Home » Artigos arquivados » 2002 – Windows (Perguntas e Respostas)

2002 – Windows (Perguntas e Respostas)

1) Alterando o nome do usuário no Windows
Olá amigo Laércio esta é a primeira vez que escrevo(ou melhor) envio um e-mail a voce. Quero parabenizá-lo pelos serviços prestados aos leitores do Jornal O Popular e que sempre leio as suas ajudas e soluções de problemas, que são fornecidas aos usuários de PC. Gostaria que me respondesse se possível, eu gostaria de mudar o nome que meu computador foi registrado sabe lá em Meu computador/Propriedades do Sistema, na guia Geral. Onde foi desiguinado para o uso da cópia do windows quando foi instalado, sei que tem como fazer no editor de registro do windows mas não sei como, vc poderia me informar pois estou vendendo meu compurtador e não queria que outras pessoas usasem ele com o meu nome sendo que não quero instar todos os programas novamente (Porque é na instação que definimos o nome do usuário).
Resposta:
Existem dois ou três locais no Registro onde fica armazenado o nome do usuário que fez a instalação. O número de locais pode aumentar à medida em que são instalados novos softwares. Sugiro que você edite o Registro do Windows, procurando todas as ocorrências do atual nome de usuário e as mude como desejar. Em www.laercio.com.br você encontrará um artigo que ensina a usar o Regedit. Em linhas gerais, use Iniciar / Executar / Regedit para executar o editor de registro. Use F3 (localizar) e digite o nome a ser procurado. O nome será encontrado. Clique-o com o botão direito e no menu apresentado escolha Modificar. Indique então o novo nome. Use F3 para localizar a próxima ocorrência e repita o processo até chegar ao fim do registro. Reinicie o computador ao terminar as modificações.

2) Limites de memória
Fiquei sabendo que o Windows 98 não trabalha com mais de 128 mb de memoria RAM, tenho uma máquina com Windows 98 e 256 de memória, seu desempenho está bom….será verdade a afirmação acima? e se for, como fazer para que o Windows 98 reconheça os 256 mb de RAM?
Resposta:
Desconheço tal limitação e não encontrei referência sobre o assunto. Podemos encontrar na prática vários limites para quantidades máximas de memória, porém a maioria deles está ligado ao hardware. São limites impostos principalmente pelo chipset da placa de CPU. Quanto ao sistema operacional, é projetado para suportar quantidades de memória elevadas, muito acima do máximo permitido pelas placas de CPU, que nos modelos atuais varia de 1 GB a 2 GB. Apenas um bug no sistema operacional poderia causar uma limitação como esta. Eu também tenho utilizado o Windows 98 com 256 MB sem problema algum. Existem sim alguns limites relativos à capacidade máxima do disco rígido, mas estão na faixa dos Gigabytes.

3) Instalação dupla com Windows 98 e Windows XP
Laercio, como faço para instalar em minha máquina o Winxp e Win98 na mesma maquina e no mesmo HD, sendo que ambos são FAT diferente. Winxp é Ntfs e Win98 Fat32.
Resposta:
Isto pode ser feito sem problemas. O ideal é dividir o disco rígido em dois drives lógicos (C e D). Instale primeiro o Windows 98 no C, depois o Windows XP no D. A Microsoft recomenda que sejam instalados inicialmente os sistemas mais antigos. Desta forma será apresentado um menu de boot, onde você pode escolher o sistema a ser usado. Eu uso isso no menu computador para permitir o uso de periféricos antigos (especificamente um scanner e uma câmera digital) que não têm drivers para o XP. A questão da FAT não é assim tão séria. O Windows XP deve operar preferencialmente com NTFS, mas também funciona com FAT32. Existem entretanto algumas desvantagens. Com FAT32 o Windows XP não pode usar criptografia de arquivos, nem pastas particulares (invisíveis para outros usuários). O problema fica resolvido se forem usados drives lógicos diferentes. Deixe o C formatado com FAT32 e deixe o D não formatado (se quiser, crie apenas a partição primária para o drive C, usando o FDISK, e deixe o espaço restante livre, sem criar partições). Quando for instalar o Windows XP, escolha a opção de criar uma partição NTFS no espaço restante. Isto deve ser feito desta forma, já que o FDISK e o FORMAT não lidam com partições NTFS.
É possível manter o Windows XP e o Windows 9x/ME em um mesmo disco lógico com FAT32, entretanto algumas inconsistências podem ocorrer. Ambos usarão o mesmo diretório Arquivos de programas e Meus documentos, o que segundo a Microsoft pode trazer resultados imprevisíveis. Uso este método errado no meu computador, entretanto evito instalar programas sob o Windows 98 no diretório Arquivos de programas – criei um outro, ARQPROG98 para esta finalidade, e não tive problemas até agora.

4) Recuperação no Windows XP
Gostaria de saber se quando o Windows XP trava se é necessário utilizar os disquetes que vem com ele, para destrava-lo ou se tem outra maneira de o fazer, sem utilizar os disquetes, isto é, se os disquetes forem para destravar o Windows XP?
Resposta:
Quando o Windows XP apresenta problemas que tornem necessário um Reset ou um desligamento, é apresentado automaticamente o menu de recuperação. Este menu também é exibido quando pressionamos F8 durante o processo de boot. Neste menu encontramos opções de inicialização que visam recuperar problemas. Por exemplo, “Modo VGA”, que deve ser usado quando ocorrem problemas de imagem no monitor, causados por este ou pela placa de vídeo. A opção “Última configuração válida” deve ser usada para reverter uma configuração que realizamos e resultou em problemas. Será ativada a versão do Registro do Windows imediatamente anterior a aquela que resultou em problemas. Não é necessário usar disquetes para este tipo de recuperação. O disquete de boot pode ser usado em caso de vírus. Executamos o boot e utilizamos o disquete para fazer a checagem.

5) Linux e Windows
Olá, caro Laércio,tenho um PC com o HD particionado em duas unidades:C (6,66 Gb)e D (2,85 Gb). Gostaria de saber se é possível instalar o Windows em uma unidade e o Linux na outra. Se for possível, o que eu devo fazer?E como instalar o Linux (eu tenho o CD de instalaçâo do Linux 6.0 mas nâo sei como o instalar). Tenho 56 Mb de RAM,é suficiente para rodar o Linux?
Resposta:
O Linux pode funcionar perfeitamente em um computador que também tem o Windows instalado. Cada sistema usará uma partição diferente. Quando o disco rígido tem uma única partição, o programa de instalação do Linux faz a sua divisão em duas, para que o Linux possa ser instalado. Este procedimento entretanto é um pouco perigoso. Os dados podem ser perdidos se ocorrer uma falta de energia elétrica, ou um travamento, ou algum problema inesperado durante a instalação do sistema. Por isso o ideal é que o disco rígido já esteja dividido em pelo menos duas partições antes do Linux ser instalado. Sugiro que você deixe a partição primária para o Windows e a partição estendida vazia, para que o Linux seja instalado. Durante o seu processo de instalação, indique o uso desta partição. O processo de instalação do Linux é bem simples, basta seguir as instruções. Execute um boot com o CD do Linux para que o instalador seja executado. Quanto à quantidade de memória RAM, é mais que suficiente para o funcionamento do Linux. O problema mais comum é a falta de drivers para determinados dispositivos, principalmente os soft modems.

6) Falha na instalação do Windows
Tenho um K6II 550Mhz, placa mãe Soyo, 128mb de RAM, HD de 40GB, placa de video 64Mb Geforce II 400mmx, Sistema operacional windows 98. Recentemente tive um problema no windows (erro no Nkernel), como tinha dados muito importantes no meu HD eu usei o deltree e apaguei a pasta do windows, mas quando vou intalar o windows novamente apresenta o seguinte erro: “erro na alocação de memória não foi possivel continuar a instalação”. Como devo proceder diante desse problema?
Resposta:
O Windows 98 apresentava alguns problemas ao ser instalado em determinadas placas de CPU equipadas com o K6-2. A solução definitiva era usar uma atualização de BIOS, e esta é a minha recomendação para o seu caso. Alguns montadores de PCs usavam uma solução alternativa. Instalavam inicialmente um processador K6, faziam a instalação do Windows e no final instalavam o K6-2. Como o problema ocorria somente na instalação, não iria mais ocorrer durante o uso normal. Para você vai ficar difícil usar este método, mas a atualização de BIOS deve resolver o problema. Uma outra solução é usar o Windows ME, no qual existem menos problemas de instalação como o que você cita.

7) Conversão para NTFS
Caro Laércio tenho o Windows XP e queria usar o sistema de arquivos NTFS em vez do FAT 32. Sei que no Windows NT com o comando “convert” usando o DOS consegue-se alterar o sistema de FAT32 para NTFS. Tentei fazer no XP e não consegui será que o comando está errado ou tem outra maneira de converter o sistema de arquivo ?
Resposta:
O comando que faz a conversão é “CONVERT D: /FS:NTFS”. Substitua “D” pela letra do drive que você quer converter. A conversão não provoca a perda dos arquivos já existentes, entretanto é altamente recomendável que seja feito antes um backup do disco original. Um eventual travamento durante a conversão resultará em perda total dos dados do disco. O programa CONVERT deve ser usado no modo Administrador. Para obter mais informações sobre o uso do programa, use “CONVERT /?”.

