Home » Artigos arquivados » 1999 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

1999 – Jogos e joysticks (Perguntas e Respostas)

1) Jogos em alta resolução em um 486DLC
Tenho um Cx486DLC-40 com 8 MB de RAM. O manual da minha placa de vídeo diz que para utilizar altas resoluções no Windows e em jogos para DOS, é preciso ativar no AUTOEXEC.BAT, um programa chamado RAMBIOS.BAT. Como obtê-lo?

Resposta:
Acho estranha a necessidade do uso deste “RAMBIOS.BAT”. Talvez você não tenha entendido corretamente as instruções do manual. Você pode normalmente usar os drivers de alta resolução e elevado número de cores em ambiente Windows, sem a necessidade do carregamento de programas especiais no AUTOEXEC.BAT. Acredito que o referido utilitário seja um BIOS VESA. Serve para que a sua placa possa usar altas resoluções e elevados números de cores em ambiente DOS (alguns jogos já utilizam essas resoluções).

Sugiro que você não use o RAMBIOS.BAT e abra mão das resoluções com elevados números de cores em ambiente DOS. Na prática, o que vai ocorrer é que certos jogos que poderiam operar com resolução de 640×480 com 256 ou 64k cores, deverão operar com apenas 320×200 com 256 cores. Mas isto não é nenhuma desvantagem. Um 486DLC não é suficientemente veloz para executar jogos de ação em altas resoluções.

 

2) The Need for CPU Speed
Tenho um AMD 586 P-75 de 133 MHz, com 8 MB de RAM e disco rígido de 1,08 GB. Estou inquieto porque o jogo The Need for Speed não funciona no meu computador com som. Na instalação, determinei que meu kit multimídia era da Creative Labs, Sound Blaster AWE32. No momento do teste, ele começa a emitir algum som e depois trava. Quando vou jogar, nenhum som é emitido. Alguns colegas me disseram que era porque tinha apenas 8 MB. É aconselhável aumentar a quantidade de memória?

Resposta:
Este é um dos jogos mais exigentes em termos de velocidade de processamento e disponibilidade de memória, tanto é que muitos o chamam de “The Need for CPU Speed”. Para aqueles que gostam de jogos sofisticados como este, é muito recomendável a expansão de 8 MB para 16 MB, que hoje em dia sai por menos de 30 dólares, a preços do Brasil. É possível que a não reprodução de sons seja devida à reduzida quantidade de memória, e a expansão para 16 MB resolva o seu problema. Mesmo se não resolver, seu investimento não será em vão, pois muitos jogos atuais exigem 16 MB, outros aceitam 8 MB mas funcionam melhor (com maior resolução, velocidade, etc) com 16 MB. A falta de sons pode ser também devida à velocidade do microprocessador. Pode ser que o 5×86-133 (equivalente em velocidade a um Pentium-75) não seja suficientemente veloz para processar os gráficos em alta resolução, as texturas e demais aspectos tridimensionais, e ainda exibir os sons. Experimente configurar os sons para mono, e com a menor taxa de amostragem possível (muitos jogos oferecem opções como 11 kHz, 22 kHz e 44 kHz, em mono ou estéreo), e veja se desta forma os sons aparecem. Experimente ainda reduzir a resolução gráfica e eliminar detalhes visuais como texturas e sombras. Se essas simplificações fizerem com que o som seja reproduzido corretamente, significa que o problema é a velocidade insuficiente do microprocessador. Experimente então melhorar os detalhes visuais, e simplificar apenas as características sonoras.

De um modo geral, os jogos apresentam na sua caixa, os requisitos mínimos (o suficiente para executar o jogo, mesmo com gráficos e sons simplificados) e os requisitos recomendáveis (necessários para usar o jogo com todos os seus recursos de realismo e sonorização). Esses requisitos devem ser sempre verificados antes da decisão da compra.

