Home » Artigos arquivados » 2000 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

2000 – Desempenho (Perguntas e Respostas)

1) Word e Excel fazem pausa de 30 segundos
O Word e o Excel levam até 30 segundos para fechar ou salvar um arquivo, não importa se ele tem uma letra, uma página ou até mesmo alguns MB. Quando instalo o Office novamente o problema continua, a solução é apagar tudo e reinstalar o Windows, mais depois de algum tempo começa tudo novamente.
Resposta:
A primeira coisa a fazer é aumentar o tempo de inatividade para desligamento do disco rígido. Isto é feito através da guia Proteção de Tela do quadro de propriedades de vídeo. No campo “recursos de economia de energia do monitor”, clique em Configurações. Programe a opção “desligar discos rígidos” com um valor maior, como uma hora, duas horas, ou então “nunca”. Reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido. Se não for, entre no Gerenciador de Dispositivos, selecione o item “Suporte a gerenciamento avançado de energia” em “Dispositivos do sistema” e marque a opção “desativar neste perfil de hardware”. Reinicie o computador e teste novamente. Se ainda assim não conseguir, vá ao CMOS Setup e desabilite a opção Power Management.
Também é recomendável que você use semanalmente o Scandisk para fazer um exame de superfície, e a seguir utilize o programa Desfragmentador de Disco. Ambos são encontrados no menu de Ferramentas de Sistema. Se você estiver usando o Office 97, recomendo a instalação da atualização SR-2 deste software, obtida em www.microsoft.com.br.

2) PC Lento
Tenho um computador a mais ou menos 1 ano e meio, e seu desempenho é sofrível, percebo através do SYSMON que a memória bloqueada aumenta a cada programa aberto e ao final do dia o computador está uma carroça, consegui um programa chamado REGCLEAN para limpar o registro do Windows, mas não resolve muito, já li você aconselhar outro leitor a reformatar o HD, mas acho muito trabalhoso e temo que não resolverá muito. Existe outra saída? (Sem ser a de jogar fora). Configuração: Pentium II ( Intel MMX ), 300 MHz, 56 MB RAM, HD de 4020 MB, FAT 32, ( 2015 livre ). Programas Instalados: Windows 98, Corel Draw, Photoshop, Zip externo (iomega), Programa de desenho específico para bordado, Thumbs (visualizador de arquivos de desenhos e fotos), Winamp Reprodutor de musicas mp3.
Resposta:
Seu PC é um Pentium II/300, era um campeão de velocidade há dois anos atrás, mas mesmo hoje é veloz. Tenho PCs bem rápidos em meu laboratório, mas o que utilizo a maior parte do tempo é um Pentium II/300, e ele é bastante satisfatório para todos os meus programas. Você pode melhorar o desempenho fazendo uma limpeza, desinstalando programas que não usa mais. Feito isto, use o programa Desfragmentador de Disco. Freqüentemente essas providências são mais que suficientes para resolver problemas de lentidão. O programa Regclean não ajuda muito, e já apresentou problemas que obrigaram a Microsoft a retirá-lo da área de download. A formatação do disco rígido melhora a situação porque através dela são apagados todos os programas, sejam eles usados ou não. Depois de reinstalar o Windows e os aplicativos, teremos certeza de que fragmentos de programas antigos, desinstalados de forma indevida, não irão mais sobrecarregar o sistema. Noto ainda que pela sua descrição, existem 56 MB de memória livre, portanto deve utilizar também 8 MB de memória de vídeo compartilhada com o processador. Isto reduz o desempenho do processador, que deve chegar aos níveis de um mero Pentium MMX/233. Se o seu PC um dia já foi rápido, a reinstalação de softwares, ou talvez a simples desfragmentação, pode solucionar o problema. Se a lentidão ocorre apenas no acesso à Internet, a solução será trocar o modem atual (os do tipo HDP, Soft Modem ou Winmodem prejudicam o desempenho do processador) por um modelo novo, equipado com DSP (processador de sinais digitais). Se a lentidão é geral, em qualquer processamento, a solução poderá ser a instalação de uma placa de vídeo, já que o chamado “vídeo onboard” é causador de lentidão.

