Home » Artigos arquivados » 2003 – Manutenção (Perguntas e Respostas)

2003 – Manutenção (Perguntas e Respostas)

1) Conflitos de hardware
Estive verificando na parte de informações sobre o sistema do WinME e percebi no item “Problemas de Dispositivo”, que existem 4 dispositivos com problema. Aliás, os dispositivos são os mesmos, o que muda é o endereço. Olhem só a mensagem que aparece: Portador de IRQs ACPI para direcionamento de IRQS PCI. O código do erro é 22. Isso aparece para os quatro dispositivos que mencionei estarem com problemas. Aí, indo na parte de “Conflitos e Compartilhamento” verifiquei que esse 4 dispositivos dividem IRQS com outros dispositivos que são os seguintes:
IRQ3 – Ali PCI to USB Open Host Controller
IRQ10 – Creative Sound Blaster Audio PCI
IRQ11 – Nvidia GeForce2 MX/MX400
IRQ12 – Intel HAM Data Fax Voice Modem
Será que teria como ajudar a resolver esse problema? Eu não sei se teria a ver também, mas a minha placa de vídeo não está sendo reconhecida corretamente. Ela funciona, sem muitos problemas, mas a performance dela não está boa como deveria. Por acaso esse problema do conflito estaria influenciando? Caso seja útil, a minha placa-mãe é: ASUS A7A266, chipset AliMagik, processador Athlon XP1600+, 256MB
Resposta:
Verifique no CMOS Setup, no item PCI/PnP, se as interrupções IRQA, IRQB, IRQC e IRQD do barramento PCI estão associadas a interrupções físicas diferentes (por exemplo, IRQ9, IRQ10, IRQ11 e IRQ12). Através desta parte do CMOS Setup, essas IRQs podem ser alteradas. No barramento PCI, mais de uma placa pode usar a mesma interrupção, sem problemas. Mas para que o redirecionamento de interrupções funcione corretamente é preciso instalar os drivers do chipset, existentes no CD-ROM que acompanha a sua placa mãe. O ideal é usar a versão mais nova desses drivers, encontrada no site do fabricante da placa mãe (no seu caso, www.asus.com). Ainda em relação às IRQs, dispositivos PCI podem perfeitamente compartilhá-las, mas é preciso ter cuidado quando o computador possui uma placa antiga que não seja Plug and Play (a maioria dos modelos ISA). Se usar uma placa não PnP, é preciso declarar através do CMOS Setup (PCI/PnP) que as referidas IRQs e canais de DMA (normalmente configurados através de jumpers nas placas antigas) estão em uso por placas ISA. Isso evitará que o Windows tente compartilhar essas IRQs, que no caso do barramento ISA, não podem ser compartilhadas. Quanto ao funcionamento das placas, recomendo que sejam instalados os drivers mais recentes.

2) Mouse não se dá bem com o Windows XP
Possuia o Windows 2000 pro em minha máquina e atualizei pra o XP pro, porém meu mouse começou a travar desde então. Tenho que entrar volta e meia no “adiconar Hardware” e fazer ele reconhe-lo. É um mouse simples da Leadership com dois botões e roda de rolagem. Já tentei em tudo quanto é lugar na Internet como solucionar este incomodo problema e não achei nada. Gostaria que vcs pudessem me dar uma dica de como resolver isto.
Resposta:
Experimente trocar o mouse. Você pode utilizar três tipos de mouse: 1) PS/2; 2) Serial; 3) USB. Algum deles deverá funcionar. Já vi casos em que o mouse serial não funcionava corretamente em certas placas de CPU modernas. Se for este o caso, mesmo que o mouse esteja bom, poderá não funcionar. O modelo PS/2 tem maiores chances de funcionar que o serial. Ainda no caso do modelo serial, experimente ligá-lo tanto na COM1 como na COM2. Não deixe ainda de fazer uma tentativa simples e de custo zero, que é a instalação dos drivers do chipset da sua placa mãe. A detecção de dispositivos de hardware pelo método Plug and Play pode não funcionar corretamente quando este driver não está atualizado. E observe que o mouse funcionava bem no Windows 2000 e passou a apresentar problemas somente depois da instalação do Windows XP. A verdade é que a maioria das pessoas não instala esses drivers quando instala o Windows. Na maioria das vezes não fazem falta, mas certamente a falta de drivers do chipset atualizados são a causa de inúmeros problemas. O driver do chipset pode ser obtido no site do fabricante da sua placa de CPU.

3) Placa PC Chips travando
Meu micro um athon xp 1.7 placa mãe onborde Pcchip 810 esta travando no sistema operacional, no começo suspeitei de virus mas instalei e atualizei o avg e nada foi detectado, o micro entra no sistema depois desliga e não consegue reiniciar, aperto o botão resete e ele não responde, se eu resetar a bios volta ao normal mas depois de um certo tempo ele retorna com o problema as vezes desligo e depois de algumas horas religo e ele não responde. O que sera que esta acontecendo??? Alias gostaria de saber se eu resetar a bios o a mesma pode apagar ou danificar a placa mãe? E de quanto tempo eu tenho que espera depois do micro desligado eu posso resetar a bios ?? Aqui na minha cidade 6 tecnicos de informatica dizem que para não dar prolemas na placa ou na bios deve ser de 2 a 4 horas depois de ter desligado o pc? Isto E verdade???
Resposta:
As placas PC Chips travam porque são ruins. Seus próprios fabricantes admitem que sua qualidade e confiabilidade é inferior, e que seu ponto forte é o preço baixo. De todas as cartas que recebemos para o PC World responde relatando travamentos e outras anomalias de hardware a esmagadora maioria é de donos de PCs com placas PC Chips. Usam conectores, capacitores e outros componentes de baixa qualidade e seu controle de qualidade na produção é péssimo. Placas de primeira linha são um pouco mais caras, resultando em aumento médio de 300 reais no preço final do PC – o que seria justificável pela sua qualidade superior. Não precisamos entretanto chegar a este ponto, poderíamos utilizar placas de baixo custo produzidas por outros fabricantes de boa reputação, como Abit e Gigabyte, o que tornaria o preço final do PC em média 150 reais mais elevado. Os problemas que estão ocorrendo no seu micro podem ser devidos a um defeito de hardware na placa mãe. “Resetar o BIOS” está resolvendo parcialmente o problema porque esta operação normalmente reduz um pouco a velocidade do processador e do acesso às memórias, tornando o funcionamento um pouco mais estável. Esta operação não estraga o computador. Se for feita através do jumper de descarga do CMOS, existente em todas as placas de CPU, basta alguns segundos. Se for feita pela retirada e colocação da bateria, pode realmente necessitar de várias horas, pois capacitores carregados mantém o BIOS funcionando durante algum tempo mesmo sem bateria. Não é necessário entretanto “resetar o BIOS” desta forma. Basta entrar no CMOS Setup e usar o comando “Load BIOS Defaults”.

4) Travamento na finalização do Windows
Por favor poderia solucionar o problema que está acontecendo com a minha máquina? Minha maquina está com o windows2000 professional instalado quando eu peço para reiniciar a máquina ela faz todo o processo de reinicialização mas trava em uma tela preta e um traçinho fica piscando no canto superior esquerdo da tela e não começa a reiniciar !!! Já rodei horas e horas na net e não encontrei nada !!!
Resposta:
Entre no site da Microsoft (www.microsoft.com) e faça a instalação das atualizações para o Windows 2000 Professional. Você também pode fazer isso com o comando Windows Update. Instale a versão mais nova dos drivers da sua placa de vídeo, e o mais importante, instale a versão mais nova dos drivers do chipset da sua placa mãe. As funções de energia, como o desligamento, estado de espera, hibernação e reinicialização fazem parte desses drivers. Podem ser obtidos no site do fabricante da sua placa mãe.

5) Computador trava após inatividade
Estou com um problema. quando eu coloco o computador para baixar algum arquivo da internet eu desligo o monitor dai uns 20 minutos eu volto e ligo ele não responde a tela fica toda escura quando eu aperto alguma tecla ele reinicia. Devo dizer que ele não está configurado para desligar o disco rígido no gerenciamento de energia do painel de controle.
Resposta:
Não apenas a programação para o desligamento do disco rígido pode causar este problema. A configuração que provavelmente está causando isso é a “Sistema em espera depois de xx minutos”, no quadro de configurações de energia (Painel de controle). Desative totalmente esta opção, e seu computador ficará sempre ativo. A solução ideal entretanto é descobrir o que existe de errado nas funções de energia do seu computador que está impedindo que ele saia do estado de espera (standby). Normalmente este problema é solucionado com a instalação de uma versão atualizada dos drivers do chipset da placa de CPU, obtidos no site do seu fabricante. Para isso é preciso entretanto descobrir a marca e o modelo da sua placa mãe, isso deve estar indicado no manual que acompanha o seu computador. Também é recomendável fazer as atualizações do Windows disponibilizadas pela Microsoft, através do comando Windows Update. Muitos dos problemas existentes podem ser do próprio Windows, e não dos fabricantes de hardware.

6) Estabilizador com problemas
1. Até quando tempo posso deixar meu computador ligado direto?
2. Meu estabuilizador anda esquentanto demais. Qdo o deixo ligado por mais de 5 horas, ele, por baixo, esquenta tanto que nem dá pra tocar. Isso é normal? O que devo fazer para resolver este problema? (Estabilizador: Evolution II)
Resposta:
Os computadores foram feitos para funcionar até 24 horas por dia, como ocorre com os servidores. Há quem deixe também micros comuns ligados o tempo todo. O gerenciamento de energia se encarrega de colocar o computador em modo de espera quando não está em uso, evitando o desligamento e o desperdício de energia. Particularmente não gosto de deixar micros ligados sozinhos 24 horas por dia, não pelos micros em si, mas pelos equipamentos elétricos, como estabilizadores e filtros de linha. Por exemplo, outro dia um filtro de linha em meu laboratório teve um componente chamado varistor estourado. Eu estava presente e desliguei tudo imediatamente, mas saiu muita fumaça e o filtro ficou todo preto por dentro. Haveria risco de incêndio se eu não estivesse presente. A fonte de alimentação também pode ter componentes com problema similar, ainda mais se levamos em conta que muitos modelos são de baixo custo e baixa confiabilidade. Um capacitor eletrolítico pode estourar depois de 1000 ou 2000 horas de uso, dependendo da temperatura (que no caso da fonte, é alta). Recomendo que você ligue o computador quando for usá-lo, e deixe-o ligado se precisar fazer uma pequena pausa no seu uso. Desligue-o por exemplo na hora do almoço e no final do expediente. O seu estabilizador de voltagem está com problemas, ou está sobrecarregado, não deveria esquentar tanto. Recomendo que seja substituído por um modelo novo, de maior potência.

7) PC não reinicia
Tenho o windows 2000 nt com o service pack3 o pc não reinicia podem ajudar-me um abraço.
Resposta:
Problemas relacionados com ligamento, desligamento e reinicialização são quase sempre causados por falha no gerenciamento de energia. Recomendo que sejam instaladas versões mais novas de todos os drivers. Os drivers mais importantes no que diz respeito a este problema são os do chipset, onde são executadas as funções relativas à energia. Obtenha os drivers mais atuais para a sua placa de CPU, no site do seu fabricante. Os Service Packs são altamente recomendáveis, mas eles não incluem os drivers mais atualizados para os dispositivos de hardware. Este princípio se aplica para qualquer versão do Windows. Note ainda que os fabricantes poderão oferecer inúmeras versões dos drivers, uma para cada sistema operacional.