Especificamente no caso do jogo “The Need for Speed”, os requisitos mínimos são um Pentium-75 (atendido pelo 5×86-133) e 8 MB de RAM, se operando em modo MS-DOS, ou 12 MB se operando sob o Prompt do MS-DOS no Windows 95 (Iniciar / Programas / Prompt do MS-DOS). Os requisitos recomendáveis são um Pentium-100 com 16 MB de RAM. Praticamente todos os fabricantes de jogos oferecem informações através da Internet. No caso deste jogo, o endereço é:

http://www.ea.com

 

3) Jogos lentos no Windows 95
Comprei o jogo Grand Prix II e tentei instalá-lo a partir do Windows 95, conforme o guia na embalagem. Contudo, o diagnóstico de pré instalação acusou um drive de CD-ROM 2X (na verdade o meu é 4X), e avisou que o jogo ficaria muito lento. Resolvi instalar o jogo a partir do modo MS-DOS, e a instalação foi perfeita, inclusive detectando o drive de CD-ROM 4X. Porque isso aconteceu?

Resposta:
Saiba que em muitos casos, o funcionamento de jogos no Windows 95 pode ser mais lento que em modo MS-DOS. Por exemplo, para detectar a velocidade de um drive de CD-ROM, os programas de instalação de jogos realizam a leitura de um arquivo de grande tamanho, contido no CD-ROM. De acordo com o tempo gasto e com o número de bytes lidos, é determinada a taxa de transferência. Quando existe pouca memória, ou quando é preciso descarregar escritas pendentes no disco rígido antes de começar a leitura do CD-ROM, pode ser detectada uma taxa de transferência menor que o normal, e o drive de CD-ROM pode ser confundido com um modelo de menor velocidade. Sempre que possível, utilize jogos em modo MS-DOS, pois haverá mais memória disponível, e o desempenho será maior.

 

4) Jogos em 800×600
Tenho um 486DX2-66 com placa de vídeo Trident, 16 MB de RAM, 256 kB de cache, disco rígido de 516 MB, MS-DOS 6.22 e Windows 95. Quando uso o jogo Duke Nukem 3D na resolução de 800×600, a imagem fica muito boa, porém o jogo ficou muito lento. Será que o processador não está dando conta do recado?

Resposta:
A maioria dos modernos jogos que operam sob o ambiente MS-DOS, como é o caso do Duke Nukem 3D, são capazes de operar não apenas na tradicional resolução VGA de 320×200, mas também em modos SVGA, como 640×480, 800×600 e 1024×768. Como regra geral, quanto maior for a resolução gráfica, mais rápido precisa ser o computador. Usuários de PCs baseados no 486 ainda assim poderão executar a maioria desses jogos modernos, porém deve ser evitado o uso de altas resoluções. Para um 486DX2-66, o uso da resolução de 320×200 é ainda o mais recomendável. Ao usarmos uma resolução mais alta, o microprocessador terá dificuldades em realizar todo o processamento envolvido no desenho das imagens. Quando um microprocessador consegue gerar todo o conteúdo da tela em, digamos, 1/30 do segundo, é possível a movimentação de imagens com 30 quadros por segundo, o que resulta em uma excelente continuidade de movimentos. Se em um certo PC executando um certo jogo, for necessário 1/3 do segundo para desenhar a tela (seja por lentidão do microprocessador, ou pela alta resolução utilizada, ou ambos), só será possível exibir 3 telas por segundo, e a imagem parece apresentar “saltos”, prejudicando muito a continuidade de movimentos.

Sempre que configuramos um jogo, devemos utilizar inicialmente a resolução VGA padrão, com 320×200 e 256 cores. Uma vez que tudo esteja funcionando, inclusive os sons, podemos tentar configurar o jogo para operar em 640×480. Esta resolução produz gráficos muito superiores aos obtidos na resolução de 320×200, e não exige tanto processamento como em 800×600. Quando o PC for muito veloz, e também equipado com uma placa de vídeo muito veloz, provavelmente poderemos empregar também as resoluções de 800×600 ou mesmo 1024×768 (caso estejam disponíveis). Chegaremos a um ponto em que a imagem apresentará saltos, o que indica que a resolução está acima do indicado para a configuração do sistema.

