Home » Artigos arquivados » 2003 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

2003 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

1) Link para download
Há muito tempo não uso a linguagem HTML, agora preciso fazer um link para o qual quando o internauta clicar vai ser um download. Não lembro mais como se f’az isso, no caso seria para o mesmo fazer downloads de provas anteriores de concursos.
Resposta:
Isso é muito fácil, não precisa programar em HTML. Qualquer programa para criação de páginas da Internet possui um comando para formatar hyperlink. No Microsoft Front Page, por exemplo, basta marcar com o mouse o texto ou figura desejado (por exemplo, “clique aqui para download”) e pressionar Contro-K (ou Editar/Hyperlink). Será aberto um quadro no qual temos que indicar a localização do arquivo a ser transferido. No caso, podem ser arquivos DOC, TXT, PDF, etc.

2) Amiga 500
Laercio, estou com um problema e gostaria de ajuda.Tenho um PC e com ele busquei na internet varias roms ADF 880kb do microcomputador Amiga500 da Commodore,para rodar nos Emuladores WinUeA e Fellow.Mas acontece que eu tenho um Amiga 500 e queria rodar estes progrmas e jogos neste computador,so que eu nao tenho o Operacional dele, que e o Workbench 1.2 , Amiga Extras e Amiga Basic para o funcionamento desta maquina.Queria saber como conseguir estes e outros programas em disketes ou roms na linguagem do Amiga500,e saber qual a linguagem e formato que este computador usa?-Como mudar as roms ADF para rodar nele?- Eu sei que ai em Goiania ainda tem muita gente que usa Amiga500 e 2000 mas nao tenho nenhum endereço. Gostaria de fazer contato com alguem que tivesse esses e outros programas para este computador,ou algum endereco na internet,onde encontrasse programas na linguagem do Amiga500.
Resposta:
Se existem outras pessoas em Goiânia que têm o Amiga500 ou seus programas e emuladores, espero que alguns deles estejam lendo esta coluna e enviem a dica diretamente a você. Caso contrário, recomendo que procure no Altavista ou outro site de busca por “Amiga500” ou +Amiga500+software, ou “Amiga 500”. Você poderá encontrar inúmeras referências. Sugiro ainda que a busca seja feita no modo “Worldwide”, com “all languages”, assim você encontrará mais links. Agora o trabalho é com você, que deverá procurar em cada um desses links, pois encontrará vários com bibliotecas de programas e referências a clubes de usuários. O Amiga500 foi um computador alternativo, diferente dos PCs e bastante avançado em multimídia. Chegou a utilizar sons e vídeos digitalizados bem antes dos PCs. Devido a problemas de mercado, sua empresa acabou fechando e o Amiga foi descontinuado. Muitos estão ainda funcionando, e seus usuários são verdadeiros fãs. Existiam revistas especializadas, mas fecharam logo depois que cessou a fabricação dos computadores. Em mesmo nunca utilizei o Amiga, mas tinha um professor que o usava e era um verdadeiro apaixonado, fazia muita coisa na área de edição de vídeo.

3) Marca d’água
É possível transformar um plano de fundo (figura JPEG) em marca d’agua? Como? E se for possível fazer isto, como fazer para inserir texto sobre esta marca d’agua?
Resposta:
A maioria dos programas permite usar marca d’água. No Microsoft Word, use o comando Formatar / Plano de fundo. Selecione a opção “Marca d’água impressa”. Marque a opção “Marca d’água de figura” e clique em Procurar. Selecione então o arquivo gráfico que você quer usar. Existem controles adicionais, como desbotar a figura e ajustar o seu tamanho. Também é possível fazer uma marca d’água com texto, na qual escolhemos o texto a ser aplicado, o tamanho, cor e estilo dos caracteres.

4) Travamento no Word
Tenho um K6 2 350 com Windows 98, HD de 4,3gb e 160mb de Ram. Após a reinstalação do Office 2000 Premium, quando começo a digitar no Word, aparece a seguinte mensagem: Winword causou uma falha de página invalida no módulo Winword.exe em 015f:5057989 e o registro de vários números, esvaziamento de pilha e vários números. Se persistir entre em contato com o revendedor. Retirei e instalei novamente o Office e continuou na mesma. Por dica na Ciranda Cibernética, alterei o STACKS para 9,1024 e também não resolveu. O que será e como resolver.
Resposta:
É possível que seu PC esteja com problemas na memória, ou seja, um módulo de memória defeituoso. Para confirmar, verifique se ocorrem travamentos como este em outros programas. Procure executar vários programas ao mesmo tempo para usar mais memória e provocar o erro. Retire um dos seus módulos de memória e repita o teste com o Word. Um desses módulos pode ser o responsável pelo problema. Arquivos corrompidos também podem causar este problema. Você reinstalou o Office, o que é correto. Reinstale também o Windows 98 “por cima”, sem formatar o disco rígido. Faça também uma checagem de vírus. Se você tiver um disco rígido de reserva, faça mais um teste. Instale o Windows e depois o Office, e verifique se o problema cessou. Se foi resolvido, é provável que a formatação do seu disco rígido original e a reinstalação de todo o software resolva o problema.

