Home » Artigos arquivados » 2001 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

2001 – Placas de vídeo e monitores (Perguntas e Respostas)

1) AGP x PCI
Possuo uma placa mãe desprovida de slot AGP, e tenho comigo uma placa de vídeo bastante “competente”, porém com conector do tipo AGP. Gostaria de saber se existe algum tipo de adaptador para que esta referida placa possa ser usada em um conector PCI de minha placa mãe. Obrigado pela atenção e desde já agradeço.
Resposta:
Não existe este tipo de adaptador. Os barramentos AGP e PCI são completamente diferentes, tanto do ponto de vista mecânico (formato e posição do conector) quanto do ponto de vista eletrônico. As placas de CPU produzidas sem o slot AGP destinam-se a aplicações simples, nas quais o vídeo onboard é satisfatório. As placas dotadas de slot AGP são as destinadas a computadores que vão executar aplicações mais avançadas que demandam maior poder de processamento (CAD, programas gráficos profissionais e até jogos 3D). Se quiser melhorar os gráficos com a instalação de uma nova placa de vídeo, esta deverá ser um modelo PCI.

2) Placa Voodoo
Recentemente adiquiri um pentium III de 1GHz com 128 mega de memoria e com uma placa grafica voodoo3 3dfx, quando entrei no site da creative americana para atualizar o software nao encontrei nem o nome da placa {voodoo3} sera que eu fui enganado e essa placa nem existe pois so encontrei voodoo2.
Resposta:
A 3DFx, empresa que produzia os chips Voodoo, não existe mais. Estava à beira da falência e foi comprada pela Nvidia, sua principal concorrente. Podemos ainda, por enquanto, obter os drivers para seus produtos. Entre no site www.3dfx.com e clique em downloads. Lá você encontrará os drivers para a Voodoo 3 e diversas outras placas e chips da 3DFx.

3) Placa 3D
Tenho um K6-II 500 Mhz, placa mãe PC5AB AMD, RAM 64 Mb. Estou interessado em comprar uma placa de video aceleradora de 32 Mb AGP . Andei olhando a linha da RIVA TNT2 32 Mb, mas descobri que existem varios modelos (M64, pro, ultra…) e fabricantes (geforce, vanta, pine, nvidia…) Eles influenciam? Qual o melhor? Dentre a linha RIVA TNT2 qual devo comprar? Gostaria de uma explicação. Me informe se houver outra melhor. É IMPORTANTE QUE O PREÇO DA PLACA NÃO ULTRAPASSE R$ 170,00.
Resposta:
É difícil uma placa ser barata, levando em conta o preço do dólar nas alturas. Para chegar a 170 reais, a placa teria que custar no exterior, no máximo 40 dólares, o que é difícil para os modelos mais avançados. As placas mais avançadas com os chips TNT2 são as que usam os chips TNT2 Pro e TNT2 Ultra (você encontrará informações em www.nvidia.com). Esses modelos entretanto estão custando mais caro, na faixa de 250 a 300 reais. Com preços entre 100 e 200 reais encontramos modelos com os chips TNT2 Vanta e TNT2 M64, que são similares. A diferença principal é que esses chips operam com memórias de 64 bits, enquanto os outros usam memórias de 128 bits. Entretanto levando em conta que vão ser usadas em um K6-2, não será tão grande a vantagem em usar uma placa de maior desempenho. Se o seu processador fosse um Pentium III ou Athlon com clock acima de 800 MHz, eu já recomendaria uma TNT2 Pro ou Ultra, pois ficariam bem mais rápidas que a Vanta ou M64. Mas no caso do K6-2, o seu desempenho menor colocará a perder a vantagem do barramento de 128 bits. Lembro ainda que já testei várias dessas placas com diversos jogos 3D, e o desempenho e qualidade gráfica são excelentes.
2001_13
placa com chip TNT2

4) Placa de vídeo esquentando
Gostaria que vcs me ajudassem, tenho um pc atlhon 1200mhz, hd de 30 quantum,memoria de 256 mb/ 133mhz, placa mae soyo k7 vta, placa aceleradora de video 32mb gforce ii mx 200, fax modem 56k robotics 2977 pci, placa de som creative live mp3, dvd, gravadora…o que esta acontecendo, e que a placa de video esta esquentando muito e travando o pc, me disseram que esta placa e a melhor que tem, como uso para jogos, som, dvd,internet, o que eu faco, esta maquina minha e boa ou nao o que faco?
Resposta:
Devido à corrida entre Intel e AMD por maiores velocidades, bem como a corrida entre fabricantes de chips gráficos pelo maior desempenho em 3D, os computadores atuais geram muito mais calor que os de 3 anos atrás. Se até então um gabinete mini-torre era adequado, hoje é preciso usar nas configurações mais avançadas, um gabinete maior, tamanho “midi torre”, com no mínimo 40 cm de altura, para dissipar melhor o calor, devido à melhor circulação de ar. Gabinetes compactos são adequados aos PCs mais simples, que usam processadores mais lentos e dispositivos onboard. O seu computador é bem equipado, e precisa de um gabinete maior. O processador deve usar um cooler grande, próprio para o Athlon/1200. Sua parte de alumínio deve ter no mínimo 4 cm de altura, e deve ser instalado um ventilador adicional na parte frontal interna do gabinete, puxando o ar frio para o seu interior. Organize os cabos no interior do gabinete para facilitar o fluxo de ar, que entra pela parte frontal, resfria os circuitos, é puxado pela fonte e sai pela parte traseira do computador.
2001_013
ventilador secunário instalado na parte frontal interna de um gabinete.

5) Diferenças entre placas de vídeo
Olá Laércio, tudo bem? Tenho um computador p3 700mhz (100×7.0) com mobo soyo sy-6vba (via apollo 133), 256mb de memoria pc-133, hd samsung de 10gb, pl. de video voodoo 3 2000. Estou pensando em comprar uma pl. de video melhor, e acabei me decidindo pela geforce 2 mx 400 com 64mb e saida pra tv. Varias empresas fabricam pl. de video q usam esse chipset, e envio este email por isso. Gostaria de saber se existe alguma diferenca de desempenho entre os diversos fabricantes (especificamente entre asus e prolink). A diferenca de preco chega a ser de 30 dolares de uma marca pra outra (com esse dinheiro dah pra comprar 256mb de ram, por exemplo). Compensa pagar mais caro numa asus ou o desempenho eh o mesmo?? O uso dessa placa serah pra jogos.
Resposta:
Sou favorável à aquisição de placas produzidas por fabricantes de primeira linha, desde que a diferença de preços fique na faixa de 20%, ou no máximo 30%. No caso das placas de vídeo, a diferença não fica por conta do desempenho, e sim da qualidade. Entretanto para este tipo de placa, a questão do fabricante é menor crítica que no caso de uma placa de CPU. Uma placa de CPU tem além do processador, memórias e chipsets, um grande número de componentes. Se o processo de fabricação não for perfeito e os demais componentes não forem de boa qualidade, a placa terá baixa confiabilidade ou apresentará defeitos. As placas de vídeo são menos críticas neste ponto. Possuem um número de componentes bem menor, o processo de fabricação é mais simples e os defeitos são mais raros. Nos últimos 12 meses comprei 6 placas de vídeo baseadas nos chips Nvidia TNT, TNT2 Pro, TNT2 Vanta, TNT2 M64 e Gforce2MX. As marcas eram Diamond, Jaton, Aopen e Digitron. Apenas a placa da Digitron apresentou defeito depois de 3 meses de uso diário. Aliás foi um custo para fazer valer a garantia, tive que esperar 6 meses. No seu lugar eu compraria a placa Asus, mas se você não quiser pagar mais caro, é aceitável optar por modelos mais baratos como os da Prolink e Jaton. Confira a garantia antes de comprar, escolha um modelo com dissipador de calor preso ao chip gráfico, e lembre-se que existem dentro de cada família de chips gráficos, modelos mais rápidos e modelos mais modestos. No caso da família Gforce 2, são oferecidos os modelos (do mais avançado para o mais modesto): Ultra, TI, Pro, GTS, MX400, MX, MX200. O modelo Ultra faz acessos à memória de vídeo em uma velocidade 6 vezes maior que o modelo mais simples, o MX200. Você encontrará informações detalhadas no site da Nvidia (www.nvidia.com).