 

5) Comandos intrusos no AUTOEXEC.BAT
Alguns programas, normalmente jogos, criam nos arquivos de configuração, comandos para acessar o jogo. Por exemplo, no AUTOEXEC.BAT:

C:
CD\GP2
CALL C:\GP2\GP2.EXE

Isso faz com que o computador não possa ser desligado, voltando sempre ao mesmo programa, nem permitindo o acesso a outros aplicativos. Naturalmente, retirando os comandos, tudo volta ao normal. Porque são criados esses comandos?

Resposta:
Alguns jogos fazem alterações desnecessárias no AUTOEXEC.BAT, visando facilitar a sua execução, para aqueles usuários que não sabem entrar em um diretório (CD\JOGO) e executar o jogo. O problema pode ser facilmente solucionado. Para não ter muito trabalho, crie um arquivo de batch com os comandos necessários à execução do jogo. Bastará então digitar o nome do jogo, sem precisar comandar a entrada no diretório e outros comandos que se façam necessários.

 

6) Jogos no Windows NT
Depois que instalei o Windows NT Workstation 4.0 no meu computador, não consigo mais usar jogos como Quake e The Need for Speed. Eles funcionavam perfeitamente em sessões do MS-DOS dentro do Windows 95. Isto é uma característica do sistema operacional ou tem algo que posso fazer?

Resposta:
Esses jogos, assim como diversos outros, foram criados para serem executados em modo MS-DOS. Podem entretanto funcionar perfeitamente no modo MS-DOS do Windows 95. A Microsoft fez grandes esforços para que os jogos pudessem funcionar também em janelas (tela cheia) do MS-DOS sob o Windows 95. Ainda assim, você deve estar preparado, pois muitos jogos não funcionam desta forma no Windows 95. O Rebel Assault I, por exemplo, ao ser executado em uma janela MS-DOS de tela cheia, faz com que o Windows 95 provoque a reinicialização do computador em modo MS-DOS. Sendo um sistema operacional ainda voltado para ambientes “sérios” (ou seja, não necessariamente em PCs dedicados a jogos), o Windows NT tem menos chance que o Windows 95 de suportar a jogatina em uma janela de MS-DOS.

 

7) Joystick não funciona
Comprei um joystick e o instalei no meu computador, ligado na placa Sound Blaster. Testei-o com o Painel de Controle do Windows 95 e pareceu tudo correto. Entretanto, quando vou utilizar jogos, o joystick não funciona. Meu colega possui um modelo igual que funciona sem problemas.

Resposta:
O fato do joystick funcionar no Painel de Controle do Windows 95 significa que pode ser usado nos jogos do Windows 95, mas não necessariamente funcionará nos jogos para MS-DOS. Esses jogos devem ser configurados um a um para habilitar o uso do joystick. Normalmente cada jogo para MS-DOS requer também a calibração individual do joystick.

É preciso tomar cuidado também com o conflito de interfaces. Computadores equipados com a placa IDEPLUS já possuem uma interface para joystick. Ao instalar uma placa de som, o computador ficaria com duas interfaces, o que não é permitido. É preciso escolher uma delas. Por exemplo, para usar a interface de joystick existente na placa de som, é preciso antes desabiltiar a interface de joystick existente na placa IDEPLUS. Isto é feito através do posicionamento de um jumper, e as instruções para esta operação estão localizadas no manual da placa IDEPLUS.