8) Scandisk e clusters perdidos
Quando executo o scandisc aparece uma mensagem dizendo que é impossível devido terem clusters perdidos no disco. O que posso fazer para consertar?
Resposta:
Quando o Scandisk encontra problemas no disco, ele pode consertar esses problemas. Normalmente pergunta ao usuário se a correção deve ser feita ou não. Você só precisa responder que SIM para que ele faça seu trabalho. Os clusters perdidos são fragmentos de arquivos que já foram removidos do diretório mas as áreas ocupadas ainda constam na FAT como em uso por algum arquivo. Este problema costuma ocorrer quando o PC é resetado com gravações pendentes, ou quando desligamos o computador sem o comando de desligamento. Os clusters perdidos são transformados em arquivos de noems FILExxx.CHK no diretório raiz do disco, e podem ser depois excluídos manualmente.

9) Fonte queimada
Boa Noite gostaria de uma dúvida. estava usando o computador de minha prima e estava com mais de um site em aberto de repente congelou a imagem e o mouse ficou tocando. aí minha prima resolveu desligar (sem resetar) direto e religou. sendo que desta vez o computador não ligou mais. apesar do led do vídeo ficar verde. mas a tela completamente preta. Levei na empresa que trabalho e eles informaram que a fonte pifou. gostaria de saber porque motivos a fonte queima??
Resposta:
Vários motivos podem levar uma fonte a queimar. Por exemplo, se você ligar e desligar rapidamente, sucessivas vezes, um aparelho elétrico qualquer, ele provavelmente irá queimar. Ao desligar um computador, devemos esperar no mínimo 3 segundos antes de ligá-lo novamente. Se ela desligou e ligou muito rapidamente, pode ter ocorrido o problema. Além disso, uma fonte pode estragar por problemas na rede elétrica ou envelhecimento de certos componentes, como capacitores eletrolíticos. Acho que a fonte não estragou por ter sido desligada e ligada, já que o computador travou antes disso. Felizmente uma fonte de alimentação não é dos componentes mais caros de um PC, e a solução do problema não terá um custo muito alto.

10) Disco de inicialização
Qual a função do disco de iniciação do Windows, é recomendável a criação de um disco?
Resposta:
Nenhum PC está livre de passar por problemas. Um vírus, por exemplo, pode impedir o carregamento do Windows. Quando isso ocorre é preciso realizar o boot com um disquete e usar um programa anti-vírus. Outras anomalias podem tornar necessária a reinstalação do Windows. É preciso executar o boot com um disquete e acessar o CD-ROM de instalação. Algumas operações são simples e podem ser realizadas pelo próprio usuário. Outras requerem o trabalho de um técnico. Seja como for, não custa nada gerar um disquete de boot. Para isso use no Painel de controle, o comando Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Use um disquete novo e formatado, seus dados originais serão apagados.

11) Aquecimento do processador
Minha fonte tinha queimando, e logo após que eu troquei minha fotnte atx queimada por uma fonte atx nova para pentium 4, eu percebi que a temperatura da placa mae e do processador aumentaram significamente, o processador pulou de 50 graus para 56 graus em media, e a placa mae de 40 graus para 45 graus em media também, ja mandei verificar os coolers e tudo mais, os tecnicos disseram que está tudo ok e isso é normal no micros AMD, é Verdade isso? eu nao estou acreditando muito. Meu PC é um ATLON XP 1.8 com uma placa mae ASUS A7N266-VM com video geforce2 onboard de 32 mb, som 5.1 onboard, hd de 100 gb, e 256 mb de memoria DDR pc2100, me ajudem por favor antes que de uns estrago do grande aqui. Abraços
Resposta:
Fontes de alimentação diferentes podem utilizar ventiladores diferentes e ter mais dificuldade para resfriar o interior do computador, e aí pode estar a diferença. Em casos de aquecimento, recomendo a instalação de um segundo ventilador, na parte interna frontal do gabinete. Este ventilador deve jogar o ar frio para dentro do gabinete, enquanto o ventilador interno da fonte joga o ar quente captado do interior para a parte traseira do computador. Também é possível que durante a instalação da nova fonte, os cabos flat tenham ficado desorganizados, atrapalhando o fluxo de ar e a ventilação interna do gabinete.

12) Tensão baixa
O meu gerenciador da placa de video Asus ( 6600 – AGP ), vem acusando flutuação na voltagem, já esta instalado a mais de uma ano e nunca ocorreu. Após um periodo ligado o gerenciador começa a mostrar uma flutuação na voltagem na faixa de 3.3 V até 2.5 V com isto chega a causar crash no sistema. O que eu deveria verificar para poder eliminar este problema? Minha motherboard é Intel VC820. No gerenciador da placa de video a informação é que a board esta fornecendo voltagem abaixo da faixa de tolerancia dos 3.3 V, necessario.
Resposta:
A tolerância da fonte de 3,3 volts deve ser inferior a 5%, portanto nunca poderia chegar a um valor tão baixo. Creio que a fonte de alimentação está com problemas. Você pode confirmar isso no CMOS Setup, onde normalmente existe um monitorador de voltagens da fonte. Acredito que seja mesmo este o problema, pois com esta flutuação o computador realmente trava. Faça a substituição por uma fonte com potência igual ou maior que a da sua atual. Fonte com maior potência não são muito mais caras que as de menor potência. A fonte fornecerá apenas a potência que for exigida pelo computador, mas fontes de baixa potência podem ter dificuldades quando o computador exige muita corrente. Gravadores de CDs, placas 3D de alto desempenho e processadores velozes exigem muita corrente, o que pode resultar em quedas de tensão. Não esqueça de verificar se a chave 110/220 volts na parte traseira da fonte está configurada na posição correta.

13) Recuperando o sistema de uma configuração errada
Por falta de conhecimento, instalei um programa de atualização da placa de vídeo SIS 630/730. O meu sistema é PCI e o programa instalado foi AGP. Conclusão: não consigo mais inicializar o Windows 98 nem mesmo no modo de segurança. Como a unidade de CD-ROM não aparece no prompt, não posso reinstalar os drivers originais. Por isso, peço a ajuda a vocês, para saber como acessar a unidade D:\.
Resposta:
Quando é feita uma alteração que impeça o boot do Windows 98/ME, recomendo que seja feito o boot com um disquete e seja usado o programa SCANREG, localizado em C:\Windows\Command. Este programa permite restaurar uma versão anterior do Registro do Windows. Use o comando Exibir Backups, selecione o backup de data imediatamente anterior ao problema e use TAB e ENTER para chegar ao comando Restaurar. Reinicie o computador e o Windows entrará com a versão do Registro anterior ao problema. No Windows XP é mais fácil: basta teclar F8 durante o boot e no menu apresentado escolher a opção “Ultima configuração válida”. A reinstalação do Windows também é possível, mas é preciso usar o disquete de inicialização através do comando Adicionar e remover programas / Disco de inicialização, no Painel de controle. Este disquete dá acesso ao drive de CD-ROM, permitindo a reinstalação. Recomendo entretanto que o diretório \Win9x deste CD de instalação seja copiado para o disco rígido. Assim não será preciso fornecer o CD sempre que fizermos alterações no sistema.

14) Erro de leitura em disquetes
Olá, tenho um Metron que adquiri recentemente, em Abril, e de uns tempos para cá a unidade de disquete não está funcionando mais, ele não consegue ler o cd e pergunta se quero formata-lo, sendo que existem dados no disquete…como poderia corrigir isso, algum Kit de limpeza ajudaria ou vou mesmo ter que comprar outra unidade de disquete ???
Outro leitor:
Troco, em média, 8 drives de diskete por ano. É que quando coloco o diskete, não sei o que acontece, sai uma mensagem; VC. PRECISA FORMATAR SEU DISKETE. O pior é que qualquer diskete que eu coloco, mesmo meus arquivos, a mensagem é a mesma. Ai, a saída é comprar um novo drive de diskete. O que fazer.
Resposta:
Dois problemas bastante parecidos. Não é normal este mau funcionamento do drive de disquetes. Há anos atrás podíamos citar marcas boas e marcas ruins de drives de disquetes. Hoje em dia todos os fabricantes produzem modelos que funcionam bem. Raramente sei de casos de leitores com problemas, e quando isso ocorre, normalmente são devidos à sujeira nas cabeças de leitura e gravação. O problema é causado pelo uso de disquetes de má qualidade ou disquetes velhos. Além de utilizar disquetes novos e de boa qualidade, o usuário precisa fazer uma limpeza nas cabeças de leitura e gravação dos drives de disquete. Para isso basta comprar um kit de limpeza, formado por um disquete especial e por um frasco de álcool isopropílico. Devemos pingar algumas gotas do álcool neste disquete especial, colocá-lo no drive e comandar um acesso. Obviamente o acesso a este disquete resultará em erro de leitura, já que não é um disquete comum, e sim uma espécie de “lixa” fina. Espere uns dois minutos até o álcool secar e tente utilizar um disquete novo, formatado “de fábrica”. Lembre-se que os disquetes que foram gravados quando o drive estava com as cabeças sujas sempre apresentarão problemas. Será preciso formatá-los, preferencialmente com o comando FORMAT A: /U, usando uma janela do MS-DOS.

15) Mouse não funciona
Atualmente estou usando o Windows ME, e estou achando que estou com um problema de conflito com o meu mouse; pois quando eu formato o pc e instalo uma versão do windows superior ao Millenium, o meu mouse não aparece de forma alguma e não há nenhum dispositivo relacionado ao mouse em gerenciador de dispositivos. Simplesmente não há mouse, nem nada. Eu queria ver como eu resolveria este problema eu meu computador, porque já li várias matérias relacionadas e não entendi nenhuma.
Resposta:
Caro leitor, você tornou a minha resposta difícil porque não deu pista alguma sobre o mouse (DB-9, PS/2 ou USB?), nem informou a placa de CPU utilizada (pode ser preciso instalar drivers do fabricante para habilitar o funcionamento correto). Eu recomendo que você teste outros tipos de mouse. O mouse serial DB-9 tem apresentado problemas de compatibilidade em algumas placas de CPU modernas. É recomendável usar um mouse padrão PS/2 ou então um mouse USB. Verifique no CMOS Setup se a interface de mouse está habilitada (PS/2 ou serial, normalmente a COM1). Se estiver usando a interface serial, experimente tanto na COM1 como na COM2. O mouse não tem comandos especiais para a instalação. Basta conectá-lo, ligar o computador e o Windows irá reconhecê-lo, a menos que exista defeito na interface na qual está conectado. Peça emprestado o mouse de um colega e verifique se funciona. Pode ser que você não descubra a causa do problema mas possa resolvê-lo pela simples substituição.