6) Placas de vídeo SiS e Viper V550
Há mais ou menos uns dois meses, adquiri uma maquina Pentium III 733 Mhz, placa Asus P3V133, 128 Mb Ram, 2 HDs de 10 e 13 GB, placa de Fax Modem de 56Kbps e uma placa de vídeo SIS 300/305 com 16MB, pois estou começando a me enveredar pela área de animação 3D. Fiquei muito feliz com a máquina nova, pois é muito rápida, menos a Placa de Vídeo, que não suporta 3D. Fui ao fornecedor e ele mandou uma placa ATI com 32 MB, mas a minha felicidade durou pouco pois a maquina nem ligava, e quando o fazia, ele só suportava 16 cores com 600×480. Voltei ao fornecedor e ele me passou uma Diamond Vipper V550 com também 16 MB. Já cansado e desanimando, fui instalar a placa, mas o DirectX 7 não reconhece o Drive. Baixei uma atualização dos drives, mais continuo na mesma e já estou quase chutando o Balde. Qual placa comprar? Aonde? E por favor minhas reservas estão baixas não posso comprar agora uma senhora placa, mas será o futuro. Esqueci de falar todas estas placas são AGP, continuo com AGP ou vou para PCI? Trabalho na área de informática como programador, em Delph, Clipper, e desenvolva paginas na internet.
Resposta:
Para fazer funcionar a sua placa Diamond V550, instale os drivers fornecidos pelo fabricante do seu chip gráfico. Como a Diamond está em processo de sucateamento promovido pela S3, sua compradora, não podemos confiar totalmente na atualização dos drivers que eles fornecem. Esta placa usa o chip Nvidia TNT (uma versão anterior do TNT2), e você pode usar para ela, os drivers “Detonator”, oferecidos no site da Nvidia (www.nvidia.com). Eu mesmo possuo uma placa Diamond V550 com 16 MB e estou utilizando esses drivers, que funcionam perfeitamente. Também instalei sem problemas o DirectX8 (www.microsoft.com/directx/). Vejo algo de muito errado aqui. Você comprou um computador há menos de 2 meses, o fornecedor manda você instalar uma placa… O que é isso? E a garantia? Ele tem que entregar um computador funcionando, não cabe ao cliente, no caso de um PC novo, quebrar a cabeça com instalações. Além disso, a “placa SiS 300” suporta 3D, apesar do seu desempenho e qualidade não ser das melhores, provavelmente não deve ter sido instalada corretamente, assim como a ATI com 32 MB, que não só operava com 16 cores. Insista no barramento AGP, o PCI tem taxa de transferência cerca de 8 vezes mais baixa que o atual AGP 4x, usado nos PCs novos. Não aconselho você a trocar sua V550. Apesar de ser uma placa de 1998 e esquentar muito, tem boa qualidade. Se você não tivesse placa alguma, eu iria sugerir uma equipada com o chip TNT2. Existem versões com preços entre 150 e 300 reais, dependendo da velocidade e da quantidade de memória de vídeo.

7) Memória de vídeo
Tentei fazer com que a memória da minha placa de vídeo aumentasse, mas acho que esse meu CMOS setup do meu computador é mais antigo. isso tem a ver com a marca da minha placa de vídeo. Ela é uma S3 Virge de 2MB. A única parte que eu acho que é, é no menu POWER MANAGEMENT, onde tem opções sobre vídeo onde aparece VÍDEO: as opções são EGA\VGA, CGA 40 ,CGA 80 e MONO, é isso que muda?
Resposta:
A alteração da quantidade de memória de vídeo só pode ser feita quando esta memória é compartilhada, ou seja, quando utiliza parte da RAM que seria destinada ao processador. Normalmente indicamos através do CMOS Setup, a quantidade de RAM a ser usada para este fim. Podemos encontrar opções como 1 MB, 2 MB, 4 MB e 8 MB. Esta RAM é descontada da memória do processador. Um PC com 64 MB ficaria respectivamente com 64 MB, 62 MB, 60 MB e 56 MB livres. A quantidade de memória RAM não pode ser alterada quando o PC possui uma placa de vídeo de verdade. Pode ser que exista, mas eu nunca vi uma placa de CPU com um chip S3 Virge, mas já vi muitas placas de vídeo de verdade equipadas com este chip, usando 1 MB, 2 MB ou 4 MB de memória de vídeo. Afinal você não disse o modelo da sua placa de CPU, então não posso confirmar se estou 100% correto. Mas levando em conta que você não encontrou no CMOS Setup item relacionado à memória de vídeo, acredito que este seja mesmo o seu caso. Para confirmar, abra o computador e verifique se existe uma placa de vídeo real. Se esta placa tiver soquetes vazios, será possível adquirir chips de memória equivalentes (apesar de ser difícil encontrá-los no mercado) para fazer uma expansão da memória de vídeo.

8) Placa Voodoo não liga
Tenho um K6 450 MHz, 64MB RAM e 8,4 GB. Meu computador é onboard. Comprei uma placa Voodoo 3000. Quando faço a instalação no slot PCI, ela não reconhece a placa e o monitor nem liga. Já fiz o teste com a mesma placa em outro computador e funcionou perfeitamente. Como faço neste caso?
Resposta:
O que você fez funciona mas não é o ideal. Placas de CPU com “tudo onboard” não foram projetadas para jogos e nem têm como prioridade os upgrades (algumas tem apenas um slot PCI). Eles são voltados para “Office applications” (aplicações de escritório), como processadores de texto, acesso à Internet, programas de apresentação, planilhas, etc. É claro que jogos simples, principalmente os que não usam recursos 3D, podem funcionar perfeitamente. Placas Voodoo 3 3000 são (ou eram, já que não são mais fabricadas) voltadas para jogos 3D de última geração. São para PCs com alto desempenho, que não é o caso do K6-2/450, nem do K6-2/550, nem do Celeron. Eu diria que sua placa de vídeo é agora muito veloz, e o processador não está à altura. Mas vai funcionar, você conseguirá bons gráficos com desempenho satisfatório em muitos jogos modernos. Para que esta placa funcione, você precisa antes, usando o vídeo onboard, entrar no CMOS Setup e procurar o item que define o tipo de vídeo que será usado como primário. Provavelmente as opções que aparecerão no seu caso são AGP e PCI. O AGP corresponde ao “onboard” (nessas placas, o vídeo onboard é internamente ligado ao barramento AGP, mesmo quando não existe slot AGP na placa), enquanto o PCI corresponde à sua placa Voodoo. Em muitas placas de CPU como a sua, o vídeo onboard não pode ser desabilitado, e sim colocado como secundário, ficando a placa PCI como primária. Salve as alterações e quando voltar à contagem de memória, desligue o PC. Conecte agora a placa Voodoo e nela o monitor, e tudo funcionará.

9) Problemas com placa de vídeo e monitor
Comprei um monitor Samsung Syncmaster 753DF e uma placa Voodoo 4500. Quando ligo o micro, o monitor não liga. Após alguns segundos, a CPU desliga. Ao tentar pela segunda ou terceira vez, não funciona. Mas aparece uma mensagem indicando que há problemas e a tela padrão de configuração do vídeo (resolução etc.). Apenas confirmo e, então, tudo funciona. O que pode ser?
Resposta:
É importante que você descubra rapidamente se o problema está na placa de vídeo ou no monitor. Os monitores Samsung têm garantia longa, mas o mesmo não ocorre com as placas de vídeo, pois as lojas dão garantias de 3 a 6 meses (lamentável). Pior ainda no caso das placas Voodoo, que não são mais fabricadas, e as que existem ainda no mercado são final de estoque. Ligue este monitor em outro computador e verifique se funciona. É um excelente monitor, eu também acabo de comprar um e estou muito satisfeito com a sua qualidade de imagem. Se o problema estiver no monitor, acione imediatamente a garantida. Experimente também ligar um outro monitor na sua placa de vídeo. Se o problema persistir com o outro monitor, então a culpa é da placa. Mesmo antes de você fazer o teste, eu arriscaria afirmar que a cupla não é do monitor, e sim da placa. Um monitor com problema não pode impedir o computador de ligar, mas uma placa problemática pode. Ela pode estar mal encaixada ou mesmo defeituosa. Por outro lado pode estar boa mas sua fonte de alimentação pode estar trabalhando no limite máximo, impedindo o correto funcionamento do computador quando a placa é instalada. Afinal, esta placa de vídeo consome uma razoável quantidade de corrente. Seja como for, vale a pena acionar a garantia da placa. Ela pode ser testada em outro computador e caso fique comprovado o problema, poderá ser trocada.

10) Reduzindo a memória de vídeo
Gostaria de saber como posso configurar minha biosetup da minha placa mãe ATX de um Pentium II on board para que ela nao roube memoria , deixando ela como se fosse off board ou roubando apenas 1mb de minha memoria…
Resposta:
Não é possível transformar um vídeo onboard em “offboard” mediante alterações no Setup. Só mesmo instalando uma placa de vídeo de verdade. O vídeo onboard que usa memória compartilhada, sempre tomará parte da memória que seria destinada ao processador. No CMOS Setup em geral encontramos uma opção para escolher o tamanho da memória de vídeo, como 1 MB, 2 MB, 4 MB e 8 MB. Ao alterarmos este valor e iniciarmos o Windows, podemos ver no quadro de propriedades do sistema (Clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades, depois selecione a guia Geral) a nova quantidade de memória disponível, depois de descontada a memória de vídeo compartilhada. Observe que existem certas placas de CPU com vídeo onboard que não usam memória de vídeo compartilhada. Elas possuem chips de memória exclusivos para a memória de vídeo, portanto não interferem com a memória do processador e não possuem comandos para seu redimensionamento. Você encontrará instruções mais específicas no manual da sua placa de CPU.

