Home » Artigos arquivados » 2003 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

2003 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

1) Arquivos gráficos pesados
Boa tarde, tenho um pentium III de 800 mHz , 320 Ram e 2,5 Gb Hd 1 e 20 GB Hd 2 , acontece que ,estou trabalhando com um arquivo de imagens no corel aonde contem muitas cores e este arquivo ja esta com aproximadamente 100 mb e quando vou em determinados momentos fazer alguma alteração ele vai em disco demora em media 5 a 7 minutos gravando. Quando abrir o arquivo do disco pela primeira vez ele esta demorando mais de 15 minutos e 9 para gravar e sair. Minha pergunta é, devo aumentar minha RAM, processador, HD ou como dizem alguns, minha placa de video que não sei de quanto é ? e qual a marca aconselhada e mais potente ? ps. estou querendo trabalhar nesta area e precisarei bastante de memoria e velocidade em imagens pesadas.
Resposta:
É verdade que 320 MB é uma quantidade generosa de memória, mas 100 MB também é um tamanho incrivelmente alto para um arquivo. Você pode realmente ter problemas de lentidão ao manipular um arquivo tão grande. Se é realmente necessário operar com arquivos de tal tamanho, é aconselhável a expansão de memória para 512 MB, vale a pena. Para confirmar se o problema é falta de memória, use o programa Monitor de sistema e comande a exibição de gráficos do tamanho do arquivo de troca e da quantidade de memória física livre. Se este gráfico mostrar a memória física livre assumindo um tamanho pequeno, e o tamanho de arquivo de troca aumentar nos momentos de lentidão ao usar o Corel, então o problema provavelmente é falta de memória. Ainda assim, o disco precisará ser usado em inúmeras ocasiões. O desempenho do disco é melhorado quando ativamos a opção DMA para as unidades de disco, através do Gerenciador de Dispositivos. Faça o seguinte: Painel de controle / Sistema / Gerenciador de dispositivos. Clique em Unidades de disco, depois aplique um clique duplo no disco. Selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Depois que o computador for reiniciado, estará operando com DMA, tornando o acesso a disco mais rápido e deixando o processador menos sobrecarregado.

2) Boot lento
Tenho um P.IV 1.8MHZ, 512MB ram, dois Hd´s 40 GB 7.200 rpm, cdrom 56x, CDRW LG 32x10x40, placa mãe abit IT7 com raid, mas no boot inicial dele é uma eternidade, isto sempre acontece depois que instalo a placa de rede (tenho duas) uma on board realtec 10/100 e outra 3COM 3c905cx, o antivirús é o AVG, depois que ele scaneia os arquivos da memória e volta para a tela do windows, demora aproximadamente 01 minuto para entrar na tela de login da rede. Há alguma maneira de acelerar o boot desta máquina??? E porque depois de instalar uma placa de rede no micro ele fica muito mais lento??? Há alguma forma de contornar esse problema???
Resposta:
O tempo perdido no boot com o anti-vírus não pode ser reduzido. Quando um PC tem placa de rede, o seu boot fica normalmente mais lento. Você pode reduzir este tempo desinstalando os protocolos que não são utilizados, através do quadro de propriedades de rede. A maioria das redes atuais usa o protocolo TCP/IP, não só para o funcionamento da rede, mas também para o acesso à Internet. Remova portanto outros protocolos, como o NETBEUI e o IPX/SPX (este último é usado para jogos via rede). No quadro de propriedades de rede, clique em Cliente para redes Microsoft e em Propriedades. Marque a opção Logon rápido. Isto evitará que o Windows procure os recursos da rede quando for iniciado. Esses recursos serão procurados apenas quando o usuário acessar o Ambiente de rede, e assim o boot será mais rápido.

