Home » Artigos arquivados » 2000 – Windows (Perguntas e Respostas)

2000 – Windows (Perguntas e Respostas)

1) PC vai ficando lento
Tenho um computador Pentium 233 32 MB de RAM e de uns tempos para cá venho enfrentando problemas com ele. Após o uso de alguns programas como ICQ, Fifa 99 e outros, ele começa a ficar cada vez mais lento e para que volte ao normal, eu tenho que resetá-lo. Gostaria de saber se você tem alguma opinião a respeito do problema.
Resposta:
Este era um dos problemas que acontecia com a versão original do Windows 95. Instale a versão mais recente do Windows (Windows 98 Segunda Edição), para início de conversa. A solução do problema pode estar aí.
Observe ainda que bugs em programas podem fazer com que um PC perca velocidade ao longo do uso. Alguns podem requisitar uma certa quantidade de memória RAM e não devolver esta memória ao sistema quando finalizam. A única forma de identificar programas com este problema é executando o programa Monitor do Sistema (SYSMON.EXE). Ele pode ser encontrado no site da Microsoft para download, mas também está no CD de instalação do Windows 98. Use o comando Adicionar / Remover Programas no Painel de Controle para instalar este programa. Depois de instalado ele irá aparecer no menu de ferramentas do sistema, junto como o Scandisk e o Desfragmentador. Programe o SYSMON para exibir o gráfico de quantidade de memória livre, e ao finalizar um programa suspeito, verifique se a quantidade voltou ou não ao normal. Se não voltou, o programa que você acaba de usar é o responsável pelo problema.

2) Travamento na finalização do Windows
Possuo um Pentium II, 350 MHz de clock, 32 MB de RAM, com Windows 95 versão 400950C, trabalhando como servidor na rede do Windows. Acontece que quando vou desligar o micro ou reiniciar ou reiniciar no modo MS-DOS, ele fica travado na tela “aguarde que seu micro está sendo desligado”. A única maneira de fazer ele desligar normal é clicando na opção “efetuar logoff” no menu iniciar, cancelar a senha do Windows na nova entrada e depois desligar normalmente. Pensei que o problema era da versão do Win95, então instalei o Win98 (última versão) num AMD K6 233 (que funcionava perfeitamente com o Win 95), com 32 MB de RAM, sem rede e aconteceu a mesma coisa, porém, ainda pior, pois mesmo fazendo o logoff, ele ainda trava ao desligar.
Resposta:
Várias são as causas do travamento na finalização do Windows. Antes de mais nada, instale drivers novos para a placa de vídeo, obtidos no site do fabricante. Uma lista de endereços pode ser encontrada na área de links de www.laercio.com.br. Desative o Gerenciamento de Energia no CMOS Setup e remova o item Suporte para Gerenciamento avançado de energia, no item Dispositivos de Sistema do Gerenciador de Dispositivos. Se essas providências não resolverem, é possível que algum programa ativo esteja travando ao finalizar. Antes de comandar o desligamento, tecle Control-Alt-Del e verifique a lista de programas ativos. Use o botão Finalizar Tarefa para cada uma delas, e ao terminar comande o desligamento. Você confirmará então que uma delas é a responsável pelo travamento. Repita o processo, porém desativando seletivamente cada um deles, até descobrir o responsável pelo problema. Ao descobrir o responsável, verifique a qual software pertence e procure obter uma versão atualizada.

3) Alterando o tamanho do arquivo de troca da memória virtual
Tenho um PC Pentium II 300 MHz, 128 MB, Windows 98. Ultimamente venho me deparando com um arquivo que aparece na raiz (C:\Win386.swp), mas o problema é que esse arquivo vai aumentando, chegando até mais ou menos 127 MB. Quando comprei este equipamento há um ano atrás, não existia este arquivo na raíz do meu PC. O que devo fazer?
Resposta:
Este é o arquivo de troca (swap file, daí a extensão SWP) da memória virtual. O seu tamanho é dimensionado automaticamente de acordo com a quantidade de memória RAM e a capacidade do disco rígido. Com ele é possível utilizar vários programas ao mesmo tempo, mesmo que não exista memória RAM disponível. Você pode reduzir o seu tamanho, mas poderá ter problemas ao executar simultaneamente um grande número de programas “pesados”. Para alterar o tamanho, clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha Propriedades. Selecione a guia Desempenho e clique no botão Memória Virtual. Marque então a opção “Especificar minhas próprias configurações de memória virtual” e finalmente indique o tamanho máximo com um valor menor, por exemplo, 64 MB. Reinicie o computador para que as mudanças tenham efeito.

4) MSCONFIG não funciona no Windows 95
Lendo o Caderno de Informática, especificamente Ciranda Cibernética, coluna que por sinal já me tirou de muita situação difícil no dia-a-dia com a informática, pude verificar que a resposta dada ao leitor Renato Pereira (pereira@ligabrasil.com.br) sobre problemas na inicialização do seu micro não o atende, pois o comando msconfig não funciona no Windows95 e sim no Windows98. Tomo a liberdade de sugerir que o Renato utilize o comando sysedit no Iniciar/Executar, clique na janela C:\Windows\Win.ini e retire ou iniba o comando run=C:\Windows, existente na primeira ou segunda linha deste arquivo, não se esquecendo de salvar a alteração feita. Desta forma estará resolvido o problema na inicialização do Win95.
Resposta:
Tem razão, o MSCONFIG não está presente e não funciona no Windows 95. Neste caso é realmente preciso utilizar a versão anterior do MSCONFIG, encontrada no Windows 95, o SYSEDIT. Este utilitário simplesmente abre para edição os principais arquivos de configuração: CONFIG.SYS, AUTOEXEC.BAT, WIN.INI e SYSTEM.INI. Na maioria dos casos, programas que são executados automaticamente são ativados no WIN.INI. Ocorre que o Registro do Windows também pode disparar a execução de programas durante a inicialização. O MSCONFIG tem a vantagem de permitir o acesso a programas que são inicializados automaticamente pelo Registro. Sem usar o MSCONFIG, a desativação desses programas deve ser feita pelo Regedit. Esses programas são encontrados na chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Também devemos procurar por tais programas no grupo Iniciar (Iniciar / Programas / Iniciar). Realmente, sem o MSCONFIG temos um pouco mais de trabalho para resolver problemas como este. Obrigado pela colaboração!

5) Retirando a senha do Windows
Tentei colocar uma senha para acesso a meu PC Celeron 300 com windows 98, pensando que estaria protegendo de pessoas indesejáveis. Porém me enganei pois me disseram que esse recurso só funciona em rede. Um amigo tentou retirar esse recurso só que não utilizou o mesmo recurso que eu iniciei (painel de controle – senhas). Depois disso não consegui mais retirar a janela que pede senha no início do Windows. Na parte de senhas está marcado “perfis de usuários” – todos os usuários deste computador usam os mesmos perfis. Agradeço a ajuda.
Resposta:
As informações de senha estão armazenadas em um arquivo de extensão PWL, localizado no diretório C:\WINDOWS (por exemplo, RICARDO.PWL). Remova este arquivo e o Windows cancelará as senhas.

6) Programas ativos desnecessários
Aproveitando a mensagem de hoje, quando o Laercio informa ao leitor Afonso Ligorio sobre os programas que aparecem na lista quando se tecla Ctrl+Alt+Del, pergunto: Quais são os programas que devem aparecer nesta lista, ao se iniciar o computador e o que faz cada um deles. Na minha lista aparecem: Findfast, Osa, Imgcon e Systray e não tenho a menor idéia do que fazem. Se não servem para nada, como desativá-los? Por favor, uma ajuda.
Resposta:
Alguns desses programas são próprios do Windows, outros são adicionados quando você instala novos softwares. O FindFast não é necessário ao funcionamento do Windows, trata-se apenas de um programa de otimização do acesso a disco. O OSA.EXE é aquele “Inicialização do Office”, localizado em Iniciar / Programas / Iniciar. Serve para acelerar buscas feitas pelos programas do Microsoft Office e não é necessário ao funcionamento do computador. Pode removê-lo também. Imgcon não faz parte do Windows. Provavelmente foi adicionado por algum software ou dispositivo de hardware que você instalou. SYSTRAY é o programa responsável pela exibição do ícone do alto falante na barra de tarefas. Descobrir para que serve cada um desses programas não é uma tarefa fácil. Desativá-los, por outro lado, é bem simples e seguro na maioria dos casos. Quase sempre esses programas não são necessários para o funcionamento do Windows. Se você usa o Windows 98, pode desativar esses programas com o MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG.EXE). Você encontrará então várias guias: Geral, Config.sys, Autoexec.bat, System.INI, Win.INI e Iniciar. Bastará então desmarcar os programas que você deseja desativar. No Windows 95 o MSCONFIG não pode ser usado. Devemos utilizar o SYSEDIT para abrir os arquivos Autoexec.bat, Config.sys, Win.INI e System.INI. Demais programas são encontrados no menu Iniciar / Programas / Iniciar e no Registro do Windows. Para editar o Registro (aprenda como usar o Regedit em artigo disponível em www.laercio.com.br), use o Regedit e abra a chave hkey_local_machine \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Run. Lá estão alguns itens que também são executados automaticamente quando o Windows é reiniciado. Não desative todos os itens, apenas aqueles suspeitos que você identificou com Control-Alt-Del.

7) Escondendo as setas dos atalhos
Os ícones na área de trabalho estavam sem as setas. Instalei o Winsocket 2 e as setas voltaram, não sei se foi por isso, mas como faço para tirá-las?
Resposta:
As setas dos atalhos do Windows 95/98 podem ser facilmente suprimidas. Esta é uma das inúmeras funções do programa Tweak UI. Você pode encontrá-lo no CD de instalação do Windows, ou então no pacote PowerToys, disponível para download no site da Microsoft. Use neste programa a guia Explorer, a seguir escolha uma entre as opções de Shortcut Overlay. Se você escolher a opção None, as setas serão suprimidas.

8) Problemas no desligamento
Tenho um Pentium II 300 Mhz, 64 MB de RAM, 6.1 GB de HD, CDROM ATAPI 40 X, CD-R MATSHITA CW-7502, gabinete ATX, equipado com Windows 98. Ao desligar o micro, o gabinete produzia um som característico de desligado e apagava o monitor. Após tentar rodar um jogo que desconfigurou o vídeo, meu computador perdeu esta função de desligar sozinho. Já reinstalei o Windows 98 e não consigo faze-lo retomar esta função. O que posso fazer? Meu software de gravação é o Adaptec Easy Cd Creator versão 3.01B, onde posso obter gratuitamente uma versão atualizada?
Resposta:
Este jogo provavelmente fez a instalação de uma nova versão do DirectX. De alguma forma, o novo driver de vídeo está influenciando o desligamento. É sabido que certos drivers de vídeo causam problemas durante o desligamento do PC. Sugiro que você reinstale os drivers da sua placa de vídeo. Clique em Meu Computador com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Selecione o Gerenciador de Dispositivos. No item placa de vídeo, clique em Propriedades e finalmente em Driver. Use o botão Reinstalar driver. Tenha em mãos o CD ou disquetes de instalação da sua placa de vídeo. Se a simples instalação dos drivers de vídeo não reverter o problema, você terá que usar a solução universal para anomalias no Windows. Faça backup dos dados, formate o disco rígido e reinstale o Windows. Outras soluções menos trabalhosas poderiam dar certo, mas seria preciso um contato direto com seu PC. A formatação seguida de reinstalação pelo menos funciona em todos os casos.
Quanto ao CD Creator, você pode obter uma versão mais nova em www.adaptec.com.