3) Lentidão em computador antigo
Laércio, tenho um PC pentium 133 qual tinha 32 MB de memória RAM, esses dias coloquei mais 2 pentes de 32 totalizando assim 96 MB. Pensei que ele iria ficar muito mais rápido que ficou. Essa quantidade de memória para meu PC não influiu por ele ser um 133? Outra coisa que percebi é que quando vou abrir um programa (pelo ícone do desktop) dá a impressão que ele pára (parece que fica “pensando”) e depois abre. Gostaria que vc me respondesse. Obs. Tenho esse computador a 3 anos e ele nunca me deu problemas, sempre funcionou direitinho.
Resposta:
Você tem este computador há 3 anos e ele sempre funcionou direito porque naquela época os PCs de alta qualidade eram maioria, hoje ocorre o contrário, basta ver a grande quantidade de dúvidas nesta coluna envolvendo problemas com PCs novos. A expansão de memória nem sempre faz o PC ficar mais rápido. Aumentar de 16 MB para 32 MB certamente aumenta o desempenho, já aumentar de 32 MB para 64 ou 96 MB pode deixar o computador mais rápido ou não, dependendo dos programas que você usa. Um PC com pouca memória fica lento quando os programas em uso necessitam de uma quantidade de memória maior que a disponível. Eles precisam então usar a memória virtual no disco rígido, o que causa grande lentidão. Com uma expansão de memória, o PC volta a usar apenas a RAM, acabando com a lentidão. Você não notará entretanto diferença ao usar programas que funcionam bem com 32 MB, como navegadores e o Word. Vai notar grande diferença, por exemplo, se for carregar e editar uma figura em alta resolução, que com 32 MB precisaria ser parcialmente manipulada através do disco, e com 96 MB pode caber inteira na memória. Isso tudo não tem relação alguma com o fato do seu PC ser de 133 MHz. Depende apenas dos programas que você usa. Quanto à “parada” no início da abertura dos programas, tome duas providências. Use o programa Desfragmentador de Disco e altere as configurações de Gerenciamento de Energia, no Painel de Controle. No campo “Desligar discos rígidos”, programe um valor alto, como uma hora, por exemplo.

4) K6-2 lento
Tenho um K6-II 533Mhz, com 64 MB de Ram ; H.D de 10Gb Quantum ; Placa de vídeo Diamond de 8Mb; Placa de som de 128Bits; Modem Motorola 56 k; Monitor VGA (TCÊ); Kit Creative de 52x; Windows 98 SE. Quando comprei ele meu irmão disse que o H.D dele era clonado e não tinha como alterar as configurações formatamos e instalamos de novo o Windows SE, mas a partir deste dia ele quando se pedia para ele desligar ele desligava o Windows, mas não aparecia aquela mensagem, ele começava de novo como se desligasse e ligasse ele formatamos ele de novo paguei um cara para instalar ele de novo, mas ele ainda está com o mesmo problema, e eu queria que você me ajudasse a resolver este problema, por favor. E tem outro probleminha ele em 3 meses foi ficando cada vez mais devagar porque meu irmão disse que estava instalando todos os programas na raiz dele, mas mesmo depois de formatado o H.D meu pai continua dizendo que ele ainda está devagar Se você conseguir resolver estes problemas ficarei muito grato.
Resposta:
Não existe placa de som de 128 bits. São na verdade 128 canais, ou seja, pode reproduzir 128 notas musicais simultâneas, isto não tem nenhuma relação com bits. É um erro já incorporado à informática brasileira… Não aconselho que nos PCs novos seja feita a formatação do disco rígido e a reinstalação do Windows por pessoas não acostumadas com esta operação. Na maioria deles é preciso, depois de realizar essas tarefas, utilizar o CD de instalação da placa de CPU, através do qual são feitos alguns ajustes no Windows, com drivers específicos para os componentes da placa de CPU. Isso serve para compatibilizar o Windows com placas novas e para resolver certos bugs. Em muitos casos é preciso usar também o Windows Update, onde existem correções para outros problemas. Vá ao endereço
http://www.microsoft.com/windows/downloads/default.asp

