Home » Artigos arquivados » 2001 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

2001 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

1) PC para jogos
Li seu artigo sobre computadores e gostaria, se possível, que você analisasse esta configuração que montei. Está exagerada ? Meu irmão é engenheiro mecatrônico e sou médico. Gostamos de jogos de última geração. O Athlon 800 MHz é tão rápido quanto um Pentium III 800 MHz ??? Monitor Samsung 15″ ou LG 15″, Gabinete Upson MID ATX, Teclado + Mouse Logitech, Placa Mãe FIC, Processador K7 600 MHz + cooler, HD Quantum Firebol 15,0 Gb, Memória RAM 64 Mb DIMM, Placa de Vídeo Voodoo 3000, – Kit Multimídia Creative Labs Live 256 Value PCI, U.S. Robotics 56 K PCI , Drive 1.44, Estabilizador de 1 KVA

Resposta:
Sim, o Athlon é sensivelmente mais rápido que um Pentium III de mesmo clock, mas a diferença é pequena. Isto depende também da placa de CPU e das memórias utilizadas. O seu PC está muito bem configurado para jogos em todos os aspectos. A placa Voodoo 3000 é excelente para jogos 3D de última geração, mas gostaria de sugerir também as placas equipadas com o chip Nvidia TNT2, relativamente comuns no mercado nacional. Pode ficar tranqüilo pois um PC com essas características tem tudo para executar com excelente desempenho e qualidade gráfica, todos os jogos 3D recentes, e ainda os que serão lançados em pelo menos dois anos. Por falar em Voodoo, é bom lembrar que, passando por dificuldades financeiras, a 3DFx, fabricante das placas e chips Voodoo, acaba de ser parcialmente comprada pela sua concorrente, a Nvidia.

 

2) Problemas com jogo Need for Speed 4
Tenho um K6 II 500 MHZ com 128 MB de RAM, CD ROM 52x HD de 8.4 GB , minha placa mãe e ASUS P5-AB e a placa de video Banshee 16 MB PCI. O problema está relacionado com o jogo Need For Speed Road Challenge, ele roda até terminar a primeira corrida e quando vai continuar o jogo a imagem congela e só consegue sair desligando o computador ou reset. Este problema tem a ver com a minha placa de video ou o processador não agüenta, deveria ser um Pentium III ?

Resposta:
Testei esta configuração no meu laboratório, com uma placa mãe igual à sua, o mesmo jogo e uma placa Diamond Monster Fusion (equipada com o chip Voodoo Banshee). O jogo realmente apresentou alguns problemas de travamento que foram resolvidos com a instalação do driver para o chip Banshee que está no CD deste jogo. Não esqueça também de usar no K6-2 um cooler de tamanho grande e acoplado através de pasta térmica. Quanto à velocidade do processador, testei-o com 400, 350 e 300 MHz e os resultados foram praticamente os mesmos, portanto o seu K6-2/500 dá conta do trabalho.

 

3) Jogo para OpenGL
Tenho um Pentium III 450 Mhz, Hd de 8.4 Gb, 184 Mb de DIMM e Placa – mãe PC100 com Placa de Vídeo on-board SiS 620 com 8Mb. Recentemente, comprei o jogo Soldier of Fortune, porém ele instala mas não abre; ele dá uma mensagem de erro “desconhecido” e não dá pra jogar. Baixei os drivers atualizados da minha placa, porém de nada adiantou. Tentei instalar o OpenGL, mas ele não é compatível com a minha placa. O que eu devo fazer para rodar o jogo na minha placa? Existe algum que “forçaria” a minha placa para rodá-lo? Eu sei que minha placa agüenta, pois o meu computador supera a recomendação mínima exigida (inclusive em placa, pois o jogo pede uma de no mínimo 4 Mb, e a minha é de 8Mb).

Resposta:
Este jogo é um derivado do Quake 2, e para que funcione exige a instalação do OpenGL. Portanto você não vai conseguir jogar enquanto o OpenGL não for instalado. A maioria das placas de vídeo atuais são acompanhadas da API OpenGL, mas há um ou dois anos atrás isso nem sempre acontecia. É preciso ir ao site do fabricante da placa de vídeo e procurar o OpenGL apropropriado (note que o driver de uma placa não servirá para outra, a menos que se trate de uma versão universal). No caso, o seu vídeo é o integrado no SiS620, portanto deverá procurar em www.sis.com.tw. A próxima tentativa é usar o OpenGL que normalmente é fornecido com o jogo. Tenho usado algumas dessas versões que têm funcionado bem com várias placas de vídeo. Uma outra solução, que não pode ser usada no seu caso, é obter um driver em www.opengl.org. Lá existe um driver universal que funciona com os principais chips gráficos, mas não o SiS620. De qualquer forma você pode fazer uma busca neste site para obter outras informações. Pode também procurar informações em www.soldier-of-fortune.com. Uma solução que eu tentaria é utilizar uma versão do OpenGL de algum outro jogo similar baseado no Quake. Se um desses jogos funcionar no seu PC, o Soldier of Fortune funcionará. Jogos baseados em OpenGL são meio chatos para fazer funcionar, mas depois que funcionam, vale a pena. A qualidade das imagens é melhor que as dos jogos baseados no Direct3D.