8) Ícones sumiram do Painel de controle
Estou com o seguinte problema: tenho um computador K6-II 5O0 / 256 MB / HD 20 Gb rodando Win98, meu irmão estava mexendo na maquina e naum sei como ele conseguiu apagar alguns itens do painel de controle. Tem como recuperar estes itens sem ter que reinstalar o windows? Muito obrigado pela ajuda.
Resposta:
Não é possível apagar itens do Painel de controle, e sim, marcá-los para que não sejam mostrados. Seu irmão deve ter feito isso, ou então algum programa fez indevidamente a alteração. Para esconder itens do Painel de Controle, será preciso editar o arquivo C:\WINDOWS\CONTROL.INI. Após a linha [Don’t Load], adicione linhas com os nomes dos componentes seguidos de =NO ou =YES conforme deseje esconder ou liberar cada um deles. A tabela abaixo mostra os comandos que podem ser usados e os itens que são escondidos quando usamos cada um deles.
APPWIZ.CPL=NO Adicionar/Remover programas
DESK.CPL=NO Vídeo
INTL.CPL=NO Configurações internacionais
MAIN.CPL=NO Fontes, PC Cards, Teclado, Impressoras
ACCESS.CPL=NO Opções de Acessabilidade
SYSDM.CPL=NO Adicionar novo Hardware e Sistema
MLCFG32.CPL=NO Correio e Fax
MODEM.CPL=NO Modems
SHELL32.DLL=NO Mouse e Gerenciamento de Energia
TIMEDATE.CPL=NO Hora e Data
MMSYS.CPL=NO Sons e Multimídia
NETCPL.CPL=NO Rede
PASSWORD.CPL=NO Senhas
Altere todos esses itens para YES, e voltarão a aparecer no Painel de controle.

9) Dois sistemas operacionais
Meu micro é equipado com placa mãe on-board não sei a marca, processador celerom/333, 128 mega de memória, mondem U.S. Robotcs 1787E-OEM e esta com Windows ME, gostaria de instalar o Windows XP com segunda opção, mas não sei como fazer isso (Dual Boot).
Resposta:
Não recomendo que o Windows XP seja instalado neste computador. Vai ficar um pouco lento. O ideal seria um Pentium III/500 ou superior. O Celeron/333 é bem mais lento que isso. A memória deveria ser de 256 MB para ter um desempenho bom, mas sem um processador mais veloz, não adianta nada. Ainda assim você poderá instalar o Windows XP nesta máquina, como um segundo sistema. O ideal é usar um disco rígido dividido em duas partes (C e D). Se o Windows ME está na unidade C, o Windows XP ficaria na unidade D. A separação tem como objetivo evitar a duplicidade de pastas nos dois sistemas, o que poderia trazer resultados imprevisíveis. Eu uso ambos os sistemas na mesma unidade, mas quase não uso o Windows ME. Deixei-o instalado apenas para dar suporte a uma câmera digital e um scanner não suportados pelo Windows XP. Se eu usasse mais intensamente este sistema, certamente estaria tendo problemas. Depois que o Windows XP é instalado, o boot passará a ser dual. Será apresentada uma mensagem perguntando o sistema a ser usado. Depois de alguns segundos, o Windows XP é escolhido automaticamente, mas esta configuração pode ser alterada. Note que este boot dual exige que os sistemas sejam instalados na ordem do mais antigo para o mais novo.

10) DOS no Windows XP
Uso atualmente WINDOWS 98 em uma máquina Athlon XP 1.6 com 256 mb placa Mãe Asus A7V133 e placa de vídeo agp sis 305 de 32 mb. Gostaria de migrar para WINDOWS XP. Minha dúvida é, como rodar programas DOS em cima do XP?
Resposta:
No Windows XP você pose usar Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Prompt de comando, chegando então a uma janela de MS-DOS sob o Windows XP. Tecle ALT-ENTER para que a janela seja exibida em tela cheia. Muitos programas para MS-DOS podem ser executados desta forma, entretanto não recomendo que você tente executar programas vitais em modo MS-DOS (por exemplo, um controle de estoque de uma empresa) sob o Windows XP. Se precisar usar este tipo de aplicação, mantenha um computador mais antigo, com o Windows 98SE, para que os programas de MS-DOS possam ser usados com maiores recursos. O Windows ME e o Windows XP, apesar de executarem programas para MS-DOS, não dão mais suporte a este antigo sistema. Será portanto cada vez mais difícil manter esses programas antigos funcionando em PCs novos.

11) Eliminando arquivos temporários
Gostaria de saber se o Windows XP arquivos temporários de internet (Temp). Em caso afirmativo, como eliminá-los? Da mesma forma, gostaria de saber como realizar o scan disk e a desfragmentação de disco no Windows XP.
Resposta:
Para aqueles que conhecem as versões anteriores do Windows e querem complementar seus conhecimentos para o Windows XP, recomendo meu livro “Windows XP Professional & Home”. Os arquivos temporários da Internet podem ser removidos de várias formas. A mais simples é usar o comando de limpeza de disco. Para chegar a ele use Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Ferramentas de sistema / Limpeza de disco. Selecione a unidade de disco desejada e será apresentado um relatório com diversas categorias de arquivos que podem ser removidos para liberar espaço em disco, entre eles os arquivos temporários do Windows e os arquivos temporários da Internet. Também é indicado o espaço que será liberado com cada grupo. Para fazer a desfragmentação, abra a janela Meu computador. Clique na unidade de disco com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. No quadro apresentado, selecione a guia Ferramentas. Lá você encontrará o comando de verificação de erros (correspondente ao Scandisk) e o desfragmentador de disco.

12) Instalação do Linux junto com o Windows XP
Gostaria de saber como faço para instalar o Linux em meu computador (K6-2 500 com 128 de memória, HD 8 Gb e vídeo 3D). Já pssuo o Windows XP instalado e quero adicionar o Linux Também, é preciso que eu formate o HD e crie uma partição? Ou posso somente adicionar um sistema operacional juntamente ao Windows na mesma partição? Quais são os procedimento e cuidados que devo tomar? Obrigado.
Resposta:
Os dois sistemas podem residir no mesmo disco. Use primeiro o FDISK para criar duas partições (primária e estendida). Use o FORMAT para fazer uma formatação completa nos drives C e D. O C será usado pelo Windows XP e o D será usado pelo Linux. Ao usar o FORMAT, você está ao mesmo tempo checando a integridade física do disco rígido. No relatório final do FORMAT é indicado o número de setores defeituosos. O ideal é que não existam tais setores. Discos rígidos antigos podem apresentar muitos setores defeituosos, o que é um indício de que poderão apresentar defeito permanente (deixar de funcionar) a qualquer momento. Ao escolher o tamanho a ser usado por cada partição (ex: 5 GB e 3 GB), leve em conta o sistema no qual você irá instalar mais programas. Ao instalar o Windows XP, delete a partição primária e deixe que o programa de instalação crie uma nova partição no seu lugar, usando o sistema NTFS. Depois que o Windows XP estiver instalado, você poderá usar o Gerenciador de disco ou o próprio FDISK para eliminar a partição estendida. O espaço livre resultante será usado na instalação do Linux. Este sistema instalará também um gerenciador de boot, com o qual você poderá escolher qual sistema pretende utilizar.

13) Instalação do Windows XP
Comprei um Duron 1.2 Ghz, com placa mãe pcclim (se não me engano) com o vídeo, som, fax e rede on board, 128 Mb de memório ram, CD-ROM LG 52 X. Ele veio instalado com o windows 98 SE, mas resolvi instalar o Windows xp, instalei mas o CD-Rom a hora que usa-se ele copiar um cd para o hd por exemplo, transfere um pouco dos dados mas depois o CD-Rom some do windows. Fala que não é possivel copiar, e só volta quando eu vou em propriedades do sistema e mando atualizar o sistema. Tem noção das possíveis causas para isso?
Resposta:
Não conheço esta marca de placa de CPU. Será que ela veio acompanhada de um CD-ROM com o anti-vírus PC-Cillin e você está confundindo? Bem, é preciso realmente confirmar o fabricante da sua placa de CPU, pois será necessário obter no seu site, os drivers do chipset, que são necessários para o correto funcionamento da placa. Verifique se o CD-ROM do Windows XP está em perfeitas condições, pois é possível que esteja defeituoso. Para isso, faça uma cópia de todo o seu conteúdo para o disco rígido. Se ocorrer problema durante esta cópia, a mídia pode estar defeituosa. Tente copiar outros CD-ROMs. Se também ocorrer problema durante a cópia, o defeito poderá estar no seu drive de CD-ROM. É possível que instalando os drivers do chipset da sua placa mãe o problema fique resolvido. Se tudo funciona perfeitamente mas só o CD-ROM do Windows XP apresentar problemas, você poderá contactar a Microsoft do Brasil para a troca da mídia, ou para outros esclarecimentos.

