando a tela apresentas umas piscadas rápidas como se fosse um retraço.
– mas hoje pela manhã ela fechou 99,9% deixando apenas um risco horizontal ao meio. Tentei fechar os aplicativos mas como havia uma janela pedindo resposta ele não fechou e durante minhas insistencias por mais ou menos 2 minutos ele voltou por si só. Fiquei com medo de voltar a acontecer e mesmo de não voltar mais. O que fazer?
Resposta:
Quando a imagem do monitor “fecha”, ficando com apenas uma linha horizontal centralizada, significa que está defeituoso o circuito de deflexão vertical, encarregado de mover o feixe eletrônico para cima e para baixo. Normalmente é um circuito de potência queimado no monitor, mas também pode ser defeito nas bobinas de deflexão do tubo de imagem. No seu caso, o problema é intermitente, o que significa que pode ser mau contato nos circuitos de deflexão, ou que parte do circuito está prestes a estragar definitivamente. É preciso enviar o seu monitor a uma assistência técnica especializada, de preferência na marca do seu monitor (no caso, LG).

10) Ligação do PC na TV
Por favor me tire uma dúvida. Existe algum cabo para conexão do meu computador(saída do monitor), para a televisão? Se sim, como eu poderia fazer um??? Obrigado.
Resposta:
Existem cabos especiais para ligar o micro em uma TV, entretanto são bastante caros, pois não se tratam de simples cabos, e sim, circuitos complexos que convertem os sinais SVGA para NTSC em vídeo composto. É mais barato e mais simples trocar a placa de vídeo, instalando um modelo que tenha saída para TV. Note entretanto que a maioria dessas placas opera apenas com o sistema NTSC, e em vídeo composto. A sua TV deve ter uma entrada compatível, caso contrário a imagem ficará em preto-e-branco e instável.

11) Vídeo com 16 cores
Já tentei de todas as maneiras, más não consigo aumentar as cores do meu micro. A resolução que me era dada antes, era de 640×480 16cores e só consegui aumentar para 800X600 e continuam 16 cores, não me dando outra opcão. O que faço para resolver esse problema.
Resposta:
Eu suspeitaria que seu PC está sem driver de vídeo, se o modo máximo fosse 640×480 com 16 cores, típico do padrão VGA. O Windows sempre usa este modo quando o driver correto para a placa de vídeo não está instalado. Mas se assim fosse, você não estaria conseguindo operar com 800×600, mesmo com 16 cores, pois este modo não é suportado pelo driver VGA. Então a sua placa de vídeo está com o driver correto, ou pelo menos um driver válido instalado. Você pode confirmar o driver instalado através do Gerenciador de dispositivos, o então em Painel de controle / Vídeo / Configurações / Avançado / Adaptador. Mesmo com o driver correto, a placa de vídeo pode ficar impossibilitada de operar corretamente caso não tenha memória de vídeo suficiente. No caso de placas com vídeo onboard, a quantidade de memória é definida no CMOS Setup. O valor mínimo é normalmente 1 MB, suficiente para operar com até 16 milhões de cores em 640×480, e 64k cores em 800×600. Ainda assim você poderá aumentar para 2 MB ou 4 MB e checar os resultados. Recomendo ainda que você determine a marca e o modelo da sua placa de vídeo. Esta informação é apresentada na tela do micro assim que é ligado ou resetado. Vá ao site do fabricante (em www.laercio.com.br, na área de LINKS, você encontrará os endereços dos principais fabricantes) e obtenha os drivers mais novos para a sua placa de vídeo.

12) Problemas de vídeo no Windows ME
Tenho uma AMD K7 XP 1900+, com windows me. Sempre que abro o DOS aparecem linhas pretas diagonais na tela e ao sair do DOS essas linhas também aparecem na área de trabalho. Já reinstalei o Win me, formatei a máquina mas mesmo assim isto continua acontecendo. Instalei o Win 2000 funcionou corretamente.
Resposta:
A primeira providência que deve ser tomada é a instalação de drivers de vídeo novos. Descubra a marca e o modelo da sua placa de vídeo, vá ao site do fabricante (se for vídeo onboard, vá ao site do fabricante da placa mãe), obtenha e instale os drivers novos. Não deixe de contar com a ajuda do produtor do seu computador, pois se ele vendeu máquinas semelhantes para outras pessoas, deve ter sido procurado por este problema e talvez já tenha a solução. Em casos semelhantes a este, alguns ajustes no CMOS Setup podem levar à solução, mas desconfio que o problema esteja nos drivers, já que não ocorre no Windows 2000.

13) Identificando vídeo 3D
Tenho uma placa PC100 systemboard, mas tenho dúvida em questão da minha placa de vídeo, não sei se ela é 3D mas gostaria de saber como identificar e como habilito ela.
Resposta:
A maioria dos circuitos de vídeo onboard são 3D, mesmo que de baixo desempenho. Você pode testar se o video 3D está funcionando através do comando Iniciar / Executar / DXDIAG. Selecione a guia Exibir. Clique nos botões para teste de vídeo 3D com aceleração por hardware. Será mostrado um cubo 3D girando, primeiramente produzido por software, depois usando a aceleração 3D por hardware. Se este segundo cubo aparecer, significa que sua placa está configurada corretamente para operar em modo 3D. Estou supondo que seu PC tem vídeo onboard, que é o caso da maioria dos PCs de “marca PC100”. É possível que o seu micro tenha uma placa de vídeo avulsa, mas o procedimento para teste com o DXDIAG é o mesmo.

14) Upgrade de vídeo
Tenho um P4:serie M925 on-board,com 1.6GH de HD,e gostaria de instalar uma placa de vídeo G.FORCE de 64MB e um pente de memória de 128MB. Porém não sei se há compatibilidade. Ficaria muito agradecido com as devidas informações.
Resposta:
A sua placa de CPU possui slot AGP, portanto teoricamente funcionará com a placa de vídeo que você selecionou. Normalmente existe compatibilidade, mas existem raros casos em que certas placas de vídeo, ou placas de som, ou de modem, ou de rede, ou outras placas de expansão, podem não funcionar corretamente, devido a bugs do Windows, falta de drivers, problemas de BIOS, etc. A probabilidade de ocorrerem tais problemas é pequena, mesmo assim não posso garantir com 100% de certeza que haverá compatibilidade. Ainda mais se levarmos em conta que a reputação da PC Chips não é muito boa. O mesmo se aplica à expansão de memória. Utilize um módulo de memória compatível com o que você já utiliza em seu PC. Pelo que vi no site da PC Chips, a sua placa opera com memórias SDRAM ou DDR. Utilize o novo módulo do mesmo tipo que o já existente. Esta placa não permite usar os dois tipos de memória simultaneamente. Se tiver dificuldades em identificar as suas memórias, consulte o seu manual. No diagrama da placa estão indicados os soquetes para SDRAM e os soquetes para DDR. Assim você saberá que memórias utiliza. Caso tenha soquete de memória livre, poderá acrescentar mais memórias do mesmo tipo.

15) Nova placa de vídeo
Olá, estou interessado em adquirir uma placa de vídeo nova para ao meu micro(a minha atual é uma Trident 9685 com 2 Mbytes de ram. Pretendo usar com mais frequência programas como o Autocad, por exigência de minha faculdade). Meu micro é um K6-2 500 (no momento, não tenho como fazer upgrade de placa mãe, mas desejaria como solução temporária, um upgrade da placa de vídeo), com placa mãe FIC VA-503+, e que possui um slot com barramento AGP. Das placas que pesquisei, as que me despertaram o interesse são as baseadas no processador Geforce 2 MX. Acontece, que muitas dessas placas são descritas como compatíveis com barramento AGP modo 2 ou modo 4 (não é explicado se é o máximo que elas trabalham, ou se é requisito mínimo de funcionamento). No manual da minha placa, é apenas dito que o slot AGP existente nela é “APG 1.0 compliant”, ou seja, acredito ser um slot AGP modo 1. A minha dúvida é se essas placas Geforce compatíveis com o barramento AGP modo 2 e 4 também funcionam em modo 1, ou seja, são compatíveis com placas mãe que tenham slot AGP modo 1, ou se é necessário uma placa mãe mais atual, que tenha barramento AGP modo 2 ou 4.
Resposta:
Não recomendo que você instale agora uma Geforce2 MX no seu atual computador K6-2. Você não aproveitará todo o desempenho da Geforce2, e pagará caro por isso. É melhor fazer um upgrade mais modesto, usando uma TNT2 AGP. Quando você trocar de computador poderá comprar uma placa de vídeo melhor e mais em conta. Realmente a maioria das placas atuais opera no modo AGP 4x (1066 MB/s), mas a sua placa mãe só chega ao AGP 2x (533 MB/s). Ao conectar uma placa AGP moderna no seu computador, ela irá automaticamente operar no modo 2x, ou seja, prevalece a velocidade menor. Se você gostasse muito de jogos, talvez valesse à pena pagar um pouco mais caro por uma Geforce2, e ter um desempenho um pouco maior, apesar das limitações do processador. Como sua intenção é usar AutoCAD como meta principal, o chip TNT2 será suficiente e não ficará em desvantagem em comparação com o Geforce2. Guarde o dinheiro e quando for trocar de computador, venda o seu K6-2 com a TNT2 e compre um PC melhor, com uma placa de vídeo mais avançada. Portanto comprar hoje uma placa com a TNT2 é a opção que dá a melhor relação custo/benefício.

16) Saída para TV
Tenho um pentium 4 com placa de vídeo agp geforce4 440mx 64 mb com tv out. Comprei um cabo com conector dim e conectei no meu micro e na tv para fazer com que a imagem saia na tv, porém não tive resultado. O que gostaria de saber onde posso obter informação para gravar um curso na internet em vídeo-cassete através desse processo?
Resposta:
Antes de mais nada, instale os drivers mais novos para a sua placa, obtidos em www.nvidia.com. A partir daí o quadro de propriedades de vídeo terá controles para a ativação da imagem na saída para TV. Esta placa possui uma saída em S-Video. Caso seu VCR tenha entrada de vídeo composto, será preciso usar um pequeno cabo conversor de S-Video para RCA, normalmente fornecido junto com a sua placa. Se não recebeu este cabo, você poderá encontrá-lo em lojas especializadas em som e vídeo. É preciso que a saída de TV funcione corretamente para que você possa ligá-la em um VCR. Se conseguir fazer a imagem aparecer na TV, poderá então fazer a gravação. Recomendo que configure a placa de vídeo para operar com 640×480 e freqüência vertical de 60 Hz. A imagem não ficará melhor se você usar resoluções maiores.

