Home » Artigos arquivados » 2002 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

2002 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

1) Problemas com a placa Voodoo3 3000
Gostaria que me ajudasse em meu problema: Tenho um placa de vídeo Riva TNT de 8MB, achei que já era hora de trocar por uma melhor e comprei uma Voodoo3 3000 para instalá-la no lugar. Mas ocorre que quando inicio o Windows a tela congela, o mouse para e o NumLock não responde. Isso ocorre também no Modo de Segurança, e por causa disso não consigo instalar os drivers, a placa antiga funciona perfeitamente. Meu computador é um Pentium III 600 com 256Mb de ram (DIMM Pc 133), placa mão Soyo SY-6VCA, modem USRobotics 56K, Placa de som Creative SoundBlaster AWE32. Por favor me ajude, já não sei o que fazer. Ps: Todas as duas placas são AGP.
Resposta:
Há mais de um ano não faço mais recomendações nesta coluna sobre a compra de placas Voodoo 3 3000. O seu fabricante praticamente faliu, e o que sobrou foi comprado pela Nvidia. Ainda é possível encontrar algum suporte e drivers atualizados em www.3dfx.com, mas a tendência é que seja cada vez mais deficitário. As placas Voodoo que ainda estão no comércio são “ponta de estoque”. Trocar uma placa defeituosa torna-se uma tarefa difícil e até impossível. Quem tem uma dessas placas para vender, possivelmente tem a última, não sendo possível realizar trocas posteriores. E pior ainda, é possível que uma placa devolvida, pela impossibilidade de ser trocada, seja colocada novamente à venda. Uma placa pode não funcionar por incompatibilidade, e não por defeito. Um vendedor pode tirar a dúvida vendendo novamente a placa. Se funcionar com o segundo cliente, tudo bem. Eu recomendo que esta placa seja testada em outros computadores. Se o problema for o mesmo, provavelmente trata-se de um defeito na própria placa. Tente então fazer a troca, mas de preferência por uma outra placa mais recente, de um fabricante que ainda exista, como um modelo equipado com chips TNT2 (os mais baratos entre as de alto desempenho) ou Gforce2. Muitos preferem placas Voodoo porque certos jogos só aceitam este tipo de placa, mas esses jogos que exigem placas específicas são cada vez mais raros. Finalmente, não custa nada fazer uma tentativa de ajustar o AGP Aperture Size no CMOS Setup. O ideal é usar a metade da RAM instalada no PC, mas experimente outros valores, existem casos de problemas resolvidos com este ajuste. Não esqueça também de instalar o AGP Miniport Driver para a sua placa de CPU. Este driver é obtido no site do fabricante da placa de CPU.
2002_2
Placa Voodoo 3 3000

2) Testando a placa 3D
Tenho um Pentium3 900 mhz( off board) 128 de Ram Hd de 20 Gb e placa de vídeo de 8 mb. Eu queria saber como eu posso fazer para saber se minha placa de vídeo é realmente 3D e também gostaria de saber qual é a melhor opção em termo de placas 3D de 16mb,32mb ou superior e também a média de preço.
Resposta:
Se você abrir com cuidado o gabinete do computador poderá constatar facilmente se existe mesmo uma placa de vídeo, ou se o seu PC tem uma placa de CPU com vídeo onboard. Para testar se a placa ou o vídeo onboard é 3D (normalmente é), use o programa DXDIAG. Para isso comande Iniciar / Executar / DXDIAG. Selecione a guia Exibir e clique em Testar Direct3D. Aparecerá um cubo girando, feito com a geração de imagem 3D por hardware. Note entretanto que existem inúmeras placas de vídeo 3D com desempenho baixo, como a SiS 6326. As placas equipadas com o chip TNT2 M64 são comuns e com preços acessíveis, entre 150 e 200 reais. Na faixa de 300 reais você pode comprar uma placa com o chip GeForce2 MX-200 ou MX-400, com 64 MB de memória e desempenho ainda mais elevado.

3) Placa de vídeo x chip gráfico
Comprei recentemente um computador com a seguinte configuração: processador Atlhon XP 1.7, placa mãe Soyo K7V Dragon Plus, 256 MB DDR de RAM, HD Maxtor Quantum 40 GB e 7200 rpm, com gravadora e CD – ROM LG. Quanto ao Desempenho não tenho do que reclamar, mas tenho algumas dúvidas (gostaria de obter resposta, pelo menos, para a primeira pergunta): – Fui informado que a placa de vídeo contida em meu computador, uma Sparkle com chip NIVIDIA GeForce MX 400 de 64 MB, é uma placa de segunda linha. Até quando os vendedores insistirão em dizer que os computadores contêm placas de vídeo NIVIDIA e/ou GeForce sendo que estas são apenas a marca e o modelo do chip contido na placa? No meu caso em particular, foi-me dito que uma placa de vídeo ASUS com chip GeForce MX 200 de 32 MB é muito superior à minha devido à qualidade da placa. Isso é verdade? Até onde a qualidade da placa influencia? Na parte frontal do computador, logo abaixo do CD-ROM e da gravadora, a placa mãe Dragon tem duas saídas USB e uma abertura semelhante a um leitor de cartões de crédito. O que é isso?
Resposta:
A qualidade dos chips gráficos Nvidia é constante para qualquer modelo de placa de vídeo. Já os fabricantes das placas são vários, e nem sempre têm a mesma qualidade. Por exemplo, Hercules e Asus são fabriacantes de primeira linha, podemos encontrar suas placas no Brasil com relativa facilidade. Existem entretanto algumas dezenas de fabricantes menores que usam os mesmos chips, e nem sempre a qualidade é boa. Por exemplo, eu comprei uma placa da Digitron, empresa da Zona Franca de Manaus, com chip Nvidia TNT2 Pro, que apresentou defeitos depois de dois meses de uso. Apesar da garantia de 6 meses, demorou quase um ano para a loja fazer a troca – que não foi por um modelo igual da Digitron. Tenho várias placas da Jaton com chips Nvidia, e nunca tive problemas, mas tenho notícias de usuários que tiveram problemas com a mesma marca. Placas da Asus e Hercules são bem mais caras que as de marcas genéricas. Não existe necessariamente diferença de desempenho ao tomarmos placas com chips iguais e de fabricantes diferentes. Quanto à pergunta sobre suposta “leitora de cartões”, vou ficar devendo. Acabo de mudar para um novo laboratório e estou sem Internet esta semana, porém você pode obter esta informação no manual da placa de CPU. Este conector também pode ter sido fornecido com o gabinete, e não com a placa mãe, verifique com o seu fornecedor.