9) Falha de página inválida
Tenho um pentium 200 MMX, 32 MB de ram, HD de 2.1 GB. O problema é que quando utilizo o windows 95 sempre aparece a seguinte mensagem.”Este programa executou uma operação ilegal e será fechado”. Quando clico em datalhes tem a seguinte mensagem: Um programa (exemplo: real player, acdsee 32, explorer,Etc) causou uma falha de página inválida no módulo Kernel32.dll em 0137:bffl540. Após clicar em fechar outra mensagem: houve um erro interno e uma das janelas que você estava usando foi fechada. Nào sei mais o que fazer, pois já formatei o HD e instalei todos os programas de novo, já troquei as memórias (4 módulos de 8 MB) de lugar e com um colega. Mas foi em vão, configurei na placa 66 MHz vezes 3(chipset i430tx) O que será? Na placa-mãe ela pode ser configurada até 83 MHz vezes 4,5. Ela agüenta a tecnologia MMX?
Resposta:
Eu não recomendo que você continue usando o Windows 95. Muitos bugs foram corrigidos, dando origem ao Windows 98 (utilize a versão Win 98 SE – segunda edição). Essas anomalias podem estar ocorrendo devido a bugs do Windows 95, é uma providência a ser tentada. Fora isso, o problema também pode estar relacionado com hardware. O Pentium-200 MMX deve utilizar clock externo de 66 MHz e multiplicador 3x. Além disso as voltagens devem ser 3.3 volts externos e 2.8 volts internos. Voltagens e clocks são programados pelo CMOS Setup nas placas de CPU modernas, mas na maioria dos modelos com o i430TX, esta programação é feita por jumpers. Consulte o manual da sua placa de CPU para verificar se a programação de clocks e voltagens do processador está correta. A pergunta sobre a placa agüentar a tecnologia MMX pode dar uma idéia errada sobre o que é a tecnologia MMX e sobre o que é preciso para uma placa suportar um processador. Para uma placa suportar um processador, ela precisa ser capaz de gerar as voltagens e clocks corretos, independente deste processador ter ou não instruções MMX. Sua placa, para suportar um Pentium MMX, precisa gerar o clock externo de 66 MHz, multiplicador 3, voltagem interna de 2.8 volts e externa de 3.3 volts, mas isto não é por causa das instruções MMX, mas das características eletrônicas deste processador. Por outro lado, placas antigas que só podem operar com 3.3 e 3.5 volts internos e externos não suportam o Pentium MMX nem a maioria dos processadores modernos, mas suportam algumas versões do processador IDT WinChip C6, que tem instruções MMX.

10) Desabilitando o gerenciador de energia
Como faço para desabilitar o gerenciador de energia do windows 98? Não quero que o mesmo seja carregado ao iniciar o sistema.
Resposta:
Realmente o gerenciamento de energia pode ser um pouco incômodo. Além do desligamento do vídeo e do disco rígido (esses desligamentos podem ser desativados mesmo com o gerenciador de energia ativo, é só entrar em Propriedades de Vídeo, Proteção de tela e Configurações de economia de energia), este recurso em alguns casos é responsável pela paralisação da tela “Aguarde enquanto seu computador está sendo desligado”. Para desativar completamente o gerenciamento de energia, entre no Gerenciador de Dispositivos do Windows e no item Dispositivos do sistema, clique em Suporte ao gerenciamento avançado de energia e use o botão Remover. Feito isso, entre no CMOS Setup e na seção Power Management Setup, coloque a opção Power Management como Disabled.

11) Swap File
Desde o dia 06/03/2000 o arquivo win386.swp, que não existia em meu computador, vem aparecendo em meu diretório raiz. Ele tem mais de 100 MB e não consigo deletá-lo. Por que? Como faço?
Resposta:
O Arquivo WIN386.SWP é o arquivo de troca (swap file) da memória virtual. Graças a ele você pode ter vários programas abertos ao mesmo tempo, utilizando mais de 100 MB de memória RAM “virtual”, tendo apenas 24 MB de memória real. Se você desabilitar a memória virtual pode ter problemas de memória insuficiente. Se os 100 MB estão fazendo falta, sugiro que você reduza o tamanho para 50 MB. Para isso use o comando Sistema do Painel de Controle e clique em Desempenho. Clique no botão Memória Virtual e marque a opção Especificar minhas próprias configurações de memória virtual. No campo Máximo, especifique 50 MB. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

12) Códigos de erro
Frequentemente durante operação de micros, com sistema operacional Windows e aplicativos da Microsoft, encontramos aquela famosa mensagem “‘ SEU PROGRAMA EXECUTOU UMA OPERAÇÃO ILEGAL E SERÁ FECHADO….” Gostaríamos de saber onde podemos encontrar o significado de todos os códigos relacionados no campo de detalhes nas respectivas mensagem para que possamos identificar a origem do problema. Aproveitamos e gostaríamos de saber onde podemos encontramos FERRAMENTAS (tanto a nível de software como hardware) relativo a manutenção de microcomputadores.
Resposta:
Nunca vi uma tabela tipo “receita de bolo” com problemas e soluções genéricas relativos a GPFs, operações ilegais e outras anomalias do Windows. Muitos desses problemas são causados por drivers e programas que não funcionam corretamente sob o Windows em determinadas condições. Para ver uma extensa lista desses problemas, entre no site da Microsoft e faça a busca pela expressão “General Protection Fault”. Existem centenas de ocorrências, todas relacionadas com o uso de certos programas e periféricos. Com um pouco de sorte é possível encontrar o problema exatamente como está ocorrendo no seu PC. Para todos os problemas arquivados são apresentados os sintomas e as soluções.
Quanto às ferramentas, posso citar o Norton Utilities, o AMI Diags (www.megatrends.com) e o PC-Check (www.eurosoft-uk.com). Para equipamentos de teste (placas de diagnóstico e medidores de fontes) sugiro a Trinitech (www.trinitech.com.br).

13) Estouro de pilha
Tenho um computador AMD K6-II de 400 MHz, HD 6.4 GB Ultra DMA e 64 MB de RAM. Ao ligá-lo ele trava na tela do Win98, pressionando a Tecla F8 ele me dá a seguinte mensagem: Um estouro de pilha causou a paralisação desta sessão. Altere a definição de STACKS em seu arquivo CONFIG.SYS e tente outra vez. Já alterei e não deu resultado algum. Me disseram que terei que formatar o HD e instalar novamente o Win98. O que devo fazer? Terei que formatar e instalar o Win98 novamente? Por que aconteceu este problema?
Resposta:
Não necessariamente você terá que reformatar o HD. Pode simplesmente repetir a instalação do Windows 98, utilizando o mesmo diretório C:\WINDOWS. Desta forma não será preciso formatar o disco rígido e nem reinstalar os aplicativos. Apenas se a reinstalação não funcionar devemos tentar “apagar” o Windows e reinstalá-lo a partir do zero. O apagamento consiste em usar o programa DELTREE.EXE (primeiro copie-o de C:\WINDOWS\COMMAND para o diretório raiz) para deletar os diretórios \Windows, \Arquivos de programas e \Program files. Será preciso reinstalar os aplicativos, mas pelo menos não será preciso formatar o HD. Você poderá assim, antes de apagar o Windows, copiar seus dados para um diretório que será preservado. Copie também para um diretório seguro, a pasta C:\Windows\Application Data. A formatação do disco rígido é uma solução para problemas catastróficos, como contaminação por vírus. Os dados são perdidos neste processo.
O problema com o seu computador é o conhecido Stack Overflow (estouro de pilha). Prefiro usar o termo em inglês porque alguns usuários pensam que tem alguma coisa com a bateria da placa de CPU. Trata-se de um problema de hardware e software que é solucionado pelo uso do comando STACKS=9,256 no arquivo CONFIG.SYS. Se não conseguir, mude de 256 para 512. O problema pode ter várias origens. A mais comum é o excesso de interrupções de hardware que não podem ser tratadas a tempo pelo processador. Verifique se você instalou recentemente alguma placa de expansão, o problema pode estar aí.

14) Erro na finalização do Windows 98
Possuo um Pentium 233 MMX, 32 MB, 2 MB de vídeo, 2,1 GB. O problema surgiu após ter instalado o Win 98. Ao desligar o computador, surge uma mensagem de erro no arquivo MSGSRV32. Já instalei novamente o Win 98 e esta mensagem permanece. Ficarei grato por algum retorno.
Resposta:
Vez por outra ocorre este tipo de problema. Às vezes a culpa é de algum driver problemático (normalmente da placa de vídeo), às vezes algum programa em execução impede o desligamento (é preciso usar Control-Alt-Del para ver a lista de programas ativos e tentar identificar o responsável), e às vezes o problema é do próprio Windows. Sugiro que você instale o Windows 98 SE caso ainda esteja com a versão 98, e a seguir o Suplemento de desligamento do Windows 98 SE. Até os usuários que já possuem o Windows 98 SE podem ter problemas no desligamento. Para fazer esta instalação use Iniciar / Windows Update. Será feita uma conexão com o site da Microsoft, na página Windows Update. Clique em Atualizações do produto e instale o Pacote de atualizações críticas. Entre os vários componentes deste pacote está o Suplemento de desligamento do Windows 98 SE. Se quiser instalar apenas este suplemento (o pacote completo tem mais de 6 MB), clique em visualizar atualizações. Marque então apenas o suplemento de desligamento.

15) Scandisk reinicia
De 15 em 15 dias eu coloco para rodar o ScanDisk e durante a execução do mesmo aparece umas 2 ou 3 vezes uma janela dizendo que o Windows foi reiniciado 10 vezes porque estava gravando dados e que eu deveria fechar alguns programas para que o ScanDisk rodasse mais rápido. Acontece que, quando eu executo o ScanDisk, não tem nenhum programa aberto (que eu saiba). O que está acontecendo, afinal ?? Eu posso clicar Ctrl+Alt+Del (para ver qual programa está aberto) enquanto o ScanDisk está sendo executado ?? O computador irá travar se eu fizer isto ??
Resposta:
É um excelente hábito usar o Scandisk periodicamente. Pode ser uma vez por semana, uma vez a cada duas semanas, uma vez por mês, como queira. Só não devemos deixar passar muito tempo (vários meses) sem usar o Scandisk, pois pequenos problemas podem com o tempo se tornar grandes problemas. Antes de executar o Scandisk, tecle Control-Alt-Del para verificar os programas ativos que estejam em execução na forma minimizada. Alguns programas que ficam indicados por ícones na bandeja do sistema (onde ficam o relógio e o alto falante) podem realmente fazer acesso a disco, interferindo com a execução do Scandisk. Programas anti-vírus também podem interferir, encerre-os antes de executar o Scandisk e ao terminar reinicie o Windows. Se mesmo assim não conseguir, execute o Windows no modo de segurança (tecle F8 quando aparecer a mensagem Iniciando o Windows 9x…) e no menu apresentado escolha Modo de segurança. Em último caso você pode também executar o Scandisk para MS-DOS. Execute um boot no modo MS-DOS e digite SCANDISK. Existem na verdade dois programas similares, o SCANDISK.EXE que opera no modo MS-DOS e o SCANDSKW.EXE que opera no Windows.

