Home » Artigos arquivados » 2002 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

2002 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

1) Placa de som afeta o modem
Possuo um Pentium de 200 MHz, 32 Mb de memória RAM, Windows 98 SE, modem Davicom 336P Internal, placa de som Yamaha OPL3-SAx. Quando conectado não há nenhum problema exceto ao abrir qualquer arquivo de audio, nesse instante a conexão cai. Tentei conectar por diversos provedores e obtive os mesmos resultados. O que faço para resolver esse problema? Se for preciso trocar o modem ou placa de som gostaria que me indicasse um de baixo custo e com desempenho semelhante ou superior.
Resposta:
Se o uso da placa de som afeta o modem, existe conflito de hardware ou de drivers. Verifique se existem conflitos de hardware através do Gerenciador de Dispositivos. Se for o caso, as placas envolvidas deverão ter o problema indicado através de um ponto de exclamação. Pelo próprio Gerenciador de Dispositivos é possível descobrir qual é o recurso em conflito (IRQ, DMA ou E/S) e fazer a sua alteração, desfazendo o conflito. Se o conflito for de IRQ, existe uma outra forma de desfazê-lo, que é trocando as placas de slot, o que causa a alteração da IRQ usada, porém não temos tanto controle sobre a escolha da nova IRQ como no caso do Gerenciador de Dispositivos. Para maiores detalhes sobre conflitos, consulte meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br. Uma outra possibilidade é que a interferência entre as duas placas sejam causadas por bugs nos seus drivers. Providencie então a atualização dos drivers da placa de som e do modem. Finalmente, leve em conta que seu modem é de 33.600 bps, e vale a pena a sua substituição por um modem de 56k. Sugiro o modem Lucent. Não recomendo o da Motorola, que em alguns casos é problemático, e nem o modem PCTel, que em muitos casos é problemático.

2) Navegação lenta
Tenho um Micro Pentium III 800 MHz, 256 MB de RAM. Tenho instalado em meu micro o navegado Internet Explorer e o provedor é o Cultura on line. Quando me conecto, a navegação é muito lenta e não consigo nem sequer ouvir músicas pela Web. Em meu trabalho tenho um micro um pouco menos potente, com o mesmo provedor mas com uma velocidade muito superior. Qual seria o problema?
Resposta:
O desempenho de uma conexão depende do seu modem, do processador (no caso de soft modems), da linha telefônica e do seu provedor. No caso específico das músicas, existe um problema sério, pois a descompressão de áudio também é uma tarefa que exige muito do processador. Um Pentium III/800 tem condições de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, processar um “soft modem” e descomprimir áudio, mas se a sua placa de CPU tive vídeo onboard, existirá também a lentidão causada pelo compartilhamento da memória, o que poderá deixar o processador bastante sobrecarregado. Você poderá checar isso através do programa Monitor do Sistema, encontrado no menu de ferramentas do sistema. Configure o programa para exibir o gráfico do uso do processador. Se o índice se aproximar de 100%, significa que o processador está realmente sobrecarregado. Este programa também pode apresentar outros índices, como a taxa de erros na conexão dial-up, um outro motivo para a lentidão. Lembro ainda que modems de má qualidade (como o PCTel) são muito problemáticos, podendo apresentar problemas até com linhas telefônicas de boa qualidade.

3) Escolha de uma placa Fax/Modem
Estou adquirindo um placa de Fax Modem para o meu computador e gostaria de saber se os modelos a seguir são de boa qualidade:
**** Fax Modem Genius 56K 32 bits PCI V.90 Chip Motorola;
**** Fax Modem Top Modem SFM56P Econômica Trellis.
Ambas disponíveis para venda no site das Lojas Americanas a um preço acessível. Desde já agradeço a atenção dispensada.
Resposta:
As duas são similares, utilizam chips Motorola e são produzidas por fabricantes de boa reputação. Devo entretanto chamar a atenção sobre os modems Motorola. Dependendo do provedor e da linha, podem funcionar perfeitamente bem, mas existem casos de usuários que não conseguem fazer esses modems funcionarem bem de forma alguma. Se você encontrar um modem Lucent (a Genius também oferece um modelo com chips Lucent), considero uma escolha melhor. Custará 20 ou 30 reais mais caro, porém as chances de problemas são bem menores. Além disso os modems Motorola normalmente oferecem conexões em torno de 45.000 bps, enquanto os da Lucent chegam a 52.000 bps.

4) Música interrompida
Quando estou ouvindo música na Internet, ela é interrompida e na janela respectiva, aparece, ao invés de “reproduzindo” o termo “armazenando em buffer” com as percentagens de armazenamento referentes. É uma amolação com tantas interrupções da música.
Resposta:
Com modems de 56k, a reprodução de músicas pela Internet é bastante precária. Este tipo de transmissão de música se tornou comum depois que se tornaram baratas e numerosas as conexões em alta velocidade, nos Estados Unidos. Aqui, nós tupiniquins ainda usamos na maior parte dos casos, as conexões de 56k, que muitas vezes não funcionam bem. O que está ocorrendo no seu caso é que a sua conexão com a Internet não suporta um fluxo de dados suficiente para manter a reprodução da música sem pausas. Usando uma conexão na faixa de 50k bps, já consegui ouvir estações de rádio com boa qualidade e sem problemas. Tenho notícias de que até com conexões de 33.600 bps isso é possível, mas é preciso que o fluxo de dados seja permanente, sem aquelas pausas, ou seja, o ícone da conexão não deve ficar piscando, e sim aceso a maior parte do tempo. Faça o seguinte teste: acorde às 5:00 da manhã e acesse uma estação de rádio. Se as pausas não ocorrerem, significa que o tráfego de dados, mais livre neste horário, é suficiente para a reprodução correta dos sons. Isto significa que seu provedor fica ligeiramente congestionado durante o dia, ou então que a emissora está ligada a um provedor que fica congestionado. Para tirar a dúvida, experimente outras estações. Se o problema sempre ocorre, com qualquer estação, provavelmente o “gargalo” está no seu provedor.

5) Fabricante do modem e fabricante do chip
Estive lendo a reclamação do leitor Marcio Santos (edição 20 de janeiro de 2002 / Microsoluções) a respeito do modem TAICON e observei que o Laércio não o conhecia, estou mandando este e-mail para esclarecer que o referido modem é um PCTEL.
Resposta:
De fato é o que ocorre com a maioria dos modems. Marcas como PCTel, Lucent, Rockwell, Analog Devices e outras, são os fabricantes dos chips. Esses fabricantes vendem seus chips para outras empresas que montam as placas utilizando esses chips. No caso, a Taicon compra os chips da PCTel. Existem várias formas de fazer identificações como esta. A mais simples é verificar as inscrições no chip principal da placa. Isso é importante, porque se a Taicon não tem site e não fornece drivers, podemos obtê-los no site do fabricante do chip, que é a PCTel. Isso também ocorre com “Placas Trident”, “Placas Cirrus Logic”, “Placas Motorola”, “Placas Nvidia”, e assim por diante. Na maioria dos casos temos que obter suporte no site do fabricante do chip, e não da placa.

6) Windows não reconhece modem onboard.
Tenho um PC K6-2 500Mhz tudo OnBoard, e estou com um problema. Após ter formatado meu HD, o Windows não mais reconhceu meu FAX modem HPS56. Sei que o fax está na Porta de Comunicação Com4 e o Windows não encontra a porta que o Modem está. Já tentei de tudo: formatei novamente, reinstalei por cima e nada. Espero que possa me ajudar.
Resposta:
É preciso que o modem esteja habilitado no CMOS Setup. Também é necessário que os circuitos de som estejam habilitados, já que muitas placas de CPU com modem onboard utilizam parte dos circuitos de som para executar funções do modem. É comum o caso de pessoas que instalam uma nova placa de som e desabilitam o som onboard, e depois disso o modem é desabilitado. Os circuitos do modem podem então aparecer no Gerenciador de dispositivos, como sendo um dispositivo desconhecido, ou um PCI Communications Controller. Aparecem com um ponto de interrogação amarelo, indicando ausência de drivers. O problema será resolvido depois que forem instalados os drivers de som e do modem, que podem ser encontrdos no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, ou no site do seu fabricante.

7) Wave Device for Voice Modem
Tenho um PC AMD DURON 750 HMz e uma placa de fax modem MOTOROLA SM 56 PCI SPEAKERPHONE e o driver controlador de mídias é VIA. Quando instalei os drivers para o modem, recebi uma mensagem dizendo que havia encontrado um novo hardware, o tal Wave Device for Voice Modem, só que o computador não encontra os drivers para que ele funcione. Já procurei em tudo que é lugar e não encontro uma maneira de fazê-lo funcionar. Mesmo quando eu mando desinstalá-lo, ao ligar novamente a máquina ela torna a reinstalá-lo. Por favor, ajude-me.
Resposta:
Este dispositivo é a seção de som encontrada no Voice Modem. Este tipo de modem possui na sua parte traseira, conexões para um microfone e alto falantes. Com ele é possível estabelecer conversações de voz, usando os programas de comunicação que o acompanham. No CD-ROM que acompanha o modem existem tais programas, além dos drivers nacessários para que o Wave Device funcione. Se você não encontrar, sugiro que use os drivers para o modem GM-SM56PCI, encontrado no site da Genius (www.genius-kye.com). A Genius, assim como diversos outros fabricantes, produz modems usando o chip da Motorola, e oferece os drivers que são produzidos pela própria Motorola. Também é possível encontrar esses drivers em www.mot.com. Faça a busca por SM56 e será apresentado o link para a página onde estão os drivers. Tome cuidado pois existem drivers diferentes para os vários modelos da Motorola. No seu caso é preciso usar o que tem Speakerphone (viva-voz).

8) Modem Conexant SoftK56
Bem, não sei se tenho sorte ou algo parecido, pois o que vou relatar é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir dos SoftModems; Tenho um AMD ATHLON 900 MHZ, 350MB DIMM, Placa de Video ATI RAGE FURY 32MB, DVD, CDR-W. Meu modem um Conexant SoftK56 Data,Fax,RemoteTam PCI Modem conecta a 54K e as taxas de downloads variam de 6 à 7Kbits, nunca há congelamento quando abro programas pesados: Corel, 3D Studio… e é raro a conexão cair. Vejo muitas pessoas reclamando dos SoftModems e fico por entender, porque eu não tenho nada a reclamar e olha que ja tive varios modelos das marcas Motorola, USR, BLASTER… e nem se comparam ao meu SoftModem. Bem gostaria de saber mais sobre este “maginifico” SoftModem, pois ja procurei na internet e não acho drives para sua atualização. Muito Obrigado!
Resposta:
Seu PC tem um processador bastante veloz, com velocidade de sobra para processar o software de qualquer soft modem sem perda perceptível de desempenho. Na faixa de 1000 MHz, a taxa de ocupação do processador com esta tarefa não passa de 5%. A Conexant surgiu a partir da Rockwell Semiconductor, tradicional fabricante de chips para modems. Tem know-how suficiente para produzir modems confiáveis, como é o caso do seu, e como é o caso de outro modelo da Conexant que já testei em meu laboratório. Note que as reclamações sobre soft modems ocorrem com mais freqüência nos modems PCTel e em alguns casos com modems Motorola. Modems Lucent funcionam bem, praticamente não tenho notícias de reclamações a respeito. Portanto nem todos os soft modems são problemáticos. Sei que a Conexant é uma marca boa e a recomendo aos leitores, porém é mais raro encontrar esses modems no mercado nacional. Lembro ainda que a Conexant é um fabricante de chips, e não de modems. Os modems podem ser “sem nome” ou genéricos. Isto significa que um fabricante ruim pode produzir uma placa de má qualidade, mesmo usando um chip bom. Infelizmente nunca estaremos 100% seguros sobre a qualidade.

9) Lentidão na Internet e memória em falta
Olá Láercio, tenho um pc c/ as sequintes configurações AM Duron 750 MHz, memória 128 RAM, HD 20 GB, Fax modem motorola 56k, faço manuntenção todo mês (skandisk, defrag. etc). Era windows 98 passei p/ windows me. A Internet explorer esta muito, muito lenta. E ao iniciar o sistema a memória e de 112mb de ram e não 128mb. O que devo fazer?
Resposta:
A falta de 16 MB é devida ao fato da placa de CPU usar vídeo onboard, onde normalmente a memória de vídeo é formada por uma parte da RAM do sistema, que é abatida do total. Através do CMOS Setup você pode reduzir de 16 MB para um valor menor. Com 4 MB você terá excelentes resultados, poderá operar com resolução de 1024×768 com 32 bits por pixel (True Color). Por outro lado, se você estiver usando jogos 3D, é melhor deixar com 16 MB mesmo. O Windows XP e o Windows ME possuem drivers nativos para este modem, mas podemos preferir instalar uma versão mais nova, obtida no site do fabricante. Os drivers para Windows XP e para outros sistemas, oferecidos pela Lucent estão em http://www.agere.com/modem/driver2.html, ou a partir de www.agere.com. É possível que os problemas de lentidão no acesso à Internet sejam melhorados com o uso do novo driver. Tenho utilizado modems Lucent com bons resultados, e também os tenho recomendado aos leitores, que normalmente ficam satisfeitos. Lembro que o desempenho das conexões com a Internet não depende apenas do modem. Depende da linha, do provedor, dos sites que você está acessando e até mesmo do horário, pois a Internet pode estar mais livre ou mais congestionada.

10) FlashTrack
Tenho um AMD Duron de 550 MHz, 32 MB de memória, HD de 10 Gb. Meu problema começou a alguns meses, sempre quando eu entrava em algum site de busca e clicava em buscar ou search, aparecia uma janela de erro com a seguinte mensagem:
-Internet Explorer causou um erro em FTapp.dll e será fechado. Se o problema perssistir tente reiniciar o computador.
Mesmo reiniciando o PC, ele continuava com o problema. Após alguns dias esse problema se agravou, agora na maioria dos sites que eu entro, aparece a mesma mensagem de erro. Ficaria muito agredecido se me ajudasse. Não sei mais o que fazer, já falei com vários amigos e nenhum pôde me ajudar. Para que serve esse FTapp.dll? Ele é um arquivo executável que está em uma pasta de mesmo nome na unidade C
Resposta:
Este software é um “Spyware”. Seu objetivo é apresentar janelas do Explorer não solicitadas, à medida em que você faz pesquisas em certos mecanismos de busca. Apague o arquivo FTAPP.DLL para eliminar o problema. Você poderá encontrar várias informações sobre programas deste tipo em http://www.cexx.org.

