Home » Artigos arquivados » 2002 – Interfaces (Perguntas e Respostas)

2002 – Interfaces (Perguntas e Respostas)

1) Placa SCSI antiga
Tenho um pc pentium III, 550 mhz, placa ASUS P299, 128 m de memória, hd de 20 gigas, placa de vídeo Voodoo 3 3000, AGP. Venho tentando instalar uma placa controladora SCSI ADAPTEC AVA 1502 E, slot ISA, de minha gravadora de CD’s Smart and Friendly e não consigo. O bios não detecta a placa e quando abre o windows, o mouse e o teclado travam. Essa mesma placa funciona perfeitamente bem num celeron 466, da Packard Bell. Numa outra placa mãe Soyo 6VBA, com o mesmo processador PIII 550, acontecia o mesmo problema. Tentei o site da Adaptec, para conseguir o manual dessa placa, mas ela não consta nem entre os obsoletos. Qual a solução?

Resposta:
O problema com esta placa é que ela não é Plug and Play. Trata-se de um modelo ISA que tem sua configuração definida por jumpers. É preciso por exemplo declarar o endereço de E/S e a IRQ utilizada. Por isso o Windows não reconhece a placa. Provavelmente se você usar o comando Adicionar novo hardware no Painel de controle e deixar que seja feita a procura por hardware não PnP, a placa será identificada, porém será preciso definir o endereço de E/S e a IRQ manualmente, através do Gerenciador de Dispositivos. As informações sobre a instalação desta placa estão em:

http://tech.smartandfriendly.com/ava1502.htm

Sugiro que você leia meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br, onde explico a instalação de dispositivos que não são PnP.

 

2) Problemas com espelho USB
Tenho um pentium 133 e instalei um espelho USB na placa mãe para fazer download das minhas fotos na camera digital. Apesar da camera ligar ao ser conectado ao USB, eu não consigo fazer o computador reconhece-lo e nem abilitar o setup para USB controller, sendo assim não aparece no windows explorer o drive F que já vi em varios computadores com USB. Quando uso o adicionar novos hardware do painel de controle e procuro um dispositivo, este é instalado, mas nada acontece. O que devo fazer?

Resposta:
O suporte avançado a scanners e câmeras digitais só foi incluído a partir do Windows ME. Se você usar uma versão mais antiga do Windows, será preciso utilizar o software para download de fotos que acompanha a sua câmera. Outro problema é que na época em que a placa mãe do seu computador foi produzida, não era comum o uso de dispositivos USB. É até mesmo possível que as interfaces USB estejam presentes mas não funcionem. Naquela época eram raríssimos os dispositivos USB, e muitos fabricantes não davam a devida atenção ao funcionamento dessas interfaces. Muitos nem mesmo entregavam os conectores USB, como é o caso da sua placa. O “espelho USB” encontrado à venda em muitas lojas, nem sempre funciona, pois as conexões internas na placa mãe não são padronizadas. Em alguns casos é possível até mesmo queimar a placa mãe com o uso desses espelhos. Apesar de não ser a solução mais barata, sugiro a mais prática, que é abandonar as interfaces USB existentes em placas de CPU antigas e instalar uma placa de interface USB PCI. O reconhecimento dessas placas é automático, no Windows 98 e superiores.

 

3) Erro na porta paralela
Tenho um K6-II 500Mhz 64Mb Placa Onboard, WebCam (Vip Camera), Impressora (Rima XT-180) e operando com Windows98. Recentemente, começou aparecer um problema sério na Porta Paralela de meu PC. Toda vez que mando imprimir algo aparece uma mensagem assim: “Erro gravando LTP1: para impressora (Epson LX-850): A impressora está sem papel. Adicione mais papel.”, nem mesmo a WebCam funciona mais. Já mandei para assistência técnica e foi mesmo constatado defeito na Porta Paralela, cuja peça além de ser cara, não encontra-se fácil no mercado. Portanto, fiquei sabendo que há uma maneira de driblar esse problema que é fazer com que o PC reconheça que já tem papel na impressora. Como é que faço isto ? Existe uma outra maneira ?

