Home » Artigos arquivados » 2003 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

2003 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

) Outlook trava
Possuo uma maquina com windows Me, quando abro meu outlook express as mensagens nao aparecem e a ampulheta do mouse fica como se estivesse em espera… tenho que dar ctrl alt del para encerrar o aplicativo… o que pode ser?
Resposta:
O Outlook Express pode ficar um bom tempo parado em certas situações. Quando existe um anti-vírus instalado e é recebida uma mensagem muito grande, (normalmente com anexo), um longo tempo pode ser consumido com a checagem de vírus. Também no caso de mensagens grandes, pode ocorrer uma pausa bastante longa, mesmo quando não usamos anti-vírus. Uma conexão lenta ou problemática também pode fazer com que ocorra esta demora. Verifique se o seu provedor de acesso oferece o acesso ao correio eletrônico através de navegador (Webmail). Você poderá então ver a lista de mensagens que estão no servidor. Marque aquelas que considera estranhas, de remetentes desconhecidos e com anexos (muitas vezes são SPAMs e mensagens com vírus) e apague-as. Isto deverá “desengasgar” o Outlook Express.

2) Modem Motorola e Windows XP
Como faço para instalar o Modem Motorola para Windows XP, sendo que ainda não encontrei o drive??? Quem tiver o drive favor me enviar.
Resposta:
Não existe este driver. A Motorola não o criou. Mas é bom publicar esta negativa, pois evitará que muitos usuários passem horas procurando na Internet por drivers. A solução é comprar um novo modem, como o da Lucent, para o qual o Windows XP tem inclusive drivers nativos. Divulgar isso também evitará que algum usuário desavisado compre modems Motorola para usar em PCs com o Windows XP e descubram que os drivers não existem. Aliás, existem vários modelos de modems, impressoras, scanners, câmeras digitais e periféricos antigos, e até muitos mais recentes que ainda estão à venda, que não possuem drivers para Windows XP. É bom checar antes de comprar.

3) Conexão ADSL
Estou interessado em instalar Speedy na minha casa, e lendo os equipamentos necessários vi que é preciso uma placa de rede 10 Base T. Pois bem, isso é uma marca? É um tipo? Como faço para saber se minha placa (Encore 10/100 M) é compativel? Valeu,
Resposta:
As conexões de banda larga são normalmente feitas através de uma placa de modem. Por exemplo, em uma conexão de alta velocidade via cabo, deve ser instalado um cable modem, que por sua vez é ligado a uma placa de rede no PC. As placas de rede modernas utilizam um conector RJ-45, em contraste com as de alguns anos atrás, que utilizavam cabos coaxiais. O padrão atual é 100 Mbits/s, e o tipo de cabo é chamado 100BaseT. Antes disso eram comuns as redes de 10 Mbits/s, cujo padrão é chamado 10BaseT. Como as conexões de banda larga vão normalmente até 512 kbps, uma placa de rede que opera com 10 Mbits/s, considerada obsoleta atualmente, é ainda assim mais que suficiente para permitir uma boa conexão de banda larga. A sua placa Encore 10/100 opera tanto em 10 Mbits/s como em 100 Mbits/s, dependendo de onde estiver conectada. É perfeitamente compatível com o modem que será usado na sua conexão pelo Speedy (o mesmo se aplica para outras conexões de banda larga).

4) Acesso remoto
Gostaria que sugerissem um software (preferencialmente freeware), com o qual possa acessar o hd de outro micro, através de uma conexão via modem (utilizando a internet ou não). Desta forma, em meu computador alteraria dados necessários em outro equipamento, estando os dois conectados via linha discada.
Resposta:
Existem inúmeros programas que permitem este tipo de acesso. O servidor de rede dial-up, encontrado no Windows, permite que um computador tenha acesso aos recursos compartilhados da rede, através de conexão por modems. Um outro programa interessante é o Norton PC Anywhere, que não apenas dá acesso aos arquivos, mas reproduz na tela do PC, a tela do outro PC que está sendo controlado.

5) Cabo de rede externo
Gostaria que vocês me ajudassem na construção de uma rede. O maior problema está sendo puxar o cabo de um micro até a hub, pois a distância é de aproximadamente 70 metros e em alguns trechos o cabo ficará exposto ao e sol e a chuva, ou seja, sujeito a intempéries. Assim penso passar o cabo por um tubo de polyetileno ou algo parecido, ainda estou procurando a melhor solução. Vocês saberiam me dizer se existe algum tubo de borracha ou algo parecido que suporte tais condições e proteja o cabo? Como aqueles utilizados em extensões elétricas ou talvez exista algum cabo de rede com uma “capa” externa reforçada.
Resposta:
O sol pode realmente danificar qualquer tipo de plástico, com o passar do tempo. Existem plásticos especiais, usados em coberturas, que têm maior resistência ao sol. Os cabos de rede são para uso interno, e logo ficam ressecados e quebradiços com a ação do sol. Recomendo que você passe o cabo através de eletrodutos, aqueles canos pretos de plástico, usados em instalações elétricas. São mais resistentes ao sol que os tubos de PVC, aqueles brancos usados em encanamentos de água. É necessário fazer vedação nas emendas. Esses tubos possuem 4 metros de comprimento, e devem ser ligados por conexões, se não me engano, chamadas de “luvas”, que podem ser também de plástico preto, do mesmo tipo usado para as emendas em eletrodutos. Use adesivo veda-juntas para fixar as luvas nos eletrodutos. Desta forma o tubo ficará também protegido da umidade.
Note entretanto que o maior problema nas ligações a longas distâncias não são o sol e a chuva, e sim as diferenças elétricas. A menos que os aterramentos dos dois prédios envolvidos sejam perfeitos, diferenças de potencial poderão surgir, queimando placas de rede, hubs e switches. Quando isso ocorre, existe uma solução cara mas eficiente, que é o uso de fibras ópticas. Seria estendido um cabo de fibra óptica e adicionados conversores de mídia nas extremidades do cabo. Empresas especializadas em equipamentos para redes (ex: D-Link) normalmente oferecem esses conversores. Já os cabos e conectores devem ser confeccionados por empresa especializada. Recomendamos que você consulte a Furukawa para uma orientação, se for necessário usar fibras ópticas.

6) Backup do Outlook
Gostaria de saber como faço backup do outllok 6.0?
Resposta:
Você precisará fazer backup das mensagens e do catálogo de endereços. A partir deste backup você poderá fazer uma restauração, no próprio computador ou em um outro PC (caso esteja transferindo informações). A localização dos arquivos dependerá da versão do Windows e da versão do Outlook. Use o comando Pesquisar ou Localizar e encontre arquivos de nome “*.WAB”. Por exemplo, laercio.wab é o nome do catálogo de endereços do usuário laercio. Procure também pelo arquivo de nome “caixa de entrada” e você encontrará uma pasta onde estão armazenadas todas as pastas de mensagem do Outlook Express. Copie esses arquivos para um local seguro e estará feito o seu backup. O ideal é copiar todo o conteúdo da pasta na qual os arquivos estão localizados.

7) Modem PCMCIA
Usamos um software onde se transfere dados através do modem, porém quando fui trocar a maquina do usuário por um Compaq N160 tive a decepção de que este software só funcionava com modens na qual não seja win-modem pois ele utiliza a porta COM física, uma saída seria ligar um modem externo no notebook porem este modelo não vem com saída serial, enfim gostaria de saber se existe algum cartão PCMCia de modem que não seja win-modem??
Resposta:
Relmente são cada vez mais comuns os Winmodems. Modems mais antigos não tinham esse problema. Sugiro que você vá a uma loja especializada em de notebooks e procure um cartão de modem que não seja winmodem. Tenho por exemplo um Diamond Supra PC Card, que não é Winmodem, e opera como COMx. Modems desse tipo devem funcionar com o seu programa. Uma outra solução é passar a transferir dados (cópia de arquivos) através de interfaces USB, presentes em todos os PCs e notebooks modernos. Usando um produto vendido como USB-USB Link (Leadership), a transferência de arquivos poderá ser feita. Se a única solução para a transferência for usar portas seriais, será mesmo procurar um “Modem PCMCIA não Winmodem”, ou então procurar obter com o fabricante, uma versão atualizada deste software que opere com outras interfaces.

8) Adware
Como faço para que sites indesejaveis parem de abrir quando estou conectado na internet, os sites abrem sozinhos sem nenhum comando?
Resposta:
Existem certos programas chamados Adware que abrem automaticamente páginas da Internet fazendo propagandas, dependendo do site que você está acessando. Esses programas são normalmente instalados quando fazemos a instalação de certos programas de freeware. Quando é mostrado aquele “contrato de licença” que ninguém lê, é dito que será instalado o referido software. Normalmente esses softwares não possuem comando de desinstalação. Tecle Control-Alt-Del e será mostrada a lista dos programas ativos. Um deles pode ser o Adware. Clique em um suspeito e use o botão Finalizar tarefa. Verifique agora se as janelas indesejáveis pararam de abrir. Se continuarem, repita o processo com os demais programas, até encontrar o culpado. Feito isso será preciso usar o programa REGEDIT para encontrar o ponto onde está sendo feita a chamada, para que seja eliminado. Usar o REGEDIT é um pouco perigoso, sobretudo para principiantes (existe um artigo explicando seu uso em www.laercio.com.br). Talvez não seja preciso usar o REGEDIT. O programa MSCONFIG apresenta na guia Iniciar, os programas que estão sendo ativados na inicialização do Windows. Com sorte, seu adware poderá estar lá, bastará então desmarcá-lo.