11) Apagando o rastro
No Internet Explorer, nos endereços acessados, é possível apagar da relação? Onde? Como?
Resposta:
O histórico de endereços visitados compromete a privacidade do usuário, já que outros podem ter acesso a este tipo de informação. Tanto o PC quanto o Windows não foram criados com objetivos de restringir essas informações. “PC” significa “Personal Computer”, e sendo de uso pessoal, não deveria a princípio ser usado por outras pessoas. Ocorre que na prática é muito comum que um PC seja usado por mais de uma pessoa. Apenas mais recentemente, com a criação de contas de usuários no Windows XP, ficou mais fácil manter informações como esta protegidas de outros usuários. Existe uma forma de apagar e manter restrito, o histórico dos sites visitados. Use o comando Opções da Internet no Painel de controle, ou então no próprio Internet Explorer. No campo relativo ao Histórico, mostrado na figura anexa, programe o número de dias como ZERO. A Microsoft chegou a oferecer um programa chamado TweakUI, no qual encontrávamos entre seus vários comandos, uma guia chamada Paranoia, com comandos de apagamento automático do histórico, documentos recentes e programas recentes. O apagamento é feito a cada inicialização. Infelizmente este programa era muito problemático e sem suporte, por isso a Microsoft o eliminou do seu site. Use o comando de configuração mostrado na figura anexa, e os resultados serão bons, apesar de não totalmente seguros. Mesmo com este cuidado, uma pessoa com bons conhecimentos do Windows poderá encontrar informações como esta.
2002_01
Desabilitando o histórico

12) Histórico da Internet
Há algum jeito de quando eu entrar em algum site, seu endereço NÃO ficar gravado na lista de sites visitados? Qual navegador é melhor o internet explorer ou netscape? Posso ter os dois no computador, funcionando juntos?
Resposta:
O método mais simples é usar o comando Ferramentas / Opções da Internet e reduzir o número de dias do histórico para zero. Desta forma, sempre que o histórico for acessado, somente serão mostrados os sites visitados no próprio dia. Os anteriores já terão sido apagados. Este método é simples, mas não resite por exemplo a uma auditoria feita por um especialista. Existem vários programas à venda na Internet que apagam todos os rastros de forma mais eficiente. Não poderei indicar um especificamente pois não testei nenhum deles. Quanto à questão do melhor navegador, já considerei o da Netscape melhor, mas atualmente uso apenas o Internet Explorer da Microsoft, que melhorou bastante nos últimos anos. A escolha entre um software melhor que outro é muito pessoal. Há quem goste de softwares cheios de recursos, ou de softwares grátis, ou de softwares simples e rápidos, ou de softwares fáceis de usar. Tudo é muito subjetivo. Depois de ter alguns problemas de travamento no Netscape, adotei definitivamente o Internet Explorer. É possível perfeitamente deixar ambos instalados no computador, inclusive ambos funcionando ao mesmo tempo.

13) Modem Motorola com problemas
Amigo Laércio, tenho um computador AMD 950 MHz, 128 MB, HD 18,6 GB, Placa Mãe Soyo 7VTA-Pro, Placa de Vídeo 8 MB AGP, Placa de Som 32 Bits, Placa de Fax Modem Motorola SM 56, Windows XP Professional, tenho enfrentado problemas com conexão a internet, recebo a seguinte mensagem ao tentar me conectar “erro: 692: falha de hardware no modem (ou outro dispositivo de conexâo)” “Não foi possível detectar o modem ele pode estar desligado, sendo usado ou instalado de forma incorreta.” Já reinstalei o drive do dispositivo, (meu drive não é assinado digitalmente pela Microsoft), mas não obtive sucesso, segui todas as instruções do solucionador de problemas, também não ouve melhora.
Mas ao usar o software, da AOL 7.0 consigo efetuar a conexão, mas é bastante lenta, é ao passar 5 minutos eu a perco. Gostaria que o senhor me desse uma solução pois uso este computador mais para o uso na internet, se for nescessario ou aconselhavel a troca de modem me indique um modelo de baixo custo que seja bom para efetuar dowloads é que a conexão seja rapida. Aquardo ansioso uma resposta. Obrigado!
Resposta:
Os modems Motorola são realmente notáveis. Para uns usuários, funcionam perfeitamente. Para outros, os problemas são constantes. O primeiro problema é que “Motorola” são apenas os chips usados. O modem propriamente dito pode ser produzido por inúmeros fabricantes, muitos deles “sem nome”. Seria mais correto chamá-los de “modems genéricos com chips Motorola”. O mesmo ocorre com modems Lucent, entretanto esses são menos problemáticos. Fabricantes diferentes podem ter controles de qualidade diferentes, economizar em certos circuitos (filtros) que melhoram a qualidade do sinal, enfim, o resultado é que alguns usuários não dão sorte com esses modems. A Motorola não dá mais suporte a esses modems e seus chips, inclusive não existem drivers para Windows XP. Tenho recomendado o uso dos drivers encontrados no site da Genius (www.genius-kye.com), já que comercializam o modem GM56PCI-SM com chips Motorola. Tente instalar esses drivers e cheque os resultados. Leve o seu computador à casa de um colega que tenha melhores conexões, assim você saberá se o problema está na linha telefônica. Ligue para um provedor diferente, assim você saberá se o problema está ligado ao provedor (atualmente é mais difícil a ocorrência de problemas por culpa do provedor, devido ao uso de linhas digitais). Se você quiser usar um modem melhor e não muito caro, sugiro que procure um com chips da Lucent, encontrados com relativa facilidade em todo o Brasil.
2002_02
Modem com chip Lucent

14) Rede para Café NET
Estou afim de montar uma Café Net, visitei várias Empresas do ramo e verifiquei que algumas utilizavam Windows 2000 Server, e outras Windows 2000 Server + Linux. Primeiro; Qual deverá ser a melhor escolha para este ramo de atividade? Segundo; O Windows XP, pelo que já li, faria tudo que os outros fazem e melhor, é verdade?
Resposta:
É possível usar o Windows 2000 Server, o Linux ou até mesmo um servidor baseado no Windows 98/ME, usando o compartilhamento de conexão com a Internet, através de uma conexão de banda larga. Tecnicamente a melhor escolha é o Windows 2000 Server, pois oferece maior segurança, é um sistema mais profissional. O Windows 98/ME também compartilha uma conexão com a Internet, mas é menos seguro. Um hacker poderia quebrar com mais facilidade a segurança da sua rede, usando um dos computadores do seu Café Net. Este tipo de rede mais simples é indicado para ambientes domésticos e de pequenas empresas, nas quais não existem usuários com intenção de quebrar a segurança.
O Windows XP não deve ser usado como servidor em uma rede como esta, pois sua segurança é inferior à do Windows ME. O XP foi criado para operar como estação de trabalho, e não como servidor. Para esta aplicação, a melhor opção ainda é o Windows 2000 Server. Em breve a Microsoft lançará uma nova versão do XP para servidores, uma evolução do Windows 2000 Server.

15) Bloqueando o modem no Windows XP
Não sou expert em informática, mas sempre que posso leio sua coluna, pois é bem dinâmica e esclarecedora. Gostaria de saber se vc pode me ajudar. Tenho instalado em meu PC o Windows XP (Fiz recentemente a mudança do Windows 98) e estou muito satisfeito. Um dos recursos que me chamou a atenção, foi o de poder determinar através de senha, quem será o administrador ou apenas usuário. No meu caso, tenho um irmão que vive “pendurado” na Internet e tenho pago contas telefônicas estratosféricas ( o que tem de foto de mulher pelada em arquivo não é brincadeira ) e quando ví este recurso no XP fiquei empolgado. Só que apesar de ter colocado meu irmão como usuário, a conexão ( tenho duas: IG e Ibest) fica disposta para ele também. Minha pergunta : Teria como bloquear esta conexão? Não existe um meio de bloquear com senhas este acesso ao Modem? Certo de seus esclarecimentos, desde já fico agradecido.
Resposta:
Sim, o Windows XP tem como restringir o acesso de certos usuários a diversos recursos do computador. Você deverá ter uma conta de administrador, e o seu irmão, uma conta de usuário limitado. Abra o gerenciador de dispositivos e desative os itens que você não quer que seu irmão use. Na figura anexa, desativamos o modem e o drive de CD-ROM. Agora não será possível usá-los. Você poderá habilitá-los novamente, já que usa uma conta de administrador, mas o seu irmão, que usa uma conta limitada, não poderá fazer essas alterações. Você terá que lembrar de desativar esses dispositivos antes de finalizar o Windows, para que fiquem bloqueados para o seu irmão.
2002_03
Gerenciador de dispositivos

16) Modem para Linux
Instalei em meu computador o Conectiva Linux 7.0, até funcionou tudo direitinho, exceto pelo modem. Um USR 2974, não consegui instalá-lo, por tanto fiquei sem internet. O que devo fazer? Ou talvez me indique onde devo baixar o driver ou coisa parecida. A configuração do meu micro é: Pentium 600Mhz, HD Quantum de 15Gb, placa de Som Creative AWE-32, placa de rede Realtek, placa de video Diammond Viper V550 e motherboard Soyo SY-6VCA.

Resposta:
Hoje em dia os modems mais comuns são os chamados “Winmodems”, “soft modems” ou “HSP modems”. Esses modems não posssuem um DSP (processador de sinais digitais), por isso são baratos. Seu trabalho é feito pelo processador da placa mãe, através dos seus drivers. A maioria dos fabricantes produz apenas drivers para Windows, deixando de lado o Linux. Para que um modem funcione no Linux, é preciso selecioná-lo previamente, de acordo com os seguintes critérios: A) Procure um modem com DSP, do tipo que “funciona em PCs 486”. Esses modems são mais caros, e muitos deles usam o barramento ISA. Podem ser instalados perfeitamente sob o Linux; B) Use um modem externo. São ligados diretamente em uma porta serial, e o Linux pode reconhecê-los corretamente; C) Compre um modem que seja acompanhado de drivers para Linux, como ocorre para alguns modelos da US Robotics. Os modelos 2976 e 2977 têm drivers para Linux, o 2974 e o 2975 não; D) Procure em www.linmodems.org, onde existem drivers alternativos para diversos modems. Já procurei e não encontrei drivers para seu modem. Trata-se de um Winmodem que usa o chip AD1806, produzido pela Analog Devices, entretanto não existem drivers para Windows. Os modems Lucent, por exemplo, são acompanhados de drivers para Windows, e seus drivers podem ser encontrados através do site www.linmodems.org.

17) Download de um site inteiro
Gostaria que me indicasse que programa usar para baixar um site (que nao eh pago nem exige senha), mas que eh enorme, com muitos links. Tentei usar o offline que esta imbutido no Windows Millenium mas depois de baixar mais de nove Mb ele simplesmente travou e nao consegui visualizar a paginal em modo offline… foi meu desespero total… Entao comecei a procurar programas nos sites de download, achei alguns programas mas nao consegui passar da primeira pagina, pois nao consegui configura-los. Entao chego a minha duvida, existe algum programa offline que seja em nosso agradavel portugues e que seja configuravel, ou poderia me sugerir algum em lingua estrangeira, mesmo, mas que eu pudesse domina-lo. Agradeco desde ja e PARABENS pela excelente qualidade de servico prestado a todos nos necessitados de informacoes…
Resposta:
Dois programas muito utilizados para esta finalidade são o Grab-a-site e o WebWhacker. Ambos podem ser comprados ou obtidos em versão DEMO, em www.bluesquirrel.com. Também podem ser comprados neste site ($70 e $50, respectivamente). Você poderá encontrar programas como este em versões demo ou gratuitas, mas normalmente existem restrições quanto ao tempo de uso. Há alguns anos, muitos fabricantes de software ofereciam versões de shareware que funcionavam indefinidamente, mesmo que o usuário não fizesse a compra. Atualmente esta disponibilidade de ofertas diminui bastante, os softwares gratuitos ainda são muito comuns, mas não tão abundantes. Este tipo de programa é chamado de offline browser. Você pode ir a uma biblioteca de software online, como www.shareware.com ou www.download.com e fazer a busca pela expressão “offline browser”. Serão apresentados alguns programas que você poderá tentar. Realmente os recursos de navegação offline disponíveis nos navegadores convencionais, como o Internet explorer, são bastante limitados quando o objetivo principal é fazer o download de um site completo. Você também poderá encontrar programas deste tipo no site do seu provedor de acesso à Internet.

18) Driver de modem para Windows XP
Eu comprei um notebook NEC modelo Versa Lite FX. Ele é um Pentium III e logo coloquei o máximo de memória possível. Há pouco tempo tentei instalar o Windows XP nele e quase tudo funcionou. O único hardware que não consegui instalar foi o modem. Que por sinal’tenho informações diferentes. No Windows 2000, que está instalado hoje, o driver, fornecido pela própria NEC diz que o modem é um Conexant SoftK56 Datafax modem, mas quando liguei para o suporte da NEC no Brasil, pelo número de série do computador eles me disseram que era um WinModem LT. De qualquer forma eu já baixei de diversos lugares drivers para os dois modelos e nada. Nenhum funciona. Eu não sei mais o que fazer. Ele está funcionando muito bem com o Windows 2000, mas a performance da máquina com o XP é muito melhor. Sem contar claro com todas as melhorias que ele tem em relação ao 2000. Já pesquisei tb se encontrava alguém com o mesmo problema que eu, mas até agora nada. Se puder me ajudar nesse problema eu agradeceria, porque não sei mais o que fazer. Até mandei e-mail para a Conexant que tirou o dela da reta e disse que era problema da NEC, que por sua vez diz que é problema da Conexant. 🙂
Resposta:
Antes de mais nada é preciso ter certeza sobre o fabricante do seu modem. O Gerenciador de dispositivos do Windows só mostra esta informação depois que os drivers estão instalados. Portanto o driver indicado no Windows 2000 deve corresponder ao modem correto. Além desta informação, o próprio BIOS indica durante o boot, códigos que identificam os dispositivos encontrados, normalmente acompanhados de um código. O código 127A é da Conexant (antiga Rockwell), e o código 11C1 é da Lucent (AT&T Microelectronics). Vários programas de diagnóstico de hardware como o PC-Check (www.eurosoft-uk.com), o PC-Certify (www.eurosoft-usa.com) e o HWINFO (www.hwinfo.com) também informam esses códigos. Só depois de saber com certeza qual é o seu modem você deverá procurar os drivers. Acredito que seja um modelo da Conexant, já que o Windows XP possui drivers nativos para modems Lucent. Verifique se no disco rígido do seu computador existem drivers para o seu modem funcionar no Windows 2000. Os drivers para Windows 2000 são compatíveis com o Windows XP, e deveriam funcionar. Eu tentaria ainda atualizar os drivers através do comando Windows Update. Desculpe não poder ajudar mais. Para mim fica mais difícil que para a NEC, que fabricou o produto. É verdade que versões novas do Windows podem ser instaladas em qualquer computador de fabricação recente, mas os fabricantes normalmente não têm interesse em compatibilizar seus produtos com versões novas de sistema operacional, o que é lamentável.

19) Modem com problemas
Eu tenho um modem instalado no meu micro 56k. Mas assim que eu conecto ele so envia, mas não recebe pensei que poderia ser erro no internet explorer mas liguei para o provedor ele disseram que deve ser o modem ou próprio Windows que é 98. O que você acha que pode ser? O que devo fazer?
Resposta:
Peço aos leitores que ao enviarem suas dúvidas, forneçam mais informações para que eu possa dar uma orientação melhor. Você não informou a marca e modelo do modem, nem a versão do sistema operacional. Fica mais difícil dar uma orientação precisa nesse sentido. Sugiro que antes descubra a marca e o modelo do modem, depois vá ao site do seu fabricante e obtenha a versão mais nova dos drivers para o seu sistema operacional. Os drivers que acompanham o Windows nem sempre funcionam 100%. Não descarto a possibilidade do seu modem estar defeituoso, necessitando ser substituído. Mas também é possível que esteja instalado de forma errada. A melhor coisa a fazer é pedir a um técnico ou colega experiente que repita a instalação do seu modem.