14) Atalho inexistente
Toda vez que ligo meu computador, aparece a mensagem de que está faltando atalho. Então, pede para procurá-lo. O que eu faço? O nome do programa é Aoltray.
Resposta:
Este programa é ligado ao ícone da AOL, que fica ao lado do relógio. Reinstale o CD da America Online, se você utiliza este provedor e seu navegador. Se você removeu, use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG) e desmarque na guia Iniciar, o item AOLTRAY.

15) Voltando para o Windows 98
Tenho um AMD K6 400mhz, 64mb de Ram e Windows Me. O mesmo trava muito e informa a mensagem de erro no ndetect. Gostaria de instalar o Windows 98 sem precisar formatar a minha máquina. O que devo fazer?
Resposta:
Este procedimento só funcionará se o seu computador não tiver defeitos de hardware. Se o problema for hardware, os travamentos ocorrerão, não importa qual Windows você use. A primeira coisa a fazer e entrar no Windows em modo de segurança e copiar todos os seus dados importantes para um diretório de backup. Feito isso, faça o boot por disquete e copie para o diretório raiz do drive C, o programa DELTREE.EXE, encontrado em C:\Windows\Command. Use então o comando DELTREE \*.*. A cada diretório você terá que responder S ou N para deletar ou não. Desta forma, responda SIM para todos, exceto para o diretório de backup que você criou. Pode agora instalar o Windows, e quando terminar, instale seus aplicativos. Seus dados estarão preservados no diretório de backup que você criou.

16) Janela sempre aberta
Gostaria que, se possível, me desse uma dica sobre como eliminar a abertura da janela “Arquivo” e “Conexão a Brfree” toda vez que inicio o Windows 98. Esclareça-me também porque a velocidade da minha conexão a internet é indicada como sendo de 11500bps sendo que meu modem é de 56kbps e a central de minha linha telefônica digital.
Resposta:
Programas e janelas em geral que se abrem automaticamente quando o Windows é iniciado podem ser desativados com o programa MSCONFIG. Use Iniciar / Executar / MSCONFIG.EXE. O programa MSCONFIG possui várias guias onde são encontrados comandos de inicialização. Na guia Iniciar encontramos a maioria dos programas que são ativados junto com o Windows. Provavelmente lá você encontrará os programas que estão incomodando, bastará então desmarcá-los. Quanto à velocidade de conexão, nem sempre é mostrado o valor correto. Se realmente está sendo indicada como 11.500 bps, existe um problema sério, pois só com um modem muito ruim e uma linha telefônica ruidosa é obtida uma velocidade de conexão tão baixa. Também ocorrem velocidades baixas quando são usados soft modems em PCs com processadores muito lentos, tipicamente abaixo de 200 MHz. Os modems também podem ser configurados para apresentar uma velocidade fixa de 115.200 bps (não seria este o valor da sua conexão?), mesmo que efetivamente a conexão seja feita a taxas normais, na faixa de 50.000 bps.

17) Personalizando o Windows Explorer
Gostaria de saber como acrescentar uma coluna no Windows Explorer que mostre a data de criação dos arquivos.
Resposta:
Use no Windows Explorer o comando Exibir / Detalhes. Clique com o botão direito do mouse a área onde estão as indicações Nome / Tamanho / Data, etc. No Windows XP, você encontrará no menu a opção “Data de criação”. No Windows 9x/ME, escolha a opção “Mais…” e será apresentada uma lista com vários items que podem ser adicionados, entre eles a data de criação.

18) Ícone para desligamento
Peguei carona em sua resposta ao leitor (em 02/08/2001) sobre o atalho para desligar o Windows: c:\windows\rundll.exe user.exe.exit windows. Porém, ao executar, obtenho a mensagem de erro: Rundll / Erro em user.exe / Está faltando a entrada:exit. Onde errei?
Resposta:
O comando correto é:

C:\WINDOWS\RUNDLL.EXE user.exe,exitwindows

Apenas para relembrar, ensinamos a criar um ícone que faz o desligamento do Windows. Para criá-lo, clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e use o comando Novo / Atalho. Preencha o comando acima, exatamente como está. Use um espaço em branco entre os nomes “rundll.exe” e “user.exe”. Use uma vírgula, sem espaço, entre “user.exe” e exitwindows. Ao clicar neste ícone, teremos o mesmo efeito de usar Desligar / Desligar o computador.

19) Arquivo em falta
Instalei o jogo Driver. Quando tento rodá-lo, pede um arquivo DLL – DINPUT.DLL. Onde encontro este arquivo? Na internet?
Resposta:
Vou dar uma receita geral para problemas como este. Anote o nome do arquivo e tente encontrá-lo inicialmente no seu próprio computador. Use o comando Iniciar / Pesquisar, indique o nome do arquivo e o drive C. Se o arquivo for encontrado, normalmente em \Windows ou \Windows\System, é possível que esteja corrompido. Faça então uma busca do mesmo arquivo no CD de instalação do Windows. Se for um arquivo do próprio Windows, você o encontrará dentro de um dos arquivos .CAB do CD de instalação. Poderá então copiá-lo para o local correto. Um outro processo válido é procurar o mesmo arquivo em um outro computador que utilize a mesma versão do Windows. Ao encontrá-lo, poderá copiá-lo de um computador para outro usando disquetes ou outro método. Clique o arquivo com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Você poderá descobrir várias informações, como o fabricante, a versão e mesmo o software ao qual o arquivo pertence. No seu caso, o DINPUT.DLL é um componente do DirectX. Para resolver o problema basta instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/.

20) Instalação do Windows XP
Tenho um Pentium 3 500 mhz, 256 mb de ram, dois HDs (um SCSI 4 gb e outro Quantum 20 gb). Adquiri o Windows XP Professional (atualização) e o Office XP Standard. Gostaria de saber em qual HD devo instalar esses programas, por que preciso rapidez e desempenho.
Resposta:
O ideal é instalar o sistema operacional no disco mais veloz. Os discos SCSI em geral são mais velozes que os discos IDE, mas quando o disco SCSI é antigo e o IDE é novo, é possível que esta regra não seja válida. Mesmo sem medir o desempenho dos seus discos e sem consultar os seus manuais, afirmo que provavelmente o Quantum IDE de 20 GB é mais veloz que o SCSI de 4 GB. Instale portanto o Windows XP no disco IDE. Já que o espaço é maior, pode instalar também o Office neste disco. Deixe o disco SCSI para realizar backups dos seus dados importantes, ou para instalar programas em teste.

21) Lixeira estranha
Algumas instalações de programas transformam a lixeira que fica dentro do C: numa pasta comum. Recentemente, observei que a opção “enviar para” dentro do meu pop-up desapareceu. Aliás, o menu pop-up não é mais o da lixeira, além da mudança no ícone. Gostaria de saber como corrigir e de saber todas as possibilidades de edição do registro para deixar o sistema operacional, de acordo com minhas preferências.
Resposta:
Não é comum uma aplicação alterar o funcionamento da lixeira. As anomalias que você relata podem ser corrigidas com a instalação do Windows “por cima”, ou seja, sem formatar o disco rígido, e mantendo o mesmo diretório C:\Windows. Tenha apenas em mãos os drives do vídeo, modem, som e rede, caso você tenha usado drivers que não são nativos do Windows. O Registro é uma área do Windows onde são mantidas informações de configuração dos programas e do próprio sistema. É perigoso mexer no Registro de forma indiscriminada, pois o computador poderá deixar de funcionar – aí sim é normalmente necessário formatar o disco para reinstalar o Windows. Existe um artigo em www.laercio.com.br que ensina a editar o registro. Existem ainda sites especializados em dicas pra alterar o funcionamento do Windows com base na edição do registro. Um exemplo é o www.regedit.com, mas se você procurar no Altavista por “registry tricks” ou “registry tips”, poderá encontrar inúmeras outras dicas.

22) Iniciar o Windows no modo normal
Ao inicializar meu computador, após a verificação de memória Ram e antes de executar qualquer outro arquivo, é apresentada uma tela de opções de inicialização: normal, somente prompt do DOS, confirmação passo a passo, etc. Como faço para iniciar automaticamente no modo normal?
Resposta:
Abra o arquivo MSDOS.SYS, localizado no diretório raiz do drive C e altere a linha BOOTMENU=1 para BOOTMENU=0. Isto fará com que o menu não seja mais apresentado (a menos que você pressione F8 no início do boot). Note que o arquivo MSDOS.SYS é protegido. Trata-se de um arquivo de sistema e protegido contra gravação. Antes de alterá-lo é preciso mudar seus atributos. Sob o Windows, clique-o com o botão direito do mouse e no menu escolha a opção Propriedades. No quadro apresentado desmarque as opções Sistema e Somente Leitura. Agora pode alterar o arquivo, usando um editor para arquivos de “modo texto”, como o Bloco de notas que acompanha o Windows. Depois de alterar o arquivo, altere novamente as propriedades, ativando os atributos de sistema e somente leitura. Execute agora um novo boot e o menu não será mais apresentado. O Windows vai entrar diretamente.