Resposta:
Teste a sua impressora em outro computador para comprovar que a mesma está funcionando bem. Se estiver, então é muito provável que a sua porta paralela esteja com problemas. Você poderá comprar uma placa com uma porta paralela adicional, em www.naxos.com.br. Já testei algumas das placas deste fabricante, e funcionam muito bem. Para fazer com que o PC reconheça que tem papel na impressora, apesar de estar sendo informado indevidamente que existe papel, será preciso atuar no comando de falta de papel, que é enviado ao computador através do pino 12 da porta paralela. Isto requer conhecimentos básicos de eletrônica – será preciso ligar o pino 12 ao terra). Este truque poderá não funcionar se o problema estiver na porta paralela do computador. Funcionaria apenas se a impressora estivesse informando indevidamente a falta de papel. Se a impressora estiver boa, esta ligação poderá queimar a saída do pino 12. Seria uma modificação do tipo “não tente fazer em casa!”. Realmente a forma mais segura para solucionar o seu problema é instalando uma nova porta paralela.
Placa PCI com duas interfaces (www.naxos.com.br)

 

4) Placa USB
Escrevo de fora do País. Não tenho obtido sucesso em minhas nos sites brasileiros pela placa USB PCI. Parece que estou falando grego quando envio algum e-mail perguntando sobre ela e sua disponibilidade para compra ou encomenda. Tenho um scanner Canon com cabo USB e meu PC não possui entrada. Sei que há fora do Brasil esta placa avulsa para instalação plug-and-play, mas não consegui em nenhuma loja de Belo Horizonte uma resposta positiva. Seria possível me ajudar nesta busca?

Resposta:
Não é qualquer loja que vende esta placa, e muitos vendedores, como nunca a viram, realmente nos dão a impressão de que estamos falando grego. Já vi várias lojas vendendo placas PCI com interfaces USB, comercializadas pela Leadership. Pode acessar o site www.leadership.com.br e pedir referência sobre os revendedores. Em Belo Horizonte, sei que essas placas podem ser encontradas em www.gravador.com.br. No Rio de Janeiro, encontro tudo o que preciso em equipamentos USB na loja “Simpáticos Robôs”, no Edifício Avenida Central (0xx21 2221-8414, 2224-2703 e 2242-3190). Esta empresa faz também vendas pelos correios, e envia os produtos por Sedex. Em São Paulo, já vi placas USB em várias lojas da rua Santa Ifigênia, mas em Belo Horizonte, conheço apenas a empresa cujo endereço citei. Se você está fora do país e vai fazer a compra também de fora, pode procurar em sites americanos, pois neste mercado encontramos com mais facilidade essas “figurinhas difíceis” do mercado brasileiro. Para quem pretende comprar impressoras e outros periféricos, recomendo que seja dada prioridade às interface USB, pois as interfaces seriais e paralelas estão aos poucos caindo em desuso.

 

5) Placa USB
Ganhei um scanner com cabo USB e como meu computador é um modelo mais antigo não possui esse tipo de entrada. Sei que tem placa com interface USB que eu poderia instalar. Gostaria de saber onde encontro e o preço. Tenho outra alternativa para instalar esse scanner?

