Home » Artigos arquivados » 2002 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

2002 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

1) Barras de rolagem no Word
Não sei como minha irmã conseguiu fazer com que a barra de rolagem do Word (Office 97) sumisse. É uma ferramenta muito importante e, infelizmente, não consegui encontrar uma forma de exibi-la novamente. O que fazer para que a “danada” apareça novamente?
Resposta:
Em todas as versões do Word, a exibição das barras de rolagem é encontrada a partir do comando Ferramentas / Opções. No caso do Word 97, uma vez usado este comando, selecione a guia Exibir. Nela você encontrará a ativação e desativação dessas duas barras de rolagem, como mostra a figura.

2002_14
Habilitando/desabilitando as barras de rolagem no Word 97.

2) Office e Windows em inglês e português
Recentemente adquiri um notebook compaq presario da serie 1700T com Windows 2000 pro em inglês e instalei o Windows 2000 pro em portugues por cima da instalação original. Então quando instalei o pacote Office 2000 premium (em portugues), os aplicativos do mesmo nem abriam. Formatei a máquina e reinstalei o w2k pro em ingles ( e não instalei o mesmo em portugues ) e instalei novamente o office 2000 premium em portugues e instalei também o SR1 do office. Desta vez os aplicativos abriam mas, tão logo abertos exibiam a seguinte mensagem “WINWORD.exe has generated errors and will be closed by Windows. You will need to restart the program. An error log is being created ” (Winword.exe gerou erros, e será fechado pelo Windows. Voce precisa reiniciar o Programa. Um log de erro está sendo criado). Instalei o SR2 do w2k pro, e problema persistiu. Formatei novamente e só instalei o w2k pro (em inglês) e o Office 2000 premium (em português) e o maldito erro persiste… não posso trocar de OS e preciso do pacote Office… Por favor, qual a solução para este problema?
Resposta:
Acho que vale a pena instalar o Windows em português, e depois o Office. A mistura de linguagens é normalmente problemática, resultando em incompatibilidades. É razoável que a Microsoft teste exaustivamente cada aplicativo com o sistema operacional de mesmo idioma, mas acho pouco provável que testem todos os aplicativos com todos os idiomas do Windows. Sendo assim, incompatibilidades não serão detectadas corretamente. Até mesmo o procedimento de instalar o Windows em português sobre o Windows em inglês pode resultar em problemas. Se o Windows e o Office forem originais, você poderá pedir ajuda ao suporte da Microsoft. No caso de softwares originais, tenho notícias de que os Service Packs não funcionam corretamente ao serem instalados. Apesar da maioria dos softwares no Brasil serem cópias ilegais, como você não citou, estou supondo que seus softwares são originais. Eu mesmo já tive problemas na instalação do Office XP, que foram prontamente resolvidos pelo suporte da Microsoft, apesar da solução dada por eles não ter muita lógica: copiar o CD para o disco rígido e depois fazer a instalação a partir desta cópia, mas funcionou. Mas mesmo contando com a eficiência da Microsoft, acho muito provável que instalar o Office sobre o Windows em português (não instale a versão em inglês antes) vai resolver o problema. E não custa nada usar a dica da Microsoft, que é copiar antes o conteúdo do CD para o disco rígido, e então fazer a instalação.

3) Dicionário de informática
Estou precisando adquirir um dicionário de informática, pois não conheço o significado de vários verbetes que encontro em livros e revistas. gostaria que vc me desse uma dica, estou começando agora a mexer com internet e programas. conto com sua ajuda, desde já agradeço.
Resposta:
A Editora Campus já vendeu várias edições de dicionários de informática. Você pode consultá-la em www.campus.com.br, mas a versão atual ainda não foi publicada, estão cadastrando os leitores para quando a nova edição estiver pronta. Você poderá encontrar exemplares de outros dicionários de informática nas livrarias especializadas. Se quiser uma opção gratuita, sugiro o site http://www.pcwebopedia.com/, que é muito mais que um dicionário. Considero-o uma pequena enciclopédia de informática on-line que pode ajudar bastante.

