Home » Artigos arquivados » 2001 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

2001 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

1) PC lento
Tenho um K6-2/500 com 128 MB de RAM, Cd ROM 52x, HD 10.0 Gb, minha placa mãe é SOYO, e estou com problemas. Quando inicio o micro tudo está rápido, mas em compensação, quando abro o WORD e vou até a barra de formatação para escolher o tipo de fonte, ele fica lento e gasta cerca de um minuto para abrir as opções. O outro problema e que não consigo rodar jogo, do tipo TopGame, e outros cds, quando inicio a tela fica toda embaralhada e sempre da erro, e então trava. Que posso fazer pois já tentei de tudo até formatei o micro. aproveitando gostaria de saber se a formatação da unidade C: prejudica o Pc, obrigado!!
Resposta:
Quando instalamos muitos softwares como editores de texto e pacotes para editoração, diversas fontes são instaladas. Às vezes somos tentados a instalar softwares como “99.999 fontes para Windows”. A Microsoft recomenda usar no máximo 1000 fontes. Se o número for maior, o PC poderá ficar lento em diversas ocasiões, inclusive na inicialização. Lentidão poderá ocorrer também no acesso às caixas de fontes, como você descreveu. Fazer uma desfragmentação no disco rígido também ajuda bastante em casos como este. Quando jogos 3D apresentam telas embaralhadas e travam, está provavelmente faltando instalar o AGP Miniport Driver. Este driver está no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU, mas sugiro que você utilize a versão mais recente, encontrada no site do fabricante da placa de CPU. Finalmente, a formatação do drive C não prejudica o PC. O que a formatação do HD faz é apagar a FAT, diretório raiz e setor de boot, além de executar uma verificação (leitura) em toda a superfície do disco.

2) K6-2/333 mais lento lento que Pentium-166
Meu computador está muito lento para iniciar, sendo um K6 333 MHz penso que ele possa ser mais rápido. O de um amigo é um Pentium 166 MHz e é bem mais rápido que o meu.
Resposta:
Isso pode realmente acontecer. Muitos PCs Pentium-133 a 233, produzidos entre 1996 e 1998, utilizavam peças de bom desempenho. Se por um lado os processadores ficaram mais velozes, tornaram-se também comuns as placas que dependem do processador para fazer o seu trabalho. O vídeo onboard e o soft modem são dois componentes que reduzem o desempenho do processador. Especificamente no caso da inicialização, o tempo gasto depende muito dos componentes de hardware e software instalados. Em geral quando o computador tem mais dispositivos, demora mais. Também torna-se um processo mais complexo quando muitos softwares adicionam comandos nos arquivos de inicialização. Desinstalar programas antigos e sem uso pode ajudar. Uma providência que sempre dá resultados bons é a desfragmentação do disco rígido.

3) PC reduziu velocidade
Possuo um K6 II de 300mhz com 128mb de ram, placa mãe sis530 (placa de video on-board de 8mb) e um HD sansumg ultra DMA de 8gb. Não é lá um grande Pc para mim que trabalha com gráficos, mas ele sempre deu conta do recado. Não acusa nenhum conflito nem defeito no HD, possuo apenas 128 fontes instaladas, os programas são os mesmos de sempre que não ocupam mais que 3gb em disco, porem, de um mês para cá o seu desempenho caiu radicalmente. Formatei e instalei o Windows ME, mas nada mudou, até piorou, acada dia que passa ele se parece mais com um 386 chegando a cúmulos de, recem inicializado e apenas com o Norton Anti-virus ativo na memória, levar “5 segundos” para abrir ou fechar um simples janela. Por favor, me dê uma pista do que está acontecendo e o que devo fazer.
Resposta:
É difícil encontrar à distância, a causa da lentidão. Use inicialmente o comando Load BIOS Defaults no CMOS Setup. É possível que algum item tenha sido alterado por você ou por um técnico (por exemplo, a desabilitação das caches). Em muitos PCs atuais existe um esquema para proteger o processador de superaquecimento. Existe um sensor de temperatura próximo ao processador. Quando a temperatura atinge um valor muito elevado, o BIOS automaticamente reduz a sua velocidade de forma drástica, fica mesmo tão lento quanto um 386. É possível que este seja o problema do seu computador. O K6-2/300 é um chip relativamente quente. Precisa ser acoplado a um cooler eficiente, com cerca de 3 cm de altura na parte de alumínio, totalizando cerca de 4 cm contanto com a altura do ventilador. É ainda recomendável que seja aplicada pasta térmica entre o cooler e o processador.