23) Operação ilegal em um programa
Tenho um Pentium II MMX de 266 mhz, Windows 95, 32 mb de Ram, HD de 20 GB e com 90% de recursos de sistemas livres. Quando vou trabalhar com as opções Meu Computador, Netscape e principalmente com o Explorer aparece a mensagem: “este programa executou uma operação ilegal e será fechado”. Detalhes: às vezes, aparece “RTVSCN95 causou uma falha de proteção geral no módulo Kernel32.DLL”. Como solucionar esse problema?
Resposta:
O Windows 95 tinha muitos bugs que foram corrigidos no Windows 98. Sugiro portanto que antes de mais nada você instale o Windows 98SE. Este programa não está mais à venda, mas algum colega que já passou para uma versão mais nova do Windows poderá ceder o seu Windows 98SE. Instale versões novas do Intener Explorer e do Netscape Navigator, pois esses programas também apresentavam problemas em algumas de suas versões.

24) Software não instala
Não consigo instalar a nova versão do Music Match. O programa passa pleo Install Shield, mas não dá continuidade. Já tentei rebaixar o instalador na internet, mas o problema persistiu. Há alguma incompatibilidade desse programa com o Windows 2000 Professional? Ou é o Windows Media? O que devo fazer?
Resposta:
De acordo com o fabricante, este software é compatível com o Windows 2000. Não deveria portanto estar passando por este problema. Sugiro que você inicie o computador em modo de segurança e repita a instalação do software. Eventualmente outros programas em execução em segundo plano (anti-vírus, por exemplo) podem interferir com a instalação de softwares. Com o uso do modo de segurança estamos minimizando o problema. Use também a seqüência Control-Alt-Del e desative programas em execução, deixando apenas o Windows Explorer. Depois de instalado o programa, execute uma partida normal no Windows e use o programa instalado.

25) Lentidão ao fechar e salvar arquivos
Tenho um K6 II 450 mhz que, há alguns meses, começou a apresentar problemas de muita lentidão para fechar ou salvar arquivos, inclusive em disquetes, com uma demora de vários minutos. Trabalho com Windows 95 e apenas com o Word e Excel. Sempre realizo Desfragmentação e Scandisk completos, mas não melhora em nada. Peço orientação.
Resposta:
Infelizmente este problema ocorre com a maioria dos computadores com o passar do tempo. Quanto mais programas são instalados e desinstalados, arquivos e entradas de registro desnecessários são mantidos, mesmo depois que os programas são desinstalados. A primeira providência é desinstalar programas que não são mais usados. Se a lentidão persistir, sugiro que seja feito backup completo dos seus dados e que o Windows seja reinstalado a partir do zero. Esta não é a única solução para problemas de lentidão, e é verdade que muitos usuários formatam o disco rígido e reinstalam o Windows desnecessariamente. Normalmente esses usuários verificam que o computador fica “mais leve” depois desta operação. Se você realmente fizer isso, sugiro que aproveite para usar o Windows 98SE, muito menos problemático que o Windows 95 e não fica muito atrás do Windows ME. Existem outros eventos que podem causar lentidão no computador. Se esta lentidão ocorre apenas quando é feito um acesso a disco depois de algum tempo sem acessos, é possível que o Gerenciamento de energia esteja comandando o desligamento do disco rígido depois de períodos de inatividade. Use Painel de controle / Energia e aumente o tempo de inatividade antes do desligamento do disco rígido. Uma hora é um valor bom.

26) MSCONFIG
Percebo que na guia Iniciar do msconfig existem várias caixas de seleção marcadas, fazendo com que o Windows inicie mais lentamente. Gostaria de saber quais caixas de seleção são necessárias para o bom funcionamento do computador e quais podem ser desmarcadas.
Resposta:
A coisa não é tão simples assim. As caixas que aparecem dependem do que existe instalado no seu computador. Além disso, algumas podem ser necessárias ou não, dependendo do que existe instalado, e do que você efetivamente utiliza. Recomendo que você faça inicialmente um backup do Registro do Windows usando o programa SCANREG. A seguir use o MSCONFIG e entre em um processo de tentativa e erro, experimentando o que acontece quando uma caixa é eliminada. Sugiro que você altere apenas os itens na guia Iniciar, deixando as demais como estão. Anote o que você modificou e teste os resultados. Normalmente o computador não fica inoperante, apenas algumas funções podem ficar desabilitadas quando uma caixa necessária é desabilitada. Se o Windows ficar inoperante, execute um boot no modo MS-DOS (será preciso usar um disquete de boot) e use o programa SCANREG (na versão para DOS) para restaurar o Registro, o que reprograma as opções do MSCONFIG como estavam antes das alterações.

27) Foto como papel parede
Tenho um Celerom 500 mhz com Windows 98 e quando estou navegando na internet e quero pegar uma foto para utilizá-la como papel parede, clico no botão direito do mouse, mas não escreve a função. Como faço para conseguir pegar a foto e usá-la como papel de parede?
Resposta:
Muitos sites da Internet protegem suas figuras para que não possam ser salvas com o tradicional comando “clicar com o botão direito e salvar”. Existem entretanto outras formas de fazer isso. Uma delas é usar o Internet Explorer 6. Simplesmente deixamos o cursor do mouse parado sobre uma figura e aparecerá o ícone de um disquete. Basta clicá-lo e a imagem será salva. Um outro método é usar a tecla Print Screen. A seguir abra um editor gráfico qualquer (o Paint ou o Imaging, que acompanham o Windows) e usar o comando Editar/Colar. A cópia da tela será transformada em um arquivo, que poderá ser cortado e editado. Comandos em javascript podem desabilitar alguns comandos, como o de clicar com o botão direito do mouse, mas o que está na tela, está no seu computador, e poderá ser salvo em arquivo.

28) Formatação e reinstalação do Windows
Executei um programa que maliciosamente apagou o boot do Windows. Preciso formatar e reinstalar o sistema. Por isso, peço o passo a passo de como fazer. Pretendo migrar para o Linux e gostaria de saber sobre suas interfaces e cursos.
Resposta:
Não recomendo que você faça isso sem antes estudar direitinho como se faz. Consulte o artigo existente em www.laercio.com.br, no qual explico o uso dos programas FDISK e FORMAT para inicializar o disco rígido. Em linhas gerais, é preciso usar no FDISK a opção 3 para apagar as partições existentes. Depois use a opção 1 para criar uma nova partição primária ocupando todo o disco. Terminado o uso do FDISK, faça um novo boot (por disquete) e use o programa FORMAT. A seguir faça um boot com o disquete de inicialização do Windows. Coloque o CD-ROM de instalação e use o programa INSTALAR.EXE, localizado no diretório \WIN9X deste CD. A operação é muito longa para ser explicada em detalhes, mas o assistente de instalação dá todas as orientações. Você pode ainda pedir a supervisão de um colega mais experiente, já que muitos usuários já fizeram a formatação e a instalação do Windows. Recomendo ainda que você providencie os drivers da placa de som, vídeo e modem, pois serão necessários depois que o Windows for instalado.

29) Reconhecimento de memória no Windows ME
Gostaria que me enviasse um passo a passo para fazer os meus 256 mb de ram serem reconhecidos pelo Windows ME que está instalado no meu PC Pentium 3 de 750 mhz, 256 mb de Ram, CDR-RW 8200 HP, vídeo Vodoo 4 de 32 mb, faz US Robotics de 56 kbps, placa-mãe Soyo.
Resposta:
Não é preciso fazer nada para a memória ser reconhecida pelo Windows. Se ela está instalada corretamente, se é contada até o valor certo durante o boot, então o Windows irá reconhecê-la. Clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Será apresentado um quadro no qual a guia Geral indica qual é o seu processador e a quantidade de memória instalada. Se indicar a quantidade correta, então o Windows a reconheceu. É possível entretanto que não esteja corretamente instalada, ou que tenham sido usados módulos errados (por exemplo, 128 MB ao invés de 256 MB). Se a quantidade de memória não está indicada corretamente na contagem feita durante o boot, então existe um problema de hardware, e é preciso pedir ajuda a um técnico.

30) Adobe Photo não funciona no Windows XP
Comprei um PC com Windows XP e instalei o Adobe PhotoDeLuxe 1.0, mas ele não funciona. Aparece uma mensagem “não é um aplicativo Win32 válido”. Gostaria de saber se posso fazer alguma coisa para esse aplicativo.
Resposta:
Alguns aplicativos apresentaram problemas com o Windows XP. Muitos foram corrigidos pelos seus produtores, mas para outros é preciso utilizar uma solução intermediária, que é o assistente de compatibilidade. Com este recurso, o Windows XP pode “fingir” que é o Windows 95, 98, NT ou outra versão qualquer. Use Iniciar / Programas / Acessórios / Assistente de compatibilidade e siga as instruções. Você deverá escolher o programa a ser compatibilizado (no caso, Adobe PhotoDeLuxe) e indicar qual o sistema operacional no qual o programa funciona. Indique o sistema como Windows 95. De um modo geral, este procedimento deve ser adotado com todos os programas que não funcionam corretamente no Windows XP.