16) Cooler do chipset
Estou com uma dúvida relacionada com cooler para chipset. Possuo uma mainboard ASUS A7V133 com um processador Duron 800MHz e 128Mb de RAM. Esta Mainboard veio com um pequeno cooler sobre o chipset VIA Apollo KT133, que é responsável pelo controle da interface AGP. Este chipset fica muito próximo do slot AGP (logo acima). De uns tempos para cá, notei que a CPU estava fazendo um barulho como se fosse de sobrecarga de energia. Abri a CPU e percebi que o referido cooler não estava apresentando uma rotação uniforme, já que a ventoinha ameaça para algumas vezes. Então, tentei tirar um pouco do pó que estava sobre ela, e, o barulho diminuiu bem, mas não sumiu totalmente. A dúvida é a seguinte: existe um cooler como este no mercado para ser substituído? Como faço a remoção do referido cooler, já que suas extremidades diagonais opostas, paracem estas presas com um pino que possui uma pequena mola em seu interior? Se eu forçar a retirada simplesmente puxando-o para cima poderei danificar o sistema? E por último, existe problema se eu continuar usando o computador, mesmo com o cooler fazendo um pouco de barulho?
Resposta:
Muitos chipsets modernos necessitam realmente de cooler. Todo chipset tem dois chips principais, chamados de northbridge (ponte norte) e southbridge (ponte sul). O northbridge é ligado diretamente ao barramento do processador, às memórias e ao barramento AGP. O vídeo onboard, quando presente, também fica neste chip. Como opera com freqüências muito elevadas, este chip produz um razoável aquecimento, apesar de ser bem inferior ao aquecimento do processador. Em muitos casos este chip possui um dissipador passivo, que é uma chapa de alumínio com saliências, sem coller. Os chips mais quentes possuem um cooler ativo, com um microventilador. Muitos fabricantes de coolers para processadores oferecem também coolers para discos rígidos, chips gráficos e chipsets. Você deve procurar este tipo de cooler nas lojas especializadas em hardware, preferencialmente nas que oferecem maior quantidade de coolers. Poderá assim fazer a troca.

17) Micro travando
Tenho um Pentium 4 1,7 Gb. 256 Mb de Ram Placa de video de 32 Mb, Fax Modem U.S.Robotics de 56K, Placa de Rede, HD de 40 Mb, dois CD Rom , sendo que um é CR-R 12x8x32. O sistema operacional é Windowa ME, e, constantemente ele trava, sendo obrigado a resetar, para volar a funcioar, outras vezes trava o Mouse, e permanece travado por alguns instantes, voltando a funcioar posteriormente, ou ainda as vezes você consegue movimenta-lo mas quando é acionado um dos botões ele não responde.
Resposta:
Problemas de travamento devem ser preferencialmente examinados por um bom técnico, já que as causas possíveis são muitas. Pode ser superaquecimento do processador, problema na fonte de alimentação, mau contato, instabilidade na rede elétrica. Recomendo que você deixe o computador testando a memória, em modo DOS, usando um programa de diagnóstico, como o NDIAGS, que faz parte do Norton Utilities (muitos usuários têm este programa, certamente algum colega poderá emprestá-lo). Se os travamentos ocorrerem durante o teste de memória, fica caracterizado um problema de hardware. Se não ocorrerem travamentos no teste, existe a possibilidade de não existir problema de hardware. Você poderá eliminar os travamentos reinstalando o Windows e os drivers de todas as placas, sobretudo os dirvers da placa de CPU, encontrados no CD-ROM que a acompanha. Obtenha a versão mais recente desses drivers, no site do fabricante de cada placa.

18) Falha no boot
Gostaria de saber como proceder quando o computador é iniciado e aparece uma mensagem ainda na tela do DOS dizendo o seguinte:
ERRO DE E/S
DISCO SIST. INVÁLIDO
SUBSTITUA O DISCO E REPITA A OPERAÇÃO
Resposta:
Esta mensagem surge quando não é possível executar o boot pelos discos instalados, ou seja, nem pelo disco rígido, nem pelo drive de disquetes, nem pelo drive de CD-ROM. Ocorre quando existe um defeito no disco rígido, ou quando o mesmo foi indevidamente formatado ou seu setor de boot foi destruído por vírus, ou quando não está corretamente declarado no CMOS Setup. É preciso verificar qual desses problemas ocorreu. Experimente executar um boot com um disquete e a seguir tente acessar o drive C, com o comando DIR C:. Se conseguir, então o disco está funcionando, apenas pode ser preciso regravar o boot, usando o comando SYS A: C:. Para isso é preciso usar o disquete de inicialização que acompanha o Windows. Se encontrar dificuldades, pode pedir ajuda a um técnico ou a um colega mais experiente.

19) Setores defeituosos
Tenho uma máquina, que está com o H.D com vários setores defeituosos, são encontradas várias letras “B”, quando é feita a varredura do disco logo após o Scandisk. Gostaria de saber: Se este H.D for formatado será possível instalar novamente o windows sem problemas futuros ?
Resposta:
Recomendo que você não use mais este disco rígido. Está cheio de setores defeituosos. Se você formatá-lo, os setores defeituosos não desaparecerão, e sim serão mapeados para que não sejam mais usados. Entretanto, o mesmo motivo que resultou nesses setores defeituosos poderá criar novos setores defeituosos, colocando em risco os seus dados. É melhor portanto aposentar este disco.

20) Computador doido com Windows 2000
Tenho um computador com a seguinte configuração: processador Duron de 1.1G com 128M de Ram, placa de vídeo SIS de 32M a placa mãe é uma K7VTAPRO. Tenho o Windows 98 instalado nela e recentemente precisei instalar o Windows 2000 (agora tenho os dois sistemas na minha máquina) para fazer um trabalho, e o que acontece é que quando ligo minha máquina e trabalho um pouco nela, ela simplesmente reinicia, quando começa a iniciar novamente ela continua reiniciando até que não liga mais. Então só depois que retiro a bateria e ligo novamente é que ela aceita ligar. A instalação do Windows 2000 foi feita a partir do Windows 98. Necessito de ajuda urgentemente, pois tenho um trabalho acadêmico para fazer.
Resposta:
Recomendo que você instale os drivers mais novos para todos os componentes de hardware, encontrados nos sites dos principais fabricantes: placa mãe, placa de vídeo, som, etc. Instale o Service Pack 3 do Windows 2000, no qual existem algumas correções de problemas. Lembre-se ainda que é altamente recomendável usar sistemas diferentes em unidades de disco (lógicas) diferentes. É possível misturar os dois sistemas em um só disco, mas a Microsoft não recomenda e não se responsabiliza por este tipo de instalação. O método mais seguro é particionar o disco em duas unidades e instalar primeiro o sistema mais antigo (no seu caso, o Windows 98), depois o sistema mais novo. Se você precisar acessar a partir do Windows 98, informações que estão na unidade de disco usada pelo Windows 2000, então deixe o programa de instalação do Windows 2000 formatar o disco com o sistema FAT32. O sistema NTFS não pode ser usado pelo Windows 98.

21) Quatro máquinas com problemas
Tenho um computador com a seguinte configuração: Placa mãe Soyo SY-5EHM V1.3 com um processador AMD K6/2 500Mhz e 64 Mb PC133. Placa de video SIS6326 AGP 8MB e Placa de Rede Realtek 8139B HD 1,2 GB Quantum… Eu a uso como estação de trabalho em uma loja… Já atualizei a BIOS com um arquivo que puxei diretamente do site da Soyo… Sendo que a versão que lá está é a seguinte: 05/16/2000-VP3-586B-8669-2A5LES2AC-00 (5EH V1.3-1DA2). Estou tendo um problema muito sério com 4 máquinas que tem a mesma configuração. Elas travam na inicialização, antes daquela mensagem (Verifying DMI POOL Data…). Depois disso, nem o Ctrl + Alt + Del reinicializa a máquina…. Muito de vez em quando ela consegue entrar no HD e inicializa o windows 98SE, mas, como estou tentando finalizar uma instalação do mesmo, quando ele detecta o monitor e pede os drivers, a máquina trava novamente… Ai, só desligando, pois o Ctrl + Alt + Del também não funciona… Pude perceber que nas vezes em que ela consegue inicializar o windows, naquela tela onde o computador lê a quantidade de memória e detecta o HD, CDROM e etc, acontece tudo normalmente, mas nas vezes que trava ele não encontra nada… Nem o HD, nem a Unidade de Cdrom… O que poderia estar acontecendo… Já resetei a Bios, já troquei a bateria, já troquei memória, já esperimentei outros HD’s que estão funcionando e nada disso funcionou… Se tiver algum caso parecido e principalmente uma solução, favor me enviar a resposta!!! Estou correndo o risco de ficar sem 4 máquinas.
Resposta:
O problema parece complicado, e eu só poderia chegar à solução examinando as máquinas “ao vivo”. O CD-ROM do Windows 98SE pode estar corrompido, eu experimentaria outra cópia, e também tentaria instalar uma outra versão do Windows (Millennium, por exemplo). Pode parecer estranho, mas afinal este é um ponto comum entre os computadores que você está configurando. Eu experimentaria ainda fazer a instalação sem usar as placas de rede (para serem instaladas posteriormente), e tentaria usar uma placa de vídeo diferente. Como as quatro máquinas são iguais, o problema de uma delas se repete nas outras. E o problema não é aleatório, é constante, o que tem lógica, já que as máquinas são iguais. Existem casos de falha na instalação do Windows em computadores com o K6-2. As duas soluções usadas são a atualização do BIOS e a redução do clock interno do processador (use o multiplicador 2,5x, e o clock ficará em 250 MHz), para posterior aumento quando a instalação estiver concluída. Também é viável instalar o Windows usando outro computador, e depois transplantar o disco rígido para a máquina definitiva. Os novos dispositivos de hardware serão detectados quando o computador for ligado.

22) Travamento por calor
Estive fazendo manutenção em um computador com a seguinte configuração: Gabinete ATX, fonte de 300 W, Atlhon ou Duron (não me lembro ) 1,3 Ghz, HD 40 GB Sangumg, Modem Lucent V.92, Placa de Vídeo GForce 32 Mb, 128 Mb de Memória Dimm, gravadora e CD-Rom LG. A única coisa que é on-board é o som e a rede. O computador é de uma amiga e ela estava me reclamando que o computador estava travando muito. Formatei e instalei o Window 98 SE tudo novinho mais segundo ela o computador continua travando. Penso que pode ser super aquecimento pois ele tem apenas um cooler e até onde sei processadores da AMD esquentam muito. Você acha que colocando um cooler adicional no gabinete poderia resolver o problema? Tem alguma outra alternativa para resolver esse problema caso seja superaquecimento? Qual a temperatura normal desse modelo de processador e o máximo que ele pode suportar?
Resposta:
Os processadores Athlon e Duron suportam temperaturas até 90 graus, mas não é bom operar neste limite. É razoável operar com no máximo 70 graus, mas quanto menor for a temperatura, melhor. Junto com a placa de CPU foi fornecido um CD-ROM no qual você provavelmente encontrará um programa que permite medir temperatura, rotação de coolers e tensões da fonte. Instale este programa e use-o para medir a temperatura. Se não encontrar este programa, você pode tentar o comando Hardware monitor, normalmente encontrado no CMOS Setup, que faz medidas semelhantes. Assim você poderá confirmar se o processador está realmente esquentando. A chamada “Motherboard temperature” também é importante. Trata-se da temperatura no interior do gabinete. Se esta temperatura aumentar, aumenta também a do processador. Se esta temperatura diminui, o processador também fica menos quente. Normalmente o interior do gabinete fica entre 40 e 45 graus. Esta temperatura diminui quando instalamos um cooler na parte frontal do gabinete, puxando o ar frio para dentro do computador. O processador também fica mais frio quando usamos um cooler maior e quando aplicamos pasta térmica.
Se a temperatura estiver normal e os travamentos persistem, é possível que o motivo seja outro. Em muitos casos a solução é instalar os drivers do chipset, encontrados no CD-ROM que acompanha a placa de CPU.