9) Salvando mensagens
Preciso formatar meu HD mas a unica coisa que me impede são minhas mensagens no outlook 6. Gostaria de saber como faço para salvar essas mensagens em um local que possa recupera-las mais tarde.
Resposta:
Você precisa localizar a pasta onde estão as mensagens do Outlook. O local exato depende da versão do Outlook e também da versão do Windows. A forma mais fácil de encontrar é através do comando Pesquisar (ou Localizar). Indique o nome do arquivo como “Caixa de entrada”. Depois de alguns segundos será mostrado o arquivo, juntamente com a sua localização. Ao abrir a pasta correspondente, você encontrará vários arquivos, cada um correspondendo a uma pasta ou subpasta. Copie todos esses arquivos para um local seguro, mas prepare-se: não adianta usar disquetes, pois a maioria deles ocupa vários MB. O ideal é usar um meio de armazenamento de alta capacidade (CD-R, ZIP Drive), uma pasta na rede ou uma outra unidade de disco no mesmo computador. Depois que o disco for formatado e o Windows for reinstalado, as mensagens originais estarão perdidas. Use então no Outlook o comando Importar / Mensagens. Especifique o local onde estão as mensagens que você copiou. A importação será feita e as mensagens voltarão aos locais originais.

10) Modem com DSP
Queria saber onde posso mandar orçar dois hard-modems usr, sou do rio e preferencialmente no rio….
Resposta:
Sim, você pode compra-los onde eu também compro, em www.cdr.com.br. O que você chama de “hard modem” é na verdade um modem de melhor desempenho, equipado com um processador de sinais digitais (DSP). Há poucos anos atrás, todos os modems tinha esta característica. A partir de 1997 tornaram-se comuns os chamados “soft modems”, Winmodems ou “HSP modems”. São modems que não têm DSP, e dependem do processador da placa mãe para fazer o seu trabalho. Por isso provocam queda de desempenho ao serem usados com processadores mais antigos, sobretudo os inferiores a 300 MHz. São comuns os problemas de lentidão e até quedas de conexão com esses modems. Entre os soft modems disponíveis, o melhor é o da Lucent, raramente recebo reclamações de leitores. Os da Motorola ora funcionam bem, ora funcionam mal, dependendo da linha e do fabricante da placa. Note que o chip é Motorola, mas a placa pode ter inúmeras origens. Os modems mais fracos são os equipados com chips PCTel (HSP Micromodem).

11) Conexão de dois micros via USB
Tenho um desktop (Windows 2000) e um laptop (windows 98) ambos com portas USB. Gostaria de saber como fazer para transferir dados de um para o outro através das portas USB.
Resposta:
Existem produtos no mercado que permitem este tipo de conexão. Por exemplo, o “cabo link USB-USB”, comercializado pela Leadership. Note que o barramento USB não foi criado para ligar dois PCs, e sim para ligar um PC a periféricos. Este cabo tem entretanto um circuito que faz cada PC “pensar” que está trocando dados com um periférico. É preciso conectar o cabo em ambos os PCs e instalar o software de comunicação que o acompanha. Este software apresenta duas janelas, uma do PC local e outra do remoto. Desta forma é possível transferir arquivos entre os dois PCs. Não é exatamente uma rede de micros, mas permite a fácil transferência quando a única opção de conexão é a interface USB.

12) Economizando espaço (?) ao salvar páginas da Internet
Existe outra forma de salvar uma página da web, além daquela “arquivos-salvar como” que gaste menos memória?
Resposta:
Note que esta operação não gasta memória (RAM), e sim, espaço em disco. Esta é a forma mais eficiente para salvar páginas para visualização posterior. Em versões antigas do Explorer, este comando salvava a página mas sem as figuras. Era preciso usar outros programas para “capturar” as páginas completas. O problema é que as páginas da Internet acabam mesmo ocupando muito espaço em disco, não pelo fato dos arquivos serem grandes, mas pelo fato de em geral serem muitos arquivos. Com o sistema FAT, um arquivo pequeno pode ocupar vários kB no disco. Uma solução para o problema é criar uma pasta compactada (disponíveis a partir do Windows ME) e no seu interior salvar as páginas desejadas. O acesso a esta pasta será mais lento que o de uma pasta normal, mas ainda assim muito mais rápido que acessar novamente as páginas da Internet.

13) Rede com Windows XP
Trabalho em um escritório de contabilidade e tenho uma pequena rede de 03 micros, utilizando o Windows 98, gostaria de saber se posso passar um dos computadores para Windows 2000 ou XP, sem afetar a minha rede. E outra dúvida é que tenho programas em formato DOS, gostaria também de saber se ele continuará funcionando caso queira trocar o Windows dessa máquina.
Resposta:
A rede formada por computadores com Windows 95, 98 e ME é chamada de ponto-a-ponto. É o tipo de rede mais simples e barato, mas é ideal para pequenas instalações. A Microsoft a chama de “rede doméstica ou para pequenas empresas”. A rede mais avançada, usada em instalações maiores, é a do tipo cliente-servidor. Requer um servidor com um sistema operacional próprio, como Windows NT, Windows 2000 ou Windows .NET 2003 (esses dois últimos são na verdade as versões 5 e 6 do Windows NT). O Windows XP pode operar como cliente em ambos os tipos de rede. Pode ainda operar como servidor em uma rede ponto-a-ponto, entretanto com um ponto fraco: não permite utilizar senhas para acessos aos recursos compartilhados. Em outras palavras, ao criar um compartilhamento em um computador com o Windows XP, você não poderá protegê-lo por senha, o que torna a rede vulnerável. Isso não é problema em redes pequenas como a sua, mas não é uma prática recomendável. Se quiser usar o Windows XP, deixe o computador operando apenas como cliente. Não habilite o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras. Use como servidores apenas os computadores com Windows 95, 98 e ME.

14) Conexão e navegador
Gostaria de saber se através de uma conexão criada pelo acesso dial-up, depois de conectada ela tem como abrir o internet explorer automaticamente.
Resposta:
Não existe como abrir o navegador automaticamente ao final da conexão (pelo menos não conheço uma forma de fazer isso, se algum leitor souber, por favor envie a dica). Existe sim uma forma de ativar o discador sempre que o navegador for executado. Use no Internet Explorer o comando Ferramentas / Opções da Internet. Clique na guia Conexão e marque a opção “Sempre discar a conexão padrão”. Isto também pode ser feito no Outlook Express e em outros programas de correio eletrônico e navegadores.

15) Dois modems
Ola Laercio, acompanho periodicamente as suas dicas do jornal o popular e me recordo de certa vez ter lido algo sobre como configurar a conexao com a internet para utilizar dois modems, se possivel, gostaria que me relembra-se como devo proceder para realizar tal tarefa. Desde ja agradeco a atencao dispensada.
Resposta:
O uso de dois modems e duas linhas simultaneamente para acesso à Internet foi introduzido no Windows 98, com o objetivo de dobrar a velocidade da conexão. Alguns fabricantes lançaram inclusive modems duplos para utilizar este recurso. Devido ao elevado custo da infraestrutura de telecomunicações, a maioria dos provedores de acesso à Internet não utilizou este recurso. Seria preciso ter um número de linhas duas vezes maior para atender usuários com este tipo de acesso, feito pelo protocolo multilink PPP. O recurso foi mantido no Windows ME, mas seu uso continuou sendo igualmente restrito e bastante raro. Quando fiz os testes com este tipo de conexão, pedi para meu provedor de acesso habilitar provisoriamente este protocolo, que foi desabilitado depois que terminei meus testes. Realmente é um recurso que “não vingou”. No Windows 98SE foi introduzido um recurso muito mais útil e dentro da realidade da maioria dos usuários, que é o compartilhamento de conexão com a Internet. Ao invés de ter duas linhas para um usuário, passamos a ter uma linha para vários usuários.
De qualquer forma, para habilitar este recurso, abra Meu Computador / Acesso à rede Dial-up. Clique no ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Selecione a guia Vínculos múltiplos e marque a opção Usar dispositivos adicionais. Sempre que for feita a discagem e estabelecida a conexão usando o primeiro modem, será automaticamente iniciada a conexão com o segundo modem. A taxa de transmissão obtida será igual à soma das taxas das duas conexões.

16) Operação ilegal no Outlook
Tenho um micro e ele esta apresentando defeito que eu já o levei para técnicos, formatei e outras series de outras tentativa de solucionar o problema mas nada resolveu. Configuração do micro: Pentium 3, 62 MB, 550 MHZ, HD 1.2 Gb – windows 98se. Defeito: quando e tento abrir o Outlook, ou fecha uma pagina a Internet o micro me da a seguinte mensagem: este programa executou um operação ilegal e será fechado. Em “detalhes” o arquivo esta como desconhecido. Eu ficaria grato por sua ajuda para resolver este problema.
Resposta:
Se eu fosse um técnico tentando resolver o problema, não perderia a chance de experimentar usar um outro modem, como o Lucent, que é menos problemático que os modems onboard, que o PCTel e o Motorola. Você não citou qual é o seu modem, mas vejo que seu PC tem vídeo onboard (pois tem 62 MB de RAM, significa que dos 64 MB normais, 2 MB estão ocupados com o vídeo onboard), e é muito provável que também tenha modem onboard. Além disso, os produtores de micros usaram muito nos últimos anos, modems de qualidade ruim. É verdade que o problema pode estar no Outlook ou no próprio Windows, mas como técnico não custaria nada fazer o teste (já que em laboratórios normalmente existem modems de reserva para este tipo de teste). Não é justificável entretanto comprar um modem só para fazer o teste, sem ter certeza de que ele é realmente a origem do problema. Além disso é preciso instalar os drivers mais novos do seu modem, obtidos no site do fabricante. Se tiver dificuldades em identificar o fabricante, use o programa HWINFO (www.hwinfo.com) ou cheque no site do fabricante da placa mãe, caso o modem seja onboard.
Todas as versões do Windows apresentam probleminhas diversos, por isso é recomendável usar o comando Windows Update para fazer atualizações e correções de erros. Recomendo ainda que você instale as versões mais novas do Outlook Express e do Internet Explorer, obtidos no site da Microsoft.