4) PC lento com 16 MB de RAM
Meu computador é um Pentium 166 MMX com 16 MB de memória, modem de 56k bps e Windows 98, só que está super lento, tanto na Internet como fora. Então gostaria de saber como faço para deixá-lo mais rápido. Será que vale a pena colocar 32 MB de memória?
Resposta:
Sem dúvida a instalação de mais 16 MB deixará o computador mais rápido. Para os programas atuais, 16 MB é pouca memória, 32 MB é mais aceitável, 64 MB é o que eu indicaria para um PC novo. Além de aumentar as memórias existem outras providências que você pode tomar. Desinstale programas que você não usa mais e apague arquivos inúteis, a seguir use o programa desfragmentador de disco, encontrado em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema. Utilize o desfragmentador periodicamente para manter o disco mais organizado, tornando o seu acesso mais rápido. Eu o utilizo uma vez por mês, mas há quem use uma vez por semana, o que não faz mal algum.
O Pentium-166 era um processador veloz para os padrões de 1996. Hoje os programas exigem processadores mais velozes. Se você utiliza muitos programas novos, é bem provável que a lentidão seja causada pelo fato do processador estar ultrapassado. Leia meu artigo sobre como aumentar a velocidade do processador através de ajustes no CMOS Setup, em www.laercio.com.br. Se mesmo com os ajustes você ainda não ficar satisfeito, a solução será usar um processador novo. Infelizmente a maioria das placas de CPU da época da sua suportam no máximo um Pentium-233 MMX, que não é muito mais veloz que o Pentium-166 MMX. Nesse caso será preciso trocar a placa de CPU por uma mais nova, usar um processador mais veloz e memórias novas. Como isso pode sair caro, fique por enquanto com a expansão de memória, desfragmentação e ajustes no CMOS Setup, talvez sejam suficientes.

5) Pentium III lento
Tenho um Pentium III 750 mhz, hd 10.5, 64 de RAM e placa mãe soyo, tudo off – board, só que meu pc é muito lento, só pra iniciar o win98 ele demora mais de minuto! Tenho um K6-500 e o mesmo é bem mais rápido que o meu pentium, qual pode ser o problema do meu pc?
Resposta:
O tempo de carregamento do Windows não é um indicador de desempenho do PC. O tempo pode se tornar grande com o passar do tempo, depois que muitos softwares são instalados, e também quando o disco rígido se tornar fragmentado. Desinstalar softwares desnecessários e desfragmentar o disco rígido vai reduzir bastante o tempo de carga do Windows. Quanto ao desempenho, você pode utilizar um programa medidor para checar a velocidade do computador. Esses programas podem indicar se a velocidade do computador está dentro do esperado, definindo um índice de velocidade. Um dos programas mais usados para isso, apesar de não ser o melhor, é o Norton Sysinfo, que faz parte do pacote Norton Utilities. Um outro programa que faz medidas aceitáveis é o HWINFO, obtido em www.hwinfo.com. Este programa faz medidas de desempenho de processamento de 16 e 32 bits, processamento de ponto flutuante e de instruções MMX, apresentando o resultado na forma de um gráfico comparativo com diversos modelos de processadores, como mostra a figura.
2001_20
Medida de desempenho feita com o programa HWINFO
Existem ainda alguns ajustes que melhoram o desempenho do PC. Use Painel de Controle / Sistema e clique na guia Desempenho, Sistema de Arquivos, disco rígido. No campo “Função deste computador”, escolha a opção “Servidor de rede”. Isto fará com que mais memória seja usada como cache de disco, acelerando o seu desempenho. O ajuste pode ser feito nos computadores com 64 MB de memória ou mais.

6) Rede torna o micro lento
Meu nome é izaias nunes dias junior e moro na rua vf 32 n 20 vila finsocial goiania go sou tecnico em micro. Em 2meses atraz terminei o curso. Tenho um micro pentium iii 600 mhz com 96 mb de ram hd 10gb cd rom creative 52x com placa mãe pc chips 748 lmrt. Quando comprei esse micro pedi para desabilitar a rede depois passados uns 5 meses resolvi abilitar a rede e instalei os drivers corretamente tudo ocorreu bem mas quando inicio meu computado o tempo de execução do windows aumentou cerca de 20 segundos em aproximadamente 15 segundos o led do hd para de ficar piscando e penso que a maquina travou mas não depois ele volta ao normal e executa o windows normalmente e no gerenciador de dispositivos essa placa de rede não entra en conflito com nenhum dispositivo a minha pergunta é isso é normal? Ou o que devo fazer para que isso não aconteça? É melhor eu comprar uma placa de rede pci pode resolver o problema. O que vc me recomenda?
Resposta:
Quando um micro faz parte de uma rede, existe realmente um tempo adicional gasto na inicialização do Windows. Este tempo é maior quando são instalados muitos componentes de rede, como protocolos, serviços e clientes. Você pode reduzir este tempo se eliminar os componentes de rede que não são usados. Verifique qual é a configuração da rede utilizada. Elimine os protocolos e outros componentes que não usa. Esta informação pode ser obtida a partir da configuração do servidor desta rede. Clique em Ambiente de Rede com o botão direito do mouse e use a opção Propriedades para verificar os componentes instalados.