11) Problemas em 1024×768
Como faço para configurar meu computador a aceitar a resolução 1028×768, já que quando coloco nesta resolução a tela fica toda rabiscada? E como fico sabendo se meu adaptador de vídeo aceita o vídeo 3D ou AGP? Quando executo a ferramenta de diagnóstico do DirectX (versão 8.0), ela não aceita a aceleração do DirectDraw, Direct 3D e Aceleração de textura AGP? Tenho um K6 II 3D 500MHz, HD de 20GB, 64KB de memória e vídeo, som e fax onboard. Minha placa de vídeo é a SIS 530 e meu monitor é MTek 14″ Super VGA.
Resposta:
O problema é que o seu monitor não está suportando a resolução de 1024×768, apesar da sua placa de vídeo gera-la corretamente. Use o quadro de propriedades de vídeo e tente declarar o seu monitor como Samsung SyncMaster 3NE, possivelmente o seu monitor é compatível. Se não for, altere o monitor para Samsung SyncMaster 3. A “tela rabiscada” que você vê é o resultado da perda de sincronismo do monitor, devido ao fato de não suportar as freqüências geradas pela placa nesta resolução. É um problema bastante comum. O vídeo do chipset SiS530 é 3D padrão AGP (porém sem slot), mas seu desempenho e qualidade gráfica são deficientes para os programas 3D modernos. Instale os drivers do chipset, encontrados no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU, e depois instale os drivers da placa de vídeo. Essas providências são necessárias para que os gráficos 3D funcionem corretamente.

12) Travamento de placa Voodoo com placa PC Chips
Tenho um Duron 750 MHz, placa PC Chips M812MR, HD Quantum LCT1020 Ata 66 que está dando no máximo 15 MB/s no HD tach. Gostaria de saber se tem como melhorar a sua velocidade. Também tenho uma voodoo 3 3000 PCI. Já tentei de tudo para fazê-la funcionar sem travar o Windows e não consigo.
Resposta:
Para obter o desempenho total do disco é preciso habilitar a opção DMA para o seu disco rígido. Para isso use Painel de Controle / Sistema / Gerenciador de Dispositivos / Unidades de disco / Generic IDE DISK / Configurações, e finalmente marque a opção DMA. A placa de vídeo está travando direto, as razões possíveis são inúmeras: defeito na própria placa de vídeo, defeito na placa de CPU, aquecimento, driver errado (acesse os drivers mais recentes em www.3dfx.com). É preciso ainda conferir se a placa de CPU está corretamente configurada. Verifique se o barramento AGP está configurado como 66 MHz e 2x (a Voodoo 3 3000 opera em 2x), barramento PCI em 33 MHz, barramento do processador em 100 MHz x 2 e barramento das memórias em 100 ou 133 MHz, de acordo com o tipo de memória instalado (PC100 ou PC133).
Vocês vão me chamar de rabugento ou coisa pior, mas raramente chega a nós cartas de usuários de placas de CPU Intel, Asus, Soyo, FIC, A-Trende ou Supermicro em apuros, mas de placas PC Chips, toda semana chegam várias reclamações. Note que quem “trava” o computador não é a placa de vídeo, e som a placa de CPU, apesar da placa de vídeo poder também ser a culpada. Sugiro que você tente usar outra placa de vídeo para checar se é o caso de problema na placa de CPU.

13) Chip Savage 2000
Estou precisando trocar minha velhíssima placa de vídeo Trident por uma mais moderna. Como a grana está curta, não estou podendo gastar muito. Andei pesquisando e achei uma placa Savage 2000 de 64 MB. É uma boa placa? Se pegarmos um GEForce 2MX, ela perde muito?
Resposta:
O chip Savage 2000 é usado em várias placas, entre as quais a Diamond Viper II. É um chip de alto desempenho, entretanto dependendo do programa chega a perder para um TNT2 Ultra, que é bem mais barato. A Geforce2MX é uma placa de geração superior à TNT2, portanto ultrapassa o Savage2000. Ainda assim o Savage 2000 é um bom chip. Procure na Internet por +”Savege2000”+review e você encontrará varias informações interessantes, inclusive telas capturadas de jogos operando com este chip. Você terá uma boa idéia da qualidade. Por outro lado, tenho uma Geforce2 MX e também garanto que tem desempenho e qualidade muito boas. O ideal seria eu comprar todas as placas de vídeo para testar e divulgar as informações, mas i$$o $eria muito caro, já que fabricantes e distribuidores no Brasil normalmente não estão interessados em ceder placas emprestadas para avaliação. Tenho então que passar adiante as análises feitas por sites estrangeiros, como o www.tomshardware.com. Resumindo, o Savege2000 é um bom chip, mas se você puder optar pelo Geforce2MX, é uma opção melhor.

14) Processador rápido substitui placa 3D?
Um jogo que recomende, por exemplo, um processador Pentium 200 mhz, 32 mb de memória Ram e placa de vídeo 3D rodaria hoje em, por exemplo, um Pentium 3 de 800 mhz (ou superior) com uma razoável quantidade de memória Ram e vídeo onboard? Ou seja, um processador pode fazer o papel de uma placa de vídeo 3D?
Resposta:
Sim, porém com baixa eficiência, mesmo quando o processador é muito rápido. A geração de imagens tridimensionais é feita em duas etapas. O processador é encarregado de gerar uma imagem chamada wire frame (armação de arame), na qual são definidos os polígonos que formam a figura, bem como as coordenadas X, Y e Z dos seus vértices. A placa de vídeo é encarregada de aplicar texturas sobre cada um desses polígonos, levando em conta efeitos visuais como transparência, luminosidade, distância, perspectiva, etc. Quando o processador é muito veloz, a geração do wire frame é feita rapidamente, mas com uma placa 3D lenta, a texturização é demorada. Os jogos 3D normalmente permitem funcionar com renderização por software, na qual o processador faz todo o trabalho. Mesmo um processador de última geração não é capaz de fazer todo o trabalho de renderização de uma placa 3D simples, por isso as imagens têm qualidade inferior. São apresentadas com baixas resoluções e baixas taxas de quadros (frame rates). Quanto mais novo é o jogo, mais deficiente tende a ser a renderização por software. A recíproca também é verdadeira. Jogos 3D produzidos entre 1997 e 1998, que em geral exigiam processadores Pentium-233 ou um pouco mais rápidos, utilizam efeitos visuais mais modestos que em geral podem ser apresentados com a renderização por software. Isto não significa que vale a pena abrir mão de uma boa placa 3D e deixar todo o trabalho para o processador. Muitos jogos modernos não aceitam renderização por software. Veja no meu artigo sobre a placa Monster Fusion, em www.laercio.com.br. Apesar desta placa estar descontinuada, o artigo mostra diversas imagens comparando a renderização por software com a feita pela placa 3D.

15) Problemas com jogos 3D
Tenho um Pentium 3, 750 mhz, 64 mb de Ram, Windows 98 SE. Quando instalo alguns jogos, tudo parece ir bem, até quando aperto o botão jogar. O jogo não passa de uma tela preta, como se estivesse travado. Isso já aconteceu com jogos que exigem placa aceleradora 3D ou não. Porém não possuo a mesma. O que pode ser este problema?
Resposta:
Este problema é comum quando não está instalado o AGP Miniport Driver. Esta é uma das etapas básicas da montagem de um PC, mas infelizmente muitos montadores enxergam a montagem de PCs como uma seqüência de encaixes e aparafusamentos. Depois que um PC é montado e que o Windows é instalado, a próxima etapa é instalar os drivers do chipset da placa de CPU. Esses drivers estão no CD-ROM que acompanha a placa, e são necessários para o correto funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP (mesmo no caso de vídeos onboard), do gerenciamento de energia e do gerenciamento de recursos de hardware. Quando o AGP Miniport Driver não é instalado e o Windows não possui o suporte adequado para o chipset, a tela fica escura ou com cores aleatórias ao ser ativado qualquer modo gráfico 3D. Depois de instalado este driver o PC precisa ser reiniciado. Use o programa DXDIAG (Iniciar / Executar / DXDIAG.EXE). Selecione a guia Exibir e teste o funcionamento em modo 3D. Depois que funcionar você pode utilizar seus jogos 3D.