e faça o download e instale o “Suplemento de desligamento do Widnows 98 SE”. Ele serve para corrigir problemas como o que você observou. A reinstalação também pode resultar em problemas, pois certas placas necessitam de alguns ajustes obscuros que os montadores fazem questão de não divulgar. O usuário não conhece esses “engatilhamentos” e seu PC fica inoperante após uma reinstalação. A instalação de programas no diretório raiz (desde que um em cada sub-diretório), e não em C:\Arquivos de Programas, não tem influência alguma no desempenho. É claro, não devemos instalar os arquivos de cada programa diretamente sobre C:\, vai ficar uma grande bagunça. O diretório raiz não é para isso, e ao contrário dos demais diretórios, ele tem um número limitado de arquivos que podem ser armazenados. A lentidão pode ser causada por vários motivos, desde o uso de uma placa de CPU de baixo desempenho até erros de configuração por parte do produtor do PC (a maioria apenas monta, não faz os devidos ajustes de desempenho).

5) Pentium III lento
Tenho um Pentiun III, 455 MHz, 64 mg RAM, HD 6.4 Gb com Windows 98. Não consigo solucionar um problema de lentidão do equipamento. Executar as tarefas neste PC tem sido um problema constante, dado à morosidade no tempo de resposta aos diversos comandos. Vários técnicos já verificaram o aparelho, passaram antivírus e o problema persiste. Os comandos do Word chegam a demorar quase 20 segundos para ser executado. O mesmo acontece quando estou acessando a Internet. E quando isso ocorre, é preciso desligar o aparelho e religá-lo em seguida para se obter uma performance melhor. Ao tentar desligar, quase sempre aparece o seguinte alerta: “AlthenalnitWindow” “O programa não está mas respondendo. Ele pode estar ocupado, aguardando uma resposta ou não estar mais sendo executado”. Como posso solucionar este problema?
Resposta:
Vá ao site da Microsoft, faça o download e instale o programa KERNEL TOYS para Windows 9x (use Search e indique “kernel toys” para encontrar a página de download). Se tiver dificuldades em encontrar o Kernel Toys, existe um link na área de download de www.laercio.com.br. Uma vez instalado, execute o programa WINTOP. Este programa mostra uma lista dos processos ativos e qual a porcentagem de tempo do processador que estão utilizando. O processo IDLE é normalmente o que “ocupa” mais tempo. Indica o tempo em que o processador está ocioso, pronto para executar outras tarefas. Conforme você executa outros programas, menos tempo o computador fica em espera e mais tempo do processador é dedicado aos demais programas. Em um Pentium II/300 com 64 MB executando o Word 97, Paint Shop Pro e Internet Explorer, o processo IDLE (desocupado) ficou em 99,36%.

Com a ajuda do WinTop você poderá identificar facilmente se existe algum programa consumindo uma grande porcentagem do tempo do processador (um vírus, por exemplo). É possível ainda que a redução de desempenho seja causada por alguma configuração de gerenciamento de energia (redução do clock, por exemplo), no CMOS Setup, na seção Power Management. Verifique se existe alguma opção deste tipo habilitada. Finalmente, no Advanced CMOS Setup, verifique se as caches L1 e L2 estão habilitadas, caso contrário ocorrerá mesmo uma elevada queda no desempenho.

