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2001 – Impressoras (Perguntas e Respostas)

1) Problema com a tinta amarela
Tenho um problema que é o seguinte: Seleciono através do ClipArt uma paisagem para fazer um cartão ou trabalho de escola, etc. Quando faço a impressão a figura muda de cor, Por exemplo se é uma paisagem com verde ela sai azul, o que será isto. Se as letras são amarelas elas saem rosa.Não é normal. Me ajude. Minha impressora é DeskJet 820 Cxi.
Resposta:
Na impressora, o verde é formado por pontos amarelos e pontos azuis (cian). O laranja tem pontos amarelos e pontos cor de rosa (magenta). Sua impressora está com problema na tinta amarela. Ou o cartucho amarelo está vazio, ou entupido, ou a cabeça está defeituosa. Se o cartucho ainda tiver tinta e o problema persistir, use o procedimento de limpeza da cabeça, conforme é explicado no manual da impressora.

2) Página cortada
Há algum venho procurando sanar um problema, simples, mas que ja nao consigo conviver com ele, por isso estou apelando a sua ajuda. No word 97, a pagina estando configurada com tamanho do papel em a4 (21×29,7cm), quando insiro bordas da pagina ou se o meu texto ocupa a pagina inteira, tudo que estiver alem 27 cm na pagina, nao e impresso. bom, para amenizar, sempre tiro o “7mm” e a parte inferior do conteudo da pagina é visto em visualização da impressao, assim como impresso, porem, a margem inferior fica sempre maior que o que preciso. gostaria que me ensinasse uma forma de resolver este meu “extressante” dilema, e usar o tamanho a4 puro e simplesmente completo até o ultimo milimetro, sem ter que usar de artimanhas, e possivel?
Resposta:
Para imprimir corretamente um documento com um certo tamanho de página, é preciso atender a três condições: 1) Usar o papel do tamanho correto; 2) Configurar no seu programa (no caso o Word, usando o comando Arquivo / Configurar página / Tamanho do papel) o tamanho da página; 3) Ao imprimir, clicar no botão Propriedades ao lado do nome da impressora e escolher o tamanho do papel. Acredito que você esteja configurando a página como A4 no Word mas nas propriedades da impressora o tamanho do papel esteja constando como Letter (Carta), que tem 27,9 cm de comprimeito). Corrija esta configuração e a impressão será feita corretamente. Um outro erro comum é o corte da impressão na margem direita. Ocorre quando configuramos no Word a página como Letter e no quadro de propriedades da impressora consta como A4, que é um pouco mais estreito. Ambos os problemas de corte, seja no rodapé, seja na margem direita, são resolvidos com a configuração simultânea do tamanho do papel, tanto no layout do documento quando nas propriedades da impressora.

3) Impressora não funciona
Tenho uma impressora HP 694C adquirida nos Estados Unidos. Meu micro é um Infoway Itautec, Pentium III, 600 Mhz, 128 M de ram, com um HD de 17 Gb. Utilizo o Windows 98. Meu problema é o seguinte: quando envio documentos para a impressora no modo normal ou apresentação, a impressora inicializa, mas não imprime. Aparece uma mensagem que ocorreu um erro e tenho que inicializar o Windows. Se mando para imprimir preto e branco, no modo econômico, na maioria das vezes funciona, mas de vez em quando trava também. Já copiei o drive do site da HP, pois pensei que estivesse com problemas. Não funcionou. Instale o Windows Millenium, achando que fosse algum bug do próprio Windows 98, não funcionou.
Resposta:
O que têm os modos preto e branco e econômico que quase sempre funcionam, e o que não têm os modos normal e de apresentação que não funcionam? A diferença é a quantidade de dados que estão sendo enviados para a impressora. Parece que quando são poucos dados ela imprime, quando são muitos, não imprime. Use Iniciar / Configurações / Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e selecione o item Propriedades. Selecione a guia Detalhes e clique no botão Configuração da porta. Marque a opção “Verificar o status da porta antes de imprimir”. O problema também pode ocorrer pelo uso do cabo inadequado. A quantidade de bytes enviados para uma impressora é muito grande, principalmente em gráficos de alta resolução. Por isso é preciso utilizar interfaces paralelas, cabos e impressoras capazes de operar nos modos EPP e ECP. Para isso é preciso utilizar um cabo apropriado (também chamado de IEEE-1284), que suporta taxas de 2 MB/s. Normalmente os cabos que acompanham as impressoras são desse tipo. Basta configurar o porta paralela como EPP/ECP no item Peripheral Configuration do CMOS Setup, o Windows reconhecerá a porta paralela como ECP e pronto. O problema é quando a impressora não vem acompanhada com este cabo. O usuário precisa então comprar o cabo para impressora padrão IEEE-1284, à venda em qualquer loja de informática… nos Estados Unidos e na maioria dos países desenvolvidos. No Brasil, os importadores e os vendedores nunca ouviram falar em IEEE-1284, e importam/vendem apenas cabos paralelos comuns, que custam 1 dólar mais barato e são mais leves. Esses cabos foram feitos para operar com apenas 150 kB/s, no chamado modo SPP ou Standard. É adequado às impressoras dos anos 80, que trabalhavam apenas com caracteres, mas tornam a impressão lentíssima para gráficos de alta resolução. Se você conseguir este cabo (ele parece um cabo de impressora comum, mas tem a inscrição IEEE-1284 nos conectores ou ao longo do cabo) e configurar a porta como ECP ou EPP no CMOS Setup. Caso contrário será preciso configurar a porta paralela para operar como SPP.