20) Driver de modem para Windows XP
Tenho uma maquina com o Windows XP instalado, antes era o Windows 98 SE, tenho um modem USRobotics 56k com voice e jampeado. Ele estava configurado certinho no Windows 98, mas no XP, ele fica como modem padrão e sem voice. Eu tenho o drive do modem, mas mesmo assim, na hora da instalação, ele não aceita, fica em branco a lista de modens. Como faço pra funcionar o voice do meu modem.
Resposta:
A primeira coisa a fazer é descobrir o modelo do seu modem. Este modelo está indicado na etiqueta colada na placa. A partir daí, vá ao site da US Robotics (www.usr.com) e pegue os drivers para o Windows XP ou Windows 2000. É verdade que os drivers nativos do Windows nem sempre ativam todos os recursos dos dispositivos de hardware, e muitas vezes são drivers genéricos. Existe a possibilidade da US Robotics não ter feito drivers de Windows 2000/XP para este modem. Os modelos “jumpeados” são relativamente antigos em comparação com o Windows XP, e o Windows 2000 é usado principalmente em ambientes corporativos, onde o acesso à Internet é feito normalmente por uma conexão de banda larga, e não por modems. Não posso dizer com certeza se tem ou não driver porque você não informou o modelo do modem. Note que a US Robotics produz centenas de modelos, alguns idênticos e com nomes diferentes. Existem por exemplo inúmeros modelos com voice e jumpers, você terá que descobrir para fazer o download do driver correto.

21) Música interrompida
Tenho um computador Athlon 1,3 Ghz com 192 mb RAM, placa TNT32 riva, placa mae K7VTA Pro, placa de fax USRobotics (winmodem), e uma placa de som crystal fusion. Quando me conecto a internet e vou ouvir alguma musica que baixei, chego a escutar alguns minutos e logo apos um barulho como se fosse uma interferencia nao deixa mais a musica tocar, dai nao consigo nem com o Winamp nem com o Media player, tenho q reiniciar o micro e se quiser ouvir nao posso estar conectado. Por favor me ajude e se for possivel tambem, me explique como configurar o teclado no windows XP ingles q uso nesse micro. Obrigado!
Resposta:
Minha placa de CPU é idêntica à sua, mas o modem e a placa de som são diferentes, e não ocorre este problema. Posso ouvir músicas MP3 ou de qualquer outro tipo, com o computador conectado à Internet por modem ou pela rede. É preciso identificar quem é o responsável pelo problema. Experimente retirar a placa de som e utilizar ou som onboard, existente nesta placa de CPU. Será preciso obter os drivers no site da Soyo (www.soyo.com). Seria um absurdo ter que comprar um novo modem ou uma nova placa somente devido a este conflito, mas o fato é que certas combinações de hardware não funcionam mesmo, são incompatíveis. Muitas vezes os fabricantes identificam a incompatibilidade e fazem correções nos seus drivers. É possível que instalando os drivers mais novos para o modem, para a placa de som e para a placa de CPU, o problema seja resolvido. Esses drivers são encontrados nos respectivos sites dos fabricantes. Se isso não resolver o problema, pode mesmo ser preciso trocar o modem ou a placa de som, mas o ideal é se você pudesse testar antes de comprar, por isso seria importante a ajuda de um técnico. Em relação ao teclado, você tem que usar o comando “Opções regionais e de idioma”, no Painel de controle. Selecione a guia Idioma e clique em Detalhes. Será apresentado um quadro onde você deve selecionar o idioma Português-Brasil e o teclado “Estados Unidos Internacional”.
2002_2
Configurando o idioma do teclado no Windows XP

22) Outlook não envia e-mails
Sou leitor assíduo não só de sua coluna, como de todo o Caderno de Informática, aliás, guardo todos. (tenho mais de 20!). Tenho um pequeno problema: não consigo enviar e-mails pelo Outlook Express, dificilmente consigo enviar para um só destinatário. O que você pode me dizer para me auxiliar?
Resposta:
É preciso configurar a conta do correio eletrônico. Normalmente o provedor de acesso dá todas as informações necessárias. Com o comando Ferramentas / Contas, use o botão Adicionar para registrar uma nova conta, ou Propriedades para configurar uma conta já registrada. Será preciso então indicar informações que são fornecidas pelo seu provedor de acesso. Nome de usuário, senha, provedor POP3 e provedor SMTP. Alguns provedores não aceitam mensagens quando a conexão é feita através de outros provedores. Faça então a conexão usando o mesmo provedor no qual está a conta que você usa.

23) Modem não recebe dados
Ola Laercio muito obrigado por nos tira duvidas. Eu tenho um modem instalado no meu micro 56k. Mas assim que eu conecto ele so envia. mas nao recebe pensei que podeia ser erro no internet explorer mas liguei para o provedor ele disseram que deve ser o modem ou proprio Windows que é 98. Oque voce acha que pode ser. Oque devo fazer.
Resposta:
O modem pode estar defeituoso, mas também pode estar mal instalado. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se o modem consta como funcionando corretamente, com os drivers corretos instalados. Para instalar os drivers corretos você precisará identificar a marca e o modelo do modem, para obter esses drivers no site do fabricante. Como o Windows que você usa é o 98, provavelmente o CD-ROM que acompanha o seu modem, por mais antigo que seja, terá drivers compatíveis com este sistema. Também é conveniente testar o modem usando programas como o Discagem automática e o Hyperterminal, encontrados no Windows 98. No artigo sobre instalações de modems em www.laercio.com.br você encontrará detalhes sobre esses testes. Se o modem transmite e recebe, você poderá ver os dados na janela do Hyperterminal, como explico no artigo. Se o seu modem estiver realmente defeituoso e você precisar comprar um novo, recomendo que seja o modem Lucent.

24) Problemas com o Real Player
Tenho um k6-2/500 e por duas vezes estalei o real pleyer, e as vezes não funcionava o som do computador para funcionar eu tinha que resetar o computador. Gostaria de saber se o real costuma a dar problemas, um tecnico me falol que o real costuma dar problemas.
Resposta:
O Real Player normalmente funciona bem, mas existem casos de problemas devidos principalmente à lentidão da Internet e ao congestionamento dos servidores que transmitem som e vídeo. Quando estão muito congestionados, a transmissão pode ser interrompida. A lentidão da Internet resulta em pausas irritantes no som e no vídeo, tornando o seu uso inviável. Recomendo que você instale a versão mais nova do Real Player, pois menor será a chance de existirem bugs. Faça o teste com diferentes sites que transmitem som e imagem pelo Real Player. É possível que eventuais problemas não sejam causados pelo seu computador ou pelo Real Player, e sim pelos próprios servidores. Infelizmente não existem substitutos para o Real Player. As várias fontes de som e vídeo na Internet são “casadas” com determinados programas, como o Winamp, o Windows Media Player, o Real Player e outros. Felizmente alguns desses sites (por exemplo, estações de rádio) costumam oferecer mais de uma opção para a transmissão dos dados. Escolha uma opção que funcione melhor no seu computador.
2002_3
O programa Real Player

25) Problemas com rede ponto-a-ponto
Tenho uma rede ponto-a-ponto em casa, em topologia barramento com dois clientes Windows 98. Estou tentando adicionar uma terceira estação de trabalho, que utiliza sistema operacional Windows 2000. Quando habilito o driver d rede na estação 2000, a rede cai, ou na melhor das hipóteses, os clientes 98 se comunicam normalmente e o cliente 2000 não é “visto”. A estação 2000 está configurada com o cliente para redes microsoft e as seguintes pilhas de protocolos e serviços: Agendador de Pacotes de Serviço, Compartilhamento de Arquivos e Impressoras para redes Microsoft, Driver de Monitor de Rede, NetBIOS, NWLink, e TCP/IP. O endereçamento IP é manual, e a sub-rede é 192.168.1.0. As diretivas locais são WSCompat, sem alterações. Gostaria de saber onde está o problema da rede.
Resposta:
Configure o Windows 2000 para operar também com rede ponto-a-ponto, ou seja, torne-o membro de um grupo de trabalho, que deve ser o mesmo usado pelos outros dois computadores. O Windows 2000 é normalmente usado em redes com domínio, onde existe um servidor equipado com o Windows 2000 Server. Com esta configuração a sua rede não funcionará. Outro problema que vejo é o elevado número de protocolos. Deixe todos os computadores apenas com o protocolo TCP/IP instalado, ele será suficiente para a rede funcionar bem. Você poderá deixar os três computadores configurados com endereço IP automático, eles irão usar o endereçamento 169.254.xx.xx. Você também pode configurar os três computadores com endereços manuais, usando por exemplo 192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3. Note que se um dos computadores compartilha a sua conexão com a Internet com os outros dois, você precisará ligar antes este “servidor” e usar o endereçamento de IP automático nos outros dois micros.

26) Para utilizar o modem ADSL rede/direto
Laércio, quando utilizo a linha ADSL (modem speed touch PRO – Alcatel) em rede (Hub – ESH 709 ENCORE 8 PORTAS) a transmissão fica muito lenta, porém se conecto diretamente perco a conexão de rede (placa de rede). Gostaria de saber como utilizá-lo diretamente sem perder a conexão de rede. Há como conectá-lo à saída USB?
Resposta:
Normalmente os provedores que oferecem acesso por cabo ou ADSL registram o endereço físico da placa de rede na qual o modem é ligado. Assim é preciso reconfigurar este endereço no provedor quando a placa é mudada. Uma chamada técnica resolve o problema. Apesar de ser possível compartilhar a conexão pela rede, os provedores não dão suporte quando é feito este compartilhamento. Ao invés disso, oferecem um “pacote empresarial” que inclui o suporte para funcionamento em rede. Quanto à conexão via USB, normalmente é possível, pois a maioria dos modems a cabo ou ADSL possuem esta opção. Você poderá fazer a conexão usando as instruções de instalação existentes no manual do modem, mas novamente poderá ser preciso contactar o provedor para registrar o novo endereço físico que aparecerá com a troca da conexão. Se precisar conectar o modem em outro computador, instale neste novo computador a placa de rede que era usada originalmente na conexão com o modem. Desta forma não será preciso registrar a troca do endereço físico com o seu provedor.

27) Upgrade na rede
Trabalho numa empresa e dispomos de 30 máquinas em rede , e na sua maioria utilizando o sistema operacional Windows 98 (estacoes). Bom .. gostaria de migrar para Windows 2000 professional ou XP e ter por sua vez a certeza que a rede não ficará lenta ou perder alguma configuraçao tipo: desconectar. Aqui o nosso controle de acesso é: ( Nível de Compartilhamento -> Grupo de trabalho ). É RECOMENDÁVEL MIGRAR ??
Resposta:
Se você quiser instalar o Windows XP ou o Windows 2000 Professional nas estações de trabalho, terá que checar se as máquinas atendem os requisitos de hardware necessários em termos de memória e velocidade do processador. O ideal é ter máquinas de no mínimo 500 MHz e 128 MB de memória. Por outro lado, você poderá manter os sistemas originais em todos os micros clientes e configurar um servidor com o Windows 2000 Server. O ideal nesse caso é não ter mais uma rede ponto-a-ponto (a que é formada com servidores com Windows 9x, ME e XP), e sim uma rede cliente-servidor. Este tipo de rede tem muito mais recursos de segurança e administração que as redes ponto-a-ponto. A arquitetura ponto-a-ponto é indicada para redes domésticas e para redes muito pequenas, com meia dúzia de computadores. Com um número maior de computadores, distribuídos em várias salas, crescem os problemas de administração e segurança, e a rede cliente-servidor é a mais indicada.

28) Links inválidos
Oi, estou enviando este e-mail, por que não estou conseguindo acessar alguns links. Cito como exemplo o site www.freeware.com.br, no link clique aqui até abre a janela, mas não concretiza, e quando eu aperto a tecla esc para poder terminar, no local do endereço aparece a seguinte mensagem res://C:\WINDOWS\SYSTEM\SHDOCLC.DLL/navcancl.htm não sei o que fazer, o pessoal da manutenção disse que o problema e no site, mas existem outros exemplos, sendo que com outros computadores não tem problema.
Resposta:
A mensagem NAVCANCL.DLL aparece quando a navegação precisa ser cancelada. Isto ocorre quando é digitada uma URL inválida (ou quando é clicado um link inválido). Infelizmente não é possível identificar o motivo que levou aquele endereço a ser considerado inválido. O problema pode estar na configuração de servidores Proxy (compartilhamento de conexão com a Internet), no seu provedor de acesso, ou até no supervisor de conteúdo do Internet Explorer. Recomendo que você faça a conexão com um modem, caso sua conexão normal seja através de rede. Experimente também usar outro servidor. Use no Internet Explorer o comando Ferramentas / Opções da Internet / Conteúdo. Se o supervisor de conteúdo estiver ativado, desative-o. O bloqueio dos sites pode estar aí.

29) Flash Player
Sempre que recebo e-mails com um arquivo como esse que coloquei aqui para veres, não consigo abrir. Meu computador é novo, e quando comprei, pedi para colocarem tudo que é comumente utilizado. Se puderes me dizer o que preciso para abri-lo, ficarei grata.
Resposta:
Você enviou dois arquivos em anexo. Um deles também não consegui abrir, mas o outro tinha uma apresentação feita com o Macromedia Flash. Para visualizá-la você precisa instalar o Macromedia Flash Player. O software é gratuito, e pode ser obtido em www.macromedia.com. Muitos sites usam atualmente este recurso, mas normalmente oferecem ao usuário duas opções: “com flash” e “sem flash”. Muitos deles apresentam ainda o link para a instalação do Flash Player. O download e a instalação são bastante rápidos, e a partir daí você poderá visualizar todos os sites que usam este recurso. Lembro ainda que as versões mais novas do Internet Explorer já possuem o Flash embutido. Se preferir pode fazer o download do Explorer no site da Microsoft e ficar com um navegador mais atualizado e com mais recursos.

