Home » Artigos arquivados » 2003 – Placas de som, CDs, multimídia, DVDs (Perguntas e Respostas)

2003 – Placas de som, CDs, multimídia, DVDs (Perguntas e Respostas)

1) Clips sem som
Tenho um pc 100 com a placa mãe 586 on board da SystemBoard, com 128 mb de ram, processador K6/2 de 550 MHz, um HD de 20 GB da Samsung, tenho o Windows 98 também. Em alguns programas como Windows Midia Player, ou Real one Player, não consigo ouvir sons de alguns clipes. Minha principal desconfiança é que seja conflito de drives, mas não sei por onde começar a procurar. Aproveitando a oportunidade, também estou tendo muitos travamentos, que só são solucionados com Alt+CTRL+DEL, e as vezes nem assim, só reiniciando mesmo. Tenho o anti-virus VirusScan, será que tem algo a ver? Bem estou mais perdido do que cego em tiroteio. Quero pedir algumas dicas, de como posso evitar esses problemas que são muito chatos.
Resposta:
SystemBoard não é marca de placa mãe. É apenas uma tradução para “Placa de sistema”. Este recurso é muito usado por fabricantes que não querem revelar sem nome. Na época dos processadores 586, 486 e anteriores, isso era muito comum. A maioria dos fabricantes usava nos manuais, nomes genéricos como “System board”, “Mainboard”, PC100, PC133 e similares, ou então indicavam na capa do manual apenas o nome do modelo da placa, mas não do fabricante. Hoje em dia os usuários já sabem que existem placas de CPU melhores e piores, que a reputação do seu fabricante é importante. Esses fabricantes já divulgam seus nomes nos manuais (Intel, MSI, Soyo, Supermicro, etc.). O problema do som deve ser atacado inicialmente pela instalação de drivers. Descubra a marca e o modelo do chip de som (se não conseguir, use o programa HWINFO, obtido em www.hwinfo.com, que ajuda a descobrir esta informação). Instale o drive de som, depois instale o DirectX (www.microsoft.com/directx/). Finalmente instale as versões mais novas do Real Player (www.real.com) e do Windows Media Player. Esses programas possuem CODECs de áudio que podem estar sendo necessários para os arquivos que você quer reproduzir.

2) Video CD
E tenho alguns arquivos de video em formato .rm no meu computador e quero grava-los em um vcd para ver no dvd player.
1) O cd de vcd é o mesmo que um de musica normal ou é um cd específico?
2) Para gravar os arquivos no cd eu tenho que convertê-los para algum formato? Se sim, como eu faço isso?
3) Que programa eu posso usar para editar estes videos (tipo botar legendas e fazer um menu como o dos dvds)?
Resposta:
O Video CD (VCD) e o Super Video CD (SVCD) são CDs comuns mas que armazenam filmes em formatos MPEG-1 e MPEG-2, respectivamente. Existem programas que fazem a conversão de DVD para VCD e SVCD. Muitos filmes à venda em bancas de revistas (normalmente pornôs) são VCD – tive que comprar um para fazer os testes. Programas de edição de vídeo como o Adobe Premiere e o Ulead Video Studio permitem ler clipes em diversos formatos de vídeo e gerar filmes em vários formatos, inclusive VCD e SVCD. Esses programas também permitem adicionar legendas e efeitos, mas não adicionar menus, pois este recurso não está disponível em VCDs e SVCDs. Se quiser fazer a conversão de DVDs para VCD ou SVCD, experimente os programas Backup DVD (www.backupdvd.info) e DUP-DVD (www.dup-dvd.com).

3) Leitura de CDs com problemas
Tenho um Pentium III e tinha instalado nele um leitor de CD- Rom. Comprei um gravador de CD (Hp 9300 Cdrw) e instalei-o sem problemas… Mais tarde o leitor de CD’s queimou e eu instalei um DVD-Rom. Durante certo tempo ambos funcionaram sem problemas. Porém, depois de algum tempo ambos começaram a apresentar erro de leitura de CD’s (aquela tela azul do Windows dizendo que o CD pode estar sujo ou danificado): Alguns CD’s eram lidos sem problemas, outros com dificuldades e outros nem mesmo eram lidos. Pensei que pudesse ser sujeira na leitora de ambos os dispositivos. Estava errado, efetuei a limpeza e o erro permaneceu. Comecei a ficar preocupado e comprei um novo leitor de CD, imaginando que a leitora de ambos os dispositivos estivessem se danificando. Mas minha surpresa foi ao instalar o leitor de CD e ainda assim obter o mesmo erro. Algumas pessoas me disseram que era a configuração dos meus CD’s: eu deveria colocar o gravador como primário e o leitor (ou o DVD) como secundário. Tentei isso sem resultados. Já tentei configurar de várias outras formas, e nada. Gostaria de opinião de vocês sobre o que poderia estar causando esse problemas.
Resposta:
Isto realmente não tem muita lógica. Defeitos que aparecem depois de algum tempo, ficam bons com a troca de peças e voltam a aparecer são realmente estranhos. Eu tentaria instalar os drivers do chipset, pois afinal o controle das interfaces IDE é feito por esses drivers. Mas podem realmente existir inúmeros problemas. Por exemplo, a fonte de alimentação, que envia as tensões de +5 volts e +12 volts para os drives e discos rígidos funcionarem. As placas de CPU modernas usam quase que exclusivamente a fonte de +3,3 volts. Defeitos nas linhas de +5 e +12 portanto não causariam problemas no funcionamento da maior parte dos circuitos da placa mãe, mas podem afetar o funcionamento das unidades de disco. Também é conveniente testar os drives problemáticos em outro computador. Isto serviria para comprovar se realmente estão com problemas, ou se a causa é em alguma outra parte do computador. Isso é assunto para um técnico se divertir (ou seja, quebrar a cabeça) bastante.

4)Problema de cópia de CD
Gravei um cd de backup com o easy cd creator 5 e no final deu erro neste meio tempo tive um problema com o micro e perdi todo o conteúdo do hd gostaria de saber se consigo recuperar o conteúdo quando coloco o cd no leitor ele me mostra as pastas e seu conteúdo mas quando tento abrir um documento ele me da erro existe algum programa que recupera dados de cd eu acho que o cd não finalizou por isso que eu não consigo ler os conteúdos mas ele mostra que esta gravado, muito obrigado e continuem sendo a melhor revista de informática do Brasil
Resposta:
Se ocorreu um problema durante a gravação do CD, então seus dados estão perdidos, mesmo que seus dados estejam aparentemente gravados. Isso normalmente não seria problema, bastaria repetir a gravação e usar uma das precauções para evitar novos erros, como por exemplo, reduzir a velocidade de gravação. Infelizmente você não teve tempo para fazer isso, e por uma grande falta de sorte, o disco rígido apresentou problemas também. A perda de dados pode ocorrer a qualquer momento, por falha de hardware ou contaminação por vírus. Todos os dias recebemos vários relatos de leitores sobre tais problemas. Esperamos convencer os demais leitores sobre a importância de fazer backups de dados vitais, e também de utilizar programas anti-vírus atualizados.

5) Modem silencia placa de som
Quando conecto não tem sinal de linha mas entra na internet, e quando tem sites musicais não sai som nenhum, e se estou ouvindo algum som, basta entrar na internet que o som para, até duas semanas atrás estava funcionando e foi instalado um xp.
Resposta:
O problema pode estar sendo causado por um conflito de hardware entre a placa de som e o modem. Se ambas forem placas PCI, é possível que o problema seja resolvido trocando uma das placas de slot. Os conflitos de hardware podem ser visualizados através do Gerenciador de dispositivos. No artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br, você encontrará soluções para este tipo de problema. Uma outra hipótese é que existam problemas nos drivers para Windows XP que você está utilizando. Será preciso obter os drivers mais novos, nos sites dos fabricantes das placas de som e modem. Note que existem certas placas com som e modem onboard (você não citou quais são as suas placas, portanto devo considerar esta hipótese), o modem utiliza uma seção dos circuitos de som, e os funcionamentos de ambos os circuitos estão relacionados. Por exemplo, ao desabilitarmos os circuitos de áudio, o modem também é desativado.

6) Cópia de DVD para CD
Oi, eu tenho um pentium 4 2200, placa grafica GeForce 3 Ti 500, placa de som audgy player, colunas inspire 5.1, dvd e cd-rw. Eu queria copiar dvd e vhs pra pc e de seguida pra cd-r. Quais os meios que devo usar? Se precisar de placa de video qual devo comprar ?
Resposta:
Para copiar de DVD para CD-R você precisa dos programas FlaskMPEG e DIVX. O FlaskMpeg pode ler o conteúdo de um DVD, adicionar a trilha sonora e legenda selecionada e enviar os dados para serem comprimidos pelo CODEC MPEG-4 que faz parte do DIVX. O FlaskMpeg pode ser obtido em:
http://go.to/flaskmpeg e http://www.flaskmpeg.net/
O Divx pode ser obtido em:
http://divx.ctw.cc/, http://www.divx.com/ e www.divxmovies.com
Já a cópia de fitas VHS para o formato digital (em DVD ou CD-R) requer uma placa digitalizadora de vídeo (ex: Pinnacle Studio DC10) ou um dispositivo externo de digitalização (ex: Instant DVD, encontrado em www.superkit.com.br. Note entretanto que algumas placas de vídeo mais avançadas possuem chips 3D como o Nvidia Geforce2, Geforce3 ou Geforce4, e ainda circuitos de digitalização de vídeo.

7) Sem som em CDs de áudio
Estou com um drive de CD ROM instalado que está reproduzindo som de JOGOS e os sons do WINDOWS. Entretanto os sons de CD de aúdio são reproduzidos nos had phones e não sai nas caixas de som. O que devo fazer?
Resposta:
Este é um problema muito comum em computadores que são montados às pressas. O técnico esquece de ligar o cabo de áudio que vai da saída de áudio analógico do drive de CD-ROM, até a entrada CD-IN da placa de som. A menos é claro que o cabo esteja ligado corretamente mas os sons estejam desabilitados. Para checar isso, clique no ícone do alto-falante ao lado do relógio e regule o controle de volume relativo a CD de áudio. Desmarque a opção “Sem áudio” para este som. Se este controle não aparecer, use o comando Opções / Propriedades e marque o item CD de áudio. Você poderá agora habilitar este som e regular o seu volume.

8) Gravador USB
Gostaria de adquirir um cd-r externo com entrada usb, quero entender melhor sobre entrada usb2, sub 1.1 e que tipo existe no mercado? tenho micro durom 900Mhz, posso usar gravador veloz?
Resposta:
Um gravador externo tem como principal vantagem o fato de poder ser instalado em qualquer computador, sem a necessidade de abrir o gabinete e fazer conexões internas. A vantagem do USB 2.0 em relação do USB 1.1 é a taxa de transferência de 480 Mbits/s, contra os 12 Mbits/s da versão antiga. Entretanto a maioria dos gravadores e interfaces USB existentes no mercado ainda operam na versão 1.1. Gravadores e placas USB na versão 2.0 poderão ser encontrados em www.gravador.com.br. Quanto à velocidade máxima, provavelmente você poderá gravar CDs em alta velocidade, porém a máxima velocidade segura dependerá do processador, da quantidade de memória e do desempenho do seu disco rígido. Os programas de gravação de CDs normalmente fazem testes para determinar qual é a máxima velocidade de gravação atingida. Pelo que tenho visto em vários testes, calculo que pelo menos em 8x seu sistema funcionará, o que corresponde a uma gravação em cerca de 7 minutos.