16) Reinstalar o Windows
Segui todas as suas recomendações. Fui ao Windows explorer para poder instalar o Windows, fui no painel de controle, adicionar novo hardware, mas não consegui instalar o drive de CD. Tenho um disquete que é “Cd-Rom drive -ide/atapi interface. Só que o explorer manda a mensagem de que ele não está formatado. Então, eu tentei formatar, mas o Windows avisa que não pode formatar no tipo rápido e então, formatei no completo, mas le não formatou e detectou erro. Tenho outro disquete que é: “Art-968-VGA card” Lá tem a opção de instalação do windows 3.1. Posso instalá-lo sem apagar ou deixar de usar o Windows 95? Gostaria também que me ajudasse a reinstalar o Windows, pois eu não consegui.
Resposta:
Recomendo que você passe a utilizar a versão mais nova do Windows, que é o 98SE (segunda edição), já que o Windows 95 tinha muitos problemas. Você receberá um CD-ROM e um disquete de inicialização. Ao executar um boot com este disquete, o drive de CD-ROM será automaticamente reconhecido. Você poderá então colocar o CD-ROM de instalação no drive. Pode agora entrar no diretório \WIN98 deste CD e usar o programa INSTALAR.EXE. Recomendo entretanto que você não faça a instalação diretamente a partir do CD, e sim, a partir do disco rígido. Crie um diretório C:\WIN98 no seu disco rígido e copie para ele o conteúdo do diretório \WIN98 do CD-ROM. Note que neste ponto você estará usando o modo MS-DOS e precisará utilizar comandos como C:, D: (para passar de um drive para outro), MD \WIN98 (para criar o diretório C:\WIN98), CD\WIN98 (para entrar no diretório WIN98 no CD-ROM o o recém criado no drive C) e COPY D:*.* C: (para copiar arquivos do CD-ROM para o disco rígido). Terminada a cópia pode retirar o CD-ROM, entrar no diretório C:\WIN98 e usar o programa INSTALAR.EXE. A coisa pode ficar um pouco mais difícil se você não tiver o disquete de inicialização. Ele pode portanto ser gerado facilmente em qualquer computador que já tenha o Windows 98, usando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização. O disquete que você formatou acidentalmente não fará falta (felizmente). Ele é o driver para a sua unidade de CD-ROM funcionar no modo MS-DOS, função que já é ativada quando você executa um boot com o disquete de inicialização citado. O outro disquete é o driver para a placa de vídeo operar sob o Windows 3.x, que não lhe será útil.

17) Arquivos desnecessários
Tenho um computador Pentium 100 MHz da IBM Aptiva e estou querendo saber se existe algum tipo de programa que exclua todos os arquivos desnecessários que existem em meu PC, como vários arquivos na pasta Windows, arquivos com nome igual mas extensão diferente e fragmentos de desinstalação. Meu computador está cheio desses arquivos que minha pasta Windows já está gastando 409 Mb do meu HD de 1.2GB. Existe algum programa ou jeito de apagar esses arquivos sem danos ao computador?
Resposta:
Este problema é bastante típico e foi resolvido nas versões mais recentes do Windows. A partir do Windows 95 OSR2, está disponível a FAT32, com a qual podemos economizar bastante espaço no disco rígido. Se o seu HD estiver formatado com FAT16, o tamanho mínimo de um arquivo é de 32 kB. Se você tiver 1000 arquivos pequenos, eles ocuparão ao todo 32 MB, o que é muito levando em conta a capacidade do seu HD. Se você usa o Windows 95 original ou o Windows 95a, instale logo o Windows 98 SE para poder usar a FAT32. Levando em conta o tamanho do seu HD, algo entre 200 MB e 400 MB será liberado, já que passará a usar clusters de apenas 4 kB, ao invés de 32 kB. Depois da instalação, use o programa conversor para FAT32 para liberar mais espaço no disco. Remova os arquivos temporários (diretório C:\Windows\Temp) e também os arquivos temporários da Internet. Para isto use no Internet Explorer, Exibir / Opções da Internet e selecione a guia Geral. Clique no botão Excluir Arquivos. No Windows 98 você também pode liberar espaço em disco usando o utilitário Limpeza de Disco, encontrado no menu de ferramentas do sistema.

18) Atalho desaparecido
Comprei um computador ha 1 mês. Só que na última semana surgiu um problema, que não sei o que é. Quando ligo o meu computador aparece a seguinte mensagem: ( PROBLEMAS COM O ATALHO A unidade ou a conexão de rede a qual o atalho “lnk” se refere não está disponível. Certifeque-se de o disco esteja inserido corretamente ou a conexão da rede esteja disponível e tente novamente.)
Resposta:
Isto não é defeito ou problema prejudicial. O que está ocorrendo é que algum programa marcado para execução automática não está disponível. Isto normalmente ocorre quando algum software é removido à força, ao invés de ser desinstalado. Junto com a mensagem de erro deve aparecer o nome do programa ou atalho em falta. Use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG) e procure entre suas várias guias, uma na qual exista uma referência ao atalho sumido. Desmarque esta referência e o Windows não tentará mais executar o programa em falta.

19) Arquivos corrompidos
Você mencionou o arquivo SFC.exe, que verifica os arquivos de sistema do windows… Eu resolvi dar uma checada, pois, de vez em quando, acontece de o meu computador travar e exibira a famosa “Tela Azul da Morte”, “dizendo” mais ou menos o seguinte: “Houve um problema no programa tal e aconteceu isto e aquilo. Você precisa reinstalar o Windows 98… Digite S para continuar e N para reiniciar. Se você continuar seu sistema pode se tornar instável…”. Pois bem… Executei o SFC e verifiquei os arquivos apresentados um a um. Fui comparando as versões e só restaurei a anterior quando a versão dela era mais recente que a do arquivo atual… Gostaria de saber se fiz a coisa certa, mesmo porque o programa não menciona o idioma dos arquivos. Meu computador parece funcionar perfeitamente, exceto por esta tela azul da morte com a dita mensagem. Há somente um problema. Meu Norton AntiVirus 2000 (última vesão) não consegue terminar a verificação contra vírus. Sempre para nos 97%. O programa The Cleaner também não consegue terminar de executar. Para em 8x%, mesmo com o antivírus desabilitado. O que está acontecendo? E como resolvo? Agradeço desde já, pois você é a única pessoa em que confio sobre problemas de computador, do qual eu entendo muito.. Mas, de vez em quando, temos que perguntar.
Resposta:
Sim, você fez a coisa certa. O programa SFC (System File Checher, Verificador de Arquivos do Sistema) faz uma verificação dos arquivos do Windows que não são idênticos aos originais, e permitem restaurar a versão correta a partir do disco de instalação. É mais rápido que reinstalar o Windows. Se mesmo assim os problemas continuam, devemos inicialmente reinstalar os programas que apresentam problemas. Caso os problemas continuem, devemos procurar na Internet, correções para os programas com problemas, nos sites dos respectivos fabricantes. Apenas se isto não resolver devemos reinstalar o Windows. Isto pode resolver os problemas que você tem com o Norton Antivirus e com o The Cleaner.

20) Windows com estouro de pilha
Estou com um problema em meu PC. Primeiro ele apresentava esse erro: erro de proteção do Windows-VGARD. Agora ele está com outro erro: um estouro de pilha interna causou paralisação desta sessão. Altere a definição de STACKS em seu arquivo CONFIG.SYS. Qual é a solução?
Resposta:
O erro de proteção do Windows-VGARD é causado por problema neste software. Você precisará reinstalá-lo, removê-lo ou instalar uma nova versão. O problema de estouro de pilha é realmente resolvido com o comando Stacks no arquivo CONFIG.SYS. Edite este arquivo (que fica localizado no diretório raiz do drive C), colocando a linha de comando:

STACKS=9, 256

Se os problemas persistirem, aumente o parâmetro 256 para 512.

21) Senha na entrada do Windows
Estou precisando colocar uma senha antes da entrada do Windows para impedir que as pessoas mexam em meus arquivos em minha ausência. Como faço isso?
Resposta:
A forma mais eficiente para fazer o que você quer é usar uma senha no CMOS Setup. Sem esta senha não será possível executar um boot, nem mesmo por disquetes. Existem programas que se integram ao Windows e adicionam senhas, mas não dão proteção total. Com eles é possível, por exemplo, executar um boot com disquete e assim ter acesso ao disco rígido. A senha no CMOS Setup impede esta quebra de proteção, mas assim como ocorre com qualquer mecanismo de senha, você não pode esquecer senha, caso contrário você mesmo ficará sem acesso.

22) Win386
Para que serve o arquivo WIN386.swp que apareceu no Prompt C:\ de um dos micros da empresa?

Resposta:
Este é o arquivo de troca (Swap File) da memória virtual do Windows, e é encontrado em todos os PCs que utilizam o Windows 3.x, Windows 95, Windows 98 e Windows ME. A memória virtual consiste em usar uma área do disco (Swap File) para simular memória RAM. Por exemplo, um PC com 16 MB usando um Swap File de 64 MB apresentará para os programas, aparentemente 80 MB de memória. O sistema fica encarregado de usar preferencialmente os 16 MB de memória real, e quando esta está toda ocupada, começa a transferir blocos de memória para o Swap File, liberando memória real para novos programas. Ao ser necessário usar um trecho de memória que tenha sido copiado para o Swap File, o sistema operacional faz automaticamente a transferência deste trecho para a memória real. Todos os sistemas operacionais modernos utilizam este recurso. Infelizmente o disco rígido é milhares de vezes mais lento que a memória RAM, e o uso intensivo da memória virtual tende a deixar o computador bastante lento. O ideal é usar a memória virtual e ao mesmo tempo ter uma quantidade um pouco mais generosa de memória RAM. Um PC com 64 MB, por exemplo, fará menos acessos à memória virtual que outro com apenas 32 MB. Deixe o arquivo WIN386.SWP onde está, não o altere nem apague.

23) Do Windows 98 para o Windows 95
Tenho um K6-400 com 96 MB de memória RAM, que funciona muito bem com o Windows 98. quero instalar o Windows 95 novamente, mas durante a instalação, após a máquina realizar a etapa de criação do painel de controle/impressora dar um boot, o processo avança até um pouco antes de entrar na interface gráfica, quando aparece o aviso: Erro do sistema. Favor reiniciar o Windows. E não passa disso. Já formatei o HD com FAT 16, achando que podia ser por causa da FAT 32 do Win 98, mas ainda assim não foi. Tentei o Win95OSR2, e também dá a mesma mensagem, no mesmo passo da instalaçào. Reinstalei o Win98 e ele agora está na máquina. Alguma sugestão?
Resposta:
O Windows 95 foi lançado em 1995, já o K6 foi lançado em 1997. Vários problemas de compatibilidade surgiram devido ao uso de um novo processador em um sistema mais antigo, que não fora testado com este processador. Vários remendos foram feitos. Na área de download da AMD (www.amd.com) existe um arquivo de patch (uma espécie de remendo) para que o Windows 95 funcione com o K6. O problema ocorre com processadores a partir de 350 MHz. Normalmente o uso deste patch resolve os principais problemas. Mais correções foram feitas e adicionadas às novas versões do Windows, por isso o Windows 98 funciona sem problemas. Se você está querendo voltar ao Windows 95, está deixando de lado as correções que foram feitas para resolver os problemas de compatibilidade com o K6. Experimente usar o patch, provavelmente será suficiente. Outros problemas podem ocorrer devido à versão de BIOS da sua placa de CPU. Uma atualização de BIOS pode resolver esses problemas. Se não conseguir resultados, é recomendável que esqueça o Windows 95.