4) Configuração de placa de vídeo
Tenho um pentium III 900 mhz, e gostaria de saber como fazer para configurar minha placa de video para rodar perfeitamente os jogos 3D por favor respondam o meu e-mail.
Resposta:
A primeira questão é o modelo da placa de vídeo. Com vídeo onboard, nunca será possível rodar perfeitamente os jogos 3D. Muitos deles funcionarão, outros apresentarão problemas de baixo desempenho, outros travarão, outros nem mesmo chegarão a entrar. Usando placas de vídeo 3D de verdade, avulsas, preferencialmente AGP, mas também sendo aceitáveis os modelos PCI (o desempenho é um pouco menor), e também desde que seus chips gráficos sejam de bom desempenho, será possível rodar a maioria dos jogos 3D. Existem chips gráficos 3D de baixo desempenho, como o SiS6326, que infelizmente é vendido no Brasil a baixo custo, e muitos usuários compram pensando que isto resolverá os problemas de lentidão em 3D. O chip SiS6326 é tão ruim ou mesmo pior que a maioria dos vídeos onboard. O máximo que se pode fazer nesses casos é instalar os drivers mais recentes, obtidos no site do fabricante da placa de vídeo (ou do seu chip gráfico), ou no caso dos vídeos onboard, no site do fabricante da placa de CPU (ou do chipset). Você não citou as marcas e modelos, portanto não posso dar orientações mais específicas. Já com o uso de placas 3D de bom desempenho, a situação é bem melhor. Também é necessário instalar os drivers mais recentes, obtidos no site do fabriacante da placa de vídeo ou do chip gráfico (ex: www.nvidia.com, www.atitech.com, www.3dfx.com). O DirectX mais recente também deve ser instalado, e é encontrado em www.microsoft.com/directx/.

2002_3
Placa 3D

5) Assistir TV no PC
Tenho um Pentium 100, com 64M de Ram, 2G de HD, Windows 98, monitor Sansung SyncMaster 15GLe. Quais os possíveis upgrades? Com essa configuração é possível instalar uma placa de TV/FM? Caso afirmativo qual placa vc me recomendaria? Ficarei muito grato ao esclarecer estas dúvidas?
Resposta:
A configuração deste computador é bem modesta. O upgrade menos problemático é a instalação de mais memória, o que pode ser difícil, pois as memórias para PCs antigos já são raras no mercado. Entretanto um bom técnico poderá identificar as memórias que seu computador exige e providenciar a compra de módulos novos e compatíveis. A Kingston e a Itautec ainda fornecem módulos para PCs antigos (são em geral módulos SIMM/72, do tipo EDO). O processador é relativamente lento, mas sua placa de CPU provavelmente suporta um Pentium-200, desde que sejam configurados corretamente seus jumpers – mas para isso será preciso ter o manual. Normalmente os jumpers que definem o clock externo são chamados de BF0, BF1 e BF2. Se no manual da placa for citado que a mesma suporta processadores MMX, você poderá instalar um Pentium 233 MMX.
Mesmo com um Pentium-100 é possível instalar uma placa para exibição de TV, como a Pinnacle PCTV. Existe um modelo que apenas exibe TV, outro (PCTV Pro) que ainda sintoniza rádio FM. A Pinnacle PCTV também pode gravar o vídeo, mas para isso precisaria de um processador bem mais veloz, e ainda ter muitos GB livres de espaço em disco.
2002_4
Placa Pinnacle PCTV

6) Resolução de vídeo
Tenho um pentium3 850mhz com 128 mb de ram, com placa fax modem 56k intel, placa de video 32mb tnt aceleradora rive, mas não consigo ter a resolução que quero ou que preciso para abrir videos ou jogos, como devo prosseguir, sabendo-se que todos os itens estão instalados. outra pergunta e se para abrir um jogo ou mp3 eu preciso jogar no winzip. E quando é que eu preciso jogar no winzip.
Resposta:
A primeira providência a ser tomada é declarar a marca e o modelo do monitor. Isto é feito com Painel de controle / Vídeo / Configurações / Avançadas / Monitor. Declarando o modelo do monitor, você poderá utilizar as resoluções por ele suportadas. Também será preciso instalar os drivers para a placa de vídeo. No seu caso, esses drivers estão em www.nvidia.com. O fabricante oferece os drivers da série DETONATOR, que servem para todos os modelos de chips gráficos que eles produzem. Tenho usado o DETONATOR há bastante tempo, com várias placas com chips Nvidia, e os resultados são muito bons. Finalmente, instale a versão mais nova do Directx (atualmente a 8.1), encontrada em www.microsoft.com/directx/. Para saber a versão do DirectX existente no seu computador, use Iniciar / Executar / Dxdiag.
O Winzip serve apenas para compactar arquivos, agilizando e facilitando o seu transporte. Use o Winzip para extrair os arquivos existentes “dentro” dos pacotes ZIP, e a partir daí pode usá-los normalmente, esquecendo os arquivos ZIP e o próprio Winzip. Ou seja, use o Winzip apenas quando você precisar extrair o conteúdo de um arquivo de extensão ZIP, ou então quando quiser transmitir arquivos seus, de tamanho muito grande, usando a compressão de dados. Note entretanto que certos tipos de arquivos não podem ser comprimidos, ou seja, não ficam menores quando são convertidos em ZIP. Exemplos típicos são os arquivos MP3, JPG e GIF.
2002_04
O DXDIAG

7) Problemas com placa de vídeo SiS
Sou um velho “conhecido”, desde os tempos da Micro Sistemas, quando comecei a mexer com informática, nos lendários CP-300, CP-500 e família. Mas os tempos são outros. Sou mais ligado à software que a hardware, por isso essa consulta. Comprei recentemente um Athlon 1.4, que veio com problema de cooler mal dimensionado. Só depois de queimar 2 pentes de memória o vendedor resolveu instalar outro, maior. Agora parece que está bem. Mas agora, muitas vezes, ao ligar o computador frio, ele dá 3 bips e não carrega. Olhei o manual e nele me diz que o problema é com placa de vídeo. Lembro de ter lido em uma de suas respostas (eu as leio todas as semanas) que as placas de marca SIS não são das melhores. E é uma dessas que tenho. Gostaria que você me indicasse uma boa marca, fácil de encontrar (moro em Brasília, paraiso dos falsificadores e marreteiros em geral). Meu uso é apenas para criação de home pages, avançadas, edição de imagens para web, textos, nada muito exigente. E nada de jogos. Ah, sim, a placa-mãe é Soyo K7VTA Pro. Gosto de ficar tranquilo com meu equipamento, por isso essa solicitação a você.
Resposta:
É verdade que o chip SiS 6326 é um dos mais fracos para gráficos em 3D, mas é satisfatório para processamento em 2D, como é o seu caso. Deveria satisfazer. O problema é que os chips simples e baratos são usados na maioria das vezes em placas de má qualidade. Podem ocorrer problemas diversos, como por exemplo, instabilidades na ocasião do boot. A placa não entra em operação corretamente e o BIOS detecta problemas que são sinalizados através de um beep. Se quiser comprar uma boa placa, não muito cara, sugiro os modelos da Aopen ou Jaton, equipadas com o chip TNT2 M64. Este chip é 3D, e mesmo que você não precise dele, é melhor esta opção que utilizar placas baratas como Trident, SiS e S3. Outra coisa: tome cuidado com o seu vendedor. Não vejo como a falta de um cooler adequado para o processador possa resultar na queima de memórias. É possível que as memórias estejam sendo queimadas por outra razão, como por exemplo, eletricidade estática.