9) Memória para placa de som?
Tenho um K6II 500MHz, HD 20Gb, 128MB de RAM rodando Windows ME, placas de vídeo, som e modem on board, gostaria de saber se existe algum software capaz de alocar memória ram para a placa de som, lembro-me que antigamente, através do DOS, se podia aumentar a quantidade de memória disponível modificando o CONFIG.SYS e o AUTOEXEC.BAT, mas no Win ME, sequer existe a opção de desviar para o prompt do DOS. Existe algo que eu possa fazer ou algum programa que realize essa tarefa?
Resposta:
Não sei exatamente o que você pretende ao querer aumentar a memória da placa de som. Normalmente as placas de som não utilizam memória, sendo assim não há como alterar ou adicionar memória. É verdade que alguns modelos, como a Sound Blaster 32, AWE32 e AWE64, tinham soquetes para instalação de memórias para armazenar Sound Fonts, que são amostras de instrumentos musicais. Muitas placas modernas armazenam essas amostras na própria RAM do computador, mas o tamanho reservado nesse caso é normalmente fixo. Consulte a documentação da sua placa de som e verifique se esta memória é realmente usada, e se vem acompanhada de algum utilitário para alterar o tamanho desta memória. Como se trata de um K6-2 com som onboard, acredito que sejam circuitos de som bastante simples (HT1869, CM8330, por exemplo), e que não utilizam memória para processar seus efeitos sonoros. Já o vídeo onboard usa memória e pode ter o tamanho desta memória alterado através do CMOS Setup.

10) Compactação de áudio
Gostaria de saber como gravar o som (de voz) aliando à máxima compactação possível. Os arquivos wav são muito pesados e consomem muito espaço em disco
Resposta:
Se você usa o Windows XP ou o Windows ME, pode fazer a gravação normalmente, e ao salvar o arquivo no disco, especificar o formato MPEG Layer 3 (MP3). Se usa uma versão mais antiga do Windows, pode salvar os arquivos em formato WAV e depois convertê-los para MP3 usando um utilitário à parte, como o CDEX (encontrado em www.mp3.com). Mesmo que você faça as gravações com um esquema de compressão mais fraco (PCM, por exemplo), poderá reduzir o número de bits, usar mono ao invés de estéreo e usar uma taxa de amostragem mais baixa para obter arquivos menores. Para gravar voz, é suficiente gravar em mono, 11 kHz e com 8 bits.

11) Velocidade de gravação de CDs
Existem no mercado vários gravadores de velocidades diferentes para conexões diferentes. Porém, sempre me sugerem gravar um cd na menor velocidade possível, devido a problemas que podem ocorrer. Há grandes vantagens em comprar um gravador com alta velocidade de gravação? Meu notebook tem entrada USB 1.1, o que limita a velocidade de gravação. Tenho dúvidas para comprar um gravador externo. O que sugere?
Resposta:
A primeira restrição é o tipo de interface que pode ser usada. Em PCs desktop, a melhor opção é usar unidades IDE, devido ao baixo custo. Em notebooks não é possível instalar novos dispositivos IDE. Normalmente temos que usar as portas USB disponíveis. Sendo portas USB 1.1, a taxa de transferência máxima teórica é de 12 Mbits/s, suficientes para fazer gravações em até 8x, mas dependendo da velocidade do disco rígido e do próprio processador, esta velocidade poderá ser menor. Provavelmente você precisará se contentar com 6x ou 4x. Se não existisse esta restrição e fosse usado um modelo IDE, poderia ser usada uma velocidade de gravação elevada (existem modelos que gravam CD-R em altas velocidades, como 24x e 32x). O uso de altas velocidades requer mídias de melhor qualidade e certificadas para a velocidade desejada. As mídias de boa qualidade têm na sua embalagem, a indicação da velocidade suportada. As mídias de baixa qualidade, muitas vezes “sem nome”, não são confiáveis para altas velocidades. Recomendo que você use a maior velocidade permitida quando estiver gravando CDs para seu uso próprio, e que grave em baixa velocidade quando forem dados importantes a serem enviados para um cliente, por exemplo. Existem casos de incompatibilidades entre CD-Rs e drives de CD-ROM antigos, e a baixa velocidade de gravação reduz bastante o problema.

12) Ouvindo músicas do PC
Tenho uma dúvida, e me ajudaria muito se vocês me respondessem. como faço para ouvir no rádio as músicas que tenho no pc?
Resposta:
No rádio não dá para ouvir, mas existem outras opções de conexão. Se o “rádio” citado tem um CD Player, você pode gravar as músicas do seu computador em um CD de áudio e colocar o CD para ouvir neste aparelho de som. Outro processo que funciona é ligar a saída Line Out da placa de som na entrada Audio IN do seu aparelho de som. Muitos desses aparelhos possuem esta conexão na sua parte traseira, que serve para a ligação com outros dispositivos de som. Nesse caso o rádio estaria funcionando como um par de caixas de som amplificadas. Normalmente os aparelhos de som possuem duas entradas de áudio (canais esquerdo e direito) para esta conexão. Você precisará usar um cabo P2/RCA estéreo (o conector P2 é o usado na placa de som), encontrado com relativa facilidade nas lojas especializadas em som.

13) Instalação de gravador de CDs
Como faço para instalar o CD-R/RW pois já tentei e não consegui, como faço?
Resposta:
Para quem não tem conhecimentos básicos sobre hardware e não pretende tê-los, existem duas opções. Contratar um técnico para fazer a instalação, ou optar por um gravador externo, padrão USB ou Firewire. Os gravadores externos são entretanto mais caros. Gravadores IDE são os de menor custo, e sua instalação é simples para quem tem conhecimentos básicos sobre hardware, mas difícil e até mesmo perigosa para quem não os tem. Há alguns meses atrás um colega queimou um gravador LG e a placa de CPU, devido ao encaixe invertido do cabo de alimentação do gravador. Vou dar aqui uma explicação rápida, mas o ideal seria uma maior preparação. O gravador pode ser instalado na interface IDE secundária, configurado como Slave, enquanto o drive de CD-ROM é o Master. Deve ser ligado no cabo flat e na fonte de alimentação. Quando o Windows é iniciado, o gravador será automaticamente reconhecido para funcionar como um drive de CD-ROM comum. Para que faça gravações é preciso instalar o software de gravação de CDs que o acompanha. Para quem quer aprender a instalar e configurar hardware em geral, recomendo meu livro “Expandindo o hardware do seu PC, rápido e fácil”.

14) Velocidade do drive de CD-ROM
Tenho um CD-ROM Troni de 52X r queria saber se ele é UDMA 66 ou não existe CD-ROM UDMA 66 ?? Como eu faço pra saber? Tem algum problema se eu ligar ele junto com meu HD (que é UDMA66) e usar o CD-ROM como UDMA66 sem ele ser ?? Pode queimar ou algo assim ??
Resposta:
Sim, existem drives de CD-ROM Ultra DMA-66, mas também existem modelos Ultra DMA-33 e inferiores. Um disco de 52x tem taxa de transferência interna máxima de 7,8 MB/s. Portanto uma taxa de 33 MB/s (Ultra DMA-33) é muito boa para este tipo de transferência (a taxa externa deve ser consideravelmente maior que a interna). Lembramos que no Windows 95, 98 e no Windows ME o modo DMA não é ativado automaticamente. É preciso habilitá-lo no Gerenciador de dispositivos. Clicamos no CD-ROM, no quadro de configurações e marcamos a opção DMA. É preciso também habilitar o modo DMA no CMOS Setup, caso contrário o disco irá operar em PIO modo 4 (16,6 MB/s). O modo DMA será indicado na tela de abertura do boot (modo 4 = 66 MB/s). Não existe problema algum em deixar discos com taxas de transferência diferentes ligados na mesma interface IDE. Entretanto é recomendável, para um PC que possui apenas um disco rígido e um drive de CD-ROM, ligar o disco rígido na interface primária e o drive de CD-ROM na interface secundária. Muitos montadores de micros infelizmente ligam ambos na mesma interface e entregam o PC ao cliente sem o cabo IDE da interface secundária.

15) Drive de CD-ROM ler DVD??
Gostaria de saber se é possível transformar o seu computador em um leitor de DVD??? Por exemplo, o meu computador tem um drive de cd-rom da Creative 54 x e uma gravadora de RW 12-8-32. É possível fazer com q um desses dois aparelhos leiam DVD??? Utilizando softwares próprios como WInDVD ou DirectDVd ou se existe um software específico????? Por favor o qto antes me respondam esta dúvida, e por favor qual é o software q transforma DVD em AVI para o computador?? Seria o FlaskMPEG??
Resposta:
Não é possível fazer com que um drive de CD-ROM ou um gravador leiam DVDs. Os drives de DVD possuem um sistema ótico totalmente diferente, capazes de ler os bits dos DVDs, que ocupam áreas bem menores que a dos bits gravados em CDs. É fisicamente impossível fazer esta conversão através de software. Por outro lado, os drives de DVD já são bem baratos, chegando a custar apenas um pouco mais que os drives de CD-ROM. Uma vez que o drive de DVD esteja instalado, você poderá assistir qualquer filme em DVD. Para fazer a conversão de DVD para AVI, você deverá usar o programa FlaskMpeg e codec DIVX. Existe um artigo bem interessante sobre o uso desses programas em www.tomahardware.com. Lá existem também links para a obtenção dos softwares. O DIVX é um codec para o formato MPEG-4, com o qual é possível converter um filme em DVD com duração de duas horas para um ou mais arquivos AVI, com capacidade total de 700 MB. Esses arquivos poderão ser posteriormente visualizados em qualquer computador que seja suficientemente veloz. A compressão em MPEG-4 é muito demorada. Um processador de 1 GHz demora cerca de 8 horas para converter um filme de duas horas. Já a exibição é menos crítica, e pode ser feita em qualquer PC com drive de CD-ROM, mas preferencialmente com processador de 500 MHz ou superior.

16) Adaptando caixas de som
Tenho um pc k7 duron 750 384 memória ram placa mãe on bord. Quero colocar caixa de som no pc, posso simplesmente abrir as caixinhas padrões e emendar os fios da caixa? como faço para saber se a placa suporta minha caixa de som? Ja fiz isso com uma caixa de som sony grande..até agora tudo bem.Quero poder colocar mais uma.
Resposta:
Caixas de som grande costumam reproduzir som com boa qualidade e bom volume, mesmo quando alimentados por uma saída de potência baixa. Quando eu era garoto, ligava uma caixa de som grande em um radinho de pilhas, e para meu espanto na época, o som era fantástico, muito mais alto que o de um radinho comum, e bastante puro, com pouca distorção. Já a conexão com a placa de som só vai funcionar se for usada uma saída com amplificação. Na maioria das placas de som antigas, encontrávamos uma saída “Speaker Out”, normalmente com potência de 4 watts, como no caso das placas Sound Blaster. Esta saída pode ser ligada em alto-falantes, sem problemas, e sua impedância é de 8 ohms, compatível com a dos alto-falantes. Já a saída Line Out, mais comum nas placas de som atuais, tem baixa potência sonora e impedância alta, incompatível com a dos alto-falantes. Portanto se você ligar sua caixa de som nesta saída, terá resultados muito ruins. Como regra geral, se a saída de som da sua placa for do tipo Line Out, então você não pode ligar as caixas de som normais. É preciso usar nesse caso, caixas de som com amplificador embutido, que são próprias para placas de som.