17) Problema em conexão ADSL
Caro Laércio, temos um Athon 900, 256 MB com Windows 2000 e uma linha ADSL com um modem 3COM DualLink HomeConect. O modem conecta e funciona normalmente se trafegamos de forma contínua (conseguimos longos downloads sem interrupções e em ótima velocidade), mas quando não há tráfego, a conexão se interrompe em menos de 1 minuto (o tempo de entrar um código de barras de um pagamento em um Home Banking, por exemplo), tornando-se impraticável a navegação, a menos que deixemos um download em paralelo, ocupando a banda. Já contactamos a empresa responsável pela linha e o provedor de acesso e garantem que não se trata de “timeout” do lado do servidor, nem de configuração na central; também já fizeram uma visita técnica e nada diagnosticaram na linha. Os seguintes procedimentos foram tomados sem eficiência: mudança da conexão do modem de LAN para USB; windows UPdates no site da Microsoft; substituição do modem por outro de mesmo modelo, atualização dos drivers do modem (apesar de não ser muito atual já que a fabricação do DualLink foi descontinuada há mais de 1 ano pela 3Com); atualização dos drivers do chipset – VIA 4in1 – da Placa mãe (Soyo K7VTA-Pro); BIOS setup defaults e optimized na configuração. O que ainda podemos testar?
Resposta:
É realmente um problema estranho. A conexão é desfeita automaticamente por inatividade quando é programado um tempo para isso no Painel de controle, nas propriedades do modem. O quadro exato onde fica a configuração varia dependendo do sistema operacional. No caso do Windows 2000, entre nas propriedades do modem no Painel de controle ou no Gerenciador de dispostivos. Selecione a guia Avançadas e clique em “alterar preferências padrão”. Lá você encontrará um campo para desconectar após X segundos de inatividade. Experimente desmarcar a opção, ou usar um tempo mais longo. Não sei se a configuração do seu modem é assim, é possível que as configurações sejam diferentes, pelo fato do mesmo ser ligado através de LAN. Acho que o problema é mesmo complicado, não conheço as configurações específicas para o seu modem e sua placa de rede, e não tenho na minha cidade linha ADSL para fazer testes (uso conexão via cabo). Acho que é preciso insistir com o provedor. As pessoas que dão suporte direto aos usuários normalmente têm menos qualificação e usam “maceteiros” para solucionar os problemas mais comuns, mas são gerenciados por profissionais de suporte com maior experiência. Eles têm a obrigação de dar uma solução para o seu problema.

18) Indicação de modem ADSL
Preciso comprar um modem para banda larga ADSL e gostaria de algumas orientações. Entre todas as marcas disponíveis no mercado, qual delas você recomendaria? Quais são as mais problemáticas e quais são as mais confiáveis?
Resposta:
As melhores marcas encontradas no Brasil são 3COM, US Robotics, Motorola e D-Link, podem existir outras mas seria preciso pesquisar mais nas lojas, essas são as que já vi à venda. Os modems ADSL são usados em conexões de banda larga para a Internet, e normalmente as empresas telefônicas que oferecem o serviço alugam um modem apropriado. Aqui em minha cidade, Niterói-RJ, o aluguel do modem sai por 15 reais por mês. Este valor mensal é eliminado quando temos nosso próprio modem, entretanto sugiro que antes de comprar o seu, utilize um alugado da companhia telefônica (que opera como provedor da conexão) durante alguns meses, para então comprar um modelo, que seja recomendado pela companhia. Normalmente os técnicos não são treinados para dar suporte a conexões com modems de todas as marcas e modelos, mesmo que sejam compatíveis. Usando um modem indicado pela própria companhia telefônica você terá melhor suporte em caso de problemas. Existe ainda a situação oposta: se você tiver um modem diferente, para qualquer problema que tentem resolver e não consigam, poderão colocar a culpa no seu modem “não indicado”.
Observação feita pelo leitor João Luis Correa
Ao ler sua coluna Micro Soluções desta quarta-feira, 12 de fevereiro, percebi que não ficou muito esclarecido para o companheiro André Nascimento qual seria o melhor modem ADSL a ser usado. Você comentou que ai no RIO este aparelho é alugado, aqui na região centro-oeste, Brasiltelecom, não. Este tipo de equipamento tem que ser adquirido junto com o pedido da conexão em banda larga, ou seja, eles dão duas opções: USrobotics e Dynalink. O preço dos dois esta variando em torno dos 600 a 500 reais por esta operadora. A diferença imposta pela mesma é a seguinte: a aquisição do modem Usrobotics somente por cartão de crédito, e o Dynalink via conta de telefone. Eu particularmente optei pelo Dynalink e estou satisfeito com o desempenho. Desculpe a intromissão, so escrevi este e-mail pois adoro a sua coluna que sempre me deixa atualizado com problemas, uma vez que faço um curso em uma escola técnica federal, e quando falou em aluguel me senti no direito de lhe comunicar que a Brasiltecom não trabalha com esse sistema. Acho que as únicas cidades que ainda estão assim são São Paulo (speedy) e Rio de Janeiro, que eu ainda não conheço o serviço.

19) Problema em rede com Windows 2000 Server
Tenho um pequena rede (10 máquinas) ligadas a um servidor P4 512mb de RAM (DDR), Placa Mãe ASUS A7V266-C, HD SCSI 16GB/40GB IDE e 2 Placas de rede 3com, cabeamento UTP par trançado CAT 5 (Certificado com Fluke), Sistema Operacional Win2000 server dedicado. Problema: A + ou – 6 meses esse servidor funcionava com o SO NT 4.0 e até então não apresentava problema algum, quando fiz a migração para o 2000 server, começou apresentar uma falha que está consumindo os meus dias. Em todas as máquinas quando e iniciado os trabalhos elas funcionam normalmente, só que depois de um tempo elas perdem a os caminhos mapeados e a conexão com de rede, as vezes os caminhos mapeados continua funcionando bem como a conexão, mas o ambiente rede todo e perdido, e as vezes acontece ao contrário. Minhas estações tem como Sistema Operacional o Windows 98. Gostaria de saber se isso e normal, como posso solucionar o problema e se me indica algum técnico para me ajudar. Gostaria de saber também sobre a migração de Windows 2000 server para Linux somente no servidor, qual sua opinião e se melhoraria a performance da rede e também a segurança da mesma.
Resposta:
Suporte a redes é mesmo um trabalho complexo. Podem existir problemas de cabeamento, defeitos de hardware, problemas de software… Provavelmente seu cabeamento está todo OK, pois o problema surgiu apenas quando foi feita a troca pelo Windows 2000 Server. Você pode confirmar se o cabeamento está OK, fazendo testes repetitivos com o programa PING (use o parâmetro T para os testes serem repetitivos). Recomendo que você instale os drivers do chipset da placa de CPU para o Windows 2000 Server, e que faça a instalação do Service Pack 3 do Windows 2000 Server. Instale também os drivers mais novos para as placas de rede. Faça também atualizações de drivers nas estações de trabalho e use o Windows Update para atualizar o próprio Windows 98. Verifique também como está configurado o DHCP no Windows 2000 Server. Ele é o responsável pela distribuição de endereços IP. Se existirem problemas no DHCP, os computadores irão operar com endereços IP incompatíveis (sub-redes diferentes). O Windows 2000 Server utilizar como padrão a rede classe A, com endereços 10.xx.xx.xx. Entretanto como você tem poucos computadores, pode operar com endereços classe B ou classe C (como 192.168.xx.yy). Você tem ainda a opção de configurar endereços IP estáticos para todas as máquinas, através do quadro de propriedades do protocolo TCP/IP. Não esqueça ainda que o servidor deve ser ligado antes dos demais computadores da rede.

20) Strings de modems
Eu tenho um Pentium 200 – MMX, HD 2 e poucos Gb, Ram de 64Mb, não sei a placa mãe, meu modem é Motorola SM56 Speakerphone modem, que já sei que é aceitável. Gostaria de saber se eu acrescentar em configurações adicionais do modem o seguinte: AT&FX3, faz diferença? o que muda? teria alguma configuração adicional específica pro meu modem, a fim de melhorar seu desempenho? O que significa: falha no acesso do arquivo de fonte da página de códigos? o que devo fazer?
Resposta:
Nas configurações do modem, acessadas através do Painel de controle, encontramos um campo de configurações avançadas onde podem ser preenchidos comandos (strings de inicialização) que realizam determinadas programações no modem. A string AT&F carrega a configuração de fábrica. A string X3 é usada em linhas de centrais telefônicas, para casos em que é apresentada a mensagem de erro NO DIAL TONE (sem tom de discagem), que ocorre quando existe incompatibilidade entre o tom de discagem emitido pela central e o usado pelo modem. Você encontrará várias strings de inicialização de modems em www.modemhelp.net. Em certos casos essas strings podem resolver problemas, como quedas de conexão, baixa velocidade e outras anomalias. A falha no acesso do arquivo de fonte da página de códigos ocorre quando o comando MODE, usado no AUTOEXEC.BAT, não carregou ou não encontrou o arquivo que tem os “desenhos” dos caracteres em modo texto corretos para o modo MS-DOS. Isso afeta os caracteres acentuados da língua portuguesa no modo MS-DOS. Se você não usa programas do MS-DOS, pode ignorar esta mensagens, e até mesmo remover o MODO do AUTOEXEC.BAT.

21) Problema com modem Intel
O meu modem antigo de 33.6 (que nao era winmodem) queimou semana passada e comprei um novo, de 56K da Intel modelo 536EP V.92; Desde entao, só consigo me conectar a 33.600 e só pego arquivos no Kazaa com a taxa máxima de 3.5K constantes. Como ja usei outros modems de 56 e chegava a velocidade de 6, a 7 kbps tranquilamente, gostaria de saber o que esta acontecendo e o que posso fazer para otimizar a taxa de recepçao de dados.. Meu pc é um Pentium 133 , 49 de RAM.
Resposta:
Este é um tipo de “winmodem”, pois depende do processador da placa mãe para fazer o seu trabalho, apesar de ter um DSP limitado (assim como os modems com chips Lucent). Como todo soft modem, existem limitações com respeito à velocidade necessária para o processador. O seu PC usa um Pentium-133, que além de ser normalmente mais lento que o mínimo exigido por esses modems, não tem tecnologia MMX, que fornece as instruções especiais para processamento de sinais em alta velocidade. O funcionamento a 33.600 bps pode ser uma limitação imposta não pelo seu modem, mas pela velocidade do processador. Ainda assim, muitos soft modems são acompanhados de programas de configuração que permitem o selecionamento da velocidade máxima a ser usada. Você pode ainda tentar configurar manualmente a velocidade, usando as dicas de configuração encontradas em:
http://modemsite.com/56k/x2-linklimit.asp#cirrus
Não pude conferir o funcionamento dos comandos lá indicados, pois não possuo o referido modem.