3) Athlon XP lento
Comprei em Fevereiro um computador com a seguinte configuração: proc. Athlon 1.3GHz / 128Mb / HD20 /CD52X / fax 56K. Possui também um gravador de CDs modelo LG 16/10/40. O problema é que esta máquina, que aos meus olhos deveria ser um avião, é muita mais lenta do que o PC que eu uso no meu trabalho (Pentium III / 700Mb / 1GHz). Um exemplo da performance está na demora para abrir qualquer programa quando é “double-clicado”. Por sinal o PC que uso no serviço é que é um avião. Informações adicionais: O Windows que eu uso é o ME e o Office é XP. Outra coisa: já ouvi falar que o Windows ME não é muito bom e me recomendaram instalar um Windows XP ou até mesmo o 98. E aí??
Resposta:
Provavelmente o computador está lento porque o acesso a disco não foi configurado corretamente. Quando isso ocorre, o disco opera em PIO Mode 4, com taxa de apenas 16,6 MB/s, mesmo que o disco rígido seja ATA-100, que pode transferir até 100 MB/s. Para corrigir o problema, entre no Gerenciador de Dispositivos, clique na unidade de disco e selecione a guia Configurações. Marque a opção DMA. O sistema será reiniciado. Depois disso, clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Desempenho, clique em Sistema de arquivos e disco rígido. Marque o tipo de computador como servidor, o que resultará em um uso mais eficiente da memória para acelerar o disco rígido. Reinicie o computador e você verá que ficou mais rápido.

4) Pentium 4 lento
Tenho uma super maquina Pentium 4 1,6GHZ com 256 de memória ram DDR placa de vídeo TNT2 Riva 32MB, Win Xp (service pack 1) . Esta esta muito lenta, ao iniciar meu PC e vou no Gerenciador de tarefas vejo que a CPU está trabalhando a 100% e que existem 23 processos. Queria também o que significa “service pack1”
Resposta:
O Monitor do sistema mostra entre outras coisas, a utilização do processador. O normal é ter o sistema pouco ocupado (10% de ocupação do processador, por exemplo) quando não estamos executando programas em primeiro plano. Na lista de processos em andamento, encontramos normalmente o processo IDLE (desocupado) com taxa em torno de 90%, ou seja, o processador estaria com 90% do tempo livre. Se a taxa de utilização está em 100%, verifique no monitor do sistema qual processo está ocupando mais o processador. Alguns programas de 16 bits e drivers antigos podem produzir este resultado. Você terá que descobrir quais são e desativá-los ou desinstalá-los. Os service packs são atualizações que a Microsoft libera para seus diversos softwares. Existem service packs próprios para as diversas versões do Windows, do Office e de outros aplicativos da Microsoft. É sempre recomendável instalar os service packs mais recentes, através do comando Windows Update, ou acessando diretamente o site da Microsoft.

5) Lentidão nos jogos
Tenho um Celeron 1.1 Windows XP 128 mb com um HD de 20g e outro escravo de 3g, recentemente comprei uma placa de video GE-FORCE 2 MX 400 exclusivamente para jogos. Os jogos nao rodao perfeitamante,sempre dá umas paralizadas e demoram muito pra carregar. Meu pc pediu mais memoria ram ,aumentei ,mas os problemas continuarão, não sei se tem haver com os jogos. O que faço para melhorar, será que o problema é na placa?
Resposta:
O Windows XP com 128 MB fica realmente um pouco pesado, principalmente para jogos modernos. Consegui um grande melhoramento quando aumentei a memória de um dos meus computadores de 128 MB para 256 MB (o que uso em casa, que opera mais com jogos). Com 128 MB, pode ocorrer lentidão no carregamento de fases de jogos (quando é usado o comando LOAD GAME), devido à atividade excessiva na memória virtual. A sua placa de vídeo é bastante veloz, mas o ponto fraco pode ser o processador. O Celeron antigo tinha apenas 128 kB de cache L2, e os modelos mais novos (Celeron Tualatin) têm 256 kB de cache L2, assim como o Pentium III. Evite operar na resolução de 1024×768. Procure operar com 800×600, e se o jogo for muito pesado e com gráficos muito complexos, reduza para 640×480. Tive problemas de lentidão quando usava os drivers de vídeo que acompanhavam o Windows XP. O desempenho aumentou bastante depois que instalei o driver Detonator XP, encontrado em www.nvidia.com.