17) Usando um gravador de CDs
Solicito uma resposta: estou comprando um aparelho de cd para gravar as coisas do computador para o cd. Sou nova no computador não sei mexer muito bem .tenho medo de errar.faz 9 meses que tenho o computador e tenho a escanner a impressora da hp queria saber como mexer no gravador de cd-rom e como gravar as coisas.estou comprando da lg queria saber a diferença da marca e do preço porque não sei se compro da lg ou da sony qual que é a melhor. Queria saber se da para gravar muita coisa no cd e qual a marca melhor do cd para gravar.queria saber como gravar mp3, jogos etc.. Posso gravar jogos e mp3 juntos? Queria um ensinamento para mexer no gravador de cd .que eu não sei de nada,estou aprendendo agora. Queria saber também como regravar no mesmo cd e desgravar o cd- rom. Obrigado
Resposta:
Tenho gravadores Sony e LG, e ambos são bons. O gravador LG é mais barato, mas sua qualidade não deixa a desejar. Compre-o em uma loja que forneça uma boa garantia, pois quando um gravador está defeituoso, dificilmente é possível consertá-lo. O gravador é acompanhado de um programa de gravação de CDs. A utilização deste programa é relativamente simples. São mostradas duas áreas de arquivos, sendo uma de origem (as unidades de disco do seu computador) e outra de destino (o CD a ser gravado). Basta arrastar e soltar os arquivos desejados, e ao terminar a escolha, usar o comando Gravar. Serão apresentadas algumas opções de gravação, como a velocidade a ser usada. Esses programas também possuem um assistente de gravação, que guia o usuário passo a passo para gravar o tipo de CD que desejar. Se você tiver um colega que já possua um gravador de CDs, poderá pedir ajuda a ele, pois os diversos programas de gravação são bastante parecidos. Sugiro ainda o meu livro “Multimídia nos PCs modernos” que aborda este assunto em detalhes.

18) Será que compro um drive de DVD?
Acabei de comprar um PC novo, uma atlhon XP com 256 ddr ram e 64mb de video…até agora estou gostando bastante do micro é bem veloz, e estou usando o windows XP, o althon é um bom processador?? e tambem estou para adquirir um drive de dvd da LG, eu andei lendo que a uma perca na qualidade do filme, vendo dvd no PC, gostaria de saber se é mesmo verdade, se vale a pena comprar um drive de dvd para o pc.
Resposta:
Sim, o Athlon XP é um bom processador, assim como também é o Pentium 4. Vale a pena comprar um drive de DVD, seu preço já é bastante accessível. Dentro de pouco tempo os drives de DVD serão tão baratos quanto os drives de CD-ROM. A partir daí os drives de CD-ROM deixarão de ser fabricados, e serão definitivamente substituídos pelos drives de DVD. Logo veremos então os fabricantes de software distribuindo seus programas em DVD, e não mais em CDs. A qualidade do filme exibido na tela do computador é muito boa, melhor que a de uma TV, desde que o computador seja bem veloz e tenha uma boa placa de vídeo. Seu computador certamente dará conta do recado. Pode comprar o drive de DVD, garanto que você vai gostar da qualidade dos filmes.

19)MPEG Layer 1
Baixei algumas músicas pela internet em formato MPEG 1, Layer 1, que não consigo tocar. Tentei buscar solução pela internet e não consegui um soft ou qualquer dispositivo de atualização para o Winamp, e outros programas que tenho para tocar músicas. Pode me fornecer alguma saída? Abraços e muito obrigado.
Resposta:
O padrão “MPEG-3”, cujo nome correto é o que você usou, “MPEG-1 Layer 3”, utiliza codificação de áudio de arquivos de vídeo MPEG para arquivos de som. Os “layers” existentes são 1, 2 e 3, sendo que o layer 3 é compatível com os layers 1 e 2. O WinAMP deveria tocar todos os três tipos de arquivos, apesar de não fazer referência específica a cada um deles. Minha sugestão é que você experimente outros players, como o próprio Media Player que vem com o Windows ME e com o Windows XP. Se a sua versão do Windows for anterior, você pode fazer o download e instalar o Media Player no seu computador. O software está disponível em www.microsoft.com ou pode ser obtido pelo comando Windows Update. Você pode ainda experimentar outros players, vários deles disponíveis em www.mp3.com, www.software.com e www.download.com.

20) Gravador de CDs problemático
Instalei em meu PC (Placa mãe K7S5A, Processador Duron de 950 Mhz) o Windows XP. Tenho problemas com a minha Gravadora da BTC BCE 2410IM. Ela deixa de responder freqüentemente isso quando não desaparece da lista de drivers por conta própria. Quando ligo o PC e insiro um cd tudo abre normalmente, mas quando deixo de usar a leitura do cd por muito tempo e tento acessar novamente ele trava, passa mais ou menos um minuto ele destrava sozinho, mas quando você procura o drive de cd adivinhe! Ele não está lá, so volta quando reinicio o computador. Também instalei o XP para outras pessoas e uma amiga minha que tem um drive genérico de cd-rom de 52X ficou com o cd inutilizado simplesmente o cd-rom dela não lê nada que coloca no drive, mas detalhe, quando acesso o cd rom pelo prompt ele lê tudinho que esta na leitora. Já tentei de tudo no meu e no dela, ate já atualizei o XP e busquei informações no site da Microsoft e não encontrei nada a respeito. Já nos outros 5 cpus que instalei o XP e que a cpu tinham drive de cd da LG ou da CREATIVE não apresentaram este erro, inclusive coloquei no cpu da minha amiga um cd-rom CREATIVE e funcionou perfeitamente. Gostaria de saber também por que um computador TX-PRO Pentium não reconhece uma memória de 128MB SDRAM pc 133! Ele aceitaria uma de 128 pc100? Isso aconteceu comigo e não soube resolver o que tenho que fazer atualizar a BIOS? No manual do fabricante diz que ele aceita memória de 128 MB e que chega ate 256MB , só não fala de que tipo.
Resposta:
Primeiro vamos ao problema mais simples, o das memórias. No tempo em que foi criada a placa TXPRO, não existiam os padrões PC66, PC100 e PC133, mas somente memórias SDRAM de 66 MHz “não padronizadas”. Este chipset não pode operar com memórias PC100 e PC133 atuais, somente com memórias PC66. Você precisará portanto comprar módulos PC66. São raros no mercado brasileiro – observe que as lojas dão preferência a vender os equipamentos mais novos, deixando na mão aqueles que querem fazer upgrades em equipamentos mais antigos – mas você poderá encontrá-los nos revendedores da Itautec e da Kingston.
Existem diferenças no funcionamento de drives de CD-ROM e gravadores quando estão no Windows e quando estão no DOS. Uma diferença fica por conta dos drivers utilizados. No DOS, é usado o OAKCDROM.SYS (ou similar). No Windows são usados drivers nativos de 32 bits. Até o Windows 98 era possível usar o OAKCDROM.SYS declarado no CONFIG.SYS, fazendo o drive de CD-ROM ou gravador operar no “modo de compatibilidade”. No Windows ME e no Windows XP não temos este recurso. Existe entretanto uma outra diferença, que é o modo de transferência de dados. No DOS é usado o PIO Modo 4, enquanto no Windows é usado um dos modos Ultra DMA suportados. O Windows XP ativa automaticamente o Ultra DMA para todas as unidades de disco que o suportam – coisa que o Windows ME e anteriores não faziam. É possível que esses gravadores não funcionem corretamente com Ultra DMA. Para voltar ao PIO Modo 4, entre no Gerenciador de dispositivos, clique nas interfaces IDE e marque a opção “Somente PIO” para o gravador de CDs (é preciso antes identificar se é Master ou Slave, na interface IDE primária ou secundária). O gravador estaria assim com uma transferência idêntica à usada no DOS. É preciso reinicializar o computador para as mudanças terem efeito. Observe que o problema não está no Windows, mas relacionado com o próprio gravador, já que um modelo diferente funciona perfeitamente.

21) PC e Webcam
Oi, Laércio Vasconcelos, sou leitora do jornal O popular, bem como, do caderno Informática & Telecomunicações – Micro soluções, e percebo que a minha questão é tão primária, digo, em relação às orientações solicitadas, porém não detenho informações nem conhecimentos necessários para aquisição de um micro de qualidade e que atenda aos meus anseios. Resolvi recorrer a profissionais capacitados. Sua utilidade principal é interagir a comunicação entre eu e outra pessoa que se encontra no Japão, além do uso doméstico. E que este possibilite de maneira ágil e eficaz a nosso fala, bem como, a transmissão instantânea da imagem. Gostaria de saber qual a melhor configuração ou performance, o que é adsl e se compensa usa-lo, indica algumas lojas?
Resposta:
A boa notícia é que todos os PCs à venda, mesmo os mais simples, têm performance suficiente para este tipo de aplicação. A má notícia é que os PCs mais baratos são normalmente de péssima qualidade. Não conheço lojas em Goiânia, mas posso indicar a www.cdr.com.br, onde tenho comprado os equipamentos que utilizo nos últimos anos. PCs simples, equipados com processadores Celeron e Duron, na faixa de 1 GHz, atendem bem a todas as aplicações de escritório e acesso à Internet. O problema é que dentro de dois anos, este PC estará muito defasado – a menos que você não pretenda instalar softwares novos, pois os programas ficam cada vez mais exigentes em termos de processador, memória e recursos de hardware. Se quiser que seu PC tenha fôlego suficiente para funcionar bem com programas novos durante 3 anos, é preciso comprar um modelo mais avançado, com processadores Athlon XP entre 1500+ e 2000+, ou Pentium 4, de 1,5 a 2 GHz. Existem modelos com esses processadores, na faixa de 2000 a 2500 reais. Note ainda que se você pretender utilizar jogos 3D, será preciso que o PC tenha uma placa 3D (não serve usar o vídeo onboard, também chamado de “vídeo AGP 3D integrado”). Para transmissão instantânea de imagem você precisará de uma WebCam (a da Creative Labs, por exemplo) e uma conexão de banda larga, via cabo ou ADSL. É preciso consultar os provedores de acesso da sua cidade para conhecer as opções de banda larga disponíveis.

22) CD quebrou no drive
Eu me chamo Marciel, gostaria de saber o que causou a quebra de 1 cd dentro do meu drive de cd rom, foi quando eu coloquei o cd, começou a ler, quando do nada deu um estalo enorme, pensei que o cd so tivesse trincado ou apenas quebrado ao meio, so q ele ficou em pedaços, encabulado com o fato, eu então tirei umas fotos, e estou aki mandando elas para que você possa velas, e me ajudar, isso pode ser defeito do drive? se puder me ajudar ficarei muito grato, obrigado.
Resposta:
Já recebi inúmeros relatórios sobre quebra de CDs. Em todos eles o drive era o Creative 52x. Pode ser um defeito de fabricação, ou caso de falsificação. Os vendedores afirmam que existem drives Creative falsificados, mas isto não é confirmado pelas importadoras e distribuidoras da Creative Labs no Brasil (dizem também que existem gravadores LG falsificados). O problema está baseado no desalinhamento entre o centro geométrico do CD e o centro de rotação. Quando esses centros não estão no mesmo ponto, o CD vibra, e com a alta rotação e moderada temperatura, acaba se partindo em centenas de pedacinhos. Existem casos relatados de fragmentos de CDs sendo ejetados pela parte frontal do drive. Podem até mesmo ferir os olhos do usuário, o que é um grande perigo. Já foi discutido que o problema é mais comum em CD-Rs, mas não é verdade. Muitos CD-ROMs industriais, como parece ser o seu caso, também são danificados. Em tenho 5 drives Creative 52x que não apresentaram este problema, porém é verdade que foram comprados em fornecedor de minha confiança. Infelizmente existe muito material ruim à venda na rede de varejo de informática.
2003_01

23) Outro gravador de CDs com problemas
Socorroooo Sr. Laércio!!!! deixa eu contar… faz uma pá de tempo q tou tentando arrumar meu problema.. peskisando e tal… tenho um gravador de cd LG CD-RW CED 8080B Axo q usa um tal cabo SCSI… mas qdo eu instalo o software.. ele parece nao reconhecer o drive.. se é q é isso mesmo.. qdo vou abrir o programa.. ele nao abre.. aí eu fui no painel de controle/ sistema/ dispositivos … e vi q tem uma exclamaçao no ícone do controlador scsi…. fiz uma peskisa na net.. e me informei q isso é um conflito de hardware…. eu sou toltamente leigo no assunto. e nao tou keru procurar um técnico.. nunca!! vc deve saber como resolver esse probleminha assim ó… nuns clikes só.. nao é? ahh e ja tentei atualizar.. e tal. como diz la.. mas nao deu em nada…!!! diz aí os procedimentos passo a passo pra mim…. por favor… te imploro cara….!!! tou nessa faz muuuuuito tempo… valeu a atençao!… abraço.. ps.: se isso ajudar… eu sou assinante de O Popular..hehe.. se bem q nao ajuda mesmo neh…sei la.. mas tudo bem… de kualker forma espero ansiosamente.. abraço.!!!
Resposta:
Pelo que pude conferir no site da LG, o gravador CED 8080B não é SCSI, e sim, IDE, assim como ocorre com a esmagadora maioria dos gravadores modernos. O cabo utilizado é do tipo IDE de 40 vias. Talvez seu computador tenha um outro dispositivo SCSI instalado, e não tem relação alguma com o gravador. Estando conectado corretamente. Veja como estão os jumpers Master/Slave do disco, na sua parte traseira; se já existe um drive de CD-ROM instalado como Master no mesmo cabo onde está o gravador, configure o gravador como Slave. No Gerenciador de dispositivos devem constar juntos o drive de CD-ROM e o gravador. O gravador deverá estar funcionando normalmente para operações de leitura. A gravação só estará disponível depois que for instalado o software de gravação. É possível que o seu software seja antigo e esteja apresentando incompatibilidades com seu gravador e/ou com o Windows. Procure uma versão mais nova do software de gravação, ou copie de algum colega que tenha comprado um gravador mais recentemente.