24) Demora no boot
Gostaria de saber porque o PC novo que eu comprei, um Pentium III, 550, com 120 MB de memória RAM ( SystemBoard PC100) demora exatos 2 minutos e 20 segundos, do momento que é ligado até estar com a área de trabalho pronta, utilizando o Windows 2000 ( mas também com o 98 acontecia o mesmo). Meu PC anterior, um 386, era muito mais rápido. O que pode estar acontecendo?
Resposta:
Não compare o tempo de boot de um PC com o Windows 2000, com o de outro PC que provavelmente usava o MS-DOS e o Windows 3.1. O Windows 2000 é um sistema muito mais complexo, muito maior, com milhares de arquivos. Além disso as placas de CPU modernas possuem mais dispositivos de hardware que precisam ser inicializados durante o boot, mais memória para testar, o que causa uma demora muito maior que a de um PC 386. Você poderá conseguir uma redução no tempo de boot se fizer periodicamente (uma vez por semana está bom) uma desfragmentação no seu disco rígido. Existe ainda um outro problema: o Windows, seja qual for a sua versão, não habilita de forma automática os recursos de alto desempenho dos discos rígidos modernos (Ultra DMA 33 ou Ultra DMA 66). Cabe ao integrador de hardware (o sujeito que monta o computador) habilitar esses recursos manualmente. Infelizmente a maioria desses integradores não fazem esses ajustes. Para isto é preciso entrar no Gerenciador de Dispositivos e em Controladores IDE / Configurações, ativar a opção DMA. Também é preciso habilitar a opção Ultra DMA no CMOS Setup.

25) Alterando a tela de finalização do Windows
Gostaria de obter informação de como alterar a mensagem “Seu Computador já pode ser desligado com segurança.”.
Resposta:
A tela de abertura do Windows (na qual existem nuvens e o seu logotipo), e as duas telas de desligamento (Aguarde enquanto o seu computador está sendo desligado / Seu computador já pode ser desligado com segurança) podem ser personalizados. A tela de abertura fica embutida dentro dos arquivos de inicialização, mas você pode colocar em seu lugar um arquivo bitmap (formato BMP) de 256 cores, cujo nome deve ser obrigatoriamente LOGO.SYS. Após criar o arquivo LOGO.BMP usando editores gráficos de sua escolha (por exemplo, o Paint que acompanha o Windows 95), deve ser armazenado no diretório raiz do drive C, e seu nome deve ser alterado para LOGO.SYS. As duas telas apresentadas na finalização do Windows são LOGOW.SYS e LOGOS.SYS, localizadas no diretório C:\WINDOWS. Você pode alterá-los pelo mesmo processo. Inicialmente, altere seus nomes para LOGOW.BAK e LOGOS.BAK. Assim você poderá reverter a mudança, caso se arrependa. Copie agora esses dois arquivos com os nomes de LOGOW.BMP e LOGOW.BMP. Pode agora editá-los, apagando o seu conteúdo a adicionando suas alterações. Terminada a edição, mude a sua extensão para SYS. Se quiser criar esses arquivos diretamente, sem trabalhar com a cópia, deverá utilizar o formato apropriado. Esses três arquivos possuem características semelhantes. Todos precisam ser arquivos BMP (com a extensão alterada para SYS depois de prontos), com 320×400, e 256 cores. A melhor forma de criar esses arquivos é usar um editor gráfico de sua preferência, usando uma resolução padrão (como 640×480), e depois de terminada a edição, usar um comando para alterar a resolução para 320×400.

26) Problemas no Kernel32
Meu computador é um Pentium II 400 Mhz, com 64 Mb RAM, Placa de Som SoundBlaster, Placa Mãe Onboard com vídeo próprio de 8Mb, impressoras em USB e gravador de CD. De vez em quando, o PC acusa um erro em Kernel 32, que paralisa por completo todas as atividades que estão sendo realizadas pela máquina. O que poderia estar acontecendo? Posso fazer algo para resolver o problema?
Resposta:
Em primeiro lugar, verificar se existem conflitos de hardware, através do Gerenciador de Dispositivos. Em segundo lugar, atualize os drivers da placa de vídeo, placa de som e modem. Finalmente, use o programa SFC.EXE para checar se existem arquivos de sistema corrompidos, e reinstalar as versões corretas. Finalmente em caso de insucesso, reinstale o Windows sem formatar o disco rígido. O Kernel32 é o núcleo do sistema operacional, e ele trabalha o tempo todo, por isso problemas que ocorrem em outros programas podem ser reportados como tendo ocorrido nele próprio. Investigue se o problema é aleatório ou se ocorre apenas em certos programas, se for o caso reinstale os programas problemáticos. Programe o CMOS Setup com os seus valores default, pois algumas configurações podem resultar em problemas. Aproveite ainda para dar uma olhada no site da Microsoft. Lá existem inúmeras referências a problemas reportados no Kernel32, possíveis causas e soluções.

27) WordPad não encontrado
Todas as vezes que ligo o computador aparece a seguinte janela:”Programa Não Localizado. O Windows não pode encontrar WORDPAD.EXE. Este programa é necessário para a abertura do arquivo tipo Documento do Write. Local de WORDPAD EXE. OK CANCELAR LOCALIZAR”. É preciso clicar quatro vezes em qualquer das opções para fechar a janela, que depois de fechada, dá origem a outra: “Confirm File Deletion. Are you sure want completely remove the selected application and all of its components? SIM NÃO”. Se clico NÃO, a janela fecha e posso dar início ao computador. Se clico SIM, aparece a seguinte mensagem: UNINSTALL – Unable to locate the installation log file. Uninstallation will not continue OK. Clicando em OK, posso dar início ao computador. O que devo fazer para ficar livre desse problema?
Resposta:
Durante a inicialização do Windows em seu computador, está sendo “executado” um arquivo de extensão WRI. Este arquivo é aberto, por default, pelo programa WORDPAD.EXE. Use o programa MSCONFIG (Iniciar / Executar / MSCONFIG.EXE) para localizar que arquivo é este, e “desmarcá-lo” para que não seja mais executado. Se não conseguir, associe os arquivos de extensão WRI a um outro editor presente no seu computador, como o Microsoft Word. Para isso, abra uma pasta qualquer e use Exibir / Opções de pasta / Tipos de arquivo (no Windows 98) ou Painel de Controle / Opções de Paste / Tipos de arquivo (no Windows ME). Procure a extensão WRI e clique em Alterar. Escolha então o outro editor, o Word, por exemplo. Feito isso, quando for iniciar o computador, o arquivo que antes “tentava” ser aberto pelo Wordpad, agora será aberto pelo Word. Você poderá assim descobrir a que software este arquivo pertence e desinstalá-lo. Ao invés de associar os arquivos WRI ao Word, você pode usar o Painel de controle / Adicionar e Remover programas / Instalação do Windows para fazer a instalação do Wordpad. Este problema pode ter surgido depois que você fez a instalação de algum software. Muitos softwares criam programas que são executados na inicialização do Windows, para realizar operações como registro, por exemplo.

28) Atualização do Windows
Possuo um Pentium166 MMX, 32 MB, 2 MB de video, 4,3 GB que está travando na finalização do Windows 98. Li sua matéria sobre atualização do Windows porem tenho um problema: não pssuo acesso a internet e pelo que li em sua resposta ao leitor, voce fala sobre a instalação do windows SE. Não acho vantagem adquirir o Windows 98 SE, sendo que poderei mesmo assim ter esse mesmo problema. Minha pergunta é: Posso acessar a internet através de um PC que possui acesso e adquirir esse suplemento de desligamento do windows 98 e através de um disquete copiar os aquivos do suplemeto do windows, ou somente com acesso a internet em meu computador eu conseguiria fazer a instalação desse suplemento de desligamento?
Resposta:
Felizmente a Microsoft corrigiu este problema. Agora as atualizações do Windows podem ser feitas de uma forma mais inteligente, fazendo primeiro o download do arquivo de atualização, que pode ser por sua vez copiado para outros computadores através de uma rede ou de disquetes, para depois executa-los, fazendo a atualização. Não é mais necessário que cada PC a ser atualizado esteja ligado à Internet. Basta entrar na página de downloads do Windows, em:
http://www.microsoft.com/windows/downloads/default.asp

Você poderá fazer o download das atualizações e deixá-los em um diretório do disco rígido para posterior instalação, ou transferência para outros computadores. As mesmas atualizações podem ser passadas para outros computadores, através de uma rede, por exemplo, sem a necessidade de realizar novas conexões e downloads.

29) DOS no Windows ME
Gostaria de uma ajuda. Tenho um programa versão DOS, feito na linguagem clipper utilizando o exospace. Este programa roda tranquilamente em qualquer versão atual do Windows, mas no Windows ME não consigo adicionar o seguinte comando no arquivo CONFIG.SYS – “Files=250”. Como posso resolver esse problema?
Resposta:
Este é um problema daqueles que ainda precisam utilizar programas para MS-DOS sob o Windows ME. Uma grande dificuldade é que o arquivo CONFIG.SYS não é utilizado pelo Windows ME, portanto todos os seus comandos ficam inativos. Muitos aplicativos necessitam do uso do comando FILES para definir o número máximo de arquivos abertos em uma sessão do MS-DOS. O valor default é 30, mas se quisermos aumentar para, digamos, 70, temos que usar o comando FILES=70 no CONFIG.SYS. Sem o CONFIG.SYS (quando tentamos alterá-lo, o Windows ME automaticamente desfaz as alterações, convertendo-o de volta a um arquivo de 0 byte) não podemos usar o comando FILES. O equivalente pode ser feito através da adição de uma nova linha da seção [386Enh] do arquivo SYSTEM.INI. Pode editar este arquivo livremente, usando o NotePad ou outro editor simples, ou então através do programa MSCONFIG. Adicione então a seguinte linha:

PerVMFiles=<número>

O número indicado será somado aos 30 já disponíveis. Para chegar ao equivalente a FILES=70, usamos:

PerVMFiles=40

Reinicie o computador para que as mudanças tenham efeito.

30) Pouca memória convencional livre no Windows 95
Meu problema é que quando inicio meu computador, a tela escrita Windows 95 não aparece mais e o computador liga direto. É um problema? Outro problema é que quando reinicio em modo MS-DOS, a memória convencional é de apenas 460KB mesmo tendo 640KB! Meu computador é um Pentium 100 MHz da IBM Aptiva de 24MB de RAM e Windows 95. Teria um jeito de resolver estes problemas?
Resposta:
O aparecimento ou não da tela com o logotipo do Windows 95 durante sua inicialização é controlado pelo comando LOGO no arquivo MSDOS.SYS, localizado no diretório raiz do disco rígido. Com LOGO=1 o logotipo é exibido, com LOGO=0 o logotipo é suprimido, e em seu lugar é apresentada uma tela escura com o cursor na primeira linha. Note que antes de editar o arquivo MSDOS.SYS é preciso usar o comando ATTRIB –R –S –H MSDOS.SYS, e depois de editá-lo, usar o comando ATTRIB +R +S +H MSDOS.SYS. O problema da baixa quantidade de memória convencional é resolvido com os seguintes comandos no início do arquivo CONFIG.SYS:

DOS=HIGH,UMB
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE NOEMS

A seguir troque os comandos “DEVICE” (exceto os indicados acima) por DEVICEHIGH no CONFIG.SYS. No arquivo AUTOEXEC.BAT, use o comando LH no início das linhas que ativam programas que ficam residentes na memória convencional, para que passem a ocupar a memória superior. Note ainda que no Windows 95 OSR2 e no Windows 98 versão original, existe um problema de redução da quantidade da memória convencional. No caso do Windows 95 OSR2 é preciso substituir o arquivo IO.SYS pelo IOSYSBRZ. No caso do Windows 98, é preciso instalar a sua atualização (Windows 98 segunda edição).