4) Impressora não funciona
Tenho um problema no pc e gostaria de uma mãozinha !!! Tenho uma placa mãe pc-100 M598 e gostaria de uma ajuda para configurar o meu setup para a minha impressora volta a funcionar em outro micro funciona …
– Impressora HP Deskjet 400
– A minha Bios e Ambios simple setup utility – Version 1.19
No peripheral Setup tenho estas opcoes

Onbord Parallet Port – 378h / Available options: Auto – Disabled – 378h – 278h – 3bch
Parallet Port mode – / Available options: normal – ecp – epp+ecp
Parallet Port irq – 7 / Available options: N/A – 5 – 7
Parallet Port dma – N/A / Available options: N/A – 5 – 7

Esta e minha configuração , mudei imprime no DOS mas no windows 98 2º edicao não imprime.
Resposta:
Em casos como este é bom explicar melhor o que acontece. O micro trava, ou apresenta alguma mensagem de erro? Facilita bastante a investigação do problema. Muitas impressoras modernas não funcionam corretamente porque não utilizam o cabo apropriado. Este cabo é o chamado “Cabo paralelo IEEE 1284”. Infelizmente este cabo não é vendido no Brasil porque os importadores não entendem a diferença, do ponto de vista técnico, entre este cabo e um cabo comum. Entendem apenas que o cabo comum é um pouco mais barato e mais leve, sendo portanto mais fácil para importar. A diferença técnica é que o cabo IEEE 1284, apesar de ter os mesmos conectores que um cabo comum, tem uma blindagem interna e uma configuração de fios que permite a operação nas elevadas taxas de transferência dos modos EPP e ECP. Os cabos comuns são certificados para operar apenas no modo SPP, com baixa taxa de transferência. O MS-DOS usa a impressora no modo SPP, e está funcionando. O Windows também deverá funcionar se você usar o modo SPP, e realmente apresenta problemas se estiver configurado como EPP/ECP e o cabo não for adequado. Configure a porta paralela no modo Normal ou SPP ou Compatible. Depois entre no Gerenciador de Dispositivos do Windows e remova o item “Porta de impressora ECP”. Use o botão Atualizar e porta paralela será detectada como “Porta de impressora padrão”. Na pasta de impressoras, remova a impressora e instale-a novamente. A impressora passará a operar com velocidade de transmissão baixa, mas compatível com o cabo. Esta lentidão não traz grandes desvantagens, já que o tempo é gasto muito mais na impressão propriamente dita que na transmissão dos dados.

5) Impressão pela metade
Tenho um computador AMD K6-II de 400 Mhz, HD de 6.4 GB, 64 Mb de Ram, placa de vídeo AGP 8 Mb e Windows 98 instalado. O problema é o seguinte: ao pedir a impressão de um documento qualquer, este só é impresso na metade da folha, ou na vertical ou então na horizontal. Já fiz todos os testes na impressora e está tudo aparentemente normar. Inclusive, quando peço para visualizar a impressão, também não encontro nada de errado. Gostaria de saber o que fazer para corrigir este problema. Minha impressora é uma Canon Elgin BCJ 4300.
Resposta:
Quando a impressão aparece truncada, normalmente o computador não está obedecendo à ordem que a impressora envia, dizendo “pare de enviar dados, espere eu imprimir meu buffer”. Isto pode ser ajustado com uma configuração apropriada. Abra a pasta de impressoras, clique no ícone da impressora com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. Selecione a guia Detalhes, e no botão “Config de porta”. Marque então a opção “Verificar o status da porta antes de imprimir”. Ainda na guia Detalhes, você pode aumentar os limites de tempo, o que normalmente ajuda a resolver problemas na impressão de arquivos grandes.

