Home » Artigos arquivados » 2001 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

2001 – Modems, Internet, redes e comunicação (Perguntas e Respostas)

1) Ligando dois micros via modem
Gostaria de ter um esclarecimento sobre duas Questões. Li a matéria falando sobre conexões de computadores por ramais e tentei fazer a mesma em meus computado-res. Feito todos os passos descritos no seu site, ocorreu um seguinte problema: O computador cliente disca para o servidor, sendo que o mesmo não atende a ligação e o cliente fica discando até cair a ligação. Notei o seguinte na configuração: O Plus que instalei não tem o recurso de tipo de servidor Dial-Up Windows para Workgroups e Windows NT 3.1, e o servidor é Windows 98. Gostaria de saber o que fazer? Gostaria de saber como registrar e patentear programas que eu vier a fazer, pois estou preparando diversos programas em Visual Basic.
Resposta:
O servidor Dial-Up permite que um computador (cliente) tenha acesso a uma rede através de modems. A partir do computador em sua casa você pode, por exemplo, acessar a rede de computadores do seu trabalho. O servidor Dial-Up foi introduzido no pacote Microsft Plus para Windows 95. Você não pode usá-lo com o Windows 3.x (3.1 ou 3.11, que é o “Workgroups”). No Win-dows 98, 98SE e Me, o Servidor Dial-Up foi incluído no CD de instalação, portanto você não precisa instalar o Microsoft Plus 95 (na verdade todos os recursos deste pacote estão embutidos nas novas versões do Windows), e nem o Microsoft Plus 98. Se o seu servidor usa o Windows 98, não era realmente necessário instalar o Plus. Os PCs que operam como cliente podem usar tanto o Windows 95 como o Windows 98, não sendo necessária a instalação do Microsoft Plus. Os passos para a instalação desta rede estão explicados na documentação do Windows e também no meu artigo disponível em www.laercio.com.br. Este artigo está disponível há bastante tempo e nunca recebi “reclamações” de leitores dizendo que a instalação não funcionou. Se o servidor não está atendendo a ligação, então ele não foi configurado e executado corretamente, ou então existe algum problema com o seu modem, não está atendendo as ligações. Para tirar a dúvida, experimente fazer o inverso: configure o seu antigo servidor como cliente e o seu cliente como servidor. Se você fizer tudo igual e a conexão funcionar, significa que o modem do seu servidor original está com algum problema que o impede de atender as ligações. Mesmo assim, confira se você fez tudo corretamente como é explicado no artigo. Quanto ao registro de programas, você deve procurar o INPI (Instituto Nacional de Pro-priedade Industrial), em www.inpi.gov.br.

2) Windows ME piorou as conexões
Eu tinha instalado no meu micro o Windows 98 SE, minha conexão pra internet era feita por PABX, eu conectava logo de manhã e ficava conectado o dia todo e funcionava tudo beleza. Um técnico de manuntenção me apresentou o Windows ME e instalou no meu micro, aí começou o problema, pois depois que instalei o Windows Millenium, minha conexão não dura nem 10 minutos, é raro durar mais que isso. E o que acontece que a conexão não cai, fica conectado, mas as páginas dão erro, como se estivesse desconectado. E quando vou desconectar trava o micro.O técnico já veio aqui várias vezes e disse que o problema era por se conectar através do PABX, mas antes não isso não acontecia. Ele diminuiu a velocidade máxima do modem, fez mais algumas coisas mais não resolveu. Como faço para resolver isso? Tenho um micro intel 400 mhz. com modem U.S. Robotics 56k. Uso o provedor UOL.
Resposta:
Apesar de trabalhar com tecnologia, em certos aspectos eu sou retrógrado. Não instalo no meu PC principal que uso a maior parte do tempo, novas versões de softwares assim que são lançados. Ainda uso no meu PC o Windows 98 original. É claro que tenho outros computadores onde instalo os softwares mais novos assim que são lançados, para efeito de testes, mas procuro preservar isento de problemas o PC que uso para escrever meus artigos e livros. O Windows ME é legal, mas não existe tanta vantagem em relação ao Windows 98SE. Tem um visual um pouco diferente, um programa de restauração do sistema bastante útil, um Media Player legal e outros melhoramentos, mas todos eles são aplicativos que bem poderiam ser adicionados ao Windows 98, sem a necessidade de lançar um novo sistema operacional. Instalar novos softwares “como quem troca de camisa” pode um dia resultar em problemas. No seu caso, prejudicou as conexões com a Internet. Se você instalou o Windows ME por cima do 98, todas as configurações foram mantidas. A diferença está nos drivers. O Windows 98 não tinha drivers para a maioria dos modems USR, já o Windows ME tem vários. Experimente atualizar o driver do modem, usando em seu lugar o driver existente no CD-ROM ou disquete que acompanha o seu modem. Mesmo que este driver seja para Windows 98, funcionará no Windows ME. De um modo geral, os drivers novos são melhores que os antigos, mas no seu caso os problemas podem ter surgido por esta razão. Já vi ocorrerem problemas parecidos com modems Motorola, e este pode ser também o seu caso.

3) Instalação de modem
Gostaria de esclarecer um problema que meu micro está apresentando, é o seguinte: De uns tempos para cá ele não conecta já reinstalei o modem mas não adianta e quando inicio o windows ele aparece a mensagem se que instalar o drive PCI COMMUNICATIN DEVICE. Não sei que drive é este e nem tenho disco de instalação o que devo fazer?
Resposta:
Acredito que a instalação de modem que você está fazendo não está totalmente correta. É preciso que, além do reconhecimento do modem e da inexistência de conflitos de hardware, que seja instalado o driver correto. Infelizmente a instalação de dispositivos de hardware exige que saibamos a marca e o modelo, para que possamos providenciar o driver correto. Antes do modem ter seus drivers instalados, ele é indicado como “PCI Communication Device”. Se ele ainda está assim significa que você não instalou os drivers. Você não tem os discos que acompanham o modem, no qual estão os drivers, portanto não está mesmo fazendo a instalação. Finalmente o Windows reclama sobre a falta dos drivers para este dispositivo. Tudo isso nos leva a concluir que o modem não está realmente 100% instalado. Instalar uma placa não é apenas conectá-la em um slot e ligar os cabos. É preciso também instalar seus drivers, e muitas vezes, instalar utilitários que a acompanham para poder usá-la. No caso do modem, basta instalar os drivers. A primeira coisa que você deve fazer é descobrir a marca e o modelo do seu modem. Isto pode estar escrito na própria placa. Se o modem é “onboard”, ou seja, embutido na placa de CPU, então você deve procurar o fabricante do site da placa de CPU para obter os drivers. Se for um modem de placa, encontre o site do seu fabricante. Na área de links de www.laercio.com.br existem links para vários fabricantes de modems. Obtenha o arquivo contendo os drivers e faça a sua instalação pelo Windows. Para instalar os drivers, entre no Gerenciador de Dispositivos, clique em PCI Communications Device, selecione a guia Driver e clique em atualizar driver.

4) Windows ME desconfigurou o modem
Tenho um K-6 II 500 Mhz, utilizava o Windows 98 funcionava muito bem, mas instalei o Windows ME. Funcionando melhor ainda, menos quando conecto a internet. Apos tentar a me conectar surge a seguinte mensagem de erro: Rnaapp causou um erro desconhecido. Ao fechar a tela surge outra mensagem: Rundll32 causou um erro desconhecido. Se o problema persistir reinicie seu computador. Ao reiniciar aparece a tela fica preta com o cursor piscando do lado superior esquerdo da tela, como meu gabinete é ATX tenho de desligar no estabilizador. Já fiz atualização do driver da placa de fax/modem. O devo fazer agora? Pois estou desesperado.
Resposta:
Não esqueçam de sempre enviar nas sua dúvidas, informações sobre o hardware. Por exemplo, qual é a marca e modelo do seu modem? E da placa de CPU? Certos problemas podem ocorrer especificamente com certos produtos, e não com outros. Sugiro que você comece descobrindo a marca e o modelo da sua placa de CPU (essas informações são indispensáveis para os usuários que pretendem resolver por conta própria, problemas de hardware). Procure então pelos drivers de Windows ME para a placa de CPU. Esses drivers possibilitam o correto funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP, do gerenciamento de energia e do gerenciamento de dispositivos Plug and Play. Quando esses drivers não são instalados, prevalecem os drivers que acompanham o Windows, que nem sempre são os adequados. Quando compramos um computador pronto, normalmente esses drivers já foram instalados, mas ao fazermos a reinstalação do Windows precisamos utilizar novamente esses drivers. Quando isto não é feito, o computador pode apresentar várias anomalias. O modem também requer a instalação dos drivers mais novos, mas isto é o máximo que posso explicar à distância, sem conhecer as marcas e modelos do modem e da placa de CPU. Em laboratório, com essas informações, poderia ser feita uma investigação melhor, e até mesmo testar se outros modelos de modems funcionam melhor.

5) PC trava no acesso à Internet
Tenho um computador Pentium III 650 64ram modem Motorola GM56PCI-SM micromodem. Há um problema frequente que não consigo resolver e já está tornando extressante: Quando conecto na internet passa em média 5 minutos ou até menos, o computador trava e só fica funcionando o mouse mas sem função nenhuma pois não há nehuma resposta do computador, então tenho que resetar o computador direto da torre. O que devo fazer?
Resposta:
Tenho notícias de alguns produtores de PCs que os modems Motorola apresentam problemas de compatibilidade com algumas placas de CPU. Podem simplesmente travar com algumas e funcionar perfeitamente bem com outras. Já testei e verifiquei que funcionam bem, por exemplo, com as placas Asus A7Pro, FIC AZ-31, Intel D815 e Soyo K7VTA-B e Asus P5S-B, mas ocorreram travamentos com a Asus K7M. É pouco provável que este seja o seu caso, mas é uma possibilidade: incompatibilidade entre o modem e a placa de CPU. Instale também a versão mais nova do driver para esta placa, encontrada no site da Motorola. Observe que existem vários drivers para as diversas versões da placa, preste atenção para usar o driver correto. Também é preciso verificar se o problema está na linha. Soft modems funcionam razoavelmente bem nas linhas de central digital, mas podem ser bastante problemáticos em linhas antigas, chegando ao cúmulo de travar o PC com erros de recepção, coisa que não aconteceria com modems que utilizam DSP. Sugiro então que você faça testes com outros provedores e com outras linhas. Os modems Motorola encontrados atualmente no mercado são bastante baratos, mas para quem ainda não comprou, sugiro os modems Lucent, que também têm preços baixos mas são menos problemáticos que os da Motorola.

6) Soft modem lento
Tenho um Celeron 366 com uma placa onboard M748LMR com fax modem compartilhada. A minha duvida é quando conecto à Internet não consigo conectar a mais de 24000bps, o que torna muito lenta a abertura da página. Este problema pode estar relacionado com a placa ou não? Minha linha é digital e gostaria de saber qual o tipo de placa devo usar para melhor desempenho, porque tenho também uma placa standard modem de 33600kbps. Será melhor usá-la para um melhor desempenho, já que não consigo conectar a mais de 24000bps?
Resposta:
Este é um soft modem, e como tal pode sofrer este tipo de problema. Muitos conseguem conectar bem a altas velocidades, apesar de ocorrer uma queda (em média de 20%) no desempenho do processador. O soft modem não possui DSP (processador de sinais digitais), portanto o processador da placa de CPU fica encarregado de realizar este trabalho, o que provoca lentidão na execução de outros programas. Muitos soft modems possuem um comando de configuração que permite dedicar mais tempo ou menos tempo do processador para este trabalho. Com mais tempo dedicado, a conexão se dá a taxas mais elevadas, mas ocorre queda de desempenho na execução de programas comuns. Com menos tempo dedicado, a conexão é mais lenta, mas o processador fica mais rápido para executar outros programas. Aí pode estar a razão do seu problema. Se você tem um modem de 33.600, instale-o. Não poderá operar a 56k bps, como dizem poder os modems modernos, mesmo os soft modems, mas pelo menos não prejudicará o desempenho do processador.

7) Conexão a baixa velocidade
Durante o dia consigo conectar a 36000 bps quando chega por volta de meia noite a conexao nao passa dos 16800 e pasme vc cheguei a conectar a 4800bps, nao e um absurdo pois nao consigo abrir pagina alguma com este desempenho. Ja fizemos as configuraçoes necessarias junto com a provedora nao resolveu. A telegoias inclusive trocou os fios e trouxe um equipamento para verificar a linha e nada constatou. O equipamento é um Transglobe Itautec, linha para conexão digital. O que vc sugere que eu faça, pois durante o dia a coisa ate que vai bem a noite e uma lastima. Mais um detalhe tenho amigos na regiao que conectam a 44000bps tanto de dia como a noite. Este problema acontece tanto na conexão com provedor genetic/ig/terra.
Resposta:
Inicialmente eu sugiro que você leve o computador até a casa de um colega que tenha conexões normais e experimente conectar no horário crítico. Assim você vai poder ter certeza absoluta sobre as boas condições da linha. Se a conexão ocorrer sem problemas na casa do seu colega, usando o seu computador e o seu provedor, fica caracterizado que o problema está na sua linha. Se o erro ocorrer lá também, então o problema provavelmente está no seu modem. Note que existem vários modelos de Itautec Transglobe, portanto não posso afirmar sobre a marca do modem utilizado. Já vi um modelo com o modem Motorola, que é amado e odiado pelos usuários. Dependendo da linha, ele pode funcionar muito bem, mas também pode apresentar problemas. Se o equipamento estiver na garantia, sugiro que você peça a substituição do modem. Se não estiver na garantia, sugiro que troque por um modem melhor. Minhas sugestões são os modelos 5610 e 2977, ambos da US Robotics. Se os achar um pouco caros, pode utilizar o modem Lucent, que é mais barato (pelo fato de ser soft modem, assim como o Motorola), mas tem apresentado resultados melhores que os modems Motorola.