4) Procuro o Word
Gostaria de saber onde e como encontrar o programa word para o meu computador. O mesmo é Windows XP.
Resposta:
O Word XP é indicado para o seu computador, e faz parte do pacote Office XP, à venda na maioria das lojas de software e no site da Microsoft (www.microsoft.com.br). Seu preço é entretanto bastante salgado. Muitos usuários têm cópias piratas, mas não é o caso de tratarmos o assunto nesta coluna. Existem alternativas de editores de custo menor, como o do Microsoft Works (uma versão simplificada do Office) e o StarOffice, com custo bem menor e algumas vezes encontrado gratuitamente em revistas de informática.

5) Linguagens de programação
Gostaria que vc me esclarecesse uma coisa, qual o melhor (ou se os dois são iguais) software para desenvolver programas VISUAL BASIC ou DELPHI e o que o mercado de trabalho procura mais. E é claro confiando em seu conhecimento e gosto apurado, qual o melhor livro para iniciantes nesses software e se puder me ajudar, qual a entidade que oferece esse curso com credibilidade.
Resposta:
Depois de aprender uma linguagem de programação, é relativamente fácil aprender outras, pois muitos conceitos são semelhantes. Por isso muitos programadores chegam a conhecer uma dúzia de linguagens. Entre essas duas, sugiro o Delphi, que é baseado na linguagem Pascal, que em vários aspectos é superior à linguagem BASIC, na qual é baseada o Visual Basic. O Delphi é na verdade uma espécie de “Visual Pascal”. Permite criar aplicativos para Windows com grande facilidade. Poucos comandos são necessários para criar uma janela com diversos elementos, como botões, caixas de texto, listas, etc. Você deve procurar uma escola de informática em sua cidade e se inscrever em um curso. Não quero correr o risco de indicar um curso ou um livro porque estou há muito tempo longe da programação, apenas usei há alguns anos o Delphi e o Visual Basic, porém como aluno, e não como professor. Conhecendo os conceitos de programação através do Delphi você estará apto não só a trabalhar na área, mas também a aprender qualquer outra linguagem.

6) Dreamweaver não instala
Tenho um Pentium 100mhz, memória de 128mb e HD de 20gb. Meu problema é o seguinte: estou tentando instalar o Dreamweaver 4 mas a resposta é de que não é possível instalá-lo. Perguntam se estou autorizado a usar o produto. Tenho o Photoshop e o Flash instalados. Se eu persistir, o computador trava.
Resposta:
Se você adquiriu legalmente o produto, pode entrar em contato com o fabricante (Macromedia) para que o problema seja solucionado. Se o programa foi adquirido ilegalmente (CD pirata, cópia de colega, por exemplo), provavelmente a instalação está sendo cancelada pelo mecanismo de proteção do software. O pessoal que comercializa produtos piratas normalmente coloca gravado no próprio CD, a senha ou número de série para a instalação. Seja como for, lembro que é perigoso fazer este tipo de compra, pois quando a polícia prende os vendedores desses CDs, também tem acesso à agenda com a lista de clientes. Não sei qual é o caso, espero que o seu não seja pirata. Nesse caso o fabricante do software presta suporte gratuito para problemas de instalação e utilização, eles terão o máximo prazer em ajudá-lo.

7) Troca de idioma no Office XP
É possível traduzir no Office XP do inglês (EUA) para o português (Brasil)? Em pesquisar no dicionário existe somente espanhol moderno para inglês (EUA) e inglês (EUA) para espanhol moderno.
Resposta:
Sim, isto é possível, e está explicado na página 2 do manual do Office XP. A Microsoft oferece um serviço de troca de mídia, podendo ser feita a troca de CDs por disquetes, troca de mídia devido a defeito de fabricação, envio de drivers e patches e troca de idioma. Você enviaria o seu CD com o Office XP em inglês e receberia a versão em português. Para fazer a troca, entre em contato com o telefone de suporte, 0xx11-3444-6844. O telefone que está impresso no manual está errado, foi mudado para este que estou indicando. Ao ligar, tenha em mãos a caixa dos CDs, pois será pedido o código CD-Set na etiqueta impressa.