 

4) Jogo só roda no Windows XP
Tenho um AMD-K6 II 450Mhz Technology 3D Now! com uma placa mãe PC-100 chips M598H, 128Mb DIMM (compartilhamento de 8Mb com a On-board SiS530 ChipSET), 20 Gb HD Quantum Fireball, On-board Sound CMI, Fax-Modem Motorola 56K PCI, Placa de Rede Ethernet 10/100 Mbps, 1024 Kb de Memória Chache Externa, através dessa configuração, gostaria de lhe fazer duas perguntas? O jogo Alien Vs Predator não roda em meu computador no Windows 98 Segunda Edição mas roda no meu Windows XP Professional, porque roda somente no Windows XP Professional, é pela causa do Directx 8.1? Quando eu perceber que meu computador está travando totalmente a ponto de nem mexer o mouse, a melhor solução seria a troca do COOLER?

Resposta:
Um jogo pode realmente rodar ou não rodar dependendo da versão do DirectX. Sugiro que você instale o DirectX mais novo no seu Windows 98SE. O DirectX pode ser obtido em www.microsoft.com/directx/. Quanto aos travamentos, eles podem ter várias origens, e o aquecimento é apenas uma delas. O K6-2 é um processador relativamente quente, e exige coolers com 2,5 a 3 cm de altura na parte de alumínio. O ideal é que o cooler seja acoplado ao processador através de pasta térmica, como recomendam os fabricantes de processadores mas normalmente os produtores de PCs ignoram esta recomendação. Apesar de existirem outros motivos para o travamento, o aquecimento é o mais comum, portanto é mesmo bom usar um cooler correto.

 

5) PC trava ao sair de jogo
Um problema vem ocorrendo frequentemente quando desligo o meu computador. Ele trava e na tela aparece um aviso com o seguinte teor: “Ocorreu um erro fatal OE em 0177:BFF9DBA7. O APLICATIVO EM USO SERÁ ENCERRADO- PRESSIONE QUALQUER TECLA PARA ENCERRAR O APLICATIVO ou CTRL+ALT+DEL PARA REINICIAR SEU COMPUTADOR. VOCÊ IRÁ PERDER OS DADOS NÃO SALVOS EM TODOS APLICATIVOS. PRESSIONE QUALQUER TECLA PARA CONTINUAR”.

Eu tento sequencialmente todas alternativas sugeridas e ele não destrava. Preciso então desligá-lo para reiniciar o processo. Observei que na maioria das vezes o problema acontece quando vou desligar o pc após jogar um game chamado Simcity. como posso resolver este problema?

Resposta:
No site da Microsoft existe uma página que “explica” vários tipos de erros que ocorrem nas diversas versões do Windows. Seu endereço é:

http://support.microsoft.com/support/windows/Topics/Win98/Using/UsingEM.asp

O chamado “Erro fatal 0E” ocorre durante o acesso a páginas da memória virtual. O problema pode ocorrer por defeito de hardware ou bug de software. Este tipo de problema tende a desaparecer quando fazemos uma expansão de memória, mas existem inúmeras outras causas, como por exemplo, conflito entre drivers, registro corrompido, problemas no CMOS Setup, enfim, é muito difícil encontrar a solução desta forma. Pesquisar o problema “ao vivo”, tendo contato direto com o computador, já é uma tarefa complicada. Achar o problema à distância é ainda mais difícil. Ajudaria um pouco conhecer a placa de CPU usada, a quantidade de memória e o processador. Muitas vezes essas informações são vitais para apontar uma solução direta, portanto peço aos leitores que não esqueçam de informar esses detalhes. Não deixe também de acessar o site do fabricante do jogo para buscar patches e atualizações. Muitas vezes os problemas são causados por bugs no próprio software (no seu caso, você desconfia do jogo SimCity) e seu fabricante disponibiliza pela Internet as devidas correções. Usar versões mais recentes dos drivers de som e vídeo também ajuda.