30) Dificuldades com o Modem Motorola
Tenho um k6-2 3D, memória RAM de 64, HD de 4.3. Logo após ligar na ultima tela antes de mostrar papel de parede ainda na tela preta ele mostra uma mensagem de um arquivo alguma coisa (motvc).VXD, isso depois que eu instalo o meu modem Motorola HSP 56, mas meu problema é com as portas de comunicação do modem meu PC não detecta elas só há LPT 1 e a COM 1 que são as da impressora e do mouse, e as do modem não aparecem, já formatei reinstalei, tirei o modem mas nada adiantou, Séra que meu modem queimou ?
Resposta:
Não é comum encontrar modems com nome de “Motorola HSP 56” , e sim, “Motorola SM56”. De qualquer forma esses termos (SM=Soft modem; HSP = Host Signal processor) são sinônimos, e cada fabricante de modem pode usá-los à vontade. Apesar dos chips serem da Motorola, infelizmente são usados por inúmeros fabricantes de placas de modem, e nem todos têm a mesma qualidade. Nem todos instalam os circuitos de filtragem que a Motorola recomenda. Por isso alguns modems “Motorola” funcionam bem, e outros são péssimos. Não importa qual seja a qualidade do modem, ele é sempre detectado pelo Windows, a menos que esteja mal encaixado. Desligue o computador e verifique se o encaixe no slot PCI está perfeito. Mude de slot em caso de dúvida. Desabilite a COM2 no CMOS Setup para não correr o risco de conflitos de hardware (IRQ, principalmente), que podem ocorrer em algumas situações, dependendo das outras placas que você tem instaladas. Se o modem não for detectado, então provavelmente está defeituoso. Se a detecção for correta, instale drivers atualizados. A Motorola não produz drivers novos há algum tempo, e nem os coloca mais no seu site. Você pode obter os últimos drivers que foram produzidos para este chip Motorola no site da Genius (www.genius-kye.com). Para quem vai comprar um novo modem, não recomendo o PCTel, que é muito problemático, nem o Motorola, que não tem drivers para o Windows XP, além de também ser um pouco problemático. O modem Lucent é barato e tem dado menos dores de cabeça nos usuários.
2002_03
Modem Motorola

31) Modem X2
Estou com um probleminha na instalação do meu modem “U.S. Robotics Inc. x2 Winmodem Voice”. Acontece que tenho os drivers de instalação mas só consigo instalá-lo no Windows 95 e não no 98SE – este modem não funciona com o windows 98SE?. Como posso conseguir os drivers para o Windows 98? Poderia me indicar um local? Os meus arquivos poderiam estar com algum problema?
Resposta:
Este modem foi provavelmente fabricado entre 1996 e 1997 – época em que era usado o “padrão” X2. No início de 1998 foi estabelecido o padrão V.90, que passou a ser usado por todos os modems de 56k desde então. Isto significa que o seu modem não foi testado no Windows 98 durante o seu projeto. Não é um problema sério, já que todas as versões do Windows dão suporte a inúmeros dispositivos de hardware existentes antes do seu lançamento. Vejo apenas dois problemas: a atualização para V.90 e a instalação de drivers novos. O problema é que os fabricantes nem sempre dão suporte aos seus modelos lançados há mais de 5 anos. Alguns chegam a não dar mais suporte depois de apenas 2 ou 3 anos do lançamento. A primeira coisa a fazer é anotar os números indicados na sua placa. Normalmente os modems US Robotics possuem uma etiqueta que identifica o modelo. Esta informação será necessária para a obtenção das atualizações. Vá ao site da US Robotics (www.usr.com) e clique em Support. Você deverá então procurar os drivers mais recentes e arquivos de atualização para V.90, sempre baseado no modelo do seu modem. Note que o termo “Winmodem” é genérico. Existem inúmeros modelos que recebem este nome, e é preciso usar os drivers corretos, baseado na etiqueta ou outra inscrição existente no seu modem.

32) Backup das mensagens
Sou usuario do Windows Xp Professional. e gostaria de saber como fazer Backup da minha caixa de entrada do Outlook. Pois to pretendendo copiar eles para CDs por serem vários que tenho aqui…
Resposta:
As mensagens estão um pouco escondidas. É fácil encontrá-las procurando por arquivos *.DBX no comando Pesquisar. Você chegará então à pasta onde todas as mensagens ficam armazenadas. No meu computador, ficam em:
C:\Documents and Settings\laercio\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{nnn-nnn-nnn}\Microsoft\Outlook Express.
Depois de fazer o backup de tudo, você não poderá abri-los diretamente, e sim, importá-los novamente para o Outlook. Se você quer simplesmente copiar as mensagens para ler depois, pode abrir o Outlook e a pasta onde será feita a cópia, lado a lado. Use o método Arrastar/Soltar para copiar as mensagens. Cada uma delas poderá ser lida posteriormente.

33) Erro em PDM.DLL
Em algumas máquinas que tem rede, já é a oitava vez que isto me acontece, aparece um erro quando clico em Ambiente de Rede: “pdm.dll” como faço para resolver isto???
Resposta:
Muitas das anomalias que ocorrem com o Windows são descritas no site da Microsoft. Procurando por “PDM.DLL”, encontrei lá 25 links sobre diversas situações em que ocorrem esses erros. As situações são bastante diversas. É preciso que você faça esta mesma busca (vá ao site www.microsoft.com, clique em Search e preencha o campo a ser pesquisado com PDM.DLL). Entre os resultados apresentados, verifique qual deles se assemelha ao seu caso. Para a maioria deles a Microsoft apresenta uma solução.

34) MSIMN causou uma falha
Toda vez que me conecto a internet aparece uma mensagem de erro dizendo: Msimn causou uma falha de pagina invalida no modulo kernel 32.dll. Sera que ao instalar o windows 98 ficou faltando alguma pagina, pois o meu cd room nao leu alguma informacao do cd de instalacao? tenho uma placa mae on-board e processador duron 1.2ghz. Me tirem essa duvida? Nao consigo instalar o kazzaa, pois no final da erro e tambem o acdsee.
Resposta:
Muitos dos erros apresentados pelo Windows têm soluções propostas no site da Microsoft (www.microsoft.com). Use o comando Search e indique uma palavra chave que caracterize o erro, por exemplo, MSIMN. Serão apresentados vários links para problemas relativos a este assunto, bem como a sua solução. Lá é explicado que quando este erro ocorre durante o uso de navegadores, é causado pelo fato do arquivo Telephon.ini estar ausente ou corrompido. Você deve renomear o arquivo Telephon.ini para Telephon.old (está em \Windows\System) e executar o programa TAPIINI.EXE para que este arquivo seja novamente criado. Para uma explicação mais detalhada você pode procurar o artigo Q120221 (basta fazer um Search para esta expressão) no site da Microsoft. Recomendo aos leitores que sempre adotem este procedimento quando ocorrerem problemas inexplicáveis no Windows, pois muitos desses problemas são conhecidos da Microsoft e já têm soluções apropriadas.

35) Conexão problemática
Caro amigo, estou tendo problemas com meu micro e estou perdido: Toda conecção que faço na internet o meu sistema começa a travar e voltar ao normal, fica travado cerca de 30segundos a 2 minutos e de repente volta ao normal. O travamento se da so na conecçao não envia e nem recebe dados. mas o tempo de conecção continua rodando. Pensei que fosse a placa de fax, mas conecto no bradesco em linha particular com o banco e não ocorre nenhum problema. O que deve ser? Será que deverei reinstalar o windows? No aguardo de vossa resposta, agradeço desde já.
Resposta:
Este tipo de problema normalmente ocorre com soft modems, sobretudo os modelos onboard e os da PC Tel. Com os modelos da Motorola é mais difícil ocorrer, e com os modelos da Lucent, nunca vi ocorrer. Mas veja como a coisa fica difícil: você não informou as características do seu computador nem a marca do seu modem. Se o seu PC tem menos de 300 MHz, provavelmente o problema é devido ao soft modem. Quanto mais lento é o processador, maiores são as chances de problemas. Eu poderia recomendar a reinstalação do Windows e se o problema continuasse, recomendaria a troca do modem por um Lucent. Mas não posso fazer uma recomendação precisa sem examinar o computador e conhecer suas características, por isso o melhor que você pode fazer é buscar a ajuda de um técnico.

36) Usando o fax no lugar da impressora
Leio sempre sua coluna e tenho um AMD K6 2/500 MHZ e Windows95. Costumo baixar muitos textos na internet e arquivá-los no HD, mas não gosto de fazer a leitura no monitor, prefiro imprimí-los e depois de ler acabo jogando fora. Estive pensando e concluí que vou economizar muita tinta da impressora (que não é nada barato) se eu enviar os textos para serem ipresssos em um fac-simile que tenho instalado em um ramal da central PABX, pretendo ligar o computador em outro ramal como se fosse uma linha telefonica normal. Gostaria de saber se esta idéia funciona e como fazer isso ?
Resposta:
Isto pode ser feito. As placas de modem encontradas nos PCs atuais são na verdade “fax-modems”, ou seja, podem ser usadas para transmitir e enviar fax. Para isso você precisará instalar o gerenciador de fax que normalmente acompanha a placa. Existem inúmeros programas como este, como o Bitcom, Quick Link, Winfax e vários outros. Se você não tem este programa, pode comprar no comércio, o Symantec Winfax. Para usar o programa, entre em um aplicativo qualquer e comande uma impressão. Especifique a “impressora virtual” representada pela placa de fax. O documento será impresso na forma de fax. Você terá apenas que indicar o número do telefone (ou do ramal) onde o aparelho está instalado.

37) Leitura off-line
Gostaria de saber o passo para conseguir ler e-mails off line…tem uma mens.dizendo esta tentando fechar esta janela. como proceder? e os bate-papos…pode-se ver no outro dia tudo que se falou?
Resposta:
Os e-mails podem ser lidos off-line através de programas como o Outlook Express. Todas as mensagens são transferidas para o computador (Caixa de entrada), e a leitura pode ser feita off-line. A situação inversa ocorre quando usamos correio eletrônico do tipo “Web Mail”, que requer uma conexão com o site que dá acesso às mensagens. Se você usa o Outlook Express, basta executá-lo e não deixar que a conexão seja feita (clique em Cancelar se for aberto um quadro de discagem). Note que alguns servidores de web mail também podem operar com programas de leitura/envio de e-mails, como o Outlook Express. Informe-se com o seu provedor ou serviço de e-mail para instruções apropriadas. É preciso usar o comando Ferramentas/Contas no Outlook Express e preencher as informações fornecidas pelo seu provedor, como o login, senha e endereços de servidores de envio e recepção (POP e SMTP). Quanto aos bate-papos, muitos sites disponibilizam o arquivo com todas as mensagens trocadas para download. Se isto não for possível, você pode pelo menos guardar as mensagens da sessão da qual você participou. Basta usar o comando Selecionar tudo (ou Control-A), depois Editar/Copiar (Control-C). Use agora um programa capaz de operar com arquivos HTML, como o Front Page, caso tenha um instalado. Se não tiver, pode usar o Microsoft Word, e finalmente aplicar o comando Editar/Colar (Control-V). O conteúdo do bate-papo será copiado para um arquivo que você poderá salvar e consultar posteriormente.

38) Catálogo de endereços
Gostaria que me orientasse a manter um determinado catálogo de endereços disponíveis para uma pequena rede doméstica em meu escritório de contabilidade. Já tentei tornar o Outlook disponível para a rede e não consegui, tentei outros pequenos programas fornecidos gratuitamente na web mas não são satisfatórios. Enfim, se o Outlook é conveniente, como faço para ter uma agenda telefônica ou catálogo de endereços para todos os usuários da rede? O que seria o Exchange? Caso contrário qual aplicativo freeware indicado por você? Fico muito agradecido pela atenção, e como já é um problema que tenho há muito tempo, gostaria de ser atendido o mais breve possível.
Resposta:
Eu não conheço um aplicativo que faça isso. Seria ideal para um ambiente corporativo. Existem várias formas para contornar a situação, inclusive usando o próprio catálogo de endereços do Outlook Express. Primeiro crie um catálogo com uma pasta (digamos que seja de nome “Empresa”) e coloque este arquivo em um diretório da rede. O catálogo de endereços é um arquivo de extensão WAB, e a forma mais simples de localiza-lo é usando o comando Localizar (ou Pesquisar) e fornecendo como parâmetro “*.WAB”. Uma vez copiado para um diretório público da rede, cada usuário poderá usar no seu computador o comando Importar / Catálogo de endereços no Outlook Express. Deve ser fornecido o local onde está este arquivo e será feita a importação. O catálogo importado será adicionado ao catálogo de cada usuário, por isso é recomendável usar neste catálogo global, uma única pasta com os contatos que devem ser compartilhados. Apesar de funcionar, este método tem uma desvantagem: não permite a atualização automática. Cada usuário deve periodicamente importar novamente o catálogo global atualizado. Um outro método manual que permite atualização imediata é manter um arquivo público com todas as informações, como endereço de e-mail, telefone, endereço postal, etc. Ao clicar em um endereço de e-mail deste arquivo, automaticamente será aberta uma janela do Outlook Express (ou outro programa de e-mail), já com o endereço preenchido. Este arquivo global pode ser feito de várias formas, por exemplo, usando o Word ou editor de textos similar. Pode também ser uma página da Intranet da empresa. A atualização no arquivo mestre automaticamente ficará disponível para toda a empresa.

39) Ligação direta via cabo
Tenho dois PCs – um Pentium e um Pentium III. Gostaria de ligá-los em rede, mas não tenho placa de rede. Existe outra maneira de ligá-los? Já tentei por cabo paralelo, por entrada de impressora, mas não consegui. O que faço?
Resposta:
Esta conexão pode ser feita através do programa “Ligação direta via cabo”, que faz parte do Windows desde a versão 95. Permite que dois PCs sejam ligados em rede usando interfaces seriais ou paralelas. É melhor usar as interfaces paralelas, pois oferecem taxas de transferência mais elevadas. O cabo a ser utilizado é o do tipo “Laplink paralelo”, encontrado com facilidade nas revendas de informática. Muitos usuários não conseguem fazer a conexão por usarem cabos paralelos comuns, de extensão, e não o do tipo Laplink.

40) Desconexão automática
Como fazer com que o computador se desconecte automaticamente quando ocioso sem que a caixa de diálogo apareça?
Resposta:
Abra a pasta “Acesso à Rede Dial-Up”, em Meu Computador. Clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse e use a opção Propriedades. Selecione a guia Discando e marque a opção “Desconectar quando a conexão não for mais necessária”.

41) Modelos de modem
Pretendo trocar minha placa de fax modem Motorola por uma da US Robotics. No mercado, informaram-me que existem três modelos confiáveis. Existe diferença entre eles? Quais seriam e qual seria a recomendável?
Resposta:
Não recomendo que você use Winmodems da US Robotics. Apresentam as mesmas desvantagens dos soft modems de outros fabricantes, e custam muito mais caro. Os três modelos encontrados no mercado, equipados com processador de sinais digitais (DSP) são o 5610, o 2976 e o 2977. Os três são equivalentes, utilizam os mesmos chips. A principal diferença é que o 2976 possui recursos de voz, ou seja, é um voice modem. Já testei todos os três e os resultados foram excelentes. Ainda assim são modems caros. Para quem precisa de um modem de menor custo, será preciso adotar um modelo que seja soft modem. Entre os diversos disponíveis no mercado, o da Lucent é o melhor, e o da PCTel é o pior. O da Motorola é mediano.

