Home » Artigos arquivados » 2003 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

2003 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

1) Controle de jogos
Gostaria de saber aonde eu posso achar informações e preços sobre controles de PC. Estou procurando um controle com vibração e um preço abaixo de R$ 150,00 reais. Muito obrigado pela atenção.

Resposta:
No Brasil são mais comuns os modelos da Microsoft e da Genius. Para conhecer os modelos disponíveis, consulte os sites www.microsoft.com e www.genius.com. Nem todos os modelos existentes estão à venda no Brasil. Alguns importadores como Leadership, Clone e Troni também comercializam eventualmente alguns desses controles. Recomendo que você compre um modelo USB, pois os modelos que usam conector DB15 são considerados obsoletos, e nem sempre funcionam corretamente, além de serem mais difíceis de instalar e configurar. Para comprar, o ideal é procurar em lojas da sua cidade.

 

2) Joystick com problemas
Possuo um Pentim 4 – 1,7 Mhz – Geforce 2 64Mb, 256Mb RAM, com Windows 2000. Recentemente adquiri um joystick da marca Clone, o modelo é o J18 – Joypad Vibration, com 8 botões, e com conexão USB. Logo que o conectei, o Windows o reconheceu automaticamente, fiz a calibragem e o testes e tudo funcionou perfeitamente, cheguei a utilizá-lo em alguns jogos e estava tudo ótimo, porém, depois tentei usar o joystick em outros jogos e na hora de configurar as funções de cada botão, o jogo não reconhecia corretamente cada um deles e daí pra cá não consigo mais usar o joystick. Já o desconectei e conectei novamente, fiz a calibragem, teste, mas o Windows o reconhece irregularmente, por exemplo, no teste, quando eu aperto os botões 1, 2, 3, 5, 6, 7 ou 8 as luzinhas de todos eles acendem, como se fossem um único botão, o único que é reconhecido certo é o botão 4, pois quando eu o aperto, apenas a sua luzinha correspondente acende. Existe algo que posso fazer?

Resposta:
Ligue o seu joystick em outro computador. Faça a sua instalação e testes. Utilize algum jogo. Se neste computador tudo correr bem, é possível que exista um problema no seu PC. Pode ser um problema de hardware, nas interfaces USB. Experimente ligar o joystick em outra porta, e ligá-lo diretamente, sem o uso de hubs USB. Reinstale os drivers USB, de preferência a versão mais nova, encontrada no site do fabricante da sua placa mãe. Eu arriscaria entretanto o palpite de que este joystick vai apresentar problemas também no outro computador. Ele pode estar defeituoso, e precisará ser trocado. Aproveite enquanto ainda está na garantia.

 

3) Joystick Clone
Laércio, tenho há algum tempo um “joystick” Clone Comand Fire, de 6 botões (1-2-3-4-1-2 + 1-2-3-4), que não possui “software” específico, segundo a própria fábrica (Clone). Através de contatos com esta última, informaram-me que a configuração é através do Windows (Painel de Controle), coisa que não foi satisfatória, haja vista que o dito cujo só funciona em poucos jogos, com muitas restrições. Outro problema que encontro é quanto ao CD Player do Windows que “toca” o CD mas não emite som algum. Há alguns meses ele até tocava com som, mas não respeitava a ordem da faixas e “engolia” muitas delas.

Resposta:
A Clone não é um fabricante, e sim uma empresa que contrata outras empresas para fabricarem seus produtos utilizando a sua marca. O resultado é o mesmo. Outras empresas também fazem isso (ex: Genius, Upson, Troni), e se chama “fabricação em OEM”. Muitos joysticks possuem softwares específicos, por exemplo aqueles que têm “force feedback” (vibram para simular por exemplo, quando um carro passa por uma estrada acidentada, ou quando uma nave é atingida). O maior problema dos joysticks é o reconhecimento de botões. O Windows só permite configurar joysticks comuns (com conector de 15 pinos) de até 4 botões. Joysticks USB não têm esse problema. São reconhecidos automaticamente pelo Windows com o correto número de botões. Para configurar joysticks com conector de 15 pinos e 6 ou 8 botões, programe-os no Painel de controle como tendo “4 botões e 4 eixos”. Os dois primeiros eixos são X e Y, que representam o movimento. Os dois outros eixos são usados para indicar os botões adicionais (5, 6, 7 e 8). Feita esta configuração, teste o joystick e declare-o em cada jogo que for utilizar. Quanto aos CDs, é preciso que exista um cabo de áudio ligando a saída de som na parte traseira do drive de CD-ROM. Muitos técnicos esquecem de instalar este cabo e como resultado o computador fica mudo ao reproduzir CDs de áudio. Também é preciso habilitar o som dos CDs, através do controle de volume do Windows (clique no ícone do alto-falante na barra de tarefas, ao lado do relógio).