6) Lentidão na partida do Windows
Tenho um AMD K6 II 500 com 64 MB de memória RAM, HD 5.1, placa M598 LMR com som, fax, rede, e video integrada e tenho nele instalado o Windows 98 SE. O problema é que ele demora muito para carregar o Windows, chegando a ser mais lento que um Pentium 100. Ele para na segunda tela de apresentação do Windows e nela fica uns 10 segundos e depois continua a carregar. O desempenho dele é bom no Windows, o unico problema é esse. Alguns amigos me disseram que o problema poderia ser a placa mãe. Gostaria de saber se o problema é a placa mesmo ou a configuração da velocidade da memória ou se é normal ou se é outra coisa. Muito obrigado.
Resposta:
Essas placas de CPU apresentam muitos problemas. Se a sua tiver como único problema uma demora de 10 segundos durante a carga do Windows, você pode se dar por satisfeito. A demora na carga do Windows é normal, pois neste período estão sendo feitos o carregamento de drivers e a inicialização de dispositivos de hardware. Esta pausa não é característica do seu PC, ela ocorre com PCs equipados com outras placas de CPU. O Pentium 100 que você citou deve demorar menos porque tem menos dispositivos de hardware para inicializar. Você pode reduzir o tempo de carga do Windows fazendo uma desfragmentação no disco rígido. Normalmente este recurso reduz entre 30 e 50% deste tempo. Existem ainda comandos no CMOS Setup que reduzem o tempo “perdido” com o teste de memória e outras inicializações de hardware. Se você encontrar o comando Fast boot no CMOS Setup, habilite-o. Se este comando não existir no seu Setup, desabilite a opção “Floppy Drive Seek at boot”, programe a seqüência de boot como “C: A:” e habilite a opção Quick Memory test.

7) Vídeo onboard lento
Tenho um Pentium II 350 com 32 MB de RAM e placa de vídeo on board 8 MB com aceleradora AGP. Entretanto, quando vou rodar o jogo Madden 2000, no modo acelerado ele roda mal, sempre quebrando a imagem. Quando desligo a aceleração, o programa roda muito bem, mas o gráfico fica bem inferior. Gostaria de saber se posso comprar uma placa 3D e instalar mesmo tendo a minha de vídeo on board. Seria recomendado colocar mais 16 MB de RAM?
Resposta:
O video onboard existente na maioria das placas de CPU não é adequado a jogos. É verdade que já existem alguns modelos de placas de CPU que possuem um chip gráfico 3D de alto desempenho, mas essas placas são as mais caras, e no Brasil praticamente só encontramos as mais baratas, dotadas de vídeo onboard mais lento. Essas placas são ideais para uso em empresas, primeiro porque dificultam a “jogatina” na hora do trabalho, segundo porque a aceleração gráfica 2D é satisfatória para o que chamamos de “office applications” (edição de texto, acesso à Internet, e-mail, planilhas, bancos de dados, etc.).
O jogo ficou lento porque o chip gráfico existente na sua placa (e em todas as demais à venda no Brasil) é de baixo desempenho. Quando você desativou a aceleração gráfica, o trabalho de renderização passou a ser feito pelo processador, mas mesmo sendo veloz, apresenta limitações na qualidade gráfica 3D. Imagens mais simples são geradas mais rapidamente, mas o que queremos nos jogos modernos são imagens 3D fantásticas. A solução para este problema é instalar uma placa de vídeo 3D de verdade. Cuidado, pois placas mais baratas que 100 reais são tão fracas quanto o vídeo onboard. Placas com preços mais elevados apresentam melhor desempenho. A Diamond Viper V330 já não é mais fabricada, mas ainda pode ser encontrada à venda em algumas lojas. Apresenta preço entre 150 e 200 reais e seu desempenho gráfico 3D é muito bom. Uma opção ainda melhor é a Diamond Monster Fusion. Esta placa acelera gráficos 3D em todos os padrões (Direct3D, Glide e OpenGL).