42) Identificando o modelo de um modem
Possuo um computador Byte On, processador AMD K6 200mhz, 32mb de memória Ram (não sei a marca da placa, um amigo disse que é Intel) e Windows 95. Comprei um modem voice US Robotics, mas na pressa não pedi o CD de instalação. Tentei copiar os drivers de instalação pelo site do fabricante, mas não consegui encontrar. Instalei o Windows 98 SE. O programa reconheceu o modem e instalou o seguinte drive: 3con Win Modem TI. Depois instalei US Robotics 56k Voice Win. Mas a parte de Voice da placa não funciona. A placa não reproduz o tom de linha pelo buzzer. A entrada de Mic e saída de fone estão inoperantes. Como eu consigo os drivers corretos para esta placa se pelo site do fabricante o número de identificação da placa não existe?
Resposta:
Mesmo você estando com pressa, o vendedor está errado. Ele tem obrigação de vender o modem junto com os seus drivers. Em caso de dificuldades você pode voltar à loja levando este modem e gentilmente solicitar os drivers que não foram fornecidos. Se a loja não existir mais, você terá que resolver o problema sozinho. É preciso procurar no modem por alguma numeração que o identifique, mesmo que seja em uma etiqueta. Uma outra forma de descobrir isso é usando Painel de Controle / Modems / Diagnóstico. Clique no modem e no botão Mais informações. O modem será acessado e será apresentada uma lista de informações. No campo ATI7 você encontrará a indicação Product ID. Este é o modelo do modem, e com esta informação você poderá procurar os drivers, que podem estar em www.usr.com ou www.3com.com.

43) Lentidão para logon na rede
Formatei o meu HD e instalei o Windows 98. Surgiu então um problema: quando me conecto na internet o logon na rede demora muito para ser efetuado. O que pode estar acontecendo? Alguma configuração errada do modem?
Resposta:
Desative a opção “Efetuar logon na rede”, ela não é necessária para a conexão com a Internet e é a responsável por problemas como este. Para isto, abra a pasta Acesso à rede Dial-Up, clique o ícone da conexão com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. No quadro apresentado, selecione a guia Tipos de servidor, e finalmente desmarque a opção Efetuar logon na rede. Esta opção só deve ser habilitada quando usamos a conexão dial-up para acessar a rede na qual o computador host está ligado (você pode por exemplo, a partir do computador de casa, ligar para o seu computador no trabalho e ter acesso à rede na qual este computador está ligado).

44) Conexão ADSL
Utilizo em minha empresa a rede do Windows 98 com oito computadores. Todos têm acesso à internet compartilhada e ficamos online mais de dez horas por dia. Resultado, a conta telefônica é assustadora. Estou pensando em mudar a minha conexão atual, placa teles ISDN 128 kbps (provedor Terra), para o Velox da Telemar. Gostaria de saber as vantagens e desvantagens deste serviço. Este outra opção?
Resposta:
As conexões ISDN são tipicamente mais caras, sobretudo se for pedida uma linha privada (LP), com conexão 24 horas. O sistema Velox da Telemar é do tipo ADSL. O custo é menor e a conexão também é 24 horas. As velocidades oferecidas também são superiores, o problema é que nem sempre permitem o compartilhamento da conexão entre vários PCs. Pelo menos com o mesmo sistema, aqui no Rio de Janeiro, não é dado suporte ao compartilhamento de conexão. Você terá que fazer tudo por conta própria. Minha recomendação é que você procure pelo serviço de banda larga no provedor de sua confiança. O ISDN é limitado a 128k bps, o ADSL chega a 256 k bps, e o uso compartilhado pode ser oferecido pelo seu provedor, inclusive com suporte, em um pacote corporativo.

45) Atualização do Internet Explorer
Como faço para saber se a versão que estou utilizando é a última do Internet Explorer? Há jeito de atualizá-la online?
Resposta:
Para saber a versão do Internet Explorer, use o comando Ajuda / Sobre o Internet Explorer. Será apresentado o número da versão e um link “Informações sobre atualização”. Também podemos chegar às atualizações através do comando Windows Update, obtido a partir do botão Iniciar da barra de tarefas.

46) Configuração do Outlook Express
Por favor, me ajude a configurar corretamente minha conta de e-mail, pois já tentei fazê-lo de todas as formas. Não consigo receber nem enviar mensagens, pois sempre que abro o Outlook Express aparece mensagem de erro. Quais procedimentos, de forma detalhada, devo adotar?
Resposta:
Para configurar o Outlook Express, execute-o a partir do seu ícone na barra de tarefas (uma letra “e” ao lado de um envelope de carta), ou então a partir do botão Correio no Internet Explorer. Use então o comando Ferramentas / Contas, pressione o botão Adicionar e escolha a opção Correio, ou então Ferramentas/Contas. Serão apresentados vários quadros nos quais o assistente pede informações, várias delas tendo sido fornecidas quando você abriu a conta no provedor de acesso:
Nome para exibição – É o nome usado como remetente nas mensagens que você enviar.
Endereço eletrônico – É o seu endereço de e-mail, fornecido pelo seu provedor quando você abriu a conta. Por exemplo, seunome@provedor.com.br. Esta informação é fornecida pelo seu provedor.
Servidor de mensagens recebidas (POP3 ou IMAP) – Este endereço é fornecido pelo seu provedor quando você abriu a conta, mas não esqueça de perguntar, pois muitos provedores esquecem de fornecer esta informação. Normalmente é algo como pop.provedor.com.br. Esta informação é fornecida pelo seu provedor.
Servidor de mensagens enviadas – Este endereço também deve ser fornecido pelo seu provedor quando você abre a conta. Normalmente é algo como smtp.provedor.com.br. Esta informação é fornecida pelo seu provedor.
Nome e senha – O login e a senha que você recebe para acessar o provedor é também usado para acessar o correio eletrônico. Esta informação é fornecida pelo seu provedor, ou escolhida por você quando é feita a abertura da conta.
Tipo de conexão – São oferecidas opções para conectar manualmente, ou através de linha telefônica, ou através de rede local (LAN). É melhor usar a opção Conectar manualmente. Você deverá então estabelecer a conexão com o provedor antes de executar o programa de correio eletrônico.
Se o Outlook Express apresenta um erro ao ser executado, é possível que algum de seus arquivos esteja corrompido. Faça o download da versão mais recente, obtida em www.microsoft.com.br e instale-a.

47) Troca de modem
Estou pensando em trocar o modem atual da minha máquina (Motorola SM56) para melhorar o desempenho e diminuir as constantes quedas de conexão. Gostaria de saber qual modelo sem ser Winmodem você me indicaria. As quedas de conexão podem realmente estar sendo ocasionadas pelo modem de baixa qualidade?
Resposta:
Sim, o modem de baixa qualidade resulta em conexões ruins. O modem Motorola é um caso interessante. Dependendo da linha, do provedor e até do computador, funciona muito bem. Na verdade na maioria das vezes funciona bem. Em algumas condições deixa muito a desejar. São muitos os leitores que reclamam semanalmente nesta coluna sobre este modem, e também sobre o PCTel, que é pior. Um soft modem que funciona bem melhor é o Lucent. Tenho indicado este modem há vários meses aos leitores, eles são fáceis de encontrar no comércio e custam entre 20 e 30 reais a mais que o Motorola. São menos sensíveis à velocidade do computador, funcionando até em um 486DX4-100. Este é o modem que sugiro para a sua substituição.

48) Catálogo de endereços
Gostaria que me informasse como armazenar meus e-mails favoritos para não precisar digitá-los toda vez. Por favor, se possível, me responda com detalhes.
Resposta:
Todos os programas de correio eletrônico possuem catálogos de endereços. No Outlook Express, quando você receber uma mensagem, clique no nome do remetente, e este catálogo é aberto. Você poderá então adicionar este remetente ao catálogo. Quando for enviar uma mensagem, ao invés de digitar o endereço, clique onde está escrito “Para”, e o catálogo será aberto. Você poderá então selecionar um dos contatos deste catálogo. Também é possível abrir o catálogo de endereços através dos menus do Outlook Express. Se você utiliza um serviço de e-mail baseado na Web, como o Hotmail, Zipmail ou outros, também encontrará comandos similares.

49) Conexão fica ruim com upgrade do provedor
Tenho um Pentium III 650mhz, Windows 98 SE, placa de fax Cirrus Logic da CNET modelo CN5614CH. Acessava a internet normalmente até o único provedor da cidade, chamado Comnet 1, modernizar sua aparelhagem passando para velocidade de 56kbps. Após a troca do equipamento, fico conectado de três a oito minutos e a conexão cai. Questionando o provedor, disseram-me que o problema ocorreu com a maioria dos clientes. Perguntei se poderia ser o equipamento novo, disseram que não, já tinham verificado. Sobre a Telemar, também disseram que não. Só que não resolveram o meu problema nem dos outros clientes. Já atualizei os drivers do meu modem e não adiantou. Disseram que poderia ser a configuração do meu computador, mas não me deram detalhes e também não vieram verificar. Mandaram incluir uma string S10=255, mas não adiantou. Será que poderiam me ajudar?
Resposta:
Muitos modems funcionam bem ao operarem com 28.800 bps ou 33.600 bps, mas passam a apresentar problemas quando a conexão é feita na faixa de 56k bps. Eu suspeitaria que este é o caso do seu modem, mas seu provedor afirma que vários clientes têm o mesmo problema. Sugiro então que você não quebre a cabeça tentando resolvê-lo. O provedor tem mais condições de “descascar esse abacaxi”. Eles podem fazer um levantamento entre seus clientes e verificar se determinadas marcas de modem apresentam problemas. Tenho amigos que são donos de um provedor em Paracatu, no noroeste de Minas. Muitos dos seus clientes tinham problemas com modems onboard e modems PCTel. Eles deram de presente a todos esses clientes, modems Lucent, que funcionaram perfeitamente em todos os casos. Depois disso testei exaustivamente esses modems e passei a indicá-los aos meus leitores, nunca recebi reclamações. Se você não pode esperar que seu provedor resolva os problemas, pode tentar um modem Lucent, provavelmente resolverá o seu problema.

50) Modem Motorola causa tela azul
No computador do meu trabalho, um Pentium 3 de 550mhz, 10gb, memória Dimm de 64mb, kit multimídia, CD Rom 52x, onboard e fax modem Motorola 56kbps, aparece a tela azul, após conectar-me à internet e aguardar o carregamento das páginas, com os dizeres: “uma exceção 00 ocorreu em 0028:C16821B6 em VxD SMSERIAL (01) + 0003D086. Ela foi chamada de 0028:C17179C4 em VxD SMSERIAL (01) + 000D2894. Pode ser possível continuar normalmente. Pressione qualquer tecla para continuar. Pressione Ctrl+Alt+Del para reiniciar seu computador. Você perderá todas as informações não salvas em todos os aplicativos”. Após levar a CPU várias vezes para a assistência, os técnicos não encontram nada de errado. Para eu continuar normalmente, preciso reiniciar o computador várias vezes e sempre os números acima mudam.
Resposta:
Este modem SM56 Motorola é curioso. Para alguns, funciona perfeitamente. Para outros, é um verdadeiro inferno. Fiz vários testes com três desses modems, variando a linha, o provedor, o computador e o sistema operacional e não tive problemas. Ocorre que para vários usuários, esses modems são extremamente problemáticos. O arquivo SMSERIAL é o driver deste modem. Sugiro que você tente uma nova versão do driver, obtido em www.mot.com, mas o ideal é utilizar um modem menos problemático, como os que usam o chipset Lucent. Este modem é 20 reais mais caro que o da Motorola, mas os casos de problemas com ele são raríssimos.

51) Erro no explorer
Gostaria de saber o que está havendo com o meu Explore 5.0. Toda hora dá erro e pede para ser fechado.
Resposta:
Recomendo que você faça o download da última versão do Internet Explorer a partir do site da Microsoft e o instale. Existem muitos bugs detectados e corrigidos nas diversas versões deste programa. Infelizmente os bugs também podem estar em plugins que foram instalados sob o Internet Explorer (Real Player, Quick Time, por exemplo). Procure atualizar também eventuais plugins.

52) Hubs e Switches
Apesar de já ter algum conhecimento sobre o assunto, gostaria de saber mais tecnicamente qual a diferença básica entre Hub e Switch, ambos usados para “unir” redes.
Resposta:
Do ponto de vista externo, os hubs e switches são parecidos. A diferença é interna. O hub tem um barramento interno que é compartilhado por todas as conexões da rede. A desvantagem deste processo é que como o barramento é compartilhado, é preciso que cada dispositivo da rede (normalmente computadores) espere pela sua vez de acessá-la. No switch, o barramento interno é dinamicamente dividido em várias seções independentes, cada uma delas capaz de operar em plena velocidade. Por exemplo, em um switch de 8 portas e 100 Mbits/s, podemos ter as conexões simultâneas A-B, C-F, D-H e E-G, cada uma delas operando a 100 Mbits/s. Se fosse usado um hub, cada uma dessas conexões iria operar também a 100 Mbits/s, mas seriam usadas apenas em 25% do tempo, devido ao compartilhamento. Teríamos portanto taxas médias de 25 Mbits/s para cada conexão. Normalmente usamos hubs para grupos de estações de trabalho e switches onde o tráfego é mais elevado, como na comunicação entre servidores.

53) Problemas com conexão
Estou tendo alguns problemas na minha conexão. Possuo um modem US Robotics 56k Voice Win Int. Meu provedor é o UOL. Minha conexão está muito instável, sempre cai e, quando não cai, pára ou não entra em sites, não recebo mensagens pelo ICQ… Quanto estou jogando on-line aparece escrito “srver timeout”. Na verdade não é o servidor que cai, pois com as outras pessoas que estão jogando comigo não acontece isso. Será que o problema é com o meu modem, minha linha ou o provedor?
Resposta:
O problema pode ser de qualquer um dos três, e a única forma de descobrir é através de testes. Leve o seu computador à casa de um colega que tem boas conexões e ligue o seu computador ao seu provedor usando a linha dele. Ligue o seu computador ao provedor dele, usando a linha dele. Ligue da sua casa ao provedor dele, usando a sua linha. A alguma conclusão você chegará com esses testes. O modem US Robotics é de boa qualidade, mas os Winmodems que eles fabricam não são muito melhores que os Winmodems de outros fabricantes, portanto o problema também pode estar no modem. Conexão problemática é algo de arrancar os cabelos. Um leitor outro dia relatou o caso do uso de uma linha excelente (central digital), com um modem US Robotics com DSP e com um provedor que não dava problemas a outras pessoas, e mesmo assim as ligações caíam. Depois de quebrar a cabeça descobriu que o problema era do sinal que é emitido pela telefônica quando a linha está ocupada e outra pessoa tentar ligar. Este tom fazia o modem ficar se perder e a ligação caía. Até descobrir que o problema era esse, o modem, o provedor e a linha foram muito xingados.

54) Driver para placa fax/modem
Onde posso encontrar driver da seguinte placa de fax:
FCC ID 138-SN96102
FCC reg 4J2SNG-30167-PT-E
REN 0.88 Jack: RJ11
Chipset Rockwell RCV 336ACF/SP R749-31 9643 B27933-2
Resposta:
Encontrar drivers para produtos antigos pode ser uma tarefa muito difícil ou mesmo impossível. Lembro aos leitores que minha dificuldade para encontrar um driver é a mesma da maioria das pessoas. Os pontos de partida são os sites dos fabricantes e sites especializados em drivers, como o www.drivershq.com. Neste site existem dois links relativos à Rockwell, o www.rockwell.com e www.conexant.com. A partir daí temos que procurar nos sites por support/drivers. Infelizmente a maioria dos fabricantes têm o hábito de deixar os drivers de produtos antigos um pouco escondidos. No caso da Rockwell a coisa é um pouco mais complicada, pois esta empresa não produz os modems, e sim os chips usados para construir modems. Vários fabricantes de modems usam os chips e fornecem seus drivers. Fazendo mais pesquisas descobri que existia um modem fabricado pela Zoltrix (www.zoltrix.com) que usava o chip 336ACF da Rockwell. Como os modems Zoltrix foram muito vendidos no Brasil por volta de 1996 (seu modem tem entre seus códigos o 9643, o que normalmente indica o ano e a semana de fabricação), é muito provável que o seu fabricante seja mesmo a Zotlrix, portanto aí está mais um local para procurar. Em último caso, muitos modems funcionam com os drivers genéricos (modem padrão) para modems que acompanham o Windows.

