Home » Artigos arquivados » 2000 – Manutenção (Perguntas e Respostas)

2000 – Manutenção (Perguntas e Respostas)

1) PC trava muito
Possuo um Pentium II 300 MHz, com 64 MB de RAM e 4 MB de vídeo com acelerador gráfico 3D. Semanalmente desfragmento o meu disco, passo sempre um antivírus (MacAfee 4.0.2), também executo um Scandisk periodicamente. Acontece que sempre que ligo meu computador, ele para de responder (trava), em qualquer momento. Na inicialização ou quando ainda nem estou utilizando um programa. Tento escapar do problema mas não aparece nenhuma mensagem de erro e as teclas ctrl+alt+del ficam inativas. O único recurso são os botões RESET ou desligar da CPU. Mesmo assim persiste o problema por mais 3 ou 4 vezes. Utilizo um ambiente Windows 98 e já procurei respostas e soluções para o problema em vários recursos de ajuda, mas não encontro. Na janela de propriedades de sistema, não há sequer um problema demonstrado. Já reinstalei o Windows, formatei o HD e problema ainda persiste.
Resposta:
Seu PC provavelmente está com um problema de hardware, já que o HD foi formatado e o problema continua. Não custa nada você tentar instalar o Service Pack do Windows 98, convertendo-o para o Windows 98 segunda edição. Este Service Pack pode ser obtido gratuitamente em www.microsoft.com.br. Experimente também instalar versões atualizadas para os drivers da sua placa de vídeo e da placa de som. Verifique ainda se existe algum programa que você tenha instalado e que seja executado automaticamente na inicialização do Windows, é possível que o problema seja originado aí.
Mesmo com essas tentativas de software, as chances do problema ser causado por hardware são maiores. Se a rede elétrica não estiver em boas condições poderá gerar problemas como este, mas eles ocorrem em qualquer instante, não apenas na inicialização do Windows. Seja como for, use sempre um estabilizador de voltagem.
Utilize um programa de diagnóstico de hardware para testar a memória. Você pode usar o NDIAGS, que acompanha o Norton Utilities. Pode também usar o PC-Check, obtido gratuitamente em www.eurosoft-uk.com. O processador Pentium II também pode estar muito aquecido, o que também resulta em travamentos. Procure no comércio um cooler para Pentium II, porém de maior tamanho. A troca por um cooler maior fará a temperatura do processador ficar menos elevada, reduzindo a chance de ocorrerem travamentos. Procure ainda organizar os cabos flat no interior do gabinete de modo a não atrapalhar o fluxo de ar que contribui para refrigerar o processador.

2) Conflito 378 e falha na impressora
Estou tendo problemas com uma impressora Epson LX810. Quando o computador é iniciado, antes que se abra o Windows, ele solta a mensagem: “conflito 378″, e para iniciar o Windows, temos que acionar a tecla F1. Isso implica em um travamento da porta da impressora. Quando se manda imprimir algum documento em qualquer programa através do Windows, ele está sendo impresso para o computador, mas na impressora ele não é impresso. Porém, quando se usa o editor de texto do DOS, a impressora imprime normalmente.
Resposta:
378 é o endereço usado pela porta paralela na qual está ligada a impressora. Os endereços possíveis são 378, 278 e 3BC. Nas placas de CPU modernas (Pentium e superiores) este endereço é selecionado através do CMOS Setup. Placas de CPU 486 de fabricação mais recente (1996) também permitem alterar os endereços da porta paralela pelo CMOS Setup. Em PCs ainda mais antigos, a porta paralela fica localizada na placa IDEPLUS, e o endereço é alterado através de jumpers. Se você tiver dificuldades para alterar os jumpers que definem o endereço da porta paralela, consulte meu artigo sobre configurações de jumpers em PCs 486 e 586. Sugiro que você altere o endereço para 278, o que provavelmente resolverá o conflito. Se não resolver, o conflito não está no endereço, e sim na IRQ utilizada pela porta paralela. Poderá ser IRQ5 ou IRQ7. A IRQ também pode ser alterada através de jumpers da placa IDEPLUS ou pelo CMOS Setup nos PCs mais novos. De qualquer forma, o Gerenciador de Dispositivos do Windows mostra os dispositivos em conflito.

3) Montando um PC com uma placa de CPU Pentium antiga
Ganhei uma placa mãe padrão AT (marca Triton sem processador) e possuindo as seguintes características: Socket 7 para processador, chipset 82371 e 82437 Intel, 4 soquetes para SIMM72, 4 slots ISA, 3 slots PCI, BIOS Award 1995 PCI/PNP 586, clock externo max. 66 MHz, multiplicador max. 3 vezes, tensão para processador 3,3 ou 3,5 volts. Qual seria a melhor configuração para esta placa? Processador, memórias, controladores, HD, monitor, etc.
Resposta:
Esta é uma placa de CPU Pentium relativamente antiga. Suporta no máximo um processador Pentium-200 não MMX, que já não é mais fabricado mas ainda pode ser encontrado no comércio. Usuários que têm computadores equipados com este tipo de placa (ex: Pentium-100) podem fazer o upgrade para o Pentium-200, operação que eu recomendo. Mesmo não podendo instalar processadores mais velozes, de 300 ou 400 MHz, troca por um Pentium-100 por um Pentium-200 é vantajosa pois melhora bastante o desempenho e é de baixo custo. Seu caso entretanto é diferente. Você tem apenas a placa de CPU e quer comprar o restante do material para montar o computador. Esta placa é bastante ultrapassada, e o gasto que você terá com processador e memória ultrapassados (Pentium-200 e memórias SIMM/72 EDO) é o mesmo que teria se utilizasse processador e memórias modernas (K6-2 ou K6-3 / 450, memórias SDRAM PC100). Os demais componentes do computador são os mesmos, não importa se a placa de CPU é obsoleta ou não. Portanto, você vai gastar dinheiro para montar um PC de 200 MHz aproveitando esta placa. Vai gastar o mesmo dinheiro para montar um PC mais veloz, mas terá que comprar também uma placa de CPU moderna, sem processador, e deixar de lado a sua placa atual.
Mesmo assim, caso queira aproveitar esta placa, a lista de material é: processador Pentium-200, memórias SIMM/72 EDO de 60 ns, placa de vídeo, placa de som, placa fax/modem, fonte e gabinete, teclado, drive de disquetes de 3 1/2”, drive de CD-ROM e disco rígido. Apenas o processador e as memórias precisam ser rigorosamente como especifiquei, mas os demais componentes podem apresentar variações. Por exemplo, existem placas de vídeo mais simples, baratas e limitadas, e placas mais sofisticadas e caras, discos rígidos de alta e de baixa capacidade, etc.

4) Anomalias na impressora
Minha impressora HP 560C passou a rejeitar as impressões e fica piscando como se estivesse ocupada. Então é preciso segurar o dedo na tecla Status até que ela comece a imprimir. Fazendo assim, ela imprime normalmente. Gostaria de saber alguma dica sobre o possível defeito da impressora ou do micro. Suponho que seja a impressora, pois meu micro sofreu um upgrade agora e o defeito antes existente, continuou.
Resposta:
O problema pode estar no cabo da sua impressora. Tente utilizar outro cabo. Experimente também configurar a sua porta paralela como SPP (ou Standard, ou Compatible). Para isto, remova a porta paralela no Gerenciador de Dispositivos do Windows. A seguir entre na seção Peripheral Configuration do CMOS Setup e programe a porta paralela como SPP. O Windows irá detectar novamente a porta paralela. Se isto não ocorrer, use o comando Adicionar Novo Hardware para que a porta paralela seja detectada. Ela deve constar no Gerenciador de Dispositivos como Porta de Impressora, e não como “Porta de impressora ECP”. Se com esses ajustes a sua impressora continuar sem funcionar, tente instalá-la em outro computador. Se neste outro computador o problema se manifestar, é quase certo que o problema está nela própria, e deve ser levada à assistência técnica.

5) PC que não aceita a virada do ano 2000
Possuo um 486 Itautec que não aceita a virada do ano 2000. Quando faço o teste, a data mostrada é 1980. Gostaria de saber se existe algum programa específico para corrigir o problema. Rodei o programa CTBIOS sugerido pelo seu site e obtive os seguintes dados da BIOS: comp:FC, type: AT Bios: 4/4/93 AMI-Bios: version 01.00,4/4/93 OEM ID: 1131=ELITEGROUP COMPUTER CO.,LTD. Chipset: UMC 491. Tentei acessar o site do fabricante, mas ele é todo em japonês. Como fazer?
Resposta:
Infelizmente muitos PCs 486 não são compatíveis com o ano 2000. Entretanto para utilizar um PC a partir do ano 2000, não é preciso que seja inteiramente compatível. A incompatibilidade pode ser apenas a incapacidade de mudar a data automaticamente de 31/12/1999 para 01/01/2000. O acerto da data pode ser feito manualmente e a partir daí a data pode passar a ser registrada corretamente, como ocorre com a maioria dos PCs 486 e mesmo com alguns modelos de 386. Você pode fazer o teste de compatibilidade utilizando o programa TIMESHIELD. Para maiores informações e referências, consulte os meus artigos sobre o bug do ano 2000 em www.laercio.com.br. Se mesmo com o acerto manual da data o seu PC continuar registrando o ano errado, será preciso instalar uma placa atualizadora para o ano 2000. Esta placa possui um relógio compatível com o ano 2000 e uma seção de BIOS que substitui a existente na placa de CPU. Com esta placa o PC passa a ficar totalmente compatível com o ano 2000. Exemplos de empresas que comercializam este tipo de placa no Brasil são a SAPT (www.sapt.com.br), Trinitech (www.trinitech.com.br) e Spider (www.spider.com.br).

6) Placa de scanner em conflito
Tenho um scanner Genius modelo EasyScan/Color PRO e o mesmo funcionava muito bem desde a minha primeira instalação do Windows 95 e depois do Windows 98. Porém recentemente tive que reinstalar o Windows 98. Aí começaram os problemas, pois o scanner está em conflito com a placa de som e a mesma não permite alterar as configurações de IRQ e DMA e a instalação do scanner usa estas mesmas configurações. Para arrumar o scanner preciso saber qual Base I/O port (150h, 170h, 350h, 370h) para serem compatíveis com as seguintes configurações (IRQ 10, DMA 07).
Resposta:
Seu scanner utiliza uma placa de interface proprietária. Nela existem jumpers para selecionar o endereço base de E/S, o canal de DMA e a linha de interrupção (IRQ). Você pode utilizar quaisquer valores que não estejam ocupados, informação que pode ser obtida no Gerenciador de Dispositivos. Clique em Computador e em Propriedades e será mostrado um quadro com os endereços de memória, E/S, canais de DMA e linhas de IRQ em uso. Escolha para a sua placa do scanner recursos que estejam sem uso. Também é preciso no caso deste tipo de placa, usar neste quadro o comando reservar recursos. Esta é uma forma de avisar ao Windows 9x para que não use os recursos de hardware desta placa, já que não sendo plug and play e nem tendo drivers próprios do Windows 9x, não informa os recursos em uso, por isso a placa de som está utilizando os mesmos recursos, pois são considerados livres. Para maiores detalhes, consulte meus artigos sobre instalações sem conflitos de hardware e instalação de scanners em www.laercio.com.br.

7) Drive de CD-ROM não funciona após a instalação do Windows 98
Tenho um Pentium 200 MMX, 32 Mb de RAM, 3GB de HD, kit multimídia Creative 24X. desde que formatei e instalei o Windows 98 no meu PC não consigo que ele toque um CD de áudio. Insiro o CD no compartimento, ele lê e depois trava. Fica alguns segundos travando e depois volta dizendo que não há discos ou dados carregados nesta unidade. Me disseram que o drive pode estar desalinhado, mas como se dois dias antes de instalar o Windows 98 toquei um CD inteiro sem problemas? Meu PC estava com o win95.
Resposta:
Seu drive de CD-ROM pode estar instalado fisicamente de uma forma fora do padrão, por isso não foi instalado corretamente pelo programa de instalação do Windows 98. Por exemplo, ao estar ligado na placa de som, nem sempre sua instalação automática funciona, e o usuário precisa fazer a instalação separadamente. A melhor forma de evitar este problema é ligar o drive de CD-ROM na interface IDE secundária da placa de CPU, configurado como Master. Isto faz com que seja automaticamente reconhecido pelo Windows. Pode também ter ocorrido a coincidência do seu drive ter apresentado sujeira no sistema ótico na mesma época em que você instalou a nova versão do Windows. Use um CD de limpeza (encontrado à venda nas lojas de CDs musicais) para limpar as lentes do seu drive de CD-ROM.

8) Bug do ano 2000 existe!
Possuo um 486 DX2-66 e depois da virada do ano 1999 para 2000 meu computador insiste em permanecer com a data de 2094 no ano. Já fui no setup alterei o ano para 2000 mas quando salvo e inicializo a máquina está de volta 2094. O que pode ser?
Resposta:
A sua placa de CPU é incompatível com o ano 2000 e superiores. Em muitos PCs antigos mesmo não tendo registrado automaticamente a passagem para o ano 2000, o relógio passa a funcionar direito depois que o ano é ajustado manualmente, como você fez. Já vi até alguns PCs 386 em que este ajuste funciona. O que ocorre provavelmente no seu PC é que o BIOS e o chip RTC não são capazes de registrar corretamente anos superiores a 1999. Uma solução para o problema é instalar uma placa atualizadora, como a SystemMaxx 2000 (informações em www.trinitech.com.br). Considere também a possibilidade de substituição da sua placa de CPU por um modelo novo, compatível com o ano 2000.

9) PC que não é um Brastemp…
Possuo um Pentium 166, 32MB Ram, 2 HD, um master 2.1 e um slave 1.2, multimidia 8X Creative. Quando reinicio o PC apenas, tudo ocorre normal, o problema é quando desligo ele e ligo no outro dia. Assim que faz o teste de memória, ele comeca um bip, de HD, e aparece a msg de erro no hd (80), e pede o disco de inicialização, ja tentei iniciar com o disco, passar o scandisk, conferir se o cabo esta encaixado certo, passar o norton anti virus ultima atualização, mas nada de consertar… Agora o mais ESTRANHO: Se eu reseto e fico apertando varias teclas de uma vez, e BATENDO na CPU, depois de algumas tentativas ele se inicia, embora o método seja estranho, mas funciona, Qual poderia ser a minha solução?
Resposta:
Lembrei da propaganda do fogão, que tem que ligar e abaixar o botão do gás, dar umas batidas ao lado, etc. Nenhum usuário deve se acomodar com um PC que funciona depois de umas batidas (lembrei também do meu pai, nos anos 60, dando umas batidas na televisão). Seu PC está com problemas sérios, provavelmente mau contato. Um bom técnico de manutenção deveria abrir o PC, desmontá-lo completamente, eliminar toda a poeira e limpar todos os contatos de cabos e conectores, usando um spray limpador de contatos eletrônicos. Esta é a primeira etapa, e pode resolver o problema. Se o problema persistir (não descarto a possibilidade de ser um defeito eletrônico), é preciso identificar cabos ou placas defeituosas, através de substituições. O HD também pode estar defeituoso, já que apresentava erro ao ser inicializado. Também pode estar sendo declarado com parâmetros errados no CMOS Setup, problema causado por bateria fraca. Enfim, são muitas as possibilidades, e você precisa da ajuda de um bom técnico.

10) Travamentos
Estou com problemas de travamento no meu computador. Tenho sempre que recorrer a tecla Reset pelo menos quatro vezes em pouco espaço de tempo. Ele trava até mesmo quando está carregando e rodando o sacndisk. Não acho nada de errado. O que pode estar acontecendo? (para enviar essa mensagem tive de usar o pc de um amigo, pois o meu travou e não voltou)
Resposta:
Não sei as características do seu PC, por isso não posso afirmar nada com certeza a respeito do seu problema. O seu PC pode ter sido construído corretamente por um técnico competente, experiente e com bons conhecimentos, utilizando placas e componentes de primeira qualidade, e mesmo assim estar travando por problemas na rede elétrica. O uso de um estabilizador de voltagem resolveria esses problemas. Por outro lado, o PC pode ter sido mal montado, e/ou as peças utilizadas podem ter sido de qualidade inferior. O mercado está cheio de placas de CPU de terceira categoria. Uma pista para detectar: são as mais baratas. De um modo geral, quanto mais barato é um PC, maior a chance (digamos assim, maior a certeza) de que use peças de má qualidade. Mas não adianta muito eu dizer isso aqui. As pessoas vão continuar comprando PCs baratíssimos, com preço dentro da realidade brasileira, mas por outro lado, apresentando inúmeras anomalias. Não dá para vender um bom PC, usando peças de boa qualidade e bem configurado, por apenas 1400 reais. Para competir nessa faixa de preço, muitos produtores utilizam peças que são um verdadeiro lixo!
Se o seu PC está novo, leve-o ao revendedor para que resolva os problemas. Se não estiver novo, a melhor solução é procurar um bom técnico. Pode ter problemas na fonte, nas memórias, mau contato, aquecimento do processador… Um dos piores defeitos é a falha latente causada por ESD (descarga eletrostática). Consiste no seguinte: o montador do PC não toma cuidado com a eletricidade estática (alguns cuidados: usar uma pulseira anti-estática aterrada, uma bancada com revestimento anti-estático, segurar as placas pelas bordas laterais, etc.) e danifica um componente eletrônico. Este dano pode ser uma falha catastrófica, ou seja, o componente deixa de funcionar imediatamente e precisa ser trocado. Quando compramos um PC e ele já começa apresentando problemas, provavelmente tem algum componente com falha catastrófica. A falha latente é muito pior. O componente continua funcionando e dentro de uma semana, um mês, seis meses (é imprevisível), a falha torna-se definitiva. O componente simplesmente deixa de funcionar (meu PC funcionava muito bem, depois de dois meses de uso, sem mais nem menos, passou a apresentar problemas de …). Soluções para o problema existem. Uma é comprar PC$ de grande$ fabricante$. Outra é valorizar pequenos produtores que se mostrem tecnicamente competentes e que usem material de melhor qualidade, ao invés de simplesmente optar pelo PC mais barato (que sai caro).

11) PC novo e já com erro!
Acabei de adquirir um computador, cuja placa mãe é a TX-PRO II e processador AMD K6-II 400Mhz, ao retirá-lo da loja solicitei que o mesmo viesse sem nenhum programa, pois eu mesmo instalaria os que eu possuo… e ao ligá-lo em casa e iniciar a instalação do Windows 95B através do Cd Rom, deparei-me com a seguinte mensagem: “O EMM386 detectou o erro #01 em um aplicativo no endereço de memória F000:8400. Para diminuir a chance de perda de dados, o EMM386 paralizou o seu computador. Para maiores informações consulte sua documentação.” e a partir daí a máquina trava. Que tipo de erro poderia estar ocorrendo neste aplicativo ( o HD está vazio) cujo o endereço de memória é o F000:8400? Esse tipo de chipset TX PRO II, também conhecido como SIS 5598, do fabricante é a PC-Chips, somente consegue trabalhar com clock de até 66 Mhz??? Se sim, seria esse o problema???, pois, sendo assim, não conseguiria trabalhar com o processador K6-2 400Mhz que trabalha externamente a 100Mhz. Na loja, o técnico me orientou para eu instalar o Windows 98 que o problema seria sanado. Seria o caso???
Resposta:
O chipset SiS 5598 opera com clock externo de 100 MHz, sendo portanto compatível com o K6-2. Este endereço de memória (F000:8400, ou F8400) pertence ao BIOS (que vai de E0000 a FFFFF). Seria portanto correto pensar que o BIOS está com problemas, mas não necessariamente. Em todos os PCs modernos, o BIOS é copiado para a memória RAM para ser processado com maior velocidade. É o que chamamos de Shadow RAM. Para confirmar isso, vá ao CMOS Setup e desabilite o item Main BIOS Shadow ou System BIOS Shadow. Se desta forma o problema não ocorrer, fica caracterizado um defeito na memória. Por outro lado, muitas placas de CPU não permitem desabilitar a shadow RAM, e este teste não poderia ser feito. Na verdade várias podem ser as causas deste problema. O maior suspeito é a memória DRAM, mas também pode existir problema na cache L2, mau contato, placa de CPU danificada por eletricidade estática, aquecimento do processador, etc. A simples opção pelo Windows 98 pode não ser a solução. O problema pode simplesmente continuar lá e não ser manifestado. É bem sabido que os pequenos produtores de PCs em geral não tomam cuidado com a eletricidade estática e não realizam controle de qualidade nos PCs que montam. De qualquer forma, eu recomendo que você realmente passe a utilizar o Windows 98. O AMD K6-2 apresentou alguns problemas com o Windows 95, problemas estes que foram solucionados pela instalação de um patch, disponível no site da AMD. Mesmo assim, o Windows 95 OSR2 possui outros problemas que só foram solucionados no Windows 98.