31) Atalho para desligar o PC
Procuro sempre dentro do meu enfoque de leigo, acompanhar a sua coluna e resolvi dirigir-lhe esta mensagem, solicitando uma orientação: como criar um atalho para a função desligar, que alguém inadvertidamente deletou da minha área de trabalho(atalhos). Para desligar meu micro atualmente, sou obrigado a ir ao INICIAR, EM SEGUIDA DESLIGAR, DEPOIS ESCOLHER A FUNÇÀO DESLIGAR NA JANELA QUE SURGE NA TELA. DESLIGAR O WINDOWS.
Resposta:
Realmente é possível usar este comando de desligamento rápido. Consiste em criar um ícone que, ao ser clicado, provoca o desligamento do Windows, sem que seja preciso usar o comando Iniciar / Desligar / Desligar o computador. Basta clicar no ícone e o desligamento é feito. O desligamento é imediato quando o computador tem fonte ATX. Se a fonte for do tipo AT, será apresentada a tela com a mensagem “Seu computador já pode ser desligado com segurança”.
Crie na área de trabalho um atalho (Clique com o botão direito e use Novo / Atalho). No quadro apresentado, preencha:
C:\WINDOWS\RUNDLL.EXE user.exe,exitwindows
A seguir outro quadro pedirá um nome para este atalho, pode usar qualquer um sugestivo, como DESLIGAR. Feito isso, bastará clicar neste ícone para desligar o computador. Não use espaço entre “USER.EXE” e “EXITWINDOWS”, separe-os apenas por uma vírgula.
Este ícone de desligamento pode ser colocado em qualquer parte da área de trabalho. Você pode também arrastá-lo para a área onde estão os outros pequenos ícones do Windows (explorer, visualizar área de trabalho, etc.). Se arrastá-lo até o botão Iniciar da barra de tarefas, este novo comando Desligar aparecerá quando você clicar em Iniciar. Note que o comando original de desligamento será mantido, no final do menu do botão Iniciar, e este novo aparecerá no início do menu.

32) Acesso ao drive de CD-ROM no Windows 95
Estou tentando fazer um disco de Boot que acesse o drive de CDrom, estou usando o Windows 95 e pretendo ir p/ o W98. Ao ligar o micro pretendo com o HD formatado , com auxilio do diskete de Boot, acessar o cdrom onde estara o CD com o windows 98 p/ ser instalado. O HD particionado em drives C,D e E, deixando para o drive de CDrom a letra F. Estou tendo dificuldades p/ que o drive F do CDrom seja reconhecido. Possuo um CREATIVE SOUND BLASTER, e na linha de comando do Autoexec.bat, do DOSSTART.BAT, e Config.sys, onde pelo drive A do diskete de Boot tento reconhecer o drive de CDrom coloquei o seguinte comando: A:\MSCDEX.EXE / D:MSCD001 / V / M:8, e no processo de boot recebo a mensagem que na tentativa houve aborto e MSCD001 NOT FOUND ( nao foi achado), por favor , onde estou errando? Desde ja agradecido,
Resposta:
O disquete de boot do Windows 95 não vinha configurado automaticamente para acessar o drive de CD-ROM. O arquivos MSCDEX.EXE era encontrado no diretório C:\Windows\Comnand, mas ainda era necessário um driver para controle do drive de CD-ROM, que trabalhava junto com o MSCDEX.EXE. O nome deste driver variava bastante, mas todos eram mais ou menos compatíveis. Podemos encontrar drivers com nomes como CDROM.SYS, SBCD.SYS, ATAPI_CD.SYS e outros. Você pode copiar o arquivo MSCDEX.EXE do diretório C:\Windows\Command do seu computador, caso o Windows já esteja instalado, ou então de outro computador qualquer. A forma mais simples de fazer o que você quer é usar um disquete de boot do próprio Windows 98, que já virá com todos os arquivos necessários para acessar o drive de CD-ROM. Partindo de um computador que já tenha o Windows 98 instalado, use Painel de controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Neste disquete será gravado, entre outros arquivos, o OAKCDROM.SYS, que dá acesso a drives de CD-ROM IDE. Se tiver problemas com ele, pode trocá-lo pelo SBCD.SYS, SBIDE.SYS ou qualquer outro que tenha vindo com o seu drive de CD-ROM e/ou placa de som com interface IDE (como ocorria com as placas Sound Blaster antigas).

33) Instalação do Windows 98SE e do Windows XP
Migrei para o Windows XP Pro e tudo funcionava bem até que resolvi voltar para o Windows 98SE: não consigo mais conexão com a internet sem que desative o driver da minha placa de som. Com o som funcionando, o assistente de conexão fica o tempo todo discando e não valida o nome do usuário e nem a senha. O que está acontecendo? Terei que ficar escravo do Windows XP?
Resposta:
Recomendo que você peça ajuda na empresa que vendeu o seu computador. Em muitos casos basta instalar o Windows e o computador funciona perfeitamente, mas muitas vezes é preciso instalar drivers específicos para que tudo funcione normalmente. É possível que os drivers que você está usando tenham bugs ou problemas de compatibilidade. Usando os drivers que os produtores do seu PC usaram, tudo deverá funcionar bem. Com o Windows XP o problema não ocorreu porque seus drivers nativos são provavelmente compatíveis com o seu hardware, não necessitando de ajustes adicionais.

34) Upgrade do Windows
Tenho um PC Pentium 3 de 900 mhz e 20 gb de disco com Windows 98. Quero mudar para o Windows ME ou para Windows XP. Qual é o melhor?
Resposta:
O Windows XP é melhor que o Windows ME. Se você pretende migrar, é recomendável o sistema mais novo. Verifique entretanto se a sua placa de vídeo, placa de som, modem, placa de rede e periféricos têm drivers para o Windows XP. Cheque isso nos sites dos seus fabricantes. Recomendo ainda que a memória seja aumentada para 256 MB. Com 128 MB o Windows XP funciona bem, mas com algumas limitações de desempenho. Entretanto tudo depende dos seus objetivos. Se for utilizar muitos jogos, é melhor ficar com o Windows ME, já que existem alguns problemas com certos jogos no Windows XP.

35) Windows 95 com problemas
Tenho um Pentim 133, 32mb de memória e gostaria de você me ajuda-se no seguinte: Possuo o Windows 95 e o meu computador não tem o driver do som desse Windows, tentei encontrar o driver da Analog Devices mas não obtive sucesso. Onde posso encontrar esse driver? Ou outro diferente? Outro problema é quando visito alguns sites da internet, aparece uma Mensagem escrito:”O computador executou uma operação ilegal e será fechado” como Posso solucionar este problema? Outra coisa é que quando visito alguns sites na internet, algumas imagens não aparecem. É preciso fazer o download o Macromedia Flash Player 6, mas quando eu vou no site da Macromedia tentar fazer o download, não consigo. Porquê? Tem algum CD-ROM com este Programa?
Resposta:
Acho uma coisa muito errada na informática. Conforme o tempo passa, programas novos podem não funcionar bem em computadores antigos. Se a sua placa de som for antiga, da mesma época em que o computador foi comprado, então os drivers originais para esta placa de som funcionarão corretamente no Windows 95. O problema é que muitos fabricantes desapareceram e não é mais possível encontrar os drivers na Internet. Um técnico até poderá encontrar esta informação, mas para um usuário comum isso pode ser uma tarefa quase impossível. O ponto de partida é procurar em www.drivershq.com. O ideal seria se você identificasse o fabricante da placa de som. Analog Devices é fabricante de chips, e não oferece suporte ao usuário final, isto deve ser feito pelo fabricante da placa que usa este chip. Procure melhor, pois você poderá encontrar os disquetes ou o CD-ROM antigos que acompanhavam o seu computador, nos quais estão os drivers de som. A operação ilegal pode ter inúmeras causas. O Windows 95 era extremamente problemático, tinha centenas de bugs, recomendo que você instale no seu lugar, o Windows 98SE. As operações ilegais podem ser causadas pelo sistema, e a atualização é recomendável. Não instale o Windows ME nem o Windows XP, não funcionarão bem no seu computador. Instalando uma versão mais nova do Windows, estará também sendo instalada uma versão nova do Internet Explorer, e bugs que ocorrem na navegação poderão ser resolvidos.