31) Logo do Windows 98
Gostaria de saber como faço para colocar o logo inicial do Windows 98. Há alguns meses atrás, instalei a última versão do Windows 95. Após a instalação, notei que o logo havia sumido. Algumas semanas depois, instalei o Windows 98, mas o problema persistiu. Gostaria que você me ajudasse com relação a este arquivo de boot e quanto aos comandos que devo realizar, já que existem inúmeros arquivos deste tipo. Gostaria de lembrar também que, tendo em vista a informação obtida em sua página, procurei o tal logo.sys na raiz do C, mas não obtive resultado algum. Consegui o arquivo (logo.sys) através de um amigo que também possui o Windows 98. Poderia me ajudar?
Resposta:
O logotipo de abertura do Windows 95/98 está embutido no arquivo IO.SYS, mas pode ser substituído por qualquer outro definido pelo usuário, de nome LOGO.SYS. Quando o arquivo LOGO.SYS criado pelo usuário é apagado, volta a vigorar o logotipo que está embutido no IO.SYS. Note entretanto que o logotipo pode ser totalmente suprimido com o uso do comando LOGO=0 no arquivo MSDOS.SYS. Edite este arquivo e procure esta linha. Ao encontrá-la pode trocá-la por LOGO=1, ou simplesmente apagá-la. O arquivo MSDOS.SYS está localizado no diretório raiz e tem seus atributos de proteção ligados para que o usuário não o apague ou altere acidentalmente. Para desligar seus atributos, use antes o comando:
ATTRIB –R –S –H MSDOS.SYS

Depois de fazer a alteração, ligue novamente os atributos com o comando:

ATTRIB –R –S –H MSDOS.SYS

Note ainda que caso deseje criar um logotipo personalizado, o arquivo LOGO.SYS deve ser do tipo BMP, com resolução de 320×400 e 256 cores, com a extensão BMP renomeada para SYS. Observe ainda que as medidas são fora do padrão. É melhor trabalhar com um arquivo de 640×480 e depois de pronto, redimensioná-lo para 320×400.

32) Ícones malucos
Meu computador de modo esquisito e repentino ficou com os ícones todos gigantes e isso acabou por impossibilitar o acesso. O que fazer nesse caso?
Resposta:
Coisas estranhas que acontecem de uma hora para outra podem ser consertadas através de uma recuperação do Registro. No Windows 98 basta executar um boot no modo MS-DOS e usar o programa SCANREG. Selecione a opção Restaurar e selecione o backup do dia anterior, e tudo voltará ao normal. No Windows 95, é preciso restabelecer os arquivos USER.DA0 e SYSTEM.DA0 (as cópias do dia anterior), colocando-os no lugar de USER.DAT e SYSTEM.DAT (todos estão no diretório C:\WINDOWS).

Seus ícones podem ter ficado malucos por um erro no registro, ou por uma configuração errada na área de trabalho. Clique sobre a parte vazia da área de trabalho com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Aparência e você poderá ajustar o tamanho de diversos itens da área de trabalho. Na guia Efeitos, verifique se está marcada a opção “Usar ícones grandes”, pois aí pode estar o problema. Caso não consiga resolver o problema, o próximo passo é reinstalar o driver da placa de vídeo, e em último caso, reinstalar o Windows.

33) Drivers para o Windows 95
Gostaria de saber como faço para incrementar os drivers do Windows95 para ficar igual ao Windows 98. Por exemplo: quando vou instalar controladores de som no Windows98, tem a opção do fabricante IBM e no Windows95 não há o fabricante IBM.
Resposta:
Não me consta que isto seja possível, e caso algum leitor conheça o macete, peço que informe a esta coluna. Existem diferenças internas entre os drivers do Windows 95 e os do Windows 98. Drivers do Windows 95 a princípio são compatíveis com o Windows 98, mas o inverso nem sempre ocorre. Os drivers do Windows 98 não se propõem a ser compatíveis com o Windows 95. Por conta desta incompatibilidade está o padrão WDM (Windows driver model), usado pelo Windows NT e agora pelo Windows 2000, que foi adotado pelo Windows 98 com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de drivers por parte dos fabricantes. Drivers desenvolvidos segundo este padrão são adequados ao Windows 98, Windows NT 4 e Windows 2000, mas não ao Windows 95.

34) Tela de abertura do Windows
Como fazer para desabilitar a tela de apresentação do Windows durante o boot, pois ela gasta muito tempo.
Resposta:
Se você quer que aquela tela com o logotipo do Windows não apareça durante o boot, é fácil. Você precisará editar o arquivo MSDOS.SYS, localizado no diretório raiz. Primeiro será preciso desprotegê-lo usando o comando:
ATTRIB –R –S –H MSDOS.SYS

A seguir pode editá-lo (EDIT MSDOS.SYS). Após a linha [Options], acrescente uma nova linha:

LOGO=0

Salve o arquivo e proteja-o novamente, com o comando

ATTRIB +R +S +H MSDOS.SYS

A partir do próximo boot, a tela com o logotipo do Windows não será mais apresentada. Em seu lugar, a tela ficará escura, em modo texto, com o cursor piscando no seu canto superior esquerdo. Note que isto não fará o boot ficar mais rápido, apenas não mostrará o logotipo. Esta tela de abertura não tem como objetivo gastar tempo durante o boot, e sim evitar que o usuário fique incomodado com a tela escura durante um longo tempo. Neste período estão sendo feitas várias operações com arquivos, carregando na memória todos os componentes do Windows. Se você quiser reduzir o tempo de carregamento, desinstale programas que não são mais usados e execute uma vez por semana o programa Desfragmentador de Disco.

35) Arquivos em falta
Gostaria que me ajudasse. Eu excluí um arquivo de programa do meu computador e agora não consigo ver nenhum tipo de vídeo. Todas as vezes que tento abrir um, aparece a mensagem: Este programa executou uma operação ilegal e será fechado…*, clicando no botão detalhes, lê-se: RUNDLL32 causou uma exceção 03H no módulo MSFVW32.DLL em 0137: 7e8a5lld. O que devo fazer? Já copiei de um outro computador, este arquivo que está com problema e o sobrescrevi em cima do meu, mas nada adiantou. Será que tenho que reinstalar o Windows 95 novamente? Ou tem outra alternativa? Agradeço sua ajuda e obrigado.
Resposta:
Eu faria o que você fez – tentar obter esses arquivos em outro computador e copiá-los novamente. O problema é que outros arquivos de sistema podem ter sido apagados juntamente com o programa que você excluiu. Neste caso é recomendada a reinstalação do Windows. Não precisa formatar o disco rígido, basta repetir a instalação sobre o mesmo diretório C:\Windows. Note ainda que alguns CODECs (codificadores e decodificadores de vídeo) são nativos do Windows, outros são instalados juntamente com determinados programas que acompanham arquivos de vídeo. Por exemplo, certas enciclopédias eletrônicas são acompanhadas de arquivos de vídeo e CODECs para esses arquivos. Ao remover esses programas de forma indevida você pode ter também removido o CODEC correspondente. Por via das dúvidas, reinstale o programa que você havia removido e causou todo este problema. Uma outra opção interessante é aproveitar a ocasião para instalar uma versão mais nova do Windows (98 SE, ou dentro de mais alguns meses, a Windows ME), pois versões mais novas do Windows possuem um número maior de CODECs nativos.

36) Windows 95 OSR2
Tenho um Pentium III de 550 mhz e queria formatar o HD de 15 GB com apenas uma partição utilizando o Windows 95. Se têm uma maneira, o que devo fazer.
Resposta:
A única forma de fazer o que você quer é usar o Windows 95 OSR2. O Windows 95 original e o Windows 95A utilizavam a FAT16, na qual o limite máximo para um drive lógico era de 2 GB. A partir do Windows 95 OSR2 foi introduzida a FAT32 (usada no Windows 98 e no Windows ME), que permite usar drives lógicos de maiores capacidades. Você poderá perfeitamente usar o seu disco rígido inteiro como um único drive C. Sugiro entretanto que você deixe de lado o Windows 95 e passe a utilizar o Windows 98SE.

37) Placa de vídeo não funciona no Windows 2000
Adquiri uma placa de video Asus V6600 Deluxe 32 MB, mas estou com um problemaço, ela não funciona no WIN 2000. Ela só tem drivers para WIN NT 4.0, não tem para 2000 já procurei no site da ASUS mas não achei nada lá… No momento do Autorun do CD de instalação o WIN 2000 acusa erro. E pra mim é mais negócio trabalhar com o WIN 2000 porque o NT não reconhece FAT 32 e meu HD é um Maxtor de 15 Gb. Assim terei que particoná-lo em varias partes.
Resposta:
Sempre ocorre este tipo de problema quando é lançada uma nova versão do Windows. No caso do Windows 2000, existe uma solução, que é a de utilizar os drivers do Windows 98. Uma das características do Windows 98 é o uso de drivers no padrão WDM (Windows Driver Model), o mesmo usado pelo Windows NT. Segundo a Microsoft, os drivers disponíveis para Windows 98 devem a princípio funcionar no Windows 2000, entretanto existe um programa de certificação que irá testar cada um deles para verificar a total compatibilidade. Use então o driver do Windows 98 e aguarde uma eventual atualização a ser colocada no site da Asus. Uma outra opção para casos como este é tentar usar os drivers genéricos oferecidos pelo fabricante do chip gráfico, que no seu caso é a Nvidia (www.nvidia.com).
Quanto ao erro na instalação do Windows 2000, não esqueça que existem outras formas de realizar a instalação. A que você deve estar tentando é aquela feita “por cima” do Windows 9x, que tem a vantagem de preservar configurações e aplicativos. Experimente fazer uma instalação a partir do zero, reinstalando posteriormente seus softwares, mas não esqueça de antes fazer backup dos seus dados. Lembre-se também que a Microsoft oferece suporte gratuito aos usuários.

38) Erro no Registro
O Windows encontrou um erro no Registro do sistema. Feche seus programas e reinicie o Windows agora. Voce pode perder algumas informacoes sobre a sessao atual Reiniciar permitira ao Registro reinicializar. Esta mensagem aparece com frequencia no meu Windows, quando abro algum programa ou quando estou na internet. Queria saber como faco para que essa memsagem nao apareca mais?
Resposta:
Experimente primeiro executar um boot teclando F8, e no menu de inicialização, escolha a opção “Somente prompt de comando”. Use então o programa SCANREG, da forma:

SCANREG/FIX

Reinicie o computador e verifique se o problema foi eliminado. Note que o processo de boot indicado é válido para o Windows 95 e 98. No Windows ME não é possível executar um boot no modo MS-DOS pelo disco rígido. Para isto precisamos utilizar um disquete de boot, que é gerado pelo comando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização.
Se o comando SCANREG citado não resolver o problema, use-o novamente, sem a opção /FIX. Use a seguir na tela do SCANREG, o comando “Exibir Backups”. Selecione uma data anterior use o comando Restaurar.

