Home » Artigos arquivados » 2000 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

2000 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

1) Problemas com jogo Need for Speed
Tenho um K6 II 500 MHZ com 128 MB de RAM , CD ROM 52x HD de 8.4 GB , minha placa mãe e ASUS P5-AB e a placa de video Banshee 16 MB PCI. O problema está relacionado com o jogo Need For Speed Road Challenge, ele roda até terminar a primeira corrida e quando vai continuar o jogo a imagem congela e só consegue sair desligando o computador ou reset. Este problema tem a ver com a minha placa de video ou o processador não agüenta, deveria ser um Pentium III ?

Resposta:
Testei esta configuração no meu laboratório, com uma placa mãe igual à sua, o mesmo jogo e uma placa Diamond Monster Fusion (equipada com o chip Voodoo Banshee). O jogo realmente apresentou alguns problemas de travamento que foram resolvidos com a instalação do driver para o chip Banshee que está no CD deste jogo. Não esqueça também de usar no K6-2 um cooler de tamanho grande e acoplado através de pasta térmica. Quanto à velocidade do processador, testei-o com 400, 350 e 300 MHz e os resultados foram praticamente os mesmos, portanto o seu K6-2/500 dá conta do trabalho.

 

2) Jogos com problemas no Windows 98SE
Tenho um Pentium III com 128MB de RAM, placa de vídeo Vipper 550, HD de 8,5GB. Meu problema começou quando instalei o Windows 98 Segunda Edição. Os programas funcionaram normalmente, com exceção dos jogos. Tentei resolver o problema. Formatei o HD, reinstalei o programa, mas o problema continuou. Seria isso necessário? O computador travava sendo necessário dar resetá-lo em jogos como F1 2000, Championship 2000 ou para aplicativos DXDiag do DirectX 7a. Programas como Mídia Player não respondem. Percebi que alguns programas só respondem quando seleciono em “Configurações Gráficas Avançadas” e “Elementos Gráficos” a opção “Nenhuma” ou “Funções Básicas”, mas os jogos como F1 2000 e GTA2 não funcionam. Tentei usar o programa Norton System Works 2000 mas não obtive sucesso. Conto com sua colaboração.

Resposta:
A instalação de uma nova versão de sistema operacional é sempre um risco de “briga” com o hardware. Até pouco tempo atrás bastava reinstalar o Windows e pronto. Hoje as placas e novas versões do Windows requerem alguns cuidados adicionais. Logo depois que o Windows é instalado, devemos instalar os “drivers da placa de CPU”. Esses drivers são fornecidos em um CD-ROM que acompanha a placa de CPU, ou então podem ser obtidos no site do seu fabricante. São na verdade diversos drivers que fazem com que as interfaces IDE, o slot AGP e o chipset funcionem corretamente no ambiente Windows. Se você não instalar por exemplo, o AGP Miniport driver, todos os programas 3D apresentarão problemas, a menos que o seu chipset já seja reconhecido de forma nativa pelo Windows. Como regra geral, é sempre bom instalar esses drivers. Além disso devemos instalar também os drivers de vídeo mais recentes, obtidos no site do fabricante da placa de vídeo. Também devemos instalar a versão mais nova do DirectX, obtido em www.microsoft.com/directx Em caso como este, não deixem de informar o modelo da placa de CPU. Tenho várias em meu laboratório, também tenho muitas placas de vídeo, como a Viper V550. Sabendo os modelos utilizados provavelmente poderei repetir a instalação em meu laboratório, seria como se eu estivesse examinando seu próprio PC, o que torna a análise do problema bem mais eficaz.

 

3) PC para jogos
Estou montando uma máquina basicamente para jogar games e navegar na internet. Estou partindo para um Pentium III – 550Mhz, e gostaria de saber se existem configurações diferentes deste processador e se houver, qual seria a melhor opção. Outra dica que eu queria é qual placa Asus devo utilizar e também saber se um HD Seagate de 15 GB é uma boa opção de configuração.

Resposta:
Utilize a versão mais nova do processador Pentium III, que é aquela com encapsulamento para Socket 370 (quadrado), diferente dos modelos que usam cartucho. Futuras versões deste processador utilizarão este encapsulamento, assim você poderá futuramente instalar um processador mais veloz. Uma placa de CPU de excelente qualidade e indicada para este processador é a Intel D815BN. Instale também uma boa placa de vídeo 3D AGP. Se optar por um modelo da Asus, pode usar a CUV4x. O HD Seagate de 15 GB também é uma boa opção, mas veja também o de 20 GB, a diferença de preços é muito pequena.