36) Disco cheio
Ao inicializar o computador o sistema apresenta a seguinte mensagem: Disco D cheio. – Limpar?? Neste drive estão os arquivos de instalação do Windows98 SE. Ao explorar o drive constatei um arquivo identificado como Win386.spw sem associação a qualquer aplicativo e que consome muito espaço no disco. Tentei deleta-lo mas o sistema não permite, com a mensagem: Arquivo protegido. Pergunto: para que serve este tipo de arquivo e porque não consigo deleta-lo??
Resposta:
Este é o arquivo de troca da memória virtual. Se você deletá-lo ou reduzir o seu tamanho, poderá ter problemas ao executar um número grande de programas simultâneos. Experimente comandar a redução do seu tamanho pela metade. Use Painel de Controle / Sistema, depois Desempenho e memória virtual. Desmarque o quadro de configurações automáticas e escolha o tamanho do arquivo de troca, com espaço duas vezes maior que a RAM instalada. Reinicie o computador e o espaço gasto estará reduzido. Se você tiver problemas de falta de memória, poderá ser preciso desfazer esta configuração.

37) Boot duplo com Windows 98 e XP
Gostaria de saber como proceder a instalação do Windows XP mantendo também o Windows 98, ou seja, um boot duplo para que eu possa verificar meus aplicativos e jogos 3D no Windows XP até o momento em que definitivamente eu defina o Windows XP como sendo o único sistema operacional.
Resposta:
Instale primeiro o Windows 98, e depois que estiver funcionando corretamente, instale o Windows XP. Será automaticamente gravado um gerenciador de boot com o qual você poderá escolher entre o boot pelo Windows XP e o Windows 98. Eu uso isso no meu computador. Precisei manter o Windows 98 porque tenho um scanner e uma câmera digital de boa qualidade, mas seus fabricantes não fizeram drivers para o Windows XP. O boot duplo é a solução para o problema. Os problemas de aplicativos incompatíveis com o Windows XP são raros, mas é válido você continuar usando o Windows 98 enquanto aprende a usar o XP.

38) Boot direto no Windows
Gostaria de saber como faço para configurar meu pc. para que ele entre direto no windows. pois quando ligo ele fica DOS, então tenho que digitar win para ele entrar no windows
Resposta:
Se você está usando o Windows 98 ou superior, edite o arquivo C:\MSDOS.SYS e altere a linha BOOTGUI=0 para BOOTGUI=1. Se estiver usando o Windows 3.x, adicione no final do arquivo AUTOEXEC.BAT, a linha WIN. Note que esta é a configuração padrão (BOOTGUI=1), alguém deve ter alterado manualmente para zero. Basta você alterar novamente para 1 e seu problema estará resolvido.

39) Compactar ou não compactar
Instalei o windows XP em meu computador no sistema NTFS e, uma vez que meu HD é pequeno (4 Gigas), gostaria de saber: É uma boa utilizar o recurso presente em “propriedades de disco local” intitulado “Compactar disco para economizar espaço” ?
Resposta:
Vejo que você não passou por problemas de perda de dados com os compactadores populares na primeira metade da década de 90, como o Stacker, DriveSpace e DoubleSpace. Quem perdeu dados em drives compactados certamente ficou traumatizado e nunca mais vai querer usar compactadores. O uso da compactação de disco só é recomendável quando o processador é bem veloz e o computador é totalmente confiável. O mínimo travamento pode ser suficiente para que dados no disco comprimido sejam perdidos. É até mesmo possível que todo o seu conteúdo seja perdido de uma só vez. Se você tem dados importantes, recomendo que não use compactação.

40) Diretório TEMP
Gostaria de saber se posso deletar tudo que esta na pasta chamada TEMP do Windows? Isto esta no diretório, no Windows Explorer.
Resposta:
Tudo o que está no diretório TEMP pode ser apagado. Neste diretório os programas criam arquivos temporários quando necessitam, e devem apagá-los ao terminarem a execução. Muitos programas entretanto não apagam os arquivos temporários que usaram, e assim o espaço ocupado pelos arquivos do diretório TEMP pode se tornar muito grande. Recomendo que você inicie o Windows em modo de segurança e sem executar outros programas, apague manualmente o conteúdo do diretório TEMP.

41) Arquivo de permuta
Possuo o Win98 instalado no meu computador e ultimamente notei a presença de um arquivo não tinha visto antes. Ele se encontra no diretório C:\ e sempre que vejo suas propriedades noto que o tamanho do arquivo sempre muda. Às vezes 90.112 kb, às vezes 120.010kb, entre outros valores. Qual a utilidade desse arquivo???
Resposta:
Este é o chamado arquivo de troca, ou de permuta, ou de paginação. É usado para implementar a memória virtual. Por exemplo, um PC com 32 MB de RAM e um arquivo de permuta com 128 MB terá um comportamento similar ao de um PC com 160 MB, entretanto a memória virtual é centenas de vezes mais lenta que a RAM. Permite usar programas grandes usando pouca memória, mas sacrifica o desempenho. O melhor é mesmo é fazer uma expansão de memória. O tamanho do arquivo de permuta (WIN386.SWP no Windows 9x/ME, PAGEFILE.SYS no Windows 2000/XP) varia de acordo com a necessidade de memória, por isso seu tamanho pode variar bastante ao longo do tempo. Não o remova – inclusive ele tem acesso bloqueado. Se for removido manualmente pelo DOS, ele será novamente criado quando o Windows for iniciado.

42) Disco de boot no Windows XP
Gostaria de saber como faço para criar um disco de boot no windows XP, tentei fazer o mesmo procedimento do 98 mas não consegui, pois o mesmo não possui a opção de criar no painel de controle.
Resposta:
Para isso é preciso formatar o disquete. No comando de formatação, marque a opção “Criar um disco de inicialização do MS-DOS”. O disco permitirá executar o boot, mas não terá os comandos de ativação do drive de CD-ROM. Para ter esses comandos você pode utilizar um disquete de inicialização do Windows ME, pois o DOS do Windows XP é o mesmo do Windows ME. Em ambos os casos, não será possível acessar no modo MS-DOS, unidades formatadas com NTFS.

43) DOS no Windows ME
Sei que o Windows ME não usa o arquivo config.sys, como faço para rodar algum programa em DOS que necessite de algumas configurações extras pelo config ? Preciso que o Windows ME possa reconhecer essas configurações. Poderiam me ajudar ?
Resposta:
O processo de eliminação do MS-DOS começou no Windows 98. Na ocasião foi anunciado que o DOS seria eliminado, mas não foi. Parece que a Microsoft estava apenas avisando antecipadamente. No Windows ME, não é mais possível executar boot no modo MS-DOS, a menos que o façamos com um disquete, e este é o método que recomendo. Você poderá usar o CONFIG.SYS normalmente neste disquete. No Windows XP existem ainda mais restrições, como a impossibilidade de usar unidades formatadas com NTFS no modo MS-DOS. Apenas pedemos usar normalmente nesses dois sistemas o Prompt do MS-DOS (ou Prompt de comando) sob o Windows. Nesta modalidade, realmente não temos mais acesso aos arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, mas podemos fazer algumas programações usando Iniciar/Executar/MSCONFIG. Com ele podemos fazer programações relativas ao idioma no teclado e vídeo, além de criar variáveis de ambiente.
Um comando importante do CONFIG.SYS, principalmente para permitir o funcionamento de muitos aplicativos para MS-DOS é o FILES. O valor default é 30, mas se quisermos aumentar para, digamos, 70, temos que usar o comando FILES=70 no CONFIG.SYS. Sem o CONFIG.SYS (quando tentamos alterá-lo, o Windows ME automaticamente desfaz as alterações, convertendo-o de volta a um arquivo de 0 byte) não podemos usar o comando FILES. O equivalente pode ser feito através da adição de uma nova linha da seção [386Enh] do arquivo SYSTEM.INI. Pode editar este arquivo livremente, usando o NotePad ou outro editor simples, ou então através do programa MSCONFIG. Adicione então a seguinte linha:
PerVMFiles=<número>
O número indicado será somado aos 30 já disponíveis. Para chegar ao equivalente a FILES=70, usamos:
PerVMFiles=40
Reinicie o computador para que as mudanças tenham efeito.

44) Três sistemas em um disco
Gostaria de Instalar em meu computador, 3 SO no mesmo disco, os sistemas seriam Windows 98 SE( FAT 32 ), Windows 2000 Pro (NTFS) e Conectiva Linux 7.0. Se possível gostaria de um passo a passo.
Resposta:
É perfeitamente possível instalar os três sistemas em um computador. A primeira coisa a fazer é dividir o disco rígido em três partes. Use a primeira parte como partição primária, que será depois formatada com FAT32 para a instalação do Windows 98. Use a segunda partição como estendida e deixe-a disponível para a instalação do Windows 2000. Quando for feita a sua instalação, selecione esta partição e indique que seja feita a formatação com NTFS. A terceira parte do disco deverá ficar livre, não particionada. O programa de instalação do Linux deve ser comandado para que seja usado este espaço não particionado para a sua instalação.