6) Filmes com pausas
Caro Laércio, estou com um problema, tenho uma uma gravadora combo LG com drive de dvd quando vou assistir a filmes, o filme da pausas na imagem o filme inteiro e o som não sai mesmo o cabo de audio estando conctado na placa de video. O que posso fazer? Meu computador é um Athlon 700m, placa mãe asus K7M offboard, placa de video diamond 32m stealth lll/a200, placa de som yamaha opl3-sax reserved e HD 20GB. Desde ja agradeço sua ajuda.
Resposta:
As pausas no som e na imagem ocorrem quando o processador fica muito ocupado fazendo operações de acesso a disco. O Windows 9x/ME opera por padrão com as unidades de disco em modo PIO. O processador fica mais de 90% do tempo ocupado fazendo ele mesmo o acesso aos discos, e sobram menos de 10% do tempo para fazer a descompressão de áudio e vídeo e a exibição das imagens na tela. Você precisa configurar o disco rígido para operar no modo DMA (no Windows XP não é necessário, pois esta configuração é a padrão). No Gerenciador de Dispositivos, clique em Unidades de CD-ROM. Aplique um clique duplo no item CD-ROM e no quadro de propriedades apresentado, selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Será preciso reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito. Com o uso das transferências em DMA, o processador terá mais de 90% do tempo livre para fazer a descompressão de áudio e vídeo, o que irá eliminar totalmente as pausas. O som pode não estar sendo reproduzido pelo fato do seu Windows não ter o CODEC de áudio apropriado. Instale a última versão do Windows Media Player, encontrada através do Windows Update, para que sejam instalados os novos CODECs.

7) Micro lento
Tenho um computador k6-2, 500 Mhz, 64Mb de memória, sistema operacional Windows ME. Uma bela manhã (há um mês atrás) estava concluindo um trabalho, conectado á Internet e estranhamente meu micro ficou lento. À medida que eu fazia a pesquisa, ele foi ficando muito lento que eu não tive paciência e o resetei. Nunca havia apresentado tal problema. Tinha o Norton instalado e ativado. Quando ele reiniciou, demorou mais que o normal para carregar o s.o.(uns 5 min.). Como estava lento, formatei o micro e instalei o ME. Continuou lento da mesma forma. Nem instalei meus outros programas devido à lentidão. Já umas duas semanas atrás toda vez que eu ligo o micro, é executado o scandisk, alegando que houve desligamento automático do micro, sendo que eu sempre desligo-o corretamente. Eu gostaria de resolver o problema, mas não sei se isso está sendo acarretado por mau funcionamento do HD, ou se isso é problema de memória. Gostaria de sugestões sobre o que fazer nesse caso antes de ter que apelar para uma assistência tecnica, procedimentos, programas, etc.
Resposta:
Verifique no CMOS Setup se as caches interna e externa estão ativadas. Verifique se na tela é indicada a velocidade correta, de 500 MHz, quando o micro é ligado. Também é preciso checar se o cooler do processador está corretamente instalado. Se o cooler estiver solto, o BIOS poderá reduzir automaticamente a velocidade do processador para evitar o superaquecimento. Não acredito que o problema esteja relacionado com vírus ou qualquer outro tipo de ataque via Internet, pois a lentidão continua mesmo depois da formatação. O Scandisk está sendo executado porque ocorreu um desligamento indevido. Agora isso sempre irá ocorrer, mesmo depois que desligamentos corretos são feitos. Você precisa deixar o Scandisk fazer o seu trabalho até o final, quando o micro é ligado, e a partir daí não será mais feita a sua execução no boot.

8) Computador fica lento depois de alguns minutos.
Recentemente comprei um microcomputador de marca Netrix em uma na cidade onde moro. A descrição do computador é:

Motherboard ECS K7SEM /Video/Som/Fax/Rede
Processador Athlon XP 2000+
256MB RAM
HD 40GB Maxtor
CD-ROM 56G Mitsumi
Floppy 1.44
Gabinete ATX com Fonte de 300W
Windows 98SE Atualizado pelo Windows Update
Após algumas horas de uso da máquina começam os problemas. Caso esteja ouvindo música o som começa a ser interrompido até causar a paralisação geral da máquina resultando em um reboot. Verifiquei através do setup a temperatura do processador chegou após o segundo travamento á 64ºC e a do sistema a 60ºC. Levei a máquina até a loja onde comprei e solicitei que a CPU fosse aberta para que eu pudesse ver o cooler instalado. O processador e o cooler são Inbox de acordo com o técnico e o próprio cooler veio junto com o processador o que passa a ser um cooler próprio e recomendado pela AMD. Gostaria de saber de você se as temperaturas acima são normais e se o problema pode estar sendo acarretado pela a mesma.
Resposta:
As placas ECS são na verdade fabricadas pela PC Chips, porém usam componentes de qualidade um pouco melhor. Muitos dos travamentos que ocorrem nesses PCs são resultantes da baixa qualidade das placas de CPU. A temperatura do processador não está muito elevada, está em um limite bem seguro. Processadores Athlon podem operar com até 85, 90 ou 95 graus, dependendo do modelo. Entretanto a temperatura do sistema está muito elevada: 60 graus. O normal é no máximo 45 graus (interior do gabinete). O processador pode ficar a 65 ou 70 graus quando está executando tarefas simples, mas pode facilmente chegar a temperaturas próximas de 100 graus quando recebe uma carga de trabalho maior. Para que o interior do gabinete fique com uma temperatura segura, é preciso tomar algumas providências: a) Usar um gabinete tamanho midi-torre, com 50 cm de altura; b) Usar um cooler frontal no gabinete, puxando o ar frio da parte frontal para o interior, ou então um cooler na parte traseira do gabinete, puxando o ar quente do interior para fora; c) Organizar os cabos flat no interior do gabinete para que não fiquem no caminho do fluxo de ar. Seu computador está realmente com um sério problema de montagem: o gabinete não é adequado ao sistema, por isso está tão quente e provoca o aquecimento excessivo do processador. Se o processador é do tipo “Inbox”, vem realmente acompanhado de um cooler recomendado pela AMD. Normalmente este cooler vem com o logotipo da AMD. Por outro lado, problemas de lentidão progressiva depois de algum tempo de uso são realmente causados por aquecimento, e devido à elevada temperatura do sistema, creio ser realmente o que está acontecendo.

Interior de um gabinete para Pentium 4 ou Athlon XP

9) Lentidão em Athlon XP com Windows ME
Tenho um computador Athlon XP 1.7 GHz, 40 GB de HD, Windows ME, 256 MB de RAM (um pente Sansung), esse o problema. quando abro vários sites ao mesmo tempo é mostrado um aviso de que falta memória para realizar tal ação. Outro problema é a inicialização, cronometrei e passou dos 1 min e 40 seg para iniciar. Os ícones que ficam perto do relógio e iniciam juntos já retirei quase todos, apesar disso meu computador está incrivelmente mais lento do que na época que eu o comprei. Quando clico no ícone Meu Computador com o botão direito e escolho propriedades, aparece 248 MB de RAM, ou seja, parece normal, mas a luz vermelha na minha torre insiste em ficar muito tempo acesa, mesmo quando são executadas aplicações leves.
Resposta:
Qualquer processador pode ficar mais lento quando está superaquecido. O BIOS e o sistema operacional reduzem automaticamente a sua velocidade para evitar que a temperatura suba ainda mais. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando existe um defeito no cooler do processador. Sugiro que você ligue o micro e entre imediatamente no CMOS Setup para verificar a temperatura do processador (hardware monitor) e a rotação dos coolers. A temperatura deve ser baixa, próxima à do ambiente, assim que o micro é ligado. Depois de alguns minutos deve chegar à faixa de 50 ou 60 graus. Se a temperatura aumentar para 70, 80 e até próxima de 90 graus, a velocidade do processador será automaticamente reduzida para que a temperatura também caia. Se isto estiver ocorrendo será preciso checar o cooler do processador. Deve estar firmemente encaixado, acoplado ao processador com pasta térmica. No CMOS Setup, verifique também se as caches L1 e L2 estão habilitadas. Quando uma dessas caches está desabilitada, o desempenho realmente cai bastante. Dentro do Windows, certos problemas podem também resultar em lentidão. Um anti-vírus, por exemplo, deixa o computador bastante protegido mas pode tornar o acesso a disco lento devido às checagens excessivas realizadas. Por exemplo, no Norton Antivírus, a função AutoProtect provoca a checagem de vírus em todos os programas que são executados e em todos os arquivos que são abertos. Segurança máxima e desempenho mínimo, infelizmente é assim. Mesmo com essas checagens, a degradação do desempenho não chega a ser tão elevada quanto a que você relata. Recomendo que você faça uma desfragmentação no disco, ative a opção DMA nas propriedades do disco, obtidas através do Gerenciador de dispositivos, e configure o sistema de arquivos na opção Servidor, providências que resultam em melhoramentos no desempenho. Você encontrará instruções para fazer essas alterações em www.laercio.com.br.

