Home » Artigos arquivados » 2002 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

2002 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

1) Lentidão e placa de som
Meu Windows 98 demora muito para iniciar. Achava que era em virtude da placa de som. Tinha uma onboard que não estava funcionando, então coloquei outra (tinha certeza que o problema não era de driver). No entanto, não dá para desabilitar a placa onboard jampeando, pois assim desabilitaria meu fax modem também. Como posso resolver este problema na inicialização?
Resposta:
O som onboard não está funcionando, mas o modem onboard funciona. Em várias placas de CPU com “tudo onboard”, o modem está ligado aos circuitos de som, e depende dos seus conversores A/D e D/A para funcionar. Isso traz uma série de desvantagens. A mais crítica é que quando queremos instalar uma nova placa de som, não podemos desabilitar o som onboard, caso contrário o modem deixará de funcionar. Você terá que manter funcionando tanto a placa de som nova como o som onboard, que não poderá ser desabilitado. Usando o comando Sons e multimídia no Painel de Controle, selecione a guia Áudio e você poderá indicar os dispositivos de som preferenciais, que serão os da nova placa de som. Os circuitos de som onboard não serão mais usados nas reproduções e gravações sonoras, mas ficarão ativos para permitir o funcionamento do modem onboard. Outra questão é que acho estranho o som interferir com o carregamento do Windows. Você não disse se a instalação da nova placa de som fez o Windows iniciar mais rápido, suponho que não, porém a instalação era mesmo necessária, já que o som onboard estava danificado.

2) Computador e HD lentos
Tenho um Pentium 3 700 mhz, 128 mb de ram, HD de 20 gb e não estou conseguindo executar o Scandisk e nem a desfragmentação. Assim que inicio, aparece uma janelinha com os seguintes dizeres: você não possui memória suficiente para executar essa operação. O que devo fazer? Também gostaria de ter algumas dicas de como melhorar o desempenho do meu PC que está lento.
Resposta:
Inicie o Windows em modo de segurança. Pressione a seguir Control-Alt-Del para que seja ativado o gerenciador de tarefas. Finalize todas as tarefas, exceto o Windows Explorer. Feito isso execute o Scandisk. O uso do modo de segurança fará com que o Windows seja carregado com um conjunto de drivers mínimo. A eliminação de programas descartará a possibilidade de algum programa em segundo plano interferir com o funcionamento do Scandisk. Note que o Scandisk precisa necessariamente ser usado antes do desfragmentador. Depois que o Scandisk terminar o seu trabalho, use o mesmo método para executar o Desfragmentador de disco. Se o Scandisk não funcionar, execute um boot no modo MS-DOS e use o Scandisk para DOS, que irá operar de forma independente do Windows. Para melhorar o desempenho do PC, as primeiras providências são desinstalar programas desnecessários, fazer uma “Limpeza de disco” (veja o nosso artigo sobre o uso do disco rígido, publicado nesta edição) e usar o Desfragmentador de disco. Além disso, use Painel de controle / Sistema / Desempenho / Sistema de arquivos / Disco rígido. Selecione o tipo de computador como Servidor. Isto fará com que seja usada uma maior área de memória como cache de disco, aumentando o desempenho do disco rígido. Use o Gerenciador de dispositivos, selecione a unidade de disco e na guia Configurações, marque a opção DMA. Esta configuração não é automática no Windows ME e inferiores, e sem ela, o disco rígido não atinge o seu desempenho máximo.

3) Computador lento
Tenho um K6-2 450mz, 120mb de memória RAM, placa de vídeo de 8mb (compartilhada), placa mãe SIS 530, hd de 8.4 gb, e Windows 98, meu processador é muito lento, não consigo jogar bons jogos, mesmo jogos antigos. Gostaria que vocês me indicassem um processador mais rápido, que seja compatível com minha placa mãe, e com um preço bem acessível.
Resposta:
É possível instalar processadores um pouco mais velozes, como o K6-2/550, mas você não notará diferença, o desempenho é quase o mesmo. O K6-III/450 é o processador mais veloz suportado por esta placa, entretanto este processador é raríssimo. Para piorar mais, esses processadores não são mais fabricados e só podem ser encontrados em lojas de material de segunda mão. Computadores com o K6-2 e placas de CPU com vídeo onboard são mesmo lentos. São ideais para aplicações de escritório (Word, acesso à Internet, etc.), e não para jogos. Você poderá melhorar um pouco o desempenho se desativar o video onboard e instalar uma placa de vídeo PCI equipada com o chip Nvidia TNT2, ainda é possível encontrar essas placas no comércio com relativa facilidade. Mesmo com o seu atual processador, esta placa resultará em melhor desempenho gráfico para os jogos.