 

4) Dois joysticks
É possível acoplar dois joysticks no PC? Existe algum adaptador? Só conheço uma porta no meu computador para placa de som. Teria que ter duas? Gostaria também que me indicasse uma placa aceleradora de vídeo que tenha boa performance. Qual é melhor: PCI ou AGP? Tenho slots para ambas. Como configurar o joystick para funcionar com pelo menos quatro botões?

Resposta:
É possível ligar dois joysticks em um PC através de um cabo “Y” próprio para joysticks, encontrado nas lojas de suprimentos para informática. A Leadership e a Dataset são exemplos de revendedores que oferecem tais cabos. Note entretanto que com este cabo podemos usar apenas joysticks de 2 eixos e 2 botões. Não é possível instalar duas interfaces de jogos nos PCs. Os jogos não iriam reconhecer a segunda interfaces, porém reconhecem um segundo joystick ligado na mesma interface que o primeiro, desde que ambos sejam de 2 eixos e 2 botões. Quanto à placa de vídeo, o maior desempenho é obtido com o barramento AGP. O AGP4x, que é o mais comum, é 8 vezes mais veloz que o barramento PCI mais comum (32 bits e 33 MHz). Isso não significa que qualquer placa AGP será mais rápida que qualquer placa PCI. O barramento diz respeito apenas à transferência de dados para a placa. A geração as imagens feita na placa independe do barramento utilizado. Não compre placas de vídeo baseadas no chip SiS 6326, pois este chip é lentíssimo. Para configurar joysticks com 4 botões basta declará-los no comando Controladores de jogos, no Painel de controle. Joysticks com 6 ou 8 botões devem ser declarados como sendo de 4 eixos e 4 botões. Joysticks USB não têm esse problema. São detectados e configurados automaticamente.

 

5) Jogo não roda
Tenho amd 1800+ com 40Gb e uso uma placa de vídeo offboard geforce2 com 64Mb e 256 de memória mas não consigo rodar o fifa2003. Sigo todas as instruções o programa é instalado,mas quando faço o comando para abrir o jogo a tela fica escura por mais ou menos 3 segundos, então volta para a tela da área de trabalho do windows.Obrigado pela atenção,aguardo ancioso pela resposta.

Resposta:
Tela escura na execução de programas em 3D é normalmente um problema causado pela ausência dos drivers do chipset. Use o CD-ROM que acompanha a sua placa mãe e instale esses drivers. Por exemplo, nas placas com chipset Intel, são normalmente chamados de “Intel INF Update”. Nas placas com chipset VIA, são normalmente chamados de “VIA 4 in 1 Drivers”. Só isso deverá ser suficiente para resolver o problema. Instale também o driver Detonator para a sua placa de vídeo, encontrado em www.nvidia.com. Também é recomendável instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx. Tive informações não confirmadas que o DirectX 9 está apresentando problemas em algumas placas de vídeo. Portanto faça a sua instalação apenas se você ainda estiver com problemas. Mais seguro ainda é criar um ponto de restauração com o utilitário de recuperação do sistema, disponível no Windows ME e no Windows XP, e a seguir instalar a versão nova do DirectX. Teste o DirectX usando Iniciar / Executar / DXDIAG. Teste a seguir os seus jogos. Se você tiver problemas, volte para a versão anterior do DirectX, com a ajuda do programa de restauração do sistema. Você voltará ao ponto de restauração anterior à instalação do DirectX mais novo, e ficará então com a versão anterior.

 

6) Jogo requer DirectX 8
Laércio, sempre que posso navego no seu site, para esclarecer minhas dúvidas. Fiz o download do programa de corrida Fórmula 1 2002 demo, instalei-o mas na hora de executar o programa apareceu a seguinte mensagem: (UM ARQUIVO . DLL REQUERIDO, DINPUT8.DLL NÃO FOI ENCONTRADO.). Gostaria muito que me ajudasse, pois perdi maior tempo para fazer o download do programa, e já mandei um e-mail para a equipe do superdownloads.com.br, espero obter uma resposta deles também. Meu computador é um k6 500Mhz, 128 de memória ram , instalado com o windows 98 segunda edição. Caso precise fazer o download do programa : http://superdownloads.ubbi.com.br/programas/8CAR.html, a partir isso basta clicar em (F1 2002 demo ).