45) Windows XP e Celeron-600
Eu tenho um Computador Celeron 600 MHz e 128 MB de memória. Utilizo o Windows Me. Gostaria de instalar o novo Windows Xp Prefessional. O que preciso fazer? Meu equipamento é compatível? É necessário aumentar a memória? Aumentar o HD? Qual será o desempenho da máquina? O que eu faço?
Resposta:
O Celeron-600 não é a máquina ideal para usar o Windows XP, mas pode ser usado perfeitamente. Eu já fiz este teste com o Windows XP / Celeron-600, e o funcionamento foi satisfatório. Apenas recomendo que seja aumentada a memória para 256 MB, para que a eficiência do sistema seja maior. O tamanho do disco rígido não depende tanto do sistema operacional, e sim da quantidade de aplicativos que você usa. Se o seu disco rígido é adequado aos seus atuais aplicativos, continuará sendo adequado depois da instalação do Windows XP. Tome cuidado com mais um detalhe: Alguns dispositivos de hardware antigos, e outros não tão antigos não possuem drivers para o Windows XP. Um exemplo: modem Motorola SM56. Algumas impressoras, scanners e câmeras digitais também podem passar por tal problema. Quanto às placas de som e vídeo, a maioria delas tem suporte nativo no Windows XP.

46) FAT32 e NTFS
Tenho um Windows XP PRO e converti a unidade de FAT32 para NTFS. Após a conversão o Windows está demorando demais para iniciar. O que ocorre? Nào é recomendável fazer essa conversão com o Windows já instalado?
Resposta:
O sistema NTFS é mais eficiente na alocação do espaço em disco, mas o sistema FAT32, apesar de ser menos eficiente, funciona melhor em computadores mais simples. O NTFS exige mais do processador e do disco, por isso você deve ter notado a queda de desempenho. Faça uma desfragmentação no disco rígido, o que normalmente melhora bastante o desempenho. Outra providência importante é o uso da cache de disco. Para ter um bom desempenho no Windows XP, é recomendável usar 256 MB de memória. Através do quadro de propriedades do sistema, no Painel de controle, podemos alocar mais memória para ser usada como cache de disco. No quadro apresentado, selecione a guia Avançado, clique no botão Configurações ao lado de Desempenho, selecione a guia Avançado, e no item Uso da memória marque a opção Cache do sistema.

47) Windows XP no K6-2
Meu pc é um K6II500, com 20ghz de hd, e 128 ram, meu pc veio com o windows 98, dai surgiu o milenium, falaram que eu nao podia por porque o milenium dava muito problema, outros falavam que meu pc não suportava o milenim e que dava problemas em alguns programas, mandaram eu esperar que o 98 era melhor, dai saiu o Windows Xp, agora falam que não da pra instalar no meu pc porque tem que ter um puta computador, pra ter um XP, é pra eu esperar; Daí vem minha pergunta, nunca vou poder trocar o windows, enquanto tiver com esse pc?
Resposta:
Nunca tive problemas com o Windows ME nos diversos computadores onde o testei, nem nos que utilizei intensamente até hoje. Mas alguns usuários relatam problemas diversos. Acho que o Windows ME não apresenta vantagens significativas em relação ao Windows 98SE. Ambos os sistemas funcionam bem no K6-2. Se você tem o Windows ME, vale a pena fazer a sua instalação. Se tem o Windows 98SE, você não perderá muito em relação ao Windows ME. Se usa o Windows 98 original, obtenha no site da Microsoft, a atualização do Windows 98 (Service Pack 1) para convertê-lo para 98SE. Não recomendo o uso do Windows XP no seu computador. O K6-2/500 realmente poderá ser lento para tanta atividade que o Windows XP exige. A memória de 128 MB é a mínima recomendada para este sistema. O ideal é usar 256 MB para ter melhor desempenho. Se você quer mesmo trocar o Windows, instale o Windows ME.

48) Mistura de sistemas
É possível instalar o win 98 ou ME depois de ter instalado o win xp e escolher um dos dois na hora de inicializar??
Resposta:
Você pode instalar mais de um sistema, mas é altamente recomendável que sejam usadas partições diferentes. Será preciso dividir o disco rígido, em por exemplo, C e D, e usar um sistema instalado em C, outro em D. Outra questão importante é a ordem de instalação dos sistemas. É preciso que os sistemas sejam instalados por ordem cronológica, ou seja, primeiro o mais antigo, depois o mais novo. Seria preciso portanto instalar o Windows 98 ou ME antes de instalar o Windows XP. Um menu será apresentado quando o computador for ligado, perguntando qual sistema deverá ser usado para boot.

49) Celeron-366 e Windows XP
Tenho um celeron 366mhz. 32 ram.eu instalei o win..XP e ficou lento.oque eu posso fazer para aumentar o desempenho?
Resposta:
O Celeron/366 é um processador muito lento para usar o Windows XP. Além disso, 32 MB de memória é pouco até para o Windows 98. O mínimo aceitável para usar o Windows XP é 128 MB, e o ideal é 256 MB. Ainda assim, o seu processador terá muita dificuldade em dar conta de toda a atividade exigida pelo Windows XP. Recomendo que você continue usando sua versão antiga do Windows.

50) Deletando partição do Linux
Caro Laercio, Tenho o conectiva linux 7.0 instalado no meu HD, por motivos de problemas com o conectiva 7.0 gostaria de remove-lo do meu HD, ou seja, remover as partições onde ele está instalado! Como posso fazer isso?
Resposta:
Você pode executar o boot com um disquete de inicialização do Windows e usando o programa FDISK, deletar a partição do Linux, usando o comando 3. A partição do Linux aparece como “Não-DOS” no FDISK. Você poderá desta forma apagar apenas as partições usadas pelo Linux, preservando as usadas pelo Windows. Depois disso, reinicie o computador e use o comando FDISK/MBR. Isto irá “matar” o dual boot do Linux, caso esteja instalado. Se quiser apagar todas as partições com o FDISK, você poderá fazê-lo. Existe entretanto um método rápido e que apaga rapidamente todas as partições de qualquer sistema operacional, apaga vírus, utilitários gerenciadores de disco como o Disk Manager e gerenciadores de boot. Use o programa DISKEDIT.EXE, que faz parte do Norton Utilities. Este programa opera em modo DOS. Selecione a trilha zero e preencha todo o seu conteúdo com zeros. O disco rígido terá todas as partições desfeitas, estará totalmente vazio, como ocorre com um HD novo.

51) Problema depois de desinstalar Anti-virus
Caro Laercio, tenho um Authentic AMD-k6(tm)3D processor, 56,0MB RAM WINDOWS 98. e estou tendo um grande problema com ele, depois que desistalei o Norton anti-virus começou ocorrer os problemas não sei ao certo mais de alguma forma desistalei algum arquivo de importancia junto com o norton. e não consigo instalar novamente o norton system works 2001. vou descrever em detalhe o que esta ocorrendo. Ao ligar meu pc aparece a seguinte mensagem:

*Não foi possivel encontrar um arquivo de dispositivo que pode ser necessário para executar o windows ou um de seus aplicativos.
*a janela de registro ou o arquivo do dispositivo não existe mais.
*se você excluiu este arquivo propositalmente, tente desistalar o aplicativo associado usando sua desistalação ou o programa de instalação.
*se ainda quiser usar o aplicativo associado a este arquivo de dispositivo, reistale o aplicativo para substituir o arquivo que esta faltando.
*C:\ARQUIV~1 NORTON~2\NAVAP.VXD
Resposta:
Para desinstalar um programa, devemos inicialmente verificar se no grupo de programas no qual este software foi instalado existe um ícone Uninstall. Se não existir, usamos o comando Adicionar/Remover programas, no Painel de controle. O método que nunca deve ser usado é a remoção direta das pastas ocupadas pelo programa. Acredito que você tenha feito a desinstalação da forma correta, mas mesmo assim existem problemas. Em algum ponto da inicialização, provavelmente no Registro do Windows, está sendo feita uma chamada ao arquivo NAVAP.VXD. Sugiro que você use o programa REGEDIT para resolver o problema. Antes de mais nada, leia meu artigo sobre o uso do REGEDIT, em www.laercio.com.br. Ao abrir o programa (Iniciar / Executar / Regedit), tecle F3 para procurar pela ocorrência de “NAVAP.VXD”. Você deverá encontrar uma área do registro onde existe uma chamada para este arquivo. Apague o item correspondente e o arquivo deixará de ser chamado na inicialização do Windows. Antes de fazer tudo isso, faça um backup do Registro usando Iniciar / Executar / SCANREG. Fazer alterações no Registro pode ser perigoso para quem não está acostumado. Uma vez tendo sido feito um backup com o SCANREG do Windows, podemos fazer a alteração no Registro. Caso isso resulte em problemas mais sérios, podemos restaurar o Registro anterior. Para isso executamos um boot no modo MS-DOS e usamos o SCANREG (na versão para DOS). Usamos então Exibir backups, selecionamos o backup mais recente e usamos o comando Restaurar.

