Home » Artigos arquivados » 2001 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

2001 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

1) Word desconfigurado
Há mais de uma semana todos os menus do Word de repente sumiram, incluindo os menus: arquivo, exibir, editar etc. Na revista info deste mês ele indicaram a seguinte “solução”: Ao entrar no Word, ative o Visual Basic (alt + F11) em seguida entre na janela imediata (ctrl + G) e digite o seguinte comando: CommandBars (“Menu Bar”).Visible = True (Enter) e Pronto! PROTO NADA!!! Agora aparece uma frase medíocre: “Erro em tempo de execução ‘5’ Argumento ou Chamada de Procedimento inválida” Já reinstalei todo o ofice 2000 mas o problema continua. Pode me ajudar? Desde já agradeço.
Resposta:
É possível que o problema tenha sido causado por um vírus de macro. A solução apresentada é válida, mas no seu caso ocorreu um erro. A reinstalação do Office é o caminho correto, mas no seu caso não funcionou porque certos arquivos de configuração permanecem ativos de uma instalação para outra. O procedimento correto é desinstalar o Office, através do comando Adicionar / Remover programas, no Painel de Controle. Feito isso, remova a pasta Microsoft Office, em C:\Arquivos de programas. Terminada esta remoção, faça uma instalação nova do Office, e o problema estará resolvido. É bom lembrar que o vírus de e-mail chega ao computador na forma de anexos às mensagens. Não abra anexos enviados por desconhecidos. Não sei se este é o seu caso, mas é sempre bom aproveitar a oportunidade para lembrar os demais leitores.

2) Arquivo indesejável
Possuímos um computador AMD K6-ll de 450 MHz, com 64 Mb de 10 Gb – Windows 98. Quando ligamos o micro e surge a tela do iniciar aparece a seguinte frase: Bloco de Notas – Não é possível localizar o arquivo qazwsx.hsq. – Deseja criar um novo arquivo, e sou obrigado a criar um novo arquivo pois se eu clicar em não quando eu for iniciar o micro novamente em outro momento ele ira aparecer a mesma frase me sujeitando a clicar no sim e então sempre quando eu for ligar o computador surge a tela do bloco de notas com o seguinte título: qazwsx – Bloco de notas, que nos incomoda muito, e daí temos que fechar sempre essa tela quando iniciamos o computador para realizar nossas tarefas, imaginamos que o problema tenha sido causado por algum vírus que entrou em nosso sistema, já reinstalamos o windows 98 e permanecemos com o problema.
Resposta:
É preciso descobrir onde está a referência ao arquivo de nome QAZWSX. Provavelmente está no Registro do Windows, ou então em uma das áreas de inicialização. Para procurar no Registro, use Iniciar / Executar / Regedit e faça a busca por este nome. Ao encontrar, apague-o e o problema estará resolvido. Se não encontrar, use Iniciar / Executar / MSCONFIG. Examine as suas guias para descobrir onde está sendo feita referência a ele. A busca também pode ser feita de forma manual. Veja se existe algo em Iniciar / Programas / Iniciar. Procure também nos arquivos SYSTEM.INI e WIN.INI. Possivelmente a referência a este arquivo foi criada por um vírus ou programa similar, ou então por algum usuário engraçadinho (se for o caso de um PC usado por várias pessoas).

3) Figuras no Word não aparecem
Sempre que tento inserir uma figura tanto de arquivo como de outros no Microsoft-World aparecem somente as bordas das figuras, e nunca as figuras, como não tenho muita experiência nisso, gostaria de obter uma resposta para este problema.
Resposta:
O recurso de ocultar figuras serve para que o Word possa ser utilizado em computadores mais lentos. Afinal, o trabalho de descompressão e exibição de figura é muito maior que o de exibição de caracteres. Para desativar a exibição de figuras, fazendo com que seja mostrada apenas uma borda em forma de retângulo, use Ferramentas / Opções e no quadro apresentado selecione a guia Exibir. No campo “Mostrar”, marque a opção “espaço reservado para figuras”. Desmarque esta opção para que a exibição de figuras volte ao normal.