Também é possível que a interface de joystick da sua placa de som não esteja sendo inicializada no boot normal. Isto ocorre no caso de placas Plug and Play. Para que funcione, é preciso executar o programa CTCM.EXE, fornecido juntamente com a placa de som. Você pode obter maiores detalhes sobre o uso deste programa na área de ARTIGOS desta home page. Procure pelo artigo que trata sobre instalação de drives de CD-ROM. Neste artigo está explicada a necessidade de usar o CTCM, que além de habilitar os circuitos de som, ativa também a interface de joystick e a interface para drive de CD-ROM em modo MS-DOS.

 

8) Jogos via modem
Possuo um Pentium 166 MMX equipado com uma placa WS3314JS3 Voice Fax Data FDSP, PnP, Super Voice 33.6. Gosto de jogar Duke Nukem 3D por modem, mas não estou conseguindo acessar o modem pelo jogo, minha placa não consta na lista de placas do jogo. Meu antigo computador usava uma placa Zoltrix que também não constava na lista mas era aceita pelo jogo. Como o jogo é pelo DOS, não sei como fazer para configurar minha atual placa no jogo.

Resposta:
Dois problemas podem estar ocorrendo, de forma isolada ou simultânea. O primeiro é o caso do seu modem não estar na lista dos modelos suportados. O fabricante deste software recomenda (pelo menos isto funcionou com meus modems U.S. Robotics e Cardinal) é escolher a opção “Default String”, ou então “Generic Hayes Compatible”. Outro problema que provavelmente está ocorrendo é que o modem, sendo um modelo PnP (Plug and Play), fica desativado quando opera em modo MS-DOS. Isto não ocorre quando você joga em uma sessão do MS-DOS sob o Windows 95, mas certamente ocorre quando é usado o modo MS-DOS (boot com a opção “Somente Prompt”, ou obtido pelo comando Desligar/Inicializar em modo MS-DOS). Nesta situação, o modem PnP (o mesmo ocorre com os demais dispositivos PnP, como as placas de som) fica desativado. Uma solução para o problema é tentar jogar em uma seção do MS-DOS sob o Windows 95. Se isto não for possível (alguns jogos não funcionam desta forma), verifique se o seu modem é acompanhado de um software que ativa o seu funcionamento no modo MS-DOS. A terceira solução, que é a minha preferida, é fazer o modem operar no modo “não Plug and Play”. Muitos modelos apresentam opções para operarem em PnP, ou através de jumpers, terem o seu endereço (COM1, COM2, etc) e sua interrupção (IRQ3, IRQ4, etc) escolhidos pelo usuário. Desta forma, o modem permanece ativo até mesmo no modo MS-DOS. Você precisará consultar a documentação do seu modem para verificar como implantar a segunda ou a terceira solução. Se isto não for possível, a solução será jogar em uma sessão do MS-DOS sob o Windows 95. Uma boa notícia é que o Duke Nukem 3D pode ser jogado desta forma.

 

9) The need for speed II SE
Tenho um computador com um processador Cyrix 6×86 P200+, com 32 MB de RAM, Drive de CD-ROM Creative 24X e placa de vídeo com 2 MB. Até hoje não consegui executar o jogo The Need for Speed II SE. Eu instalo, não é apresentada nenhuma mensagem de erro, mas sempre que vou iniciar o jogo, a tela fica preta e volta ao Windows, novamente sem retornar nenhuma mensagem de erro. Em um outro computador, também com processador Cyrix de 100 MHz, com 16 MB de memória RAM, placa de vídeo com 2 MB e Drive de CD-ROM 8X ele funcionou perfeitamente. Conheço mais duas pessoas que têm o mesmo problema que eu. O que está errado?