10) Lentidão em 3D com o K6-2
Tenho um K6-2 500Mhz, 128 Ram, Placa Mãe ASUS P5S-B, Video NVIDIA RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro 32MB PCI, Monitor LG Studioworks 520Si..Bem tenho jogado alguns jogos como Counter-Strike, e tenho obtido um FPS extremamente baixo, praticamente equivalente a minha ex-placa Trident de 4mb, no jogo Counter-Strike usando todos comandos possíveis para diminuir FPS, assim mesmo o maior FPS que obtive foi 18, mas com movimentação cai para 10 a 15… Instalei o driver DETONATOR 41.09_win9x e DirectX 8.1 e mesmo assim não obtive melhores resultados isto e devido a está placa ser genérica, processador, memória?? Existe alguma forma de melhorar?? E existe um outro grave problema, eu tentei fazer testes de desempenho da placa 3D porém não foi possível fazer o teste de FPS devido ao fato do requisito mínimo ser 70Hz … mas a placa trabalha com clock de 125Hz mas o monitor não a como eu alterar a frequência o que eu devo fazer para aumentar a frequência do monitor atualmente uso a opção OPTIMIZADO porque so tenho opção de OPTIMIZADO e PADRÃO o que devo fazer para aumentar?
Resposta:
Assim como a maioria dos jogos modernos, o Counter Strike requer um processador veloz e uma boa placa 3D. O fabricante afirma que um K6-2 com placa 3D e OpenGL pode rodar bem o jogo. Mas para obter 30 fps, o ideal para jogos com muitos movimentos, será preciso algo mais rápido. Considero que 10 a 15 FPS é mesmo o que você vai conseguir com este computador. Recomendo que reduza a resolução para 640×480 e 16 bits por pixel. Esta regulagem não é feita no Windows, e sim no jogo. Observe ainda que muitos jogos têm um comando específico para habilitar a aceleração 3D, ou seja, não a usam de forma automática. Não tenho este jogo, mas já vi vários que operam por padrão com a opção software renderer, resultando em desempenho baixo, até habilitarmos a aceleração 3D por hardware. Instalar o driver de vídeo mais novo (Nvidia Detonator) também é uma ação necessária, coisa que você já fez. O teste de desempenho da placa 3D pode ser feito com vários programas, como o 3D Winbench. A sua placa pode operar com 125 Hz, mas provavelmente não pode utilizar esta freqüência com a resolução que você quer. Monitors de 17”, por exemplo, podem operar com 70 Hz em resoluções de 1024×768 ou um pouco superiores. Já os modelos de 14” e 15” normalmente operam com 60 Hz nesta resolução. Verifique no programa de teste que você usa, se é possível especificar a resolução de 640×480, assim provavelmente o teste poderá ser feito com 70 Hz.

11) Lentidão nos discos
A minha duvida a seguinte tenho o PIII com gravador hp velcidade max 8x e um cdrom lg 52x recentimente troque a placa mãe devido um problema na placa de vedeo so que o gravador de cd so trabalhar com a velocidade max 4x quanto tento gravar cd em 8x acontece sempre erro na gravação e tambem quanto transfiro musicas do cd de audio para o hd acontece que a velocidade maxima fica em no maximo 3x so que com a placa mãe anterior eu conseguia uma velocidade max de ate 9x com o cdrom e o gravador em 8x espero conseguio uma ajuda para o problema
Resposta:
Provavelmente isso ocorre porque o BUS MASTERING não está habilitado para o disco rígido, para o drive de CD-ROM e para o gravador. Quando habilitamos o BUS MASTERING, esses drives passam a operar nos modos chamados ULTRA DMA, liberando então a velocidade máxima. O Windows 9x/ME não ativa esses modos de forma automática. A configuração padrão é o PIO Modo 4, que usa uma taxa de apenas 16,6 MB/s. Além disso, os modos PIO sobrecarregam o processador, que tem que fazer quase todo o trabalho da transferência, resultando em grande lentidão. Provavelmente o Windows estava com o BUS MASTERING ativado quando usava a placa mãe antiga. Com a nova, é preciso fazer novamente a sua habilitação. No Gerenciador de dispositivos, clique em Unidades de Disco, depois em Generic IDE Disk, selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Faça o mesmo com o drive de CD-ROM e o gravador de CDs. Você encontrara mais detalhes sobre esta operação no meu artigo “Configuração de sistemas operacionais”, em www.laercio.com.br.