12) Outro PC novo com problemas
Recentemente comprei um micro AMD K6-2/400 MHz, com disco rígido de 8.2GB e 128MB de Ram sendo 8MB do vídeo. Apesar desta quantidade considerável de memória, acho meu computador um pouco lento, sobretudo ao iniciar, onde quase sempre trava (só não trava se já estiver ligado a algum tempo e depois reinicializado). O sistema é travado quando tenta ler o disco secundário (disquete ou CD-ROM), como dito anteriormente, ao iniciar. Entrei no Setup e defini como 1ª Boot…: IDE=O e 2ª Boot…: CD-ROM, mas não adiantou. Esta ação está correta? O que devo fazer? Trabalho em ambiente Win98 com arte final. Esta quantidade de memória é um “exagero” ou ela pode me ser útil?
Resposta:
Este é um problema sério pelo qual passa a informática no Brasil. Os PCs de baixo custo atualmente à venda são muito ruins. Primeiro porque estão utilizando placas de CPU de baixa qualidade, para reduzir os preços. Segundo porque muitos montadores não sabem montar corretamente o PC (dois pequenos exemplos: não utilizam pasta térmica no processador e não tomam cuidado com a eletricidade estática). Terceiro porque não são feitos testes de hardware após a montagem (teste de memória, teste do processador, teste do disco rígido, etc.). O resultado de tudo isso são travamentos e outras anomalias. Por mais lento que seja o seu PC, nunca poderia travar durante a inicialização ou ao acessar um CD-ROM. Seu PC é defeituoso, e como foi comprado recentemente, seu revendedor deve resolver esses problemas. Já a lentidão pode ser causada pelo vídeo onboard, que reduz bastante o desempenho do processador. Seu K6-2/400 pode ficar mais lento que um K6-2/300, graças ao vídeo onboard. Em alguns casos este problema pode ser solucionado pela instalação de uma placa de vídeo de verdade, mas pelo que tenho observado, em muitas dessas placas de CPU o vídeo onboard continua funcionando em paralelo com a nova placa de vídeo, competindo com o processador nos acessos à memória e reduzindo o seu desempenho. Finalmente, seus 128 MB serão úteis, apesar de que 64 MB também seriam bem satisfatórios. Eu teria usado o custo desses 64 MB adicionais em uma placa de CPU de melhor qualidade e uma boa placa de vídeo.

13) Pentium II com travamentos constantes
Meu PC, Um Pentium II, 64M de RAM, W98, CAD14, etc está travando constantemente. Tenho de recorrer a tecla Reset sempre, uma vez que control,alt,del não resolve. Até mesmo quando está carregando e rodando o scandisk ele trava. O que pode estar acontecendo, já fiz vários testes e nada foi encontrado.
Resposta:
Travamentos constantes quase sempre são causados por problemas de hardware. Programas de teste como o Scandisk não detectam este tipo de problema, eles simplesmente realizam testes no disco rígido, partindo da suposição de que todo o hardware está em perfeitas condições. Seu PC pode estar com memórias defeituosas, CMOS Setup errado, aquecimento do processador, rede elétrica problemática… são realmente inúmeras as causas possíveis, e este é um caso típico de problema que deve ser resolvido por um bom técnico. Pode ser tão simples como um módulo de memória mal encaixado e tão complexo como um defeito intermitente na fonte de alimentação. Mesmo assim, caso você esteja disposto a realizar testes, sugiro que use o programa PC Check, obtido em www.eurosoft-uk.com.

14) Travamentos do mouse
Possuo um Pentium 166 MMX, 32MB, 4MB de video, HD Samsung 2.1GB com Windows 98. O problema é que constantemente o mouse trava sendo que já fiz de tudo, troquei o mouse, troquei o driver do mouse reinstalei o Windows mas nada resolve. Meu mouse é um serial da Genius, o que pode ser ?
Resposta:
Os travamentos do mouse são muitas vezes confundidos com travamentos mais sérios. Se o cursor do mouse trava mas o PC continua aceitando comandos pelo teclado (ao digitar textos, por exemplo), significa que o problema está realmente relacionado com o mouse. Se o PC fica totalmente inativo, sem reconhecer movimentos do mouse e teclado, o problema é muito mais sério. O processador travou e não consegue nem mesmo apresentar uma mensagem de erro. Isto pode ser um defeito de hardware bastante sério. Supondo que o problema esteja realmente relacionado com o mouse, sugiro que você verifique qual é a porta serial onde o mouse está ligado e qual é a IRQ que esta porta utiliza. Podem existir conflitos de hardware que paralisam o funcionamento da porta serial. Isto ocorre, por exemplo, quando o modem utiliza a mesma IRQ que a porta serial onde o mouse está ligado. Uma forma simples de resolver o problema é ligar o mouse na COM2 (faça isso com o PC desligado). Se isto não resolver você precisará remover os conflitos de outra forma. Leia meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware” em www.laercio.com.br, que poderá ajudar bastante. Lembro ainda que para que o mouse funcione no Windows, não é preciso usar mouse driver no AUTOEXEC.BAT. Se este tipo de driver estiver em uso, poderá sim resultar em problemas. O problema pode ser ainda mais sutil. Se a sua fonte de alimentação estiver apresentando variações na voltagem de +12 volts, usada pelas portas seriais, a comunicação com o mouse poderá realmente apresentar paradas. Cabe aí a avaliação ao vivo feita por um técnico.

15) Alt não funciona
Estou tendo um problema com o meu PC486 66MHZ 16MB DE RAM com Windows 95, as teclas ALT+TAB E Ctrl+Alt+Del não estão funcionando, já instalei o Windows e não resolveu o problema.
Resposta:
Sendo um PC antigo, o problema pode estar no seu teclado. A tecla ALT pode estar defeituosa. Para tirar a dúvida, experimente instalar outro teclado (faça isso com o PC desligado). Se o problema estiver realmente na tecla ALT, a melhor coisa a fazer será trocar o teclado. Apesar de existirem duas teclas ALT (esquerda e direita), os comandos ALT-TAB e CONTROL-ALT-DEL no Windows devem usar obrigatoriamente a tecla ALT esquerda.

16) Modem altera recursos sozinho
Eu comprei um AMD K6-2/450 e o meu fax-modem sumiu eu instalo ele e não dá certo, a configuração correta é com4 irq10. Depois de muitas tentativas eu consigo instalar, ai vou em modem no painel de controle e seleciono o modem na com4 e escolho a opção mais informações ai ele dá as informações (com isso quer dizer que o modem esta funcionando corretamente) e o modem não consegue discar, depois de instalar varias portas de comunicação e várias vezes o modem ele funciona mas depois de uns 2 dias ele some de novo e tenho que ficar instalando tudo de novo. Qual seria a melhor forma de resolver esse problema dele sumir e como faço para instalar o modem com maior facilidade.
Resposta:
Modems podem ser instalados perfeitamente na COM3 e na COM4, mas quando encontramos problemas é bom simplificar. Desabilite a COM2 no CMOS Setup e instale o modem como COM2 / IRQ3. Procure também no CMOS Setup, no seção PnP Configuration e encontre o item PnP Aware Operating System. Programe-o com YES. Este item também pode aparecer com o nome Resources Managed by, com opções BIOS e OS. Programe com OS. A idéia é avisar ao BIOS que os recursos de hardware serão gerenciados pelo Windows, e não pelo BIOS.

17) Novo drive de CD-ROM causa erros
Tenho um Pentium MMX 200 mhz com Windows 98, há uns 4 meses troquei meu drive de cd de 24x para 50x, até aí nem um problema. Agora tentei rodar um cd, o drive leu e depois a tela ficou azul com a seguinte mensagem:

“Uma exceção em OE ocorreu em 0028:C18259B0 em V x D CDFS (03) + 00008550… Pressionei enter e a tela ficou preta, depois mostrou apenas o relógio da Área de Trabalho. Pressionei ctrl alt del duas vezes e reiniciei o computador, tentei outro cd e aconteceu a mesma coisa. O que faço?
Resposta:
Isto é um problema de hardware, e pode ter várias origens. Ele ocorre com qualquer CD-ROM ou apenas com os dois que você testou;;;;;;;;;;;;;;;;;;::. Já vi casos de drives de CD-ROM que não conseguem ler determinados CDs mas funcionam perfeitamente com outros. Ou o drive pode estar mesmo defeituoso e estar lendo dados inválidos, que resultam em erros no Windows. De qualquer forma isto não deveria estar acontecendo. Eu pediria o uso da garantia deste drive de CD-ROM, ele pode ser a razão do problema.

18) HD com capacidade errada
Tenho um Pentium 200 MMX com 32 MB de RAM, CD-ROM 24x e adquiri um HD de 10.2 GB Quantum Fireball. O problema é que, mesmo quando mando o sistema reconhecer o HD no Setup e entro no Windows, no Internet explorer o reconhece tendo apenas 2.1 GB. Pode ser algum problema de reconhecimento ou configuração ou eu posso ter sido enganado?
Resposta:
Depois do seu HD ser reconhecido pelo CMOS Setup, use o programa FDISK para criar uma ou mais partições. Se quiser usá-lo inteiramente como drive C, basta criar uma partição primária com a capacidade total. Note que for usada a FAT16, o tamanho máximo de uma partição é 2 GB, isto deve ter ocorrido com você. É preciso usar a FAT32. Para isto, responde com “S” a pergunta que o programa FDISK faz na sua inicialização (Deseja ativar o suporte a discos de alta capacidade?). Depois de criar uma partição primária ocupando a capacidade completa do disco, execute um novo boot e use o programa FORMAT para fazer a formatação lógica do disco. Para fazer tudo isso você precisará de um disquete com o boot e os programas FDISK.EXE e FORMAT.COM, todos eles disponíveis no seu computador. Depois que o disco rígido estiver formatado com 10 GB, instale o Windows. Nesta etapa você precisará realizar um boot com o disco de inicialização do Windows, que pode ser gerado através do comando Adicionar / Remover programas do Painel de Controle. Isso é necessário para que o CD-ROM de instalação seja reconhecido no modo MS-DOS.

19) Drive de CD-R SCSI não lê mais CD-ROM
Existe algum programa, tipo o Norton Utilities para diagnosticar placa SCSI e os periféricos da placa SCSI, pois meu gravador de CD um Yamaha CDR100 não esta querendo ler mais CD comum.
Resposta:
O programa Adaptec Easy SCSI é um pacote de utilitários SCSI no qual existe algum suporte à interrogação dos dispositivos, fornecendo algumas informações úteis. Ainda assim creio que não será suficiente para resolver o seu problema. Programas que acessam o hardware só funcionam quando são utilizados sobre um hardware genérico. Dispositivos SCSI são genéricos no que diz respeito ao protocolo SCSI, mas este só funciona quando a placa e os dispositivos estão corretamente instalados e em boas condições. Uma opção é utilizar o BIOS da sua placa SCSI, onde existem alguns utilitários para reconhecimento dos periféricos. Se o seu gravador nem mesmo é reconhecido, está com defeito ou incorretamente instalado. Sugiro que você repita os procedimentos de instalação da placa e a seguir do gravador. A leitora de CD-ROM deve ser ativada assim que a placa e o drive são instalados. Já a gravação só estará disponível depois que for instalado o programa de gravação.

20) PC novo trava
Tenho um Pentium II 350MHz, com 64MB, HD Fujitsu de 6.4Gb e uma Placa de Vídeo Diamond Stealth AGP G460. Estou tendo um problema justamente com minha placa de vídeo. Desde que comprei meu PC não consigo jogar nenhum jogo por muito tempo; o PC trava ou sai do jogo. Levei na assistência técnica para detectar o erro, mas me disseram que a máquina estava funcionando perfeitamente. Quando a trouxe de volta para casa, o erro continuava ocorrendo. Reinstalei o DirectX (hoje, v. 7.0) e pedi ao aplicativo IP de alguns jogos para detectarem minha placa. Apareceu a seguinte mensagem: “The file s2g460le.drv is uncertified, which means that it has not been tested by Microsoft’s Windows Hardware Quality Labs. You may be able to get a certified driver from the manufacturer of the hardware device.” Não sei se o problema é no drive, na placa ou aquecimento do PC. Como resolvo isso?
Resposta:
Tem algo de muito errado no seu problema. Se ocorre desde que o PC foi comprado, então deveria ter sido solucionado pela revendedor ou fabricante. O problema pode ser no hardware do PC ou no driver da placa de vídeo, caso ocorra em todos os jogos, ou então com todos os jogos que usam os recursos 3D da placa de vídeo. Se o problema ocorre apenas com um determinado jogo, é possível que esteja relacionado com o jogo, e não com o computador. Já tive problemas sérios com os jogos Need for Speed III e Need for Speed Road Challenge que foram resolvidos pela instalação de novos drivers indicados pelo fabricante desses jogos. Assistência técnica dizer que o PC está bom é uma situação comum. Muitos técnicos torcem para o problema não se manifestar, ou fazem um check-up simples e afirmam que não existe problema. Na minha opinião isto é um erro de engenharia de produto. Produziram um PC que não é totalmente compatível com os softwares (mesmo que sejam jogos) existentes no mercado. Deviam ter detectado a incompatibilidade e resolver o problema, mesmo que pela adoção de outro modelo de placa de vídeo. Você pode fazer pouco para resolver o problema, quem deveria fazer é a empresa que produziu o PC. Os problemas podem ocorrer por incompatibilidades, mas também por aquecimento, drivers problemáticos ou memórias defeituosas. Procurar o driver mais novo no site da Diamond (www.diamondmm.com), usar pasta térmica entre o Pentium II e o seu cooler e trocar as memórias seriam os caminhos indicados para a solução.

21) PC para jogos apresenta problemas
Tenho um PC que uso para jogos de todos os tipos. Acontece que sempre tenho problemas com erro muitos repetitivos como: DF2 Este programa executou uma operação ilegal, ocorreu um erro fatal em…, etc. Meu PC possui memória RAm 128 MB, placa aceleradora VooDoo 3 3000, placa de som Live da creative, HD de 15Gb, DVD da creative, processador Pentium III 450, placa mãe ASUS. Eu acredito que o técnico que montou este micro não está sabendo porque ocorrem estes erros já que não é a primeira vez que este micro vai para testes. O técnico colocou mais dois ventiladores neste PC alegando que este processador esquenta muito. Gostaria de contar com sua ajuda para tentar resolver estes problemas.
Resposta:
São várias as razões que podem levar a este tipo de problema, como bug nos jogos ou nos drivers, instabilidades na rede elétrica, problemas na fonte de alimentação, hardware danificado, etc. Somente uma investigação detalhada pode levar à solução. Colocar mais dois ventiladores me parece incomum, apesar de ser verdade que esses processadores esquentam muito. O procedimento correto seria medir a temperatura do processador através de um utilitário existente no CD que acompanha a placa. Se fosse observada uma temperatura elevada, colocaríamos um cooler maior acoplado ao processador por pasta térmica, a melhor solução para o aquecimento. Se a temperatura ainda estivesse alta poderíamos arrumar os cabos e liberar as entradas e saídas de ar para melhorar a ventilação do gabinete. Somente em último caso adicionaríamos um segundo ventilador. A temperatura máxima recomendada para o Pentium II / Pentium III é de 70 graus. Melhor ainda é mantê-la abaixo de 60 graus. De qualquer forma, abaixo de 70 graus não deveria causar travamentos. Se os travamentos ocorrem aleatoriamente em qualquer programa, podem ser causados por um defeito de hardware (memória defeituosa, placa de CPU, fonte de alimentação, CMOS Setup errado, memórias lentas…). Se ocorrem apenas em determinados programas, provavelmente estão relacionados com software. A melhor coisa nesses casos é consultar o site do fabricante do programa. Principalmente no caso de jogos, é comum encontrar nas áreas de suporte desses sites, respostas para problemas de travamento em determinadas situações.

22) PC antigo com problemas na instalação do Windows
Tenho um 586-133mhz, placa de som, drive cd 8x, 16mb ram, 2 hds primary master 85mb e secund master 540mb (este com alguns bad blocks). Instalo o win95, ou winosr2.69 ou win98 e ele me acusa: erro de dados lendo c: Arquivo de registro podem estar inoperante Problemas de registro*** Principal acusação O arquivo … (vários programas) executou uma operação ilegal e me manda fechar. Falha geral no arquivo …. envasamento de pilha…. estas mensagem não vem todas juntas e sim em alguns programas quando aberto. Favor me explique cada um deles e a solução.
Resposta:
Este HD precisa passar por um bom check-up de hardware, e até mesmo pela substituição de componentes. A maioria das placas de CPU que suportavam o 5×86 eram de segunda ou terceira linha (os fabricantes de primeira linha não adotaram este processador). Algumas tinham até cache L2 falsificada. Uma placa de segunda linha, depois de 4 anos de uso, pode estar com seus capacitores envelhecidos, comprometendo o fornecimento de corrente para os chips. É um problema que não tem conserto. É o mesmo que ocorre com as placas de CPU super baratas que são hoje encontradas no comércio. Dentro de um ou dois anos, boa parte delas estarão danificadas. Por outro lado, nem todas ficam danificadas. Tenho aqui um 386DX-40 que funciona bem desde 1992 (é verdade que naquela época as placas de segunda e terceira linha não faziam tanto sucesso no comércio). Seu PC pode estar com todos os componentes em boas condições, mas pode apresentar maus contatos por ação da poeira e umidade. É preciso desmontar o computador e fazer uma boa limpeza de contatos. Também é bom utilizar um programa de diagnóstico (PC-Check, por exemplo, no meu site – www.laercio.com.br – existem maiores informações, além de um manual de utilização que escrevi) para verificar se a memória DRAM, a memória cache, o disco rígido e outras funções estão corretas. Desconfio do seu HD. Com apenas 85 MB, ele deve ser bem antigo, e é difícil ter um modelo tão antigo funcionando bem depois desses anos. Boa parte dos discos rígidos estragam depois de 3 ou 4 anos. Acima disso é quase uma raridade encontrar HDs funcionando bem. Se o seu HD apresenta erros de leitura, ou mesmo se a memória está danificada, os dados lidos pelo processador estarão corrompidos, e as mais variadas anomalias podem ocorrer.