24) Gravador de CDs e gravador de DVDs
Por que os gravadores de CD-R/RW não podem gravar DVD-R/RW? Seria possível uma adaptação? E os preços são altos de propósito? Sem mais, agradeço a atenção.
Resposta:
Os drives de CD-ROM e os gravadores de CD-R e CD-RW usam uma tecnologia mais simples que a dos drives de DVD e gravadores de DVDs. Os minúsculos pontos na superfície do disco que armazenam os bits são muito menores nos DVDs que nos CDs. Por isso esta tecnologia é mais cara. Não é possível fazer adaptações ou conversões similares. Os preços altos ainda vão baixar bastante. Basta lembrar que em 1995 um gravador de CDs com velocidade 2x custava cerca de 2000 dólares.

25) Gravação de CDs de áudio
Não tenho prática com reprodução de mídia! Adquiri recentemente um gravador cd-rw da buslink! Ele vem com o programa nero! Foi instalado em casa junto ao meu note book itautec! No escritorio eu possuo o programa realtec easy cd creator, com uma gravadora cdrw philips serie 800. Ao tentar duplicar (copiar) um cd de música (original), acontecem vários erros fazendo com que eu perca o cd, que não pode ser re-writeble para poder tocar no cd player do carro! Qual seria a maneira mais fácil de copiar um cd, qual o programa mais fácil de usar, e ainda, transformar mp3 em wave para gravar um cd e tocar no carro ou em casa!
Resposta:
Todos os programas para gravação de CDs podem gerar CDs de áudio. Inicialmente é feita a extração das faixas de áudio, na forma de arquivos WAV, para um diretório do disco rígido. Esta extração pode ser feita pelo próprio programa, ou então por “rippers”, como o WINDAC e vários outros encontrados em www.mp3.com. Ao ser feita a gravação, use a menor velocidade possível e desative a opção “on the fly”. Desta forma será gerado um arquivo de imagem no disco rígido, para ser então transferido para o CD-R. Para evitar que sejam perdidas mídias durante as tentativas de resolução do problema, use a opção “Simulate only” no seu programa de gravação. Finalmente, use mídias de boa qualidade, pois muitas delas podem ser realmente problemáticas.

26) Problemas nas imagens de DVD
Tenho um pc com Win XP com 320Mb de Ram, Drive de DVD Pioneer 16x, Gravadora PHILIPS, Placa de vídeo ATI RAGE 128 PRO de 32Mb, Placa mãe SOYO SY-K7VTA-B, BIOS atualizada e com um processador ATHLON 900 MHZ. O problema é que ultimamente quando vou assistir a um DVD o filme fica tremendo, acontece uns “congelamentos” da imagem o que pode ser? Tenho feito uns testes e vejo que o DMA do dvd não esta ativado, será que pode ser isto? E se for, como ativalo? Muito obrigado.
Resposta:
É absolutamente necessário que o drive de DVD opere com DMA. Sem esta opção ativada, o processador fica mais de 90% do tempo ocupado com as operações de leitura, sobrando pouco tempo para as operações de descompressão de imagem e a sua apresentação na tela. A ativação das transferências por DMA faz com que o processador fique menos de 10% do tempo ocupado com as operações de leitura, sobrando mais de 90% do tempo para as operações de descompressão e exibição. Para ativar as transferências por DMA, devemos ir ao Gerenciador de dispositivos (Painel de controle/Sistema/Gerenciador de dispositivos, ou Painel de controle / Sistema / Hardware / Gerenciador de dispositivos). No Windows ME, clique no disco (CD-ROM ou DVD) e abra seu quadro de propriedades. Selecione a guia Avançado e marque a opção DMA. No Windows XP, clique em Controladores IDE, depois em Cana IDE primário (ou secundário, dependendo de onde estiver conectado o drive). Marque a opção “DMA se disponível”. Em ambos os casos, reinicie o computador para que as mudanças tenham efeito.

27) Ouvindo CDs de áudio com a Sound Blaster AWE64
Tenho uma placa de som Sound Blaster AWE64 CREATIVE INFRA2400, onde tenho um drive de CD Creative instalado. Agora comprei um Combo Drive da LG e não estou conseguindo fazer com que as dois drivers funcionam na placa de som para tocar músicas. Na placa existem dois soquetes para conexão (um barnco e outro preto) então conecto os dois neles. O que acontece: O Combo funciona normal (som) e o Creative não (som), porém quando tiro o cabo do combo o Creative funciona (sai o som normal), Gostaria que me ajudasse para que os dois funcionasssem. Tem jeito? Nota: O Antigo tá configurado como Master e o Combo como Slave. Depois descobri que na verdade sai um som bem baixinho (embora com o volume no máximo) quando estou usando o Creative. Porém quando toco CD pelo Combo LG dá tudo OK o som sai normal. Em suma: Com dois drivers ligados na placa um funciona perfeito (LG) e o outro com o som bem baixinho isso no volume máximo, mas quando tira o cabo do outro (LG) o som sai normal. Também já troquei os cabos de lugar etc…
Resposta:
Realmente a Sound Blaster AWE64 possui duas entradas para áudio de CDs, entretanto não me consta que se tratem de entradas independentes, como ocorre com as placas de som atuais. Nas mais recentes encontramos até 3 entradas: CD-IN, AUX (analógicas) e CD-SPDIF (digital). No caso da AWE64 as duas entradas existem apenas para permitir o uso de conectores com formatos diferentes, mas ambas estão em paralelo. Não são entradas independentes, e por isso a conexão de um drive afeta o nível de sinal do outro. As impedâncias de saída dos seus dois drives podem ser diferentes, resultando no carregamento excessivo de um dos canais. Recomendo que você escolha apenas um drive para ouvir as músicas. O ideal é usar para esta função, o drive de CD-ROM, pois desta forma você pouparia o drive Combo, que é muito mais caro.

28) DVD no K6-2
Possuo um K6-2 500 MHz, com 128 MB de RAM, 2 HD´s (15MB e 6,4MB), placa-mãe Soyo modelo SY-5EHM V1.0, com 1 slot AGP e 3 ou 4 PCI, Placa de Vídeo SIS 6236 de 8MB, placa de som (não lembro a marca, mas tem boa qualidade de som). Gostaria de saber se este micro suporta a instalação de um DVD-ROM é uma placa de vídeo com saída para TV. Acho esta uma solução mais econômica que comprar um aparelho de DVD. Se for possível, quais os modelos de placa de vídeo e DVD eu preciso instalar para obter uma boa performance sem um custo exorbitante? Desde já agradeço.
Resposta:
O K6-2/500 não é suficientemente veloz para fazer a descompressão MPEG-2, usada pelos arquivos armazenados em DVD. Você terá pausas incômodas no som e na imagem. Além disso, o chip gráfico SiS 6326 é de baixo desempenho, o que prejudica a exibição de vídeos. Para assistir DVDs no seu PC seria preciso usar uma placa decodificadora MPEG-2 por hardware, própria para DVDs, como a Creative DXR3. Esta placa caiu em desuso porque os PCs modernos são bem rápidos e podem fazer a decodificação por software. Ainda encontramos com certa dificuldade a placa DXR3, mas seu custo é muito elevado. Acabará saindo mais caro que comprar um DVD player normal.

29) Placa Sound Blaster Live em modo DOS
Substitui minha placa de som Sound Blaster 16 mb antiga por uma Sound Blaster Live 5.1. Nem preciso falar no quanto melhorou a qualidade de recursos. Fui instalar uns jogos bem antigos (Full Throttle e The need for Speed 1) e a placa não foi detectada corretamente. Gostaria de acrescentar que instalei sobre Windows 98. Existe alguma configuração que faça funcionar o som nestes jogos? E quanto ao nível de som? É preciso amplificar as caixas para a nova placa? Existe alguma forma de aumentar a saída geral?
Resposta:
É preciso configurar a placa para que opere com programas de MS-DOS. Esta placa possui este recurso, que aparece no Gerenciador de dispositivos com o nome SB16 Emulation, em controladores de som, vídeo e jogo. Antes de mais nada use no Gerenciador de dispositivos, propriedades do computador e finalmente clique em Reservar recursos. Reserve a IRQ5 para que fique disponível para a placa de som. Reinicie o computador. Voltando ao Gerenciador de dispositivos, clique em SB16 Emulation e na guia Settings (configurações) marque as opções: SB port = 220; MPU 401 Port = 330l; Adlib port = 388; IRQ=5; 8 bit DMA =1; 16 bit DMA = 5. Reinicie o computador e faça testes com seus programas para MS-DOS. Pode ser preciso configurar cada jogo manualmente para reconhecer esses parâmetros de hardware. Muitos jogos para MS-DOS obtinham esses parâmetros através da variável BLASTER. Outros jogos precisavam de programação manual. Realmente era muito chato configurar sons em jogos MS-DOS. Quanto ao nível de som, a SB16 tinha amplificadores integrados de 4 watts, mas a Sound Blaster Live e a maioria das placas modernas não têm. É preciso utilizar caixas de som com amplificador próprio, e não as caixas de som passivas que acompanhavam os kits multimídia da época da SB16.

30) CDs protegidos contra cópias
Tenho um Pentium 4 de 1.5 ghz, HD de 40 gb (particionado em dois de 20 gb cada: um com Windows 98 e outro com XP), drive de CD-Rom e de CD-RW. Tenho uma dúvida: tenho um programa instalado no Easy Creator 5.0. Gravei um jogo de um CD para outro e não aconteceu um erro sequer. Para testar, instalei o mesmo jogo no computador, através do CD que gravei. A instalação aconteceu perfeitamente, mas na hora de iniciar o jogo aparece a mensagem:”Please, insert the correct CD”. Tirei o CD copiado e coloquei o CD original no drive do CD-Rom e não entrou. O CD está com proteção anti-cópia? Se está, existe alguma maneira de fazer a gravação do CD mesmo com essa proteção para eu utilizar o CD para jogar? Um amigo me disse, que basta criar uma imagem do CD no HD e deste para o CD-R? É verdade?
Resposta:
Sempre que recebo uma pergunta como esta, fico encurralado na velha questão polêmica sobre pirataria de software. Os justos pagam pelos pecadores (pronto, já começou a polêmica – é pecado copiar softwares?). Você quer apenas copiar o CD para não precisar usá-lo na hora de jogar. Assim o CD irá durar mais tempo, pois não será arranhado. A esmagadora maioria dos CDs com jogos possuem algum mecanismo de proteção contra cópias. Os programas que acompanham os gravadores de CDs permitem copiar apenas aqueles que não possuem proteção. Existem programas que copiam CDs protegidos, como o CloneCD e vários outros. Você poderá comprar pela Internet um software para duplicação de CDs que consegue burlar os mecanismos de proteção da maioria dos jogos, e isso resolverá o seu problema.

