Home » Artigos arquivados » 2002 – Impressoras (Perguntas e Respostas)

2002 – Impressoras (Perguntas e Respostas)

1) Impressora HP 610C x Windows XP
Tenho um P III 500 mhz, no qual, foi instalado o Windows XP Professional. Ocorre que, desde a mudança do windows, não consigo mais instalar a impressora HP 610 C. Gostaria de orientações acerca da possível incompatibilidade da impressora com o XP, porque mesmo através do site da HP, não consegui sucesso. Entretanto, a mesma impressora foi instalada normalmente num PIII 300, ambiente Windows 2000 Professional. O que fazer nesse caso? Trocar de impressora é inviável. Reinstalar o ME ?? Ou o 98 ? Ou existe um outro driver que pode ser baixado para ser utilizado??
Resposta:
Esta impressora tem driver certificado pela Microsoft para o Windows XP. Deveria portanto funcionar sem problemas. Outros problemas além do driver podem causar o mau funcionamento da impressora ou mesmo dificuldades na instalação. É preciso instalar os drivers do chipset para a sua placa de CPU. Isto fará com que, entre outras coisas, a interface paralela funcione corretamente. Eu mesmo passei por problemas relativos ao funcionamento errático de interfaces IDE depois que instalei o Windows XP. Os problemas foram resolvidos depois que instalei os drivers do chipset. Para isso você precisará ir ao site do fabricante da sua placa de CPU e fazer o dowload da versão mais recente dos drivers da sua placa de CPU. São inúmeros os problemas que podem ser resolvidos com este procedimento.

2) Impressora reseta o micro
Tenho uma impressora laserjet 1100 istalada em um computador Pentium 3, 750 Mhz com 128 Mb, placa onboard PC133, e o computador está em uma rede de windows normal, só que algumas vezes que outros computadores mandam trabalhos para impressora, ela reinicia o computador, o que devo fazer?
Resposta:
É claro que não é normal acontecer um problema como este. O compartilhamento de uma impressora não deve interferir com o sistema de RESET do computador. Por outro lado, tenho observado casos de queda de tensão causada por impressoras a Laser, já que exigem uma elevada corrente para o seu funcionamento. Eu mesmo já passei por problemas desse tipo. Se quiser fazer o teste, verifique se o erro ocorre também quando a impressora é usada pelo computador no qual está conectada. Você verá então que o problema não tem relação com a rede. A solução para o problema é instalar um estabilizador de voltagem somente para a impressora. A potência do estabilizador deve ser entre 1 e 2 kVA. Eu utilizei um modelo de 1,5 kVA e meu problema foi resolvido. As impressoras a Laser exigem muita corrente para o funcionamento normal, mas no instante em que é iniciada a impressão, esta corrente é ainda mais elevada, e pode causar a queda de tensão que resulta no RESET do computador, ou em outras anomalias, como “tela azul” e travamentos em geral.

3) Impressora USB causa anomalias
Tenho um PC AMD Duron 950 mhz, placa-mãe Biostar M7VKS e uma impressora HP 1220C ligada ao mesmo, através de porta USB. Quanto estou navegando na internet ou usando o correio eletrônico e resolvo enviar para impressora alguma página ou e-mail, a conexão com o provedor cai. Outras vezes, quando dou o comando imprimir, o micro efetua um reset, provocando, inclusive, um travamento na linha telefônica. O que pode estar acontecendo?
Resposta:
Impressoras a Laser consomem muita energia, e podem causar travamentos ao serem usadas. O problema é resolvido com o uso de um estabilizador de voltagem. Não é o seu caso, pois as impressoras a jato de tinta consomem pouca corrente e não causam problemas na rede elétrica. Um reset ou desconexão poderia ocorrer devido a um conflito de hardware. Cheque no Gerenciador de dispositivos (Painel de controle / sistema / gerenciador de dispositivos) se estão indicados conflitos de hardware na interface USB. Será preciso remanejar as interrupções para desfazer o conflito. A operação é simples, mas pode ser complicada para quem nunca fez isso. Sugiro a leitura do meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br, para que você aprenda a desfazer eventuais conflitos, que são indicados na guia Recurso do quadro de propriedades do dispositivo suspeito. Normalmente esses dispositivos são indicados com um ponto de exclamação no gerenciador de dispositivos. É possível que não existam conflitos mas que o chipset não esteja funcionando corretamente. Anomalias como esta podem ocorrer devido a bugs no driver do chipset. Sugiro que você vá ao site do fabricante da placa de CPU e faça o download dos drivers mais recentes para o seu chipset. São inúmeros os casos de travamentos e resets que podem ser resolvidos desta forma. O meu computador mesmo, resetava quando eu copiava muitos arquivos de CD-ROM para o disco rígido.