22) Mais um soft modem com problemas
Tenho um Windows ME e um modem que o “painel de controle-modens” indica como HSP56MR. Ocorre que este modem nunca atingiu velocidade superior a 24K e todos os testes do Windows indicam tudo certo. O que devo fazer?
Resposta:
Este modem é muito fraco, e o mais problemático. Normalmente encontramos este chip nos modems mais baratos e nas placas de CPU com modem onboard. Como trata-se de um soft modem, depende da velocidade do processador da placa mãe para funcionar. Nos PCs inferiores a 300 MHz, funcionam ainda pior, e normalmente com taxas de transmissão baixas. Para tornar o problema ainda mais complicado, fabricantes de modems de baixo custo não instalam nas suas placas os filtros analógicos que melhoram a qualidade do sinal na linha telefônica. Com uma linha mais ruidosa, a taxa de transferência obtida é ainda mais baixa. Nos micros de baixo custo são utilizados muitos componentes de qualidade inferior. No caso do modem, este é o pior que existe, e também o mais barato, apesar de ser anunciado como “Modem de 56k V90”. O usuário que não conhece os equipamentos (e nem deveria ser obrigado a conhecer) acha que está tudo bem, mas ao usar o PC, começa a entender a diferença. Recomendo que você desative este modem e instale um modem Lucent. Custa cerca de 70 reais, porém é muito mais confiável. Você conseguirá conexões muito melhores, na faixa de 50 kbps.

23) O modem precisa ser bom
Tenho um pc AMD duron 700Mhz placa mãe SIS, 128 de ram e a muito tempo estou com um problema que está me deixando de cabelo em pé. Sempre que eu me conecto a internet depois de alguns minutos a conexão cai isso acontece principalmente se eu estiver baixando vários arquivos ao mesmo tempo já tentei várias configurações e não tive êxito. Espero que você possa me ajudar meu moden é um Pctel HSP56 MR. Se for preciso trocar moden me indique um modelo que seja realmente bom.
Resposta:
A placa mãe não é SiS. Esta é a marca do chipset. Existem inúmeras placas de CPU, de diversos fabricantes, mas se o computador foi muito barato, é grande a possibilidade de se tratar de uma placa PC Chips. Arrisco o palpite porque esta placa é muito comum, por ser a mais barata do mercado, e também porque normalmente essas placas têm um modem onboard ou AMR/CNR baseado no chip PCTel. Pois bem, fico triste em dizer isso a um usuário, mas este modem é o mais problemático do mercado. A PC Chips também não está preocupada com qualidade, seu atrativo é o preço baixo. Acho isso errado, pois depois de comprar uma vez, boa parte dos seus usuários rejeitam a marca quando vão comprar um segundo computador. Recomendo que você troque o modem por um de melhor qualidade. O modem que apresenta a melhor relação custo/benefício, com boa qualidade e sem custar muito, é o Lucent. Note que na verdade esta não é a marca do modem, e sim do chip existente na placa. Se você quer uma qualidade um pouco melhor, procure uma placa de modem Lucent “fabricada” pela Genius. Digo “fabricada” porque na verdade a Genius não fabrica a placa, e sim, compra de empresas qualificadas. Tenho recomendado os modems Lucent há 3 anos e até agora só recebi uma reclamação em todo esse período. Já dos modems Motorola e PCTel, recebo reclamações todas as semanas.

24) Problema de conexão
Estou com um problema. Quando abro o Internet Explorer aparece a janela de conexão. Clico em conectar e aguardo. Enquanto isso é exibida a mensagem “Discando…”. Tudo bem, depois aparece “Conectado ao computador remoto… Verificando o nome de usuário e senha…” Depois esta janela desaparece e é exibido embaixo na barra o ícone de conexão. Até ai tudo normal. Já está conectado, não é mesmo? Só que o Internet Explorer não exibe página alguma e só aparece “Esta página não pode ser exibida”. Da mesma forma acontece no Outlook Express. Já conectado(simbolo de conexão na barra embaixo sendo mostrado) também não consigo receber os e-mail, dizendo que o Servidor POP não respondeu. Não sei o que está acontecendo. Será que vocês poderiam me ajudar.
Resposta:
Este problema é bastante típico. Uma forma de evitá-lo é sempre fazer a conexão manualmente antes de executar o navegador ou programa de correio eletrônico. Ao serem executados, esses programas já encontrarão uma conexão ativa e funcionarão perfeitamente. Um outro recurso é usar o botão Atualizar do navegador, ou enviar/receber no programa de e-mail.

25) Arquivos PPS
Tenho um P4 de 1.5,HD de 40GB e memoria Ram de 256Mb, com WinME, quando tento abrir um e-mail com arquivo .pps o mesmo não abre. O que é um arquivo PPS e para que serve?
Resposta:
Se você não sabe o programa que abre um certo arquivo, pode clicar este arquivo com o botão direito do mouse e escolher no menu a opção Propriedades. No quadro apresentado será mostrado o tipo de arquivo e o programa que o abre. No caso do PPS, trata-se de uma apresentação do Power Point. Você precisa ter instalado o Microsoft Office (ou outros pacotes similares) para abrir esses arquivos. Em dúvidas como esta, não deixe de procurar na Internet. Por exemplo, procurando em www.altavista.com pela expressão “PPS”, você encontrará milhares de referências. Procurando por “PPS extension” ficará ainda mais fácil, e você logo descobrirá que se trata de um arquivo aberto pelo Power Point. Este método pode ser usado para qualquer outra extensão. É bom lembrar também que não devemos abrir anexos que chegam por e-mail de remetentes desconhecidos, pois muitas vezes contém vírus.

26) BMP ao invés de JPG
Ao tentar gravar um jpg o programa obriga-me a gravar em bmp. Pelo que sou obrigado a converter , posteriormente, tudo em jpg. Até há pouco tempo tudo corria bem : conseguia gravar o jpg no formato jpg. O que terá acontecido e como faço para voltar à normalidade
Resposta:
Este é um problema do Internet Explorer, não o observei em outros navegadores. Não sei a sua origem, e tenho observado que ocorre até mesmo nas versões mais novas deste navegador. Normalmente ocorre quando a página aberta tem seu endereço acompanhado de um login e senha, comum em sites com acesso protegido por senha. Por exemplo, ao abrir http://nome:senha@www.site.com.br, você verá sempre a opção de salvar os arquivos JPG com nome “sem título” e com extensão BMP. Para solucionar o problema, remova o “nome:senha”. Uma vez tendo sido fornecido este nome e esta senha, você pode digitar novamente o endereço sem nome e senha, pois o acesso já estará liberado. As imagens passarão a ter seus nomes corretos e extensão JPG.

27) Compartilhamento de conexão com a Internet
Atualmente assino o serviço de Banda Larga provido pelo “Virtua” em um dos computadores, minha dúvida é a seguinte há possibilidade de a partir deste computador na qual esta ligado o “Virtua” outros computadores de casa ter o acesso a internet, ou seja, consigo configurar este computador como “Servidor de Internet” para outros computadores? Se há, o que é necessário em software e hardware? e as configurações do software como fazer?
Resposta:
O compartilhamento de conexão com a Internet foi introduzido no Windows 98SE e aperfeiçoado no Windows ME e no Windows XP, através do Assistente de rede doméstica. Execute este assistente no computador que está fisicamente ligado à Internet. Indique durante o uso do assistente que a conexão será compartilhada com outros computadores. Indique que a conexão é feita através de banda larga. Terminadas as configurações, execute o mesmo assistente nos outros computadores. Se eles usarem sistemas mais antigos (Windows 95/98), use o disquete gerado pelo assistente de rede no computador servidor. Se você usa o Windows XP, clique no ícone da conexão e escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Avançado e habilite o firewall nativo do Windows XP. Se o servidor usa outros sistemas, é recomendável que você instale um firewall, como o da Symantec.

28) Windows 98 e compartilhamento de conexão com a Internet
Dentro da dicas desta pagina, encontrei uma que informa que posso compartilhar uma conexão com a internet com varios micros numa rede local, atraves de compartilhamento existente no proprio windows 98. Ocorre que tentei instalar tal opçao no meu computador e nao encontrei-a. que fazer? Hoje uso uma copia do wingate… como nao gosto de pirataria ….
Resposta:
Este recurso não está na verdade no Windows 98, e sim, no Windows 98SE (segunda edição). É preciso fazer a sua instalação, através do Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Instalação do Windows / Comunicações. A partir desta instalação, o ICS (Internet Connection Sharing, ou compartilhamento de conexão com a Internet) será encontrado no menu de comunicações. Basta executá-lo e entrará em ação um assistente que irá guiá-lo passo a passo. Antes de usar este assistente verifique se a sua rede está instalada corretamente e se cada computador pode “enxergar” os recursos compartilhados do outro. Esta instalação ficou ainda mais fácil a partir do Windows ME, no qual foi incluído um assistente para configuração de rede. Este assistente irá ao mesmo tempo instalar e configurar os módulos de software para o funcionamento da rede, e ativar o compartilhamento de conexão com a Internet.

29) Erro de CRC
Quero saber se é possivel. Recuperar um Arquivo.. Quando ocorre erro.. No chamado.. ” crc” Pois eu pego arquivos via internet ou outros meios.. Ai quando vou executar diz que o “crc” esta invalido. Ou com problemas tipo assim.. Existe algum meio de recuperar estes arquivos? Como?
Resposta:
Não é possível recuperar um erro de CRC em um arquivo. Este erro indica que os dados do arquivo estão corrompidos. Se em uma transmissão de dados, apenas um bit for transmitido errado, a checagem feita pelo método do CRC identificará a existência do erro, mas não será possível descobrir onde está o erro, portanto é impossivel corrigir o arquivo. Quando recebemos um arquivo via Internet com erro de CRC, devemos descartá-lo e repetir o download.