Resposta:
A partir de agora os periféricos externos seriais e paralelos serão mais raros, enquanto os periféricos USB serão cada vez mais comuns. Todos os fabricantes de mouses, teclados, joysticks, scanners, impressoras, câmeras digitais e outros dispositivos estão produzindo com prioridade, modelos USB. Todos os PCs novos têm interfaces USB. Nos PCs mais antigos, podemos instalar uma placa de interface USB PCI. Essas placas são automaticamente reconhecidas pelo Windows 98, ME, 2000 e XP. Custam entre 50 e 100 reais e são encontradas com relativa facilidade no comércio brasileiro. A Leadership por exemplo, que distribui acessórios para computadores em todo o Brasil, oferece um modelo que já tive oportunidade de testar, funciona muito bem. Chamo atenção aos leitores que muitos PCs antigos possuem interfaces USB, mas não são acompanhados do cabo interno que liga esta interface ao painel traseiro do computador. Muitas lojas vendem este cabo, que é chamado de “espelho USB”. É uma lâmina de metal, igual à que é encontrada na parte traseira das placas de expansão, com dois conectores USB e um pequeno cabo flat com um conector de 10 vias que deve ser ligado na placa de CPU. Não instale este dispositivo por conta própria, pois não existe padronização nas suas conexões, e a placa pode até mesmo queimar se o conector for incompatível. É realmente menos trabalhoso e mais seguro instalar uma placa de interface USB PCI.

 

6) Espelho USB
Tenho uma placa ECS p5hx-LA, pentium 233 MMX, que tem um conector USB de 10 pinos embutidos na placa. Comprei um cabo com duas saídas USB e plugue para 10 pinos, porém de cor preta e formato 12x5mm, um pouco menor que o espaço delimitado na placa (uma pequna caixinha branca de +/- 15x7mm). verifiquei que o plugue encaixa nos pinos da placa, mas sobra muito espaço em torno dele e, para complicar, tem uma setinha num dos extremos aonde se encaixa uns fios vermelhos) que não corresponde ao pino 1 do conector da placa- está do mesmo lado, porém a seta apontaria para o pino 2. Há alguma maneira de se testar seguramente a conexão desse cabo sem queimar alguma coisa, como periférico ou placa?

Resposta:
Os conectores USB existentes nas placas de CPU antigas não eram padronizados. A ordem das ligações podia variar de um fabricante para outro. Atualmente existe uma padronização nessas conexões, portanto é possível comprar este conector (chamado “espelho USB”) para instalar em placas de CPU novas, pelo menos no padrão ATX. A única forma de ter certeza é checando as conexões no manual da placa. Os fios vermelho e preto correspondem a +5 volts (VCC) e terra (GND). Os fios verde e branco são os que transportam os dados (D+ e D-). Se as ligações não estiverem corretas, você poderá queimar dispositivos USB, ou mesmo a placa de CPU, ao conectar um espelho USB em uma placa de CPU com um conector incompatível. Se você não tem condições técnicas de checar se as conexões são compatíveis, a melhor solução é abandonar a interface USB onboard e comprar uma placa de interface USB.

 

7) Placa USB
Tenho um AMD K-6 500mhz e 64mb de memória. Comprei um scanner da TCE-610u e uma webcan 310u. Porém exigem para instalação porta USB revisão 1.0 ou superior, mas o computador não apresenta esta porta. O que devo fazer? Existe algum adaptador de cabo no mercado? Tenho que trocar a placa-mãe ou o processador?

Resposta:
Todos os PCs atuais possuem interfaces USB. Já os PCs um pouco mais antigos, sobretudo os equipados com placas de CPU padrão AT, ou não possuem a interface, ou a possuem mas não são acompanhados dos conectores internos. O problema pode ser solucionado com facilidade. Basta comprar uma placa USB PCI, encontrada nas lojas especializadas em hardware. Tenho visto um modelo comercializado pela Leadership, bastante comuns nas lojas. Existe uma outra solução, mas que nem sempre funciona. Os chipsets usados nas placas de CPU produzidas a partir de meados dos anos 90 possuem interfaces USB, mas muitas vezes os fabricantes não fornecem o cabo que faz a ligação entre a placa de CPU e o painel traseiro do computador. Algumas lojas vendem esses conectores. São parecidos com os usados pelas interfaces seriais e paralelas. Possuem uma lâmina de metal com os conectores DB-9 e DB-25, e na parte posterior um pequeno cabo flat que se liga à placa de CPU. O problema é que os conectores internos não são padronizados, e um técnico precisa fazer adaptações para permitir esta conexão. Acaba saindo mais barato comprar uma placa USB, levando em conta o custo da mão de obra do técnico.