8) Saída para TV
Eu tenho um pentium 3 com hd-20giga, gostaria de saber se há alguma placa de vídeo (qual?) com saída de vídeo, que se conectada a uma televisão poderá servir de monitor. Qual as desvantagens? Valor adicional?
Resposta:
Muitas placas de vídeo atuais possuem saída para TV (vídeo composto NTSC), mas o objetivo não é dispensar o monitor, e sim aproveitar a TV para apresentações e jogos, já que torna possível o uso de telas grandes com custo muito menor que o de monitores com telas grandes. Normalmente os chips gráficos com suporte a TV operam com um ou outro dispositivo, ou seja, se exibem imagem no monitor, a TV fica apagada, e vice-versa. A placa Voodoo 3 3000 tem uma saída para TV, porém esta placa não é mais fabricada, apesar de ser ainda encontrada em algumas lojas. Existem diversas placas com chips da família Nvidia Geforce 2, 3 e 4 que também possuem saída para TV, porém sempre em vídeo composto NTSC. Se a TV não for capaz de operar em NTSC com vídeo composto, será preciso adquirir um transcodificador externo (não é muito caro, é possível comprar por cerca de 20 reais nas lojas que vendem videogames). O preço não chega a ser mais elevado pelo fato de existir uma saída de vídeo, entretanto este recurso é encontrado praticamente apenas nas placas mais avançadas, com preços na faixa de 300 reais.

9) Faltam linhas na tela do DOS
Tenho um AMD K6-2, windowsME, 450mhz, 196 mb de ram,8mb de videon onboard. Quando vou mexer no meu pc pelo prompt DOS ou mesmo no modo DOS, nao aparece tudo no monitor fica faltando um pedaço no fim da tela pra aparecer,queria saber se vc sabe como q eu faço para arrumar esse negocio. e eu ja testei todos os windows q tem no mercado e esse problema deu com todos os windows.
Resposta:
Este é um velho problema resultante de um bug (erro de projeto) em placas para K6-2 produzidas com chips da SiS. É muito comum em placas produzidas pela PC Chips. Já eliminei problemas como este removendo as linhas com os comandos MODE no AUTOEXEC.BAT. Este é o método menos trabalhoso, apesar de serem desativados os caracteres acentuados da língua portuguesa. Se isso não funcionar você precisará fazer uma atualização de BIOS. É preciso identificar a marca e o modelo da sua placa de CPU e ir ao site do fabricante para obter o programa de gravação e a nova versão do BIOS. Provavelmente a sua placa é uma PC Chips (www.pcchips.com), porém este fabricante já desativou o suporte a várias placas descontinuadas. Você poderá encontrar manuais, drivers, utilitários e BIOS para as placas PC Chips no site da Amptron (www.amptron.com).

10) Desativando o vídeo onboard
Tenho um micro K6-2 400Mhz com 128Mb de RAM numa placa-mãe PC100 M598, e recentemente instalei uma placa de vídeo Cirrus Logic 546X PCI de 4Mb, verifiquei no SETUP que sistema de vídeo on-board que puxa até 8Mb da memória principal foi desabilitado. Só que mesmo após a instalação desta nova placa o Windows ainda reconheceu o dispositivo on-board SiS 530 e tive que desativá-lo no Gerenciador de Dispositivos, sendo assim gostaria de saber se existe outra forma de desativá-lo definitivamente para que ele não seja mais reconhecido e também se obtive algum ganho em desempenho com esta mudança.
Resposta:
Algumas placas de CPU permitem desativar o vídeo onboard, outras não. Quando não podemos fazer a desabilitação, devemos tomar algumas providências: a) Ainda com o vídeo onboard instalado, reduzir a configuração de vídeo para a menor resolução, menor número de cores e menor taxa de atualização possível (ex: 640x480x2 cores, 60 Hz); b) Reduzir através do CMOS Setup, o tamanho da memória de vídeo onboard, deixando assim mais memória livre para os programas; c) Alterar a ordem de prioridade dos vídeos, deixando 1=offboard (normalmente PCI) e 2=onboard (normalmente AGP); d) Desativar o vídeo onboard no Gerenciador de dispositivos, como você fez. Quanto ao ganho de desempenho, poderá existir ou não. Se puder ser totalmente desabilitado, não ocupará tempo da memória, o que reduzirá a queda de desempenho, ou seja, o computador ficará um pouco mais rápido.

11) Windows XP e OpenGL
Tenho um Computador com processador Athlon XP 1.8, 256 Mb de memória DDR, Placa mãe Asus com barramento de 333 MHz, Placa de Vídeo de 32 MB Riva TNT2 da nVidia e HD Maxtor ATA 100 de 40 Gb e estou utilizando o S.O. Windows XP Professional. Quando eu executo alguns programas que utilizam OpenGL, os objetos gerados como textura são executados normalmente, já quando gero objetos que deveriam ter cores, ele gera os objetos mas, em preto e branco. Instalei os drivers mais recentes para o Windows XP disponíveis no site do fabricante da placa de vídeo(www.nvidia.com) e não obtive sucesso. Tentei procurar ajuda na KB da Microsoft e a única informação que encontrei, dizia que era de Responsabilidade do fabricante do dispositivo. Testei em outras máquinas com Windows XP e placas de vídeo diferentes e em máquinas com Windows 2000 com a mesma placa e com placas diferentes e, sempre ocorre o mesmo problema. Na minha placa com Windows 98 funciona corretamente. Poderia me ajudar a resolver este problema?
Resposta:
Este problema pode estar relacionado com o AGP Miniport Driver, incluído entre os drivers do chipset. Pode ser encontrado no site do fabricante da placa mãe ou no site do fabricante do chipset. O fabricante da placa de vídeo não fornece esses drivers, já que é responsabilidade de quem fabrica o chipset. Você pode usar o programa DXDIAG (Iniciar / Executar / DXDIAG) para testar o funcionamento da placa 3D, é mais fácil que utilizar um jogo, que pode ter problemas por outros motivos, não necessariamente devido à placa de vídeo ou ao chipset e seus drivers. Como o problema ocorre com placas de vídeo diferentes, e não ocorre com o Windows 98, é muito provável que a causa do problema seja mesma a necessidade de um AGP Miniport Driver adequado ao sistema operacional que você usa.