8) Problemas com modem PCTel
Comprei uma máquina nova 733 celeron, windows ME, 64 de memória RAm, quando instalei o PC meu modem conectava quase sempre a 44.000, só que agora não sei porque ele está conectando somente até 36.000 as vezes 28000 ou 33000. Notei que depois de alguns dias a linha telefônica fica com um barulho horrível, ocorre sempre que eu me desconecto da net. O modem não está mais segurando a configuração original, quando vou em painel de controle – modens, a configuração original não esta mais lá, chegando ao cúmulo de pedir para conectar na velocidade máxima de 9600. A linha que uso para a internet é uma extensão e percebo que quando eu retiro o cabo que liga o modem á linha aquele barulho que lhe falei desaparece. O que deve está acontecendo? Dê-me uma configuração para que o modem conecte na sua velocidade máxima.
Resposta:
Este modem é o PCTel HSP Micromodem. É considerado um dos modems mais problemáticos. Todas as semanas recebo reclamações de leitores, e sempre procuro avisar para que não o comprem. É verdade que muitos usuários dão sorte e o modem funciona bem, mas isso depende da linha e do provedor. No seu caso, parece que existe um defeito, e ele deve ser trocado, caso esteja na garantia. Se for possível, peça que ele seja trocado por um modem Lucent. Ele é de 30 a 50 reais mais caro que o PCTel, mas raramente apresenta problemas. Qualquer usuário admitiria pagar de 30 a 50 reais a mais no preço final do computador para ter conexões mais confiáveis, mas a maioria dos produtores de PCs preferem maximizar o lucro com esta pequena diferença, não deixando ao usuário a melhor relação custo/benefício. Mesmo quando estão em boas condições, os modems como os da PCTel e os da Motorola dificilmente fazem conexões com velocidades acima de 45k.

9) Conexão lenta
Tenho um Pentium III 450 Mhz, 192 MB de DIMM, HD 8.4 GB e Placa – Mãe PC100. Quando eu comprei esse computador, ele veio com um modem HSP56 AUDIOMODEM RISER. Como esse modem é muito ruim para conexões à Internet, decidi comprar um Lucent MDP7800-U, que eu já tinha comprovado o seu satisfatório desempenho na casa de meu amigo, que conectava a 52 Kbps e fazia downloads a 5 kbps. Porém, consegui e venho conseguindo conectar somente a 31.200 bps. Então fiz o teste com meu amigo. Conectamos no mesmo horário com a mesma provedora e a história se repetiu: ele conectou a 48000 bps e eu, a somente 31200 bps!!! O que devo fazer para conseguir melhores conexôes (como a do meu amigo) no meu modem Lucent? Será que o problema é minha placa – mãe, que é PC100 e a dele uma Asus, e a minha ter um HSP ( que pode ser o problema) e a dele não? O que devo fazer?
Resposta:
Placas mãe de “marca PC100” são uma lástima, realmente são muito problemáticas, mas não acredito que a sua seja culpada por queda de velocidade do modem. Normalmente o maior problema dessas placas é a baixa confiabilidade, com excessivos travamentos, mas não a queda de desempenho na Internet – desde que seja usado um bom modem. Note que o modem Lucent é realmente bom, eu o tenho indicado há vários meses e nunca tenho reclamações, ao contrário de outros como os da PCTel, que são bastante problemáticos. O problema de conexão que você está tendo pode ser causado pela sua linha. O horário da conexão não tem influência sobre a velocidade da conexão, e sim, com a taxa de utilização desta conexão. O modem pode estar conectado a 52.000 bps e o ícone da conexão ficar a maior parte do tempo apagado, indicando que o provedor ou a própria Internet estão congestionados. O teste definitivo seria levar o seu computador à casa do seu amigo e usando a linha dele, fazer a conexão com o seu provedor. É possível que lá a velocidade de conexão (em bps) seja melhor, o que deixará caracterizado que a sua linha telefônica está com problemas. Ruídos, interferências e outras anomalias elétricas podem realmente resultar em conexões com baixa velocidade. Se a sua linha for antiga (central analógica), é comum não conseguir conexões velozes. Se for uma linha de central digital, é bom revisar a fiação que vai do poste até o seu computador. Outro detalhe é que quando existem outros telefones (extensões) na linha, problemas como este podem ocorrer.

10) Modems com DSP
Já li várias matérias sua, explicando sobre modens, só que eu gostaria de saber se tem outros modelos de modem mais baratos com o processador DSP, além do US Robotics/3com, você já citou várias vezes o LUCENT, ele tem a funçao DSP? Outra coisa é que eu estou em dúvida,não sei se compro um modem interno ou externo no caso do meu PC que é um K6 2 – 500 Mhz (onboard ), qual você aconselharia comprar? Você poderia me passar alguns nomes de modens externo bons ( Custo/benefício ), muito obrigado.
Resposta:
Não é possível produzir um modem com DSP (processador de sinais digitais) com preços inferiores a 40 dólares, o que corresponde a 100 reais, e com todos os impostos chega a valores entre 150 e 200 reais. Portanto todos os modems com DSP estão nesta faixa de preço. Já os soft modems são bem mais baratos, chegando a custar menos de 10 dólares, o que resulta em preços entre 40 e 50 reais (porém funcionando muito mal). Existem vários outros fabricantes de modems (em www.laercio.com.br existe uma lista de links para vários deles), porém no Brasil os mais comuns são os da US Robotics. Todos os restantes, em sua esmagadora maioria, são soft modems, como é o caso do Lucent. A diferença é que o modem Lucent tem alguns circuitos adicionais que fazem parte de modems com DSP que não são encontrados nos modelos HSP mais baratos. Os modelos da US Robotics com DSP encontrados com facilidade no Brasil são o 5610, 2976 e 2977.

11) Problema com placa de rede
Olá Laércio tudo bem com você. Eu tenho uma placa de rede, q toda vez q instalo ela no meu pc ele demora a ligar o nome da mínha placa é a Realtek RTL8029 (AS) PCI Ethernet Nic. Será que é por causa dela. A minha placa mãe é uma XCel 2000 e o meu processador é um Celerom de 333MHZ. Qual a melhor solução?
Resposta:
Quando um PC tem placa de rede instalada, a inicialização do Windows fica mesmo um pouco mais demorada (o carregamento dura mais uns 10 segundos), devido à necessidade de inicialização dos componentes de rede. Entretanto a presença da placa de rede não faz com que o computador demore a ligar. O tempo transcorrido entre o instante em que o botão liga/desliga é pressionado e o início da carga do Windows é exatamente o mesmo, com ou sem placa de rede, a menos que sua placa tenha algum problema. Testei diversas placas de rede equipadas com chips Realtek 8029 e 8039 em vários computadores, inclusive em um Celeron/300, e não observei anomalia alguma. Você pode tentar mudar a placa de slot, o que fará com que ele utilize uma outra interrupção, o que pode resolver o problema, caso a linha de interrupção do slot atual esteja com algum defeito. Você também pode instalar os drivers mais novos para a placa, encontrados no site da Realtek (www.realtek.com.tw). Entre no quadro de configurações de rede (clique em Ambiente de Rede ou Meus Locais de Rede com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades) e remova os protocolos que não estiver utilizando. Normalmente os protocolos em uso são TCP/IP sobre o Adaptador Dial-UP (para acesso à Internet) e TCP/IP sobre o adaptador de rede. Deixe no caso apenas o protocolo que a sua rede estiver usando. O número grande de protocolos faz realmente o carregamento do Windows demorar mais, além de reduzir o desempenho do computador.

12) Conexão lenta
Minha conexão está muito lenta, tenho um fax/modem motorolaSM56 PCl, apesar do meu telefone de acesso ser V90/X2 minha conexão não passa de 36kbps, tá muito lento! O que devo fazer?
Resposta:
Este é um soft modem, que só oferece bom desempenho quando o processador da placa de CPU é bem veloz. Você esqueceu de dizer qual é o processador do seu computador, então vamos abrir em dois casos. Se seu processador tiver clock inferior a 200 MHz, a lentidão é perfeitamente normal. Não é suficientemente veloz para controlar um soft modem com altas taxas de transferência. Se o seu processador for mais veloz, na faixa de 400 MHz ou mais, você provavelmente conseguirá conexões na faixa de 44.000 bps, o máximo que este modem normalmente oferece, mesmo com os processadores mais rápidos. Valores inferiores a 44.000 bps são obtidos quando o processador tem clocks intermediários, na faixa de 300 MHz, ou então quando existem outros elementos que reduzem o seu desempenho, como o vídeo onboard. Nesse caso você realmente poderá obter velocidades inferiores a 40.000 bps. Expandir a memória não resolve o problema, mas sim, a instalação de um processador mais veloz.

13) Modem SM56 não é bom para Pentium-120
Tenho um Pentium 120,com 32Mb, kit multimidia 56x, ao qual foi adicionado uma placa de fax modem Motorolla SM56PCI. Só que a conexão com a Internet não existe de tão lenta e toda hora desconecta. O que poderia fazer para melhorar o desempenho na Internet deste micro e quais as características que deverei observar na compra do próximo para não ter problemas com a Internet? Preciso dessas informações pq as pessoas que nos vendem micro nos enganam, mostrando o que não nos interessa e deixando o essencial de fora da transação. O preço que paguei neste Tiranossauro rex, foi o mesmo de um outro muito bom, tenho certeza.
Resposta:
O vendedor que ofereceu este modem foi descuidado. Este modem apresenta péssimo desempenho ao ser usado com os processadores inferiores a 200 MHz. Trata-se de um soft modem, que depende do processador para realizar as funções que nos modems melhores são efetuadas pelo DSP – processador de sinais digitais. Por não terem DSP, esses modems são mais baratos, mas só funcionam bem nos PCs mais velozes. O Pentium-120 não é veloz o bastante para operar com este modem, o vendedor deveria ter avisado. O ideal é utilizar no seu PC, um modem completo, com DSP, como os modelos 5610, 2976 e 2977 da US Robotics. São um pouco caros, na faixa de 150 reais. Existe um meio termo que é o modem Lucent, que apesar de ser soft modem, funciona bem até mesmo com PCs 586. Mais um detalhe sobre os modems Motorola: em muitos casos funcionam maravilhosamente bem, mas dependendo da linha e do provedor podem ser bastante problemáticos.
2001_3
Modem Motorola SM56

14) Conexão usando dois modems ao mesmo tempo
Gostaria de saber se é possível conectar dois modems (internos) na mesma CPU – para melhorar a velocidade – utilizando os dois ao mesmo tempo com duas linhas telefônicas diferentes?
Resposta:
Sim, este recurso está presente a partir do Windows 98, entretanto os provedores de acesso não o utilizam, já que cada usuário ocuparia duas linhas ao mesmo tempo. Quando testei o recurso, tive que pedir ao meu provedor para configurar provisoriamente este protocolo (Multilink PPP) para que eu pudesse fazer os testes. Basicamente é preciso instalar dois modems, e usar no quadro de configurações da conexão, a guia “Vínculos múltiplos”. Isto faz com que as duas conexões sejam reunidas para uso simultâneo. Logo que fazemos a conexão principal, começa automaticamente a conexão secundária. A taxa de transferência obtida é a soma das taxas de ambas as conexões. Este recurso não fez muito sucesso, pelo menos entre os provedores nacionais, que ainda têm uma certa carência de linhas. No Windows 98SE a Microsoft introduziu um recurso muito mais útil, que é o compartilhamento da conexão com a Internet entre dois ou mais computadores.
2001_3
Conexão usando dois modems

15) Modem PCTel trava navegação
Tenho um modem hsp56micromodem, e qdo vou acessar paginas da web ele fica parando, sabe? para tudo,dai só volta depois de um tempo ou entaum qdo fico abrindo mais paginas e meu icq, gostaria saber o pq disso? as vezes qdo ele trava é necessário eu reconectar novamente.
Resposta:
Este modem é muito problemático, sobretudo nos PCs de desempenho mais modesto. Assim como outros modelos do mercado, trata-se de um soft modem, que depende do processador da placa de CPU para fazer o trabalho que seria do DSP – processador de sinais digitais – existente nos modems mais completos. Especificamente este modelo é o mais comum porque é o mais barato. Funciona razoavelmente bem em muitos casos mas em outros apresenta problemas exatamente como os que você descreve. O bom funcionamento ou não depende do processador da placa de CPU, da linha e do provedor. Este modem é encontrado no mercado por cerca de 30 reais. O da Motorola, que também é soft modem mas é menos ruim, está na faixa de 50 reais, e o da Lucent, um soft modem com melhores recursos está por 70 reais. Quando três lojas vendem computadores iguais, mas cada um com um tipo de modem, oferecem preços de 1530, 1550 e 1570 reais, o grande público vai preferir o de 1530 reais. Por isso no mercado de baixo custo sempre são oferecidos os componentes mais baratos, mesmo que sejam os piores. Os vendedores sempre dizem que este modem PCTel é bom, mas quando não funcionam direito, não se prontificam a colocá-lo em funcionamento confiável. Ou colocam a culpa na linha e no provedor, ou fazem a troca por um modem melhor, cobrando pela diferença. Eu sugiro que você corte o mal pela raiz: desative este modem que é fonte de problemas e instale um modem Lucent, que é o soft modem menos problemático do mercado.

