Home » Artigos arquivados » 2002 – Placas de som, CDs, multimídia, DVDs (Perguntas e Respostas)

2002 – Placas de som, CDs, multimídia, DVDs (Perguntas e Respostas)

1) Dúvidas sobre gravador de CDs
Comprei uma gravadora da marca LG 16x 10x 40x e estou com muitas duvidas a respeito de gravações. Sera que poderiam me ajudar??? nao tenho manual em portugues e isto dificulta um pouco.
1) – O que significa cada numero acima?? 16x 10x 40x??
2) – Para gravar um CD normal (nao regravavel) eu posso comecar, gravar um pedaco, parar e posteriormente gravar na sequencia???? ou e necessario gravar tudo de uma vez so???
3) – O CD virgem e necessario formata-lo ou nao?? ou ja vem formatado?? como saber??
4) – E possivel transformar formato MIDI em WAV ou MP3???
5) – Uso o programa EASY CD CREATOR 4 da ADAPTEC para gravacao, alias, o software que acompanhou a gravadora.
6) – Como saber ou controlar o volume ou altura do que estou gravando???
7) – Gostaria que voces me explicassem qual diferenca de CD’s, ou seja, midia branca, verde, azul, amarela e qual a melhor para cada seguimento??
8) – Para gravar em um CD regravavel ja usado, tenho que apagar o que esta gravado ou grava-se por cima???
Por favor, aguardo orientações de voces.
Resposta:
1) O primeiro número é a velocidade máxima de gravação de CD-R, o segundo é a máxima para gravação de CD-RW, e o terceiro é a velocidade de leitura. 2) Isto é possível quando a gravação é feita no modo Multisessão, através do comando apropriado no seu programa de gravação. 3) Para gravar com programas como o Adaptec CD Creator não se faz formatação, apenas usamos o comando ERASE quando vamos gravar um CD-RW que já sofreu gravações. Para gravar no modo Packet Write (UDF) é preciso formatar ambos os tipos de disco. 4) Você pode usar dois programas ao mesmo tempo, um ficaria reproduzindo o som MIDI (o Windows Media Player, por exemplo) e o outro ficaria gravando (use o gravador de som, por exemplo). A maioria das placas de som são full duplex e podem fazer ambas as coisas ao mesmo tempo, mas algumas placas mais simples (modelos antigos e a maioria dos modelos onboard) não suporta ambas as operações simultaneamente. 6) Ao digitalizar sons, você pode ajustar manualmente o volume através do Mixer (controle de volume) do Windows. Para gravar faixas de um CD de áudio existe um problema, que é a despadronização dos níveis de volume, o que faz com que algumas músicas fiquem muito altas e outras muito baixas. Podemos ajustar o volume dos arquivos WAV e atualizá-los antes de gravar no CD. O ajuste pode ser feito com o programa Gravador de som ou com programas para edição de áudio, como o Wave Studio, da Creative Labs. 7) A melhor mídia é a dourada. Existem atualmente mídias de várias cores, porém essas cores são apenas enfeites. Algumas mídias de cores exóticas, como roxo e preto, apresentam problemas de leitura em certos leitores. 8) Use o comando Erase Disk antes de reutilizar uma mídia de CD-RW.

2) Compra de gravador de CDs
Estou em dúvida: qual gravadora comprar? A que grava so cd ou cd/dvd? Qual a melhor? O mesmo cd usado para gravar dados é o mesmo para se gravar dvd? O dvd gravado nesta gravadora servirá em um aparelho convencional?
Resposta:
Os gravadores de CDs (CD-R e CD-RW) têm hoje um baixo custo, a maioria deles entre 300 e 400 reais. Os modelos da LG têm feito bastante sucesso. Já a gravação de DVDs ainda é uma operação cara. Os seus gravadores custam hoje entre 1000 e 2000 dólares, portanto só dentro de alguns anos esse dispositivo será comum. Existem alguns gravadores que podem acessar DVDs, mas apenas para leitura. Recomendo também os gravadores da Creative Labs e da HP.

3) Não consigo gravar CDs em 8x
Tenho um equipamento pentium II de 266 mhz com 96 mb de ram. uma gravadora de cd que grava ate 8x. nao consigo gravar cd’s com 8x, pois a gravacao eh interrompida depois de um tempo inicializada e perco o cd. isso ja aconteceu varias vezes. consigo gravar a 4x, mas gostaria de usar a velocidade maior q a gravadora me dispoe. queria ter um resposta e oq fasso pra conseguir gravar a 8x. agradeco
Resposta:
Todos os computadores têm um limite máximo de velocidade para gravações. Não adianta o gravador ser rápido mas o computador não ser capaz de manter uma elevada taxa de transferência para aproveitar a velocidade máxima do gravador. Quando o disco rígido não é bem veloz, ou quando está muito fragmentado, ou quando existem programas em execução durante gravações, a velocidade máxima não pode ser atingida. Seu sistema portanto, com a configuração atual, pode gravar em até 4x, mas não em 8x. A situação poderá melhorar se você configurar sua unidade de disco para operar com DMA, através do Gerenciador de Dispositivos.

4) Onde comprar a placa Sound Blaster Audigy MP3
Solicito do Sr. Laercio Vasconcelos informações sobre onde encontrar a placa de som Sound Blaster Audigy Mp3.
Resposta:
A família Audigy representa o que há de mais moderno atualmente em termos de placas de som produzidas pela Creative Labs. Faz processamento digital em 32 bits e tem vários recursos mais avançados que os da família anterior, a Sound Blaster Live. Possui conector IEEE-1394, tem aceleração de hardware para conversão de WAV para MP3, faz eliminação de chiados de fitas K7 e de arranhões de discos LP, vários efeitos sonoros ambientais para jogos, etc. É realmente uma placa bastante avançada. Pode ser encontrada com relativa facilidade no Brasil. Comprei a minha onde compro boa parte dos meus equipamentos, em www.cdr.com.br, que também faz vendas pelos correios.
2002_01

5) Instalação de placa Sound Blaster 16
Laércio, tenho um Duron de 950mhz placa mãe soyo K7VTA-PRO com som on-board com 128 de ram palca de video voodoo2 3dfx pci de 12mg, fax da intel de 56kbs hd de 15gb da seagate. Tenho uma placa de som da creative de 16bits com slot ISA, que quando a coloquei ele trava logo depois que ligo o computador depois do bip inicial, porque será que ocorre isso? ela não é compativel? porque ela está funcionando em um K6 2-350 perfeitamente. já desativei o som on-board na BIOS e não adiantou nada, me da uma luz porque estou com alguns conflitos de som em alguns jogos tipo vrally2 e nascar4, também já peguei drives atualizados e não adiantou… obrigado pela atenção
Resposta:
É possível que esta placa esteja causando travamento durante o boot pelo fato de utilizar alguma IRQ não permitida. Instalei uma Sound Blaster 16 em uma placa Soyo K7VTAB, que é parecida com a sua, e funcionou sem problemas. Sugiro que dê uma olhada no manual da placa de som e escolha outros endereços de E/S, IRQ e DMA, desfazendo eventuais conflitos. Ajuste também no CMOS Setup a opção 8/16 bit I/O Recovery, usando o valor máximo. Algumas placas ISA antigas podem precisar deste ajuste para funcionarem bem. Ainda sobre o IRQ e canal de DMA, entre no CMOS Setup (antes de conectar a placa de som) e no item PCI/PNP configuration, marque como “ISA” a IRQ e o canal de DMA que a placa de som vai utilizar. Finalmente, verifique se a placa está corretamente encaixada no seu slot. Em gabinetes com pouca precisão mecânica, placas podem ficar deslocadas uma fração de milímetro, o que pode ser suficiente para serem feitos contatos nos pinos vizinhos, causando travamento.