23) Hibernação
A minha dúvida se refere ao ACPI (Gerenciamento avançado de energia do Windows 98) : 1 – O que diferencia ‘HIBERNAÇÃO’ de ‘ESTADO DE ESPERA’ ??? 2 – Na HIBERNAÇÃO ficaria dispensável de ter de dar boot no micro, ou continuaria a ter de gastar tempo esperando carregar ??? 3 – O pessoal técnico que vendeu meu micro me informou que eu não poderia usar HIBERNAÇÃO, pois no windows 98 estaria usando a FAT32 (mais moderna). O que acho um absurdo … É uma verdade que nao tem solução ???
Resposta:
No estado de espera, o processador continua ligado mas para de funcionar e o conteúdo da memória é mantido. Vários dispositivos ficam desligados, como monitor e disco rígido. Ao detectar alguma atividade externa (movimento do mouse, pressionamento de uma tecla, etc.), o computador liga novamente todo o hardware e continua a funcionar normalmente. É um processo bastante rápido, pois não necessita de boot. No estado de hibernação, o conteúdo da memória é copiado para o disco rígido (arquivo de hibernação) e a seguir o computador é desligado. Quando o PC é ligado novamente, ao invés de ser realizado um boot normal, é feita a leitura do arquivo de hibernação, sendo o seu conteúdo transferido para a memória. Todo o hardware é ligado e inicializado, e o PC volta a funcionar do ponto onde parou. A hibernação ainda apresenta muitos problemas, já que nem todos os sistemas a suportam. É preciso ter hardware compatível, é preciso que o BIOS também seja compatível. Vários problemas foram encontrados quando o arquivo de hibernação é armazenado em um disco que usa a FAT32. Portanto a informação do seu revendedor é procedente. O site da Microsoft está repleto de notas sobre problemas envolvendo o uso da hibernação (vídeo não reinicia corretamente, portas paralelas antigas deixam de funcionar, etc…). Certamente em um futuro próximo este recurso poderá ser usado de forma mais confiável nos novos PCs. Enquanto isso utilize o modo Standby, que também economiza muita energia (o PC fica quase totalmente desligado) e funciona de forma mais confiável.

24) Problemas com drives de disquetes e de CD-ROM
De um tempo para cá percebi que o meu drive de disquete A e o drive de Cd-ROM estão desabilitados, ou seja, não funcionam. Como faço para que eles voltem a funcionar? Já tentei de tudo e não consegui. Além disso, o drive de CD-Rom, muitas vezes, quando vou abrir, trava com ele aberto e não consigo mais fechar. Ele faz um barulho de como se estivesse preso e só consigo fechá-lo quando forço com a mão. O que eu faço?
Resposta:
Se não estiverem mesmo defeituosos (caso em que seria preciso trocá-los), podem ter deixado de funcionar por mau contato nos cabos ou perda de Setup. Declare o drive A no Standard CMOS Setup e verifique se seus cabos estão conectados. Faça um boot no modo MS-DOS e verifique se o drive A está ativo. Quanto ao drive de CD-ROM, verifique os seus cabos e tente acessá-lo, executando um boot com o disquete de inicialização do Windows 98. Isto dá acesso ao drive de CD-ROM, que deverá funcionar, caso esteja ligado em uma interface IDE da placa de CPU. Se estiver ligado na placa de som ou em uma outra interface, é melhor repetir os procedimentos de instalação do drive de CD-ROM descritos no manual do seu kit multimídia. Em caso de dúvidas, consulte meu artigo sobre instalação de drives de CD-ROM em www.laercio.com.br. Note ainda que os barulhos estranhos e o travamento da bandeja indicam que provavelmente o seu drive está com problemas mecânicos. Não vale a pena consertá-lo, já que o custo da visita do técnico poderá ser quase a metade do preço de um drive novo.

25) HD com problemas
Meu computador Pentium-166 MMX – Win95 – HD Western Digital 2.1 GB – apresentou alguns problemas relacionados à arquivos de sistemas e erro ao tentar ler a unidade C: Resolvi particionar e formatar meu HD novamente. Com um disco de boot do Win95, usei o Fdisk para remover as partições existentes. Meu problema é que agora não consigo criar uma partição primária. Quando uso o Fdisk, na hora de criar a partição aparece uma mensagem: Verificando a integridade da unidade. Quando chega em 3 % aparece outra mensagem: Write protect error writing fixed disk. Será que meu HD está com problemas? O que devo fazer?.
Resposta:
Reinstalação do Windows resolve problemas de software, como arquivos corrompidos ou em falta. Problemas causados por hardware não podem ser resolvidos por reinstalação, nem mesmo por formatação do disco rígido. Inclusive hoje em dia é até mesmo perigoso para o usuário comum, reinstalar o Windows. Em condições normais, a reinstalação deve ser um processo sem surpresas. Ocorre que muitas das placas de CPU existentes no mercado possuem bugs que resultam em problemas diversos quando o Windows é reinstalado. Os problemas são “remendados” através de alguns macetes conhecidos pelos técnicos que montam os computadores. Para ter uma idéia do nível desses bugs e dos seus remendos, o modem onboard da placa M585LMR apresenta problemas durante a discagem por pulsos, o que torna inviável a discagem em linhas que não aceitam tons. Para resolver o problema é preciso alterar as configurações regionais e indicar o país como México, aí então a discagem irá funcionar. Quem não sabe disso reinstala o Windows e não consegue mais discar por pulsos. Existem outras centenas de bugs que podem fazer o computador deixar de funcionar após a reinstalação do Windows. O problema no seu disco rígido (erro ao tentar ler a unidade C) caracteriza defeito físico na superfície do disco. O procedimento indicado para ete caso é usar o Scandisk ou o Norton Disk Doctor para mapear os setores defeituosos para que não sejam mais usados. Use a seguir o programa SFC.EXE (Verificador de arquivos do sistema) para reinstalar apenas os arquivos corrompidos ou em falta, sem a necessidade de reinstalar o Windows. O problema com o FDISK talvez você possa resolver de uma forma simples. É preciso conseguir um disquete de boot antigo, que seja do Windows 95, do DOS 6.x ou DOS 5.0. O programa FDISK de cada um desses sistemas não faz checagem de integridade no disco, portanto você poderá fazer a partição e depois a formatação, mas terá que usar o Scandisk para mapear os erros. Mesmo resolvendo o problema, seu disco rígido continua sob suspeita. Poderão aparecer mais setores defeituosos, colocando em risco seus dados.

26) Consertando um Compaq Presario
Tenho um computador Compaq Presario 2120 completo. Há uma semana atrás, meu drive de CD parou de responder. Já verifiquei a configuração do dispositivo no Windows 98 e está tudo funcionando corretamente. tentei entrar no setup sem sucesso, pois a máquina da Compaq não me permite entrar. Meu micro não está mais na garantia. O que devo fazer para conseguir ter acesso ao meu drive de CD, pois ficar sem esse é uma perna quebrada.
Resposta:
Seu drive pode estar defeituoso, o que tem certa probabilidade de acontecer com o passar dos anos. A correção deste problema no Compaq não é diferente da correção em outros computadores. É preciso instalar um novo drive de CD-ROM para verificar se funciona, e/ou ligar o seu atual drive de CD-ROM em outro computador para verificar o funcionamento (não deve ser esquecida a configuração dos jumpers Master / Slave). Finalmente devem ser checados os cabos de dados e alimentação. Quanto ao CMOS Setup, certamente existe uma forma “secreta” de usá-lo, conhecida apenas pelos técnicos da Compaq (pelo menos eu não conheço o segredo). Existem entretanto alguns programas que permitem ter acesso ao CMOS Setup, mesmo quando o fabricante o deixa escondido. Trata-se do programa TWEAK BIOS, encontrado em www.sysopt.com. Lá poderia ser verificado se a interface IDE na qual o drive de CD-ROM está ligado está habilitada. Realmente é um trabalho para um técnico ou um colega que tenha experiência com hardware.

27) Teclado defeituoso
Andam acontecendo fatos muito estranhos em meu computador Pentium II 350 MHz, Placa Mãe Onboard, 32 MB RAM, HD 4,0 GB, como descrevo abaixo: 1 – Não consigo liberar memória convencional, 2 – Quando estou em alguma programa, pode ser ele do Windows ou DOS, digito a tecla “E” e acabo abrindo o Explorer, digito a tecla “D” e ele fecha o programa na qual estou trabalhando, a tecla r” abre o comando executar do menu iniciar, e assim acabo não conseguindo editar um texto, executar lançamentos etc. 3 – Pela configuração acima ele deveria ser rápido, mas mesmo depois de eliminar programas e arquivos que não mais utilizo, ele continua muito lento. Será que terei de instalar o Windows 98 novamente?
Resposta:
Para liberar memória convencional é preciso começar o arquivo CONFIG.SYS com as linhas:
DOS=HIGH,UMB
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE NOEMS
Se você está usando o Windows 98 na sua versão original, então existe um erro que impede a obtenção de uma boa quantidade de memória convencional. Para resolver o problema é preciso instalar o service pack que faz o upgrade para o Windows 98 SE (segunda edição). Esta atualização pode ser obtida gratuitamente em www.microsoft.com.br. Os problemas de trocas de caracteres estão relacionados com o seu teclado, que está indevidamente gerando códigos de Control ou Alt. Troque o teclado e o problema estará resolvido. A lentidão do computador pode ser causada pela instalação de um número muito grande de programas. Ao desinstalar programas que não estão em uso, o desempenho normalmente melhora, mas este não é a única causa de lentidão. Use periodicamente (uma vez por mês é uma boa norma) o programa Desfragmentador de Disco, o que melhora bastante o desempenho do acesso a disco. Regule no CMOS Setup e no Gerenciador de Dispositivos os parâmetros que melhoram o desempenho. No Setup habilite o modo DMA, no Gerenciador de Dispositivos abra o quadro de configurações do disco rígido e habilite a opção DMA. Lembre-se também que em placas de CPU com vídeo onboard, o desempenho em programas 3D (jogos, por exemplo) é realmente baixo, e a única forma de resolver o problema é instalar uma boa placa de vídeo 3D.

28) Drive de disquetes não funciona mais
Quando formatava alguns disquetes meu computador travou (acho que foi porque coloquei um CD de música no momento em que começava a formatação) e tive de reinicia-lo. Quando fui voltar a formatar os disquetes o micro não leu a unidade A. Quando coloco disquetes a unidade e dou um click o micro lê a unidade mas não encontra o disco, pelo contrário, ele pede para que eu insira o disquete mesmo com o disco dentro. Tentei outros disquetes e não funcionou. Não sei se o problema é sujeira no drive ou alguma peça solta. O que eu faço?
Resposta:
A primeira coisa a fazer é usar um disquete de limpeza, o problema pode realmente ser sujeira nas cabeças. Não creio que o problema tenha alguma relação com o fato de você ter colocado um CD de música. Se a limpeza não resolver, o próximo passo é verificar se o cabo de alimentação e o cabo de dados do drive de disquetes estão bem conectados. Devemos também verificar se o drive está corretamente declarado no Standard CMOS Setup. A seguir é a vez de fazer um teste: verificar se o drive de disquetes funciona em outro computador, e se outro drive funciona no seu. Provavelmente a troca do drive de disquetes por um novo será a solução do problema.

29) HD não é mais reconhecido
Tenho um micro AMD K6-2 450MHz e ele não está reconhecendo o HD por completo. Meu HD é de 6,4GB da Quantum e no Windows ele está reconhecendo apenas 2GB. No Setup ele reconhece todo o HD mas quando vou usá-lo, quando vai chegando a 2GB, começa a aparecer problemas e o micro diz que não tem espaço suficiente no HD. O que devo fazer, tem algum programa que reconheça o HD ou é um problema de incompatibilidade com a placa-mãe?
Resposta:
BIOS anteriores a dezembro de 1997 não reconhecem discos rígidos com mais de 8,4 GB. Seu PC é um K6-2/450, cuja placa de CPU é certamente posterior a esta data, portanto deveria reconhecer discos rígidos até mesmo com mais de 8,4 GB. Provavelmente o que ocorre no seu PC é o uso da FAT16. Para usar o disco inteiro como drive C é preciso usar a FAT32, disponível a partir do Windows 95 OSR2. Faça o backup dos seus dados importantes da forma como for possível, pois esta operação apagará todo o disco rígido. Execute o boot com um disquete e use o programa FDISK. Logo no início será perguntado se você quer usar o suporte a discos de alta capacidade (FAT32), responda que sim. Crie então uma partição única ocupando todo o disco rígido, execute um novo boot quando o FDISK terminar e finalmente use o comando FORMAT C: /S. Feito isto, instale o Windows e os aplicativos. Toda esta operação é explicada passo a passo em um artigo disponível em www.laercio.com.br.

30) BIOS estragou durante atualização
Possuo um Pentium 200 MMx, fui recomendado a atualizar a Bios da minha máquina, e me arrependi. Durante esse processo de atualização da Bios da minha placa mãe intel VT-502, a máquina travou, e ao tentar reiniciá-la, não obtive resposta. Acredito que a Bios tenha ficado corrompida e o Post não é mais executado. O chip da Bios é soldado na placa mãe (modelo award PCI/PNP-586). portanto nào consegui achar nenhuma empresa que pudesse regravar novamente esse chip. Como posso fazer para recuperar essa placa? Você conhece alguma empresa no Brasil que faça esse tipo de serviço? Se não houver como recuperá-la, o que você me diz da placa-mãe modelo SOYO SY- 5EH5? Trata-se de uma placa boa?
Resposta:
A atualização de BIOS não é uma operação 100% segura. Problemas podem ocorrer durante a operação. Se o computador travar ou se faltar energia elétrica, o BIOS ficará corrompido e não será mais possível executar boot. A máquina ficará totalmente inativa. A princípio será preciso trocar a placa de CPU, mas existe um método de recuperação de BIOS que muitos técnicos utilizam. Não recomendo que você tente, pois pode ser perigoso. Você poderá queimar a placa de CPU definitivamente. A primeira coisa a fazer é encontrar um outro BIOS que seja de uma placa de CPU igual à sua, ou pelo menos uma que use o mesmo chipset. A placa não ficará totalmente funcional, mas pelo menos será possível realizar um boot por disquete. Neste disquete você deve usar o programa de gravação e a versão mais recente do BIOS para a sua placa de CPU. Este BIOS deve ser obtido no site do fabricante da sua placa de CPU, bem como o programa de gravação. Se você usar versões de BIOS ou programas de gravação obtidos de terceiros, as chances de corromper o BIOS serão grandes. Depois de realizado o boot, o BIOS substituto estará desligado, já que seu conteúdo é copiado para a RAM (shadow RAM). Com o computador ligado, retiramos o BIOS substituto do seu soquete, usando uma chave de fenda plástica e colocamos o BIOS com erro. Comandamos então a gravação. Normalmente isso funciona, mas é perigoso porque tem que ser feito com o computador ligado. Vários técnicos fazem este tipo de serviço, procure um com a experiência. Quanto à placa de CPU que você citou, é de boa marca, porém não a encontrei no site da Soyo, talvez seja um item descontinuado, ou talvez o nome da placa não seja exatamente este.

31) PC faz barulho
Tenho um HD Seagate Medalist 6422, modelo S36422A, de 6.4 GB, FAT 32, funcionando em um K-6 350 Mhz, com Windows 98-SE. Como faço todos os dias quando chego ao trabalho, liguei o PC e enquanto entrava no Windows, parecia que um som saía do HD do computador. A máquina então começou a apitar, com intervalos de um ou dois segundos em repetidas vezes. Reiniciei o computador e comecei o Scandisk, que parou em 5% e mostrou a seguinte mensagem: “O Scandisk encontrou um erro de dados durante a leitura da FAT na Unidade C. Este erro não permite que o Scandisk corrija esta Unidade”. O problema continua, com o Windows funcionando precariamente. Não consigo, por exemplo, abrir o Windows Explorer ou executar o programa de consulta de cheques com o qual minha empresa trabalha. Gostaria de saber se há alguma maneira de resolver este problema ou se vou mesmo perder o HD.
Resposta:
As chances de você perder o conteúdo do HD são muito grandes. Prejuízo pequeno é o preço de um HD, pois com pouco mais de 200 reais você pode comprar um novo. Prejuízo maior é a perda de dados vitais, espero que não seja o seu caso. Quem tem dados valiosos no seu computador deve realizar backups regulares desses dados, mesmo que seja através de disquetes ou em um dos vários sites de backup encontrados na Internet. Melhor ainda é usar um meio de armazenamento de maior capacidade, como um ZIP Drive, ou melhor ainda, um gravador de CDs. Ainda que fosse possível consertar o HD, sua confiabilidade seria duvidosa, não valerá mais a pena confiar nos dados nele gravados. Se esses dados forem valiosos você poderá tentar usar um serviço de recuperação de dados. Essas empresas fazem o HD funcionar, mesmo que precariamente em laboratório, apenas o suficiente para ler os dados e gravá-los em um HD novo. Entre as que estão há mais tempo no mercado brasileiro, sugiro a Natdisc (www.natdisc.com.br).

32) HD falhando
Tenho um HD Samsung 6.4 GB com um ano e meio de uso. Ele nunca teve nenhum cluster defeituoso, nada. Fui ligá-lo e apareceu a seguinte mensagem: “Primary Master Disk Fail”. A partir daí, não consegui fazer mais nada nele, pois ele nem mesmo detectava no setup. Quando ligo o computador, escuto o barulho do HD ligando, e parece tudo normal. Os discos giram normalmente, a cabeça de leitura faz a leitura inicial, mas depois trava e fica dando um barulhinho intermitente e não entra no sistema. O que pode ter acontecido? O que pode ser feito? Será que existe a possibilidade de recuperar os dados do HD sem gastar muito dinheiro? Estou desesperado, preciso muito dele!!!
Resposta:
Inicialmente você deve procurar um técnico de sua confiança. É possível que o seu disco rígido não esteja com problemas, que exista apenas algum defeito na placa de CPU, na fonte, mau contato no cabo flat, erro de configuração no CMOS Setup, etc. Um bom técnico poderá dizer com certeza se o problema está no disco rígido ou não. Se o disco estiver realmente danificado e os seus dados forem muito valiosos, você poderá contratar um serviço de recuperação de discos rígidos, como a Natdisc (www.natdisc.com.br). A ajuda que posso prestar a você acabou aqui. Agora vem a ajuda para os demais leitores. Façam sempre backup dos seus dados importantes. Se eles são valiosos deve valer a pena investir em uma forma de backup. Um gravador de CDs é um método eficiente porém um pouco caro, hoje em torno de 500 reais. O ZIP Disk é uma opção mais em conta. Disquetes são um método barato, mas seu uso é impraticável quando os arquivos são grandes. Usuários de orçamento apertado podem empregar um método simples e econômico. Basta instalar um segundo disco rígido e usá-lo para backup. Pode ser usado um disco de segunda mão, com capacidade baixa. Certamente 500 MB seriam suficientes para salvar muitos dados preciosos. Finalmente deixo mais um conselho: os discos rígidos Samsung são sabidamente problemáticos.

33) Tela preta
Possuo um computador Celeron 366 Mhz, placa mãe modelo ACHI 160 com slot AGP, placa de vídeo Diamond Monster Fusion com 16 MB, HD 20.4 GB, 128 MB de RAM PC 100, Windows 98. O problema é o seguinte: sempre que eu ligo o micro, no momento de abertura da tela do Windows, ela fica preta, e aí eu tenho que pressionar Ctrl+Alt+Del (quando ele aceita) ou o botão reset para uma nova reinicialização. Ele entra no modo de segurança, eu reinicio e ele se abre normalmente. Já perdi um HD por causa desses resets e não sei como resolver o problema. A placa mãe que eu uso, de acordo com o seu manual, suporta processador Pentium II até 333 Mhz. Será que existe uma relação entre a placa mãe e o processador? Ou será que o problema está relacionado entre o banco de memória e a placa de vídeo? Ou ainda, será que é a fonte ATX? Aguardo uma resposta.
Resposta:
Um PC pode apresentar milhares de anomalias, com milhares de sintomas, e as causas possíveis também podem ser milhares. O seu computador tem um defeito, e para eliminar defeitos é que existem os técnicos. É claro que existem alguns defeitos mais ou menos comuns, bastante típicos, que ocorrem exatamente da mesma forma com muitos usuários, e para esses defeitos existem soluções padronizadas. Por exemplo, quando surge uma tela preta ou troca de cores durante a execução de todos os programas que usam gráficos 3D, significa que é preciso instalar o AGP Miniport Driver, encontrado no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Este é um exemplo de defeito mais ou menos “padronizado”, para o qual existe solução pronta e direta. Em nem precisaria examinar o seu computador para dar a solução (certa vez eu escrevi que só seria possível encontrar o problema no disco rígido se seu o examinasse, e o leitor me envio o disco rígido pelos correios – pior ainda, sem embalagem alguma, apenas embrulhado em papelão). Quando não existe defeito de hardware, o problema pode ser eliminado por reinstalação passo a passo. Você precisaria então formatar o disco rígido e reinstalar o Windows, depois reinstalar cada placa e cada software. Este é o procedimento mais usado pelos técnicos. Mas se o problema for de hardware, não adianta reinstalar o Windows. Podem existir memórias ou outras placas danificadas, problemas na fonte de alimentação e diversos outros.

