Home » Artigos arquivados » 2000 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

2000 – Aplicativos e programação (Perguntas e Respostas)

1) Salvando arquivos JPG no Photoshop
Uso freqüentemente o programa Adobe Photoshop. Só que recentemente atualizei este programa de 4.0 para 5.0. O problema é que eu sempre salvo meus arquivos com o formato JPG na versão 4.0, o que não é possível na nova versão onde só é possível salvar no formato padrão PSD. Somente em uma ocasião é possível salvar com JPG, quando a figura é escaneada, desde que não se faça nenhuma alteração na mesma. Há alguma configuração a ser modificada para que esta versão assim como a anterior possa salvar meus arquivos no formado JPG?
Resposta:
Eu não sou a pessoa mais indicada para responder sobre Photoshop, mas creio que para poder salvar em JPG você precisa utilizar o comando Layer / Mesclar Layers. Arquivos do Photoshop são bem mais complexos que simples imagens JPG, TIF, PCX e outros formatos. No Photoshop você pode formar imagens compostas por várias camadas editáveis. Antes de salvar em um formato simplificado (uma só camada), este comando converte toda a “cena” para uma só camada, possibilitando assim a gravação em JPG.

2) Barras de rolagem do Word
Temos um PC com Pentium MMX 300 MHz, Windows 98, Word 97 etc. Várias pessoas em casa usam o computador. De um dia para o outro, sumiu a barra de rolagem vertical. Sumiu apenas do Word, não de outros programas. Pode ser que problema seja simples, mas queremos aprender a solucionar.
Resposta:
Antes de mais nada, Pentium MMX de 300 MHz não existe, o máximo é 233 MHz. Seu PC deve estar utilizando outro processador, como Pentium II, AMD K6/ K6-2 ou Cyrix M II. Também pode ser que o vendedor tenha colocado o processador Pentium MMX/233 para operar indevidamente a 300 MHz, o que aumenta o aquecimento, reduz a confiabilidade e a vida útil do processador. É bom verificar.
Quanto à barra de rolagem, o problema é realmente de simples solução. Use o comando Ferramentas / Opções e no quadro apresentado selecione a guia Exibir. Lá você encontrará os quadros para ativar e desativar a exibição das barras de rolagem vertical e horizontal.

3) Travamento no Excel
Ao abrir o Excel aparece a seguinte mensagem: <?xml;namespace prefix=o ns=ürn:schemas-microsoft-com:office:office”/>Este programa executou uma operação ilegal e será fechado. Qual a solução para resolver o problema?
Resposta:
Faça o download das atualizações do Microsoft Office, obtidas em www.microsoft.com.br. No caso da versão 97, as atualizações disponíveis são SR-1 e SR-2. Talvez você já esteja usando a versão SR1 (use o comando Ajuda / Sobre o Microsoft Excel para checar a versão). Muitos bugs existentes no Office foram corrigidos e disponibilizados nesses pacotes de atualização. Fique entretanto preparado, pois são quase 30 MB e o download é bastante demorado. Faça-o preferencialmente de madrugada.

4) Linguagens de programação
Quero aprender alguma linguagem, C++ ou Pascal, o que você me recomenda? Para aprender essas linguagens preciso conhecer Delphi?
Resposta:
Para quem não conhece linguagem alguma, acho muito pesado começar por C++. Sugiro que você comece pelo Delphi, que nada mais é que um “Visual Pascal”, produzido pela Borland. Já vi inclusive cursos de Delphi em fascículos, vendidos nas bancas de jornais. Vários sites na rede oferecem recursos e dicas para programadores de diversas linguagens, e isto vale para o Pascal. Note que Delphi não é a rigor uma linguagem. É um software construído em torno da linguagem Pascal. Será um bom começo, e a partir daí você terá condições de aprender com mais facilidade outras linguagens, até mesmo o C++.