16) PC não navega
Estou fazendo a manutenção em um K6-2+ 533, placa mãe SOYO 5EH5 V 1.3, video Cirrus Logic 5446 PCI, som ESS ES1868F ISA, modem USR 3594A 3com PCI, rede RTL 8019AS ISA, 64 MB RAM, HD Quantun 7.5 GB. O unico problema deste computador é que o modem ele disca faz todo o processo para conectar com a internet mas não consegue abrir nenhuma pagina, os dois computadores que ficam na barra de tarefas param de piscar. Já formatei o computador e instalei somente a placa de video e o modem mesmo assim o modem não funciona, tentei configurações no setup e não consegui nada. A sim já testei outros modens mas com os mesmos resultados.
Resposta:
O problema não está no modem, já que foram testados outros modelos com os mesmos resultados. Experimente fazer a configuração que indicarei aqui. A maioria dos provedores não necessitam dela, mas outros necessitam, e quando não é feita, o sintoma é exatamente o que você descreve. Para confirmar, experimente a conexão com outros provedores, e se o problema não ocorrer, fica caracterizado que o provedor que você usava necessita da configuração que descrevo aqui. Trata-se da configuração de DNS nas propriedades da conexão. Na janela Acesso à Rede Dial-Up, clique no ícone da conexão e use a opção Propriedades. Procore o botão “Configurações TCP/IP” (o local exato dependerá da versão do Windows”. Será apresentado um quadro para preenchimento dos números do DNS (Domain Name Server) primário e secundário. Essas informações podem ser obtidas com o provedor de acesso à Internet usado.

17) Sofredor de fax/modem
Sou mais um sofredor de Fax Modem. Meu sistema é onboard, meu modem é um HSP 56K Flex V90. Recentemente, li algumas de suas respostas sobre os modems bons da US Robotics. Encontrei um com as seguintes especificações: US Robotics 56 K V90 Win Voice Interno, modelo 3594. Gostaria de saber se o professor me indicaria este modelo e se ele tem o sistema DSP, não sendo Win Modem, os quais foram contra-indicados. O vendedor ainda me indicou outro, que não conheço, da marca Lucent. Qual devo comprar, para sair do sufoco de conexões?
Resposta:
Para ter melhores resultados, não basta que o modem seja da US Robotics. Os modelos “Winmodem” são considerados tão ruins e problemáticos quanto os soft modems de outros fabricantes. Não existe mágica aqui. Para ter um bom modem com DSP, é preciso pagar por ele, e seu preço realmente é mais elevado. Exemplos de modems da US Robotics, com DSP, encontrados no Brasil, são o 2976, 2977 e 5610. Os preços são mais elevados, na faixa entre 150 e 250 reais. Os modelos com preços menores que 100 reais são os soft modems. Muitas pessoas ficam satisfeitas com esses modems, têm bons resultados. Outros passam por problemas bastante estranhos, existem até casos do modem resetar o computador durante uma conexão. Entre os modelos mais baratos, do tipo “soft modem”, recomendo os que usam o chip da Lucent, eu diria que são os menos problemáticos. Note que assim como os modems da Motorola, os modems Lucent são genéricos. Não são produzidos pela Lucent e Motorola. Essas empresas vendem os chips para outras empresas menores produzirem seus modems. Aproveitam e tomam emprestado o nome do chip, usando termos como “modem Lucent” e “modem Motorola”. É a mesma coisa que acontece com as “placas de vídeo Trident”. Portanto, se o orçamento permitir, use US Robotics 2976, 2977 ou 5610. Se quiser uma opção econômica, experimente os modems com chip Lucent.

18) Upgrade para V.90
Tenho o modem US Robotics 56K Voice Win Int e gostaria de saber se há alguma atualização ou programa que faça ele rodar na configuração v90 ou conectar a uma velocidade acima de pelo menos 40 kbps, pois ele deveria conectar a 56 Kbps. Minha linha telefônica é digital e tudo está novinho por aqui, até o modem.
Resposta:
Você precisa ir ao site da US Robotics (www.usr.com), e entrar na área de V90 Update. Lá você encontrará informações para identificar corretamente o modelo do seu modem e obterá os programas de atualização para o padrão V90. O sintoma do modem desatualizado (provavelmente usando o antigo padrão X2, anterior ao V90) é que a conexão ocorre no máximo a 33.600 bps, mesmo quando o provedor oferece linhas de 56k. Durante 1996, 1997 e até uma parte de 1998 (estoques antigos), os modems utilizavam protocolos X2 ou k56Flex, mas em geral com opção de atualização para novos protocolos, o que se tornou possível com a padronização do V90.

19) Conexão ruim com modem HSP56 PCTel
Tenho um modem HSP56 Micromodem da Pctel. Quando acesso a Internet depois de alguns minutos a ligação cai e o ícone do computardozinho continua aparecendo na barra de tarefas como se nada tivesse acontecido. Já desinstalei e reinstalei e o problema continua. O que eu preciso fazer para resolver?
Resposta:
Antes de mais nada, aproveito para lembrar que esta marca de modem é, de acordo com pesquisa feita entre os usuários, a que mais dá problemas. Agora temos um exemplo de anomalia, o modem que não percebe que a ligação caiu. Isto pode ser um defeito do seu modem, mas você pode tentar utilizar uma string de configuração que talvez resolva o problema. Para chegar ao local onde esta string é indicada, use Painel de Controle / Modems / Propriedades / Avançadas / Configurações adicionais. Preencha então a string:

AT&F&C1&D2&K3W1

Uma string de inicialização funciona como uma espécie de “Setup” para o modem. Existem vários locais na Internet onde podemos encontrar strings de inicialização para diversos modelos de modems. Alguns deles:

http://www.syspac.com/modems.htm
http://www.modemhelp.org
http://www.drssystems.com/support/inits.htm

20) Troca de modem
Tenho um Pentium III com todo o restante genérico (on board). O modem é o HSP Micromodem 56k, que funcionava relativamente bem apesar da velocidade de conexão com a internet variar muito. Resolvi desinstalar na marra o discador do meu provedor de acesso, mas do mesmo não fornecia a opção de desinstalação. Desde então a conexão não permanece mais que 3 minutos, quando o fluxo de dados simplesmente pára. Agora estou acessando a internet por outro provedor. A “string” para melhorar o desempenho do modem, apesar de constar na configuração do equipamento, não aparece no discador. O que eu poderia fazer para ter uma boa conexão com a internet sem ter que comprar um US Robotics?
Resposta:
O uso do discador automático do provedor tem como principal vantagem, dar menos trabalho ao suporte do provedor. Como a sua instalação é automática, eles não precisam ficar ensinando ao usuário como criar a conexão pelo método manual. Os programas de instalação automática dos provedores também têm uma característica bastante irritante. Eles mudam completamente a visualização do navegador e obrigam que a página principal seja sempre a do próprio provedor, não permitindo alteração por vias normais. É preciso editar o Registro do Windows para corrigir o problema. Veja bem, não estou dizendo que todos os provedores fazem isso, estou dizendo que muitos o fazem. Você tentou desinstalar o discador “na marra” e agora o seu modem não funciona corretamente com este provedor, funciona apenas com o outro. Seu provedor não pode obrigá-lo a utilizar o seu próprio discador. Peça ao suporte para que eles forneçam todas as informações para configurar a conexão pelo método padrão do Windows. A conexão pode funcionar bem, mesmo com o seu modem.
Em relação à marca do modem, eu diria que existem três categorias. Os piores, que são o PCTel, o HSP Micromodem e os modelos onboard. Os soft modems razoáveis, que são o Lucent e o Motorola, e os modelos DSP da US Robotics, que custam mais de 200 reais. Ainda acho que vale a pena ter um modelo com DSP, mas um grande equívoco é a compra do Winmodem US Robotics. Além de ser muito caro, ele não oferece vantagem alguma em relação aos da Lucent e Morotola, que são bem mais baratos. Atualmente tenho recomendado os modems Lucent, custam em torno de 60 reais e apresentam resultados bastante satisfatórios.

21) Modem genérico
Comprei um Pentium III 550 Mhz, 64MB, placa ASUS e modem HSP 56 Micromodem da motorola onboard, que começou a dar problemas. Como o micro ainda estava na garantia, levei para o fornecedor que inicialmente não queria me repor a peça alegando ter sido queima por descarga elétrica (raio), mesmo não havendo nenhuma evidência de que tivesse sido isso mesmo. Depois de levar a máquina lá por duas vezes e não aceitanto a cobrança da troca, o vendedor disse que eu poderia levá-la que o modem seria trocado sem ônus. Acontece que paguei pelo modem descrito acima e eles me instalaram outro (TIACON V.90 Soft modem) que pelo que percebi, além de ser muito lento ainda apresentou aquele problema de não perceber que a linha caiu, necessitando de uma “string” (matéria desse jornal do dia 18/01/01 2001). Conclusão: Este modem é pior que o anterior? Fui lesado? Insisto na troca ou pode ser outro problema?

Resposta:
O que é um “Modem Motorola”? É um modem genérico, que pode ser produzido por dezenas de fabricantes diferentes, mas todos têm uma coisa em comum: usam chips da Motorola. É o mesmo caso dos “modems Lucent” e das “Placas Trident”. Pode ser possível que este modem Tiacon (não encontrei o site) seja na verdade um modem com chips Motorola, basta você conferir se ele tem chips com o tradicional logotipo em forma de “M” da Motorola. Mesmo assim existe algo de errado. Nunca vi o termo “HSP 56 Micromodem” usado como Motorola, e sim como PCTel. Portanto não dá para saber com certeza qual era o seu modem original. Talvez ele estivesse com problemas por ser ruim mesmo, característica do PCTel.
Ao comprar um computador, não devemos apenas levar em conta indicações como “Modem de 56k V90”. Podemos encontrar modems gratuitos (onboard), modems de 30 reais, de 80 reais, de 150 reais, 200 ou 250 reais. Podemos encontrar modems excelentes, bons, razoáveis, ruins e péssimos, todos chamados de “Modem 56k V90”. O ideal é conseguir um modem bom e de baixo custo, mas nem sempre é possível. Ao comparar preços de dois computadores, se dois modelos forem idênticos, mas um custar 100 ou 200 reais mais caro pelo fato de usar um bom modem, a maioria dos compradores vai dar preferência ao mais barato, portanto quase todos os vendedores usam como padrão o modem grátis (onboard) ou o mais barato de todos, que é o PCTel. Se você comprou o PC com modem “56k V90”, não poderá reclamar, pois trata-se de um genérico, pode ser até o onboard. Mas se comprou como sendo um Motorola, Lucent ou US Robotics, tem todo o direito de exigir o modem que foi especificado.

22) Soft modem para um Pentium-133
Gostaria de saber se o modem Lucent é adequado para um Pentium 133 Mhz com 64MB RAM. Tenho um Us Robotics Win INT 56k que deu um problema: ele fica ligado o tempo todo e não desconecta.
Resposta:
O modem Lucent é na verdade um soft modem, ou seja, algumas de suas funções são desempenhadas pelo processador da placa de CPU. Entretanto este modem tem mais seções de hardware que outros modelos de soft modem encontrados no mercado. Por isso ele funciona bem até com processadores 586. Tenho notícias de usuários de PCs 486DX4-100 que usam o modem Lucent sem problemas. Homologuei este modem para uso nos modelos da Compupro, ele oferece boas conexões em torno de 50 kbps. Você pode perfeitamente utilizá-lo com o seu Pentium-133.

23) Apagando o Histórico de acesso
Estou com uma dúvida e gostaria que pudesse me ajudar: gostaria de apagar o histórico de acesso à internet que está registrado no arquivo user.dat. Isto é possível? Já tentei editar esse arquivo e foi um desastre. A sorte é que o Windows 98 possui um backup do último arquivo user.dat (que eu não tenho a menor idéia aonde está) e fez a devida recuperação. Uso o Internet Explorer 4 e Windows 98
Resposta:
Isto pode ser feito de várias formas. Pode por exemplo remover o conteúdo da pasta C:\Windows\Histórico. O problema é que isso precisa ser feito manualmente, ou então através de um comando no Autoexec.bat. No Windows ME o Autoexec.bat é ignorado, então a coisa fica mais difícil, apesar de ser possível usar um atalho no menu Iniciar. Melhor que isso é usar o programa Tweak UI, disponível no site da Microsoft. Este programa tem um menu de comandos chamado Paranóia, onde podemos usar comandos como “Apagar o histórico da Internet”, “Apagar a lista de documentos recentemente acessados”, etc. Os apagamentos são feitos sempre que o Windows é iniciado. Você pode ainda usar Painel de Controle / Opções da Internet / Geral, e indicar como ZERO o número de dias que os endereços devem permanecer no Histórico. Pode usar o botão Apagar Histórico se quiser fazer um apagamento manual.

24) Reconhecendo um Winmodem
Eu possuía um computador Pentium III 500 Mhz genérico e resolvi fazer um upgrade. Continuei com o processador mas pedi placa-mãe SOYO SY-6VBA 133, placa de vídeo Diamond ZII 200 32MB e modem US Robotics 56K ISA. Eu não queria de modo algum o famigerado Winmodem, que além de caro não resolve nada e tampouco se destaca. A guerra começou depois de visitar o site a US Robotics e baixar o software para atualização dos drivers. Depois de rodar o programa, “Modem Upgrade Wizard”, este acusou como modelo instalado o seguinte: “US Robotics Winmoden 56K”. Mostrei os resultados para meu irmão, que possui uma loja de informática, e ele afirmou ser problema do software, pois uma placa ISA opera em 16 bits e para ser um Winmodem deveria estar num solt PCI, operando em 32 bits. Quem está certo? Como identificar corretamente meu modem? Seu product ID é: 872526600; FCC Reg. no.: 4X2USA-25227-M5-E; modelo 0613.
Resposta:
Achar modelos da US Robotics pode ser uma tarefa bastante traumática. Na página principal (www.usr.com) são apresentados apenas alguns poucos modelos novos, e não a extensa lista de modelos produzidos nos últimos anos. Curiosamente o seu modelo 8725 aparece como Winmodem PCI, e não como ISA. É possível que você tenha feito confusão entre ISA e PCI? Os conectores ISA são bem diferentes. É difícil acreditar que seja possível confundir, mas já vi em várias lojas, modems PCI sendo vendidos como ISA, com a explicação de que “o distribuidor vendeu como sendo ISA…”. Bem, o slot ISA é bem diferente do PCI, não é possível encaixar uma placa ISA em um slot PCI, e vice-versa. Os modems ISA realmente trabalham com 8 ou 16 bits, mas existem Winmodems ISA, eles não são exclusividade do barramento PCI. Finalmente, existe uma forma fácil de você conferir se o seu modem é ou não um Winmodem. Use Painel de Controle / Modems / Diagnóstico. Selecione o seu modem e clique em Mais informações. Depois de alguns segundos será apresentada uma lista de resultados. Se ao lado das linhas indicadas como “ATI7” existirem indicações sobre quantidade de memória e clock (ex: 256 kB, 90 MHz), trata-se de um modem com DSP. Se não existirem tais indicações, trata-se de um modem sem DSP, conhecido pelos termos “Winmodem”, “Soft Modem” e “HSP”.