39) Arquivo que não aceita ser apagado
Não sei como apareceu em meu micro um arquivo no formato Wave, que abocanhou nada menos que 500 a 550 Mb do disco rígido. Acontece que o Windows não o mostra como arquivo e, assim, não consigo apagá-lo. Existe uma forma de apagar esse arquivo sem formatar a maquina?
Resposta:
O arquivo tem extensão WAV e você sabe o seu tamanho, portanto sabe também o seu nome e em que diretório (pasta) está localizado. Apenas não está conseguindo apagá-lo, provavelmente devido a alguns dos seus atributos de proteção. Clique neste arquivo com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Geral e desmarque as opções “Somente leitura”, “Sistema” e “Oculto”. A opção “Arquivo” não impede o apagamento, pode ficar marcada ou desmarcada. Feito isto você poderá excluir o arquivo. Para que não passe pela lixeira (quando um arquivo é muito grande, acaba expulsando centenas de arquivos da lixeira, algum dos quais você pode vir a precisar), aplique um único clique e tecle Shift-Del. Existe ainda uma forma de apagá-lo por comandos do MS-DOS. Digamos que o nome do arquivo seja GRANDE.WAV. Use o comando Desligar / Reiniciar em modo MS-DOS e entre no diretório onde o arquivo está localizado (use para isto o comando CD\, seguido do nome do diretório). Use então os seguintes comandos:
ATTRIB –R –S –H GRANDE.WAV
DEL GRANDE.WAV

Existem casos de grandes espaços ocupados no disco mas que não são arquivos. Isto ocorre, por exemplo, quando o PC trava durante a criação de um arquivo grande que não é fechado. O arquivo consta como se tivesse 0 bytes mas suas unidades de alocação estão em uso, indisponíveis para outros arquivos. Para “excluir” essas áreas do disco rígido, use o programa SCANDISK. Ele informará que encontrou unidades de alocação perdidas e perguntará se você deseja apagá-las ou transformar em arquivos. Como normalmente os arquivos nos quais são transformadas está corrompido ou incompleto, é melhor excluir diretamente as unidades de alocação perdidas, sem convertê-las em arquivos.

40) Erro no Registro II
Estou com um problema com o registro do windows na inicialização. Toda vez que inicializo o sistema ele me apresenta uma mensagem que diz que o “Windows encontrou um erro no registro….. ” e a única opção que aparece e que ele irá voltar o backup e reiniciar o sistema. Já reinstalei o Windows e o problema persistiu, como posso estar solucionando este problema?
Resposta:
Erros no registro podem ser causados por problemas de software (por exemplo, algum programa travou durante uma série de atualizações no Registro), ou por um defeito de hardware (por exemplo, ocorreu um erro na memória cache durante uma atualização). Se o problema não for de hardware, a solução desesperada é formatar o disco rígido e reinstalar tudo. Se for um problema de hardware, pode formatar o HD e reinstalar o Windows 1000 vezes, que o problema continuará. Reinstalar o Windows sem formatar o HD resolve problemas causados por arquivos corrompidos ou em falta, com a vantagem de não causar perda de dados e manter todas as configurações atuais. Neste tipo de reinstalação, o registro é mantido, portanto erros no registro não podem ser consertados. Erros no Registro podem ser eliminados através da ativação de um backup. O Windows 98 mantém os 10 últimos backups do Registro, e recupera a versão mais recente, anterior ao problema, de forma automática. Ocorre que esta sua versão mais recente também pode estar com problemas. Faça um boot no modo MS-DOS e execute o programa SCANREG. Use o comando Exibir Backups, escolha um outro backup pela data e selecione Restaurar. Depois de reinicializar o computador, o Windows voltará ao normal.

Escolhendo um backup do registro para o SCANREG restaurar

41) Desinstalação problemática
Se eu instalo um aplicativo qualquer, e ele não tem a opção de remover pelo “Painel de Controle” “Adicionar ou remover programas”, ou então ele não vem com o botão próprio de removê-lo, quando eu vou excluir ele pelo jeito comum aparece um aviso de que aquilo é programa e se eu desinstalar ele poderá afetar outros programas. Dizem que é as DLL também são usadas por outros programas. Se o único jeito de desinstalar é por excluir, o que acontece com as minhas DLL e como eu faço para repor elas? isso prejudicará todo o meu computador?
Resposta:
Evite a qualquer custo desinstalar programas à moda antiga, ou seja, exclusão pura e simples. Os programas para Windows 95 e superiores sempre possuem comando de desinstalação, seja pelo Painel de Controle (adicionar / remover programas), seja através de um pequeno programa (Uninstall), localizado no mesmo menu onde está o software em questão. Muitas vezes, durante a instalação de programas, é perguntado se queremos instalar também o programa de “desinstalação”, devemos sempre responder SIM. Se for preciso remover programas diretamente, não faça a remoção completa. Comece movendo o diretório do programa, não para a Lixeira, mas para o Desktop. Não existirão assim DLLs compartilhados (eles ficam em geral no diretório \Windows\System, deixe-os lá). O que poderá ocorrer são referências no Registro e nos arquivos de inicialização ao programa removido. Nesse caso podemos retirar manualmente essas referências usando o programa MSCONFIG. Depois que a desinstalação manual funcionar, podemos excluir definitivamente o diretório do programa.

O programa MSCONFIG

42) Windows 98 não reconhece Pentium III?
Comprei um Computador Pentium III, 550 MHz, 64 Mb RAM, com uma placa mãe ASUS P3B-F. Quando o computador é ligado, pode-se ler Processador Pentium III, porém quando no Windows entro no sistema, lê-se : Computador Genuine Intel Pentium (r) II Processor Intel MMX (TM) Technology. Pedi que a máquina fosse aberta e o processador é um Processador Pentium III da Intel. Porque no sistema ele fala em Pentium(r) II ? Como fazer com que no sistema conste Pentium III ?
Resposta:
Este problema ocorre porque o seu computador tem instalado o Windows 98. O Pentium III foi lançado em 1999, portanto o Windows 98 original não o reconhece, confunde-o com o Pentium III. Se você estivesse usando o Windows 98 SE (lançado em 1999, depois do Pentium III), reconheceria corretamente o processador como Pentium III. De um modo geral, programas que reconhecem processadores, ou mesmo o BIOS de uma placa de CPU, só fazem este reconhecimento de forma correta para processadores existentes antes da criação do referido programa. Processadores mais novos serão reconhecidos como suas versões antigas.

O Windows 98 SE reconhece corretamente o Pentium III

43) Lixeira mudou de nome
Gostaria que, se possível, me dessem uma dica. O fato é o seguinte. Durante a instalação de um programa, o ícone da lixeira que se encontra na área de trabalho do windows, mudou de nome para Recycled Bin. Já tentei renomeá-lo para o antigo Lixeira, mas, parece que é o único item da área de trabalho que não aceita ser renomeado. Há algum meio de renomear? Sendo só o que há para o momento, agradeço antecipadamente a atenção.
Resposta:
Isto pode ser feito com o programa TWEAK UI. Ele foi criado para o Windows 95, alguns de seus comandos não funcionam no Windows 98, mas particularmente o que você quer funciona perfeitamente. Este programa pode ser obtido no site da Microsoft. Selecione a guia Desktop, procure a guia Lixeira, clique com o botão direito e use o comando Rename. Pode agora usar o nome que desejar.

Renomeando a lixeira
Existe outro processo para esta alteração, através o Regedit. Procure pela chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\CLSID\

Um dos elementos desta classe é um número estranho e longo, como {645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}. Dentro desta chave existe um item de nome “Padrão”. Clique-o com o botão direito e use a opção Modificar. Coloque então o nome desejado.

44) Desinstalação errada
Tenho um computador Pentium 200 MMX, 16 MB Ram, HD 3.2 GB, CD 24X, Fax Modem US Robotics 33.600, que está apresentando um problema na inicialização. Devo ter retirado algum aplicativo de modo incorreto, pois agora, sempre ao iniciar o computador, ele apresenta a seguinte mensagem: “Um arquivo de dispositivo no arquivo System.ini está danificado. Pode ser necessário executar o Windows. Talvez seja preciso executar o programa de instalação novamente. Se o arquivo estiver incluído em outro pacote de software, você pode ter que reinstalar o software que usa o arquivo. C:\windows\system\vmm32\ntkern.vxd Pressione uma tecla para continuar.” Pressionando a tecla, ele entra no windows normalmente. Tentei reinstalar o CD do Windows, mas a mensagem continua. Não tenho idéia qual é o software que originou o problema, por isso não sei como soluciona-lo. Gostaria de uma opinião de como remover esta mensagem
Resposta:
Alguns softwares adicionam ao Windows, arquivos que são carregados na memória durante a sua inicialização. Quando este software é removido, é preciso que a chamada a esses arquivos de inicialização também sejam removidas. Em uma instalação mal sucedida, ou feita de forma indevida, é possível que alguns desses arquivos continuem sendo chamados na inicialização, mesmo que tenham sido removidos. Esta chamada pode estar no Registro do Windows, ou no grupo Iniciar, ou nos arquivos SYSTEM.INI ou WIN.INI. Felizmente existe um utilitário que facilita o acesso a todas essas áreas. É o MSCONFIG. Use o comando Iniciar / Executar e digite MSCONFIG. Este programa possui várias guias para acesso a todas as áreas de inicialização. Tudo o que você tem a fazer é procurar em qual delas está a chamada ao arquivo indesejável (no seu caso, NTKERN.VXD). “Desmarque” o arquivo e reinicie o computador, tudo deverá voltar ao normal. Por incrível que pareça, muitas formatações de HD seriam evitadas se o MSCONFIG fosse mais conhecido.

O programa MSCONFIG

45) Travamento na finalização do Windows
Depois que instalei o Windows 98 segunda edição, meu PC passou a travar naquela tela “Aguarde enquanto seu computador está sendo desligado”. Minha placa de vídeo é uma Diamond Stealth II S220.
Resposta:
Tenho aqui uma placa idêntica à sua que apresentava o mesmo problema, que ocorre quando é usado o driver de vídeo que acompanha o Windows 98. No site da Diamond existe uma versão mais atualizada deste driver com a descrição “não congela na finalização do Windows…”. Instalei este driver e o problema desapareceu. Depois de alguns meses instalei neste computador o Windows 98 segunda edição e o problema voltou a ocorrer. Novamente o driver que acompanha o Windows, mesmo sendo de versão mais nova, também apresenta o problema. Instalei então aquele driver obtido no site da Diamond e o problema ficou resolvido. Portanto, quando ocorrer este tipo de problema, não importa qual seja o modelo da placa de vídeo, tente sempre instalar a versão do driver encontrada no site do fabricante da placa. No seu caso e no meu também, esta solução acerta o problema “na mosca”.