4) Reciclagem de fitas de impressoras
Para fazer reciclagem de fitas para impressoras matriciais, qual a melhor tinta disponível no mercado? Na reciclagem de fitas para impressoras matriciais e cartuchos para laser ou jato de tinta, qual o melhor sistema para fazer a colagem ou o equipamento indicado?
Resposta:
Sempre fui contra a reciclagem de fitas e cartuchos de impressora, mas ainda assim acho aceitável que em certas condições ele seja feito. Pelo fato de utilizar poucas vezes esses produtos, não tenho avaliações conclusivas sobre a qualidade dos resultados obtidos. As tintas utilizadas são genéricas, seja nos cartuchos para impressoras matriciais, seja nos cartuchos de impressoras a jato de tinta. No caso das impressoras inkjet, a tinta não tem as características exatas da tinta original (tempo de secagem, viscosidade, espalhamento), e os resultados obtidos são quase sempre inferiores aos das tintas originais. Quem produz as tintas genéricas não está preocupado com características físicas das tintas, nem com adequar cada tinta ao tipo de impressora. A preocupação é a mesma do usuário: o preço.
Levando em conta que um cartucho genérico ou reciclado pode custar de 3 a 5 vezes menos que um cartucho original, pode ser aceitável usar produtos não originais quando a qualidade de impressão não é o fator mais importante. Menos aceitável é o uso dos produtos genéricos quando a impressora é cara e de alta qualidade, ou quando a qualidade de impressão é o fator mais importante. Em qualquer caso, o uso de tintas genéricas pode danificar as cabeças das impressoras a jato de tinta.
As impressoras matriciais são atualmente mais caras que os modelos a jato de tinta. Com qualquer tipo de cartucho, as agulhas ficam sujas com o uso prolongado. Dependendo do tipo de tinta, as agulhas podem ficar mais sujas e serem danificadas. Da mesma forma, o toner genérico para impressoras a laser pode resultar em qualidade de impressão inferior. Uma impressora de 1200 DPI pode apresentar qualidade similar à de uma com 600 DPI, por exemplo.

5) Impressora troca caracteres
Estou com um problema com a minha impressora Epson LX-300 de uns quatro meses para cá ela está imprimindo uns caracteres diferentes como @, ç, o e outros nas folhas impressas e eu já levei em 4 técnicos diferentes todos não conseguiram acabar com este problema. Um falou que era problemas de Windows, formatei minha máquina e instalei o Windows 98 novamente e o problema persistiu. Outro disse que era cabo, troquei todos os cabos e nada. Outro disse que era o chaveador, pois trabalho com scanner e outra impressora HP 930 testei e nada. Não sei mais o que fazer, espero que você me ajude, pois já estou desistindo de resolver este problema.
Resposta:
O chaveador pode causar erros na transmissão de dados entre o PC e a impressora. Nesse caso seria preciso usar um outro chaveador, ou instalar uma segunda interface paralela (sugiro as da Naxos, em www.naxos.com.br). O problema pode ainda estar no seu próprio PC, nos cabos e na impressora. Use o auto-teste da impressora para verificar se ela própria está trocando caracteres. Ligue-a em outro computador, e utilize outros cabos, ligue sem chaveador. Apenas com esses testes será possível isolar o problema e identificar onde é feita a troca de caracteres.

6) Instalando uma impressora antiga
Gostaria de saber qual a impressora é compativel com a Rima Jet 3 pois não consigo encontrar o driver para esta impressora.
Resposta:
Eu também não sei, e não tenho como descobrir. O fabricante dessa impressora não existe mais. Essa impressora deve ser da década de 1980, época em que existiam muitas impressoras RIMA no mercado. A maioria dessas impressoras nacionais fabricadas naquela época eram cópias de impressoras Epson ou Olivetti (que por sua vez também eram cópias da Epson) matriciais. Configure manualmente a sua impressora como um modelo antigo da Epson, como LX-80, MX-80 ou outro parecido. De forma experimental você descobrirá algum modelo com características semelhantes.

7) Problemas na impressão
Eu tinha um K6-II 450 que quase todas as vezes que eu tentava imprimir um documento do word ele não acatava o comando e ficava piscando a tela. Instalei varios programas anti-virus e nada. Tinha que dar o comando ctrl alt delete por varias vezes para ele destravar.Comprei um Pentium iV, windows 98 e Ofice 2000 e hoje ao receber um documento do word pelo E-mail não estou conseguindo imprimi-lo.Apresenta o mesmo problema. E ao dar o comando ele cria uma copia do documento em Meus Documentos. Tenho um Duron 1.2 da Olivetti, com windows XP e Office 2000 que também está apresentando este problema em um dos documentos que tenho gravado em Meus documentos. Adquiri um Norton Profissional 2003 achando que pudesse ser virus mas o problema continua. O que pode ser?
Resposta:
Temos aqui três computadores diferentes com problemas diversos. Não posso dizer à distância a causa exata dos problemas, pois podem ser inúmeros. Nem sempre vírus são responsáveis por anomalias nos computadores. Podem existir bugs nos programas e nos drivers das diversas placas e chips. Também é possível que existam defeitos de hardware, uma possibilidade que sempre deve ser considerada. Para dar um diagnóstico preciso seria necessário um exame “ao vivo”. Um dos principais problemas dos PCs é o uso de drivers desatualizados. Acesse os sites dos fabricantes das placas de CPU e instale os drivers dos respectivos chipsets. Depois instale os drivers atualizados das placas de som, vídeo, modem, rede, etc. Quando existem problemas de hardware ou drivers com bugs, não adianta usar programas anti-vírus nem utilitários como o Norton Utilities. Se você está tendo problemas na impressão, instale esta impressora em outro computador e verifique se os problemas se repetem. Se continuarem no outro computador, significa que pode existir um defeito na impressora.