55) Problemas com o modem Lucent
Estou com problemas com o modem Lucent Win Modem. Eu uso a barra de ferramenta do Windows com tamanho duplo e não como vem configurada. Quando estou conectado, fica tudo normal, mas quando a conexão cai, às vezes, a barra volta sozinha para o tamanho simples e o ícone de conexão demora a sair da barra, quando sai!. Mas, o problema maior é para tentar conectar novamente. O Windows exibe a mensagem que a porta está sendo usado por outro dispositivo (como um fax, por exemplo). Mas, só uso o modem e nada mais. Tudo só volta ao normal, quando a máquina é reiniciada.
Resposta:
A conexão não deveria estar caindo sugiro que você instale drivers novos para este modem, que podem ser obtidos em www.lucent.com e www.agere.com. A barra de tarefas, uma vez dimensionada como você prefere, pode ser configurada para que seu tamanho passe a ser fixo, sem ser mais alterada. No Windows XP, clique a barra com o botão direito do mouse e use no menu a opção “Bloquear barra de tarefas”. Este comando está disponível em outras versões do Windows. Clique a barra de tarefas com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção “Propriedades”. Neste quadro você encontrará um comando para fazer este bloqueio, o que impedirá que a barra de tarefas seja redimensionada.

56) Discagens adicionais
Tenho um fax modem HSP56 Micro Modem. Não sei o que acontece porque quando eu tento conectar na internet, e o número está ocupado, ele não redisca automaticamente.
Resposta:
Vá ao Painel de Controle e use o comando Opções da Internet. Selecione a guia Conexões. Selecione a conexão do seu provedor e clique em Configurações. Clique em Avançadas, ao lado de “Configurações da rede dial-up”. Será apresentado um quadro onde podemos indicar o número de tentativas de rediscagem, bem como o intervalo entre as tentativas. A ordem dos comandos pode variar um pouco dependendo da versão do Windows. O seu modem pode estar configurado para tentar novamente, porém com um intervalo de tempo muito longo entre as tentativas. Faça os ajustes necessários.

57) Hackers
Gostaria de saber a respeito de invasões de sites por hackers. Você sabe como eles agem, o que eles fazem, como constroem vírus e essas coisas aí que sempre surgem com a expansão da tecnologia?
Resposta:
Os hackers são grandes conhecedores da Internet e de sistemas operacionais. Podem acessar um servidor Web e entrar em diretórios de usuários, descobrindo as senhas ou encontrando outros métodos de acesso. Podem então fazer alterações. Existem programas que são enviados aos usuários através de e-mail que passam a funcionar sem serem percebidos, analisando o computador e descobrindo informações vitais, como senhas e até números de cartões de crédito. De posse dessas senhas é possível fazer novas invasões. O vírus nada mais é que um programa que é executado sem que o usuário perceba (por exemplo, quando abre um anexo de e-mail) e passa a controlar certas funções do computador, além de propagar-se para outros computadores. Os vírus podem fazer estragos mais sérios ou menos sérios, que vão desde mensagens engraçadas até o apagamento do disco rígido ou do BIOS. Existem alguns livros que tratam sobre o assunto, como Harckers Expostos e Manual do Hacker.

58) Driver para modem Motorola
Estou com o modem Motorola de um amigo e preciso dos drivers de instalação, mas não tenho disquetes. Já procurei no site do fornecedor e não encontrei. Onde poderia localizar esses drivers?
Resposta:
A Motorola não dá mais suporte a este modem, nem produz drivers novos. Recomenda que o suporte seja procurado com o fabricante do modem. Note que a Motorola produz apenas os chips usados no modem. Infelizmente a maioria dos modems baratos são de fabricantes “anônimos”, e muitos nem chegam a ter sites. É possível conseguir algum suporte nos sites de fabricantes maiores, como a Genius (www.genius-kye.com), que comercializou modems com este chip. Para conseguir os drivers “menos antigos” no site da Motorola, que só chegam até o Windows ME (usuários do XP não poderão ter este modem), entre em http://search.motorola.com e comande uma busca pela string “SM56 Software Modem Archives”. Serão apresentados links para os drivers disponíveis.

59) Micro desconecta sempre
Quando ligo o micro e vou conectar na internet, vem o aviso de que a porta foi desconectada por falha de hardware e só depois que reinicio a máquina umas duas a três vezes é que o modem é reconhecido e começa a discar. Às vezes, consigo navegar várias horas seguidas, mas ele trava muitas vezes e não adianta dar o Ctrl Alt Del. Tenho que reiniciar e conectar outra vez. Meu processador é um K6 233 mhz, fax, som onboard, 30 mb de ram e HD de 3 gb (mas só uso 1/3 de sua capacidade).
Resposta:
Faltou apenas uma informação muito importante, que é a marca e modelo do seu modem. Afinal, o modem é o circuito problemático do seu computador. É preciso fazer uma investigação no modem, começando pelos testes, obtidos com o comando Painel de controle / Modem / Diagnóstico. Quando tudo corre bem, este comando estabelece a comunicação com o modem, que apresenta uma série de informações sobre sua configuração interna. Quando ocorre problema neste ponto, é possível que o modem esteja com defeito, mas a causa também pode ser conflito de hardware ou driver corrompido. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se são apresentados conflitos ou outros tipos de problema no modem. Se for o caso, é preciso remanejar o endereço de E/S e a IRQ, através da guia Recursos do quadro de propriedades do modem, obtido no Gerenciador de dispositivos. Também é preciso reinstalar drivers, o que muitas vezes resolve problemas. Os modems podem entretanto serem danificados por altas tensões induzidas na linha telefônica quando caem raios nas proximidades. Enfim, as possibilidades são muitas, e pode ser necessário trocar o modem.

60) Envio em formato HTML
O que acontece se eu enviar um e-mail HTML para uma programa que só recebe e-mail sem formatação? O programa vai devolver o e-mail ou retira a formatação?
Resposta:
Não é uma boa idéia enviar e-mails em HTML quando você não conhece o destinatário. Dependendo do programa de correio eletrônico usado e da sua configuração, as mensagens HTML não suportadas podem aparecer convertidas na forma de texto ou podem aparecer de forma ininteligível. Vale a pena entretanto usar o formato HTML devido aos seus recursos de inclusão de figuras e formatação de texto. Você pode simplesmente enviar mensagens para todos em HTML e verificar se algum dos seus receptores reclama. Para este especificamente, passe a enviar mensagens apenas em modo texto.

61) Atualização para V.90
Meu modem é da US Robotics Isa de 56 kbps, creio que do padrão X2. Quero atualizar para o padrão V90, mas não tenho os drivers. O que fazer?
Resposta:
Essas atualizações estavam em www.usr.com/56k/ e www.3com.com/56k/ . Lá você encontrava informações sobre este tipo de upgrade nos modems US Robotics e 3COM. Esses fabricantes alteraram o layout dos seus sites, e essas páginas foram mudadas de lugar. Sugiro que você vá às paginas iniciais de cada site e use um comando SEARCH por “V90 upgrade”. Serão apresentados os links para as atualizações disponíveis. De um modo geral, cada fabricante de modem oferece uma página como esta, com informações sobre a conversão de seus antigos modems de 56k não padronizados (X2 e K56Flex) para o V.90. Outros sites que trazem informações sobre o assunto são www.56k.com e www.v90.org.

62) Winmodem Taicon
Uso o Winmodem Taicon V.90 (offboard da PCTel) e gostaria de uma ajuda para poder instalá-lo no Conectiva Linux 6.0. Já tentei fazer isso com driver que instala o HSP 56 (onboard da PCTel) e não obtive sucesso.
Resposta:
Antes de comprar um modem para usar com o Linux, devemos escolher um modelo que seja realmente acompanhado de drivers para este sistema. Este é o primeiro critério de escolha seguido pelos usuários do Linux. Os modems Lucent são um exemplo, assim como os modelos Performance Pro, da US Robotics. Modems ISA que não são Winmodems também funcionam no Linux. Você pode procurar drivers apropriados para o seu modem no site do fabricante, ou no site da PCTel. O chip do seu modem onboard não é necessariamente igual ao do seu modem “offboard”, é preciso checar. Finalmente, consulte o site www.linmodems.org, onde existem drivers para vários soft modems funcionarem sob o Linux.

63) Rede doméstica
Coloquei três computadores em rede doméstica. Assim, estou partilhando a internet e uma impressora HP 1200, mas queria compartilhar também de outra impressora Epson Stylus Color 740. Cada impressora está conectada a um computador, mas só a HP recebe arquivos dos três computadores. A Epson, no entanto, não aceita de nenhum; nem do computador onde está instalada. Quando mando uma impressão, mesmo que eu escolha a Epson, no momento de enviar a impressão, ela vai para a HP, que começa a imprimir lixo. O que faço? Haveria outro jeito de solucionar isso diferente de um Pint serv, ligar isso na switch e colocar as duas impressoras nele para que direcione os arquivos?
Resposta:
A primeira coisa a fazer é garantir que a impressora Epson funcione como local, no computador onde está instalada. Pode ser preciso instalar drivers atualizados. Somente depois que a impressora funcionar no seu próprio PC, poderá ser feita a configuração para que funcione em rede. Não esqueça que em qualquer comando de impressão dos aplicativos do Windows, temos acesso a um quadro onde podemos escolher a impressora a ser usada. Na pasta de impressoras, clicando na impressora desejada você poderá comandar a impressão de uma página de teste. O sucesso nesta impressão indica que a impressora está corretamente instalada. Depois que a impressora estiver funcionando, use o quadro de propriedades de rede (Painel de controle / Rede) e instale o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft. Feita esta instalação, clique no ícone da impressora com o botão direito do mouse e no menu escolha a opção Compartilhar. A partir daí esta impressora estará apta a funcionar via rede. Nos outros computadores, comece pelo Ambiente de Rede (ou Meus locais de rede) e clique no grupo de trabalho, no ícone do computador que tem a impressora, e finalmente no ícone da impressora. Será feita a instalação dos drivers, e a partir daí esta impressora poderá ser usada pelos outros PCs da rede.

64) Modem USR com problemas
Instalei um modem US Robotics de 56 kbps e nunca mais consegui conexão permanente. Todas as vezes que estou navegando, o Windows perde para conectar novamente. Isso se repete várias vezes, principalmente, depois que instalei o XP. Qual é a solução para esse caso?
Resposta:
A primeira coisa a ser tentada é a instalação de drivers atualizados. Verifique o modelo exato do seu modem, informação que está indicada em uma etiqueta no modem. Vá então aos sites da US Robotics (www.usr.com) e da 3COM (www.3com.com) para obter os drivers mais recentes. Se mesmo com os drivers novos os problemas persistirem, convém fazer um teste com sua linha telefônica. Leve o computador à casa de um colega que tenha conexões perfeitas. Instale o computador e conecte na linha dele, e faça uma conexão com o seu provedor. Existem muitos casos de conexões ruims devido à linha. Também é possível que a sua linha use o recurso “Chamada em espera”. Trata-se daquele sinal que ouvimos durante uma conversa telefônica, indicando que outra pessoa está tentando ligar. Este sinal normalmente causa queda de conexão. Peça à sua companhia telefônica que desabilite este serviço.

65) Qualidade de placas fax-modem
Minha placa de fax-modem Robotics 56 kbps queimou devido a um raio. A conexão com a internet, através dessa placa, era excelente. Ao procurar uma nova placa, constatei que a Robotics é difícil de ser encontrada. Só encontrei as marcas Motorola, Intel e as genéricas. Comprei a Intel 56 kbps e para minha decepção, não consigo navegar pela internet e nem baixar e-mails, por que a conexão em minha casa ficou em 26.4 kbps. Fiz um teste, conectando em outro lugar. A conexão melhorou, passando para 34 kbps, o que já permitiu uma navegação aceitável. Tudo indica que o problema é da linha telefônica. Mas, por que não tinha esse problema com a placa Robotics?
Resposta:
Os melhores modems US Robotics são os modelos 5610, 2976, 2977 e Performance Pro. Sempre encontro esses modems à venda pela Internet, em www.cdr.com.br. É verdade que são mais difíceis de serem encontrados na maioria das lojas, já que são mais caros que outros modelos que não têm DSP (processador de sinais digitais). Entre eles citamos os Winmodems da US Robotics, os modems Motorola (cuidado, este não tem driver para Windows XP), Lucent, PCTel, entre outros. Já fui apresentado a um modelo Intel que também é soft modem. Todos os soft modems apresentam baixo desempenho em PC mais lentos, como os inferiores a 300 MHz. Se este é o caso do seu computador, certamente o problema está sendo causado por isso. Os soft modems dependem do processador da placa mãe para fazer parte do trabalho que seria do DSP. Entre os soft modems, o menos problemático é o da Lucent. Recebo reclamações freqüentes de leitores com problemas com modems Motorola, PCTel e até mesmo dos Winmodems da US Robotics. Já sobre o modem da Intel, é a primeira vez que recebo uma reclamação.

66) Site inacessível
Sempre acessava o site da Nasa em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/archivepix.html, mas de uns tempos pra cá não consigo mais. Soube que foi a própria Nasa que cortou esse acesso, por que o Brasil é um dos campeões de hackers. Haveria algum modo de ter acesso novamente?
Resposta:
Copiei seu link exatamente como veio na sua mensagem e colei na barra de endereços do meu navegador. A página foi acessada imediatamente, é fantástica, tem centenas de links para fotos da NASA, com várias explicações. Estou abrindo várias dessas páginas e salvando em um diretório do meu disco rígido (Abrir em uma nova janela / Salvar como), em uma pasta NASA. Desta forma posso visualizar as figuras e as explicações off-line. Portanto a página não foi retirada do ar. Ocorre que um site pode às vezes sair do ar para manutenção, até por vários dias. Outro problema que pode ocorrer é a mudança do layout interno do site. Ao invés de guardar um endereço longo como o que você usa, é preciso encontrar uma forma de chegar a esta página partindo da página principal de um site. Quanto mais cheio de diretórios é um endereço, maior é a probabilidade de ser alterado quando o site for reestruturado. Guarde um endereço menor, como http://antwrp.gsfc.nasa.gov, ele dificilmente será alterado.