17) Placas de vídeo Asus
Possuiu uma placa de vídeo de 32MB ASUS GeForce2 MX200 MAGIC AGP TV/OUT e estou interessado em adquirir uma nova de 64MB PRO também da ASUS, porém tenho dúvidas quanto a qualidade deste fabricante ASUS, ele realmente é um dos melhores no mercado? Se for possível me diga qual os 3 primeiros mais bem conceituados e com preço acessível ?
Resposta:
A Asus é um fabricante de primeira linha, porém seus preços estão relativamente altos. Existem outros fabricantes que fazem placas de melhor qualidade, como Supermicro e MSI, com preços similares aos da Asus. Entre essas três, eu optaria pela MSI ou Supermicro, e deixaria a Asus em terceiro lugar. Quando visitei a fábrica da Asus em Tatuapé, São Paulo, vi uma coisa que não gostei. Apenas as placas que iam ser usadas nos computadores da Itautec eram testadas na linha de montagem. As que eram destinadas ao mercado de varejo passavam apenas por um teste rápido. Na fábrica da Asus em Taiwan, é feito um burn-in de 72 horas. Trata-se de um teste exaustivo feito com as placas, que ficam operando em uma sala de alta temperatura, visando detectar eventuais falhas. Na fábrica que visitei, pelo menos naquela ocasião, o burn-in não era feito. Isto faz com que as placas Asus produzidas no Brasil e à venda no mercado de varejo tenham entre elas, alguns modelos com defeitos prematuros que não foram detectados pela falta de burn-in. Já recomendei muito a Asus como opção de placa de boa qualidade disponível em todo o Brasil, mas atualmente é fácil encontrar placas melhores, como Supermicro e MSI.
Você pretende comprar uma boa placa de vídeo. Sugiro que escolha entre os modelos disponíveis da Asus, MSI e Hercules, todas encontradas na maioria das lojas.

18) Problemas com a placa de vídeo
Meu computador (AMD K-7 com placa Athlon, 20 MB de HD e 20 GB de Ram, placa TNT2) está travando e quando o reinicio dá a seguinte mensagem:
“VIDEO: Existe um problema com as configurações de vídeo: O tipo de adaptador está incorreto ou as configurações atuais não funcionam com seu hardware”.
O que posso fazer para consertá-lo?
Resposta:
Através do quadro de propriedades de vídeo, você deve declarar corretamente a marca e o modelo do monitor. Se o monitor for novo, então suporta o Plug and Play, e é reconhecido pelo Windows. Mesmo assim, se você recebeu um disquete com driver junto com o seu monitor, instale-o. Outra providência necessária é instalar o driver da placa de vídeo. No seu caso, a placa tem um chip Nvidia TNT2. Seus drivers são encontrados em www.nvidia.com. A empresa produz um driver universal que funciona com a maioria dos seus chips gráficos. Depois da instalação deste driver, a placa deverá funcionar corretamente. Aproveite para instalar também a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. Use Iniciar / Executar / DXDIAG e selecione a guia Exibir para fazer testes com a placa de vídeo. Se funcionar nesses testes, então estará pronta para funcionar com qualquer programa.

19) Flicker
Li uma coisa de flicker, e meu pc tem 50/60 Hz, mais fikei em duvida sobre:
1) O que que faz o monitor provocar isso nos olhos(arderem?
2) O que procurar num monitor na hora da comprar para os olhos não arderem?
Resposta:
O flicker (cintilação) é um efeito visual provocado pelo monitor quando a taxa de atualização da tela é inferior à necessária para manter a imagem estável. O ideal é usar taxas entre 72 e 75 Hz. Com taxas maiores, não existe flicker, mas a imagem pode perder nitidez. Com taxas menores, ocorre o flicker. Muitas vezes o Windows configura a placa de vídeo para usar a taxa de 60 Hz, que apresenta flicker. Devemos alterar esta taxa para um valor maior, através do quadro de propriedades de vídeo (Painel de controle / Vídeo / Configurações / Avançadas / Adaptador). Altere então a taxa de atualização para 72 ou 75 Hz. Se o monitor não suportar a taxa, a imagem perderá o sincronismo. Basta então esperar 15 segundos para que o Windows retorne à configuração anterior. Ao comprar um monitor, cheque no seu manual a máxima freqüência horizontal suportada. Para operar sem flicker na resolução de 1024×768, a freqüência horizontal deve ser de 60 KHz ou superior. Para operar sem flicker em 1280×1204, a freqüência horizontal dev ser de 85 KHz ou superior. Essas informações ficam normalmente nas últimas páginas do manual do monitor, mas também estão nas suas especificações, no site do fabricante.

20) OpenGL para Nvidia TNT2 no Windows XP
Tenho um micro com processador athlon 1700+ xp, placa mae ECS elite,com hd de 30 gb, placa de video TNT Riva de 32 megas, modem Us Robotics,320 mega de Ram dimm,e meu windows e xp. Mesmo com essa configuracao que acredito ser boa, nao consigo rodar o jogo Medal of Honor, pois ao tentar, me e descrito que nao foi possivel carregar o open gl , assim como descrevo: GLW_StartOpenGL() – could not load OpenGL subsystem. Fui no site da placa de video www.nvidia.com , fiz o download do driver para winxp, e quando fui instala lo o windows acusou o nao reconhecimento da assinatura do driver, assim nao consigo atualiza la. Gostaria de saber se tem um jeito de instala la ou posso instalar por outro meio o open gl, ou na pior das hipoteses terei que trocar a placa? E abusando um pouquinho essa placa mae que tenho e boa mesmo? Agradeco antecipadamente.
Resposta:
O jogo Medal of Honor, assim como inúmeros outros jogos 3D modernos, exige a presença da API OpenGL. As outras APIs gráficas 3D existentes são o Direct3D, obrigatório em qualquer placa compatível com o Windows, e o Glide, usado pelos descontinuados chips Voodoo. Nem todos os fabricantes de placas de vídeo criam drivers OpenGL, mas todos fornecem Direct3D. A Nvidia oferece entre seus drivers, o OpelGL, para todos os modelos de chips gráficos que produzem, como o já antigo mas muito bom TNT2 e os chips da família Geforce, que dominam as placas atuais. O driver que você instalou não tem assinatura para Windows XP. Isso significa que não foi testado pela Microsoft. Isso ocorre com os drivers da Nvidia, da Creative Labs e de centenas de fabricantes. Não significa que o driver não funciona ou que é inadequado, apenas que não passou pelo laboratório de testes da Microsoft. Quando você fizer a instalação deste driver, clique em “Instalar assim mesmo”. Os drivers serão instalados e você poderá utilizar os jogos que exigem o OpenGL.

21) Conectar uma televisão no computador
Tudo jóia Laércio? Estou querendo adquirir uma placa de vídeo com saída para TV (preferencialmente uma GForce), visando utilizar a saída de TV da placa de vídeo para conectar uma televisão de 20 polegadas, aposentando assim, meu monitor. Gostaria de saber se há algum problema ou perigo de danificar meu computador ou até mesmo minha televisão.
Resposta:
Não existe perigo para o computador ou para a TV. Nunca recebi reclamações de usuários relatando danos causados por esta conexão. Não recomendo entretanto que você aposente o seu monitor. A qualidade da imagem obtida em uma TV é muito ruim para trabalhar com textos, o que inclui o uso de e-mail e acesso à Internet. O que normalmente é feito a deixar o monitor e a TV conectados no computador. A placa de vídeo com saída para TV (existem muitos modelos disponíveis) normalmente tem uma saída de S-Video, além da saída VGA padrão. Normalmente são acompanhadas de um pequeno cabo conversor de S-Video para vídeo composto (conector RCA), usado pela maioria dos aparelhos de TV. É preciso entretanto que a sua TV tenha uma entrada de vídeo composto no padrão NTSC. São raríssimas as placas de vídeo com saída para TV no padrão PAL-M usado no Brasil. Existem outras variações do PAL usadas na Europa, mas incompatíveis com o padrão brasileiro. Portanto verifique antes se a sua TV pode receber sinais em vídeo composto NTSC.

22) Configuração de TV
Bom dia amigos, agradeço por tanta informação e gentileza de toda a equipe antecipadamente,agora vai minha dúvida: Tenho um drive combo LG instalado num atlon xp 1.6,pl Gforce2mmx400 32mb com saída tv,cabo já conectado a saída s vídeo da tv,como proceder para obter a imagem total na tv quando usar o dvd,jogar,conectar,etc. Muito obrigado!
Resposta:
Pelo que entendi a sua TV já está operando corretamente ligada ao computador, falta apenas ajustar a imagem. Verifique antes de mais nada se a sua TV tem um comando para fazer este ajuste, muitas o possuem. No PC, é preciso instalar os drivers mais novos da Nvidia (www.nvidia.com). No quadro de propriedades de vídeo passarão a constar novos comandos que permitem fazer ajustes relativos à TV. Use Painel de controle / Vídeo / Configurações / Avançadas . Você verá novas guias da Nvidia que permitem fazer diversos ajustes. Por aí você poderá configurar a saída para TV.

23) Vídeo gráfico VIA
Caro Laércio, estou com problemas na minha placa de vídeo, acho que tá faltando o driver. A Placa de Video VIA Tech VT8361/VT8601 e já fussei a net todinha atraz desse maldito driver, se tiver alguma dica por favor me envie, ficarei muito feliz em receber uma resposta.
Resposta:
O VT8361 é um dos componentes do chipset KLE133, da Via Technologies. Você encontrará os drivers no site da Via (www.via.com.tw). Clique em Tecnhical Support, depois Drivers e finalmente Graphics (no canto direito da tela). Ou então digite diretamente o endereço
http://www.viaarena.com/?PageID=70.
Note entretanto que este chip não faz na verdade parte de uma placa de vídeo, e sim, é um componente do chipset que possui vídeo integrado (onboard).