46) Windows 95, de disquetes para CD-ROM
Tenho um curso de inglês muito bom, em 11 CDs, mas só funciona no Windows 95. Não consegui de forma alguma fazê-lo funcionar no Windows 98. Ocorre que meu Windows 95 é em disquetes. Alguns já foram danificados procurei a Microsoft para conseguir substituí-los. Procurei para comprar o Windows 95 em CD, mas só encontro pirata. Tenho medo que no futuro os disquetes de instalação do Windows 95 estraguem novamente. Existe alguma forma de passá-los para CD?
Resposta:
Antes de mais nada, sugiro que você continue procurando a ajuda de colegas mais experientes, ou mesmo da empresa que criou o programa, para fazer o curso rodar no Windows 98. No caso do Windows 95, existe uma solução parcial para o seu problema. Você pode copiar todo o conteúdo dos disquetes de instalação do Windows 95 para um diretório do disco rígido. Melhor ainda, faça isto em um computador que tenha um gravador de CDs. Grave então um CD com um diretório \WIN95INS, contendo a cópia desses disquetes. Use um CD de mídia dourada, pois tem durabilidade maior. Escolha um CD de boa qualidade, pois o mercado está cheio de CD-Rs “sem nome” de qualidade ruim. Se quiser ter segurança ainda maior, faça duas cópias em CDs (uma boa mídia de CD-R Sony ou Kodak custa cerca de 5 reais). Você terá então um “CD de instalação do Windows 95” quase perfeito. Seria perfeito se pudesse fazer a instalação diretamente a partir deles, mas não poderá. Será preciso usar os disquetes 1 e 2. Quando o programa de instalação pedir a colocação do terceiro disquete, não o coloque e clique em OK. Será apresentada uma caixa de seleção de arquivos, onde você deverá indicar o diretório \WIN95INS do CD ou um diretório do disco rígido para onde tenha feito a cópia. Você poderá fazer backup dos disquetes de instalação do Windows 95 (bastará os discos 1 e 2), porém eles são protegidos contra cópia. Você poderá copiá-los usando o programa VGACOPY, encontrado para download em vários sites da Internet. Entre no Altavista e procure por VGACOPY e você encontrará inúmeras referências. Não é ilegal fazer esta cópia, pois os originais são seus e as cópias são para seu próprio uso. Para obter o VGACOPY, entre em um site de utilitários como www.shareware.com ou www.simtel.com e busque por “VGA-COPY” na área de utilitários para DOS.

47) Opções de Acessabilidade
Há uma questão que nunca consegui resolver – e consideraria uma lástima se os programadores não tivessem deixado uma lacuna com esta opção tão importante, ou seja, falo da “possibilidade” de se personalizar o teclado. Por exemplo, sou portador de deficiência física, muscular, posso digitar no computador e fazer qualquer coisa. Mas sempre há uma pequena dificuldade com a posição daqueles caracteres que mais usamos. O acento circunflexo ( ^ ) para mim seria melhor em outra tecla, no lugar da crase (que é menos usada) e a qual não requer o uso de Shift. Também o parêntese é mais usado que o colchete, entretanto seu uso é mais difícil por requerer o Shift. Daí a minha indagação: existe um meio de se personalizar o teclado??
Resposta:
Uma forma bastante satisfatória de resolver o problema é usar as Opções de Acessabilidade, disponíveis no Painel de Controle. Lá existem opções para facilitar o uso do teclado, mouse e monitor. Esses comandos foram criados para facilitar o uso do computador por deficientes físicos, auditivos e visuais. Na guia Teclado, ative a opção “Usar teclas de aderência”. Desta forma não é preciso pressionar Shift, Control e Alt simultaneamente com outras teclas. Simplesmente pressione uma vez Shift e solte, a seguir pressione a outra tecla, e o efeito será o mesmo de Shift-Tecla.

48) Regedit abre sozinho
O editor de registro abre todas as vezes que termina de carregar o Windows 98, na tela dekstop aí tenho que clicar em fechar. É chato repetir isto todas as vezes, eu já reinstalei o Windows 98 e também o Office 97, e não resolveu.
Resposta:
O programa REGEDIT.EXE está sendo executado automaticamente durante o carregamento do Windows. Para desabilitar isso, use o programa MSCONFIG. Procure entre as guias do programa, um ponto onde esteja indicada a execução do Regedit. Desmarque-o e não será mais executado na inicialização.

49) Erros fatais
Estou com um problema no meu micro e gostaria que você me desse uma ajuda pois não entendo o que esta acontecendo. Tenho um Pentium 133, 64 MB de RAM, HD 1,7 GB, placa de vídeo de 2 M kit multimidia sound blaster 16 c/ Windows 98 second edition. Quando estou trabalhando no windows sempre aparece uma tela azul dizendo assim:

Windows
Ocorreu um erro fatal 0E em 0028:C00144A7 (esta numeração muda sempre)
O aplicativo em uso será encerrado.
Outro tipo:
Windows
Uma exceção 0E ocorreu em 0028:C001545A em VxD—.
Ela foi chamada de 0028:C024C5D5 em VxD—
Pode ser possível continuar normalmente. mas sempre a máquina trava e eu sempre tenho que reiniciar O que poderá estar acontecendo meu amigo? Será que é problema com memória ou placa de vídeo?
Resposta:
Provavelmente seu PC está com problemas de hardware, mas existe uma pequena chance dos problemas serem de software. Quando o problema é apenas software, a sua reinstalação, ou nos casos piores, a formatação do disco rígido seguida de reinstalação, faz o PC voltar ao normal. Quando o problema está no hardware, não adianta formatar e reinstalar o software. Nem utilizar programas anti-vírus, e programas como o Norton Utilities. Um PC com dois anos de uso (certamente é o caso do seu) pode apresentar maus contatos causados pela poeira e pela umidade. Se o problema for apenas este, uma limpeza geral feita por um bom técnico resolve tudo. Infelizmente os problemas de hardware podem ter as mais variadas causas. O processador pode estar aquecendo muito, e para resolver este tipo de problema temos que usar um cooler de maior tamanho, acoplado ao processador através de pasta térmica. Pode existir ainda um defeito de hardware mais sério, como placa de CPU danificada, memória danificada, fonte de alimentação instável, realmente são muito variadas as causas possíveis. Um bom técnico deve realizar um check-up de hardware, utilizando um software de diagnóstico apropriado (por exemplo, o PC-Check, obtido em www.eurosoft-uk.com) para descobrir uma pista sobre o possível defeito. O defeito pode ser bem simples, como por exemplo, instabilidades na rede elétrica, problema que é solucionado pelo uso de um estabilizador de voltagem. Pode também ser muito complicado, por exemplo, falhas latentes causadas por descargas eletrostáticas. Este é um problema bastante comum e consiste no seguinte: o montador do computador não toma os devidos cuidados com a eletricidade estática durante a montagem, não fazendo a sua descarga, não usando pulseira anti-estática e tocando as placas e componentes diretamente com as mãos. As descargas eletrostáticas resultantes deste procedimento podem danificar imediatamente os componentes, mas também podem provocar as falhas latentes, que se manifestam depois de algum tempo. É o caso típico no qual o computador passa a apresentar problemas de uma hora para outra. A solução para este tipo de problema é a troca da placa defeituosa.

50) Deletando arquivos temporários
Gostaria de saber como proceder para deletar os arquivos temporários em meu computador, para obter mais espaço no disco. Me informaram que o comando seria no prompt do MS-DOS, só que não sei qual. Em tempo possuo o Windows 95.
Resposta:
Arquivos temporários são criados e apagados automaticamente por vários programas. Ocorre que alguns programas, por erro de programação, podem deixar os arquivos temporários sem apagá-los. Travamentos ou términos anormais em programas também podem fazer com que esses arquivos permaneçam no disco. Se você quer apagá-los agora, abra uma sessão do MS-DOS e digite SET. Será apresentada uma lista de variáveis de ambiente, na qual você deve procurar a variável TEMP. Ela indica o diretório onde estão os arquivos temporários, normalmente é C:\WINDOWS\TEMP. Apague agora todos os arquivos deste diretório. Agora que você já sabe qual é o diretório de arquivos temporários, não precisa mais usar o MS-DOS. No próprio Windows você pode abrir esta pasta e excluir os arquivos. Mas tome cuidado, não faça isso enquanto existirem programas em execução, pois alguns desses arquivos podem estar em uso. Se quiser pode usar nesta pasta a comando Exibir / Detalhes e classificar os arquivos por data. Assim você evitará excluir os arquivos mais recentes (abertos no mesmo dia) que podem estar em uso por algum programa.

51) Revertendo alterações na configuração do Windows
O problema é o seguinte: após a desinstalação de um utilitário que mexeu com o registro do Windows (acho que pode ter sido o Tweak UI) houve uma mudança na configuração do meu Windows 98, sumindo do meu desktop o quick launch toolbar, e também só consigo trabalhar com as configurações clássicas sem a alternativa de estilo da Web. Re-instalei o Windows, e mesmo assim as alterações permaneceram. Como isso é possível? Vocês poderiam me ajudar? Agradeço antecipadamente.
Resposta:
A reinstalação do Windows sob o mesmo diretório evita que seja necessário instalar novamente todos os aplicativos, porém não pode ser usada para desfazer alterações de configuração. Deve ser usada quando existem arquivos corrompidos, o que normalmente causa travamentos e operações ilegais. Da forma como você fez, os arquivos originais do Windows são regravados no disco rígido e as configurações são mantidas. O que você queria fazer e retornar às configurações anteriores. Isto é feito de forma mais simples, restaurando uma cópia anterior do Registro. Todas as alterações de configuração ficam indicadas no Registro do Windows. Felizmente no Windows 98 é feito um certo número de cópias do Registro. Você pode, após alterações de configuração das quais se arrependa, usar o programa SCANREG no modo MS-DOS. Use a opção Restaurar e será apresentada uma lista de arquivos de backup do Registro, com as respectivas datas. Selecione aquele do dia anterior à mudança da qual você se arrependeu. Reinicie o computador e tudo voltará a ser como antes.

52) Disquete de boot para o Windows 95
Como faço um disquete de boot para win95 que reconheça automaticamente o CDROM, a exemplo do que é feito com o disquete de boot do win98? Tenho windows 95 em CD e quero que o disquete de boot reconheça automaticamente o CD-ROM.
Resposta:
O reconhecimento do drive de CD-ROM feito durante um boot por disquete (ou mesmo pelo disco rígido, no modo MS-DOS) depende do uso de dois arquivos. No CONFIG.SYS deve ser usado o driver que controla a unidade de CD-ROM. Existem vários desses drivers, e o nome varia de um modelo para o outro. No Windows 98 é usado o OAKCDROM.SYS, mas você pode usar outro qualquer (o que vem no disquete que acompanha o seu drive de CD-ROM). Se você não tiver este driver use o OAKCDROM.SYS, encontrado em qualquer disquete de inicialização do Windows 98. A forma de usá-lo é colocar no CONFIG.SYS a linha:
Device=oakcdrom.sys /d:MSCD000

Coloque também neste disquete o arquivo MSCDEX.EXE, encontrado no diretório C:\Windows\Command. Use então no AUTOEXEC.BAT deste disquete o comando:

MSCDEX /D:MSCD000

53) Arquivos excluídos acidentalmente
Olá galera da PC World, gostaria que vocês pudessem me ajudar com uma burrada que fiz há algum tempo. Eu possuo este micro há pouco tempo e andei mexendo em alguns arquivos pessoais, nada de sistema ou coisa parecida, e queria restaurá-los de alguma forma. Me disseram que eu posso voltar alguns registros ou arquivos que eu tenha destruído mexendo em um arquivo do Windows, que não sei o nome. Eu deletei um trabalho e queria saber se eu poderia restaurá-lo de alguma forma. Tou ficando meio pinel com este trem (micro), pois estou mexendo nele ainda na base do curioso. Não sei quase nada, ou melhor nada mesmo! Por favor se pudessem me dizer como proceder para fazer o desinfeliz ressuscitar.
Resposta:
Não é recomendável usar o computador se você sabe nada ou quase nada. Procure aos poucos aprender. Se você não tem tempo, procure alguns cursos em CD ou livros para principiantes. Os arquivos excluídos acidentalmente são encontrados na Lixeira do Windows, que fica na área de trabalho (tela principal). Procure então o arquivo que você quer recuperar na lista apresentada. A lista pode ser classificada por data, bastando clicar sobre a tarja na parte superior da lista com a indicação “Excluído em”. Clique no arquivo desejado com o botão direito do mouse e no menu apresentado use a opção Recuperar. Note que os arquivos excluídos não ficarão indefinidamente na lixeira. Sempre que excluímos um arquivo, ele não é realmente perdido, fica “escondido” em um diretório especial chamado Recycled. Este diretório é gerenciado pela Lixeira do Windows. Depois de algum tempo os arquivos da lixeira são excluídos permanentemente e não é mais possível recuperá-los. A lixeira mantém prioritariamente os arquivos excluídos há menos tempo, e tem um tamanho limitado. Quando este tamanho é atingido e novos arquivos são excluídos, aqueles que estão há mais tempo na lixeira são excluídos permanentemente, dando lugar aos novos. Portanto você terá mais chance de recuperar arquivos que foram excluídos há menos tempo.