16) Placa de CPU e placa de vídeo
Gostaria de saber qual é a melhor placa mãe para o Pentium III e se eu presciso usar uma placa normal de video para usar uma 3dfx voodoo (ou outras do tipo) ou estas placas funcionam sozinhas.
Resposta:
Na minha opinião, uma das melhores placas de CPU para o Pentium III encontradas no mercado brasileiro é a Intel D815EEAAL. Ela tem som, vídeo e rede onboard, mas possui ainda um slot AGP e 5 slots PCI para expansões. Opera com barramento de 133 MHz e suporta o Pentium III até 1 GHz. Existem outras boas placas no mercado, mas cuidado com a lei do preço e qualidade. Quanto mais barata é uma placa, pior é a sua qualidade. Quanto à placa de vídeo, realmente existiram modelos que operavam apenas com 3D, e era necessário ter instalada uma segunda placa de vídeo para os modos 2D. A partir da Voodoo 3, isto não é mais necessário, pois seu chip é 2D e 3D. Apenas aconselho os interessados em comprar placas VOodoo, que analisem se realmente isto é necessário. Existem opções melhores e com custo menor, como as placas com chip Nvidia TNT2. Quase tudo o que funciona na Voodoo, funciona também em outras placas, através do DirectX e do OpenGL. Existem apenas alguns jogos que foram criados para funcionar exclusivamente nas placas Voodoo, se o seu caso é o interesse nesses jogos, realmente a Voodoo é obrigatória.

17) Instalando duas placas de vídeo no mesmo PC
Gostaria de saber como ligo 2 placas de video no meu computador.
Resposta:
É preciso que a primeira placa de vídeo esteja instalada e funcionando corretamente. A seguir, instale a segunda placa de vídeo, ligada ao respectivo monitor. Verifique agora no Gerenciador de Dispositivos se existem problemas indicados nas placas de vídeo. Nem todas as placas de vídeo são compatíveis com este recurso. A lista de chips gráficos compatíveis está em:
http://support.microsoft.com/support/kb/articles/Q182/7/08.ASP
Feita a instalação da segunda placa, entre na guia de Configurações do quadro de propriedades de vídeo, que estará ligeiramente diferente. Existirá uma caixa para seleção da placa de vídeo a ser configurada, e a opção “Estender a área de trabalho do Windows para este monitor”.

18) Tamanho da memória de vídeo
Tentei fazer com que a memória da minha placa de vídeo aumentasse, mas acho que esse meu CMOS setup do meu computador é mais antigo. isso tem a ver com a marca da minha placa de vídeo. Ela é uma S3 Virge de 2MB. A única parte que eu acho que é ,é no menu POWER MANAGEMENT, onde tem opções sobre vídeo onde aparece VÍDEO: as opções são EGA\VGA, CGA 40 ,CGA 80 e MONO, é isso que muda?
Resposta:
A alteração da quantidade de memória de vídeo só pode ser feita quando esta memória é compartilhada, ou seja, quando utiliza parte da RAM que seria destinada ao processador. Normalmente indicamos através do CMOS Setup, a quantidade de RAM a ser usada para este fim. Podemos encontrar opções como 1 MB, 2 MB, 4 MB e 8 MB. Esta RAM é descontada da memória do processador. Um PC com 64 MB ficaria respectivamente com 64 MB, 62 MB, 60 MB e 56 MB livres. A quantidade de memória RAM não pode ser alterada quando o PC possui uma placa de vídeo de verdade. Pode ser que exista, mas eu nunca vi uma placa de CPU com um chip S3 Virge, mas já vi muitas placas de vídeo de verdade equipadas com este chip, usando 1 MB, 2 MB ou 4 MB de memória de vídeo. Afinal você não disse o modelo da sua placa de CPU, então não posso confirmar se estou 100% correto. Mas levando em conta que você não encontrou no CMOS Setup item relacionado à memória de vídeo, acredito que este seja mesmo o seu caso. Para confirmar, abra o computador e verifique se existe uma placa de vídeo real. Se esta placa tiver soquetes vazios, será possível adquirir chips de memória equivalentes (apesar de ser difícil encontrá-los no mercado) para fazer uma expansão da memória de vídeo.

19) Desabilitando o vídeo onboard
Tenho um K6-2 “ONBOARD” que utiliza uma placa 3D de 8MB de memória de vídeo chamada Sis 530. Eu gostaria de saber se é possível desabilitá-la, pois quero instalar uma placa 3D mais poderosa, como a Riva TNT2 PCI 32MB. O problema é que uns dizem que não é possível desabilitar a placa onboard, outros dizem que é preciso ir ao set-up. Até aí tudo bem, porém quando vou ao set-up, não sei como proceder pois não há a opção “ENABLE/DISABLE”, apenas aparece as opções PCI e AGP para o controlador de vídeo. Gostaria de saber se realmente é possível desabilitar a Sis 530 (onboard) através do Set-up ou se é possível desabilitá-la de outra forma? Poderiam me ajudar?
Resposta:
Todas as placas de CPU com vídeo onboard permitem a instalação de uma placa de vídeo avulsa, desde que exista slot disponível para esta instalação. A diferença entre elas é que muitas não permitem desabilitar o vídeo onboard, e sim, instalar uma placa de vídeo que irá operar como primária, e deixar o vídeo onboard como secundária. No CMOS Setup existe um comando para indicar a primária e a secundária. No seu caso, provavelmente o CMOS Setup é como o de outras placas similares com o SiS530: AGP = onboard, PCI=avulsa. A placa de vídeo avulsa funcionará perfeitamente, mas o vídeo onboard ficará ativo, acessando desnecessariamente a memória de vídeo compartilhada, reduzindo o desempenho do processador. Para minimizar esta queda de desempenho, antes de instalar a placa de vídeo, mude as configurações do vídeo onboard para 640×480 com 16 cores. Fará menos acessos à memória de vídeo compartilhada, provocando menor queda de desempenho. Em placas de CPU com vídeo onboard, o ideal é que este vídeo seja totalmente desabilitado quando é instalada uma outra placa. Por exemplo, as placas Intel D815EEAA desabilitam automaticamente o vídeo onboard quando instalamos uma placa no slot AGP.

20) Indicação de placa 3D
Queria saber se a placa 3D Blaster Annihilator2 MX que utiliza o chip GeForce 2 MX é uma boa placa.
Resposta:
Sim, trata-se de uma excelente placa. Seu chip é uma das diversas versões do Geforce 2, produzido pena Nvidia, líder no mercado de chips gráficos. Seus chips 3D lançados nos últimos anos, como o Riva 128, TNT e TNT2 fizeram muito sucesso, o que garantiu seu crescimento no mercado. Note entretanto que existem outras placas de vídeo equipadas com o mesmo chip, porém com custo menor. Tenho utilizado modelos com chips Geforce2 MX produzidos pela Jaton, e modelos com o chip TNT2 produzidos pela Jaton e Digitron, com excelentes resultados.

21) Voodoo ou Nvidia?
Qual seria a melhor escolha: Uma Voodoo3 3000 AGP de 16MB ou uma 3D Blaster Riva TNT2 (chipset M64) PCI de 32MB?
Resposta:
Existem várias versões do chip TNT2. Todos são compatíveis e geram imagens idênticas, a diferença está no custo e no desempenho. O M64 é uma versão simples (opera com memória de 64 bits, ao invés de 128) do TNT2. É errado comparar o TNT2 M64 com o Voodoo 3. São chips de desempenhos diferentes e preços diferentes. Os “correspondentes” ao Voodoo 3 na família TNT2 seriam o TNT2 Pro e o TNT2 Ultra. Se você está disposto a gastar com uma Voodoo 3 com 16 MB, poderá gastar em torno de 20% a menos para ter uma TNT2 Pro com 32 MB.

22) Upgrade de placa 3D
Tenho uma placa de vídio 3dfx voodoo3 3000 AGP, e estava querendo troca-la por uma DIAMOND VIPER II, mas tenho algumas dúvidas em relação ao desempenho, ou se ainda a CREATIVE 3D Blaster RIVA TNT2 Ultra é uma placa c/ desempenho relativo as outras duas, levando em consideração que uso um processador PIII 650 & 128 Mb de memória, estou usando a bomba do Windows ME que vive dando crep.
Resposta:
Nunca troque uma placa AGP por uma placa PCI, pois normalmente o desempenho da PCI será muito menor. A Viper II não é uma placa 3D com desempenho excepcional, ficando praticamente equiparada com a Voodoo 3 3000. Você encontrará várias análises e medidas de desempenho de placas de vídeo em www.tomshardware.com. Uma placa equipada com o chip TNT2 Pro ou TNT2 Ultra, com barramento AGP e 32 MB de memória trará vantagem em relação à Voodoo 3 3000. Você encontrará também placas com o chip Nvidia Gforce2, de uma nova geração. São mais caras mas apresentam maior desempenho. Ainda relação às placas com chips gráficos Nvidia, dou ainda mais uma dica: instale o driver Detonator, encontrado no site www.nvidia.com. Esses drivers servem para vários modelos de chips gráficos da Nvidia, apresentam bom desempenho e estabilidade, adicionam novas funções de controle no quadro de propriedades de vídeo e além de suportarem o Direct3D, operam também com a API gráfica OpenGL, utilizada por muitos programas 3D profissionais e por vários jogos 3D modernos.