Resposta:
Este arquivo pertence ao DirectX8, que provavelmente é necessário para este jogo. Talvez você esteja usando ainda o DirectX7. Pode usar a versão mais nova, a 9a, encontrada em www.microsoft.com/directx. Note que os CDs de jogos, na sua versão completa, são sempre acomapanhados do DirectX necessário à sua utilização. Este arquivo é muito grande, tem mais de 30 MB. Se não quiser fazer o download, pode pedir a qualquer colega que tenha jogos relativamente novos (2001 em diante) pois normalmente são acompanhados do DirectX versão 8 ou superior. Lembro apenas que a versão 9.0 apresentou problemas e foi logo substituída pela 9.0a.

 

7) Componentes do DirectX
Quando pego algum jogo na internet, o computador sempre pede o arquivo DINPUT.DLL. Mas, eu já baixei este arquivo e, quando entro no jogo, aparece esta mensagem: “este programa realizou uma operação ilegal e será fechado”. Como posso solucionar esse problema?

Resposta:
O DINPUT.DLL é um dos componentes do DirectX, e é necessário para praticamente todos os jogos modernos. O DirectX é composto de 5 unidades: Direct3D, para geração de gráficos tridimensionais; DirectDraw, para geração de imagens bidimensionais (incluindo a exibição de vídeos); o DirectPlay, para jogos em rede, o DirectSound, para geração de sons, e o DirectInput, para acesso direto ao teclado, mouse e joystick. Recomendo que você não instale o DINPUT.DLL isoladamente, mas que obtenha e instale o DirectX completo, encontrado em www.microsoft.com/directx. Quanto às operações ilegais apresentadas por programas, o procedimento geral é obter atualizações (patches). Normalmente os produtores de software (principalmente jogos) oferecem essas atualizações nos seus sites, visando resolver problemas encontrados pelos usuários.

 

8) Jogos com problemas no Windows XP
Possuo um Atlhon XP 1800+, placa mãe Asus A7A 133, 128MB, HD de 20Gb, Placa de vídeo NVídia GeForce 2 MX de 32 MB, Windows XP professional. Antes, usava o Windows ME mas, devido aos constantes travamentos, resolvi trocar para o XP. Os problemas de travamentos acabaram mas, minha placa de vídeo que funcionava perfeitamente com o Windows ME, agora não funciona mais com o Windows XP, já tentei instalar alguns drives do site da NVidia como por exemplo o Detonator, porém, o problema continua. Adquiri recentemente dois jogos o F1- 2002 e o Age of Mithology, o F1 foi instalado e ao tentar abrí-lo, aparece uma caixa de mensagem dizendo que não há adaptadores de vídeo apropriados ao Directx 8.1. O Age of Mitothology começa a abrir, aparece a apresentação mas, na hora do primeiro menu do jogo, a tela fica preta e só aparece o ponteiro do mouse no formato do jogo. Gostaria de saber como fazer para solucionar o problema já que instalei os jogos em outro computador que possuo, um Pentium III de 1Ghz e eles funcionaram perfeitamente. Também tenho problemas com a unidade de disquete que, após a instalação do XP não funciona mais.

Resposta:
Anomalias em programas 3D ocorrem quando não está instalado o AGP Miniport driver para o chipset da sua placa de CPU. Pode aparecer uma tela preta, ou uma tela 3D normal mas com cores instáveis, ou com a exibição de elementos 3D com tamanhos, cores e locais na tela errados, ou ainda um travamento geral. Vá ao site do fabricante da placa mãe (www.asus.com) e faça o download dos drivers do chipset para o Windows XP. O problema ficará resolvido, e outras eventuais anomalias no computador serão também eliminadas. É fácil identificar quando um computador está com este problema. Não é necessário instalar jogos para descobrir. Basta usar o comando Iniciar / Executar / DXDIAG. Clique em Exibir e em Testar Direct 3D. Deverá aparecer um cubo girando. Se esta imagem apresentar problemas, então o AGP Miniport driver necessita de atualização. Este problema é muito comum, e a maioria dos usuários, e até dos técnicos, não o conhecem porque o Windows não reclama quando este driver está ausente (não o indica no Gerenciador de dispositivos).

 

9) Jogo com erro de instalação
Comprei o jogo Unreal II, e quando na instalação ele pede o cd número 2 eu o insiro, mas o computador envia uma mensagem dizendo que ocorreu um erro fatal, o que poderia ser?