24) Lentidão em 3D
Comprei o jogo Half life couter strike 1.5. Quando estou jogando fica rápido só que ás vezes fica lento,parece que fica em camera lenta. O jogo é compatível com meu computador.Meu pc é um Amd Duron processor,1.21GHz,128 de mg ram,a placa mae é a asus,a placa de vídeo é S3 graphics.Inc.ProSavage, 20 de Hd. Eu acho que é a placa de vídeo ou mg ram. Qual o problema? Se for a placa de vídeo você acha que eu compro uma GE FORCE 4?E se for a memória ram quanto de mémoria ram eu ponho?
Resposta:
Seu sistema é mais avançado que a maioria dos PCs com vídeo onboard. Sua qualidade também é boa. Entretanto os chips gráficos Savage são um pouco ultrapassados para os jogos de última geração, como é o caso do que você cita. Jogos mais avançados foram criados para serem usados com placas Voodoo ou Nvidia TNT/Geforce, ou outras de alto desempenho (ATI). O desempenho pode ser aceitável mas realmente pode ocorrer lentidão em algumas cenas 3D mais complexas. Uma placa TNT2 AGP com 32 MB traria resultados melhores que os do chip Savage que você tem, provavelmente embutido na placa mãe. Placas Geforce apresentarão desempenho ainda maior, porém o custo será tão mais elevado quanto for também o desempenho gráfico. Lembre-se também que o Duron não é um processador de desempenho excepcional. É um chip de baixo custo para uso em computadores mais modestos. Portanto ao usar uma Geforce 4, é possível que você não note tanto melhoramento devido à dificuldade do Duron em acompanhar o trabalho da placa de vídeo. Lembre-se que a geração de imagens 3D é feita em conjunto pelo processador e pelo chip gráfico. Se o processador não for tão veloz, mesmo com um super chip gráfico, o resultado poderá não ser tão bom.

25) OpenGL e SiS 6326
Possuo um Pentium III 750 MHz, 128 Mb Ram, HD 20 Gb, Placa Mãe Soyo off board, Placa de vídeo 8Mb SYS 6326. Sempre que tento executar jogos como Quake Arena III, Soldier of Fortune, o sistema retorna uma mensagem solicitando um arquivo Opengl. Como devo proceder para resolver este problema e conseguir rodar os jogos normalmente?
Resposta:
Esses jogos exigem a API OpenGL. Todas as placas de vídeo 3D são compatíveis com a API Direct3D, mas nem todas têm drivers OpenGL. Você deve ir ao site da SiS (www.sis.com.tw) e fazer download dos drivers mais novos para a sua placa. Não encontrei indicação neste site sobre a compatibilidade com OpenGL, peço até que você me avise se teve ou não sucesso, enviando outra mensagem para esta coluna. Aproveito para lembrar aos leitores que a placa SiS 6326 é muito fraca e lenta para jogos 3D, apesar de ser AGP. Seu único atrativo é o preço. Mais vale a pena comprar uma placa equipada com o chip TNT2, pois também são baratas (custam um pouco mais que as placas baseadas neste chip SiS) mas têm um desempenho muito melhor, e bastante satisfatório para jogos 3D modernos.

26) Upgrade de vídeo
Caro Laércio, tenho um Computador com as configurações: Intel Celeron 466 Mhz, chipset Xcel 2000, Três soquetes de 168 pinos DIMM (Eu uso um pente de 128 e um de 30 MB de ram), Um slot PCI e um slot ISA 16 bit, som PCI onboard 3D full duplex, Sis 620, SVGA 64 bit onboard 3D AGP com 8 MB de memória compartilhada com a memória ram. Com o baixo desempenho para ver Filmes no PC e jogos 3D, gostaria de saber qual placa de video seria ideal para meu pc?
Resposta:
O vídeo 3D onboard, como é o existente na sua placa de CPU, realmente é de baixo desempenho. Entretanto este desempenho não depende apenas da placa de vídeo, mas também do processador. Na geração de imagens 3D, o trabalho é dividido entre o processador e a placa de vídeo. Não adianta ter um processador veloz e uma placa 3D lenta (ou onboard), nem ter uma excelente placa 3D e um processador lento. O Celeron-466 é um processador lento para as aplicações que você quer executar. Não foi criado para jogos 3D e exibição de vídeo com alta resolução. Foi criado para aplicações de escritório, como Word, acesso à Internet, e-mail, planilhas, etc. Já o trabalho de exibição de filmes é muito mais do processador que da placa de vídeo. Instalar uma boa placa 3D não vai melhorar muito o desempenho na exibição de filmes. O desempenho desta placa em jogos será muito prejudicado pelo fato do processador ser limitado. Você pode instalar uma placa 3D com chip gráfico Nvidia TNT2 ou GeForce, o que vai melhorar um pouco o desempenho, mas não muito, pois o Celeron tem suas limitações. E a troca do Celeron por um Pentium III pode ser um upgrade proibitivo em termos financeiros, já que os modelos de Pentium III compatíveis com a sua placa (Coppermine) estão com preços muito altos.

27) Vídeo em preto e branco
Olá, tenho uma duvida. Eu tinha um microcomputador Duron 1,2 Ghz placa-mãe k7sem, com 512mb ram, pl. vga G-Force 2 mx-400 e via filmes na minha televisão sem problemas. Fiz um up-grade para um Atlhon Xp2000 com uma placa-mãe k7s5a, 1 Ghz de ram DDR, vga G-Force 4 mx 440 troquei o gabinete e tudo mais dei uma bela tubinada nele só que agora não consigo mais assistir a filmes na televisão a imagem começa colorida e dentro de uns 3 min vai ficando em preto e branco. Uso o sistema operacional WinXP Professional, e já atualizei o drive no site da nVidia.
Resposta:
Se a imagem ficasse sempre o preto e branco, o problema provavelmente estaria relacionado com o sistema de TV (NTSC ou PAL-M). Como começa colorido e vai ficando preto e branco, significa que o ajuste está correto. A perda das cores pode estar relacionada com um desvio na freqüência de crominância, fazendo com que a TV capte apenas a luminância (ficando preto-e-branco). Isso é um defeito de hardware, provavelmente analógico. Provavelmente a sua nova placa de vídeo está defeituosa. Como está nova, providencie a troca por uma outra igual, na mesma loja onde você comprou a atual. Este defeito pode estar no chip da Nvidia, porém é mais provável que esteja nos diversos componentes analógicos SMD existentes na placa, como resistores, capacitores, indutores, etc. A troca por uma igual deverá resolver o problema. Os drivers estão corretos, já que a imagem começa colorida.

28) SyncMaster 3 x Windows XP
Laercio, tenho tido dificuldades para encontrar um driver atualizado para o monitor syncmaster3 (windowsXP). sabe onde posso encontrar?
Resposta:
Este monitor não tem driver do fabricante, tem apenas o driver nativo que acompanha todas as versões do Windows. Apenas o Windows XP não tem este modelo na lista de monitores da Samsung. Selecione como fabricante “tipos de vídeo padrão”, e como modelo, escolha “Super VGA 800×600”. A opção “Super VGA 1024×768” não funciona corretamente, pois necessita operar com varredura entrelaçada (aliás a imagem fica muito ruim), não suportada por muitas placas modernas. Use então o monitor na resolução de 800×600.

29) Monitor queimado
Eu tenho um monitor da marca voxom que quando eu a ligo fica sonolizando um barulho estranho por um tempo determinado de um minuto. Depois disso aparece uma fumaça centralizada. O que deverá ser o problema? Por favor me diga uma solução.
Resposta:
Seu monitor está muito mal. Poderá até causar um incêndio. Não é possível a um usuário, ou mesmo para um técnico de hardware sem experiência na área, reparar um monitor. Você deve levá-lo com urgência a uma assistência técnica especializada em monitores. Provavelmente o problema está nos circuitos de alta tensão.

30) Dúvidas sobre vídeo onboard
Gostaria de saber se são frequentes os casos de conflitos em pl. mães on-board cujo a pl. de video é desabilitada, e se o rendimento de um on-board com placa de video of-board (no caso uma geforce 4 mx) é inferior a de um of-board. Minha placa mãe é da marca mobostar com um processador P-IV de 1.7GHZ a vendedora me disse que seu chipset é da Asus, gostaria de saber se é verdade?
Resposta:
Não existe chipset Asus. Este é um fabricante de placas de CPU, e não de chipsets. Os fabricantes de chipsets são Intel, Via, ALI, SiS, Nvidia e AMD. Note entretanto que esses fabricantes não produzem apenas chipsets. Por exemplo, a Intel fabrica processadores, placas de CPU, chips para celulares, etc. Um computador que não tenha vídeo onboard, no qual é instalada uma placa de vídeo avulsa, pode levar grande vantagem devido ao uso do slot AGP, normalmente presente nessas placas. Por outro lado, a maioria das placas de CPU com vídeo onboard não têm slot AGP, e sim PCI, que oferece uma taxa de transferência bem inferior. Uma placa de CPU com vídeo onboard, mesmo tendo sido instalada uma placa de vídeo avulsa, pode ter duas desvantagens: a falta do slot AGP e o fato do vídeo onboard não poder normalmente ser desabilitado. Nesse caso, o vídeo onboard continua funcionando como secundário, usando inutilmente o barramento da memória. Para minimizar este efeito devemos inicialmente reduzir a quantidade de memória de vídeo usada pelo vídeo onboard, através do CMOS Setup. Depois alteramos o driver de vídeo no Windows para PCI/VGA. Assim o uso da memória pelo vídeo onboard será menos intenso e prejudicará menos o desempenho sistema.
2003_4
Placa de vídeo AGP

31) Arquivos AVI na TV
Meu micro é um P3 de 1 Ghz, 512 de Ram, placa mãe ASUS CUV4X-C, HD de 80 Gb ( 7200 rpm ), placa de vídeo ATI RADEON 7500 64 MB All-In-Wooder. Tenho feito com este conjunto de hardware excelentes capturas de vídeo principalmente usando o codec do Divx ( versão 5.0.5 ). Estou capturando em AVI. As imagens no monitor ficam excelentes. O problema é quando tento ver os filmes no TV. As imagens infelizemente perdem muito a qualidade. Meu TV é um Sony Vega tela plana de 29″ e com muitos recursos. Já tentei de tudo para melhorar a imagem mais não consigo. Voçê poderia me dar algumas dicas para resolver este problema?
Resposta:
Os pixels que são enviados para o monitor são os mesmos que são enviados para a TV. A diferença é que no caso da TV, a área total da imagem é maior, por isso temos a sensação de que a resolução é mais baixa. Experimente por exemplo exibir um arquivo AVI no monitor com resolução de 320×240 e depois repita a exibição com tamanho dobrado (640×480). Você achará que com o tamanho maior, a qualidade da imagem piora. Para melhorar a qualidade do arquivo exibido na TV você precisa usar uma resolução um pouco maior (por exemplo, 720×480) e reduzir o nível de compressão da imagem. Quanto menor o nível de compressão, melhor a qualidade da imagem, porém será maior o arquivo final. Se sua intenção é assistir o filme na TV, considere a gravação de um filme de duas horas usando dois CDs, ao invés de um. A qualidade da imagem será melhor, e você só gastará um CD a mais.