23) Desativando o vídeo onboard
Gostaria de saber como posso configurar minha biosetup da minha placa mãe ATX de um Pentium II on board para que ela nao roube memoria, deixando ela como se fosse off board ou roubando apenas 1mb de minha memoria…
Resposta:
Não é possível transformar um vídeo onboard em “offboard” mediante alterações no Setup. Só mesmo instalando uma placa de vídeo de verdade. O vídeo onboard que usa memória compartilhada, sempre tomará parte da memória que seria destinada ao processador. No CMOS Setup em geral encontramos uma opção para escolher o tamanho da memória de vídeo, como 1 MB, 2 MB, 4 MB e 8 MB. Ao alterarmos este valor e iniciarmos o Windows, podemos ver no quadro de propriedades do sistema (Clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades, depois selecione a guia Geral) a nova quantidade de memória disponível, depois de descontada a memória de vídeo compartilhada. Observe que existem certas placas de CPU com vídeo onboard que não usam memória de vídeo compartilhada. Elas possuem chips de memória exclusivos para a memória de vídeo, portanto não interferem com a memória do processador e não possuem comandos para seu redimensionamento. Você encontrará instruções mais específicas no manual da sua placa de CPU.

24) AGP Aperture size
Possuo um AMD 700 mhz, 192 mb RAM, uma placa mãe FIC SD-11, BIOS AMI, windows 98, placa de vídeo VOODOO 3 16 mb; Tudo funcionava muito bem, até que tentei mudar uma configuração na BIOS relativa ao AGP aperture size, aumentando seu valor de 64 para 128 mb, pois tinha lido que isso poderia aumentar a perfomance grafica de minha máquina, mesmo não possuindo uma placa AGP e sim PCI. Quando a máquina retornou do BOOT, percebi que sua perfomance estava mais lenta e resolvi tirar a dúvida passando o Benchmark Wintune 2000. Porém qual não foi minha surpresa quando verifiquei que o processador, dos habituais índices de 2150 passou a 150!!! A memória RAM de 1900 mb/s passou a 900 mb/s!! E assim suscedeu com todos os compenentes do micro. Tentei mexer de tudo quanto foi jeito na CMOS mas não adiantou. O micro piorou começando inclusive a dar pau de “checksum bad”, perda de setup, porém estranhamente o relógio permanceia sem atrazar. Passei também o PC-TOOLS que não acusou nenhum defeito, nem na placa-mãe, nem no processador, nem nas memórias. Estou confuso pois mexo com computadores a 06 anos e nunca vi algo parecido.
Resposta:
O AGP Aperture Size não afeta o desempenho do computador. Ele apenas indica a quantidade máxima de memória do sistema (caso esteja disponível) que pode ser utilizada por uma placa AGP. A memória não será tomada quando não forem usadas aplicações em 3D que necessitem de toda essa memória. Quando um computador não tem placa AGP, esta opção não tem efeito algum. Curiosamente no seu caso foi observada lentidão, mas ela pode não estar relacionada com o item que você alterou no CMOS Setup. Já vi casos de placas de CPU que reduzem o clock do processador quando existe muito aquecimento. Você pode ter esbarrado no cooler, deslocando-o e reduzindo sua eficiência no resfriamento, ou pode ter sido desfeita a sua conexão, ou pode existir outro tipo de problema. A tensão do processador pode estar elevada (usa a configuração automática de voltagem). Você poderá medir a temperatura do processador usando o CMOS Setup. Temperaturas abaixo de 70 graus são normais. Acima deste valor o gerenciamento de energia pode ser ativado, reduzindo o valor do clock.

25) Imagens em preto e branco
Tenho uma placa voodoo3 3500 com suporte para tv , envio normalmente minhas imagens do computador para a tv , mas quando puxo as imagem ou da tv , ou da directv a imagem fica em preto e branco , estou utilizando o visual reality da 3dfx , mas o sinal so entra em ntsc , existe alguma opção para que as imagens fiquem coloridas no pc? Obrigado.
Resposta:
O sistema PAL-M é usado apenas no Brasil e no Laos, um pequeno país perdido lá no interior do sudeste asiático. Vários países da Europa usam o sistema PAL, mas em uma modalidade incompatível com o PAL-M. O resultado é que as imagens ficam em preto e branco. Uma solução para o problema é enviar para a entrada de vídeo composto da placa, um sinal já codificado em NTSC. Para isso será preciso ligar a saída de video composto do aparelho (no seu caso, o receptor da DirecTV), um transcodificador externo de PAL-M para NTSC, encontrado com facilidade nas lojas de aparelhos eletrônicos. Você terá que selecionar os canais através do receptor da parabólica. As imagens serão convertidas para NTSC e poderão entrar como vídeo composto na placa de vídeo, e assim aparecerão coloridas na tela.

26) Upgrade de vídeo
Tenho a placa mãe PC100 M598LMR, com video onboard e gostaria de saber se tem como colocar uma placa de video mais poderosa (para jogo) é possível colocar outra placa de video, ou eu teria que trocar a placa mãe? Qual seria uma placa de marca boa e mais acessivel?
Resposta:
Se esta placa de CPU tiver um slot livre você poderá instalar uma placa de vídeo 3D. Esta placa não tem slot AGP, portanto você deverá usar uma placa de vídeo PCI. Existem modelos muito bons e de custo acessível, baseadas no chip Nvidia TNT2. Mesmo com 16 MB de memória (os modelos mais baratos), os resultados são muito superiores aos do vídeo onboard. Existem várias marcas de placas de vídeo baseadas neste chip. Se quiser uma “de grife”, pode procurar o modelo produzido pela Creative Labs.

27) Não existe placa 3D instalada
Possuo uma placa mae da pc chips modelo m810 lmr, comprei uma aceleradora da asus c/ 16 memoria, chips nvidia vanta. Como procurei no manual da placa e nao encontrei jumper p/ desabilitar video, simplesmente espetei e deixei o windows fazer o resto, porem, qdo. Coloco algum jogo que exija placa 3d o sistema me informa que nao exist placa 3d instalada. Peço por favor alguma dica, ok ..
Resposta:
Você deve ter deixado o monitor ligado no antigo vídeo onboard, que continuou ativo. A placa 3D deve ter sido detectada mas não está operacional. Muitas placas de CPU com vídeo onboard não possuem jumper para desabilitar o vídeo. Ao invés disso possuem um comando no CMOS Setup para indicar qual vídeo é o primário e qual é o secundário. É preciso programar o onboard como secundário e o da nova placa como primário. Salve o Setup e desligue o computador. Ligue o monitor na nova placa de vídeo, que agora deverá estar ativa. Instale os seus drivers e ela funcionrá corretamente. Caso tenha problema com os drivers, use os drivers da série “Detonator”, encontrados em www.nvidia.com. Antes de utilizar jogos 3D é bom testar a placa, o que pode ser feito com o programa DXDIAG. Use Iniciar / Executar / Dxdiag. Selecione a guia Exibir e você poderá comandar um cubo 3D girando, o que atestará o funcionamento da placa. Aproveite para instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/.

28) Imagem instável
O meu monitor tremia mas eu li um vosso artigo que esplicava com resolver o probelema e ficou bom mas, quando entro num jogo fica a tremer outra vez e quando saiu do jogo fica bom outra vez. esto quer dizer que cada vez que entro num jogo ele ( monitor ) fica a tremer. porque? ha solução. Eu tenho uma nvidia mas quando meto um driver mas recente não ta para mexer nas definições do ecran. da para mexer doutra maneira?
Resposta:
Instale o driver Detonator, encontrado no site da Nvidia (www.nvidia.com). Este driver adicionará ao quadro de propriedades de vídeo, guias para a regulagem da freqüência vertical nas diversas resoluções, o que resolverá o problema da imagem sem sincronismo. Note que a imagem sem sincronismo ocorre em geral quando o monitor não está corretamente declarado. Use o quadro de propriedades de vídeo para indicar a marca e o modelo do monitor, e desta forma o driver da placa de vídeo irá gerar apenas as freqüências que são compatíveis.