8) Cálculos no Word
Gostaria de saber como somar os valores em uma tabela do Word.
Resposta:
Use Tabela / Fórmula / Soma(acima), ou SUM(above). Note que a soma não é atualizada automaticamente quando alteramos alguma das parcelas, como ocorre no Excel. Para fazer a atualização temos que clicar na soma com o botão direito do mouse e no menu escolher o item Atualizar campo. Quando usamos o comando Tabela fórmula, é apresentado um quadro com as várias fórmulas que podem ser usadas para cálculos com elementos de tabelas no Word. Você pode encontrar explicações sobre o uso de fórmulas na Ajuda do Word, ou então consultando algum livro sobre o aplicativo.

9) Programas conflitando?
Ao instalar jogos no computador, os programas parecem conflitar e não funcionam normalmente. Ao desinstalar os jogos, tudo volta ao normal. Meu computador é um AMD K6 400mhz. O que eu devo fazer? Pensei em reparticionar o HD mas, além de não saber como se faz isso, não sei se é a melhor solução. Caso fosse, metade do HD ficaria para os programas e metade para os jogos. Qual a melhor solução e o que devo fazer? Também gostaria de saber como adicionar uma senha para cada usuário do computador ao entrar no Windows. Gostaria de colocar um nome de usuário e senha para cada irmão, de modo que cada um pudesse acessar arquivos pessoais, com proteção de tela e papel de parede a seu gosto. E que, ao aparecer a janela de senha, não fosse possível entrar no Windows pressionando o botão de cancelar. Somente entrar através da senha. Isso é possível? Caso não seja, como faço para que, ao acessar uma pasta, apareça uma janela de senha e só com ela consiga entrar na mesma pasta?
Resposta:
Programas “conflitando e não funcionando normalmente” é uma descrição pouco precisa para permitir um diagnóstico do problema. Em casos como esse, é melhor explicar mais especificamente: travam, congelam, apresentam mensagens de erro, etc. Não acredito que a instalação de jogos interfira com a execução de outros programas. Mesmo que um eventual bug possa causar um problema como este, não ocorreria de forma indiscriminada com todos os jogos, como você descreve. São inúmeras as causas para eventuais anomalias, como erros na memória, falta de drivers corretos, aquecimento do processador, vírus, etc. É melhor que seu PC seja analisado por um técnico ou um usuário com mais experiência. Quanto às senhas, é possível adicioná-las através do Painel de Controle, mas a proteção obtida depende da versão do Windows. No Windows 2000/XP, os arquivos são realmente protegidos, ficando inacessíveis para outros usuários. No Windows 9x/ME, as senhas servem apenas para separar diferentes áreas de trabalho e preferências de configurações visuais, não oferecendo proteção alguma para acessos não autorizados a arquivos.

10) Imposto de Renda
Troquei meu computador velho por um Itautec Transglobe Pentium 3 e Windows ME e instalei, no ano passado, o CD-Rom da Receita Federal que, logo de início, me deu uma mensagem de erro: “Application error Exception Edatabase in module IRPF2001.exe at 002e:11EB. An error occurred while attemptig to initialise the Borland Database Engine (error $2108)”. Desisnstalei o programa e instalei-o novamente a partir de download direto da Receita, mas o programa permaneceu idêntico. Tentei implementar os corretivos indicados no “Leia-me” do programa IRPF 2001, porém, não tive sucesso. O suporte técnico da Itautec disse-me que se tratava de problema de software. Tive que voltar ao meu velho computador, onde o programa funcionou perfeitamente. Mas, hoje só disponho do Itautec e preciso fazer a declaração para 2002. Como devo agir?
Resposta:
Como este é um programa usado apenas uma vez por ano, não recomendo que se quebre a cabeça para resolver problemas de compatibilidade. Este software foi criado com o pacote Delphi, que é o Visual Pascal da Borland. É acompanhado de uma biblioteca de funções em tempo de execução que freqüentemente apresenta incompatibilidades com novas versões do Windows. Por exemplo, a versão que operava com o Windows 95 apresentou problemas no Windows 98. Seu PC antigo usava o provavelmente o Windows 98, e o novo, no qual o software apresenta problemas, usa o Windows ME, e esta pode ser a causa do problema. Isto não significa necessariamente que todos os PCs com o Windows ME apresentarão o mesmo tipo de problema. Sugiro que você use o programa em qualquer computador no qual o mesmo funcione, faça a sua declaração e salve os arquivos. Grave esses arquivos em disquete para futuramente poder acessar sua declaração. O programa da Receita Federal é lançado anualmente em novas versões, e é capaz de “abrir” os arquivos de declarações de anos anteriores. Não vá deixar sua declaração para o último dia, perdendo tempo tentando resolver um problema. Uma outra solução menos problemática é usar a declaração on-line disponível no site da receita, ao invés de usar o programa normal.