23) Recuperação de dados
Oi Laércio, a placa controladora do meu HD, um Quantum Fireball de 20Gb, queimou e eu gostaria de saber se tem como recuperá-lo sem ter que comprar outro HD ou se tem como eu comprá-la separadamente. Por favor me responda (por email ou pelo jornal) o mais rápido possível, pois estou precisando muito das informações contidas no meu HD.
Resposta:
A recuperação de dados pode ser feita por diversas empresas especializadas, como a Natdisc (www.natdisc.com.br), mas o serviço não é nada barato. Pode variar entre aproximadamente 500 e 2000 reais, dependendo da capacidade do disco e do sistema operacional usado. Seja qual for o caso, o objetivo nunca é consertar o disco rígido, e sim recuperar os dados, muito mais valiosos. Muitos técnicos podem fazer este serviço por um custo mais baixo, entretanto não são especializados no assunto. A recuperação muitas vezes consiste em obter um disco rígido igual, porém com a parte eletrônica em boas condições. É feita a troca e os dados podem ser lidos da mídia original. Esses dados podem ser então gravados em um novo disco rígido, CD-Rs ou outro meio de armazenamento, e entregues ao cliente.

24) Micro instável
Caro Laércio, a configuração do meu PC é a seguinte: Athlon Thunderbird de 1,2 GHz, Placa mãe Soyo K7VTAPro, HDs Quantum Fireball de 30 Gb e Quantum Bigfoot de 6,4 Gb, Placa de vídeo Riva TNT2 de 32Mb, etc. Ás vezes quando ligo, ele trava antes de iniciar o Windows, no momento em que verifica os discos. Outras vezes ele avisa que a BIOS é incompatível (já fiz o upgrade, mas o problema não foi resolvido), ou entao dá o alerta de que a memória RAM está ausente e reseta a BIOS. Não bastando isso, de vez em quando a placa de vídeo é desconfigurada, e exibe cores somente em 4 bits, mas também tem horas que o Windows funciona perfeitamente, ou entao funciona um tempo e depois trava. Seria algum problema com o pente de memória? PS.: (Há 1 ano uso dual boot, Windows XP / 2000 Server, e o problema se apresentou duas semanas atrás).
Resposta:
O problema pode ter várias causas: defeito na placa mãe, defeito no processador, aquecimento do processador, defeito nas memórias, defeito na fonte de alimentação, etc. Somente um exame detalhado em laboratório (muitas vezes baseado no “troca-troca” de peças) pode levar à solução do problema. Por outro lado, tudo pode estar bem, mas podem existir incompatibilidades entre a memória e a placa de CPU, principalmente quando são usados todos os soquetes disponíveis. Experimente regular a memória para 100 MHz e aumente a latência do CAS para 3, usando o Advanced Chipset Setup. Esta pode ser a causa do problema. Também não custa experimentar usar outros módulos de memória.

25) Teclas de energia
Gostaria de saber como fazer funcionar os botões Power, Sleep e Wake nos teclados que trabalham com gabinete+fonte ATX. Até hoje nenhum técnico de informática soube me informar isso, e muito menos fazer os botões funcionar. Será que a indústria gasta dinheiro com botões no teclado, que não servem para nada? Eu não creio que isso seja possível….
Resposta:
Já andei procurando informações precisas sobre o uso dessas teclas, mas não as encontrei. Não conheço, por exemplo, comandos para habilitá-las ou desabilitá-las. Pelo que vi até agora, essas teclas não podem ser reconfiguradas, como fazemos com a tecla Power do gabinete, através do comando Painel de controle / Energia. A tecla Power desliga o computador, a tecla Sleep coloca o computador em estado de espera, e a tecla Wake tira o computador do estado de espera. Até o Windows 98SE, essas teclas não funcionavam, ou seja, era ignoradas pelo sistema. No Windows ME e no Windows XP, as teclas funcionam. Se algum leitor conhecer um utilitário ou dica para ativar/desativar essas teclas, envie a informação para nós e teremos prazer em divulgá-la.

26) Acesso a disquetes trava computador
Tenho, há pouco mais de um ano, um Pentium III, de 850 mhz, placa mãe ASUS TUSL2-C, off-board, 256 mb de memória, HD de 20 gb, com unidades de CD-Rom “CREATIVE de 52X e gravador HP 9100, operando com Windows 98, tudo funcionando normalmente, com exceção da unidade de disquetes 3 1/2. O estranho é que a unidade em referência (disquete), também funciona normalmente quando acessada através do Windows Explorer. No entanto, quando trabalhada através do ícone Meu Computador ou das opções Salvar, Salvar Como ou Enviar Para, o computador trava de imediato. Oficinas especializadas não conseguiram detectar o problema, mesmo com a substituição do drive de disquete e do cabo flat.
Resposta:
Eu experimentaria trocar o drive de disquetes e o cabo flat, e também testaria uma outra fonte de alimentação. A notícia ruim é que o defeito pode estar na placa mãe, especificamente na interface de disquetes. Há alguns anos atrás, a interface de disquetes ficava em uma placa de expansão chamada IDEPLUS, e em caso de defeito bastaria trocá-la. Hoje a interface de disquetes fica na placa mãe, e em caso de defeito, a troca de interface não pode ser feita. Por isso é importante que um bom técnico faça uma revisão e diga com certeza se a interface de disquetes está funcionando ou não. Deve ser testada no modo MS-DOS. Se funcionar, então o problema pode estar em algum driver no próprio Windows. Se for este o caso, eu tentaria reinstalar o Windows, user o Windows Update para instalar atualizações e até mesmo usaria uma outra versão do Windows. Se o problema acontecer também no MS-DOS, então é provável que a interface de disquetes esteja defeituosa. Para não inutilizar a placa mãe, seria preciso instalar algum dispositivo de leitura de disquetes alternativo. A interface de disquetes da placa mãe seria desabilitada no CMOS Setup e passaria a ser usado um dos dispositivos possíveis: a) Drive de disquetes externo USB; b) SuperDisk (LS-120 ou LS-240) USB, que lê disquetes comuns e disquetes especiais; c) SuperDisk (LS-120 ou LS-240) IDE, ligado em uma das interfaces IDE da placa mãe; d) Drive de disquetes externo ligado na porta paralela. Todas essas soluções são caras, podendo custar mais que a própria placa de CPU, que aliás poderia ser trocada se ainda estivesse na garantia. Por outro lado, o fato de funcionar perfeitamente no Windows Explorer sugere que está tudo OK, e que o problema possa ser resolvido por reinstalação ou atualização de software.

27) Computador não desliga
Tenho um Pentium 4, placa-mãe Troni, placa de som Creative 63 mb, placa de vídeo GeForce 2 64 mb, HD de 60 gb, DVD, 256 memória e Windows Me. Fiz uma melhoria no PC e os problemas apareceram: a placa de som não faz o som característico, quando o PC é iniciado; o computador não desliga; só reinicia. Se trocar a placa de video para 128 mb vai fazer diferença nos jogos?
Resposta:
Se a placa mãe não emite som quando o Windows é iniciado, mas emite outros sons (teste com o Windows Media Player), então está funcionando. Falta apenas ativar um esquema de sons, através do comando SONS no Painel de controle. Quando o computador não desliga, só reinicia, normalmente a causa é a falta de drivers do chipset, que entre outras coisas, controla as funções de energia. Se a sua placa mãe é nova, use o CD-ROM que a acompanha, no qual estão os drivers do chipset. Se não for nova, vá ao site do fabricante e faça o download dos drivers mais novos. Esses drivers reunem as funções de energia, o controle do barramento AGP (AGP Miniport driver) e o controle das interfaces IDE, além de outras funções. Agora um detalhe importante: é preciso saber a marca e o modelo da sua placa de CPU, que provavelmente não é Troni. Esta deve ser a marca do gabinete, já que a Troni não é fabricante de placas, e sim uma importadora de gabinetes e periféricos. Quanto à memória de vídeo, dificilmente haverá diferença em jogos, a menos que você os utilize com resoluções altíssimas, como 1600×1200. Na prática essas resoluções quase não são usadas, pois oferecem pouco melhoramento visual e resultam em lentidão, pois tanto a placa de vídeo como o processador precisam trabalhar muito mais.

28) Windows XP não reconhece o hardware
Estou tentando instalar o Windows XP no meu PC, mas está difícil. Tenho um Pentium 3 de 550 mhz, 64 mb de ram e modem offboard. Depois da intalação, não reconhece o som nem o HSP56 e muito menos o fax modem. Já formatei, mas ele não me deixa nem mudar o fundo da tela. Tenho que ficar com o Windows 98? Onde encontro o driver Intel Ham Data Fax Voice Modem?
Resposta:
Os problemas são devido ao fato do Windows XP não possuir drivers nativos para sua placa de vídeo, som e modem. Você precisará ir aos sites dos fabricantes dessas placas para obter os drivers atualizados para o Windows XP. Não recomendo que você use o Windows XP com apenas 64 MB de memória. Trata-se de um sistema muito mais “pesado” que o Windows 95/98/ME, e requer mais memória. É recomendável um mínimo de 128 MB. Outro problema é que um computador de 550 MHz está no limite entre o que é razoável e o que não é razoável para usar o Windows XP. Máquinas na faixa de 500 MHz estão dois anos defasadas em relação ao Windows XP, lançado em 2001. É recomendável usar este novo sistema apenas em PCs mais velozes, de preferência acima de 1 GHz. Como não é o seu caso, você terá melhores resultados se continuar com a versão anterior do Windows (98 ou ME).

29) Computador desconfigurado
Estou com um grande problema.!!! Tive de trocar o HD do meu pc, um pentium III, 650mhz, com 128mb, e não tenho os drivers das placas. O que tenho de fazer para instalá-los??? Meu computador está funcionado só o básico, não funciona o modem, nem a placa de som, nem a de vídeo. Teria como me dar uma força???
Resposta:
Em linhas gerais, é preciso inicialmente descobrir a marca e o modelo da placa de CPU, da placa de som, vídeo e modem. A placa de CPU pode ser identificada com o programa WINMSBIOS (www.wimsbios.com), e as demais podem ser identificadas com o programa Hardware Info (www.hwinfo.com). Se os circuitos de som, vídeo e modem forem “onboard”, então estão embutidos na placa de CPU, e no site do seu fabricante estão os drivers. Comece instalando os drivers do chipset da placa mãe, encontrados no site do fabricante desta placa. São necessários para permitir o correto funcionamento do computador, incluindo o barramento AGP, as interfaces IDE, o mecanismo de detecção/configuração PnP e o gerenciamento de energia. Diversas anomalias podem ocorrer quando esses drivers não são instalados. A seguir devem ser instalados os drivers das demais interfaces, como som, vídeo, modem e rede, se for o caso. No caso de placas com “tudo onboard”, esses drivers são encontrados no site do fabricante da placa de CPU. É bom tomar muito cuidado com as reinstalações. É muito fácil formatar o disco rígido e instalar o Windows, mas as configurações que devem ser feitas depois são operações bem mais difíceis que requerem mais conhecimento técnico.