4) Word executa operação ilegal
Possuo um Pentium MMX 166 Mhz, com 32MB Ram, HD de 3.2 Gb, Fax-modem Motorola 56k, placa-mãe TXpro II e Windows 98 – atualização e Office 2000 atualização instalados. Meu problema é com o Word, pois às vezes estou trabalhando em algum texto e de repente aparece a mensagem: “Este programa executou uma operação ilegal e será fechado”. Quando tento reabrir o arquivo em que estava trabalhando aparece uma mensagem avisando que o arquivo será aberto como somente leitura. Será que preciso reinstalar o Office 2000, ou este problema teria outra solução?
Resposta:
Não custa nada reinstalar o Office 2000. Na maioria das vezes em que ocorrem operações ilegais em programas específicos, o erro é causado por arquivos corrompidos neste software. A reinstalação vai substituir os arquivos por novas cópias, sem erros. Por outro lado, a coisa não é tão simples. Se um usuário passa 90% usando o Word e o PC apresentar um problema de hardware, ele tenderá a achar que o problema está no Word, assim como muitas pessoas acreditam que os problemas estejam no Internet Explorer, quando usam o computador praticamente apenas para acessara a Internet. Problemas diversos de hardware, como mau contato, aquecimento do processador, defeito na fonte de alimentação e diversas outras causas, podem resultar em operações ilegais e travamentos. Outra questão é a quantidade de memória. Quando executamos o Word 2000, a quantidade de memória alocada aumenta em cerca de 24 MB. Levando em conta o espaço usado pelo próprio Windows, pela cache de disco e pelos arquivos em edição, o resultado é que os 32 MB ficam 100% utilizados, sendo necessário usar o arquivo de troca da memória virtual, causando lentidão. Com tão pouca memória para o Word 2000, nem mesmo a memória virtual pode suprir a deficiência, e falhas diversas no Windows podem ocorrer devido à falta de memória. Não custará muito caro você aumentar a memória para 64 MB, o PC ficará mais rápido e muitos dos seus problemas poderão ser resolvidos.

5) Como desenhar ícones
Sou programador em HTML e estou começando a programar em C++. Após compilados, meus programas se tornam arquivos executáveis (*.exe) e ficam com aquele ícone padrão do Windows. Gostaria de saber como faço para desenhar meus próprios ícones e colocá-los em meus programas. Existe algum programa específico que faça isso?
Resposta:
Posso dar algumas dicas a respeito, apesar de não trabalhar mais com programação há vários anos”. Os ícones podem ficar embutidos em arquivos executáveis, ou em bibliotecas de ícones, ou mesmo serem representados por arquivos de extensão .ICO. Existem vários programas para criação de ícones, disponíveis em bibliotecas de shareware, como em www.shareware.com e www.download.com. Procure por “icon editor” e você encontrará diversos deles. Em um grupo de programas (que aparecem nos menus do Windows), cada item é na verdade um atalho que indica o nome do programa executável correspondente e o nome do ícone utilizado. O caminho para fazer o que você quer é especificar nas propriedades do atalho, o arquivo de ícone desejado. O arquivo de atalho (extensão LNK) deverá ser copiado para o grupo de programas criado durante a instalação do software que você criou. Este cópia é feita pelo programa de instalação (SETUP). Mais uma dica: procure pela string “The Programmer’s Source” e você encontrará algumas centenas de referências úteis para programadores.

6) Salvando mensagens no formato do Word
Faço parte de alguns grupos de notícias no Outlook Express e gostaria de salvar algumas mensagens veiculadas nos grupos para arquivos .doc do MS-Word. Como fazer?
Resposta:
Quando um programa não tem opção de salvar o documento no formato que você deseja, existe um método simples que normalmente funciona muito bem. Abra a mensagem que você quer salvar e use Control-A, ou Editar/Selecionar tudo, ou simplesmente marque toda a mensagem com o mouse. Com o texto da mensagem toda selecionada, use Control-C (Editar/Copiar). Entre no Word e use Control-V (ou Editar/Colar). Você terá o conteúdo da mensagem agora fazendo parte de um arquivo do Word. Pode agora salvá-lo normalmente.

7) Programas que não rodam
Participei de uma palestra sobre produtos da Macromedia. Então resolvi instalar o Fireworks 4 no meu micro. Baixei da internet e instalei. No entanto, na hora de rodar ele não funciona. Eu clico no atalho do programa, ele faz que vai abrir e fecha. Tentei resolver este problema formatando o meu micro, mas não adiantou. Comprei uma destas revistas de banca onde vem cd´s com programas de experimentação por 30 dias. Neles tinham o Fireworks, o Dreamweaver e o Flash 5. Nenhum deles funcionou no meu micro. Possuo um K6 550, 64 MB de RAM, HD de 20 GB, tudo onboard. O que eu faço?
Resposta:
Algo estranho está ocorrendo no seu computador. No site da Macromedia estão indicados os requisitos mínimos para este software. Requerem Pentium II ou superior (o K6-2/550 deveria ser aceito), 64 MB e vídeo com 800×600 e 256 cores. O seu computador portanto atende aos requisitos, portanto não deveria apresentar problemas. Tenho notícias de pessoas que usam esses programas em PCs inferiores, como um K6/233 com 64 MB. Sugiro que você teste os programas em outros computadores. Se funcionarem, fica caracterizado que existe algo errado com o seu PC. Ele pode não ser compatível com esses programas devido a algum bug, afinal os PCs com tudo onboard são homologados para o uso de aplicações simples, e outras aplicações mais profissionais, apesar de também deverem funcionar, não são prioridade para os seus fabricantes. Em outras palavras, o fabricante de uma placa de CPU onboard não vai perder tempo tentando descobrir porque um determinado programa profissional não roda nas suas placas de menor desempenho com tudo onboard. Ser quiser, faça mais testes com esses programas e com o seu computador, experimente alterar a resolução do vídeo, remover programas que estão sendo executados em segundo plano, e envie novamente a dúvida, mas seja mais específico ao explicar como os programas “não funcionam”. Explique se eles travam, ou se não entram, ou se apresentam alguma mensagem de erro, e assim por diante.