32) O “Fusca” dos monitores
Olá. Eu tenha o monitor “Samsung SyncMaster 3” e uma placa de vídeo GeForce 2 MX 200 (32MB), rodando o Windows XP Pro. Não consigo colocar a resolução maior do que 800×600 e o windows não reconhece esse monitor, nem possui no seu banco de drivers. O fato é que já usei 1024×768 com outra placa de vídeo que eu tinha (trident 4 MB). Não acho em lugar algum driver desse monitor para Windows XP e também não consigo encontrar resposta para o que está acontecendo. Agradeceria muito uma solução para esse problema. Muito obrigado pela atenção.
Resposta:
No Windows XP, o Samsung SyncMaster 3 deve ser definido com marca “Tipos de monitor padrão” e modelo “Super VGA de 800×600”. Na resolução de 1024×768, o SyncMaster 3 precisa usar varredura entrelaçada. Entretanto a maioria das placas de vídeo modernas não dão mais suporte a este tipo de varredura, pois os monitores modernos não mais necessitam da mesma. O próprio SyncMaster 3N, modelo lançado pouco depois do SyncMaster 3, suportava 1024×768 com 60 Hz, sem entrelaçamento. Sua placa Trident de 4 MB permitia operar com 1024×768 em modo entrelaçado pois este modo era comum na sua época (1995-1998). Ainda assim o SyncMaster 3 é um bom monitor, é um verdadeiro “Fusca”, e tenho vários deles funcionando ainda em meu laboratório e no meu curso, mas em 800×600.

33) IRQ para placa de vídeo
Estou muito irritado com a minha placa mãe!!! lá no bis setup tem a opção Alocate IRQ to PCI vga e mesmo que eu marque essa opção (tanoto faz se AGP ou PCI) não é alocado uma IRQ para minha placa de vídeo! Deve ser por isso que o rendimento vídeo do micro é baixo! Existe como resolver esse problema e alocar o IRQ para placa de vídeo on-board?
Resposta:
O uso de IRQ por placas de vídeo não está relacionado com desempenho. Ele é opcional, e é importante para manter compatibilidade com programas antigos para MS-DOS que operavam com gráficos no modo VGA. Você pode deixar este item desabilitado no Setup, não haverá diferença. A M755 é uma placa com desempenho 3D bem modesto. Cheguei a testar esta placa e fiz inclusive a instalação de uma placa de vídeo TNT2 PCI. O desempenho gráfico ficou muito melhor. No caso estava usando um processador Pentium III/800. A placa PCI com chip TNT2 M64 apresentou desempenho 2D similar ao do vídeo onboard, mas o desempenho 3D foi duas vezes maior. Já uma outra placa PCI com chip Geforce2 MX400 apresentou desempenho 3D cinco vezes maior.
2003_5
Placa de CPU M755

34) Proteção de tela 3D trava o micro
Caro Laercio, tenho um computador Duron 1.3 Ghz,hd 40, on board. Tenho notado que ele da operaçao ilegal sempre em proteção de tela que utiliza recursos 3D, como por exemplo, texto 3D. Estou trabalhando com o Windows 98 SE. Você teria alguma solução para o meu problema?
Resposta:
É possível que o problema esteja relacionado com o mau funcionamento da placa de vídeo ou do barramento AGP, que no caso da sua placa, é interno, apesar de não existir slot. Você precisa instalar os drivers do chipset, encontrados no CD-ROM que acompanha a placa mãe. Depois de instalar esses drivers, instale também o driver de vídeo, que também está no CD-ROM da sua placa mãe, pois o vídeo é onboard. Se preferir pode usar os drivers mais novos, encontrados no site do fabricante da sua placa mãe. Não sei a marca da sua placa, mas arriscaria dizer que é uma PC Chips, pois essas placas são usadas em 9 entre 10 micros “onboard” no Brasil. O site da PC Chips é www.pcchips.com, e também existem informações em www.amptron.com. Mas prepare-se, o suporte disponível no site da PC Chips é muito ruim…

35) Vendo arquivos de vídeo no DVD player
Baixei um vídeo pela internet ( show do paul mccartney) e consegui vê-lo em meu computador usando o windows media player. este arquivo tem extensão wmv. gostaria de saber se há como transformá-lo numa outra extensão e gravar num cd para que possa vê-lo no meu dvd player? meu dvd player é um pionner 344.
Resposta:
Você precisa criar um VCD a partir dos arquivos de vídeo que possui. Existem alguns programas que criam VCDs a partir de DVDs, como o DVD-Backup e o DVD-DUP. No seu caso o problema é outro. Você precisa abrir arquivos de vídeo WMV (existem várias outras extensões, como AVI, MPG, etc.) e gerar um VCD. Os programas que fazem esta conversão são aqueles que acompanham placas digitalizadoras de vídeo, como o Adobe Premiere, Ulead Video Studio, Studio DC10 e outros. A conversão consiste em criar um projeto e importar os arquivos de vídeo desejados. Ao terminar, use o comando Make Movie. Escolha como saída, a opção VCD, que normalmente é padronizada. Serão gerados os arquivos de vídeo e a estrutura final do VCD. Faça a cópia do resultado para um CD-R e você poderá assisti-lo no seu DVD Player, desde que seja VCD compatível. Se você consegue assistir VCDs como os que são vendidos em bancas, conseguirá também assistir os gerados pelo computador.

36) Problema com vídeo SiS530
Oi Laércio, possuo um K6 II 500 Mhz, com placa de vídeo SIS 530, sem placa de aceleração 3D e o Directx 8 instalado, estou tendo um problema quanto à Aceleração de Hardware, pois quando à coloco no máximo (Total), o recurso da placa de Vídeo Directdraw, exigida para alguns jogos, fica habilitado, mas causa falha em outros aplicativos, como o Internet Explorer e até mesmo o Directx, e quando trabalho com a aceleração de Hardware mínima, não tenho o recurso Diretcdraw ativado, o que prejudica no funcionamento de alguns jogos. Gostaria de saber se tem alguma configuração que poderia me auxiliar a resolver este problema, há e parabéns pelo seu belo trabalho no EM.
Resposta:
Esses chips da SiS são uns danadinhos, estão sempre dando trabalho. O correto é mesmo usar a aceleração máxima. A redução deve ser usada apenas em casos de bugs que impossibilitem o funcionamento do vídeo. Talvez você tenha sorte com os drivers mais recentes. Instale o DirectX 9, que já está disponível, e também os drivers do chipset SiS 530 para o seu sistema operacional, disponíveis em www.sis.com. Não tenho recebido este tipo de reclamação dos leitores, portanto suponho que a simples utilização dos drivers mais novos (que é a condição normal) deve resolver o seu problema. Faça os testes de funcionamento 3D com o programa DXDIAG (Iniciar / Executar / DXDIAG).

37) Cuidado com a placa SiS6326
Eu tenho uma Placa SIS 6326. Quando fui jogar o jogo Medal Of Honor apareceu o seguinte erro: GLW_OpenGL(). O que eu faço?
Resposta:
Este problema ocorre porque o driver desta placa não possui a API gráfica OpenGL, exigida pela maioria dos jogos 3D modernos. Você pode instalar os drivers mais novos, encontrados em www.sis.com.tw. É dever dos fabricantes fornecer drivers com OpenGL. Ainda assim não garanto que você vá ter bons resultados. A SiS 6326 é uma das placas de vídeo mais lentas à venda. Não é adequada para jogos 3D. É uma placa barata para ser utilizada em PCs que não têm vídeo onboard e que não necessitam de desempenho gráfico (por exemplo, em servidores). Esta placa está à venda na maioria das lojas, e infelizmente os vendedores nem sempre explicam suas limitações. Se você gosta de jogos, vai ter inúmeros problemas com esta placa. A solução que tenho para recomendar é que você instale uma boa placa de vídeo 3D. Existem boas placas na faixa de 300 reais, equipadas com chips Nvidia GeForce. As placas com chips TNT2 (custam entre 150 e 200 reais), ainda à venda, são mais fracas que as com chips GeForce, mas são muito superiores ao vídeo onboard e ao vídeo SiS6326.

38) Placa de vídeo queimada
Instalei uma placa de video G-Force2 MX400 em meu computador, quando reiniciei o pc a imagem ficou cheia de listras e não funcionou, desliguei e quando peguei a placa queimou no lugar que encaixa no slot. Meu PC é um duron 550, HD 20, 163RAM (off board). Gostaria de uma solução para meu problema conto com você. P.S.:Estou com uma placa nova e tenho medo de instalá-la
Resposta:
Ocorreu um curto-circuito que queimou a sua primeira placa de vídeo, mas pode ter queimado também a sua placa de CPU. Isso pode ter ocorrido se você tentou conectar ou desconectar a placa de vídeo com o PC ligado. Ou então com o PC desligado somente no botão frontal. Este botão não desliga na verdade o computador, partes dos circuitos ficam energizados. Devemos sempre desconectar o computador da tomada antes de fazer conexões e desconexões de dispositivos de hardware. Existe a possibilidade da sua placa de CPU provocar a queima da sua nova placa de vídeo. Seria recomendável encontrar uma outra placa de vídeo para teste, que esteja funcionando, porém de qualidade e preço inferior (cobaia). Se queimar, o prejuízo será menor. Se o slot onde ocorreu a queima foi um PCI, não o use mais, utilize outro. Se foi um slot AGP, o perigo será maior, pois as placas de CPU têm apenas um slot desses. Peça ajuda a um técnico ou um colega com experiência em hardware.