6) Mídias de CD-R coloridas
Primeiro queria a parabenisar pelo otimo trabalho que vocês fazem. E minha curiosidade é sobre Cd`s eu gostaria de saber qual é a melhor taja para ser usado em audio e programas, arquivos e outros. Me disseram que a melhor taja que tem é a preta mas estou mandadando este e-mail para que vcs me respondam qual é a melhor?
Resposta:
Existem muitos CDs coloridos, alguns até com cores exóticas, como preto, roxo, amarelo, rosa, azul escuro, etc. Utilizam pigmentos na mídia ou no próprio substrato plástico. Não existem diferenças significativas nas diversas cores utilizadas. O que influi é qualidade do CD. Use CDs de melhores marcas, como Sony, Imation, Kodak e Mitsui. Os CDs “sem nome” e os de algumas marcas menos conhecidas (tipicamente os mais baratos) podem ser problemáticos. Note ainda que nem todas as mídias suportam gravações em alta velocidade. Portanto reduzir a velocidade de gravação é uma forma de conseguir melhores resultados com mídias inferiores. A cor da mídia é entretanto um detalhe meramente estético. Se quiser escolher cor, dê preferência aos de mídia dourada (Gold media). Esses CD-Rs são oferecidos pelos fabricantes de melhor reputação. Não são dourados devido ao uso de pigmentos especiais, e sim pelas próprias caracteríticas da mídia. Por outro lado, os CDs de mídias coloridas são atrativos do ponto de vista estético. Se você não tiver problemas com este tipo de mídia, não existe nada de errado em usá-los.

7) Gravação de CDs no Windows XP
Laércio, Tenho um Pentium III 750 Mhz, 256 MB de memória, HD de 15GB, Uma gravadora Yamaha 4x4x16 SCSI. Acontece que instalei o Windows XP e depois instalei o software que veio com a gravadora, o Easy cd Creator 3.5. Depois que instalei verifiquei que o Easy cd creator 3.5 não é compativel com o XP, apareceu uma mensagem dizendo para atualizar o software. Eu desinstalei o software e sempre que o XP inicia aparece a mensagem “Dispositivos ou aplicativos desativados ‘Cd Recording Software’ fará com que o windows se torne instável. O windows impediu que esses drivers fossem carregados. Clique aqui para obter mais detalhes.” Gostaria de saber como faço para que essa mensagem pare de aparecer já que estou usando o proprio sistema de gravação do XP que esta funcionando perfeitamente.
Resposta:
O Easy CD Creator 3.5 é muito antigo, a versão atual é a 5.1. Normalmente utilitários que manipulam disco (como é o caso do software de gravação de CDs) precisam ser atualizado para que funcionem no Windows XP. Eu sugiro que você tente utilizar o software de gravação que acompanha o gravador de algum colega. Esses softwares muitas vezes vêm adaptados para funcionarem apenas com o gravador que acompanham, outras vezes são desprotegidos. Se não tiver sucesso, vale a pena comprar um software de gravação, via Internet. O próprio Easy CD Creator custa 23 dólares, um preço que dá para pagar. Muitos softwares podem ser até mesmo enviados por download, o que facilita bastante o processo de importação. Outra opção é buscar nas lojas especializadas em software, onde alguns softwares de gravação podem ser encontrados. Para testar se o seu gravador está em boas condições, instale o Windows XP e depois instale o gravador, mas não instale o Easy CD Creator. Verifique se nas propriedades da unidade existe a guia Gravação. Habilite a gravação e verifique se as funções nativas de gravação do Windows XP estão operacionais. O Windows XP é capaz de fazer gravações sem a necessidade de softwares como o Easy CD Creator. Ainda assim, para obter a plena funcionalidade do gravador, é preciso usar programas de gravação.
2002_02
Configurações de gravação no Windows XP

8) Como gravar CDs de áudio
Gostaria que me fosse dado o passo-a-passo de como gravar o meu cd (que ouço no carro) em meu computador. Quando tento pelo windows media player, as vezes obtenho o nome das múscias e as vezes não.Eu estou tentanto gravar um cd de músicas no KAZAA parar dividir com quem solicitasse mas não sei como fazer isto e só você pode me ajudar.
Resposta:
O CD que ouvimos no rádio do carro e no aparelho de som é chamado de CD-DA (Digital Áudio) ou simplesmente “CD de áudio”. Normalmente a gravação de um CD de áudio consiste em fazer uma cópia (duplicação) de um CD original. Para tal usamos o programa de gravação que acompanha o gravador e no seu menu principal escolhemos a opção Copy ou Duplicate. Inserimos o CD matriz para que seja lido e copiado para um arquivo de imagem no disco rígido. A seguir colocamos a mídia onde será feita a gravação. Será criada uma cópia exata do CD original. Este tipo de CD não precisa, e nem tem armazenados, os nomes das suas músicas. Programas como o Windows Media Player e inúmeros outros, ao fazerem a conversão de faixas de áudio para formatos MP3 ou WMA, obtêm automaticamente os nomes das músicas, caso o computador esteja conectado com a Internet. O Windows Media Player não é um programa para gravar CDs. Ele pode converter as músicas para o formato WMA, e nesta operação obtém o nome das músicas, mas não é gerado CD algum. Ao invés disso, são criados arquivos no disco rígido com versões compactadas (WMA) das músicas originais. Portanto tudo o que você precisa fazer para gravar CDs para serem ouvidos no CD Player do carro é usar o comando de cópia do seu programa de gravação de CDs.

9) Gravador de CDs e leitor de DVD
Estou pretendendo comprar uma gravadora e gostaria da sua opinião. A gravadora com DVD é uma boa opção? Que marca você recomendaria? Gostaria de saber também sobre a velocidade de gravação. Existe diferença entre um cd gravado em velocidade 8x para um gravado em velocidade 32x ?.
Computador : Pentium 4 Intel 1.6 ghz, HD 40 Giga, 256 de RAM e Windows XP Professional.
Resposta:
O gravador de CDs que faz leitura de DVD é um dispositivo interessante, mas eu não recomendaria o seu uso. Um problema é que o preço do dispositivo é igual ou maior que a soma dos preços de um gravador e de um leitor de DVD. É claro que quando os preços estiverem menores, poderá valer a pena. Outro problema é que em caso de defeito, você perde o drive inteiro. Se usar dois drives, um gravador de CDs e um leitor de DVD, poderá trocar apenas o defeituoso. Além disso é mais cômodo fazer cópias de CDs quando temos dois drives, e não é preciso colocar o CD de origem, ler, retirar o CD de origem, colocar o CD destino e gravar. Basta colocar os CDs de origem e destino nos drives apropriados e fazer a cópia. As boas marcas de drives de CD-ROM, gravadores e drives de DVD são as mesmas dos bons “gravadores-com-DVD”, ou seja, Philips, Sony, LG, Samsung. Quanto à velocidade de gravação, pode existir diferença entre um CD gravado com alta e um com baixa velocidade. A gravação em baixa velocidade resulta em uma qualidade sensivelmente melhor, permitindo que o disco seja lido com maior facilidade, sendo menor a chance de ocorrerem incompatibilidades. Velocidades altas são vantajosas para quem tem pressa, ou para quem vai gravar CDs em série (lembro que os gravadores não foram feitos para isso, muitos acabam aquecendo demais e estragando).

10) CD-RW LG 24x10x40 e Nero Buning
Tenho uma CDRW LG 24x10x40 e tb tenho o Nero Burnig Completo, porém ele não a reconhece. A configuração da minha máquina é: Duron 850mhz, 128Mb RAM, HD Maxtor 40Gb, OS WinMe e Conectiva 8.0. O que faço???
Resposta:
Este problema pode realmente acontecer, dependendo da versão do programa e do gravador utilizado. Normalmente gravadores novos operando com programas antigos podem apresentar incompatibilidade. Também é possível que o programa não reconheça o gravador. Uma solução é usar o programa de gravação que acompanha o gravador. Outro dia instalei um gravador da LG, e o programa que o acompanhava era o Adaptec Easy CD. Você também pode adquirir a versão mais nova do programa de gravação que possui. Normalmente os produtores do software fazem a venda de versões novas para quem já possui uma versão antiga (upgrade), por um preço bem mais em conta.