30) Modem e Windows 2000
Tenho um PC Itautec Celerom 300Mhz. Nele há um Modem AT6800W/U da Aztech que trabalhava com o Windows 98, quando mudei pro Windows 2000 Professional não consegui atualizar o driver, nem pelo site do fabricante, nem pelos drivers disponíveis no windows 2000 e nem com a Itautec. O que posso fazer? Obrigado.
Resposta:
Este é um problema relativamente comum. Muitos modems que já saíram de linha não têm drivers para Windows 2000, nem para Windows XP. O problema não ocorreu com os fabricantes que produziram para seus produtos, drivers no padrão WDM, que funcionam tanto no Windows 9x/ME como no Windows NT/2000/XP. Os drivers do seu modem provavelmente são apenas para Windows 9x/ME, ou seja, não são WDM. Este mesmo problema aconteceu com os modems baseados em chips da Motorola, bem comuns no Brasil. Sugiro que você compre um modem melhor que seja compatível com o Windows 2000/XP, como o da Lucent, que funciona muito bem.

31) Real Player
Tenho tentado ver vídeos na internet com extensão …ram, mas esses vídeos não são compatíveis com o Windows Media Player; só com o Real Player. Tentei baixá-lo, mas acontece que todos os links referentes a ele levam à página da Real que cobra pelo download. É possível obtê-lo gratuitamente em outro site ou outro player alternativo gratuito e compatível com vídeos?
Resposta:
Realmente os vídeos com extensões RM ou RAM são visualizados através do Real Player. Para visualizá-los é preciso instalar este programa, entretanto o mesmo é oferecido em versão DEMO, que funciona porém com alguns recursos desabilitados. Este programa também é oferecido embutido em vários CDs, como nos que acompanham placas de vídeo, por exemplo. Você poderá procurá-lo entre os seus colegas. Mas a versão DEMO que é oferecida no site do fabricante irá funcionar bem.

32) Modem para K6-2
Comprei um pc K6-2/450 com 128 de ram e 20 gb HD, tudo onboard. Mas não veio o modem, vou ter que comprar um. Gostaria de saber quais os melhores modems, pelo menos uns três tipos, caso eu não encontrar um modelo. Eu li na coluna do ano passado sobre um usuario que tem um modem CONEXANT, e ele diz que fas download entre 6 e 7 kbps. Tambem ouvi falar que o LUCENT e muito bom. Me ajude nesta informação ficarei muito agradecido.
Resposta:
Os modems Lucent têm funcionado muito bem. É um modem relativamente barato e tem sido muito vendido. Praticamente não recebo reclamações de leitores sobre este modem. Enquanto isso, modems Motorola e PCTel têm se mostrado muito problemáticos. Recomendo que você compre um modem Lucent, provavelmente encontrará com facilidade. Os modems Conexant são mais raros, mas também não tenho recebido reclamações. É também possível encontrar modems da Intel (usam chips da Ambient Technologies, ou Cirrus Logic). Os modems Motorola e PCTel têm um problema adicional: não possuem DSP, e por isso sobrecarregam muito o processador, o que se torna perceptível para o K6-2/450 e crítico para processadores inferiores a 300 MHz. Os modems da Lucent, Intel e Conexant que cito aqui possuem DSP, apesar de utilizarem ainda o processador da placa mãe para algumas das funções básicas de controle.

33) Janelas Pop-Up indesejáveis
Estou aqui novamente para que me ajude a solucionar um problema. A algum tempo venho sofrendo com os pop-up, quando eu me conecto a internet e passo dez minutos sem mexer no computador abre cerca de 13 janelas nesse pequeno período, e isso está me deixando muito chateado quando nevego na internet. Tem alguma solução pra acabar com isso?
Resposta:
Realmente essas janelas são bastante irritantes. Muitas vezes essas janelas são geradas pelos próprios sites nos quais navegamos. Existem ainda casos de programas que são instalados sem que percebamos (Adware) que provocam a abertura indesejável dessas janelas. As janelas mostradas não pertencem aos sites que estamos visitando, mas a sites de terceiros. Programas de Adware podem ser adicionados ao navegador durante a instalação de alguns programas de freeware. Ao ser apresentado o contrato de licença, que quase nenhum usuário lê, é dada a informação de que tal programa vai ser instalado. Nesse caso é preciso descobrir qual programa está causando isso e desinstalá-lo. Devemos teclar Control-Alt-Del e na lista de programas ativos, finalizar algum programa suspeito. O problema é que isso é um jogo de adivinhação.
Podemos ainda eliminar as janelas de Pop Up com alguns programas especiais. Muitos deles são de shareware. Posso citar por exemplo o StopZilla (www.stopzilla.com) e o Popupdummy (www.dummysoftware.com). Indo ao site www.tucows.com e comandando uma busca por “Pop up”, você encontrará outros programas, como o Coffeecup pop up blocker, Etcetera pop up killer e o Ad popup killer. Deixo claro que não testei nenhum desses programas, mas podemos encontrar na Internet algumas referências a eles na forma de reviews. Também encontrei um programa gratuito que elimina Pop ups. É o POW, encontrado em http://www.analogx.com/.

34) Conexão ISDN
Olá Laércio, gostaria de adquirir uma placa Isdn 128Kbps, mas tenho algumas dúvidas a respeito:
– É necessário ter uma linha telefônica especial para a conexão?
– Muda a minha configuração junto ao meu provedor?
– Será gerado algum custo adicional para este tipo de conexão?
– Provedores gratuitos já estão oferecendo este serviço?
Resposta:
A conexão ISDN utiliza duas linhas telefônicas digitais de alta qualidade, cada uma delas operando a 64k bps, resultando na taxa total de 128k bps. Dependendo da companhia telefônica, este tipo de conexão pode receber diversos nomes de fantasia. Em minha cidade (Niterói, RJ), é chamada de DVI. Este tipo de conexão é relativamente caro. A mensalidade no provedor é maior, e o custo da ligação telefônica (é paga por tempo de uso) é aproximadamente o dobro do custo de uma ligação comum. Será preciso contratar o serviço no provedor e na companhia telefônica, que fará a instalação de um segundo par de fios que será adicionado à sua linha atual. Se a sua linha atual não for de boa qualidade (central digital), você receberá dois pares novos, e sua linha atual física será desativada. Não me consta que provedores gratuitos estejam oferecendo este serviço, mas isso é possível de acontecer. Todos os provedores gratuitos pertencem a companhias telefônicas, já que o usuário paga a ligação, daí vem a receita do provedor. A ligação ISDN também é paga por impulso, e por isso as companhias telefônicas podem disponibilizar essas conexões através de provedores gratuitos.

35) Modem queimado
Há cerca de uma semana quando meu pai estava navegando na internet, começou a chover e consequentemente meu modem queimou por algum tipo de descarga elétricas na linha. No outro dia fui a loja e comprei um modem Intel de 56 K PCI V. 92 Modelo I-205, só que ele antes de começar a discar ele dá um sinal de ruído que não é da linha telefônica. Este modelo de modem tem esse ruído antes de começar a discar ou devo estar com algum problema em outra placa?
Resposta:
Não é comum um modem fazer ruídos diferentes do sinal de linha. O modem pode estar defeituoso, ou pode existir outro defeito no seu computador, além do modem. Afinal, uma descarga elétrica em uma tempestade pode danificar não apenas o modem, mas até o computador inteiro. Recomendo que sejam sempre instalados os drivers mais novos para o seu modem. Como os modems Intel são relativamente novos, é possível que esses drivers estejam bem atualizados e que não apresentem problemas. Você pode testar o funcionamento do seu modem, através do comando Modems no Painel de controle. Clicando no modem e em Propriedades, você chegará a um quadro onde encontrará a guia Diagnóstico. Clique em Consultar modem e será feito um teste. A seqüência exata de comandos depende da versão do Windows (estou exemplificando com o Windows XP). Quando o modem não está operacional, este comando resulta em uma mensagem de erro. Recomendo ainda que você teste esta mesma placa em outro computador, e aproveite para trocá-la se achar que está defeituosa, pois ainda está na garantia.
2003_01
Testando o modem

36) Problemas com modem onboard
Tenho um K6-II 500 mhz, com 128mb de ram, placa de vídeo onboard, e modem HSP56 micromodem 56k, onde fiquei sabendo que é o modem da placa mãe, conhecido como ”viagra”. O problema começa aí no modem: como posso obter um melhor desempenho deste modem em minha máquina? De vez em quando ele fica conectado uns 10 minutos, depois pára, não caindo a linha, ele apenas pára. Eu desconecto e conecto novamente, aí são só mais 10 minutos. Sem contar que já coloquei todas as velocidades nas configurações dele, mas o danado ainda fica conectando a 33600bps, 38666bps, e nunca fica numa velocidade boa para a navegação. Desde já agradeço qualquer ajuda!
Resposta:
O modem da placa “viagra” é um dos mais problemáticos já fabricados. Os aborrecimentos que você vai ter com ele, como queda de desempenho e conexões instáveis, não compensarão a economia da compra de uma boa placa de modem. Por cerca de 60 reais você compra um modem Lucent e se livra de todos os problemas de conexão. Veja um caso interessante: tenho uns amigos que possuem pequenos provedores em Formosa, Cristalina, Unaí e Paracatu. Estavam perdendo muitos clientes que reclamavam de conexões ruins e não acreditavam que os problemas eram exatamente desses modems. Compraram então um lote de modems Lucent e os instalavam gratuitamente nos PCs dos seus clientes. Os problemas de conexão foram resolvidos e os clientes voltaram. Recomendo que você deixe de lado este modem (ele é ruim mesmo, é para vender no terceiro mundo) e instale um modem novo, afinal 60 reais não é tão caro assim.