39) Substituindo o vídeo onboard
Aqui é o Jean, e eu tenho um k6-2 500, placa pc-100, só não lembro o modelo, acho que é 5996, algo assim, umas das 1ªs, com video on-board sis 530, e gostaria de saber como eu faço para desabilitar essa placa on-board, e colocar uma trident blade 3d… já tentei de todas as manerias, pela BIOS, mais nunca consigo…
Resposta:
Talvez esta placa seja uma M598, fabricada pela PC Chips. Você encontrará informações técnicas (como manuais) em www.pcchips.com e www.amptron.com. O vídeo onboard dessas placas normalmente não pode ser desabilitado, e sim, configurado como secundário. Você encontrará no CMOS Setup, normalmente no Peripheral Configuration, ou no Advanced BIOS Setup ou no Advanced Chipset Setup, um comando que configura o vídeo onboard como primário ou secundário. O comando exato varia de uma placa para outra, pode ser por exemplo: Primary Display, com opções AGP (onboard) e PCI (offboard). Não recomendo que você use uma Trident Blade 3D, ela não chega a ser muito melhor que o seu vídeo onboard. Use uma placa com chip TNT2 M64, o custo é pouco mais de 100 reais, mas o desempenho é muito superior ao da Trident Blade 3D.
2003_2
Placa de vídeo 3D

40) Drivers da Nvidia
Tenho tido problemas de travamentos no meu PC: Pentium II 333, 160 MB de memória Ram, HD de 20 GB Samsung, Placa de Video GeForce 2 32MB 100/200MX. Quando inicio meu computador surge o erro “Erro no arquivo nvdl.dll. Não é possível encontrar a Nvid.Startup”. Até aí ele funciona. Mas depois de um tempo, começa a travar quando entro no ig, com o erro no arquivo “DW” e erro no Explorer. Às vezes trava quando sai da proteção de tela. O que devo fazer???
Resposta:
Este arquivo faz parte dos drivers da NVidia. Pode estar corrompido, ou pode estar apresentando incompatibilidades com o seu sistema. Sugiro que você instale os seguintes softwares: 1) Versão mais nova dos drivers do chipset da sua placa de CPU, encontrados no site do seu fabricante; 2) Versão mais nova dos drivers da NVIDIA, encontrados em www.nvidia.com; 3) Versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx. Instale também a versão mais nova do Internet Explorer. Infelizmente os travamentos podem ocorrer por milhares de motivos diferentes, como aquecimento, defeito na fonte, problemas na rede elétrica, vírus, arquivos corrompidos, bugs de software, componentes danificados por eletricidade estática, etc.

41) Voodoo 2 com problemas no Windows XP
Tenho um computador Duron 1.1ghz com 192 de ram, HD de 10 gb, placa-mãe (não sei direito, mas na caixa está escrito K7 sem socket A), tem slot AGP, video, som, rede e fax tudo onboard. Placa de vídeo Voodoo2 slot PCI de 12 mb. Particionei o HD é instalei o Windows 98 e Windows XP.
1º Problema: não consigo fazer a Voodoo2 funcionar no Windows XP. Já baixei os drivers atualizados no site da 3DFX.com e mesmo assim não funciona. Como faço para instalar a Voodoo2 ? Sabe de algum drive que não dá problema ou algum site que tem esse drive que funciona no Windows XP?
2° Problema: no Windows 98, a Voodoo2 funciona normalmente. Queria saber como colocar a Voodoo2 como video primário, já que alguns jogos não reconhecem a placa e usa o video onboard. Tem jeito ?
Resposta:
Não existem drivers atualizados para chips Voodoo. Seu fabricante, a 3DFX, faliu e o que sobrou foi comprado pela Nvidia. Já testei a Voodoo 3 no Windows XP e ela funcionou perfeitamente com seus drivers nativos (do próprio XP), mas não testei com a Voodoo2 (também a usei apenas com o Windows 98). Você pode procurar drivers em www.voodoofiles.com. Lá estão os drivers originais da 3DFX e vários drivers alternativos. A Voodoo 2 não é na verdade uma placa gráfica completa, pois opera apenas em 3D. As operações em 2D são feitas pela sua placa de vídeo principal, no caso, a onboard. Por isso não é possível configurá-la como primária. O reconhecimento da Voodoo está relacionado com a API gráfica usada e com a configuração do jogo. A maioria dos jogos 3D possui um comando de setup que seleciona o vídeo 3D a ser usado. Os jogos que você cita devem estar configurados para operar com o vídeo onboard ou software renderer. Altere para Voodoo e funcionarão corretamente.

42) Vídeo 3D não funciona bem
Minha placa-mãe é uma PCChip (PC-100) e tudo funciona bem enquanto mantenho o DirectX 7.0, mas quando faço upgrade para 8.0 ou 8.1, as opções de recursos do DirectX (aceleração do DirectDraw, Direct3D e o suporte AGP) ficam desativados e já não tenho o mesmo desempenho do meu computador). Há alguma forma de ativá-los?
Resposta:
Normalmente quando instalamos uma versão mais nova do DirectX, os problemas de vídeo são resolvidos, e dificilmente novos problemas são criados. Recomendo que você instale além do DirectX, os drivers mais novos para a sua placa de video (que no caso, provavelmente é onboard, e pode ser obtido no site da PC Chips). Se ainda assim você não resolver o problema, sugiro que instale a versão 9.0 do DirectX, já disponível em www.microsoft.com/directx/.

43) Vídeo com 16 cores
Ao remover alguns softwares, devo ter eliminado algo que fêz com que o meu monitor só apresente 2 ou 16 cores. Tentei reinstaler o driver do meu monitor (Samsung SyncMaster 2Ne), mas continuo sem as outras opçcões de cor (256 ou 16 bits como tinha anteriormente). Sou leigo no assunto, como devo proceder para obter mais opções de côr?
Resposta:
O número de cores exibidas na tela não depende do monitor, e sim da placa de vídeo. Você deve ter removido acidentalmente um dos arquivos que fazem parte dos drivers de vídeo. O Windows possui drivers nativos para centenas de placas de vídeo. Para fazer a instalação, use Painel de controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos. Aplique um clique duplo na placa de vídeo, selecione a guia Driver e clique em Atualizar Driver. Entrará em ação um Assistente de instalação que irá obter os drivers e fazer a sua instalação. Se o Windows não possuir driver, você deverá obtê-lo no CD-ROM que acompanha a sua placa de vídeo, ou no que acompanha a sua placa de CPU (no caso de vídeo onboard). Se você não tiver este CD-ROM, vai ter um pouco mais de trabalho. Será preciso descobrir a marca e o modelo da placa de vídeo (no caso de video “não-onboard”). Esta informação é apresentada na tela assim que ligamos o computador. Se o seu vídeo for onboard, será preciso descobrir a marca da placa mãe e ir ao site do fabricante para obter os drivers de vídeo (normalmente é www.pcchips.com, já que esta marca é a mais comum no Brasil, infelizmente). Se tiver dificuldades, peça ajuda a um colega mais experiente, pois a atualização de drivers de vídeo é uma operação de rotina.

44) Monitor distorce a imagem
Meu monitor depois de algumas horas de trabalho começa a distorcer a imagem, reduzindo-a. Pergunto: é defeito do PC ou do monitor, se do monitor tem conserto? vale a pena? ele tem de uso mais ou menos 6 a 7 anos.
Resposta:
As falhas apresentadas na imagem quando a placa de vídeo está defeituosa são mais ou menos geométricas, como por exemplo, faixas horizontais ou verticais. Imagem instável, escurecida ou apresentando variações freqüentes nas tonalidades de cores que deveriam ser constantes são normalmente sintomas de problemas no monitor. É fácil tirar a dúvida: basta instalar o monitor em outro computador e ativar a mesma resolução e número de cores usados no computador onde ocorreu o problema. Se no segundo computador o problema persistir, então podemos afirmar que o defeito está no monitor. Existem várias empresas especializadas em assistência técnica para monitores. Escolha de preferência uma autorizada pelo fabricante do seu monitor. Normalmente o conserto vale a pena. Tenho um monitor Samsung de 17” comprado em 1994 que funciona muito bem até hoje, apesar de já ter ido para o conserto duas ou três vezes nesses 9 anos. Você tem ainda a opção de comprar um monitor novo (que normalmente tem 3 anos de garantia) e vender o defeituoso. Muitas lojas compram monitores com defeito para retirar suas peças, já que muitos componentes são difíceis de encontrar no mercado nacional.

45) Imagem borrada
Tenho um micro de 100MHZ 64MB de RAM 2GB de disco e queria saber porque quando estou na internet, as imagens aparecem borradas. É um problema de video? O que posso fazer para resolver esse problema? minha plca de video é a TRIDENT TGUI9440.
Resposta:
Provavelmente o problema ocorre porque sua placa de vídeo está operando com apenas 256 cores. Esta placa Trident é reconhecida pelo Windows, mas o driver nativo fornecido pela Microsoft só usa 256 cores, ao invés dos 16 milhões de cores suportados pela placa. Com 256 cores, as imagens do Windows ficam boas, mas as fotos ficam granuladas, borradas ou com cores distorcidas. Provavelmente é o que ocorre quando você usa a Internet, pois muitos sites apresentam imagens que necessitam usar 16 milhões de cores (modo True Color). A solução para o problema é obter o driver para a sua placa de vídeo, que pode ser obtido em www.tridentmicro.com.

46) TV no PC
Oi Laércio, minha dúvida é complexa, tenho um rélis K6 de 350 mhz – do período jurássico… mas quero saber se posso fazer meu monitor Sansung SyncMaster 510s funcionar como uma TV, ou pelo menos, de isto não for possivel, assistir a Web TV nele. Estou com uma Sis 530 Rev A2 de 4MB. Dá??? Ou só apelando para o Divino Espírito Santo? Por favor, se souber fazer esta mágica me diga como
Resposta:
Com este hardware não é possível fazer isso. Seria preciso instalar uma placa de sintonização de TV, como a Pinnacle PC TV, que custa cerca de 300 reais. Não acho que esta insalação compensa, pode ser melhor comprar uma TV de verdade. Quanto à Web TV, será possível assistir, porém com uma conexão discada a imagem ficará muito ruim e cheia de pausas.

47) Jogos com problemas em vídeo onboard
O meu micro (Pentium III 866 – 128 Mb Ram – HD 20Ghz – Sem aceleradora de vídeo), anda apresentando um problema e eu acredito que aconteça com outras pessoas, de uns tempo para cá, normalmente quando eu vou rodar algum jogo ele dá uma mensagem de erro: VMCPD(01) + 0000061C ERRO: 0D: 0028: C005812C.
Eu tenho que resetar o mesmo e aí ele roda, mas algumas vezes nem assim. O modelo dá minha placa de vídeo On-Board é a SIS630.
Resposta:
Este tipo de problema sempre vai ocorrer em PCs com vídeo onboard. Essas placas de CPU são criadas para aplicações simples, como editores, planilhas, acesso à Internet e e-mail, quase sempre com operações 2D no vídeo. São capazes de operar com o vídeo em modo 3D, mas nem todos os jogos funcionam corretamente. Jogos são otimizados e testados para funcionarem em placas 3D, como as que usam chips Voodoo, Nvidia e ATI. Não são normalmente testados em PCs com vídeo onboard. Da mesma forma, os fabricantes de placas de CPU e chipsets com vídeo onboard também não testam seus produtos exaustivamente em jogos 3D. Por isso muitos jogos apresentam problemas nesses PCs. Recebo muitas reclamações de vídeo onboard SiS, como o SiS560, SiS630, SiS6326 e outros. Recomendo que você tente atualizar os drivers do chipset e de vídeo, encontrados em www.sis.com.tw, e que instale o DirectX 9.0a. Verifique ainda nos sites dos fabricantes dos jogos, se existem atualizações para corrigir problemas como este.