Resposta:
Isto parece ser um “bug” do programa. O procedimento geral a ser tomado quando encontramos anomalias em um software é procurar o suporte técnico do seu fabricante, através da Internet. No caso específico deste jogo, acesse o endereço:

http://www.ea.com/techsupp/

Você estará no menu para suporte técnico da Electronic Arts, a produtora deste jogo. Selecione a plataforma (PC), e você chegará em outra tela na qual deve selecionar, no campo Windows 95 Games, o seu jogo. Será apresentada uma lista com mais de 20 tipos de erros conhecidos. Existe uma chance muito grande do seu problema estar relacionado com os drivers DirectX. A empresa esclarece que foram observados problemas com placas equipadas com o chip gráfico S3 Trio 64V+ (muito comuns nas placas vendidas no Brasil). A solução é instalar a versão mais recente do DirectX (atualmente a 5.0), que pode ser obtido gratuitamente na Microsoft:

http://www.microsoft.com/directx

Até pouco tempo, mesmo depois do lançamento do Windows 95, os jogos que operam sob modo MS-DOS continuaram a ser maioria. Com o advento das placas de vídeo tridimensionais, e da padronização do DirectX, a indústria de jogos entrou em processo de migração gradual para este padrão. Estamos portanto vivendo uma fase de implantação, e muitos jogos ainda poderão apresentar problemas. A própria Microsoft, ao lançar novas versões do DirectX, tem feito correções de problemas detectados nas versões anteriores.

Todos os jogos que usam o DirectX são acompanhados de uma determinada versão deste software, mas não necessariamente a mais recente. A regra geral é instalar sempre a versão mais nova. Por exemplo, se você utiliza o Windows 98, certamente a sua versão é bem recente. Você não deve portanto, durante a instalação de jogos, deixar que seja instalada a versão que o acompanha. Dê prioridade a deixar instalada a versão já existente. Se você observar problemas, obtenha a versão mais recente, através da Internet, e faça a sua instalação.

 

10) Estouro de divisão
Tenho um PC (Pentium-166, 32 MB de RAM, CD-ROM 12x e placa de vídeo com 2 MB). Ao tentar executar o jogo “Redneck Rampage”, a tela fica preta e aparece a seguinte mensagem: “Seu programa causou um erro de estouro de divisão”, logo depois reiniciando o Windows. Durante a instalação do jogo não é apresentado nenhum erro. Em outro PC com a mesma configuração do meu, o jogo funciona perfeitamente. O que há de errado com o meu PC?

Resposta:
Estouros de divisão ocorrem em diversos programas, desde os anos 80, só que naquela época as mensagens eram apresentadas em português (Divide Overflow). As causas podem ser as mais variadas, desde falhas na memória até configurações erradas no que diz respeito à placa de vídeo ou à placa de som. Sempre que um jogo apresentar problemas, a primeira coisa a fazer é procurar informações do fabricante, através da Internet. No caso deste jogo, o fabricante é a Interplay, e informações podem ser encontradas em http://www.interplay.com/support . Lá encontrei uma lista dos 15 problemas mais comuns com este jogo, mas nada relacionado com estouro de divisão. Isto significa que provavelmente este problema não é devido a um bug no jogo, e sim, algo de errado no seu computador.

A maioria dos jogos para o modo MS-DOS funcionam bem sob o Windows 95, mas alguns deles realmente apresentam problemas conhecidos, ou então não foram testados. Esses jogos são feitos para execução de forma exclusiva, e muitas vezes fazem acessos ao hardware de forma não permitida no ambiente Windows 95. Por isso você pode estar obtendo erros. Note que a Microsoft não se responsabiliza pela execução de jogos para modo MS-DOS dentro do Windows 95. A forma segura de utilizar esses jogos é realizar um boot no modo MS-DOS. É preciso ainda que existam comandos nos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT visando ativar o mouse, a placa de som e o drive de CD-ROM. Você encontrará várias informações sobre o assunto na área de DICAS deste site.