11) Programa de gravação de CDs problemático
Apos instalar o Windows XP no meu computador (um pentium III 800, 256 Mb, 40 Mg HD, Placa video 32 Mb) a minha gravadora de CD marca LG 16X10X40X não funciona mais e o sistema pede para reinstalar o software, gostaria de saber como conseguir este software para instala-lo, pois, o que tenho com certeza nao e compativel. Gostaria que voce me passasse o endereço onde conseguir, e me orientar passo a passo como instala-lo.
Resposta:
Antes de mais nada, faça uma consulta ao seu revendedor. É possível que ele tenha a versão mais nova do software de gravação, compatível com o Windows XP. Realmente a maioria dos programas para Windows 9x/ME funcionam no XP, mas programas anti-vírus, utilitários de disco e programas de gravação podem apresentar incompatibilidades. Em último caso, você poderá comprar um novo programa de gravação, como o Nero Burning Room (http://www.ahead.de/en/) ou o Easy CD Creator (http://www.roxio.com/).

12) PC com Pentium MMX e gravador de CDs
Tenho um Pentium MMX 233mhz com HD de 4.3gb e 30mb de Ram. Adquiri um gravador de CD-RW HP CD writer 9150i IDE. Gostaria de saber se com esta configuração eu consego trabalhar bem ou é necessário um upgrade.
Resposta:
Os PCs modernos em geral podem funcionar com qualquer gravador de CDs. A única restrição é que nos modelos mais restritos, pode ser preciso operar com gravação em 1x. Eu mesmo já utilizei gravações em 1x, usando um PC 486DX4-100, porém o disco rígido era SCSI, mais eficiente para este tipo de aplicação que os modelos IDE. O Pentium MMX/233 é bastante veloz para esta aplicação, mas para que você não tenha problemas, sugiro que instale um novo disco rígido, não só devido à velocidade, mas também pela capacidade. Com um disco de apenas 4 GB cheio até a metade, você terá pouco espaço de manobra, já que para cada CD gravado, é formado um arquivo de imagem com 650 MB. Com um disco de maior capacidade, além de ter maior velocidade, você terá espaço para guardar as imagens de CDs que queira fazer em múltiplas cópias, sem a necessidade de ler novamente o CD matriz.

13) Cabo para gravação
Eu Gostaria de saber qual cabo é necessário para gravar som do rádio para o computador, e também se podem ser gravados sons em formato .WAV no CD para escutar em rádio.
Resposta:
Você deve usar algum rádio que tenha saída Audio Out. Trata-se de uma saída sonora não amplificada, que normalmente é enviada a amplificadores de áudio. Este sinal pode ser ligado na entrada LINE-IN da placa de som. Normalmente os aparelhos de som usam plugues tipo RCA, enquanto a entrada da LINE-IN da placa de som usa um plugue P2 estéreo. Será preciso usar um cabo P2-RCA estéreo, encontrado com facilidade em lojas de eletrônica e som em geral. A placa de som poderá então captar os sons da mesma forma como os capta do microfone. Quanto aos sons WAV para escutar no “rádio”, é possível criar CDs de áudio utilizando os programas que acompanham os gravadores de CDs. Esses CDs possuem faixas de áudio, e podem ser ouvidos em qualquer CD Player.

14) De MP3 para CDs de áudio
Como faço para gravar em CD músicas que tenho em meu arquivo de MP3? Basta gravá-las no formato original de MP3? Tenho um gravador de CD em meu computador (marca HP).
Resposta:
Existem CD players que tocam arquivos MP3, mas a maioria deles opera apenas com os tradicionais CDs de áudio. Para criar esses CDs a partir dos seus arquivos MP3, é preciso inicialmente convertê-los para o formato WAV, com 44 KHz, 16 bits e estéreo. Esta conversão pode ser feita com vários programas. Eu uso o CDEX, encontrado em www.mp3.com. Uma vez feita a conversão para WAV, use o seu programa gravador de CDs e escolha a opção “CD de áudio”. A seguir basta indicar o diretório onde estão as faixas a serem gravadas e comandar a gravação. Existem outros programas que fazem simultaneamente a conversão e a gravação, como o Musicmatch Jukebox (versão registrada), encontrado em www.mp3.com.

15) Volume despadronizado
Estou com problemas de volume final proveniente das gravações e conversões nos formatos de áudio MP3 para CDA. Utilizo o Easy CD Creator 4 para conversão e durante a execução do CD algumas músicas ficam com volume diferenciado (algumas com volume bem baixo). Por que ocorre isso? Será que é a qualidade do MP3? Existe algum programa para corrigir esta deficiência na conversão ou tenho que selecionar melhor minhas MP3? Utilizo o CD’n’Go! Suíte para conversão, mas nem sempre coloco todas reduzidas por ele.
Resposta:
Este é um problema de despadronização de volume entre os CDs musicais. Também ocorre com os canais de TV. Você pode observar que ao mudar de canais, alguns têm o nível de volume muito mais alto que outros. Dentro de um mesmo canal, programas diferentes têm volumes diferentes. Os intervalos comerciais quase sempre têm som mais alto que os programas. Dentro de um mesmo CD de áudio, todas as músicas têm níveis de volume semelhantes, mas em CDs diferentes, não existe padronização. Isso não é problema para ouvir os CDs isoladamente. Basta regular o volume para a primeira música e todas as demais ficam no mesmo nível. O problema é quando ouvimos uma série de músicas provenientes de CDs diferentes (ou arquivos MP3 gerados a partir de CDs diferentes). Algumas ficam altas, outras mais baixas. A solução para o problema é ouvir cada uma das músicas e as que tiverem som muito baixo, passarem por um aumento de volume, já no formato WAV. Isso pode ser feito com o programa Gravador de som, que acompanha o Windows. Nele encontramos um comando “Aumentar volume em 25%”, que pode ser usado para fazer esta padronização. Depois disso pode gravar o CD com as músicas ajustadas.

16) Programas para gravação de CDs
Gostaria de algumas dicas ou o programa para o gravador de CD Creative 8439. Venho tendo o seguinte problema: ao copiar CD´s, aparece uma mensagem dizendo que não foi possível abrir os programas e a gravação é paralisada. Há algum tempo, um leitor do caderno de Informátic@ foi informado sobre novos programas. Gostaria de receber também estes nomes para, quem sabe, solucionar meu problema. Venho usando o programa da Nitus Nit 2000 Plus.
Resposta:
Existem vários programas para gravação de CDs. Posso citar o Nero, o WinonCD, o Adaptec Easy CD e o B’s Recorder Gold, entre outros. A maioria desses programas podem ser obtidos em versão DEMO em www.download.com e www.shareware.com. Depois de avaliar um programa que funcione bem, você poderá comprar a versão completa, via Internet. Uma outra opção é experimentar o programa que acompanha o gravador de um colega. Na maioria das vezes esses programas são genéricos e podem ser usados com vários modelos de gravadores. Em alguns casos os programas são travados para que rodem apenas com o gravador que acompanham, mas vale a pena experimentar.
Lembro que o principal problema que ocorre durante a gravação de CDs é o buffer underrun. Ocorre quando a velocidade do computador é baixa em relação à velocidade do gravador. Uma solução que normalmente resolve o problema é fazer a gravação em uma velocidade mais baixa. Outro problema comum são os erros de leitura nos CDs gravados. Podemos evitá-los usando mídias de boa qualidade. É besteira economizar 50 centavos comprando uma mídia de baixa qualidade e correr o risco de perder a gravação ou de sofrer com erros de leitura.