4) Demora na inicialização do Win98
Tenho um Pentium 3 de 500 mhz, 256 mb de Ram, HD de 13 gb, gravador de CD, CD-Rom, placa-mãe da Asus e mais placas de vídeo e de som. Quando instalo qualquer placa de rede, a incialização do Windows 98 demora, pelo menos, quatro vezes mais do que sem ela. Já testei uma placa 3Com e atualmente estou com uma Encore. O que pode estar causando este problema? Existe alguma justificativa para que o Windows 98 demore mais para inicializar, quando tem uma placa de rede?
Resposta:
Realmente o Windows tem uma partida mais demorada quando o computador faz parte de uma rede. Não há como fugir disso, mas é possível diminuir o tempo gasto nesta inicialização. Antes de mais nada, use o quadro de propriedades de rede para remover todos os protocolos que não são usados. Na maioria das redes atuais é usado apenas o protocolo TCP/IP. Clique ainda em “Clientes da rede Microsoft” e marque a opção “Logon rápido”. Isto fará com que o Windows não realize uma busca pelas unidades de rede disponíveis. Fará esta busca posteriormente, quando o usuário acessar a rede.

5) PC reduz velocidade
Eu possuo um pc com as seguintes características: Pentium II Celeron 300 Mhz e 32 mega de RAM. Não sei o que aconteceu, mas por algum motivo, toda vez que eu ligo o mesmo, na informações iniciais sobre o pc na parte de clock processator, ao invés de 300 encontra-se 166 Mhz. O que pode ter acontecido? tenho o direct x instalado e o mesmo também informa que o pc agora é um celeron de 166 Mhz, quando na verdade ele sempre foi de 300 Mhz. Por favor me ajudem!
Resposta:
A única forma de um Celeron/300 operar com 166 MHz é usando o multiplicador 2,5x, ao invés do correto que é 4,5x. Em algumas placas este ajuste é feito através de jumpers, em outras é feito pelo CMOS Setup. Muitos BIOS reprogramam o clock do processador para um valor mais baixo quando ocorrem problemas, como por exemplo, aquecimento excessivo do processador por defeito no cooler. Ao operar com 166 MHz, o aquecimento é menor. Verifique então este ajuste no CMOS Setup e cheque se o cooler está bem acoplado ao processadro, e se o seu ventilador está girando.

6) PC lento por falta de memória
Oi meu nome é Carlos tenho um computador metron celerom de 300 mhz com 32 de memoria hd de 3,01 gb cd rom de 48x placa de vidio de 2 mb som, ele roda com WINDOWS ME só que tem um problema quando ele fica muito tempo ligado por uns 45 minutos qualquer aplicativo que eu abra fica lento quando eu vou ouvir musica ele fica lento tudo fica lendo e faz eco quando toca som, já mudei a placa de som ja coloquei na memoria virtual e nada.
Resposta:
32 MB de memória é pouco para o Windows ME. Recomendo que você faça uma expansão. Um módulo de 128 MB custa pouco mais de 100 reais, e você terá um incrível ganho de desempenho no Windows ME. Quando um PC tem pouca memória, utiliza a memória virtual, que é formada por um arquivo no disco (WIN386.SWP, no caso do Windows 9x/ME), simulando uma quantidade maior de memória. Funciona mas o computador fica extremamente lento. Você pode usar o programa Monitor do sistema, encontrado no menu de ferramentas do sistema, para monitorar a quantidade de memória física disponível e o tamanho do arquivo de troca em uso. Nos momentos de lentidão, você verá que o gráfico mostrará a memória física disponível com um valor próximo de zero, e o tamanho do arquivo de troca (ou paginação) aumentar bastante. Também podemos chegar a esta conclusão de uma forma menos técnica e mais intuitiva: o LED de acesso a disco fica a maior parte do tempo aceso nos momentos de lentidão, caracterizando falta de memória física.
Um PC também pode se tornar lento devido ao aquecimento do processador. Muitas placas de CPU reduzem automaticamente a velocidade do processador quando o mesmo é superaquecido. A instalação de um cooler maior, acoplado ao processador por pasta térmica resolve o problema.