34) Travamento
Tenho um PC Pentium III 500 Mhz, placa Asaki P3-131, 64 Mb RAM, placa de vídeo onboard. O problema é que de uns tempos para cá, quando o ligo, muitas vezes o máximo que ele faz é testar a memória, travando logo em seguida. É até mais comum que ele nem faça isso, travando antes mesmo do teste de memória. Já levei o computador á assistência técnica, mas quando ele voltou, apresentava o mesmo problema. O que pode estar acontecendo?
Resposta:
As placas Asaki são muito raras no Brasil, portanto não posso dizer com certeza se são ruins. Lembro que grande parte dos problemas dos PCs são causados por placas de CPU não muito recomendáveis. Um certo modelo de placa Tomato, por exemplo, tinha um defeito de projeto que limitava sua vida útil a um ano. Depois disso, um capacitor desgastado provocava constantes resets. Pode estar ocorrendo algo semelhante com a sua placa. A assistência técnica deveria ter resolvido o problema, mesmo que fosse pela substituição da placa de CPU. Outros problemas podem causar o travamento, sem ser a placa de CPU. Pode ser defeito na fonte, nas memórias, no disco rígido… Realmente a assistência técnica é o local indicado para resolver o problema. Computador que volta da assistência técnica não pode estar com o mesmo problema. Exija os seus direitos.

35) Processador 100% ocupado
Quando acesso o Monitor de Sistema (usando dica fornecida por você), é mostrado que em alguns momentos utiliza-se 100% do processador, enquanto que o Uso do Arquivo de Permuta muitas vezes não está tão alto. Minhas dúvidas são as seguintes: isto significa que meu processador já está pedindo outro? Aumentar memória RAM ajuda? Possuo um Pentium II 400 Mhz com 96 Mb de memória RAM e HD com 3 GB, com cerca de 50% utilizado.
Resposta:
Quando o monitor do sistema mostra que o uso do processador está em 100%, isto não é necessariamente sinal de problema. Muitas atividades do computador são distribuídas ao longo do tempo, outras são concentradas. Por exemplo, quando colocamos para tocar um arquivo MP3, muito processamento é feito, mas existem um espaço de tempo que tem que ser respeitado, a duração da música. Não adianta neste caso o processador trabalhar 100% do tempo, ele precisa processar de acordo com a duração da música. Da mesma forma, o trabalho de descompressão de imagens JPG que chegam em uma página da Internet não usa 100% do tempo do processador, pois é preciso respeitar o tempo de download de cada imagem. Sendo assim, o processador precisa utilizar apenas uma fração da sua capacidade de processamento. Por outro lado, quando usamos funções que não dependem de uma lenta chegada de dados, nem precisam ser vinculadas ao tempo, o processador pode utilizar toda a sua velocidade para terminar a tarefa o mais rápido possível. Por exemplo, quando comandamos a compressão de uma faixa de áudio para o formato MP3, ou quando usamos um comando de processamento de imagem em um programa como o Corel Draw, o processador pode realmente ficar 100% ocupado, visando terminar o processamento em menor tempo. O seu processador ainda é considerado veloz, e consegue executar com eficiência praticamente todos os programas modernos. O uso do arquivo de troca é baixo, o que é um bom indício. Significa que a quantidade de RAM existente no seu PC é suficiente para atender aos programas em uso.

36) Drive de CD-ROM não funciona
Possuo um Pentium III 550 Mhz, com 64 MB de RAM, HD de 4.3 GB. Há pouco tempo, troquei o drive de CD-Rom de 50X MAX pois ele parou de fazer a leitura. Troquei-o por um drive de 52 X MAX, mas não cheguei a usar nem uma semana e o equipamento apresentou o mesmo problema. Quando coloco um CD no drive e dou um clique duplo no ícone do CD, acontece o seguinte erro – “D:/ não está acessível. O dispositivo não está pronto”. Gostaria que você me desse uma solução para esse problema.
Resposta:
Duas coisas podem estar ocorrendo. Ou seus dois drives de CD-ROM estão bons, e o defeito está na placa de CPU, ou então a placa de CPU está boa e ambos estão defeituosos. Também podemos ter uma terceira hipótese: todos podem estar funcionando bem, e o erro pode estar na instalação. Por exemplo, os jumpers Master/Slave podem estar errados. Se o drive está ligado sozinho na interface IDE secundária, ele deve ser configurado como Master. O ideal seria realmente levar o PC e ambos os drives a um técnico de confiança, que possa testar tudo no laboratório, identificando a causa do problema. Outra coisa que pode ser feita é a troca do segundo drive de CD-ROM por outro idêntico, afinal o problema surgiu após uma semana de uso, ele está ainda na garantia. Lembro que existem muitos drives de CD-ROM de qualidade ruim (os chamados “genéricos”), e eles podem realmente apresentar problemas depois de um ano, um mês ou uma semana, quem sabe? Aproveito para alertar mais uma vez sobre as precauções que devem ser tomadas contra a descarga eletrostática, ao manusear componentes eletrônicos. Todas as placas e dispositivos de hardware possuem nas suas embalagens, avisos de advertência, porém 99% dos usuários, técnicos e vendedores não tomam os devidos cuidados e acabam danificando componentes com a eletricidade estática. Os cuidados são muito simples: segure as placas sem tocar as mãos nos circuitos, e periodicamente, a cada 15 minutos, toque a carcaça metálica interna do computador para descarregar. Finalmente, leia em www.laercio.com.br, meu artigo sobre instalação de drives de CD-ROM.

37) Placa 3D trava o boot
Tenho uma placa de vídeo Guillermot Maxi Gamer Phoenix, 16 MB AGP (utiliza o chip Voodoo Banshee) e fui instalá-la. Coloquei a placa no Slot AGP de uma Intel SE440BX-2 e liguei o PC. Observei que o mesmo não passa da tela em que fala o nome da placa de vídeo nem chegando a tela que se aperta F2 para entrar na Bios. O micro é um Pentium II 400 Mhz, 128 Mb de Ram, placa mãe Intel SE440BX-2. A placa de vídeo funciona em outros PCs perfeitamente. Obs. O cooler do processador não está funcionando.
Resposta:
Se o cooler do processador não está funcionando, esta provavelmente é a razão do seu problema. A sua placa de vídeo está boa, tanto é que ela funciona em outros computadores. Você deve, antes de mais nada, instalar um novo cooler no seu Pentium II (cuidado, pois existem no mercado muitos coolers que são próprios para o Pentium III, mecanicamente diferentes – leve o seu atual cooler na loja quando for comprar o novo). Se ainda assim tiver problemas, regule o AGP mode para 1x no CMOS Setup.

38) PCs com AMD K6 travando
Possuo em minha empresa dez computadores, sendo que quatro são K6. Estes quatro estão me dando uma enorme dor de cabeça. Ocorrem travamentos constantes no Windows 98, não fazem desligamento automático, os programas ficam muito lentos na rede.
Resposta:
Os processadores acima de 300 MHz devem utilizar um cooler de maior tamanho possível (existem dois tamanhos à venda, um mais baixo e um mais alto). Também é recomendável aplicar pasta térmica entre o processador e o cooler. Essas providências farão o processador operar a uma temperatura mais baixa, dentro da faixa recomendada pelo fabricante. Infelizmente é grande o número de PCs no Brasil nos quais é usado o cooler de tamanho pequeno, não recomendado pela AMD. Este problema também ocorre com processadores Cyrix M II e com o Celeron na versão para Soquete 370, que também exigem coolers de maior tamanho.
O não funcionamento do desligamento automático pode ter várias origens. Apesar do processador aquecido poder passar por este tipo de problema, é mais provável que seja causado por driver de vídeo com bug (instale a versão mais recente do driver de vídeo, disponível no site do fabricante na Internet). A fonte de alimentação do PC precisar ser padrão ATX para suportar desligamento automático, a placa de CPU precisa atender ao padrão ATX ou mini-ATX (possuem dois conectores de fonte, um tipo AT e outro tipo ATX). A placa de CPU também precisa estar configurada para operar com fonte ATX (existe um jumper na placa que define esta função). Muitos montadores de PC não sabem configurar corretamente essas funções, apenas encaixam e aparafusam as placas, não estou dizendo que é o seu caso, mas com certeza é um problema bastante comum. Existem ainda placas de CPU que nem deveriam ser fabricadas, poderiam ser classificadas como “lixo”. Quando o usuário não entende de hardware e apenas procura um PC bem equipado e a um bom preço, muitas vezes recebe um produto de má qualidade. Se o processador é o cérebro do computador, a placa de CPU é a sua alma. Poderíamos dizer que a placa de CPU é o computador, ao redor da qual são conectados os drives, disco rígido, placas de expansão, etc. Portanto a placa de CPU deve ser de melhor qualidade possível, mas um lojista que oferecer as melhores placas irá à falência, pois a maioria deles oferece placas de CPU de baixo custo e péssima qualidade. Resultado: lentidão, travamentos, etc. Nem mesmo posso dizer o que ajustar nos seus PCs para resolver os problemas. Eles podem ser inerentes à própria forma como forma construídos.

39) Problema de aquecimento em um AMD K6-2/400
Tenho um PC com o processador AMD K6-2/400 operando em 100 MHz x 4, mas apresenta problemas na hora de iniciar o Windows. Reduzo para 95 MHz x 4 e passa a funcionar mais ou menos bem. O que pode ser feito?
Resposta:
De todos os modelos do AMD K6-2, a versão de 400 MHz é a que mais apresenta problemas de aquecimento. Ao comprar este processador, evite as versões AHX e AFQ, a menos que você more em um local de baixa temperatura. As versões de 400 MHz que esquentam menos são a AFR e AFX. Para os demais valores de clock, pode escolher qualquer versão. A indicação AFR, AFX, AHX ou AFQ estão estampada na parte superior do processador, ao lado da indicação do clock. Duas características definem o nível de aquecimento do processador: a dissipação de potência e a temperatura máxima suportada pelo encapsulamento. O K6-2/400 AHX e o AFQ dissipam 23 watts e suportam até 60 graus centígrados, enquanto o K6-2/400 AFR e AFX dissipam apenas 17 watts e suportam até 70 graus. Portanto, as versões AFR e AFX são mais recomendáveis por gerarem menos calor e ao mesmo tempo suportarem temperaturas mais elevadas.
Para qualquer processador, sobretudo para aqueles que esquentam mais, devemos tomar providências para a redução da temperatura. Dois fatores contribuem bastante para reduzir o aquecimento: o uso de um cooler de maior tamanho e a aplicação de pasta térmica entre o processador e o cooler. Realizei vários testes em laboratório e observei que um cooler grande (parte de alumínio com cerca de 2 cm de altura) mantém a temperatura do processador de 5 a 10 graus mais baixa. A aplicação de pasta térmica por sua vez produz outra redução semelhante. Portanto um cooler grande acoplado por pasta térmica resulta em uma temperatura do processador de 10 a 20 graus mais baixa que a obtida com um cooler pequeno e sem pasta térmica.
Outras reduções de temperatura podem ser obtidas se você deixar a parte frontal do gabinete desobstruída para permitir a entrada de ar. Alguns gabinetes modernos possuem uma tampa frontal que é abaixada para dar acesso aos drives, mas nesta posição a entrada frontal de ar fica obstruída. Retire esta tampa e a circulação de ar dentro do gabinete irá melhorar. Feche as fendas existentes na parte traseira do gabinete (aquelas onde as placas de expansão são alojadas) e deixe apenas a saída de ar na fonte de alimentação. Organize os cabos flat no interior do gabinete para que não fiquem no caminho do fluxo de ar.
Como aquecimento de processadores é coisa muito séria, estou preparando artigos sobre este assunto, que estarão em breve disponíveis em www.laercio.com.br.
Finalmente no seu caso, além da questão do aquecimento, verifique se suas memórias são do tipo PC100 (clock de 125 MHz ou tempo de acesso de 8 ns). Se forem PC66 (clock de 100 MHz ou tempo de acesso de 10 ns) realmente apresentarão dificuldades para funcionar a 100 MHz, daí a necessidade de redução para 95 MHz x 4.

40) Travamentos no mouse
Possuo um Pentium III/450, placa mãe XCEL com som, vídeo e fax/modem com 64 MB de RAM. Uso uma track ball de marca Logitech que aparentemente está tendo conflito com o Windows 98. Quando rodo algum jogo (principalmente no modo MS-DOS) o mouse trava. Nos jogos modo Windows, o mouse costuma travar depois que saio do jogo. Já atualizei os drivers da track ball e nada mudou. Será que se eu voltar para o Windows 95 ela volta a operar normalmente?
Resposta:
O fato de um dispositivo funcionar bem no Windows 95 e apresentar problemas no Windows 98 não está necessariamente relacionado com a versão do Windows. As configurações nos dois sistemas pode estar diferente (por exemplo, usando IRQs diferentes) e aí pode estar a causa do problema. Em um computador com Windows 95 no qual o usuário foi ao longo do tempo instalando dispositivos de hardware, as IRQs e demais recursos de hardware estão distribuídos de uma certa forma entre esses dispositivos. Se neste mesmo computador, já com todos esses dispositivos de hardware presentes, é feita a instalação do Windows 98, os recursos de hardware (IRQ, DMA, etc.) serão distribuídos provavelmente de outra forma, e aí podem surgir conflitos. Portanto, não volte atrás para o Windows 95, pois além do funcionamento do trackball não ser garantido, você poderá ganhar de volta outros problemas, bugs do Windows 95 que foram corrigidos no Windows 98.
Pelo que entendi o seu PC não tem mouse, e sim um trackball, que na verdade opera como um mouse. Deve estar ligado em uma interface serial, COM1 ou COM2. Consulte o Gerenciador de Dispositivos, clique em Computador e Propriedades e verifique se existem recursos de hardware utilizados por mais de uma interface, o que pode caracterizar conflito. Se na lista apresentada existirem IRQs ou outros recursos de hardware repetidos, porém com um ponto de exclamação sobre o seu ícone, fica caracterizado um conflito de hardware. Use as técnicas do meu artigo “instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br, se quiser desfazer o conflito. Ou se preferir uma forma mais rápida, instale o trackball na COM2 caso esteja livre, o que também poderá resolver o conflito.
Quanto ao modo MS-DOS, lembro que é preciso ter um mouse driver para DOS instalado, caso contrário o mouse realmente não funcionará. Você pode usar qualquer driver de mouse serial para DOS, mesmo que seja de outro tipo de mouse.

41) Endereços que mudam sozinhos
Tenho um Pentium 200 MMX, placa Asus SP97-V166 – Super Tx MainBoard e placa de fax modem US Robotics 336000 com Personal Voice Mail.1, Irq 4, Com 2, IRQ 3, Com 4, IRQ 3 e Plug and Play, obedecendo a critérios de habilitação e desabilitação no Setup com o devido cuidado de verificar os endereços corretos. Em todas as situações, a instalação é bem sucedida e reconhecida por determinado tempo, podendo ser dias ou semanas. Porém, quando removo algum programa ou uso o Norton Utilities Diagnostics ou Scandisk do Win 95, a configuração de port Com e Irq, no gerenciador de dispositivos e na inicialização do “Post” desaparecem. Não aguento abrir gabinete e mudar jumpers da placa de modem. Por favor, o que pode estar acontecendo? Existe, no Setup desta placa alguma configuração além das portas de endereços de Com ou Irq que devem ser habilitadas ou desabilitadas?
Resposta:
Endereços de dispositivos Plug and Play que mudam sozinhos podem ser causados por defeito nesses dispositivos, mas a causa mais comum é um erro na programação do CMOS Setup. Os recursos de hardware podem ser gerenciados pelo BIOS ou pelo Windows 9x, mas não por ambos, caso contrário poderão ocorrer problemas como o seu. Em todos os Setups modernos existe um comando que serve para indicar se os recursos PnP serão gerenciados pelo BIOS ou pelo sistema operacional. Deixe sempre que sejam gerenciados pelo Windows 9x. Para isto, procure no PCI/PnP Configuration, o item “PnP Aware Operating System” e programe-o com a opção YES. Em alguns Setups este item aparece com o nome “Resources Managed by”, com as opções BIOS e OS. Programe então com a opção OS.
Note que no caso da instalação “não PnP”, utilizando os jumpers da placa, é preciso usar o comando Adicionar Novo Hardware para indicar a presença de uma nova porta serial, utilizando uma IRQ que esteja livre (por exemplo, COM3 / IRQ9). Os jumpers da placa de modem devem ser programados de acordo. Depois de instalada a porta serial da placa, faça a instalação do modem, também com o comando Adicionar / Remover programas. Use a opção Modems e clique no botão Com disco. Use então o CD-ROM que acompanha o modem para selecionar o driver apropriado. Em caso de dúvida, consulte o artigo sobre instalação de modems em http://www.laercio.com.br.

42) Disquete não grava
Gostaria de receber informações sobre um problema que está acontecendo com meu PC. Ele lê o disquete mas não grava, já substitui a unidade de disquete mas o problema persiste, pode me ajudar?
Resposta:
Procure no Advanced CMOS Setup o comando Floppy Drive Read Write Control. Existem as opções Read Only, Write Only e Read/Write. Programe com Read/Write para tudo voltar ao normal. Este comando é usado para dar segurança aos PCs que ficam em ambientes nos quais muitas pessoas têm acesso. Evita por exemplo que alguém possa retirar dados ou colocar um vírus no computador.

43) PC não liga mais
Estou com uma CPU no estilo ATX, daquelas desligam automaticamente. Eu estava reinstalando o Windows, tudo bem, depois de reinstalado eu a desliguei e ela não quis ligar mais, o que pode ter acontecido??
Resposta:
Algumas placas de CPU possuem duas conexões para fonte, uma AT e outra ATX. Essas placas possuem também um jumper para indicar o tipo de fonte. Se este jumper não for posicionado corretamente você terá problemas nas operações de ligar e desligar. Os gabinetes ATX possuem, ao invés de uma chave elétrica liga-desliga, um botão Power Switch que deve ser ligado corretamente no conector correspondente da placa de CPU. Verifique se este botão está ligado corretamente. Finalmente, muitas fontes ATX possuem na parte traseira uma chave liga-desliga. Esta chave deve estar ligada para que o botão Power Switch, localizado na parte frontal do gabinete, funcione. Verifique todas essas conexões.