48) Problema com SiS AGP
Um dispositivo chamado SiS AGP não está querendo funcionar e a qualidade de video do meu DVD-rom piorou. EU já instalei e reinstalei o driver (sisagp.sys) para winXP várias vezes. Ele continua reconhecendo o hardware, instalando o dispositivo mas no final das contas ocorre Código 10 (Não é inicializado). Antes de procurar um técnico e gastar $$ por favor me ajude!
Resposta:
Pelo que entendi este dispositivo começou a apresentar problemas de uma hora para outra. O problema pode ser causado por software (algum arquivo de driver foi corrompido ou apagado) ou por hardware (defeito na placa mãe). A primeira providência é realmente reinstalar os drivers do chipset, entre os quais está o AGP Miniport Driver. É preciso verificar se você está instalando o driver apropriado para o chipset da sua placa mãe. A SiS produz vários chipsets, e seus drivers podem ser diferentes. Reinstale também os drivers de vídeo. Se ainda assim o problema persistir, reinstale o Windows “por cima”, sem formatar o disco, e depois reinstale os drivers de vídeo. Note que são necessários dois drivers para qualquer vídeo AGP funcionar: 1) AGP Miniport Driver, que está relacionado ao chipset. Este é o que você indica como SiS AGP; 2) Driver da placa de vídeo, que pode ser específico para o chip de uma placa de vídeo avulsa (ex: Nvidia, ATI, Voodoo, etc.) ou fazer também do chipset (vídeo onboard). Como você usa um chipset SiS com vídeo onboard, precisa instalar o AGP Miniport Driver e também o driver de vídeo, ambos da SiS e específicos para o seu chipset. Esses drivers também podem ser encontrados no site do fabricante da sua placa mãe.

49) Elementos gráficos não aparecem em alguns jogos
Comprei uma GeForce 4 MX440-SE 64Mb SDRAM com saida pra TV, minha placa mae é uma ASUS CUV4X-C, Processador PIII 800 128Mb RAM, rodando Windows 98, DirectX 9. Quando tento rodar alguns jogos, ficam faltando graficos como por exemplo o Project IGI (I), o mouse não aparece no jogo, e no Age of Mitology o mouse aparece em Preto e Branco, com outros jogos até agora não tive problemas. Já alterei na bios da placa mae a opção de video primario para AGP, e já coloquei o AGP para 4x, já baixei a versão mais nova do drive no site da nvidia, atualmente o 43.25 e até agora nada resolveu.
Resposta:
Observe que a placa está funcionando, pois a maioria dos jogos não apresentam problemas. Mas a falta de elementos gráficos está atrapalhando. Antes de mais nada instale a versão 9.0a do DirectX, pois tenho notícias não confirmadas de que a versão 9.0 apresentou problemas (aliás, este “a” depois do “9.0” tem jeito de “remendo”). Verifique se o problema ocorre em resoluções mais baixas. Experimente 640×480 e 800×600, e use modos de 16 bits ao invés de 32. Com 64 MB você poderá provavelmente operar bem com 32 bits e resoluções de pelo menos 1024×768, apesar de ter alguma lentidão em jogos avançados. Se nessas resoluções não existirem elementos gráficos faltando, desconfie da quantidade de memória. Sua placa tem 64 MB, que não deveria apresentar problemas. Altere o tamanho do AGP Aperture Size para um valor maior, no Advanced Chipset Setup.

50) Sem driver de vídeo
Estava eu conectado, quando meu computador travou. Tenho um amd duron 1,3 ghz, 240 mb e um hd de 40 gb. Resetei minha maquina mas quando voltou As cores estavam trocadas, fotos embaçadas, entrei nas configurações do video e não obtive sucesso. O que isso pode ser? O que devo fazer?
Resposta:
Se você resetou o computador o Windows pode ter retornado em modo de segurança, com apenas 16 cores. Quando isso ocorre, a área de trabalho do Windows possui indicações “Modo de segurança” em destaque. É possível também que a sua placa de vídeo esteja com problemas ou então com drivers corrompidos, entrando em seu lugar, o driver VGA, que opera com apenas 16 cores. Use o CD-ROM que acompanha a sua placa de vídeo (ou a sua placa de CPU, no caso do vídeo onboard) e instale novamente os drivers de vídeo. Ao terminar, programe o modo de vídeo para 16, 24 ou 32 bits por pixel.

51) Resolução do monitor e da TV
Tenho um computador AMD Duron(tm), 128mb de ram com uma placa de video NVIDIA GeForce2 MX/MX 400 com saída para TV. Ao clicar em configurações de video / area de trabalho, aparecem as opções 600 por 480, 800 por 600, 848 por 480 e 1024 por 768, quando está assim, o computador fica normal. Mas em alguns dias, além destas opções, aparecem 13 a mais como: 1152 por 864, 1280 por 768 áté chegar a 2048 por 1536. E quando fica assim, não consigo fazer a imagem passar para a TV, a imagem acaba voltando para o micro. Esse problema tem solução ou devo trocar de placa?
Resposta:
Verifique como estão declarados os dois monitores no quadro de propriedades de vídeo. O monitor deve estar declarado com sua marca e modelo, a TV deve estar declarada como “Televisão genérica”. As resoluções superiores não podem ser usadas, a televisão não tem condições de reproduzir um elevado número de linhas. Normalmente podemos usar resoluções de no máximo 640×480 ou 800×600 na TV.

52) Nova placa de vídeo trava o micro
Meu micro é um AMD Duron 850 MHz. Após instalar uma placa de vídeo NVídia GeForce 2MX/MX 400, com 64 Mb, para rodar jogos que requerem este recurso, meu micro começou apresentar um problema: algumas vezes quando é ligado, o Windows trava na tela de entrada (tela com a barra azul “passando” na parte inferior, da direita para a esquerda). Este problema ocorreu após a instalação da referida placa de vídeo, como já informei. Há alguma relação? Será algum problema com o driver da placa ou com sua configuração? Se for este o caso, como posso obter um driver atualizado? Um colega me aconselhou reinstalar o Windows para resolver este problema. Será realmente necessário? Se este for o caso, tenho que reinstalar todos os demais programas novamente (Office, jogos, etc) após reinstalar o Windows? Uma última pergunta: qual a razão do Windows reiniciar corretamente em algumas situações?
Resposta:
Normalmente quando compramos uma placa de expansão e a instalamos em um PC, ocorre tudo bem, mas existem casos de problemas. Nem sempre é fácil encontrar a solução para problemas de travamento, como está ocorrendo no seu PC. Recomendo que você faça o boot pressionando F8. Será apresentado um menu de inicialização, no qual você deve escolher a opção que gera o arquivo de LOG (BOOTLOG.TXT). Em caso de travamento, reinicie o computador mais uma vez, usando o modo MS-DOS (pressione F8 e escolha a opção “Somente Prompt”) use agora o comando EDIT BOOTLOG.TXT e verifique as últimas linhas deste arquivo. A última delas é o comando que o Windows ia executar antes de travar. De acordo com o nome do programa e o diretório, você poderá descobrir a causa do problema. Adianto que esta investigação não é nada fácil, é preciso dar uma de “Sherlock Holmes”. Por isso muitas vezes seguimos caminhos mais curtos, como reinstalar drivers (o que muitas vezes resolve) e em casos extremos, reinstalar o Windows. Os drivers para a sua placa de vídeo são encontrados em www.nvidia.com. Este fabricante produz um driver genérico que funciona para a maioria dos chips por ele fabricados. Você precisa também instalar os drivers do chipset da sua placa de CPU, encontrados no site do seu fabricante (é preciso descobrir a marca e o modelo da placa mãe para obter esses drivers). A reinstalação do Windows “por cima”, ou seja, sem formatar o disco rígido, muitas vezes resolve problemas causados por drivers e arquivos de sistema corrompidos. Nesta modalidade de instalação, não é preciso reinstalar os programas. Se você não conseguir resolver o problema sozinho, precisará da ajuda de um bom técnico.

53) Problemas com vídeo no Windows XP
Meti a cara e montei eu mesmo meu pc e tudo correu muito bem… no entanto estou tendo dificuldades com alguns jogos em minha máquina nova alguns como MDK vão muito bem até o pc simplesmente encerrar o jogo sem mais nem menos e me deixa olhando o desktop do meu Windows-XP ou então o pc é reiniciado… à minha revelia… sem que eu tenha qualquer explicação do que houve. Outros, ainda, como o Turok… primeiro nem instalava e aí instalei o Glide3x, daí o jogo instalou, mas não consigo jogar porque ou não consigo enxergar nada a não ser sombras que se movem qdo uso as teclas de movimento ou fica tudo preto ou ainda fica com imagem inacabada… tipo o herói do jogo fica sem rosto e etc. Agora somando-se a tudo isso o pc passou agora a travar mesmo qdo eu estou numa aplicação normal ou simplesmente quando estou navegando na net, e sempre qdo estou movimentando o mouse ou as teclas de setas de rolagem da tela. Pra finalizar vai a configuração que montei a dedo: Placa mãe Soyo KT400 Dragon Ultra Black Edition, Processador AMD Athlon-XP 2000+, 512MB DDR PC2100 (Specram) de RAM, Placa de Vídeo Nvídia GeForce 4 MX 440 DDR 64MB (Sparkle), HD Maxtor 7200rpm ATA133 de 40GB, fonte de 450W…. Será que fiz algo errado na configuração da BIOS….. Obrigado!
Resposta:
Pelo que entendi você quer executar jogos que só funcionam com Glide (3DFx) na sua GeForce 4. Para isso é preciso usar um Glide Emulator, ou Glide Wrapper. Esses emuladores traduzem comandos do Glide para comandos de Direct3D ou OpenGL. Não testei tais programas, mas pelo que conheço sobre emuladores, são normalmente gratuitos e de suporte precário, e nem sempre funcionam corretamente em todas as plataformas. Sua instalação pode até mesmo ter tornado o seu Windows instável, sendo necessário formatar o disco rígido e instalar o Windows novamente. Entretanto é bom lembrar que qualquer placa gráfica em modo 3D pode apresentar instabilidades e travamentos se não for instalado o AGP Miniport Driver, que faz parte dos drivers do chipset./ A sua placa mãe possui um chipset VIA, portanto você precisa instalar o “VIA 4-in-1 driver”, encontrado no CD-ROM que acompanha a placa mãe. É possível que esta seja a causa dos seus problemas, e que os travamentos e outros problemas terminem com esta instalação. Lembro ainda que os desenvolvedores de jogos não estão mais fazendo jogos para Glide, e sim para Direct3D e OpenGL.

