Home » Artigos arquivados » 2002 – DOS e Windows 3.x (Perguntas e Respostas)

2002 – DOS e Windows 3.x (Perguntas e Respostas)

1) Faltam linhas na tela do DOS
Tenho tenho um AMD K6-2, Windows ME, 450mhz, 196 mb de ram, 8mb de video onboard. quando vou mexer no meu pc pelo prompt DOS ou mesmo no modo DOS, nao aparece tudo no monitor fica faltando um pedaço no fim da tela pra aparecer,queria saber se você sabe como q eu faço para arrumar esse negocio. Já testei todos os windows que tem no mercado e esse problema deu com todos eles.

Resposta:
Este é um problema bem antigo que ocorria com algumas placas da PC Chips. Uma forma de resolvê-lo é mesmo eliminando os comandos MODE no AUTOEXEC.BAT, mas a solução definitiva é fazer uma atualização de BIOS. Sugiro que você peça ajuda a um técnico para fazer esta operação, pois em caso de erros, sua placa de CPU ficará inutilizada. Aliás, este problema já é amplamente conhecido pelos técnicos de manutenção. É preciso identificar a marca e o modelo da sua placa e obter o BIOS mais recente e o programa de gravação em www.pcchips.com ou www.amptron.com. Deveria ser possível obter esses arquivos no site da PC Chips, entretanto esta empresa dá um suporte muito ruim para as placas que já saíram de linha. É preciso identificar a marca e o modelo da sua placa de CPU e obter a versão mais nova do BIOS para atualizar.

 

2) Identificando a versão do MS-DOS
Como posso identificar qual versão do DOS estou utilizando em computador com o sistema operacional Windows 95 ou 98?

Resposta:
Execute um boot no modo MS-DOS e use o comando VER. Será indicada a versão do DOS que é usada. No Windows 9x, a versão do MS-DOS era 7.0. Esta versão foi aumentando de acordo com a versão do Windows lançada. Não adianta executar o Prompt do MS-DOS sob o Windows, pois o comando VER indicará que o sistema operacional é o Windows, e não o DOS. Todas essas versões são compatíveis com o MS-DOS 6.x, que foi a última versão comercial a ser lançada e vendida em forma avulsa.

 

3) Problema de vídeo no DOS
Tenho o seguinte problema: possuo uma aplicação DOS que roda em micros com o sistema operacional Windows 98. O que acontece é o seguinte: quando a proteção de tela é ativada, ou se aperta Alt+Tab, ou mesmo a tecla da janela do Windows, a tela do Windows fica toda escura. Às vezes, ela volta ao normal depois de algum tempo ou teclando Alt+Tab para retornar ao sistema e, novamente, ao Windows. Gostaria de saber se existe alguma forma de solucionar este problema. No atalho, no guia de memória, eu protegi a memória convencional e diminuíram as ocorrências da tela preta.

Resposta:
Além de instalar os drivers do chipset, recomendo que você instale a versão mais nova do driver da placa de vídeo. Entre as funções deste drivers está a ativação do modo texto para o funcionamento de janelas do MS-DOS. Se isso não resolver o problema, sugiro que você não use mais as aplicações do MS-DOS em tela cheia em modo texto, e sim em uma janela em modo gráfico. Para alternar entre janela e tela cheio use ALT-ENTER. Desta forma o seu programa de MS-DOS aparecerá em uma janela como outra qualquer. Não será mais preciso alternar entre modo texto e modo gráfico, e você estará evitando esta função problemática da placa de vídeo.

 

4) Programas do Windows 3.x
O Windows 3.11 vinha com um fichário maravilhoso para se trabalhar: o Arquivo de Fichas. Gostaria de obter informações de onde conseguir esse aplicativo, em português (cardfiler.exe e cardfiler.hlp), já que nem a Microsoft soube me encaminhar.

Resposta:
É verdade, o Windows 3.x tinha alguns bons programas que não foram mantidos no Windows 95 e superiores. Um deles é o Cardfile, outro é o editor Write, na minha opinião, mais versátil que o WordPad. Outro bom programa é o RECORDER, que memoriza seqüências de teclas, sendo bastante útil para criar demonstrações automatizadas. Esses programas não têm mais suporte da Microsoft, por isso não são mais oferecidos. Você pode entretanto copiá-los de um PC equipado com o Windows 3.x. A maioria deles consiste em apenas um executável e um arquivo de HELP. Por exemplo, para copiar o CARDFILE, basta selecionar todos os arquivos CARDFILE.*. Faça o mesmo com outros programas do Windows 3.x que você quiser utilizar. Não é muito difícil encontrar um PC equipado com o Windows 3.x. Você pode também “extrair” esses programas a partir dos disquetes de instalação do Windows 3.x, mas para isso será preciso usar o programa EXTRACT.EXE que acompanha todas as versões do Windows. Recomendo que você use o Extract do próprio Windows 3.x. Use “EXTRACT/?” para obter instruções sobre o uso do programa.