31) Sintonizando rádio no PC
Tenho um computador Athlon 1.3ghz, de 256 memoria ram, gostaria de saber se existe alguma placa para tocar emissoras de radio no meu Pc, e se existir quais são as melhores marcas e quais têm de maior qualidade.
Resposta:
Existem algumas placas que sintonizam rádio, custam normalmente entre 50 e 100 dólares, mas é muito difícil encontrá-las no Brasil. Infelizmente nosso mercado de informática é instável. Existem importadores e distribuidores que oferecem constantemente um grupo básico de produtos (principais discos rígidos, placas de CPU, etc.), mas para os produtos menos comuns, a importação é feita de forma esporádica por uma lojinha aqui e ali. É comum ver em algumas dessas lojinhas, um sujeito chegando com uma bolsa cheia de placas embrulhadas em plástico de bolhas e fazendo a sua “entrega” de mercadorias. Posso indicar uma placa que custa na faixa de preço que citei, porém sintoniza TV, rádio AM e FM. É a Pinnacle PCTV Pro (cuidado, o modelo não “Pro” só tem TV, e não rádio). É relativamente fácil encontrar os produtos Pinnacle no Brasil, pois existem importadores e distribuidores oficiais.

32) PC mudo
Não consigo mais reproduzir arquivos de audio e video no meu PC. Tenho em casa um micro Pentium 200 mhz, Win98-SE(era originalmente um win95), da plataforma Packard Bell, 24mb EDO RAM (ouvi dizer ser uma das piores atualmente), modem 33.600 bps, com dois HD’s instalados – sendo um de 1.18GB e outro de 1.96GB (o original era um 3.2GB particionado em 02). Tive q trocar o HD origi pois teve um sério problema na trilha zero e nao foi possível recuperá-lo (ao menos foi o que me disse o técnico o qual havia deixado o PC sob custódia). Após instalar os HD’s novos, nao consigo reproduzir nenhum arquivo de audio ou video (mp3, wma, mid, mpeg e demais outros). Agora só reproduz CD. E ainda: ficou mais lento do que já era, apesar de quase nao ter quase nada ocupando espaço nos HD’s. Pra ligar ou reiniciar é um custo! Pensei ser algum problema com driver/codec e assim tentei instalar algum driver de audio (da internet chamado PCI Audio Aplications) para ver se, no pacote, vinha o que estava faltando. Foi em vão! Não funcionou! O que pode haver com esses novos HD’s?? O q eu poderia fazer p/ solucionar meu problema??? Gostaria q vc pudesse me dar um help, pois meu PC vai ter q durar muito tempo ainda!!!
Resposta:
O problema de som não é de difícil solução pela maioria dos técnicos. É preciso identificar corretamente o chip de som ou placa de som utilizada e obter os drivers corretos. Se não souber qual é o chip de som, pode descobrir esta informação com o programa HWINFO, encontrado em www.hwinfo.com. Acredito que o técnico tenha feito a troca do disco rígido com reinstalação do Windows, mas não instalou os drivers de som. A maioria dos drivers para Windows 95 funcionam também no Windows 98/98SE, portanto é muito provável que você consiga obter os drivers no CD-ROM que acompanha o seu computador, caso o encontre. Se não encontrar, procure em www.drivershq.com, partindo da marca e do modelo da sua placa de som. Também poderá encontrar drivers em www.packardbell.com, mas será preciso indicar o modelo do seu computador. A lentidão do sistema pode ser devido ao fato do novo disco rígido, com pouco mais de 1 GB, ser mais lento que o original, de 3,2 GB. Aliás, “novo” é força de expressão. No tempo em que os discos de 3,2 GB eram comuns, os modelos de 1 e 2 GB já haviam caído em desuso, portanto é muito provável que sejam modelos de segunda mão. Para melhorar o desempenho do disco, peça ao técnico para ativar o modo Ultra DMA, através do Gerenciador de dispostivos / Unidades de disco / Configurações, e marcando a opção DMA. Isso poderá melhorar um pouco o problema da lentidão.

33) MP3 e mouse
1) – Gostaria de saber como converter programas MP3 capturados na Rede, grava-los e executa-los no som de casa e do carro? Uso no computador o Nero, mas, tenho outros tambem como Real One, Media Player e Winamp.
2) – Gostaria de saber como configurar o XP para dar somente um clic de mouse e nao dois como esta configurado??
Resposta:
Existe um método fácil mas que requer a compra de um programa que custa 30 dólares, o MusicMatch Jukebox, cuja versão DEMO está em www.mp3.com. Uma das poucas restrições da versão DEMO é que ela não grava CDs. Existem outros programas encontrados neste site, como o WINDAC, que converte músicas MP3 para WAV (e é gratuito). Use o formato de 44 kHz, 16 bits e estéreo. Armazene os arquivos WAV resultantes em um diretório. Feito isso você poderá usar qualquer programa de gravação de CDs para gerar um CD de áudio com as faixas que correspondem a esses arquivos WAV. Quanto ao ajuste relativo ao mouse, use em qualquer janela, o comando Ferramentas / Opções de pasta e selecione a guia Geral. No campo “Clicar nos itens da seguinte maneira” você poderá escolher se usar o clique duplo ou o clique simples.

34) Pausas no som e imagem
Caro Laércio, estou com um problema, tenho uma gravadora combo LG com drive de dvd quando vou assistir a filmes, o filme da pausas na imagem o filme inteiro e o som não sai mesmo o cabo de audio estando conctado na placa de video. O que posso fazer? Meu computador é um Athlon 700m, placa mãe asus K7M offboard, placa de video diamond 32m stealth lll/a200, placa de som yamaha opl3-sax reserved e HD 20GB. Desde ja agradeço sua ajuda.
Resposta:
Tipicamente essas pausas acontecem quando o acesso a disco por DMA não está habilitado. O Windows 95 e 95a não têm DMA para acesso a disco. O Windows 98b (OSR2), o Windows 98 e o Windows ME têm, mas precisa ser habilitado manualmente. O Windows XP habilita automaticamente o DMA durante a sua instalação. Para habilitar o acesso a disco por DMA, use Painel de controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos. Clique em Unidades de disco, depois em “Generic IDE Disk”. Ao ser aberto o quadro de propriedades, selecione a guia Configurações. Marque a opção DMA. Depois que o computador for reiniciado, a transferência por DMA estará ativada. Faça a mesma coisa para o drive de CD-ROM, gravadores e drives de DVD. Isto significa que a maior parte do trabalho de transferência de dados será feita pelas interfaces IDE, e não pelo processador. Isto deixará o processador livre para fazer o trabalho de descompressão e exibição de imagem e som, enquanto as interfaces IDE fazem o trabalho de leitura dos dados.

35) Problemas com som em placa Crystal Sound Fusion
Recentemente fiz a instalação do Windows XP em um micro e tive problemas na configuração da placa de som. O micro possui as seguintes configurações: Athlon 900Mhz, HD 40Gb, 128RAM, Placa de Som Crystal sound Fusion ™ cs 4281 wdm Audio. Após a instalação do windows todos os drivers foram automaticamente instalados, porém a placa de som apresentou a seguinte mensagem “este dispositivo não pode ser iniciado”. Fiz todas as atualizações do Windows update, baixei um driver para windows XP e reconfigurei-o, mesmo assim voltou a aparecer a mensagem de erro. Gostaria de saber qual a solução para este problema sendo que no sistema operacional antigo (Win98) a mesma placa de som funcionava corretamente.
Resposta:
É sempre bom informar nas perguntas, a marca e o modelo da placa mãe, para que eu possa ajudar de forma mais eficiente. Não entendi se você tem realmente uma placa de som ou se utiliza som onboard. Seja qual for o caso, é preciso obter os drivers diretamente do fabricante da placa, seja da placa de som ou da placa mãe, no caso de som onboard. Os drivers nativos (que acompanham o Windows) nem sempre atendem. Muitos modelos de placas não têm drivers nativos, e o Windows Update também não oferece todos os drivers disponíveis. É preciso também instalar os drivers do chipset da placa mãe, pois uma das suas funções é o gerenciamento dos recursos Plug and Play. Verifique também se todos os dispositivos de som estão habilitados no CMOS Setup (no caso de som onboard).

36) Computador para trabalhar com som
Trabalho com edição de áudio. Já uso uma “Audigi Platinum EX”, da Creative e software “SONAR” . Preciso montar um computador de alta velocidade para edição/mixagem em tempo real usando os plugins Dx. Penso numa placa mãe Asus, com 1 Gb de memória DDR e processador AMD Atlon XP 2000. As placas “Live!” (Creative) tem recurso de baixa latência somente para as respostas do sinal MIDI para reproduzir os “sound fonts”, e áudio interno, mas não processam diretamente os DX via software. É o processador quem cuida disso. Por outro lado, preciso de que o tempo de resposta e processamento seja reduzido a uma latência de se possível menos de um milisegundo. Ex: usando um microfone ou linha de áudio, preciso que o sinal passe pelos pluguins de efeito do software (gate, compressor, reverb, etc) e retorne pela saída de linha de áudio já processado, “simultaneamente”, ao vivo, ou seja com baixíssima latência. Me disseram que somente as memórias DDR (mais um processador veloz) tem menor tempo de resposta para esses e outros comandos. Qual modelo de placa mãe devo adquirir? E quanto às memórias, quais as velocidades compatíveis? E para maior velocidade de carregamento de grandes arquivos do HD para memória preciso de um HD SCSI? Qual a diferença? Onde consigo adquiri-los? Desde já agradeço pela atenção. Se possível, retorne-me a resposta também por e-mail, visto as dificuldades que tenho para acessar sua coluna. Deixo aberto a algum leitor que tenha experiências com studio que me ajude com e-mails. Obrigado, valeu!
Resposta:
Não tenho experiência com processamento profissional de som para fazer uma boa indicação de uma placa de som que atenda seus requisitos, nem para confirmar se realmente o uso de um processador veloz e memórias velozes são a chave da solução. Ainda assim posso fazer a indicação para que você tenha um processamento bem veloz. Os PCs mais velozes realmente utilizam memórias DDR, de 266, 333 e 400 MHz. Se você vai operar com o Athlon XP, sua placa mãe tem que ter um FSB e memórias de 333 MHz, velocidade necessária às versões mais novas do Athlon XP. Sugiro as placas K7T333, da MSI, pelo alto desempenho e qualidade, na minha opinião superiores às placas Asus. Existem boas placas de outros fabricantes, como Soyo e a própria Asus. Você deverá usar também memórias DDR333. Na mesma loja você poderá comprar a placa e as memórias. Quanto ao disco rígido, não necessariamente o uso de um modelo SCSI resultará no maior desempenho. Você poderá instalar um modelo ATA-133 de 80 ou 120 GB, sua taxa de transferência global será maior que a de um modelo SCSI de capacidade menor (40 GB, por exemplo). Um disco SCSI com esta capacidade custará duas, e até 3 vezes mais que um modelo IDE.

37) Problemas com DVD
Tenho o Windows XP, comprei uma gravadora LG 32x10x40x com DVD 16x – o software nao veio com o hardware!, (Me falaram que é COMBO), baixei o WMPlayer 9.0 freeware, para rodar o DVD, mas com menos de 5 minutos a imagem pára em seguida fica mudo. Já testei com 2 DVDs e é a mesma coisa. Tem uma opção de licença em Ferramentas/Gerenciamento de licenças… Mas não consegui nada…. Só Vc pode me ajudar! O que devo fazer???
Resposta:
Os chamados informalmente de “drives combo” (Gravador+DVD) necessitam de um software para fazer gravação (Nero, B’Clip, CD Creator, etc.) e um software para assistir filmes (WinDVD, PowerDVD, etc.). Quando esses aparelhos são comprados na versão “Box”, vêm acompanhados de todos os softwares necessários. Ao serem vendidos na versão OEM, muitas vezes não são acompanhados desses softwares. Não são para venda ao usuário final, e sim para o uso em PCs prontos. Cabe ao produtos do PC fornecer os softwares necessários. As lojas compram caixas desses aparelhos na versão OEM e vendem os drives no varejo, sendo assim o usuário não recebe os softwares. Uma solução simples para o problema é voltar à loja e pedir os softwares que acompanham o aparelho na versão box. Você também pode tentar comprar separadamente esses programas, ou pedir emprestados ao um colega e instalar no seu computador. Os programas mais populares atualmente são o Nero para gravação de CDs e o PowerDVD para exibição de filmes em DVD.