54) K6-2/500 com TNT2
Tenho uma placa de vídeo Riva tnt2 m64 32mb e utilizo ela em um computador k6 2 de 500Mhz com 256mb e uso o sistema operacional windows 2000, eu gostaria de saber se essa placa é prejudicada com a configuração do meu computador e qual é a melhor configuração para essa placa?
Resposta:
O desempenho para programas 3D (jogos, por exemplo), depende tanto do processador como da placa 3D. Não adianta ter um processador muito veloz e um vídeo lento, nem ter uma excepcional placa de vídeo e um processador modesto. Processadores superiores e 1 GHz são bom companheiros para placas GeForce, assim como processadores na faixa de 500 MHz são bem equilibrados em relação e placas com chips TNT e TNT2. O K6-2/500 era um processador rápido para os padrões de 1999, assim como o chip TNT2. Considero portanto que o seu PC está bem equilibrado. Não vale a pena instalar uma placa de vídeo mais veloz, você notará pouca diferença. Se um dia você fizer um upgrade, instalando uma nova placa de CPU (talvez seja preciso trocar também a fonte e o gabinete, caso não sejam ATX), poderá continuar usando a atual placa de vídeo, mas valerá a pena instalar uma mais veloz. A quantidade de memória do seu PC atual também está muito boa. Você terá gráficos muito bons e velozes na resolução de 640×480, que é bem satisfatória, e em alguns casos até em 800×600.

55) Problemas com monitor no Windows XP
Tenho 2 máquinas idênticas (K6-II 500, placa mae SIS 598 – tudo on-board, 64MB de memória). Em uma delas instalei o Windows XP sem nenhum problema (ela trabalha com um monitor SyncMaster 3). A outra trabalha com um monitor TCE e clonei o HD utilizando o software Ghost. Acontece que nesta maquina, logo na inicialização, o Win XP apresenta uma horrivel tela azul com erro 0XXXX00000000……. O engraçado é que quando troquei o monitor pelo Sync o Win XP entrou normalmente. Algum amigo comentou comigo que já havia lido algo sobre o assunto no Infoetc. No site da TCE nao existe nada sobre os monitores (drives, etc). Gostaria de saber se nao existe mesmo uma forma de rodar Win XP sobre um monitor TCE 14″ NE Digital.
Resposta:
Ao iniciar o Windows XP, pressione F8 para que seja exibido o menu de inicialização. Selecione a opção “Modo VGA”, que opera com qualquer placa de vídeo e qualquer monitor. Tente então, através do Gerenciador de dispositivos, declarar o seu monitor TCE como “Monitor Plug and Play”. Regule a resolução e a freqüência vertical, através do quadro de propriedades de vídeo. No meu artigo “Configuração de sistemas operacionais”, em www.laercio.com.br, você encontrará informações sobre a declaração do monitor e a configuração do modo gráfico. Se ainda assim você tiver problemas, recomendo que faça a instalação a partir do zero, usando o monitor TCE.

56) Assistir TV
Tenho uma placa gforce mx400 – 64mb, e goraria de saber se é possível assitir tv em meu micro com esta placa, e como posso fazê-lo. Já existe uma pergunta semelhante em seu banco de dívidas, ´porém não responde como Proceder. K7 xp2.0 512 mb -ram 64mb – vídeo – g´force
Resposta:
Só é possível assistir TV nas placas que possuem entrada de antena, ou entrada de video composto. Muitas placas atuais possuem saída para TV, o que não aumenta o custo da placa. Entretanto a entrada para TV é um recurso muito caro, pois os circuitos de digitalização são complexos e caros. Uma placa como a sua pode custar em torno de 300 reais, se tiver apenas saída para TV, e chegar a quase 1000 reais, se tiver entrada para TV. Normalmente quem paga o custo deste tipo de placa o faz porque quer realmente usar este recurso. As versões com entrada para TV são acompanhadas de programas para sintonização de canais, e as que têm entrada de vídeo composto são acompanhadas de drivers de captura e programas de edição de vídeo, o que também torna essas placas mais caras. Se a sua placa tem apenas um conector DB15 para o monitor, então não tem entrada nem saída para TV. Se tem um conector RCA ou S-Video, então pode ser simplesmente uma saída para TV. Quando existe entrada para TV, existem conectores de vídeo diferentes para entrada e para saída, além do conector para o monitor. Se a sua placa possui tal entrada, verifique entre os programas que a acompanham e você encontrará um que faz a sintonização de canais.

57) Jogos não funcionam na Viper II
Tenho um micro Athlon XP1600, 256 de memória e uma placa de vídeo Viper II chipset S3 Savage 2000 de 32 MB, comprei dois jogos, TOCA RACE DRIVE e DEVASTATION, os quais solicitam como configuração mínima 32 MB e não consigo rodar nenhum dos dois jogos. Será que tenho como resolver o problema usando esta placa? ou devo comprar outra placa de vídeo? Estou procurando e me ofertaram uma Gf4 MX440 64MB será que a GF4Ti4200 me daria mais folego? Ela é muito superior?
Resposta:
A Viper II é uma placa que já saiu de linha. Em sua época, era inferior a placas concorrentes, como as baseadas nos chips Voodoo 3 e TNT2 Pro. Ainda assim deveria ser capaz de executar esses jogos. Sua descrição do problema torna difícil indicar uma solução, pois “não consigo rodar” é muito vago. Em casos como este é melhor explicar se o jogo trava, ou fica lento, ou retorna ao Windows, ou apresenta anomalias na imagem. Preciso então tentar adivinhar, e aposto que o problema é devido ao fato de não ter sido instalado o AGP Miniport Driver, existente no CD-ROM que acompanha a placa mãe. Sem a instalação deste driver, a placa de vídeo não funcionará em modo 3D. O Windows possui este driver nativo para vários chipsets, mas não para todos. Instalando os drivers do chipset, existentes no CD-ROM que acompanha a placa mãe, o problema estará resolvido. As placas GeForce da série MX são muito boas e velozes. As da série Ti são mais avançadas, mais rápidas e mais caras. Mas os modelos MX podem rodar muito bem os jogos modernos.

58) Instalação de placa de vídeo
Tenho um pentium 3 650mhz, 196 memória com placa onboard pc100 e comprei uma placa de video nvidia tnt2 de 32mega pci. Agora quero saber os procedimentos para a configuração para a placa nova tanto no windows98 quanto no setup da máquina e qual procedimento quanto a placa de video onboard e o compartilhamento de memória que era de 8mega em uso.
Resposta:
Antes de instalar a nova placa, altere o driver do vídeo onboard para Adaptador gráfico padrão VGA, através do Gerenciador de dispositivos. Isto fará com que o acesso do chip gráfico onboard à memória de vídeo compartilhada seja reduzido ao mínimo. No CMOS Setup não encontramos normalmente um comando para desativar o vídeo onboard, e sim para indicar qual será o vídeo primário. No seu exemplo, as opções devem ser AGP e PCI, ou ONBOARD e PCI. Programe-o como PCI, ou seja, a nova placa de vídeo. Salve o Setup, desligue o computador e instale a nova placa. Conecte nela o monitor. Ao ligar o computador, a nova placa estará funcionando como vídeo primário. O vídeo onboard continuará funcionando, mas será o vídeo secundário, ficando sem uso. O Windows detectará a placa e pedirá a colocação dos drivers. Você usará o CD-ROM que acompanha a placa de vídeo. Normalmente os fabricantes orientam os usuários para cancelar a instalação de drivers padrão Windows e a seguir executem o AUTORUN do CD-ROM que acompanha a placa. O programa de instalação adicionará os drivers necessários.

59) Memória de vídeo compartilhada
Olá, minha dúvida é a seguinte: quando comprei meu computador com 128 MB RAM, 16 MB estavam compartilhados com o vídeo. Olhando no Setup da BIOS vi que poderia aumentar o compartilhamento até 64 MB. A minha dúvida é se, caso eu aumente, algum outro componente pode ser prejudicado ou se ele realmente alcançará os 32 ou 64 MB de vídeo compartilhados.
Resposta:
O seu PC tem 128 MB. Se usar 64 MB como memória de vídeo compartilhada, sobrarão apenas 64 MB para os programas. Menos ruim é usar 32 MB, quando sobrarão 96 MB para programas. Atualmente estão em uso 16 MB, sobrando 112 MB para os programas. Recomendo que você deixe assim como está. Você poderá usar programas gráficos 3D com resolução de 640×480 e 800×600. Se ficar lento em 800×600, use 640×480. Nesses casos, 16 MB de memória de vídeo são suficientes. Seu PC poderá ficar muito lento se for usada uma memória de vídeo compartilhada muito grande, pois sobrará pouca memória para os programas.

60) Atualização de driver de vídeo para o DirectX
Instalei o Directx 9.0 e na checagem do mesmo verifiquei esta mensagem “O Direct3D 9+ acelerado por hardware não está disponível porque o driver de vídeo não dá suporte a ele. Talvez você possa obter um driver mais recente com o fabricante do hardware.” Gostaria de saber se atualizando o driver eu resolvo este problema e como faço para fazer essa atualização, ou será preciso trocar a placa de vídeo.
Meu computador é:
Pentium III, 700MHz, 128 MB
-Adaptador Gráfico: Intel(R) 810 Chipset Graphics Driver PV 2.4 Revisão: 003
-Acelerador Gráfico: Intel(r)810
-Driver de Vídeo Atual: Drivers da Intel(R) Express 3D Graphics Card
Intel Corporation 9-1-1999
Resposta:
Sim, você poderá atualizar o driver do seu vídeo, que é onboard. A atualização é encontrada no site do fabricante da placa mãe, e também no site da Intel. Recomendo aos leitores que fizerem a instalação do DirectX, utilizarem antes a ferramenta de Recuperação do Sistema, disponível no Windows ME e no Windows XP. Existem alguns raros casos de incompatibilidades e problemas resultantes desta instalação. O DirectX não tem recurso de desinstalação, nem permite retornar à versão anterior. Ao criarmos um ponto de restauração antes de instalar o DirectX, podemos voltar à versão anterior em caso de problemas.