 

4) Jogos em um K6-2 com vídeo onboard
Caro Mestre, tenho um PC AMD K6 II de 300 Mhz, placa mãe MMX, vídeo e som onboard e 128 MB de RAM. Estou querendo colocar em meu computador uma placa de vídeo 3D, um HD de 20 GB, 128 MB de RAM., placa de som e um CD-RW (regravável). Acontece que eu não conheço nenhuma marca boa para esses equipamentos, então lhe peço que indique marcas para eu comprar. Você acha que assim eu vou poder jogar qualquer game de última geração sem problemas?

Resposta:
Uma boa placa 3D é a Creative TNT2. Ela utiliza o chip gráfico Nvidia TNT2, que tem excelente desempenho. A qualidade gráfica deste chip é similar ao de um Voodoo 3, mas o preço é bem mais em conta. Quanto ao disco rígido, recomendo os da Quantum e Seagate. Se você gosta de jogos, sugiro a placa de som Sound Blaster Live. Não precisa comprar os modelos avançados, como SB Live X-Gamer, Platinum e MP3, que são muito caros. A SB Live Value tem preço mais acessível e a maioria dos recursos sonoros importantes encontrados nessas versões mais avançadas. Aliás, não se tratam de versões mais avançadas, elas apenas têm alguns pequenos melhoramentos em relação à versão Value. O drive de CD-RW modelo 8432, da Creative Labs, tem preço acessível e boa qualidade, pode ser encontrado com facilidade no mercado nacional. Sempre que você tiver dúvidas sobre marcas, para saber quais são as melhores e quais são as piores, consulte o “Guia do comprador de PCs”, em www.laercio.com.br. Observe que essas peças recomendei são necessárias para executar os jogos 3D de última geração, mas o seu computador tem ainda um problema sério: o processador. O K6-2/300 é um processador lançado no final de 1997, e seu desempenho não é mais adequado aos jogos mais recentemente lançados. Muitos já exigem no mínimo um Pentium III/500. Aliás, você não citou a marca da sua placa de CPU. A maioria das placas usadas com processadores K6-2 são de qualidade muito ruim. Placas de marca PC Chips e Tomato são as piores, e as mais comuns no mercado. Placas Asus, FIC e Soyo são melhores, mas os produtores de PCs não gostam muito de usá-las, porque assim eles não podem ter “preços imbatíveis”. Se a sua placa de CPU for de qualidade ruim, nem aconselho que gaste tanto com boas placas de som e vídeo, com tanta memória e com o novo HD. Recomendo que faça primeiro a instalação de uma boa placa de CPU e um processador mais veloz, para então pensar em expansões.

 

5) Imagens serrilhadas nos jogos
Montei um PC com a seguinte configuração: placa mãe Asus P3V4X, processador Pentium III 650 Mhz, 128 Mb de memória RAM, HD de 15 GB, placa de som Sound Blaster Live da Creative, placa de vídeo Viper II Z200. Acontece que em quase todos os jogos, o cenário, os objetos e os carros ficam todos “serrilhados”, isto é, cheio de quadradinhos. Quando eu jogava estes mesmos jogos no antigo PC, um Pentium MMX 233 Mhz, eles não entravam em 3D, mas não ficavam como agora. Principalmente os games do série Need for Speed, que ficam horríveis. Será que o problema é da placa de vídeo? Como posso resolvê-lo?

Resposta:
Antes de mais nada, instale o DirectX 8.0, encontrado em www.microsoft.com/directx/. Instale também a versão mais recente do driver da sua placa de vídeo, encontrada em www.diamondmm.com. Finalmente, instale o AGP Driver, encontrado no CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU. Esssa providências são necessárias para que a sua placa de vídeo funcione da melhor forma possível. Em relação ao “serrilhamento” das imagens, parece que a questão está relacionada com a qualidade e o modo gráfico das imagens. Muitos jogos 3D, ao serem instalados, ativam automaticamente o funcionamento em modo 3D (hardware acceleration), outros ficam por default com a configuração “software renderer”, o que resulta em imagens de qualidade inferior. Cada um desses jogos precisa ser configurado, através do seu setup, para que use a aceleração 3D por hardware. No caso do Need for Speed (pude constatar isso nas versões III, IV e V) é preciso usar Iniciar / Programas / Electronic Arts / Need for Speed X / 3D Device Setup. Aparecerá um quadro para escolher entre as opções “Software Renderer” e outra que dá a aceleração de hardware. Ocasionalmente o programa poderá indicar que o dispositivo 3D não foi testado com o jogo (placa mais nova que o jogo), portanto, verifique se funciona bem. Já testei várias versões do Need for Speed com várias placas de vídeo e não tive problemas, apesar do programa dar o aviso de que não foi testado com essas placas. Ainda assim, mesmo usando a aceleração de hardware, observei que com algumas placas o serrilhamento continua (por exemplo, os fios dos postes e as faixas da estrada). Isto deveria sumir com o uso das filtragens bilinear e trilinear, mas no NFS3 parece que não funciona.