52) Desinstalação de software incompleta
Tenho um celeron 700 com windows 98-se 20 Gb com um 60MB RAM (nao foi possivel encontrar um arquivo de dispositivo que pode ser necessario para executar o windows ou um de seu aplicativos. A janela de registro ou o arquivo SYSTEM.INI referece a este arquivo mas o arquivo de dispositivo nao exite mais .Se voce excluiu este arquivo propositalmente, tente desinstalar o aplicativo associado usando sua desinstalaçao ou o programa de instalaçao.Se ainda quiser usar o aplicativo associado a este arquivo de dispositivo ,reinstale o aplicativo para substituir o arquivo que esta faltando C:\aquiv~1\symantec\symevnt.386
Resposta:
O problema parece resultar de uma desinstalação mal feita de algum software da Symantec. Pode ter sido o Norton Antivírus, o Norton SystemWorks, o Norton Utilities, entre vários outros. Procure a partir de Iniciar e Programas, um menu relativo a utilitários da Symantec (Norton-alguma coisa). Verifique se existe um comando de desinstalação e use-o. Se não resolver o problema, reinstale o software e verifique se o problema foi eliminado. A seguir use o comando de desinstalação. Se este processo for feito de forma correta, não aparecerá mais esta mensagem, que resulta de uma desinstalação incompleta ou feita de forma indevida. Em último caso, você pode tentar remover manualmente do arquivo SYSTEM.INI, a linha que faz referência ao referido arquivo. Você pode ainda encontrar esta linha através do comando Iniciar / Executar / MSCONFIG. Selecione a guia Iniciar e procure a referência a este arquivo. Desmarque-o para que não seja mais chamado.

53) Micro não reinicia
Estou tendo problemas com meu micro quando clico na opção de reiniciar. Ele não reinicia nem volta para tela do Windows e eu sou obrigada a desligá-lo e ligar novamente. Quando clico na opção de Desligar, às vezes, desliga sozinho. Outras vezes tenho que apertar o botão de liga/desliga. Gostaria de saber o que devo fazer para corrigir este problema.
Resposta:
Se o micro reiniciava corretamente e passou a apresentar este problema, o motivo pode ser algum software que você instalou recentemente. Normalmente isso ocorre quando o software fica em execução em segundo plano, como aqueles que têm ícones na barra de tarefas, ao lado do relógio. Para confirmar, use Control-Alt-Del e desative todos os programas em execução, depois use o comando de desligamento. Se conseguir reiniciar corretamente, significa que algum daqueles programas ativos estava interferindo na finalização do Windows. Você terá que testar qual deles é o responsável pelo problema, por eliminação. Lembro ainda que muitos problemas de desligamento são solucionados com a instalação dos drivers do chipset. Muitas vezes esses drivers contém bugs e precisam ser atualizados. Finalmente, no caso do Windows 98, lembro que é preciso usar o Windows Update para instalar o suplemento de desligamento, uma espécie de “remendo” que corrige este tipo de problema.

54) Arquivos Read Only
Antes de formatar meu disco rígido, gravei todas minhas MP3 em vários CD´s e após todo o processo de instalação fui tentar reinstalar as MP3 de novo. Ao copiá-las do CD para o HD, notei que todas elas apareciam com o atributo somente leitura e sem o tradicional ícone o Winamp antes do início da música. No seu lugar aparecia um ícone semelhante ao do Windows. Como fazer para mudar este atributo? Que programa usar para gravar MP3 do HD para CD, uma vez usando o Nero 5.0.3.8? Tive que gravar o CD como Data CD e deu no que deu.
Resposta:
Os arquivos que são gravados em CD-ROM passam a ficar com seus atributos read only (somente leitura) ligados, e continuam assim mesmo se forem posteriormente copiados para o disco rígido. Para desmarcar este atributo no disco rígido, selecione os arquivos, depois use Arquivo/Propriedades, selecione a guia Geral e desmarque o quadro somente leitura. Os arquivos MP3 aparecem com os ícones do Winamp, desde que este programa esteja instalado. O processo de gravação dos arquivos MP3 está correto, você deve criar um DATA CD usando qualquer programa de gravação, como o Nero.

55) Instalação do Linux
Gostaria de saber como instalar o Linux Conectiva 7 sem instalar o Windows. Preciso usar um disco de boot do Windows? Formato o HD e uso o FDisk do Windows? Meu PC é um Athlon 1,7 ghz com HD de 40 gb.
Resposta:
O disco rígido pode estar totalmente vazio e não particionado (como novo). Para isso use o FDISK e delete as partições do disco, usando o comando 3. Execute o boot com o CD-ROM de instalação do Linux, e logo no início do processo, ele perguntará a unidade de disco a ser usada. Escolha o “espaço não particionado”. O programa de instalação irá criar uma partição do tipo “não DOS” e fazer a instalação do Linux. Note entretanto que existem outras formas de fazer esta instalação. Você pode por exemplo criar uma partição com FAT32 ocupando uma parte do disco, permitindo o acesso por sistemas como DOS e Windows, e instalar o Linux no espaço restante.

56) Utilização de dois Windows
Meu PC é um Duron 1.0 ghz com 384 mb de Ram, placa de vídeo Voodoo 3000 de 16 mb, um HD Samsung de 8 gb e outro de 20gb, modem 56 k, placa-mãe Soyo, drive de CD Creative 52X, CDrw Creative 8 X 4 X 32 X NetCam 310 TCE, Windows 98 SE. Gostaria de saber se é possível manter o Windows 98 SE no HD de 8 gb e instalar o Windows XP no HD 20 gb. Tenho alguns programas e jogos mais antigos que apresentam problemas no Win XP e que gostaria de utilizar da seguinte forma: daria o boot pelo HD do Win 98SE. Se fosse usar outros softwares, jogos e internet, daria o boot pelo HD do Win XP. Caso isso seja possível, gostaria que me informasse o passo a passo e como devo proceder para a correta instalação do Win XP. Outra dúvida: no casso desse procedimento ser realizado, seria necessário instalar os drivers e os periféricos que uso nos dois Windows?
Resposta:
É perfeitamente possível e até comum instalar mais de uma versão do Windows. É possível por exemplo ter em um só computador, o Windows XP e um outro sistema da família “9x” (Windows 95, Windows 98 ou Windows ME). É necessário instalar os sistemas em partições diferentes para que não ocorram problemas de compatibilidade. Comece instalando o Windows 98 no seu disco de 8 GB. Instale os programas desejados e os drivers. Você ficará com um computador completo, com o Windows 98. Depois faça a instalação do Windows XP no segundo disco rígido. Neste disco você terá que instalar novamente todos os drivers e programas que vai usar. Note que ambos os sistemas devem ter drivers para os periféricos, a menos que um determinado periférico seja usado em um único sistema. Por exemplo, em meu computador principal tenho o Windows XP e o Windows 98SE. A placa de vídeo, a placa de som e todas as demais placas estão instaladas no Windows XP. O computador tem ainda um scanner e uma câmera digital antigos que não possuem drivers para o XP, portanto instalei apenas os drivers para Windows 98. A placa de som e a placa de vídeo têm drivers instalados para o Windows 98, mas não a placa de rede e o modem, já que só uso esses recursos no Windows XP. O computador terá um gerenciador de boot, com o qual você pode escolher o sistema a ser usado.

57) Visual do sistema operacional
Gostaria de saber como corrigir edições de registro, posição de icones assim como todas as possibilidades existentes para deixar o sistema operacional de acordo com minhas preferências.
Resposta:
Para alterar o registro do Windows, recomendo que leia meu artigo sobre o assunto, na área de artigos de www.laercio.com.br. Já os recursos visuais do Windows podem ser ajustados facilmente. Clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. No quadro apresentado você verá as guias Temas e Aparência, com as quais poderá personalizar totalmente a sua área de trabalho, o que inclui cores, tamanhos e posições de ícones, fontes e vários outros recursos visuais.

58) Arquivos não executam mais
Reinstalei meu micro há um mês atrás pelo DOS. Após ter instalei o sistema operacional Windows, rede, placas, enfim, todos os meus arquivos (MP3, DOC,XLS, DPH) deixaram de executar. Nem chego a visualizá-los. O que fiz de errado?
Resposta:
Esses arquivos não são abertos automaticamente pelo Windows. É preciso que estejam instalados os aplicativos correspondentes. Dependendo da versão do Windows, alguns arquivos poderão ser abertos, outros não. Recomendo então que você instale os aplicativos antes utilizados para o acesso a esses arquivos. Se ainda assim você não conseguir abrir esses arquivos, é possível que estejam corrompidos por um vírus, nesse caso será apresentada alguma mensagem de erro. Alguns vírus podem causar este tipo de estrago, mas não creio que seja este o seu problema. Na falta de um aplicativo instalado que seja capaz de abrir um determinado tipo de arquivo, o Windows apresenta um quadro com uma lista de aplicativos para que indiquemos qual deve ser usado na abertura. A identificação do aplicativo é baseada na sua extensão. Por exemplo, no Windows ME e superiores, arquivos MP3 são abertos automaticamente pelo Windows Media Player. Se instalarmos o Winamp ou o MusicMatch Jukebox, os arquivos MP3 passarão a ser abertos por esses programas, inclusive seus ícones serão diferentes.