38) Desativando o som onboard
Tenho uma placa de som sound blaster audio pci 128 bits e on board a placa PCI Multimida auto device que já vem na placa mãe, noto através de um programa de gravação que eu tenho que as duas podem estar em conflito, já tentei desinstalar a on board e quando inicio o pc ela sempre pede pra instalar o driver, como eu posso resolver este problema?
Resposta:
Não é uma placa de 128 bits, e sim de “128 canais polifônicos”. Normalmente uma placa de som avulsa pode funcionar no mesmo sistema em que existe o som onboard, entretanto podem ocorrer incompatibilidades e conflitos, ou mesmo que não seja o caso, o usuário pode ficar confuso. Recomendo que seja desativado o som onboard, o que é feito, não pelo Gerenciador de dispositivos do Windows, e sim pelo CMOS Setup, na seção Peripheral Configuration. Desative itens como “Onboard audio chip”, AC97 Audio, Onboard MIDI Port e Onboard Game Port. Salve o Setup, e depois disso o Windows não irá mais detectar o som onboard.

39) Velocidade do drive de CD-ROM
Gostaria de saber qual é a diferença de um cd rom de 60 x e um outro de 48 x.
Resposta:
Um drive de CD-ROM de 60x tem taxa de transferência externa de 9000 kB/s, e um de 48x tem taxa de 7200 kB/s. A diferença não é muito significativa. Entre 1992 e 2000, fabricantes de drives de CD-ROM correram para lançar modelos cada vez mais velozes. Na faixa de 48x, a velocidade de rotação já é altíssima, o que resulta em vibração e muito barulho no acesso aos CDs. Por isso foram lançados apenas mais alguns modelos, como 52x, 56x e 60x. Depois disso pararam de lançar modelos mais velozes. Desde esta época (2000-2001) não lançam modelos mais velozes. Note entretanto que este aumento de velocidade de rotação não se traduz em ganho geral de desempenho. Na instalação de programas, por exemplo, o que conta mais é o tempo de acesso, e não a velocidade de rotação. Como o tempo de acesso dos drives de CD-ROM é relativamente longo, o acesso a múltiplos arquivos pequenos tende a ser tão demorado em drives de alta como em drives de média velocidade. Por isso quase não notamos na prática, diferença entre os desempenhos de discos 32x e 52x, por exemplo.

40) Região do drive de DVD
Comprei recentemente uma gravador de cd, e dvd rom, (lg combo) modelo gcc-4480b. Estive lendo o manual no final tinha uma nota sobre o dvd rom: Uma vez que este aparelho contém controle de reprodução regional fase II, certos cartões decodificadores mpeg ou software sem o ajuste do codigo regional, podem ocasionar falhas na leitura de discos DVD-ROM. Este drive CD-RW/DVD-ROM permite alterações de códigos regionais por até 5 vezes. E há como fazer ele ficar como multiregiões, qual a região padrão mais usada aqui no Brasil, sendo que ele poderá travar numa região diferente, qual a solução pra este problema…?
Resposta:
Os drives de DVD podem ter a sua região alterada apenas um certo número de vezes, normalmente entre 4 e 6 vezes. Se um usuário desavisado altera a região diversas vezes (por exemplo, para assistir filmes comprados no exterior), acabará com o DVD travado em uma região indesejável. A solução para mudar livremente a região do DVD sem limite é usar programas que “enganam” o software que exibe os filmes (soft DVD player). Um dos principais programas que fazem isso é o Remote Selector, obtido em www.remoteselector.com. Trata-se de uma versão DEMO, que funciona durante duas semanas, apenas para que o usuário teste a sua funcionalidade. Depois deste prazo é preciso registrar o programa, o que custa cerca de 30 dólares.

41) Formato de CD
Comprei um novo computador e passei o velho para a minha esposa. Ambos possuem gravadora de CD. A nova é da LG modelo CD-RW/DVD ROM – GCC-4480B e a velha é da HP modelo CD Writer 9300. Ocorre que está havendo incompatibilidade de formatos. Quando gravo CD RW na antiga a nova lê perfeitamente, porém o disco fica somente para leitura. Quando gravo CD RW na nova a antiga não lê, salvo se for instalado o programa recomendado que encontra-se no disco gravado. Ao instalar o programa (easy) vejo os arquivos, posso até copiá-los, mas ao tentar ejetar o disco ocorre erro. O programa que uso no cp antigo é o Direct CD e no novo é o InCD, ambos rodando com o windows ME. Pergunta: Existe algum programa compatível com ambos os formatos, e que possa ser instalado no cp velho, pelo menos para que possam ser copiados os arquivados gravados no novo computador sem travamentos?
Resposta:
Existem dois formatos de CDs. Um é o ISO 9660, outro é o UDF. Um CD-ROM comercial tem formato ISO 9660. Programas como o Nero, Easy CD, CD Creator, WinOnCD e outros operam no formato ISO 9660. Desta forma, um CD gravado em um computador pode ser lido em qualquer outro computador, mesmo que seja muito antigo. O formato UDF é aquele no qual simplesmente arrastamos e soltamos os arquivos usando comandos do próprio Windows, como se estivéssemos usando um disquete. Programas que ativam este tipo de gravação são o DirectCD, PrassiABCD e outros. Normalmente quando compramos um gravador de CDs recebemos os dois tipos de programas. O Windows 95 não lê discos formatados em UDF, a menos que você instale o programa correspondente (também chamado Packet CD). Se quiser total compatibilidade, faça a gravação no formato ISO 9660, usando o Nero e outros programas similares.

42) DVD com K6-2
Tenho um computador com placa mãe ASUS P5A-B, Super 7, processador AMD-K6/233, 64Mb de RAM, placa de vídeo AGP 32Mb, Gravadora de CD-ROM com DVD, e estou com o problema com a exibição de filmes em DVD, as imagens não são contínuas, passam quadro a quadro. Já obtive uma configuração com mais de 128Mb de RAM e não deu certo. Gostaria de saber quais seriam os processadores mais potentes apropriados para minha placa mãe e para os aplicativos de DVD e jogos em 3D, bem como demais configurações, cuidados e orientações para este tipo de upgrade.
Resposta:
O K6-2/233 não tem velocidade suficiente para exibir filmes de DVD em tela cheia. A exibição de DVDs no micro sem usar placa decodificadora por hardware (Ex: Creative DXR3) só foi viável depois que os processadores passaram de 500 MHz. A sua placa suporta um K6-2/550, acho que de qualquer forma vale a pena fazer este upgrade, afinal vários softwares ficarão mais velozes. Ainda assim este processador está no limite entre poder e não poder exibir filmes em DVD com qualidade. O Celeron-600, por exemplo, que é apenas um pouco mais veloz, exibe bem DVDs se usado em placas de CPU de alto desempenho, mas apresentou problemas em meus testes com uma placa inferior (PC Chips M755). Como o K6-2/550 é relativamente barato e você terá maior desempenho em todos os sofwares, acho que vale a pena fazer a tentativa, mesmo que não resolva o problema. É melhor que trocar a placa mãe.A instalação do novo processador é simples. Será preciso programar os jumpers da placa para o clock externo de 100 MHz, multiplicador 5,5x e voltagem interna de 2,2 volts. As instruções estão no manual da sua placa mãe, mas se você não o tem, pode pegá-lo no site da Asus.
2003_02
PowerDVD: programa para assistir DVD

43) Obtendo drivers de som onboard
Tenho um micro XP 1700 256M e não estou conseguindo configurar o som onboard. Não encontro o driver em lugar nenhum. Usei o Belarc Advisor e encontrei o a especificação: “Unimodem Half-Duplex Audio Device”. Será que vocês podem me ajudar ?
Resposta:
Você precisa descobrir a marca e o modelo da sua placa de CPU. Com essa informação poderá ir ao site do fabricante e fazer o download dos drivers de som onboard. Se tiver dificuldades para descobrir esta informação, vá ao site www.wimsbios.com. Lá existem tabelas que ajudam a identificar o fabricante e o modelo da placa a partir dos números (códigos de BIOS) que são apresentados na tela quando o PC é ligado. Para placas de som “offboard”, ou qualquer outro tipo de placa de expansão, o modelo pode ser identificado com a ajuda do programa Hardware Info (www.hwinfo.com). Este programa opera em modo MS-DOS, portanto para usá-lo é preciso fazer o boot com um disquete.
2003_03
Conexões do som onboard

44) Extração de músicas de discos de vinil
Tenho um gravador de CD’s LG 12x8x32e estou querendo gravar discos de vinil em CD’s. Que programa eu tenho que ter para fazer esta conversão? tem algum programa disponível na net que faz esta conversão e ainda separa as músicas (para não gravar todas em 1 única faixa)?
Resposta:
Existem vários programas gratuitos que permitem digitalizar as músicas de discos de vinil e separá-las por faixas, ou seja, cada música será convertida em um arquivo WAV. Um deles é o Rip Vinyl 2.0, encontrado em www.download.com. Se você entrar neste site e fizer a busca pela palavra VINYL, encontrará vários programas para este fim. O problema maior não é digitalizar as músicas, e sim eliminar os chiados e ruídos de arranhões existentes nesses discos. A maioria dos programas que fazem isso são caros, custam entre 50 e 100 dólares. As versões DEMO normalmente são limitadíssimas, permitem “limpar” apenas músicas limitadas a 1 ou 2 minutos. Um programa que faz esta limpeza de som mas não tem limitação no tamanho das músicas (apesar do DEMO funcionar apenas por 30 dias) é o Diamond Cut32 (www.enhancedaudio.com). Outro programa muito eficiente (e caro) é o DartPro 32 (www.dartpro.com). Um programa grátis que faz esta conversão é o DePopper, encontrado em www.download.com e produzido por uma empresa brasileira, a Droid Informática (www.droidinfo.com.br).

45) Conflito entre programas de gravação de CDs
Tenho uma copiadora de CDs da LG, que traz o software Creator 5.0 que eu atualizei para a versão Premium. Aí, veio o problema: esta última versão acusou um conflito com o Direct CD e não consigo mais gravar CDs nesta versão. Como resolver esse problema?
Resposta:
Isto não deveria acontecer, principalmente quando ambos os softwares são produzidos pelo mesmo fabricante. Recomendo que você desinstale tanto o CD Creator quanto o Direct CD. Feita a desinstalação, instale novamente, só o CD Creator. Não instale o Direct CD. Este programa não será necessário para a gravação de CDs. Ele permite que os discos CD-RW sejam usados como se fossem disquetes de alta capacidade, aceitando operações normais de cópia, criação de diretórios, apagamento de arquivos, etc. Já o CD Creator grava CDs por outro método, baseado na formação de um layout e a transferência dos arquivos selecionados para o CD. Se você gostar e achar cômodo operar com o DirectCD mas não puder usá-lo devido ao conflito, pode experimentar outros programas semelhantes que acompanham outros gravadores de CDs. Todo gravador vem acompanhado de dois programas principals, um equivalente ao CD Creator e outro equivalente ao Direct CD.