7) Lentidão em um Pentium-133
Tenho um computador Pentium 133MHz, 8.0MB de RAM. Ele é muito devagar, o que posso fazer para ele ficar mais rápido?
Resposta:
O Pentium-133 é um computador relativamente lento para os padrões atuais, mas com ele é pelo menos possível executar aplicações como o Office e acesso à Internet, desde que tenha uma quantidade de memória aceitável. Uma memória de 8 MB era razoável para os padrões de 1994, e a maioria dos programas eram criados de modo a funcionar com 8 MB, e até mesmo com 4 MB. A partir daí já surgiram várias gerações de programas, e não existem mais programas que rodem bem com 8 MB. Para funcionarem eles precisam usar a memória virtual, que é uma área do disco (arquivo win386.swp) usada para simular memória RAM. Os programas funcionam, mas ficam extremamente lentos devido ao grande número de acessos a disco. Quanto maior é a quantidade de memória que você instalar, maior será o benefício. Provavelmente a sua placa de CPU possui 4 soquetes para memórias SIMM/72 EDO, das quais dois estão preenchidos com módulos de 4 MB, totalizando 8 MB. Nos outros dois soquetes vazios você deve instalar dois módulos iguais. O ideal seria você instalar dois módulos de 32 MB, formando 64 MB adicionais e totalizando 72 MB, contando com os seus 8 MB originais. Se o preço ficar muito puxado, instale dois módulos de 16 MB, o que irá resultar em 40 MB, contanto com seus 8 MB atuais. Mas esses módulos precisam ser SIMM/72 EDO, com tempo de acesso de 60 ns (-6). Módulos de 70 ns (-7) podem não funcionar, exija os de 60 ns.

8) Lentidão em um K6-2/500
Tenho um computador AMD K6 II, 500 Mhz com 32 MB de Ram, HD de 8 GB e placa mãe onboard, mas ele está muito lento e leva aproximadamente 2 minutos só para ligar, e também nas propriedades do computador só consta que ele tem 24 de ram, o que posso fazer para resolver o problema?
Resposta:
Seu computador deve estar usando 8 MB da memória da placa de CPU como memória de vídeo compartilhada, portanto dos 32 MB sobram realmente 24 MB. Se você limitar as resoluções a 1024×768 em Hi Color, ou 800×600 em True Color, poderá operar em modo 2D com apenas 2 MB de memória de vídeo. No CMOS Setup você encontrará um comando (depende da placa de CPU) para escolher entre 1 MB, 2 MB, 4 MB ou 8 MB. Usando apenas 2 MB, você ficará com 30 MB livres, o que pode melhorar um pouco a situação. Por outro lado, se você utiliza programas gráficos em 3D, 2 MB será pouco, sendo então melhor ficar com 4 MB ou 8 MB. O ideal mesmo é aumentar a memória para 64 MB. Muitos programas modernos, como o Windows ME e o Office 2000, ficam bastante lentos em PCs co 32 MB de memória, por isso os PCs atuais, mesmo os mais simples, são vendidos já com 64 MB. A demora no carregamento do Windows poderá ser eliminada com a expansão para 64 MB, mas também é recomendável desinstalar programas que não são mais usados e realizar periodicamente uma desfragmentação no disco rígido.