8) Inserindo informações sobre arquivos.
Sendo você um dos meus gurus (comprei vários dos seus livros, ainda do tempo das edições encadernadas com espirais), solicito ajuda com o seguinte: desejo alterar a configuração de minha impressora ou programas (Word e Excel, principalmente) para que, ao pedir para imprimir algum arquivo, o nome deste arquivo e outras informações (data, hora etc.) sejam sempre impressas nas páginas, sem necessidade de especificar, cada vez que faço um arquivo, os detalhes do “rodapé”. Já fiz um modelo de planilha e texto com estas informações detalhadas no rodapé e gravei como .dot. Ele só serve para arquivos a serem criados, não atendendo minha necessidade com os arquivos antigos. O mesmo acontece com arquivos da internet que, depois de salvos no HD, não informam o indereço de onde foram colhidos. Tem jeito de resolver estes problemas?
Resposta:
Obrigado por me considerar um guru, mas devo lembrar que minha especialidade é hardware, e que na área de aplicativos não passo de um usuário comum. Portanto minha solução pode não ser a melhor, mas vamos lá. Crie um arquivo de modelo e nele use o comando Inserir Campo. Você poderá adicionar várias informações, como nome do arquivo, data de criação, etc. Copie o conteúdo desses campos e cole no arquivo que você quer identificar. Neste momento serão coladas as informações relativas ao arquivo de modelo, mas marque todas elas com o mouse, clique o grupo de informações com o botão direito do mouse e no menu apresentado use a opção Atualizar Campo. Todas as informações “coladas” passarão a ter os dados do novo arquivo. Certas informações não serão atualizadas automaticamente conforme vão sendo modificadas, como por exemplo, o tamanho do arquivo. Mas informações fixas como o nome do arquivo e data de criação ficarão sempre atualizadas, já que não são mais modificadas durante a “vida” do arquivo.

9) Calculadora no micro
Preciso comprar a calculadora HP 12C para usar na faculdade. Mas estou na dúvida se poderia comprar um palmtop e depois inserir o programa da HP 12C, por exemplo. Isso é possível?
Resposta:
Sim, isto é possível, mas não vá sair correndo para comprar o palmtop. Você pode antes obter este programa, é encontrado gratuitamente para download na Internet. Teste o programa em um PC comum. Você vai concluir que usar este tipo de programa é um pouco incômodo, em comparação com uma calculadora de verdade. É muito mais cômodo e eficiente pressionar diretamente um botão para calcular o seno hiperbólico, por exemplo, que usar um mouse ou outro dispositivo de apontamento para clicar neste botão virtual. Por isso os programas de calculadora não fazem muito sucesso. Por outro lado, um palmtop tem várias outras utilidades que o uso como simples calculadora. Você deve pesar tudo isso antes de decidir o caminho que vai tomar.

10) Listando diretórios
Tenho um PC com Windows 98. Utilizando o windows explorer e com um disquete no drive, ao clicar em “Disquete de 3 ¹/² [A:] ” , aparece na tela o diretório do disquete com todos os programas nele contidos, em ordem alfabética. Como fazer para imprimir somente essa relação, que aparece na tela, e não os programas em si?
Resposta:
O Windows não tem um comando direto para realizar esta função, o que considero uma falha. Será preciso usar programas de terceiros para listar diretórios. No site www.shareware.com, faça uma busca de “list directory” e indique o sistema como Windows. Serão encontrados diversos programas que fazem este tipo de listagem: Print Directory, Folder Printer, A Print Direct e vários outros. No site www.dowload.com você também encontrará vários programas com esta finalidade. Um bastante simples e gratuito é o Right Click Print Dir. Ele adiciona ao menu obtido quando clicamos uma pasta com o botão direito do mouse, o comando Imprimir. É um programa pequeno e gratuito, que faz o seu trabalho através de comandos básicos do Windows e do MS-DOS.