 

6) Como aumentar desempenho em jogos
Possuo um AMD K6-2 550MHz, placa de vídeo Sys 530 8MB onboard, placa de som onboard e placa aceleradora Voodoo 2. Não estou conseguindo um desempenho satisfatório em jogos como Fifa 2001. Gostaria de saber o que devo fazer. Estou pensando em algumas alternativas, como colocar 128 MB RAM, já que a placa de vídeo é compartilhada com a memória RAM. Ou coloco uma nova placa de vídeo, ou uma placa aceleradora 3D com mais memória? Gostaria de saber também qual a relação de desempenho entre chips da Intel e AMD, já que algumas pessoas me dizem que o K6-2 é equivalente ao Pentium I MMX, que o K6-2 é compatível com o Pentium II e que o Atlhon é um pouco melhor que o Pentium III.

Resposta:
Tanto o K6-2 como o vídeo onboard não são adequados para o uso de jogos 3D de última geração. Quando você instala uma placa 3D, o problema melhora um pouco. Temos o processador menos sobrecarregado pelo vídeo onboard, além disso a placa 3D realiza suas operações de forma muito mais veloz que o vídeo onboard. O chip gráfico Voodoo 2 opera apenas em modo 3D, e uma placa equipada com este chip depende da presença de uma segunda placa de vídeo (no seu caso, o vídeo onboard) para gerar as imagens em 2D. Antes de entrar em um jogo 3D, procure configurar a sua placa de vídeo original para operar com uma resolução reduzida e com poucas cores, por exemplo, 640×480 com 256 cores. Lembre-se também que é preciso configurar cada jogo 3D para utilizar os recursos de hardware da sua nova placa de vídeo, caso contrário os jogos usarão a renderização por software, que é extremante lenta. O K6-2/300 é um processador lançado no início de 1999, e tem praticamente a mesma velocidade que um Pentium II/300. Para clocks mais elevados, o K6-2 perde para o Pentium III, e mesmo para o Pentium II, devido à limitação de sua cache L2, que opera com apenas 100 MHz, mesmo quando o clock interno é 550 MHz. O K6-2, tanto na versão de 300 MHz quanto nas mais rápidas, é adequado para executar jogos 3D lançados em 1999 e anteriores. Pode executar a maioria dos jogos lançados em 2000, mas quanto aos jogos lançados em 2001, estes exigem processadores mais rápidos, e o K6-2 deixa a desejar.

 

7) Arquivos não encontrados na opção Jogos
Quando vou para o painel de controle e clico no ícone de Opções de Jogos aparece a seguinte mensagem: “Erro Interno! Os arquivos de suporte necessário não foram encontrados”. O que pode estar acontecido, se antes estava funcionando? Vou precisar instalar de novo o Windows 98 para resolver o problema? Minha máquina é K6-II 500 Mhz, 64 MB RAM, placa mãe SIS 530, vídeo e fax onboard, placa de som Cristal Sound Fusion.

Resposta:
Inicialmente reinstale os drivers da placa de som, entre os quais está incluído o drive para a interface de jogos. Apenas se o problema persistir você deve reinstalar o Windows, mas não formate o disco rígido. Instale o Windows sobre a versão atual, pois desta forma seus programas e arquivos não serão apagados. Note que não existe aparentemente um defeito de hardware no seu computador, apenas foi detectada a falta de alguns arquivos, provavelmente os drivers. Eles podem ter sido apagados acidentalmente, ou então durante um desligamento indevido, o que normalmente causa perda de arquivos.

 

8) Jogo não inicia depois de formatar PC
Tenho o jogo Elifoot 98 instalado e, até quando o meu computador precisou de ser formatado por causa de travamentos, o jogo funcionava normalmente. Daí em diante, sempre que inicio o jogo, a tela verde de início aparece normalmente, porém não passa daí, aparecendo o aviso

Invalid file: eli.cod. O arquivo executável é Elifoot.exe.

O que está ocasionando isso? Já tentei reinstalar o jogo e o problema persiste.

Resposta:
Espero que os travamentos do computador tenham cessado depois da formatação e da instalação do Windows. Mas lembre-se que depois de instalar o Windows existem outras configurações a serem feitas. É preciso instalar os drivers da placa de CPU, encontrados no CD-ROM que a acompanha. Um desses drivers é o AGP Miniport Driver, sem o qual ocorrem anomalias na imagem dos jogos 3D, a menos que o Windows reconheça corretamente o chipset da placa de CPU. Depois é preciso instalar os drivers de todas as placas, e finalmente a última versão do DirectX, encontrada em www.microsoft.com/directx/. A seguir devem ser instalados os aplicativos, como é o caso dos jogos.