12) Jogo 3D e K6-2/500
Tenho um micro K6 2 500 com placa mãe SIS 533 PCI, 64 Mb Ram e HD de 10 G. A poucos dias comprei um placa de video Riva TNT 2 Nvidia PCI, porém não obtive o resultado esperado com o drive que acompanhava a placa. Alguns amigos me indicaram outros drives mais atualizados, mas mesmos assim não tive nenhuma melhora. Gosto de jogar Counter Strike e por isso comprei a placa de video porém o jogo fica muito lento. Favor informar se eu aumentar a memória Ram vou ter algum resultado ou se tenho que tomar outra providência.
Resposta:
Não recomendo que sejam feitas atualizações em PCs baseados no K6-2 se o objetivo é usar jogos 3D de última geração. Este processador não chega aos pés do Pentium III/500, pois sua cache L2 trabalha de forma sobrecarregada, com apenas 100 MHz. Por isso seu desempenho é equiparado ao de um Pentium II/300. Outro problema é que nas placas de CPU com “tudo onboard”, o desempenho do processador é ainda mais prejudicado, pois muitas vezes o vídeo onboard não pode ser desabilitado e continua “roubando” parte do tempo de acesso à memória que deveria ser dedicado ao processador. No seu caso, o que pode ser feito para melhorar um pouco desempenho é instalar os drivers da série Detonator para esta placa, encontrados no site do fabricante (www.nvidia.com). Realmente, muitas vezes os drivers que acompanham as placas são desatualizados, é preciso obter o mais recente no site do fabricante. Também acho que 64 MB é pouco para jogos 3D modernos. A maioria requer 128 MB para funcionar, porém com alguma lentidão no carregamento das fases. Com 256 MB geralmente o problema fica solucionado. O K6-2/500 é suficientemente veloz para executar a maioria dos jogos 3D produzidos até 1998 ou 1999. Jogos mais recentes já exigem processadores mais rápidos, e nem mesmo instalando uma boa placa 3D e mais memória conseguimos resolver o problema, apenas atenuá-lo.
2002_05
Placa com chip Nvidia TNT2

13) Memória de vídeo
Gostaria de saber se quando a placa de vídeo é on board e o setup aceita que a placa seja alterada para 64 Mb, ele usa toda essa memória ou tem alguma limitação?
Resposta:
Nas placas de CPU com vídeo onboard existe um comando para o selecionamento da quantidade de memória a ser usada para o vídeo. O valor lá indicado é integralmente utilizado pelos circuitos de vídeo, ou é pelo menos reservado, ficando indisponível para os programas. Tanto é assim que se consultarmos a quantidade de memória do sistema (clique em Meu computador com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades, selecione a guia Geral), encontraremos o valor que sobra depois de descontada a memória de vídeo. Em um PC com 256 MB, se usarmos 64 MB para memória de vídeo, serão indicados os 192 MB restantes. Note que uma memória de vídeo de 64 MB dificilmente será toda utilizada, a menos que você use uma resolução alta (1024×768 ou superior). A maioria dos jogos funcionam bem com 32 MB, e alguns até mesmo com 16 MB. Se você estiver com problemas de falta de memória, experimente reduzir a quantidade de memória de vídeo no CMOS Setup, e utilize resoluções mais baixas nos jogos, como 800×600 e 640×480. Lembro ainda que os sistemas de vídeo onboard são em geral de desempenho modesto, e raramente conseguem apresentar bons resultados em resoluções altas.
2002_06
Checando a quantidade de memória do sistema

14) Vídeo onboard
Gostaria de saber se quando a placa de víde é on board e o setup aceita que a placa seja alterada para 64 Mb, ele usa toda essa memória ou tem alguma limitação?
Resposta:
Normalmente a quantidade de memória de vídeo declarada no CMOS Setup é a que será usada pela placa. Em um PC com 256 MB de memória, se configuramos a memória de vídeo como 64 MB, sobrarão apenas 192 MB para o sistema. Os 64 MB estarão reservados, mesmo que não sejam totalmente utilizados. Nos modos 2D, a placa usa 1 MB, 2 MB ou 4 MB, dependendo da resolução e do número de cores, mas não devolve ao sistema a memória que não está utilizando. Apenas nos modos 3D a memória de vídeo será usada de forma mais intensa, podendo até mesmo ser totalmente ocupada. Note que normalmente o vídeo onboard não é suficientemente veloz para operar satisfatoriamente em alta resolução. Como somente em altas resoluções uma memória de vídeo chega a valores elevados como 64 MB, é possível que você reduza o tamanho desta memória sem ter quedas no desempenho. Experimente valores como 16 MB ou 32 MB, suficientes para operar confortavelmente na maioria dos jogos com resoluções de 640×480 ou 800×600 com 16 bits por pixel. Resoluções mais altas poderão fazer um uso integral de uma memória de vídeo de 64 MB, mas como o vídeo ficará muito lento, seu uso poderá ser impraticável.

15) Jogo com 1600×1200
Possuo um AMD K6-2 333mhz, 64mb e som onboard. Minha placa Trident de 8mb queimou e eu comprei uma EgoForce nVidia Riva TNT2 32mb. Estava testando o poder da placa com uma demonstração do jogo Test Drive 5. Coloquei a resolução do jogo em 1600 por 1200 (meu monitor de 15″ não suporta isso, mas exibiu com um pouco de deficiência) e reparei que a imagem era um pouco atrasada em relação aos comandos (quadro a quadro rápido). A lentidão nesta resolução é por causa da placa ou do processador?
Resposta:
Quanto maior é a resolução, mais trabalho têm a placa de vídeo e o processador. Como a renderização das imagens é feita pela placa de vídeo, não existe muita diferença para o processador, entre trabalhar a 800×600 ou 1600×1200. O problema está mesmo na placa de vídeo. Tenho conseguido operar com placas semelhantes em até 1024×768 com processadores K6-2, mas com gráficos de 16 bits. Com 32 bits já é possível notar uma certa lentidão. Visualmente você não notará muita diferença entre 800×600 e 1600×1200, usando um monitor de 15”. Recomendo que você limite a utilização a esta resolução moderada.