37) Modem LG
Caro Laércio, recentemente adquiri um micro com ATLON XP 2000, mother board ASUS A7S266, 256M DDR, drive LG COMBO, monitor Philips 15″ e modem supostamente da marca LG, tudo funciona bem. O problema foi a surpresa ao instalar o modem. No CD (LG) do driver aparece opção de Agere/Lucent/Intel/Conexcant/NetoDragon. Ao procurar o driver no CD foi localizado o NETO DRAGON como sendo o driver mais apropriado para o modem em questão. O que acontece é que não consegui ainda conectar acima de 21,6 Kbps. Na guia diagnótico do modem está tudo OK. Você conhece esse modem ? Será o caso daqueles modem com chip de uma marca e fabricado por outra empresa ? Por favor me oriente, porque dependendo do caso vou devolver o modem, porque foi comprado como sendo LG. Obrigado.
Resposta:
De fato, o “modem LG” não utiliza na verdade um chip da LG. Esses modems possuem uma etiqueta sobre o chip com o logotipo da LG. Recentemente instalei um desses modems, e foi reconhecido como Dragon, ou algo parecido. Isso é muito comum. Existem fabricantes de modems e fabricantes de chips. Os fabricantes de chips são Analog Devices, Lucent, Motorola, PCTel. Os fabricantes de modems são vários outros, como US Robotics, 3COM, Genius, Cardinal, Zoom, Creative, Zoltrix e vários outros menos conhecidos. Muitos preferem permanecer anônimos, e usam para seus modems, o nome do fabricante do chip. A maioria dos modems “Lucent”, “Motorola” e “PCTel” não são produzidos por esses fabricantes. A mesma coisa ocorre com este novo modem LG, sobre o qual tenho poucas informações, pois está recentemente lançado. Peço aos leitores que enviem para esta coluna os resultados obtidos nas conexões feitas com esses modems. Se você está tendo problemas de baixa velocidade, sugiro que faça a troca por um modem Lucent.

38) Erro de DNS
Estava com a conexão lenta, reinstalei o windows 98 em cima do original, ja fiz isto varias vezes e nunca tive problemas, mas desta vez, o internet explorer 6.0 abre, mas nao navega, a conexao existe, mas a pagina nao abre ( qualquer uma ) a mensagem no rodapé do explorer é res://C:\WINDOWS\SYSTEM\SHDOCLC.DLL/dnserror, ja usei outros navegadores “opera” nem assim navega. qual o problema? o que deve ser feito? obs. reinstalei o win98 em outra pasta, nem assim navega.
Resposta:
Este problema ocorre quando a conexão com a Internet através do seu provedor de acesso não está estabelecida corretamente. O nome da página apresentada é “DNSERROR”. O erro de DNS ocorre quando não foi possível localizar o servidor DNS, que está no seu provedor de acesso. Contacte o seu provedor, pois muitos deles exigem configurações próprias no quadro de propriedades da conexão. Muitos fazem a detecção automática do servidor DNS, mas alguns exigem que o usuário digite manualmente o seu endereço. O provedor também pode reconfigurar a sua rede e alterar os servidores. Usuários com conexões programadas com detecção automática de DNS não serão afetados, mas quem indicou manualmente os endereços precisará alterá-los. Seja qual for o caso, contacte o suporte do seu provedor de acesso e peça ajuda para criar e programar corretamente a conexão.

39) Troca de modem onboard
tenho um micro K6-2 533 MHz, 32 MB Ram,Placa mae PCChips M598LMR, Modem on board PCtel HSP56 Micromodem, este modem apresentou problema e entao instalei uma placa de modem (Agere SoftModem Version 2.0.2) que ficou na porta COM2, o modem on board está na COM4. Quando tento conectar com a internet, aparece a mensagem que nao há sinal de linha, e tambem nao consigo desabilitar o modem on board. Preciso de orientação, Obrigado.
Resposta:
Para desabilitar o modem onboard, verifique se existe algum comando no Peripheral Configuration, no CMOS Setup. Se existir o comando AC97 Modem, desabilite-o. Se a sua placa de CPU usa uma placa avulsa para o modem “onboard”, retire-a. Se ainda assim o modem onboard continuar sendo apresentado no Gerenciador de Dispositivos, desmarque a opção “Usar neste perfil de hardware”, no quadro de propriedades do modem onboard. Através do Painel de controle, acesse as propriedades do modem, clique na guia Avançada e no campo “Configurações adicionais”, preencha “ATX3”. Isto fará com que o modem faça a discagem, forçando-o a reconhecer o tom de discagem.

40) Lentidão na banda larga
Como faço para aumentar a velocidade de download no meu computador? Possuo banda larga, com P-IV 256 mg de ram mas só desce 10,0 k / s. É normal?
Resposta:
A velocidade de recepção de dados não depende apenas da conexão de banda larga. Depende também do site a partir do qual está sendo feito o download. Se o servidor onde está hospedado este site tem uma conexão com a Internet na velocidade de 10 Mbits/s e se existem 1000 usuários fazendo download ao mesmo tempo, cada um deles terá realmente uma taxa média de 10 kbit/s. Experimente fazer downloads em sites não muito disputados, em horários de baixo tráfego. Por exemplo, fazer o download de utilitários em sites de fabricantes de placas de CPU, às 5 da manhã. Você poderá observar taxas bem maiores. Quem tem banda larga de 256 kbits/s não dobrará necessariamente a velocidade de download se mudar para 512 kbits/s. Apenas o preço dobrará, com certeza. A velocidade poderá ser maior entretanto se forem feitos múltiplos downloads de servidores diferentes.

41) COM e IRQ do modem
meu modem está na (com 5) e interrupção 3. Esta instalação está certa? Eu pergunto isso porque quando faço o teste de hardware com o Norton ele não reconhece o modem instalado. Como instalo o modem em com4? Já li sobre isso e sempre vejo recomendações para procurar instalar o modem em com4 e porque?
Resposta:
O modem pode funcionar com qualquer COM e com qualquer IRQ, desde que não exista conflito. Por exemplo, os antigos modems ISA, ao usarem a COM3, usavam também a IRQ4 e isso resultava em conflito com a IRQ1, onde antigamente era instalado o mouse. Como resultado, o mouse travava quando o modem começava a funcionar. Se o seu modem é PCI (e automaticamente é também Plug and Play), a COM e a IRQ são escolhidos automaticamente pelo Windows. Se está funcionando, deixe-o assim e não se preocupe com a configuração usada. Quanto ao teste de hardware do Norton apresentar falhas, também não fique preocupado. Os programas de diagnóstico de hardware sempre se confundem com os modems modernos. O programa de teste que você usou (NDIAGS), deve ser de 1998, pois não foi mais atualizado. Mesmo com os modems daquela época, os programas ficavam confusos. Programas de diagnóstico podem ser usados para testar processador, memória, discos, portas seriais e paralelas, mas são normalmente inúteis para testar dispositivos que só funcionam sob o Windows. Portanto não se preocupe, seu modem está funcionando bem, e está instalado corretamente.

42) Lentidão em ADSL
Estou com uma dúvida, recentemente instalei ADSL para agilizar minha conexão. mas percebo que a comunicação entre o meu pc e rede tem momentos que demoram. porque? sei que não é problema na rede.
Resposta:
Se por um lado existe a Internet grátis, com suporte muito deficitário, por outro lado existe a Internet cara e veloz através da banda larga. Este serviço tem suporte muito melhor, e o usuário deve cobrá-lo. As demoras podem ocorrer devido à lentidão do próprio site que você está acessando. Nos momentos de lentidão, abra outras janelas (Control-N) e acesse outros sites, verifique se a lentidão é geral ou não. Se não for geral, a solução é esperar mais um pouco para acessar o site desejado. Se nos momentos de lentidão o acesso a qualquer site ficar mais lento, então o problema é do provedor de acesso. Use o suporte ao qual você tem direito.

43) Hard modem x soft modem
Gostaria de saber se somente os modems ISA sâo Hard Modem e se atualmente os modems sâo todos Soft Modem.?!
Resposta:
Não é verdade que todos os modems ISA são HARD ou que todos os modem PCI são soft. No tempo em que os modem eram ISA, praticamente todos eram HARD, mas chegaram a ser produzidos alguns modelos de soft modems, como o Motorola e o US Robotics Winmodem. Atualmente os modems são PCI, e quase todos são soft modems. Existem entretanto algumas exceções como os da US Robotics, modelos 5610, 2976 e 2977. A tendência é esses modems serem cada vez mais raros, à medida em que as conexões de banda larga ficam mais acessíveis.
2003_3
Soft modem

44) Sites bancários
Fala-se muito em segurança na rede com relação aos acessos em páginas bancárias. Em razão das senhas ficarem registradas nos arquivos do pc e por isto mesmo serem alvo dos piratas que dela se apoderam para usurpar valores alheios, venho lhe perguntar: – como podemos identificar este arquivo no pc para apagá-lo após acessar nossa página bancária, evitando desta feita que algum espertinho possa invadir meu arquivo e se apoderar dela?…o acesso desses rakers se dá no momento exato em que estou digitando minha senha ou durante minha permanência na rede?….entendo que precisamos saber um pouco mais para nos prevenirmos ao máximo.
Resposta:
Os sites bancários oferecem conexões com segurança. Ainda assim você pode melhorar ainda mais a segurança, desabilitando os cookies no seu navegador. O problema é que alguns sites exigem que os cookies estejam ativados para funcionarem. Deixando os cookies habilitados, você poderá eliminar todos os cookies armazenados, usando o comando Ferramentas / Opções da Internet / Geral / Excluir cookies. Exclua também os arquivos temporários da Internet. O botão para esta remoção fica ao lado do botão para remoção de cookies. E não esqueça de usar um anti-vírus atualizado, e não navegue por sites suspeitos, como os de piratas e hackers.

45) Rede de três micros
Possuo duas máquinas com Windows 98 trabalhando em rede e recentemente adquiri uma nova máquina em que está instalada a versão do Windows XP Pro. Queria saber qual o procedimento tomar para configurar estas máquinas para que uma possa utilizar a outra tanto no compartilhamento de arquivos como o de impressoras.
Resposta:
A forma mais simples é usar o Assistente de configuração de rede do Windows XP (está em Programas / Acessórios / Comunicações). Você irá configurar o Windows XP para operar como cliente (acessa recursos de outros computadores) e como servidor (disponibiliza recursos para outros computadores). Durante o uso deste assistente será gerado um disquete. Executando o programa deste disquete nos outros computadores da rede, eles também passarão a estar configurados. Outra questão importante é o cabeamento. Se a rede original tinha apenas duas máquinas, provavelmente estavam conectadas por um cabo “crossed”, sem hub. Para ligar três máquinas, o cabo “crossed” não poderá ser usado. Você precisará comprar um hub e três cabos de redes comuns (com conectores RJ-45). Não use mais o cabo “crossed”, pois ele só serve para ligar dois micros diretamente sem hub.