29) Upgrade de vídeo
Tenho uma placa de vídeo aopen pa256 deluxe ii geforce 2 32mb instalada no meu pc, e queria fazer um up-grade para um geforce 3, mas aqui no japão encontro várias opções, então queria saber qual seria a melhor placa entre essas abaixo:

1-canopus (spectra x20 geforce 3 – vram 64mb ddr/agp)
2-asus (agp-v8200 pure geforce 3 – vram 64mb ddr/sdram)
3-elsa (gladiac 920tv-out geforce 3 – vram 64mb ddr/sdram-agp)
4-leadtek (winfast geforce 3 – vram 64mb ddr/sdram-agp)
5-hercules (3d prophet ii geforce 3 – vram 64mb ddr/sdram-agp)
6-matrox (millenium g350 dual head vram 32mb ddr/agp)
7-ati (all-in-wonder radeon – vram 32mb ddr/sdram-agp)
8-ati (raden – vram 64mb ddr/sdram-agp)
Resposta:
Você que é feliz de encontrar no mercado local, tantas opções de placas de vídeo 3D de alto desempenho. Aqui no Brasil encontramos no máximo as versões mais simples do Gforce2. Por isso eu não utilizei ainda placas com os chips Gforce3. Note que existem 3 versões do chip Gforce3: Gforce3 TI 500, Gforce3 e Gforce3 TI 200. Todos são processadores gráficos de 256 bits que operam com memórias DDR de 128 bits. A diferença está no clock desses processadores, o que resulta, respectivamente, em 960 bilhões, 800 bilhões e 700 bilhões de operações por segundo. Você deve portanto checar nos sites de cada fabricante, qual versão do Gforce 3 é usada. Se você quer o máximo desempenho deverá optar pelo modelo TI 500, que é quase 40% mais veloz que o TI 200, que é o modelo mais simples. É claro que também deve ser levado em conta o preço. Preste muita atenção, pois nem todas as placas que você citou usam o chip Gforce3. Por exemplo, o modelo da Hercules que usa este chip é a Prophet III, e não a Prophet II. Nos sites desses fabricantes existem inclusive links para artigos que avaliam as placas, muitos deles fazendo comparações entre modelos diversos. Ao comparar placas de vídeo, é sempre bom consultar o site www.tomshardware.com, onde existem diversos artigos comparando famílias de placas de vídeo e placas de CPU.
2001_014
Placa com chip Gforce3.

30) Aceleradora 3D TNT2 para placa PC Chips
Gostaria de comprar uma placa aceleradora de vídeo Riva TNT2 32MB. Mas alguns vendedores me disseram que funcionaria no meu computador, outros disseram que não. Meu computador é um celeron 400 MHz, 64MB de RAM, HD 3.2 GB, com windows 98. Mas a minha placa é toda on-board. Vídeo, fax, som. É uma PC-100 M748LMRT. No BIOS há opções de 2, 4 e 8 MB para a placa de vídeo mas não há como desabilitar. Gostaria de saber se realmente posso instalar essa placa no meu computador.
Resposta:
É verdade que certas placas de expansão (vídeo, modem, som, etc.) podem em casos extremos, apresentar problemas ao serem utilizadas com certas placas de CPU. Este tipo de problema não deveria ocorrer. A rigor, todas as placas de CPU deveriam ser 100% compatíveis com todas as placas de expansão, desde que usem o mesmo barramento (PCI, AGP, por exemplo). Quando alguma combinação não funciona, trata-se provavelmente de um bug de projeto, ou então um bug nos drivers, e os vendedores, caso estejam com a razão, podem estar relatando um desses problemas encontrados, de origem desconhecida, e classificados simplesmente como “não funciona”. Eu gostaria de ter aqui uma placa igual à sua, para testar com algum dos modelos de placas com o TNT2 que possuo para dizer com certeza, se funciona ou não. Sua placa de CPU tem um inconveniente de possuir apenas um slot PCI, portanto a placa de vídeo deve ser também PCI. O vídeo onboard em geral não pode ser desabilitado, mas no CMOS Setup existe uma opção para indicar qual circuito de vídeo deve ser o primário, o AGP onboard ou o PCI, use então a opção PCI. O vídeo onboard não é desabilitado, ele permanece operando como secundário. Recomendo que você compre a placa de vídeo TNT2, em versão PCI, em uma das lojas que já tenha feito a venda para usuários de PCs com a M748. Não é uma questão de “cara ou coroa”, “funciona ou não funciona”. A regra geral é funcionar, o não funcionar é exceção.
2001_015
Placa M748LMRT

31) Aquecimento da placa de vídeo
Comprei recentemente uma placa Creative Riva TNT2 de 32MB PCI devido a minha placa mãe (Asus P5-SB) não possuir slot AGP. A Placa é muito boa porém uma coisa me chamou a atenção, ela esquenta muito na parte do chip. Já vi na PC World a figura de uma placa da Pixel View que utiliza o mesmo processador porém a mesma vem equipada com um cooler para o chip. Gostaria de saber se este aquecimento é normal? Por via das dúvidas coloquei um cooler grande na parte de baixo gabinete fazendo o ar incidir diretamente sobre a placa. Seria apropriado colocar um cooler específico nesta placa (se existir) e onde encontrá-lo?
Resposta:
Os chips TNT2, assim como a maioria dos chips gráficos 3D de alto desempenho, dissipam muito calor. Por isso a maioria das placas de vídeo 3D possuem coolers acoplados aos seus chips gráficos. Algumas possuem apenas dissipadores de calor, que são pequenas chapas de alumínio, outras possuem o mesmo tipo de chapa acoplada a um pequeno ventilador. Quando o chip gráfico não possui dissipador algum, podemos instalar um, mas o problema é como fazer a sua fixação. Em muitas placas existem 2 ou 4 furos em torno do chip gráfico, que servem para a conexão de um cooler. O cooler para este tipo de chip tem formato padrão e é preso nesses furos. Quando a placa de vídeo não possui esses furos, a solução é “colar” um cooler. O problema é que os adesivos resistentes ao calor e com boa condução térmica não são fáceis de encontrar no mercado. Tenho notícias de pessoas que usam para este propósito, coolers para 486, que são pequenos e baixos, colados no chip gráfico com cola Araldite. Acho a opção arriscada, pois se a cola soltar, o cooler poderá provocar um curto circuito nas placas. Você pode ainda deixar o chip gráfico sem cooler, mas deixe um slot livre ao lado da placa de vídeo para que o ar circule mais facilmente, dissipando melhor o calor.
2001_016
Chip gráfico e furos laterais para fixação de um cooler

32) Freqüências do monitor
No meu monitor (17 pol. digital), existe uma opção “show frequency”, e esta opção me mostra duas frequencias, uma horizontal e outra vertical. Gostaria de saber o que significa, se tenho que “casar” alguma configuração da placa de vídeo do meu micro.
Resposta:
A freqüência horizontal representa o número de linhas descritas pelo feixe eletrônico a cada segundo. A freqüência vertical é o número de telas formadas por segundo. O ideal é algo entre 70 e 75 Hz, ou telas por segundo. A placa de vídeo é responsável por gerar essas freqüências. O monitor tem um limite máximo de freqüência horizontal. A placa de vídeo pode gerar freqüências de vários valores. Valores baixos resultam em cintilação na tela. Valores altos demais tornam a imagem embaçada. O ideal é usar o maior valor possível de freqüência vertical, mas não ultrapassando 75 Hz, pois não existe melhoramento na imagem, que ainda pode ficar embaçada, perdendo nitidez. O ajuste é feito através do quadro de configurações de vídeo, aquele no qual alteramos as cores e a resolução. Clicamos em Avançadas, depois em Adaptador e podemos então regular a taxa de atualização.
2001_017
Regulando a freqüência vertical

33) Placa 3D ainda está lenta
Tenho um pc100 M748LMRT com 128mb de memória ram, recentemente instalei uma tnt com 32mb de memória para acelerar meus jogos, porém, apesar de estarem funcionando perfeitamente, acredito não estar usando todo o potencial da placa de vídeo, já que os gráficos estão a 10fps(frames por segundo), de forma que acho que o problema poderia estar relacionado à alguma limitação da minha placa mãe.Baixei os últimos drivers para a tnt e ainda assim nao consegui melhora no resultado.O que posso fazer para melhorar seu desempenho? Se puderem dar luz à minha dúvida, agradeço de antemão.
Resposta:
Esta placa de CPU não foi criada para suportar upgrades. Foi criada para vender. E ela vende mesmo, pois com som, vídeo, modem e rede onboard, permite a produção de PCs bem baratos. Se fossem instaladas placas de som, vídeo, modem e rede de boa qualidade e desempenho, o PC ficaria bem mais caro. Por isso o mercado brasileiro está cheio de PCs com a M748. O usuário fica feliz na hora de comprar, mas infeliz na hora em que precisa fazer upgrades, ou quando precisa de um desempenho melhor. É uma placa adequada para aplicações de escritório (Office applications), como processadores de texto, planilhas, acesso à Internet. Você não conseguiu o resultado esperado com a instalação da nova placa de vídeo por duas razões. Primeiro porque está usando uma placa PCI, já que a M748 não tem slot AGP. Uma placa AGP 4x tem taxa de transferência 8 vezes maior que a de uma placa de vídeo PCI. O outro problema é que mesmo instalando uma placa de vídeo, o circuito de vídeo onboard continua ativo, consumindo tempo da memória, apenas está sem monitor ligado. Tente desabilitá-lo no CMOS Setup (coisa que nem sempre é possível). Se isto não for possível, retire a placa de vídeo e configure o vídeo onboard para operar com 640×480 e 16 cores. No quadro de propriedades de vídeo, selecione a guia Configurações, Avançadas, Adaptador, e programe a taxa de atualização para o menor valor possível. Isso fará com que o vídeo onboard “roube” menos ciclos da memória, deixando-a mais disponível para o processador. Voltando à placa TNT2, dê preferência às texturas de 16 bits ao invés de 32 bits quando configurar seus jogos. A queda de qualidade gráfica será pequena, e tenderá a amenizar a lentidão do barramento PCI para as aplicações gráficas.