16) Monitor de 17”
Pretendo adquirir um monitor de 17″ e gostaria de solicitar sua indicação no enfoque de qualidade e também custo/benefício.
Resposta:
Uma indicação 100% justa de um determinado produto precisaria que fossem avaliados diversos modelos de vários fabricantes. Vou fazer uma indicação pessoal, e não com este enfoque de avaliação mais ampla. Uso desde 1994 um monitor de 17” da Samsung, o SyncMaster 5C. Este monitor apresentou defeito duas vezes em 7 anos, e em ambos os casos foi reparado com facilidade pela assistência técnica. Em meados de 2001 comprei um SyncMaster 753DF, e estou muitíssimo satisfeito. A tela é totalmente plana e a imagem é extremamente nítida. Trabalho com a resolução de 1152×864, sem cintilação, e quando preciso usar resoluções mais altas, o monitor chega a 1280×1024, porém com cintilação. Essas características estão adequadas a um monitor de 17”. Gostei tanto do monitor que estou querendo comprar mais um (casa/trabalho).

17) Placa de vídeo SiS com problemas
Fiz um upgrade em minha máquina, que ficou AMD Athlon 1000mhz, placa-mãe nada onboard Asus A7A266, placa de som Creative SoundBlaster Live Value e 256mb de memória. Pus ainda dois coolers grandes. Mantive apenas a placa de vídeo (SiS6326 com 8mb), o modem Motorola SM56 Speakerphone e o disco rígido de 20gb. Tudo funcionava legal na minha máquina antiga, um K6-2 366mhz com placa-mãe com nada onboard. Formatei o micro para começar tudo do zero. Instalei o Windows 98 SE e deu tudo certo. Só na hora de instalar o drive da placa de vídeo houve problema. O vídeo custa a entrar, quando não trava, mostrando um monte de quadradinho colorido na parte superior do vídeo. Outras vezes desliga o computador. Na minha máquina anterior nada disso acontecia. Os drivers estão todos atualizados. Será algum bug da placa em relação ao Windows 98 ou mesmo do processador da Athlon? A contra gosto, instalei o Windows Me. Funcionou tudo beleza, sem problema. Mas fiquei frustrado pois não gosto dele. O que devo fazer para ter o Windows 98 SE instalado sem problemas?
Resposta:
Você precisa instalar os drivers da placa de CPU, encontrados no CD-ROM que a acompanha. Quando esses drivers não estão instalados, diversas anomalias podem ocorrer com o vídeo, as interfaces IDE, o gerenciamento de energia e até mesmo o funcionamento do sistema Plug and Play. Esses drivers podem ser encontrados no site da Asus. Provavelmente o Windows 98 tinha os drivers corretos para o chipset da sua placa com o K6-2, que é mais antiga, mas certamente não tem os drivers mais novos, necessários para a nova placa. Já o Windows ME, sendo mais novo, tem os drivers apropriados. Sempre que observamos anomalias no funcionamento de partes do computador, temos que instalar drivers novos, mas note que a placa de CPU também está sempre envolvida, e ela pode ser a responsável pelo problema. Como o Windows não “reclama” quando os drivers da placa de CPU estão desatualizados, muitos esquecem de fazer a sua instalação, que realmente resolve muitos problemas.

18) Drivers de multimídia
Onde encontrar os arquivos VJOY.VXD, S3MM.DRV, S3MM.VXD, VDD.VXD e VFLATD.VXD na internet?
Resposta:
Esses arquivos são drivers, parace que um deles é relacionado à interface de joystick, e também parece que são de algum produto da antiga S3 (atual sonicblue). O site deles é www.s3graphics.com. Existe ainda o www.diamondmm.com (a S3 comprou a Diamond antes de sucateá-la). São suposições, já que não é possível identificar um fabricante ou produto apenas pelos nomes dos arquivos que utilizam. Você deve estar com alguma placa de som inoperante pela falta de drivers, a julgar pela descrição do problema. Sugiro que tente descobrir a marca e o modelo desta placa para que possa procurar pelos drivers corretos.

19) Placas de vídeo e jogos
Tenho um AMD k6 450 mhz, placa-mãe Sis530, placa de vídeo de 2 mb onboard e não tenho slot AGP _ somente PCI. Minhas dúvidas são as seguintes: há diferença entre placa de vídeo de 32 mb e placa aceleradora 3D de vídeo de 32 mb? Vale a pena eu comprar uma placa de vídeo PCI (que ouvi dizer que não se fabrica mais) para programas gráficos? Se a resposta for afirmativa, posso jogar qualquer game ou apenas os antigos? Cite alguns deles.
Resposta:
Todas as placas de vídeo modernas são aceleradoras 3D. No seu caso pode ser instalada uma placa de vídeo PCI. Podemos encontrar modelos com os chips Nvidia TNT2 e Nvidia Geforce2 com relativa facilidade, com barramento PCI e 32 ou 64 MB de memória. O desempenho gráfico melhora bastante, e você poderá usar a maioria dos jogos modernos, com pouquíssimas restrições. O desempenho 3D aumentará bastante, apesar de ser discretamente inferior ao obtido com uma placa AGP. Entretanto no seu caso, usar PCI ao invés de AGP não é o principal fator a limitar o desempenho. O ponto fraco é o processador K6-2/450, já ultrapassado, que encontrará dificuldade em exibir as imagens complexas dos jogos mais modernos. Será preciso fazer simplificações nas imagens, mesmo com uma boa placa 3D. Levando em conta o custo da nova placa (uma TNT2 PCI com 32 MB custa cerca de 150 reais) e os resultados obtidos, considero este um upgrade compensador.

20) Do PC para a tela da TV
Tenho um Athlon de 1 ghz, 384 de memória Ram, placa de vídeo GeForce MX 200 32 mb com saída para TV. Gostaria de pegar a Sony de 29 polegadas e não sei como proceder. Tentei ligar, mas a tela fica com duas faixas pretas nas laterais. Se eu ligar o segundo monitor nas configurações, só aparece o papel de parede com a tela completa e mais nada. O que faço para a tela ficar completa na Sony 29 igual fica no monitor?
Resposta:
Para que funcione corretamente ao ser ligada a uma TV, é preciso ajustar a resolução da tela para 640×480, que é mais próxima da utilizada pelas TVs. Ao tentar operar com resoluções mais elevadas, a imagem pode ficar aberta demais, e você não conseguirá ver toda a área de trabalho do Windows. Faça também a regulagem da taxa de atualização da placa de vídeo. Para isso ative o monitor, depois use a guia Configurações no quadro de propriedades de vídeo. Clique em Avançadas, selecione a guia Adaptador e escolha uma taxa de atualização mais baixa, como 60 Hz. Taxas mais elevadas resultam em perda de sincronismo quando o monitor não as suporta, o que pode ocorrer com a TV. Instale o driver que acompanha a sua placa de vídeo, e você encontrará no quadro de propriedades de vídeo, novas guias para configurar o dispositivo de saída, o que inclui o ajuste da largura e altura da imagem do monitor. O idel é usar os drivers mais novos, encontrados no site www.nvidia.com.