25) Linha cai periodicamente
Minha linha cai de 3 em 3 minutos. o que pode estar acontecendo? Já fiz testes com o modem e não achei nenhum problema. Pode ser algum problema com o par metálico que conecta a linha telefônica à rua? Ou o problema seria com o servidor da provedora?
Resposta:
Consulte a companhia telefônica local. Existem muitos casos semelhantes ao seu. Existem por exemplo o serviço opcional que insere um tom de advertência no meio de uma ligação quando existe alguém tentando ligar e está encontrando a linha ocupada. Este tom pode causar erros de transmissão e recepção, abortar downloads ou até fazer a ligação cair. Este tipo de “serviço” é oferecido em linhas de central digital. Nas linhas de centrais analógicas, anomalias mais sérias podem ocorrer. Em linhas de telefones públicos, impulsos são transmitidos periodicamente, de acordo com a tarifação. Pulsos a cada 3 minutos são característicos de ligações locais. Sua linha pode estar cruzada ou sofrer interferências de uma linha de telefone público. Interferências deste tipo não ocorrem em linhas novas que usam fibras óticas, mas podem sofrer alguma interferência no trecho entre a caixa conversora (ótico para elétrico) e o seu modem. Para tirar a dúvida, leve seu computador à case de um colega e tente fazer uma conexão. Se as anomalias de 3 em 3 minutos não ocorrerem, então o problema está na sua linha.

26) Modem para um PC 586
Tenho um 586 – 133 mhz – AMD – com 16 mb RAM – HD de 1.2 G. – Kit multímidia 24 X com placa de som 16 bits. Recentemente comprei uma placa de fax-modem US Robotics 56K voice INT PNP. Quando faço o acesso a internet, só estou conseguindo conectar a 16.800 bps. O funcionário do meu provedor me disse que é por causa da configuração do meu micro ser baixa, gostaria que me informasse se realmente a máquina pode influir tanto na comunicação ou se posso fazer alguma coisa para melhorar esse desempenho.
Resposta:
Em muitas lojas de informática, quando vamos comprar um modem, o vendedor pergunta: “Para qual computador é este modem?”. Quando a resposta for Pentium ou superior, oferecem os soft modems, que são os mais comuns. Quando a resposta é “486” ou “586”, oferecem os chamados “controller modems”, ou “modems com DSP”, mas que muitos vendedores chamam de apenas “modem para 486”. Já vi chamarem de “modem jampiado” (que horror!). A questão é que a maioria dos modems modernos são piores que os modems de dois ou três anos atrás. Eles não possuem DSP (processador de sinais digitais). O trabalho que seria deste processador especializado nas funções do modem, é feito pelo processador da placa mãe. Isto deixa este processador sobrecarregado, mas quanto mais veloz é o processador, menos perceptível será esta perda de desempenho. É como se um Pentium III/733 ficasse com o desempenho de um Pentium III/650. Ter o mesmo desempenho de um Pentium III/650, pagando o preço de um Pentium III/733 pode ser uma opção interessante se a diferença entre os preços desses chips for pequena, muito menor que aquilo que seria pago por um bom modem. Esses modems não são uma boa idéia para os processadores muito velozes, nem para os muito lentos. No caso dos muito velozes, a diferença de preços é muito elevada. Pagamos uma grande diferença para ter um processador de 1000 MHz, ao invés de 933 MHz, e colocamos a perder este desempenho pelo uso de um soft modem. Também no caso dos processadores lentos, o problema é muito sério. Um Pentium/133 pode ficar com desempenho igual ao de um Pentium/75, ou inferior. Um 486 ou 586 pode simplesmente não conseguir trabalhar satisfatoriamente com este tipo de modem, e é o que provavelmente está ocorrendo com o seu computador.

27) Problemas com a troca do modem
Tenho um Micro Vision AMD K6-2 450 MHZ, 64 MB de memória, HD-6.4 GB, Fax-modem 56kbps, CD- Room 40x. O PC foi adquirido em novembro de l999, da Microtec S/A. Logo depois de instalado, o mesmo apresentou problemas no modem (Motorola), que teve de ser trocado pelo fornecedor. A placa de fax modem foi devidamente trocada pelo mesmo, sem ônus, pois estava na grantia. A conexão começou a apresentar problemas novamente de alguns meses para cá: quando não caía muito, não conseguia sequer completá-la. Cheguei a pensar que o problema fosse com o meu provedor, mas não era. Quando descobri que o modem não estava mais funcionando, resolvi trocá-lo por outro qualquer. Foi colocada uma nova placa de fax-modem: ” HSP56 Micromodem”, (Catching V56K PC Tel Chip), que custou-me R$43,00. A conexão está sendo realizada normalmente, embora mais lenta que a que do Motorola. Contudo, a máquina às vezes apresenta um barulho ininterrupto, travando completamente o sistema. Quando isso acontece, só consigo desligar a máquina na tomada. Noto que às vezes consigo navegar sem que o problema aconteça, porém já aconteceu algumas vezes. Gostaria de saber se isso ocorre devido a placa que troquei. Será que devo trocá-la por uma mais cara e melhor? Porque a placa da Motorola vem dando problema no meu micro? Qual a sugestão vocês poderiam me dar para resolver esse problema?
Resposta:
O primeiro modem Motorola apresentou problemas e foi trocado, o segundo modem Motorola funcionou durante algum tempo e estragou, o terceiro modem é um PCTel e funciona porém com lentidão, e existe um barulho ininterrupto que trava o computador. Note que o modem Motorola funciona bem com o seu computador. O primeiro estava defeituoso, o segundo funcionou bem até ser danificado. Modems podem apresentar defeitos por ação de raios durante tempestades. Convém desconectar o cabo antes de viajar, e também quando uma tempestade estiver se armando. Qualquer modem, seja qual for a marca e o modelo, está sujeito a danos causados por raios. Da mesma forma, qualquer placa de circuito está sujeita a falhas causadas por eletricidade estática, quando o técnico que a instala não toma as devidas precauções. Algumas placas podem estragar imediatamente (falha catastrófica) ou estragar depois de algum tempo (falha latente). Agora o modem PCTel funciona, apesar de ser mais lento que o Motorola. Modems de baixo custo podem apresentar problemas de lentidão, uns mais que outros. Lembre-se que a boa conexão depende do modem, da linha e do provedor. Tenho em meu laboratório duas linhas, sendo uma nova (central digital) e uma antiga. A linha antiga permite conectar algumas vezes em torno de 50k, mas ocorrem muitos erros. A linha nova dá boas conexões com todos os modems que texto, mas apenas com o provedor NitNet. O outro provedor, o MTEC, fornece conexões de no máximo 37k bps, não importa o modem que utilize. O modem sozinho não pode garantir uma boa conexão. Meu conselho é que você experimente um modem melhor, como o Lucent.

28) Obtendo informações sobre o modem
Eu tinha um PC equipado com um modem 56K PCI que queimou recentemente. Ao trocar pelo atual (ISA), notei que não consigo conectar numa velocidade superior a 33.600. No modem antigo, conseguia velocidades superiores a 44K. Tentei de tudo: Mudei de slot, de porta(e irq), tentei achar drivers atualizados, troquei de linha telefônica, de provedor, tentei strings e nada! Sabendo que o meu modem atual é provavelmente um dos melhores existentes, como é que não consigo melhorar a velocidade de conexão? A última string que tentei foi “X0”, e agora, acusa que estou conectado a 115.200 bauds. Mas como saber a que velocidade estou realmente conectado?? A velocidade não melhorou e a qualidade da conexão é péssima. Toda vez que tento carregar uma página muito pesada(que eu abria facilmente usando o modem antigo), recebo mensagens de erro na tela e algumas imagens aparecem como ícones quebrados… Será que o modem está danificado? Ele instala perfeitamente como 56k (atualmente na com4 e irq3). Outra pergunta, qual é o DMA usado pelas portas COM? Não conseguí detectar qual o DMA da porta do meu modem… Meu computador é Pentium III 800Mhz, Plc. Mãe Asus p3v 133 256K Cache, 160MB Memória Ram 2 HDs 20GB , placa de som Creative Sound Blaster PCI 128 Placa de Vídeo GForce 32MB 3D Fax modem US robotics 56K Isa Gravador de CD Scsi + Placa e Cd Rom 52x.
Resposta:
Os modems ISA saíram de linha. Existem ainda modelos antigos à venda no mercado brasileiro. Acredito que este seja o seu caso, e que este não seja na verdade um modem V.90, e sim um modem equipado com o protocolo X2 (antes de ser estabelecido o padrão V.90, existiam os “padrões” X2 e K56Flex). Já tive reclamações de leitores que compraram recentemente modems com K56Flex, também antigos. Ao usarmos um modem de “56k” com protocolos X2 ou K56Flex e tentarmos conectar com um provedor equipado com modems V.90, a conexão será feita no antigo padrão V.34, que chega a 33.600 bps. É fácil checar o protocolo de um modem. Use o comando Modems no Painel de Controle, selecione a guia Diagnóstico, clique no modem e no botão “Mais informações”. Depois de alguns segundos serão apresentadas várias linhas de informações começando com ATI0, ATI1, ATI2, etc. Na linha ATI7 estarão indicados os protocolos suportados, no qual deverá constar o V90. Se não constar, você precisará fazer uma atualização no firmware do modem. Para isso vá ao site do fabricante, www.usr.com. Depois que o modem for atualizado para V90, você poderá fazer conexões com velocidades mais elevadas.

29) Queda de conexão
Tenho um micro AMD K6II 450mhz, placa Soyo SY-5EHM/5EH5, 64 MB de RAM, modem interno U.S.Robotics 56 K Voice Win, Windows 98 instalado. O equipamento consegue conexão normal à internet, podendo permanecer conectado por horas seguidas (a 33600bps, que é o máximo conseguido aqui na minha cidade). O único problema é que quando tento transmitir e-mails (Outlook Express) com arquivos anexos, de tamanho igual ou superior a 100 Kb, ocorre a queda da conexão, com o Outlook apresentando o seguinte erro:”Seu servidor terminou inesperadamente a conexão. Possíveis causas para isso incluem problemas no servidor, problemas na rede ou um longo período de inatividade. O provedor da internet alega que o problema está no meu modem, que minha caixa postal está normal no servidor e que nenhum outro usuário daqui tem este tipo de problema. Na sua opinião, o que pode estar causando este problema? Seria realmente o modem?
Resposta:
O título desta dúvida poderia ser “queda de conexão da semana”, já que toda semana recebo dúvidas como esta. As razões para as quedas de conexão são as mais diversas. A boa conexão depende de três fatores: o modem, a linha telefônica e o provedor de acesso. Na maioria dos casos o problema está no modem, mas a linha e o provedor também podem ser os culpados. Outro dia um leitor de São Paulo usava um modem de alta qualidade, ligado em uma linha de central digital mas a conexão caía depois de 10 minutos de uso. Depois de muito reclamar, descobriu que na companhia telefônica que era gerado um misterioso tom de alarme a cada 10 minutos, e ele era o causador da queda. Passou a utilizar outra linha e o problema foi resolvido. Você precisa tirar a sua dúvida, levando seu computador à casa de um colega e tentando fazer a operação com a linha dele, porém com seu PC e sua conta. Se funcionar, a sua linha é a grande suspeita. Tente fazer a operação usando a linha dele, o computador dele, mas com sua conta de e-mail e de conexão. Se funcionar, o culpado provavelmente é o seu modem. Se não funcionar, provavelmente o culpado é o seu provedor. Lembro ainda que certos serviços de e-mail gratuito impõem restrições ao tamanho máximo das mensagens, porém o bloqueamento não é feito pela desconexão, como ocorre no seu caso.

30) Conexões lentas
Temos três micros ligados em rede, um Pentium III e dois Pentium I. Utilizamos o serviço de um provedor de estacionamento no qual temos um site. Entretanto para nos conectar à internet utilizamos um provedor gratuito. Temos um modem 56Kbps (Intel) e um 28Kbps (US Robotics). O acesso tanto ao correio eletrônico quanto às páginas da internet está muito lento. Às vezes a conexão é feita a 19Kbps. Possuímos cinco linhas telefônicas pelo sistema PABX. Queria saber se um provedor pago melhoria a conexão e se, aliado ao provedor, seria necessário instalar o sistema DVI.
Resposta:
É preciso utilizar um modem de 56k de boa qualidade, e linhas telefônicas novas, de central digital. Isto garantirá que as conexões entre seus computadores e o provedor sejam feitas a velocidades próximas a 50k bps. Quando a conexão é feita a velocidades baixas, como os 19k bps que você observou, significa que existem problemas nas linhas, ou nos seus modems, ou no provedor. Na maioria das vezes os problemas estão nas linhas. Um provedor gratuito, por outro lado, pode resultar em lentidão, mesmo quando as conexões são feitas em alta velocidade. São duas velocidades diferentes. A velocidade da conexão indica a capacidade máxima de recepção de dados pelo computadador. A outra velocidade em jogo depende do link entre o provedor e a Internet, dos seus equipamentos e da sua rede. Provedores gratuitos tendem a servir um número muito grande de usuários, por isso podem ficar congestionados com mais facilidade que um provedor pago. Como o custo mensal de um provedor não é muito alto, vale a pena você experimentar outros provedores. Adote definitivamente um provedor que se mostrar menos congestionado.