5) Problemas na atualização do Office 97
Após ter feito a atualização do Office 97 com o Patch SR-1 fornecido pela Microsoft, tentei acessar o Word e ele não abriu. Quando clico no ícone dele aparece a seguinte mensagem de erro: “O arquivo WWINTL32.DLL errado foi carregado. Certifique-se de que o diretório do Word está no caminho”. Os outros aplicativos, Excel, PowerPoint e Access estão funcionando normalmente. Gostaria de saber se esse problema tem alguma solução imediata ou se será preciso levar meu equipamento na assistência técnica.
Resposta:
Se você levar seu equipamento na assistência técnica, provavelmente vão formatar seu disco rígido e instalar o Windows novamente. Tente instalar novamente o Office 97 e a seguir o update SR1. Pode ter ocorrido algo errado durante a instalação. O arquivo que você citou deve ficar no diretório C:\Arquivos de programas\Microsoft Office\Office. Pode ainda estar ocorrendo algum conflito de versões (inglês / português, por exemplo). Veja se você realmente fez a atualização usando o idioma correto. Note que a regra geral para fazer esta atualização é acessar a página do Office em português:

http://www.microsoft.com/brasil/office/
Devemos então clicar em Office Update. Teremos então acesso à atualização mais recente para o Office. No momento esta atualização é a SR2B, e deve ser instalada por cima da SR1. Portanto você deve fazer primeiro a atualização com o patch SR1 e depois instalar o patch SR2B.

6) Corretor ortográfico
Possuo um Pentium 100 MHz, com 16MB de memória RAM e utilizo o Microsoft Windows 95 e o Pacote Office 97. Recentemente, após uma formatação de meu HD, procedi com a reinstalação dos já mencionados programas, o que transcorreu normalmente. O único problema é que agora o Corretor Ortográfico do Microsoft Word não funciona corretamente, emitindo a seguinte mensagem “A verificação ortográfica e gramatical foi concluída.”, sem, contudo, proceder à correção do texto. Já apaguei e reinstalei todo o pacote Office 97 para tentar solucionar o problema, inclusive a partir de outro CD de Instalação, o que também foi em vão. O que pode estar acontecendo com o meu editor de textos? Ou seria este problema decorrente de alguma falha na instalação e/ou configuração do Microsoft Windows 95?
Resposta:
Quando você for instalar o Office 97, ao ser apresentada a lista dos componentes a serem instalados, aplique um clique em Ferramentas do Office e clique no botão Alterar. Será apresentada uma sub-lista, na qual você deverá selecionar o item Verificador Ortográfico. Outra opção boa, se você tiver espaço bastante no disco rígido, é usar a opção Selecionar Tudo. Depois de instalado o Office, use no Word o comando Ferramentas / Idioma / Definir Idioma. Selecione Português Brasileiro e clique no botão Padrão.

7) Wordstar
Há muito tempo tenho usado o Wordstar versão 5.0, contudo, estou sendo levado a usar o Microsoft Word. Por razões de trabalho, tenho que usar os arquivos já feitos no Wordstar 5.0. Pois bem, gostaria de saber se existe um meio de converter completamente os arquivos texto do Wordstar 5.0 para arquivos do Microsoft Word (4.5 e 2000).
Resposta:
Usei o Wordstar durante muito tempo. Control-K-B, Control-K-K, Control-J-H-0… bons tempos, mas ainda bem que agora tudo está nos menus do Word e outros editores modernos. Dizem que nos anos 80 o WordStar era tão popular que ao abrir a janela e gritar para a rua “ei, como é mesmo que marco início de bloco?”, todos os que passavam pela rua respondiam em coro “Control-K-B, idiota!”. Não chegamos a ver isto acontecendo no Brasil, pois quando os computadores tornaram-se comuns, já estávamos no início da era Windows. Para ler arquivos do Wordstar você terá que procurar os velhos disquetes de instalação do Word for Windows 2.0 ou 6.0 (Windows 3.x). Com essas versões do Word você poderá ler arquivos do WordStar e salvar no formato do Word correspondente. A partir daí você poderá abrir os arquivos no Word 97 ou Word 2000, que não acessam diretamente arquivos do WordStar. É que este velho editor saiu de linha há muitos anos (eu converti todos os meus arquivos do WordStar em 1992, e já achei tarde!).