46) Descobrindo o endereço IP
Gostaria de saber qual é o comando que leva ao endereço IP.
Resposta:
O comando a ser usado depende do sistema operacional. Em todas as versões do Windows, use sob o Prompt do MS-DOS, o comando IPCONFIG/ALL. No Windows 9x/ME, use Iniciar / Executar / WINIPCFG. No Windows XP, clique no ícone da conexão de rede e no menu escolha a opção Status. Selecionando a guia Suporte, o endereço IP da placa de rede será mostrado.

47) Vídeos da Internet no DVD Player
Gostaria de saber se os vídeos que pegamos na Internet no formato MPEG, podemos assistir no DVD de casa.
Resposta:
Não podem ser exibidos no DVD, pelo menos na forma como estão. Os vídeos que obtemos na Internet estão normalmente no formato MPEG-4. Os DVDs usam o formato MPEG-2. Você teria que usar um software para geração de DVDs, e também precisaria ter um gravador de DVDs. Outra solução é operar com Super VCD. CD-Rs comuns podem ser usados nesse caso, mas um filme de duas horas ocuparia 6 CDs. Os programas para edição de vídeo que acompanham as placas digitalizadoras de vídeo são capazes de gerar discos no formato SVCD. Mais simples e mais barato será usar uma placa de vídeo com saída para TV. Você assistiria os filmes em MPEG-4 através da TV ligada no computador.

48) Cabo de rede com emendas
Gostaria de saber se é possível proceder o cabeamento de uma rede do tipo cliente-servidor, mas com o cabo (CAT 5) descontinuado. Existem encaixes, adaptadores para que eu possa unir um “pedaço” de cabo e outro antes de chegar ao destino? Há problema em se fazer um cabeamento (mesmo contínuo) superior a 150 metros? É necessário algum equipamento no meio do caminho?
Resposta:
O comprimento máximo permitido é de 100 metros, sem o uso de repetidores. Como você quer ligar 150 metros, recomendo que divida o cabo em duas seções (por exemplo 75m e 75m ou outra divisão conveniente) e ligue as duas seções através de um hub. O hub irá reforçar o sinal permitindo aumentar o alcance por até mais 100 metros. Normalmente não fazemos emendas nos cabos, pois isto prejudica a qualidade do sinal. Se você já tem os pedaços de cabos pode tentar aproveitá-los fazendo uma soldagem bem feita, emendando os fios porém respeitando as cores correspondentes.

49) Ajuda com modem Intel
Bom recentemente comprei um modem intel e a conexão dele não ultrapassa 50,6 Kbps isso com a seguinte string (atw), bom ai que começa minha duvida: Sera que essa string não serve para o modem Intel alcaçar a marca de 115,20 Kbps?? Ou sera que existe outra string da qual eu não saiba? Por favor me ajude neste caso, tendo em vista que algumas vezes a conexão não passa de 3 minutos e cai constantemente. Por favor me responda este email o mais rapido possivel. Obrigado pela atenção.
Resposta:
A velocidade de 115.200 não se aplica à ligação entre o modem e o provedor. Aplica-se na ligação entre a interface serial e o modem (esta interface serial está dentro da própria placa de modem). Podemos obter taxas elevadas como esta quando fazemos o download de textos, arquivos HTML ou qualquer outro tipo de arquivo que possa ser comprimido. Arquivos ZIP, EXE, JPG, MP3, AVI, MPG e todos os demais que não suportam compressão adicional ficam com o download limitado à própria velocidade da conexão pela linha telefônica, que normalmente varia entre 50,000 e 53.000 bits por segundo. A velocidade apresentada pelo seu modem está portanto dentro dos padrões dos melhores modems. Leve em conta que muitos modems oferecem velocidades inferiores, na faixa de 45.000 bits por segundo. Quando a linha telefônica é de baixa qualidade, a velocidade pode ser bem menor, ficando até mesmo inferior a 20.000 bps. Inúmeras razões podem levar uma conexão por modem a ser instável. Uma linha ruidosa, que tem sons aleatórios (interferências, maus contatos, etc.) pode causar isso. Outro problema é a chamada em espera, aquele serviço da companhia telefônica que emite um som quando estamos em uma ligação e alguém está tentando ligar para a nossa linha. Peça à sua companhia telefônica para desativar este recurso, ou então verifique qual é o comando para ativar e desativar manualmente. Na Telemar, por exemplo, é *43# para destivar e #43# para ativar. Conexões ruims também podem ser causadas por problemas no provedor. É preciso fazer testes para determinar a causa, que nem sempre é o modem.

50) Filho estraga micro do pai
Tenho um AMD Athlon ™ XP 1800+, 228 MB de RAM, HD 40 GB, Placas de rede, vídeo, modem e som onboard. Adquirido há pouco tempo, em substituição a um Pentium 400 MMX, no qual eu sabia fuçar tudo, mas neste novo que esta com o sistema operacional Windows XP Home, a coisa esta complicada, meu filho com mania de baixar jogos da internet, abaixou um emulador de supernintendo que trouxe de bagagem a praga Xupiter que agora esta instalada em meu sistema. Mas isto não é o pior, o pior é que tentando desinstalar o maldito programa para que eu não visse, ele acabou não conseguindo mais entrar no sistema operacional. Agora estou querendo entrar no modo de segurança do Windows, mas não estou conseguindo, pois quando aperto o F8 na tela inicial aparece este quadro:
Select First Boot Device
Floppy
IDE-0
CD/DVD
Bbs-0 (NETWOORK)
Que apertando qualquer opção me leva de volta ao windows, por favor, se poderem me ajudar eu ficarei muito grato.
Resposta:
Experimente pressionar F8, depois escolha o boot pelo HD, e depois pressione F8 novamente até entrar no gerenciador de boot do Windows XP. Se não conseguir achar o ponto certo, experimente pressionar RESET durante o boot para que o Windows entre na próxima vez no menu de inicialização automaticamente, para que você possa usar o modo de segurança. Recomendo que você use a conta de administrador para você mesmo e crie para seu filho uma conta de usuário limitado. Assim ele não poderá instalar programas. Uma solução simples para conflitos familiares como este é usar dois discos rígidos instalados em gavetas. Conecte o seu disco rigido e ligue o seu computador, e trabalhe normalmente. Quando terminar, desligue o computador (inclusive o estabilizador), retire sua gaveta e guarde. Seu filho também deverá ter o seu próprio disco rígido na sua própria gaveta. Desta forma, se ele estragar o Windows, o computador não ficará inoperante. Você terá o seu disco rígido intacto, protegido na sua própria gaveta. Você não correrá o risco de, por exemplo, ter seu HD contaminado por um vírus ou trojan recebido por ele. Tudo ficará como se fossem dois computadores independentes.

51) Indicação de modem
Atualmente os modems estao sendo substituidos por versoes mais baratas devido a alta incidencia da conexao a cabo. POrém há ususários que ainda optam pelos métodos antigos. Qual modem atualmente você me indicaria como sendo de boa qualidade?
Resposta:
Na verdade os modems têm sido substituídos por versões mais baratas, não devido às conexões de banda larga, mas porque é alta a incidência de PCs com hardware barato, e nem sempre de boa qualidade. Muitas dores de cabeça já tiveram os usuários de modems onboard, de modems PCTel (HSP56) e até da Motorola. Um dos problemas é que apesar de usar um chip aparentemente de boa qualidade, muitos produzem placas ruins, sem os devidos filtros analógicos que melhoram a qualidade da linha telefônica. Os modems bons sempre continuaram disponíveis no mercado, mas seu alto custo tornou cada vez mais difícil a venda. As lojas normalmente não gostam de trabalhar com esses modems melhores (ex: US Robotics 5610, 2976, 2977). Uma alternativa boa é usar os modems Lucent, que atualmente custam entre 40 e 50 reais, e oferecem qualidade de conexão aceitável. Mesmo para quem tem conexão de banda larga, usar um modem para conexão via linha telefônica é uma boa idéia. Se a conexão de banda larga estiver inoperante, temos uma forma alternativa de acessar a Internet, caso não possamos esperar até que a banda larga volte a funcionar. Também são bons os modems Intel, Agere, Ambient e LG.

52) Modems para PCs antigos
Tive numa loja de informática e perguntei ao vendedor se poderia comprar uma placa de fax modem nova e fazer a instalação da mesma num K5 (chipset 430HX) com 40mb de memória SIMM e o mesmo respondeu que não, pois as placas de fax atuais só rodam em barramentos de 100MHZ para cima. Isso realmente é procedente? Ou simplesmente o vendedor não é conhecedor do assunto? Assim que puderem me respondam, pois estou precisando de um modem e não queria compra-lo usado.
Resposta:
Realmente a maioria dos modems atuais são do tipo soft modem, também chamados de HSP modem e Winmodem. É correto que só funcionam em PCs superiores a 200 MHz, alguns como o Lucent podem funcionar com processadores de apenas 100 MHz. Observe que é errado dizer que o “barramento deve ter 100 MHz”. O correto seria dizer que a velocidade do processador é superior a este valor. Não é verdade que todos os modems atuais têm esta característica. Existem modelos que são “100% hardware”. Possuem CODEC, controlador e DSP. Fazem todo o trabalho de transmissão e recepção de dados, sendo independentes do processador da placa mãe. Todos os modem para processadores 486 e anteriores tinham esta característica, porém eram mais caros que os atuais soft modems. Você pode encontrar por exemplo os modelos 2976, 2977 e 5610, da US Robotics. Todos eles funcionarão no seu AMD K5.