9) Melhorando desempenho do K6-2
Tenho um computador AMD K6-2, 500 MHZ, 32MB de RAM, HD de 6.4 GB de Kit mutimidia 56X,modem56K, onboard. Me disseram que esse PC deveria ser rapido, mas o que vejo não é isso! Na internet, ele custa a abrir as paginas. Sites com vídeo e programas o icq então nem se fala…Gostaria de saber se tem uma solução barata para aumentar a velocidade dele. Aumentar a RAM dele seria uma boa?Se sim ,qual a memória RAM mais indicada? E melhor trocar por uma de 64 MB ou colocar mais uma de 32MB? Compensa por 128MB de RAM? Obs. O equipamento tem apenas 28 MB de RAM disponível.
Resposta:
O K6-2 é um processador rápido para a maioria das aplicações, mas o modem onboard atrapalha bastante o seu desempenho. O primeiro problema é que a cache L2 do K6-2 opera sempre a 100 MHz, não importa se temos um K6-2/550 ou um K6-2/300. Isto faz com que o desempenho de um K6-2/550 seja apenas um pouco maior que o de um K6-2/300. O segundo problema é que as placas de CPU com vídeo onboard (provavelmente a sua é a M598, bastante popular) usando memória compartilhada reduz bastante o desempenho do processador, já que o K6-2 e o chip gráfico concorrem nos acessos à memória, o que faz o processador ficar ainda mais lento. O terceiro problema é que o modem onboard não é na verdade um modem. É só uma conexão com os conversores A/D e D/A do chip de som. O processador faz todo o trabalho que seria do modem, o que acaba deixando-o ainda mais ocupado. O quarto problema é que com apenas 28 MB de RAM disponível, o seu PC usará muito a memória virtual, fazendo muitos acessos a disco, ficando ainda mais lento. Com cache L2 lenta, vídeo e modem onboard, e pouca memória, o K6-2 acaba ficando com desempenho comparável ao de um Pentium MMX/233. Aumentar a RAM para 64 MB (32+32) ajuda bastante, mas não resolverá os três primeiros problemas. Bons modems custam caro, na faixa de 200 reais, como o US Robotics, modelos 5610 e 2977. Os modems baratos, com preços menores que 100 reais, são na verdade “soft modems”, e deixam o processador ocupado da mesma forma. De todos os soft modems, o “menos ruim” é o Lucent. Instalar um desses modems é a forma mais econômica de resolver seu problema de lentidão na Internet.

10) Lentidão em um PC de 800 MHz
Tenho um Semp Toshiba Lince 800 MHz, 64 MB de RAM, 10 GB, CD-ROM de 52x e Windows Me. O meu computador está muito lento devido ao Windows Me. Se colocar mais 64 MB de memória resolve ou terei que apelar para um pente de 256 MB? Como faço para desinstalar o Windows Me sem formatar o HD? Se eu instalar o Windows 98 por cima do Me poderá haver erros?
Resposta:
O computador pode estar lento, mas é um equívoco afirmar que a culpa é do Windows ME. Existem vários ajustes que devem ser feitos para melhorar o desempenho, mas os pequenos produtores de PCs não os fazem. Muitos grandes fabricantes também não fazem tais ajustes. A memória pode ser aumentada para 128 MB, acho conveniente. Já o aumento para 256 MB pode ser desperdício de dinheiro. O processador é bem veloz, com 800 MHz, mesmo se for um Celeron (pessoal, que tal informar sempre o processador utilizado?). Use o comando Sistema no Painel de Controle, selecione o Gerenciador de Dispositivos, clique em Unidades de disco, clique no item “Generic IDE Disk” e no seu quadro de configurações, marque a opção DMA. Se isso não for feito, o disco vai operar com taxa de transferência de apenas 16,6 MB/s, mesmo que seja capaz de operar com 33, 66 ou 100 MB/s. É triste mas é verdade, muitos fabricantes não fazem esta configuração. Ainda no comando Sistema do Painel de Controle, selecione a guia Desempenho e clique em Sistema de Arquivos e Disco rígido. Marque a opção de uso do computador como “Servidor de rede” e coloque no valor máximo o controle de leitura antecipada. Reinicie o computador e você verá melhoramentos.