 

5) Memória EMS no Windows ME
Como posso instalar o arquivo emm386.exe que gerencia a memória expandida (ems) no Windows Me?

Resposta:
O arquivo EMM386.EXE está no diretório C:\Windows. Quando usamos o Prompt do MS-DOS sob o Windows ME, temos disponível tanto a memória estendida (XMS) como a expandida (EMS). Faça uma cópia do ícone Prompt do MS-DOS, clique-o com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Na guia Memória podemos escolher a quantidade desejada de memória estendida e expandida. Isto funciona apenas para o Prompt do MS-DOS sob o Windows ME. Para configurar a memória no modo MS-DOS, é preciso criar arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT e gravá-los em um disquete de boot. A configuração dos gerenciadores de memória é a mesma usada nas versões antigas do Windows. Na área de dúvidas de www.laercio.com.br existem vários exemplos de configurações dos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT para liberar as memórias convencional, EMS e XMS. A única diferença é que no Windows ME o boot deve ser feito em um disquete para usar o modo MS-DOS.

 

6) Erro em Clipper
Tenho um sistema, rodando em DOS desenvolvido em CLIPPER. Em ALGUMAS Máquinas com windows 98 eu não consigo executar o sistema. É como se determinada versão não carrega os arquivos de configuração CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT. Ele dá erro de DOS ERROR 4 de abertura de arquivos. Se vocês souberem como eu resolvo este problema, agradeço antecipadamente.

Resposta:
Há muito tempo não vejo alguém usando aplicativos em Clipper para o modo DOS, mas normalmente esses programas funcionam bem e não há motivo para jogá-los fora. Infelizmente o Windows tende a dar suporte cada vez menor aos apliticativos para o modo MS-DOS, portanto é melhor continuar usando versões antigas do Windows, como o 95 e o 98, caso precise usar esses programas. O tal “DOS ERROR 4” é causado quando o número de “file handlers” é insuficiente para o aplicativo. O problema é solucionado com a inclusão do comando “SET CLIPPER=F255” no AUTOEXEC.BAT. Normalmente o pessoal que dá suporte a aplicativos em Clipper para MS-DOS conhece este macete e a solução de outros problemas incômodos.

 

7) Reset no DOS
Gostaria de saber qual é comando para resetar o computardor que opera com sistema operacional Dos.

Resposta:
Para gerar um RESET por software no DOS, use os seguintes comandos:

CD\Windows\Command
DEBUG
-G=FFFF:0

 

8) CD-ROM no DOS
Gostaria de saber como faço para executar um aplicativo o jogos no ambiente DOS com um cd. Pois o DOS não reconhe a unidade D. Minhas configurações para windows estão correta.

Resposta:
Execute um boot com um disquete de inicialização. Este disquete pode ser gerado usando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. Nele existem arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT com os comandos necessários à ativação do drive de CD-ROM no modo MS-DOS. Apenas poderá ser necessário adicionar drivers que permitam a sua placa de som funcionar no modo MS-DOS. Desta forma os jogos poderão ser sonorizados. Nem todas as placas de som possuem este recurso, além disso é preciso que sejam compatíveis com a Sound Blaster, já que praticamente todos os jogos para MS-DOS só reconhecem este padrão.

 

9) Configuração do teclado no DOS
Não consigo configurar meu teclado no DOS! Na primeira instalação que fiz do ME isto foi solucionado executando o MSCONFIG e na aba internacional, alterando a linha Arquivos de Dados do Teclado p/ KEYBRD2.SYS e Layout do Teclado para 275. Precisei reinstalar o ME, e o fiz renomeando a pasta WINDOWS anterior e fazendo nova instalação completa. A partir de então não consegui mais obter o “ç” e demais letras acentuadas. Tentei incluir as linhas de alteração no config.sys e autoexec.bat como fazia no WIN98 e também não deu certo pq o ME zera esses arqs toda vez que reinicia…

Resposta:
A forma mais fácil de conseguir a acentuação nas janelas do MS-DOS sob o Windows ME é usando o programa MSCONFIG. Selecione a guia Internacional e indique o país como Brasil, idioma português e o layout do seu teclado. Não pode ser usado o CONFIG.SYS nem o AUTOEXEC.BAT no Windows ME, mas você pode fazê-lo em um disquete, caso deseje executar o boot no modo MS-DOS.