Finalmente, observe no quadro de configurações avançadas da placa de vídeo se existe um coando Anti-Aliasing. Este comando está disponível nas placas de última geração, e elimina o serrilhamento nas imagens.

 

6) Problemas com jogos 3D
Tenho um K6-2/500 com 128 MB de RAM, Cd ROM 52x, HD 10.0 Gb, minha placa mãe é SOYO, e estou com problemas. Quando inicio o micro tudo está rápido, mas em compensação, quando abro o WORD e vou até a barra de formatação para escolher o tipo de fonte, ele fica lento e gasta cerca de um minuto para abrir as opções. O outro problema e que não consigo rodar jogo, do tipo TopGame, e outros cds, quando inicio a tela fica toda embaralhada e sempre da erro, e então trava. Que posso fazer pois já tentei de tudo até formatei o micro. Aproveitando gostaria de saber se a formatação da unidade C: prejudica o Pc, obrigado!!

Resposta:
A lentidão na abertura das fontes pode ser resultante de um elevado número de fontes instaladas. O limite máximo é de cerca de 1000 fontes, mas em alguns casos instalamos CDs do tipo “50.000 fontes True Type”, o que deixa o sistema sobrecarregado. Se for o caso, remova as fontes desnecessárias. Repita a instalação do Word, o que também poderá ajudar.

A questão dos jogos é resolvida com o AGP Miniport Driver, específico para o chipset da sua placa de CPU. Este driver pode ser encontrado no CD-ROM que acompanha a sua placa. Quando não é instalado, os problemas que ocorrem são como os que você descreve: tela escura, embaralhada e até travamentos, ao ativar modos gráficos 3D. Finalmente, a dúvida sobre formatação. O que a formatação do HD faz é “zerar” as áreas iniciais do disco (FAT e diretórios), além de gravar um novo setor de boot. A seguir é feita uma leitura em toda a superfície do disco, à procura de erros. Sendo assim, não traz prejuízo algum para o disco rígido. O problema é que se for feita a formatação, será preciso reinstalar o Windows e os drivers das suas placas. Esta operação é, a princípio, fácil, porém dependendo da sua placa de CPU podem ocorrer problemas. Por exemplo, algumas placas de CPU necessitam de configurações especiais para que funcionem corretamente, operações estas que não são explicadas no manual. São “macetes” de técnicos, que muito dificilmente são divulgados para o público.

 

7) Jogos para DOS travam ao usar a placa de som
Tenho computador com a MotherBoard M585LMR da PC Chips, Processador AMD K6-II 400 MHz, 64 MB SDRAM (PC100), S.O. Windows 98 Segunda edição. O problema é o seguinte: Meus jogos para ambiente DOS “travam” ao executar o teste da placa de som (CMI8738/C3DX, da C-Media). Porém, com jogos para a interface Windows, isso não acontece! Existe solução para o Windows? Grato pela atenção.

Resposta:
Antes de mais nada, lembro que nem todas as placas de som permitem emular Sound Blaster 16 no modo MS-DOS. Som no modo MS-DOS com emulação de SB16 é um verdadeiro parto. A esmagadora maioria dos micros à venda não vêm configurados com este recurso. A maioria dos montadores de PCs nem mesmo sabem fazer esta configuração (aos que sabem, aproveito para pedir a dica). Os sites dos fabricantes não trazem as informações necessárias. O fabricante da placa de CPU manda usar o driver do fabricante do chip de som, o fabricante do chip de som diz que apenas os fornece em OEM, e que devem ser procurados os fabricantes das placas de CPU. A emulação de SB16 sob o MS-DOS não é Plug and Play e requer configurações mirabolantes para que funcione. Eu mesmo quebrei a cabeça um dia inteiro para fazer a emulação da Sound Blaster Live funcionar, apesar de em alguns casos ter funcionado com a instalação default. Tenho casos em que o chip ESS Solo-1 (som onboard encontrado em diversas placas de CPU) funcionou com a instalação padrão, outros em que os sons ficam mudos e o PC trava. Peço aos leitores que, se algum deles for um técnico que conheça o “caminho das pedras” para fazer este chip funcionar no modo MS-DOS, que por favor envie a receita para o jornal, terei prazer em divulgar. Aproveito para pedir o mesmo em relação ao chip ESS 1869, outro leitor está com o mesmo problema e não estou com esses chips no meu laboratório para investigar o problema e descobrir a resposta.