11) Pausas na exibição de vídeo
Tenho um computador AMD K6 300 MHz, 32 MB de RAM, placa-mãe, vídeo e som onboard. Queria saber por que não posso ver um filme com qualidade de HQ 1000 Kbps (avi). O vídeo clip e o som ficam pausando. O que devo fazer?
Resposta:
Para exibir clipes sem pausas no som e na imagem, é preciso que o processador trabalhe com bastante folga. Não é o que podemos dizer sobre PCs com vídeo onboard e 32 MB de RAM. No passado era possível exibir filmes até em PCs 486 com 8 MB de RAM, mas para permitir isso os arquivos de vídeo usavam resoluções baixas. Seu arquivo de vídeo tem 1000 kB/s, o que é muito, mesmo para PCs com recursos um pouco mais avançados. A situação talvez possa ser melhorada se a leitura do disco passar a ser feita por DMA. O Windows utiliza como padrão a E/S programada, que deixa o processador ocupado mais de 90% do tempo com o acesso a disco propriamente dito, deixando menos de 10% do seu tempo livre para processamento. Isso resulta em pausas no som e na imagem, mesmo em PCs mais velozes. Se você usar a E/S por DMA, a leitura do seu arquivo de vídeo passará a ser feita totalmente pela interface IDE. O processador ficará com mais de 90% do tempo livre para processamento, o que poderá eliminar as pausas. Para fazer esta configuração, use Painel de Controle / Sistema / Gerenciador de Dispositivos. Aplique um clique duplo sobre o item Generic IDE Disk Type 4x (o mesmo vale para o CD-ROM) e na guia Configurações, marque a opção DMA. Depois de reiniciar o computador experimente visualizar seus vídeos e verifique se o desempenho melhorou.
Sempre que explico como ativar o DMA, alguns poucos leitores reclamam sobre incompatibilidades resultantes desta configuração. Isso pode ocorrer em placas de CPU antigas ou que não estejam com os drivers do chipset instalados. Para desfazer a alteração, execute um boot no modo MS-DOS e use o programa SCANREG. Selecione Exibir Backups e marque a versão mais recente do backup do Registro, e finalmente use o comando Restaurar.

12) Comparando desempenhos
Em um 800 P3 com 64 de ram um sistema em clipper 5 roda uma deterninada sequancia de dados em 20 mim e em um 1.5 Gb P4 com 128 de ram este mesmo sistema faz em 25 mim porque o 1.5 GHz P4 esta perdendo feio para o 800 P3.
Resposta:
Este Pentium 4/1.5 GHz tem poder de processamento cerca de duas vezes superior ao do Pentium III de 800 MHz. É preciso tomar cuidado, pois nem sempre o poder de processamento está diretamente relacionado ao desempenho do processador. No caso da execução de um programa em Clipper, processando uma longa seqüência de dados do disco rígido, o tempo total de processamento está muito mais relacionado com o desempenho do HD que do processador. As operações que um programa em Clipper realiza sobre os dados não são muito sofisticadas, e nem muito demoradas. Durante os 20 ou 25 minutos para os dados serem processados, você pode verificar que o LED de acesso ao disco rígido fica aceso a maior parte do tempo, portanto tudo depende dos discos rígidos, e nem tanto dos processadores. Discos rígidos diferentes possuem taxas de transferência interna, externa e tempos de acesso diferentes. O ideal é que um PC com um processador mais veloz possua também um HD de maior desempenho. Por exemplo, os modelos Ultra DMA 100 tendem a ser mais velozes que os modelos Ultra DMA 66, porém o que pesa mais é a taxa de transferência externa, que está relacionada com a rotação do disco. HDs que giram seus discos a 7200 RPM são mais velozes que outros que giram a 5400 RPM, por exemplo. Todos os fabricantes de discos rígidos produzem modelos mais simples e baratos, para uso em PCs mais modestos, modelos de médio e modelos de alto desempenho. Infelizmente no Brasil isso não é seguido. Produzem PCs com processadores Pentium 4 de 2 GHz com discos rígidos que foram criados para PCs equipados com o Celeron.
Ainda assim podemos fazer alguns ajustes para melhorar o desempenho. Ative o modo Ultra DMA no CMOS Setup. Se você estiver usando Clipper para MS-DOS, use um programa de cache de disco, recomendo o SMARTDRV que acompanha o Windows. Se está usando Clipper sob o Windows, use Painel de Controle / Sistema / Desempenho / Sistema de arquivos. Indique a função da máquina como Servidor e ajuste no valor máximo a cache de leitura antecipada.

13) Melhorando o desempenho do Windows
Tenho um Athlon 1.2 e uma placa ASUS A7V-E e gostaria de saber como posso deixar meu Windows 98 SE mais rápido e inicializar mais rápido também…
Resposta:
Seu processador é bastante veloz. Para tirar mais proveito da velocidade é preciso ter uma boa quantidade de memória (128 MB ou 256 MB) e ativar a opção DMA para o seu disco rígido. Devemos ainda fazer uma desfragmentação periódica no disco rígido (uma vez por mês, por exemplo). Outra providência para melhorar o desempenho do disco é configurar o sistema de arquivos como Servidor, o que resulta em maior aproveitamento da RAM como cache de disco. Use Painel de Controle / Sistema, selecione a guia Desempenho e clique em Sistema de Arquivos. Selecione a guia Disco rígido e no item “Função deste computador” selecione a opção Servidor. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.