Um jogo pode apresentar problemas também devido a uma configuração de memória errada. A configuração que funciona bem com a maioria dos jogos é obtida com o uso dos seguintes comandos no início do arquivo CONFIG.SYS:

dos=high,umb
device=c:\windows\himem.sys
device=c:\windows\emm386.exe noems

O fabricante avisa que travamentos com tela escura podem ocorrer quando o driver de vídeo para DOS (VESA) é incompatível com o jogo. Sugiro que você tente usar o driver VESA que faz parte do Display Doctor, que pode ser obtido gratuitamente em:

http://www.scitechsoft.com

 

11) Tomb Raider – DLL não encontrado
Toda vez que instalo a versão demo do Tomb Raider e tento jogar, o meu micro acusa arquivo DLL não encontrado. Como devo proceder?

Resposta:
Antes de instalar o Tomb Raider versão DEMO, você precisa instalar no seu PC, o DirectX versão 5, que pode ser obtido gratuitamente em:

http://www.microsoft.com/directx

Possivelmente o arquivo DLL que está fazendo falta pertence ao DirectX. Caso você encontre neste site, uma versão mais nova do DirectX, também pode usá-la. Jogos que exigem versões mais antigas do DirectX funcionarão perfeitamente com a versão mais nova. O DirectX é um pacote de funções criadas pela Microsoft para dar acesso direto ao hardware para manilular em jogos, gráficos 2D e 3D, som, dispositivos de entrada como joystick e mouse, e múltiplos jogadores. Todas as modernas placas de vídeo 3D são acompanhadas do DirectX, mas placas mais antigas também podem usá-lo (é claro que com menos recursos), bastanto que seja feito o download da Microsoft. Jogos que exigem o DirectX também são acompanhados deste pocote, mas lembre-se que jogos mais antigos terão versões mais antigas do DirectX. Durante a instalação desses jogos, será perguntado se o usuário deseja instalar o DirectX. Preste atenção nas versões. Se o seu computador já possui o DirectX 5, e o programa de instalação de um jogo pergunta se você quer instalar o DirectX 2, responda que não.

 

12) Copa 98
Instalei os drivers atualizados da minha placa de vídeo (9440 – 1Mb de memória) e o DirectX 5 para tentar rodar o jogo Copa98. O que acontece é que o jogo roda muito lentamente, abaixo da velocidade normal e de repente pára, sem motivo. O jogo é fechado repentinamente e eu fico sem entender.

Resposta:
Verifique se o seu computador tem os recursos recomendáveis para executar o jogo. Muitos jogos modernos exigem PCs velozes, com generosa quantidade de memória, drive de CD-ROM veloz e alguns até mesmo necessitam de placa de vídeo tridimensional. Quando um PC atende apenas os requisitos mínimos de hardware para um certo jogo, significa que o mesmo funcionará, mas não necessariamente de forma razoável. A lentidão poderá tirar toda a graça do jogo. Se este for realmente o caso, algumas simplificações podem ser feitas visando melhorar a velocidade. Experimente utilizar resoluções mais baixas, reduza a qualidade ou desabilite os sons digitalizados.

 

13) Dois joysticks
Comprei um cabo Y para dois joysticks e instalei na placa de som. Tenho um Joypad DC de 4 botões e um Leadership Joypad Turbo de 8 botões. Tentei instalar mas não consegui. Não tem listado no item controle de jogo do Windows o joystick de 8 botões. O Windows detectou os dois mas o de 4 botões só funciona com 2 e o de 8 funciona com 4 mas tem 2 botões deste último que quando aperto, ativa também botões do outro joystick. Talvez seja o cabo Y para dois joysticks. Como faço no Windows ou nos dois joysticks para que ambos funcionem, independentemente um do outro?

Resposta:
O joystick padrão do PC possui dois botões A e B, e dois eixos X e Y. O conector para joystick existente na parte traseira da placa de som e das placas IDEPLUS possui entradas independentes para dois joysticks. Chamamos as entradas do joystick #1 de A1, B1, X1 e Y1, e as do joystick #2 de A2, B2, X2 e Y2. Durante muitos anos, os joysticks utilizavam apenas esses dois botões e os eixos X e Y. Para conectar dois joysticks, usamos um cabo em Y, com uma extremidade que é conectada na placa de som (ou IDEPLUS), e duas extremidades para a conexão dos dois joysticks. Este cabo só funciona quando os dois joysticks possuem dois eixos e dois botões, obedecendo ao padrão original do PC, e o motivo disso você já irá entender.