21) Placa Voodoo
Tenho uma Vodoo 3dfx 3300. Instalei o jogo do Homem Aranha e só tenho uma mensagem: problemas com o meu cartão 3D. A sugestão encontrada seria fazer um download mais atualizado no site, mas é tanta coisa que eu e um outro colega estamos há dias procurando. Você conhece onde posso fazer isso direto? O site dá tanta opção que fica impossível fazer uma atualização do drive. Comprei a placa em 1999. Desinstá-lo e reinstá-lo a partir do CD-Rom que veio.
Resposta:
Esta placa deve ser a Voodoo 3 3000. Infelizmente o seu fabricante, a 3DFx, encerrou suas atividades, mas ainda podemos encontrar drivers disponíveis, apesar de não estarem atualizados. Entre no site www.3dfx.com e clique em “Download 3DFx Drivers”. Será aberto um outro site onde você deverá clicar no botão Drivers. Clique a seguir em “3DFx Drivers – Original” e procure pelo item “Voodoo3 2/3000 1.07.00 Win9x/ME”. Este é o driver que utilizo com minha placa Voodoo 3 3000 sob o Windows ME. Se você usa o Windows XP, use o driver nativo que acompanha o sistema. Não use os drivers que são fornecidos no CD-ROM, pois estão muito desatualizados.

22) Resolução da Voodoo 3
Tenho um K6 2 300 32 EDO. Comprei uma placa VooDoo 3 2000 PCI de 16 megas placa onboard sis 5597/5598. Minha resolução está chegando só até 800×600 e meu monitor é syncmaster 3. Queria saber o que está acontecendo de errado. Já desabilitei a onboard e não deu. Quando vou jogar fifa 2000, a resolução é 800×600. Na hora de entrar no jogo, até é rápido, mas depois o jogo trava e a tela fica preta pelo menos uns 20 segundos. O que é isso? O que posso fazer?
Resposta:
O monitor SyncMaster 3 opera com 1024×768 apenas no modo de varredura entrelaçada. As placas Voodoo 3 não são capazes de operar com verredura entralaçada, recurso que era utilizado até o início dos anos 90 para permitir que monitores simples pudessem operar com resoluções mais altas. Você poderá utilizar a resolução de 1024×768 se instalar um monitor mais avançado. Consulte o manual do monitor para verificar se pode operar com 1024×768 e varredura não entrelaçada de pelo menos 60 Hz. O Samsung 450 é um exemplo de modelo atual que suporta este modo. Note entretanto que o K6-2/300 terá dificuldades para operar com bom desempenho nesta resolução, mesmo utilizando uma placa veloz como a Voodoo 3.

23) Resolução errada
Tenho um PC Pentium 3 733 mhz, 128 mb de Ram, monitor Samsung S/M 550v, um CD-Rom, gravador de CD Creative e placa-mãe Intel D815A com placa de vídeo e som onboard. No entanto, utilizo uma placa de vídeo offboard, que é a 3D FX Vodoo 3G. Um problema que constantemente aparece: quando ligo o computador a área de trabalho e todas as minhas configurações de vídeo se alteram, os ícones da minha área de trabalho se tornam maiores. Antes, achava que era um problema das propriedades do sistema e configurava a minha visualização para Windows no padrão grande. No entanto, parece que é o vídeo que fica configurado como 640 X 480 pixels.
Resposta:
Já havia observado este problema em alguns drivers da Nvidia. O problema foi solucionado nas versões mais recentes. Minha placa Voodoo 3 não apresentou problemas desse tipo, sendo testada em diversos monitores Samsung. Não tenho um Voodoo 3G para fazer o teste, mas creio que é muito provável que o problema possa ser solucionado com a instalação de drivers mais recentes. Infelizmente a 3DFx acabou, e os drivers disponíveis em www.3dfx.com não são tão novos. Mesmo assim vale a pena tentar. Uma outra solução que você pode tentar é alterar o modelo do monitor. Faça uma atualização de driver e indique manualmente um driver para outro modelo da Samsung, que também seja de 15” (as resoluções e taxas de atualização terão maiores chances de serem compatíveis).

24) Monitor ou TV para PC
Estou montando um PC e fiquei indeciso entre comprar um monitor ou uma TV. Gostaria de saber se a imagem na televisão é a mesma do monitor de PC e principalmente se os gráficos dos jogos não ficam piores. A placa de vídeo que escolhi é a Ge-Force Nvidea.
Resposta:
Você deve comprar um monitor. Mesmo quando uma placa de vídeo tem saída para TV, o texto é praticamente ilegível. Quando usamos uma TV ligada ao PC, devemos ter um monitor conectado para permitir o uso normal do computador, e a TV é usada apenas nos jogos. O texto exibido pela placa de vídeo em programas normais fica ilegível ou de difícil leitura, mesmo nas TVs de tela grande. Portanto a prioridade é instalar um monitor, e quando sobrar dinheiro, ligar também uma TV. O uso do monitor é altamente satisfatório para jogos de um só participante. A TV é melhor quando queremos usar jogos de luta ou corrida com dois jogadores, desta forma os usuários não ficam amontoados desconfortavelmente na frente do monitor.

25) Placa de vídeo para Windows XP
Tenho uma placa de vídeo Diamond Viper II e gostaria de fazê-la funcionar direto no Windows XP, inclusive, para jogos 3D. Por que a tela fica preta sempre que entro em jogos de tela cheia? O driver mais atual que encontrei na página do fabricante e que instalei não é assinado pela Microsoft e foi desenhado para o Windows 2000 e não para o XP. Caso não haja solução, peço indicação de outra placa.
Resposta:
É possível que este problema seja resolvido com a instalação do AGP Miniport Driver, encontrado no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU, ou então no site do fabricante da placa de CPU, ou em último caso, no site do fabricante do chipset da placa de CPU. Problemas de “tela preta” em modo 3D ocorrem quando este driver não está instalado. Isso resolverá o seu problema. Seria também é recomendável instalar o driver mais recente para a sua placa de vídeo (www.s3.com), entretanto esta placa já saiu de linha e o seu “fabricante” não produz mais drivers novos. Você terá que usar o driver nativo que acompanha o Windows XP. Outra providência é instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. Se ainda assim você não obtiver resultados satisfatórios, recomendo que compre uma nova placa com chip da Nvidia, das famílias Geforce3 ou Geforce4, com 64 MB de memória de vídeo. Se o orçamento estiver apertado, pode usar uma placa com chip Geforce2, que também tem um desempenho muito bom.