6) Margens de impressão
Meu micro é um AMD K7 700 Mhz, com 64 Mb de Ram, HD Quantum 15GB, placa de vídeo NVidia TNT2, placa mãe ASUS. O problema é que ao alterar a configuração de página do Word, é comum receber esta mensagem: “Uma ou mais margens foram definidas fora da área de impressão da página. Escolha o botão corrigir para aumentar as margens apropriadamente.” Então aumento o tamanho do papel e o programa aumenta o tamanho da margem inferior, mantendo fixo o tamanho da área de impressão. Minha impressora é uma HP 692. Este é um problema do fabricante ou há solução?
Resposta:
Isto não é um problema. Pode ocorrer com qualquer tipo de impressora. Todas as impressoras possuem uma área máxima de impressão. Esta área está indicada no manual da impressora. A maioria das impressoras não permite usar margens menores que 1 cm. Quando aparece esta mensagem de erro, o Word pode corrigir automaticamente a configuração em função das margens suportadas pela impressora. Ao entrar no comando de configuração de página, você verá os valores preenchidos, que são as margens minimas suportadas pela impressora. Além da área máxima de impressão disponível, as impressoras também têm limites de margens, mesmo que o documento impresso caiba na área de impressão. Enfim, dificilmente você conseguirá imprimir uma folha inteira, sem margens. Um recurso que pode ser usado é utilizar uma folha de papel maior para depois cortar as margens, mas isto funciona desde que a área máxima de impressão seja respeitada.

7) Impressão truncada
Possuo um Pentium III 700 Mhz, 64 MB e HD de 20 GB. Comprei uma impressora a laser HP 1100 e a instalei normalmente, mas quando mando imprimir arquivos um pouco maiores (3 MB por exemplo), ela corta a impressão. O que posso fazer? Impressora tem memória? Ás vezes ela também acusa problema de porta LPT1. Antes dessa impressora, eu tinha uma Lexmark Z11 instalada.
Resposta:
A impressora não tem condições de imprimir com a mesma velocidade que o PC envia os dados. Para compatibilizar esta diferença, todas as impressoras têm um buffer de impressão, que é uma área de memória onde são mantidos os dados que vão ser impressos. Quando este buffer fica cheio, a impressora avisa ao computador: “Por favor, pare de enviar dados por enquanto, meu buffer está cheio. Quando estiver mais vazio avisarei.”. Este comando é feito através de sinais de controle da porta paralela. Acontece que este protocolo só é respeitado se as rotinas de impressão também o estiverem utilizando. Se não estiverem, vão ignorar o aviso de pausa, e continuarão enviando dados, até “terminar a impressão”. Os dados que chegam quando o buffer está cheio serão ignorados pela impressora, e o resultado é uma impressão truncada. É preciso fazer então um ajuste no quadro de propriedades da impressora. Abra a pasta de impressoras (encontrada no Painel de Controle, por exemplo), clique no ícone da impressora e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Detalhes e clique no botão “Configuração da porta”. Marque então a opção “Verificar o status da porta antes de imprimir”. Experimente agora fazer a impressão, que deverá funcionar.

8) Impressora Epson com problemas
Com certa freqüência, ao dar comando para a impressão (Epson Stylus Color 640), aparece na tela dados da impressora que, em seguida, desaparecem. A impressão na ocorre. Desligo a impressora por alguns segundos, volto a ligá-la e dou novo comando de impressão. Aí, sim, ela ocorre. Mandei a impressora para análise. Disseram que ela está ok. O que fizeram foi trocar o cabo, mas o problema persiste. A CPU também já foi motivo de análise. O que pode estar ocorrendo?
Resposta:
É difícil matar o problema à distância, sem ter contato direto com os equipamentos. Vejamos entretanto o que deve ser testado. Muitos problemas de impressão são causados pelo uso de cabos inadequados. As impressoras modernas exigem cabos paralelos padrão IEEE-1284. É fácil reconhecer, pois este código está impresso no conector ou ao longo do fio. Cabos que acompanham as impressoras atendem a este padrão. Muitas impressoras são fornecidas sem cabo, e o fabricante recomenda que seja comprado separadamente. Ocorre que no Brasil não existem cabos IEEE-1284 à venda, somente os cabos comuns. Os cabos IEEE-1284 são certificados para operar nos modos EPP e ECP, com taxa de 2 Mbytes/s. Os cabos comuns são certificados para apenas 150 kB/s. Como o cabo IEEE-1284 é um pouco mais caro e aparentemente similar ao cabo paralelo comum, os responsáveis pelo abastecimento do mercado nacional (importadores) decidiram brilhantemente não importar os cabos IEEE-1284. Os cabos comuns funcionam, mas com baixa confiabilidade, apresentado problemas como o que você descreve. A solução é utilizar o cabo correto, ou então reduzir a velocidade da impressora para o modo SPP (à la 1980), limitado a 150 kB/s. Este ajuste é feito na seção Peripheral Configuration do CMOS Setup. É claro que o problema também pode estar na impressora ou no computador. O ideal seria testar outra impressora no seu computador, e também testar a sua impressora em outro computador. Também é necessário instalar os drivers mais recentes para a sua impressora.