5) Problemas no Office e som
Caro Laércio, gostaria de merecer a sua atenção para os seguintes problemas que estão ocorrendo no meu Micro, cuja configuração é a seguinte:Pentium III, 660MHZ, HD 20GB, RAM 128MB, Placa Vídeo 16MB, Placa de Som Sound Blaster Live, Windows 98/SE, Office 2000 SR-Premium e com o Windows Média Player 9.0 instalado.
1)Anteriormente, eu conseguia ouvir músicas normalmente através do drive de CD-Rom ou via Internet. Ocorre que, de uns 60 dias para cá, já não consigo ouvir mais nada, por falta de áudio. Ao iniciar o computador, abre-se um janela com o título “ÁudioHQ TaskBar”, com a seguinte mensagem ” A required DevCon32.DLL cannot be found. Make sure that the file is in the correct directory.” Já reinstalei, via CD-Rom, o drive da placa de som e não consegui resolver o problema. Tentei, também, conseguir o arquivo DevCon32.DLL na internet, e encontrei, apenas, alguns comentários de usuários estrangeiros, porém sem disponibilização do mesmo para download.
2) Após um update do Office 2000 SR Premium, ao abrir qualquer arquivo do Word ou Excel, via Windows Explorer, decorridos 2 ou 3 segundos, o arquivo fecha-se automaticamente, em conjunto com o Explorer, retornando à área de trabalho. Não consigo editar nada, pois não dá tempo, tamanha a rapidez com que o arquivo se fecha. Ao retornar ao Windows Explorer percebo que o arquivo original foi mantido, entretanto foi criado automaticamente um outro arquivo com o mesmo nome do original, exceto em relação às duas primeiras letras do nome que foram substituída por “~$” e o tamanho do arquivo que passou a ser apenas 1KB. Percebi que o original mantém em sua propriedade o atributo “arquivo”, no entanto, o novo, renomeado com as iniciais “~$”, tem, além do atributo “arquivo” a condição de “oculto”.
Resposta:
O arquivo pedido faz parte dos drivers da placa de som. Recomendo que você obtenha a versão mais recente, em www.creative.com. Para facilitar, verifique o número do modelo da sua placa. Por exemplo, CT4620. Obtenha também os novos aplicatios da Creative e os instale. Antes disso remova os aplicativos anteriores, que podem estar desatualizados em relação ao seu Windows, ou então em relação a algum componente de multimídia que você instalou (Media Player, DirectX, etc.). O Office 2000 Premium passou a apresentar problemas depois do upgrade. Não estou afirmando que é o seu caso, mas aproveito para alertar outros leitores. As atualizações do Office 2000 não funcionam corretamente quando a instalação original é feita com um número de série não original. Se o seu Office é original e foi usado o número de série indicado no CD-ROM de instalação, então o problema não é esse. Recomendo que você desinstale o Office e repita a sua instalação. Não instale mais a atualização, pois ela pode ser a causadora do problema. Aproveite também para fazer uma checagem de vírus.

6) Proteção de programas de shareware
Vi no seu antigo site, uma dica de sobre como remover por completo um programa ShareWare para que o mesmo fosse instalado novamente, como que se fosse da primeira vez. Voce ensinou que todo programa quando instalado, ele gera um arquivo no sistema. Arquivo pela qual é responsável pela contagem dos dias até a expiração. Resumindo: Quando um programa ShareWare expira,se a gente desinstalar ele e instalar novamente na mesma máquina, ele já vai instalar expirado. Onde é que fica esse arquivo para que eu dele ele e desinstale o programa Expirado e o reinstalo ganhando um novo tempo de uso dele?
Resposta:
Os programadores não são bobos. Desinstalar e reinstalar um programa é coisa fácil, que muitos certamente irão tentar. Ocorre que mesmo depois da desinstalação, o programa pode deixar resíduos através dos quais o próprio software, ao ser reinstalado, identifica que este artifício de desinstalar/reinstalar está sendo tentado. O programa pode deixar alguma indicação no Registro do Windows, ou então deixar algum arquivo oculto em uma pasta qualquer, é muito difícil identificar o local. Talvez seja possível identificar tal arquivo colocando em ordem de data, todos os milhares de arquivos existentes no disco rígido e verificando quais foram instalados junto com o shareware. É uma árdua tarefa para aqueles usuários conhecidos como “crackers”. Normalmente quando um cracker descobre como quebrar a proteção de um programa, divulga a dica na Internet. Poderia portanto ser feita uma busca pelas palavras “CRACK” e pelo nome do programa desejado ocorrendo simultaneamente na mesma página, usando um site como o Altavista ou similar.