17) Gravação com LINE IN
Meu problema é na hora de fazer a gravação do som externo. A gravação através do microfone está funcionando, mas o line in não. Não se escuta nada. Não vejo nem o sinal no SoundForge. Será que foi instalado? É possível só o line in estar com problemas? O MIC, caixas de som e MIDI Port estão funcionando. Será que são ligações físicas, internas? Eu não sei mexer nas conexões. Como faço para resolver o problema?
Resposta:
Você precisa usar o programa Controle de Volume (clique no alto falante na barra de tarefas) e habilitar os sons provenientes da LINE IN. Use o comando Opções / Avançados para ter acesso aos controles de gravação, onde o LINE-IN está indicado. Note que esta entrada sonora não funciona com microfone, pois sua impedância de entrada é incompatível. É usada para a conexões de áudio vindas de aparelhos de som, videocassetes e similares.

18) PC não reproduz WAV e MP3
Sou um usuario do windows 98 e estou com um problema no meu som, arquivos midi tocam, mas arquivos wave, mp3 não tocam eu gostaria de saber qual e o problema que esta acontecendo. Muito Obrigado!
Resposta:
Antes de mais nada é preciso checar se sua placa de som está corretamente instalada. Podemos checar isso pelo Gerenciador de Dispositivos. Use o comando Sistema no Painel de Controle, e no quadro apresentado, selecione a guia Gerenciador de Dispositivos. Aplique um clique no item “Controladores de som, vídeo e jogo”. Os items apresentados deverão estar sem indicação de problemas (quando existem problema, os itens são acompanhados de um ponto de exclamação amarelo no Gerenciador de Dispositivos). Ao clicar em cada item da seção “Controladores de som, vídeo e jogo”, os quadros de propriedades deverão estar com a indicação “Este dispositivo está funcionando corretamente”. Se existirem problemas, será preciso reinstalar os drivers dos dispositivos de som. Esses drivers estão no CD-ROM que acompanha a placa de som o a placa de CPU, no caso dos modelos que possuem “som onboard”. O ideal é obter os drivers mais novos, no site do fabricante da placa. Se estiver tudo indicado como sem problemas, o som pode não ser reproduzido por desajuste no Mixer do Windows. Aplique um clique duplo no alto falante da barra de tarefas e será apresentado o quadro de controle de volume. Ajuste o volume do potenciômetro indicado como “Wave” e desmarque a caixa “sem áudio” correspondente.

19) Overburning
Tenho um gravador de CD-RW Creative 12x10x32. Fiquei sabendo que, na verdade, é um Plextor. Dá para gravar oversizing nela?
Resposta:
O oversizing ou overburning consiste na gravação de CDs com um número de trilhas maior que o normal. Com essas trilhas adicionais, a capacidade total do CD chega a quase 700 MB, ao contrário dos 650 MB usuais. A maioria dos gravadores atuais tem esta capacidade. Como você já comprou o gravador, existe uma forma fácil de tirar a dúvida. Compre uma mídia de 700 MB e tente gravar nela arquivos comuns. Se conseguir encher com 700 MB, significa que o gravador pode operar neste modo.

20) Gravador não funciona em 12x
Paguei para instalar um CD-RW da Samsung 12-8-32 no mesmo local que encontrei. Meu computador é um Compaq Presario 7463, 550 mhz, 64 mb de ram, Windows 98 e 9 gb de HD. Fui informada de que o gravador não funcionaria em 12 velocidades, por que meu computador era antigo. A Compaq não confirmou. Argumentei com o técnico que instalou e ele disse que o pessoal da Compaq diz qualquer coisa só para ganhar o serviço. Mais tarde, descobri que o software que eles instalaram não era o que veio com o gravador Easy CD Creator 4.0 e sim um pirata: Nero 5. Desinstalei-o e coloquei o original. Meu gravador grava, mas não lê nenhum arquivo, sempre informando que é arquivo inválido. Instalei novamente o demo da Nero e não resolveu.
Resposta:
É mesmo possível que o seu computador tenha dificuldades em manter a taxa de transferência necessária para operar em 12x. Isso depende da velocidade do processador, da velocidade do disco rígido e da quantidade de memória, entretanto não existe uma regra fixa. Os programas de gravação normalmente medem o desempenho global do computador e indicam qual é a velocidade máxima permitida. Se você pagou pela instalação do gravador, deve exigir que seja instalado o software que o acompanha, e não um software alternativo. Versões piratas, versões DEMO ou versões antigas de programas de gravação podem realmente apresentar problemas com certos gravadores. Exija que seja instalado o software original, e que o gravador funcione corretamente, para leituras e gravações.

21) Síntese MIDI
Tenho um programa chamado Guitar Pro instalado no PC e minha porta Midi não permite variação de tom, ou seja, a nota não treme. A minha porta Midi, segundo programa, é C-Media Midi Synthesis. Gostaria de saber se é só trocando que terei os “bends” e quanto custa, em média, uma outra.
Resposta:
A maioria dos chips da C-Media são muito simples, destinados ao uso em PCs de baixo custo, e nem sempre implementam todos os recursos MIDI. Tenho aqui várias placas sofisticadas da família Sound Blaster, como a Audigy e vários modelos da SB Live. Entretanto não tenho este programa e não entendo de música para testar se esses recursos funcionam nessas placas, apesar de já ter verificado que essas placas têm vários efeitos sonoros bem interessantes. Recomendo que você procure esta informação em três locais diferentes: no site do fabricante do Guitar Pro, no site da Creative (www.soundblaster.com) e no Music Center (www.music-center.com.br), mantido pelo Miguel Ratton, um dos maiores especialistas em música computadorizada no Brasil.

22) Boot do Windows e placa de som
Preciso fazer um dual boot de Win 98 SE e Win XP. Como devo proceder? Outra dúvida: tenho um Pentium 3 1 ghz com placa de vídeo ATI Wonder 32 mb para edição e placa de som Creative. No procedimento de edição, consigo capturar imagens, mas não consigo o som. No entanto, consigo o som no recurso de TV da própria placa de vídeo ou utilizando CD se MP3. Quando ligo microfone a caixa de som também não consigo escutar nada. O que está acontecendo?
Resposta:
De um modo geral, o boot duplo é possível quando o segundo sistema operacional instalado é mais novo que o primeiro. Isto é válido no seu caso. Instale inicialmente o Windows 98SE no disco rígido vazio, e depois instale o Windows XP. Quando os dois sistemas estiverem instalados, o boot apresentará um menu para a escolha do sistema a ser usado. O ideal é usar partições diferentes para cada sistema. A placa ATI All in Wonder possui uma saída sonora que deve ser conectada na entrada Line IN da placa de som, caso contrário os sons não serão captados. Também é preciso checar no Controle de volume do Windows se a entrada Line IN está ativada. Se não estiver, os sons recebidos serão ignorados. O problema do microfone pode ser causado pela mesma razão. Verifique se o mesmo está habilitado no Controle de volume, que é obtido quando clicamos no alto-falante existente na barra de tarefas, ao lado do relógio.

23) Gravador de CDs pode ler DVDs?
Gostaria de saber se o meu CD-Rom também toca DVD. Em uma de suas configurações é identificado como CD-Rom/DVD. A identificação do produto é CD-RW 8433E. E se não toca DVD, tem algum jeito de tocar ou só comprando o drive?
Resposta:
Este é um gravador de CDs, com capacidade de gravação para CD-R e CD-RW. Não opera com DVDs. Para assistir filmes em DVD você terá que comprar um drive de DVD. Sugiro que compre o drive de LG, funciona bem e é encontrado com facilidade no mercado nacional. Seu preço já é inferior a 200 reais. Para quem não comprou ainda um gravador de CDs, saiba que existem modelos que além de gravadores, também são leitores de DVD. Já a gravação de DVDs é uma operação que ainda não vai ser comum para o grande público. Esses gravadores ainda estão muito caros, custam acima de 2000 reais. No seu caso, o gravador de CDs deve estar instalado como Master na interface IDE secundária. Ligue no mesmo cabo o drive de DVD, configurado como Slave. Será preciso instalar um programa para visualização de filmes, que normalmente acompanha o drive de DVD.