44) Drive de CD-ROM às vezes não é reconhecido
Tenho um micro 486 DX-4, 100 MHz, 16 Megas, HD de 1.2, que está funcionando perfeitamente dentro das minhas necessidades, inclusive na Internet. Recentemente substituí a unidade de CD-ROM, entretanto, algumas vezes quando inicio o computador, ele simplesmente não carrega esta unidade de disco, e outras vezes carrega normalmente, o que poderá estar acontecendo?
Resposta:
Difícil acertar “na mosca” a razão do problema, mas eu daria três palpites: defeito no drive de CD-ROM, problemas na alimentação e problemas de temperatura. Um drive de CD-ROM novo não deveria apresentar este tipo de problema. Já modelos com muito tempo de uso podem passar por isso. A única forma de ter certeza é fazendo substituições. Instalar o drive em outro computador, e também instalar um outro drive no seu computador seriam providências que um técnico tomaria para descobrir se o problema está no drive ou no seu PC. Muitos PCs 486 têm o drive de CD-ROM conectado na placa de som. Se for possível, instale-o em outra interface (desde que seja IDE, é claro). Se a sua placa de CPU tiver duas interfaces IDE, instale o drive de CD-ROM na interface secundária, se tiver apenas uma (ou se usar uma placa IDEPLUS), instale-o como Slave na mesma interface onde está ligado o disco rígido. Se o problema for causado pela interface, a troca irá resolvê-lo. O problema também pode estar relacionado com a alimentação, ou seja, a corrente elétrica que faz o drive funcionar. Altere a ordem dos conectores que alimentam os drives, pois maus contatos nesses cabos podem causar tais problemas. Falando em cabos, é também preciso checar se todos os cabos flat estão encaixados corretamente. Note que um computador com 5 anos de uso pode mesmo apresentar problemas devido ao envelhecimento dos capacitores eletrolíticos. Esses componentes podem ter durabilidade alta ou baixa, dependendo da qualidade. Fabricantes de placas de baixo custo tendem a usar os capacitores mais baratos, de baixa durabilidade, e por isso tendem a apresentar problemas desse tipo com o passar dos anos. Finalmente, o problema pode estar relacionado com a temperatura (o drive não é reconhecido quando está muito frio ou muito quente). É preciso fazer várias tentativas de boot e observar o que existe de comum nas vezes em que o drive é reconhecido e nas vezes em que não é reconhecido. É realmente um trabalho de paciência, por isso muitos técnicos preferem condenar logo o disco rígido ou o computador por ser antigo. Felizmente, muitos terão também a paciência para investigar o problema.

45) Placa de som em pane
Tenho uma placa de som Trident 4D-Wave e com pouco tempo de uso em uma travada do computador a placa começou a emitir um som contínuo, após resetar ela não funcionou mais… já fiz de tudo, retirei a placa, etc. Apesar de não funcionar ela aparece corretamente e sem defeitos no painel de controle, além de não funcionar a outra coisa estranha é que no controle de volume aparece como se um som contínuo estivesse sendo tocado apesar de não sair nada nas caixas? A placa está queimada? O que mais eu faço? Qual a configuração e hardware que você indicaria para um computador (placas, marcas, etc.)?
Resposta:
A placa estragou. Isso acontece todos os dias, em todas as partes do mundo e sobretudo no Brasil, onde é grande o número de pessoas que lidam com hardware, por uma razão muito simples: não tomam as precauções contra a eletricidade estática. É o que chamamos de falha latente. O problema começa na loja, onde normalmente o vendedor coloca uma etiqueta com a data de venda. Assim toca os circuitos da placa diretamente com as mãos, carregadas com eletricidade estática. Depois é a vez do técnico ou usuário que instala a placa, tocando os circuitos com as mãos. Quando a quantidade de cargas eletrostáticas acumuladas no corpo humano é alta, a placa é imediatamente danificada. Quando esta carga é moderada, a placa pode não ser danificada, mas apresentar uma falha latente. Isso significa que ela apresentará defeito permanente dentro de algumas semanas ou meses. Quando algum circuito funciona bem e um belo dia, sem mais nem menos, passa a apresentar defeito permanente, provavelmente temos aí a manifestação de uma falha latente. O problema é ainda mais crítico nos locais onde a umidade relativa do ar é baixa, como em Brasília. Para não estragar circuitos com eletricidade estática devemos fazer antes uma descarga, tocando com as mãos um corpo metálico, como a chapa interna do gabinete do PC. Seguramos as placas pelas bordas, sem tocar nos chips e nos conectores. Isto vale para os vendedores, para os técnicos e usuários.
Apesar disso, pode ser que a sua placa esteja boa, que o problema não seja uma falha latente causada por descarga eletrostática. Para tirar a dúvida, retire a placa e remova a sua entrada do Gerenciador de Dispositivos. Repita agora os procedimentos de instalação da placa, segundo o seu manual. Se tiver dúvidas consulte meu artigo sobre instalação de placas de som, em www.laercio.com.br. Se for necessário, reinstale o Windows. Finalmente, experimente utilizar drivers mais novos para esta placa, obtidos em www.tridentmicro.com.

46) Conflito entre som e vídeo
Por algum motivo, o meu PC começou a dar a mensagem “CMI8330 card not found” toda vez que entro em jogos ou sites que tem música. Entrando no gerenciador de dispositivos do Windows 98, identifico que o Windows Sound system está em conflito com a placa de vídeo na interrupção 11. Já desinstalei o WSS (Windows Sound System) e a Sound Blaster 16 Audio mas não adiantou. tentei também alterar o WSS para as interrupções 5 e 9 que estão livres (“reservadas para o sistema”), mas o gerenciador de dispositivos não deixou. Gostaria de ser ajudado para que o som voltasse a funcionar como antes e os cuidados para não acontecer mais.
Resposta:
Sua placa de vídeo pode trabalhar sem utilizar IRQ, o que é uma forma simples de desfazer o conflito de hardware. Entre no CMOS Setup e procure o item “Use IRQ for VGA” ou similar. Programe-o com a opção Disabled, e a placa de vídeo não usará mais uma IRQ, desfazendo o conflito com a placa de som. Quanto às interrupções “reservadas para o sistema”, você realmente não pode usá-las, elas não estão livres para uso, apesar de não estarem sendo utilizadas. Para liberá-las você terá que aplicar um clique duplo no item Computador do Gerenciador de Dispositivos, entrar na guia Reservar Recursos e usar o botão Remover. Para evitar que o Windows impeça você de utilizar certas IRQs, mesmo que estejam livres, desmarque a opção “Usar configurações automáticas” e escolha outra configuração básica que permita a alteração. Dê também uma olhada no meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br.

47) Novo drive de CD-ROM com funcionamento errático
Tenho um micro 486 DX-4, 100 MHz, 16 Megas, HD de 1.2, que está funcionando perfeitamente dentro das minhas necessidades, inclusive na Internet. Recentemente substituí a unidade de CD-ROM, entretanto, algumas vezes quando inicio o computador, ele simplesmente não carrega esta unidade de disco, e outras vezes carrega normalmente, o que poderá estar acontecendo?
Resposta:
A maioria dos problemas que às vezes ocorrem e às vezes não ocorrem tem uma origem não digital. Defeito na fonte, envelhecimento dos capacitores eletrolíticos, maus contatos nos cabos, defeito no periférico ou na sua interface… Por outro lado, o seu PC vem funcionado perfeitamente, portanto seus circuitos podem estar em boas condições. Sugiro que você não faça a simples troca do drive de CD-ROM antigo pelo novo, mas que faça uma nova instalação. Provavelmente seu drive de CD-ROM está ligado na interface IDE da placa de som, já que este era o método de conexão mais usado na época do 486DX4. Instale o drive de CD-ROM como Master na interface IDE secundária da placa de CPU (esta interface está presente na maioria das placas de CPU para 486DX4). Se a interface IDE secundária não existir na sua placa de CPU, instale o drive de CD-ROM na mesma interface (primária) onde está o disco rígido. Nesse caso o drive deve ser configurado como Slave e o HD como Master e “Slave Present”. O mesmo procedimento se adota caso a placa de CPU não tenha interfaces IDE, quando o HD fica ligado em uma placa IDEPLUS. Consulte em www.laercio.com.br meu artigo sobre instalação de drives de CD-ROM para maiores esclarecimentos.

48) Travamentos em um Celeron
Tenho um Celeron 266, placa AGP, placa Sound Blaster AWE32, modem US Robotics 56k, HD de 6 GB, 96 MB de RAM, monitor Samsung SyncMaster 3. Toda vez que inicio o computador com o Windows 98, freqüentemente o computador trava, até o teclado e o mouse. Já reinstalei o Windows 5 vezes e nada. Também formatei o HD 5 vezes e nada. Uso o Corel Graphics 8, AutoCad 14, Translator Pro e Office 97 Professional. O que devo fazer?
Resposta:
Este computador provavelmente está com problemas de hardware. Quando formatamos o HD, instalamos o Windows e os problemas persistem, nem adianta tentar repetir a instalação. Pode existir algum problema de mau contato, defeito na memória, defeito na placa de CPU, etc. É preciso levar o PC aos cuidados de um técnico para que determine onde está o problema. Pela idade do seu computador (usa um Celeron-266) e pela quantidade de memória (96 MB), desconfio que esteja usando uma configuração proibida: memórias EDO (SIMM/72) misturadas com SDRAM (DIMM/168). Muitas placas de CPU possuem ambos os tipos de soquete, mas normalmente não é permitido usar ambos os tipos de memória ao mesmo tempo. Ou são todas EDO, ou são todas SDRAM. Verifique como estão instaladas as memórias do seu computador. Se forem de tipos diferentes, retire um grupo e deixe apenas um grupo homogêneo (ou todas SIMM/EDO, ou todas DIMM/SDRAM). Se os travamentos cessarem, fica comprovado que esta é a causa do problema. Caso deseje fazer uma expansão de memória, utilize apenas módulos SDRAM, já que os módulos EDO caíram em desuso.

49) Pentium MMX com problemas para iniciar
Tenho um micro 200 MMX com 32 Mb de RAM e HD de 4.3 GB. ele só consegue iniciar quando é desabilitado a memória cache interna da CPU ou quando tanto a interna quanto a externa estão desabilitadas no setup. Somente com a interna habilitada ou com as duas habilitadas ele não inicia nem no modo de segurança. Às vezes, com as duas habilitadas, depois de muitas tentativas e de diversas mensagens de erro, ele consegue chegar ao final do carregamento do Windows, porém apresenta erros em vários programas. O problema é realmente a placa mãe, ou pode ser do processador ou de ambos?
Resposta:
Não é comum um processador apresentar problemas na cache interna. A cache externa sim, localizada na placa de CPU, pode tornar-se defeituosa em virtude de maus tratos (por exemplo, eletricidade estática). É possível que a cache interna do processador funcione mal devido a algum erro na configuração do processador. O Pentium MMX/200 deve operar com o clock externo de 66 MHz, multiplicador 3x, voltagem externa de 3.3 volts e interna de 2.8 volts. Muitos usuários e instaladores colocaram o Pentium MMX para operar indevidamente em placas que não geram a tensão de 2.8 volts, resultando exatamente em travamentos durante o início do boot. Revise os jumpers da sua placa de CPU e confirme se realmente ela suporta o Pentium MMX (P55C).

50) Barulho no cooler e drive de CD-ROM defeituoso
Eu tenho um Pentium II 350 Mhz Intel, com 64 memória dim, fax modem US Robotics, drive de CD-ROM 48X Creative. Tenho o Windows 98, e vários software. Toda vez q eu ligo o meu PC o coller faz um barrulho estranho, como se fosse um motor de carro, só para apos ter inicado o Windows e depois de ter colocado o dedo nele. Quando eu deixo um CD no Drive de CD-ROM e vou ligar o PC depois o PC naum recolhece o Drive, dá dois bip, depois de um tempinho outro bip. E as vezes ao ligar o PC o Drive de CD-ROM abre sozinho sem mais nem menos, mesmo não tendo nenhum CD lá dentro
Resposta:
O barulho no cooler pode ocorrer depois de algum tempo de uso. Normalmente a poeira causa este tipo de problema, e a melhor coisa a fazer é a substituição. Entretanto se você tiver sorte, o cooler pode estar bom, e o barulho ser causado por algum cabo tocando no ventilador. Será preciso abrir o gabinete para verificar se algum cabo está mesmo encostando, e tirá-lo do caminho. Quanto ao drive de CD-ROM, parece que está tudo anormal. Nenhum dos problemas que você relatou devem ocorrer em um drive de CD-ROM sadio. O drive de CD-ROM deve ser reconhecido, seja o boot realizado com ou sem um CD no seu interior. Também não é normal o drive abrir sozinho durante o boot. Eu sugiro que você tente instalar este drive em outro computador. Se os mesmos problemas ocorrerem, então o drive está realmente defeituoso e deve ser trocado.

51) PC com vários problemas
Tenho um P2-400 c/ placa mãe ASUS P2B (I440BX) BIOS rev. 1012 (original era 1005), PCB rev. 1.02 utilizando “Award Modular Bios 4.51 PG”. Estão instalados 160 Mb (2×64+1×32) SDRAM 100 Mhz. Os problemas apresentados são: I) Não está aceitando apenas um HD, necessitando outro como slave. Após o reconhecimento no setup, ao dar o boot aparece identificado como “CHS, mode 0, 6449 MB” e não consegue ler. II) Quando tento utilizar um softmodem (testei motorola, PCTell e Cirrus Logic) o computador trava após fazer a ligação (com um USR funcionou). III) O Led do HD de tempo em tempo (dias ou semanas) fica aceso intermitentemente. O que pode estar acontecendo? Gostaria de saber também até quanto posso explorar essa placa tem termos de processadores slot1. Em outro computador c/ placa semelhante (PCB rev. 1.04) troquei o processador P2-400 por um P3-550 e está aparentemente funcionando bem. O que posso perder ao utilizar essa placa?
Resposta:
O problema do HD pode ser devido ao fato de seus jumpers estarem configurados para uma instalação dupla (Master + Slave). Sendo assim é preciso ter um slave presente, caso contrário o HD Master poderá não funcionar, ou então apresentará mensagem de erro durante o boot. Se mesmo assim o problema persistir, verifique o que acontece com outros modelos de HD. Talvez seja necessário realizar uma atualização de BIOS, caso o problema seja comum a outros modelos. O problema do soft modem é de difícil análise à distância. É bem verdade que considero os soft modems problemáticos, e também que considero os modelos US Robotics mais recomendáveis, mas não é correto que qualquer soft modem ao ser instalado, das marcas que você citou, vá apresentar problemas. Verifique se existem conflitos de hardware. Antes de fazer a instalação, desative a COM2 no CMOS Setup. Instale os drivers desta placa de CPU, obtidos no site da Asus. O roteamento de interrupções pode ocorrer de forma errada se não forem utilizados os drivers apropriados.
Esta placa de CPU utiliza o chipset i440BX, que opera com o clock externo de 100 MHz. Você pode portanto instalar versões novas do Pentium III que operem externamente a 100 MHz. Como os multiplicadores do Pentium III são fixos, você não deve instalar um modelo de 133 MHz. Por exemplo, um Pentium IIIEB (133/600 MHz) usa o multiplicador fixo de 4,5x. Se ligarmos este processador em sua placa de CPU, o clock externo será de 100 MHz, e como o multiplicador é 4,5x e não pode ser alterado, o processador trabalhará com clock externo de apenas 450 MHz. Entre as várias versões novas do Pentium III, existem algumas apropriadas para 133 MHz e outras para 100 MHz, use portanto um de 100 MHz.

52) PC Travando
SOCORRO!!!!! Sr Laércio Vasconcelos , por favor venho por este pedir sua ajuda porque não agüento mais sofrer na mão de picaretas que vivem formatando meu PC tenho um K6 II 350 COM 32 MB 4.3 GB, que só uso para Internet sendo que o tenho a mais de um ano e sua memória, esta leve ainda, mais o que vem me atormentando é que ele anda muito lento e travando muito sem contar que a fatalidade que tem uma mensagem que aparece : VC EXECUTOU UMA OPERAÇÃO ILEGAL ai simplesmente fecha tudo, isso me deixa p da vida, mais diante mão vou confiando na sua experiência e pedir que o Sr me manda uma solução para o problema e onde posso ir desde que seja um profissional confiavel, que ira solucionar o meu problema, desde já agradeço-lhe.
Resposta:
O maior problema desses PCs que vivem travando é o fato de serem feitos com uma placa de CPU (ou placa mãe) de baixa qualidade. As pessoas só pensam no processador (Pentium III, Athlon, Celeron, K6-2, etc.), mas igualmente importante é a placa mãe. Uma placa de alta qualidade pode custar de 100 a 200 reais mais caro que uma de baixa qualidade. Adivinhe qual é o tipo usado por aqueles que anunciam “preços imbatíveis”? Fora isso, existem infelizmente muitos produtores de PCs que são meros encaixadores e aparafusadores de placas e instaladores de Windows. Não estou afirmando que este é o seu caso, afinal você não disse a marca e o modelo da sua placa de CPU, e nem sobre os seus produtores. Existem ainda casos de configurações erradas (jumpers da placa de CPU e CMOS Setup) e a refrigeração inadequada do processador. Para deixar o K6-2 devidamente resfriado, é preciso usar um cooler de tamanho grande, e ainda é preciso aplicar (corretamente) pasta térmica entre o cooler e o processador. Se isto não for feito, o processador aquece e pode apresentar travamentos aleatórios.

53) Placa AGP não funciona
Tenho um Pentium II 233 MMX e não consigo fazer uma placa de vídeo Sniper 2 (chipset Riva TNT 2 m64 32 mg AGP) funcionar. Ela está travando e não funcionou com o Fifa 2000, o Fifa 99 e a demo do Tomb Raider II que acompanha o CD de drivers da placa. O jogo começa e a aceleração 3d trava logo em seguida. Baixei o DirectX 7.0a, os drivers do Riva TNT2 m64 AGP mais atualizados no site da Power Color (fabricante da placa), reinstalei o Windows 98, coloquei o monitor para plug & play e nada. Tentei me informar sobre a atualização da minha BIOS no site da Award Bios mas eles não responderam. Lá diz que a atualização dá suporte às placas mãe i440 LX e total acesso ao AGP/128bit 3D Graphics. O que devo fazer? Onde eu posso atualizar minha Bios?
Resposta:
Isso é raro, mas pode acontecer. A princípio qualquer placa AGP deve funcionar bem em slots AGP. Não há nada que garanta que o problema está ligado a atualização do BIOS. Você deve antes tentar atualizações relacionadas com software. Usar os drivers mais novos obtidos no site do fabricante da placa, bem como o DirectX de versão mais recente, são providências corretas. Sugiro que você utilize também a atualização para o Windows 98 Segunda edição, obtida gratuitamente no site da Microsoft. Problemas também podem ocorrer com determinados jogos em certas modalidades gráficas. Tente usar a placa com outros jogos, tente as diversas modalidades gráficas disponíveis no setup de cada jogo: software rendering, Direct3D e OpenGL. Se não obtiver resultados, tente verifique se nos CDs desses jogos existem ressalvas no que diz respeito a esta placa de vídeo e drivers novos. Tente usar também os drivers disponíveis no site da Nvidia (www.nvidia.com). São os passos que eu tentaria se estivesse com este problema. Quanto à atualização de BIOS, note que não é fornecida pelo fabricante do BIOS, e sim pelo fabricante da placa de CPU. Se quiser tentar esta atualização, será preciso identificar o fabricante da sua placa de CPU e o seu site. Isto pode ser conseguido através do programa CTBIOS, encontrado em www.laercio.com.br. Execute este programa em modo DOS e ele informará a marca, modelo e o site do fabricante da placa de CPU, onde você conseguirá o programa para a gravação e a versão mais nova do seu BIOS.