Visando aumentar o número de controles para os jogos, foram criados joysticks de 4 botões. A princípio seria difícil fazê-lo, já que a interface para joystick do PC só possui duas entradas para botões, A e B. Para adicionar os dois outros botões, esses joysticks passaram a usar as duas entradas de botões do joystick #2. Portanto, o terceiro e quarto botões desses joysticks são na verdade os dois botões do segundo joystick. Por isso você não pode ligar dois joysticks quando um deles tem mais de 2 botões. Por isso também, quando você pressionou botões do seu segundo joystick, foram ativados botões do primeiro.

A seguir chegaram os joysticks de 6 botões. Os 4 primeiros botões correspondem às entradas A1, B1, A2 e B2. Os 2 últimos botões, ao serem pressionados, atuam sobre os eixos X e Y do segundo joystick. Por exemplo, ao apertar o quinto botão, o eixo X2 descreve um “movimento” do seu valor mínimo até o seu valor máximo, e o sexto botão ao ser pressionado, faz o eixo Y2 descrever o mesmo movimento. Também por este motivo, fica claro que este tipo de joystick só pode ser usado de forma exclusiva em um PC, sem utilizar cabo Y, e sem estar ligado em conjunto com outro joystick.

O joystick de 8 botões também utiliza combinações de A2, B2, X2 e Y2 para gerar o sétimo e o oitavo botões.

Muitos joysticks fora do padrão são acompanhados de drivers próprios para o Windows 95/98, fornecidos em um disquete. Na ausência desses drivers, é preciso fazer uma busca na Internet. No site do fabricante do joystick na Internet podemos encontrar os drivers apropriados.

Muita coisa ainda vai mudar na área de joysticks. Jogos modernos utilizam controladores cada vez mais sofisticados. A simplicidade da interface de joystick do PC obriga os fabricantes a criar métodos mirabolantes para colocar vários botões onde originalmente só existiam dois. Várias soluções podem ser implementadas para este problema. Existem modelos de joysticks que utilizam placas de interface próprias, outros são ligados na interface serial, outros utilizam o barramento USB. Nesses casos, drivers apropriados devem ser fornecidos.

Caso você não consiga encontrar o site do fabricante, sugiro que tente utilizar drivers de modelos semelhantes da Logitech (http://www.logitech.com) e da Genius (http://www.genius-kye.com).

 

14) Jogo não funciona devido ao modo gráfico
Tenho um Pentium 233 MMX, com 48 MBytes de RAM, HD de 3.2 GB, kit multimídia de 24x e Windows 98. Estou com o jogo Fifa 98. Quando clico no executável do jogo, aparece a seguinte mensagem:

Abort Message
Displaywindow – DOES NOT WORK IN THIS DISPLAY MODE
(isdisplaymode <> =1)
File win/window.c LINE 115

Que devo para fazer para rodar este jogo?”

Resposta:
O jogo não é capaz de funcionar no modo gráfico que você está utilizando. É preciso usar o quadro de propriedades de vídeo, guia de Configurações, para alterar a resolução da tela (640×480, 800×600, 1024×768, etc) e o número de cores (16, 256, Hi-Color e True Color), até obter um modo gráfico que seja aceito pelo jogo. Para ir direto ao modo correto, consulte o manual do jogo e verifique se existe algum modo gráfico recomendado.