26) Driver de monitor Waytec
Tenho um AMD k6-2 3D 500Mhz, 64 mb de Ram, placa de video Sis 530, monitor PnP Waytec e Windows 98SE. Não consigo achar o Driver deste monitor. Na tela propiedades de vídeo, configurações aparece a mensagem: monitor desconhecido em Sis 530. não consigo mudar a resolução 640 por 480 pixels para 600 por 800 e na caixa cores não aparece High 32bits, isso acontece por que o monitor não está instalado? Isto está acontecendo depois que instalei o Windows. Gostaria de saber se você conhece algum driver para solucionar esse problema.
Resposta:
Você pode encontrar o driver do seu monitor em www.waytec.com.br. Mesmo quando não temos um driver apropriado, podemos tentar usar um dos inúmeros drivers para monitores que acompanham o Windows. É preciso descobrir no manual, a máxima freqüência horizontal do monitor, e a seguir configurar um modelo que tenha freqüência similar. Por exemplo, a maioria dos monitores de 14 polegadas opera com 50 kHz e pode ser configurado como Samsung SyncMaster 3NE. Note que o número de bits por pixel (8, 16, 24, 32) depende da quantidade de memória de vídeo disponível. Se você não está conseguindo 32 bits nas resoluções mais altas, defina um espaço maior para a memória de vídeo, através do CMOS Setup (no caso do vídeo onboard). Finalmente observe que algumas placas de vídeo chegam no máximo a 24 bits por pixel. Se a sua placa não fornece 32 bits por pixel na resolução de 640×480 usando 2 MB de memória de vídeo, então provavelmente seu limite máximo é 24 bits por pixel.

27) Imagem em preto e branco
Tenho uma placa VOODOO 3 TV AGP, quando tento assistir TV ou video por ela fica tudo preto e branco, ja tentei e nao consigo fazer com que as cores aparecem, nas configurações só aparecem opções de NTSC, porém o antigo usuário dela insiste em dizer que existe uma forma de deixá-la com cores, mas não se lembra como. Será uqe vocês poderiam me auxiliar ?
Resposta:
Eu não sei uma forma de fazer esta placa ficar 100% colorida, se algum leitor souber, peço que me envie a dica, ou melhor ainda, que envie diretamente pelo seu e-mail. Se a placa sí tem opção NTSC, não funcionará com o sistema PAL-M, ou seja, a imagem ficará sempre em “preto e branco”. Muitas placas possuem a opção de vídeo PAL, mas que não funciona no Brasil. Diz respeito ao sistema PAL usado na Europa. No Brasil é usado o sistema PAL-M, que aliás é usado apenas no Brasil e no Laos (um país no sudeste asiático). Isso gera muita confusão entre os usuários de sistemas de vídeo, pois confundem o sistema PAL da Europa com o PAL-M usado no Brasil. Para operar com vídeo colorido nessas placas, é preciso fazer conversões para NTSC. Placas com saída para TV devem ser ligadas a um transcoder externo, convertendo os sinais para PAL-M, ou então usar TVs que tenham entradas em NTSC. Para assistir TV a coisa é mais complicada, já que não é possível transcodificar diretamente o sinal da antena. A solução é usar um gravador de videocassete para sintonizar as emissoras de TV, e usar na sua saída (OUT TO TV) um transcoder de PAL-M para NTSC, podendo então ser captado a cores pela placa de vídeo.

28) PC precisa de placa 3D AGP
Com uma placa PcChip 756, descobri que, apesar de ter um PIII 750 com 128 Ram e 20G, não posso rodar graficamente com 3D (jogos com resolução 3D que exigem aceleradoras e aplicativos gráficos). Como não é muito recomendável investir em uma placa de vídeo aceleradora PCI por causa da sua obsolecência, optei (forçosamente) por trocar a placa mãe. Qual das placas-mãe disponíveis vocês me aconselhariam? Considerando o custo (pois é um micro novo e recém desenbolsado) e a capacidade de upgrade futura.
Resposta:
Pena que você descobriu tão tarde que essas placas onboard não são boas para jogos 3D, mesmo que o processador seja veloz. Pena que milhares de outros usuários também vão descobrir isso depois que compram seus PCs. Por isso eu não me causarei de repetir a mesma coisa em todas as minhas colunas, certamente muitos usuários estarão sendo avisados a tempo. Se você comprar uma placa 3D PCI com 32 MB de memória, terá uma interessante relação custo/benefício. Quando a placa PCI tem bastante memória, pode operar na maior parte do tempo sem fazer acesso à memória da placa de CPU, portanto a sua baixa taxa de 133 MB/s em comparação por exemplo com os 533 MB/s do AGP 4x não serão tão preocupantes. Quanto maior é a quantidade de memória de vídeo, menos dependente do barramento a placa será. É claro que o ideal é partir diretamente para uma placa AGP, mas como o seu micro está novo e está funcionando bem, será uma boa economia e uma perda de desempenho muito pequena se você mantiver a atual placa de CPU e usar uma placa de vídeo PCI. Se mesmo assim você optar pela troca, da placa de CPU, sugiro um modelo da MSI, Asus, FIC, Soyo, A-Trend ou da própria Intel, desde que tenha slot AGP, já que esta é a razão da sua troca. A placa de vídeo, seja qual for o caso, deverá ser de bom desempenho. Modelos da Trident, Cirrus Logic e SiS são de desempenho sofrível. Sugiro uma equipada com o chip Nvidia TNT2 ou Geforce2MX, em ambos os casos, com 32 MB de RAM, ou se possível, com 64 MB. Modelos PCI da TNT2 são fáceis de encontrar, mas modelo com os chips da série Gforce, não sei se existem na versão PCI, até agora só vi modelos AGP.