46) Manuais de programas de áudio
Gostaria que você me informasse, se possível, onde consigo o manual do programa de gravação de vinil e fita cassete para o CD: SOUND FORGE e do NERO, pois já procurei em diversos lugares na Internet e não obtive nenhum sucesso.
Resposta:
Para procurar manuais de programas, normalmente não é preciso procurar pela Internet exaustivamente. Basta chegar aos sites dos fabricantes e fazer o download dos manuais, a partir de Support / Documentation ou algum comando similar. O site do fabricante do Sound Forge é www.sonicfoundry.com e o do Nero é www.nero.com. No site do Sound Forge, clique em Support, Manuals e Sound Forge 6. No site do Nero, clique em Products, Nero, Support e User Guide.
Outra forma de encontrar manuais é com a ajuda de mecanismos de busca. Não conheço todos eles, mas me dou muito bem com o www.altavista.com. É preciso marcar as opções “All languages” e “Worldwide” para que a busca seja mais abrangente. Procurando por “Nero manual”, encontramos vários links, entre os quais o http://www.nero.com/en/content/c1002822752943.html#c10028227529 3, que nos leva diretamente à página de download dos manuais, aliás existem em várias línguas, inclusive português. Procurando por “Sound forge manual” encontramos também diversos links, entre os quais
http://www.sonicfoundry.com/partners/download/default.asp
que nos leva também diretamente à página de download do fabricante do software.

47) Problemas com gravador
Tenho um gravador LG 12x8x32 que toda vez em que estou gravando acima de 4x dá erro de Buffer Underrun.
Já desabilitei o modo UDMA da gravadora na Bios, coloquei o HD no modo PIO 4 e nada. O que posso fazer para gravar em 8x ou 12x? Meu micro é um Athlon 1.2 ghz, 256 mb de RAM, HD 20 gb, placa-mãe Asus A7V-E.
Resposta:
Você não deve desabilitar o Ultra DMA. Deve permanecer habilitado para que o desempenho dos discos seja o maior possível. Habilite-o portanto no BIOS e no Windows. Computadores lentos podem ter dificuldades para gravar CDs em alta velocidade, mas este não deveria ser o seu caso. Consigo gravar em 4x usando um K6-2/450, e em até 16x (o máximo do meu gravador) em um Celeron-1200. O problema pode estar relacionado com a fragmentação do disco. Quando vamos usar um PC para gravar CDs, é recomendável particionar o disco rígido (C e D, por exemplo) e usar uma unidade exclusiva (no caso, D) para arquivos temporários e arquivos de imagem dos CDs. Quando esses arquivos ficam no drive C, a fragmentação resultará em movimentos excessivos com as cabeças de leitura e gravação do HD, o que pode resultar em buffer underrun. No caso do Windows 9x/ME, você pode ainda desabilitar a leitura antecipada, em Painel de controle/Sistema/Desempenho/Sistema de arquivos/Disco rígido. Recomendo ainda que você faça as gravações com a opção Test before write enquanto ainda está “quebrando a cabeça” com este problema, o que evitará a perda de mídias.

48) Drive de CD-ROM com erro no boot
Recentemente comprei um drive de cd rom da marca asus 50x e toda vez que ligo o meu micro ele trava logo após a contagem de memória ai novamente tenho de ir ao setup da cpu e configurar o cd rom, reparei que é o cd rom poís quando coloquei outro drive de cd rom ele iniciou normalmente e só apresenta problemas de inicialização com este drive de cd rom o que devo fazer para resolver este problema já que o memso saiu da garantia ?. A configuração de meu micro é um pentium 233 MMx com 96 MB de memória e HD de 6.0 GB a placa mãe e pc chips 100 e a bios e da american megatrends aguardo se possível uma resposta a esta minha dúvida e obrigdo pela sua atenção.
Resposta:
O drive de CD-ROM está apresentando problemas durante a sua detecção, feita no boot. Não é necessário que esteja habilitado no CMOS Setup para funcionar. Deixe-o indicado no CMOS Setup como “Not Installed”. A sua ativação será feita posteriormente, depois que o Windows for carregado, ou então no modo MS-DOS, ao ser executado o driver apropriado (ex: OAKCDROM.SYS) no arquivo CONFIG.SYS. Se ainda assim esta unidade continuar apresentando problemas, é possível que esteja danificada.

49) Som no modo MS-DOS
Tenho um jogo antigo muito bom que rodava bem quando tinha um PC com placa Sound Blaster Original. Atualmente meu micro, Pentium 4, tem placa de som on-board, com driver para o padrão WDM e estou rodando Windows 2000 Professional. O jogo continua rodando mas não consigo configurar o som pois na configuração aparece somente opções para configurar “Sound Blaster 16” ou “Sound Blaster/Pro”. Alguma dica sobre como fazer o audio funcionar?
Resposta:
Algumas placas de som modernas, inclusive vários modelos onboard, são compatíveis com a Sound Blaster 16 ou a Sound Blaster Pro. Este requisito é necessário para quem quer usar jogos no modo MS-DOS, pois normalmente só operam com esses modelos de placas. As placas da Creative Labs também mantém compatibilidade com a Sound Blaster original, como é o caso da Sound Blaster Live. Se o seu PC tiver um slot ISA, permitirá a instalação de uma Sound Blaster antiga, mas se tiver apenas slots PCI, você poderá emular a SB16 usando uma Sound Blaster PCI 128 ou uma Sound Blaster Live. Existe ainda uma alternativa barata, que é torcer para o seu áudio onboard ser compatível com a SB16. Consulte a documentação da sua placa mãe para verificar se existe esta compatibilidade.

50) Erro em programa de gravação de CDs
Meu gravador de CD é CREATIVE CDRW e o programa de gravação é fraquissimo. Instalei o programa de gravação de CD EASY CREATOR, mas para minha surpresa não consigo gravar CD. Desinstalei o programa da CREATIVE inclusive o registro e assim mesmo não consigo gravar CD porque na hora em que clico no botão vermelho de gravação o computador trava. Já fiz vários procedimentos porque você me disse que era possível usar o EASY CREATOR, mas não grava. Ajude-me por favor.
Resposta:
A princípio qualquer programa de gravação funciona com qualquer gravador, mas existem exceções. Por exemplo, programas que acompanham certos gravadores podem ser protegidos para que funcionem apenas com aquele modelo, não funcionando em outros (é o caso do Nero que acompanha gravadores Creative). Também pode ocorrer o caso de um programa antigo não reconhecer gravadores novos. Use o comando de simulação (escolha “Simulate”, ao invés de “Record”) e verifique se ocorre travamento. Se ocorrer, pode existir problema no gravador, nos cabos ou na interface IDE. Habilite a opção DMA para o gravador, caso você esteja usando o Windows ME ou 98. No Gerenciador de dispositivos, clique em CD-ROM, depois no ícone do gravador. Na guia Configurações, habilite a opção DMA. Existe ainda a possibilidade da fonte de alimentação não estar fornecendo a corrente suficiente para o gravador funcionar. Se você tem um processador veloz, uma placa 3D e um gravador, e se a fonte tiver apenas 300 W (muitos modelos de baixa qualidade não fornecem a potência prometida), o problema pode estar aí. Seja como for, me avise sobre os resultados.

51) Ruído de fundo
Estou com um problema sério de ruído de fundo, principalmente, quando uso o mouse ou aplico qualquer click ou ainda quando alguma tarefa está sendo processada. Uso bastante o Sound Froge e tenho um equipamento de som modulado completo ligado à saída da placa de som Live 5.1. Isto não ocorria. Depois de formatado é que ocorreu isso. Formatei novamente por duas vezes e nada. Como resolver?
Resposta:
Os cabos dos periféricos do computador podem produzir interferências em aparelhos de vídeo, e pequenas distorções em aparelhos de áudio. Vale a pena tentar passar os cabos de áudio de forma que fiquem longe dos cabos do mouse, monitor, impressora, teclado, etc. Entretanto acho mais provável que o problema esteja relacionado com drivers, já que passou a ocorrer depois de uma formatação. A formatação não tem efeito algum sobre o hardware. Quando instalamos o sistema operacional e os drivers das diversas placas, aí sim pode existir diferença. Talvez os drivers de som que você está usando agora não sejam exatamente os que estavam ativados antes da formatação do disco rígido. Recomendo que você verifique se está realmente usando os mesmos drivers. Faça a instalação dos drivers mais recentes, encontrados em www.soundblaster.com.

52) Drive de CD-ROM com defeito?
Adquiri um drive de CD-Rom Asus 50 X e, ao instalá-lo no meu PC Pentium 3 de 750 mhz, 256 mb de Ram, Windows 98 SE, o mesmo não inicia e trava. Já fui ao Setup e configurei o HD e CD-Rom. Foram reconhecidos. Só que quando reinicio o micro o mesmo pára logo após contar a memória. O que fazer?
Resposta:
Atualmente a instalação de drives de CD-ROM é uma operação bem simples. Configure seu jumper como Master e ligue-o na interface IDE secundária da placa de CPU. Todas as placas de CPU modernas são acompanhadas de dois cabos flat IDE, um para cada interface, e normalmente ligamos o disco rígido como Master na IDE primária e o drive de CD-ROM como Master na IDE secundária. Ocorre que alguns montadores de micros engraçadinhos ficam com um cabo flat para eles, entregando apenas um ao cliente, no qual ficam ligados o disco rígido e o drive de CD-ROM. Quando o usuário vai adicionar um drive, acaba tendo que comprar um cabo. O drive de CD-ROM pode realmente travar o computador se estiver ligado na mesma interface que o disco rígido e configurado de forma errada. Se o disco rígido funciona sozinho de forma correta, como Master na interface IDE primária, ligue o drive de CD-ROM como Master na interface IDE secundária. Se não funcionar, é possível que esteja defeituoso, aproveite a garantia para fazer a troca.

53) Região do drive de DVD
Comprei recentemente uma gravador de cd, e dvd rom, (lg combo) modelo gcc-4480b. Estive lendo o manual no final tinha uma nota sobre o dvd rom: * Uma vez que este aparelho contém controle de reprodução regional fase II, certos cartões decodificadores mpeg ou software sem o ajuste do codigo regional, podem ocasionar falhas na leitura de discos DVD-ROM. Este drive CD-RW/DVD-ROM permite alterações de códigos regionais por até 5 vezes.* É há como fazer ele ficar como multiregiões, qual a região padrão mais usada aqui no Brasil, sendo que ele poderá travar numa região diferente, qual a solução pra este problema…?
Resposta:
O Brasil pertence à região 4 para efeito de reprodução de DVDs. Ao comprar um drive de DVD, devemos fazer esta programação. Podemos fazê-la de duas formas: 1) Usando o software de instalação da drive de DVD que o acompanha. Durante o processo de instalação é perguntada a região, que é então programada na unidade; 2) No Windows XP, clicando na unidade de DVD no Gerenciador de dispositivos, temos um quadro de propriedades com a guia Região de DVD, na qual podemos fazer a escolha Brasil/Região 4. Em qualquer caso, o número de alterações é limitado. No seu caso são 5 alterações. Depois de chegar ao número máximo, a região não poderá mais ser alterada. Recomendo que você deixe na região 4, caso contrário não conseguirá mais fazer alterações, mesmo que reinstale o sistema – o número de alterações restantes é gravado no próprio disco, em uma Flash ROM que não pode mais ser reprogramada. Se precisar fazer diversas alterações, recomendo o programa Remote Selector, encontrado em www.remoteselector.com e www.visualdomain.net. Este software “engana” o drive de DVD e o software para reprodução de DVDs, liberando o uso de qualquer região.