54) K6-2 travando
Possuo um K6II 350Mhz, 32RAM, HD 13Gb e video, som e modem compartilhados com a placa mãe (por causa disso, eu só possuo 28Mb de RAM livres). Geralmente quando navego, o computador trava ou o HD trabalha demais (porém, removendo muitos programas da inicialização, o problema da HD é resolvido). Gostaria de saber se atualizasse meu computador para 128Mb de RAM esse problema de travamento seria solucionado e se a velocidade seria muito diferente ao de um PentuinIII 600Mhz com 64 de RAM.
Resposta:
Travamentos constantes raramente são causados por falta de memória, e sim por problemas de hardware. A maioria dos PCs de baixíssimo custo à venda no Brasil usam placas de CPU de baixa qualidade, e os técnicos e vendedores de peças em geral não tomam cuidado com a eletricidade estática, acabando por danificar placas, processadores e memórias. Não são raros os casos de montadores de PCs sem a qualificação técnica adequada ao seu trabalho. O mercado exige PCs baratos, e isso é conseguido com o uso de peças de segunda linha. Por cerca de 100 ou 200 reais a mais seria possível produzir um PC com a mesma configuração, mas usando peças de primeira linha. O problema é que o público leigo não sabe disso. Lembro ainda que o modem onboard encontrado nas placas de CPU de baixo custo, bem como outros modems baratos (PCTel, por exemplo) dão muitos problemas durante a nevagação. Ainda assim acho que vale a pena você instalar mais 32 MB; alguns problemas de travamento poderão ser resolvidos, e o desempenho ficará maior. Não aconselho o uso de 128 MB neste PC, melhor seria segurar o dinheiro para usar no seu próximo PC. Um Pentium III/600 com 64 MB de RAM seria muito mais veloz que o atual K6-2/350 com 32 MB. Use uma placa de CPU de boa qualidade, como por exemplo, uma Asus P3B-F.

55) CDs de áudio sem som
Recentemente instalei no meu computador o Winamp e o MusicMatch que são programas que tocam músicas no formato MP3. Até aí tudo bem, pois para esta finalidade ambos funcionam. Porém, não consigo mais tocar músicas do CD-ROM, o que não ocorria até então. Não é problema no CD-ROM pois este lê perfeitamente os CDs sejam de músicas ou dados. Quando coloco um CD no drive p/ tocar, o Windows inicia automaticamente seu programa de música, sendo que o led do CD-ROM fica piscando normalmente como se estivesse mesmo tocando, porém não há sinal de som nas caixas. Mesmo se tentar tocar o CD pelo Winamp ou pelo MusicMatch ocorre o mesmo. Já tentei ver se há algo quanto a opções de configuração desses programas, o que ocasionaria (bloquearia) não tocar o CD. Lembro também que não é um problema nas caixas de som ou de conexão pois ao tocar MP3 elas funcionam bem. Realmente não sei o que está havendo. Peço a ajuda de vocês para solucionar este problema.
Resposta:
Os CDs de áudio estão tocando, mas a placa de som deve estar com volume mínimo ou desligado para este tipo de som. Além do volume geral, as placas de som possuem controles de volume independentes para as suas várias fontes sonoras. É preciso habilitar o volume dos sons de CDs de áudio, através do Mixer do Windows. Aplique um clique duplo no ícone do alto falante existente na barra de tarefas, ao lado do relógio, e regule o volume do potenciômetro com a indicação “Áudio de CD”. Desmarque a opção “Sem áudio”, caso esteja marcada.
2000_01
Regulando o volume dos CDs de áudio

56) Windows copiado com erro
Tenho um PC Pentium MMX 233 – 32 MB- Ram, Drive CD-ROM 36x, placa de Som e Placa de Fax. Tinha o Windows 95 instalado, fiz uma cópia do HD em outro, formatei o meu e instalei o Windows 98, após recopiei todos os arquivos de meu interesse. Quando desliguei o PC apareceu a seguinte mensagem. “Msgsrv32” “Ocorreu um erro em seu programa, para mante-lo funcionando, clique em ‘ignorar’ e salve o trabalho em um novo arquivo. Para encerrar clique em ‘Fechar’. Você perderá as informações adicionadas desde a ultima vez que as salvou.” Se clicarmos ‘Ignorar’ ele fecha tudo o fica pronto para desligar o PC. Se clicarmos ‘Fechar’, aparece a seguinte mensagem: Este programa executou uma operação ilegal e sera fechado. O que poderá ter ocorrido uma vez que não notei perda de nenhum arquivo. Existe algum software que execute a função de cópia de HD sem que cause problemas?
Resposta:
Sim, existem softwares que desempenham a função de cópia, mas não é necessário usá-los, basta utilizar corretamente os comandos de cópia do Windows. Abra uma janela para C: e outra para D: (digamos que este seja o segundo disco rígido, no qual você vai fazer a cópia). Use o comando Exibir / Opções de pasta / Modo de exibição, e marque a opção “Mostrar todos os arquivos”. Marque todas as pastas, exceto a Lixeira (Recycled) e a pasta Windows. Use Editar / Copiar e a no drive destino use Editar/Colar. Crie agora no drive destino uma pasta \Windows a abra-a. Abra também a pasta \Windows do drive origem. Marque todos os arquivos, exceto o Win386.swp. A forma mais fácil de fazer isso é marcar apenas este arquivo e usar Editar / Inverter seleção. Finalmente use Editar / Copiar e na pasta \Windows do drive destino use Editar/Colar. A cópia estará em perfeitas condições. Agora você poderá formatar o seu primeiro disco rígido e instalar o Windows 98. Note que dependendo da placa de CPU utilizada, eventuais problemas poderão surgir. Pode ser preciso realizar uma atualização de BIOS, caso ocorram anomalias durante ou após a instalação. Apenas depois que o novo disco rígido estiver corretamente instalado você deve transferir para ele a cópia dos seus arquivos originais. Nesta operação, note o seguinte: apensa arquivos de dados deverão ser transferidos. Você não poderá copiar aplicativos. Será preciso reinstalar no novo sistema operacional, os aplicativos que você usada no sistema antigo.
2000_6
Marque todos os arquivos, exceto o WIN386.SWP

57) Ícone do CD-ROM desapareceu
Prezado amigo. Não sei como, porém o ícone do CD-ROM desapareceu da pasta Meu Computador e com isso o drive de cd não funciona, ou melhor: não consigo rodar cd. Eu gostaria de fazê-lo funcionar sem ter que formatar o disco, seria possível? Por que só reinstalando o Windows sem antes removê-lo não adianta. Também estou com problema no áudio, está mudo. No Dispositivo de Sistema, controladores de som, vídeo e jogo, só existe uma linha:Wave Device for Voice Modem e ele não aceita instalação do driver de áudio. Trata-se de um Pentium II 350, Win 98.Tudo começou quando mandei trocar a placa mãe para poder usar um celeron 500, mas queimou o processador, então reinstalei a placa antiga e surgiu o problema. Em uma outra ocasião, ao reinstalar os drivers de vídeo, também o cd-rom desapareceu, mas depois reapareceu. Mas agora ele não quer voltar.
Resposta:
Você pode fazer o drive de CD-ROM funcionar sem ter que formatar o disco rígido. Para isto é preciso reinstalar o Windows, porém mantendo o mesmo diretório. Quando especificamos para instalação o diretório atual (C:\Windows), o hardware é novamente detectado, os drives são reinstalados, mas as configurações são mantidas. Se você já fez isso e o problema não foi resolvido, provavelmente o drive de CD-ROM está com a instalação de hardware errada. Execute um boot com o disquete de inicialização do Windows (gerado com o comando Painel de Controle / Adicionar ou remover programas / Disco de inicialização). No menu apresentado durante o boot com este disquete, escolha a opção “boot com suporte a CD-ROM”. Se nesta modalidade o drive de CD-ROM não funcionar, então não adianta reinstalar o Windows, nem mesmo se o disco rígido for formatado. Será então preciso checar se a instalação de hardware do drive de CD-ROM está correta, verificando se a interface está habilitada, se os cabos estão ligados, etc. Na área de artigos do meu site você encontrará um artigo que ensina a instalar drives de CD-ROM. Pelo que você descreve, parece também que a placa de som não está instalada. Será preciso comandar a sua detecção e instalar os seus drivers, através do comando Adicionar novo hardware, no painel de controle. Mas tome cuidado com o técnico que queimou o seu processador, isso não é muito comum…

58) Placa de som não deixa o PC fazer o boot
Tenho um micro 586, 133 Mhz, 32 Mb de memória Ram, Drive de Cd de 32x Creative, placa de som Sound blaster 32. Quando ligo o drive de Cd e a placa de som o computador simplesmente não inicia o boot, coloquei outro drive de Cd para testar e funcionou corretamente, também coloquei outra placa de som em meu micro ligado com o drive antigo e também funcionou, ambas as peças foram testadas em outros micros que por sua vez funcionaram corretamente, já levei a vários técnicos e nenhum conseguiu resolver o problema. Desde já agradeço a atenção.
Resposta:
Isto não deveria acontecer. Qualquer drive de CD-ROM IDE deve funcionar acoplado a qualquer interface IDE. Lembro que o drive de CD-ROM, ao ser ligado sozinho em uma interface, deve ser configurado como Master. Tome cuidado, pois muitos vêm de fábrica com seus jumpers configurados para Slave. A interface existente na Sound Blaster 32 é do tipo Plug and Play, e funciona como IDE terciária perante o Windows. Infelizmente esta interface é ligada ao barramento ISA, e sua taxa de transferência é muito baixa para os padrões dos drives de CD-ROM atuais. Para obter melhor desempenho, recomendo que você ligue o drive de CD-ROM na interface IDE secundária da placa de CPU. Desta forma você além de melhorar o desempenho, estará resolvendo o conflito que impede que o seu drive de CD-ROM funcione ligado na sua placa de som. No Gerenciador de Dispositivos do Windows, remova a interface IDE terciária, ou então marque a opção “Desativar neste perfil de hardware”.
2000_7
A interface IDE da Sound Blaster 32 é terciária

59) Conflito na Sound Blaster Live
Durante o boot do meu PC aparece o seguinte erro: “Localizar recurso PCI livres para a Placa de Audio da Creative… Erro: o IRQ da SB está em conflito com o IRQ da PCI. O Driver de Emulação Creative SB16 não foi carregado” . (segue tabela de IRQs em arquivo XLS). No Gerenciador de Dispositivos a placa de som Creative SB Live! está funcionando corretamente e sem nenhum conflito. Por que então o erro durante o boot do computador? O CDROM está conectado na interface IDE secundária Master (IRQ 15).Como eu poderia resolver este problema?
Resposta:
No site da Creative Labs praticamente não existem informações detalhadas sobre a emulação da Sound Blaster 16 feita pela Sound Blaster Live, Sound Blaster PCI 128 e outras. A emulação da Sound Blaster 16 serve para que jogos que operam sob o MS-DOS (Doom, Duke Nukem, MechWarrior 2 e milhares de outros) possam ser sonorizados. Esses jogos foram criados para funcionar com placas Sound Blaster 16 (da sua época), e só funcionam com as placas mais modernas se for disponível a emulação de SB16. Ocorre que esta emulação é realmente problemática. Costumo resolver este problema obrigando a emulação a utilizar os mesmos recursos de hardware usados como default (configuração de fábrica) da Sound Blaster 16. São eles: A220, P330, IRQ5, DMA1 e DMA5. Para fazer isso, entre no Gerenciador de Dispositivos, clique em Computador / Propriedades e selecione a guia Reservar Recursos. Reserve então a IRQ5. No CMOS Setup, use a opção “PnP Aware OS = NO”. Execute um boot no computador e todas as interfaces “fugirão da IRQ5”, que constará apenas como “Reservada para o sistema”. Clique agora em Emulação da SB16 e na guia Settings (configurações), desmarque a opção “Allow LPT Interrupt Sharing”. Vá agora à guia Reservar Recursos e programe-os como na figura.
2000_8
Configurações da emulação de SB16
Isto deverá fazer a emulação da SB16 funcionar corretamente. Para aqueles que não têm experiência com o Gerenciador de Dispositivos, sugiro a leitura do artigo “Instalações sem conflitos de hardware”.

60) Desligamento automático não funciona
Tenho um PC da IBM, no qual possui a fonte ATX, mais não consigo configura-lo para o desligamento automático. Toda vez que peço para desligar ou reiniciar o computador ele trava e provoca um “BIP” interminável. O que devo fazer? Muito Grato.
Resposta:
A IBM deve ter entregue isto corretamente configurado. Pode ter entregue, mas algum programa que você instalou pode impedir o correto funcionamento do gerenciamento de energia. Muitos PCs com dois ou mais anos de idade não são 100% compatíveis com o gerenciamento de energia. Além disso, softwares ativos podem impedir funções como desligar e Suspend. Um exemplo típico é o ICS (compartilhamento de conexão com a Internet). Quando este recurso está ativo, o computador não pode ser colocado em modo Suspend, provavelmente devido a um bug, já que o Windows deveria avisar “um programa está impedindo o computador de entrar em estado de espera…”. Sugiro que você tente usar Control-Alt-Del para desativar seletivamente os programas ativos, até descobrir qual deles está provocando a anomalia. Não deixe ainda de pedir ajuda à IBM, já que esta é uma das vantagens que os usuários esperam ter ao comprar PCs de grife. Certamente eles irão ajudá-lo a resolver o problema. Poderão dizer com muito mais certeza de eu, algo como “não este PC não realiza este desligamento”, ou “isto deveria funcionar, algum programa ou hardware está impedindo o funcionamento”.

61) Micro trava no acesso à Internet por conflito com o vídeo
Tenho um micro, pentium III 500Mhz, 128mb,HD 15gb quantum, placa de video Annihilator Pro, placa mãe asus P3V4X rev. 1005, placa de som Monster sound MX300, modem tce 56v90e, Windows 98se, monitor samsung 550s 15″, o problema é que quando instalo o driver da placa de video o micro trava quando entra na tela principal, acesso a internet trava, ai tenho que desliga-lo e inicia-lo em modo de segurança, entrar em propriedades de video e deixa-lo em modo 16 cores, funciona normalmente, mas quando altero para high color (16 Bits), 800 x 600 ou qualquer outra configuração que não seja 16 cores ele trava quando preciso liga-lo novamente.Já instalei drivers que obtive através do site do fabricante (Creative, Nvidia) mas continua o problema.Quando desinsta-lo o programa da placa de video tudo funciona normalmente. Será que o problema é de incompatibilidade de drivers. Obrigado pela atenção!!!!!
Resposta:
Esta placa de CPU é acompanhada de um CD-ROM com vários drivers relacionados ao chipset, à porta AGP e à interface IDE. Assim como ocorre com todas as placas de CPU modernas, esses drivers precisam ser instalados para que o computador funcione corretamente. Não basta instalar o Windows e os drivers das placas de expansão (vídeo, som, modem, etc.). Sem os drivers da placa de CPU, muitas anomalias podem realmente ocorrer. O procedimento de instalar drivers novos está correto. Entre os da Nvidia (fabricante do chip gráfico) e da Creative (fabricante da placa de vídeo), este último é o mais indicado. Apesar de quase sempre os drivers do chip gráfico funcionarem bem, é sempre mais recomendável instalar os drivers, possivelmente modificados e/ou otimizados, do fabricante da placa de vídeo.

62) Notebook aquecendo
Tenho um notebook Toshiba Satellite 1605 – Processador K6II, 32 Mb de RAM. O problema é que, após algum tempo(ligado na tomada), percebo que ele está aquecendo demais principalmente quando estou ligado na Intenet(não sei se é normal). Então aciono o programa System Monitor, que vem junto com o Windows 98 Second Ediction, e este programa logo acusa que o processador está sendo usado em 100% de sua capacidade (Kernel). Mesmo que o browser já esteja “parado” (desconectado da linha telefônica), mesmo que eu não esteja usando nenhum outro programa; e mesmo que a ventoinha já tenha desligado, o System Monitor continua acusando 100% de uso (situação que acontece neste exato momento em que estou escrevendo). Seria alguma falha de hardware, de software, dos dois ou nenhuma falha preocupante?
Resposta:
Isto seria um problema se o seu computador fosse um desktop, mas no caso de um notebook não é nada sério. O gerenciamento de energia do Windows comanda automaticamente a redução do clock do processador ao detectar baixa atividade. Por exemplo, se um processador fica 10% ocupado e operando a 400 MHz, a taxa de ocupação irá para 100% se o clock for reduzido para 40 MHz, porém o consumo de energia será muito menor, prolongando a duração da bateria. Em notebooks, taxa de ocupação baixa é sinônimo de desperdício de energia, por isso é feito o gerenciamento. Você deve notar que mesmo com a taxa de ocupação em 100%, o seu notebook responde prontamente aos seus comandos. O seu clock é automaticamente aumentado quando há serviço para fazer.
2000_9
Medida da taxa de utilização do processador em um PC desktop

63) Dispositivo desconhecido
Montei um Pentium lll 500MHZ , em um placa-mãe Asus P3W-E, instalei a segunda versão do Win98, quando estava configurando os periféricos (som, vídeo, fax), até aqui nenhum problema, na parte de Sistemas, no Painel de controle, encontrei um “dispositivo desconhecido” que não consegui configurar, este dispositivo está relacionado com gerenciamento de energia (não tenho certeza, foi o que detectou), tomei os seguintes procedimentos: fiz update da Bios, e desabilitei no Setup, nenhum resolveu.
Resposta:
Já vai longe o tempo em que bastava instalar o Windows e depois os drivers das placas de expansão utilizadas, como som, vídeo, modem e rede. Os dispositivos existentes na placa de CPU não necessitavam de drivers, pois o Windows já possuía drivers para todas as placas de CPU existentes no mercado. Na verdade, os drivers não eram para as placas de CPU, e sim para os chipsets utilizados. Hoje em dia existem muitos modelos de chipsets, vários deles são criados após o lançamento da versão do Windows que está sendo instalada. Quando isto ocorre, o Windows não reconhece integralmente as funções do chipset, e aparecem itens no Gerenciador de Dispositivos com a indicação “Dispositivo desconhecido”. Esses itens são dispositivos de hardware para os quais o Windows não encontrou os drivers apropriados. Não adianta instalar drivers de som e vídeo, pois tratam-se de drivers do chipset. Por isso todas as placas de CPU modernas são acompanhadas de um CD-ROM com os drivers necessários. Execute este CD-ROM e realize os procedimentos indicados no manual para que os dispositivos sejam corretamente instalados.
2000_7
Instalando os drivers de uma placa de CPU

64) PC fica lento depois de meia hora
Tenho um Pentium III 800 MHz, barramento 133 MHz, 128 Mb RAM, placa-mãe ASUS P3V4X, placa aceleradora de vídeo Voodoo 5 5500 AGP (64 Mb de memória de vídeo e 2 chips). Utilizo o micro principalmente para games (tipo Unreal e Quake Arena) e Internet. Após a troca da placa-mãe – possuía antes uma ASUS P3V133 – jogar games (até os mais antigos como o DOOM) tem sido um martírio. O desempenho do sistema de vídeo ficou péssimo – com a placa-mãe anterior era ótimo – o jogo “agarra” e os movimentos dos personagens são “quebrados”. O mais incrível é que esses problemas surgem após cerca de meia hora depois do game ser iniciado. Verifiquei a configuração do Sistema através do Painel de Controle, chequei a BIOS da placa-mãe e tudo parece normal. O técnico que vendeu-me essa placa-mãe disse-me que devo reinstalar o Windows, o que ainda não fiz. Desfragmentei o disco rígido e ainda nada mudou. Rodei o software verificador de desempenho 3D, 3DMark 2000 e o valor atribuído ao sistema atual não chega a 2700, enquanto que com a placa anterior (P3V133), esse valor era superior a 3700. Será que algum chip pifou sem ser notado por mim ? O que fazer ?
Resposta:
Talvez exista alguma incompatibilidade entre a Voodoo 5 5000 e a Asus P3V4X. Já soube de um caso em que essas duas placas, usando um Pentium III/800 e 128 MB de SDRAM, em que o PC encontrava problemas no registro e reiniciava, o processo continuava indefinidamente. Note que a principal diferença entre a P3V133 e a P3V4X está no funcionamento do slot AGP (2x e 4x, respectivamente). O problema ocorre depois de meia hora do jogo iniciado, pode então estar relacionado com aquecimento, seria preciso utilizar um cooler adicional na parte frontal do gabinete, ajudando a dissipar melhor o calor. Se a sua placa Voodoo tem apenas dissipador, sem cooler, você pode instalar um novo dissipador/cooler. A JustCooler, por exemplo, comercializa não apenas coolers para processadores, mas também para chips gráficos. Muitas lojas de informática trabalham com este tipo de cooler. Fora isso, lembro que é preciso também instalar os drivers da placa de CPU (encontrados no CD que acompanham a placa) e drivers novos da placa de vídeo, encontrados no site do fabricante. Os drivers encontrados no CD-ROM que acompanha a placa de vídeo nem sempre são os mais atuais.
2000_07
Cooler para chip gráfico

65) Gerenciador de energia
Trabalho já um tempo com informática (Hardware), mas a pouco tempo ocorreu um problema que não consegui resolver. O caso é o seguinte: Montei um Pentium lll 500MHZ, em um placa-mãe Asus P3W-E, instalei a segunda versão do Win98. Quando estava configurando os perféricos (som, vídeo, fax), não tive nenhum problema. Na parte de Sistemas, no Painel de controle, encontrei um “dispositivo desconhecido” que não consegui configurar, esse dispositivo é o gerenciador de energia. tomei os seguintes procedimentos: fiz update da Bios, e desabilitei no Setup, nenhum resolveu. Como posso tirar o sinal de exclamação amarelo e fazer esse dispositivo (gerenciador de energia) ser reconhecido corretamente?
Resposta:
Os itens que aparecem com ponto de interrogação ou exclamação no Gerenciador de Dispositivos são circuitos para os quais o Windows não encontrou os drivers apropriados. É comum que isto aconteça quando a placa a ser instalada é mais nova que a versão do Windows usada. Para resolver o problema é preciso usar o CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Neste CD você encontrará o “INF Update para o chipset i810”, responsável pelo correto reconhecimento do gerenciamento de energia. Este é um procedimento geral que deve ser adotado com qualquer placa de CPU. Os itens que aparecem destacados com ponto de interrogação ou exclamação no Gerenciador de Dispositivos devem ter seus drivers obtidos no CD-ROM de instalação que acompanha a placa de CPU. A chance disso ocorrer no Windows ME é menor que no Windows 98, pois vários dispositivos de hardware que antes não tinham drivers no Windows 98, agora têm no Windows ME. Tome cuidado portanto ao montar PCs usando o Windows ME. Não necessariamente será preciso utilizar o CD de instalação que acompanha essas placas, a maioria deles ainda é para Windows 98, e se forem usados no Windows ME (caso em que seu uso é desnecessário), podem até mesmo comprometer o correto funcionamento do computador.

