Home » Artigos arquivados » 2001 – Miscelânea (Perguntas e Respostas)

2001 – Miscelânea (Perguntas e Respostas)

1) Iniciação em informática
Sou novato na informática e a cada dia me interesso mais pela área, porquanto estou deixando minha função para me empenhar no aprendizado das peculiaridades e segredos da informática. Deveras o meu interesse maior seja em manutenção, montagem, instalação, configuração e resolução de eventuais problemas de software e hardware. Isso que anssio é apenas um primeiro plano em para curto prazo, pois quando estiver atuando no mercado, prestarei o exame vestibular para Ciência da Computação, expandindo, então, meus conhecimentos. Como já é de conhecimento de todos, não há pessoa mais conceituada do que o senhor para me indicar livros e um curso os quais preencham todas as minhas necessidades imediatas, para que eu tenha êxito nessa minha nova fase profissional que irá me completar tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Resposta:
Prezado Helton, acho que você escolheu uma boa profissão, com dedicação terá sucesso. Agradeço o seu elogio, mas lembro que existem muitos profissionais altamente conceituados no Brasil, eu apenas gosto de divulgar o que sei e tive a felicidade de ter meu trabalho acolhido por meios de comunicação, como o jornal O Popular. Se fosse indicar apenas um livro, seria o “Manual de manutenção e expansão de PCs”, de minha autoria, publicado pela Makron Books. Lembro ainda que não estou aqui só para vender livros. Milhares de páginas de informações técnicas, muitas extraídas de capítulos dos meus diversos livros, podem ser lidas on-line, gratuitamente, em www.laercio.com.br. Quanto aos cursos, conheço um muito bom na sua região, a Ada Informática (www.ada.com.br). Eles têm certificação da Microsoft e IBM, utilizam meus livros e métodos de ensino e atuam em várias cidades da sua região. Periodicamente me convidam para dar palestras para seus alunos e profissionais de informática da região. Vale a pena conferir.
2) Especialização em hardware
Laércio, sou iniciante na área de informática e me interessei muito pela área desde que fiz um curso de montagem e manutenção de micros. Mas às vezes, quando faço a manutenção em um equipamento, fico com muitas dúvidas e outras vezes nem chego a detectar o problema. Meu sonho é continuar nessa área. Tenho 16 anos e pretendo prestar o vestibular para engenharia da computação. Como só fiz um curso até hoje, tenho muitas dúvidas e ninguém melhor que um bom engenheiro como o senhor para me indicar livros, revistas e, principalmente, cursos.

Resposta:
Paulo, eu recomendo os meus livros, mas acho que o próprio autor é suspeito para indicar seus próprios livros. Você pode perguntar aos seus professores se esses livros realmente são bons. Se não puder comprar livros, acesse a área de artigos do meu site (www.laercio.com.br). Lá existem cerca de 100 artigos sobre hardware, ensinando montagem, técnicas de manutenção, instalação de dispositivos de hardware, etc. São informações gratuitas e em grande quantidade, a maioria delas extraídas dos meus livros. Finalmente, quanto a revistas, recomendo que você leia a revista “PCs”, na qual sou colunista. É uma revista que trata exclusivamente sobre hardware, voltada para técnicos. Lembro ainda que a sua atual vontade de estudar deve ser uma constante na sua vida profissional. Na área de informática, muito mais que em outras áreas, novas informações surgem toda semana, e um profissional nunca pode considerar que já aprendeu o bastante. O aprendizado nunca termina, sempre se renova.
3) Trabalho sobre sistemas operacionais
Meu nome é Carlos Eduardo e sou estudante de Tecnologia em Processamento de Dados na UEG. Queria te pedir um grande favor que me enviasse alguma coisa ou me indicasse um site sobre:
DOS
– escalonamento de processos
– Histórico;
– Situação comercial;
– vantagens e desvantagens;
– Requisitos de hardware;
– Tendências tecológicas;

Obs: Não apenas sobre o MS-DOS e sim sobre todos os tipos de DOS. Tenho certeza que você poderá me ajudar, pois estou frito se não fizer esse trabalho.

Resposta:
Sugiro que você pesquise no livro:
Operating Systems – Andrew Tannenbaum
Este livro é um “clássico”, utilizado em vários cursos de computação, e o considero um dos melhores. Na biblioteca de sua escola você poderá encontrar outros livros sobre organização de computadores e sistemas operacionais, nos quais esses assuntos são discutidos com o enfoque que seu professor tem em mente para este trabalho.
4) Sistema binário
Porque os computadores usam o sistema numérico binário em vez do decimal.

Resposta:
Usamos o sistema decimal na vida cotidiana porque temos 10 dedos, e assim aprendemos a contar, desde a antiguidade. Os computadores são baseados na eletrônica binária, na qual um circuito pode assumir dois estados: ativo ou inativo, ligado ou desligado, conduzindo ou não conduzindo, tensão alta ou tensão baixa. Eletronicamente esses dois estados são usados para representar os bits 0 e 1. A partir da combinação desses circuitos simples, podem ser construídos circuitos mais complexos para representar virtualmente qualquer tipo de número, símbolo, enfim, qualquer dado. Como o ser humano não raciocina com facilidade no sistema binário, os programas dos computadores são encarregados de fazer a conversão dos dados lidos para o sistema binário, e convertê-los para o sistema decimal ou outro código “amigável” antes de apresentá-los ao usuário.