7) Acelerando a inicialização do Windows
Possuo um Pentium III 800, com Hd de 30 gigas, 128 Mb de Ram, placa de vídeo SIS 630 (3D) onboard onde a memória da mesma é compartilhada (retirada dos 128Mb acima mencionados). Apesar de ser uma máquina até certo ponto “recente” e “potente” observo que quando ligo o computador, a velocidade com que ele carrega o Win98 não é tão diferente da velocidade do meu antigo Pentium 166 com 32Mb de Ram também com Win98. Pergunto: Como deixar a inicialização do Win98 mais rápida??? obs: utilizo o desfragmentador de disco 1 vez por semana.
Resposta:
O tempo de inicialização do Windows depende pouco do processador, e muito do disco rígido. Os discos rígidos modernos podem ficar tão lentos quanto os antigos, se não forem configurados corretamente. A primeira providência é configurar seu acesso como Ultra DMA. No Gerenciador de Dispositivos, clique em Unidades de disco, a seguir em “Disco rígido IDE tipo 47” ou similar. Selecione no quadro de propriedades deste disco, a guia Configurações e marque a opção DMA. Reinicie o computador. A taxa de transferência externa do disco rígido poderá ficar 2, 4 ou 6 vezes maior, dependendo do tipo do disco (ATA-33, ATA-66 ou ATA-100). A segunda providência é desfragmentar o disco rígido, pode ser mensalmente ou semanalmente, coisa que você já está fazendo. A terceira é configurar o sistema de arquivos para que utilize mais memória como cache de disco. Use Painel de controle / Sistema e selecione a guia Desempenho. Clique no botão Sistema de arquivos e selecione a guia Disco rígido. No campo “Função deste computador”, selecione a opção Servidor de rede. Reinicie o computador. Com mais memória usada como cache de disco, o desempenho aumentará. Cronometre o tempo de partida do Windows, desde o instante em que aparece a primeira tela com o logotipo do Windows nas nuvens, até aparecer o ambiente gráfico, e você verá que com cada alteração citada, o tempo diminuirá.

8) Lentidão no Windows ME
Tenho um computador com celeron 700 mhz e com 64 mb e com windows me, mas tenho sofridos problemas com ele por exemplo lentidão, dificuldades em ouvir musicas , tambem as vazes demora muito para ele fazer algumas coisa, os discos rigidos ficam na maxima velocidade para abrir alguma coisa e não abre.gostaria de saber o problema. Sera que 64 mb é pouco para rodar o windows me??
Resposta:
Não, o Windows ME funciona bem com 64 MB de memória. O ideal é usar mais memória, mas quando temos apenas 64 MB, o sistema não chega a ficar “estrangulado”. A memória poderá ser insuficiente quando temos muitos programas abertos simultaneamente. Você notará que além do sistema ficar lento, o LED de acesso ao disco rígido ficará aceso a maior parte do tempo. Esta atividade excessiva no acesso ao disco é para usar a memória virtual, uma forma de compensar a falta de memória real, porém com uma expressiva queda no desempenho. Se isso é o que ocorre no seu PC, faça uma expansão de memória.

9) Programas tornam o PC lento
Meu pc esta super lento depois que eu baixei alguns programas pela internet. tem um pc de placa mae am 810 ,128mb de memoria ,windows98 SE,processador amd athlon 1.200 gb ,hd 4,5gb ; e mesmo assim o meu micro estar muito lento ,que devo fazer para resolver ester problema ? por enquanto agradeco e espero resposta.
Resposta:
O simples fato de fazer o download de programas não torna o PC lento. Certos programas ao serem instalados entretanto, ficam em execução em segundo plano, deixando o processador e a memória sobrecarregados. O uso da memória e o do processador podem ser conferidos com o programa Monitor do Sistema, localizado na pasta de ferramentas do sistema, junto com o Scandisk e o Desfragmentador. Sugiro que você desinstale programas desnecessários, que não deixe programas em execuçao em segundo plano sem necessidade, e que faça uma desfragmentação no disco rígido. O Windows 98SE funciona muito bem com 128 MB, e o processador Athlon/1200 é bastante veloz.