8) Boot mais rápido
Como faço para acelerar o boot do windows 95. Gostaria de saber se é o mesmo esquema do windows 98?
Resposta:
Vários fatores contribuem para tornar o boot mais lento, você pode então corrigir os problemas tornando o boot mais rápido. A primeira coisa a fazer é desligar no CMOS Setup, comandos que resultam em mais “perda de tempo”. Aqui estão alguns deles: Quick Boot: Habilitar; Boot Sequence: C: A:; Floppy drive A Seek at boot: Desabilitar; Above 1 MB Memory Test: Desabilitar. Faça uma desfragmentação no disco rígido, isto normalmente reduz bastante o tempo de carga do Windows. Desinstale programas que não está utilizando, vários deles podem possuir comandos de inicialização que causam mais perda de tempo. Outro fator que implica em mais gasto de tempo são protocolos de comunicação que estão instalados, porém sem uso. Através do comando Rede no Painel de Controle, podemos verificar quais são os protocolos em uso. O Protocolo TCP/IP sobre o Adaptador Dial-Up é usado no acesso à Internet. Outros protocolos atuando sobre o mesmo adaptador são normalmente desnecessários. Protocolos como NetBEUI, TCP/IP e IPX/SPX são aplicados sobre a placa de rede, mas nem todos são utilizados. Consulte o administrador da sua rede para verificar quais protocolos são necessários e quais não são, e remova aqueles que estão sem uso.

9) Servidor lento
Tenho um computador Pentium III com 32 MB de RAM e HD 4.3, placa de fax, som, vídeo e rede onboard, como sistema operacional utilizo o Windows 95. Este computador era para estar conectado com outros 4 micros, mas toda vez que mando compartilhar, ele fica muito lento e tenho que reinstalar o Windows 95, chegando a demorar 15 minutos para desligar o Windows 95 e para reiniciar em modo MS-DOS gasta 20 minutos. Já notei que o problema ocorre quando eu faço o compartilhamento da rede. O que posso fazer para solucionar esse problema?
Resposta:
Não acredito que esta seja a causa principal, mas 32 MB é muito pouca memória para um PC ser usado como servidor. Recomendo que você faça uma expansão de memória para 64 MB, no mínimo. Faça também o ajuste do sistema de arquivos para operar como Servidor. Para isto use Painel de Controle / Sistema / Desempenho / Sistema de arquivos / Disco rígido. No item “Função deste computador”, use a opção Servidor. Coloque para a direita, no máximo, o tamanho do cache para leitura antecipada. Pode existir algum programa no seu computador que esteja causando lentidão. Para verificar, use o programa WinTop, encontrado no pacote Kernel Toys, da Microsoft. Você encontrará um link para ele na área de download de www.laercio.com.br. Este programa mostra uma lista dos processos em execução e qual a porcentagem do tempo dedicada a eles pelo processador. Assim ficará mais fácil identificar o causador da lentidão.

10) PC lento
Meu computador é um Pentium 166 MMX com 16 MB de memória, modem de 56k bps e Windows 98, só que está super lento, tanto na Internet como fora. Então gostaria de saber como faço para deixá-lo mais rápido. Será que vale a pena colocar 32 MB de memória?
Resposta:
Sem dúvida a instalação de mais 16 MB deixará o computador mais rápido. Para os programas atuais, 16 MB é pouca memória, 32 MB é mais aceitável, 64 MB é o que eu indicaria para um PC novo. Além de aumentar as memórias existem outras providências que você pode tomar. Desinstale programas que você não usa mais e apague arquivos inúteis, a seguir use o programa desfragmentador de disco, encontrado em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas de Sistema. Utilize o desfragmentador periodicamente para manter o disco mais organizado, tornando o seu acesso mais rápido. Eu o utilizo uma vez por mês, mas há quem use uma vez por semana, o que não faz mal algum.
O Pentium-166 era um processador veloz para os padrões de 1996. Hoje os programas exigem processadores mais velozes. Se você utiliza muitos programas novos, é bem provável que a lentidão seja causada pelo fato do processador estar ultrapassado. Leia meu artigo sobre como aumentar a velocidade do processador através de ajustes no CMOS Setup, em www.laercio.com.br. Se mesmo com os ajustes você ainda não ficar satisfeito, a solução será usar um processador novo. Infelizmente a maioria das placas de CPU da época da sua suportam no máximo um Pentium-233 MMX, que não é muito mais veloz que o Pentium-166 MMX. Nesse caso será preciso trocar a placa de CPU por uma mais nova, usar um processador mais veloz e possivelmente memórias novas. Como isso pode sair caro, fique por enquanto com a expansão de memória, desfragmentação e ajustes no CMOS Setup, talvez sejam suficientes.