30) Computador reinicia sozinho
Tenho um PC com a seguinte configuração: AMD Athlon 900; HDs com 40, 4 e 20 GB; 256 MB RAM; Placa mãe FIC AE31; Placa de rede 10/100; com Windows XP Professional e Office 2000. O computador sempre reinicia sozinho. O que pode estar acontecendo?
Resposta:
Vários motivos podem levar um computador a reiniciar sozinho. O principal deles é defeito de hardware. Uma fonte de alimentação problemática também pode causar isso, ou então uma fonte boa, porém configurada com voltagem errada (220 volts quando deveria ser 110 volts). Sempre recomendo a instalação dos drivers mais novos para o chipset da placa mãe. Eu mesmo tive problemas com uma placa de CPU da Soyo (K7VTA-B) que reiniciava durante uma cópia de grande volume de arquivos entre dois discos diferentes, após a instalação do Windows XP. O problema só foi resolvido após a instalação dos drivers do chipset. Recomendo que você obtenha esses drivers no site da FIC (www.fica.com) e faça a sua instalação. Defeito na memória e aquecimento do processador podem resultar em erros manifestados como travamentos ou tela azul, mas é possível que também causem reset.

31) Disco de boot
Meu nome é Silvio, sou um cara curioso, trabalho em setor financeiro de uma concessionaria e estou precisando criar um disco de boot para salvar um micro de uma sobrinha. O windows dela é 97, podem me ajudar???
Resposta:
É uma operação simples, mas também é verdade que muitos usuários não sabem como fazer, portanto é uma dica útil e digna de ser publicada. Use o comando Adicionar / Remover programas, no Painel de controle, e selecione a guia Disco de inicialização. O disquete será assim criado, e você poderá usá-lo para executar boot. O ideal é fazer isso em um PC com a mesma versão do Windows que está no computador com problemas (no caso, o Windows 95 OSR2, lançado em 1997). Na impossibilidade de encontrar um PC com este sistema, pode ser usado um com o Windows 98, Windows 98SE ou Windows ME, entretanto não será permitido transferir o “boot” deste disquete para o disco rígido com o sistema mais antigo, o que causaria incompatibilidades.

32) Placa PC Chips travando
Tenho um micro com processador Pentium III 800MHZ, com placa-mãe PCCHIPS Modelo M754LMRT+ com vídeo TNT2 (On Board) e com o Windows Millenium OEM (Itautec) instalado. Ocorre que quando eu estou utilizando-o, não consigo ficar 10 minutos operando nele, pois o mesmo TRAVA e/ou as vezes cai em Uma tela azul com a seguinte mensagem:
WINDOWS – ” Uma exceção OD ocorreu em 0028: C000A617 em VxD ela foi chamada de 000000 28 em VxD”.
Quando trava nem mesmo resetando ele reinicia, só depois de algum tempo desligado é que ele carrega normalmente. Isto vinha ocorrendo anteriormente com um Celeron 700 até queimá-lo, agora com o Pentium III continua ocorrendo. No aguardo de vosso auxílio, desde já agradeço.
Resposta:
Este tipo de problema é comum com placas PC Chips, pois sua qualidade é muito fraca. Entretanto, o fato do problema ocorrer sistematicamente depois de 10 minutos de uso sugere que possa ser devido a aquecimento. Poderia então ser resolvido com a instalação de um cooler maior, acoplado ao processador através de pasta térmica. O organização dos cabos no interior do gabinete também contribui para melhorar a ventilação, facilitando o fluxo de ar. Antes porém de tomar essas providências, é conveniente verificar como está a temperatura do processador. Assim que o computador travar, pressione RESET e entre no CMOS Setup. Verifique a temperatura do processador e da placa mãe (normalmente o CMOS Setup tem uma parte que dá essas indicações). O normal é uma temperatura de até 45 graus no interior do gabinete, e no máximo até 70 graus no processador.

33) Gabinete a 65 graus!!!
Comprei um PC novo, motherboard Asus a7v266-c processador AMD Athlon 2000+ 256 DDR de RAM, placa de video Geforce 2 MX400 64mb. Mas não sei porque, o computador esta travando. Deixo o gabinete aberto e fica em media 65 graus. Agora, esta travando por causa do windows ou processador?
Resposta:
A temperatura interna do gabinete não deve ser tão elevada. Deve chegar no máximo a 45 graus, para que o processador não fique também muito quente. Gabinetes muito compactos e mal ventilados ficam muito quentes por dentro. Não adianta abrir o gabinete, pois o ar quente sairá com mais dificuldade. PCs com processadores Pentium 4 e Athlon devem ter um ventilador frontal, puxando ar frio para dentro do computador. As fendas traseiras do gabinete devem ser tampadas para que seja estabelecido o fluxo de ar direcionado para a parte traseira. Arrume os cabos flat no interior do gabinete para que não atrapalhe o fluxo de ar. Use monitor de hardware existente no CMOS Setup para medir a temperatura interna do gabinete (Motherboard temperature). Quando estiver na faixa de 45 graus, o processador poderá trabalhar em uma temperatura mais baixa, o que eliminará os travamentos.

34) PC novo travando
Comprei recentemente um MICRO (PROCEDÊNCIA CONFIÁVEL) que já apresenta problemas de travamento, depois de algum tempo em funcionamento. Mesmo reinicializando ou desligando, muitas vezes retorna já travado. CONFIGURAÇÃO: 1) Processador AMD Athlon XP 2000+; 2) Cooler Slot A/PGA AVC Mod. 112C80; 3) Placa mãe AMD Athlon/XP Asus Mod. A7V266-C; 4) Memória 512 MB DDR 266Mhz; 5) Hard Disk de 40.0 GB Seagate/Maxtor IDE 7200rpm; 6) Rede NE2000 PCI 100Mbps Encore; 6) Vídeo AGP G.Force4 64MB MX-440 Pine / Saída TV; 7) Gabinete ATX 450W Satélite (4 baias); 8) Gravadora de CD LG. Sistema de refrigeração foi feita para auxiliar na diminuição da temperatura interna do CPU a) Cooler mencionado acima; b) 2 exaustores (um na parte inferior, sugando o ar frio para o interior do gabinete) e outros 2 (dois) na parte superior traseira expulsando o ar quente para fora. APLICATIVOS INSTALADOS: a) Windows 98; b) Corel; c) Anti-Virus “PCLIN…”; d) Nero. Não tenho informações sobre medidas de temperaturas. Sei que foi efetuada alguma atualização da BIOS / Placa mãe. PERGUNTAS:
1) Quais razões podem estar gerando travamentos?
2) Pelas informações dadas, poderia dar algum conselho ou dicas, mesmo se genéricas?
Resposta:
Aquecimento causa travamentos, mas creio que não seja o seu caso, devido ao grande número de ventiladores no gabinete. O cooler deve estar acoplado ao processador através de pasta térmica, como normalmente ocorre nos PCs atuais. Os Athlons suportam temperaturas até a faixa de 85 a 95 graus, dependendo do modelo, mas é recomendável que não a deixemos ultrapassar os 70 graus em uso normal. A temperatura do interior do gabinete (motherboard temperature) deve ser inferior a 45 graus para evitar o aquecimento do processador. Essas temperaturas podem ser medidas com o programa de monitoração existente no CD-ROM que acompanha a placa mãe (no seu caso, o programa é o Asus PC Probe). Um outro motivo para travamentos é a falta de drivers adequados, principalmente do chipset. Como mostra o manual da placa mãe, depois que instalamos o Windows é preciso instalar os drivers do chipset, existentes no CD-ROM que acompanha a placa mãe. O melhor é obter os drivers atualizados no site do fabricante da placa mãe. Como a sua placa usa um chipset VIA, você pode obter esses drivers em www.via.com.tw. São chamados de VIA 4 in 1 Drivers. Um micro pode travar e apresentar outras anomalias quando esses drivers não são instalados. Leve em conta ainda que se o seu micro é novo e está na garantia, o seu fornecedor tem a obrigação de entregá-lo funcionando.

35) Identificação dos fabricantes
Ganhei uma máquina com uma placa pci com video som e fax tudo junto mas não consigo identificar qual é o fabricante.
Resposta:
Use o programa HWINFO, obtido em www.hwinfo.com. Use o comando Info / Motherboard Info / PCI. Serão mostrados todos os dispositivos ligados ao barramento PCI, e para cada um deles será indicado o fabricante. Sabendo o fabricante, fica mais fácil localizar o seu site. Note que não são indicados os fabricantes das placas, e sim dos chips principais dessas placas. Por exemplo, para uma placa de rede D-Link com chip Realtek, será indicado como fabricante, a Realtek. Nos sites desses fabricantes você poderá encontrar os drivers, porém esses são normalmente classificados de acordo com o número do chip. É preciso portanto anotar o número do chip principal existente em cada placa desconhecida para fazer uma busca no site do respectivo fabricante.

36) DVD trava devido a aquecimento
Adquiri um drive de DVD 32×12 Jtec, (computador pentium III 800mhz 128Ram Hd 20GB) e estou usando o mesmo para assistir filmes e ler arquivos em cdrom. Entretanto quando estou usando o mesmo, para assistir filmes tenho observado que apartir de alguns capítulos iniciais do filme, o drive do DVD trava a exibição do filme. Sendo assim tenho que desligar a máquina e iniciar novamente o processo a partir daquele capitulo. Isto tem acontecido 1,2 ou 3 vezes na exibição de um filme. Procurei um loja de informática, a qual me orientou a comprar um Cooler grande para refrigerar a máquina, sugerindo que a execução e leitura do filme pelo DVD emana muito calor, provocando o travamento da máquina. Antes de implantar esse mecanismo de ventilação na máquina, gostaria de saber a sua opinião.
Resposta:
Dependendo do tipo de programa que o PC está executando, o processador pode ficar mais ocupado ou menos ocupado. Um bom produtor de PCs deve fazer um dimensionamento térmico para que o funcionamento seja correto até quando o processador está com carga de trabalho de 100%. Esta carga máxima pode ser atingida em jogos 3D, na exibição de DVDs e em programas pesados. O problema é que muitos usam gabinetes pequenos e mal ventilados, e muitas vezes sem o cooler apropriado para o processador e sem ventiladores adicionais (dianteiro ou traseiro). Se o seu PC precisa de um cooler adicional para permitir a exibição de filmes (carga de trabalho do processador próxima de 100%), então não foi corretamente produzido. Melhorar esta ventilação deveria ser trabalho de quem montou o PC. Você pode confirmar se o seu PC está realmente aquecido usando o programa de monitoração existente no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU. Além de medir a rotação dos ventiladores e as tensões da fonte, este programa mede ainda a temperatura do processador (CPU Temperature) e a temperatura do interior do gabinete (System Temperature). Durante a exibição de DVDs e outras tarefas pesadas, o processador não deve ultrapassar 80 graus. O ideal é que fique na faixa de 70 graus. A temperatura interna do gabinete não deve ultrapassar 42 graus. Se ultrapassar, é preciso instalar um ventilador adicional no gabinete (este que a loja está sugerindo). Isto fará com que a temperatura do processador também seja reduzida. Se o sistema está abaixo de 42 graus mas ainda assim o processador está muito quente, é preciso utilizar um cooler maior para o processador, acoplado através de pasta térmica.

37) PC apitando
O computador faz o boot e não parece nada na tela do monitor! Depois fica apitando até que seja desligado? O que eu faço?
Resposta:
Quando o computador emite beeps pelo PC Speaker e não apresenta imagem, existe um problema sério na placa de vídeo ou na memória. Seria preciso uma investigação técnica, trocando os módulos de memória e a placa de vídeo. Também é possível que esses dispositivos estejam mal encaixados, mas também podem estar defeituosos.