67) Compartilhamento de conexão com a Internet
É possível compartilhar a conexão de internet usando a conexão direta via cabo? Não possuo placa de rede. Se for possível, qual o procedimento para fazer isso? Quais programas usar? Qual ligação fazer primeiro: a conexão à internet ou entre os PC´s? Gostaria que você me ensinasse passo a passo.
Resposta:
A conexão direta via cabo permite compartilhar arquivos e impressoras, mas não a conexão com a Internet. Isso é pelo menos o que ocorre quando usamos apenas os recursos do Windows. Você pode entretanto compartilhar a conexão com a Internet através da ligação por cabo paralelo ou serial, usando o programa Winroute (existem outros similares), encontrado em www.lpt.com. Aquele programa é um DEMO que funciona por 30 dias, e para usá-lo definitivamente será preciso comprá-lo. É mais barato comprar duas placas de rede e um cabo UTP/RJ-45 “Crossed”. Este tipo de ligação em rede, além de ser mais rápido, permite compartilhar a conexão com a Internet. Use o Assistente para configuração da rede doméstica para configurar a rede e o compartilhamento da conexão com a Internet.

68) Modem para Linux
Instalei em meu computador o Conectiva Linux 7.0, até funcionou tudo direitinho, exceto pelo modem. Um USR 2974, não consegui instalá-lo, por tanto fiquei sem internet. O que devo fazer? Ou talvez me indique onde devo baixar o driver ou coisa parecida. A configuração do meu micro é: Pentium 600Mhz, HD Quantum de 15Gb, placa de Som Creative AWE-32, placa de rede Realtek, placa de video Diammond Viper V550 e motherboard Soyo SY-6VCA.
Resposta:
Hoje em dia os modems mais comuns são os chamados “Winmodems”, “soft modems” ou “HSP modems”. Esses modems não posssuem um DSP (processador de sinais digitais), por isso são baratos. Seu trabalho é feito pelo processador da placa mãe, através dos seus drivers. A maioria dos fabricantes produz apenas drivers para Windows, deixando de lado o Linux. Para que um modem funcione no Linux, é preciso selecioná-lo previamente, de acordo com os seguintes critérios: A) Procure um modem com DSP, do tipo que “funciona em PCs 486”. Esses modems são mais caros, e muitos deles usam o barramento ISA. Podem ser instalados perfeitamente sob o Linux; B) Use um modem externo. São ligados diretamente em uma porta serial, e o Linux pode reconhecê-los corretamente; C) Compre um modem que seja acompanhado de drivers para Linux, como ocorre para alguns modelos da US Robotics. Os modelos 2976 e 2977 têm drivers para Linux, o 2974 e o 2975 não; D) Procure em www.linmodems.org, onde existem drivers alternativos para diversos modems. Já procurei e não encontrei drivers para seu modem. Trata-se de um Winmodem que usa o chip AD1806, produzido pela Analog Devices, entretanto não existem drivers para Windows. Os modems Lucent, por exemplo, são acompanhados de drivers para Windows, e seus drivers podem ser encontrados através do site www.linmodems.org.

69) Rede doméstica
Montei uma rede em casa entre dois computadores e instalei o Internet Connection Sharing para poder acessar a internet usando apenas uma conexão com a rede telefônica. Meu problema é o seguinte: quando uso o Microsoft Outlook para checar o correio eletrônico da máquina cliente, a principal ( não sei se posso chamá-la de servidor) conecta-se á linha telefônica mas, depois que envio e recebo todas as mensagens, não se desconecta, como o faz quando uso o acesso normal discado ( nas opções do Outlook as duas máquinas estão configuradas “Options – Mail – Delivery – hang up when finished”). Como as máquinas ficam distantes uma da outra, fica inviável desfazer esta conexão manualmente. Como faço para que o acesso pela máquina cliente faça automaticamente a conexão e a desconexão com o provedor? Eu uso o Windows 98 SE e o Outlook nas duas máquinas, e um mode, US Robotics 56 K na que se conecta á linha telefônica.
Resposta:
O computador que está ligado na linha telefônica não tem como saber que o seu cliente já terminou o acesso. A conexão permanece aberta. Uma forma de atenuar o problema é configurando a conexão para finalizar depois de alguns minutos de inatividade. O local desta configuração varia um pouco dependendo da versão do Windows. Partindo da janela Acesso à rede dial-up, clique no ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Clique no botão Configurar sob o modem e selecione a guia Conexão. Marque a opção “Desconectar chamada se ociosa por mais de…” e indique o número de minutos. Sugiro que use entre 3 e 5 minutos. É possível que exista um programa que comande imediatamente a desconexão, sem ser preciso usar o recurso da desconexão por inatividade, entretanto procurei algo desse tipo e não encontrei.

70) Cópia de e-mail
Gostaria de saber se existe alguma maneira de copiar o banco de e-mail do Outlook Express para outro Outlook, mas mantendo os grupos já formados.
Resposta:
Sim, isso é perfeitamente possível. A primeira coisa a fazer é descobrir onde está a pasta na qual estão as mensagens. Cada pasta de mensagens é um arquivo de extensão DBX. Use então o comando Localizar do Windows para encontrar onde está o arquivo RASCUNHOS.DBX (ou qualquer outro nome de pasta de mensagens). Será encontrado o arquivo em um diretório bem escondido, que varia de acordo com a versão do Windows e do Outlook. No meu computador, este arquivo estava em:
C:\Documents and Settings\Laércio Vasconcelos\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{52C7B372-1A8E-4DA7-A61F-4344893CFB52}\Microsoft\Outlook Express
Use o Windows Explorer para chegar a esta pasta, e nela você encontrará todos os arquivos DBX correspondentes às pastas de mensagens. Copie todos eles para um meio de armazenamento de alta capacidade. Cada um deles ocupa vários MB, e não será possível usar disquetes. Use um ZIP Disk, um gravador de CDs ou faça a cópia pela rede. Leve esta cópia ao computador destino e use no Outlook Express o comando Arquivo / Importar / Mensagens. Indique o local onde estão as cópias das mensagens, e elas serão importadas para o novo computador, mantendo a mesma estrutura de pastas do computador original.

71) Histório do Explorer 5.0
No meu navegador IE5, mesmo quando mando apagar o histórico e excluir todas as páginas off-line, aparecem o endereço de sites que eu visitei há algum tempo. Como acabar com isso de maneira eficaz?
Resposta:
O histórico é apagado através do comando Ferramentas / Opções da Internet, e selecionando a guia Geral. Podemos indicar o número de dias do histórico como ZERO e clicar no botão Limpar histórico. O problema é o recurso Autocompletar, que não é desativado desta forma. Por exemplo, se você digitar na barra de endereços, www.laercio.com.br, e manter o histórico programado para ZERO dia, este endereço não aparecerá no histórico no dia seguinte, mas se alguém digitar www.la, o Internet Explorer preencherá automaticamente o restante do endereço. Ficar fácil desta forma, para alguém que esteja “fuçando” um computador, descobrir os endereços que o usuário digitou. Para resolver o problema você terá que desativar o recurso Autocompletar. Para isso use no Internet Explorer o comando Ferramentas / Opções e selecione a guia Conteúdo. Clique em Autocompletar e desmarque todas as opções. Clique em OK e finalize o Explorer. Quando usar novamente o programa, este recurso estará desativado.

72) Media Player
Por favor gostaria de saber qual é o melhor programa de vídeo de computador. Gostaria tambem de saber o que é 56 k, 100 k e 28 k. O que é o MEDIA PLAYER.
Resposta:
O “melhor programa” depende de uma avaliação subjetiva. Há os que gostam de programas simples e fáceis de usar, mesmo que limitados. Há os que preferem programas com mais recursos, mesmo que mais complexos. O Media Player é um programa que sofreu várias evoluções, desde as versões mais antigas do Windows (ex: Windows 3.1). No Windows ME, este programa ficou ainda mais sofisticado, com inúmeros recursos de multimídia. Com este programa podemos visualizar qualquer arquivo de vídeo, desde que exista um CODEC apropriado instalado. O Windows já vem acompanhado de inúmeros CODECs, e novos CODECs podem ser acrescentados ao sistema, à medida em que instalamos novos softwares. Você pode portanto usar o Windows Media Player, que é fácil de usar e já vem embutido no Windows. Para aqueles que usam versões antigas do Windows (95 e 98), basta fazer o download do Windows Media Player, em www.microsoft.com. Os termos “56k, 100k, 28k” dizem respeito à velocidade ideal para transmissão. Muitos arquivos de vídeo disponíveis na Internet são oferecidos com tamanhos diferentes (ex: pequeno, médio e grande). O usuário pode portanto escolher indicando a velocidade do seu modem. Note entretanto que alguns arquivos de vídeo da Internet necessitam de programas especiais, como o Real Player. Normalmente onde existem esses arquivos de vídeo, encontramos também um link para o download e instalação do Player apropriado.

73) Conexão direta via cabo
Gostaria de saber os procedimentos para poder efetuar uma conexao direta via cabo paralelo entre um pc com windows 98 SE e Windows XP Home Edition. Eu ja fiz entre pcs com w98, mas com o XP, ainda nao consegui. Tanto para o xp ser o computador HOST como CONVIDADO.
Resposta:
A conexão direta via cabo é muito fácil de usar no Windows 95, 98 e ME, mas no Windows XP ela não funciona de forma tão fácil. É preciso usar alguns macetes não documentados, ou cuja explicação está meio escondida. Eu encontrei esses macetes não documentados em www.lpt.com. Em linhas gerais, você precisará desativar a proteção por senha, caso um dos computadores use o Windows XP. Outra questão é a dos protocolos utilizados. Com o Windows 95, 98 e ME, podem ser usados os protocolos NETBEUI ou IPX/SPX. No Windows XP não existe o protocolo NETBEUI, portanto deve ser usado o IPX/SPX. O protocolo TCP/IP não funciona corretamente na conexão direta via cabo. Os cabos utilizados são os mesmos em todas essas versões do Windows, e são vendidos como “cabo laplink paralelo”.

74) Configuração de e-mail
Baixei o Eudora 5.1 (programa de e-mail ). Mas ñ consigo cofigurar para Baixar meus e-mails da globo como servidor de email mande um passo a passo para me ajudar.
Resposta:
Nem sempre os e-mails baseados na Internet (Web Mail) podem ser utilizados através do Outlook, Eudora e outros programas de e-mail. Sobretudo no caso de serviços gratuitos de e-mail, o fornecedor do serviço obriga o usuário a ter mensagens de propaganda no final de cada mensagem sua, e também a entrar na sua página para transmitir e receber e-mails, além de visualizar as suas propagandas. Você precisa confirmar com o seu provedor de e-mail se a transmissão e recepção podem ser feitas por protocolos POP3 e SMTP, responsáveis pela transmissão e recepção de mensagens. No programa de e-mail você encontrará um comando para definir contas. Será preciso indicar os endereços dos servidores (normalmente pop3.servidor.com.br e smtp.servidor.com.br), além do nome de usuário e senha. Se o provedor não opera com esses protocolos, você ficará restrito ao webmail, sem poder usar programas como o Eudora.

75) Problemas com o Real Player
Tenho um k6 2 500 e por duas vezes estalei o real pleyer, e as vezes não funcionava o som do computador para funcionar eu tinha que resetar o computador. Gostaria de saber se o real costuma a dar problemas, um tecnico me falol que o real costuma dar problemas.
Resposta:
O Real Player normalmente funciona bem, mas existem casos de problemas devidos principalmente à lentidão da Internet e ao congestionamento dos servidores que transmitem som e vídeo. Quando estão muito congestionados, a transmissão pode ser interrompida. A lentidão da Internet resulta em pausas irritantes no som e no vídeo, tornando o seu uso inviável. Recomendo que você instale a versão mais nova do Real Player, pois menor será a chance de existirem bugs. Faça o teste com diferentes sites que transmitem som e imagem pelo Real Player. É possível que eventuais problemas não sejam causados pelo seu computador ou pelo Real Player, e sim pelos próprios servidores. Infelizmente não existem substitutos para o Real Player. As várias fontes de som e vídeo na Internet são “casadas” com determinados programas, como o Winamp, o Windows Media Player, o Real Player e outros. Felizmente alguns desses sites (por exemplo, estações de rádio) costumam oferecer mais de uma opção para a transmissão dos dados. Escolha uma opção que funcione melhor no seu computador.

76) Problemas com rede ponto-a-ponto
Tenho uma rede ponto-a-ponto em casa, em topologia barramento com dois clientes Windows 98. Estou tentando adicionar uma terceira estação de trabalho, que utiliza sistema operacional Windows 2000. Quando habilito o driver d rede na estação 2000, a rede cai, ou na melhor das hipóteses, os clientes 98 se comunicam normalmente e o cliente 2000 não é “visto”. A estação 2000 está configurada com o cliente para redes microsoft e as seguintes pilhas de protocolos e serviços: Agendador de Pacotes de Serviço, Compartilhamento de Arquivos e Impressoras para redes Microsoft, Driver de Monitor de Rede, NetBIOS, NWLink, e TCP/IP. O endereçamento IP é manual, e a sub-rede é 192.168.1.0. As diretivas locais são WSCompat, sem alterações. Gostaria de saber onde está o problema da rede.
Resposta:
Configure o Windows 2000 para operar também com rede ponto-a-ponto, ou seja, torne-o membro de um grupo de trabalho, que deve ser o mesmo usado pelos outros dois computadores. O Windows 2000 é normalmente usado em redes com domínio, onde existe um servidor equipado com o Windows 2000 Server. Com esta configuração a sua rede não funcionará. Outro problema que vejo é o elevado número de protocolos. Deixe todos os computadores apenas com o protocolo TCP/IP instalado, ele será suficiente para a rede funcionar bem. Você poderá deixar os três computadores configurados com endereço IP automático, eles irão usar o endereçamento 169.254.xx.xx. Você também pode configurar os três computadores com endereços manuais, usando por exemplo 192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3. Note que se um dos computadores compartilha a sua conexão com a Internet com os outros dois, você precisará ligar antes este “servidor” e usar o endereçamento de IP automático nos outros dois micros.

77) Conexão ruim
Estou com dificuldades para obter uma boa conexão na internet. Eu tenho usado provedores gratuitos e sempre tive uma velocidade razoavelmente boa – entre 50kbps e 52kbp. Ultimamente minha conexão está abaixo de 30kbps. O meu modem é de 56k. Eu tentei configurar em opções de internet e não tive sucesso. Estou usando Windows XP. Gostaria que voce me ajudasse, passo a passo, a solucionar esse problema.
Resposta:
Sem que você fizesse alterações no computador, as conexões com a Internet, que antes eram boas, tornaram-se ruins. É muito provável que a causa do problema seja externa. Por exemplo, um componente passivo (capacitor, resistor ou indutor) responsável pela filtragem de sinais da linha telefônica no seu modem pode ter sido danificado durante uma tempestade, devido à ação de raios. Sem a filtragem funcionando corretamente, a linha torna-se muito ruidosa, resultando em conexões de menor velocidade. Outro problema são as misteriosas alterações feitas pela companhia telefônica. O número do seu telefone pode continuar o mesmo, mas quando a companhia telefônica faz instalações de novas linhas na vizinhança, pode remanejar ligações. A sua linha pode ter sido remanejada para um cabo problemático, resultando neste problema. Isso já aconteceu com uma das linhas do meu laboratório. Infelizmente para descobrir a causa do problema, é preciso fazer um teste com outra linha. Leve o seu computador à casa de um colega que tenha uma conexão boa. Configure o seu computador para ligar para o provedor dele. Se conseguir uma boa conexão, então a sua linha está problemática. Se não conseguir, então provavelmente existe um problema no seu modem. Se for necessário substituí-lo, recomendo que use um modem Lucent. O modem Motorola SM56 não funciona no Windows XP, e os modems HSP56 (PCTel) são os que mais dão problemas.