29) Placa Trident 9750
Eu tenho uma placa de video Trident 9750, mas até hoje eu não consegui usá-la para captura/exibição de imagens. Eu consegui o cabo, mas não sei que software eu poderia utilizar para tais fins. Agradeço a ajuda.
Resposta:
O chip gráfico principal desta placa, por si só, não permite captura de vídeo. Entretanto essas placas podem ser produzidas com circuitos adicionais que oferecem este recurso. Se a sua placa tem um conector RCA e chips adicionais além do chip gráfico Trident e das memórias de vídeo, então ela tem as funções de captura. No CD-ROM que acompanha a placa você deverá encontrar os drivers para captura, e talvez um programa para edição de vídeo. Use os drivers existentes no site da Trindet (www.tridentmicro.com). Quando os drivers de captura estão instalados, os programas de edição de vídeo reconhecerão automaticamente a placa e poderão ativar a captura. Você pode usar o Adobe Premiere ou o Ulead Video Studio. Pode ainda utilizar o programa de edição que acompanhe a placa de um colega, pois esses programas automaticamente reconhecerão os drivers de captura instalados.

30) Placa Monster Fusion
Queria saber, tenho a placa diamond monster fusion 3d 16mb e estou com duvidas.Vi em uma pagina que o software do cd dela e muito ruim devido que os arquivos estao tudo meu embralhados e talz e eles, me falram para pegar um drive mais atualizado da 3dfx banshee queria saber isto melhora o desempneho dela? Eu to jogando Counter Strike no modo OPENGL (Mini opengl) e fica travando ae eu passei para Directd 3d e fica OTIMO muito bom mas depois de um tempo trava a maquina este software ajuda? Onde posso encontrar ele por favor me ajude.
Resposta:
Obtenha em www.3dfx.com, os softwares mais novos para o chip Voodoo Banshee. A placa tem desempenho comparável ao das placas Voodoo 2. Um problema sério é o seu alto aquecimento. O modelo da Diamond, por exemplo, possui um ventilador acoplado ao chip gráfico. Este ventilador é necessário para que a placa funcione bem, caso contrário ocorrerão travamentos. Deixe um espaço livre ao lado da placa de vídeo, ou seja, não instale outras placas no slot PCI vizinho do AGP. Assim você reduzirá o aquecimento do chip. Isso não garante que os travamentos vão cessar, já que travamentos podem ser causados por vários outros problemas que independem da placa de vídeo.

31) Upgrade de vídeo
Meu vídeo é AGP on-board, 8Mb (compartilhado) , e minha CPU é AMD K6 II 500 Mhz (3D NOW). Como não tenho slot AGP, só posso instalar placas de vídeo PCI. Caso optasse por placas de vídeo caras, com certeza estaria fazendo um upgrade, mas pensando no custo-benefício fico em dúvida se trocar um vídeo AGP( mesmo onboard) por um PCI valeria à pena. Como posso saber se determinada placa PCI vai realmente trazer melhora de desempenho?
Resposta:
Certamente a instalação de uma placa de vídeo irá melhorar não somente o desempenho gráfico, mas também o desempenho do processador, já que não estará mais ocorrendo o compartilhamento de memória. Quando existe este compartilhamento, a memória é dividida em duas áreas independentes, uma para o processador e outra para os circuitos de vídeo. Entretanto essas duas áreas têm uma coisa em comum: só existe um barramento para acesso a ambas. Portanto o processador tem que esperar sempre que o chip gráfico está acessando a memória de vídeo. E os acessos do chip gráfico a esta memória são muito freqüentes, mesmo quando a imagem da tela está parada. Não use placas de vídeo de baixo desempenho, como a SiS 6326, muito vendida por aí, nem placas Trident, nem a S3 Trio 3D. Use no mínimo uma placa com o chip TNT2 M64, com 32 MB de memória. O fato de possuir uma generosa memória de vídeo compensará em parte o fato da sua placa de CPU não ter slot AGP.

32) Identificação de placas AGP
Gostaria, por obséquio, de esclarecimentos na identificação (do Hardware) de placas de vídeo AGP de 1,5V e 3,3V. Quais são as placas-mães que suportam as duas ??
Resposta:
Tanto as placas de vídeo AGP quanto os slots possuem chanfros que identificam os modelos de 1,5 e de 3,3 volts. O chanfro de 3,3 volts fica localizado mais próximo da parte traseira do gabinete. O chanfro de 1,5 volts fica mais afastado. Placas AGP que têm apenas um chanfro exigem a tensão correspondente. Placas AGP que têm ambos aceitam ambas as tensões. Da mesma forma, placas de CPU com apenas um chanfro só aceitam a tensão correspondente. Existe ainda as placas de CPU com slot AGP universal, que não possuem chanfro algum, e sendo assim aceitam qualquer placa AGP.
2002_07
Os vários tipos de slot AGP

33) Windows ficou com 16 cores
Meu computador complicou as cores do monitor quando desinstalei o windows 98 e instalei o windows ME. Ficou só com 16 cores e as imagens ficam todas borradas. Como faço para acertar? Já fui em configurações do video e só tem 16 cores!!! Antecipadamente agradeço.
Resposta:
É preciso descobrir qual é a marca e o modelo da sua placa de vídeo. A seguir vá ao site do fabricante e faça o download dos drivers apropriados. Se não achar a informação, use o disquete ou CD-ROM que acompanha a sua placa de vídeo. Se for vídeo onboard, os drivers estão no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Também nesse caso você poderá ir ao site do fabricante da sua placa de CPU para obter esses drivers. Quando o Windows fica com só 16 cores, o problema é realmente a falta de drivers de vídeo. Como você não deu informações sobre a sua placa de CPU e sua placa de vídeo, não posso indicar quais são os endereços, mas isso não é muito difícil de descobrir.

34) Identificando a placa de vídeo
Tenho um K-6 II 500mhz, 64mb e Windows 98 SE. Quero saber se existe algum programa que informa qual é o driver da placa de vídeo, porque quando formatei o PC descobri que o CD e o manual da placa-mãe não tinham nada a ver com a placa-mãe. Por favor, me ajude.
Resposta:
A marca e o modelo da placa de vídeo aparecem na tela quando o computador é ligado. Isto é suficiente para você obter o driver correto, no site do fabricante da placa de vídeo. Quando a placa de CPU tem vídeo onboard, o driver de vídeo é obtido no site do fabricante da placa de CPU. Quase sempre quando é anunciado simplesmente “AGP 8 MB”, trata-se de vídeo onboard. Você pode checar a marca e o modelo da placa de vídeo de várias formas. Um método simples é usar o programa Hardware Info, obtido gratuitamente em www.hwinfo.com. Este programa apresenta, além de inúmeras outras informações, a marca e o modelo da placa de vídeo. Você também pode descobrir algo nas mensagens que são apresentadas quando o computador é ligado. Uma das primeiras mensagens apresentadas é normalmente a do BIOS da placa de vídeo.