66) Conflito de vídeo
Tenho um Pentium 100 MHz com placa de vídeo Trident de 2MB padrão PCI. Preciso confirgurar essa placa no Windows 98 e não estou conseguindo, pois o driver 9440 PCI está entrando em conflito com outro dispositivo. Gostaria de saber se posso utilizar outro drive. O meu monitor é um SyncMaster 3 de14 polegadas. Caso eu possa utilizar, onde posso encontrar?
Resposta:
O site da Trident fica em www.tridentmicro.com. Nele você encontrará o driver mais recente para a sua placa. Note que a instalação de novos drivers tem como objetivo resolver travamentos e outras anomalias. Os conflitos podem ocorrer, mesmo com a instalação de drivers novos, e não têm relação alguma com os drivers. Eles ocorrem quando dois dispositivos de hardware utilizam os mesmos recursos, normalmente IRQs. Para eliminar o conflito de hardware é preciso remanejar o uso de IRQs e outros recursos em conflito, através do Gerenciador de Dispositivos. A técnica é ensinada no meu artigo “Instalações sem conflitos de hardware”, em www.laercio.com.br.
2000_08
Gerenciador de Dispositivos

67) Problemas na instalação da placa de som AWE64
Eu tenho um computador cuja as configurações são essas, a placa mãe é da Soyo modelo SY-5EH5 V1.1, e um processador AMD-K6 2 450MHz, e kit multimídia Infra AWE 64, e quando eu instalo a placa, ele dá vários erros, ele dá a seguinte informação: “As exigências de sistema mínimas para a instalação do Creative WaveSynth-WG são um processador Intel Pentium ou AMD-K5 de 133 MHz e 16 MB de RAM. O Creatice WaveSynth-WaveGuide não será instalado”. O que será que aconteceu? Quando eu usava um Pentium 200MMX ele não acontecia nada, e quando instalo na nova placa mãe acontecem os problemas, atualizei o DirectX 7 na hora que fui ver o que estava em ordem, surge uma mensagem: ” O DcDiag detectou que pode ter ocorrido um problema ao acessar o DirectSound na última vez em que este programa foi usado. Você gostaria de ignorar o DirectSound neste momento?” Agora não sei o que faço, será que é defeito na placa mãe, algo parecido?
Resposta:
Antes de mais nada verifique se o seu processador tem um cooler de tamanho grande (a parte de alumínio deve ter 2 cm de altura), acoplado através de pasta térmica (essas são as recomendações da AMD). Se isto não for respeitado, podem realmente ocorrer inúmeros problemas. A placa AWE64 foi lançada no início de 1997, e nesta época ainda não existiam processadores K6, apenas o K5. O programa de instalação da placa de som pode não estar reconhecendo o processador. O problema pode realmente estar na velocidade, pois a síntese por WS-WG é feita por software, e requer um processador veloz. Essa síntese consiste no seguinte: a placa AWE64 possui 64 canais polifônicos (gera 64 notas musicais simultâneas), sendo que as 32 primeiras são geradas por hardware, mas as demais 32 dependem do trabalho do processador. Se o processador não for suficientemente veloz, não poderá utilizar este recurso. Sendo assim a sua placa AWE64 funcionará como uma AWE32. Isto não chega a ser ruim, a menos que você deseje fazer composições musicais MIDI. Para ter a instalação completa, utilize os drivers mais recentes para esta placa, obtidos em www.soundblaster.com. Drivers mais novos irão reconhecer o K6-2 e permitirão a sua instalação completa.

68) Travamento ao ligar o micro
Montei um PC Celeron 500, utilizando a placa mãe SOYO SY-7SBB (EDO 64 MB – Barramento 66 MHZ). Entretanto observei que toda vez que ligo meu computador, verifico que no monitor aparece apenas a mensagem de especificação do modelo de minha placa-mãe, versão da mesma, tipo e velocidade do processador. Esta mensagem permanece no monitor infinitamente mesmo que eu aperte DEL, F1 ou F2 (Sem acesso ao teclado!). Como o sistema fica estático, eu desligo a máquina e a ligo em seguida (Reset), e tudo volta ao normal (Teste de memória, reconhecimento de disco, windows, word, internet…). Vale lembrar que sempre obtenho este problema quando vou ligar a máquina e nunca quando reseto a mesma! Para solução do problema, tentei limpar os dados da CMOS da máquina e ainda, acionei a opção Load Setup Default na configuração da Bios, entretanto o problema persiste! O que devo fazer para solucionar o problema ?
Resposta:
Todas as placas de CPU possuem um circuito chamado Power On Reset. Este circuito, ao detectar que a fonte de alimentação acaba de ser ligada, gera um sinal elétrico idêntico ao que ocorre quando pressionamos o botão Reset. No seu computador, ou este circuito não está funcionando, ou a sua fonte de alimentação não está ligando corretamente as suas tensões, dentro das normas que os fabricantes utilizam. Você pode tentar trocar a fonte de alimentação, normalmente isso resolve o problema. É claro que esta é uma tentativa que deve ser feita em laboratório, não vá comprar uma fonte nova só para isso. Se funcionar, aí sim faça a troca definitiva da fonte.

69) Computador montado travando
Estamos tentando montar, um computador com o processador Athlon 800Mz em uma placa Asus K7V. Mas o computador está travando. O problema pode estar no aquecimento do processador ou na configuração dos jumpers da placa mãe? Gostarimos que nos envia-se qual é a configuração correta para o processador K7 800 funcione corretamente. Também gostariamos de saber qual é o cooler indicado para esse caso?
Resposta:
A placa K7V funciona perfeitamente com a configuração de fábrica. Não é preciso posicionar jumpers para indicar voltagens ou clocks. O que pode estar ocorrendo é mesmo o aquecimento do processador. Os Athlons de “cartucho” (compatíveis com o Slot A, da placa K7V) são produzidos em duas versões: Modelo 1 e Modelo 2. O Modelo 1 é o que esquenta mais, possui uma indicação “C” no final da sua numeração. O Modelo 2 usa tecnologia de 0,18 micron e esquenta menos, possui uma indicação “A” no final do seu número. É bom verificar isso antes da compra. Se você estiver com um modelo mais quente, pode instalar um cooler mais potente. Procure o cooler de maior tamanho que puder. Existe um modelo com três ventiladores, comercializado pela Justcooler (www.justcooler.com.br). Travamentos também podem ser ocasionados pelo uso de memórias inadequadas. A sua placa requer memórias PC133. Também é preciso tomar cuidado para não danificar a placa, o processador e as memórias com eletricidade estática. Muitas pessoas não tomam cuidado com isso e acabam estragando os componentes. Lembro ainda que a fonte de alimentação também pode causar problemas de travamento, não custa experimentar uma troca.

70) Software de diagnóstico
Gostaria de um recomendação para compra de um software de diagnósticos para hardware de pc’s, principalmente para testes de monitores de vídeo. Saberiam me informar também se consigo uma versão gratuita ou demonstrativa na internet? Muito obrigado!
Resposta:
De vez em quando essas revistas com CDs que aparecem nas bancas de jornal apresentam programas de diagnóstico, como por exemplo, o AMI Diags. Um software bastante eficiente para o que você quer é o PC Check, que pode ser obtido em www.eurosoft-uk.com. Este software é bem caro, custa no Brasil cerca de 300 dólares, mas no site do fabricante existe uma versão DEMO gratuita, com apenas duas restrições: não roda o teste de memória e não faz testes em lote (burn-in). Fora isso, todos os demais testes são funcionais.

71) Travamento ao desligar
Tenho um PentiumII 350 com 64mb e HD de 4.3 com Windows 98 SE, VirusScan 4.0, Office 97. Anteriormente, estava usando o Windows 98 1ª edição e ao atualizar p/ o SE meu PC apresentou a seguinte situação: Ao tentar desligá-lo, ele dá a mesagem de “aguarde enquanto o seu computador está sendo desligado” e logo em seguida a tela do monitor fica preta e não aparece a outra mensagem “seu computador já pode ser desligado com segurança”. Além disso o led vermelho da CPU fica aceso e consigo apagá-lo através de dois toques no botão de “abrir/fechar do CDROM”. Quando ligo o PC ele não dá a mensagem que “seu computador foi desligado incorretamente….”, iniciando normalmente.
Resposta:
Antes de mais nada, atualize o driver de vídeo. Existem casos de problemas como este causados por incompatibilidades no driver de vídeo. Acesse o site do fabricante da sua placa de vídeo, ou do chip gráfico nela existente, e faça o download dos drivers mais atuais para instalar no seu PC. Em segundo lugar, use o Windows Update (Iniciar / Windows Update) para instalar o “suplemento de desligamento do Windows 98”, oferecido pela Microsoft. Este suplemento é uma atualização que visa corrigir problemas como este que sejam “culpa do Windows”. Instale também os drivers atualizados para o chipset da sua placa de CPU.

72) Recuperação de dados de um HD com problemas
Tenho um disco rígido de 1,2 gb da marca fujitsu Model: M1624TAU PART CA01422-B441 SER.: 08071597 DATE: 1997 -01 RATING: 12V-O,35A 5V-0,60A. O disco não está sendo acessível. Ocorreu algum problema físico. Ao levar o disco para um técnico, o mesmo acabou partindo um cabo que liga a placa do HD ao motor do HD. Um cabinho achatado com 4 saídas. Preciso urgente recuperar os dados deste disco. O que posso fazer?
Resposta:
Recomendo que você procure a NatDisc (www.natdisc.com.br). Esta empresa está no mercado há muitos anos, operando com reparo de HDs e recuperação de dados. Seu HD não poderá ser consertado (nem é recomendável usá-lo, pois a confiabilidade é duvidosa), mas provavelmente eles conseguirão ler a mídia, salvando seus arquivos.

73) Colocando o modem na COM2
Minha placa mãe possui os recursos Power On By Modem e Wake On Ring, no entanto estes recursos não estão funcionando, apesar de estarem habilitados no Setup da máquina. Utilizo o software da 3Com (Rapid Com Voice), que também está configurado corretamente. Em consulta à SOYO, esta respondeu que para habilitar estes recursos, a placa de modem deve ser instalada em COM1 ou COM2. No entanto esta placa está instalada em COM5(IRQ 12), e não consigo alterá-la para COM2(IRQ 3), que por sinal, está disponível. Existe alguma maneira de instalar esta placa em COM2, seja através de software ou hardware?
Resposta:
Muitos modems se instalam automaticamente na COM2, caso esteja disponível. Se você desabilitar a COM2 no CMOS Setup, o modem deverá entrar na COM2. Se isto não funcionar (ou seja, se entrar em COM3 ou COM4), faça o seguinte: além de desabilitar a COM2 no CMOS Setup, entre no Gerenciador de Dispositivos e use o comando Reservar Recursos. Reserve então as faixas de endereço de E/S 3E8-3EF (COM3) e 2E8-2EF (COM4). Instale agora o modem, e ele deverá entrar como COM2/IRQ3. Se ainda assim o modem insistir em usar outros parâmetros, mude-os manualmente pelo Gerenciador de Dispositivos. Clique no ícone do modem, selecione a guia Recursos, desmarque a opção Usar configurações automáticas e use o botão Alterar Configuração. Se você não tiver prática com o uso do Gerenciador de Dispositivos, leia meu artigo Instalações sem conflitos de hardware, em www.laercio.com.br.

74) Impressora HP não funciona mais
Possuo um Pentium II e uma impressora HP. Recentemente meu computador parou de imprimir e eu fiquei na dúvida se o defeito era da impressora ou da CPU. Um amigo disse que eu poderia verificar a porta da CPU usando um loopback e um programa de teste. Há realmente essa possibilidade? Onde consigo informações sobre esse aparelho? Onde posso consegui-lo? Além disso, uso um programa específico em meu micro que já não encontro para instalar ou mesmo um suporte que possa recorrer. Eu gostaria de copia-lo para outro CPU. Qual o procedimento correto, pois se conecto o HD na outra CPU onde está o programa e copio diretamente pelo explorer sempre ocorrem diversos erros ao tentar executar o programa.
Resposta:
Programas de diagnóstico são aqueles que fazem checagem nas funções de um computador. Aqueles dedicados a diagnósticos de hardware checam o funcionamento de todas as interfaces, inclusive a paralela, como você quer. Através do loopback, sinais são enviados por certas saídas da porta paralela e lidos novamente pelas suas entradas. Desta forma é checado se todos os sinais digitais da porta paralela estão funcionando. Infelizmente o loopback não pode ser encontrado à venda, você precisará construir um. Além disso, cada loopback deve ser compatível com o programa de diagnóstico utilizado. Sugiro que você faça a checagem com o programa Norton Diagnostics (NDIAGS), encontrado no popular pacote Norton Utilities. Na área de artigos de www.laercio.com.br você encontrará um tutorial para o uso deste programa. Para construir o loopback paralelo, compre em uma loja de eletrônica um conector DB-25 macho e faça através de soldagem, as ligações mostradas na tabela abaixo, que aproveitando a ocasião, mostra também os loopbacks seriais de 9 e de 25 vias.
NDIAGS Serial DB-9: NDIAGS Serial DB-25 NDIAGS Paralelo:
2-3
7-8
1-4-6-9 2-3
4-5
6-8-20-22 2-15
3-13
4-12
5-10
6-11
Por outro lado, não é só o mau funcionamento de uma porta paralela o possível causador de problemas na impressão. É preciso também checar se a porta paralela está ativa e se não existem conflitos de hardware (veja no Gerenciador de Dispositivos). É também preciso checar se a impressora está corretamente declarada no Windows e se o modo de funcionamento da porta paralela (SPP, ECP ou EPP) é adequado à impressora.

75) Drive A problemático
Estou tendo um problema com a instalação do Windows 98 em um computador. Precisei fazer uma formatação de disco rígido em um computador 486. Antes dessa formatação, percebi que ele acusava o drive A como receptor de discos flexíveis 51/4. Ao formatar, não consigo instalar o Windows pois o computador me dá um aviso de que não foi possível fazer a leitura da unidade A e que tenho de colocar outro disco na unidade. Ele também não faz a leitura da unidade D referente ao CD. O que devo fazer?
Resposta:
Pois bem, você formatou o disco rígido. Para prosseguir no processo de instalação será preciso realizar o boot através de um disquete no drive A. O disquete de inicialização que acompanha o Windows 98 (que também pode ser gerado através do comando Painel de Controle / Adicionar e remover programas / Disco de inicialização) dá acesso ao drive de CD-ROM, necessário para a instalação do Windows. Como o seu drive não está funcionando, não é possível prosseguir com o processo de instalação. É preciso resolver o problema do drive A, o que não é muito difícil. O drive A deve estar corretamente declarado no CMOS Setup, o cabo de alimentação deve estar conectado no drive, o cabo flat deve estar conectado tanto no drive quanto na interface. Ative também no Advanced CMOS Setup a opção “Floppy Drive A Seek at boot”, e finalmente faça uma limpeza nas cabeças do drive, usando um kit de limpeza. Se essas providências não resolverem, seu drive pode estar com defeito. É melhor então chamar a assistência técnica para resolver o problema.

76) Problemas de Energia
Tenho um computador Pentium III 650 Mhz, placa mãe Intel SE 440BX2. Estou tentando fazer com que os recursos de gerenciamento de energia funcionem, já ativei todas as opções na BIOS do sistema, e o Help do Windows disse que ele detectaria automaticamente placas compatíveis com APM, mas isso não ocorreu. Gostaria de saber o que pode estar errado. Meu teclado também possui as teclas Power, Sleep e Awake, mas estas não estão funcionando.
Resposta:
Entre no site da Intel e acesse a área de suporte. Selecione “Motherboards”, e procure pelos drivers da placa SE440BX2. Faça o download dos drivers mais recentes para esta placa. Faça então a instalação do Windows a partir do zero, mas não coloque as placas de expansão (som, modem, rede, etc.) – deixe apenas a placa de vídeo. Instale a seguir os drivers da placa de CPU. Este procedimento é necessário em muitos casos, pois o funcionamento de outras placas de expansão e determinadas funções do chipset podem não funcionar corretamente se esta instalação não for feita. Entre os drivers das placas de CPU, encontramos o “chipset INF Updater”, o “AGP Miniport Driver” e o “Ultra ATA Driver”. E muitos PCs, o gerenciamento de energia não funciona corretamente devido à falta desses drivers. Cheque então se as funções de gerenciamento de energia estão operacionais. Quanto às placas de expansão, também será necessário instalar os drivers mais recentes. Se uma placa de expansão for muito antiga, ou se seu driver estiver destatualizado, certas funções de gerenciamento de energia poderão não funcionar, ou serem simplesmente desabilitadas pelo Windows.