38) Computador instável
Meu computador esta com um erro muito estranho e que esta me tirando a paciência. Desde quando o comprei, ele vinha travando, reiniciando. Quando resolveu esses problemas, veio esse. Instalei Warcraft 3 no meu computador. O cd rom inicializou automaticamente e a instalação ocorreu normalmente. Quando fui jogar, ele travou. Desliguei e liguei, e na contagem de memoria, ele deu o seguinte erro: “Cmos CheckSum error”. Ao carregar o windows, aparece a seguinte mensagem: “Detectando drives IDE”. logo depois ele emite a mensagem: “No Array is Defined.” agora quando entro no Windows e ponho o cd do warcraft, ele faz o Autorun, porem quando vou jogar, ele diz que o cd nao foi encontrado. *OBS: Tentei com outros jogos, e deu o mesmo problema. Ele le os cds normalmente, só na hora de jogar que ele da esse erro. Uso uma gravadora e dvdrom da lg.
Resposta:
Computador que trava e reinicia sozinho desde quando novo só tem uma explicação: não foi montado corretamente ou utiliza peças de má qualidade. Montar corretamente não é só encaixar e aparafusar nos lugares certos. É levar em conta os problemas de aquecimento, é instalar corretamente os drivers e configurar o sistema operacional. Infelizmente milhares de produtores de PCs não sabem fazer isso corretamente. Pior ainda, acham que não precisam estudar, que podem aprender a montar corretamente apenas com a experiência do dia a dia. Dê uma olhada no meu artigo “Configuração de sistemas operacionais”, em www.laercio.com.br. Já que muitos montadores de micros não estudam o assunto (na verdade muitos outros estudam e utilizam essas informações), o próprio usuário acaba tendo que fazer o trabalho que seria do montador. Um simples exemplos de montagem mal feita: usar gabinetes pequenos em relação ao aquecimento do processador. Outro problema: não instalar os drivers do chipset da placa mãe, resultando em diversas anomalias. Essas técnicas são explicadas no artigo que citei em meu site. No seu caso parece que existe também um problema na bateria, devido à mensagem “CMOS Checksum Error”. Compre uma bateria CR2032, encontrada facilmente em lojas de relógios e faça a sua troca na placa mãe.

39) Programa de diagnóstico
Prezado Laércio, estou precisando de um programa (eficiente) que teste todos os periféricos do computador. Qual o que vc utiliza ??
Resposta:
Uso diversos programas, mesmo porque dou cursos de manutenção e preciso dotar os alunos de ferramentas técnicas de trabalho. Mas dois programas são relativamente fáceis de conseguir: PC Check (www.eurosoft-uk.com) e Norton Diagnostics. O PC-Check é um programa profissional e custa 199 libras. Era comercializado no Brasil pela Anacom (www.anacom.com.br), você pode tentar um contato. Como é um software caro, a venda é baixa no Brasil. A versão DEMO disponível no site da Eurosoft funciona bem, apenas não faz testes repetitivos (burn-in) e não testa memória acima de 4 MB. Os outros aspectos são plenamente funcionais. O Norton Diagnostics foi descontinuado, mas ainda é encontrado nos CDs de instalação do Norton Utilities.

40) Drives desalinhados
Tenho dois floppys encostados com o mesmo problema: eles só conseguem ler o que formatam. Já pesquisei nas respostas à duvidas e não encontrei nada que me ajudasse. Já fiz limpeza nas cabeças e não resolve. O problema ocorreu da mesma forma nos dois. Foi após o xereta aqui desmonta-los. Antes funcionavam perfeitamente. Depois de ler um monte de respostas de duvidas e analisar o problema consegui descobrir que as cabeças estão fora da posição correta de leitura da trilha inicial, creio eu, pois existe um sensor que posiciona as cabeças para iniciar a leitura. Sei que o problema é ali pois formato o disco e quando mudo o ajuste ele acusa que não está formatado, e ai ele cosegue formatar e ler novamente. Suponho também que existe ajuste para a distancia entre as duas cabeças que também interfere no problema. Tentei ajustar manualmente mudando a posição do sensor milimetricamente mas não obtive sucesso. Existe algum macete para fazer este ajuste ou só com equipamento apropriado é possível? Eu sei que você tem um montão de perguntas para responder mas ficaria muito feliz se pudesse responder está, já que não encontrei nada que esclarecesse a fundo minha duvida.
Resposta:
Infelizmente é muito difícil fazer este alinhamento. É preciso usar um osciliscópio, ou um disquete especial de alinhamento (que não pode ser copiado, pois é analógico) e um software de apoio. Como os drives de disquetes custam menos de 10 dólares, há vários anos, as empresas que forneciam esses softwares não estão mais no ramo. Não existem mais cursos de alinhamento, não se alinha mais drives, não vale a pena, é mesmo melhor comprar um novo. O alinhamento não é feito apenas na posição da trilha zero. É preciso também alinhar o índice e o azimute, que é o ângulo entre a trilha e a cabeça. Seus drives estão mesmo desalinhados, quando isso ocorre, lêem apenas o que eles mesmos formatam ou gravam. Recomendo que você não perca o seu tempo com esses drives. Até os técnicos que faziam alinhamento que eu conhecia não o fazem mais.

41) Erro na recepção de teclas
Você está trabalhando normalmente na máquina, mas se usar tecla combinada (ex.=Ctrl+C), o computador não aceita mais nada digitado pelo teclado, e se você clicar na área de trabalho, qualquer icone que você clique uma vez, permanece marcado e clicando em outro o anterior continua marcado. E para que tudo volte a funcionar você deve fazer um “restart”. As máquinas que vi acontecer são sempre as mesmas = PCCHIPS 598 K62500.
Resposta:
Também já vi este problema ocorrer, mas não era em placa PC Chips, era em placa Asus. Era o próprio computador que eu utilizava em meus trabalhos diários. Foi na época em que ia fazer o upgrade do Windows 98SE para o Windows ME, e quando formatei o disco rígido, o problema foi eliminado. Fiquei sem saber qual era a origem do problema. Esta é a primeira vez que um leitor reporta um problema semelhante ao meu. Recomendo que você tente fazer o seguinte: 1) Experimentar outros teclados, de preferência de outras marcas; 2) Instalar os drivers atualizados para o chipset; 3) Usar um anti-vírus atualizado, não descarto a possibilidade do problema ser causado por vírus; 4) Instalar o Windows “por cima”, ou seja, sem formatar; 5) Formatar o disco e instalar o Windows a partir do zero (nesse caso seria melhor usar um disco rígido vazio, para efeito de testes, para então fazer a formatação e a instalação no disco rígido definitivo apenas se este método funcionar); 6) Fazer a atualização do BIOS da placa de CPU. Aproveito para perguntar aos leitores se já tiveram problemas semelhantes, em quais condições e quais foram as providências tomadas.

42) Drive de disquete não consegue opera corretamente
Estou com problema no meu acionador de disquete que não se consegue configurar corretamente. Esta dando uma mensagem de erro de envio de configuração da BIOS. O que fazer, existe algum caminho para resolução, ou só outra placa mãe.
Resposta:
É verdade que se existir um problema na interface de disquetes da placa mãe, o drive de disquetes não irá funcionar, mas normalmente o problema não está na interface. Uma interface defeituosa representa um prejuízo razoavelmente grande, pois será preciso trocar a placa de CPU. Na maioria das vezes o defeito está no próprio drive de disquetes, que é bem barato, ou então no cabo, e algumas vezes na fonte de alimentação. Agora, você nem disse qual é a mensagem de erro que está sendo apresentada pelo BIOS, então fica difícil dar um diagnóstico preciso. Sugiro que você procure um bom técnico, que identificará com mais facilidade onde está o problema.

43) Athlon travando
Estou tendo problemas com meu computador que adquiri recentemente: placa-mãe k7s5a; placa de video GeForce2 AGP, memoria Ram de 256 mb e processador Amd Athlon XP 1700. O computador tem travado na frequência de 133 (onde funciona a 1700) do Setup, mas nada acontece quando coloca a frequenca a 100 (onde funciona a 1100). Já troquei a memória, imaginando a incompatibilidade do sistema; ja troquei a placa-mãe, acreditando em defeito e ja atualizei a Bios da placa, mas mesmo assim o computador tem travado ao funcionar em sua configuraçao de 1700. Me falaram da possibilidade de aquecimento, mas uso um master cooler e meu PC tem ficado na temperatura de 40 graus.
Resposta:
O Athlon XP 1700, assim como a maioria dos modelos deste processador, operam com clock externo de 133 MHz com Double Data Rate, o que resulta em desempenho equivalente a 266 MHz. Para simplificar, podemos indicar esta velocidade como 266 MHz, apesar dos manuais indicarem o clock básico de 133 MHz. Funciona bem com a programação de 100 MHz (ou 200 MHz com Double Data Rate), porém esta não é a velocidade correta para este processador. Ao diminuirmos o clock externo, automaticamente diminuirá também o interno. Se o seu PC trava ao usar o clock externo de 266 MHz e não trava com 200 MHz, o problema pode ser devido a aquecimento. Normalmente as placas de CPU são acompanhadas de programas que medem entre outras grandezas, a temperatura interna do processador e a temperatura do interior do gabinete (motherboard temperature). Acredito que o seu gabinete esteja a 40 graus, o que é razoável. O valor máximo recomendável é de 45 graus. Até mesmo o seu processador poderá estar a 40 graus, caso não esteja executando programas pesados. Seja como for, devido a esta medida de 40 graus, acho difícil que o problema seja aquecimento. Recomendo que você entre no CMOS Setup e na seção Advanced Chipset Setup programe o item SDRAM timing com a opção Manual. A seguir programe a opção CAS Latency com o valor 3. Isto fará com que a velocidade de acesso à memória seja um pouco menor, e assim poderá funcionar.

44) Computador não hiberna
Montei recentemente um Athlon 1.8, 256 mb de memória DDR 266 e placa-mãe Asus com HD Quantum. Este mesmo HD era usado em outra máquina (um Pentium 550 mhz onboard com placa-mãe PC Chips também onboard) e funcionava normalmente com Windows XP exceto a conexão da internet e o som que tinham os drivers incompatíveis. As opções de hibernar e o sistema de energia funcionavam normalmente, mas com esse novo computador deixaram de funcionar. Sempre que tento colocá-lo em espera ou pra hibernar, ao voltar a trabalhar com o computador e continuar com o Windows, ele reinicia sozinho e o XP me dá uma mensagem de erro, ou seja, ele não consegue voltar do estado de”hibernamento” e só funciona reiniciando. Também colocamos recentemente o HD para desligar, após 15 minutos inativo, para economia de energia. Ao voltarmos a trabalhar com o PC, ele é reiniciado automaticamente. Consultamos todos os técnicos da nossa cidade e estamos perdidos, pois nenhum deles pôde resolver nosso problema.
Resposta:
A hibernação é um recurso bastante interessante, mas nem sempre funciona, pois muitos hardwares não são totalmente compatíveis. A maioria dos produtos de hardware produzidos nos dois últimos anos são compatíveis com a hibernação, mas ainda são comuns os casos de incompatibilidades. Recomendo que você instale versões atualizadas dos drivers de todas as placas do seu PC, inclusive da placa de CPU. Entre os drivers do chipset, fornecidos pelo fabricante da placa de CPU, estão as funções de gerenciamento de energia, como desligamento, modo de espera e hibernação. Se esses drivers não estiverem atualizados, poderão ter bugs que impedem a hibernação. Como a Asus é um fabricante organizado, obtenha no seu site (www.asus.com) a versão mais nova dos drivers do chipset da sua placa de CPU. Isto deverá habilitar o correto funcionamento das funções de energia, inclusive a hibernação.