78) Programa para Fax
Caro Laércio, gostaria de conhecer um programa para receber e enviar fax pelo computador. Os que consegui pela WEB são todos os em inglês e não serviram para mim.
Resposta:
Sugiro que você use o Winfax Pro, da Symantec. Pode ser adquirido no comércio, mas algumas livrarias e bancas de revistas especializadas em informática às vezes oferecem versões quase gratuitas, custando apenas o preço da revista. São normalmente versões anteriores à mais recente, mas funcionam bem na maioria das vezes. Se você usar o Windows XP, pode usar o recurso nativo para envio de fax, disponível neste sistema. E está tudo em português.

79) Erros em Enviar/Receber
Quando entro no Outlook Express e clico em Enviar/Receber, aparece mensagem de erro: “ocorreram alguns erros durante o processamento das tarefas solicitadas. Consulte a lista de erro abaixo para obter mais detalhes. O host POP não foi encontrado. Verifique se digitou o nome do servidor corretamente”. Não entendi nada. Como eliminar o erro?
Resposta:
Antes de mais nada, é preciso configurar corretamente a conta de correio eletrônico, indicando os endereços do servidor de envio e o de recepção de mensagens. Esta configuração é feita com o comando Ferramentas / Contas no Outlook Express. Será preciso indicar não apenas o login e a senha, mas também os endereços desses servidores. O seu provedor de acesso poderá ajudar nesta configuração. Outra questão importante é que muitos provedores bloqueiam o tráfego de mensagens quando a conexão é feita por um outro provedor. Este problema é comum para quem tem mais de um provedor de acesso. Portanto você deve fazer uma conexão usando o mesmo provedor que hospeda a sua conta de correio eletrônico.

80) Outlook finaliza a conexão
Todas as vezes que acesso meu e-mail pelo Outlook 5.0 meu computador é desconectado da internet. Passei a usar o Eudora, mas como prefiro o Outlook, gostaria de poder voltar a usá-lo. O que me sugere? Como devo proceder na instação do Outlook?
Resposta:
Use no Outlook o comando Ferramentas / Opções / Conexão. Desmarque a opção “Desligar após enviar e receber mensagens”. Quando esta opção está ativada, o Outlook realmente comanda a desconexão ao final do trabalho, e mesmo quando é finalizado, o que atrapalha bastante, caso estejamos com um navegador aberto. Esta configuração resolverá o seu problema.

81) Páginas a partir dos Favoritos
Utilizo Windows XP e o Explorer 6 num Duron 750 mhz, 256 mb de memória. Carrego uma página na internet e tento carregar uma segunda página utilizando os endereços da barra de links do menu Favoritos. Acontece que, mesmo abrindo esta segunda página em branco antes, o endereço insiste em entrar na primeira página, subscrevendo-a. Como forçar o navegador a abrir uma nova página ao selecionar um item do meu Favoritos?
Resposta:
Use Ferramentas / Opções da Internet / Avançadas. Você encontrará o item “Reutilizar janelas para inicializar atalhos”. Verifique como o seu problema se comporta com esta opção ligada e com a mesma desligada. Ela diz respeito exatamente à forma como os novos links são executados, se abrem uma nova janela ou não. Se isto não resolver o problema, sugiro que você desinstale e instale novamente o Internet Explorer, coisa que pode ser feita no Windows XP, mas não nas versões anteriores do Windows.

82) Modem lento
Tenho um Pentium III 800Mhz, 128 Mb de memória, Hd de 20 Gb, Modem HSP56 v.90 on board.
O máximo que consigo em uma conexão é 16.800bps. Porque? Estou muito chateado pois imaginei que uma máquina como essa deveria ter um melhor aproveitamento. A sensação que tenho é que estou em um 486. Já foi trocado recentemente a fiação da linha telefonica da minha casa prevendo algo assim. A taxa de transferencia (DOWNLOAD) é muito baixa e arquivos em pps e outros não consigo abrir por demorar tanto e depois de 20 minutos eu desisto e cancelo. Procurei um técnico e ele me diz que a configuração está Ok… Ajudem-me a resolver esse grande problema.
Resposta:
O modem HSP56 (PCTel) é o pior que pode ser comprado no Brasil. É o mais lento e mais problemático. Mesmo assim deveria fornecer conexões pelo menos na faixa de 45k bps em um PC com Pentium III/800. Sugiro que você leve seu computador à casa de um colega que tenha boas conexões e tente fazer a conexão lá. Desta forma você vai tirar a dúvida sobre a qualidade da sua linha telefônica. Se o problema ocorrer na casa do seu colega, ficará caracterizado que sua linha é problemática. Os problemas na linha dependem da fiação interna na sua casa e na própria ligação com a central telefônica. Extensões telefônicas também podem prejudicar a qualidade da conexão, verifique se é o caso. Outro teste que pode ser feito é levar o computador do seu colega (aquele que faz excelentes conexões) e tentar conectar na sua casa. Se a conexão do seu PC for ruim também na casa do seu colega, e se o PC do seu colega conectar bem na sua casa, fica caracterizado que o problema está no seu modem, e valerá a pena trocá-lo (sugiro um modem Lucent, que é barato e menos problemático). Se ocorrer o inverso, então o problema está na sua linha e deve ser investigado.

83) Sons do modem
Gostaria de saber qual a configuração necessaria para q eu ao ativar ao discador para entrar na net ouvir o barulhinho se eu estou me conectando ou não.
Resposta:
No Painel de controle, clique em Modems e Propriedades. Será apresentado um quadro de configurações, no qual existe um controle de volume, que você deve colocar no máximo. Note que alguns modems têm um som muito baixo, e alguns nem mesmo têm o alto falante interno, e portanto dependem da placa de som para produzirem os sons da conexão.

84) Transferência de arquivos entre dois PCs
Qual é a melhor maneira de transmitir dados (arquivos e programas) entre um computador de mesa e um notebook?
Resposta:
Isto pode ser feito de várias formas. Tecnicamente a melhora maneira é ligá-los em rede. O computador de mesa normalmente possui interface de rede, e se não possuir, seu custo é pequeno, na faixa de 50 reais. O problema é o notebook, já que todos os seus acessórios são caros. Se quiser gastar pouco, é melhor verificar antes quais são as interfaces de comunicação disponíveis. Se tiver apenas as portas serias e paralelas você poderá ligá-lo ao PC usando um cabo laplink (serial ou paralelo, de acordo com a interface). O custo será baixo, mas a comunicação será lenta. Se tiver uma porta USB em ambos os computadores, poderá fazer a conexão usando um produto encontrado com facilidade, chamado USB Bridge. Temos por exemplo o cabo link USB/USB Gold Ship, comercializado pela Leadeship e encontrado em diversas lojas, na faixa de 100 reais. A velocidade de transmissão é muito boa.

85) Modem ruim
Tenho um Compaq Presario 5000, Windows 98, 128mb de Ram e HSP 56 micro-modem. Ele apresenta os seguintes problemas: inicialização lenta, travamento constante (trabalhando com softwares como o Office, gravando em disquete e na internet) e internet (não consigo conectar a uma velocidade superior a 21600kbps. Com outro computador de minha residência, utilizando o mesmo provedor, linha telefônica digital e equipamento supostamente inferior, a conexão é mais rápida. Problemas no modem?
Resposta:
Mesmo provedor, mesma linha, mas com um modem HSP (produzido pela PCTel), a conexão não ultrapassa 21600 bps. Há dois anos escrevo aqui, quase todas as semanas, que este modem é o pior e mais barato encontrado no mercado brasileiro. Infelizmente o usuário não tem escolha na hora de comprar um PC de marca. Os micros de grife, que antes eram de melhor qualidade, já estão usando peças das piores marcas para reduzir os preços e competir com os PCs sem nome. Quando digo que um modem ou outro tipo de placa é ruim, os vendedores desses esquipamentos discordam. Sempre dizem que são excelentes. Sugiro que você troque este modem por um de melhor qualidade, como o da Lucent, que custa apenas 40 reais a mais que o PCTel. Recomendo este modem há um ano e nunca recebi reclamações dos leitores. Já os da PCTel, cada semana é um problema, o mesmo ocorrendo com os da Motorola, apesar de serem um pouco melhores. Para melhorar a inicialização do Windows, faça uma desfragmentação no disco rígido e habilite a opção DMA no quadro de propriedades do disco rígido, obtido no Painel de Controle / Sistema / Gerenciador de Dispositivos.

86) Imagem de webcam lenta
Fui presenteado com uma câmera Intel que instalei em meu computador para comunicar com minha filha que mora em São Paulo. As imagens captadas apresentam movimentos bruscos ou simplesmente congelam. O som fica rouco e pouco audível. O que pode ser feito para melhorar o desempenho?
Resposta:
A comunicação na taxa de 56k bps, usada na maioria das conexões no Brasil, é muito limitada para uma boa transmissão de vídeo. Pior ainda, as taxas na ordem de 50k bps são obtidas apenas na recepção. As transmissões no padrão V90 são feitas no máximo a 33,6 kbps. Como a imagem é transmitida de um computador para o outro, esta é a taxa utilizada. Para você ter uma idéia, uma imagem com boa qualidade usando a compressão MPEG-4 e resolução de 640×480 deve ter no mínimo 700 kbps. Limitados à modesta taxa da conexão telefônica, temos que usar quadros pequenos e baixa taxa de quadros. Esta situação tende a melhorar com o uso de conexões em banda larga, já disponível em muitas capitais brasileiras. No seu caso será preciso optar por todas as simplificações de imagem oferecidas pelo programa de configuração da câmera. Use uma janela pequena, som com qualidade mínima (ficará com baixa fidelidade, mas será audível com clareza e sem pausas). Os movimentos serão feitos como uma rápida sucessão de fotos. Procure ainda fazer a conexão em horários nos quais a Internet está mais livre.

87) Conexão entre PC e Laptop
Na conexão via cabo entre um laptop e um desktop, só consigo efetivar a conexão em uma direção. Quando faço inversão dos computadores host e convidado, ao tentar estabelecer a conexão, o processo vai até “reconhecer nome e senha do usuário”, em seguida surge a mensagem “cabo LPT1 desconectado”. Como posso resolver o problema?
Resposta:
Esta conexão funciona bem mas tem alguns detalhes estranhos sobre a configuração. Alguns protocolos podem funcionar, outros não, dependendo da versão do sistema operacional. O Host deve sempre ter instalado o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft. O protocolo TCP/IP nem sempre funciona, portanto recomendo que você instale em ambos os computadores o protocolo IPX/SPX ou o NETBEUI. Deixe as senhas desabilitadas, pois incompatibilidades na autenticação também ocorrem em alguns casos com sistemas operacionais diferentes.

88) Placa de rede Realtek
Tenho uma placa de rede Realtek RTL8130 PCI Fast Eternet,mas não os drivers que não consegui em lugar nenhum nem mesmo na página do fabricante. Onde posso encontrá-los?
Resposta:
É preciso prestar muita atenção ao obter drivers nos sites dos fabricantes de chips. Alguns drivers se aplicam a toda uma família de chips, como ocorre no seu caso. Os drivers do RTL8130 são os mesmos do RTL8139. Entre então em www.realtek.com.tw, clique em Download e Network ICs. Selecione no campo “Fast Ethernet NIC 10/100”, o modelo “RTL 8139 (A/B/C/D/8130) / 810x Family”. Serão apresentados drivers para Windows 98, Windows ME, Windows 2000 e Windows XP.

89) Localizando as mensagens do Outlook
Recentemente você ensinou como localizar os arquivos .dbx (mails do Outlook). Segui suas instruções mas não tive sucesso. No Windows2000, o LOCALIZAR…encontra-se, não no Explorer, mas no INICIAR. Abri o LOCALIZAR, preenchendo o campo correspondente com *.dbx e mandando procurar no disco C. A resposta foi “nenhum arquivo foi encontrado”; embora tenha mil mails…Meu Outlook é da versão 6.
Resposta:
O comando que ensinei é para localizar os arquivos de mensagens do Outlook, para efeito de backup. Esses arquivos têm nomes como “Caixa de entrada.DBX”, “Caixa de saída.DBX”, e assim por diante. Para localizá-los é preciso usar o comando LOCALIZAR, entretanto é preciso tomar mais um cuidado. Use no Painel de controle o comando “Opções de pasta”. Este comando também pode ser encontrado no menu Ferramentas, em qualquer janela do Windows. Selecione a guia Modo de exibição e marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. No seu caso, esta opção provavelmente está desmarcada, por isso os arquivos que você procura não aparecem.

90) Compatibilidade de modem com o Windows XP
Gostaria de saber se a placa de fax Motorola SM56 e a impressora HP Apoll P-1200 funcionam com o Windows XP.
Resposta:
Infelizmente muitos produtos de hardware lançados nos últimos anos não são compatíveis com o Windows XP, ou melhor, seus fabricantes não produziram os drivers para o novo sistema. Isso ocorre com vários produtos lançados em 1999 e anteriormente. Já com produtos mais novos é difícil ter problemas. O chip usado nos modems SM56 é um exemplo de hardware antigo. A Motorola chegou a criar drivers para Windows ME, que nada mais são que adaptações dos drivers já existentes para o Windows 98. Já o Windows XP exige drivers totalmente novos, e os fabricantes não estão dispostos a gastar com o desenvolvimento de novos drivers para produtos que já saíram de linha. Drivers para Windows 2000 normalmente funcionam no Windows XP, porém muitos produtos também não tem drivers para o Windows 2000. Quanto à impressora, não a encontrei na lista de modelos com drivers nativos para o Windows. Provavelmente não funcionará no Windows XP. Você não é o único que passa por esses problemas. Existem milhões de usuários com milhares de modelos de dispositivos de hardware que não têm drivers para o Windows XP.

91) Compartilhamento de conexão com a Internet
Estou precisando de sua ajuda, estou precisando compartilhar internet em uma rede com 5 maquinas e não e possivel usar o windows pois o windows so aceita 4 protocolos ipx e ja estou utilizando os quatro. Qual o melhor e mais simples programa que eu poderia utilizar?
Resposta:
Não me consta que exista tal limitação no compartilhamento de conexão com a Internet que acompanha o Windows. Eu já o utilizei em uma rede com 12 computadores, todos ligados, e todos fazendo acesso à Internet. Recomendo que seja utilizado o protocolo TCP/IP, e não o IPX. Faça a instalação da rede através dos assistentes que acompanham o Windows, o que fará com que sejam instalados os protocolos e configurações corretas. Este assistente está presente no Windows 98SE (compartilhamento de conexão com a Internet) e em versões superiores (assistente de configuração de rede). Se quiser utilizar programas que fazem este compartilhamento, recomendo o Wingate ou o Winroute, ambos obtidos em www.download.com.