 

15) Jogo Need for Speed III trava
Tenho um Pentium com placa mãe modelo pc100 m577 AGP, um processador 200MMX, 64 MB de RAM, placa de vídeo Creative Extreme 4 MB, Windows 98. Comprei o Need For Speed 3, que instala direitinho e roda, mas quando está carregando a pista aparece a tela dizendo: “ocorreu um erro fatal 06 em 048a: 00002e51.0a” e volta para o Windows. Não sei o que está acontecendo já que me pareceu tudo normal.

Resposta:
Placas de CPU equipadas com chipsets não Intel, como é o caso da sua, exigem a instalação de um driver AGP Patch próprio para o Windows 98. O driver que acompanha o Windows 98 funciona apenas com os circuitos AGP dos chipsets Intel (i440LX e i440BX). No CD-ROM que acompanha a sua placa de CPU você encontrará este programa (AGP Patch). Se não o encontrar, pode obtê-lo no site do fabricante (no seu caso, a PCCHIPS). Para aqueles que passam por problemas semelhantes, aqui vão os endereços dos principais fabricantes de chipsets:

www.ali.com.tw
www.via.com.tw
www.sis.com.tw
www.pcchips.com

 

16) Jogo GP2 reseta o PC
Estou com problemas para rodar o jogo GP2 no Windows 95. O jogo é executado no modo MS-DOS, mas quando se entra ele funciona normalmente, só que quando saio o computador reseta. Já mudei as configurações do ícone que é criado para chamar o jogo para que ele seja executado no modo MS-DOS, mas não funcionou. O que pode ser o problema?

Resposta:
Não vamos fazer confusão entre modo MS-DOS e Prompt do MS-DOS. No modo MS-DOS, o Windows fica desativado. O computador opera como se estivesse usando apenas o MS-DOS 7.0. No Prompt do MS-DOS, o Windows está em execução. Se teclarmos ALT-TAB, Control-ESC ou usarmos a tecla Windows (entre as teclas ALT e Control, caso o teclado a possua), voltaremos momentaneamente ao Windows. O seu jogo é realmente executado no modo MS-DOS. Significa que ao seu término, é preciso reinicializar o Windows. Por isso o computador é resetado. Isto é perfeitamente normal nos jogos que precisam ser executados no modo MS-DOS e são ativados a partir do Windows. Não existe portanto nada de errado com o seu computador.

 

17) Jogos do Mega Drive em um 486DX2
Tenho um notebook 486 DX2-66, 20 MB de RAM. 850 HD, Windows 95, marca Sceptre, modelo soundx. É possível ligar um drive de CD de desktop no meu notebook, via porta paralela? Como? Não estou interessado em pagar por um drive externo de notebook e preciso de rodar o programa danceEjay, que necessita do CD. Outra dúvida. Como faço para ligar no notebook um joystick de 3 botões original do vídeo game Mega Drive, para que assim possa jogar os 80 jogos emulados que tenho em meu HD? Se possível, como faço para ligar 2 destes controles para jogar com amigos?

Resposta:
Existe um produto que consiste em uma caixa para drive de CD-ROM com alimentação própria e conexão para a interface paralela. Basta instalar no seu interior um drive de CD-ROM IDE comum, instalar o driver no computador e o drive de CD-ROM IDE será acessado através da porta paralela. Nunca vi este produto à venda no Brasil, mas vale a pena procurar no comércio local. Se quiser fazer uma compra internacional, pode comprar na Dirt Cheap Drives (www.dirtcheapdrives.com). Procure em “Laptop Upgrades” e selecione PPCASECD (Parallel port enclosure for IDE CD-ROM Drives). Quanto ao joystick, note que a maioria dos notebooks não possui joystick. Você precisará comprar um cartão PCMCIA de som que possua conexão para joystick. Entretanto esses cartões possuem apenas interface de joystick padrão PC, não permitirão a conexão de um joystick padrão MegaDrive. Ainda assim, os emuladores em geral aceitam comandos de joysticks de PC como se fossem do equipamento que estão emulando. Pode ser que a maioria desses jogos funcione com o joystick do PC.