45) Travamento durante o POST
Quando temos algum problema de travamento durante o POST, como sabemos “onde” exatamente que o PC travou, ou seja, na checagem de qual dispositivo? No caso em que esse problema esteja associado com a placa de vídeo e a mesma estiver bem conectada no slot, isso significa, necessariamente, que ela está com defeito?
Resposta:
O POST (power on self test) é o teste realizado quando ligamos o PC. Quando o vídeo está funcionando, muitas mensagens de erro podem ser exibidas no monitor, por exemplo, “disco sem sistema”. Quando o vídeo não está funcionando, ainda assim o POST pode informar esta condição ao usuário, através de mensagens codificadas através de beeps produzidos pelo PC Speaker (o pequeno alto-falante existente na parte frontal do gabinete). Normalmente encontramos no manual da placa de CPU, uma tabela que mostra os diversos códigos de beep emitidos. Por exemplo, no BIOS Award, é emitida uma seqüência de um beep longo e 3 curtos quando a placa de vídeo não é detectada ou a memória de vídeo está ruim. No BIOS AMI, esta condição é sinalizada com uma seqüência de 8 beeps. Se a placa estiver bem conectada, provavelmente está defeituosa, apesar de não podermos afirmar isso com total certeza. O problema pode esta na própria placa de CPU, ou pode existir um mau contato no slot. O ideal é fazer uma substituição para efeito de teste.

46) Arruela isolante
Em um dos seus livros sobre montagem de PCs é dito que “Os parafusos a serem usados normalmente para fixar a placa mãe no gabinete possuem uma arruela isolante”. Através de testes de continuidade, constatei que os furos destinados a tais parafusos correspondem ao chassis da placa de CPU, evitando, assim, a hipótese de curto. Se verdadeira tal afirmativa, as arruelas isolantes seriam desnecessárias?
Resposta:
A arruela isolante é usada como precaução, para o caso de um usuário utilizar parafuso metálico em furo não metalizado (destinado a fixaçao com espaçadores plásticos). Nos furos não metalizados, podem existir trilhas de circuito passando perto do furo, o que poderia causar curto circuito pelo uso indevido desses parafusos. A arruela isolante evita este eventual problema. Fora isso, são realmente desnecessárias quando os parafusos são usados nos furos corretos (metalizados).

47) Placa mãe queimada
Poderia me ajudar a entender o que aconteceu com meu micro adquirido em janeiro/2002 que agora “jaz”. Até março de 2003 meu micro funcionava redondinho e sem aviso prévio começou a resetar sozinho, ininterrupto, mal conseguia entrar no Windows. Numa dessas tentativas consegui acessar o Windows 98. Configurei o Gerenciamento de energia no Painel de Controle como: esquema de energia “sempre ligado”, sistema em espera “nunca”, desligar o disco rígido “nunca”. Verifiquei através de software que acompanhava a placa mãe a temperatura do processador que ficava entre 50º e 52º, temperatura interna do gabinete que ficava entre 40º e 42º, o problema continuava. Abri o gabinete e numa inspeção visual verifiquei que a conexão entre o cabo da fonte de alimentação e o conector que recebe esse cabo na placa mãe, havia sinas de queimado. Levei o micro a uma assistência técnica de minha confiança onde havia comprado aquele micro, já estava fora da garantia. O técnico pode observar com surpresa que os fios estavam tão derretidos que soldaram na placa mãe tornando-se difícil sua remoção. Retirou o conector da placa mãe e tentou colocar de outro micro porém sem sucesso. Existe alguma explicação técnica que justifique o fato narrado acima? uma vez que se trata de um micro com pouco tempo de uso e que estava funcionando perfeitamente bem.
Resposta:
É realmente um triste acontecimento e um considerável prejuízo. O derretimento dos fios são causados por sobretensão ou sobrecorrente. Um curto-circuito na placa mãe poderia ter originado o problema. Por exemplo, se um parafuso de fixação da placa mãe no gabiente toca algum ponto indevido da placa mãe, principalmente onde passam as linhas de +5 volts ou +3,3 volts, provocando um aumento excessivo de corrente, queimando a placa mãe, e fonte, e derretendo os fios do conector. Um defeito na fonte de alimentação pode por exemplo gerar 8 volts onde deveria ter apenas 5 volts (como já aconteceu com um computador meu há alguns anos atrás), queimando a placa mãe e provocando as queimaduras que você cita. Me parece portanto que foi um problema de ordem elétrica, ou defeito na fonte, ou curto-circuito na placa mãe. Agora você precisará não só trocar a placa mãe, mas também a fonte. As demais peças do computador (drives, HD, placas) também devem ser testadas, pois algumas delas também podem ter sido afetadas, caso o problema tenha sido uma sobretensão.

48) Fonte não suporta drive de CD-ROM
Troquei a fonte de alimentação por uma de 300 watts, sendo que tudo que é ligado nela funciona, menos o cdrom, sendo que o aparelho fora testado com outras fontes e funciona perfeitamente, menos no meu micro, qual seria o problema??
Resposta:
Antes de trocar a fonte o drive de CD-ROM estava funcionando? Se estava, então as interfaces IDE da sua placa mãe, os cabos e o drive de CD-ROM estão em perfeitas condições. Acho difícil que o drive de CD-ROM esteja “puxando” uma corrente muito elevada, normalmente não chegam a consumir muita corrente, e não chega a exigir muito da fonte. Ainda assim, a nova fonte pode estar com defeito, sobretudo na linha de +12 volts, usada na alimentação dos motores dos drives. Em geral a placa mãe funciona bem quando esta voltagem está errada, mas problemas podem ocorrer no disco rígido e demais drives. Verifique se a sua placa de CPU tem no seu CD-ROM, um programa para monitoração de voltagens e temperaturas. Se não tiver, faça o download deste programa, no site do fabricante da placa mãe. Ative o programa e monitore as voltagens da fonte. A fonte de +12 volts pode cair um pouco, no máximo 10%, portanto chegando a 10,8 volts. Se no instante em que o drive de CD-ROM for acessado, esta voltagem cair abaixo deste valor, então provavelmente a fonte não está suportando. Recomendo ainda que você instale os drivers do chipset da placa mãe (obtidos no site do fabricante), pois esses drivers fazem entre outras coisas, o controle das interfaces IDE, onde o drive de CD-ROM está ligado.

49) PC trava em jogos
Eu jogo poucos jogos, (Age Off Emires, Championship Manager) quando eu estou jogando, em um determinado momento do jogo ele fecha sem mais sem menos, não sei mais o que fazer, driver de video não é, minha placa mãe e a pcchip M810L. Meu computador antes dava muito erro fatal, agora não esta dando tanto, só de vez enquando, quando meu computador esta sendo desligado. Por favor, não aguento mais estes problemas, principalmente o do jogo fechar sem mais sem menos, da pra você me ajudar a resolver esse problema? Meu computador e o duron 950, 128 (com 16mg comparticionados para o video ) Obrigado.
Resposta:
O PC pode travar pelo fato da placa ser uma PC Chips, essas placas são realmente bastante problemáticas, todos os dias recebo algumas dezenas de dúvidas com problemas nessas placas. Para piorar a situação, muitos produtores de PCs não fazem a montagem do computador corretamente. Até que encaixam e aparafusam tudo direitinho, mas cometem erros no que diz respeito ao gerenciamento de calor e na instalação dos drivers. Para evitar o aquecimento do processador é preciso usar um cooler de bom tamanho, com pasta térmica. É preciso organizar os cabos flat no interior do gabinete para que não atrapalhem o fluxo de ar. Finalmente é preciso ainda instalar um cooler adicional para reduzir ainda mais a temperatura. Pode ser um cooler frontal, puxando o ar frio para interior do gabinete, ou um cooler traseiro, expulsando o ar quente para fora do computador. Este cooler reduz bastante a temperatura interna do gabinete, entre 10 e 20 graus. A temperatura interna do gabinete não deve ser superior a 42 graus. Quando instamos este cooler adicional, esta temperatura fica normalmente um pouco acima de 30 graus. O outro erro na montagem é o esquecimento da instalação dos drivers do chipset. Instalando esses drivers, encontrados no CD-ROM que acompanha a placa mãe, várias anomalias deixam de ocorrer. Travamentos podem ser causados pela falta da instalação desses drivers.

50) Potência da fonte para um Pentium 4
Tenho um PENTIUM 4 -1.7 Ghz, HD 40GB – 7200 RPM, 256 Mb RAM,Gravador de CD/DVD Rom, CD Rom, Drive 1.44 Mb, todo off-board. Qual, deverá ser a potência da fonte de alimentação em Watts?
Resposta:
Recomendo que sejam usadas fontes com potências entre 400 e 500 watts. Quando a fonte tem capacidade bem superior ao que está fornecendo, normalmente funciona melhor e você tem ainda a vantagem de poder instalar futuramente novos dispositivos de hardware sem precisar trocar a fonte. Recomendo ainda que seja comprada uma “fonte para Pentium 4”. O nome técnico desta fonte é ATX12V, mas como surgiu na mesma época que o Pentium 4, normalmente é chamada no comércio de “fonte para Pentium 4”.

51) PC travando no Media Player
Tenho um Celeron 1.1 com 128 de memória Ram, fax-modem de 56 kbps, placa de vídeo de 32 mb e Windows 98. Meu PC está travando, quando ouço música Windows Media Player e estou conectado ao ICQ e Kazaa. O que devo fazer para não travar mais?
Resposta:
Não dá para dizer, à distância, porque o seu PC está travando. Se você utiliza inúmeros programas mas apenas no Media Player, no ICQ e no Kazaa ocorrem travamentos, então os problemas podem estar nesses programas ou no hardware que utilizam (placa de som e modem). Reinstalar os drivers dessas placas e instalar as versões mais novas dos programas que apresentam problemas poderá ajudar, mas uma solução mais precisa só pode ser dada por um exame “ao vivo”, feito por um bom técnico.

52) Cooler barulhento
Tenho um processador Athlon XP 1700+ numa ASUS A7S333, a temperatura dele média no gabinete de 3 baias é de 59° com um cooler de 8200 rpm. O problema é que o cooler faz muito barulho. Gostaria de saber se tem algum cooler com alta rotação e mais silencioso que o meu.
Resposta:
Você encontrará no endereço http://www6.tomshardware.com/cpu/20030113/index.html uma análise de 34 modelos diferentes de coolers para Athlon XP. Lá existe uma tabela que mostra diversas características, inclusive o nível de ruído, medido em decibéis. Quanto menor for o número de decibéis, mais silencioso será o cooler. Você poderá então imprimir esta tabela e ir às compras. Não espere entretanto encontrar no nosso mercado local, todas as marcas de coolers citados neste artigo. Muitos dos coolers vendidos por aqui são genéricos ou “sem nome”, e suas características são imprevisíveis, ou seja, só podemos saber se são barulhentos ou não depois da compra, infelizmente.