31) Sobre Winmodems
Nos Winmodems, a CPU do sistema faz várias operações para placa fax modem como conversor: AD/DA, controlador, compressão e descompressão. Queria saber se comprando um processador mais potente, como o Duron 700 Mhz, ele conseguiria compensar a fraqueza da placa Winmodems quanto às quedas de ligações (devido ao saturamento da CPU). Com isso teria também um melhor processador para outras aplicações? Ou teria que comprar uma placa fax modem de melhor qualidade, em torno de R$ 200,00?
Resposta:
Está quase correto. Nos “winmodems”, também chamados de “soft modems” ou “HSP modems”, o processador faz quase todo o trabalho que seria de um modem de verdade. Entretanto, a conversão AD/DA, esta pelo menos é feita pelo modem, por mais “winmodem” que ele seja. Afinal o processador da placa mãe não tem condições de lidar com sinais analógicos. Quanto mais lento é o processador, mais penalizado é pelo excesso de trabalho resultante do uso de um Winmodem. Um K6-2/550, por exemplo, pode ficar tão lento quanto um K6-2/350 quando é usado um Winmodem, dependendo do modelo. Um processador mais veloz tende a ser menos penalizado, de certa forma compensando a fraqueza desses modems. Mas cuidado com esta penalização. Digamos que um Duron/700 fique tão lento quanto um Duron/600 com o uso de um Winmodem. Ora, se a diferença de preços entre as versões de 600 e 700 MHz for apenas 50 reais, sai mais barato usar um winmodem. Ou seja Duron/700 + winmodem custará menos que Duron/600 + modem de verdade. Por outro lado, existe uma diferença de preços muito grande entre os processadores mais velozes. A diferença de preços entre um Athlon/1.33 e um Athlon/1.2, por exemplo, pode ser maior que o preço de um modem de verdade. Por isso quando usamos um processador muito veloz, com preço mais elevado, compensa usar um modem completo, com DSP (processador de sinais digitais), que deixa o processador da placa de CPU livre de “bancar o modem”.

32) Velocidade da conexão cai com Windows ME
Tenho um modem Lucent e conecto numa velocidade a 50.000 bps, mas eu instalei o Windows Millenium e agora só consigo me conectar a 31.200. Tenho que mudar alguma configuração no Windows Millenium para que ele reconheça minha linha digital?
Resposta:
Tenho em meu laboratório 3 modems de fabricantes diferentes, usando chips Lucent, e todos foram testados em pelo menos uma dúzia de computadores com placas de CPU diferentes, e em todos os casos, a conexão ocorreu acima de 50.000 bps, tanto no Windows 98SE como no Windows ME. É verdade que existe um problema: nem todos os modems “Lucent”, assim como nem todos os modems “Motorola” são idênticos. Os chips são os mesmos, mas o correto funcionamento do modem depende também de outros componentes existentes na placa, como filtros que utilizam resistores, capacitores, diodos e indutores. Esses componentes analógicos são responsáveis pela qualidade dos sinais que chegam ao chip principal do modem. Isto pode fazer com que o seu modem “Lucent” se comporte diferente de outros usando o mesmo chip. A conexão feita a apenas 31.200 bps caracteriza baixa qualidade do sinal recebido, caso contrário seriam obtidas velocidades melhores, como 33.600 bps, pelo menos. Sugiro que você remova o modem e apague os seus arquivos de driver. A seguir repita a sua instalação. Se não tiver sucesso, experimente utilizar os drivers existentes no disquete ou CD-ROM que acompanha o seu modem. Esses eram os drivers que operavam no Windows 98SE. Os drivers mais novos, que fazem parte do Windows ME, pode ser os responsáveis pelos problemas no seu computador.

33) Problema do processador ou no modem?
Tenho um K6II 500 Mhz, placa mãe Asus P5A/B, 64 MB de memória RAM, HD 20 GB, placa de vídeo AGP 16 MB Sis, placa de som Sound Blaster PCI 128 e modem US Robotics Winmodem V.90. A minha linha telefônica é digital. Quando entro na internet, a conexão cai muito, com mais freqüência quando assisto a filmes ou faço downloads. Queria saber, em relação a custo/benefício, se devo comprar um processador mais potente como o Duron 700 Mhz ou um modem de melhor qualidade como o US Robotics DSP 200.
Resposta:
Os Winmodems e similares são mais baratos que os modems de verdade, mas em muitos casos pode apresentar problemas. Existem pessoas que se dão maravilhosamente bem com modems Motorola, outros que o odeiam e só faltam jogá-lo no lixo. O bom funcionamento de um modem depende da linha telefônica, do provedor e do próprio modem. No caso dos Winmodems (em linhas gerais, todos os modelos que custam menos de 100 reais, e alguns mais caros como os Winmodems da US Robotics). O bom funcionamento desses modems depende muito do processador. O K6-2 não é um processador muito rápido, e pode realmente acarretar conexões ruins. Você não pode simplesmente instalar um novo processador, pois será preciso também trocar a placa de CPU. Sendo assim é melhor que você instale um modem com DSP, que não depende e não sobrecarrega o processador. Eles são um pouco mais caros, mas vale a pena. Modelos que tenho utilizado sem problemas são o 5610 e o 2977 da US Robotics. A troca do processador é vantajosa em termos de desempenho, mas existe a questão do custo, já que será preciso trocar também a placa de CPU e talvez as memórias.

34) Navegação Off-line
Eu e alguns amigos possuímos acesso discado à internet e temos uma dúvida em comum. Quando pretendo ler algum conteúdo off-line, procedo da seguinte forma: navego pelas seções do site para que o computador capte todo o conteúdo e armazene na pasta de arquivos temporário da internet. Feito isso, posso ler depois o conteúdo do site off-line. O problema é que perco um tempo muito grande navegando por todas as seções do site que estou pretendendo ler off-line, pois tenho que carregar página por página. Gostaria de saber se existe outra forma de poder carregar o conteúdo de um site sem ter que navegar por todas as suas páginas.
Resposta:
A navegação off-line tem um problema estratégico para ser implementada. O método ideal seria transferir para o disco rígido do usuário, todo o conteúdo do site que está sendo visitado. Esta transferência, apesar de poder ser feita de forma automática, seria muito demorada. Principalmente se levarmos em conta que apenas alguns trechos do site são de interesse do usuário. Um programa que faça esta transferência não tem como “saber” quais são os trechos desejados. O controle da quantidade de páginas a serem transferidas para navegação off-line é feito de certa forma manual. Usamos o comando Favoritos / Adicionar aos Favoritos no Internet Explorer e marcamos a opção “tornar disponível off-line. Usamos o botão Personalizar e definimos o número de níveis de links que devem também ser colocados disponíveis off-line. Aqui está o problema. Quanto maior é o número de níveis, aumenta exponencialmente a quantidade de dados e o tempo de transferência, e muitos desses dados não serão necessários. Este sistema é eficiente quando o computador está ligado à Internet através de uma rede. Deixamos que sejam transferidos um ou dois links a partir da página desejada, e provavelmente teremos disponível quase todo o conteúdo desejado, mas quando uma página não estiver “cacheada”, será automaticamente obtida de forma “on-line”. Se o computador usa acesso discado, será aberta uma conexão para obter as páginas ainda não disponíveis. Mesmo assim, experimente ativar a navegação off-line desta forma. Não esqueça também de usar o comando Arquivo / Trabalhar Off-line”.

35) PC trava depois da instalação do modem
Tenho um Pentium II da IBM, placa mãe da Intel, 64 MB e processador Celeron. Comprei uma placa de fax de 56 K da PCtel. Porém, logo após a instalação através de CD, o meu PC trava todo, inclusive teclado e mouse. Tenho que resetar manualmente. Já tentei mudar a placa de fax de slot e não obtive resultado. Como mudar de porta de comunicação, como por exemplo de COM3 para COM4, e quais outras tentativas no painel de controle, como remoção de elementos conflitantes com exclamação?
Resposta:
No tempo em que os computadores eram vendidos como “Pentium II” (1998-1999), era comum o uso da versão mais lenta do Celeron, com clocks entre 233 e 300 MHz, e sem cache L2. A ausência da cache L2 tornava o antigo Celeron quase tão lento quanto um Pentium MMX de mesmo clock. Devido a esta lentidão, seu computador tem dificuldades em trabalhar com um soft modem. Esses modems baratos, como o “HSP Micromodem” da PCTel, não possuem todos os circuitos de um modem completo, e dependem do processador da placa de CPU para fazer o trabalho. Isto torna o computador lento e pode resultar até em paralisações. Faltou você informar o clock do seu Celeron, mas creio que o problema é realmente este. Sugiro que você utilize um outro modem que sobrecarregue menos o processador da placa de CPU. Os modems Lucent, encontrados com facilidade no nosso mercado, também são soft modems, mas possuem mais elementos que os da PCTel e sobrecarregam menos o processador. Funcionam bem até em PCs 586.

36) Como ligar PCs em rede
Como faço para acessar a internet por três computadores em rede, utilizando apenas uma linha telefônica? Possuo Windows 98 e o programa Getway. Estarei utilizando uma rede par-trançado com roteador.
Resposta:
O método mais fácil para fazer esta conexão é usar o Internet Connection Sharing (compartilhamento de conexão com a Internet), disponível no Windows 98SE. Não é necessário usar o Windows 98SE (ou o Windows ME) nos três computadores, mas apenas naquele onde está o modem. O programa de compartilhamento está no menu de Ferramentas do Sistema. Se não estiver presente, instale-o através do Painel de Controle. Ao criar o compartilhamento, será gerado um disquete que deverá ser executado nos demais computadores da rede, o que efetivamente criará o compartilhamento. É preciso que os computadores estejam ligados em rede e com o protocolo TCP/IP instalado. Você encontrará na área de artigos de www.laercio.com.br, um artigo sobre o Windows 98SE e o uso do compartilhamento de conexão com a Internet. Também na Ajuda do Windows existem informações detalhadas sobre a sua instalação.

37) Para instalar um modem externo
Adquiri um modem US Robotics Sportster 56k externo, mas meu computador não consegue localizá-lo. Todos os cabos estão conectados e possuo os drivers certos. Em um software que vem no CD, ele mostra que para atachar modens externos tenho que instalar um serial card. Não há outra maneira de fazer isso? Se eu desabilitar minha porta de impressora consigo fazê-lo funcionar? Mas como fazer isso? Ele só consegue abrir a porta Lpt 1, na qual o cabo está conectado (não há outro plug que entre). Possuo um K6 II 300 MHz.
Resposta:
Você precisa, antes de mais nada, adquirir um cabo para modem externo, encontrado nas lojas de informática. Este cabo pode ter dois conectores DB-9, ou um DB-9 e outro DB-25. Seu modem não deve ser ligado na porta paralela, ele é serial!!! Nem sempre esses cabos acompanham o modem externo, você poderá precisar comprá-lo separadamente. Utilizando o cabo correto, e ligando em uma porta serial do seu PC (a COM2 é uma boa escolha, mas se seu mouse estiver ligado em um conector de mouse PS/2, você também pode ligar o modem externo na porta COM1), o modem será reconhecido pelo Windows, seus drivers serão instalados e ele funcionará perfeitamente.
2001_04
Modem externo

38) Proteção de e-mail por senha
Recebendo uma mensagem pelo Outlook Express, como colocar uma senha para que outra pessoa não abra a mensagem a mim dirigida?
Resposta:
O Outlook Express já tem um recurso de proteção por senha. As mensagens só poderão ser recebidas mediante o fornecimento da senha. Ocorre que quando configuramos o Outlook Express, e nomalmente quando usamos a configuração automática do provedor, acabamos deixando a senha fornecida de forma automática, fazendo com que qualquer um possa entrar no programa e receber as mensagens. Podemos desmarcar esta opção, fazendo com que o Outlook Express passe a perguntar sempre a senha antes de receber as mensagens. Para isso use Ferramentas / Contas. Selecione a conta desejada e clique em Propriedades. Selecione a guia Servidores, na qual está indicado o nome do usuário, a senha e o quadro “Lembrar senha”. Apague a senha indicada e desmarque o quadro “lembrar senha”. A partir daí, sempre que for feito o recebimento de mensagens, será apresentado um quadro para que você indique a senha. Desta forma suas mensagens ficarão protegidas do acesso por terceiros.

39) Internet fica lenta com o passar do tempo
Quando fico na internet por mais de duas horas, o computador fica muito lento. Eu tenho o Internet Explorer 5.0. Qual deve ser o problema: a falta de memória RAM, a pasta Temporary Internet Files? Antes eu tinha o IE 4.0. O meu PC é um Pentium III 450 MHz, 32MB de RAM.
Resposta:
Este problema já ocorreu com a versão 4 do Internet Explorer e foi corrigido na versão 5.0. À medida em que a memória era usada e liberada, não era retornada ao sistema, que acabava ficando mais lento. É possível que o problema esteja relacionado com a quantidade de memória do seu PC, que é muito baixa para os padrões atuais. Expandir para 96 MB será muito fácil, bastará instalar um módulo de 64 MB, que atualmente custa menos de 100 reais. Sugiro ainda que você instale a versão 5.5 do Internet Explorer, na qual vários bugs da versão 5.0 foram corrigidos.