7) Software em versão DEMO
Instalei o tweakmaster trial em meu computador. Gostei muito do programa, mas achei muito caro a licença (30 dolares), por isso quando expirou eu tentei reinstalar, mas aparece a mensagem que a versão trial expirou e para continuar usando eu tenho que comprar. Já desinstalei o programa, apaguei alguns rastros, mas quando eu reinstalo, aparece a mesma mensagem. Parece que o programador é muito esperto. Baixei inclusive um crack de um site, mas também não adiantou porque ele só craqueia com o programa rodando. Voce saberia como enganar o programa e fazer ele rodar. Em qual parte do windows xp eu apago a informação que diz que já expirou o prazo?
Resposta:
Os desenvolvedores de software estão certos em proteger as versões DEMO para que não funcionem mais depois do período de avaliação. Afinal, quem vai pagar os seus salários? Alguns desses softwares possuem sistemas muito ingênuos de proteção, basta reinstalá-los e voltam a funcionar. A maioria deles entretanto faz alterações no Registro do Windows, impedindo que sejam reinstalados, ou mesmo que sejam reinstalados mas que percebam a validade encerrada. Nos sites de pirataria existem todos os tipos de dicas para quebrar a proteção de inúmeros programas mais famosos. Programas menos conhecidos normalmente não chegaram a ter a proteção quebrada. Para quem pretende usar muitos programas DEMO sem comprá-los, vale a pena ter um computador que fique com a data travada em um determinado dia, como 1/jan/2003, por exemplo. Desta forma o prazo de validade do programa nunca terminará. Se o seu sistema é o Windows 95 ou Windows 98, pode usar um comando DATE no arquivo AUTOEXEC.BAT para alterar automaticamente a data para um certo dia fixo. Se forem outros sistemas, pode usar um arquivo de BATCH que chame o comando TIME. Este arquivo deve ser colocado no menu Iniciar, e assim o Windows e os aplicativos “pensarão” que estão sempre na mesma data. Cuidado para não usar neste computador, programas que precisem da informação de data, como por exemplo, os programas de e-mail.

8) Erro no Word
Quando abro um arquivo do Word, ele acusa erro no WinWord, mas quando abro em outro computadores (na rede), o arquivo aparece normalmente. Já instalei o Office, mas o problema continua. Será que o problema está no Windows 98? Seria bom reinstalá-lo?
Resposta:
O problema pode ocorrer pelo fato do arquivo ter sido criado em uma versão nova do Word (2000 ou XP) e você estar tentando abri-lo com uma versão mais antiga (97, por exemplo). Uma solução é abrir o arquivo com uma versão nova e salvá-lo novamente usando um formato antigo (Word 97). Isto poderá alterar a formatação do arquivo, caso utilize algum recurso que não estava disponível na versão 97. Por outro lado, também é possível que o seu Word esteja com problemas. Vale a pena instalá-lo novamente, talvez o problema seja resolvido. Não acredito que a instalação do Windows 98 possa resolver o problema, mas tente-a também como último recurso. Aproveite também para fazer uma checagem de vírus, já que existem alguns que alteram o funcionamento do Word.

9) Erros no Corel
Tenho um pt III 800 com 524 de mm e com HD de 25 gh. Só tenho o Windows e o Corel-Draw 9 instado. Ultimamente não consigo mas trabalhar com 100 % ele da vários erros com corel Exe: aquela velha mensagem um erro inesperado e depois pede pra reiniciar o corel que o arquivo pode ser perdido. Isso tudo quase sempre depois que excluo um arquivo do próprio corel com ele aberto. Ficaria muito agradecido se vocês me ajudarem.
Resposta:
Se o Corel funcionava bem e só recentemente passou a apresentar problemas, talvez a sua desinstalação completa, seguida da remoção do diretório onde ficava localizado (se não me engano, em C:\Arquivos de programas\Corel), e finalmente da reinstalação do software, provavelmente resolverá o problema. Não é permitido excluir um arquivo que esteja aberto, mas normalmente podemos fazer a exclusão com o aplicativo aberto, desde que o arquivo tenha sido fechado. Alguns softwares entretanto podem “reclamar” quando arquivos recentemente usados e fechados são excluídos ou alterados manualmente. Evite entretanto fazer essas exclusões com o Corel em uso.