34) Imagens 3D anormais
Estou com o seguinte problema: tenho um P-3 600, 256 Ram, Hd de 26 Gb, placa de som Creative MP3+ e placa de vídeo Viper 2, e é aí que está o problema. Em alguns jogos, como o NBA 2001, os jogadores ficam serrilhados e com problema nas texturas (às vezes dá para ver as costas do jogador, em outras o braço que está encoberto pelo corpo aparece e por aí vai). Já atualizei o drive e a bios, mas nada.
Resposta:
Muitos jogos modernos ativam automaticamente o modo de funcionamento 3D por aceleração de hardware quando detectam uma placa 3D presente no sistema, mas muitos outros não fazem isso. Eles usam como padrão, a renderização por software. Normalmente possuem um comando de Setup no qual podemos ativar a renderização por hardware. Além disso, os recursos de hardware muitas vezes podem ser ativados ou desativados. Por exemplo, aumentar a resolução e ativar a filtragem (bilinear ou trilinear) elimina efeitos de serrilhamento. O questão sobre o aparecimento de um objeto que deveria estar encoberto pelo outro ocorre quando o Z-Buffer da placa 3D está desativado. Habilite esta opção nas configurações de hardware do seu jogo para as imagens fiquem normais. Além de instalar os drivers mais recentes para a sua placa de vídeo, também é preciso instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/.
2001_018
Imagens com o Z-Buffer desativado e ativado

35) Problemas para exibir arquivos de vídeo
Tenho um computador pentium lll, 800 mhz 128 mb ram e uma placa de vídeo nvidia riva tnt2 model 64 com 32 mb não certificada e windows me. Nenhum arquivo com vídeo eu consigo executar, seja no real player ou no windows media player. games nem pensar.todos os arquivos com som eu consigo rodar sem o menor problema. Segundo a microsoft os problemas são os drives de minha placa de vídeo. porém antes do millenium eu trabalhava com o w 98 e não tinha o menor problema. já entrei no site do fabricante (nvidia) e baixei seus drives recomendados para o me e nada. Todos os outros sites de drives recomendados a(abc drives, driveszone, etc) quando acessados remetem para a página da nvidia. o que devo fazer. trocar minha placa de vídeo, ou o problema é do me ?por favor me ajudem, ou vou ter que jogar fora o dinheiro que gastei (aprox. r$ 450,00) na compra do me e voltar para a versão pirata do w 98?
Resposta:
Depois de instalado o Windows e antes da instalação dos drivers da placa de vídeo, devemos instalar o AGP Miniport Driver, um software que habilita o funcionamento correto do barramento AGP. Sem este software podem ocorrer problemas em imagens geradas em modos 3D. Este software é encontrado no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU, mas caso esteja desatualizado você deve procurar uma versão nova no site do fabricante da placa de CPU e em último caso, no site do fabricante do chipset. Veja bem, instalar o Windows é fácil, mas para fazer todos os itens de hardware funcionarem perfeitamente é preciso realizar alguns ajustes, e é fundamental conhecer o hardware utilizado, como por exemplo, identificar o chipset da placa mãe – informação encontrada no seu manual. Também para permitir o bom funcionamento é preciso instalar a versão mais nova do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx. Finalmente, devemos instalar a versão mais nova dos drivers da placa de vídeo. No caso do chip TNT2, usamos o driver “Detonator”, encontrado em www.nvidia.com. Use o programa DXDIAG (Iniciar / Executar / DXDIAG) para testar o funcionamento da placa de vídeo.

36) Driver para placa Trident
Tenho um K6-2 de 500Mhz, placa-mãe SOYO SY-5EHM/5EH5 V1.2, meu pro-blema esta em minha placa de vídeo TRIDENT de 2MB que tem em seu chipset a seguinte descrição TGUI 9440 PCI VGA, essa informação esta presente também no disquete de instalação da própria placa, esse disquete sem motivos estragou e não tenho como instalar a placa, meu PC esta com apenas 16 cores e eu preciso de no mínimo 16Bits, já tentei pegar os softwares de instalação da placa no site da trident, mas quando instalo o driver e reinicio o PC não aparece imagem ou às vezes a imagem fica destorcida e escura, você poderia me ajudar, desde já OBRIGADO.
Resposta:
O procedimento correto é usar os drivers para este chip, encontrados no site da Trident (www.tridentmicro.com). A princípio eles devem funcionar, a menos que exista um defeito de hardware na sua placa de vídeo. Para tirar a dúvida, você pode tentar utilizar drivers alternativos, como os que fazem parte do pacote Display Doctor (www.scitechsoft.com). Na área de artigos de www.laercio.com.br , você encontrará um artigo ensinando a usar este software. Se mesmo com o Display Doctor o problema ocorrer, então provavelmente sua placa está defeituosa.

37) Escolhendo uma nova placa de vídeo
Laercio, possuo um PC Pentium II 400Mhz com 64MB de RAM, 8 de video (compartilhado), tudo ON-BOARD. Estou bastante insatisfeito com o desempenho dos meu jogos e queria usar uma placa 3d Nvidia TNT2 de 32MB, porem o meu PC tem as placas integradas e assim nao ha como fazer substituição. É possível instalar a placa sem nenhum conflito com a antiga? A minha placa Sis6326 usa slot AGP ou PCI, pois devo saber qual modelo comprar. Valeu!!!
Resposta:
Normalmente as placas de CPU com vídeo onboard permitem a instalação de uma placa de vídeo em um slot PCI ou AGP. Em certos modelos, o vídeo onboard pode ser desabilitado através do CMOS Setup, ficando em operação apenas a placa de vídeo. Em outros modelos, o vídeo onboard continua ativo, mas operando como secundário, sendo o primário correspondente à nova placa de vídeo. Para fazer a instalação, conecte a placa de vídeo no seu slot mas deixe o monitor ainda ligado no vídeo onboard. Ligue o computador e entre no CMOS Setup. Procure a opção relativa ao vídeo, normalmente fica na seção Peripheral Configuration. Se existir o item onboard vídeo, deixe-o como Disabled. Se existir uma opção Primary Vídeo, deixe programado como sendo a nova placa de vídeo. Em muitos casos, a placa nova é PCI e a “onboard” é AGP, isto dependerá da sua placa de CPU. Salve o Setup e espere uns 5 segundos, então desligue o computador. Conecte o monitor na nova placa de vídeo e ligue novamente o computador. A sua nova placa de vídeo estará ativa. O Windows irá detectá-la e você deverá fazer a instalação dos drivers. Se na sua placa de CPU não existe slot AGP, então sua nova placa de vídeo deve ser obrigatoriamente PCI. Se ela tem slot AGP, você pode utilizar uma placa de vídeo AGP, que tem taxa de transferência bem maior que a das placas PCI. Quanto à placa de vídeo escolhida, você fez uma boa escolha. O chip gráfico Nvidia TNT2 é de excelente desempenho. Podemos encontrar no mercado placas equipadas com este chip, com 32 MB de memória, por preços entre 150 e 200 reais.