40) Outlook trava
Tenho um AMD K6II, 64MB de Ram e Windows 98. Quando acesso a internet, o PC loga e conecta, mas quando quero abrir o Outlook Express, aparece na tela em ambiente DOS a seguinte mensagem: “Erro de proteção do Windows. Você precisa reiniciar seu computador. Pressione qualquer tecla para continuar”. Em seguida, a mensagem “seu micro já pode ser desligado com segurança”. O que devo fazer para que isso não aconteça mais? Existe algum programa para bloquear invasão?
Resposta:
Na verdade a tela não é em ambiente DOS, e sim, usa o modo de texto da placa de vídeo, o mesmo usado pelo DOS. Este modo é usado porque funciona com mais facilidade quando o Windows está com problemas, coisa que não ocorre no ambiente gráfico. O erro de proteção ocorre quando o processador tenta executar uma instrução inválida, ou quando tenta acessar uma área de memória que não pertence ao processo atual. Isso pode ocorrer quando existem arquivos corrompidos. Pode existir problema no Outlook Express. Recomendo que você faça o download da versão mais nova e reinstale o software. Se ainda assim você tiver problemas, atualize também o driver do seu modem.

41) Winmodem com baixa velocidade
Tenho um computador 166 MMX e um modem US Robotics 56 Kbps Win INT. Quando entro na internet, o modem fica variando. Às vezes, fica 28800 e também 32000 Bps. Queria saber como configuro meu modem para ele entrar na internet com capacidade boa.
Resposta:
O Winmodem da US Robotics é tão problemático quanto os Winmodems de outros fabricantes, como Motorola ou PCTel, e mesmo os “modems onboard”. Já tive reclamações de leitores que só obtiam taxas na faixa de 45k bps, mesmo com processadores K6-2/500, e o suporte da US Robotics simplesmente informou que esta é uma característica dos Winmodems. A situação fica ainda mais crítica com os processadores mais lentos, sobretudo aqueles com menos de 200 MHz, mesmo com tecnologia MMX. Portanto seu modem dificilmente conseguirá atingir velocidades mais elevadas, provavelmente a raiz do problema é a baixa velocidade do processador. Outro problema é que devido à elevada taxa de erros, baixas velocidades de conexão são obtidas nas linhas antigas, que operam com centrais analógicas. Apenas com as linhas de central digital podemos usufruir livremente das conexões em altas velocidades. Mesmo assim convém fazer tentativas de conexão em outras linhas. Se a sua linha for das antigas, leve o seu PC à casa de um colega que tenha boas conexões e tente conectar usando a linha dele. Se o problema for resolvido, a instalação de uma linha nova, de central digital, será a solução.

42) Conexão não solicitada
Meu computador é um AMD K6-2 500 MHz, 128 MB de memória, placa de vídeo Sys de 8 MB, placa-mãe Soyo 5EH5, modem Lucent 56 Kbps e Windows Me. Sempre que ligo o micro e o Windows é carregado, aparece na tela a janela para conexão à internet. Gostaria de saber como faço para que esta janela pare de aparecer na inicialização do Windows e só apareça ao se abrir o Internet Explorer.
Resposta:
O Windows pode ter vários programas marcados para iniciar automaticamente. No seu caso não está indicado um programa, e sim um endereço da Internet. Este endereço causa a execução do navegador, que por sua vez comanda a discagem para o seu provedor. Você poderia deixar a discagem ser feita para ver qual é o endereço conectado, assim poderia ter uma idéia de qual programa comandou o acesso à Internet. Normalmente isso ocorre quando instalamos um software. Este software pode comandar a conexão com o site do fabricante para obter atualizações. Alguns comandam esta conexão para exibir propagandas. Uma forma simples de descobrir o comando da conexão e desativa-lo é usando o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG). Procure entre as guias do programa, uma que tenha um link para o endereço que está sendo acessado. Desmarque este link e esta conexão não será mais realizada na abertura do Windows.

43) Removendo o Histórico
Gostaria de saber como consigo apagar definitivamente os arquivos registrados no histórico da internet. Já tentei apagar da forma: “Ferramentas-Opções da Internet-Geral-Limpar Histórico”. Mas isso não está funcionando mais. O que eu faço?
Resposta:
O Histórico pode ser apagado manualmente, basta remover o conteúdo da pasta C:\Windows\Histórico. Se quiser que o apagamento seja feito de forma automática, instale o programa TWEAKUI, encontrado no site da Microsoft. Neste programa você encontrará a guia Paranoia, na qual existem vários comandos para apagamento de informações, entre os quais, “remover o Histórico ao iniciar”.

44) Modem para um K5 de 133 MHz
Tenho um PC 586, com processador AMD K5 133Mhz, 32Mb de RAM e um HD de 860Mb. Tenho intenção de conecta-lo à Internet. Para isso pedi a opinião de algumas pessoas e decidi-me por comprar uma placa de fax-modem e um HD de 4Gb, mantendo o resto. Pergunto aos senhores: esta mudança será suficiente ou precisarei de mais alguma coisa.
Resposta:
A maioria dos modems atuais de baixo custo são do tipo Winmodem, também chamados de soft modems ou HSP (host signal processor). Esses não são modems completos. Eles possuem partes dos seus circuitos substituídos por drivers que são executados pelo processador da placa de CPU. Por isso só podem funcionar corretamente em PCs rápidos. Alguns desses modems requerem no mínimo um Pentium-133, outros requerem processadores de 150, 166 ou 200 MHz. De qualquer forma, operar com o mínimo de recursos exigidos quase sempre resulta em lentidão. O ideal no seu caso é utilizar um modem completo (Controller modem), como o US Robotics 5610, encontrado com relativa facilidade no mercado. Modems completos (100% hardware) são relativamente caros em comparação com os atuais soft modems (alguns soft modems custam na faixa de 30 reais!). Existe um modem que é um meio termo, o que usa o chip da Lucent. Este modem é vendido genericamente como “modem Lucent”. Está com preço na faixa de 70 reais, e possui mais componentes de hardware e menos de software que os demais soft modems, por isso pode funcionar em PCs 586, portanto poderá funcionar bem no seu K5-133. Quanto aos demais componentes do seu PC, eles atenderão bem à tarefa de navegação na Internet.

45) Modem com processamento
Existe uma forma de saber (olhando na placa sem manual) se o modem contem processamento? Sabemos que modem do tipo onboard e alguns modelos da motorola retiram a velocidade do processador, mas, para descobrir se um modem tem ou nao processamento e dificil ja que os respectivos fabricantes nao falam dessa caracteristicas de seus produtos, o que eu acho um erro, se tiver alguma forma de identificar o modem olhando em algum chip set ou algum c.i. ou algo parecido …. ja que nos manuais quando vem identificados que e compativel somente para pentium 166 mhz, ja desconfio que e sem processamento mas nem todos falam.
Resposta:
Não existe como saber isso, apenas olhando para a placa, mas existem algumas pistas muito boas:
a) Quando uma placa é dita servir para processadores 586 ou Pentium, acima de um certo clock, trata-se de um soft modem. Quando é dito que serve para processadores 486, trata-se de um modem completo.
b) Quando um modem é muito barato (menos de 100 reais), trata-se de um soft modem. Modelos mais caros, na faixa de 150 a 200 reais, são modems completos, mas existem exceções. Existem por exemplo os Winmodems, da US Robotics, que custam em torno de 150 reais, e são “soft modems”.
c) Quando um modem possui apenas um ou dois chips pequenos, provavelmente é um soft modem (esta regra pode ter exceções, devido à miniaturização). Quando existem vários chips, provavelmente é um modem completo.

46) Conexão cai
Tenho um PC modelo um pouco antigo. (5 anos). Como estava dando problema na conexão com a Internet, deu uma pequena reforma. Troquei a placa mãe era de 133 por uma 598 – K6 (AT/ATX) CPU K-6 2 500, COOLER AMD k6/Duron, memória era 32 foi para 64. Quanto ao modem troquei por Motorola Sm56 PCI Modem. O problema é da desconexão. Não consigo fazer um download. Não consigo ficar conectado, mesmo no bate papo, às vezes nem 30 minutos. E é difícil também para eu tornar a conexão novamente. E tem dado problemas no Web Mail e no Out Look express 5. Os e-mails não conseguem vir ao Web Mail. E quando acesso o Web Mail para ler as mensagens só vejo em código. Desculpem não sei se fui claro em minhas perguntas.
Resposta:
Vou citar 3 “marcas” de modems de baixo custo bastante comuns no Brasil: PCTel, Motorola e Lucent. Note que essas são as marcas dos chips utilizados nos modems. Esses chips são comprados por inúmeros fabricantes de modems “genéricos” ou “sem nome”, que usam o nome do fabricante do chip. Entre os modems com chips PCTel, são inúmeras as reclamações. Entre os da Motorola, o número de reclamações é menor, e entre os da Lucent, são poucas as reclamações. Por isso recomendo para aqueles com orçamento apertado, que optem pelo Lucent, pois é menos problemático e ainda tem custo acessível. Os modems Motorola funcionam bem, mas é uma questão de sorte. Dependendo da linha e do provedor, conexões ruins podem ocorrer. Este pode ser o seu caso. Se você ainda tiver condições de fazer a troca, sugiro que tente um modem Lucent. Ainda assim, você pode tentar fazer seu modem funcionar melhor usando uma string de configuração. No Gerenciador de Dispositivos, aplique um clique duplo sobre o modem, selecione a guia Conexão e Avançadas. No campo “Configurações adicionais”, use AT&FX*MM16.

47) Configurando o Outlook
Acesso a Internet em casa através de um provedor, e no escritorio através de LAN. Gostaria de poder, no escritorio, receber os emails que forem enviados para meu provedor particular. Como faço para configurar o OUTLOOK do escritório?
Resposta:
No Outlook você deverá criar uma nova conta de e-mail (Ferramentas / Contas / Adicionar / Correio). Será preciso indicar os servidores de POP e SMTP, informações especificadas pelo seu provedor. Copie os mesmos parâmetros usados na conta do seu computador doméstico. Depois clique na conta criada e no botão Propriedades. Na guia Avançado, marque a opção “Deixar uma cópia da mensagem no servidor”. Desta forma você poderá consultar no escritório os e-mails que vão para o endereço do computador da sua casa, e ainda assim poderá ler novamente essas mensagens no computador que você tem em casa. Se você não usasse este comando, algumas das suas mensagens ficariam no computador de casa, e algumas no computador do trabalho, o que poderia causar grande confusão.

48) Conexão não dura mais que 20 minutos
Tenho um modem HSP 56 Micro Modem, e toda vez que me conecto a conexão não dura mais que 20 minutos. (fica conectado, mas não abre páginas, mirc, icq, nada). Meu teclado é umk netrix, e ele fica “doido” as vezes, quando estou digitando, mesmo sem segurar shift ele começa a selecionar as coisa, e quando jogo um jogo no teclado ele começa a roda só pra um lado com se estivesse apertando aquele botão.
Resposta:
O HSP Micromodem da PCTel é o segundo pior modem do mercado. Pior que ele, só os chamados “modems onboard”. Os problemas de baixa velocidade, quedas de conexão, travamentos e anomalias são comuns. Todas as semanas recebo várias mensagens de leitores relatando tais problemas. É claro que a qualidade da conexão depende também da linha telefônica e do provedor, mas o fato é que este modelo de modem é o que mais recebe reclamações. Os melhores modems são os US Robotics com DSP (5610, 2976 e 2977), porém são caros, chegando à faixa de 200 reais. Na minha opinião os modems que oferecem a melhor relação custo-benefício é o da Lucent (na verdade são vários modems, de vários fabricantes, todos com os chips da Lucent). Custam na faixa de 70 reais e oferecem boas conexões. É bom lembrar também que os modems sem DSP (Winmodems, HSP ou soft modems) apresentam problemas de baixo desempenho quando usados em PCs lentos, tipicamente abaixo de 300 MHz. Entre os soft modems, o da Lucent é o menos exigente em termos de processador, já que possui alguns circuitos típicos dos modems mais elaborados, não encontrados nos modelos mais baratos. Você só vai encontrar um grupo de pessoas falando bem dos modems PCTel: os seus vendedores. Eu desafio esses entusiastas a fazerem esses modems funcionarem bem em condições gerais, usando qualquer linha e qualquer provedor. Quanto ao teclado, é muito provável que esteja defeituoso. Você pode tirar a dúvida fazendo a troca provisória, usando o teclado de um amigo. Se o problema cessar, seu teclado está mesmo defeituoso, felizmente o preço de um novo é bem baixo. Não vale a pena (e em geral não tem conserto) tentar recuperar um teclado com problemas.

49) Modem lento
Tenho um pentium lll 600mhz Sendo este a placa mãe (onboard) Com um modem 56k v.90 Eu queria saber, porque, quando estou navegando, os bytes são enviados a 28.800bps? Isso é correto ou não?
Resposta:
O Pentium III/600 é suficientemente veloz para conseguir boas conexões, mesmo com os soft modems (como é o caso do seu). Seu modem é V.90, assim como o seu provedor. Uma característica do V.90 é que a taxa mais elevada (pouco acima de 50k bps) é obtida apenas na recepção de dados (download). Na transmissão de dados (upload), a velocidade é limitada ao padrão V34, e as taxas obtidas ficam entre 28.800 bps e 33.600 bps. Portanto é perfeitamente correta a transmissão do seu computador para o provedor a apenas 28.800 bps. Velocidades um pouco maiores podem ser obtidas, dependendo da qualidade da linha telefônica, mas nunca passando de 33.600 bps. Por outro lado, se você está se referindo erradamente à velocidade com a qual os dados chegam ao seu computador, esta velocidade deveria ser mais elevada, em torno de 50k bps. Baixas velocidades podem ocorrer quando a linha telefônica é precária, ou então quando o modem não é na verdade V.90. Alguns modems necessitam de instalação de drivers apropriados para que realmente funcionem com o protocolo V.90. Esses drivers são obtidos nos sites dos respectivos fabricantes.