53) PC travando muito
Tenho um PC AMD Duron de 700 mhz, 128 de Ram, HD 20 gb, placa-mãe PC Chips com Chipset SiS 730, Windows ME. O que acontece é que meu PC está travando muito. Verifiquei no CMOS Setup em Hardware/ Monitor, os valores de temperatura: CPU, 55°; C/129°; System, 48°; C/118°F; CPU Fan Speed 5152 RPM e System Fan Speed 0 RPM. Gostaria de saber se a CPU está super aquecida demais e se esses valores têm alguma relação com os travamentos. O que posso fazer?
Resposta:
A temperatura do sistema está alta, deveria ser de no máximo 42 graus. Mesmo assim, a temperatura do processador não está muito alta. O Duron normalmente suporta temperaturas superiores a 80 graus. Entretanto tome cuidado. Os processadores normalmente apresentam temperaturas baixas quando não estão trabalhando muito, e aquecem bastante quando executam programas mais pesados. Mas não me parece que aquecimento seja causa dos seus travamentos. É mais comum os PCs travarem por falta de configurações adequadas no Windows, como a instalação dos drivers do chipset e outros ajustes. Consulte meu artigo sobre configuração de sistemas operacionais, em www.laercio.com.br e faça os ajustes que ensino lá. Lembro ainda que um PC também pode apresentar travamentos devido a problemas na rede elétrica. É necessário usar um estabilizador de voltagem. Também é altamente recomendável ligar o PC em uma tomada correta, de 3 pinos (fase, neutro, terra).

54) PC desliga sozinho
Comprei um computador COMPAQ pentium 4, e instalei o WINDOWS XP, o mais estranho é que sem mais nem menos ele desliga sozinho, ou as vezes quando tento abrir um email, ou mesmo um programa especifico da empresa que trabalho. Tem dias que ele desliga até 5 vezes. Hoje ( 11-07-2003) ele não desligou nenhuma vez. Ele aparece na tela uma mensagem dizendo que o sistema identificou um erro grave e pergunta se quero enviar ou cancelar o erro. Dúvida: Se pode ser um problerma na máquina ou se pode ser um problema de instalação do WINDOWS XP.
Resposta:
Computador que desliga sozinho é normalmente um problema de hardware. Pode ser a fonte de alimentação que não está suportando a corrente total exigida pelo computador. Mas se você está usando a configuração original do computador, isto não deveria estar acontecendo, pois a fonte estaria corretamente dimensionada e com alguma folga. Pode então existir um defeito de hardware, mas talvez o problema seja causado ainda por falta dos drivers corretos para a placa mãe. Meu próprio PC passou a reiniciar sozinho durante cópias de arquivos entre unidades de disco diferentes depois que instalei o Windows XP. Resolvi o problema instalando os drivers do chipset da placa de CPU, atualizados para o Windows XP. Você precisa descobrir qual é a sua placa de CPU, acessar o site do fabricante e fazer o download dos drivers atualizados. Como o problema passou a ocorrer somente depois que o Windows XP foi instalado, é possível que o seu hardware esteja em perfeitas condições, e que somente esta atualização de drivers resolva o problema.

55) Abriu o micro e estragou
O drive de cd-rom do meu computador não estava funcionando depois de tentar fazê-lo funcionar por meio do software, abri o computador e como estava tudo normal tirei o pente de ram para observá-lo depois de recolocá-lo o computador parou de funcionar, nem consegue inicializar, o que eu faço?
Resposta:
Você estragou o módulo de memória, provavelmente devido à eletricidade estática. Descargas eletrostáticas produzidas por seres humanos têm voltagens relativamente pequenas, da ordem de algumas centenas de volts, o suficiente para queimar um chip. Só sentimos choque quando as descargas são superiores a 3000 volts. Isso pode ocorrer por exemplo quando nos carregamos eletricamente ao caminharmos por um carpete, e depois tocamos a maçaneta de uma porta. Voltagens menores são geradas em situações cotidianas, e se não tomarmos cuidado podemos danificar placas, chips e periféricos durante o seu manuseio. Os dois cuidados mais importantes são tocar a chapa interna do gabinete do computador com as duas mãos, descarregando a nossa energia eletrostática, e segurar as placas e chips sempre pelas bordas laterais, sem tocar nos contatos metálicos. Você precisará comprar uma nova memória, mas se não tomar as precauções aqui citadas, poderá estragar também o módulo novo.

56) PC trava com Setup em Turbo
Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre configuração de uma placa. Montei um computador com processador Athlon XP 2000+, placa mãe ASUS A7V333, HD 60gb, placa de video ASUS 9280 geforce 4 TI4200 128 agp8X. Vcs poderiam me indicar a melhor configuração da BIOS. (pois se coloco no modo turbo o computador trava).
Resposta:
Procure no CMOS Setup uma opção como Load Best Defaults, Load Optimal Defaults ou Load High Performance Defaults. A opção Turbo normalmente é um “envenenamento”, e nem sempre funciona bem. Depende da memória, do processador e do chipset. Seu processador é bem veloz, e a sua placa de vídeo é uma das mais rápidas. Não é preciso envenenar o Setup. No modo padrão já fica bem veloz. Apenas nos micros antigos era preciso fazer ajustes no Setup para obter o máximo desempenho, pois a configuração padrão era sempre a de velocidade mais baixa. Atualmente, graças ao SPD (uma pequena ROM com informações de identificação existente nos módulos de memória modernos) o BIOS pode configurar a placa mãe para operar com a máxima velocidade segura de suas memórias.

57) PC reinicia ao invés de desligar
Tenho um Athlon 850 e todas as vezes que tento desligar, a máquina reinicia mesmo estando marcado em desligar o computador.
Resposta:
Este é um problema com as funções de energia do seu PC. Podem por exemplo reiniciar ao invés de desligar, travar no modo de espera ou ficar com periféricos inoperantes depois de retornar de uma hibernação ou espera. Muitas vezes a causa do problema é a falta da instalação dos drivers do chipset da placa mãe (ou placa de CPU). Você encontrará esses drivers no CD-ROM que acompanha esta placa. Se não tiver mais este CD-ROM, terá que fazer o download dos drivers, no site do fabricante da placa. Isto pode ser muito difícil se você não conhece a marca e o modelo da sua placa mãe. Um bom site que ajuda a identificar placas de CPU desconhecidas é o www.wimsbios.com Lá existem utilitários e tabelas que ajudam a identificar a placa de CPU. Esta identificação também pode ser feita com o programa HWINFO32, encontrado em www.hwinfo.com.

58) Aterramento
Moro no quinto andar de um prédio que não possui fio terra, como posso fazer para aterrar o meu PC? Existe algum meio de improvisar um aterramento para o PC?
Resposta:
Um aterramento improvisado muito bom consiste em ligar um fio de terra no NEUTRO, no seu quadro de disjuntores, dentro do seu apartamento (normalmente fica na cozinha). O fio NEUTRO é aterrado no poste que chega ao seu prédio, portanto o potencial do neutro é praticamente o mesmo do terra. Este fio terra não precisa ser grosso, pois o terra não transporta corrente, é usado apenas para fixar um potencial elétrico nulo. Pode usar fio de bitola 22 ou 24. Este fio teria que ser introduzido nos eletrodutos até a tomada onde será ligado o computador, que deve ser uma tomada de 3 pinos. Há quem prefira ligar o terra diretamente no neutro da própria tomada, entretanto este neutro não é tão bom, devido à queda de voltagem ao longo da fiação. No quadro de disjuntores, a queda de tensão no neutro terá sido menor.

59) Drive de CD-ROM não é reconhecido
Um amigo meu tem pentium 133, 32mb ram bios award v450 g, award id string 03/12/96 i 430 fx , data do bios 03/12/96 , trocou o antigo cd rom por um lg De velocidade 60x, só que a montherboard não reconhece o cd-rom. Mesmo se colocando, para o computador indentificar automaticamente. Devera ele atualizar o bios?
Resposta:
Talvez não seja mais possível encontrar uma versão nova do seu BIOS, que é bastante antigo. As placas com o chipset Intel i430FX foram produzidas entre 1995 e 1996, mas se você quiser mesmo assim pode tentar a atualização. O caminho para identificar a placa e encontrar seu BIOS, caso exista, está em www.wimsbios.com. Note entretanto que nem sempre uma atualização de BIOS resolve este tipo de problema. Outra questão é que também nem sempre o drive de CD-ROM aparece no CMOS Setup. Em muitas placas este dispositivo não é detectado, mas funciona perfeitamente sob o MS-DOS e sob o Windows. Verifique se os jumpers Master/Slave estão corretamente posicionados. Veja também se a interface IDE onde o drive está sendo ligado está habilitada. Tome cuidado ainda com a interface que está sendo usada. Em muitas placas daquela época, o drive de CD-ROM era ligado na placa de som, e a sua interface poderá não estar funcionando corretamente com o novo drive de CD-ROM. Existiam ainda interfaces proprietárias, que mesmo tendo um conector de 40 pinos, não seguem o padrão IDE. O mais seguro é mesmo ligar o drive de CD-ROM na interface IDE da placa de CPU. É claro, existe ainda a opção do novo drive de CD-ROM estar danificado, devemos então testá-lo em outro computador.

60) Incompatibilidade entre placa mãe e placa de vídeo
Comprei uma geforce4 mx 440, e uma placa-mãe ASUS p4s8x, e não está dando vídeo, já foi tentado tudo, inclusive passar a p4s8x para 4x, mas não deu certo. Porque está acontecendo isto? No manual diz que a placa-mãe só aceita voltagem de 1,5v no agp dela. Qual a voltagem da geforce4 mx 440, 1,5v ou 3,3v? Essa mesma geforce foi testada em outras duas máquinas, e deu vídeo. Foram testadas outras geforce na p4s8x, e também não deu vídeo. Placas PCI, dão vídeo normalmente. obs: O técnico da loja onde foi comprada a geforce acha que o agp da p4s8x está ruim, pois foi ele que testou 3 placas geforce na p4s8x. O técnico que está montando meu computador disse que espetou uma placa agp SIS 305 no agp da p4s8x, e deu vídeo, o que, aparentemente acaba com a conclusão do técnico da loja. O que vocês acham?
Resposta:
Existe alguma incompatibilidade ou algum problema sério. Em casos como este é bom checar também a fonte, ou seja, instalar um conjunto em outro computador, com outra fonte de alimentação. Por outro lado, é mesmo possível que exista uma incompatibilidade entre as placas que você está testando. Seria necessário experimentar outras placas GeForce, de outros fabricantes. Este é o trabalho do integrador de hardware, selecionar um conjunto de placas que funcionem de forma harmônica. Na prática existem inúmeros casos de incompatibilidades. Para evitar este problema, o ideal é comprar o conjunto de peças em uma mesma loja. Ficará mais fácil fazer uma eventual troca. As placas de vídeo AGP atuais, bem como os slots AGP existentes nas placas de CPU, são de 1,5 volts. Existem chanfros nas placas e nos soquetes que impedem o encaixe em caso de voltagem incompatível. A placa AGP, caso encaixe, deve funcionar automaticamente, independente de configurações adicionais. Apenas nos casos de placas de CPU com vídeo onboard, devemos configurar no CMOS Setup, o vídeo “offboard” como primário, e o onboard como secundário. Minha recomendação é que você experimente outras placas GeForce, de outra marca ou modelo.