38) Vídeo onboard não é bom para jogos
Comprei recentemente um computador AMD K6-2/500. Com HD de 10 gb, ram de 64mb e placa de video de 8mb. Quando comprei o vendedor me disse que dava para rodar jogos com boa qualidade só que os mesmos ficam um porcaria quando estalado no meu computador. O que devo fazer, minha placa de video é on-board se eu trocá-la por uma de 32mb off-board melhoraria. Desde já o meu muito obrigado e espero com urgência, porque estou para quebrar o meu pc.
Resposta:
Vídeo onboard não é bom para jogos. Quase toda semana alerto os leitores nesta coluna. O vendedor sempre vai dizer que o micro é uma maravilha. Muitos jogos podem funcionar bem em um K6-2/500 com vídeo onboard, mas existem muitas exceções. Jogos 3D de última geração não funcionam bem, e quando funcionam, precisam que sejam feitas configurações de simplificação de imagem, como reduzir a resolução e os efeitos especiais que dão realismo. Micros como este não foram feitos para jogos, e sim para “Office applications”. São indicados para acesso à Internet, usar editores de texto, planilhas, programas de apresentação e programas gráficos, desde que não sejam muito “pesados”. Esses micros existem para serem usados em aplicações simples e em escritórios, nos quais os patrões não querem os funcionários jogando. A solução para o problema é na verdade um “remendo”, que é instalar uma placa de vídeo 3D PCI. O barramento PCI tem taxa de transferência de 133 MB/s, enquanto o AGP 2x, o mais simples encontrado hoje em dia, apresenta 533 MB/s. Existem placas equipadas com o chip TNT2 e 32 MB, com bom desempenho, em versões PCI, como uma produzida pela Creative Labs. Não adianta usar uma placa baratinha, como SiS ou Trident, o problema continuará o mesmo. E não quebre o seu PC, a culpa não é dele.

39) Incompatibilidade na recepção de TV
Possuo uma placa de video Voodoo3 3500 TV e não estou conseguindo ver imagens em cores no sintonizador de TV do computador. Li um artigo na internet que afirma que eu precisaria de um software transcodificador de PAL-M para NTSC, pois a placa não possui suporte para PAL-M. Com certeza, essa é uma dúvida de muitas outras pessoas que compram uma placa dessa mesma marca. Como posso resolver este problema?.
Resposta:
Não está conseguindo ver imagens a cores, e acredito que não irá conseguir. Existem vários sistemas de televisão no mundo, e o PAL-M só é usado no Brasil e no Laos. Por isso, praticamente todos os projetos envolvendo recepção de TV são voltados para o NTSC e variações do sistema PAL mais usados, que cobrem os países da Europa, além do sistema SECAM francês. Até hoje vi apenas três placas de vídeo compatíveis com o sistema PAL-M: A Pixelview, a ATI All in Wonder e um outro modelo da AIT, já descontinuado. Para vender um produto no Brasil, este produto deveria ter características típicas das condições brasileiras. A maioria dos produtos funciona perfeitamente, já que independe de padrões barasileiros, como monitores, discos rígidos, memórias, drives de CD-ROM, etc. Existem entretanto produtos que devem seguir a normas brasileiras. São os que envolvem TV, DVD e telefonia. Placas de vídeo com saída para TV podem ser usadas, mesmo que não operem em PAL-M. Muitos televisores à venda no Brasil aceitam entrada de vídeo composto em NTSC. Outros aceitam apenas PAL-M, mas podemos usar um aparelho transcodificador de vídeo composto. Já a recepção de canais de TV é um caso perdido. A placa espera sinais de RF que carregam emissoras de TV com sinais de vídeo NTSC, e a sua antena vai captar emissoras que operem em PAL-M. Vai ficar tudo em preto e branco. Não existe software transcodificador de PAL-M para NTSC e vice-versa. Este trabalho é feito por circuitos, ou seja, por hardware.
E como pode existir à venda no Brasil, placas sintonizadoras de TV incompatíveis com a TV no Brasil. Desde que comecei a escrever livros e matérias técnicas tenho explicado isso, mas parece que os importadores não gostam muito de ler.

40) Dúvidas sobre placas não onboard no K6
Possuo um AMD K6-2 550MHz, 128MB RAM, placa-mãe Asus P599, modem Trellis SFM56P, vídeo AGP Compartilhada (8 MB) e Windows 98 SE. Se instalar uma placa de vídeo não-onboard posso melhorar a velocidade de abertura de páginas na internet? Se sim, qual sua sugestão (não muito cara)? Quando meu filho encerra o jogo “Age of Empire II – The Conquerors Expansion Trial” o computador não desliga normalmente, é necessário dar um reset. Com uma placa onboard seria diferente?
Resposta:
Não, a placa de vídeo não tem influência alguma na abertura das páginas da Internet. Qualquer placa de vídeo, mesmo onboard, por mais lenta que seja, é muito mais rápida que a velocidade na qual os dados chegam pela Internet. Isto pode ser melhorado com um modem melhor ou uma conexão melhor. Na maior parte dos casos, o problema está na lentidão da conexão. Para tirar a dúvida, acesse a Internet entre 4:00 e 5:00 da manhã. Se o acesso estiver rápido, significa que seu modem e seu computador como um todo são adequados, e seu provedor é lento. Por outro lado, lentidão na Internet entre 19:00 e meia noite não caracteriza problema no provedor. Neste horário a Internet como um todo está congestionada, e torna-se lenta mesmo se o provedor for bem equipado e veloz. O problema do computador não desligar normalmente pode ter causas ligadas ao hardware e drivers, e causas ligadas a programas específicos. No seu caso, parece que este programa deixa alguma “bagunça” na memória que impede o desligamento correto. Provavelmente o problema persistirá com a instalação de uma nova placa de vídeo.

41) Assistindo filmes em DVD
Tenho um Pentium III 800 Mhz com DVD e gostaria muito de assistir a filmes através dele na minha televisão que está ligada em um home theater da Gradiente. Já procurei informações nas casas de eletrônica, mas me aconselharam a não fazer isso, pois posso danificar o computador. Não consegui comprar os cabos corretos pois todas as casas não têm certeza o que devem vender. Gostaria da sua ajuda.
Resposta:
Existem computadores “com DVD” que possuem apenas o drive de DVD-ROM, e a exibição é feita exclusivamente na tela, a descompressão de vídeo é feita pelo processador da placa de CPU. Existem outros que, além do drive de DVD-ROM, possuem ainda uma placa decodificadora. Além de oferecer imagem melhor e não sobrecarregarem o processador, essas placas possuem ainda uma saída de vídeo composto NTSC. Muitos aparelhos de TV modernos possuem entrada de vídeo composto NTSC, algumas possuem apenas no sistema PAL-M. Se o seu PC possui uma placa decodificadora (como a DXR3, da Creative Labs), pode usar a sua saída de vídeo composto para ligar diretamente na TV. Mas se sua TV só aceita entrada em PAL-M, as imagens ficarão em preto e branco. Você precisará usar então um transcodificador de vídeo composto de NTSC para PAL-M. Este aparelho é encontrado com facilidade nas lojas de equipamentos para som, rádio e TV.

42) Desempenho da placa de vídeo
Comprei um micro que possui a seguinte configuração: Athlon 1,33 ghz fsb 266 mhz, motherboard Soyo K7 VTA Pró 266, 256 mb ram, hd 30gb, som onboard, fax modem lucent e placa de vídeo Geforce 2 MX-200 de 32 mb. Fiz questão de colocar uma placa Geforce, pois sou apreciador de jogos eletrônicos. Instalei no micro o 3d Mark 2000, para verificar a capacidade dele em jogos. Tive um resultado de 2442 pontos, mas verificando outros testes, constatei que a performance obtida, foi bem aquém do previsto (deveria ter obtido algo em torno de 4000 pontos). Enviei os resultados para um site especializado em aceleradoras gráficas e me orientaram a fazer uma atualização do software do slot agp da motherboard. Como posso fazer isto e mais, não é estranho que uma placa recente como esta, cuja bios data de maio/2001, precise de uma atualização com menos de 6 meses ?? Desde já agradeço à atenção destinada.
Resposta:
O desempenho de uma placa de vídeo não depende somente do chip gráfico, mas também da velocidade das memórias usadas na placa. O desempenho depende também dos drivers instalados. Normalmente os drivers que acompanham o Windows são de desempenho inferior ao dos drivers criados pelo fabricante da placa de vídeo. Obtenha os drivers da série Detonator para a sua placa, no site www.nvidia.com. Quanto ao software do slot AGP, nunca o vi causar queda de desempenho, e sim mal funcionamento nos modos 3D. Este software não tem relação alguma com a placa de vídeo ou com o seu BIOS, e sim com o chipset da placa de CPU. Ele é necessário para que o canal de comunicação entre a placa de CPU e a placa AGP funcione corretamente. Pode ser obtido no site do fabricante da sua placa de CPU, ou no site do fabricante do chipset. Sua placa usa um chipset VIA (www.via.com.tw), portanto você pode obter no seu site, os drivers 4-in-1 que funcionam com todos os seus chipsets, em todas as versões do Windows. Incluído neste pacote está o AGP Miniport driver que eles recomendaram que você instalasse.
2001_24
Placa com chip Gforce 2 MX200