77) Mouse Inativo
Toda vez que ligo meu PC K6-II 500 Mhz, aparece uma janela informando que o Windows 98 não detectou o mouse, mas o mesmo está corretamente conectado ao computador. Tentando solucionar o problema, verifiquei no gerenciador de dispositivos, e o mouse está marcado com um ponto de exclamação. Em seguida, marquei-o e o removi. Logo após, fui conferir em Adicionar Novo Hardware e instalei o mouse outra vez. Até aí tudo normal, mas quando reiniciei meu computador e fui conferir novamente no gerenciador de dispositivos, o mouse continuava marcado com o ponto de exclamação. O mouse serial está na Com1 e o modem na Com 4. A porta de comunicações (Com1) está na IRQ4, a porta de impressora ECP (Lpt1) na IRQ7. O meu modem é HSP 56 MicroModem e está na IRQ 10. Algumas vezes, quando ligo o meu computador, meu mouse funciona, outras vezes ele fica travado e não dá sinal nenhum. O que estará acontecendo? Será problema com o mouse? Como resolvo este tipo de conflito?
Resposta:
No Gerenciador de Dispositivos, quando um item é marcado como problemático, devemos aplicar um clique duplo para verificar a descrição do problema que o Windows apresenta. Esta seria uma informação útil para ajudá-lo na sua dúvida. Quando o Windows informa que não detectou o mouse, logo após o seu carregamento, significa que provavelmente está mal conectado, ou com fio partido, ou defeituoso. O melhor teste que você pode fazer neste caso é instalar um novo mouse e verificar o que ocorre. Provavelmente isto resolverá o seu problema. Pela descrição que você deu sobre o uso de IRQs, parece que não há nada de errado. A COM1 usa a IRQ4, e a COM4, usada pelo seu modem, usa normalmente a IRQ3. O seu mouse é mesmo o maior suspeito de causador do problema, a sua troca deverá resolver tudo.

78) Drive é acionado de forma involuntária
Após instalar uma placa de som em meu computador, percebi que estava ocorrendo o acionamento ivoluntário do meu floppy drive de 1.44. Não há conflitos de endereço, já revisei todas as instalações físicas e não consegui solucionar o problema. Que devo fazer?
Resposta:
Tenho dois problemas em relação a esta anomalia. O primeiro é que em todos esses anos e com todos esses PCs à minha volta, nunca consegui fazer com que um deles apresente este problema. O segundo é que quando resolvo um problema, raramente o leitor manda uma mensagem dizendo que a solução funcionou, o que seria uma informação bastante útil. Tenho recomendado aos leitores que passam por este problema, a checagem de vírus. Muitos vírus de computador se propagam através de disquetes, e fazem realmente acessos para verificar se existe um disquete no drive, para que façam a gravação, contaminando-o. Use por exemplo o anti-virus VirusScan, obtido em www.mcafee.com.
Existe ainda uma forma de descobrir o misterioso programa responsável por esses acessos. Quando você tecla Control-Alt-Del, é apresentada uma lista dos programas ativos. Um deles pode ser o que está acessando o disquete. Anote quais são os programas que são ativados logo que você reinicia o Windows, e assim que o problema ocorrer, use novamente Control-Alt-Del para verificar se algum novo programa entrou na lista, um dos programas que entraram depois pode ser o responsável. Não deixe fora de suspeita os outros programas que estão ativos quando o Windows é iniciado. Use o botão Finalizar Tarefa para desativar seletivamente cada um desses programas. Um deles, ao ser finalizado, fará os acessos cessarem, e este será o causador do problema. Tente agora descobrir a origem deste software e desinstale-o se for o caso.

79) Interfaces IDE
Estou com um problema, ao meu ver, impossível de ser solucionado. Quando fui executar um anti-vírus, encontrei um vírus desconhecido alojado na memória. Como o anti-vírus não o removia, decidi ir ao DOS e executar o comando FDISK/MBR. Assim minha memória foi modificada e limpa. Mas, ao reiniciar o Windows, apareceu a mensagem de que alguns aplicativos não funcionariam com 32 bits. Não entendi a mensagem e só ao entrar no Windows, percebi que meus drivers D: (CD-Rom) e E: (copiadora de CD) não estavam sendo suportados. Ao entrar no painel de controle e, em seguinda, em Sistema percebi um ponto de exclamação nos seguintes tópicos:

Primary Ide Controller (Dual Fifo)
Secondary Ide Controller (Dual Fifo),
dizendo que eles não têm todos os drivers instalados, não estão presentes ou não estão funcionando. Mas, o dispositivo pai, Via Bus Master Ide Controller está funcionando, corretamente. O que eu faço para instalar os drivers? Preciso usar o drive D com o cd do Win 98?
Resposta:
Note que o comando FDISK/MBR não remove vírus da memória, e sim, apaga vírus que estejam gravados no setor de boot. De qualquer forma, o procedimento adotado foi correto. Você está agora com problemas nas interfaces IDE, que estão com um ponto de exclamação no Gerenciador de Dispositivos. Este problema é facilmente solucionado, mas você precisará reinstalar o Windows. Não será preciso instalar novamente os aplicativos, basta que seja escolhido o mesmo diretório onde o Windows está atualmente instalado (C:\WINDOWS). Todos os seus aplicativos serão mantidos, apenas será preciso repetir a instalação do driver da placa de vídeo. Caso você esteja usando uma placa de vídeo AGP, será preciso instalar também o AGP Patch, um pequeno programa que compatibiliza o Windows 98 com o barramento AGP do seu chipset (provavelmente o Via MVP3). Este utilitário é encontrado no CD-ROM que acompanha a sua placa, e também em http://www.via.com.tw.
Talvez você encontre dificuldades para reinstalar o Windows 98, já que não está conseguindo acessar o drive de CD-ROM. Execute então um boot com o disco de inicialização do Windows 98. Com este disco você terá acesso ao drive de CD-ROM no modo MS-DOS. Copie então o diretório \WIN98 do CD-ROM de instalação do Windows 98 para o seu disco rígido. Isto é um procedimento bastante útil, já que não será mais preciso utilizar o CD-ROM de instalação quando for instalar novos componentes do Windows. Feito isto, você pode reinstalar o Windows 98.

80) Jogo travou
Tenho um Pentium com placa-mãe modelo pc100 m577 agp, um processador 200MMX, 64 MB de Ram, placa de vídeo Creative Extreme 4 MB, Windows 98. Comprei o Need For Speed 3, que instala direitinho e roda, mas quando está carregando a pista aparece a tela dizendo: “ocorreu um erro fatal 06 em 048a: 00002e51.0a” e volta para o Windows. Não sei o que está acontecendo já que me pareceu tudo normal.
Resposta:
Placas de CPU equipadas com chipsets não Intel, como é o caso da sua, exigem a instalação de um driver AGP Patch próprio para o Windows 98. O driver que acompanha o Windows 98 funciona apenas com os circuitos AGP dos chipsets Intel (i440LX e i440BX). No CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU você encontrará este programa (AGP Patch). Se não o encontrar, pode obtê-lo no site do fabricante (no seu caso, a PCCHIPS). Para aqueles que passam por problemas semelhantes, aqui vão os endereços dos principais fabricantes de chipsets:

www.ali.com.tw
www.via.com.tw
www.sis.com.tw
www.pcchips.com
www.intel.com
www.amd.com
www.nvidia.com

81) Problemas com o vídeo
Possuo um micro Pentium III 450 MHz, 32 MB de RAM placa de video onboard, monitor AOC Spectrun 4Vn. Toda vez que conecto à Internet na minha área de trabalho aparece a mensagem:
“Seu vídeo executou uma operação ilegal e será fechado “. Vou no detalhes e aparece o seguinte: “seu monitor causou uma falha de página inválida no módulo MONITOR.EXE em 0187:004650B5”. O que devo fazer para solucionar este problema ?
Resposta:
Não tenho por aqui um monitor nem placa de vídeo iguais aos seus para reproduzir o erro e buscar uma solução direta. Vou então dar uma sugestão que pode levar à solução. Instale uma nova versão do driver da placa de vídeo. Como o vídeo é onboard, este driver pode ser obtido no site do fabricante da placa de CPU. Instale também um driver novo para o seu monitor, ou então declare-o como sendo de uma outra marca e modelo (por exemplo, Samsung 450b). Experimente também usar o programa SFC.EXE para reinstalar o MONITOR.EXE a partir do CD-ROM de instalação do Windows, este arquivo pode estar corrompido e estar causando problemas.
Aproveito para avisar para você tomar cuidado com este monitor. O Spectrun 4VN é um monitor de baixo custo, mas possui uma desvantagem: não atende aos padrões internacionais de segurança de baixa radiação MPR II ou TCO, padrões estes atendidos pela maioria dos monitores do mercado. Em outras palavras, este monitor pode fazer mal à vista com uso prolongado, com brilho forte e com os olhos muito próximos da tela. Para amenizar o problema, use um filtro de tela ou óculos de proteção, mantenha uma distância razoável (60 cm) entre os olhos e a tela e evite usar brilho excessivo. E não esqueça: antes de comprar um monitor, verifique se atende aos padrões internacionais de segurança MPR II e TCO.

82) HD corrompe arquivos
Adquiri um K6-2/500 e uma placa mãe Asus P5S-B, dois módulos de memória PC100, um de 64 MB e outro de 32 MB. Quando fui instalar o windows, os arquivos que ainda estavam no meu HD foram corrompidos, perdi quase tudo o que tinha dentro dele, ele estava com 2 partições. O Windows sempre apresentava uma falha, começava o processo de instação, com o scandisk e detectava falhas no “free space” e as corrigia, saindo depois do programa de instalação. Isso ocorreu seguidas vezes. Já que meus arquivos estavam danificados, resolvi então transferi-los para outro HD e dar um fdisk e uma formatação. Resolveu parte do problema, a instalação já chegava em outro ponto, até eu escolher as opções dos aplicativos, quando mandava dar next, o computador travava. Cheguei ao ponto de conseguir uma instalação completa mas com vários erros. Retirei o módulo de 64 MB reinstalei tudo com os 32 MB e nada mais aconteceu, tudo funcionando perfeitamente. Troquei a memória de 64 mas por outra traço 7, a mesma da minha de 32, parece estar funcionando corretamente, pois ainda não travou, mas tem um porém depois que coloquei essa memória de 64 a performance do vídeo que já não era boa, parece ter piorado. Gostaria de saber porque os arquivos de meu HD foram danificados, já ocorreu isto antes após eu colocar meu HD em outra placa mãe, ao ponto de dar Bad block, e porque ocorreu esse problema com a memória? Pode estar em outro fator o Problema?
Resposta:
O módulo de 64 MB pode estar defeituoso. A eletricidade estática das nossas mãos é um grande perigo para os componentes eletrônicos. Na maioria das vezes os vendedores, os técnicos e os usuários não tomam os devidos cuidados, e acabam causando danos aos chips. A maioria não acredita na eletricidade estática, apesar de presenciar vários casos de chips danificados. A placa P5S-B funciona perfeitamente com memórias PC-100 de 8 ns, não requer memórias de 7 ns. Certamente o seu módulo de 64 MB estava danificado. Isto pode ser checado através de programas de diagnóstico, como por exemplo o NDIAGS, que faz parte do pacote Norton Utilities. No meu site existe um artigo que ensina a usar este programa. O vídeo onboard existente na placa P5S-B, assim como em todas as placas de CPU que possuem vídeo onboard com memória compartilhada, é bastante lento. A performance do vídeo varia de acordo com o modo gráfico utilizado. Em geral resoluções mais altas e com maior número de cores exigem mais acessos à memória, prejudicando o desempenho do processador. Use a guia de Configurações do quadro de propriedades de vídeo e clique no botão Avançadas, a seguir clique na guia Adaptador. No campo “Taxa de atualização”, use a opção de 75 Hz. Taxas de atualização mais elevadas, apesar de serem permitidas, não trazem melhoramentos na imagem e aumentam o número de acessos feitos à memória em cada segundo, o que realmente torna o processador mais lento, já que a memória fica mais tempo ocupada.
Seu disco rígido pode ter ficado com arquivos corrompidos por diversas razões, em geral por falhas de hardware. Algo estava errado no seu sistema antigo, podiam ser as memórias, ou a placa de CPU. Se ao formatar o disco rígido ele voltou a funcionar normalmente, menos mal. Parece que o problema não está no disco rígido, mas provavelmente na sua placa de CPU antiga.

83) Travamento em um PC novo
Quando ligo o computador e ele está iniciando o ambiente Windows aparece a seguinte mensagem:

Ocorreu um erro fatal 0E em 0028:C0005338 no VXD VMM(01) + 00004338

O que seria isso? Seria por causa das placas On-board? Como Resolvo o problema? Abaixo forneço a configuração do meu computador.

AMD K6-II 400 Mhz;
32 Mb de Ram
HD de 8,4 GB
Vídeo, Som, Modem e Rede On-Board
Resposta:
Erros como este não devem ocorrer em um PC novo. O processo de montagem não consiste em apenas conectar e aparafusar as placas, é preciso instalar o Windows e configurá-lo corretamente, instalar todos os drivers, de modo que não ocorram problemas como este. Antes de mais nada, tais problemas podem ocorrer quando existem peças mal encaixadas, ou então quando estão danificadas (a eletricidade estática é o principal vilão no estrago de componentes). Canso de avisar isso, e mesmo assim a maioria dos montadores não toma cuidado. Os travamentos e outras anomalias continuam a causar transtorno aos usuários. Pois bem, supondo que o hardware esteja em perfeitas condições, devemos checar se os drivers que acompanham a placa de CPU foram instalados. Muitos chipsets atuais não são reconhecidos pelo Windows, é preciso instalar os drivers existentes no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Se não tiver este CD, esses drivers devem ser obtidos no site do fabricante da placa de CPU. Finalmente, devemos checar se o processador está corretamente configurado (voltagens e clocks), e também se as memórias são adequadas ao processador (para o K6-2/400, é preciso usar memórias PC100, que têm –8 no final da sua numeração). Placas de CPU com tudo onboard não são muito recomendáveis, mas isto não significa que seja obrigatória a ocorrência de problemas.

84) Servidor reseta
Tenho uma rede de 6 computadores, sendo 1 o servidor com a seguinte configuração HD Quantum de 8.4 Gb, placa mãe Asus, processador Intel Pentium III 500 e memória RAM de 64 MB, e percebi que algumas vezes que um ou mais computadores acessam o servidor ele simplesmente reseta, gostaria de saber se você pode me ajudar.
Resposta:
Verifique como estão configuradas as voltagens de todas as fontes de alimentação desses PCs. Se a rede for de 110 volts e as fontes estiverem configuradas para 220 volts, poderão ocorrer resets com pequenas flutuações na tensão da rede, ou mesmo com pequenas variações de carga. No seu caso, o acesso ao servidor implica em atividades na placa de interface de rede, no disco rígido e na sua interface. O súbito aumento de corrente consumida pelo disco rígido pode resultar em uma queda de tensão na fonte, suficiente para causar um reset, caso a fonte não esteja bem dimensionada e com a voltagem selecionada corretamente. Verifique também se todos os PCs estão corretamente aterrados. Falhas na comunicação e anomalias na rede elétrica podem ocorrer quando os PCs de uma rede não estão todos ligados ao mesmo terra. Finalmente, experimente trocar a placa de rede, ela pode ser a causadora do problema.

85) Problemas com drives de disquetes e de CD-ROM
De um tempo para cá percebi que o meu drive de disquete A e o drive de Cd-ROM estão desabilitados, ou seja, não funcionam. Como faço para que eles voltem a funcionar? Já tentei de tudo e não consegui. Além disso, o drive de CD-Rom, muitas vezes, quando vou abrir, trava com ele aberto e não consigo mais fechar. Ele faz um barulho de como se estivesse preso e só consigo fechá-lo quando forço com a mão. O que eu faço?
Resposta:
Se não estiverem mesmo defeituosos (caso em que seria preciso trocá-los), podem ter deixado de funcionar por mau contato nos cabos ou perda de Setup. Declare o drive A no Standard CMOS Setup e verifique se seus cabos estão conectados. Faça um boot no modo MS-DOS e verifique se o drive A está ativo. Quanto ao drive de CD-ROM, verifique os seus cabos e tente acessá-lo, executando um boot com o disquete de inicialização do Windows 98. Isto dá acesso ao drive de CD-ROM, que deverá funcionar, caso esteja ligado em uma interface IDE da placa de CPU. Se estiver ligado na placa de som ou em uma outra interface, é melhor repetir os procedimentos de instalação do drive de CD-ROM descritos no manual do seu kit multimídia. Em caso de dúvidas, consulte meu artigo sobre instalação de drives de CD-ROM em www.laercio.com.br. Note ainda que os barulhos estranhos e o travamento da bandeja indicam que provavelmente o seu drive está com problemas mecânicos. Não vale a pena consertá-lo, já que o custo da visita do técnico poderá ser quase a metade do preço de um drive novo.

86) PnP com driver errado
Estou com uma dúvida sobre a instalação de periféricos PnP. Quando faço a instalação mas utilizo o driver errado, não consigo mais trocá-lo. Removo o dispositivo do gerenciador mas quando instalo novamente, o driver antigo e errado é encontrado e automaticamente utilizado. Como trocar este driver pelo correto?
Resposta:
No Gerenciador de Dispositivos, aplique um clique duplo sobre o dispositivo com problemas e no quadro apresentado selecione a guia Driver. Clique então no botão Atualizar Driver. Assim será possível ler os drivers corretos, que tomarão o lugar dos antigos.

87) Driver para modem
Tenho uma placa de fax modem CIRRUS CLM DATA FAX VOICE IDENTIFICACAO PCI\ VEN_1013&DEV_4000&SUBSYS_400010, só que está apresentando uns problemas… peço a voces por favor me indicarem o endereço na Internet para eu conseguir os drives de atualização para esta minha placa.
Resposta:
Para conseguir drivers não é preciso perder tempo. Basta acessar o site www.drivershq.com. Lá você encontrará links para todos os tipos de hardware, de todos os fabricantes. Outro método que pode ser usado é acessar o site do fabricante do produto, informação que normalmente está nos manuais, na embalagem ou em algum arquivo README que acompanha o produto. No caso da Cirrus Logic, o endereço é www.cirrus.com.
É impressionante o número de usuários com problemas do tipo “pelo amor de deus, me ajude a encontrar o driver…”, quando tudo está lá no www.drivershq.com e em vários outros sites semelhantes.

88) Drive de CD-ROM não funciona depois da formatação do HD
Tenho um 486!!! dei um format c:.agora minha unidade de cdroom não está sendo aceita, não tenho o drive de cdroom.meu cdroom é sanyo!! como faço para que o computador leia a unidade de cd sem este drive? não sei o que fazer.
Resposta:
OK, antes de mais nada lembro que a grafia correta é CD-ROM, e a pronúncia é “Cê-Dê-Rôm”, e não “Cê-Dê-RUM”. Rum é aquela bebida que usamos para fazer “Cuba Libre” e outros drinks. Se o seu PC é um 486, provavelmente o seu drive de CD-ROM é antigo, assim como a sua interface. Voltamos então aos tempos do velho MS-DOS e Windows 3.x. Ao contrário do Windows 95, o Windows 3.x não reconhece automaticamente o drive de CD-ROM. Seu drive provavelmente não é um modelo IDE, é daquele tipo que é ligado na placa de som em uma interface proprietária. Para fazê-lo funcionar será preciso instalar dois drivers de modo real. O mais fácil deles é o MSCDEX, que precisa ser adicionado no AUTOEXEC.BAT. O outro é mais difícil, é instalado no CONFIG.SYS, e varia de acordo com o modelo de drive de CD-ROM que você possui. Procure nos seus alfarrábios e você deverá encontrar o disquete de instalação deste drive de CD-ROM, no qual está este driver. O Windows 9x possui alguns drivers de modo protegido para alguns modelos de drives que eram comuns entre 1994 e 1995, como os da Mitsumi e Panasonic, mas muitos drives de interface proprietária ficaram “de fora”, sendo realmente necessário instalar os drivers de modo real.