24) Músicas MP3 com áudio sofrível
Ouço músicas em MP3 no Windows Media Player e a qualidade fica horrível. Se ouço direto do Kazaa Lite o som fica perfeito. Meu sistema é o Windows Me.
Resposta:
Você esqueceu de dizer a configuração do seu computador. Modelos mais lentos podem operar com o processador muito sobrecarregado, resultando em qualidade ruim nos sons MP3. O programa Kazaa Lite funciona melhor por ter uma programação mais “leve”, ou seja, com um código otimizado para funcionar bem mesmo com os processadores mais lentos. Outro programa que funciona bem é o Winamp. Se por outro lado o seu computador é razoavelmente veloz (acima de 500 MHz), o problema não deve estar relacionado com o desempenho. De qualquer forma você pode tirar a dúvida usando o programa Monitor do Sistema, encontrado no menu de ferramentas do sistema. Se este programa não estiver presente, instale-o com o Painel de controle. Comande a exibição do gráfico de uso do processador. Se durante o uso do Media Player for constatado que o uso do processador chega a 100%, fica caracterizado que o problema é mesmo um “estrangulamento” do processador, que não consegue fazer todo o trabalho que é solicitado. Usar um programa mais leve para ouvir MP3 é a solução. Se por outro lado seu processador for veloz e seu uso não estiver chegando a 100%, use o Windows Update para instalar a versão mais nova do Media Player.

25) Para assistir filmes em DVD
CD de filme próprio para DVD, desses vendidos em banca de revista. Como assisti-lo em microcomputador/98? Gentileza ensinar-me passo-a-passo o caminho para instalação e visualização.
Resposta:
É possível assistir filmes em DVD em um computador com Windows 98, mas é preciso que o processador seja razoavelmente veloz. O Pentium III dá conta do recado, e já obtive bons resultados com um Celeron de 600 MHz, mas com o K6-2 o resultado pode ser ruim, com pausas e “engasgos” na imagem e no som. A exibição de filmes em DVD exige muito trabalho do processador, que poderá ficar sobrecarregado se não for bem veloz. Placas de vídeo antigas (modelos mais simples, produzidos antes de 1998) também poderão apresentar problemas de lentidão na exibição de filmes, pois a maioria das placas daquela época não tinha o recurso DirectDraw AV Acceleration. Pelo que entendi, o drive de DVD já está instalado no seu computador, portanto espero que o mesmo seja suficientemente veloz. Computadores daquela época precisavam usar uma placa decodificadora MPEG-2 (como a Creative DXR2) para fazer o trabalho de descompressão e exibição, aliviando o processador e a placa de vídeo desta tarefa. Hoje esta placa não é mais necessária, pois os processadores e placas de vídeo são mais velozes. Você só precisará usar um programa próprio para exibir filmes em DVD, como o PowerDVD, da Cyberlink. Este programa deveria ter sido fornecido com o seu DVD. Se você não o recebeu, poderá podi-lo na loja onde fez a compra. Um colega seu que tenha também um drive de DVD poderá emprestar este programa ou um outro similar. Uma vez instalado, basta executá-lo, colocar o DVD no drive e clicar em Play. A partir daí o seu uso será similar ao de um DVD player comum. Espere a abertura do filme até chegar ao menu principal, onde existem opções para ver o filme, selecionar capítulo e cenas, etc.

26) Extração de VOB do DVD
Tenho um pc duron 850mhz, 128 de ram, dvd 12x cyberdrive e som, video e modem on board. Ao usar o software SMART RIPPER, para fazer a extraçao dos VOBs do dvd para depois criar VideoCDS ele só consegue fazer a leitura em menos de 1x (dvd), chega ate a 300 kb/s. E isso para arquivos de varios gigas, demora horas. Em outro pc, de um amigo, que é pentium 3 1.1Ghz, com vd de 8x tudo off board 128 mb de ram, eu consigo com este mesmo programa, uma velocidade que chega ate 7x… Gostaria de saber porque ocorre esta enorme diferença e se tem alguma maneira de resolver este problema..
Resposta:
O Smart Ripper opera no meu computador, um Athlon/1000, com velocidade média de 1,2x. O resultado está compatível com o que você obteve no seu Duron/850. É verdade que muitos programas que fazem processamento de áudio e vídeo podem ser mais rápidos ou mais lentos dependendo do uso das instruções especiais dos processadores. Por exemplo, o Pentium III tem instruções SSE, não existentes no Athlon e no Duron, e daí pode sair alguma diferença. Mesmo assim me espanto com o resultado. Este Pentium III/1.1 GHz seria 5 vezes mais veloz que um Athlon de 1,1 GHz para fazer este mesmo trabalho. No momento não tenho como fazer o teste, mas acho melhor não confiar totalmente na marcação de velocidade indicada pelo programa. Marque o tempo total para uma conversão feita em ambos os computadores, e aí você terá uma idéia mais precisa sobre o resultado final. De qualquer forma, o Pentium III será mais veloz para este tipo de aplicação, já que as instruções SSE, não existentes no Duron (existentes apenas no Athlon XP) são muito mais avançadas que as instruções MMX, usadas pelo Duron.

27) Problemas ao gravar CDs de áudio
Um dos meus computadores é um Pentium 133, 49Mb de RAM, CD-RW LG 12x, placa de video trident 9440 2MB, 1 hd de 1.1GB e outro de 540Mb; Minha duvida é ao gravar cds de audio. Quando faço a extraçao digital de um cd original para arquivos WAV, nao consigo terminar a gravaçao de um cd.(o buffer fica na casa dos 1%e queima) Isso acontece apenas em alguns cds; mas, o interessante é que quando faço a conversao de arquivos mp3 para wav usando o SOUND STREAM, o buffer fica oscilando entre 90 e 100% e dá tudo certo. Uso o EASY CD CREATOR PLATINUM 5.0 e ja tirei a leitura antecipada do windows. Gostaria de saber porque alguns arquivos wav extraido de cds novos dao tanto trabalho para o meu processador.
PS: gravo em 4x. Apos varias tentativas e reiniciar o pc varias vezes, estes arquivos dificeis sao gravados normalmente… quando ponho para gravar em 2x, ele nem inicia a gravaçao…
Resposta:
O Pentium-133 pode apresentar sérios problemas de lentidão com o uso de programas modernos. A melhor coisa mesmo é fazer as gravações sempre a partir de arquivos WAV. Recomendo que a gravação seja feita em 1x para minimizar os problemas. Na época em que este PC era “top de linha”, os gravadores disponíveis eram de 1x e 2x, e era preciso usar discos SCSI AV, pois os discos IDE eram inadequados devido às pausas que faziam durante a recalibração térmica. Discos modernos são bem mais velozes, e tornam possível a gravação mesmo com a recalibração térmica que realizam. Portanto minha recomendação é que você opere com 1x. Tente ativar o DMA, nas propriedades de disco encontradas no Gerenciador de dispositivos, isso pode melhorar um pouco o problema. Faça sempre a gravação a partir de uma imagem no disco rígido, ou seja, desative a “Gravação on-the-fly” quando for usar o seu programa de gravação. Eu já usei um gravador de CDs em um 486DX2-66, mas operava em 1x e usava um disco SCSI AV, como era necessário na época (1995). O Pentium-133 não é tão mais novo que isso, e cuidados devem ser tomados para não exagerar na velocidade de gravação.

28) DirectX 8.1 faz o som sumir
Após instalar o Directx 8.1, sumiu o som do alto-falante do meu computador. O ícone de som aparece normalmente. Pelo que pesquisei, a única saída seria formatar o HD. Gostaria de saber se você tem outras sugestões, já que não encontrei drivers mais atualizados para a minha placa de som. Muitos usuários têm reclamado do Directx 8.1. Será que o Directx 9 resolverá o problema? Já utilizei o Windows Update.
Resposta:
Realmente o DirectX não pode ser desinstalado. Quando ocorrem problemas depois da sua instalação, podemos inicialmente tentar reinstalá-lo, mas sempre usando a última versão. Em caso de problemas, devemos procurar os drivers de som e vídeo. No seu caso, como existem problemas de som, é preciso instalar as versões mais recentes dos drivers de som. Como você não informou a marca e o modelo da sua placa de som, não posso ajudar neste ponto. Sabendo essas informações, você pode ir ao site do seu fabricante, ou então ao site www.drivershq.com para obter esses drivers. Quando não conhecemos a marca e o modelo de uma determinada placa, podemos usar certos programas de diagnóstico de hardware para descobrir esta informação. Um deles é o Hardware Info (www.hwinfo.com). Este programa é usado no modo MS-DOS. Usamos o comando de informações do sistema, depois selecionamos o barramento PCI e serão indicados os dispositivos instalados, o que inclui a placa de som. É claro que no caso de computadores muito antigos, a placa de som está ligada no barramento ISA, e pode não ser detectada por este programa.
OBS: Já existem versões mais novas do DirectX, em www.microsoft.com/directx.