11) Erros com Word e navegação
Estava digitando um texto no Word e apareceu a mensagem de erro: WinWord X (em vermelho e dentro de um círculo). Este programa executou uma operação ilegal e será fechado. Se o programa persistir, entre em contato com o revendedor. Fechar. Detalhes (Winword causou uma falha de página inválida no módulo WinWord.exe em 0167:301899e). Windows – ocorreu um erro fatal 0E em 0028:00000009. O aplicativo em uso será encerrado. Pressione qualquer tecla para sair. Também quando estou acessando uma página na internet aparece a seguinte mensagem. Ocorreu um erro em tempo de execução. Deseja depurá-lo? Linha 61 (outras vezes, muda o número). Sim ou não? Se digo que sim, cai a conexão e não é feita a depuração.
Resposta:
Em casos como este a primeira providência a ser tomada é a reinstalação do programa e de suas atualizações. Instale portanto o Word e a seguir os Service Packs para o Office, disponíveis em www.microsoft.com.br. Será preciso instalar a atualização própria para nosso idioma. Não misture o software em português com atualizações em inglês. Quanto ao Explorer, faça o download da versão mais recente e instale-o. Provavelmente não existem defeitos no seu computador, já que os problemas se manifestam apenas nesses dois softwares. Se contudo você notar que os problemas ocorrem com outros softwares, é possível que exista um defeito de hardware. Memória defeituosa, placa mãe defeituosa ou aquecimento do processador são as causas mais comuns. Será preciso nesse caso contratar os serviços de um técnico.

12) Problema de hardware afeta AUTOCAD
Uso o AutoCad Architetural Desktop (similar ao AutoCad 2000). Tudo estava funcionando bem até que troquei minha máquina por um Pentium 4, 1,5 gb, HD de 30 gb e 254 mb de memória. Quando clico na impressora para imprimir algum desenho, assim que abre a tela de impressão, o mouse para de funcionar e sou obrigada a usar o teclado para fechar o programa, inclusive, o Windows ME.
Resposta:
Em casos como este, o problema não é necessariamente a troca do processador, e sim da placa mãe e do sistema operacional. Abra a pasta de impressoras, o quadro de propriedades da impressora, comande a impressão de uma página de teste. Experimente também imprimir a partir de outros aplicativos. É possível que a culpa não seja do Autocad, e sim de uma instalação inadequada da impressora. Depois que for constatado que a impressora está funcionando, aí sim deve ser investigado o Autocad. O ideal no caso é consultar a Autodesk sobre o problema. A primeira coisa que vão fazer é pedir para verificar se a impressora está instalada corretamente, se está imprimindo por outros aplicativos, só então investigarão o seu problema específico. Mesmo sem ter contato direto com o seu programa e o seu computador, posso especular sobre em que condições o uso da impressora faria o mouse deixar de funcionar. Normalmente isto ocorre por conflitos de hardware. Uma porta de impressora paralela pode usar a IRQ5 ou IRQ7. Uma interface de mouse pode usar IRQ3 ou IRQ4 (portas seriais) ou a IRQ12 (mouse padrão PS/2). Não deveria portanto estar ocorrendo um conflito de IRQ, que é o mais comum. De qualquer forma eventuais conflitos podem ser visualizados e eliminados através do Gerenciador de dispositivos do Windows.

13) Navegação embaralhada
Tenho problemas de superposição de telas ao navegar na internet. Quando tenho várias telas abertas, peço para carregar uma delas e estou mexendo na outra, a que está carregando insiste em entrar por cima das outras, criando problemas diversos. Dá para me ajudar?
Resposta:
Já vi este problema várias vezes, sobretudo quando o número de janelas abertas é excessivamente grande (por exemplo, 20 ou mais janelas). As letras de uma janela aparecem repetidas em outras janelas, o texto fica desalinhado e fica difícil navegar, a menos que fechemos todas as janelas e comecemos novamente, desta vez com um número de janelas menor. Sugiro que você use uma versão mais nova do navegador, que use no mínimo 64 MB de RAM e que evite abrir um número muito grande de janelas.