 

9) Usando dois joysticks
Tenho dois joysticks Genius (Max Fire Programmable G08). Se encaixo um joystick na porta de som, ele é calibrado corretamente, mas se encaixo o duplicador e coloco os dois joysticks, há uma série de problemas. Na hora em que vou calibrá-los, no joystick 1, o manche é calibrado corretamente, mas funcionam só quatro botões (há oito); no joystick 2, o manche é reconhecido como botões (mas só dois funcionam). Como posso dar um jeito nisso? Quando inverto a posição dos joysticks, o problema é o mesmo.

Resposta:
O erro está no ponto em que é usado o “duplicador” de joysticks. Ele só funciona quando os dois joysticks são do tipo simples, com dois eixos e dois botões. Vejamos porque isso acontece. No conector da interface de jogos, existem entradas para dois joysticks: X1, Y1, A1, B1, X2, Y2, A2 e B2. X1 e Y1 são os eixos X e Y do primeiro joystick, A1 e B1 são seus dois botões. X2, Y2, A2 e B2 são os controles correspondentes do segundo joystick. Quando encaixamos um joystick diretamente na interface, estamos usando apenas os controles X1, Y1, A1 e B1. Os controles do joytick 2 estão inacessíveis. Um cabo duplicador de joystick serve para enviar as ligações ao segundo joystick, mantendo as do primeiro. Os joysticks de 4 botões usam um pequeno artifício: o terceiro e o quarto botões são na verdade as entradas A2 e B2, que seriam do segundo joystick. Em um joystick de 6 botões, o quinto e o sexto botões correspondem ao eixo X do segundo joystick, e em um joystick de 8 botões, o sétimo e o oitavo usam na verdade o eixo Y do segundo joystick. Esta foi a forma que os fabricantes encontraram para usar joysticks com 4, 6 e 8 botões em uma interface que foi originalmente projetada para apenas 2. Quando você usa o cabo duplicador, seu joystick de 8 botões está usando entradas que seriam do segundo. Você poderá inclusive observar que comandos em um joystick serão refletidos como se fossem do outro, e vice-versa. Esse problema acabará com a adoção dos joysticks USB, que não utilizam mais este estranho artifício para aumentar o número de botões.

 

10) Controles de 6 e 8 botões.
Gostaria de saber como faço para colocar seis botões no meu controle Dynacom digital turbo pad, porque só quatro funcionam. Meu Windows é 98.

Resposta:
Para instalar joysticks e controles de 6 ou 8 botões precisamos definir um novo tipo. Usamos o comando Controladores de Jogos no Painel de Controle, clicamos em Adicionar e a seguir em Personalizar. Encontraremos então opções para 2, 3 ou 4 eixos, e para até 4 botões. Indicamos então 4 eixos e 4 botões. Em joysticks de 6 botões, o quinto e o sexto botões farão com que o terceiro e o quarto “eixos” variem de zero até o seu máximo valor positivo. Nos joysticks de 8 botões, o sétimo e oitavo botões correspondem a variações do terceiro e quarto eixos de zero ao máximo (em amplitude) negativo. Parece complicado, mas no fim tudo funciona. Os joysticks originais do PC possuem apenas dois eixos e dois botões, mas a interface permite ligação de dois controles. Os botões 3 e 4 usam na verdade as entradas dos dois botões do joystick #2, enquanto os botões de 5 a 8 usam os eixos X e Y do joystick #2. Para a interface, tudo se passa como se existissem dois joysticks de 2 eixos e 2 botões, para o Windows parecerá um joystick de 4 botões e 4 eixos, mas para os jogos, tudo funcionará corretamente: será um joystick de 2 eixos e 6 ou 8 botões.

 

11) Jogo em MS-DOS
Tenho um micro: AMD K6-2 500 MHz, eu tenho um jogo “Grand Prix II”, pois então, acontece que quando eu boto o cd na unidade de Cd Rom, e ele é auto executavel, entro no jogo, jogo e ate tubo bem, mas na hora em eu sair do jogo, o micro trava por inteiro, o jogo é jogado em Ms-Dos e em Windows, gostaria se possivel que me mandassem uma solução para o determinado problema.