29) Volume baixo
Possuo um micro Pentium III 550 MHz com placa mãe M756 e som On Board que produz som em volume extremamente baixo. Isto é normal? Tem relação com a placa mãe?
Resposta:
Se o som está muito baixo, então os circuitos de som estão todos funcionando. O problema pode estar no controle de volume do Windows (clique no ícone do alto falante na barra de tarefas, ao lado do relógio). Experimente ainda usar um outro par de caixas de som. É possível que essas caixas estejam defeituosas. Normalmente as placas de CPU não possuem amplificador de som. O som sai mesmo baixo, e a amplificação deve ser feita por um dispositivo externo, ou seja, caixas de som com amplificação. Muitas placas de som avulsas, como as da família Sound Blaster, oferecem uma saída sonora amplificada. A saída Line Out é sem amplificação, e a saída Speaker Out é com amplificação. Alguns modelos possuem jumpers (Ex: Sound Blaster PCI 128) que permitem ativar ou desativar o amplificador interno da placa. No caso de placas de CPU com som onboard, normalmente é preciso usar amplificação externa.

30) Leitura e gravação de CD
Como faço para ter uma unidade de leitura de CD e outra de gravação de CDs funcionando no mesmo computador? Quero manter a unidade de leitura como CD mestre.
Resposta:
Você pode perfeitamente manter as duas unidades instaladas, desde que exista espaço físico no gabinete. Configure a unidade de leitura como Master e o gravador como Slave. A configuração é feita pelos jumpers localizados na sua parte traseira. Ambos deverão ser conectados no mesmo cabo flat, ligado na interface IDE secundária. A fonte de alimentação provavelmente tem conectores disponíveis para a ligação das duas unidades. Se não tiver, compre um “cabo Y para fonte de PC”, encontrado com facilidade nas revendas de informática. Talvez seja preciso adquirir um cabo flat IDE para ligar o drive de CD-ROM e o gravador. As placas de CPU modernas são acompanhadas de duas interfaces IDE e dois cabos. O procedimento normal é ligar o disco rígido na interface primária e o drive de CD-ROM na interface secundária. Infelizmente muitos montadores de micros guardam para si este segundo cabo, e ligam o disco rígido e o drive de CD-ROM no mesmo cabo, na interface primária. Se for este o seu caso, não há problema, basta comprar um novo cabo flat IDE, também encontrado com relativa facilidade no comércio. Dê preferência ao cabo IDE de 80 vias, pois poderá ser usado com unidades mais velozes. Ambas as unidades serão reconhecidas pelo Windows como leitores, mas para usar todas as as funções de gravação será preciso instalar o software que acompanha o gravador.

31) Como salvar arquivos Midi de páginas da Internet
É possível salvar a Midi de uma página acessada para usar posteriormente numa página de criação minha ou apenas tê-la guardada em meu HD?
Resposta:
É possível que existam outras maneiras, mas tenho uma muito fácil e eficiente. Uma vez na página desejada, use no seu navegador o comando Salvar Como. Será criada na pasta onde você salvou a página, um arquivo HTML com o nome da página, e uma subpasta com o conteúdo de todos os arquivos usados na página, incluindo figuras e sons. Lá você encontrará o seu arquivo MIDI, e poderá copiá-lo para uso posterior. Um outro processo que pode ser usado é ir à pasta de arquivos temporários da Internet, onde ficam armazenados todos os arquivos acessados recentemente pela Internet. No Windows XP é usada a pasta:
C:/Documents and Settings/usuário/Configurações locais/Temporary Internet files. Coloque-os por ordem de tamanho (basta usar Exibir/Detalhes) e clicar na guia Tamanho). Você verá os arquivos por ordem decrescente, e entre os de maior tamanho, encontrará os arquivos de vídeo mais recentemente armazenados. Pode agora copiar esses arquivos para uma outra pasta, e você poderá visualizá-los posteriormente. No Windows 9x/ME, procure pelos arquivos temporários em C:\Windows\Temporary Internet files.

32) Quero comprar um gravador de CDs
Pretendo comprar um gravador de CD ( CDRW ) mas não sei qual é o melhor. Qual a melhor marca e qual a melhor velocidade de gravação, ou seja, como devo proceder na hora de comprar um CDRW, em relação a velocidade de leitura, gravação e regravação ? No caso da regravação ( RW ), eu posso gravar, por exemplo, um arquivo hoje e os outros nos dias seguintes, ou tenho que gravar tudo de uma vez no disco ? Vc conhece alguma loja, na internet, onde posso adquirir um por um bom preço ? A configuração do meu computador é: Pentium 4, 256 MB, cd-room de 52X ( LG ), HD de 40 GB, placa de vídeo Geforce 2 MX 400 de 64 MB ( AGP ), placa de som Creative Labs 5.1 MP3.
Resposta:
Felizmente a maioria dos gravadores disponíveis no Brasil são de boa qualidade. Apenas devemos fugir dos modelos “genéricos”. Marcas como Sony, LG, Samsung, Teac, Plextor e Creative são de boa reputação. Recomendo particularmente os gravadores da LG, pois seus preços são mais acessíveis e funcionam bem. Não tenho recebido reclamações dos leitores que possuem este aparelho. O CD regravável não precisa necessariamente ser todo gravado de uma só vez. Você pode utilizá-lo como um disquete, usando o sistema de gravação Packet Write, disponível através da instalação de um programa que acompanha o gravador. Tanto o CD-R como o CD-RW também podem ser gravados em etapas independentes no sistema ISSO 9660 (o mesmo dos CD-ROMs), usando o principal programa de gravação que acompanha o aparelho. Para que novas gravações possam ser feitas basta deixar desmarcada a opção “Close CD”. A diferença é que o CD-RW poderá ser apagado e regravado, enquanto o CD-R não permite o apagamento. Quanto à loja na Internet, experimente a www.cdr.com.br, onde compro vários dos meus equipamentos.

33) Sem som
Tenho uma dúvida sobre um arquivo que instalei em meu computador, ( Windows Média Player 7.1) sendo que fiz o download na própria página da Microsoft, este arquivo não produz som nenhum, ao não ser pelos midis que tenho. Ja tentei olhar na pasta de multimidia da pasta PAINEL DE CONTROLE, mas nada de resultado. Pensei que talvez pudesse me ajudar, já que agora tento desintalar e não consigo. Na desinstalação efetuada pelo painel de controle, ele age corretamente e após finalizar todos os “comandos” pedido pelo agente de desinstalação aparece uma mensagem (“Desinstalar foi concluída”) e mesmo assim o programa continua lá. Tentei instala-lo novamente e nada continua a mesma coisa. O que devo fazer para corrigir este erro? Será algum proplema com o programa? Ou é minha placa de som? Possuo um computador com as seguintes configurações: 64mb, 10gb , syncMaster 550v (recentemente fiz uma ampliação da memoria para 128mb)
Resposta:
Verifique como estão os controles de volume, obtidos quando você clica no ícone do alto-falante, na barra de tarefas. Veja se todos os sons estão habilitados. O próprio Media Player também tem um controle de volume, que deve ser ajustado para um valor alto. Isso não exclui a possibilidade de existir um problema nos drivers da sua placa de som, resultando em alguma incompatibilidade como Windows Media Player. Experimente usar outros programas que reproduzam sons, como o Winamp, o Musicmatch Jukebox, utilitários que acompanham a sua placa de som e o Gravador de som do Windows. Se o som estiver OK nesses programas, então o problema é do Media Player. Caso contrário, instale a versão mais nova dos drivers da placa de som.