53) Lentidão na Internet
Possuo um Micro Computador Celeron 1GHz – 128MB da Metron, com Windows XP, porém estou tendo problemas no acesso à internet, a navegação é extramamente lenta. Gostaria de saber o seguinte: 1- Aumentando a memória de 128 para 256 MB, eu conseguiria um melhor desempenho já que o mínimo de memória exigida pelo Windows XP é 128MB? 2- Existe alguma tarefa (exemplo: Log) que o XP executa que pudesse estar causando a lentidão? se existe como desativa-lá?
Resposta:
Aumentar a memória de 128 MB para 256 MB trará um bom melhoramento no desempenho, mas não por fazer o processador ou a navegação ficarem mais rápidos. A velocidade de processamento e o acesso à Internet serão inalterados. A vantagem é que com mais memória, você poderá ter mais programas abertos, abrir mais janelas no navegador e ter mais documentos em edição, sem a necessidade do uso da memória virtual (que fica localizada no disco rígido). O Windows XP realmente cria alguns logs com diversos eventos, mas a atividade é muito baixa, consumindo pouco tempo de processamento. A navegação com uma conexão telefônica usa apenas 5 kB por segundo, e com banda larga (256 kB/s) consome cerca de 30 kB/s. Essas velocidades são muito baixas em comparação com as altas taxas de transferência usadas pelas diversas partes do PC. Se a sua conexão é discada, é preciso que use um bom modem e uma boa linha telefônica. Modems de baixa qualidade, como os do tipo onboard e os com chips PCTel não oferecem boas conexões, exceto com excelentes linhas telefônicas. Se a sua conexão for de banda larga, é preciso contar com o suporte do seu provedor de acesso para checar o motivo da lentidão. Até um Pentium-200 com 32 MB de memória tem condições de navegar rapidamente, o que amarra a velocidade é a própria conexão, e não o computador .

54) Sem tom de discagem
Boa tarde tenho uma placa mãe Asus K7V e uma placa de fax modem US Robotics, porém esta placa de fax modem não funciona, consigo instalar ela normalmente, pego o diagnóstico da placa sem problemas mas para efetuar a conexão ela sempre apresenta a mensagem de que não a tom de discagem ou a linha não esta conectada. O mais estranho é que em outra maquina esta placa funciona corretamente, porém um técnico da região me informou que nenhuma placa de internet discada funciona nesta, eu fiz teste com uma placa de Internet a cabo e esta conectou sem problemas, vcs poderiam me informar o que posso fazer ou qual é o problema desta placa e como resolvo?
Resposta:
Existem pequenas diferenças entre as freqüências dos tons de discagem de centrais telefônicas diferentes. O modem reconhece uma certa freqüência como tom de discagem, e se a central (normalmente centrais de PABX têm tons diferentes) gerar um tom com freqüência diferente, não será detectado. Você terá que programar a placa com a string X3, que indica para ignorar a freqüência. A configuração no Windows XP é um pouco diferente da configuração no Windows 9x/ME. No Windows XP, abra o quadro de propriedades do modem pelo Painel de controle ou pelo Gerenciador de dispositivos, selecione a guia Avançadas e preencha o campo “Comandos adicionais de inicialização” com X3. No Windows 9x/ME, abra a janela de Acesso à Rede Dial-Up, clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Selecione a guia Geral e clique no botão Configurar. No quadro que é apresentado, selecione a guia Conexão e clique no botão Avançadas. No campo “Configurações Adicionais”, preencha X3. Em ambos os casos, adicione uma vírgula no início do número do telefone de cada conexão. Cada vírgula representa uma pausa de 2 segundos, isto será necessário porque agora o modem começará a discar imediatamente sem esperar pelo tom. Se demorar a “dar linha”, acrescente mais uma ou duas vírgulas antes do número do telefone.

55) Compartilhamento somente para leitura
Tenho 5 pc’s na rede, mas por questão de segurança é necessário pôr no meu pc acesso somente leitura. Mas simplificando na rede win9x eu colocando acesso somente leitura no meu micro, sei que na realidade só eu posso alterá-lo, e os outros acessarão com somente leitura. Terá possibilidade quando um acessar independente de quem for, o demais só ter acesso como somente leitura (com exceção o da minha máquina que foi eu que compartilhei como Somente leitura)???
Resposta:
Você está usando uma rede ponto-a-ponto, na qual o servidor é baseado no Windows 9x. Nesses sistemas, o compartilhamento do servidor é feito pela indicação de uma senha para acesso. Podem ser usadas senhas diferentes para acesso completo (leitura e escrita) e para acesso somente de leitura. Na pasta de compartilhamento da pasta desejada, indique o tipo de compartilhamento como “Depende de senha”. Você indicará então uma senha que permitirá o acesso completo e outra que dará acesso somente para leitura. Para quem usa o servidor (no caso, você), o acesso será sempre completo, ou seja, leitura e gravação.

56) Rede doméstica
Tenho dois computadores e gostaria de compartilhar pastas e internet….um deles é Win 98-pentium II – 64MB – 4,87GB (este ja está instalado o Speed) e o outro é Win 95-pentium I – 32MB – 4,00 GB. Qual acessórios preciso (Swtch, cabo, placa de rede, modem ?) e qual o procedimento?
Resposta:
O que você quer criar é o que a Microsoft chama de “rede doméstica ou de pequena empresa”. Entre os profissionais, este tipo de rede é chamada de “rede ponto-a-ponto”. Sua desvantagem principal é a segurança, muito menor que nas redes corporativas (cliente-servidor). Para redes muito pequenas, a opção ponto-a-ponto é muito vantajosa, pois é de uso muito fácil. O custo também é menor, pois não é preciso comprar um sistema operacional caro, como o Windows 2000 Server, Windows NT ou Windows 2003. Podem ser usados os mesmos sistemas já existentes no PC, como Windows 95, 98, ME e XP. No Windows ME e no Windows XP, basta usar o Assistente de configuração de rede, encontrado no menu de Comunicações. O Assistente faz algumas perguntas e coloca a rede em funcionamento. No Windows 98 não existe tal assistente, mas é fácil obtê-lo. A partir de um PC contendo o Windows ME (que não precisa estar ligado na sua rede), execute o assistente de configuração de rede. No final ele irá gerar um disquete. Leve este disquete até os seus PCs e execute o programa. O assistente poderá então ser usado com o Windows 98 e o Windows 95. Recomendo que você troque o Windows 98 pelo Windows 98 Segunda edição para que possa fazer compartilhamento de conexão com a Internet. Como você tem apenas dois micros na rede, não precisa de switch nem hub. Pode ligar os PCs diretamente através de um “cabo crossover”, encontrado com facilidade nas lojas de informática. Precisará ainda de duas placas de rede, caso já não estejam instaladas nos PCs.

57) Driver para modem AMR
Gostaria de saber aonde eu encontro os driver do modem AMR V.90, para instar o meu modem, meu computador e um Pentium III da Celerom 800 MHz. Gostaria de saber se é possível copiar em disquete.
Resposta:
O modem AMR é aquela plaquinha que acompanha as placas de CPU com “modem onboard”. Na verdade esses modems ficam dentro do chipset, e a placa tem apenas os CODECs. Os drivers portanto não se aplicam à placa, mas ao chipset. Você deve então instalar os drivers do chipset da sua placa de CPU para que este modem funcione. Para isso será preciso descobrir a marca e o modelo da sua placa de CPU.

58) Desktop remoto
Qual programa recomendado para a visualização de uma outra máquina dentro da rede. exemplo, rede interna de uma empresa como um “usuário virtual”,manipulando o mouse e visualizando em computador a tela do usuário…
Resposta:
Existem vários softwares que fazem o que você quer. O Norton PC Anywhere faz isso tudo e muito mais. Se quiser um software gratuito e simples, sugiro o VNC, encontrado em www.vnc.com. O programa tem versões Client e Server. Instale a versão Server no PC que vai ser controlado. Registre uma senha. Instale a versão Client no PC que vai fazer o controle. Executando o VNC Client, indique o endereço IP do computador que vai ser controlado. A conexão será estabelecida e será pedida a senha. A partir daí a tela do PC controlado aparece dentro da tela do PC controlador. Você poderá então usar o teclado e o mouse para controlar o PC que executa o VNC Server.

59) Pasta do Outlook é apagada
Inadvertidamente apaguei uma pasta completa dn meu Outlook Express (versao 6.0) que continha vários documentos insubstituíveis. Tentando resgata-los encontrei no caminho= C:\WINDOWS\ApplicationData\Identities\{ICFE34; várias pastas, inclusive esta que tento restaurar ,mas não consigo abri-la porque aparece na tela a mensagem: O Windows não pode encontrar ARQUIVOS exe. Este programa é necessário para a abertura dos arquivos do tipo “Arquivo DBX”. a seguir a tela mostra um espaço com o titulo: Localização de ARQUIVOS EXE: e um espaço para ser preenchido. Será que dá para você ajudar-me com alguma instrução?
Resposta:
Se você tem o hábito de manter mensagens importantes nas pastas do Outlook, faça um backup periódico do diretório C:\Windows\Application Data. No seu caso a pasta foi apagada, mas provavelmente existe uma cópia na pasta Itens excluídos do próprio Outlook. Bastará então movê-la para o local original. Um outro método é usando o comando Arquivo / Importar no Outlook. Especifique então o arquivo onde estão as mensagens que você quer recuperar. A pasta será restaurada para o local original.

60) Filmes corrompidos
Oi, meu nome é André. Tenho um filme em meu micro de uns 120mb em formato .avi, porém não consigo ve-lo até o fim, ele acaba antes do fim, e também não consigo adiantar, será que existe alguma configuração errada, ou o filme está com defeito ?
Resposta:
O que você descreve caracteriza um arquivo corrompido. Se você fez o download via Internet (com banda larga, obviamente), precisará repeti-lo. Um erro de recepção durante um download (por exemplo, servidor desconectado) poderá interromper a chegada dos dados, e o arquivo ficará truncado. Se o arquivo foi obtido de outra forma, faça uma nova cópia a partir da fonte. Se a própria matriz estiver defeituosa, não adiantará fazer a nova cópia. No caso de download, as chances de defeitos são maiores nos arquivos grandes, e maiores ainda nos horários de muito tráfego na Internet.