Resposta:
É muito provável que este problema seja causado por um defeito no CD-ROM 2. Verifique se existe algum arranhão. Para tirar a dúvida, copie todo o seu conteúdo para o disco rígido, normalmente ocorrerá erro durante este tipo de cópia, caso o CD esteja mesmo defeituoso. Nesse caso você poderá solicitar a troca na própria loja onde fez a compra. Não acredito que este problema possa ocorrer devido a configurações de som e vídeo do seu computador, pois durante a instalação é feita apenas uma cópia de arquivos.

 

10) Jogo trava depois de um tempo
Tenho um Pentium 2, 192 de ram, placa de video diamon stealh 3 540, hd de 4,0 gb, windows98, meu computador sempre da erros em varios jogos, saindo de uma vez da tela do jogo e voltando para a tela do windows, com o jogo voltando a funcionar só se eu deixar o computador um tempo desligado (30min), e religa-lo para voltar a funcionar. Este problema ocorre na maioria das vezes quando fico no jogo por uns 40 minutos e ele volta pra tela do windows sem se quer uma mensagem de erro. Achei q poderia ser o cooler. Será que trocá-lo resolveria o problema? Ou o que devo fazer? minha placa de video o directx estao atualizados com o windows 98, e no dxdiag todos os testes funcionam perfeitamente. Queria uma solução para o problema.

Resposta:
Quando os circuitos do computador estão funcionando bem, não existe diferença entre desligar o PC durante 1 minuto ou 1 hora. Se o PC só funciona se ficar desligado durante 30 minutos, então o problema provavelmente é aquecimento. Instalar um cooler maior pode resolver o problema, mas o cooler sozinho pode não resolver. É preciso que o cooler seja acoplado ao processador através de pasta térmica. É preciso que os cabos flat no interior do gabinete estejam arrumados para não atrapalharem o fluxo de ar. Se o seu gabinete tiver local para a instalação de um ventilador adicional, então compre um e instale. Instalado na parte frontal do gabinete, este ventilador deve puxar ar frio de fora para dentro do computador. Se for instalado na parte traseira do gabinete, o ventilador deve empurrar o ar quente de dentro para fora. A instalação deste ventilador adicional faz com que a temperatura interna do gabinete fique de 10 a 15 graus mais baixa, o que pode realmente resolver problemas de aquecimento.

 

11) Problemas com o DirectX
Minha máquina é um K6II-550MHz, placa-mãe PCchip M598LMR, ChipSet SIS530 PC100. Meu SO é um Windows98SE. Enquanto utilizo o DiretcX 7.0, todos os Recursos do DiretcX (Aceleração do DirectDraw, Aceleração do Direct3D, Aceleração de textura AGP) ficam disponíveis e funcionando corrretamente. Entretanto, quando faço a atualização do DirectX p/ 8.0 ou 8.1, todos os Recursos do DirectX ficam Não disponíveis! Seria este um problema de Drives do ChipSet? Caso seja, como e onde posso conseguir atualizar?

Resposta:
É realmente possível que o DirectX 8 não funcione corretamente no seu computador devido aos drivers de vídeo que são utilizados. É preciso instalar os drivers do chipset (que incluem o funcionamento do barramento AGP, mesmo no caso de vídeo onboard, que usa o AGP interno da placa) e dos drivers de vídeo. Esses drivers são encontrados no site do fabricante da placa de CPU e da placa de vídeo. No seu caso, como o vídeo é onboard, o fabricante da placa de CPU também oferece os drivers do vídeo. Você poderá encontrar esses drivers em www.pcchips.com e www.amptron.com. Você também pode usar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. A versão 9.0B é a mais atual (jul/2003).

 

12) Joystick “não conectado”
Olá pessoal se puderem me responder uma duvida que eu tenho agradeço, tenho um pentium III 500 mhz windows me e não consigo fazer meu joystick funcionar aparece a mensagem não conectado ou sua porta de jogos ou driver não estão conectados corretamente, me ajudem fazendo o favor, falô pessoal.

Resposta:
Recomendo que você teste este joystick em outro computador no qual já exista um joystick instalado e funcionando. É possível que esteja danificado. Se este joystick funcionar, então o problema está no seu computador. A interface de jogos pode estar danificada ou desabilitada. Verifique no CMOS Setup, na seção Peripheral Configuration, se o Game Port está habilitado. Uma vez habilitado, o Windows deverá detectar e instalar os drivers para a porta de jogos. Confira se a mesma está presente no Gerenciador de dispositivos. Depois disso instale o joystick pelo Painel de Controle, e deverá funcionar corretamente.