61) Vídeo capturado sem som
Estou com um micro com a placa de video pinnacle – troquei de micro para poder passar as minhas fitas de VHS para DVD. Mas na tentativa da captura do video e som – só consegui capturar a imagem. Como faço para capturar o som tb ?
Resposta:
Ligue a saída AUDIO OUT do seu VCR na entrada Line IN da placa de som. Para isso será preciso usar um cabo com dois conectores RCA (para ligar no VCR) e um plugue P2 (para ligar na placa de som). No seu programa de captura existe um comando para indicar a fonte sonora, indique a entrada Line IN. Também é preciso ativar e regular o nível da entrada Line IN, usando o Controle de volume do Windows.

62) Problemas na exibição de filmes
Tenho um computador AMD k6-2 450, 128 ram, porem não consigo assistir nenhum filme com extensão AVI. Fica muito no tranco as imagens. Já tentei usar os programas WMP, Real, Quick, porem ainda não consigo assistir. Mesmo com os programas já atualizados. Porque? O que posso Fazer?
Resposta:
No tempo do Pentium-100, os arquivos AVI tinham resoluções muito baixas, como 120×90, 160×120 e no máximo 240×180. Esses processadores eram muito lentos para operar com resoluções maiores. O K6-2/300 era um processador bem mais veloz, mas nem tanto. O K6-2/450 é apenas um pouco mais rápido que o K6-2/300. Apesar de ter um clock 50% maior, a cache L2 opera em ambos os casos com apenas 100 MHz, o que reduz bastante o desempenho. Por isso quase não notamos diferença no desempenho de processadores K6-2 a partir de 300 MHz. Os vídeos existentes hoje na Internet são voltados para processadores mais rápidos. Também usam CODECs (softwares para codificação e decodificação) que exigem mais velocidade do processador. Um K6-2 pode realmente ter dificuldades para decodificar um vídeo mais recente, com resolução alta e codificadores avançados, como MPEG-2 e MPEG-4. Sendo assim o seu computador, e qualquer outro equipado com o K6-2, terá sempre dificuldades para exibir vídeos.

63) Aumentando a memória de vídeo onboard
Ola! Meu nome é Tiago, sou do MS, e gostaria de saber como aumentar a memoria da minha placa de vídeo. Por exemplo tenho tenho 128 mb, 120 e de memoria e 8 e da placa de vídeo, queria saber como altera deixando 100 de memoria e 28 de placa de vídeo. Agradeço desde ja.
Resposta:
Pela sua descrição, o vídeo do seu computador é provavelmente onboard. Não existe portanto uma placa de vídeo, e sim, circuitos de vídeo integrados na placa mãe. Este tipo de vídeo permite usar uma parte da memória do processador como memória de vídeo. No seu caso, são 128 MB, sendo que 8 MB estão sendo usados pelo vídeo e 120 MB pelo processador. Para alterar este tamanho, entre no CMOS Setup e procure nas áreas Peripheral Configuration ou Chipset Setup, um comando como “Video Memory Size” ou similar. Normalmente a memória de vídeo pode ser configurada como 4 MB, 8 MB, 16 MB, 32 MB e 64 MB.

64) Upgrade de vídeo
Eu tenho uma dúvida que há muito tempo vem me importunando. Meu computador é um Pentium 3 850 Mhz 128MB RAM e minha placa de vídeo é uma SiS 630/730, que veio junto com o PC. Minha placa mãe é on-board, e vivem dizendo pra mim que se eu comprar uma placa de vídeo 3D como a GeForce 4 Ti, por exemplo, ela não irá funcionar. Mas um amigo meu faz curso de montagem de PC e disse que isso não tem nada a ver, e que se eu instalasse a placa de vídeo, ela funcionaria. Eu tenho alguns jogos 3D que rodam muito mal aqui no PC. Portanto, queria ter a certeza disso tudo, pra saber se dá ou não. Caso não, gostaria de dicas de placas (tanto mãe quanto de vídeo) para comprar, pois preciso convencer meu irmão, mas com esses preços, é bem difícil. E só mais uma coisa: existe diferença de preço/qualidade entre uma placa comprada numa loja credenciada, com uma comprada na Sta. Ifigênia, aqui em São Paulo?
Resposta:
Uma placa de CPU com vídeo onboard pode receber um upgrade, com a instalação de uma boa placa de vídeo 3D. Existem entretanto alguns problemas a considerar. Muitas placas de CPU com vídeo onboard não possuem slot AGP, já que não foram fabricadas para operar com jogos e aplicações gráficas pesadas, e sim para aplicações simples como Word e acesso à Internet. Como essas placas são mais baratas, a esmagadora maioria dos PCs “sem nome” vendidos no Brasil são do tipo “com tudo onboard”, a menos que o usuário especifique na hora da compra, exatamente as placas que quer. Se a sua placa de CPU não tiver slot AGP, você terá que usar um slot PCI, cuja taxa de transferência é bem menor. Será um desperdício usar uma placa PCI. Pior ainda seria usar uma GeForce 4 TI. As placas GeForce modelos “TI” são mais caras e de maior desempenho. Modelos “MX” são mais econômicos. Leve em conta ainda que existe o risco da nova placa de vídeo não funcionar corretamente ao ser ligada na sua placa de CPU, as placas PC Chips não se dão muito bem com jogos 3D modernos. Se decidir comprar uma nova placa de CPU, o investimento será realmente alto. Os preços das boas placas de alto desempenho variam normalmente entre 300 e 700 reais. Será preciso também instalar novas memórias (DDR) e um novo processador (Athlon XP ou Pentium 4). As melhores marcas de placas de CPU disponíveis no Brasil são Intel, MSI, Soyo, Asus, Abit, Gigabyte. Quanto às lojas da Santa Ifigênia, realmente muitas oferecem material original e de boa qualidade. Existe material de procedência ilegal e até mesmo material falsificado. Sugiro que compre em uma loja da qual você já tenha boas referências.

65) Placa 3D para jogos e filmes
Quero assistir filmes e animações de todos os tipos no meu pc, principalmente no formato DVD e DIVX, e jogar alguns jogos mais pesados com melhor resolução. Qual placa de vídeo seria a mais adequada para a seguinte configuração: Pentium III 850 Mhz, 256 RAM, 30 GB, driver Combo da LG e Placa-mãe Soyo SY-6BA+ III ?? Minha atual placa de vídeo é a Creative Graphics Blaster 3D de 4mb de vídeo, você acha que ela suportaria todas exigências acima através de drivers e softwares mais novos ?? Já ouvi falar de placas “decoders” de DVD, por acaso elas solucionariam meu problema ?? Penso em comprar uma geforce4 440 mx – ddr, será que é compatível com a configuração citada e que roda bem DVD e vídeos em geral?? Obrigado desde já pela atenção
Resposta:
Sim, as placas baseadas neste chip estão com preços bem acessíveis (250 a 350 reais). Rodam bem os jogos 3D modernos, mesmo em PCs um pouco mais antigos (Pentium III/500 e superiores). Eu uso um Athlon/650 com uma placa baseada no GeForce2 MX200, com 32 MB de memória (inferior à que vai comprar) e consigo utilizar bem muitos jogos 3D modernos. Apenas é preciso levar em conta que PCs inferiores a 1000 MHz nem sempre conseguem operar com resoluções de 1024×768 e superiores. Se usar até 640×480 com 32 bits por pixel, ou 800×600 com 16 bits por pixel, a maioria dos jogos terão bom desempenho. A maioria das placas 3D modernas possui saída de vídeo NTSC, assim você poderá também assistir filmes de DVD em um PC. Para converter filmes de DVD para CD, ou para assistir filmes já codificados no formato MPEG-4, você precisará dos softwares apropriados, como o FlaskMPEG e o DIVX. O FlaskMpeg pode ser obtido em: http://go.to/flaskmpeg e http://www.flaskmpeg.net/. O Divx pode ser obtido em: http://www.divx.com/ e http://www.divxmovies.com/.

66) Upgrade de vídeo em PC Compaq
Tenho um celeron 700 da Compaq e não sei, apesar de procurar, qual é a minha placa mãe. Outrossim, gostaria de saber se é possível colocar uma placa de vídeo GE force 2 em na placa on-board do meu micro. Agradeço pela oportunidade de dirimir minhas dúvidas.
Resposta:
Nem sempre é possível fazer esta instalação. Certos micros de grife possuem placas de CPU sem slots para expansão, e neste caso não seria possível instalar nem mesmo uma placa PCI. Alguns chegam a não ter espaço no gabinete para a instalação de novas placas. Como existem centenas de modelos, não seria possível dizer à distância qual é exatamente o seu caso. Seria preciso um exame direto por um técnico. Pode ser inclusive o técnico da própria loja onde você vai fazer a compra da placa. Muitas lojas oferecem simultaneamente o produto e o serviço de upgrade.

67) Arquivos de vídeo
Eu lei muito a seção de duvidas da PCWorld.com.br agora eu gostaria de saber o que eu posso fazer para armazenar arquivos de video, sem ocupar muito espaço pois eu pretendo arquiva-los em um CD-R ou CD-RW. Há algo que possa ser feito para ganhar espaço?
Resposta:
É difícil fazer com que arquivos de vídeo não ocupem muito espaço. São naturalmente grandes, e os tamanhos que eles ocupam já são bastante menores que o original, graças ao uso de compactadores de vídeo (CODECs). Talvez não seja mais possível reduzir seus tamanhos. Você pode entretanto fazer alguns testes de redução, usando o Windows Movie Maker, encontrado no Windows ME e no Windows XP. Uma outra opção é conseguir um programa de edição de vídeo. Veja com um colega que possua uma placa digitalizadora de vídeo. Com esses programas você poderá ler arquivos de vídeo em um formato e gravar em outro formato. Poderia então usar um formato que resulte em maior compressão, como o DIVX. O CODEC para o DIVX pode ser obtido em http://www.divx.com/ e http://www.divxmovies.com/.