54) Problemas com MP3 no Windows XP
Meu computador é um AMD K6 2 500 e antes estava com o windows 98 instalado e rodando razoávelmente… no entanto eu decidi instalar o Windows XP na máquina ao qual não apresentou problemas de velocidade ficando inclusive mais estável que antes (win98). Dentre estas vantagens apareceu um pequeno e insistente problema…a medida que o processador é exigido, de alguma forma os sons mp3, wav ficam comprometidos e fazem um ruído agudo durante a reprodução, ou seja, se não estou mexendo no computador o som toca normalmente, se faço algo que requer do processador, o ruído aparece. Como posso resolver este meu problema?
Resposta:
O Windows XP é realmente um sistema muito pesado para o K6-2. Muitas coisas podem funcionar bem, mas outras podem realmente apresentar problemas. Talvez o seu PC não esteja sendo suficientemente veloz para executar arquivos MP3 sob o Windows XP. Você pode confirmar isso usando o Gerenciador de tarefas. Pressione Control-Alt-Del, clique em “Gerenciador de tarefas” e selecione a guia Desempenho. Você verá um gráfico de uso do processador, se estiver chegando próximo a 100% nos instantes em que ocorrem os problemas no som, então a causa pode ser realmente o fato do sistema estar muito pesado para o K6-2. Você poderá melhorar a situação se usar outro player, como o WinAMP. Aliás, o WinAMP permite ajustar a qualidade do som em função do desempenho do processador. Sacrificando um pouco a qualidade do som, é possível reproduzir arquivos MP3 sem pausas. Entretanto, quanto mais lento é o processador, e quanto mais pesada é a sua carga de trabalho, maiores serão as chances de ocorrerem pausas e chiados na reprodução de sons MP3.

55) Drive de DVD travou na região 3.
Comprei um HP Pavilion, pentium 4, dvd-cdr/rw, 60 Gb, flat screen. Na vontade de explorar a máquina fui assistindo filmes em dvd e não prestei atenção aos códigos de regiões nos discos. O leitor de DVD acabou por bloquear na região 3 (South East Asia) e não consigo ler outro dvd de outra área. Preciso de desbloquear o leitor e não sei o que fazer. Tentei usar o DVD Genie ou o Region Killer mas os resultados não foram os melhores. Por favor, preciso que me ajuda a desbloquer o drive. Apenas tenho duas semanas com o pc e já fiz besteira.
Resposta:
O Windows XP permite alterar a região do DVD, mas o número de alterações é limitada a 5 ou 6. No quadro de alteração da região, obtido através das propriedades do drive de DVD no Gerenciador de dispositivos, escolhemos o país e automaticamente é selecionada a região correspondente, entretanto é avisado na janela que existe este limite máximo para o número de alterações. Se isto não for observado, o drive ficará travado na última região usada e não mais poderá sofrer alterações. A solução é mesmo utilizar programas como o Region Killer e o Remote Selector (www.remoteselector.com). Tenho usado o Remote Selector em alguns testes. Ele engana o player para que “pense” que está em uma outra região. À medida em que são lançados novos modelos de drives de DVD e de soft DVD players, o Remote Selector é atualizado em função desses novos modelos. Recomendo que você teste com este programa, e se a versão DEMO funcionar, poderá fazer a sua compra no site citado. Se não funcionar é melhor esperar pelas atualizações no software.

56) Incompatibilidade de mídias
Possuo dois aparelhos de som mais antigos que tem dificuldade ou simplesmente não lêem cds gravados em casa. Porém, após algumas experiências, variando a velocidade em que são gravados, notei que os referidos aparelhos apresentam dificuldade apenas com midias “prata” ou “preta”, lendo perfeitamente as mídias azuis e verdes, independente da velocidade de gravação. Por que isto acontece ?
Resposta:
Os CD Players de aparelhos de som antigos podem realmente apresentar dificuldades para ler certas mídias. Hoje não podemos simplesmente falar em cores de mídias, pois muitas são simplesmente pigmentadas. Existem ainda as mídias de baixa qualidade (sem nome e de marcas menos conhecidas). Em qualquer caso, reduzir a velocidade de gravação sempre traz bons resultados. O motivo das incompatibilidades é o diferente índice de reflexão apresentado pelos diversos materiais que formam as mídias.

57) De DVD para CD
Como eu faço para assistir um filme em dvd, no meu pc (cd-r), minha configuração é: Pentium 4, de 1.5 GHZ, HD 20 128 ram, preciso saber quais programas tenho que ter em meu pc para poder fazer essa conversão.
Resposta:
Antes de mais nada é preciso ter um drive de DVD instalado, o que não é muito caro atualmente. Também é preciso ter um PC razoavelmente rápido. O Pentium 4 de 1,5 GHz é adequado. Finalmente é preciso instalar softwares para ler o DVD (ex: FlaskMPEG) e codificar os arquivos de vídeo no formato MPEG-4 (DIVX). Um filme resultante neste formado, com duas horas de duração, ocupará cerca de 700 MB e poderá ser gravado em um CD-R. Poderá então ser exibido em qualquer computador que tenha o DIVX instalado, porém esta exibição requer que o PC tenha no mínimo 500 MHz. Este limite varia um pouco, pois o desempenho total não depende apenas do clock do processador. O K6-2, por exemplo, mesmo com 500 MHz, apresentará problemas, pois sua cache L2 é muito lenta. PCs com placas de CPU de baixo desempenho também poderão apresentar problemas, mesmo com processadores mais rápidos. O FlaskMpeg pode ser obtido em: http://go.to/flaskmpeg e http://www.flaskmpeg.net/ O Divx pode ser obtido em:
http://divx.ctw.cc/ e http://www.divx.com/
Ambos os softwares podem ser também encontrados em
http://www.divxmovies.com/

58) ssistir filmes em DVD no micro
Acabei de adquirir um cd/rw – dvd-rom dirve (48x24x48x16x) da LG. Estou com o dvd do Matrix, mas não tenho nem idéia do que fazer para roda-lo. Tentei com o programa que tem no cd do Matrix (Interactual Player 2.0), mas esta dando erro. Voces podem me orientar no que preciso fazer?
Resposta:
É preciso instalar um software para exibir filmes em DVD. Exemplos de programas muito conhecidos para este vim são o WinDVD e o PowerDVD. Não conheço o Interactual Player que você citou, é possível que seja um software para este fim. Como está com erros, recomendo que procure o software adequado juntamente com o drive de DVD que você comprou. Se não tiver este software, pode pedir o de um amigo que também tenha DVD.

59) CD-R já estava com 38 MB ocupados
Estou gravando um cd, mas logo após que o formatei percebi que o cd já estava ocupado por 38MB, sendo que ainda não havia gravado nada. O que pode ter sido isso? Tem alguma maneira de eu recuperar esse espaço perdido?
Resposta:
Se o CD já estava com 38 MB, então não é virgem. Alguém deve ter comprado, gravado alguma coisa e devolvido à loja. O lojista pode tê-lo colocado novamente à venda. O espaço perdido não pode ser recuperado, pois uma vez gravado, o CD-R não pode ser apagado.

60) Notebook sem som depois de reinstalação do Windows
Tenho um notebook Toshiba 220 cds Satellite, foramatei a minha máquina e depois de tudo instalado o som sumiu. Não sei como, mas o Windows não está reconhecendo o drive de som. O que faço para tê-lo novamente?
Resposta:
Após instalar o Windows, seja qual for o tipo de computador, precisamos instalar os drivers do chipset, os drivers de som, vídeo, etc. O Windows possui drivers nativos para muitos dispositivos, mas não para todos. No seu caso, faltaram os drivers de som, e será preciso buscá-los no site do fabricante. Vá ao site www.toshiba.com e clique em Product Support, depois Computer Systems e Tech Support Center. Selecione o modelo do seu notebook e clique em GO. Será apresentada uma lista dos drivers disponíveis, entre os quais estão os de som.

61) Conversão de fitas para DVD
Gostaria de saber o que preciso para transformar vídeos VHS para DVD.
Resposta:
Você precisará de uma placa digitalizadora de vídeo, ou então um digitalizador externo. Um produto com esta característica é o USB Instant DVD, encontrado em www.superkit.com.br. É ligado no VCR e em uma interface USB. O vídeo é digitalizado diretamente no formato MPEG-2. O produto é acompanhado de um software que monta o layout do DVD. Finalmente você fará a sua gravação, e para isso precisará de um gravador de DVDs. Existem vários modelos no mercado, e seu preço está em torno de 1500 reais.

62) Instalação de drive de DVD
Tenho um PC Pentium 4, 1.6 ghz, 256 de memória DDR, HD Western Digital de 40 giga. Tenho um CD-Writer Plus HP modelo 9100 e um CD ROM genérico de 60 X. Ganhei um driver de DVD da Sony e gostaria de instalá-lo. Já me disseram que não é preciso, mas eu gostaria de instalar este DVD no meu PC. Queria saber de vocês como devo proceder esta instalação, tenho um conhecimento leve em hardware e queria instalar o mesmo.
Resposta:
Verifique como estão instalados os seus três dispositivos IDE atuais. Em uma das suas duas interfaces existem dois dispositivos instalados, na outra existe só um. Instale a nova unidade nesta interface que ainda tem vaga. Configure o jumper Master/Slave de acordo. Se o atual já é master, instale a nova unidade como Slave. Depois de reiniciar o Windows, você verá o ícone da nova unidade. Para assistir filmes em DVD será preciso instalar um player apropriado. Normalmente os drives de DVD são acompanhados desses players, como o WinDVD e o PowerDVD. Muitas vezes as placas de vídeo também são acompanhadas de tais programas.

63) DVD em PC antigo
Possuo um Pentium lll, 450 MHz, placa mãe PC Chips com placa de vídeo on board AGP de 8 MB, disco rígido de 30 GB e sistema operacional Window XP. O PC tem um desempenho aceitável e por isso não penso em fazer up grade no momento. Tenho instalado um drive de DVD e como o processador é relativamente antigo, a reprodução apresenta pequenas pausas na exibição e como sou um feliz possuidor de seu livro, ” Manual de Expansão de PC’s ” li no capítulo 23 (DVD) que o Sr. aconselha a utilização de uma placa decodificadora MPEG-2 como a Creative DXR3. Acontece que já procurei no site da Creative, nos revendedores Creative e não consigo encontrar tal placa. Notar que já tentei instalar placas aceleradoras de vídeo de 32 MB com barramento PCI e o problema continua. Finalizando, solicito sua ajuda no sentido de me orientar para um outro tipo de solução para o meu caso.
Resposta:
As pausas na exibição de DVDs podem ser causadas pelo fato do drive estar operando com PIO Modo 4, ao invés de Ultra DMA. Para corrigir o problema, use o comando: Painel de controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos / CD-ROM / e finalmente clique no DVD. Selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Reinicie o Windows e as pausas deverão melhorar bastante. Se ainda assim ainda tiver problemas, talvez seja mesmo preciso instalar uma placa decodificadora MPEG-2, como a Creative DXR3. Tenho visto alguns anúncios nos jornais de pessoas que estão vendendo essas placas por não precisarem mais delas. Será a forma mais fácil de encontrá-las, pois praticamente não existem mais nas lojas. Talvez seja mais fácil e mais barato instalar um processador mais veloz na sua placa de CPU. Certamente suporta até 600 MHz, mas alguns modelos de placas de CPU chegam a valores maiores, como 850 MHz. O Pentium III a ser usado, neste caso, deve ter FSB de 100 MHz e encapsulamento de cartucho. Você também pode usar um adaptador de Socket 370 para Slot 1. Consulte o site do fabricante da sua placa de CPU para checar quais são os processadores suportados, se desejar realmente fazer um upgrade.

64) Slide show automático
Tenho uma câmera digital e gravador de CD. Acontece que nem sempre consigo apresentar as fotos como um slide show em um outro computador. Existe algum programa auto executável, que poderia ser incluído no CD das fotos que me permitisse utilizar este em qualquer máquina sem instalar nenhum programa adicional no equipamento que estiver usando?
Resposta:
Existem aplicativos que fazem gerenciamento de álbum de fotos, com inúmeras funções, entre as quais a geração de um arquivo executável que faz um slide show automático. O uso deste executável é bastante simples. Basta clicar no executável e no botão Start, e o slide show começa. Este executável tem as fotos empacotadas e podemos fazer a sua impressão e extrair dele os arquivos JPG originais. Um desses programas é o Presto Page Manager, que acompanha os scanners da Genius. Pode ser obtido também em www.newsoftinc.com, ou na versão DEMO, em www.download.com.