14) Letra maiúscula no Word
Como fazer que o Word 2000 não insira letra maiúscula automaticamente no início da linha/frase? Eu uso esse editor para compor letra de música e gosto de iniciar os versos com letra maiúscula.
Resposta:
Vários dos recursos de correção automática de ortografia ao digitar podem ser habilitados e desabilitados com o comando Ferramentas / Autocorreção. Será apresentado um quadro com diversos ajustes. Desmarque a opção “Colocar primeira letra de frase em letra maiúscula”. Pesquise os demais comandos deste quadro de configurações, você encontrará alguns bastante interessantes.

15) Atualização do Office 2000
Quando tento atualizar o Office 2000, na página principal do Windows Update, na opção atualização do produto Microsoft Office, a página abre e só informa que contém erros sem oferecer a atualização. Na opção central de download, depois de baixá-lo, o arquivo fpwec.exe me solicita o CD do Office e, no andamento do processo, aparece a informação: erro 1328 ao aplicar patch no arquivo c:/config.msi/152.tmp. Provavelmente, ele foi atualizado por outros meios e não pode mais ser modificado por esse patch para obter maiores informações e não podemais ser modificado por esse patch. Para obter maiores informações entre em contato com o fornecedor do patch. Aí, eu pergunto: o que é patch? E por que pede isso se eu nunca fiz atualização por outro meio?
Resposta:
O patch nada mais é que uma atualização de software. O próprio Service Pack é um patch para o Office. O programa está reclamando, dizendo que um outro patch incompatível foi instalado e está causando problemas nesta atualização. Tenho notícias que problemas na atualização do Office ocorrem quando a instalação original foi feita mediante o fornecimento de um número de registro inválido, ou seja, quando o Office é pirata e a instalação é feita por um número de série genérico, obtido em um site de números seriais, via Internet. Se o seu Office é legalizado, você pode pedir ajuda ao suporte da Microsoft para a instalação da atualização, é o seu direito (o meu Office 2000 é legalizado, mas eu não quis instalar pelo número de série padrão, e também usei um número de série obtido via Internet). Se o Office for pirata, então faça um teste. Instale-o em um computador que ainda não tenha o Office e logo a seguir faça a atualização com o Service Pack, antes do registro/ativação. Se funcionar, significa que o Office deixou a instalação ser feita pelo número de série pirata mas bloqueou as atualizações (vingança da Microsoft). Você também pode experimentar remover o Office do seu computador, fazer a sua instalação usando o número de série pirata, e logo a seguir instalar o Service Pack, é possível que funcione. Desculpe estar dando orientações supondo que seu software é pirata, na verdade não sei se é ou não, você não especificou, mas devo levar em conta que mesmo que não seja, as respostas desta coluna são usadas por outros leitores, portanto tenho que avaliar todas as possibilidades.

16) Páginas travadas após upgrade
Após um upgrade, vem acontecendo o seguinte: salvo determinada página na internet, copiando e depois colando no Word. Fecho o Word. Quando vou abrí-lo novamente, a página trava aparecendo uma tela nas cores branco e cinza sem nada escrito. A única saída é ressetar. A placa foi trocada para tentar resolver o problema, mas nada. Meu PC é um Pentium 3 de 450 mhz, com Windows 98 e Office 2000, placa PC Chips M748, HD Samsung 40 gb, 256 mb de memória, CD Rom de 48 X, gravador de CD LG.
Resposta:
Este problema não tem relação com o upgrade de hardware. É uma característica dos programas utilizados, e não do hardware. O Microsoft Word é capaz de abrir e salvar páginas HTML, mas com restrições. As atuais versões do Internet Explorer são capazes de salvar páginas perfeitamente, incluindo as figuras, coisa que não era possível nas versões mais antigas. O próprio Internet Explorer deve ser usado para abrir as páginas salvas. Se entretanto o seu objetivo é editar as páginas salvas, o Microsoft Word não é o software ideal, podem ocorrer travamentos e anomalias como as que você descreve, além da formatação original não ser mantida com exatidão. Use no lugar do Word, o Front Page, que também faz parte do pacote Microsoft Office, ou seja, no mesmo CD onde você encontra o Word, também encontrará o Front Page.