34) Central de música
Gostaria de saber qual a opção mais econômica (aquisição de outro disco rígido ou CD, neste caso incluindo a aquisição do aparelho), para quem pretende fazer do PC uma central de música, armazenando arquivos de mp3 para ouvi-los em um player como o Real Jukebox. Além disso, se a opção econômica acarretaria problemas.
Resposta:
Em 1 GB você pode armazenar mais de 300 músicas MP3, com 10 GB armazenará mais de 3000 músicas. Se você comprar, por exemplo, um disco rígido novo com 40 GB, além de armazenar milhares de músicas, terá bastante espaço livre para seus programas e dados, ou seja, seu PC de uso geral vai ter mais utilidade. Por outro lado, veja só que coisa triste: se este disco rígido um dia apresentar defeito, você perderá todas as músicas, além dos seus dados importantes. Seria bom ter um backup de tudo, gravado em CDs. Mas se você tiver um gravador de CDs, não precisará necessariamente ter um novo disco rígido. Pode manter o disco atual e manter as músicas MP3 em CDs, divididas por categorias ou de outra forma qualquer. Cada CD armazenará cerca de 200 músicas. Esta opção é mais barata, se compararmos o preço de um gravador e o preço de um HD de alta capacidade. Apenas não terá a comodidade de acessar rapidamente todas as músicas. Terá que escolher o CD desejado e colocá-lo no drive antes de ouvir. Apesar de menos prático, é um método mais barato e mais seguro, já que resolve o problema do backup.

35) Fime de DVD engasgando
Tenho um K6-2 450 MHz, placa mãe soyo off-bord, 128 mb de ram e uma placa de video Pine com chipset GeForce2 MX de 32 mb. Há pouco tempo comprei um DVD da marca Delta e ai o desespero começou !! Porque o filme fica travando? Essa placa é aceleradora de DVD (mpeg-2)? Comprando um decodificadora resolveria meu problema?
Resposta:
A maioria dos chips de vídeo atuais têm algum recurso de aceleração MPEG-2, mas não total. Isto significa que podem exibir vídeos de DVD, mas sempre com muito trabalho do processador. O K6-2 é um processador razoavelmente lento para esta aplicação. Opera bem para exibir DVDs usando uma placa decodificadora, como a DXR2 da Creative Labs, mas engasga muito quando é feita a descompressão por software. Aliás, dependendo do caso, até um Pentium III pode também engasgar. Sugiro que você compre uma decodificadora para DVD, o que resolverá o seu problema.

36) Combinação de drives de CD, DVD e gravadores
Tenho um PIII – 750 MHZ com uma unidade de CD-RW e outra de CD-ROM, quero comprar um DVD-ROM e talvez um DVD-RW, O que devo fazer, substituir o CD-ROM ou o CD-RW? Já tem disponível no mercado o DVD-RW?
Resposta:
Sugiro que você troque o drive de CD-ROM pelo drive de DVD-ROM, pois você já tem um gravador de CDs. Se por outro lado o seu gravador de CDs for muito antigo e lento, você poderá por uma unidade de DVD-ROM com gravador de CD-RW. Existem vários modelos disponíveis no mercado. Quanto ao DVD-RW, ainda são bastante caros e difíceis de encontrar. Dentro de mais alguns anos serão tão populares quanto os gravadores de CD-RW.

37) De rádio para MP3
Meu nome é Sérgio, e gostaria de saber se existe alguma maneira de gravar para o micro, em arquivo MP3 ou similar, a programação de uma rádio que consigo ouvir nos alto-falantes.
Resposta:
Existem milhões de programas, e obviamente não é possível alguém conhecer todos. Eu não conheço um programa que faça isso diretamente, mas se algum leitor conhecer poderá enviar a sugestão por e-mail. Posso recomendar uma forma de fazer isso indiretamente. Acesse a estação de rádio pela Internet e execute um programa gravador de sons. O que acompanha o Windows não é bom, tem várias restrições. O ideal é usar o programa de gravação que vem junto com a sua placa de som (ou placa de CPU com som onboard). Comande a gravação, e os mesmos sons que estão sendo reproduzidos a partir da Internet serão captados de volta e gravados em um arquivo WAV. A maioria das placas de som modernas podem fazer esta operação, que envolve entrada e saída independentes (elas são “full duplex”). A partir do arquivo WAV gerado você pode usar um programa para conversão para MP3. Existem vários deles em www.mp3.com.

38) Compra de drive de DVD
Gostaria de comprar um DVD-Rom p/ micro, e estou com duvidas entre dois modelos. Qual deles é melhor, o de leitura 8x prejudica a imagem do filme em DVD, esses aparelhos rodam qualquer filme em DVD.
Gravador de CD-RW e leitor de DVD LG 12x 8x 32x
DVD-Rom LG 16x 48x
Resposta:
Os drives de DVD são cada vez mais velozes, entretanto para a simples reprodução de filmes basta que a velocidade seja 1x. Atualmente os drives são mais velozes simplesmente porque a tecnologia permite. Não existirá diferença na qualidade do filme se você usar um modelo 8x ou 16x. O modelo mais lento que tenho é 6x e a qualidade é a mesma. Apenas deve ser levada em conta a questão do preço. Se a soma do preço de um gravador de CDs e de um leitor de DVD for comparável à de um modelo DVD+gravador, é melhor optar pelos dois drives. Assim você poderá terá menos custo em caso de uma troca por defeito, ou se quiser posteriormente fazer um upgrade para um gravador mais rápido.

39) Medindo a velocidade do drive de CD-ROM
Oi, eu possuo um leitor convencional da LG de 52X max e um gravador LG 12X 8X 32X. E gostaria de saber, qual programa é ótimo p/ saber em qual velocidade eles estão realmente lendo os dados de um cd. E caso não estejam lendo na sua velocidade máxima, o que eu devo fazer p/ eles terem melhor desempenho? (eu uso o WIN ME)
Resposta:
Os drives de CD-ROM e gravadores atuais não operam o tempo todo com a velocidade especificada. Um drive de 52x opera com esta velocidade apenas nas trilhas externas. Nas trilhas internas, a velocidade cai pela metade. Você pode fazer medidas usando por exemplo, o programa PC-Check, encontrado em www.eurosoft-uk.com. O desempenho poderá ser melhorado não na velocidade de rotação, mas na taxa de transferência de dados para a interface IDE. Para isso use Gerenciador de dispositivos / CD-ROM / Configurações. Marque a opção DMA. Isto fará com que os dados sejam transferidos na máxima velocidade suportada pelo drive. Além disso, no modo Ultra DMA, o processador não fica ocupado cuidando da transferência, e terá mais tempo livre para outros processamentos. Isto resolve problemas de buffer underrun nas gravações de CDs e de pausas na exibição de arquivos de vídeo e som.

40) Mensagens com música
Toda vez que recebo uma mensagem que vem acompanhada de música, logo aparece uma mensagem dizendo “auto card error” e não escuto a música. O que preciso fazer?
Resposta:
As músicas incluídas nas mensagens são em geral formadas por códigos MIDI. É preciso verificar se a sua placa de som está instalada corretamente, se é capaz de reproduzir arquivos MIDI. Você pode encontrar vários arquivos MIDI na pasta \Windows\Media (cuidado, pois muitos deles são WAV, e não MID). Também na Internet é possível fazer o download desses arquivos. Tente reproduzi-los através do Media Player. Se não funcionar, significa que o problema está na sua placa de som, que pode estar mal instalada ou com drivers faltando. Será preciso instalar os drivers mais recentes. Muitas placas possuem mais de um sintetizador MIDI disponível. Através do comando Multimídia no Painel de controle, podemos acessar a guia MIDI e escolher o sintetizador. A opção OPL2 ou OPL3 está presente na maioria das placas de som e funciona bem. A opção MPU401 não deve ser usada, pois exige o uso de um sintetizador MIDI externo.