54) Usando duas versões do Windows no mesmo PC
Como faço para colocar dois sistemas operacionais no computador de HD 4.8 GB no caso seria Windows 95 e Windows 98 ….ou Windows 3.11 e Windows 98
Resposta:
O Windows 98 é na verdade uma versão mais nova do Windows 95. Sendo um mesmo sistema, não foram feitos para serem instalados simultaneamente no mesmo computador. Já com o Windows 3.x a situação é diferente. É possível combinar Windows 3.x/95 ou Windows 3.x/98. Para isso, instale primeiro o Windows 3.x. Terminada a instalação, instale o Windows 9x. Note que será preciso usar diretórios diferentes (Ex: C:\WIN311 e C:\WINDOWS). Ao realizar um boot, pressione F8 e no menu de inicialização, use a opção “Normal” para o Windows 9x e “Versão anterior do sistema operacional” para usar o Windows 3.11. Observe ainda que os programas instalados em um Windows não estarão automaticamente instalados no outro. Aplicativos para Windows 95 não funcionarão no Windows 3.x. Se quiser que algum aplicativo do Windows 3.x funcione em ambos os sistemas, instale-o primeiro no Windows 3.x e depois no 9x, usando o mesmo diretório de instalação.

55) Atualização para Windows ME
Possuo em meu PC o Windows 98 SE e gostaria de atualizá-lo para o Windows ME. No entanto, tenho uma dúvida: Como o Windows 98 SE apresenta uma série de problemas e conflitos, não seria melhor instalar a versão integral do ME, desinstalando o Windows 98? Ou na atualização, todos os problemas da versão anterior são resolvidos ?
Resposta:
Quando instalamos uma nova versão do Windows “por cima” da anterior, não ocorre o aproveitamento de programas da versão antiga. Os programas que permanecem são as novas versões. Apenas são mantidas as configurações e os dados da versão anterior. Por exemplo, se a área de trabalho estava configurada com um certo papel de parede, ela continuará com o mesmo papel de parede. Quanto aos programas existentes na versão antiga que não estão presentes na versão nova, alguns podem ser mantidos, outros podem ser eliminados. Aplicativos instalados continuarão presentes no sistema, assim como seus respectivos dados. Agora temos o outro lado da moeda: sempre que podemos formatar o disco rígido para reinstalar o sistema a partir do zero, devemos fazê-lo. Fragmentos de programas removidos incorretamente, drivers e bibliotecas antigas serão eliminados, o que reduz a chance de ocorrerem problemas. Por outro lado, fique atento: muitos usuários fazem a instalação, seja a partir do zero, seja sobre uma versão anterior, e têm o desprazer de saber que alguns dispositivos deixaram de funcionar, que será preciso reinstalá-los, e muitas vezes esses usuários não possuem os drivers desses dispositivos.

56) Bug no sistema de arquivos do Windows 95
Já li várias vezes na coluna que o windows 95 primeira edição apresenta um problema no registro relacionado as controladoras ide ou ao hd, não me lembro bem. Gostaria de saber aonde posso encontrar a solução. O meu problema é que várias vezes ao particionar o hd em dois ou mais discos, acabo tendo problemas que me levam a perder tudo o que eu tenho.
Resposta:
Este bug era encontrado no Windows 95 e 95a, sendo corrigido apenas a partir do Windows 95 OSR2. O problema é que os valores de NameCache e PathCache estão trocados no Registro para as opções Mobile e Server. A correção do problema é explicada na área de DICAS de www.laercio.com.br. O seu problema entretanto não tem relação com este bug. Ele faz apenas cair o desempenho, mas não provoca perda de dados. Se você está particionando e formatando corretamente o HD e depois de gravar dados está perdendo tudo, pode existir um vírus (use seu anti-vírus predileto) ou mesmo por um defeito físico no seu HD.

57) Windows 95 não funciona no K6-III
Gostaria de saber porque o Windows 95 não funciona no meu PC, um K6-III/450.
Resposta:
O Windows 95 não funciona corretamente com processadores K6-2 e K6-III a partir de 300 MHz. Para que funcione, é preciso instalar um “patch” (remendo), que pode ser obtido na área de download da AMD, em www.amd.com. Note que o Windows 95 foi lançado em 1995, época em que esses processadores ainda não existiam, portanto não foram realizados os testes apropriados. Até a versão mais recente do Windows 95, a OSR2, foi lançada em 1997, antes do K6-2/300. Naquela época existiam processadores K6 de 200, 233 e 266 MHz. A partir de 300 MHz começaram a surgir os problemas. A Microsoft não fez a correção, mas ajudou a AMD a modificar os arquivos que causavam o problema.

58) Imagem Borrada
Depois que instalei o IE.5.0, as fotos que uso como papel de parede começaram a ficar manchadas e sem aquela qualidade que existia antes. Eu sempre usei a resolução 800×600. Antes da instalação do I.E.5.0, qualquer foto do tipo 800×600 ou superior, ficava excelente como papel de parede; Agora, só fica boa com 800×600.
Resposta:
Este problema ocorre devido ao processo utilizado para reduzir / ampliar o tamanho das imagens. O método mais rápido é o “Resize”, que consiste na repetição ou eliminação de linhas e colunas da imagem para ajustá-la ao novo tamanho. O outro método é o “Resample”, que utiliza interpolação para converter a figura ao novo tamanho. O resultado é muito melhor, porém o método é mais demorado. Muitos programas gráficos, para serem capazes de alterar rapidamente o tamanho de imagens, utilizam o Resize. Para que você volte a ter boa qualidade de imagem quando as dimensões do papel de parede forem diferentes das dimensões da tela, será preciso converter os arquivos gráficos para a resolução que você utiliza na tela (800×600). Esta conversão pode ser feita pela maioria dos programas gráficos. Se você não possui tais programas, sugiro o Paint Shop Pro, que pode ser obtido gratuitamente em www.jasc.com. Úse então o comando Image / Resample para converter a imagem para 800×600. Se a imagem não possuir relação de aspecto de 4×3 (largura é 4/3 da altura), mantenha a largura em 800 e desmarque a opção “Maintain aspect ratio” (faça isto se a altura for menor que 600. Se a altura for maior que 600, converta o tamanho da imagem para que possa ter altura 600, e a largura será menor que 800). Ao aplicar a imagem sobre o desktop, desmarque a opção “Expandir a imagem para o tamanho do desktop”. Desta forma as imagens voltarão a ter boa qualidade ao serem usadas como papel de parede.

59) Esvaziamento de Pilha
Tenho um AMD K62 400mhz, adquiri montado, e vive travando e dando mensagens tipo, o explorer causou uma falha e este programa ira fechar, em detalhes leio: esvaziamento da pilha, etc. Por favor me respondam o que é esvaziamento da pilha, é hard ou software, quem me vendeu não soube responder.
Resposta:
O esvaziamento de pilha é uma falha que ocorre quando a área reservada para Stack do sistema operacional fica totalmente cheia. Ela pode ficar cheia devido a um número elevado de interrupções de hardware que não estão sendo atendidas em tempo hábil. Como você vê, em 4 linhas é difícil dar uma explicação clara, para explicar detalhadamente eu precisaria de uma página inteira. O problema pode ser resolvido através da adição do comando STACKs no arquivo CONFIG.SYS. Adicione a ele o comando:

STACKS=9,512

Se o problema persistir aumente para 1024. Se ainda assim os problemas continuarem é preciso investigar o hardware. Não é normal um dispositivo de hardware gerar um número tão grande de interrupções, exceto em casos anormais. Por exemplo, se uma placa digitalizadora que requer um PC muito veloz é instalada em um PC muito lento. Felizmente na maioria dos casos o uso do comando Stacks é suficiente para resolver o problema.

60) Arquivo DDHELP.EXE
Tenho o seguinte problema: Às vezes, quando acesso alguma pagina na internet, essa trava meu micro dizendo que o arquivo Ddhelp executou uma operação ilegal, e não consigo fazer mais nada no micro, e para voltar ao normal somente resetando a máquina. Já substituí este arquivo, já reinstalei o Internet Explorer 5.0, já fiz atualização e nada, sempre dá o mesmo problema.
Resposta:
Este arquivo é um componente do pacote DirectX. Instale a nova versão do DirectX, disponível em www.microsoft.com.br/directx. Para descobrir a origem de um aplicativo, clique-o com o botão direito do mouse e escolha no menu a opção Propriedades. No quadro apresentado, selecione a guia Versão. No seu caso você verá que o arquivo é descrito como Microsoft DirectX Helper. Clique em Nome do Produto para ver informações adicionais.

61) Vários programas ativos
Tenho um PC com PIII de 650 mhz, 128 RAM, pl.vídeo tnt2, usando o medidor de recursos (Win98 – SE), notei que este fica quase esgotado em sistema, usuário e GDI, “talvez” decorrente do uso de:
1- Antivírus;
2- Programa onde simula meu CD-RW como unidade D:\ de leitura e gravação em mídias RW (Prassi abCD)
3- Firewall
4- Navegador IE 5.5
5- Um acelerador de navegação (off/on line)
6- Outlook e
7- Medidor de recursos.
O que posso fazer para aumentar os recursos, pois tenho a necessidade de manter estes programas em uso qdo estou na “internet” ? Como fazer para que o programa Prassi abCD seja executado ao meu comando (ícone no desktop) e desativa-lo para iniciar com o windows, sendo que este não se encontra na configuração do sistema.
Resposta:
Ao invés de usar o Medidor de Recursos, use o Monitor de Sistema, que é muito melhor, mais detalhado e preciso. Ainda assim, já observei alguns casos em que o Monitor de Sistema indicou que o processador estava 100% ocupado, quando na verdade não estava. Isto ocorre quando existem janelas do MS-DOS, ou quando são usados programas de Windows 3.x. Entretanto, mesmo estando com o PC “100% ocupado”, era possível executar novos programas, o que mostra que o processador não estava na verdade tão ocupado. Se não for mostrado 100%, seu problema está resolvido. Se for, use Control-Alt-Del e desative seletivamente cada um dos programas que você está utilizando e verifique qual deles é o responsável pelo aparente uso excessivo do processador. Todos os programas que você citou operam em standby, ou seja, descansam enquanto não existe atividade, portanto não poderia ser reportado o uso de 100% do tempo do processador.
O Prassi abCD, pelo que pude verificar, não é um aplicativo, e sim, atua como um driver. Você pode usar CONTROL-ALT-DEL e desabilitar o item PTUDFDPP, mas não poderá ativá-lo novamente. Ele é carregado (PTUDF.VXD) durante a inicialização do Windows, e não pode ser executado como aplicativo.