12) PC fica lento com o tempo
Tenho um Athlon XP 2000 + 1.7 Ghz, 256Mb de memoria DDR, e uma placa de video AGP da Nvidia de 32mb…. Quando rodo o jogo GTA4 ele começa normal mais ao longo do jogo tem hora que ele fica lento e depois volta ao normal… O que pode ser esse problema? E como posso resolve-lo?? Por favor me ajude… nao e so eu que queixo desse problema…
Resposta:
Normalmente isso ocorre quando o processador é superaquecido. A própria placa de CPU pode comandar a redução da velocidade do processador para que o mesmo esfrie, evitando que queime com o excesso de calor. Quando utilizamos um jogo, o processador trabalha muito e acaba mesmo aquecendo. Para evitar o problema é preciso usar um cooler apropriado para o seu processador, acoplado através de pasta térmica ou material térmico equivalente. Talvez o seu cooler não esteja usando esta interface térmica, ou talvez seja muito pequeno para o seu processador. Normalmente no CD-ROM que acompanha a placa de CPU existe um programa que mede temperaturas, voltagens e rotações dos ventiladores internos do gabinete. Use este programa para checar a temperatura do seu processador. O ideal é que fique abaixo de 75 graus nos momentos em que o processador é mais solicitado, como em jogos 3D. Se a temperatura estiver muito alta, você pode também instalar um ventilador adicional na parte traseira do gabinete, expulsando o ar quente para fora do computador.

13) Acelerando a partida do Windows
Gostaria de saber se tem alguma forma da tela de inicialização do windows 98 não demorar tanto. Se atualizar o windows 98 para Me, perderei o office?
Resposta:
Se você desfragmentar o disco rígido, o tempo para a inicialização do Windows ficará bem menor. Você tembém deve ativar o modo Ultra DMA para o disco rígido, caso contrário sua taxa de transferência será muito baixa. Vá ao Gerenciador de dispositivos, clique em Unidades de disco e Generic IDE Disk Type 47. Selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Será preciso reiniciar o computador e o modo Ultra DMA estará ativado. Existem raros casos, principalmente com placas de CPU muito antigas, em que o modo Ultra DMA não funciona ou resulta em travamentos. Se isso ocorrer, execute um boot no modo MS-DOS e use o programa SCANREG. Selecione a opção Restaurar, indique a cópia do Registro mais recente e selecione novamente Restaurar. O PC voltará à configuração anterior, mas isso raramente é necessário, normalmente o Ultra DMA funciona mesmo nas máquinas antigas (1995-1998).

14) Lentidão em 3D
Tenho atlhon XP 1800 plus, nvidia geforce 2 64 mb, 256 mb DDR, placa ASUS a7s266-vm, e não consigo jogar jogos que comprei recentemente com alta resolução, mas somente com resolução mínima desses jogos, eles ficam lentos na máxima, o que está errado, configuração da placa-mãe? Splinter Cell e C&C Generals são dois deles.
Resposta:
Depende do que você chama de alta resolução. PCs mais modestos, com processadores abaixo de 1 GHz e placas 3D mais simples (TNT, Geforce2 MX) conseguem operar bem nas resoluções de 640×480 e 800×600 e 16 bits por pixel. Seu Athlon 1800 com placa Geforce2 deveria operar bem com 1024×768 e 16 bits por pixel, e talvez também com 32 bits por pixel, dependendo da velocidade da sua GeForce (existem versões com diferentes desempenhos), e dependendo do jogo – os mais modernos e sofisticados tendem a ser mais exigentes. Apenas os modelos mais rápidos da GeForce e processadores ainda mais velozes conseguem operar bem em resoluções mais elevadas, como 1600×1200 e 32 bits. Portanto dependendo do jogo você poderá ter que ser mais econômico na qualidade gráfica. Faça a instalação do driver Detonator, obtido em www.nvidia.com. Verifique ainda se os seus jogos estão configurados para operar com aceleração 3D por hardware. Muitos jogos fazem aceleração 3D apenas por software, e os resultados são bem inferiores.