50) Modem com DSP
Tenho um PC Pentium 233MMX 32Mb Ram, Hard-Modem USR SportsTer Voice 33.600 v.34 ISA, e gostaria que vocês se possível me ausilhassem pois estou procurando um modem 56k tambem por Hardware. Gostaria de saber se existem ainda no mercado, e se existem para barramento PCI. Se os amigos poderem me informar o Fabricante, Modelo e onde encontro, ficarei muito grato. Aproveitando o momento gostaria de perguntar se adquirindo um modem como o que procuro, terei um ganho siguificativo de desempenho em relação ao meu atual. Algumas pessoas me disseram que de repente é possivel fazer um upgrade do meu modem atravez de software e transforma-lo em 56k v.90. Isso é verdade? E o que ele perderia para um PCI. Desculpe-me por todas essa perguntas, mas estou entrando apenas agora no mundo da internet em casa.
Resposta:
Se a sua linha telefônica for de central digital, o uso de um modem de 56k (V90) oferecerá uma navegação mais rápida. Entretanto, se o provedor que você usa estiver congestionado, não vai adiantar muito. Uma forma fácil de verificar se o seu provedor está ou não congestionado é observar o ícone da conexão, ao lado do alto falante da barra de tarefas, durante uma operação de download. Se piscar muito ou se ficar muito tempo apagado, o modem mais rápido não ajudará muito, pois a lentidão estará no provedor ou na própria Internet. Por outro lado, se o ícone ficar aceso continuamente, significa que seu provedor pode manter um bom fluxo de dados, e passando para 56k este fluxo será beneficiado. Alguns exemplos de modems com DSP são o 5610, 2976 e 2977, todos da US Robotics, e todos para o barramento PCI. Muitas lojas oferecem esses modelos, mas você também pode encontrá-los via Internet, em www.cdr.com.br.

51) Conexão de modem Morotola cai
Tenho um modem Motorola, o SM56K placa PCI, com um ano de uso, no micro: itautec pentium r 100mhz, 32 EDORAM, 4 anos de uso. A conexção nem bem completou e vive caindo, a média de permanência é de 5 minutos. Reinstalei, liguei pro suporte do Terra, me deram strings para melhorar a conexção e nada feito.
a) Esse modem apesar de ser placa PCI é de tecnologia HSP MODEM?
b) 32mb de ram em um pentium 100mhz, é um micro lento e faz cair a conexão?
c) Por ter um ano de uso, o modem já era?
d) Ou tem problema na linha telefonica e o motorola é sensível ?
Resposta:
Este modem usa a “tecnologia” HSP (Host Signal Processor), ou seja, depende do processador da placa de CPU para fazer o trabalho que seria de um modem completo, que tem DSP (processador de sinais digitais). Seus requisitos mínimos são um Pentium-200 comum ou um Pentium-150 MMX. Seu Pentium-100 está bem abaixo do mínimo, por isso as conexões caem. A quantidade de memória e o espaço em disco não são críticos, mas sim a velocidade do processador. Um outro soft modem de custo acessível mas que funciona bem até em um 486 de 100 MHz é o da Lucent. Na verdade não são modems fabricados pela Lucent, mas sim, usam chips Lucent. Também é verdade que os modems Motorola, dependendo do provedor e da linha, podem funcionar bem ou mal, assim como qualquer outro modem. Mas a questão da velocidade do processador é crucial.

52) Ligação entre modem e placa de som
Tenho uma motherboard Asus P2-99 com um modem USRobotics Voice 33.6 e uma placa de som Sound Blaster AWE32. Minha pergunta é se existe alguma maneira de conectar o modem e a placa de som de forma a utilizar tanto a saida de som como o microfone da placa de som como entrada/saida do modem ai invés de ter que ficar trocando os cabos.
Resposta:
Experimente configurar o seu programa de comunicação para operar com a placa de som. Normalmente nesses programas (RapidComm Voice) existe uma opção para o microfone e o alto falante. As opções são: Modem, Telefone e Placa de som. Dependendo das placas, pode ser necessária uma conexão interna entre o modem e a placa de som. Esta conexão permite que o microfone ligado na placa de som seja usado para conversações de voz transmitidas pelo modem, e que o alto falante da placa de som seja usado para reproduzir os sons que vêm pela linha telefônica. A maioria dos modems e placas de som atuais possuem previsão para este conector, mas entretanto não são instalados na fábrica. Um técnico habilidoso poderia efetuar a soldagem dos conectores nos locais previstos, tanto na placa de som como no modem, e construir um cabo para esta ligação (trabalho que seria dos fabricantes das placas). É fácil reconhecer uma placa de som que possui previsão para ligação com o modem. No mixer do Windows, você encontrará um controle de “Telefone”, além dos controles usuais.
2001_05
Modem com previsão para ligar na placa de som, mas sem o conector.

53) Modem para 486 e 586
Gostaria de um esclarecimento seu, pois tenho um 586 133Mhz 32megas, e não consegui ainda uma placa de fax que nele sirva.
Resposta:
Há alguns anos atrás, os modems custavam acima de 200 reais. Hoje encontramos muitos modems com preços entre 30 e 100 reais. São os chamados soft modems, e eles são baratos porque possuem menos circuitos que os modems tradicionais. Em um soft modem (também chamado de Winmodem ou HSP modem), o trabalho que seria feito pelos circuitos eliminados deve ser feito pelo processador da placa de CPU. Isto é possível graças à alta velocidade dos processadores modernos. Além de serem velozes, eles possuem ainda instruções especializadas em processamento de sinais (MMX). A desvantagem deles é que reduzem o desempenho do processador, principalmente nos modelos inferiores a 500 MHz. Modelos entre 200 e 300 MHz sofrem bastante, e os modelos com menos de 200 MHz, usar o computador pode se tornar uma tarefa de paciência. Um modem de baixo custo, classificado como soft modem e que funciona bem com PCs 586 é o que usa os chips da Lucent. Este modem custa entre 60 e 80 reais. Tenho notícias de usuários que o instalaram até em PCs 486DX4-100. Este modem funciona bem em PCs mais lentos (o fabricante o recomenda para PCs 586 e superiores) porque possui mais funções de hardware que a maioria dos soft modems.
2001_06
Exemplo de modem Lucent

54) Strings de modems
Gostaria de saber se existe alguma string para reduzir o nível de ruído na conexão a fim de obter um melhor desempenho com um Winmodem.
Resposta:
Sim, existem strings que podem ser tentadas, mas você precisará antes identificar a marca e o modelo do seu modem, ou pelo menos o chip utilizado. Um recurso muito utilizado para resolver problemas em modems é utilizar strings de inicialização que mudam os parâmetros de funcionamento do modem. Existem grandes listas de strings de inicialização para vários modelos de modems, em:

http://www.drssystems.com/support/inits.htm
http://www.modemhelp.org/
http://www.syspac.com/modems.htm

Para programar uma string, Clique no ícone da conexão com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Selecione o modem em clique em Configurar. Selecione a guia Conexão e clique no botão Avançadas. No campo “Configurações adicionais”, use a string de configuração sugerida.
2001_8
Programando uma string de configuração para o modem

55) Conflito entre modems
Tenho um computador Authentic AMD; AMD – K6 ™ 3D processor; 56,0 MB RAM que usa uma placa fax/modem “onboard”, mas cansado de substitui-la por defeito (troquei por 3 vezes), instalei uma placa fax/modem modelo LT Win Modem 56 Kbps. Com as duas placas instaladas, a LT Win Modem na COM 3 e a “onboard” na COM 2, fazendo a conexão com a Internet através da LT Win, recebo o aviso que há outro programa tentando fazer a conexão, quando já estou conectado à Internet. Consegui contornar esse problema removendo o programa da placa “onboard”, através do painel de controle. Mas quando reinicio ou ligo o computador, o Windows detecta a placa e pergunta se quero instalar o programa e não completa a abertura do Windows enquanto eu não concordar ou cancelar a instalação. O que devo fazer?
Resposta:
Você precisa desativar o modem onboard através do CMOS Setup. Esta desativação é encontrada na seção Peripheral Configuration ou Integrated Peripherals. Se o modem onboard continuar ativo, o Windows irá detectá-lo e pedirá que sejam fornecidos os seus drivers. Uma outra solução que pode ser usada nesses casos é entrar no quadro de propriedades do dispositivo (basta aplicar um clique duplo) e marcar a opção “Desativar neste perfil de hardware”. O Windows reconhecerá o modem onboard porém saberá que ele precisa ficar inativo. Normalmente esta forma de desabilitar não precisa ser usada, pois os dispositivos onboard quase sempre podem ser desabilitados pelo CMOS Setup.
2001_08
Desativando um modem

56) Internet Connection Sharing
Tenho um Pentium III 700 Mhz com modem e um Pentium 200 sem modem, porém ambos estão interligados via rede. Gostaria de saber como posso acessar a internet no micro Pentium 200 sendo que ele não tem modem, mas está ligado em rede.
Resposta:
Isto pode ser feito de duas formas. O método tradicional é instalar em um dos PCs, um Servidor Proxy, que é um software de rede capaz de disponibilizar a sua conexão com a Internet para outros computadores da rede à qual está ligado. O método mais simples é utilizar o Compartilhamento de conexão com a Internet (ICS), recurso introduzido no Windows 98SE. O PC que possui modem deve ter instalado o Windows 98SE ou o Windows ME. O outro PC pode utilizar qualquer versão do Windows, a partir do 95. Os dois micros devem estar ligados em rede e transferindo dados entre si de forma correta. Em ambos deve ser instalado o protocolo TCP/IP sobre o adaptador de rede. No PC que possui a conexão física com a Internet, execute o compartilhamento (basta fazer a sua instalação, usando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Instalação do Windows / Comunicações / Compartilhamento de conexão com a Internet), que será rapidamente configurado e será gerado um disquete que, colocado em outros PCs da rede, fará com que esta conexão seja compartilhada. Além de consultar a Ajuda do Windows para maiores detalhes, você pode também seguir as instruções em meu artigo a respeito, em www.laercio.com.br.
2001_09
Compartilhamento de conexão com a Internet

57) Upgrade para 56k
Tenho um modem US Robotics Sportster 33.6. Gostaria de saber se posso fazer o upgrade para 56K. A velocidade pode ser aumentada se eu atualizar o BIOS do modem? Outra questão: Não existem mais modems que não sejam HSP, que não usem o processador para executar as tarefas de codificação e decodificação do sinal telefônico?
Resposta:
Nem todos os modelos de modems de 33.600 bps podem sofrer upgrade para 56k. Durante 1997, por exemplo, antes de ser estabelecido o padrão V90, vários modems tinham os circuitos próprios para operar a 56k, porém não tinham o protocolo V90, mas sim o X2 e o K56Flex. Para permitir a atualização do protocolo, os fabricantes utilizaram flash ROM para o seu armazenamento, possibilitando a instalação do protocolo definitivo assim que fosse estabelecido. O V90 foi oficializado no início de 1998, e a partir daí os modems novos passaram a utiliza-lo. Modems produzidos em 1997 podem em geral ser atualizados mediante a simples gravação do novo protocolo na flash ROM. No caso dos modems US Robotics, você encontrará as informações para atualização em www.usr.com/56k/. Existem vários modems com DSP, como o 2976, 2977 e 5610 da US Robotics.
2001_11
Modem US Robotics Sportster 33.600

58) Som de discagem
Gostaria de saber como posso habilitar o som de discagem do modem quando conectamos à internet. O computador é compartilhado por pessoas da mesma casa, sendo que uma delas solicitou ao instrutor que desabilitasse o som produzido pelo modem. Já fiz de tudo. Tentei configurar pela rede dial up, pelo gerenciador de dispositivos e nada. Li as dicas do Laércio que trata da matéria Modem, tb. não obtive sucesso. Será que foi utilizado a configuração através de “jampeamento” na placa do modem, ou alteração na configuração em uma linha do win.ini, system.ini ou qualquer outra que altera a configuração.
Resposta:
O volume do modem é controlado através do seu quadro de propriedades. Pode ser acessado de várias formas. Por exemplo, Painel de Controle / Modem ou Gerenciador de Dispositivos / Modem. No quadro apresentado selecionamos a guia Modem, como mostra a figura anexa. Temos então acesso a um controle de volume para o alto falante do modem. Na maioria dos modelos encontramos opções que variam entre desligado e um volume máximo. Em certos modelos de modem existem apenas duas opções: ligado e desligado. Existe entretanto um outro local onde o modem pode ser silenciado. Selecione a guia Conexão e clique em Avançadas. Será apresentado um quadro no qual existe um campo “Configurações adicionais”. Se neste campo existir a indicação M0, o alto falante do modem ficará sempre desligado, independentemente da configuração de volume feita na guia Modem. Remova o M0, ou então use M1, M2 ou M3 para usar um volume mais alto. Se existirem outros parâmetros configurados no campo “Configurações adicionais”, não os altere, pois podem ser necessários para o correto funcionamento do modem.
2001_12
Propriedades do modem

59) Imagens em movimento via Internet
Gostaria de saber como faço para mandar imagens em movimento pela internet.
Resposta:
As imagens em movimento são filmadas através de uma câmera e uma placa digitalizadora de vídeo, e armazenadas em arquivos de extensão AVI. Para que esses arquivos não fiquem muito grandes, é utilizado um algoritmo de compressão de vídeo, da mesma forma que usamos para fotos, a compressão JPEG. Utilizamos também uma baixa taxa de quadros (frame rate) e uma resolução reduzida para conseguir arquivos AVI menores, mas tudo isso reduz a qualidade da imagem. Se o objetivo é transmitir os arquivos pela Internet, a prioridade é que o tamanho seja reduzido, mesmo que o vídeo seja exibido em uma janela pequena (ex: 80×60 pixels), com baixa taxa de quadros (ex: 5 fps) e com alto índice de compressão, que resulta em baixa qualidade de imagem. Um processo barato para gerar arquivos de vídeo é utilizar uma WebCam para capturar o vídeo. Ela é uma combinação de câmera e digitalizadora, e é ligada ao micro através de uma porta paralela ou USB. A Creative WebCam, por exemplo, custa em torno de 200 reais. Uma vez gerados os arquivos AVI, você pode enviá-los em e-mail, como anexos.