41) Driver de placa de som Crystal
Gostaria de saber como posso adquirir drivers da placa de som Crystal, uma vez que meu computador deu um problema e teve que ser formatado, mas eu não possuo o CD do programa.
Resposta:
A Crystal Semiconductor é uma divisão da Cirrus Logic (www.cirrus.com). Lá você encontrará os drivers, mas precisará saber qual é o chip existente nesta placa. Será preciso removê-la do computador e verificar a numeração. Tome cuidado, pois os chips possuem vários números, sendo que um deles é a data de fabricação. Não vá perder tempo procurando pelos drivers de um chip “9943”, por exemplo, pois este número indica que o chip foi fabricado no ano de 1999, semana 43. O número do chip propriamente dito é outro. A maioria dos chips são identificados por uma combinação de letras e números. Aproveito para lembrar que um dos melhores sites para obter drivers é o www.drivershq.com. Fabricantes de chips normalmente oferecem apenas os drivers, mas não os utilitários. Muitas placas de som são acompanhadas de utilitários e aplicativos sonoros, como players, conversores de formato, programas de edição sonora e MP3, etc. Esses programas são obtidos no site do fabricante da placa de som. O problema é que muitos fabricantes preferem ficar no anonimato (talvez para não darem suporte), e usam empresatado, o nome do fabricante do chip principal.

42) Gravação de CD de música
Tenho um gravador de CD Creative e gostaria de saber como fazer para gravar uma música de um CD sem uma introdução na qual o cantor dedica o disco a seus fãs.
Resposta:
Se esta introdução ocupa exatamente uma faixa, então é fácil. Basta eliminar aquela faixa. Nos programas que fazem extração de áudio (por exemplo, o Audio Crusher, encontrado em www.mp3.com), podemos marcar as faixas que desejamos. Devemos copiar as faixas no formato WAV em um diretório à parte. Usando o programa de gravação de CDs, selecionamos todo o conteúdo deste diretório (que não terá a primeira faixa, eliminada) e comandamos a gravação. Se a parte que você quer retirar ocupa uma faixa juntamente com uma música e você não quer eliminar esta música, então precisará usar um editor de áudio para cortar a parte que não interessa. O problema é que os editores de áudio normalmente não são freeware. Se você tem um colega que possui uma placa da Creative Labs (Sound Blaster), poderá usar o programa Creative Wave Studio para fazer isso. Você encontrará em www.download.com, vários programas para edição de áudio. Basta fazer uma busca por “wave editor” e você encontrará vários deles. Infelizmente a maioria deles não são utilizáveis na versão demo (por exemplo, não permitem salvar os arquivos gerados). Um programa que funciona perfeitamente por um prazo de 30 dias é o Acoustica. Testei este programa e ele é realmente um bom substituto para o Creative Wave Studio. Depois de cortar a parte da música que não interessa (basta marcar com o mouse e usar Edit / Cut), salve novamente o arquivo, que agora poderá ser gravado no CD.

43) Conversão de mídias
É possível converter DVD para VCD e DVD para CD de Playstation 1 e, assim, assistir filmes? Que programas uso?
Resposta:
É possível converter de DVD para VCD, SVCD ou MPEG-4, e existem vários programas que fazem este trabalho. O VCD (Video CD) tem algumas características similares às de um DVD. Pode ser visualizado em um DVD Player e usa a codificação MPEG, com qualidade similar à de uma fita de VCR. Armazena cerca de 70 minutos de filme. O SVCD (Super VCD) é bem parecido, mas tem qualidade de imagem melhor, codificada em MPEG-2. Armazena cerca de 20 minutos de filme e pode ser visualizado em alguns DVD Players. Ambos os tipos podem ser visualizados no computador, equipado com um drive de CD-ROM. Um método de compressão mais interessante é o MPEG-4. Oferece alta qualidade de imagem e permite armazenar duas horas de filme em um CD-ROM. Não pode ser entretanto assistido em DVD Players, somente em PCs. Existem vários programas que fazem essas conversões. São entretanto conversões bastante demoradas, exigindo processadores extremamente velozes. Podemos citar programas como o Backup DVD (www.backupdvd.info) e o DUP-DVD (www.dup-dvd.com). A conversão para MPEG-4 é feita pelos programas FLASKMPEG e DIVX (www.flaskmpeg.net e www.divx.com). Quanto ao Playstation, não sei se é capaz de ler VCD ou SVCD, mas você mesmo poderá testar assim que tiver gerado esses filmes.

44) Transferência de vinil para CD
Tenho uma coleção de trilhas e instrumentais em vinil. Tento, sem sucesso, gravá-las em CD. Peço a indicação de um programa para tal operação. Meu PC é um Athlon 1.3 ghz, placa de som Creative PCI de 128 bits, placa-mãe Soyo, placa de vídeo GeForce. Meu editor de áudio é o Sound-Forge 6.0, que quando usado para limpeza afeta também as notas musicais principalmente as mais agudas, o que descaracteriza totalmente a música.
Resposta:
O Sound Forge realmente faz isso, mas é um programa caríssimo (custa 600 dólares). Existe inclusive um livro que ensina como fazer esta conversão, e apresenta um link para uma versão pirata do Sound Forge. Por isso não gosto de indicar este programa para quem quer simplesmente converter de LP e K7 para CD, eu estaria incentivando a pirataria, e acho que a pirataria não necessita de incentivo. Existem alguns programas de shareware e freeware na Internet que fazem esta conversão. Um deles é o Diamond Cut32, encontrado em www.enhancedaudio.com. Outro é o Dart Pro 32, (www.dartpro.com), mas a versão DEMO tem limitações na duração das músicas. Posso ainda citar um programa brasileiro, o DePopper, encontrado em (www.download.com). Se você tem o Sound Forge, pode usá-lo nesta conversão, mas é preciso fazer ajustes nos filtros para que não atenuem demais os agudos. A remoção de cliques e arranhões é baseada na filtragem de agudos, e deve ser feita apenas na intensidade mínima para melhorar a música, pois se usada em excesso, a filtragem afeta a qualidade sonora dos sons agudos.

45) Som trava o computador
Meu computador é montado em loja especializada – disco rígido 20 gb; 128 memória; processador Pentiun 750 com cooler de dois ventiladores, instalado com Windows 95 original, após, o complemento 98 e ainda a atualização com o Mileniun 2000. Funciona perfeitamente, EXCETO: minha conexão para internet é à cabo, velocidade 128 e uso o Outlook Express 6.0 e processador NDIS 5.0 driver.. Uso o anti-vírus da Norton. Recebo mensagens sem nenhum problema a NÃO SER QUANDO as mesmas contém música. Aí o computador trava e tenho de recomeçar. Recebi a visita de dois técnicos que me informaram não haver detectado problemas. No momento das visitas não haviam mensagens com música, realmente em número mínimo.
Resposta:
Use o comando Iniciar / Executar / DXDIAG. Este é o programa de diagnóstico do DirectX. Selecione as guias Som e Música e faça os testes do programa. Se esses sons fizerem o computador travar, pode existir um problema na sua placa de som ou nos seus drivers. Faça também testes usando o Windows Media Player. Use-o para reproduzir arquivos sonoros existentes na pasta C:\Windows\Media. Note que a princípio não existe razão aparente para uma mensagem de correio eletrônico travar o computador pelo fato de possuir som embutido. Se ocorrerem travamentos nos testes que indiquei, recomendo que seja feita a instalação de drivers atualizados para a placa de som, bem como a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. Muitas mensagens e páginas da Internet usam músicas no formato MIDI. É possível que o sintetizador MIDI da sua placa de som esteja com problemas. Através do comando Sons e Multimídia no Painel de controle, dependendo do modelo da sua placa de som, você poderá escolher um sintetizador MIDI alternativo que pode funcionar bem.