Resposta:
O MS-DOS está sem suporte, tanto por parte da Microsoft quanto por parte dos fabricantes de software. A partir de 1997 não foram mais lançados programas para o MS-DOS, e os fabricantes em geral não se responsabilizam pelo funcionamento em ambiente Windows. Felizmente os PCs modernos podem executar a maioria dos jogos para MS-DOS, mas alguns realmente apresentam problemas. O seu jogo pelo menos funcionou, apenas trava o micro quando é finalizado. Isto não é novidade. Jogos para MS-DOS em geral utilizam todos os recursos do micro e nem sempre convivem bem com o Windows. Sugiro que você faça o boot no modo MS-DOS e aí sim utilize seus jogos. Muitos jogos que apresentam problemas no MS-DOS sob o Windows funcionam bem quando são executados de forma exclusiva, ou seja, sem o Windows carregado.

 

12) Problemas para executar jogo FIFA 2000/2001
Tenho um K6-II, 500 mhz, com 64 MB, 10 gb de HD, placa de vídeo com 8 MB on-board, fax 56 também onboard e placa de som Cristal Sound fusion. Instalei os jogos Fifa 200 e 2001 e eles não rodaram. A apresentação inicia, as opções de menu funcionam normalmente, mas quando o jogo acaba de carregar , em vez de iniciar a partida, ele volta para a área de trabalho e é fechado. O que pode estar acontecendo? Tenho alguns amigos com computadores idênticos ao meu, em que estes jogos funcionam normalmente. Se for problema de placa quais seriam as mais indicadas para jogos em terceira dimensão?

Resposta:
Os jogos desta série sempre foram exigentes no que diz respeito ao desempenho do computador. Placas de CPU para K6-2 com vídeo onboard não foram feitas para rodar jogos, e sim para office applications, como processamento de texto, planilhas, acesso à Internet e e-mail, etc. É verdade que muitos jogos funcionam, sobretudo aqueles anteriores a 1999. Quanto mais novo é um jogo, mais dificuldade tem para funcionar com o K6-2 (são jogos mais exigentes). O vídeo onboard, que na maioria dos casos faz apenas os jogos ficarem lentos, em outros casos provoca o travamento e até a finalização do jogo, sem mensagem alguma. Verifique na caixa do jogo quais são os requisitos de hardware indicados pelo fabricante (eu não tenho o jogo aqui para checar). Verifique se o K6-2/500 e 64 MB são suficientes. Se forem, provavelmente a solução será a instalação de uma placa 3D. Placas de CPU com vídeo onboard normalmente não possuem slot AGP (confirme na sua placa), portanto você só poderá instalar uma placa de vídeo PCI. Sugiro que procure um modelo equipado com o chip Nvidia TNT2, o desempenho é muito bom e o custo está bem acessível. Não compre aquela placa de vídeo “SiS” oferecida em muitas lojas. Seu desempenho é quase tão ruim quanto o da maioria dos vídeos onboard.

 

13) Jogo Quake 1 trava
Tenho um PC equipado com processador AMD K6 2 500Mhz, sendo a placa-mãe PC100 M598L (dispositivos on board). Quando voe executar o jogo Quake 1 o PC apresenta um problema, travando o jogo e realizando um som tipo “TAM, TAM, TAM..” sem parar. O que faço para rodar o Quake sem problemas na minha máquina? Existe algum conflito de computadores AMD K6 2 500 com o jogo Quake?

Resposta:
A placa M598 não foi feita para jogos. Ela apresenta desempenho modesto, e é indicada para “office applications” (Word, Excel, Internet, etc.). Não executa com eficiência os jogos de última geração. Tem velocidade suficiente para executar jogos mais antigos, como o Quake 1, porém não é voltada para aplicações de DOS. A compatibilidade com o DOS já foi deixada de lado há alguns anos pelos fabricantes de hardware, e agora pela própria Microsoft, com o Windows ME. É verdade que vários jogos antigos para MS-DOS funcionam na M598, eu mesmo já pude testar vários deles, mas é bem verdade que muitos deles travam. E o Quake 1 não é o que podemos chamar de jogo 100% compatível com todas as máquinas, podem ocorrer problemas relativos ao gerenciamento de memória, som e vídeo. Sugiro que você primeiro crie um disquete de boot para o modo MS-DOS, usando os comandos usuais de gerenciamento de memória no CONFIG.SYS (HIMEM.SYS e EMM386.EXE) – se você está acostumado com jogos para MS-DOS deve conhecer esses comandos, estão detalhados nos artigos de www.laercio.com.br. Tente conseguir uma placa de vídeo PCI antiga, mesmo com 1 ou 2 MB de memória, ela terá mais chances de funcionar com o Quake 1 que o vídeo onboard da M598. Esta placa de CPU tem circuitos de som compatíveis com a Sound Blaster Pro, que funciona com o Quake 1, mas tudo precisa ser feito no modo MS-DOS.