60) Instalação dos drivers do modem
Formatei o computador, e quero me conectar à internet, mas o modem não responde, sendo que ele já está instalado, ele é um motorola sm56, será que tenho que configurar a porta COM3 que é a que ele está conectado?
Resposta:
Na verdade o modem não está instalado, já que o HD foi formatado. O modem está agora apenas encaixado em um slot da placa de CPU. Como os drivers não estão instalados, você precisará identificar como o modem está indicado no Gerenciador de Dispositivos. Provavelmente está indicado como PCI Communications Device. Aplique um clique duplo neste item e use o botão Atualizar Driver. Indique então o diretório onde estão os drivers do seu modem. Pode ser preciso descompactar esses drivers previamente antes de executar os procedimentos de instalação dos drivers. O problema não tem relação alguma com a porta serial usada pelo modem. Note que o modem não está conectado em uma porta COM3 ou seja qual for do seu computador. A placa de modem tem a sua própria porta serial, que pode funcionar como COM1, COM2, COM3, etc. O seu problema é simplesmente a falta de drivers, instale-os e o modem voltará a funcionar.
2001_8
Modem SM56 PCI

61) Problemas de rede
Tenho um laptop Compaq Presario modelo 1700, com o Windows ME e toda vez que tento me conectar à rede do escritório, após alguns instantes conectado ele se desconecta sozinho, já tentei mudar as configurações de IP da placa de rede, mas de nada adiantou.
Resposta:
A primeira coisa a fazer é checar o cabeamento, pois se não estiver em perfeitas condições, não fornecerá uma boa conexão. Também ocorrem problemas quando não existe um bom aterramento no sistema elétrico. Note que a configuração da rede está correta, caso contrário não seria possível estabelecer a conexão em momento algum. O problema deve ser levado ao administrador da rede, ou ao técnico que faz o atendimento aos PCs da sua rede.

62) Modem não é reconhecido
Tenho um pc Pentium mmx 166MHZ, de 64MB (DIMM), com um modem MOTOROLA SM56 e um HD de 1.2. Como viu ele agora é um Pentium com 64MB de ram, antes de colocar os 64MB, tinha 32MB (EDO). Depois que coloquei este pente (DIMM) o modem simplesmente desapareceu, e nao consigo de maneira alguma reconhece-lo. Já tentei instalar algumas portas com e nada. E aí o que me sugere?
Resposta:
A placa do modem pode ter afrouxado quando você fez a instalação da memória. Esta é a principal razão para uma placa não ser reconhecida. Verifique se está bem conectada. Programe no CMOS Setup a opção “PnP OS Installed” habilitada. Use novamente o programa de instalação do modem. Não vejo como a troca da memória poderia alterar o reconhecimento do modem. Se a memória estiver defeituosa, muitos outros problemas ocorreriam no computador, e não somente o “sumiço” do modem.
2001_10
Modem Motorola

63) Modem de 56k
Eu comprei um computador este mês, um K6-2 500/64mb, com um modem Us Robotics 56K Voice Modem PCI(COM5) – DOS/WIN, só que ele não acessa a mais de 36.600bps, eu já o testei em quatro linhas telefônicas diferentes, inclusive os prefixos, todas as linhas, são digitais, segundo a operadora. Hoje, estava lendo uma reportagem que dizia que os modems que não possuíam a tecnologia, V.90 não ultrapassaria a velocidade de 33.600bps. Gostaria de saber se existe algum software que instale a tecnologia V.90, ou se existe algum software que melhore esta minha conexão, pois eu já o testei em 4 linhas diferentes, e no Windows 98Se, e no Linux(Red Hat 6.2)
Resposta:
Antes de mais nada é preciso checar se o seu modem é realmente compatível com o V.90. Para isso use o comando Modems no Painel de Controle. Selecione a guia Disgnóstico, depois selecione o modem e clique em “Mais informações”. Depois de alguns segundos, aparecerá um quadro de informações. Ao lado do campo “ATI7”, em “Options”, existirá uma lista dos protocolos suportados. No meu modem, por exemplo, aparece “V32bis, V34, X2, V.90”. Isto indica que o modem é compatível com o V.90. Modems de 56 antigos, produzidos até o início de 1998, usavam outros protocolos de 56k, como o X2 e o K56Flex. É possível que o seu modem seja um modelo antigo e suporte apenas o X2. Se for o caso, você poderá fazer o upgrade, a partir de www.usr.com, www.56k.com ou www.drivershq.com. Entretanto se o seu modem já tem a indicação V.90 no quadro de diagnóstico, o problema não é a falta deste protocolo, mas pode estar relacionado com o provedor. Um dos provedores que utilizo tem linhas que só chegam a 33.600 bps, e linhas de 56k. Um outro provedor só permite chegar a 37k, apesar de usar linhas para 56k. Você já testou em várias linhas e o problema foi o mesmo, seria interessante testar com outros provedores e checar o resultado.

64) Médodo de discagem
Quando desconecto da internet, nem o Outlook nem o Internet Explorer reconhecem que já estou desconectado. Quando escrevo um e-mail off-line e clico em enviar, o programa apresenta um erro de conexão. Tem alguma configuração errada?
Resposta:
Tanto o Outlook como o Internet Explorer podem ser configurados para tratarem de formas específicas o modo como as conexões são feitas. No Internet Explorer, use o comando Ferramentas / Opções da Internet. Selecione a guia Conexões e marque a opção “Discar sempre que uma conexão de rede não estiver presente”. Esta é a melhor forma de configuração, e irá resolver o seu problema. No seu caso, deve estar configurado como “Nunca discar”. Esta opção é recomendada quando o acesso à Internet é feito “full time”, através de uma rede. Quando o acesso é feito por linha discada, a opção que recomendei é a mais indicada. O Outlook Express utiliza a mesma configuração do Internet Explorer, ou seja, uma vez feita esta configuração no Internet Explorer, o Outlook também a usará.

65) Identificando um modem
Ganhei um modem US Robotics, sportster 0461, barramento isa. Está configurado para com2 irq3. Como faço para descobrir se ela é de 33,6 ou 56 Kbps e onde posso achar seus drives?
Resposta:
Uma forma de descobrir informações sobre o modem é no site do fabricante (www.usr.com). Outra forma é usando o comando Modems no Painel de Controle. Clique no seu modem, selecione a guia Diagnóstico e clique em Mais informações. Nos campos ATI4 e ATI7 que serão apresentados, existem informações sobre o modelo de modem (aqui poderá ser indicado 56k) e sobre o protocolo empregado. Se for V.90, o modem é de 56k e você poderá usá-lo normalmente. Se for o protocolo X2, é de 56k, mas incompatível com o padrão V90, o usado atualmente nas conexões de 56k. Entretanto você poderá fazer um upgrade, instalando a nova versão do “bios do modem”, tornando-o compatível com o V.90. O upgrade é obtido em www.usr.com/56k.

66) Histórico do Windows
Existe alguma maneira de descobrir quais arquivos foram utilizados no dia de ontem por outro usuário? Existe a maneira convencional que consiste em apenas verificar no menu Iniciar/Documentos. O problema é que, se o usuário entrar em Configurações/Barra de Tarefas/Programas do Menu Iniciar/Limpar para remover o conteúdo de Menu Documentos, o mesmo fica vazio. Caso exista algum comando para ver os arquivos utilizados por data, me mande via e-mail.
Resposta:
Isto pode ser obtido através do Histórico do Windows. Está na pasta C:\Windows\Histórico. Clique nos itens desta pasta e você encontrará os mesmos itens que faziam parte do menu Meus Documentos. A diferença é que o número de itens armazenados no histórico é ilimitado, e não são apagados pelo comando de “Limpar” que você cita. Existe ainda um macete, que é desativar a opção “Exibir menu de atalho ao clicar com o botão direito”, disponível no Windows ME. Isto impedirá que o tradicional método de apagamento seja desativado Para ter acesso aos menus, será preciso utilizar o comando Barra de Tarefas e Menu Iniciar, no Painel de Controle. Não impossibilita, mas dificulta as modificações.

67) Modem lento
Tenho um Pentium III 650 MHz com 256 MB de RAM, 20 GB de HD e modem US Robotics 56 Kbps. Não consigo conectar a uma velocidade superior a 28Kbps. Sei que meu modem é bom. Qual o problema então?
Resposta:
Não necessariamente o modem US Robotics é bom. Se for um Winmodem, será tão ruim como um modem PCTel ou Motorola. A primeira coisa a fazer é checar se o seu modem é V90. Para isso use o comando Modems no Painel de Controle. Clique no seu modem, selecione a guia Diagnóstico e clique em Mais informações. Ao lado do item ATI7 deverá existir a indicação V90. Se não existir, mas existir a indicação X2, significa que o seu modem é de 56k mas necesita de atualização para V90, o que é obtido em www.usr.com/56k. Veja também se existem indicações de clock e RAM do DSP (ex: 92 MHz, 256k). Se não existirem tais indicações no campo ATI7, significa que trata-se de um Winmodem. Também é preciso checar as condições da linha telefônica. Se for uma linha antiga, de central analógica, dificilmente você conseguirá aumentar a velocidade, devido à elevada taxa de erro. A velocidade também é prejudicada quando a fiação telefônica é ruim, com muitas emendas, e também quando usamos extensões.

68) Velocidade da rede
Como faço para testar a velocidade real em minha rede local? Com saber se está trabalhando com 10 ou 100mb? Existe algum software para testar? As placas 3Com têm led´s diferentes que indicam a velocidade. Podemos confiar neles?
Resposta:
Os LEDs indicadores de velocidade encontrados nos hubs e nas placas de rede fornecem uma informação confiável sobre a taxa de transmissão utilizada. Existem entretanto métodos indiretos para fazer esta medida. Você pode tomar como base o gráfico apresentado pelo programa Monitor do Sistema, encontrado no menu de ferramentas do sistema. Use este programa no servidor e selecione o item “Servidor de rede” e “bytes lidos por segundo”. Comande a partir de um computador cliente, a leitura de um arquivo de grande tamanho, a partir do disco rígido. Se o gráfico apresentar valores superiores a 1,2 MB/s, certamente a transmissão estará ocorrendo a 100 Mbits/s, pois esta taxa é a máxima teórica que uma transmissão a 10 Mbits/s pode fornecer.

69) Modem onboard
Qdo tento me conectar na internet, varias tentativas são canceladas,aparece varias mensagens assim: linha ocupada, verefique seu modem…e etc. Gostaria de saber se é meu modem que causa isso. Possuo um processador pentium iii 800 mhz Memoria 64 mb e modem on board.
Resposta:
O modem onboard é bastante problemático, e a qualidade deixa muito a desejar. Muitos usários reclamam de problemas com este tipo de modem, e só quem os defende são os vendedores, que conseguem oferecer PCs baratos “com modem de 56k V90”. Existem modems melhores, mas são mais caros, como os modelos 5610, 2976 e 2977 da US Robotics. Um meio termo entre qualidade/desempenho/custo é conseguido com os modems que usam os chips da Lucent, encontrados com facilidade no mercado. Nunca tive reclamações de leitores sobre esses modems, e eu mesmo testei alguns deles. Já os modems onboard, PCTel e Motorola sempre são condenados por usuários insatisfeitos.

70) Lentidão na Internet
Tenho um AMD K6II 450 com 64 mb de memoria, que veio de fábrica com o Windows 98. Instalei o Windows ME, e tive problemas por causa dos drivers de modem e placa de som, que infelizmente são on board. Depois de tudo instalado, baixei os drivers a partir do site do fabricante, especificamente para a minha placa-mãe. O que acontece é que, quando me conecto à internet, o desempenho do computador cai drasticamente, como num 486. Não consigo ver sites multimídia, nem executar o media player quando estou conectado. Ainda, às vezes após ligar o computador, e tentar me conectar, o sistema não encontra o modem, que só o faz, após eu reiniciar o micro. Não sei o que fazer!
Resposta:
O som onboard não prejudica o desempenho do computador, mas o modem onboard e o vídeo onboard sim. Desta forma o K6-2/450 pode realmente se tornar bastante lento. Se a lentidão realmente ocorre somente nas conexões com a Internet, a instalação de uma placa de modem resolverá o problema. Sugiro que você use uma placa com chip Lucent, ou se tiver maior disponibilidade financeira (150 a 200 reais), compre um modem US Robotics modelos 5610, 2976 ou 2977.

71) Som da discagem
Tenho um computador com processador Cyrix 333, com modem TAICOM MR56PVS-HI 56k Speakerphone PCI Modem, dispositivo de áudio CMI8338/C3DX PCI Audio Device e sistema operacional Windows 98. Quando tento utilizar o programa discagem automática para fazer ligações telefônicas, a ligação se completa, mas não se ouve som nenhum nas caixas de som enquanto está discando ou fazendo a conexão. O modem funciona normalmente, mas gostaria de ouvir o som da conexão para saber como está o andamento da mesma. O que eu poderia fazer para resolver?
Resposta:
Use Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Modems. Selecione o modem e clique em Propriedades. Será apresentado um quadro de propriedades no qual você deve selecionar a guia Geral, mostrada na figura. Você encontrará o controle “Volume do alto-falante”. Coloque-o totalmente para a direita para que o volume do pequeno alto falante existente no modem fique no seu máximo. Se estiver muito alto você poderá posteriormente voltar a este quadro e reduzir até um nível aceitável. Observe que esta é a configuração default para o seu modem. Ela será usada pelos programas de comunicação caso você não utilize em cada um deles, configurações específicas. Por exemplo, você pode ajustar o volume em uma conexão com a Internet, usando um nível diferente daquele que é definido no Painel de Controle. Pode ser preciso ajustar separadamente o volume nas propriedades de cada programa de comunicação que você usar.
2001_9
Propriedades do modem