9) Impressão torna o PC lento
Recentemente adquiri um PC Dell Pentium III 700 Mhz, 256 MB de RAM, HD de 20 GB com Windows ME e uma impressora HP Deskjet 840C. Ao enviar qualquer documento para impressão, o computador fica lento, impossível de trabalhar até que se conclua a impressão. Qual seria o problema? Já tentei atualizar os drivers da impressora, mas não adiantou. Será que o meu processador é fraco e não consegue imprimir e permitir um simples click do mouse?
Resposta:
Não, esta é uma característica de muitas impressoras. A quantidade de bytes enviados para uma impressora é muito grande, principalmente em gráficos de alta resolução. Uma forma de atenuar o problema é utilizar interfaces paralelas, cabos e impressoras capazes de operar nos modos EPP e ECP. Para isso é preciso utilizar um cabo apropriado (também chamado de IEEE-1284), que suporta taxas de 2 MB/s. Normalmente os cabos que acompanham as impressoras são desse tipo. Basta configurar o porta paralela como EPP/ECP no item Peripheral Configuration do CMOS Setup, o Windows reconhecerá a porta paralela como ECP e pronto. O problema é quando a impressora não vem acompanhada com este cabo. O usuário precisa então comprar o cabo para impressora padrão IEEE-1284, à venda em qualquer loja de informática… nos Estados Unidos e na maioria dos países desenvolvidos. No Brasil, os importadores e os vendedores nunca ouviram falar em IEEE-1284, e importam/vendem apenas cabos paralelos comuns, que custam 1 dólar mais barato e são mais leves. Esses cabos foram feitos para operar com apenas 150 kB/s, no chamado modo SPP ou Standard. É adequado às impressoras dos anos 80, que trabalhavam apenas com caracteres, mas tornam a impressão lentíssima para gráficos de alta resolução. Se você conseguir este cabo (ele parece um cabo de impressora comum, mas tem a inscrição IEEE-1284 nos conectores ou ao longo do cabo) e configurar a porta como ECP ou EPP no CMOS Setup, a impressão prenderá menos o processador. Caso contrário, é melhor deixar para continuar trabalhando depois que a impressão terminar.

10) Problemas com a Stylus Color 600
Tive problemas de entupimento na cabeça de impressão de uma Stylus Color 600. Já é a minha segunda impressora Epson com este defeito. A primeira foi uma Stylus Color 800 que ficou parada durante uma semana. Já a Stylus Color 600, não mais que dois dias. Sempre utilizei cartuchos originais Epson. Pergunto: porque as impressoras Epson são tão problemáticas? A resolução é excelente, mas a qualidade deixa a desejar. Tenho esta impressora há um ano e meio. Como faço para consertá-la? Fiz um orçamento em uma autorizada e me informaram que a troca das cabeças de impressão ficaria em torno de R$220,00. Se possível, gostaria de uma
solução, pois não estou disposto a gastar isso para arrumá-la. Com um pouco mais posso comprar uma HP e quem sabe não ter mais estes problemas.
Resposta:
Não gosto de fazer propagandas de um ou outro fabricante de impressoras. Particularmente acho que os atuais modelos são quase descartáveis. Se trocar a cabeça sai quase o preço de uma impressora nova, então isso caracteriza que as impressoras são realmente descartáveis. Pior ainda é quando oferecem garantia de 3 anos, e com letras pequenas está indicado: “exceto para a cabeça e motores”. É verdade que a cabeça pode ficar entupida quando a impressora fica muito tempo sem uso, ou quando são usados cartuchos não originais, ou mesmo cartuchos falsificados. Eu tenho uma Stylus Color II que funciona bem há 4 anos, e tive uma Stylus Color que imprimiu alguns milhares de páginas antes de se aposentar por problemas mecânicos. Tenho também uma Canon 620 funcionando bem há quase 4 anos. Por outro lado recebo muitas reclamações de usuários de impressoras de todas as marcas, que não têm a mesma sorte que eu. Em geral o entupimento das cabeças pode ser resolvido com o comando de limpeza das cabeças, descrito no manual da impressora. Depois disso, deixe a impressora executando auto-teste e verifique se as cores, linha após linha, vão ficando mais visíveis. Isto significa que a sujeira está sendo removida.